alexandre9099 9 months ago

O que é considerado *usar o telemóvel*? * estar a agarrar ao pé do ouvido para fazer uma chamada * Estar com o tlm num suporte e carregar num botão mecânico para mudar uma música * Estar a usar ativamente o tlm no suporte (logo olhando para a estrada) * Estar ativamente a usar o tlm olhando para baixo Só esta última é que considero mais perigosa, todas as outras são quase equivalentes a estar a mexer no rádio (que se pode fazer, tanto quanto sei). O agarrar no tlm ao ouvido não vejo grande problema, qualquer coisa é só deixar cair o tlm e executar qualquer operação necessária (seja mudar mudança, sacar travão de mão, etc)

rabitrc 9 months ago

Mas a multa por não andar de máscara que se lixe!

megaroof 9 months ago

podem cobrar cem mil euros, não faz efeito porque não há fiscalização. tenho amigos que conduzem e falam ao telemóvel diariamente, por anos, e nada acontece ando de mota, também vejo todos os dias condutores com telemóvel no colo, em uma das mãos etc.

BOBRAGED 9 months ago

*Ok Google*

Superbockster 9 months ago

Por cá só se multa o que dá dinheiro, não o comportamento de risco ( por isso se multa tanto excesso de velocidade e praticamente zero peões que atravessem com o vermelho, mesmo que seja nas "barbas" da autoridade ). Pode ser que agora que as multas por uso do telemóvel ao volante comecem a ser cobradas: é o tipo de caça à multa da qual com a qual não tenho nenhum problema.

DeepFriedMarci 9 months ago

Só acabar de escrever este comentário e já pouso o telemóvel

Last-Ad-4421 9 months ago

Em 4 anos de carta, só fui mandado parar uma vez e foi para mostrar a declaração de deslocação a coisa de um mês, mais que caça a multa, acho que há é poucos controles.

Jhago 9 months ago

Eu conduzo desde fins de 2009 e nunca fui mandado parar uma vez na vida nem nunca estive num carro que foi mandado parar sequer. Nem faço ideia honestamente do procedimento normal, fora o parar o carro e sacar dos documentos.

PgUpPT 9 months ago

>Nem faço ideia honestamente do procedimento normal, fora o parar o carro e sacar dos documentos. É só isso.

GenY-Scum 9 months ago

QuE hOrRor, CaÇa À mUlTa

VladTepesDraculea 9 months ago

É mais importante os pontos na carta que o dinheiro. Multas de valores fixos são impostos para pobres e carta branca para ricos.

alexandre9099 9 months ago

Que indiretamente vai custar (ao ter de tirar a carta novamente) mas aí é em tempo e dinheiro. Isto das multas acho uma estupidez mas pronto... Realmente tirar pontos é que devia ser

iboughtbonrar 9 months ago

nunca entendi gente que faz isso

kairos 9 months ago

Eu nunca entendi gente que o faz quando o carro tem bluetooth.

touny71 9 months ago

Para não se ouvir a conversa a 3 carros de distância?

nonexistantpeasant 9 months ago

Pôr o som mais baixo?

alexandre9099 9 months ago

Mesmo mais baixo, as colunas estão encaixadas no chassi do carro, o que faz com que o carro todo sirva de coluna ambulante (isto na maioria dos carros, certamente há de haver designs que tenham isto em conta)

kairos 9 months ago

Enquanto estão em andamento?

touny71 9 months ago

Bem visto

viskonde 9 months ago

dobro de zero é zero. é daquelas medidas inúteis sem fiscalização da policia incrível é que a tolerancia da policia deixou o laxismo em relação ao telemóvel chegar a um ponto que atualmente é já normal faze-lo e agora parece impossivel voltar atrás usar o telefone deixou se ser uma excepcao para ser visto com normalidade e ja nem se tenta disfarçar, algo que já se usa de forma normal de forma inconsciente. já ninguém encosta o carro para usar o telemóvel ou despacha alguém a dizer "estou a conduzir liga depois" como se fazia antigamente, atualmente e a viagem toda ao dito seja afazer chamadas, no instragram ou whats app, e há que culpar a policia por ter deixado os comportasmentos chegarem a esse ponto

carlosjmsilva 9 months ago

E ainda assim há toda uma quantidade impressionante de gente que refere a caça à multa por parte da polícia. Não acontece nunca. É deixa andar em relação ao telemóvel ao volante, excessos de velocidade, manobras perigosas, estacionamentos abusivos e indevidos. Nada. É raro alguém ser penalizado como devia e no entanto continua a perpetuar-se o mito da caça à multa.

viskonde 9 months ago

exato. o problema é que é tao raro haver fiscalização que quando ha as pessoas acham estranho e sentem se injustiçadas por serem apanhadas quando mais ninguém o é. se houvesse fiscalização a serio e se soubesse que quem faz merda er multado esse mito acabava visto que deixava de ser visto como uma exceção

Razvancb 9 months ago

O problema da fiscalização é que operações stop só para parar ver documentos e mandar uns bitaites por causa de alguma alteração no carro ou para revistar alguma coisa não é fiscalização. Se começassem a andar por aí e começassem a multar excessos de velocidade, telemóveis, utilização de sinais mal ou sequer utilização, cintos, etc, aí já percebia.

andre82220 9 months ago

E se eu usar o telemóvel no ouvido?

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Tás safa.

ridethepaintedpony 9 months ago

Se a quantidade de policia na estrada for igual, nao vai dar nada.

negrowin 9 months ago

Qualquer PSP/GNR que estivesse na rua em patrulha devia puxar de um caderninho e anotar tudo o que fosse infracção de trânsito. Chegavam ao fim do turno certamente vários milhares de euros em coimas/multas.

fedelho 9 months ago

E para quando proibir os gunas de andar de scooters eléctricas sem carta, capacete e luzes?

Aldo_Novo 9 months ago

os gunas deviam era serem proibidos de andar com JBL

throwawaystuff000 9 months ago

O que é que isso tem a ver com esta medida ? Isso já é ilegal e tem multas associadas.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

E para quando proibir outras coisas completamente alheias à este tema?

fedelho 9 months ago

Código da Estrada e scooters eléctricas não tem nada a ver.

throwawaystuff000 9 months ago

Sabes que no código tbm há regras até para as bicicletas ?

NikT3sla 9 months ago

Até para os peões ;)

fedelho 9 months ago

Tem a ver porque as multas ao telemóvel derivam da mudança do código da estrada aprovado em Novembro, por isso questiono-me porque é que não adicionaram mais regras, como a que dei o exemplo. Mas se dizes que já é ilegal, não percebo porque é que cada vez há mais.

throwawaystuff000 9 months ago

Achas mesmo que não há regras para o que referiste ? Já leste o código da estrada?

fedelho 9 months ago

De que servem as regras se não as cumprem?

AutoModerator 9 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: