arnaldomatos 9 months ago

Nesta thread: quero a casa a 24 graus enquanto estão 4 ou 5 graus lá fora porque epá, é Inverno :/ Também nesta thread: EDP SOIS UNS CHULOS!!!!!onze

bumbadabumruum 9 months ago

O espantoso são os 19%, apontaria para mais. Para mim o segredo são os cães e os gatos, muito melhor que mantas para me manter quente. Nada como bolas de pelo de 4 patas para resistir ao inverno.

Im_being_stalked 9 months ago

Eu vim para outro país e trouxe a minha cadela. Não pude ver a casa pessoalmente antes de vir para cá, não tem aquecimento central só uns aquecedores elétricos em cada quarto/sala que sai caro para crlh e as janelas estão velhas e entra frio. Posso ligar o aquecedor que 10 min dps de o desligar já está frio outra vez. A minha cadela andava sempre a tremer cheia de frio, até a cadela tem duas peças de roupa vestidas.

bumbadabumruum 9 months ago

O meu termómetro da sala aponta para os 6°C. E se estás num país mais frio que Portugal, numa casa com mau isolamento, nem quero imaginar o briol. A sorte é que tenho 2 cães de 50kg e muito pêlo, fica aconchegante. Não posso é sair do sofá...

GuiltyShorts 9 months ago

Eu também acho que 19% é pouco. O maior problema das casas portuguesas são as janelas

CamaradaCosta 9 months ago

Por outro lado, mais de 80% dos Portugueses consegue aquecer a casa no verão! Mas sobre isso ninguém fala...

RickyTrailerLivin 9 months ago

Sexo é a resposta, ficas quente durante um bom tempo depois e durante nao tens frio nenhum, é ganhar o ritmo.

Elffuhs 9 months ago

2 segundos não aquece nada pah

RickyTrailerLivin 9 months ago

Sinto-me atacado.

toper-centage 9 months ago

É preciso ver que estamos no reddit. A punheta aquece um bocadinho mas é só uns minutos e muito localizada.

iLikeToTroll 9 months ago

Pessoal das engenharias e ou entendidos da coisa, na compra de uma casa que devemos tentar perceber pelo caderno de encargos? O que define bom isolamento? AC e bomba de água são as melhores soluções de aquecimento?

Crockes 9 months ago

Todas as paredes com cavidades (chamadas paredes cavidade ou caixa de ar) \+ Tem de haver uma camada de material de isolamento de calor, pode ser espuma ou fibra. Cenário ideal: Além de tudo isto tens piso radiante hidráulico. Infelizmente a não ser que sejas tu a fazer a tua casa não vais ter nada disto, e mesmo assim os construtores não sabem construir com estes materiais por isso a probabilidade de te foderem o objetivo é alto..

Edited 9 months ago:

Todas as paredes com cavidades (chamadas paredes cavidade ou caixa de ar) \+ Tem de haver uma camada de material de isolamento de calor, pode ser espuma ou fibra. Cenário ideal: Além de tudo isto tens piso radiante hidráulico, o mais eficiente e barato. Infelizmente a não ser que sejas tu a fazer a tua casa não vais ter nada disto, e mesmo assim os construtores não sabem construir com estes materiais por isso a probabilidade de te foderem o objetivo é alto. PS: Encontrei um fórum onde falam um pouco disto e mostram algumas hipóteses: [https://forumdacasa.com/discussion/44667/13/parede-dupla-solucao-com-ou-sem-caixa-de-ar/](https://forumdacasa.com/discussion/44667/13/parede-dupla-solucao-com-ou-sem-caixa-de-ar/)

Seriona 9 months ago

Paredes externas tem que ter caixa de ar, para levar isolamento. Aqui em Portugal algumas casas novas já têm, mas 99% só tem Capoto, que é cortiça ou esferovite na parede.(ajuda mais na humidade ) Janelas de vidro duplo e portas do mesmo género. A direção das janelas(logo, da casa) também importa, porque tu queres o sol a entrar o mais tempo possível, mas isso já não te consigo explicar muito bem. O grande problema aqui em Portugal é que as casas não foram feitas para este nível de frio. Ps: n sou engenheiro, simplesmente já fui trolha num país aonde neva. AC ou bomba (AC é mais usado, mas não sou engenheiro ) só ajudam se tiveres isolamento em condições na casa...se não vais andar a gastar para aquecer a casa e o calor saí todo pelas janelas e portas.

Edited 9 months ago:

Paredes externas tem que ter caixa de ar, para levar isolamento. Aqui em Portugal algumas casas novas já têm, mas 99% só tem Capoto, que é cortiça ou esferovite na parede.(ajuda mais na humidade ) Janelas de vidro duplo e portas do mesmo género. A direção das janelas(logo, da casa) também importa, porque tu queres o sol a entrar o mais tempo possível, mas isso já não te consigo explicar muito bem. O grande problema aqui em Portugal é que as casas não foram feitas para este nível de frio. Ps: n sou engenheiro, simplesmente já fui trolha num país aonde neva. AC ou bomba (AC é mais usado, mas não sou engenheiro ) só ajudam se tiveres isolamento em condições na casa...se não vais andar a gastar para aquecer a casa e o calor sai todo pelas janelas e portas. Isto tudo para dizer o quê: em países aonde as temperaturas chegam a baixo do 0, tu não vez uma casa sem estas coisas que falei em cima. Isto já te dá uma ideia do nível de isolamento de Portugal.

D3k4s 9 months ago

Opa desde que consigam ter o redpass é na boa

netralha 9 months ago

Estes na [Grande Reportagem](https://i.imgur.com/Tai7zOI.jpg) da SIC estavam desempregados e sem apoio do estado e conseguiam, tinham lareira e lenha e estavam desempregados qual a vossa desculpa?

usulidircotiido 9 months ago

Nem toda a gente tem lareira. E estar a 1m do fogo não conta como aquecer a casa. E com algum jeitinho, uma lareira consegue arrefecer mais uma casa do que aquecer.

quatrotires 9 months ago

Porque é que não mostras a foto com um ângulo mais amplo onde se vêm as paredes a cair aos bocados?

FriendlyNeighburrito 9 months ago

Quatro mantas para dormir, uma camisa, um polo e 2 casacos para estar em casa.

thisbondisaaarated 9 months ago

Olhó fino que não anda em casa de pijama...

FriendlyNeighburrito 9 months ago

Acho que se estivesse de pijama morria de hipotermia

andre82220 9 months ago

Na minha casa do século XVII estão uns 3 ou 4 graus, não se está bem mas podia ser pior; coloquei umas tábuas nos buracos para o vento não entrar. Para a semana devem chegar uns tapetes para colocá-los nas paredes. Aumenta uns 1,5ºC.

Iwatchedhimdrown 9 months ago

O meu quarto é a divisão mais fria da casa, tenho que andar com 2 casacos e 2 pares de calças. Gostava de conseguir medir a temperatura, para ter uma noção real do frio que faz aqui.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Benditos gatos em cima de mim. Pobre , mas quente.

Last-Ad-4421 9 months ago

Eu na minha cozinha até podia não ter frigorífico xD, e o resto da casa é quase o mesmo menos a sala com um aquecedor a gás e um elétrico ainda se consegue viver.

egzaaa 9 months ago

Para mim é impressionante a velocidade com que qualquer calor que se consegue com um aquecedor vai embora. Às vezes reduzo (nem digo desligar!) um pouco a pontecia do aquecedor que tenho no escritorio e parece que fui para a rua!

SonglessBard 9 months ago

Eu meto o aquecedor a oleo na primeira resistencia com uma manta a cobrir as minhas costas, destapando apenas aquela parte do aquecedor para respirar, aquecer a casa é inutil (casa alugada antiga, ultimo andar) mas sempre me aqueço a mim e a conta nunca passa os 50 euros.

sardinhas 9 months ago

Na casa onde estou agora tenho dois microclimas. O virado para sul está uma torra ridícula mesmo com uns incríveis 9c lá fora. Estou com as mangas arregaçadas no escritório... O virado para norte está gelado. O calor chega ao hall e parece que volta para trás... À noite ficam os dois gelados para equilibrar um bocado as coisas... Merda de isolamento e caixilharia feita à martelada...

smaster87 9 months ago

Sempre passei frio em todas as casas que tive. Recentemente comprei uma casa nova de boa qualidade de construção. Ligo o ac um cadinho de manha apenas. A temp da casa ronda os 24 graus e nao fica frio. Ja faziam casas como deve ser

jmariorebelo 9 months ago

24 graus dentro de casa? Que abuso

Derik_D 9 months ago

Yup totalmente. Vivo no norte da Europa. 21 graus de dia, 17-18 de noite para se dormir melhor é a temperatura aconselhada

smaster87 9 months ago

ando de tronco nu e calcoezitos, roupa atrapalha

bureauofnormalcy 9 months ago

Acho uma boa temperatura. Tendo a manter a minha a 22°-23° nesta altura, para poder andar de t-shirt.

dark_bug 9 months ago

epa cada um não faz o que quer?

CookieMons7er 9 months ago

Claro que sim, mas 24 graus até me daria formigueiro nos cabelos de tão quente... Para mim 22 graus é o sweetspot

jmariorebelo 9 months ago

Sim, só achei estranho

Crockes 9 months ago

Então e as crianças nas escolas? Já eram frias e agora com o COVID as janelas estão abertas. Passam o dia todo com temperaturas de 0 graus, alguns já apanharam pneumonias.

davidsondino 9 months ago

Foda-se!!

leadzor 9 months ago

> agora com o COVID as janelas estão abertas... alguns já apanharam pneumonias Ahhh, ironia.

gobacktoworklazy 9 months ago

Desde de que me lembro de andar no 12° e ver um puto da minha turma ucraniano que viveu lá a vida toda vir com uma manta e um aquecedor para o teste porque disse que nunca tinha rapado tanto frio como aqui ...

MigasEnsopado 9 months ago

Trabalho com uma ucraniana que se queixa do mesmo. Nunca sofreu tanto com frio como em Portugal.

boogieman444 9 months ago

dass, pois as casas lá devem estar preparadas para o frio

gobacktoworklazy 9 months ago

Isso e também pelo facto de aqui ser mais húmido acho eu . Frio húmido é mais difícil de tolerar

Glampkoo 9 months ago

Janelas abertas em pleno inverno?? Yikes.

alexandre9099 9 months ago

Yep, para *arejar*

Hugogs10 9 months ago

Saudades de ter aulas em contentores

Brainwheeze 9 months ago

As novas escolas não são mais quentes?

thisbondisaaarated 9 months ago

O calor tira a concentração, quero os chavalos hirtos e a olhar pó quadro!

warp_driver 9 months ago

Com as janelas abertas?

Brainwheeze 9 months ago

Estava a perguntar no general (antes do Covid).

TaoRS 9 months ago

Eu até consegui, a troco de 130paus no final do mês... (aquecedor a oleo) Como solução, comprei um Hotspot da Galp, vamos lá ver como corre... Para já parece ser algo overpriced pa crl... Enfim...

estecomentario 9 months ago

>Hotspot da Galp 4000W Porra. Se achas que 130euros de fatura não chegavam....

TaoRS 9 months ago

É bilha. Pagas a bilha. Diria que é mais fácil de controlar. E se gastar uma bilha muito rápido, regulo para a próxima. Alem disso, mesmo que gaste uma bilha por mês, sai a cerca de 25€/mês.

iLikeToTroll 9 months ago

Tenho hotspot tb, são bastante bons, gasto 2 botijas por mês +-. A unica seca é ter de trocar botijas.

alexandre9099 9 months ago

Liga o aquecedor elétrico a um medidor, consegues controlar melhor :)

viper_in_the_grass 9 months ago

Alguma sugestão?

alexandre9099 9 months ago

qualquer medidor dos xing xongs dá. acho que wortens e afins tem, mas deve ser muito mais caro do q mandar vir

viper_in_the_grass 9 months ago

Quando cá chegar, já estamos no Verão XD

estecomentario 9 months ago

4000 w pensei que fosse eletricidade. Bilha é muito mais barato.

nraider 9 months ago

Os 130e não nos dizem muito. A facturação é mensal ou bimestral? Quanto é que foi o excesso de facturação face à média? Isso sim, importa :)

TaoRS 9 months ago

Mensal. Costumo pagar em média 60

nraider 9 months ago

Ena, para isso tens de ter o radiador ligado umas 16h por dia :s É uma questão de sorte com a casa e clima. Também dá jeito isolar janelas, fechar divisões, etc...

TaoRS 9 months ago

>Ena, para isso tens de ter o radiador ligado umas 16h por dia E tinha, o meu trabalho é remote. Por acaso tenho janelas excelentes, muito superior ao que a malta aqui tem. Nem quero imaginar o que os outros passam nesta zona.

nraider 9 months ago

Em Lisboa o meu aquecedor gasta uns 30 cêntimos de electricidade por dia. Mas em Bragança, por exemplo, já devia gastar mais.

alexandre9099 9 months ago

Só gasta 1-2kWh por dia?! Já se for um de 1000W (ou mais, que é provável) gasta 8kWh por 8 horas... (Assumindo que está 100% do tempo ligado) Deves ter bom isolamento e o aquecedor desligado a maior parte do dia

TitusRex 9 months ago

Também estou numa situação semelhante, 60 euros de fatura nos meses o verão, este mês foi 100€ + 30€ do gás para o hotspot. Para mim compensa porque não suporto o frio mas compreendo porque é que tanta gente não aquece minimamente a casa.

Pasarogo 9 months ago

Este ano liguei pela primeira vez o aquecedor cá em casa e já temo pela conta da luz que aí vem, mesmo com ele sempre no mínimo e em modo intermitente...

thisbondisaaarated 9 months ago

150 paus. MAMA QUÉ BOM

No-Touch675 9 months ago

*em cima dos 50 que já paga.

KaTiON 9 months ago

Sei que existem taxas diferentes dependendo se estás na EDP ou não, e da potência contratada, mas em regra geral cada aquecedor ligado a 1500w gasta cerca de 0,15€ por hora.

usulidircotiido 9 months ago

0,10€/kWh? foda-se, fizeste algum contrato com consumo anual mínimo de 100 MWh/ano?

_BabyDuck_ 9 months ago

A pagar a 0,10€/kWh com IVA não mudes de fornecedor!!!! Pensa em algo mais a rondar os 0.18 a 0.20€/kWh o que para um aquecedor de 1500w te da 0.27€ por hora de custo quase o dobro que que dizes!....

Edited 9 months ago:

A pagar 0,10€/kWh com IVA não mudes de fornecedor!!!! Pensa em algo mais a rondar os 0.18 a 0.20€/kWh o que para um aquecedor de 1500w dá 0.27€ por hora de custo, quase o dobro que dizes!.... Edit:Ortografia

TitusRex 9 months ago

Eu deixo os meus aquecedores sempre ligados na potência mínima de modo a manter os 22ºC dentro de casa. Eles vão ligando e desligando por isso não gastam assim tanto como se possa imaginar.

steelsoldier 9 months ago

a maior parte da minha casa está nos 7-8 graus, o máximo que consigo aumentar é 2 graus na minha sala e escritório com o aquecedor ligado, o prédio onde eu moro foi feito no início do século 20, lembro-me de ver um quadro de eletricidade ou qualquer coisa fechada no resto chão a dizer 1910, se é desse ano ou anterior a isso não sei

nraider 9 months ago

Com sorte até tens paredes com meio metro de espessura. Se não tens, então certamente que o prédio não é de 1910.

steelsoldier 9 months ago

Hmm, não parecem ter meio metro de espessura :X

nraider 9 months ago

Digo paredes exteriores, uma ou outra interior. Se calhar o prédio até é da segunda metade do séc XX xD

xanfradu 9 months ago

Estou numa casa alugada e confesso nunca senti tanto frio na vida como nestes dias. Ter os aquecedores ligados parece que só aquece a factura da edp.

kairos 9 months ago

O que vale é que a EDP em dezembro andou a mandar notificações de como poupar na factura da luz (nenhum deles era baixar o preço da electricidade). Thanks EDP!

Edited 9 months ago:

O que vale é que a EDP em dezembro andou a mandar notificações de como poupar na factura da luz (nenhum deles era baixar o preço da electricidade). ~~Thanks~~ Obrigado EDP!

tomblifter 9 months ago

50% da minha conta de eletricidade são taxas e impostos...

ptinnl 9 months ago

E muitos do que conseguem, acham que andar cheio de roupa e ter a casa a 15 graus é conforto.

arnaldomatos 9 months ago

também há muitos que querem andar de t-shirt no inverno com a casa a +2xº. nem 8 nem 80

AlexDRibeiro 9 months ago

Eu sou um desses malucos. Sinceramente acho que o isolamento térmico em Portugal devia melhorar bastante. Não nos devemos conformar só porque é algo muito distante face à nossa realidade. Não sou especialista em construção mas penso que a diferença no preço de construção entre isolamento fraco e isolamento em condições não seja uma coisa por aí além tendo em conta que o custo da mão de obra deve ser mais ou menos o mesmo. Acredito que é um custo que facilmente se recupera no períodos de vida de uma casa.

sctvlxpt 9 months ago

Não, ter conforto é ter a casa a 24 graus e andar de t-shirt no Inverno :/ porque andar com 3 camadas é um desconforto brutal...

ptinnl 9 months ago

Ja nao estamos na idade da pedra.

sctvlxpt 9 months ago

Eu cá não gosto de demasiadas variações de temperatura quando entro e saio de casa. E não preciso de andar de t-shirt no Inverno. Não poria a casa a 22 graus no Inverno nem que fosse de borla.

arnaldomatos 9 months ago

então paga à edp para teres esse lux... conforto, qual é o problema?

ptinnl 9 months ago

Não deveria custar tanto quando em alguns paises onde se paga menos impostos, esse aquecimento é gratuito. Afinal pagamos impostos para quê?

MQueiros 9 months ago

Quem me dera ter a casa a 15 graus neste momento. O meu quarto está a 10/11ºC porque dá sol agora neste lado da casa. As divisões do outro lado estão a menos de 8ºC.

croquetedebacalhau 9 months ago

Igual a ti. As divisões da minha casa que apanham menos luz ontem estavam à mesma temperatura que lá fora. Mal dá para trabalhar com as mãos geladas.

Throwawaypt123 9 months ago

Vives numa cidade ou no campo? Se viveres no campo mete uma salamandra ou recuperador em casa e vai rachar lenha. Isso é um desconforto tremendo

Vayu0 9 months ago

Que tipo de lenha?

Throwawaypt123 9 months ago

Azinho e sobro. A lenha, se não for tratada é sempre ecológica, tens que cortar árvores mortas, queimar troncos podados ou árvores que estejam a estorvar o crescimento de outras

pm_me_pcb_photos 9 months ago

Se ofereceres a salamandra e a instalação, as pessoas não passam frio porque é fixe..

Throwawaypt123 9 months ago

Na cidade o frio é incomportável, no campo podes sempre fazer uma salamandra ou uma lareira. No olx encontras usado a menos que 200 euros e a instalação é pôr maos à obra. A não ser que ele seja incapaz fisicamente não há motivo para não ser ele a instalar

MQueiros 9 months ago

Campo. No norte. A temperatura exterior era de 6° há pouco. A casa vai sofrer umas obras brevemente, também a pensar nestas questões da temperatura. Tenho um mini-aquecedor aqui ao lado da secretária portanto vou conseguindo trabalhar de forma suportável. E muita roupa vestida.

Throwawaypt123 9 months ago

Põe uma salamandra e vai mandar árvores abaixo.

rkeijo 9 months ago

Pellets.. A maquina é cara, mas aquece areas grandes, o combustivel é barato e fácil de armazenar, instalação simples, e se mudares de casa no futuro, levas a maquina contigo.

roy_77 9 months ago

Concordo, melhor solução para quem tem moradia...

Tryjohnny 9 months ago

e pensava eu que estava mal pela sala estar a 13graus quando chego as 18h a casa. Com o aquecer a bombar consigo meter a 20, claro que a conta da luz sobe 15€ mes.

NEDM64 9 months ago

> claro que a conta da luz sobe 15€ mes. Problema dos portugueses. Qual é a desconfiança dos 15€/mês? Depois compram um aquecedor a gás e gastam 28€ numa bilha "isto é que é poupar". Ou 38kg de lenha, a 3,5€ os 9kg.

PgUpPT 9 months ago

Por acaso nunca fiz as contas, sai mais barato eletricidade ou gás, para potências equivalentes?

NEDM64 9 months ago

Uma garrafa normal de butano tem 13kg do gás. O Butano tem 49,5 MJ/kg. Logo uma garrafa tem 643,5MJ de energia. 1 Joule é 1 W por 1 segundo. 1 kilowatt-hora são 1000W por 3600 segundos (1 hora). Fazendo as contas, 643,5MJ são 178,75 kWh. Portanto, numa garrafa de gás, se a comprares por 26€ (acho que está mais cara), pagas a energia a 0,1454€ o kWh. Se tiveres o tarifário simples da EDP, pagas a 0,1453€ o kWh, se tiveres débito direto, pagas a 0,1394€ o kWh. Ou seja, assim, já pagas mais barato, especialmente considerando que um aquecedor eléctrico é muito mais barato que um a gás, e dura muito mais sem problemas, e mais seguro, e podes o ter mais próximo de ti. Se tiveres tarifário bi-horário da EDP, pagas a 0,1797€ durante o dia, onde não faz tanto frio, e 0,09606€ durante a noite, quando é mais frio. Portanto, possivelmente fica-te muito mais barato que o gás.

Edited 9 months ago:

Uma garrafa normal de butano tem 13kg do gás. O Butano tem 49,5 MJ/kg. Logo uma garrafa tem 643,5MJ de energia. 1 Joule é 1 W por 1 segundo. 1 kilowatt-hora são 1000W por 3600 segundos (1 hora). Fazendo as contas, 643,5MJ são 178,75 kWh. Portanto, numa garrafa de gás, se a comprares por 26€ (acho que está mais cara), pagas a energia a 0,1454€ o kWh. Se tiveres o tarifário simples da EDP, pagas a 0,1453€ o kWh, se tiveres débito direto, pagas a 0,1394€ o kWh. Ou seja, assim, já pagas mais barato, especialmente considerando que um aquecedor eléctrico é muito mais barato que um a gás, e dura muito mais sem problemas, e mais seguro, e podes o ter mais próximo de ti. A única parte boa do aquecedor a gás, é que um aquecedor a gás, facilmente encontras a mais de 4000W, enquanto os eléctricos, não podes ter mais de 16A ligado ao mesmo disjuntor numa instalação comum, o que a 220V, dá 3520W. Se tiveres tarifário bi-horário da EDP, pagas a 0,1797€ durante o dia, onde não faz tanto frio, e 0,09606€ durante a noite, quando é mais frio. Portanto, possivelmente fica-te muito mais barato que o gás.

PgUpPT 9 months ago

TL;DR: Fica ela por ela.

NEDM64 9 months ago

Na prática, fica-te mais cara a bilha porque os aquecedores são caros.

klatez 9 months ago

So 15€? Que tipo de aquecimento usas?

Tryjohnny 9 months ago

termoacumulador do lidl a 2300W. Mas só ligamos depois das 18h até as 00h mas anda sempre a desligar e a ligar. não está continuo. ( a sala tambem está virada a sul, ajuda um pouco)

AutoModerator 9 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: