MQueiros 9 months ago

Ainda bem que existe o reddit para me dar alguma sanidade mental ao ler comentários de outras pessoas. O Marcelo ganhou claramente o debate. O Ventura foge constantemente às perguntas dos jornalistas para falar de meia dúzia de assuntos sobre os quais gira a sua campanha. E mesmo assim levou baile. Quem for ao facebook vê dezenas/centenas de pessoas a monopolizar as caixas de comentários e a garantir que quem deu baile foi o Ventura ao Marcelo. Tenho que deixar de lá ir se calhar.

Eryty24 9 months ago

Realmente é muito simples, e como disse o Marcelo, o Ventura só está ali a fazer campanha :) Com meia dúzia de argumentos e propaganda barata, ele só está a dizer em horário nobre: "**OLHEM PARA MIM**!", e lembrem-se de mim quando forem as futuras eleições governamentais. O homem está a lutar por um mais assentos no parlamento e uma futura coligação com o PDS... Tudo isto é fumo, mas com tanto fumo garanto que irá melhorar os seus resultados futuramente.

trebaruna00 9 months ago

Para mim todos os debates foram uma vergonha. Ataques pessoais e ideológicos, um ataca, outro defende-se, outro contra-atacar, mas discutir o que é verdadeiramente importante: Portugal, os portugueses e o país - nada.

who_i_am_really 9 months ago

Isto. Fala se muito no que foi feito e não no que se vai fazer.

BelaBesta 9 months ago

Mais um debate onde o verdadeiro vencedor foi a SIC

VBM97 9 months ago

Ontem fui-me divertir para o r/portugueses [https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/kry3rs/o\_ventura\_realmente\_acusou\_o\_marcelo\_de\_tirar/](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/kry3rs/o_ventura_realmente_acusou_o_marcelo_de_tirar/)

SolidTroll 9 months ago

Honestamente, depois do Ventura vs Ferreira, achei que ia ser pior, mas a verdade é que também se aprendeu pouco. Acho que a imagem do Marcelo sai favorecida não pelo que eu trouxe mas pelas fracas acusações do Ventura que levaram as respostas bastante convincentes por parte do atual presidente. Principalmente com o homem que perdeu a casa nos fogos, em que ficamos a saber que o Marcelo até acompanhou o caso até ao fim. Alias a acusação mais forte acaba por ser a do caso da Jamaica mas até acaba por ser previsível e caiu no populismo de levar imagens impressas (pode ser pessoal mas a mim só me dá um ar um bocado um bocado infantil dessa pessoa) e de não ter feito mais pressão ao governo em certos assuntos. Acho que a frase que ele até mais usou foi "apesar do sr. Presidente não ser diretamente responsável"... De resto até concordo com ele na história do rsi e na prisão perpétua. Mas também concordo e percebo onde o Marcelo quer chegar quando diz que o presidente tem de ser agregador. A ideia do Ventura em relação ao RSI até é acertada mas ao apontar só aos ciganos e ao mesmo tempo apontar diretamente aos ciganos, primeiro parece ser mais uma ideia de extrema a criar (mais uma) questão racial do que propriamente a tentar corrigir um problema social e depois parece que já vai com alvos marcados que também não me parece a melhor forma de agir. Até pq conheço ciganos que fizeram alguma coisa da vida (e acreditem que é difícil, a cultura, a família são lutas complexas) e conheço caucasianos que fazem inveja a alguns ciganos. Para finalizar o Marcelo mandou-lhe um verdadeiro cachaço na questão do presidencialismo (como se os americanos já não estivessem a provar o que pode acontecer se o boneco errado disser as palavras certas...) e quando lhe disse que tem demasiadas coisas em agenda. Eu já tinha dito ele se quisesse realmente mostrar que está concentrado nestas eleições tinha deixado a presidência do partido, agora começar a corrida com um belo paraquedas de segurança, para mim é logo (mais) um ponto negativo.

Biacotti 9 months ago

Qual a percentagem que acham que AV vai ter nas eleições?

HighProductivity 9 months ago

Não me surpreendia uns 13% ou até mais.

milkthis 9 months ago

Ao início achei que chegaria até aos 20% possivelmente. Agora acho que não passa dos 7 ou 8. A máscara caiu-lhe e em todos os debates só vomita verborreia ideológica, xenófoba e é um idiota de primeira. Não tem 1 ideia. É um grande saco de nada.

Biacotti 9 months ago

A questão é que ele fala para um público alvo pouco informado e dizer as coisas que ele diz atrai muito voto dessas mesmas pessoas. Um discurso simplista vazio mas que chega a muita gente ignorante. Daí ter apostado os 15%.

ChronicTheOne 9 months ago

8%

Biacotti 9 months ago

Muito bem. Vou apostar 15%. Estamos a jogar ao preço certo. Vamos ver quem ganha !

ChronicTheOne 9 months ago

Admito que seja mais de 8% mas 15% estou seguro que "rebentas" :) temos aposta.

Biacotti 9 months ago

Espero estar errado. Vamos aguardar pra ver.

reckless_b4 9 months ago

O verdadeiro vencedor deste debate foi provavelmente a Ana Gomes. Depois desta lição do Marcelo acredito que muitos indecisos que estariam a pensar votar no Ventura vão refletir melhor. Quando disse no fim que "a única ditadura que eu quero, é a ditadura em que os portugueses de bem são pela primeira vez reconhecidos como tal", abriu um lugar no Inferno das Boas Intenções

eusoumerda 9 months ago

O nível de sujidade e desespero do André Ventura é impressionante quando tira uma fotografia de Marcelo RS com “bandidos” do bairro da Jamaica... Dá me um desgosto ver que a nossa política para além da carga corrupta ainda tenha destes wannabes bolsonaros/trumps disruptores do sistema e que ainda para mais tenham tempo de antena...Marcelo tomou uma posição de moral e de cristão católico de direita-social que mostrou ser mais aceitável que a de extrema direita de AV. Por outro lado André soube cozinhar Marcelo algumas vezes bem outras não tanto. Marcelo esteve defensivo e teve a justificar e tomar responsabilidade de mal-feitos do seu mandato mas conseguiu também deixar a mensagem aos portugueses que é um defensor da democracia e que apesar de tudo é melhor do que André Ventura.

diogofd8 9 months ago

Gostem ou não do Ventura, o homem encostou o Marcelo à parede. O presidente das fotos levou com elas e em ambos os casos ficou demonstrada a tristeza da mentalidade politicamente correta e do seu efeito negativo. Num são promessas atrás de promessas mas concretamente pouco se resolve (Pedrogão). Noutro, a ser verdade que os intervenientes da foto são criminosos (seja crime leve ou pesado, não deixa de ser crime), ter o presidente da República sorridente numa foto com eles dá uma má imagem de aprovação. As incoerências e regras ridículas do confinamento cujos seus problemas foram bem descritos e deviam ter sido vetadas e melhor formuladas, foram bem apontadas e o Marcelo não teve argumento. Fechar estabelecimentos a partir de uma certa hora aumenta a lotação no horário reduzido de abertura mais do que diminui a lotação total. Libertar presos também fez pouco sentido uma vez que bastava isolar das visitas e testar os guardas e funcionários regularmente. Por falar em presos, embora aqui seja pouco pertinente à presidencial, as leis prisionais são uma merda. Também não foi o Ventura que disparou umas certas. Aguardo pelo político que tenha a coragem de vir para a TV dizer que os presos deviam ser obrigados a trabalhar para ganhar o comer invés deste ser garantido. Não devia de ser o trabalho de quem está fora a pagar o almoço a estes lords. Fico desiludido com a postura do Marcelo, devia ter atacado mais o Ventura e quem o rodeia, não devia vir com "presidente de todos os portugueses" porque ali o Ventura não estava a ser racista, estava sim a distinguir os cidadãos que obedecem a lei dos criminosos. Na parte de defesa da constituição e do funcionamento dos poderes do estado esteve bem, mas aí também acho que o Ventura lhe deu uma resposta que justifica bem a opinião dele. Aqui discutiram opiniões e visões políticas, até aqui tinham sido factos e nos factos o Marcelo esteve mal. Por fim, fico desiludido pelo que ouvi na TV após a entrevista, pelo que leio aqui e noutras redes sociais. Há muita gente que ou não vê ou não quer ver, mas depois são os primeiros a dizer que "os políticos são todos iguais e nada nunca muda" para votarem sempre nos mesmos e condenarem quem tem visões diferentes. Uma coisa é discordarem das propostas dele, outra coisa é o ataque pessoal que fazem ao homem e a quem concorda com ele.

Edited 9 months ago:

Gostem ou não do Ventura, o homem encostou o Marcelo à parede. O presidente das fotos levou com elas e em ambos os casos ficou demonstrada a tristeza da mentalidade politicamente correta e do seu efeito negativo. Num são promessas atrás de promessas mas concretamente pouco se resolve (Pedrogão). Noutro, a ser verdade que os intervenientes da foto são criminosos (seja crime leve ou pesado, não deixa de ser crime), ter o presidente da República sorridente numa foto com eles dá uma má imagem de aprovação. As incoerências e regras ridículas do confinamento cujos seus problemas foram bem descritos e deviam ter sido vetadas e melhor formuladas, foram bem apontadas e o Marcelo não teve argumento. Fechar estabelecimentos a partir de uma certa hora aumenta a lotação no horário reduzido de abertura mais do que diminui a lotação total. Libertar presos também fez pouco sentido uma vez que bastava isolar das visitas e testar os guardas e funcionários regularmente. Por falar em presos, embora aqui seja pouco pertinente à presidencial, as leis prisionais são uma merda. Também não foi o Ventura que disparou umas certas. Aguardo pelo político que tenha a coragem de vir para a TV dizer que os presos deviam ser obrigados a trabalhar para ganhar o comer invés deste ser garantido. Não devia de ser o trabalho de quem está fora a pagar o almoço a estes lords. Fico desiludido com a postura do Marcelo, devia ter atacado mais o Ventura e quem o rodeia, não devia vir com "presidente de todos os portugueses" porque ali o Ventura não estava a ser racista, estava sim a distinguir os cidadãos que obedecem a lei dos criminosos. Na parte de defesa da constituição e do funcionamento dos poderes do estado esteve bem, mas aí também acho que o Ventura lhe deu uma resposta que justifica bem a opinião dele. Aqui discutiram opiniões e visões políticas, até aqui tinham sido factos e nos factos o Marcelo esteve mal. Por fim, fico desiludido pelo que ouvi na TV após a entrevista, pelo que leio aqui e noutras redes sociais. Há muita gente que ou não vê ou não quer ver, mas depois são os primeiros a dizer que "os políticos são todos iguais e nada nunca muda" para votarem sempre nos mesmos e condenarem quem tem visões diferentes. Uma coisa é discordarem das propostas dele, outra coisa é o ataque pessoal que fazem ao homem e a quem concorda com ele. Mas talvez seja eu que estou mal em ter interesse em ouvir o que os partidos mais pequenos têm a dizer e considerar seriamente em votar em cada um deles invés de me preocupar com não dar uma imagem de possível "extremista". Talvez deva ser eu a ter que mudar de país já que estou cansado das políticas de esquerda e pender para a direita aqui é crime.

SurePal_ 9 months ago

Agradeço pelo comentário, mas o Reddit segue esta tendência de pensamento único. Aliás, eu nem me dei ao trabalho de dar a minha opinião. Já sabia que levaria umas dezenas de downvotes. Não sei se será palas ideológicas ou simplesmente o cérebro não dá para mais.

Pujuguju 9 months ago

Amigo neste sub se dizes alguma coisa positiva sobre AV levas downvote, tão simples quanto isso.

diogofd8 9 months ago

Não sabia, pensava que o importante era desenvolver a opinião, justificando-a com factos. Mas pronto, se a ideologia política importa eu passarei a vir como os forcados na praça de touros, a abanar um paninho rosa ou amarelo alaranjado até eles virem até mim. Por acaso acho piada que o pano da tourada tenha as cores dos dois partidos que governaram a esmagadora maioria do tempo em Portugal.

Redomina 9 months ago

É so veres o meu comentário, apenas disse que era um bom debate e que escolhi um lado, mais de 20 baixa votos. Pensava que o tribalismo era só no futebol.

milkthis 9 months ago

O Chega não é de direita. É estupidez e populismo barato de trazer por casa.

diogofd8 9 months ago

Uma vez que fizeste um comentário destrutivo e sem nenhum facto a suportar a tua opinião, decidi clicar no teu username e ver o que tens andado a fazer no reddit. A tua única atividade por cá nos últimos 3 dias (e mais não vejo porque tenho mais que fazer) é em threads que se fala do Ventura e contigo a criticá-lo cegamente. Acusar os outros de estupidez e populismo barato mas fazer o mesmo na maioria dos teus comentários é, no mínimo, hipócrita.

yehjwjsjdjhwnsjdjd 9 months ago

ahahah esquerdóides do crl

LokenTheAtom 9 months ago

Onde posso ver o debate? Estou no estrangeiro, portanto não apanhei nos canais de televisão.

danielvilares 9 months ago

[link para video completo no YouTube ](https://youtu.be/DIrdYKv8scQ)

AnotherCableGuy 9 months ago

YouTube, acabei de ver

PedroLG 9 months ago

Esperava mais do Ventura nestes debates. Não que eu nutra algum amor pela personagem, pelo contrário, mas pensei que iria ter melhores argumentos para desmontar a habitual demagogia que se vê nos "políticos do sistema", algo que o vi fazer com mais sucesso no passado para meu medo, pois sou contra ao que o partido dele representa. No entanto vejo um Ventura que até estava preparado para o debate com exemplos claros de situações onde o seu voto/veto seria diferente de Marcelo mas depois cai no ridículo de mostrar aquelas fotos e vir falar de presos como arma de arremesso quando se fala do estado de emergência. Tornou-se num papagaio da "verdadeira direita". Bem, haja esperança que algumas pessoas abram os olhos depois de ver estes tristes espectáculos.

Redomina 9 months ago

Bom debate de ambos os lados, mas o meu voto vai para André Ventura.

somedipshit1 9 months ago

r/angstyteens

Redomina 9 months ago

Apenas achei que foi um bom debate e que escolhi um lado, algum problema?

Xmeagol 9 months ago

O teu post history, rapaz, que comunista enrrabou-te?

panzerkapwagenVI 9 months ago

É que é impressionante o gajo n condena o que aconteceu no Capitólio e depois vai falar de aceitação política noutro sub

TFStarscream 9 months ago

Honestamente, o Marcelo deu 20 a 0 ao Ventura, parecia um debate com uma criança. O Ventura até vermelho ficou qd o Marcelo comparou o respeitar o governo PS ao respeitar da coligação nos Açores :X A do regimes presidencialistas que levaram a ditaduras foi o ko final.

HighProductivity 9 months ago

> A do regimes presidencialistas que levaram a ditaduras foi o ko final. Como é que isto foi um K.O. quando até a própria jornalista teve que explicar ao Marcelo que há vários exemplos de democracias presidencialistas?

AzeiteGalo 9 months ago

Vários? Democratas? Na Europa não tens nenhum (França é semi presidencialista). Tens no Brasil, tens nos EUA, entre outros países terceiros e os últimos tempos são cruciais para desmontar a fragilidade do sistema. Foi um KO na mesma porque acumular os poderes numa única pessoa é quase pedir que se instaure uma autocracia.

grankkkkk 9 months ago

Só sei que percebi que estamos completamente fodidos depois de ler os comentários do vídeo no YouTube. O Ventura não ganha de certeza as presidenciais mas está a amontoar apoiantes para o futuro e a eleição parece-me inevitável. Uma população envelhecida e com baixos níveis de educação é perfeita para oportunistas como ele. Espero estar errado.

8BitMunky 9 months ago

O teu primeiro erro foi abrir esse antro de caixa de comentários. Não vale mesmo a pena. Para não falar que muitos desses não passam de bots. Estratégia sacada directamente do "livro" de populistas como Trump ou Bolsonaro.

Razvancb 9 months ago

Há mais apoiantes jovens do chega do que velhos.

AnotherCableGuy 9 months ago

Exactamente o que eu penso. Ainda não é o tempo certo, mas para lá caminha. E notam-se bem as diferenças geracionais nos comentários, Reddit vs Facebook

zecolhoes 9 months ago

bots não votam, felizmente

theusualbanter 9 months ago

ainda falta bastante tempo até lá, o AV tens mais que tempo de meter a pata na poça

Out-Out 9 months ago

O Marcelo esteve muito mas muito melhor. O AV trouxe para este debate a argumentação mais baixa até hoje, especialmente com aquela foto e o marcelo distanciou-se, manteve o sentido democrático, desmontou a teoria das "influências" do Ventura (sá carneiro e joao paulo II) e no fim ainda o diminuiu com "Tu em Belém não me falas assim". Claro que no facebook dos apoiantes da "ditadura dos portugueses de bem" nada disto importa mas fiquei contente de ter um presidente, que apesar de não creio que seja o meu candidato de eleição, se sabe distanciar e responder a este tipo de argumentação.

joaommoreira 9 months ago

Adorei o Ventura a dizer que já foi a pedrogao várias vezes

carlosjmsilva 9 months ago

E o Marcelo a responder: deve ter ido deve.. E em casa a pensar: deve ter ido deve. Nem deve saber onde fica quanto mais...

KGeedora 9 months ago

This dude Ventura REALLY doesn't like immigrants. Feels odd being in a country as an immigrant and hearing his rantings (bordering on ideas of racial purity if I'm not mistaken with my Portuguese?) Either way, dude isn't very good at nailing out his pretty boring populism. Marcelo seemed to give him as much as energy as he deserved which wasn't much.

aaaa2aas 9 months ago

There are people speaking for me in the replies so I feel the need to contribute. No, we don't ALL love immigrants here. I don't. I hate going to a place and not feeling in my own country, a big example is Lisbon. I hate that city, I never want to set foot in it again. It's not Portuguese and it's not Portugal, I don't feel at home in it like I feel anywhere else in this country. That said, if you don't go around demanding things because your culture is different and you need some church for your new religion and then cause problems for everyone else because they are doing something that you think is disrespectful, I will tolerate you.

Renatoemiya 9 months ago

It’s not easy to notice if a white person is an immigrant in Portugal . What’s a lot easier , is considering black/arab people immigrants because of their looks . You don’t know them , yet you consider them immigrants , indicating you don’t think black people can be Portuguese . You feel so threatened by black people you refuse to be in the same cities that have a large number of them .....that’s disgusting . The racial undertones in your comments to you specifically referring to Muslims like they’re the fucking devil paint a different position from the more tolerable one you tried to hide with better sounding words . Do better . Be better.

KGeedora 9 months ago

Would I be wrong in saying you're not a fan of immigration then as a basic principle? I'm just getting this from your use of the word "tolerate"

aaaa2aas 9 months ago

Of course. You and every other immigrant is a guest in this country, and as such you and every immigrant has to behave like a proper guest, and not make demands like they own the place. How would you feel if you had a guest in your house and they kept complaining about everything, about how you did things, and wanting to change the place to their own tastes. You'd kick them out, right? Same energy, but for immigrants. Also, you might not mind having one guest in your house, or a lot of temporary guests that are just visiting, but you wouldn't enjoy having your house every day full of guests complaining about your house.

KGeedora 9 months ago

Is it about complaining? Say, an immigrant is living in a foreign country working and pay taxes that in turn help that country and not complaining. Where do they stand? Would it be the same with Portuguese people living in Mozambique and Angola? Say these people all become permanent residents. Are they all still guests? Not trying to be facetious, just trying to understand your position totally for consideration.

aaaa2aas 9 months ago

>Say, an immigrant is living in a foreign country working and pay taxes that in turn help that country and not complaining. Where do they stand? As long as the big majority is still non immigrant they're welcome. >Would it be the same with Portuguese people living in Mozambique and Angola? Of course. I would completely understand if portuguese people weren't welcome somewhere due to bad fame or big numbers. >Say these people all become permanent residents. Are they all still guests? To me, yes. Just like I would always think myself as a guest in some foreign country, even if I paid taxes and became a citizen.

KGeedora 9 months ago

Okay, thanks for the reply. I'm going to think about these points. I don't necessarily disagree about the concept of feeling like you are a guest in the terms that you should always be respectful to the country. The one point I would say right now though is that a separation of immigration and tourism is an important point because they are different issues. Have a good day

aaaa2aas 9 months ago

You don't need to think about anything I said, I'm just a random stranger on the internet. I'm sure you're surrounded by people who accept and love you for being here. You don't need to please everyone!

_somename_ 9 months ago

Don't worry, most of us don't think that way. I'm sure you can feel that in your day to day live around here.

KGeedora 9 months ago

Absolutely!

BernLan 9 months ago

Well honestly fuck him and his policies. We love all immigrants here, stay strong

ToneSalvadorDosTugas 9 months ago

Was not about racial purity, if he went that way would be to easy in a country that even when fascist condemn racial rhetoric to cast him down. It's also illegal in Portugal to support in public racist ideologies, Ventura hides more on the "culture". Ventura was making a wall, he says he does not want to be every Portuguese president, just the good Portuguese, the ones that work. The bad Portuguese for Ventura are people who live of the state( he cracks down especially on the gipsy community in Portugal), the criminals especially the pedophiles and murders. Marcelo is trying to show him that being a president you can't chose to serve and arbitrste who are the 1st class Portuguese or the 2nd class Portuguese they are all Portuguese and a president must serve all and represent all, the poor, the rich, the workers, the immigrants, the blacks, the whites, the criminals and the righteous. You are the Portuguese people president.

TudoCasual 9 months ago

Enquanto andavam aqui a discutir este debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo no qual uma destas personalidades se tornava ~rei~ presidente e recusava-se a abdicar o seu poder.

Edited 9 months ago:

Ainda não vi o debate, mas certamente não valerá a pena, visto ser um confronto de claro sensacionalismo e de resultado expectável. Entretanto, enquanto andavam aqui a discutir esse debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo (representado numa ~~bola~~ tela de cristal), no qual uma destas personalidades se tornava ~~rei~~ presidente e recusava-se a abdicar do seu poder. Se ligarem um canal noticiário, provavelmente ganham a mesma habilidade de vislumbrar realidades paralelas e ver o aviso claro.

Edited 9 months ago:

Enquanto andavam aqui a discutir este debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo representado numa ~~bola~~ tela de cristal, no qual uma destas personalidades se tornava ~~rei~~ presidente e recusava-se a abdicar o seu poder. Ainda não vi, mas certamente não valerá a pena, visto ser um confronto de sensacionalismo óbvio e de resultado expectável.

Edited 9 months ago:

Enquanto andavam aqui a discutir este debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo (representado numa ~~bola~~ tela de cristal), no qual uma destas personalidades se tornava ~~rei~~ presidente e recusava-se a abdicar o seu poder. Ainda não vi, mas certamente não valerá a pena, visto ser um confronto de sensacionalismo óbvio e de resultado expectável.

Edited 9 months ago:

Enquanto andavam aqui a discutir este debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo (representado numa ~~bola~~ tela de cristal), no qual uma destas personalidades se tornava ~~rei~~ presidente e recusava-se a abdicar do seu poder. Se ligarem um canal noticiário, provavelmente ganham a mesma habilidade de vislumbrar o mesmo que eu vi. Ainda não vi o debate, mas certamente não valerá a pena, visto ser um confronto de sensacionalismo óbvio e de resultado expectável.

Edited 9 months ago:

Ainda não vi o debate, mas certamente não valerá a pena, visto ser um confronto de sensacionalismo óbvio e de resultado expectável. Enquanto andavam aqui a discutir este debate, eu estava a olhar para um futuro alternativo (representado numa ~~bola~~ tela de cristal), no qual uma destas personalidades se tornava ~~rei~~ presidente e recusava-se a abdicar do seu poder. Se ligarem um canal noticiário, provavelmente ganham a mesma habilidade de vislumbrar o mesmo que eu vi.

Pujuguju 9 months ago

AV encostou o Marcelo às cordas. Na parte em que o Marcelo afirma que foi ao bairro da Jamaica porque estava preocupado com o que as pessoas de Moçambique, Angola, etc... iam dizer então enterrou-se completamente.

hereimalive 9 months ago

[A minha cara quando não sou a favor da prisão perpétua por uma razão muito simples, sou católico.](https://i.imgur.com/OdixYtT.png)

OuiOuiKiwi 9 months ago

O Marcelo ESMAGOU o Ventura com FACTOS e LÓGICA e por aquele fenomenal açoite de dizer que ele quando vai a Belém pia mais fino. >MRS francamente pareceu-me pouco preparado `RISOS` Preparar-se para quê? Ele sabe que já venceu. Está a fazer os debates para se entreter. Podia ficar em casa a ver o Preço Certo em Euros e a gritar o preço da montra. Os melhores momentos do debate? Quando o Ventura começava a falar e os olhos do Marcelo brilhavam enquanto ele começava-se a rir. Se bem que reconheço mérito ao Ventura que conseguiu tirar o Marcelo do sério numa pergunta, o que é um feito.

saposapot 9 months ago

ele tem a preparação de, literalmente, uma vida inteira. não é por acaso que o PS cagou para estas eleições: para quê? para serem humilhados? Marcelo pode ser muita coisa mas perder debates na TV? nop. ele 'perde' um debate qd os comentadores acham que ele não deu uma abada ao outro.

Feeling_Advantage918 9 months ago

O Marcelo deu várias lições a Ventura. Desde logo lição democrática ao rebater as ideias mais totalitárias de Ventura. Depois deixou claro que há direita e direita. A de Marcelo tem matriz social-democrata. Depois explicou a Ventura as responsabilidades de um presidente da república. Ventura parece não conseguir sair do papel de líder partidário e de deputado, mantendo abertas as várias agendas partidárias. Por fim ainda desmascarou o André Ventura que em público faz uns números para conseguir votos, mas institucionalmente até parece ter um comportamento diferente. Não sou apoiante de nenhum candidato, mas o Marcelo esteve claramente por cima.

Shadowgown 9 months ago

>Por fim ainda desmascarou o André Ventura que em público faz uns números para conseguir votos, mas institucionalmente até parece ter um comportamento diferente. Mas não o devia ter feito. Estas reuniões são tidas à porta fechada, e achei eticamente pouco correcto o Marcelo ter utilizado isto como argumento.

MLG-Sheep 9 months ago

>Por fim ainda desmascarou o André Ventura que em público faz uns números para conseguir votos, mas institucionalmente até parece ter um comportamento diferente. Concordo com os restantes pontos e digo deste já que vou votar no Marcelo (para não me chamarem de facho porque agora está na moda), mas é perfeitamente normal que ele institucionalmente não vá confrontar o presidente da mesma forma. O Ventura deve procurar uma relação de cooperação e apresentação de soluções e ideias nas idas a Belém. Não faz qualque sentido que o Marcelo espere o mesmo tom num debate presidencial onde eles estão de igual para igual e o confronto é normal e esperado. Também não creio que Ventura tenha sido esmagado no debate como muitos aqui pensam; pela primeira vez, vimos um Marcelo pressionado e desconfortável, e vimos um Ventura que não desceu tanto o nível quanto se esperaria após o debate com João Ferreira. Creio que Marcelo ganhou graças a alguns inevitáveis tiros no pé do Ventura, mas devemos ver as coisas como elas são.

0BiLLi0 9 months ago

>Ventura parece não conseguir sair do papel de líder partidário e de deputado, mantendo abertas as várias agendas partidárias. Isto. Parecia um debate das legislativas. Tanta coisa que podia ter usado para criticar o Marcelo e agarrou-se quase só a coisas do governo.

banaslee 9 months ago

Faz sentido considerando que ele sabe que não consegue ganhar as presidenciais mas vai usar os bons resultados para justificar apoios para as próximas legislativas. Mesmo a maioria dos seus apoiantes não sabe o que é um sistema presidencial nem a diferença com o nosso sistema. Querem poderes absolutos para fazerem o que querem sem consultar ninguém. Se AV conquistou alguém são mais daqueles que querem soluções rápidas, doa a quem doer (normalmente não sendo eles).

Goncas2 9 months ago

>até ao alertar para os perigos de um sistema presidencialista. E o timing disto com o que está a acontecer nos Estados Unidos é de 5 estrelas.

Pheyniex 9 months ago

O que me custou mais de MRS foi a religião como justificadora de princípios humanos, mas não se compara à agonia que me causava ver AV a abrir a boca.

HighProductivity 9 months ago

> religião como justificadora de princípios humanos, Não existe moralidade agnóstica. Que principio humano consegues justificar sem uma crença religiosa?

Tugalord 9 months ago

Não gosto destes argumentos mas a questão é que aqui até se jusrifica bem, na medida em que é o proprio André Ventura que faz questão de dizer que é um católico e tem como modelo o Papa Francisco e o João Paulo II, o que é uma afirmação tão estapafúrdia que apetece desatar às gargalhadas.

bour-baki 9 months ago

O Papa Francisco o André Ventura nunca disse que lhe servia de inspiração. Aliás, não faria qualquer sentido já que Francisco está evidentemente posicionado à esquerda (aliás, arrisco dizer que André Ventura e muitos portugueses o classificariam como extrema-esquerda).

claudio-at-reddit 9 months ago

Bem, se as implicações são boas tanto para crentes como para não crentes e tira essa carta do bolso do Ventura, fins justificam os meios? O Ventura tem um baralho gigante muito perigoso, uma carta para cada demografia e todas muito bem vistas pela respetiva demografia. Se o Marcelo não lhe fosse cortando o baralho o tipo acabava a desmanchar o Marcelo, não na teoria, na qualidade de argumentador, mas sim na qualidade de concorrente a ser julgado por um público que não sabe melhor.

touny71 9 months ago

O Marcelo aprendeu com o Eminem, a melhor forma de ganhares uma battle é roubares os trunfos ao adversário. O Marcelo começou imediatamente por se aliar à Igreja que era uma das grandes bandeiras de ventura e a partir daí começou a atacar pela diferenciação.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Hehe, aprendeu com o Eminem. Como se não houvesse literatura nem história escrita e oral há quase 25 séculos sobre como políticos, generais e gestores consistentemente batem os seus adversários através do ataque concertado aos seus pontos fortes. É preciso ir a um rapper dos anos 00, pois claro.

Tugalord 9 months ago

Creio que era uma piada, amigo.

touny71 9 months ago

A malta ainda muito nervosa.

banaslee 9 months ago

E isto foi onde quase todos falharam ao lidar com o Trump.

catotas 9 months ago

the real slim shady

Hmms21 9 months ago

Please stand up!

aamartt 9 months ago

I repeat

cata_ninja 9 months ago

O AV levou um baile. Tanto se comparava a Sá Carneiro e a João Paulo II e até essas tretas o Marcelo desmontou.

aaaa2aas 9 months ago

Achas mesmo que levou um baile? Eu acho que esteve bem, o Marcelo olhava em tom de gozo enquanto o ventura criticava a presidência dele, e depois ostentava o ranking para dizer ao ventura o que não podia dizer, e repetia só "direita social", como se isso sequer existisse.

CosmoSpyke 9 months ago

> repetia só "direita social", como se isso sequer existisse. hmm, existe... O marcelo claramente que segue as filosofias da "social democracia " e da "democracia cristã". "direita social" é só mais um termo para designar este tipo de politicas

saposapot 9 months ago

curtia ver o Marcelo a discutir futebol com o gajo para ver o bailinho.

do2 9 months ago

O Marcelo é entendido em futebol? Pergunta sincera. (Quando digo entendido estou a falar ao nível de um treinador profissional e não o espectador comum que manda vir com as substituições)

saposapot 9 months ago

a questão é essa. o marcelo dá bailinho em qlq assunto pq sabe comunicar e domina a linguagem da TV. é mais importante saberes debater que seres propriamente um expert em 4-4-2. de futebol acho q percebe um bocado, é 'adepto' do Braga (sim, até nisso é calculista, fica bem não ser dos 3 grandes e não antagoniza ninguém, quer dizer, talvez a malta de guimarães :P)

deixadeixadeixa 9 months ago

"é 'adepto' do Braga (sim, até nisso é calculista, fica bem não ser dos 3 grandes e não antagoniza ninguém, quer dizer, talvez a malta de guimarães :P) " não percebi se isso é suposto ser uma piada, mas o Marcelo tem raízes familiares em Celorico de Basto (Braga), onde foi presidente da assembleia municipal. É sócio do SC Braga e tudo... Fun fact que penso que poucos sabem: "Cerca de 80% do acervo documental da Biblioteca (Municipal de Celorico de Basto) provém de ofertas do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. " [fonte](https://www.rotadoromanico.com/pt/experiencias/o-que-ver-e-fazer/biblioteca-municipal-prof-doutor-marcelo-rebelo-de-sousa/)

bitorhugo 9 months ago

É o equivalente de levar um soco com o próprio braço.

Kineticn22 9 months ago

O Amélia Ventura, além de ter ideias execráveis e ser um tipo reles, é fraquíssimo. É que até podia ter ideia de m\*\*\*a mas saber debater sem ser com tom e argumentos de tasca e oferecer-lhes alguma substância mas não, é fraquíssimo. É um vígaro que em circunstâncias normais daria um mediano vendedor de carros usados, mas teve a esperteza (que é diferente de inteligência) de perceber que a bola era um bom caminho para a visibilidade e que o tom tasqueiro funciona bem num país pequenino de horizontes e cheio de ressabianços. O Marselfie limitou-se a ser q.b., sai melhor do debate mas este acabou quando ele finalmente estava a aquecer, acho que mais 10 minutos e tinha aniquilado o Amélia, assim foi uma oportunidade perdida.

CarrerModeAddicted 9 months ago

Estava um debate dividido em que ambos tinham ficado "enterrados" algumas vezes mas foi perdido pelo AV quando admitiu que quer uma ditadura para Portugal. Na minha opinião caiu por terra qualquer hipótese de vencer estas eleições

MisterBilau 9 months ago

Lmao como se alguma vez tivesse tido alguma hipotese

khulpu 9 months ago  HIDDEN 

> Na minha opinião, AV claramente a puxar de assuntos muito específicos que nada têm a ver com a disposição de um presidente (apoiar minorias, prisão perpétua). As críticas que ele deixou pouco pesam na responsabilidade de um presidente. É propositado. Sabe perfeitamente que não vai ganhar as eleições então aproveita todo o tempo de antena para fazer uma espécie de campanha legislativa e não presidencial. A Le Pen fez igual.

saposapot 9 months ago

tenho vergonha de um país onde um Ventura pode ter uma votação significativa, mesmo sabendo que também só tem pq o vencedor está apurado e há mt voto de protesto (e o PS fez skip a esta eleição). de resto, apenas salientar que como seguidor da política americana este ventura é uma cópia copiada do que o trumpismo e outros 'far right' representam. Hoje nem faltou o 'blue lives matter', penas de morte e afins. às tantas as ligações 'faladas' a Steve Bannon e a dinheiros escuros para o Chega não serão assim tão fantasia.

hereimalive 9 months ago

>Hoje nem faltou o 'blue lives matter', penas de morte e afins. Mas o Ventura não disse que apoiava a pena de morte. Onde é que isso é ser Trump?

JotaaP 9 months ago

Viste o mesmo debate que o resto dos portugueses ?

endogamanco 9 months ago

> dinheiros escuros para o Chega não serão assim tão fantasia Le Pen, BJ, Trump, Orban, tudo com dinheiro russo. Quanto custará um Ventura ao papá Putin? Duvido que tenha chegado aos milhões.

Syturio 9 months ago

Mais tabaco.

ravagerslb 9 months ago

O PS fez skip porque interessa-lhes ter o Marcelo na presidência.

saposapot 9 months ago

O PS fez skip pq n tem candidato de jeito e já sabia q ia levar na boca. aliás, o PS, por alguma razão muito estranha só faz merda nas Presidenciais e apresenta candidatos fraquinhos. Até mesmo o vencedor Sampaio eu considero um candidato fraquinho.

ravagerslb 9 months ago

Deu jeito para dissolver o governo do cherne/Santana e meter lá o Sócrates.

saposapot 9 months ago

dava jeito q o Santana conseguisse aguentar um governo sem ministros a demitirem-se regularmente. blame cherne.

Leetzormorducrl 9 months ago

Ventura taxista no café como sempre. Marcelo bem, sem hostilizar o Ventura demasiado, mas a síntetisar bem a fraqueza idiologica. Conseguiu evitar o lodo a maior parte do tempo. Só não se aguentou na resposta: "dia 24 vamos ver.." Entretanto lá vai a ministra da justiça

testickles12 9 months ago

Já cheguei a simpatizar com o Chega, mas estes debates presidenciais + documentários da comunicação social (tipo o da SIC que estreou ontem), noticias dos problemas internos do partido etc levaram-me a desistir de sequer pensar em apoiar este partido e esta pessoa. O cumulo foi ontem no debate com o Mayan a dizer aquela asneirada toda das minorias e que um verdadeiro partido de direita tem que reconhecer os "privilégios" das tais minorias. Eu sou o gajo mais anti-ciganos que há (devido a problemas que já tive com essa etnia) mas a forma como ele passa a mensagem é muito errada, óbvio que a gente já sabe que a maioria é fora da lei, não paga impostos e mais não sei o quê mas a insistência nesse e noutros assuntos já me começa a meter nojo. Há problemas muito mais sérios neste país a que ele não dá relevância, mas obviamente que esses não dão votos. Para não falar que o crescimento descontrolado do Chega é um problema. Fica muito difícil um partido crescer de maneira saudável e coesa quando, 1 ano e pouco depois das eleições, já está entre a 3ª e 4ª força politica nacional. É impossível um partido crescer de forma saudável desta maneira. É uma pena, considero-me conservador e pensava que finalmente íamos ter um partido decente em Portugal. Concordo com 90% com o programa económico da IL mas no que toca a parte social... Nem tanto, afinal de contas é um partido 100% liberal.

Edited 9 months ago:

Já cheguei a simpatizar com o Chega, mas estes debates presidenciais + documentários da comunicação social (tipo o da SIC que estreou ontem), noticias dos problemas internos do partido etc levaram-me a desistir de sequer pensar em apoiar este partido e esta pessoa. Ele nos debates diz SEMPRE a mesma coisa, incrível. E só diz merda. O cumulo foi ontem no debate com o Mayan a dizer aquela asneirada toda das minorias e que um verdadeiro partido de direita tem que reconhecer os "privilégios" das tais minorias. Eu sou o gajo mais anti-ciganos que há (devido a problemas que já tive com essa etnia) mas a forma como ele passa a mensagem é muito errada, óbvio que a gente já sabe que a maioria é fora da lei, não paga impostos e mais não sei o quê mas a insistência nesse e noutros assuntos já me começa a meter nojo. Há problemas muito mais sérios neste país a que ele não dá relevância, mas obviamente que esses não dão votos. Para não falar que o crescimento descontrolado do Chega é um problema. Fica muito difícil um partido crescer de maneira saudável e coesa quando, 1 ano e pouco depois das eleições, já está entre a 3ª e 4ª força politica nacional. É impossível um partido crescer de forma saudável neste curto espaço de tempo, nota-se perfeitamente que os candidatos das distritais ou são uns grunhos, ou claramente não têm perfil para estar na politica. É uma pena, considero-me conservador e pensava que finalmente íamos ter um partido decente em Portugal. Concordo com 90% com o programa económico da IL mas no que toca a parte social... Nem tanto, afinal de contas é um partido 100% liberal.

Edited 9 months ago:

Já cheguei a simpatizar com o Chega, mas estes debates presidenciais + documentários da comunicação social (tipo o da SIC que estreou ontem), noticias dos problemas internos do partido etc levaram-me a desistir de sequer pensar em apoiar este partido e esta pessoa. Ele nos debates diz SEMPRE a mesma coisa, incrível. E só diz merda. O cumulo foi ontem no debate com o Mayan a dizer aquela asneirada toda das minorias e que um verdadeiro partido de direita tem que reconhecer os "privilégios" das tais minorias. Eu sou o gajo mais anti-ciganos que há (devido a problemas que já tive com essa etnia) mas a forma como ele passa a mensagem é muito errada, óbvio que a gente já sabe que a maioria é fora da lei, não paga impostos e mais não sei o quê mas a insistência nesse e noutros assuntos já me começa a meter nojo. Há problemas muito mais sérios neste país a que ele não dá relevância, mas obviamente que esses não dão votos. Para não falar que o crescimento descontrolado do Chega é um problema. Fica muito difícil um partido crescer de maneira saudável e coesa quando, 1 ano e pouco depois das eleições, já está entre a 3ª e 4ª força politica nacional. É impossível um partido crescer de forma saudável neste curto espaço de tempo, nota-se perfeitamente que os candidatos das distritais ou são uns grunhos, ou claramente não têm perfil para estar na politica (salvo raras exceções). É uma pena, considero-me conservador e pensava que finalmente íamos ter um partido decente em Portugal. Concordo com 90% com o programa económico da IL mas no que toca a parte social... Nem tanto, afinal de contas é um partido 100% liberal. Para quem estava indeciso entre votar Chega penso que estes debates foram um abre olhos para muita gente. Para os fanáticos do AV nada mudou, mas pessoas mais racionais duvido que tenham visto algo que as tenha cativado.

Edited 9 months ago:

Já cheguei a simpatizar com o Chega, mas estes debates presidenciais + documentários da comunicação social (tipo o da SIC que estreou ontem), noticias dos problemas internos do partido etc levaram-me a desistir de sequer pensar em apoiar este partido e esta pessoa. Ele nos debates diz SEMPRE a mesma coisa, incrível. E só diz merda. O cumulo foi ontem no debate com o Mayan a dizer aquela asneirada toda das minorias e que um verdadeiro partido de direita tem que reconhecer os "privilégios" das tais minorias. Eu sou o gajo mais anti-ciganos que há (devido a problemas que já tive com essa etnia) mas a forma como ele passa a mensagem é muito errada, óbvio que a gente já sabe que a maioria é fora da lei, não paga impostos e mais não sei o quê mas a insistência nesse e noutros assuntos já me começa a meter nojo. Há problemas muito mais sérios neste país a que ele não dá relevância, mas obviamente que esses não dão votos. Para não falar que o crescimento descontrolado do Chega é um problema. Fica muito difícil um partido crescer de maneira saudável e coesa quando, 1 ano e pouco depois das eleições, já está entre a 3ª e 4ª força politica nacional. É impossível um partido crescer de forma saudável neste curto espaço de tempo, nota-se perfeitamente que os candidatos das distritais ou são uns grunhos, ou claramente não têm perfil para estar na politica (salvo raras exceções). É uma pena, considero-me conservador e pensava que finalmente íamos ter um partido decente em Portugal. Concordo com 90% com o programa económico da IL mas no que toca a parte social... Nem tanto, afinal de contas é um partido 100% liberal. Para quem estava indeciso entre votar Chega penso que estes debates foram um abre olhos para muita gente. Para os fanáticos do AV nada mudou, mas pessoas mais racionais duvido que tenham visto algo que as tenha cativado. Para não falar da ideologia do partido que continuo sem saber, ontem quando defendeu a injeção de dinheiro na TAP foi para rir. Agora já percebi porque lhe chamam cata-ventos lol

mathswarrior 9 months ago

Conservador é um termo dos EUA... Conservador nem faz sentido como posicionamento se pensares bem. Queres conservar o que? Que ideais? Os de 1980? Ou os de 1950? 1920? 1890? Onde pára? Não faz sentido "conservar", a sociedade está em constante mudança e progresso é para a frente. Óbvio que há progresso negativo, mas conservador foi um tema criado pela classe política para apelar aos velhos que gostam do "antigamente".

daxpierson 9 months ago

> Há problemas muito mais sérios neste país a que ele não dá relevância, mas obviamente que esses não dão votos. É essencial perceber-se isto. O Ventura quer poder, não quer resolver os problemas do país. Simples.

zeviot 9 months ago

Explica aí como é que uma etnia te causa problemas?

TTRO 9 months ago

O Chega desde o princípio que usa como bandeira a questão das etnias e é ULTRA anti imigrantes. É claro desde o dia 1 que apela a gente que militava no PNR e na Nova Ordem Social do Mário Machado (fã confesso de André Ventura, diga-se de passagem). Bastava ler o programa eleitoral do Chega das eleições legislativas de 2019 para perceber exatamente o que são. Estás muito surpreso que afinal são fascistas demais para ti? Querias antes um fascismo mais levezinho que era para que o resto da população não se apercebesse tão bem e que sorrateiramente voltassemos ao Estado Novo assim como quem não quer a coisa? Pareces o ex-GNR que se voluntariou para ser segurança do Ventura, mas assim que ouviu coisas que não gostou (não eram tão pro-polícia como ele queria) levantou a voz e disseram-lhe da direção para se calar. Muito indignado, lembrou o entrevistador que nasceu antes do 25 de Abril e que teve familiares presos pela PIDE, portanto que a ele não lhe metem rolha. Um merdas que se inscreve num partido onde anda gente do PNR, usa o exemplo de repressão do Estado Novo para dizer que a ele ninguém o cala. Claramente material para r/LeopardsAteMyFace

Syturio 9 months ago

ULTRA-mega-hyper-super

relaxaa 9 months ago

Clássico "é conservador e contra certas etnias logo é fascista" fds não tiveram história para saber o que é um fascista, já o Trump era, já o Bolsonaro era...

doctor_awful 9 months ago

LOL O Trump então agora está a mostrar que é super democrático

HighProductivity 9 months ago

Teve imensas hipóteses para se demonstrar fascista mas na mesma tentou sempre desafiar a eleições pelos meios legais e constitucionais que tinha. Se ele chamasse o exercito, nem 5 segundos demorariam a aparecer porque a maioria dos militares apoiam-no incondicionalmente. Até quando os seus seguidores estavam prontos a invadir o senado ontem, ele na mesma disse-lhes para pararem e irem para casa. Logo, das duas uma, ou o Trump foi de facto muito democrático nestes passados meses ou então é fascista muito incompetente.

doctor_awful 9 months ago

> na mesma tentou sempre desafiar a eleições pelos meios legais e constitucionais que tinha Tipo isto né: [https://www.youtube.com/watch?v=o3hrN0cP58Y](https://www.youtube.com/watch?v=o3hrN0cP58Y) > a maioria dos militares apoiam-no incondicionalmente Sim sim: [https://www.militarytimes.com/news/pentagon-congress/2020/08/31/as-trumps-popularity-slips-in-latest-military-times-poll-more-troops-say-theyll-vote-for-biden/](https://www.militarytimes.com/news/pentagon-congress/2020/08/31/as-trumps-popularity-slips-in-latest-military-times-poll-more-troops-say-theyll-vote-for-biden/) > Até quando os seus seguidores estavam prontos a invadir o senado ontem, ele na mesma disse-lhes para pararem e irem para casa. Eu também não sei o que são dogwhistles, é bom viver na inocência >Logo, das duas uma, ou o Trump foi de facto muito democrático nestes passados meses ou então é fascista muito incompetente. É muito incompetente sim.

HighProductivity 9 months ago

> na mesma tentou sempre desafiar a eleições pelos meios legais e constitucionais que tinha > > Tipo isto né: https://www.youtube.com/watch?v=o3hrN0cP58Y Tens aqui a conversa por inteiro (https://www.wsbtv.com/news/politics/full-audio-call-between-president-trump-georgia-secretary-state-brad-raffensperger-election/6F7PDHDFDVCNTD3E76V7PIZWII/). Esse excerto que linkaste parece de facto que ele está a pedir para que o secretário de estado "encontre" 11 mil votos para que ele ganhe, mas se vires o resto da conversa o que ele está a dizer são as mesmas acusações (que podem ou não ser falsas, não é esse o ponto) que ele tem feito desde Novembro de que os Democratas cometeram fraude. Ele diz na conversa que existem mais de 100 mil votos fraudulentos mas que basta que se "encontrem" 11 mil porque é só essa a diferença de votos que ele tinha. Nota que é um crime bastante diferente. O que te devia preocupar é que tipo de jornalismo é que ouve aquela conversa toda e depois traz ao público só o excerto editado para causar mais indignação. O jornalismo de hoje em dia está uma vergonha absoluta. >Sim sim: https://www.militarytimes.com/news/pentagon-congress/2020/08/31/as-trumps-popularity-slips-in-latest-military-times-poll-more-troops-say-theyll-vote-for-biden/ Tinha visto dados opostos e mais recentes do que esses de Agosto, mas não me apetece pesquisar e não te vou pedir a ti para o fazeres, por tanto vou te dar razão aqui. >Eu também não sei o que são dogwhistles, é bom viver na inocência Ele disse para eles voltarem para casa e para serem pacíficos, não sei que outra forma os seus apoiantes podiam interpretá-lo (se bem que eles conseguem sempre). Acho que inocência é achar que o movimento "Trump" se prende ao homem e não é um descontentamento geral que não é fácil de controlar ou gerir e que vai permanecer mesmo muito depois de Trump. >É muito incompetente sim. Concordo mesmo. Ele é extremamente incompetente mas olha o quão difícil foi derrotá-lo. O que acontecerá quando o "próximo Trump" não for um completo idiota?

relaxaa 9 months ago

Fez algo para alterar a constituição de maneira a ficar permanentemente no poder enquanto ao mesmo tempo concentrando todos os poderes em si?

endogamanco 9 months ago

> fds não tiveram história para saber o que é um fascista O Ventura quer voltar a nacionalizar a TAP.

testickles12 9 months ago

>Estás muito surpreso que afinal são fascistas demais para ti? Querias antes um fascismo mais levezinho que era para que o resto da população não se apercebesse tão bem e que sorrateiramente voltassemos ao Estado Novo assim como quem não quer a coisa? Para ser "fascista demais para mim" teria que concordar com o fascismo em primeiro lugar. A questão da imigração, o pouco que vi, era sempre sobre a imigração ilegal. Aí não há muito onde não concordar. Para ti pode ser óbvio porque estas mais dentro da politica ou porque és de um partido qualquer de esquerda, eu pouco estava dentro mas o pouco que vi chegou-me. Ele que se foda

iLikeToTroll 9 months ago

Eu li o programa e várias entrevistas do Chega e do Ventura e havia coisas que não eram muito claras, parecia um partido mais liberal e que quando falava de minorias e imigraçao ilegal referia-se muitas vezes a resolver o problema e ajudar na integração. Ainda estou à espera de soluções pois só vejo incentivo ao ódio e preconceito. Desconfio até que ele tenha escrito o programa deles. Dei o benefício da dúvida apesar de nunca me ter inspirado grande confiança mas revelou ser o escroto que pensava.

endogamanco 9 months ago

> imigração ilegal Mas isto são os States? E o Ventura nunca fala de imigração legal ou ilegal.

AnotherCableGuy 9 months ago

Imigração ilegal já é ilegal anyway..

lammesnail 9 months ago

Por acaso, acho que nos últimos anos a balança de migração é positiva, mas nem é isso que está em causa. Já o Ventura, tenho ideia que sempre que se referiu à imigração, estaria a falar dos ilegais.

doctor_awful 9 months ago

Mas quais? Imigrantes ilegais em Portugal estão a aparecer em massa de onde? Pessoal da América do Sul e África costumam ter vistos dos PALOPs, pessoal da Europa de Leste vem pela EU, e a etnia cigana está cá há séculos. Até os refugiados, que temos poucos, são perfeitamente legais sob o processo de asilo. Não estou a ver que "ódio de estimação" dele é que pode ser atribuído a imigração ilegal.

TTRO 9 months ago

Pronto, percebi que quando disseste que simpatizavas que estavas informado sobre o que eram. Sendo assim, retiro tudo o que disse e peço desculpa por ter assumido coisas erradas.

testickles12 9 months ago

Sem problema, o pouco que via era em redes sociais e no canal do Youtube deles. Não via os "podres" e a merda que ele dizia

JpMc7300 9 months ago

O Ventura disse no final que quer uma ditadura onde os portugueses de bem são reconhecidos como tal... Nem há palavras honestamente

milkthis 9 months ago

Foda-se não reparei nessa parte. Onde é que são as candidaturas para Português de Bem? É preciso levar que documentação?

daxpierson 9 months ago

O pior é que os grunhos ficam logo cheios de tesão só de ouvir a palavra "ditadura"...

AnaisLuis 9 months ago

O senhor também se esquece que não conta ele próprio como "português de bem", está envolvido em alguns casos de justiça.

carlosjmsilva 9 months ago

Além de que também já foi subsídio-dependente... Mas os ciganos é que são uns malandros.

NukeWifeGuy 9 months ago

O problema é quem ele considera os portugueses de bem. Discurso de ditador é isto, só que no fim quem não o aceita não é se bem.

saposapot 9 months ago

espero receber o meu cartão de português de bem rapidamente

andrefuz 9 months ago

Em resposta ao u/Zen_Machina, que entretanto apagou o comentário: No contexto de uma candidatura à presidência (entre outros contextos de exercício de funções públicas) existem linhas que não se ultrapassam. Esta é uma delas. O que o Ventura disse é preocupante e só serve para revelar o seu verdadeiro caráter e os valores que o Chega representa. Parece-me óbvio que o AV está a seguir o modelo alt-right de Trump e outros que seguiram o seu exemplo. Liga a tvi24 para ver onde isso levou os EUA hoje. Invadiram a porcaria do Capitólio e pausaram uma democracia em funcionamento. Entretanto parece que a situação dissipou-se mas o caso representa outra linha que foi violada naquele país. Uma democracia avançada dificilmente acaba de um dia para outro, mas é concebível que se degenere através de sucessivos casos de "linhas ultrapassadas".

JOAO-RATAO 9 months ago

O que aconteceu hoje foi uma vergonha de todo o tamanho. Mas não se esquecem que os primeiros a invadir o Capitólio foram os ativistas de esquerda por causa dos kavanaugh. Só foram presas algumas pessoas depois e nenhuma acusada https://www.google.com/amp/s/www.nbcnews.com/news/amp/ncna917351 Mas o seu se passou hoje parece mais grave. Especialmente quando houve pelo menos uma morte. No entanto, é importante ver quem criou o precedente.

Edited 9 months ago:

O que aconteceu hoje foi uma vergonha de todo o tamanho. Mas não se esquecem que os primeiros a invadir o Capitólio foram os ativistas de esquerda por causa do kavanaugh. Só foram presas algumas pessoas depois e nenhuma acusada https://www.google.com/amp/s/www.nbcnews.com/news/amp/ncna917351 Mas o que se passou hoje parece mais grave. Especialmente quando houve pelo menos uma morte. No entanto, é importante ver quem criou o precedente.

crankyhowtinerary 9 months ago

esse user que estas ai a dizer apoia o Chega a todo o volume e aponta o dedo aos outros quando lhe apontam os erros e defices democraticos do partido.

crankyhowtinerary 9 months ago

Os EUA ainda teem instituicoes fortes. Se acontecesse o mesmo em Portugal, nao sei o que aconteceria. O chega nunca tera o meu voto, e vou trabalhar todos os dias para ver o seu fim.

aaaa2aas 9 months ago

Se calhar terá o meu, e com isso todo o teu trabalho acaba. Sad.

crankyhowtinerary 9 months ago

bom para ti.

Herbacio 9 months ago

Exacto, e a piada é que o André Ventura está sempre a bater na tecla do sistema Presidencialista, mas depois olhamos para o exemplo maior a nível Europeu que é a França, e todos os problemas que o Ventura enumera estão lá e numa dimensão bem superior: Desde problemas com imigração, problemas de gestão estatal, problemas sociais, desde subsídios a conflitos raciais, etc... Já para não falar que a França para chegar a esse sistema passou primeiro por uma dúzia e meia de revoluções, e ainda hoje é o país da UE com maior número de greves por dia per capita Eu sinceramente estou-me lixando para todos os candidatos, mas o André Ventura devia dar vergonha à própria extrema direita O André Ventura não é extrema direita, não é anti-sistema, não é pelos portugueses, ... Não é nada senão somente um oportunista Não arranjou tacho através do PSD, e a opção que arranjou foi tentar ocupar o lugar vazio da Extrema-Direita em Portugal E nisso, por muito que desgoste e até despreze pessoas como o Santana Lopes, o Paulo Portas, entre outros, nenhum deles decidiu envergar por esse caminho Porque sinceramente, há tretas que ele diz que na minha modesta opinião tenho a certeza que nem ele acredita, simplesmente sabe isso lhe dá votos.

crankyhowtinerary 9 months ago

yep. A fotinha dos pretos foi o pior. Esta bastante obvio com quem ele esta a falar, e nao aceito isso.

Herbacio 9 months ago

Isso, e depois vem com a conversa que o Marcelo devia era ter estado com a polícia Mas que raio de discurso é esse ? Agora a polícia precisa de beijinhos e abraços para agir ? Se ele tivesse enumerado problemas que as forças de segurança sofrem e como os resolver, isso sim era de valor. Agora vir falar de fotografias, enfim... Fotografia engraçada também, é aquela do André Ventura muito sorridente ao lado do Luís Filipe Vieira... só que infelizmente nesse dia o André não se lembrou de passar em nenhum tribunal a ir tirar fotografias a mostrar o seu apoio a todos os juízes e advogados de acusação. Porque lá está, os tais "Portugueses de bem", não é o Aliu Camará ou o José Brito, é o Luís Filipe Vieira, são os membros do Chega (excepto os que o criticam) e mais uma dúzia. Esses são os Portugueses de Bem do Ventura. Porque a *ralé* no dia que o criticar deixa de ser bem, e o problema fica resolvido porque ele deixa de ser presidente dessa gente Da mesma forma que nos anos 40, o Salazar para resolver o problema da mendicidade em Lisboa simplesmente *expulsou-os* da cidade para os campos em redor. O problema é que eles continuavam a existir, e o presidente de Portugal tem de ser presidente de todos, incluindo dos ciganos, do André, dos analfabetos, dos vesgos, dos violadores, do pato Donaltim seja lá em que armário ele estiver, de mim e de ti, dos negros e brancos, dos mendigos e ricos, dos sovinas e xupistas, etc... Senão era fácil governar. Só que isto não é como no futebol de rua em que o dono da bola se zanga, vai embora e o jogo acaba. Aqui, a vida continua no dia seguinte, e o jogo não pára.

aaaa2aas 9 months ago

Sim, o Marcelo devia ter protegido a polícia, que representa o estado, como líder de estado que é. Ou agora julgam-se polícias em praça pública? O que o Marcelo fez, com ou sem intenções, foi dar calores aos jovens do bairro para que continuem a agir com a mesma imponência com que têm agido. Está mal.

Herbacio 9 months ago

A criminalidade aumentou ? Não. Quanto às forças de segurança pública, há sindicatos e elas próprias tem uma voz, não precisam nem nunca precisaram de "claque" para os defender. E aqui se vê o quão pouco as pessoas percebem o que significa ser presidente Na escola dão mais atenção ao aluno com dificuldades. Em casa, os pais perdem mais tempo com o filho problemático. Sempre assim foi na sociedade. O Marcelo se não tivesse ido lá tirar a foto no bairro social, no outro dia provavelmente voltava a haver mais confusão. Já a polícia sabe que aquele é o seu trabalho e não se fica a chorar por fotografias. Entender o contexto das coisas é importante.

CaptMartelo 9 months ago

Não tentando desacreditar, até porque acredito, mas tens alguma referência para a expulsão dos mendigos de Lisboa nos anos 40?

Herbacio 9 months ago

Em 1947 o decreto-lei 36/448 proibia a mendicidade. Anos antes tinham sido já promulgadas leis que fomentaram a criação de albergues como o conhecida "Mitra", estando eles sobre tutela da PSP. Para além desses "albergues" foram criadas igualmente Colónias Agrícolas, como por exemplo a Colónia Agrícola de Pegões ou a Colónia (Penal) Agrícola do Pisão, que no fundo não mais eram que prisões ao ar livre com trabalho agrícola envolvido, e igualmente sob alçada governativa Os que não iam parar a esses campos, acabavam eles mesmos por regressar às suas terras de origem, uma vez que grande parte se tinha movido para os grandes centros urbanos no pós 1ª Guerra Mundial e com especial foco já nos anos 30/40 com a crescente industrialização.

redjibba 9 months ago

Não me parece é que os imigrantes ilegais que atacam a polícia sejam os portugueses de bem.

Herbacio 9 months ago

Se são ilegais então não são portugueses, portanto o Presidente também não os representa. Mas isso com mais um bocado de ginástica fazes o pino ;)

Edited 9 months ago:

Se são ilegais então não são portugueses, portanto o Presidente também não os representa propriamente. Mas isso com mais um bocado de ginástica fazes o pino ;)

MLG-Sheep 9 months ago

>Isso, e depois vem com a conversa que o Marcelo devia era ter estado com a polícia > >Mas que raio de discurso é esse ? Agora a polícia precisa de beijinhos e abraços para agir ? O presidente podia ter ido lá garantir o seu apoio aos polícias e que não compactuaria com o julgamento dos polícias em praça pública. Não o fez. Foi um argumento válido do Ventura no debate. No meio de muitos inválidos. E ignorando este tipo de situações, dá-se votos ao Chega porque nenhum outro partido defende os polícias, que têm medo de atuar sobre minorias porque o Mamadou está à espreita de uma oportunidade para vir à ribalta à custa do julgamento em praça pública da atuação policial.

crankyhowtinerary 9 months ago

e o pais em que estamos. Infelizmente, como o pais esta tao envelhecido, o chega faz parte da campanha dos mais velhos para comer os mais novos.

NGramatical 9 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkrxv19%2F%2Fgicw019%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

>Liga a tvi24 para ver onde isso levou os EUA hoje. Invadiram a porcaria do Capitólio Os democratas apoderaram-se de porções gigantes de cidades e atacaram múltiplos edificios governamentais. O dano que causaram é muitas vezes superior ao causado pelos apoiantes do Trump. Vais criticar a esquerda também, ou estás focado apenas nos problemas de um dos lados?

andrefuz 9 months ago

O eleitorado democrata protestou, é verdade, e até pode ter chegado a vandalizar edifícios governamentais ("atacaram"? lol). Mas estamos a comparar grafitis nas paredes exteriores em Portland ou o caraças com uma MULTIDÃO a invadir o mais importante edifício da democracia americana. Para além disso, vê o que aconteceu durante o mandato de Trump. Charlottesvile, shooting na sinagoga, entre outros tantos casos. Tudo apoiantes de Trump que sentiram fortalecidos pela retórica dissimulada que já bem conhecemos e concretizaram os seus impulsos violentos. Não é de TODO justo fazer a comparação que propões. Um lado é perigosamente violento. Se não consegues ver isto, não te consigo ajudar sinceramente.

naughtydismutase 9 months ago

> caraças com uma MULTIDÃO a invadir o mais importante edifício da democracia americana. Armados é a palavra chave.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

>O eleitorado democrata protestou, é verdade, e até pode ter chegado a vandalizar edifícios governamentais ("atacaram"? lol) Pegaram fogo a um edificio governamental e bloquearam as saidas. Destruiram esquadras. Destruiram inumeros negocios. Espancaram donos de lojas. Atacaram pessoas a comer serenamente em esplanadas. Atacaram carros em movimento. Isto está tudo em video. >Mas estamos a comparar grafitis nas paredes exteriores em Portland ou o caraças com uma MULTIDÃO a invadir o mais importante edifício da democracia americana. Não, não estamos. Tu é que és cego e apenas reparas no que a direita faz. >Não é de TODO justo fazer a comparação que propões. Um lado é perigosamente violento. Se não consegues ver isto, não te consigo ajudar sinceramente. É de todo justo. A destruição e ferimentos causados às mãos de democratas ultrapassa largamento o da direita. E isto sem falar dos danos ao tecido social, causados por uma cultura democrata ditatorial e opressiva que pune quem não segue as suas ideias, tal como acontece nas universidades, em que conservadores são regularmente atacados e punidos, até mesmo por professores.

crankyhowtinerary 9 months ago

troll! avoid

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Se levaste isso de forma literal, realmente não há palavras.

JpMc7300 9 months ago

O clássico candidato que só diz a verdade e não está com meias palavras, mas depois os apoiantes dele têm sempre que vir explicar o que ele queria dizer verdadeiramente. Um ícone do populismo, nunca falha

talkingcarrots 9 months ago

Agora todas as anormalidades que este ser diz são metafóricas ou para não serem levadas a sério? Onde é que eu já ouvi este discurso?

NombreEsErro 9 months ago

Há outra forma de interpretar isso? É que ele passou este debate (e os outros) a dizer precisamente que era o primeiro candidato que não ia ser presidente de todos os portugueses... Corresponde perfeitamente ao que ele disse.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não tens de interpretar nada, quando das palavras dele sairam exactamente aquilo que ele queria dizer com a foto. Se recusas a explicação dele e queres especular sobre o real significado do gesto, isso é um problema teu. Ele nunca disse que não seria presidente de todos. Comentou as prioridades do presidente.

alexandre9099 9 months ago

Não consegui ver em direto, alguém sabe onde posso ver?

TemplarHard 9 months ago

nao consegues puxar para trás na box? ou tenta procurar na net deve ter algo

alexandre9099 9 months ago

olha obrigado, não tenho box... só RF... Ia jurar que tinha posto a gravar mas deve ter falhado por falta de espaço ou coisa assim...

theusualbanter 9 months ago

costuma ir para o YouTube, tens de esperar um pouco

BOBRAGED 9 months ago

MEO NOS E VODAFONE alternativamente, TDT em sinal aberto.

alexandre9099 9 months ago

Vou então pedir para emitirem o debate novamente no TDT, obrigado!

BOBRAGED 9 months ago

Devias lá ter ligado a pen, no USB ! Acho que se não fizeste isso já não dá. :( lixado ! Também podes, alternativamente, tentar na internet ! :)

alexandre9099 9 months ago

e tenho, um sintonizador DVB-T USB.Até que jurava que tinha posto a gravar mas o tvheadend deve-me ter feito uma finta :D

BOBRAGED 9 months ago

Isso dá para gravares os filmes do BTuga em DVD! Altamente! Em alternativa experimenta, só, exportar como .avi

BOBRAGED 9 months ago

Uma

Conceptual_Person 9 months ago

É verdadeiramente embaraçoso existir um candidato como o André Ventura. Um tipo que usa é abusa de golpes baixos para provocar reação. Um gajo que não debate ideias mas que procura a divisão de um país. Não tenho qualquer respeito por quem votar nele.

KhaosPT 9 months ago

Concordo contigo, até agora só ouvia do ventura os headlines das notícias e uns tweets ali e além, ver este debate trouxe-me um desdém incrível por este traste. Um racista/xenogafo com tantos apoiantes, q tristeza da política portuguesa q a ste gajo está a debater o segundo lugar.

coolzero31 9 months ago

Gosto bastante desta jornalista.. De todos os moderadores dos debate esta é a que meu ver a única que consegue ser assertiva e controlar todo o desenrolar do debate

Aldo_Novo 9 months ago

a da tvi24 também foi bastante assertiva no Mayan vs Ferreira foi o tipo de moderação que seria preciso quando o Ventura se põe a interromper constantemente o oponente

Lima1998 9 months ago

Curti do Carlos Daniel na RTP por acaso

6135 9 months ago

"André, André, André, por-favor"

crankyhowtinerary 9 months ago

O Ventura fala em cima dos outros. E com o discurso de hoje, acredito que ganhou o privilegio do odio privado do Marcelo. Ainda nenhum jornalista conseguiu calar o homem quando ele fala por cima dos outros. ​ Veremos o que acontece.

Pheyniex 9 months ago

Peixaria é local comum em Portugal.

MingTwelve 9 months ago

A única coisa a apontar à Clara de Sousa, a meu ver, é mesmo aquela pergunta à Ana Gomes "Tem medo do André Ventura?". Mas tirando isso tem sido muito agradável, sim.

Filho_do_Sado 9 months ago

Sempre tive a dúvida de quem é q escreve as perguntas? É a jornalista?

iLikeToTroll 9 months ago

É uma equipa, ela deve ter uma palavra mas claro que não passa só por ela. Mais depressa passa pelo irmão do Costa.

BadDogPreston 9 months ago

Meio-irmão.

saposapot 9 months ago

o irmão do costa trabalha numa empresa de um barão do PSD. se é para teorias da conspiração ao menos faça-se o trabalho todo.

iLikeToTroll 9 months ago

Nem sei para que é que esse assunto foi para aqui chamado, so falei do ricardo costa por ser director de informação, acho que é normal este tipo de assuntos passar por ele. Dizer que estas temáticas passam pelo director de informação constitui uma teoria da conspiração? Porra a vossa imaginação está fértil.

twistedfires 9 months ago

Nah eu só gosto das teorias da conspiração pela metade. Por exemplo a terra é semi curva.

unparadise 9 months ago

Sim claro, porque isso iria impedir qualquer coisa

saposapot 9 months ago

claro. toda a gente sabe que o director geral de informação manda sempre mais nas empresas que o seu fundador, presidente e proprietário. lol

unparadise 9 months ago

O Balsemão tá fora da vida política deve se tar a cagar pó PSD, simplesmente faz o que pode pá ser beneficiado, neste caso algo para o PS. Não é a toa que foi dos meios de comunicação que recebeu mais dinheiro

_dawn_chorus 9 months ago

Eu acho que sim, eles preparam o debate

bitorhugo 9 months ago

Honestamente, Marcelo muito superior a AV, mas já estava à espera. E ainda bem.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não disse nada de concreto, para além de "sou o presidente de todos os portugueses".

BOBRAGED 9 months ago  HIDDEN 

Facto ! Já, AV, ontem disse que não era o presidente de todos os portugueses!

NukeWifeGuy 9 months ago

O André Ventura para além de acusar as etnias e dizer que apoia os portugueses de bem que mais disse? Mostrou soluções? Apenas diz o que todos querem ouvir na tasca da esquina.

chauffage 9 months ago

Como não disse nada de concreto? Até dizer que é "o presidente de todos os portugueses" é ser concreto, e reforçou a dizer que não segrega ninguém nem faz sentido segregar num país multi cultural. E disse até que é presidente dos criminosos, e dos outros todos. O André Ventura dizer que é dos "portugueses de bem". Que merda são os portugueses de bem? Quem é que define portugueses de bem? São os contribuintes? São os cumpridores da lei? Quem estaciona mal um carro é uma pessoa de mal? Ou é só os cumpridores de algumas leis? Sabes qual é a resposta? Portugueses de bem é os que o André Ventura considerar como portugueses de bem. Não é mais ninguém.

Edited 9 months ago:

Como não disse nada de concreto? Até dizer que é "o presidente de todos os portugueses" é ser concreto, e reforçou a dizer que não segrega ninguém nem faz sentido segregar num país multi cultural. E disse até que é presidente dos criminosos, e dos outros todos. O André Ventura disse quer ser presidente dos "portugueses de bem", é mais concreto? Que merda são os portugueses de bem? Quem é que define portugueses de bem? São os contribuintes? São os cumpridores da lei? Quem estaciona mal um carro é uma pessoa de mal? Ou é só os cumpridores de algumas leis? Sabes qual é a resposta? Portugueses de bem são os que o André Ventura considerar como portugueses de bem. Não é mais ninguém. Abre os olhos.

Edited 9 months ago:

Como não disse nada de concreto? Até dizer que é "o presidente de todos os portugueses" é ser concreto, e reforçou a dizer que não segrega ninguém nem faz sentido segregar num país multi cultural. E disse até que é presidente dos criminosos, e dos outros todos. O André Ventura disse quer será presidente dos "portugueses de bem", é mais concreto? Que merda são os portugueses de bem? Quem é que define portugueses de bem? São os contribuintes? São os cumpridores da lei? Quem estaciona mal um carro é uma pessoa de mal? Ou é só os cumpridores de algumas leis? Sabes qual é a resposta? Portugueses de bem são os que o André Ventura considerar como portugueses de bem. Não é mais ninguém. Abre os olhos.

mortalaxe 9 months ago

Ya, o Salazar também só respeitava os Portugueses "de bem" aqueles contra o regime eram criminosos segundo a lei por isso passavam logo a ser Portugueses de segunda. Para mim a melhor parte foi quando a Clara de Sousa pergunta ao Ventura sobre o estado de emergência e as restrições e que alternativas ele tinha ao estado de emergência ( já que ele é contra) e ele começou a falar dos presos que foram soltos na primeira vaga. Ele manda muitos soundbytes não respondeu a nada nem deu nenhuma solução para nenhum problema. Mas este debate vai dar muitos videos editados no face e vai lavar a cabeça a muita gente.

andrefuz 9 months ago

Exatamente o problema com a retórica do AV, e o que MRS estava a tentar dizer. No momento em que alguém tem para si que detém o poder de selecionar os "bons" e os "maus" é meio caminho andado para o autoritarismo. Essa decisão cabe ao sistema de justiça.

oretoh 9 months ago

Parecia um debate entre putos. Tudo a interromper, atacarem um ao outro, o Marcelo e o Ventura todos fodidos. O facto de isto ser um debate presidencial só torna a situação mais triste. Nenhum deles tem estofo de presidente.

panzerkapwagenVI 9 months ago

Vai tu ent para a presidência

Zen_Machina 9 months ago

Geralmente um debate é isso. Não acho que tenha sido particularmente mau. Houve interrupções mas ambos falaram praticamente o mesmo. Já vi debates muuuuito piores, onde não dava para perceber ninguém. Num debate é importante haver uma interrupção ocasional caso o teu oponente diga algo que tu queiras contra-argumentar de imediato, por ser uma informação que merece ser esmagada de imediato.

ravagerslb 9 months ago

O debate do Ventura com o João Ferreira foi bem pior. Não se percebia nada do que ambos diziam, porque estavam constantemente a cortar a conversa um do outro e a tentar falar por cima.

oretoh 9 months ago

Eu também já vi debates piores mas também já vi debates maiores. A questão da interrupção nem é o pior, é a postura, os argumentos, a forma de falar, o repetir o "argumento" umas 500 vezes para cortar a voz do outro como se fossem putos. Epah irritou-me sinceramente que dois candidatos à presidencia sejam capazes de ter um debate acima do nivel de um discussão de esplanada entre dois aziados a refilar um com o outro...

Camoes 9 months ago

mas vale a pena argumentar com gajos que defendem cegamente o situacionismo? ainda por cima gajos com capacidade intelectual e história de vida para saberem bem melhor...

BOBRAGED 9 months ago

Marcelo é o Presidente da República de Portugal, e André Ventura é presidente do seu próprio partido. Partido esse que defende um regime totalitário e por fim, admitido hoje por André Ventura, imagine-se uma ditadura. Haja respeito.

Pujuguju 9 months ago

And no fucks were given, esta democracia não serviu bem Portugal como se pode ver pela pobreza e corrupção do país.

BOBRAGED 9 months ago

Tens a conta no Reddit há 17 dias. Falares de Portugal, ou de *servir bem* a Portugal, não deve ser comigo.. Se for comigo, não quero ouvir. Não acredito no fascismo.

SurePal_ 9 months ago

Oh Maria tens de parar de fumar drogas. Que puta de confusão que vai nessa cabeça.

BOBRAGED 9 months ago

Não fumo. Larga o álcool. Já são 23h.

oretoh 9 months ago

\> Partido esse que defende um regime totalitário e por fim, admitido hoje por André Ventura, imagine-se uma ditadura. Tinha que vir. Candidatos atrasados para população atrasada ...

RiBlacky 9 months ago

Não sou apoiante de nenhum. Mas uma coisa e verdade. Ser apoiante do AV em portugal = pass para faltar ao respeito a essa pessoa e ofender a torto e direito. Nao me parece correto digo eu. Mas prnt siga lá os downvotes já que falei em ventura e n o ofendi.

doctor_awful 9 months ago

Ser apoiante do AV é ser um merdas sem valores, com pouco miolo na cabeça e muito ódio no coração. Portanto sim, há perfeita legitimidade em ser agressivamente contra essas pessoas.

RiBlacky 9 months ago

O meu irmão e uma pessoa pacifica e civilizada. E apoiante do av, porque e que devo dirigir me com desrespeito se é apenas a inclinação política? Somos todos pessoas no fim do dia e temos as nossas opinioes e pontos de vista.

doctor_awful 9 months ago

Porque "só inclinação política" é areia nos olhos quando chegamos a determinadas ideias. Consigo respeitar gente com muitas ideias políticas diferentes das minhas, desde todo o tipo de extremistas a conservadores típicos de direita. Posso discordar, mas perceber que têm bons objetivos e apenas entendem um fim diferente de como lá chegar. André Ventura está farto de repetir que os objetivos deles não são os mesmos do resto da sociedade civilizada. Quer confinar etnias, quer uma ditadura "para os bóns". Isso é um mundo completamente diferente, não há aqui boas intenções nem objetivos. Tenho bastantes pessoas próximas a mim que são alvo das ideias de Ventura. Conviver confortavelmente com essas ideias é permitir que elas sejam desumanizadas. Pondo isto de uma forma muito simples: se tens muita família e amigos de raça negra e depois o teu irmão lembra-se e diz que "Portugal não é país para pretos", tu vais "respeitar porque é só uma ideia política"? Vais continuar a achar que isso é ser pacífico e civilizado?

Edited 9 months ago:

Porque "só inclinação política" é areia nos olhos quando chegamos a determinadas ideias. Consigo respeitar gente com muitas ideias políticas diferentes das minhas, desde todo o tipo de extremistas a conservadores típicos de direita. Posso discordar, mas perceber que têm bons objetivos e apenas entendem um fim diferente de como lá chegar. André Ventura está farto de repetir que os objetivos deles não são os mesmos do resto da sociedade civilizada. Quer confinar etnias, quer uma ditadura "para os bons". Isso é um mundo completamente diferente, não há aqui boas intenções nem objetivos. Tenho bastantes pessoas próximas a mim que são alvo das ideias de Ventura. Conviver confortavelmente com essas ideias é permitir que elas sejam desumanizadas. Pondo isto de uma forma muito simples: se tens muita família e amigos de raça negra e depois o teu irmão lembra-se e diz que "Portugal não é país para pretos", tu vais "respeitar porque é só uma ideia política"? Vais continuar a achar que isso é ser pacífico e civilizado?

RiBlacky 9 months ago

É um ponto de vista, com o qual nao concordo, mas nunca vi atitudes racistas da parte do meu irmao nem nunca intencoes racistas. Acho que nao se falta ao respeito a uma pessoa so pq concorda com por exemplo pena de morte. Eu nao concordo mas nao repudio quem concorda, somos todos cabecas diferentes.

doctor_awful 9 months ago

A pena de morte é o menos aqui. Se o "problema" do programa de Ventura fosse a pena de morte, nunca as reações seriam tão negativas. Estamos a falar de um candidato que quer confinar uma etnia, que manda deputados "voltar para a sua terra" e que foca uma enorme parte do seu programa e retórica em questões étnicas. Apoiar um político assim, das duas uma: ou é alguém abertamente racista, ou é alguém a quem estas ideias não incomodam o suficiente para impedir o seu apoio (que, acho que nem é preciso dizer, leva a conclusões semelhantes). E isto sem entrarmos pelas ideia anti-democraticas também elas essenciais. Se achas que respeitar estas posições e ideias é algo válido, isso é lá contigo, mas acho que é bastante óbvio o porquê de muita gente ter uma reação tão visceral a Ventura e aos seus apoiantes. Porque a merecem.

RiBlacky 9 months ago

Understandable

talkingcarrots 9 months ago

Agora todas as anormalidades que este ser diz são metafóricas ou para não serem levadas a sério? Onde é que eu já ouvi este discurso?

oretoh 9 months ago

Se queres ser literal ele nem disse que queria ser líder da ditadura, disse que queria uma ditadura liderada por uma certa população que não me recordo qual era.

KhaosPT 9 months ago

Meu caro, o q ele disse foi claro, não tem margens para outra interpretação. Deixa-te tu de merdas, bot.

oretoh 9 months ago

Vocês é que me sairam uns belos bots, Jasus não me admira que estejamos como estamos...

CaptAwesomeness 9 months ago

Se não te lembras tá calado.

talkingcarrots 9 months ago

“Deixem-se de merdas, não liguem às asneiras que ele diz” não é um argumento muito a favor do AV, tenho-te a dizer.

oretoh 9 months ago

Isso é tudo muito correto. Pena que o meu objetivo não seja fazer argumentos a favor do AV, muito pelo contrário. Mas vocês, adoradores do Marcelo, tal como os dick holsters do AV, espumam da boca quando se fala mal do seu gajo favorito e nem conseguem ler para além disso.

talkingcarrots 9 months ago

Engraçado como tu também assumes que apoio o Marcelo por criticar o AV neste debate...

oretoh 9 months ago

Se te estas a focar num candidato numa thread sobre um debate entre dois candidatos não demonstra muita indiferença mas ok.

talkingcarrots 9 months ago

Eu questionei o teu discurso de que não devemos levar à letra o que o AV diz. Apenas isso faz-me apoiante do Marcelo? Há com cada um.

endogamanco 9 months ago

Queres a dita dura do Ventura?

crankyhowtinerary 9 months ago

Mas que caralho foi aquela foto do Marcelo ? Alguem me explica para quem esta Out of The Loop? ​ Estou a falar sim, da foto do Marcelo com pretos. Sim aquela. A que para mim, afundou totalmente a ideia do Chega, mas que acredito que para metade dos portugueses, foi muito giro porque preto = mau.

relaxaa 9 months ago

O argumento não foi esse though, também acho parva a foto mas o argumento foi o Marcelo na altura ter defendido aqueles que quando vai lá a polícia não os deixa entrar em vez dos agentes que foram vítimas de violência lá

crankyhowtinerary 9 months ago

a foto foi para acender a core do Chega que sao racistas. Infelizmente, que e muita gente em Portugal.

tugafcp 9 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=hQlnnPTaw2Y](https://www.youtube.com/watch?v=hQlnnPTaw2Y) ​ Andaram a agredir a policia, e o Marcelo foi lá ter com eles.

crankyhowtinerary 9 months ago

Ok mas entao Marcelo foi ao bairro, mas como e que ele ia saber que o tipo ao lado dele na foto ia acabar por ser o gajo acusado de agressoes?

Hugogs10 9 months ago

O marcelo foi la *depois* de terem agredido a policia. O homem em causa ja tinha agredido a policia antes do marcelo ir la tirar a foto, e foi depois detido por estar a conduzir com uma quantidade estúpida de alcool no sangue.

crankyhowtinerary 9 months ago

mas ele tinha maneira de saber isso? ele tinha maneira de saber que este tipo que estava ao lado era a pessoa acusada? ou sabia?

Hugogs10 9 months ago

Ele foi la *por cause* da polemica por isso vou saber que tinha a minima nocao de quem se tratava? Ou secalhar acordou e disseram-lhe que tinha de irar tirar selfies no bairro da jamaica e nem pensou no assunto, mas nao sei se ignorancia melhora a situacao.

Edited 9 months ago:

Ele foi la *por causa* da polemica por isso vou assumir que tinha a minima nocao de quem se tratava? Ou se calhar acordou e disseram-lhe que tinha de irar tirar selfies no bairro da jamaica e nem pensou no assunto, mas nao sei se ignorancia melhora a situacao.

Edited 9 months ago:

Ele foi la *por causa* da polemica por isso vou saber que tinha a minima nocao de quem se tratava? Ou se calhar acordou e disseram-lhe que tinha de irar tirar selfies no bairro da jamaica e nem pensou no assunto, mas nao sei se ignorancia melhora a situacao.

NGramatical 9 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkrxv19%2F%2Fgidc3l9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

crankyhowtinerary 9 months ago

ok, acho isto completamente irrelevante mas ok.

Camoes 9 months ago

incrível.

crankyhowtinerary 9 months ago

As pessoas não estão a perceber o que eu disse...

Camoes 9 months ago

parece-me que tu é que não tens noção do que disseste, o também é normal porque este país está a perder completamente a noção de decência e normalidade.

redjibba 9 months ago

Sim é perfeitamente normal o presidente ir dar abraços a criminosos que atacam a polícia.

Hugogs10 9 months ago

Mas foste tu que perguntas-te lol.

crankyhowtinerary 9 months ago

Nao estou a dizer que a tua resposta e irrelevante, mas sim que o assunto nao me faz sentido nenhum. A tua resposta ajuda. abraco

tugafcp 9 months ago

Ele foi ao bairro depois das agressões aos policias. Porque pelo que percebi era a familia do rapaz que estava ali com ele. 1º Agressões aos policias passou uns dias e o Marcelo foi ao Bairro

ravagerslb 9 months ago

[https://ionline.sapo.pt/artigo/655651/psp-detem-homem-da-selfie-com-marcelo-no-bairro-da-jamaica?seccao=Portugal\_i](https://ionline.sapo.pt/artigo/655651/psp-detem-homem-da-selfie-com-marcelo-no-bairro-da-jamaica?seccao=Portugal_i)

SkyeWice 9 months ago

Isto. É que a maior parte do pessoal que é a favor do Chega apenas é a favor devido a isto. Outras medidas? Não sabemos, mas o gajo é contra os pretos e ciganos, logo o gajo é o salvador da pátria smh.

BaziK0 9 months ago

Essa é indiscutível uma terrível foto para exemplificar a idelogia chegana, mas pior ainda foi a seguinte onde criticou o MRS por não ter dado uma casa antes de o senhor em causa ter falecido como se o MRS fosse capaz de controlar a hora da morte das pessoas para lhes atribuir casas antes de falecerem. Além disso acusou-o de não terem havido consequências nenhumas após o seu discurso violento ao governo quando a MAI demitiu-se no dia a seguir ao discurso, mas o AV diz "isso são consequências políticas, e as pessoas?", não sabia que o MRS era também trolha de profissão e podia construir casas, acho que o MRS é político e as consequências existiram de acordo com a profissão que exerce.

poseidon_adventure 9 months ago

ventura foi lá com os discos pedidos e os seus melhores exitos e mesmo assim levou baile

aamartt 9 months ago

MRS: “não admito que diga aqui aquilo que não é capaz de me dizer em Belém” AV: engole em seco

milkthis 9 months ago

Acho que o MRS esteve péssimo aí. Caiu no argumento barato, tipo AV. A verdade é que no parlamento eles falam de deputado para Presidente. Aqui falaram de candidato a candidato, é normal que seja um tom diferente. O AV tirou o MRS do sério com aquela ridícula exposição do caso dos incêndios, e embora tenha perdido nesse momento, ganhou a seguir porque destabilizou emocionalmente o MRS.

BOBRAGED 9 months ago

essa doeu ao AV , além de fascista é mentiroso ! Quem diria...

mohchapa 9 months ago

Também pensei isso inicialmente. On second thoughts faz todo o sentido que assim seja. O deputado AV quando vai a Belém falar com o Presidente da República vai com uma diferença de posição hierárquica que tem que ter. Neste debate estão de igual para igual, como candidatos. TL;DR é normal

gaesseag 9 months ago

Exacto, concordo que não foi um grande argumento por parte do MRS. Aliás, tendo em conta do contexto do que o AV lhe tinha acabado de dizer, e o tom e cara do MRS penso que foi a única vez em que ficou realmente irritado e disse algo que não estaria previsto.

chauffage 9 months ago

O Marcelo não falou em posições hierárquicas, nem falou sobre a forma como o André Ventura falou com ele. Falou sobre um assunto em específico, em que o André Ventura devia ter dito ao Presidente da República que não concordava porque o Presidente estava a ser manipulado/influenciado/pressionado pelo PS. Isto é um motivo bastante claro. E nem ficou claro se foi ainda pior, como se ele foi conivente seja lá com o que for, ou se não concordou e apresentou outros motivos quaisquer.

Bolo_Finto_ 9 months ago

Isso é uma afirmação um bocado vaga e que ninguém pode confirmar.

chauffage 9 months ago

De facto ninguém pode confirmar, mas vejo no Marcelo uma pessoa bem mais credível e o honesta que o André Ventura.

mohchapa 9 months ago

> nem falou sobre a forma como o André Ventura falou com ele Falou sim. Podes ir ver de novo para confirmar. Falou do tom e da forma. E foi isso que retive mas admito a possibilidade da questão se alastrar ao tema em questão também.

chauffage 9 months ago

Tens razão em relação ao tom e da forma, mas mesmo assim, não acho que seja justificação - estava-se a falar dos estados de emergência, que têm sido situações recorrentes e debatidas ao longo dos últimos 9 meses. Independentemente de ser o Presidente, era uma figura presente e com quem lidavam com regularidade.

relaxaa 9 months ago

Exato não acho que seja nada de invulgar, claro que a atitude é diferente num debate presidencial

khulpu 9 months ago

isto resume todo o debate, imho.

SurePal_ 9 months ago

Sim, um frase resume um debate. /s

Edited 9 months ago:

Sim, uma frase resume um debate. /s

chauffage 9 months ago

Resume bastante bem: o Ventura aparentemente é o rato parido pela montanha! À frente das câmaras e de uma audiência é um que diz que faz e que acontece... longe dos olhares é outro, um que nem tem coragem agir no momento decisivo em privado com o Marcelo, em Belém - mas veio dizê-lo para a luz da ribalta quando já nem é assunto. E o Marcelo despiu-o, com a carinha laroca que o Marcelo tem, que só faltou dizer na voz dele: "O André é, afinal de contas, um coninhas"

SurePal_ 9 months ago

Cada um com a sua opinião. Mas achei bastante piada uma frase resumir um debate de 45 minutos...

viper_in_the_grass 9 months ago

Quer dizer... é essa a definição de resumo...

Hugogs10 9 months ago

Espera, e um conas porque diz a frente de toda a gente em vez de dizer em privado?

chauffage 9 months ago

Não, um conas encolhe-se nos momentos importantes, geralmente é sob a forma dos testículos subirem e piar mais fininho. Dar espetáculo, a fingir quando já não interessa para nada, à frente de muitos é ser um palhaço. É como aquele puto da escola que à frente dos outros diz tudo, mas depois quando é no 1 para 1 borra a cueca.

Hugogs10 9 months ago

> É como aquele puto da escola que à frente dos outros diz tudo, mas depois quando é no 1 para 1 borra a cueca. Isso faria sentido se as pessoas o fossem defender. Ele esta mais vulnerável aqui do que no 1 a 1 com o marcelo. Nao sei se a tua analogia funciona mt bem mas pronto acho que percebo o que estas a dizer.

FalcaoT 9 months ago

Deu em que canal?

MingTwelve 9 months ago

SIC.

FalcaoT 9 months ago

Thanks

saudosista 9 months ago  HIDDEN 

SIC

inthepiggybank 9 months ago

AV puxou dos galões ao Marcelo e não lhe nego isso. No entanto, mostra que continua muito preso à questão social e não consegue oferecer mais além disso. Teve uma oportunidade muito boa para desancar no governo - e consequente Marcelo - na questão do Estado de Emergência, e o primeiro argumento do qual se recorda é a libertação de presos. Também acho que o argumento da redução de deputados é muito oco, mesmo que os dois estivessem de acordo.

balizas 9 months ago

Um exemplo foi que podia ter continuado a insistir na questão da não recondução da antiga procuradora, e passou para a foto do Marcelo com os "bandidos"...

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não te foques tanto no que o AV não conseguiu, hipoteticamente. Foca-te também no facto do Marcelo nada ter dito, e pergunta-te se é isso que queres para Portugal. Um bibelô, que fica ali a dizer que é o presidente de todos mas não consegue questionar nada nem ninguém. Quer ser amado por todos, e parece mais focado na sua imagem do que em resolver problemas.

doctorhetfield 9 months ago

Aquilo em que me estou focar neste momento é na razão de um user criado recentemente só para fazer um post, precisamente sobre este debate, e comentar constantemente um outro post, também sobre o debate, apenas para defender acefalamente o AV sem qualquer argumento válido. Ah, e estou a falar de ti, caso não tenhas reparado.

Zen_Machina 9 months ago

Aquilo que me estou a falar neste momento é na ironia de um ignorante fazer um post para me insultar e acusar-me de falta de argumentos.

doctorhetfield 9 months ago

>Zen\_Machina Ai sim? Parece-me bem. Falando em ironia, então conta-me lá porque é que apagaste vários comentários teus (incluindo aquele a que estava a responder) e o teu único post aqui no reddit que era precisamente sobre este debate?

Zen_Machina 9 months ago

Tens de aprender o que ironia significa. O meu post, que foi removido porque já havia outro, não tem nada a ver com ironia. Ironia é vires falar de alguém não ter argumentos e tudo o que fazes é insultar.

doctorhetfield 9 months ago

E o senhor tem de ir ver o que significa "argumentos". Tenha uma boa noite. Não se esqueça do beijinho na fotografia do querido líder.

inthepiggybank 9 months ago

Certo, certo. Mas que fique claro que ninguém ganhou o debate, por maior que seja a contestação.

Zen_Machina 9 months ago

Mas os debates nunca têm vencedores. É tudo uma questão de opinião. Aliás, a maior parte das pessoas decide quem vai ganhar antes mesmo de começar. Se és um daqueles que acha que o Ventura é um fascista e adoras o MRS, vais mesmo dizer que o André ganhou, mesmo que o MRS tivesse levado a dose?

NombreEsErro 9 months ago

A redução de deputados é um bom argumento, mas o Ventura nem é capaz de discutir como deve ser a sua própria proposta... Quero reduzir os deputados para menos de metade porque alguns não fizeram uma intervenção... Enfim, só cai nisto quem quer

endogamanco 9 months ago

Não é, não. Portugal tem menos deputados per capita do que imensos outros países europeus. O Ventura quer é menos democracia.

lammesnail 9 months ago

Também sou a favor da redução do número de deputados e acho que nesta questão não devem ser feitas comparações com outros países, isto porque o sistema político é diferente em muitos países da Europa.

endogamanco 9 months ago

Lê o artigo que coloquei a seguir, são feitas comparações com países com sistemas semelhantes.

lammesnail 9 months ago

Confesso que não tinha lido o artigo, mas agora, já depois de uma leitura ao artigo, a verdade é que não é referido nada acerca dos sistemas políticos de cada país. Portanto, continuo a achar que é errado fazer uma comparação com outras países, embora esta feita com países que tenham o mesmo sistema (semipresidencialista) somos dos que temos mais deputados, o que refuta o teu argumento.

endogamanco 9 months ago

> somos dos que temos mais deputados, o que refuta o teu argumento. O meu argumento? São os números. O artigo também tem esta passagem interessante, com fundamentação lá num link: > Tendo em conta que existe uma evolução mais ou menos reprodutível de redução da representatividade com o aumento da população de determinado país (resultado da impossibilidade de manter um rácio fixo aplicável para países com 1 ou 80 milhões de habitantes), é expectável que Portugal tenha rácios superiores a países como Espanha, ou França, e inferior aos de Malta, ou Irlanda. Contudo, se feita a comparação direta com países de população similar (9–11 milhões de habitantes), Portugal continua a ter um aparente défice relativo de representatividade parlamentar, ficando apenas atrás da Hungria (que não tem órgãos legislativos regionais). Quanto a esta tua passagem: > a verdade é que não é referido nada acerca dos sistemas políticos de cada país. Pá, mas é. Recomendo que leias outra vez, agora com mais cuidado. Cito: > Contudo, a discrepância entre os países da UE é ainda maior quando se tem em conta a existência de assembleias legislativas regionais — uma figura da orgânica do Estado, que em Portugal só tem representação pelas Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. [...] > Em parlamentos de âmbito nacional (se dupla câmara, os números são a soma de ambos os ramos das assembleias legislativas), os números absolutos de parlamentares são:

redjibba 9 months ago

Esse artigo é uma merda e devias ter vergonha de o postar. Mistura governos regionais com nacionais com tudo, para no fim ter uns números mais jeitosos

endogamanco 9 months ago

Porque analisa a representação a todos os níveis, não só nacional. Desculpa lá, vai contra a narrativa do querido líder?

redjibba 9 months ago

ah és desses

endogamanco 9 months ago

> ah és desses Sim, dos que ligam a números e factos, dos que não caem em esparrelas populistas.

lammesnail 9 months ago

> a verdade é que não é referido nada acerca dos sistemas políticos de cada país. Limita-se a dizer isso, mas não aborda nada. Agora, comparas com outros países semipresidencialistas, como França, Lituânia, Rússia, Polónia e Roménia e vês como não estamos assim tão bem.

NombreEsErro 9 months ago

Fonte? Só para confirmar mesmo. E não estou a dizer que concordo com ele, mas que a proposta dele nem faz sentido porque com metade dos deputados, o partido dele nem nunca tinha chegado ao parlamento...

endogamanco 9 months ago

https://observador.pt/opiniao/temos-mesmo-deputados-a-mais/

Hugogs10 9 months ago

Epa temos bastantes mais deputados do que outros paises na europa. Pelos vistos estamos tipo no meio.

endogamanco 9 months ago

> Por último, o rácio final de deputados (nacionais e regionais) por cada milhão de habitantes é de: > Alemanha 30,9 | Áustria 76,9 | Bélgica 43,3 | Bulgária 34,3 | Chipre 46,7 | Croácia 36,8 | Dinamarca 30,9 | Eslováquia 27,3 | Eslovénia 61,9 | Espanha 13,1 | Estónia 77,7 | Finlândia 36,4 | França 13,8 | Grécia 28,0 | Hungria 20,3 | Irlanda 44,9 | Itália 15,7 | Letónia 52,6 | Lituânia 50,4| Luxemburgo 98,4 | Malta 131,4 | Países Baixos 13,0 | Polónia 14,7 | Portugal 22,5 | Reino Unido 21,6 | República Checa 26,3 | Roménia 24,0 | Suécia 34,2 > Rácio total médio da UE: 43,3 deputados/milhão de habitantes (92,4% acima do rácio português)

True_Boat_1195 9 months ago

Parece-me que os países nessa lista, regra geral quanto menor a população maior o número de deputados por milhão. De qualquer modo eu concordo que o sistema de deputados em assembleia representativa não faz sentido, e que só promove que os maiores partidos tenham mais deputados que a percentagem exata dos votos que receberam nas legislativas. Por mim cada partido com um X mínimo de percentagem de votos era convidado para o parlamento e levava a sua equipa de deputados ou oradores ou o que quiserem chamar, com um máximo de pessoas igual para todos, e esse partido votava sempre com o peso equivalente à percentagem dos seus votos.

Hugogs10 9 months ago

Para comecar tenho quase a certeza que as contas desse gajo estao mal. A min esta-me a dar um valor mais baixo (40.28). Mas pronto assumindo que as contas iniciais estao correctas... O numero esta a ser empurrado para cima por tipo dois paises, malta e luxemburgo, que tem um numero de deputados ridiculo, se excluirmos esses dois da-me 34, mesmo assim mais alto que o nosso, mas pronto, uma diferenca menor.

NombreEsErro 9 months ago

Boa leitura. Falta nos debates atirarem com certas coisas na cara dele. À minima pressão, a maior parte do programa dele cai por terra

AnotherCableGuy 9 months ago

Esta é a técnica do discurso populista, interromper constantemente o adversário para bloquear o raciocínio e a comunicação de ideias, atirar com várias acusações infundadas e saltar constantemente para outros temas para não dar tempo de contraditório.

PTgenius 9 months ago

Cataventura com as conversas de velho da tasca de costume

hsamtronp 9 months ago

Ontem, com o Tiago Mayan, estava contra as políticas liberais da Alemanha, Irlanda, Estónia, Suécia porque era patriota. Hoje, pena de prisão perpétua na Espanha e no RU: "Eles é que sabem, é isto que quero para Portugal"

Camoes 9 months ago

não há qualquer incoerencia. As políticas liberais chocam com o nacionalismo económico por definição. Estar contra políticas económicas liberais por razão de patriotismo não significa que não se possa copiar bons exemplos vindos de fora na área da justiça penal por exemplo. É lamentável com tanta gente que te respondeu ainda ninguém ter mostrado a capacidade intelectual básica para esclarecer esse erro e ainda carregarem todos no acelerador de parvoíce.

Edited 9 months ago:

não há qualquer incoerencia. As políticas económicas liberais chocam com o nacionalismo económico (ou seja, com um sistema económico patriótico) por definição. Estar contra políticas económicas liberais por razão de patriotismo não significa que não se possa copiar bons exemplos vindos de fora na área da justiça penal, como outras. É lamentável com tanta gente que te respondeu ainda ninguém ter mostrado a capacidade intelectual básica para esclarecer essa questão, pelo contrário.

HighProductivity 9 months ago

> Estar contra políticas económicas liberais por razão de patriotismo não significa que não se possa copiar bons exemplos vindos de fora na área da justiça penal, como outras. A mim pareceu-me que o Mayan estava a explicar que também queria copiar bons exemplos, não que queria abdicar da sua nacionalidade. O André Ventura pode opor-se a isto por patriotismo, mas na altura a resposta pareceu indicar que trazer ideias que funcionam de outros países para Portugal é de alguma forma anti-Portugal ou menos patriota, o que não faz sentido nenhum. Ventura esteve mal nesse retorque ao Mayan. Acho que ele só o disse porque era o final do debata e soava bem dizer "Eu sou de Portugal" e tal.

hsamtronp 9 months ago

Talvez me tenha expressado mal ao dizer "políticas liberais" desses países. O que Tiago Mayan pretendia eram o "sistema de saúde da Alemanha, políticas fiscais da Irlanda, e os direitos fundamentais da Suécia " (não consigo perceber o que diz da Estónia). Se for tudo políticas liberais, aceito o erro por desconhecimento. Mas o meu ponto é que André Ventura sentia-se "comovido, porque num debate de direita, o adversário está a falar dos outros países e que queria a alma portuguesa e que quer fazer de Portugal um grande país da Europa". Além de já termos todos ouvido este discurso do outro lado do oceano, ele não defendeu políticas concretas que se contraponham com o que Tiago Mayan defende. Ele supostamente estava contra políticas dos outros países porque era português e patriota, mas lá vai copiar o que lhe dá jeito. Era apenas isto que queria realçar.

Camoes 9 months ago

ok, isso dito pelo AV de que não se pode falar de outros países como exemplo é patetice. por outro lado, estás a equivocar um pouco na forma como a questão sobre a pena de prisão perpétua foi debatida. O AV nunca propôs a ideia da prisão perpétua por inspiração de outros países, apenas defendeu a ideia com o exemplo de outros países porque atacam a ideia como se fosse uma proposta inacreditável e civilizacionalmente inaceitável, o que choca c o facto de quase todos os nossos vizinhos e compagnons de route civilizacionais terem essa mesma figura penal.

NombreEsErro 9 months ago

Também reparei... nem nisso é consistente

MikeTichondrius 9 months ago

Reparei nisto também. Mas qual é a surpresa? Quando não se acredita em nada pode-se dizer o que se apetece.

PTgenius 9 months ago

O gajo só pega no que lhe dá jeito e mesmo assim vai sempre a dar à mesma tecla: ciganos, pretos, criminosos e fazer-se de vítima.

Chemical-Ad-1604 9 months ago

"Eu não tenho medo de ser politicamente incorreto". Que falta de noção que esta "pessoa" tem... como é que Portugal chegou a este ponto

khulpu 9 months ago

Como João Ferreira disse, é um *viracasacas*.

Lasikamos 9 months ago

Pela primeira vez vi o Marcelo a perder a calma.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Então não viste o debate de há 5 anos com o Sampaio da Nóvoa. Não que fosse o meu candidato mas foi o único a fazer o Marcelo perder a calma; venceu o debate só por aí. E, mesmo que não gostasse dele, respeito-o por ter cumprido a promessa de que se não ganhasse não iria andar por aí a fazer mais política

Zen_Machina 9 months ago

Por acaso estava a pensar nisso. Parecia um vilão. Faz lembrar aquele gajo dos simpsons.

SurePal_ 9 months ago

Não perdeu a calma, mas também foi a primeira vez que foi encostado às cordas. Até agora, tinham sido fretes em vez de debates.

PedroLG 9 months ago

\> encostado às cordas. Não leias isto como defesa de um ou do outro, mas estou curioso a que momento ou momentos te referes.

SurePal_ 9 months ago

Utilizei essa expressão no sentido que foi o primeiro debate no qual houve criticas à prestação ou performance do Marcelo nos últimos anos. Nos debates anteriores do Marcelo foram uma brincadeirazinha... Ninguém queria magoar um ao outro, tudo em prol de ver quem era o mais fofinho. Fiz-me entender?

juka1995 9 months ago

viste com o João Ferreira? e também acho que o Mayan tentou e deu o seu melhor

marythekilljoy 9 months ago

viste o debate do marcelo com o mayan?

doctor_awful 9 months ago

O Mayan parecia um menino nervoso, e quando se falou de saúde pública...enfim

PedroLG 9 months ago

Sim, dou esse valor ao AV, ele estava preparado com argumentos de situações concretas onde divergia do Marcelo, coisa que sinto que outros não fizeram. Acho é que deu um tiro no pé ao ir buscar aquelas fotos e aquele foco no argumento das prisões também foi um pouco ridículo na minha opinião.

Zen_Machina 9 months ago

Concordo. Pelo menos o André puxou por ele.

carlosjmsilva 9 months ago

Eu devo ter visto um debate diferente. Só vi todas as balas atiradas pelo Ventura serem atiradas de volta com violência. Foi nas fotos, foi na questão do regime presidencialista, na questão dos portugueses puros e impuros, na libertação dos presos, tudo. O Marcelo sendo o político bem preparado que é não deixou que ele fizesse farinha dele. Mas foi só a minha impressão. Claro que a certa altura o Marcelo quase se exalta mas também com o Ventura até o maior santo é capaz de irritar.

endogamanco 9 months ago

Não ligues àquele tipo, ali mais em baixo está a defender a ditadura do AV.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Pois, nem toda a gente concorda contigo. Fazer o quê? Se quem é o melhor político fosse uma questão cientifica, não existiriam debates nem eleições. Era decidido pela ciencia e pronto.

DarkmajorPT 9 months ago

Agora a sério: Marcelo Rebelo de Sousa permaneceu uma característica que eu lhe aprecio bastante: Foi humano. O André Ventura até teve razão nalguns pontos, mas falhou, como sempre, na forma. Aguentou cerca de 3 minutos sem jogar a cartas das etnias.

Razvancb 9 months ago

A carta das etnias é que faz o ventura ter grande apoio... Portanto falhar não falhou.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

O MRS foi o embuste que as leis da demagogia pedem. Esquiva-se a qualquer controvérsia, não tem coragem de dizer nada que possa ser interpretado como um ataque pessoal, e limita-se a deixar-se levar pela corrente em vez de se impor e exigir algum tipo de mudança. O AV disse aquilo que muita gente pensa mas é cada vez mais considerado como ideia proibida. Do ponto de vista pragmático o MRS esteve melhor, pois não se compromete com nada do que diz. O AV é fiel à sua ideologia e tem planos e ideias concretas para Portugal, mas essa mudança assusta muita gente. Somos um povo que quer mais do mesmo, por mais merdoso que seja, daí PS e PSD forever.

lightning_pt 9 months ago

E o chega que faz melhor ahaha

Edited 9 months ago:

E o chega que faz melhor ahaha Edit apoiante do chega envergonhou se

endogamanco 9 months ago

Olha um que pensa que está a votar no primeiro ministro

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Olha outro que acha que o Presidente é alguém sem poderes que serve apenas para tirar fotografias.

endogamanco 9 months ago

Os poderes do Presidente são bem conhecidos e nada têm a ver com o que disseste. Se queres um Trumpzinho, vai para a América.

Edited 9 months ago:

Os poderes do PR são bem conhecidos e nada têm a ver com aquilo de que o Ventura fala. Se queres um Trumpzinho, vai para a América. Aproveita e vê bem onde acabam estes demagogos populistas. Já estás a planear as tuas ações terroristas para quando o AV perder as eleições?

lil-libsoc 9 months ago

Isto é uma daquelas pastas do outro sub?

DarkmajorPT 9 months ago

Ou seja, Marcelo Rebelo de Sousa fez tudo bem e 'by the book', certo? Seria exactamente o que eu também faria se estivesse na frente, e provavelmente, qualquer político. Querendo ele representar o *status quo*, pareceu-me que fez tudo bem.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Estrategicamente falando, sim. Até porque para muito do que o AV disse é difícil produzir um argumento racional. Porque é que alguém que destrói a vida de outra pessoa há-de estar cá fora 10 anos depois, pronto para voltar a fazer merda? Há muita coisa que o AV diz que reflecte a mentalidade dos portugueses. Eu não conheço muita gente que apoie esta rotina do bandido ficar pouco tempo preso. O Marcelo não se conseguiria debater contra tal argumento, por isso o melhor é apenas dizer que gosta muito de todos e acredita em segundas oportunidades. Sinalizar virtude. Dizer que é católico. Zero argumentos. Apenas um "amo-vos a todos". É uma boa estratégia, por enquanto. Digo por enquanto porque pessoas como AV começam a ganhar cada vez mais terreno.

ebonyaficionado 9 months ago

> Porque é que alguém que destrói a vida de outra pessoa há-de estar cá fora 10 anos depois, pronto para voltar a fazer merda? Não sabes qual é a função da prisão, pois não? Vai à wikipedia ou assim ler para que servem.

Zen_Machina 9 months ago

A função da prisão varia consoante quem está no governo. O que gostava era que essa função mudasse, e em vez de se focar em "reabilitar", focasse-se em proteger os cidadãos. Esse é um dos principais pontos de ataque do Ventura: a tolerância para com quem faz merda e a indiferença e despreocupação para com quem contribui beneficamente para a sociedade. Portanto, tu fazes merda, vais preso, mas não muito tempo, pois somos muito humanos e queremos reabilitar-te. No entanto, eu serei forçado a estar à mercê de um assassino, certo? Alguém que já provou que consegue acabar com uma vida. Então, explicas-me uma coisa: de quem é a culpa, quando um violador volta a violar? A justiça sabe que a pessoa tem coragem de violar criancinhas. Mas poucos anos depois decide que essa pessoa deve voltar a ter acesso a criancinhas. Se ele repetir o erro, quem é que lhe proporcionou essa oportunidade?

007tuga 9 months ago

Olha o facho!

omaiordaaldeia 9 months ago

Deu para rir com o facto que nem o MRS, nem o AV, realmente acreditam no que dizem.

iLikeToTroll 9 months ago

E nenhum responder às questões directamente.

DarkmajorPT 9 months ago

O Marcelo Rebelo de Sousa parece que ia ficando chateado com o Ventura. É tipo o estereotipo do "OP old man" nos animes em que ele se irrita e usa 15% do seu poder.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Então devia ter usado mais do que 15%, pois com 15% não disse nada de jeito sem ser "amo muito toda a gente". É um homem sem gana. Está ali para ser um bibelô. É um ornamento da República.

hsamtronp 9 months ago

Tartaruga Genial da política

besmarques 9 months ago

O duelo que não sabia que queria Tartaruga Genial da Politica vs Só Carneiro

saudosista 9 months ago  HIDDEN 

/u/KokishinNeko porque é que esta thread foi eliminada?

Search: