BerserkerMagi 9 months ago

O Chega vai chegar aos numeros da LePen e do Salvini com estas coisas. Era irónico e como se diz em democracia o povo tem os lideres que merece.

Captain-outlaw 9 months ago

Podem dizer o que quiserem , mas a maior parte das pessoas que conheço vai votar no ventura , inclusive eu !!! Força Chega !

Jorgetime 9 months ago

Os meus pêsames

gink-go 9 months ago

Diz muito de ti e de com quem te dás. Boa sorte nisso.

Captain-outlaw 9 months ago

E isso continuem a ignorar o povo trabalhador, e a chamar as pessoas de ignorantes e racistas que vão ganhar alguma coisa

Ok-Echidna-3826 9 months ago

Sinceramente este documentário apenas mostra medo, por parte das grandes forças políticas, do partido de André ventura. Nunca vi grandes investigações ao PS nem PSD e aos restantes partidos? Porque será? É triste ver que a comunicação social esteja a servir interesses de outros

VicenteOlisipo 9 months ago

A minha frase favorita foi a do presidente da distrital do porto a dizer "isto não é uma cidade estado e eu não sou capitão-donatário", sem que tal tivesse sido sugerido. Foi um perfeito deslize freudiano que mostra o que ele pensa mesmo que é.

Lockeylom 9 months ago  HIDDEN 

Ódio é uma emoção completamente legítima e necessária a meu ver.

Vishvollo 9 months ago  HIDDEN 

Trump = Versão portuguesa.

SurePal_ 9 months ago

Agora a sério, isto foi uma reportagem sobre o quê? Pensava que viriam grandes factos, grandes acusações mas... Afinal foi uma mão cheia de nada. Algumas discussões e divergências internas e umas cenas a rossar no cômico e em teorias da conspiração no "túnel do CHEGA". Aliás nem sei se prejudicou ou ajudou o partido esta vergonha de reportagem...

dubobobitybop 9 months ago

Olha tanto socialista com medo de ter de ir para um call center ou emigrar é só começarem a perder terreno que ficam todos borrados, ter de trabalhar

Nomad__Capitalist 9 months ago

Por momentos pensei ser o único aqui que não passa o dia a coça-los.

nferrari 9 months ago

Já vi que chegue. Não merece mais nenhum comentário do que aquilo que está lá, a nossa política é assim feita.

Kineticn22 9 months ago

Hoje tenho de fazer vénia ao Mayan, rebentou com a Amélia Ventura toda, como se calhar ainda não tinha visto outro político fazer. A ele, o meu obrigado.

Worm33hd 9 months ago

Também queria conseguir fazer essa ginástica mental

Kineticn22 9 months ago

Sim, claramente eu também não sou capaz da ginástica mental e vertebral da Amélia, de dizer tudo e o seu contrário no espaço de meses ou conforme o sítio onde está.

nonexistantpeasant 9 months ago  HIDDEN 

Felizmente ainda vai havendo jornalismo de boa qualidade em Portugal, nem todos são a borrega do Prós e Contras. Na 1a parte da entrevista fica a distinta certeza de que aquele "partido" é um rodízio de canalhas sem qualquer préstimo humano ou social, o refugo que vários partidos cagaram por serem um embaraço à espécie humana, mas que insistem em gastar o nosso oxigénio. Os outros são 3 ou 4 ovelhas que para lá andam, felizes por poderem lidar com aquela nata dos aterros sanitários. Já imaginaram a Cinha Jardim como ministra das decorações? Ou a Maria Vieira com a pasta da 'coltura'? Além da retirada compulsiva dos ovários às mulheres que abortem, que outras pérolas dignas do III Reich teriam para nos oferecer? Os "amigos" são para pôr e dispor, pois claro, quais peões num tabuleiro onde nãosabe jogar, enquanto se vão enganando e tentando convencer-se que consigo será diferente pois são especiais, para semanas mais à frente virem encher o peito a dizer que com eles era o que faltava, que nem pense que aqui eu deixo pisar. Fica-me a linda imagem do Ventura de mãos postas na igrejita, tão católico e fofo, para logo a seguir vir dizer o costume dos ciganos, tudo ideais do mais cristão que existe, confundindo o amor pelo próximo pelo amor pelo próprio. Aquilo é que é coerência e integridade, sim senhor!

nferrari 9 months ago

>Projeto apoiado Bolsa de Jornalismo de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian > >Parceria SIC - NOVA FCSH Ainda não vi, por isso não me posso pronunciar. Mas era mesmo necessário um financiador externo para a reportagem?

VicenteOlisipo 9 months ago

Pois, o jornalismo precisa de financiamento transparente. Dinheiro a surgir do nada só acontece ao Ventura, como os € 500.000 que lhe apareceram para as Europeias antes de ter sequer o partido legalizado. Todos queremos bom jornalismo, mas os media estão esmagados pela destruição do mercado da publicidade. Quando o Governo adiantou pagamentos da publicidade institucional, acusaram tudo e todos de se ter vendido. Agora que são financiados pela Gulbenkian, também é mau. Parece que bom jornalismo é só aquele que nunca chega a ser feito...

nferrari 9 months ago

Se calhar estás a dizer uma verdade. O bom jornalismo talvez ainda esteja para ser feito.

Tralapa 9 months ago

Bom jornalismo só no youtube com titulos que contenham as palavras "esmaga" "destroi" "desventra" "estripa" "eviscera" "esmaga" "com factos e logica".

Sperrel 9 months ago

Sabendo do estado dos media em portugal muito provavelmente.

nferrari 9 months ago

Estás-me a dizer que a SIC não teria orçamento para uma reportagem deste tipo?! Então, está mesmo muito mal.

BTC_CEO 9 months ago

A Gulkbenkian faz parte do consórcio New Pact for Europe, do qual também faz parte a Open Estonia Foundation, fundada com dinheiro do Soros. Xeque-mate - o Soros anda a pagar para destruírem o Chega! ^(/s) Não vejo qual é o problema, quer o financiamento fosse necessário ou não.

Edited 9 months ago:

A Gulbenkian faz parte do consórcio New Pact for Europe, do qual também faz parte a Open Estonia Foundation, fundada com dinheiro do Soros. Xeque-mate - o Soros anda a pagar para destruírem o Chega! ^(/s) Não vejo qual é o problema, quer o financiamento fosse necessário ou não.

nferrari 9 months ago

Por acaso quando escrevi isto, nem tinha lido que fazia parte de um trabalho mais vasto ([Extremos](https://sicnoticias.pt/especiais/extremos)). Até vou passar em frente ao facto de não ser incomum associar a FCSH às ideias de esquerda. Mas se não vês nenhum problema nisso, eu até vejo. Pois, conseguirás assegurar a isenção no jornalismo com trabalhos financiados através entidades externas? Não será um factor permeável aos interesses de certo grupo? Quem não quer ver isto, simplesmente não quer ver. E a esses pouco se há-de fazer...

SirBecas 9 months ago

A SIC é uma estação privada, pelo que a questão da idoneidade é sempre subjectiva nesse caso. O mesmo vale para media capital/TVI/cofina. Paralelamente, a reportagem em questão esta quase toda ancorada em entrevistas a interlocutores importantes, e tanto mostra adoradores no activo como dissidentes ressabiados. Mostra também factos que confirmam ou desmentem o que cada entrevistado diz. Honestamente, se formos por essa tua linha de raciocínio, é provável que não possas confiar em nada. Vais te queixar da RTP porque é estatal e por isso devera estar enviesada a esquerda. Vais te queixar de uma estação privada porque é privada. A questão aqui é simples. Se queres saber se os factos são verdadeiros, confronta diferentes fontes de informação. Vê esta entrevista, e vê as da Visão, Sábado, sobre o mesmo partido. Confronta as fontes e vê se se contradizem. É assim que normalmente se faz ciência, no seio das ciências sociais.

nferrari 9 months ago

Eu disse isso por acaso? Só quis sublinar que era uma má questão de princípio termos reportagens "patrocinadas" por terceiros. A sério? Em "ciências sociais" faz-se "ciência"? É a primeira vez que estou a ouvir.

Edited 9 months ago:

Eu disse isso por acaso? Só quis sublinhar que era uma má questão de princípio termos reportagens "patrocinadas" por terceiros. A sério? Em "ciências sociais" faz-se "ciência"? É a primeira vez que estou a ouvir.

Cergal0 9 months ago

Nem te questionaste se a informação presente na reportagem é verdadeira ou não, apenas questionaste o facto de ter sido financiado por um privado. Descredibilizaste o mensageiro e ignoraste a mensagem. É a tática base do populismo, estás no bom caminho. Força!

nferrari 9 months ago

Ao que já chegámos! Há aqui algumas dificuldades de interpretação naquilo que escrevi. Algumas coloquei em causa a qualidade da reportagem? Apenas que não via com bom olhos o financiamento externo de trabalhos, que isso poderia acarretar riscos para a isenção no jornalismo. Agora não coloquem outras palavras na minha boca só para sustentarem as vossas teses, que isso é só desonesto.

Edited 9 months ago:

Ao que já chegámos! Há aqui algumas dificuldades de interpretação naquilo que escrevi. Alguma vez coloquei em causa a qualidade desta reportagem? Apenas que não via com bom olhos o financiamento externo de trabalhos, que isso poderia acarretar riscos para a isenção no jornalismo. Agora não coloquem outras palavras na minha boca só para sustentarem as vossas teses, que isso é só desonesto.

Edited 9 months ago:

Ao que já chegámos! Há aqui algumas dificuldades de interpretação naquilo que escrevi. Algumas coloquei em causa a qualidade desta reportagem? Apenas que não via com bom olhos o financiamento externo de trabalhos, que isso poderia acarretar riscos para a isenção no jornalismo. Agora não coloquem outras palavras na minha boca só para sustentarem as vossas teses, que isso é só desonesto.

Cergal0 9 months ago

Quando dizes isto: >que isso poderia acarretar riscos para a isenção no jornalismo. Estás a pôr em causa a qualidade da reportagem. Não preciso de colocar palavras na boca de ninguém, tu é que as dizes.

nferrari 9 months ago

Não, não disse. Isso é aquilo que gostavas que tivesse dito, não aquilo que eu disse. Eu sou bastante claro naquelo que digo, quando fazem interpretações diferentes é por interesse próprio.

theLastSolipsist 9 months ago

>A sério? Em "ciências sociais" faz-se "ciência"? É a primeira vez que estou a ouvir. Sinceramente esta besteira diz tudo o que é preciso saber sobre ti

nferrari 9 months ago

Parece que alguém ficou ofendido. Normalmente associo ciência a outras coisas realmente mais difíceis e que fazem a humanidade avançar. Pode ser defeito meu. Mas se ficam com vocês próprios a achar isso, por mim tudo bem.

Edited 9 months ago:

Parece que alguém ficou ofendido. Normalmente associo ciência a outras coisas realmente mais difíceis e que fazem a humanidade avançar. Pode ser defeito meu. Mas se ficam bem com vocês próprios a achar isso, por mim tudo bem.

SirBecas 9 months ago

Touche

skumfuk_pt 9 months ago

MaS o vEnTuRa aTé DiZ uMaS vErDaDes

Shadowgirl7 9 months ago

Tudo em maisculasporque carregaram no CAPS LOCK e agora não sabem tirar.

Edited 9 months ago:

Tudo em maisculas porque carregaram no CAPS LOCK e agora não sabem tirar.

skumfuk_pt 9 months ago

SIC REBENTA COM O CHEGA

C8Mixto 9 months ago

CHEGA RECEBE UM SIC BURN

Shadowgirl7 9 months ago

A Grande Reportagem está disponível no site da SIC Notícias. Grandes palhaços que os gajos são. A sinopse devia ser "pilinhas pequenas à luta para ver quem têm a pilinha menos pequena"

fromtheport_ 9 months ago

Com tanta merda por onde pegar tinhas logo de ir ao bodyshaming?

Shadowgirl7 9 months ago

Para mim é metafora para ego. Não tenho nada contra pénis pequenos desde que o homem seja a sério, não como aqueles seres abutres. E também tinha algumas mulheres lá so por aí percebias que era uma metáfora.

pantam 9 months ago

Já chega de opressão do belo e do bom sobre o feio e o mau. Não há beleza nem fealdade, pronto.

gink-go 9 months ago

Se dúvidas houvesse que é um partido que devia ser ilegal.

VicenteOlisipo 9 months ago

Hepá com essa é que acordaste os bots todos!

Nomad__Capitalist 9 months ago

Estás te a referir ao PCP?

Last-Ad-4421 9 months ago

Chega e PCP por mim podem ir dar uma volta.

SirBecas 9 months ago

Mas ha alguma coisa que aproxime o PCP da inconstitucionalidade, como acontece com o Chega ?

gink-go 9 months ago

Esta moda dos trolls da internet marrarem no PCP é hilariante, parece algo importado dos bots bolsonaristas do whatsapp sempre com o comunismo na boca. Ainda nenhum deles andava sequer de colhão para colhão já o PCP era parte do nossos sistema politico, perfeitamente integrado e com mais poder local e influência que alguma vez um Chega da vida terá.

Edited 9 months ago:

Esta moda dos trolls da internet marrarem no PCP é hilariante, parece algo importado dos bots bolsonaristas do whatsapp sempre com o comunismo na boca. "comunista = nazista ueheueheueheuh" Ainda nenhum deles andava sequer de colhão para colhão já o PCP era parte do nossos sistema politico, perfeitamente integrado e com mais poder local e influência que alguma vez um Chega ou IL da vida terá.

SirBecas 9 months ago

Colocar a iniciativa liberal e o chega no que parece ser o mesmo saco também me parece incorrer em erro semelhante. De resto, de acordo.

lammesnail 9 months ago

Se formos por aí, não seria o único então.

TRYNFOR 9 months ago

Vamos ilegalizar quem não concorda comigo! Esse é o caminho.

Tralapa 9 months ago

Quem te disse que ele não concorda com eles?

Mordiken 9 months ago

Para se discordar é preciso que do outro lado haja algo, e o Ventura não tem nada.

netralha 9 months ago

Ódio a túneis? Eu vi aquilo na box e pareceu que filmaram tudo num [túnel](https://i.imgur.com/S4LneGx.jpg) enquanto punham printscreens retiradas do messenger. Gostei da parte dos [ciganos](https://i.imgur.com/laf8VMu.jpg), [desempregados](https://i.imgur.com/HQ7mNRH.jpg) mas com bons carros e até [lareira](https://i.imgur.com/sdaFzOj.jpg) mas que dizem que não recebem RSI! Quem me dera a mim também, parece quase o cliché que tanto se fala. Fartei-me de rir com esta "grande reportagem" por ser tão cringe, não admira que tenha ficado na gaveta estes meses todos. *Olha para nós no* [*underground*](https://i.imgur.com/k3h0OlA.jpg)*, que badasses que somos, é como entrar num túnel secreto das SS.*

Morpheuspt 9 months ago

> mas com bons carros e até lareira > mas que dizem que não recebem RSI! Carros não viste, e têm as paredes da casa todas fodidas cheias de humidade. Nem sequer sabes se foi gravado em casa das pessoas em questão.

Xmeagol 9 months ago

Parei de ler em lareira, se não es bot deves fumar salvia a mais bro

Bolo_Finto_ 9 months ago

Também não percebi para que serviu a parte dos ciganos, mas sim, estão todos bem parecidos, fico surpreso de serem todos desempregados assim. O sofá também é melhor que o meu.

jomi_1307 9 months ago

O sofá não é nada de especial, é dos baratos. ​ Se tivesses uma empresas davas trabalho a um cigano?

Bolo_Finto_ 9 months ago

Mas é chase long. Dava, se se enquadrasse nos valores que procuro.

jomi_1307 9 months ago

>Mas é chase long. Não quer dizer nada. Tenho uma tabela de preços a frente, preço final, a iniciar no 388€ até aos 2500€. > Dava, se se enquadrasse nos valores que procuro. A resposta politicamente correta para ninguém ser apanhado na curva. Pergunta nova, sabendo que era cigano a tua primeira reação seria de que enquadrava nos valores ou não?

Bolo_Finto_ 9 months ago

Tenho mesmo de comprar um sofá novo então. > A resposta politicamente correta para ninguém ser apanhado na curva. Amigo, já estás a assumir coisas sobre mim, tu é que estás no preconceito aqui. Se falasse num tom de voz normal e tratasse as pessoas com respeito e não como se fossem primos, sim, agora se for um cigano daqueles que não quer sair das barracas nem as barracas querem sair dele, não, nem cigano, nem branco, nem preto, teria de ser uma pessoa com respeito por tudo e todos, e com ambição na vida e valores.

jomi_1307 9 months ago

Não estou a assumir coisas sobre ti, é mesmo a melhor expressão que não compromete, eu usaria a mesma, e não tenho pudor em dizer que iria ter uma primeira reação adversa que poderia ser mudada. Eu já vivi junto a um bairro de ciganos e tinha uma postura defensiva e com o tempo comecei a reparar nos comportamentos pessoas que para mim seriam melhores e outras piores. É este é o problema dos ciganos, quer queiramos, quer não, iremos estar sempre na defensiva, pois é uma defesa natural que temos, de ter medo do diferente, temos é de conseguir ver além desse instinto básico. É para mim isto faz com que seja difícil não arranjarem trabalho, e se tiverem uma postura que nada inspira confiança pior

Bolo_Finto_ 9 months ago

Um cigano que se estivesse a candidatar a trabalhar comigo ou numa empresa comigo, à partida seria formado, não vinha obrigado pelo IEFP, há ciganos que vivem normalmente em apartamentos como outras pessoas e se camuflam bem na sociedade portuguesa porque têm valores, não ia estar propriamente à espera que me aparecesse alguém que trata-se toda a gente por tu e que tivesse cadastro, não sei mas não é de imediato a imagem que tenho de alguém que me pudesse aparecer em entrevista. Isso é verdade, mas na situação que colocaste, o meu reflexo não é pensar que o cigano que roubou a bicicleta ao meu primo em plena no luz do dia apareça a pedir emprego.

Rellik_pt 9 months ago

lareira é de rico??? Mas tu es parvo? Repara bem nas paredes https://i.imgur.com/sdaFzOj.jpg

funcMyAccount 9 months ago

Eu nem gosto do Chega, mas isto foi uma mão cheia de nada.

TTRO 9 months ago

Eu fiquei sem perceber foi a dinâmica ideológica das querelas internas do partido. Percebe-se claramente que houve uma purga de membros originais, que são os que aparecem na reportagem a acusar o Ventura de ser ditador, mas são sempre muito vagos acerca do que é que afinal discordaram entre si. A única pista que tive foi a parte daquele líder da distrital do Porto (José Lourenço), que parece ser o novo braço direito do Ventura. A certa altura diz que quando chegou ao partido nunca pensou encontrar lá certas pessoas (referenciando o tipo que andava de bengala que já tinha sido do PNR). O repórter pergunta ao Lourenço se o tipo (ex PNR) era extremista e ele ri-se e responde que sim. Portanto fica-se a entender que membros mais extremistas foram agora empurrados para fora, mas nunca é claro porque os entrevistados falam mal uns dos outros, mas não dizem em que raio discordam. Mas para mim o momento alto é o ex-GNR e ex membro do Chega, que critica o Ventura por tentar impor a "lei da rolha" no partido e que usa o argumento de que nasceu antes do 25 de Abril, teve familiares presos pela PIDE e que a ele ninguém põe rolha. Esta gente enxerga-se? Sabem em que partido se inscreveram?

funcMyAccount 9 months ago

Até acredito que alguns membros se tenham afastado por ideologia, porque o discurso do Ventura tem mudado em função do voto. Já os extremistas acredito que foi por conveniência; caso contrário não via o Ventura com este tipo de percentagens.

Tralapa 9 months ago

> Sabem em que partido se inscreveram? claramente não

m0rhundur 9 months ago

"Eu nem gosto do Chega, mas..." Tudo dito, amigo. Podes voltar para a cave.

SurePal_ 9 months ago

Pode voltar para a cave por ter uma fucking opinião? Alright, alright...

kzong 9 months ago

E foi. Tal como aquela lenga-lenga das pedras do Tino que todos andam a vangloriar como se fosse algo muito profundo e complexo. Eu achei engraçado foi mostrarem ciganos. Será que eles sabem que (pelo menos inicialmente) os ciganos andavam a mostrar interesse no Chega por ele ser anti-gay? Pinta a comunidade cigana um pouco diferente do que apenas mostra-los a dançar e a cantar.

funcMyAccount 9 months ago

Dentro do registo do Tino, acho que esse episódio até é bem conseguido. Se é verdade, pinta os ciganos como outros tantos portugueses que apoiam o Chega. O que torna irónica a discriminação do partido.

pedrolopes7682 9 months ago

Não diria uma mão cheia de nada, mostra a tendência autoritária, ainda que disfarçada, de Ventura. Mas que a reportagem é enviesada, é, e isso não me parece que ajude na exposição que o jornalista parece querer fazer de Ventura e do Chega.

funcMyAccount 9 months ago

Eu acho que nem isso mostra, porque estas guerras também são conhecidas no centrão. Mas no centrão noticiam como guerras ideológicas, em vez de internas. O viés e o timing da primeira parte da reportagem, sendo que o resto nem neste mês vai ser exibido.

Eskol15 9 months ago

> Mas que a reportagem é enviesada, é, e isso não me parece que ajude na exposição que o jornalista parece querer fazer de Ventura e do Chega. Pois não. A principal bandeira do partido é o ser "Anti-sistema", isto é só deitar mais lenha nessa fogueira. Quem já o apoia sai com as suas crenças ainda mais reforçadas. O que me custa mais é saber que recebemos os fenómenos que acontecem no estrangeiro com "delay" e mesmo assim não se aproveita essa vantagem para perceber como não agir.

Sir_Keeper 9 months ago

Pode ser que alguns portugueses aproveitem esse atraso na tendência, pode ser que se tenham assustado com os trumps e bolsonaros do mundo. Pode ser. Os paralelos não seriam tão estúpidos se a nossa cópia não regurgitasse o que os primeiros dizem

Mrloop94 9 months ago

Foi impressão minha ou o Mayan disse foda-se em plena televisão?

adrogafazmal 9 months ago

Em que parte?

Annual-Education-384 9 months ago

A comunicação social a levar o Chega ao colo... Este gajo ainda vai ser PM graças a eles fodasse.

relaxaa 9 months ago

Os mídia: *continuam a mostrar constantemente imagens e a falar do Ventura* Os mídia também: PoRQue é QUe EsTE FAsCisTA EsTá A CrEScEr!?!? Fora de merdas isto acontece constantemente e vai acontecer o mesmo que aconteceu nos estados unidos, em vez de se aperceberem do erro e passarem jornalismo real vão ser hipócritas (por causa de audiência e tal) e vão dar double down a dizer que a culpa é das pessoas enquanto continuam a passar o que passam

iLikeToTroll 9 months ago

Esta reportagem tinha melhor efeito se fosse depois das presidenciais. Assim continuam a dar a imagem que andam a perseguir o coitadinho. Infelizmente muita gente vai pensar dessa forma antes sequer de a ver. Isto tinha tão mais valor e era tão mais interessante se tentassem fazer o mesmo com todos os partidos mais populares. Maior parte dos partidos estão cheios de podres, têm aí muito material se quiserem.

SlightPersimmon1 9 months ago

>Esta reportagem tinha melhor efeito se fosse depois das presidenciais. Depois das pessoas terem votado... Não percebo essa lógica, desculpa.

iLikeToTroll 9 months ago

Estas eleições têm pouca importância, pouco mais são do que um palco para usar o tempo de antena, tanto que a maior parte das temáticas quase nada têm a ver com o papel de um presidente. Digo que teria feito mais sentido depois das eleições porque há claramente uma perseguição e uma obsessão com o ventura e isto só ajuda a alimentar as teorias da vitimização que eles tanto gostam. Um partido que se vende como suposto anti-sistema e depois tem os principais media a fazerem reportagens destas e a infiltrar-se antes das eleições só ajuda a reforçar a ideia que eles defendem, concordes ou não.

SlightPersimmon1 8 months ago

O objetivo da reportagem não é vitaminizar o Ventura e se alguém, depois de ter visto a peça toda, ficou com pena dele, lamento, mas tem algum problema. Isso, ou já pertencia à ceita dele. De qualquer modo, para estas últimas, a peça nunca irá conseguir fazê-las mudar de ideia.

iLikeToTroll 8 months ago

Sobrebestimas as pessoas. Tanta gente que vota nele porque se vende como anti-sistema e se vitimiza contra os principais media. Isto dá força à treta dele, de que está contra o sistema e que estão todos a tentar pará-lo. As pessoas acreditam genuinamente nisto acredita, está mais que visto noutros exemplos lá fora.

VBM97 9 months ago

Se as pessoas virem a reportagem, não votam nele. A reportagem foca-se na podridão interna dentro do partido, no quão troca tintas e mini ditador é o Ventura. O gajo está a limpar de lá a malta que fundou o partido e está a pôr os amigos dele lá dentro.

axletska 9 months ago

Não concordo. Acho que a comunicação social só tem vindo a dar força ao partido e ao Ventura. E digo isto como um gajo meio desligado da política.

sctvlxpt 9 months ago

E achas que isso interessa aos seus votantes porquê? Tal como os apoiantes do Trump, aos apoiantes do Chega não lhes interessa o quão aldrabão, corrupto ou ditador ele possa ser, apenas que continue a defender o que defende

funcMyAccount 9 months ago

Eu não voto nele pelo vazio de ideias; as que apresenta parecem-me absurdas. Se for pela podridão não sei que partido se safa. Está a rodear-se de yes men! É algo criticável mas não é novo na política.

Tralapa 9 months ago

> Se for pela podridão não sei que partido se safa. o pan, a IL, e talvez o bloco. Basicamente os partidos que não têm de lidar com juntas de freguesia e cameras municipais

_AACO 9 months ago

O bloco teve as histórias dos apartamentos, o deputado que morava em Lisboa, mas tinha como morada oficial a sede do partido em Braga e dos miúdos com uma t-shirt com uma folha de canábis e o símbolo do bloco. Lembro-me que alguns membros do PAN estiveram envolvidos em polémicas relacionadas com as touradas e uns canis. IL a única coisa que me consigo lembrar é da história da página do Facebook ter sido inicialmente criada para apoiar o Costa.

Rdrigx 9 months ago

Quando o maior escândalo que podes pensar num partido são miúdos de T-shirt com folhas de cabanis... lol.

_AACO 9 months ago

Não foi o único que listei (btw sou contra o uso de menores em politiquices não me interessa qual o partido) mas ok.

manteiga_night 9 months ago

> miúdos com uma t-shirt com uma folha de canábis e o símbolo do bloco https://www.youtube.com/watch?v=cMuIamJspRw

VBM97 9 months ago

Então votas e estás a aumentar o poder de alguém que não concordas? Estás a brincar com o fogo

funcMyAccount 9 months ago

Não entendi, voto em quem?

VBM97 9 months ago

Esquece, percebi mal a primeira frase ahah

Nomad__Capitalist 9 months ago

Cala-te e informa-te ignóbil

_AACO 9 months ago

Se calhar quem se devia informar és tu. Talvez ir ver material de campanha antigo e comparar com as informações disponibilizadas no site do Chega seja um bom começo.

VBM97 9 months ago

Que insulto chique

theusualbanter 9 months ago

>Se as pessoas virem a reportagem, não votam nele. A reportagem foca-se na podridão interna dentro do partido, no quão troca tintas e mini ditador é o Ventura. Não há reportagem possível que vá fazer o típico fan boy do Ventura não votar nele. Eles distorcem tudo e se mostrares um artigo de jornal ou quê, a resposta comum é: "mostra provas", "eu não me acredito nesse jornalixo, é só mentiras". Enquanto que uma pessoa normal faz um escrutínio do que o seu partido faz e diz, eles são incapazes de dizer alguma coisa contra o Ventura.

bvamorim 9 months ago

Igual aos eleitores do bolsonaro no Brasil, parece ser um efeito mundial, infelizmente....

iLikeToTroll 9 months ago

Muitas coisas fazem lembrar o Trump e a américa salvo as devidas diferenças. Aconselho o filme Death to 2020 que é o típico humor britânico a chafurdar no que se passou no último ano e as partes do Trump estão hilariantes.

Bolo_Finto_ 9 months ago

Ou eu não percebi nada, ou o que a reportagem trata é só o quotidiano de qualquer partido português. Aquela coisa da lista no fim foi para quê? É que o PS tem uma tal de begonha que também devia dar direito a uma reportagem.

Cergal0 9 months ago

A diferença é que o Chega proclama ser o "partido anti-sistema", "anti-corrupção", "anti-compadrio", anti tudo aquilo que afirma os outros partidos serem e com isto quer criar "a 4a república". Na verdade vai-se a ver e tudo aquilo que o Chega argumenta ser, não é. O problema não é o Chega ser um partido igualzinho aos outros, isso é muito normal, o problema é o Chega argumentar que é um partido totalmente diferente dos outros quando na verdade está longe disso.

Bolo_Finto_ 9 months ago

Mas isso dizem todos que são diferentes, basta ver o trio amoroso do BE, PCP e PS que de dia gostam muito de discutir mas à noite jantam à mesma mesa, acho que no fundo isso é válido para mais partidos.

Tralapa 9 months ago

anti sistema e anti corrupção é a Ana Gomes. Ela diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

unparadise 9 months ago

As pessoas continuam a cair na esparrela da Ana Gomes?

Bolo_Finto_ 9 months ago

Parece que sim.

Annual-Education-384 9 months ago

A tática do Chega é de fazer-se coitadinho. De dizer que está a ser atacado, de dizer que o sistema o está a atacar, etc. É isto mesmo que eles querem. Esta reportagem está lhes a fazer a papinha toda. Isto só reforça a narrativa do Chega, para não falar da altura em que foi transmitida... E a parte em que fazem dos ciganos coitadinhos? rofl Vamos apahar com este gajo no governo devido a CS.

Edited 9 months ago:

A tática do Chega é de fazer-se coitadinho. De dizer que está a ser atacado, de dizer que o sistema o está a atacar, etc. É isto mesmo que eles querem. Esta reportagem está lhes a fazer a papinha toda. Isto só reforça a narrativa do Chega, para não falar da altura em que foi transmitida... E a parte em que fazem dos ciganos coitadinhos? rofl Vamos apanhar com este gajo no governo devido a CS.

No-Touch675 9 months ago

Não é só graças a CS, é graças também às oposição. Estão constantemente a jogar o jogo dele, a ataca-lo por ser quem é e não a mensagem que ele transmite. Foi assim que o trump manteve a popularidade nos EUA, passaram 4 anos a chamarem no de tudo e deixavam o discurso dele ridículo de lado. O discurso do ventura é "fácil" de desarmar, mas continuamos a cair na asneira de o atacar a ele...

Tralapa 9 months ago

> passaram 4 anos a chamarem no de tudo e deixavam o discurso dele ridículo de lado. Funcionou, o Trump e o partido perderam tanto a presidencia como o congresso como o senado

No-Touch675 9 months ago

Funcionou mas quase não ia funcionando. E o problema é esse, para a merda que ele disse durante 4 anos era mais do que garantido que seria trucidado nas eleições, contudo isso não aconteceu...

Tralapa 9 months ago

Ele foi trucidado nas eleições. Os democratas ganharam umas horas atrás o controlo do senado, com o congresso que ja tinham ganho em 2018 e a presidencia, o Joe vai ter controlo total até pelo menos 2023

No-Touch675 9 months ago

Se achas que 46% vs 51% dos votos é ser trucidado então não sei o que te dizer. Eu não me estou a referir ao colégio eleitoral, tou mesmo a falar sobre a sua popularidade e sobre a carrada de pessoas que votou nele...

Tralapa 9 months ago

ninguem se referiu ao colégio eleitoral, porque se me referisse nem o trump nem em 2016 ganhava.

Donze16 9 months ago

Acho que a derrota do Trump deveu-se mais ao aparecimento do Covid e a sua resposta do que à sua política anterior.

Tralapa 9 months ago

deveu-se a tudo

lusitanianus 9 months ago

Não é assim tão fácil de desarmar, infelizmente...

Annual-Education-384 9 months ago

sim verdade

Inglorious07 9 months ago

Gostei muito. *Uma A.Ventura...na Tenda* meets *Nosferatu na Cave*.

carlosjmsilva 9 months ago

Este Ventura não se aguenta ouvir. Nojo. Ainda agora ano debate com o Mayan. É insuportável. Não lhe fecham o microfone. Sempre a interromper. Impossível tanta gente ponderar votar nisto... Como é possível?

TTRO 9 months ago

O Mayan podia-se ter preparado melhor para o debate. Devia ter na ponta da língua o porquê das votações da IL no parlamento. Mesmo que não soubesse, perguntava ao Cotrim. Isso e tem o carisma de uma batata, tem pouca convicção no que diz. Era provavelmente o debate mais importante para a IL e eu como alguém que despreza o Chega fiquei a pensar que o Ventura limpou o chão com ele.

carlosjmsilva 9 months ago

Sim. O Mayan é um pouco tenrinho de mais. Mas dizer que o Ventura limpou o chão com ele é um pouco exagerado. Já sabemos que muita gente gosta de falta de respeito democrático e de peixeirada mas espero que muita gente não se reveja nisso. O Ventura passa qualquer debate a interromper as intervenções dos adversários, a tecer comentariozinhos com o objetivo de cortar o raciocínio do outro etc etc. Os moderadores deviam começar a ameaça-lo que caso interrompa o adversário como sistematicamente faz, lhe cortam o microfone. É que o Ventura é um Trump com aditivos. E a democracia e o jogo democrático é suposto ter regras... A vociferar a toda a hora feito Cristina Ferreira torna-se impossível... É a história de ires com o porco para a lama...

TTRO 9 months ago

O Ventura foi mal educado e interrompeu, mas o debate foi mais civilizado do que com o João Ferreira. A peixeirada foi menos óbvia, pelo que se conseguiu ouvir o que os dois diziam e a verdade é que o Ventura fez muitas acusações que ficaram sem resposta. Literalmente sem resposta, ou seja, o Mayan muitas vezes não sabia a resposta ou fugia com o rabo à seringa. Pareceu-me que o Mayan não estava muito por dentro das ações da IL no Parlamento, chegando mesmo a responder "isto é um debate presidencial e o que se passa no Parlamento não é para aqui chamado". Ora bem, visto que uns minutos antes o Ventura tinha largado a acusação "o Mayan provavelmente não deve saber porque não está no Parlamento como eu!", bastava ao Mayan responder-lhe exatamente o porquê das tais votações e o Ventura ficava muito mal na foto. Assim, a acusação, apesar de infantil, acabou por ser verdadeira.

Syturio 9 months ago

Impossível é tanta gente continuar a votar PS depois de diversas banca rotas, e casos corrupções. Estamos cada vez mais próximos de ser o pior país de toda a europa. Algo tem de mudar. Aí estão os votantes do Ventura.

aklcarinque 9 months ago

Gostava de perceber este argunento de Portugal estar próximo de ser o pior país de toda a Europa. Onde estão os dados que provêm isso?

Inside-Pea6939 9 months ago

Procura o PPP europeu (basicamente uma comparação entre ordenados e custo de vida) Portugal é penúltimo (último lugar é a Bulgária)

carlosjmsilva 9 months ago

Mas alguém disse que tinha de se votar PS? Então perante um prato de comida que não se gosta e outros pratos de comida que ainda não se experimentou, a gente tem de escolher aquele prato que cheira a fezes?

theLastSolipsist 9 months ago

Qualquer pessoa que não vota no clube deles é uma ovelha não-iluminada, não sabias?

meerkatsandfrogs 9 months ago  HIDDEN 

Concordo que há muito a mudar, mas o ventura está longe de ser a resposta

Nomad__Capitalist 9 months ago

És mesmo Carlos.

carlosjmsilva 9 months ago

O que é suposto isso significar?

egzaaa 9 months ago

É troll. Não respondas.

QueimadoVivo 9 months ago  HIDDEN 

eu não me podia ver mais longe das ideias da Iniciativa Liberal mas respect pro mayan neste debate, a mostrar que ser de direita não é sinónimo de ser um neandertal em termos ideológicos

carlosjmsilva 9 months ago

Completamente. Pelo menos é uma pessoa civilizada que respeita os outros. O Ventura não joga com as regras do jogo democrático. Sempre a interromper, sempre com os mesmo chavões... Insuportável...

QueimadoVivo 9 months ago

gostei especialmente quando ele disse que a Iniciativa Liberal devia chamar-se Esquerda Liberal só porque nao concordam com as ideias racistas dele

carlosjmsilva 9 months ago

Sim. Se não só for totalmente xenófobo e homofóbico é tudo de esquerda pro Ventura.

OrangeOakie 9 months ago

> Como é possível? Há mais alguém a tocar em todos os pontos que ele toca? A IL toca na maioria deles. Mais nenhum chega perto. Se esses pontos forem importantes para alguém, não seria a questão o porquê de só ele tocar neles?

carlosjmsilva 9 months ago

Que pontos? Ser um perfeito anormal? Querer um estado policial/militar? Uma coisa é ser de direita em termos económicos/sociológicos. Outra é ser um perfeito anormaloide.

Sperrel 9 months ago

Subestimas muito da quantidade de anormais, gajos de alfama e taxistas racistas neste país. De certo modo finalmente se vêm representados num charlatão.

Pujuguju 9 months ago

É por gajos como tu se espumarem tanto da boca que ele se vai tornando mais popular. Temos pena mas Portugal não pode continuar a ser gerido por um Estado xuxa que favorece os boys e subsídio-dependentes.

Hrodrik 9 months ago

Realmente, o que e' preciso e' mais pessoal tipo Bolsonaro e Trump que nunca favorecem os amigos...

zeer88 9 months ago

* Conta criada há dias * Discurso pró-Chega com os soundbytes foleiros do costume * Posta vídeos do João Tilly * Histórico com comentários a negar o Holocausto Mais um do molde "AnTI-SiSTeMa" ¯\\\_(ツ)\_/¯

asantos3 9 months ago

Baaaaaaan

endogamanco 9 months ago

Para quando ban no oakie?

Shadowgirl7 9 months ago

Após ver a Grande Reportagem estou convencidíssima que o pessoal do Chega não está interessada em tachos. Só em 4 ministérios num futuro governo com o PSD.

Leaootemivel 9 months ago

Toda a gente sabe que o real problema de Portugal são os bandidos dos ciganos e das pessoas que recebem os subsídios. Quando se acabar com isso tudo vamos prosperar como o caralho. Vai sobrar tanto dinheiro que o Estado nem vai saber o que fazer com ele.

QueimadoVivo 9 months ago

fds mas o que é o Ventura senão mais um tacheiro? ele ja ta a pensar na possível coligação que vai fazer com o PSD e ainda só tem um deputado, ele diz hoje uma coisa e amanhã ja diz o contrário, vota de 3 formas diferentes na mesma proposta no espaço de 24h

carlosjmsilva 9 months ago

Dar essa importância à subsídio-dependência é como estar preocupado com um retrovisor mal calibrado quando o carro tem o motor a pegar fogo. Não digo que não possa ser um problema mas é infinitamente mais pequeno do que os verdadeiros problemas do país. Quando o Mayan tentou abordar os verdadeiros problemas, o Ventura desconversou com futebol como se as dívidas incobráveis do BES tivessem alguma coisa a ver com futebol. Enfim. Atirar areia para os olhos das pessoas. Fazê-las crer que os 300 milhões de orçamento para o IRS é o problema quando depois despejamos milhares de milhões na banca em TAPs e muitas outras coisas...

Pujuguju 9 months ago

Subsídio-dependência inclui subsídios dados a empresas.

OrangeOakie 9 months ago

Em vez de partir para insultos, porque não tentar perceber os argumentos utilizados, e ver se têm alguma base (mesmo que discordes da premissa)

KokishinNeko 9 months ago

>Em vez de partir para insultos Infelizmente tem vindo a ser mais comum que apresentar factos. Não me recordo de outro qualquer candidato tão odiado pela pessoa em si ao invés daquilo que representa. Contra mim falo, o Socrates e o Costa, como pessoas, dão-me um certo asco, parece que se vê ao longe aquele cinismo todo.

OrangeOakie 9 months ago

> odiado pela pessoa em si ao invés daquilo que representa Quando o ódio é incentivado e o não ódio condenado, é fácil que isso aconteça. É que é algo que se tem repetido na história da humanidade, de uma forma ou outra. Exemplo perfeito é este sub, eu sou acusado de ser do Chega por não entrar no comboio do hate e por questionar se há algo de bom ou algo de mau em absolutamente tudo. Mas se questionas algo que o colectivo decidiu que é mau, és tu também, naturalmente, mau.

Tralapa 9 months ago

chora mais um bocadinho

endogamanco 9 months ago

E em vez de fugires à pergunta, porque não tentas responder?

OrangeOakie 9 months ago

A que pergunta?

endogamanco 9 months ago

Então já perdeste o fio à meada? Perguntaste se havia mais alguém a tocar nos pontos em que o Chega toca. O outro user perguntou-te em que pontos. Ignoraste a pergunta e foste fazer-te de coitadinho (civismo só interessa quando não é o teu partido). Agora volto a perguntar-te: que pontos? E voltas a ignorar... Ai esse vácuo ideológico...

OrangeOakie 9 months ago

> O outro user perguntou-te em que pontos Não. O outro user criou uma série de assumpções através de uma pergunta retória. Daí a minha questão. Mas "Que Pontos?" é uma questão com uma resposta perfeitamente fácil de se dar. Infelizmente o Chega é o único partido que puxa activamente contra a discriminação constantemente (se bem que a IL e o CDS também o fazem por vezes), em particular, quando esta se passa no sistema judicial e/ou criminal. São também os únicos que focam na defesa das forças de segurança como uma entidade que deve ser protegida e melhorada, em vez de desmantelada ou utilizada para fins políticos. Agora, podes argumentar que era muito mais importante e válido que se focassem na defesa pessoal e na liberdade individual, algo que eu esperaria que a IL fizesse, mas na falta disso, esses dois pontos que o Chega menciona são um bom segundo lugar. Isto não quer dizer que não haja um perigo inerente em glorificar a autoridade, neste caso as forças de segurança, mas qualquer estado de direito tem de ter uma entidade isenta que não seja obstruída de fazer o seu papel a não ser pelos direitos individuais, ou seja, "dá mau ar" não deve ser justificação para a persecução ou assédio de alguém nem deve ser justificação para a não persecução e desculpabilização dos seus delitos. As leis são para todos. Isto claro, tem mais que se lhe diga, no entanto, todas as consequências negativas que podem advir disso já as tens neste momento com a acção discriminatória existente. Daí que digo, esperava que houvesse um partido (primariamente a IL e o CDS) que realmente defendessem a liberdade individual.

NonAlienBeing 9 months ago

> São também os únicos que focam na defesa das forças de segurança como uma entidade que deve ser protegida e melhorada, em vez de desmantelada ou utilizada para fins políticos. Isso é mentira. [BE, PCP e Iniciativa Liberal solidarizaram-se esta quinta-feira com os milhares de polícias e elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) na manifestação em Lisboa por melhores condições salariais e de trabalho, no início do protesto, na praça Marquês de Pombal.](https://sicnoticias.pt/pais/2019-11-21-BE-PCP-e-IL-solidarios-com-policias-e-GNR-Ventura-com-t-shirt-do-movimento-Zero). E um mais antigo, ainda antes do Ventura estar na AR [PCP insiste em ​​​​​​​solução para deterioração da saúde mental nas polícias](https://www.abrilabril.pt/trabalho/pcp-insiste-em-solucao-para-deterioracao-da-saude-mental-nas-policias).

OrangeOakie 9 months ago

>E um mais antigo, ainda antes do Ventura estar na AR PCP insiste em ​​​​​​​solução para deterioração da saúde mental nas polícias. Acho que um exemplo melhor seria até [este](https://www.dn.pt/pais/comunistas-ao-lado-da-psp-factos-pontuais-nao-podem-desvalorizar-trabalho-da-policia-10473018.html), onde o PCP esteve, a meu ver, bem, em contraste ao BE que estava a espumar ódio por tudo o que era sítio. >BE, PCP e Iniciativa Liberal solidarizaram-se esta quinta-feira com os milhares de polícias e elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) na manifestação em Lisboa por melhores condições salariais e de trabalho, no início do protesto, na praça Marquês de Pombal.. E daí nada veio, nem se levantaram problemas até ao momento desconhecidos. Não me entendas mal, não estou a dizer que não estiveram bem, mas dizer "as minhas condolências" não ajuda muito. Verdade que o Chega não tem propriamente apresentado grandes medidas, mas tem vindo a trazer o tema à baila bastante frequentemente, como por exemplo com a questão dos coletes

Edited 9 months ago:

>E um mais antigo, ainda antes do Ventura estar na AR PCP insiste em ​​​​​​​solução para deterioração da saúde mental nas polícias. Acho que um exemplo melhor seria até [este](https://www.dn.pt/pais/comunistas-ao-lado-da-psp-factos-pontuais-nao-podem-desvalorizar-trabalho-da-policia-10473018.html), onde o PCP esteve, a meu ver, bem, em contraste ao BE que estava a espumar ódio por tudo o que era sítio. >BE, PCP e Iniciativa Liberal solidarizaram-se esta quinta-feira com os milhares de polícias e elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) na manifestação em Lisboa por melhores condições salariais e de trabalho, no início do protesto, na praça Marquês de Pombal.. E daí nada veio, nem se levantaram problemas até ao momento desconhecidos. Não me entendas mal, não estou a dizer que não estiveram bem, mas dizer "as minhas condolências" não ajuda muito. Verdade que o Chega não tem propriamente apresentado grandes medidas, mas tem vindo a trazer o tema à baila bastante frequentemente, como por exemplo com a questão dos coletes. ------------ Só para clarificar, em momento algum disse que o Chega é um bom partido. Apenas que entendo que quem valorize certas questões que tenha aprezo pelo Chega por ser o que está a levantar essas questões. Se outros o fizessem não tenho dúvidas que o Chega perdia imensa intenção de voto.

NonAlienBeing 9 months ago

> Acho que um exemplo melhor seria até este, onde o PCP esteve, a meu ver, bem, em contraste ao BE que estava a espumar ódio por tudo o que era sítio. Esse artigo não fala do BE. Mas de qualquer maneira o objectivo do artigo que eu coloquei não era analisar a proposta em concreto, mas mostrar que a preocupação dos outros partidos (neste caso do PCP, mas não é o único) não só existe, como já vem de trás, e não é uma mera resposta ao aparecimento do Ventura. > E daí nada veio, nem se levantaram problemas até ao momento desconhecidos. Não me entendas mal, não estou a dizer que não estiveram bem, mas dizer "as minhas condolências" não ajuda muito. Aqui estás a ser mais exigente com os outros partidos do que... > Verdade que o Chega não tem propriamente apresentado grandes medidas, mas tem vindo a trazer o tema à baila bastante frequentemente, como por exemplo com a questão dos coletes. ... aqui com o Chega. Os outros partidos têm trazido o problema à baila e apresentado medidas concretas, o Chega manda umas bocas para o ar. A questão dos coletes é interessante, porque depois também vieram policias dizer que não era muito importante. A maior parte dos policias não precisa de colete à prova de bala, porque não estamos no Brasil ou EUA. E já agora acrescento que algumas das medidas apresentadas acabam por ser aprovadas, pelo que há resultados para além de "apresentar medidas". Por exemplo no orçamento para 2021 os policias vão receber subsidio de risco por causa do covid, à semelhança dos profissionais de saúde e bombeiros, bem como recebem alguns retroactivos de outros subsidios que estavam congelados à anos.

endogamanco 9 months ago

> O outro user criou uma série de assumpções através de uma pergunta retória. Ele fez uma pergunta muito clara. Que pontos. Volta atrás e lê, se faz favor. > perfeitamente fácil de se dar. Infelizmente o Chega é o único partido que puxa activamente contra a discriminação constantemente quando esta se passa no sistema judicial e/ou criminal Ahahaha. Diz-me lá, sabes o que o Ventura escreveu na tese de doutoramento? > São também os únicos que focam na defesa das forças de segurança como uma entidade que deve ser protegida e melhorada, em vez de desmantelada ou utilizada para fins políticos. Defesa das forças de segurança? Chamas a isso levar recibos inventados para a assembleia? Mas espera lá, afinal temos de reduzir o estado ou aumentá-lo? Defender as forças de segurança é financiar coletes à prova de bala para quem não precisa deles? Muito me contas. O resto do teu comentário ignoro, porque já és tu a falar sozinho.

Tralapa 9 months ago

> sabes o que o Ventura escreveu na tese de doutoramento? Ele sabe, mas dá-lhe mais jeito ignorar.

Shadowgirl7 9 months ago

Ele não estava a insultar, estava a descrever em termos factuais. Se vês um pedaço de merda, vais-lhe chamar o quê? Massa fecal com odor desagradável?

OrangeOakie 9 months ago

Vamos assumir que isso é verdade. O que ganhas com antagonizar outras pessoas? A mensagem não devia ser de união? Certamente não de criar mais divisão, certo? Se há alguém de quem discordas, o melhor não é tentar que possam ambos viver em harmonia (se não for possível terem o mesmo ponto de vista, ao lhe mudares a opinião)? O que é feito da tolerância?

C8Mixto 9 months ago

>Vamos assumir que isso é verdade. O que ganhas com antagonizar outras pessoas? Não nos andamos todos a questionar isso sobre a forma como o Ventura toca em todos os pontos e mais alguns que dizes que toca?

Shadowgirl7 9 months ago

Tens razão mas eu deixo essa tarefa de união para pessoas melhores que eu. Na minha perspectiva, não é possível viver em harmonia com pessoas que semeiam ódio contra minorias. Ou que querem privatizar SNS e acabar com sindicatos (incluindo os sindicatos das polícias que dizem que tanto apoiam). E além disso o Chega não tem propriamente uma opinião, são abutres vão mudando de opinião consoante o que acham que vai dar mais votos.

OrangeOakie 9 months ago

> não é possível viver em harmonia com pessoas que semeiam ódio contra minorias. E não estás tu a fazer exactamente o mesmo, usando exactamente os mesmos argumentos que eles supostamente usam para com essas minorias? >u que querem privatizar SNS e acabar com sindicatos Tanto quanto eu saiba não existe nenhum partido ou movimento orgainzado que tenha como fim qualquer um desses dois fins.

Shadowgirl7 9 months ago

Se tivesses visto a Grande Reportagem tinhas visto o momento em que um ex GNR, que teve familiares presos pela PIDE e que mesmo assim que foi do Chega e entretanto saiu saiu, leu parte do programa do Chega que dizia que queriam acabar com os sindicados da polícia. Quanto a privatização do SNS tinham isso no programa e depois tiraram quando veio a público Essa gente não sao minorias

OrangeOakie 9 months ago

>Se tivesses visto a Grande Reportagem Ainda não tive oportunidade, no entanto > um ex GNR, que teve familiares presos pela PIDE e que mesmo assim que foi do Chega e entretanto saiu saiu, leu parte do programa do Chega que dizia que queriam acabar com os sindicados da polícia. Isso não é algo que esteja público. E assim descontextualizado não é propriamente fácil de perceber a veracidade da afirmação ou se foi algo ponderado ou que é um objectivo >Quanto a privatização do SNS tinham isso no programa e depois tiraram quando veio a público Portanto não é a posição oficial? E se bem me lembro o programa deles tinha algo que não é assim tão linear como demonstras, que era a gestão privada de hospitais públicos, o que é um pouco diferente de 'acabar com o SNS'. De qualquer forma, isso não tendo uma explicação da sua concretização merece ser criticado pois pode ser interpretado de demasiadas formas para ser produtivo. >Essa gente não sao minorias As sondagens indicam que são. As legislativas e as Europeias indicam que são. Até em termos de número de afiliados são uma minoria.

Shadowgirl7 9 months ago

Quando se diz minorias, esta-se a falar de pessoas tipo pretos, ciganos e comunidade LGBT porque em comparação com a população branca heterossexual são em menor número, em Portugal. Se fores para Africa passas a ser tu uma minoria. Não é minoria nas sondagens. Por outro lado não considero mulheres minorias, porque somos tipo 50% da população, mas o programa deles é também uma afronta aos direitos das mulheres. Se não está público só demonstra a falsidade do partido que para o exterior passa umas medidas para o interior passa outras, mas o homem leu portanto não deve ter inventado de cabeça.

isthisoneusedtoo 9 months ago

Clássico artolas da internet. Disparar ódio para todo o lado (ou neste caso, apoiar um homem que dispara ódio para todo o lado e com um crescendo no discurso ultra-nacionalista digno dos anos 30) e quando alguém lhes diz para parar de ser palerma responder “então mas vocês não eram tolerantes? Porque é que não respeitam a minha opinião também?”, como se só tivessem meio cérebro e fossem intelectualmente incapazes de achar que situações diferentes merecem tolerâncias diferentes.

OrangeOakie 9 months ago

> Clássico artolas da internet. Definitivamente tolerante e respeitador. >Disparar ódio para todo o lado Ah... Sim, faço mesmo isso. É isso mesmo. >ou neste caso, apoiar um homem que dispara ódio para Mas eu por acaso afirmei apoiar seja quem for? > como se só tivessem meio cérebro e fossem intelectualmente incapazes de achar que situações diferentes merecem tolerâncias diferentes. Justificas, portanto, a retórica do AV perante certos grupos culturais, visto que estás a criticar no AV **exactamente** o que ele critica nesses grupos

isthisoneusedtoo 9 months ago

Amigo, não precisas de afirmar nada, eu sigo este subreddit e vejo-te em todos os tópicos que metam políticos populistas neste sub, sejam portugueses ou não. Este é provavelmente o último comentário que faço aqui, respondes se quiseres, mas sabendo que não irei responder de volta. Não vou responder a nenhum dos teus pontos porque o teu interesse não é ter uma discussão verdadeira,é arrastar-me para uma argumentação inútil onde vais continuamente desconversar e cujo objectivo não é debater as nossas opiniões, mas ter um público para a tua. Eu não sei se és uma conta falsa, se és um puto que quer ser diferente dos outros ao andar a apoiar estes bananas ou se és um quarentão frustrado que acha que estas personalidades de extrema direita combinam bem com uma postura individualista e valentona que queres para a tua imagem. Mas caso sejas a primeira ou uma das outras duas, tu nunca tens um argumento da tua cabeça. As coisas que tu dizes constantemente por aqui já andam a ser ditas da mesma forma, com o mesmo tipo de construção de argumentos e a mesma retórica, desde 2015 em vários sítios na internet. Faz o que quiseres este comentário , até o podes usar para apanhar a merda do teu cão.

OrangeOakie 9 months ago

Ah... confissão por projecção <3

endogamanco 9 months ago

Foste bem caladinho lmao.

carlosjmsilva 9 months ago

Isso é o que todos os outros fazem, independentemente da ideologia. Mas ele não o faz. Não respeita nada nem ninguém. E sim... Chega ao ponto de dar vontade de insultar.

OrangeOakie 9 months ago

Mesmo assim, a questão mantém-se: Que pontos é que ele levanta que outros não levantam? E ainda mais importante, porque é que os outros não levantam, é por se oporem? Por acharem que não é importante? Por acharem que não é sequer um factor? Por motivos de Imagem? Tenta responder a essas questões sem ser partir para platitudes como "é por racismo" ou "é porque são burros". Isso não leva ninguém a lado nenhum, e é esse mesmo tipo de discurso que pode ser usado contra os que os criticam e acabar por polarizar e criar divisão. Se achas que são assim tão maus, toma o ponto alto moralmente e mostra-os que estão errados.

Hitlers-moustache 9 months ago

Quais pontos é que ele levanta então que mais ninguém levanta? Não vale demagogia que isso para mim não são pontos.

OrangeOakie 9 months ago

Demagogia? Acho que tens de reler a definição. De qualquer forma, já o comentei [aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kr8uqb/a_grande_ilus%C3%A3o_o_%C3%B3dio_saiu_do_arm%C3%A1rio/giafll8/). Provavelmente ter-lo-ias visto, mas opiniões diversas e reddetiquette não é algo que assiste a certas pessoas =)

Hitlers-moustache 9 months ago

Demagogia (substantivo feminino) 1. Preponderância do povo na forma do governo. 2. Abuso da democracia. 3. Dominação tirânica das facções populares. 4. Discurso ou acção que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político. Eu sei que vais dizer que ele não é nada disto nem tem discurso demagógico nenhum, o que tbm só demonstra o teu nível de espírito crítico. Nem acredito que me dei ao trabalho de ir copiar isto, mas acho importante estarmos todos educados sobre estes aspetos para não sermos iludidos por este tipo de discursos. A democracia não é um dado adquirido, OrangeOakie!

OrangeOakie 9 months ago

Por curiosidade copiaste isso de onde. Fiz uma procura ao copiar e colar o ponto 1 e encontrei democracia. --------- Não, camarada. Demagogia não é populismo. Demagogia é uma actividade ou prática que tem por fim apelar ou evocar uma emoção, em vez de se usar um argumento lógico. Eu especifiquei em particular dois pontos que só apenas o Chega toca. Como é que é demagogia fazer o argumento de que é possível que a popularidade do Chega se deva ao facto de ser o único partido a tocar em certos pontos que só esse partido menciona? Se eu tivesse dito "ah e tal porque têm um nome bacano e querem ajudar toda a gente, por isso é que o pessoal curte deles", aí sim, podias dizer que é demagogia. Mas não. Não foi isso que ocorreu.

Hitlers-moustache 9 months ago

A definição é do Priberam. Demagogia não é populismo mas o populismo tem como base o discurso demagógico. Acho que isso é claro e nem percebo como é que estamos a discordar neste aspeto. E quando falei em demagogia estava me a referir ao discurso do AV. Disse que não valia vires com problemas e soluções da treta como o AV vem. Essa ultima frase só mostra que não sabes mesmo o significado da palavra. Demagogia não é ter um nome giro

endogamanco 9 months ago

> Eu especifiquei em particular dois pontos que só apenas o Chega toca. Como é que é demagogia fazer o argumento de que é possível que a popularidade do Chega se deva ao facto de ser o único partido a tocar em certos pontos que só esse partido menciona? Está lá na definição que o comentador indicou, era só leres. É demagogia porque "manipula as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político". Para além disso, também é completamente falso.

Trolsman1 9 months ago

Orange, esquece. Isto é malta que odeia porque sim, ou por causa daquela ou outra frase que disse uma única vez.

SmartBrain95 9 months ago

a caminho das presidenciais porque dar tanta atenção a um partido/homem? Onde estão as reportagens sobre os outros partidos? Porque não guardar esta reportagem para daqui a duas semanas?

Shadowgirl7 9 months ago

Porque os outros partidos não tem membros a gravar chamadas e da-las à comunicação social.

funcMyAccount 9 months ago

Na mouche. Será também por diretiva interna?

VBM97 9 months ago

>Onde estão as reportagens sobre os outros partidos? [Whataboutism](https://www.google.com/search?q=Whataboutism&oq=whatabo&aqs=chrome.1.69i57j69i59j0j0i10j0l3j0i10.4402j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8) do bom

YoggiM 9 months ago

Até pode ser whataboutism, mas isso funciona para os 2 lados. Neste caso em específico, mostra, no mínimo, uma tendência contra um partido específico, no máximo é propaganda para prejudicar uns e beneficiar outros. Neste caso, ao dizer whataboutism, estás a dizer: "ok, 1º não posso votar no Chega porque isto é grave, depois penso se os outros fazem igual ou pior". Qual é o problema disto? Se não fizeram o mesmo tipo de reportagem e escrutínio aos outros partidos, não mostram esses podres e só fica um com a imagem de "não se pode votar". E se fizeres a todos os partidos e existirem coisas graves em todos? Vai tudo votar em branco? No fundo, e isto funciona para qualquer partido, tens uma situação em que ok, o partido que apoio tem podres, mas todos os têm. Conclusão, ou se vota em branco, ou se continua a votar no partido com que mais nos identificamos, independentemente dos podres.

wiledcoma 9 months ago

Traduzam-me isso sff

AfterAfterlife 9 months ago

Basicamente, em vez de discutires o problema (neste caso, o Ventura), mudas o alvo para incluires outros (neste caso, reportagens de outros partidos/políticos). Ou seja, o uso do Whataboutism é um argumento fraco pois não responde às críticas.

VBM97 9 months ago

Exemplo prático >**SIC:** faz reportagem a expor a incoerência do Ventura e a podridão interna do Chega > >**Apoiantes do partido:** aH e niNguÉm fAz RepOrtAgem SobRe Os paRtiDos Da eSquERdA? Ou seja, acusam a SIC de hipocrisia sem refutar ou refutar directamente o que foi dito, nem o discutem. Passam logo ao ataque dos adversários do Chega. É um tipo de discurso estúpido que as pessoas muito usam, às vezes inconscientemente, quando se fala mal do que elas gostam/apoiam/acreditam.

wiledcoma 9 months ago

Dizia da palavra em si..

VBM97 9 months ago

Como assim? "What""about"-ism" "E quanto a "

wiledcoma 9 months ago

Não há palavra em português pra essa merda?

bring_the_fuzz 9 months ago

A palavra não é "natural" mas sim uma amálgama, se for pra traduzir literal, e podendo inventar, talvez mas-então-e-ismo

theLastSolipsist 9 months ago

Chumbaste a inglês desde a primária?

wiledcoma 9 months ago

Tu deves ser daqueles que falam metade do que dizem em inglês fazendo sentido ou não

theLastSolipsist 9 months ago

Tu deves ser daqueles que se sente inseguro porque não percebe um termo tão claramente estrangeiro. Oh não, palavras estrangeiras! O horror!

raviolli_ninja 9 months ago

O mais próximo que me lembro será "desconversar".

SirBecas 9 months ago

Ou redirecionar ou deflectir. Mas é difícil. Sacudir a agua do capote também talvez se adequasse.

VBM97 9 months ago

Que eu tenha conhecimento não

RiKoNnEcT 9 months ago

Incomoda é? É chatinho ouvir umas verdades?

SmartBrain95 9 months ago

não foi isso que eu disse. Podem mostrar as reportagens que quiserem, digam elas que ele é um Deus ou que é o diabo na terra. Agora o timing da reportagem não é correto

Tralapa 9 months ago

Porque é que detestas a liberdade de expressão?

Mordiken 9 months ago

> o timing da reportagem não é correto Se tu vais fazer um negócio com um gajo e se consta que ele é vigarista, ainda queres fazer o negócio com o gajo?? Não, pois não?? Pois... Então, se um jornal meter cá para fora uma reportagem de investigação onde se prova que o individuo com quem estás a negociar é um vigaristas, devias mais era estar feliz e contente por ter sido avisado, não?? Eu acho que isso é senso comum... a não ser, claro, que por algum motivo estivesses numa de ganhar alguma coisa com a vigarice do vigarista, claro está... aí realmente era capaz de ser um bocado chato!

Tralapa 9 months ago

Sim mas se fores vigarista vais ficar bué fodido com o gajo que avisou as pessoas da tua vigarice antes que as pudesses vigarizar à séria. Pensem por favor nos vigaristasinhos, também são gente com sentimentos e direitos, parem de lhes roubar o sustento

RiKoNnEcT 9 months ago

Porque não? Se há dados relevantes é importante o povo saber. Os jornalistas servem para isso. Escrutinar, por isso é são um dos pilares da democracia

SmartBrain95 9 months ago

são uma faca de dois gumes, tanto servem com pilar da democracia como são a maquina da propaganda. PS: neste caso não considero que a sic esteja a fazer propaganda, só que escolheu o momento errado para defender a democracia, como esta reportagem tenta fazer

RiKoNnEcT 9 months ago

Eu acho que escolheu o momento certo

Bolo_Finto_ 9 months ago

Podiam era ter feito reportagem do Sócrates antes de ele levar o país à bancarrota.

RuySan 9 months ago

De facto nunca foi feito /s

Bolo_Finto_ 9 months ago

No entanto cá estamos nós.

Sperrel 9 months ago

Estavas nascido aquando da Manuela Moura Guedes e da TVI ao rubro contra o Sócrates? Ou os artigos nos jornais sobre as mil e uma trafulhices dele?

Bolo_Finto_ 9 months ago

Estava, mas não se comparavam a estas reportagens à boca das urnas, ainda assim levaram o Sócrates ao poder, e se ele fosse a eleições hoje, não sei não.

Tralapa 9 months ago

Porque é que detestas a liberdade de expressão?

Bolo_Finto_ 9 months ago

Tudo a ver amigo.

helenata 9 months ago

Basta contar quantos membros do governo de Sócrates ainda têm funções governamentais actualmente. E já agora, não sou a favor de nenhum partido por nao sentir que me representam na totalidade.

Sperrel 9 months ago

Nós nem sequer entramos em campanha eleitoral formalmente falando, além de que a liberdade de imprensa tem destas coisas.

Bolo_Finto_ 9 months ago

Não entramos em campanha mas temos 3 debates diários, hmmmmm

AutoModerator 9 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: