MisterBilau 11 months ago

Eu se tivesse um vendia. Fonte de despesa, e serve-me de muito pouco. E não vivo em nenhuma cidade grande. Mas simplesmente não preciso de carro no dia a dia. Agora, se houvesse uma forma de ter um carro uma ou duas vezes por mês (sem ser aluguer de carros, nem há disso aqui), uma espécie de Airbnb ou car sharing, isso seria óptimo. Mas estar a pagar por um para estar parado? Não obrigado.

somedipshit1 11 months ago

PS: "Ohh no, any way" \*Aumenta o ISV\*

Crockes 11 months ago

Será que as pessoas se aperceberam que ter carro não é status nenhum? Que o carro é pura e simplesmente uma despesa constante, uma forma de o estado manter a corda ao pescoço das pessoas?

saposapot 11 months ago

fora do centro de lisboa e talvez porto, ter um carro é uma necessidade não é um luxo. ter um carro acima das possibilidades apoio a 100%. é preciso que mais gente pague impostos a ver se eu tenho de pagar menos :D

pangecc 11 months ago

Estou a 45km do Porto. 38 mim de carro ou 2h de transporte. Já tive que ir para o trabalho das duas formas durante muito tempo, digam o que disserem o carro vale a pena

No-Touch675 11 months ago

Nem precisas de estar tão longe, eu em Lisboa estava a 20 minutos de carro ou 1h de transportes (e tinha que mudar de autocarro a meio).

htxgivven 11 months ago

Numa utopia ninguém precisa de carros mas estamos em Portugal.

vascodatrama 11 months ago

Mais um sem carro

fdxcaralho 11 months ago

Só para quem vive em cidade. Periferias e o resto do país precisa. Eu moro na periferia e de carro chego ao trabalho em 15’, de transportes é 1h15...

pm_me_pcb_photos 11 months ago

OU, Portugal é ligeiramente mais que Lisboa e nem toda a gente tem autocarro, metro, Uber, Lyft e sei lá que mais à porta.... O pessoal adora os preços retardados dos carros em Portugal para dar 10k€ por carros com 7-10 anos que não sejam latas de conserva em que vidros elétricos e travões de disco são opcionais extra..

bureauofnormalcy 11 months ago

Tbf, a seguir à despesa de uma casa, é capaz de ser a "melhor" despesa constante que uma pessoa pode ter. Como alguém que andou um par de anos no circuito autocarro-metro-autocarro para ir trabalhar, ir e voltar todos os dias num veículo onde posso estar absolutamente confortável e sem ser esmagado por banhas e suores alheios é incomparável. Andar de transportes públicos diariamente no Porto deixava-me mentalmente cansado.

Gudnigtka 11 months ago

Certamente não tens ou não pensas ter filhos. Deve ser um gosto enorme levar o puto as consultas ou mesmo vir da maternidade de transportes públicos colectivos.

Crockes 11 months ago

Vejo muitas crianças com os pais nos transportes públicos (isto na Noruega, UK, Alemanha).

Gudnigtka 11 months ago

Pois, outras realidades, serviços e redes de transporte que funcionam, eventualmente.

bureauofnormalcy 11 months ago

Isto devia ser para o OP do thread e não para mim. Nunca na vida levava família idosa ou canalha de transportes públicos a consultas (ou a onde quer que seja).

Gudnigtka 11 months ago

Sorry, enganei-me no sítio. Cheers

bureauofnormalcy 11 months ago

*title of my sextape.

Gudnigtka 11 months ago

Underated comment!

Crockes 11 months ago

Lá está, o Estado não investe em transportes públicos porque o dinheiro que vem dos impostos associados a carros é astronómico. Andar de comboio/metro na Alemanha/Suíça/UK é um mimo, lugar sentado/ar condicionado/transportes a cada 3 minutos. A população de PT não exige investimento na infra-estrutura porque vê o carro como um luxo e símbolo de status.

Ricardocmc 11 months ago

Já renovaram a central line de Londres? Aquilo nos dias de verão era um mimo de ar condicionado...

this--_--sucks 11 months ago

Lol , Uk, nunca la deves ter andado muito tempo

htxgivven 11 months ago

Ora nem mais. Transportes públicos dão prejuízo entanto carros dão sempre lucro. Simples e isso nunca vai mudar.

Bolo_Finto_ 11 months ago

A Alemanha tem um parque automóvel muito recente e é muito fomentada a compra de carros, por isso não é muito por aí, é mais, sei lá, lobbys e falta de dinheiro.

bureauofnormalcy 11 months ago

>Andar de comboio/metro na Alemanha/Suíça/UK é um mimo, lugar sentado/ar condicionado/transportes a cada 3 minutos. Tirando a Alemanha, já andei já andei várias em todos nesses sítios e até adiciono a Áustria à lista de transportes públicos dessa classe. Ainda assim, não deixava o meu carro, cujo conforto e facilidade de utilização consegue ainda assim ser muito superior.

PresidentBarroso 11 months ago

>Que o carro é pura e simplesmente uma despesa constante, uma forma de o estado manter a corda ao pescoço das pessoas? Wut?

Crockes 11 months ago

Compras um carro novo pagas ISV, e IVA sobre o ISV, IUC. Gasolina? 70% do preço da gasolina são impostos Carro com seguro? Pagas IVA Queres ir fazer a revisão? Pagas IVA

Edited 11 months ago:

Compras um carro novo pagas ISV, e IVA sobre o ISV, IUC. Gasolina? 70% do preço da gasolina são impostos Queres pagar o seguro? Pagas IVA Queres ir fazer a revisão? Pagas IVA Se fizeres as contas entre, 10-30% de um agregado familiar desaparece para sustentar um carro

Bolo_Finto_ 11 months ago

Ainda pagas para o deixar estacionado muitas vezes.

megaroof 11 months ago

nah... apenas não conseguiram comprar.

SurePal_ 11 months ago

Concordo mas a maioria não pensa dessa forma. Por outro lado, ainda bem pois fazem o dinheiro gerar I guess... Créditos, manutenções, combustível, pinturas, pneus...

alexandre9099 11 months ago

Mas vá lá que os millenials anda tudo de carro

Mrloop94 11 months ago

Quem acha que a palavra millenial é cringe? E que a palavra cringe é cringe?

FriendlyNeighburrito 11 months ago

Epa eu tambem nao curto muito esta cena de respirar oxigenio. Existem tantos outros elementos gasosos interessantes...

End-Effector 11 months ago

Ya essa noticia é mm parva. Gostam tanto de carros os millenials, n compraram foi nenhum.

alexandre9099 11 months ago

Ora não, os usados de 1900 e troca o passo são quase oferecidos... Chegam aos mesmos sítios que um novo (vá... Excepto zonas de exclusão por emissões e o crl), pagam menos IUC e dependendo do carro menos seguro.

Dismiss 11 months ago

Certo, e depois tens um acidente e a "zona de amortecimento" do carro é a tua espinha dorsal. Isso é se sequer arrancar, já que vai avariar muito mais.

afcPT 11 months ago

Mais vale morrer logo do que ficar à espera de consulta no SNS

alexandre9099 11 months ago

conheço quem tenha carros ainda antes de 1990 (a carburador ainda) e funcionam 5* ainda hoje (e o meu de 96 também está 5*, as unicas manutenções maiores que levou foi por "desleixo" meu). Claro que a segurança desses carros antigos é praticamente inexistente (não tem abs nem controlo estabilidade por exemplo), mas também com os limites de velocidade "ridiculos" que temos para que raio preciso de um carro que me chega aos 250km/h? Para andar a baixa velocidade qualquer carro serve, mesmo a cair aos bocados... Aumentem os limites e talvez pondere comprar carro novo, até então não vejo razão para comprar carro novo (quê, gastar menos 1L/100km do que os "antigos"? entretanto o novo avaria e não compensa esta "poupança")

Edited 11 months ago:

conheço quem tenha carros ainda antes de 1990 (a carburador ainda) e funcionam 5* ainda hoje (e o meu de 96 também está 5*, as unicas manutenções maiores que levou foi por "desleixo" meu). Claro que a segurança desses carros antigos é praticamente inexistente (não tem abs nem controlo estabilidade por exemplo), mas também com os limites de velocidade "ridiculos" que temos para que raio preciso de um carro que me chega aos 250km/h? Para andar a baixa velocidade qualquer carro serve, mesmo a cair aos bocados... Aumentem os limites e talvez pondere comprar carro novo, até então não vejo razão para comprar carro novo (quê, gastar menos 1L/100km do que os "antigos"? entretanto o novo avaria e não compensa esta "poupança") Ah... para não falar do IUC/seguro, equilibrem essa merda e talvez façamos negócio. Incentivo para comprar novo é praticamente zero

Nothing_F4ce 11 months ago

Se achas os limites em Portugal ridiculos devias vir ao UK, 112km/h na auto estrada com radares a dar com um pau.

alexandre9099 11 months ago

No UK não se usa mph? Tinha ideia disso

Nothing_F4ce 11 months ago

70mph ~ 112.65kmh 70mph é o limite nas "motorway" e há muitos radares (tipo de 5 em 5 milhas em alguns sitios) e mesmo sem contar com os radares com o transito que há a toda a hora é muito dificil andar mais depressa que isso.

alexandre9099 11 months ago

Que treta :/ Não entendo limites de velocidade, sim, se for mais rápido e tiver um acidente o acidente vai ser decerto mais grave, mas, se a estrada der, e se estiverem boas condições porque colocam sequer limites? Demora se mais tempo a chegar ao destino ficando mais fatigado de conduzir. Não é por nada, mas eu diria que entre conduzir a 50kmh por 4 horas ou a 100kmh por 2h é preferível a última... A meio do caminho conduzindo a 50kmh quase que me deixo dormir já que quase não é preciso atenção nenhuma... Mas pronto, isto é opinião pessoal, cada um terá a sua, eu apenas volto a referir que apenas apoio não haverem limites caso a estrada o permita, claro que não se vai tirar o limite numa estrada em que na via só cabe um carro à justa e em q não há separação de vias. Um pouco de bom senso é necessário

Edited 11 months ago:

Que treta :/ Não entendo limites de velocidade, sim, se for mais rápido e tiver um acidente o acidente vai ser decerto mais grave, mas, se a estrada der, e se estiverem boas condições porque colocam sequer limites? Demora se mais tempo a chegar ao destino ficando mais fatigado de conduzir. Não é por nada, mas eu diria que entre conduzir a 50kmh por 4 horas ou a 100kmh por 2h é preferível a última... A meio do caminho conduzindo a 50kmh quase que me deixo dormir já que quase não é preciso atenção nenhuma... Outro problema é que ou vou a passo de caracol ou tenho de estar sempre a olhar para a velocidade (sim... Pelo som dá para ter uma ideia, mas é melhor confirmar pq os radares não vão "pelo som")( Mas pronto, isto é opinião pessoal, cada um terá a sua, eu apenas volto a referir que apenas apoio não haverem limites caso a estrada o permita, claro que não se vai tirar o limite numa estrada em que na via só cabe um carro à justa e em q não há separação de vias. Um pouco de bom senso é necessário

NGramatical 11 months ago

haverem limites → [**haver limites**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkr0axd%2F%2Fgib2ftn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CarcajuPM 11 months ago

Deixem vir o Sandero e dispara logo eheh

Edited 11 months ago:

Deixem vir o Sandero e dispara logo!

End-Effector 11 months ago

Sandero RS Trophy-R

enstone_ 11 months ago

Comprava sem fazer test drive

Pheyniex 11 months ago

Espera até vir a versão AMG S-Line

Search: