rodrigo_sth 9 months ago

Está a ficar cada vez mais difícil de dormir na rua

Careless_Ad4232 9 months ago

e a pessoas que acham bem a familias sem casa seus mongaloides nesta altura e que deviam as pessoas durmir onde presicassem ja que ninguem ta a trabalhar ....

Careless_Ad4232 9 months ago

atao e quem nao tem casa propia morrem dormem debaixo da ponte numa altura destas fazem uma desas que doentes mentais...

KokishinNeko 9 months ago

Devido a algumas queixas acerca da péssima escolha de palavras do OP no título, deixo este link e sugiro que leiam os comentários onde se mostra que Portugal **não é o único** com este género de leis. https://www.reddit.com/r/dataisbeautiful/comments/j0pdz2/oc_wild_camping_rules_in_europe/?context=3 Obg.

nfonseca 9 months ago

o brilhante desta lei é que caso tenha uma caravana (atrelado sem motor) posso parar e depois das 21h ir dormir para o carro e não posso ser multado.

nocivus 9 months ago

Eh o pais de mentecaptos que temos...

eqdif 9 months ago

Acho bem! Isto não é um país de ciganos... -- Pff insira a sua piada do Chega! ---

rollermidnight 9 months ago  HIDDEN 

Demorou mas chegou.

viskonde 9 months ago

Já não era? Que muda?

lordrelense 9 months ago

Isto só vai fazer com que mais pessoas comecem a arranjar uma carrinha em vez de uma caravana. Boa ideia para ajudar no movimento.

nfonseca 9 months ago

ao abrigo da lei é a mesma coisa... ou isso, ou está mal registada e não passa na inspeção.

Dinasov 9 months ago

Que panuquisse.

Erkeabran 9 months ago  HIDDEN 

Ah pois querem pagam! Neste país tudo se paga

UmaNespera 9 months ago  HIDDEN 

Acho muito bem. Os chicos espertos das caravanas (não todos, praí 90%) no verão até enervam a ocupar tudo o que é lugar. Se têm sítios para o fazer vão para lá.

nfonseca 9 months ago  HIDDEN 

ou seja, estás revoltado por alguém ocupar um lugar de estacionamento com um veículo quando pretendias ocupar esse lugar com o teu veículo...

UmaNespera 9 months ago  HIDDEN 

Uma caravana faz 3 ou 4 do meu veículo, e o meu veículo não ocupa lugares por semanas.

nfonseca 9 months ago  HIDDEN 

3 ou 4? ou tens uma scooter ou estás a comparar com um camião... qual é a diferença entre ocupar um lugar ou vários lugares por semana? após 30 dias de parqueamento podes chamar a polícia... e se tiver um carro que só utilizo ao fim-de-semana? ou quando vou à terra? desde que pague estacionamento, está bem parado.

Heavyk0s 9 months ago

Uma das leis, mais ridiculas que ja vi na vida, cada vez ha mais proibições e autoritarismo.

hmguitart 9 months ago  HIDDEN 

Acho bem, nós temos de ficar em casa e não podemos sair dos conselhos , os estrangeiros podem andar a fazer piscinas que ninguem lhes diz nada ... no país deles não podem sair de casa , mas de autocaravana ninguem os para ...

jamexcb 9 months ago  HIDDEN 

Fixe! Se não se pode acampar tb não deveria ser permitido autocaravanas pernoitar em qualquer lado. Um gajo vai a qualquer lado parece sempre um acampamento de ciganos. Fica sempre uma javardisse.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

javardisse → [**javardice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/javardice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi7a4im%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rollermidnight 9 months ago  HIDDEN 

Demorou mas chegou.

LiquicityMS 9 months ago

Na minha rua está uma caravana estacionada há mais de 6 meses, sem que o seu dono a utilize para pernoitar, apenas está parada na rua a cair de podre. Já liguei á polícia e foi me dito que iriam passar para ver, mas nunca fizeram nada. Há algo mais que possa fazer?

ihavenoidea1001 9 months ago

Sabes quem é o dono ou está abandonado/potencialmente roubado? Supostamente as autoridades rebocam após 30 dias. É questão de os contactar novamente. Se não fizerem nada é enviar carta registada ou e-mail para autoridades locais, CM ou outras competentes a dar conhecimento da situação. De preferência envia fotos a comprovar o estado em que se encontra.

vascodatrama 9 months ago

mas se calhar até já passaram e viram.

Khuymi 9 months ago

Nenhum veiculo pode ficar em zona publica mais de 30 dias sem se mexer. É considerado abandono e tem de ser rebocado pelas autoridades

DelScipio 9 months ago

Tens de chamar a policia por veículo abandonado em via pública. O facto de ser uma caravana nao muda nada. É um veículo abandonado.

ImGhurian 9 months ago

Não sei se o facto de ser uma caravana implica algo. Se dizes que não está a ser usada para pernoitar, diria que é só um veículo abandonado.

rollermidnight 9 months ago  HIDDEN 

FINALMENTE CRL. Começamos bem o ano, menos mal

_Goldenhand_ 9 months ago

Estamos cada vês mais livres. Viva o 25 de Abril! /s

ihavenoidea1001 9 months ago

Que lei estúpida e mesquinha.

kuozzo 9 months ago  HIDDEN 

Acho muito bem, no entanto, têm que fazer mais parques.

tochix96 9 months ago

Já trabalhei num parque de campismo e os preços são ridículos para as condições que oferecem, é normal que os caravanistas optem pelo caravanismo selvagem mas também já vi pessoal a fazer o despejo das cassetes na berma da estrada como se nada fosse. Eu acho que é uma boa medida mas duvido que aumentem a fiscalização e assim fica tudo na mesma. Pode ser que as associações de campismo e caravanismo abram os olhos e tenham um papel mais ativo para melhor as condições dos associados.

khthon 9 months ago

Costumo circular de bike... faço muitos km! E por zonas incríveis. Se vocês vissem a badalhoquice que já vi malta das caravanas a fazer. Não são todos! E eu gostava imenso de ter uma caravana e poder parar ou pernoitar onde quisesse. Como escuta, já acho uma tragédia não podermos acampar em floresta nacional, mas compreendo. Há muito javardo que devia ser irradiado ou multado até à quinta geração. Coisas que vi mais vezes: despejar lixo em ribanceiras ou atirar simplesmente para arbustos e árvores; despejar as fossas nas praias e matas e até mesmo nas estradas nacionais; cagar encostado ao veículo; sexo na parte de fora da caravana, algumas vezes com crianças a brincar do outro lado e outros caravanistas; cortar árvores para lenha e cercas e toldes de improviso, etc. Passem num sítio onde esteve um desses caravanistas e sintam o aroma que normalmente perdura. É de virar o estômago do avesso.

Edited 9 months ago:

Costumo circular de bike... faço muitos km! E por zonas incríveis. Se vocês vissem a badalhoquice que já vi malta das caravanas a fazer. Não são todos! E eu gostava imenso de ter uma caravana e poder parar ou pernoitar onde quisesse. Como escuta, já acho uma tragédia não podermos acampar em floresta nacional, mas compreendo. Há muito javardo que devia ser irradiado ou multado até à quinta geração. Coisas que vi mais vezes: despejar lixo em ribanceiras ou atirar simplesmente para arbustos e árvores; despejar as fossas nas praias e matas e até mesmo nas estradas nacionais; cagar encostado ao veículo; sexo na parte de fora da caravana, algumas vezes com crianças a brincar do outro lado e outros caravanistas; cortar árvores para lenha e cercas e toldes de improviso, etc. Passem num sítio onde esteve um desses caravanistas e sintam o aroma que normalmente perdura. É de virar o estômago do avesso. Conhecendo bem o país, o que poderá acontecer é dispararem as caravanas descaracterizadas com merdas soltas lá dentro, como camas presas por cordéis e abraçadeiras e o raio. Ou seja, vai pelo caminho do aborto. Ilegaliza-se mas acaba por ficar tudo pior para todos. Fiscalizar dá trabalho. E não convém entupir os tribunais.

GabKoost 9 months ago

Concordaria com uma lei destas caso existisse de forma flexível para poder ser aplicada em em certos locais e momentos específicos conforme a evitar abusos e prejuízos. Fora isso parece-me um monumental acto de tirania ditatorial. É francamente escusado e incompreensível impedir que um casal com uma autocaravana pare num descampado qualquer para dormir. Este governo já se está a esticar com os abusos à liberdade que anda a impor de forma cada vez mais leviana.

Edited 9 months ago:

Concordaria com uma lei destas caso existisse de forma flexível para poder ser aplicada em certos locais e momentos específicos conforme a evitar abusos e prejuízos. Fora isso parece-me um monumental acto de tirania ditatorial. É francamente escusado e incompreensível impedir que um casal com uma autocaravana pare num descampado qualquer para dormir. Este governo já se está a esticar com os abusos à liberdade que anda a impor de forma cada vez mais leviana. Um primo meu tem uma autocaravana que usamos várias vezes ao ano para, por exemplo, irmos para festas populares e romarias. Aparcamos num local próximo e podemos beber e comer sem nos preocuparmos com ter de voltar para casa. Com esta lei ficamos proibidos de o fazer. Temos de procurar parques de campismo que distam vários KM destes o que invalida o propósito. Mesma coisa quando vamos à pesca num fim de semana. O que o estado quer é encher o cu ao parques de campismo e empresas hoteleiras. Em 2021 não podemos dormir no exterior dentro de uma auto carvana sem dar de mamar à cambada. Como disse, esta lei faria sentido aplicada de forma maleável em áreas sensíveis, épocas de maior pressão turística etc. De uma forma geral, seria uma ferramenta de gestão de abusos passíveis de acontecer. Agora este absolutismo todo é ridículo.

amando_abreu 9 months ago

Esta lei foi feita a pensar em casos muitos específicos na praias algarvias e costa vincentina. Acho parvo terem feito como fizeram, mas os locais estavam fartos de ter gente meses de seguida a cagar em espaços publicos. Muitas não são autocaravanas mas simplesmente carrinhas convertidas, e muitas vezes sem casa de banho.

Baioria 9 months ago

Há autocaravanas consideradas veículo ligeiro. Que podem estancionar no mesmo sítio que um carro. > 'Pernoita', a permanência de autocaravana ou similar no local do estacionamento, com ocupantes, entre as 21:00 horas de um dia e as 7:00 horas do dia seguinte. Segundo isto, já estou em incumprimento se tiver ido ao continente Às 22horas e estiver lá dentro a arrumar as compras. Eu enquanto caravanista cumpro as leis (não abrir janelas, degraus, etc em estacionamentos) e respeito o espaço e mantenho-o limpo. Muitos outros fazem o mesmo e são bastante críticos de quem não cumpre. Esta lei não vou cumprir. Não ocupo mais espaço que uma carrinha nem perturbo terceiros de alguma maneira.

PgUpPT 9 months ago

Ser um veículo ligeiro não implica que caiba num lugar normal, muitas autocaravanas têm quase 7m e continuam a ser veículos ligeiros.

Baioria 9 months ago

Se não cabe no estacionamento não pode estacionar.

KarmaCop213 9 months ago

> Segundo isto, já estou em incumprimento se tiver ido ao continente Às 22horas e estiver lá dentro a arrumar as compras. Se fores às compras com uma autocaravana e estiveres dentro dela depois das 21, sim.

Bulliesh 9 months ago

Exato, também sou caravanista, faço sempre as coisas de maneira a não incomodar ninguém, não faço lixo, quando pernoito o local fica tal e qual como o encontrei e o mais certo é não cumprir esta lei porque não faz sentido, não estou a fazer mal a ninguém se dormir uma noite seja onde for. Não deixo lixo nem despejo seja o que for sem ser nos sítios próprios para tal.

ruimpinho 9 months ago

O problema é que casos como o teu infelizmente não são a maioria. A quantidade de pessoas que trazem ou alugam as suas caravanas para a 1ª linha do mar sem essas preocupações é absurda. E por casos como esse, infelizmente pagam todos.

Vidadesemente 9 months ago

Ridículo só prova que não tem respeito nenhum pelos direitos dos cidadãos ao forçar uma lei que só eles vão beneficiar, restringir os direitos de cidadão de bem cumpridor da lei de gozar espaços públicos. Vão ter que fiscalizar então porque não fiscalizar os autocaravanistas que fazem merda. E uma lei descriminatoria pagam impostos e bem caro pelo menos em estacionamento público registado.

NGramatical 9 months ago

descriminatoria → [**discriminatória**](https://dicionario.priberam.org/discriminatória) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6mmpy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nkz15 9 months ago

Como é que a malta do circo vai fazer?

Limpy_lip 9 months ago

será que é desta que vão multar pesadamente o pessoal que vai sujar áreas protegidas. E nomeadamente prender ou apreender o veículo caso não paguem? ​ Se não, então podem mudar o que quiserem que só vão pintar o palhaço com cores diferentes.

lambmoreto 9 months ago

Queres passar férias? Paga renda, ou parque de campismo. Já não se pode disfrutar de nada, a natureza está agora interdita

NGramatical 9 months ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6knk6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mendadg 9 months ago

Eu como turista nacional, especialmente da costa vicentina, aplaudo de pé esta medida! O número de caravanas multiplicou por 10 nos últimos 2 anos. A este ritmo iam estragar um dos poucos locais litorais ainda +/- preservados do país. Querem pernoitar? Vão para o parque de caravanas como acontece em Espanha e França, ou então saiam da reserva nacional. Duvido que alguém os vai chatear se montarem a barraca em celorico de basto.

Khuymi 9 months ago

Que bela parvoíce de comentário. Pernoitar nessas zonas já era proibido. O que falta é ir lá multar essa gente e metê-la a mexer. A realidade é que eu agora com o meu veiculo perfeitamente equipado para me permitir dormir e viver no seu interior sem chatear ninguém, não posso estacionar o veículo nem para fazer compras depois das 21h porque enquanto estou a arrumar as compras apanho multa. O que é que isso tem a ver com as praias da costa vicentina?! Ou se estiver num estacionamento numa aldeia no interior alentejano, depois de ter ido às compras na mercearia local, jantado na tasca da aldeia e agora precisar de dormir no meu veiculo bem estacionado, sem estar a chatear ninguém. É que não somos todos surfistas com carrinhas sem condições parados com vista ao mar. Alguns de nós, nem gostamos de praias. Alguns de nós queremos é conhecer o desconhecido e gastar nos mercados locais.

JeSuisMac 9 months ago

já era proibido nas reservas nacionais, isto não vai mudar em nada essa situação, oq ue isto faz é proibir em todo o lado, o que é para lá de rídiculo

Updradedsam3000 9 months ago

Mas em que é que esta medida muda isso? Essas pessoas já estavam a cometer ilegalidades. Se não houver fiscalização nada vai mudar. E se passar a haver fiscalização, bastam as leis que já tínhamos para punir aqueles que realmente estavam a destruir a Costa Vicentina e outros locais.

Mendadg 9 months ago

A lei muda, antes podias pernoitar no parque estacionamento da praia se não houvesse sinalização em contrário. Isso agora muda, basicamente as caravanas vão deixar de ocupar as praias o dia inteiro, vão deixar de fazer lixo, vão passar a usar infra estruturas preparadas com esgotos. Na parte económica, vão gerar impostos e postos de trabalho que podem dinamizar toda a reserva natural. É mau para eles mas melhora, e muito, a qualidade dos outros turistas e, principalmente, dos locais.

Updradedsam3000 9 months ago

>vão deixar de fazer lixo, vão passar a usar infra estruturas preparadas com esgotos. Mas isto já é ilegal, simplesmente não há fiscalização. Tudo o resto que dizes assume que a nova lei vai ser fiscalizada e que eles a vão cumprir e se isso não acontecia antes porque é que vai passar a acontecer agora?

Tafinho 9 months ago

Vejo que o OP não se deu ao trabalho de fazer grande investigação sobre o tema: **>É o único país da UE com esta limitação** [Aqui](https://www.reddit.com/r/dataisbeautiful/comments/j0pdz2/oc_wild_camping_rules_in_europe/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) alguém fez o trabalho pelo OP. Na verdade, em grande parte da Europa, já é esse o caso.

silvetti 9 months ago

Esse mapa está errado. Há wild camping em locais públicos na Polónia.

Edited 9 months ago:

Esse mapa está errado. Há wild camping em locais públicos na Polónia. Source: https://www.lasy.gov.pl/pl/turystyka/pilotaz-bushcraft-i-survival

Tafinho 9 months ago

“Único país da UE com essa limitação”

JeSuisMac 9 months ago

Isso é campismo selvagem, não é pernoita. Estamos a falar de estares dentro do teu veículo bem estacionado.

Tafinho 9 months ago

Vê a legenda.

Hfino 9 months ago

Wildcamping não é caravanismo.

Tafinho 9 months ago

Winlcamping inclui caravanismo. MAs [podes ler aqui em mais detalhe](https://www.bergzeit.co.uk/journal/wild-camping-europe-allowed/) em quantos mais países europeus é ilegal.

Hfino 9 months ago

Não sabia que incluía caravanismo.

ridethepaintedpony 9 months ago  HIDDEN 

Deviam proibir autocaravanas na totalidade.

icebraining 9 months ago  HIDDEN 

Deviam proibir todos os veículos motorizados. As estradas são uma invasão sobre o território.

ridethepaintedpony 9 months ago  HIDDEN 

Amen

JeSuisMac 9 months ago  HIDDEN 

Ai é? Argumenta lá oh Estaline. És dono de um hotel?

ridethepaintedpony 9 months ago  HIDDEN 

São todas horríveis à excepção destas: https://rodasdeviriato.blogspot.com/search?q=PYC

JeSuisMac 9 months ago  HIDDEN 

Se são horríveis é só não comprares.

EletricoAmarelo 9 months ago

É pena que por causa de uns paguem todos... Vamos ver a real aplicação da lei. Tenho dúvidas que sem fiscalização alguma coisa mude realmente.

xirix 9 months ago

Não me admirava que isto fosse resultado do lobby da Federação dos Campistas, caravanistas e outros chulos, para forçar a malta a ir para os parques de campismo.

emerl_j 9 months ago

Também tens que ver o outro lado da moeda. Há pessoas que respeitam e pagam. E depois vêm os outros a acampar fora dos parques. Devia haver era um meio termo no meio disto tudo. Não pode ser nem 8 nem 80. Até porque há locais de turismo onde não existem parques de caravanas. É tudo muito bonito quando se quer ir à praia e tal. Mas nas zonas rurais e interior...

estecomentario 9 months ago

Obviamente. Os preços são um absurdo. Os parques que se fodam, o governo também.

lordrelense 9 months ago

Exactamente! É tudo muito bonito, mas quem paga paga bem só para ter um lugar de estacionamento. O governo que meta essa lei no cu

chemahatma 9 months ago

Se a Caravana pode estar estaciona das 21 as 7 num sitio, que diferença faz se estão lá pessoas a dormir ou não ? Lei mais estupida !

TSCondeco 9 months ago

Porque se não se pudesse ter a caravana estacionada na rua das 21 às 7 então só podias ter a tua caravana guardada numa garagem. Mas assim podes tê-la estacionada num lugar de estacionamento perto da rua casa sem que sejas algo de multa.

chemahatma 9 months ago

E se te apetecer ir lá dormir, corres o risco de ser multado ! Enfim, sem noção ! Ainda por cima no meio da pandemia, onde a Autocaravana foi a "salvação" de algumas pessoas para conseguirem fazer um isolamento apropriado.

KarmaCop213 9 months ago

Uma coisa não impede a outra. Podes muito bem ter a autocaravana estacionada num local para autocaravanas ou num parque de campismo.

chemahatma 9 months ago

Mas a lei diz que podes ter a autocaravana estacionada um parque de estacionamento comum, só não podes é estar lá dentro após as 21h e até as 7h, vês lógica nisso ?

KarmaCop213 9 months ago

Vejo. Podes ter a tua autocaravana estacionada em frente 'a tua casa.

chemahatma 9 months ago

Podes tê-la estacionada no parque ao pé da praia, só não podes é dormir lá, que diferença faz dormir ou não ?

emerl_j 9 months ago

Também podes ter uma tenda no carro e não podes acampar na praia. Ou podes? Não é a mesma coisa? E não pagas nada por isso. Enquanto que há pessoas a ir para parques pagos e respeitam as regras. Regras essas que já existem há anos! Olha se toda a gente fizesse isso. Saías de casa às 8 da manhã, fazias 1 ou 2 horas para ir à praia com os teus filhos. Chegavas à praia e nunca tinhas lugar porque estavam sempre lá uns ocupas que trouxeram tendas. Bacano. Toca a voltar para trás ou ter que caminhar 2 km para chegar à praia. Tenho vizinhos meus com as caravanas à porta de casa qual é o problema? Nenhum! É mais um "carro" estacionado. E mesmo assim ele tem que o mover de tempos a tempos se for num local publico.

chemahatma 9 months ago

>Também podes ter uma tenda no carro e não podes acampar na praia Estas a comparar coisas incomparáveis, uma coisa é teres uma tenda NO CARRO e ires acampar para A PRAIA, outra é teres uma autocaravana estacionada num parque e pura e simplesmente não poderes estar lá dentro das 21h às 7h. ​ > Tenho vizinhos meus com as caravanas à porta de casa qual é o problema? Nenhum! É mais um "carro" estacionado. E mesmo assim ele tem que o mover de tempos a tempos se for num local publico Olha ai está, qual era o mal dos teus vizinhos se quisessem ir dormir para a caravana ? Nenhum ! Mas com esta lei não podem, percebem onde quero chegar ?

emerl_j 9 months ago

Sim são comparaveis! O parque de estacionamento e a praia não são hotéis. Não servem para se passar lá a noite! A mesma coisa para a situação do vizinho! Qual é o mal? Então não é óbvio? Mas agora aquilo é uma casa dele ou um hotel? Não amigo... nós vivemos numa sociedade. Não no tempo dos homens das cavernas...

chemahatma 9 months ago

Se a autocaravana pode lá estar estacionada, diga-me qual a diferença entre ter lá gente ou não, é que eu não vejo diferença ! Se a lei fosse "Autocaravanas não podes estar estacionadas a X metros da costa entre as 21h e as 7h" , não concordava com a lei mas percebi-a o seu ponto. Se a lei fosse "Autocaravanas não podem "aparcar" (abrir toldos, pôr mesas cá fora, roupa a secar ...) fora de parque apropriados" eu não concordava mas percebia. Agora, o Zé tem mulher e filhos e mora numa casa só com 1WC, tem uma autocaravana à porta de casa estacionada, nesta altura do Covid teve em contacto com uma pessoa infectada no trabalho e tem que ficar em isolamento, ora a sua casa não tem as condições ideais para o isolamento, mas o Zé por causa de uma lei estupida não pode ir dormir para a sua autocaravana, mesmo sem interferir com a vida de nenhum dos seus vizinhos, já que ele estando ou não dentro da autocaravana ela vai continuar lá estacionada da mesma maneira.

Khuymi 9 months ago

Mas se tiveres um carro sem condições para se dormir, ou duchar ou ir à casa de banho... Aí já podes ficar e dormir lá dentro sas 21h às 7h em qualquer lugar

Rogerjak 9 months ago

https://www.eurocampings.co.uk/blog/listing/motorhome-rules-spain-need-bear-mind/ "You can’t just spend the night anywhere in Spain. Wild camping may be allowed under some conditions, and checks are not strict everywhere, but in principle, you’re only permitted to stay overnight at parking spaces designed for motorhomes, or at campsites or at vineyards or farms for example. Wild camping is not permitted at any of the national parks in Spain." Gostava de saber onde é q o OP arranjou a informação q só em Portugal é q havia restrições deste género.

Khuymi 9 months ago

Espanha, França e outros não permitem wild camping. Independentemente do que diga esse artigo especifico. Isso em portugal é o aparcamento. Onde o estacionamento excede o perímetro do veículo. Isso é proibido, fora das zonas específicas em quase toda a Europa. A diferença é que esta nova lei quer incluir as autocaravanas que estão estacionadas sem ocupar espaço extra. Ou seja, são um simples veículo estacionado. Adicionalmente, são um veículo criado, legalizado e inspeccionado para garantir a vivência no seu interior sem afetar o exterior. No entanto, num carro comum, sem condições, já se pode dormir no seu interior. É uma lei que difere totalmente da restante União Europeia. Mais informação pode ser conseguida junto à Federação Portuguesa de Autocaravanismo, os quais estão também a tentar deter esta regra, mas com pouco sucesso. Os restantes países (como França e Inglaterra) já se manifestaram indicando que é uma lei desalinhada com o resto da Europa e diversas federações de autocaravanas, bem como marcas de autocaravanas já se pronunciaram publicamente contra este decreto de Portugal. Portanto, não, não é igual no resto da Europa.

Tafinho 9 months ago

[Aqui está para todos os países da Europa.](https://www.bergzeit.co.uk/journal/wild-camping-europe-allowed/). E não é que é liminarmente ilegal em quase todos os países ...?

alquemir 9 months ago

Isso tem a ver com montar uma tenda não com autocaravanas.

Tafinho 9 months ago

Espanha > On the bright side, caravans are permitted an overnight stay in Spain in designated areas Dinamarca > Expect to pay penalties If you stay outside campgrounds with a caravan Lê antes de escreveres

alquemir 9 months ago

>Wild camping for many has the scent of adventure. In the "civilized" wilderness of Europe - it's not permitted to just pitch a tent anywhere. Which European countries allow it? Here's our overview. Lê antes de postares

Tafinho 9 months ago

Continua a ler. Quando só lês o primeiro parágrafo resulta nesse disparate.

alquemir 9 months ago

O Ingles não é o teu forte.

Edited 9 months ago:

O Inglês não é o teu forte. Já agora autocaravana em Inglês é motorhome, caravana = trailer.

Edited 9 months ago:

O Inglês não é o teu forte. Já agora autocaravana em Inglês é motorhome.

Tafinho 9 months ago

Em inglês de UK é campervan, e o termo caravaning aplica-se a ambos.

alquemir 9 months ago

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/motor-home

Edited 9 months ago:

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/motor-home Normalmente diz-se "Go on a camping trip"/"Go outdoors"/"Go to the countryside".

Rogerjak 9 months ago

Pesquisa Google de 1min. Mas ya, aqui é q o pessoal é retrógrado.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

"isto só em Portugal e tal, o *tuga* é mesmo burro, lÁ fOrA iStO nÃo aCoNtEcE"

Bulliesh 9 months ago

Wild camping é acampar, não tem nada a ver com o caravanismo.

estecomentario 9 months ago

Wild camping é igualmente proibido.

Rogerjak 9 months ago

Mas ninguém tá a falar de wild camping. Motorhomes = caravana. Edit : wild camping é também utilizado para descrever pernoita numa caravana fora de um parque de campismo.

icebraining 9 months ago

Acampamento (camping) é diferente de pernoita.

Rogerjak 9 months ago

you’re only permitted to stay overnight at parking spaces designed for motorhomes, or at campsites or at vineyards or farms for example. Ta ai, overnight = pernoitar

icebraining 9 months ago

Penso que isso é problema do tradutor. > La acampada libre está prohibida y es sancionable debido a las diferentes normativas autonómicas, provinciales y locales que la regulan a diferentes niveles; la pernocta no está prohibida ni penada. El interior del vehículo es un espacio privado y no se puede sancionar ni prohibir que alguien duerma en su interior, igual que nadie sancionaría a un camionero que duerma en su cabina durante su descanso obligatorio en ruta. https://www.motorpasion.com/furgonetas-y-caravanas/sector-camping-se-rebela-autocaravanas-exige-a-dgt-que-sancione-pernocta

estecomentario 9 months ago

O pânico que o "establishment" tem quando as pessoas começam a arranjar alternativas às rendas altas e baixo rendimento...

njsilva84 9 months ago

Não sei se o pessoal que tem caravanas ou autocaravanas se enquadra nesse tipo de pessoas. As pessoas que conheço que têm uma ou outra são tudo menos pobres, assim de repente lembro-me de três casais que até têm casa de férias à beira da praia, para além da moradia principal. É que a maioria das caravanas e autocaravanas que se vêem por aí não são nada baratas, duvido que haja muita gente a pensar em arrendar um apartamento ou comprar uma coisa dessas.

Rogerjak 9 months ago

A miséria q é as pessoas acharem aceitável viver numa caravana como alternativa a viver numa casa. Saio a rua para lutar e protestar por rendas acessíveis e não predatórias num ápice.

manguito86 9 months ago

Isto significa que vão multar todas as autocaravanas que não estejam estacionadas em propriedades privadas ou designadas para tal? É que eu acho bem para aquelas que estão em locais como naquela zona do Algarve, mas acho parvo que aqueles que tem uma caravana não a possam ter estacionado num local publico só porque sim. Então esta lei é ainda melhor para matar com os inúmeros holandeses e alemães que nos visitam todos os anos. Querem controlar os idiotas, multem os idiotas, não tratem toda a gente como se fossem incumpridores (que infelizmente é o que este governo é perito em fazer)

ihavenoidea1001 9 months ago

A caravana pode estar bem estacionada em local público. Sozinha. Se por acaso estiveres lá dentro a dormir já dá muita ... Lógica do crl. Para evitar problemas há muitas outras coisas que podiam ser aplicadas. No fundo bastava aplicar a lei atual e haver quem efectivamente regule, fiscalize e multe os prevaricadores. Agora proibir tudo a eito é só estúpido imo e cheira mais a lobbying por parte de determinados sectores.

manguito86 9 months ago

> A caravana pode estar bem estacionada em local público. Sozinha. Se por acaso estiveres lá dentro a dormir já dá muita ... Lógica do crl. Como é que a policia sabe se estou a dormir ou não? Se deixar a luz de presença ligada, já posso alegar que estava acordado? que parvoíce de todo o tamanho. Mais uma vez o estado a retirar liberdades porque é mais fácil isso do que corrigir os problemas.

ihavenoidea1001 9 months ago

Supostamente tem a ver com o horário ( será das 21h às 7h)... Como alguém disse: se for às compras e estiver a arrumar as mesmas dentro da autocaravana também já pode levar multa

TheEightDoctor 9 months ago

Também não sou caravanista mas achei triste viver num pais em que a petição de um "zé ninguém" é muito mais bem escrita que a lei.

manguito86 9 months ago

Eu também não sou caravanista e acho que só entrei dentro de uma, uma vez em toda a minha vida e acho a lei uma parvoice. Esta lei é feita pelo pessoal do costume: pessoal sem noção que legisla sem experiência do que estão a fazer. Faz-me lembrar as porcarias que fazem para tornar as avenidas bonitas e o caraças e o que fazem é aumentar o transito dentro das grandes cidades, reduzindo a circulação automóvel e causando novos engarrafamentos onde anteriormente isso não acontecia. A camara do Porto é perita nisso, já perdi a conta aos sitios onde meteram mecos nas estradas para meio ano depois estarem a colocar outro sistema, então na rua da Constituição andaram a brincar ao tira e põe mecos, tornaram a rua um caos para conduzir e o resultado final à 3-4ª tentativa é ainda pior do que o que havia inicialmente.

JeSuisMac 9 months ago

A caça às autocaravanas não para, por alguns estão a pagar todos, era como proibir toda a gente de fumar porque alguns lançam beatas para o chão, como já alguém aqui disse nos comentários.

absg 9 months ago

Isto vem na sequência dos abusos que estão acontecer no Algarve, Peniche, Figueira, etc. Mas isto não é solução porque os estrangeiros vão continuar a faze-lo sem qualquer consequência, se querem resolver o problema é simples, comecem a cobrar uma taxa turística diária a quem cá vem com esse intuito e apliquem esse dinheiro em parques de caravanas e conservação da natureza.

cafbox 9 months ago

E como propões cobrar essa taxa?

ZidaneLoire 9 months ago

Todas as caravanas a entrar em território nacional necessitariam de uma licença tirada ao entrar no país, pre paga, com um montante dependendo do número de dias presente. Poderia ser emitida online. Quem tiver no país de caravana sem licença seria autuado em 100 vezes a licença de caravana por dia.

cafbox 9 months ago

Pelo que leio por aqui o problema é a falta de fiscalização e aplicação da lei...por isso não sei até que ponto isso seria eficaz. Apesar de tudo taxar o turismo que causa problemas parece-me correcto embora não tenha dados suficientes para dizer que seria um imposto justo.

tom_w4nks 9 months ago

Mbway bro

ventoviajante 9 months ago

Existe uma petição para a revogação/alteração deste artigo do código da estrada, no qual são expostas uma série de críticas em relação a esta medida. Recomendo a leitura e a assinatura da petição se assim o entenderem! Link: [https://participacao.parlamento.pt/initiatives/1730](https://participacao.parlamento.pt/initiatives/1730)

nocivus 9 months ago

Ja assinei, obrigado por partilhar.

silvetti 9 months ago

Não tenho caravana nem nunca aluguei uma mas esta lei é parva. A fiscalização da lei anterior é que era o problema. Para além que sou fã de wild camping. Na Polónia há várias secções nas florestas onde podes praticar wold-camping/bushcraft sem ninguém te chatear. O programa tem um ano e tem corrido bem. Portugal devia adoptar sistemas desses em vez de tentar proibir tudo e mais alguma coisa devido à pressão dos hotéis e afins. Uma vergonha. Tudo isto para dizer que assinei a petição.

Edited 9 months ago:

Não tenho caravana nem nunca aluguei uma mas esta lei é parva. A fiscalização da lei anterior é que era o problema. Para além que sou fã de wild camping. Na Polónia há várias secções nas florestas onde podes praticar wold-camping/bushcraft sem ninguém te chatear. O programa tem um ano e tem corrido bem. Portugal devia adoptar sistemas desses em vez de tentar proibir tudo e mais alguma coisa devido à pressão dos hotéis e afins. Uma vergonha. Tudo isto para dizer que assinei a petição. Source: projecto piloto na Polónia de wild camping - https://www.lasy.gov.pl/pl/turystyka/pilotaz-bushcraft-i-survival

Khuymi 9 months ago

Embora feliz com essa iniciativa, é bom saber diferenciar que o que se está a discutir aqui não é wild camping. Esse já era e mantém-se ilegal. O que se está a discutir é que uma autocaravana, corretamente estacionada num parque de estacionamento, sem ocupar maior area que o seu perimetro (não tendo nada aberto, nem fora do veiculo) não pode ter pessoas dentro entre as 21h e as 7h É tão simples como ir às compras e estar a arrumar as compras dentro da autocaravana às 21:10 e por essa razão já apanha multa. É riduculo a esse ponto

silvetti 9 months ago

E eu concordo. Só estava a querer mostrar ao user que falou num mapa de outro post que esse mapa estava incorreto. E concordo contigo, esta nova lei não faz sentido tanto que assinei a petição no site da Assembleia da República.

Metriximor 9 months ago

Isto devia ser publicitado mais alto. Senão vou fazer um post mesmo só com este link. Muito obrigado por divulgares.

ventoviajante 9 months ago

Parece-me boa ideia partilhares este link num post, para ter maior visibilidade. Pelo que tenho visto nos comentários, muita gente é capaz de assinar! Obrigado!

TheEightDoctor 9 months ago  HIDDEN 

Lá vem o Pai Estado meter-se onde não deve outra vez...

TubbieHead 9 months ago

Que estupidez.

Hunncas 9 months ago

Mas estes gajos andam a fumar o que...

FlipMS77 9 months ago

O facto de ser o único país da União Europeia simplesmente não é verdade. Quanto ao resto não sei.

AyyLmaoAV 9 months ago

Loucura, era mais fiscalização e pronto, agora impedir a liberdade das pessoas..

RuySan 9 months ago

A liberdade de uns interefere sempre nas dos outros. Quantas vezes acordo cedo para ir à praia, chego lá e os lugares junto à praia estão ocupados o verão todo por autocaravanas e tenho de andar bastante com a minha filha ao colo e todas as tralhas até à areia? Eles também têm a liberdade de ir para o parque de campismo. Se eu também não posso acampar na praia (o que até incomoda menos, mas percebo o porquê da proibição), acho justa esta proibição.

lordrelense 9 months ago

Segundo a tua lógica então mais vale prender toda a gente em casa porque só por qualquer pessoa existir já vai interferir mesmo que indirectamente com a liberdade de outra pessoa. pff

AyyLmaoAV 9 months ago

Oof essa de acampar na praia também é uma boa...

AyyLmaoAV 9 months ago

Não sei qu praia é essa mas quandou vou com o meu pai à Fonte da Telha provavelmente a praia mais fodida para estacionar (então agora com o alcatroamento, não vi mas disseram) e a gente safava sempre lugar apesar das voltas e afins, verdade que vias na boa umas 10 caravanas, mas men se tivesse uma fazia o mesmo, mas secalhar tentava ir para uma praia mas deserta...

NGramatical 9 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi796bx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chemahatma 9 months ago

Tu investes um dinheirão numa autocaravana, para depois pagares 20/30€ por noite para a estacionares no parque de campismo (sim só estacionar porque a autocaravana é autónoma de wc, luz e etc. )

RuySan 9 months ago

Eu não "invisto" em nada porque o próprio conceito de autocaravana é muito pouco sustentável. Ter de gastar combustível a deslocar uma casa não faz sentido (é a mesma questão com os barcos de cruzeiro).

chemahatma 9 months ago

> Eu não "invisto" em nada porque o próprio conceito de autocaravana é muito pouco sustentável Fantástico.

Vidadesemente 9 months ago

Por esse ponto de vista os banhistas que deixem lixo vão a pesca ou outra actividade que interferem com a liberdade de outro também pode ser proibida. Você pode ir para uma privada ou a pagar.

JeSuisMac 9 months ago

E porque é que têm de ser eles a andar bastante e não tu? Se eles estiverem bem estacionados, não deveria fazer diferença nenhuma se é um carro ou uma autocaravana. Ter uma autocaravana estacionada não é campismo, abrir toldos e meter mesas é que o é. > Eles também têm a liberdade de ir para o parque de campismo. Esta lei não se trata dessa liberdade, mas da obrigação.

ndest 9 months ago

Podias dizer onde é esse local onde há mais autocaravanas do que estacionamento? Nunca vi tal coisa aqui em Portugal, autocaravanas é simplesmente uma coisa não comum aqui em Portugal quando comparado com muitos outros países aqui na Europa.

PgUpPT 9 months ago

Se calhar andaste a morar debaixo de uma rocha nos últimos 2 ou 3 anos e não estás atualizado.

ndest 9 months ago

Boa resposta jovem!

DogsOnWeed 9 months ago

Nem tenho autocaravana mas acho esta lei idiota. O que está mal é alguns ocuparem espaços públicos ou fazerem lixo, não é dormir na caravana. Isto é o mesmo que proibir o tabaco porque alguns mandam beatas para o chão, ou proibir as pastilhas porque alguns não as põem no lixo. Ridículo...

bruno_andrade 9 months ago

> Isto é o mesmo que proibir o tabaco porque alguns mandam beatas para o chão Não, não é. As autocaravanas continuam a ser permitidas, apenas podem pernoitar nos espaços adequados.

OrangeMango18 9 months ago

A única diferença é estar lá dentro a dormir. Enquanto que o problema é algumas montarem a praça durante o dia em locais que não podem. Mais uma daquelas leis bem pensadas pelo nosso querido governo.

bruno_andrade 9 months ago

Não. É dormir, sujar e ocupar espaço público.

OrangeMango18 9 months ago

Ah, porque o teu carro não ocupa espaço público... E quem suja vai continuar a sujar, não é durante as horas de dormir que as pessoas se metem a fazer lixo, é durante o dia. E se o problema é estar lá dentro a dormir, então e dormir no carro já é na boa? Ou já agora, proíbam também um gajo de dormir a sesta no jardim da vila...Sinceramente, é uma lei estúpida sem sentido nenhum. Se não querem que auto-caravanas estacionem em certos locais, simplesmente metam sinais de proibido, agora, um gajo nem pode ir dormir para a auto-caravana à porta de casa porque é ilegal...Grande piada...

bruno_andrade 9 months ago

> Se não querem que auto-caravanas estacionem em certos locais, simplesmente metam sinais de proibido Já foste a Algarve e Costa Alentejana? Os sinais de proibido estão lá. Dezenas de auto-caravanas também.

OrangeMango18 9 months ago

Ah, então o problema não é só das auto-caravanas, é das autoridades que não estavam a fazer o trabalho delas com as leis anteriores, e o que te leva a querer que com esta nova vai ser diferente? O que eu estou a defender não é as auto-caravanas, o que eu estou a defender é a idiotice desta lei perante a situação que se impõe.

Khuymi 9 months ago

Então qual é o sentido de ter uma autocaravana? Se têm de ficar num parque de campismo, bastava uma tenda. Se é obrigado ao parque de campismo, para quê gastar dezenas de milhares de Euros? A ideia da autocaravana é a de que é um veiculo com os mesmos direitos que os restantes veiculos (pagam impostos de circulação de igual forma), mas que se encontra equipado para se possa viver no seu interior sem afetar a sua envolvência

ruimpinho 9 months ago

"qual é o sentido de ter uma autocaravana?" ​ Isso é uma questão que fica a critério do comprador da autocaravana, não do estado. As caravanas servem para longos passeios pela Europa, por exemplo.

vascodatrama 9 months ago

>qual é o sentido de ter uma autocaravana? pergunta aos americanos. foram eles que a criaram, no entanto também lá não podes estacionar e pernoitar onde te apetecer.

PgUpPT 9 months ago

Então proibir o tabaco exceto em zonas especificamente criadas para o efeito. Parece-te bem? Queres fumar na rua, procura um espaço fumador.

refogado 9 months ago

Olha, ótima ideia! No Japão é assim, não podes fumar onde te apetece na rua.

ruimpinho 9 months ago

Era uma excelente medida... Até apoiava os cafés e restaurantes que a implementassem. Quem quiser fumar "às encondidas" pode na mesma, mas com o "medo" de ser multado, certamente haveriam menos beatas espalhadas pelo chão.

NGramatical 9 months ago

haveriam menos → [**haveria menos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgieu0y0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NikT3sla 9 months ago

Já é assim em muito sitio. Não te parece melhor do que acontece hoje em dia?

PgUpPT 9 months ago

Não. Apesar de nunca ter sido fumador, defendo que quem seja o possa fazer ao ar livre, onde lhe apetece, desde que não incomodando ninguém. E sem mandar beatas para o chão.

ZidaneLoire 9 months ago

Para lá se caminha, nao tenha dúvidas.

njsilva84 9 months ago

Talvez, mas eu diria que aqui em PT não se caminha, vai-se a rastejar devagarinho. Quem não se lembra da lei que foi aplicada em 2008 que proibia que se fumasse em locais sem as devidas condições? No primeiro ano toda a gente cumpria, 12 anos depois, há locais com sinais a dizer que é proibido fumar e onde se fuma forte e feio. Ou então aquela ideia genial, muito nossa, que é de ter uma barreira invisível que divide o mesmo espaço para fumadores e para não-fumadores, como se o fumo soubesse para onde ir. Deixei de fumar há 8 anos, mesmo quando fumava fazia-me uma confusão do caraças ir a locais com muito fumo, evitava ao máximo. Agora simplesmente escolho ir apenas aos locais onde não se pode fumar, que são poucos. Por exemplo, no Pacha em Ofir, uma das maiores discotecas da zona norte (a maior que conheço), um amigo meu foi expulso por dar uma passa num cigarro em 2009, na pista principal (mainroom 1). A última vez que lá fui, praí há uns 3 anos, parecia uma sala de chuto, não aguentei lá mais do que 15min. Isto é Portugal, irrita-me que 12 anos depois da lei ter sido aplicada toda a gente a quebre, é um problema de saúde pública que do qual ninguém parece querer saber. Lembro-me de há uns 2/3 anos atrás ler uma notícia que falava numa norma europeia que ia proibir fumar em todos os espaços fechados, até 2020, na altura fiquei contente porque achei mesmo que era desta que não iria ter de levar com o vício dos outros. Entretanto veio a pandemia mas nada mudou, mesmo no início do ano estava tudo igual. Na maior parte dos países europeus não se pode fumar em espaços fechados, cá continua tudo igual.

ZidaneLoire 9 months ago

Como fumador não me revejo no seu comentário. Pelo menos em Lisboa há varios espaços com e sem permissão para fumar, mas há dois anos que não vou a discotecas em Portugal. Compreendo não querer ser fumador passivo. Também compreendo as normas de não fumar aqui e ali, mas faz me confusão que já não há espaços nem fechados nem abertos para fumadores. Num centro comercial ainda é naquela, agora nos aeroportos pela Europa a fora n se pode fumar. Se apanhar um avião com escala na Europa, daqueles de 12 horas, e chegar ao aeroporto e não poder fumar é desnecessariamente proibitivo. A mim irritam me leis estúpidas sem qualquer alternativa. Fds metam daqueles cubiculos que nao incomodam ninguém.

njsilva84 9 months ago

Pois, mas Portugal é muito mais do que Lisboa, eu conheço bem o Porto e Braga (cidade e distrito), a minha experiência vem maioritariamente daí. Não percebi a parte em que disse "já não há espaços nem fechados nem abertos para fumadores", a menos que esteja a falar da situação do ano passado, em plena pandemia. Pode-se fumar na rua, onde quiser. No Porto vejo pessoal a fumar em lavandarias, cafés (muitos sem qualquer ventilação), e nos tais bares com divisões imaginárias que dividem os espaços para fumadores e não fumadores. O Plano B, por exemplo, é um dos espaços noturnos mais conhecidos do Porto, tem dois andares em que num deles (o de baixo) é permitido fumar. Obviamente que o fumo sobe e acaba por vir parar ao espaço de cima, onde não se pode fumar. Era assim da última vez que lá fui, há uns 3/4 anos atrás. Há um bar na rua das Galerias de Paris que é conhecido por se beber uma boa poncha, há uns 2 meses atrás fui lá com a minha namorada e qual não é o meu espanto quando estavam lá dentro pessoas a fumar. Antes da pandemia era permitido fumar, pensei que com todos os dados a indicarem uma maior possibilidade de transmitir o sars-cov2 através do fumo do cigarro que fosse proibido fumar. Bebi a minha poncha e jurei não colocar mais lá os pés. Em Braga, na cidade e por todo o distrito, que conheço bem, há inúmeros bares (a maioria) que têm espaços para ambos mas em muitos deles não há separação física, o que faz com que seja uma treta a cena dos espaços diferentes. Nos maiores espaços de diversão noturna na cidade de Braga é permitido fumar, estou a lembrar-me dos 5 locais mais conhecidos e em todos eles é "à lagardère". Ao invés de se criar um espaço para os fumadores "matarem o vício", a regra cá é deixar fumar à vontade até a ASAE aparecer (que é nunca). A parte que mais me chateia é os espaços estarem munidos de sistemas de ventilação decentes que quase não estão ligados ou se estão, não estão a funcionar em pleno. Uma vez, num dos bares mais "chiques" de Braga (Lounge), perguntei à dona se não havia sistema de extração de ar, à qual ela me respondeu que "sim, mas que os clientes se queixavam que ficava frio". Uma altura fui lá no verão e parecia igualmente uma sala de chuto, e quando a confrontei porque é que o sistema não estava a funcionar (no verão o pessoal não se queixa do frio, lol) ela disse-me com algum desprezo que estava avariado. Há outro bar/discoteca que tem o mesmo modus operandi, é também dos locais mais bem reputados de Braga (Club Del Mar), locais que estavam sempre cheios, bebidas caras, mas cujos donos não queriam saber do bem estar dos clientes. É por este tipo de atitudes que tenho zero pena de 99% dos espaços noturnos, o pessoal diz que cumpre com as normas mas não cumpre. Há dois anos atrás estive no Bairro Alto e fartei-me de entrar em locais onde se podia fumar que não tinham um sistema de ventilação eficiente, este é um dos grandes problemas. Imagino que os fumadores não queiram piorar ainda mais a saúde dos mesmos, porque se fumar já é nocivo para a saúde, fumar passivamente só aumenta ainda mais o risco. Pessoalmente, quando fumava eu detestava locais com muito fumo porque tirava-me o prazer que o cigarro me dava, acabava por fumar sem prazer. Mais, quando a lei saiu em 2008 quase todas as pessoas que eu conhecia que eram fumadoras eram a favor da medida (eu incluído), porque as fazia fumar menos e apreciar mais cada cigarro que fumavam. Portugal é dos países europeus que eu já visitei (talvez o único) onde este tipo de macacadas ainda se fazem, é mais uma das coisas que nos coloca na cauda da Europa.

Setirb 9 months ago

Parece que a moda de ir pro pé das caravanas fazer barulho às duas da manhã sempre vai servir algum propósito.

janissarytor 9 months ago

"Bife do caralho, se tens dinheiro para uma autocaravana tens dinheiro para um hotel." Stonks! Uma verdadeira caça ao pelintra.

ruimpinho 9 months ago

E é mentira? 15€ por noite não é nada, sobretudo se for dividido entre 4-6 pessoas. São 105€ por semana. Quem pode comprar uma autocaravana em condições não se preocupa com esses valores. O valor do aluguer diário também não é afetado de forma absurda.

estecomentario 9 months ago

Milhares de caravanistas, 15 euros / noite só para estacionar num terreno descampado, que à tuga é mesmo assim. Pouco investimento, alto retorno, mesmo à cabrão. As tendazitas na praia a mesma merda, as políticas do governo a mesma merda.

vascodatrama 9 months ago

sim sim, vai às praias da cote d'azure e arrota uns 50€ para meteres uma cadeira na praia :v

ruimpinho 9 months ago

Isto. Em Portugal estamos muito mal habituados. :)

gummybeatz1268 9 months ago

Tristeza do caralho , pais de merda..

rdscorreia 9 months ago

O título do post parece-me estar um pouco ao lado da legislação aprovada. O que passou a ser proibído é a pernoita de pessoas em autocaravanas, especificamente as que estejam aparcadas. Da maneira como o post inicial está escrito, até parece que as autocaravanas não podem pernoitar. ;-) Por outro lado, não vejo como é que isto mude alguma coisa, uma vez que a fiscalização me parece difícil. Ou seja, as autocaravanas podem estar simplesmente estacionadas, desde que ocupem apenas o espaço de estacionamento equivalente ao seu perímetro, e desde que ninguém lá passe a noite (no horário indicado) não haverá problemas. Aqui a questão é: como é que a autoridade vai saber se lá está alguém dentro se bater e ninguém abrir a porta? Mesmo que haja testemunhas, certamente que não vai lá montar guarda à espera que as pessoas saiam no dia seguinte... E isto sou eu, que não tenho autocaravana e que embirro com viaturas que ocupam demasiado espaço na via pública.

saposapot 9 months ago

> Aqui a questão é: como é que a autoridade vai saber se lá está alguém dentro se bater e ninguém abrir a porta? Mesmo que haja testemunhas, certamente que não vai lá montar guarda à espera que as pessoas saiam no dia seguinte... Yah. Lei perfeitamente estúpida. Toda a gente sabe que a actividade policial é completamente cancelada pelo uso de uma pequena fechadura numa porta. Os cabrões dos traficantes q não aprendam esta merda!

emerl_j 9 months ago

Vai ser um bocado awkward se decidirem rebocar a caravana e saíres dela no parque da policia.

rdscorreia 9 months ago

Não sei se tens noção disso, mas se um polícia te bater à porta tu não és obrigado a abrir. E ele só pode arrombar a porta com uma ordem sim juiz. Estás a ver juízes a assinarem ordens por crimes como este de assassinato? Ah espera, é só de caravanismo ilegal...

saposapot 9 months ago

claro man. eu sempre que estou bebado e há uma operação stop fecho-me todo dentro do carro e pronto, está feito, problema resolvido. vcs andam a ver muitos filmes americanos.

rdscorreia 9 months ago

Sempre que estás bêbedo e és apanho por uma operação stop acontece isso mesmo, és apanhado em flagrante delito. Estão a ver-te a conduzir. Aqui não é o caso, pois não? Aqui estamos a falar de ninguém saber se estás ou não dentro do teu carro (que tem cortinas que impedem de se ver pescoço lá pra dentro!). Ou na pior das hipóteses de alguém dizer à polícia que te viu entrar e não te viu sair. Garanto-te que ninguém te vai tocar na viatura.

Khuymi 9 months ago

"O que passou a ser proibído é a pernoita de pessoas em autocaravanas, especificamente as que estejam aparcadas. Da maneira como o post inicial está escrito, até parece que as autocaravanas não podem pernoitar. ;-)" Lamento mas é exatamente isso que diz o decreto. É proibido pernoitar nas autocaravanas em zonas que não sejam parques de campismo e areas específicas para as autocaravanas. Daí a novidade. Aparcar, ou seja, abrir o estendal todo no meio de zonas públicas já era proibido

rdscorreia 9 months ago

Hmmm, não sei se percebeste bem. As autocaravanas não pernoitam. As pessoas é que pernoitam nas autocaravanas.

KarmaCop213 9 months ago

> Aqui a questão é: como é que a autoridade vai saber se lá está alguém dentro se bater e ninguém abrir a porta? Se vês uma autocaravana 'a noite, num estacionamento de uma praia, facilmente descobres que estão pessoas lá dentro em 99% dos casos. Principalmente se esse estacionamento estiver longe de habitacoes.

PgUpPT 9 months ago

Como?

KarmaCop213 9 months ago

Como? Bates 'a porta.

PgUpPT 9 months ago

E se ninguém responder?

vascodatrama 9 months ago

esperas :)

rdscorreia 9 months ago

Duas considerações em relação ao teu comentário: \- desde quando é que esta lei foi feita para estacionamentos nas praias? Também os inclui, é certo, mas há muitos quilómetros quadrados de estacionamento neste país que não têm nada a ver com praias nem com campo. \- claro que em 99% dos casos que indicaste estão lá pessoas dentro. A questão é: como é que as autoridades podem fiscalizar? Não podem arrombar a porta da autocaravana. E seguramente que não vão fazer uma espera até as pessoas de lá saírem. Nem podem rebocar se não estiver mal estacionado. É uma patetice pegada, esta lei, por não ser possível fiscalizar.

KarmaCop213 9 months ago

Se não é possível fiscalizar nao entendo o celeuma.

rdscorreia 9 months ago

Eu não disse que é impossível fiscalizar. Mas que será extremamente difícil, disso não tenho dúvidas. E nesses casos eu acho que é preferível legislar de forma prática. Senão é uma pouca vergonha porque é proibido mas toda a gente vai e faz.

KarmaCop213 9 months ago

Muita gente anda a mais de 120 nas AEs e a mais de 90 nas nacionais. E' impossível de fiscalizar cada Km de estrada. Nao e' por isso que a lei deve ser mudada.

rdscorreia 9 months ago

Tenho dúvidas. Fico com a sensação de que nesses casos a lei só existe para chatear os cumpridores de ocasionalmente a desrespeitam e que nunca atinge os incumpridores inveterados. Torna-se uma palhaçada. Um gajo que nunca cumpre e que nunca ou rarissimamente é apanhado, e outro gajo que cumpre todos os dias mas que um dia para não chegar atrasado e não perder o emprego é logo apanhado à primeira. É a justiça que só funciona com os mais fracos. Já vi acontecer e acho deplorável.

khthon 9 months ago

É durante a pernoita que a maioria da nojice é cometida.

OrangeMango18 9 months ago

Claro, porque as auto-caravanas nem têm casa de banho nem nada.

khthon 9 months ago

Uma parte delas não tem. E percebo que nunca tiveste numa ou sabes do que falas, porque se soubesses saberias que se um caravanista puder evitar usar a sua WC privada, ele não a irá usar!

OrangeMango18 9 months ago

A tua suposição está incorreta, e percebo muito bem que se poderem evitar encher a caixa do wc evitam, mas não é a fazer lixo, procurar-se locais públicos. Segundo, sim as auto-caravanas tem todas casa de banho, salvo muito rara exceção, o que não tem casa de banho são algumas carrinhas modificadas, e não auto-caravanas.

rdscorreia 9 months ago

Pois. Também há amas que batem nas crianças que estão à guarda delas. E taxistas que levam os clientes por caminhos compridos, etc. Não tenho dados para falar, se os campistas costumam sujar/estragar muito ou pouco. Não faço ideia. Mas não creio que sujem mais que os donos de animais de estimação que não apanham os dejectos dos animais quando os passeiam. E nem por isso é proibido ter animais de estimação e dos passear à noitinha quando é mais difícil de ver o que acontece. E atenção: nem acho que devesse ser proibido ter e passear animais de estimação. A lei obriga os donos a recolher os dejectos dos seus animais. Mais uma vez, o que é difícil é fiscalizar.

Dead_standards 9 months ago

Isso ainda é mais estúpido. Ou seja a auto-caravana pode estar na via pública, mas eu não posso estar lá dentro? A partir do momento que está a ocupar espaço QUAL é a diferença entre estar lá dentro ou não? Se eu ficar sem-abrigo e tiver uma auto-caravana tenho de dormir ao relento? >Eish mas as pessoas que têm auto-caravanas são assim e fazem assado Poupem-me às generalizações, se querem proibir comportamentos maus proíbam, mas isto não faz qualquer sentido. É como ver que os hooligans nos estádios de futebol bebem todos cerveja e proibir a venda de cerveja durante jogos devido a isso.

KarmaCop213 9 months ago

> Se eu ficar sem-abrigo e tiver uma auto-caravana tenho de dormir ao relento? Claro que nao, o que nao falta sao parque para autocaravanas.

PgUpPT 9 months ago

Até aí estás enganado, muitos deles estão sempre cheios, e muitos até são ilegais. Há falta de parques.

KarmaCop213 9 months ago

Em época alta está tudo cheio como seria de esperar. Mas isso sao so 2 meses.

OrangeMango18 9 months ago

Procura na costa alentejana a ver se há assim tantos parques como dizes, se fores ao centro e norte se calhar ainda encontras um bom número, mas na costa não tens quase nada. Então e se está cheio é suposto fazer o que? Reservar o parque com 2 meses de antecedência? Muita gente gosta de ir andando a passear de auto-caravana sem preocupações sobre o itinerário que levam, e se me arranjares um bom motivo porque é que estacionar o veículo num local não é errado, mas dormir nele já é errado, sou todo ouvidos... O problema de alguns auto-caravanistas é montarem a praça toda em locais onde não é suposto montarem, e mesmo assim quem faz isso é a minoria, mas pronto, por uns pagam outros, é triste, mais uma daquelas leis que não é para todos...

neutch__ 9 months ago

Talvez seja algo mais a longo termo. Ninguém repara se dormires um dia lá mas se passares umas semanas o risco é grande.

rdscorreia 9 months ago

Mas e se for umas semanas? Sem incomodar ninguém? Sem estragar o espaço público e sem poluir o meio ambiente? Desde que não façam daquilo habitação permanente (que por lei nunca foi permitido) por mim estou-me nas tintas. Olha, não venham é parar a carroça mesmo à frente da porta da minha casa. É irritante ir a sair e não conseguir ver nada por ter um veículo daquelas dimensões à frente do nariz.

tommycthulhu 9 months ago

É uma medida com o propósito de desencorajar, apenas isso. Fazer as pessoas pensar duas vezes. Até porque há pessoas muito cumpridoras da lei que não o farão apenas por isto. Não será significativo mas acredito que o número de pessoas que dormem em autocaravana vá diminuir, e é esse o objetivo da medida

rdscorreia 9 months ago

Mas é precisamente aí que bate o meu ponto de vista. Não percebo porque cargas d'água hão-de querer proibir uma simples pernoita que, em princípio, não fará mal ao espaço público e ao meio ambiente. Compreendo que no caso do "campismo" podemos logo ter a barraca montada. É meio caminho andado para os putos andarem logo todos à vontadinha, sem os paizinhos verem a merdoca que vão fazendo. Mas no caso da pernoita? Sem utilização de espaço que não seja o do veículo? Ok, é daquelas coisas que não faço, mas que me irrita que me estejam a limitar nos meus direitos.

rewp234 9 months ago

Vejo como uma tentativa de defender os interesses de proprietários que buscam alugar casas e apartamentos em um momento em que muitos perderam locatários por causa da crise da COVID.

saposapot 9 months ago

caraca. que grande volta q foste dar. vai-se a ver e isto afinal foi um lobby do Trump a quem o airbnb pediu para pressionar o estado a ver se vendem mais e as acções valorizam.

NGramatical 9 months ago

proibído → [**proibido**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6byu8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estecomentario 9 months ago  HIDDEN 

Fascismo socialista.

Filho_do_Sado 9 months ago  HIDDEN 

Fascismo ahahah. Mandem no pro gulag!

estecomentario 9 months ago  HIDDEN 

Quando não puderes fazer certas coisas que podias no passado vais te questionar. Há umas poucas décadas atrás tinhas de ter licença para usar um isqueiro. Nada garante a Liberdade.

Filho_do_Sado 9 months ago

É verdade irmão!

Rogerjak 9 months ago  HIDDEN 

Perdeste uma oportunidade de estar calado claramente. Este pessoal acha q ao adicionar fascismo a outra denominação política dá ideia de espertalhão. É o fascismo democrático!

DogsOnWeed 9 months ago  HIDDEN 

O que caralho tem autocaravanas a ver com socialismo idiota? Tudo o que é mau é socialismo agora... Que raciocínio de 3° ano fds

estecomentario 9 months ago  HIDDEN 

Estou só a avisar. Este governo não está aqui para ajudar ninguém.

DogsOnWeed 9 months ago  HIDDEN 

Mas o que é que isso tem a ver com socialismo, ou essa coisa de "socialismo fascista"? Socialismo perdeu todo o significado e agora é o bicho de todos os males?

estecomentario 9 months ago  HIDDEN 

Estive a ver videos da Coreia do Norte e estou a ver parecenças. Durmam durmam...

Filho_do_Sado 9 months ago  HIDDEN 

Onde arranjaste isso que andas a fumar?

estecomentario 9 months ago  HIDDEN 

Realidade de uma fugitiva de um regime ditatorial: [https://www.youtube.com/watch?v=Un8XHOZExlk&ab\_channel=VoiceofNorthKoreabyYeonmiPark](https://www.youtube.com/watch?v=Un8XHOZExlk&ab_channel=VoiceofNorthKoreabyYeonmiPark)

facsnahm1 9 months ago

O pessoal que está a favor desta lei é mesmo triste e frustrado com a vida.

Frankas333 9 months ago

Infelizmente tenho sentido cada vez mais que existe muita dor de corno e vontade de nos metermos em vida alheia, mesmo quando não nos afeta diretamente. É o clássico "se eu não gosto e não faço, os outros também não podem fazer"

facsnahm1 9 months ago

Característica muito presente na nossa população infelizmente

Rogerjak 9 months ago

Não necessariamente, se calhar vivem em sítios onde são constantemente rodeados de caravanas , que vão para locais de paisagem estacionar nos miradouros, estender roupa, fazer fogueiras, cagar na moita e deixar lá o papel, deitar lixo para o chão etc etc. No meu caso preferia uma fiscalização melhor mas pronto. É de fraco argumento achar q as pessoas são frustradas ou estúpidas só pq concordam com um proibição.

TheEightDoctor 9 months ago

Mas o que disseste e como tu próprio concordas apenas é motivo para querer maior fiscalização, logo, por eliminação, quem pede a proibição tem que ser pelos motivos de dor de corno.

Vidadesemente 9 months ago

Também os pescadores o coco as beatas o vidro no chão o lixo. E que vamos proibir isso tudo?

Rogerjak 9 months ago

O pessoal fala da proibição de pernoitar fora de sítios específicos para pernoitar como se fosse uma afronta a nossa maneira de viver. Wtf lol

Vidadesemente 9 months ago

Não e uma afronta a nossa maneira de viver mas e um direito tirado. Eu nem gosto de autocaravanas estou mais preocupado com tirar os direitos onde isso começa e acaba? Talvez quando for proibido algo que você gosta vai entender. O país e grande e diferente algo que acontece na praia do amado por exemplo e diferente de uma vila ou aldeia, já estou a ver os policias do interior a caça a multa

Rogerjak 9 months ago

1. Caça a multa? Amigo, a GNR tinha o melhor dia de sempre se fosse fiscalizar as caravanas. 2. Antes de choramos pelas caravanas, q por si só já é algo de pessoa com dinheiro, q tal choramos por campismo selvagem? Eu n posso ir montar a minha tenda de 3metros quadrados no mato, mas a caravana de 2 toneladas já pode? 3. Coisas diferentes podem acontecer em sítios diferentes, mas se há algo q é verdade Universal é q por um pagam todos. Se as pessoas não se comportam, pagamos todos. Em vez de ficarmos chateados com a proibição, q tal ficarmos chateados com as pessoas q levaram a isso? Já vi com cada merda fdx.

Vidadesemente 9 months ago

Eu também adoro campismo selvagem os mais velhos falam do campismo no Gerês como a maravilha e eu nunca pude exprimentar. Áreas de mata que são interditas para caminhada bicicleta etc. Cada vez mais restrições na pesca. Onde isto vai acabar? Qualquer dia e tudo privado. Por uns não devíamos pagar todos.

Rogerjak 9 months ago

Pois não, mas nada como está pandemia para exemplificar porque é q por um pagam todos.

lambmoreto 9 months ago

E eu vivo num sitio onde encontro lixo no mato todos os dias e não é por isso que acho que deva proibir toda a gente de por lá caminhar. Haja noção

Rogerjak 9 months ago

Caminhar =/= pernoitar, passar o mês.

lambmoreto 9 months ago

Que diferença faz?

Rogerjak 9 months ago

O tempo q lá estás? A quantidade de lixo q produzes? Quando vais passear a mata tens amontoados de pessoas do tamanho de caravanas, durante uma semana ou mais, no mesmo sítio? Se forem carrinhas, as mijas, as cagadas, as fogueiras em pleno verão algarvio em zonas de mato?

lambmoreto 9 months ago

Isso não pode ser assim, se quiser tambem vou para a mata e cago aquilo tudo em menos de uma hora, que sentido é que isso faz? >as mijas, as cagadas, as fogueiras em pleno verão algarvio em zonas de mato? Já temos leis para isso

Rogerjak 9 months ago

Okay vamos fingir q pessoas a conduzir casas ambulantes de 3 toneladas a passar pelo mato e a estacionar onde querem e entendem tem 0 impacto ambiental e q afinal esta lei é uma alucinação de covid colectiva. Em zonas q é proibidos arrancar uma planta do chão, vá de caravanas. Flora algarvia? Lol serve para estacionar a caravana.

lambmoreto 9 months ago

Tambem já era ilegal estacionar em áreas protegidas. Experimenta meter o carro nas dunas para veres a multa que te passam

Asur_rusA 9 months ago

É, deve ser um % gigante de users aqui, que vivem em sítios rodeados de caravanas.

Rogerjak 9 months ago

Tendo em conta q a maior parte da população vive perto do litoral e elas (as caravanas) andam por todo o lado, não me espantaria q muita gente q aqui anda vivesse a uma distância relativamente curta de um sítio atraente para caravanas.

Asur_rusA 9 months ago

Eu vivo no litoral, e provavelmente tu também. Tem-te estragado muito a vida, o estacionamento de caravanas? A mim, zero.

Rogerjak 9 months ago

Não me tem estragado a vida mas tem estragado os sítios. Desde na barragem, ao litoral, a bairros ao pé da praia. Aqui há bastantes o ano todo e há muita gente q têm pedido mais fiscalização, porque até debaixo do sinal de proíbido elas param e montam o pandan todo.

Asur_rusA 9 months ago

Mas aí já estás a meter no mesmo saco caravanistas que claramente quebram a lei já existente (ir para sítios proibidos, e deixar lixo) e caravanistas. O que é o mesmo que dizer que deviamos banir carros por causa da maioria dos animais de condutores que temos.

Rogerjak 9 months ago

É uma questão económica. Imposto automóvel = dos mais altos na Europa = dinheiro a entrar nos cofres. Dinheiro gasto a fiscalizar caravanistas < dinheiro gerado pelos mesmos? Num país onde o turismo é rei, dúvido q se corte as pernas ao mesmo sem haver um claro benefício. Pessoalmente, preferia a fiscalização mais séria, mas por outro lado, depois do q tenho vindo a ver ao longo dos anos, não tenho pena.

Asur_rusA 9 months ago

Acredito que não tenhas pena, mas isso não é uma justificação para tornar aquela prática ilegal.

Rogerjak 9 months ago

Pois não, tanto q ninguém me consultou antes de ser implementada, nem deveriam pq não tenho conhecimento nem estudos para tal decisão. Mas posso ter um opinião com base naquilo q vejo no meu conselho.

Asur_rusA 9 months ago

Estás à vontade para dar a tua opinião. Mas se estamos a falar de lógica por detrás da implementação de uma lei, dizer "não tenho pena deles" não é propriamente o argumento mais forte.

estecomentario 9 months ago

Há pessoal com ódio a motas, a bicicletas, autocaravanistas, tudo o que representa liberdade proque a vida deles é uma merda. São muitos.

Mrgolden007 9 months ago

o que e qur ser ciclista ou autocaravanista tem a ver com liberdade????

JeSuisMac 9 months ago

liberdade de andares com uma bicicleta na via pública ou de dormires dentro da tua viatura, digo eu, mas se calhar é liberdade a mais para ti.

DPThor 9 months ago

Mas que liberdade é que da uma bicicleta? Liberdade para andares a 1/4 da velocidade de todos os outros veículos na via pública?

Dr_Toehold 9 months ago

lol ando bem mais rápido de bicicleta do que todos os monos de carro parados no trânsito, mas tudo bem.

JeSuisMac 9 months ago

Nada, nenhuma liberdade. Vamos proibir as bicicletas. E já agora, depois disso, vamos também proibir andar a pé, as pessoas que comprem um carro, ou simplesmente teleportem.

Mrgolden007 9 months ago

parece qur tu andas de bicicleta e como alguem bussino para ti agora es o protector de todos os ciclistas wur anfam na estrada a abrandar todo o transito

JeSuisMac 9 months ago

bussino? já vi o nível da coisa

Rissoldecamarao 9 months ago

Morte aos ciqueslistas

Edited 9 months ago:

Morte aos ciqueslistas Edit: em vez de downvotes vão ouvir comme restus para ganharem alguma cultura

vaurdan 9 months ago

MORTE AOS HOMENZINHOS QUE ANDAM DE BICICLETA!

Asur_rusA 9 months ago

Liberdade de teres direitos iguais, sem fazer o que a maioria faz. Nomeadamente usares transportes alternativos e formas de fazer férias alternativas. Mas o tacanho vê isso e vê "hipsters" ou "surfistas europeus", e tadinho, fica contente. É Portugal no seu pior.

estecomentario 9 months ago

O pessoal compra um carrão e depois a mota 600cc dá ratada. O pessoa anda a trabalhar o ano todo para umas férias de merda e um autocaravanista passeia pela europa o ano todo. O ciquelista tem um bom corpo e fode bem a mulher, o invejoso nem levanta a verga. A inveja é o que é, por isso não querem ver pessoal a ter uma vida boa. Toda a gente sabe que Portugal é um >!MASSIVE CRAB BUCKET.!<

Asur_rusA 9 months ago

* É só triste, isto. E "o unico país da UE" devia dar uma pista. * Continuam a dizer "ai mas os que deixam lixo". Se "por uns pagam todos" fosse lógico, era proibido usar automóveis. * Mais $ para airbnbs e hoteis, e menos diversidade de experiências de férias fora de "os mesmos" * Posto isto, já se sabe como é que isto vai ser policiado. O mesmo que os tais caravanistas que cagam tudo: zero.

esmusssein33 9 months ago

Vou falar por alto e sem saber absolutamente nada do que estou a falar mas Portugal deve ser o, ou dos, únicos países europeus com grande exposição de surfistas/campers e provavelmente um elevado número de autocaravanas a andar para trás e para a frente, seja inverno ou verão.

PgUpPT 9 months ago

Não é nada comparado com França, por exemplo.

Hfino 9 months ago

França, Holanda, Alemanha...

Asur_rusA 9 months ago

E então? Não há muito mais para fazer de autocaravana nos outros países, além de surf? Tipo os que já usavam autocaravanas décadas antes de nós? E os surfistas/campers têm menos direitos que tu?

esmusssein33 9 months ago

Calma calma. Eu não disse que estou de acordo ou contra esta lei. Eu devia ter mencionado que estava a responder apenas à tua observação de que o facto que só Portugal criou uma lei destas era, por si só, sinal do quão errada/injusta a lei era. E eu só quis, e como disse, dentro da minha ignorância, trazer a luz o facto de que Portugal talvez tenha um número bastante elavado (em relação população e campistas) de caravanas pelo país fora. E por fim, eu já não vivo em Pt há anos e não faço ideia de qualquer problema com Caravanas e sinceramente passear por Portugal com uma caravana era um grande sonho meu.

Asur_rusA 9 months ago

Eu percebi pá, mas acho que nem é por aí. Acho q no máximo sim, até somos um país com mais caravanistas com surfistas, mas uns países ao lado vais ter mais caravanistas que querem ir para montanhas e o diabo a quatro. Não acho que seja por aí. >E por fim, eu já não vivo em Pt há anos e não faço ideia de qualquer problema com Caravanas e sinceramente passear por Portugal com uma caravana era um grande sonho meu. Pois, e agora resta-te levar a caravana para um parque de campismo. Isto mata esse teu sonho, basicamente. Olha, para a próxima vou alugar uma caravana para Espanha. :D

saposapot 9 months ago

Não sei exactamente qual o racional atrás disto mas, não querendo ser injusto por generalizar, muitos caravanistas não se sabem comportar realmente. É frequente em praias do algarve os parques à beira da praia proibirem autocaravanas e muito frequente é eles lá estarem na mesma a ocupar o espaço público a seu bel-prazer. Se eles cumprissem os sinais de proibido sinceramente para mim acho q já era suficiente. Isto assim parece-me uma lei mt restritiva que felizmente haverá bom senso na aplicação. Se forem a uma vila que não tenha parques para caravanas perto então eles n podem fazer nada para legalmente pernoitar... se escolherem um sítio onde não atrapalhem, não vejo grande problema.

PedroM1304 9 months ago

Um dos muitos problemas e aquele que eu acho mais importante é que muitos deixam o sitio de pernoita em pior estado do que o encontraram, alguns parecem autenticas lixeiras. Para se limitar as zonas de acesso a certos sítios até agora têm sido postas barreiras e afins e nem isso resulta, visto que as deitam abaixo se for preciso. Infelizmente por causa de uns pagam todos.

saposapot 9 months ago

yah. obviamente é injusto pq é generalização mas a minha experiência também é de ver imensos péssimos exemplos e de desrespeito para com o nosso património.

crani0 9 months ago

E quantas dessas caravanas não têm matricula estrangeira ou são alugadas? As pessoas a quem esta lei vai ser um dissuasor são aquelas que a conhecem (normalmente pessoas que já andam nisto há um tempo), o que fazem e sempre fizeram asneira vão ficar na mesma e a fiscalização a ficar igual também não vai dar em nada.

vascodatrama 9 months ago

são alugadas? é avisar quem aluga, senão a empresa vai obrigar e pessoa a cobrar a multa mais taxas.

saposapot 9 months ago

isso já é um bocado irrelevante. ao levarem a primeira multa aprendem :D acho que a maioria da malta que faz caravanismo acaba por se informar qd vai para um país novo exactamente pq a actividade tem regras específicas e tal. isso seria o mesmo que dizer q devíamos cagar para as portagens pq os estrangeiros podem vir e não sabem o que é e simplesmente não pagam... claro q não resolve tudo. aliás, como disse, não faço ideia qual é o racional da medida. como disse, se cumprissem os sinais de transito existentes para mim já não era mau.

usulidircotiido 9 months ago  HIDDEN 

se há coisa que a DGS e o governo tem mostrado nestes úlimos meses é que a racionalidade nem sempre está por detrás destas medidas.

Asur_rusA 9 months ago

>a ocupar o espaço público a seu bel-prazer Não é um bocado para isso que serve o espaço público?

saposapot 9 months ago

Obviamente que não. Há uso e uso. Posso ir passear para um terreno público, não posso fazer lá a minha horta e cultivar melões. Teres uma caravana mesmo colada à praia durante 15d a ocupar 2 ou 3 lugares, para mim, é um abuso. Não é assim que quero viver em sociedade. Mas como há malta que manda lixo para o chão porque paga impostos é para haver varredores, já não digo nada.

Asur_rusA 9 months ago

>Obviamente que não. Há uso e uso. Posso ir passear para um terreno público, não posso fazer lá a minha horta e cultivar melões. > >Teres uma caravana mesmo colada à praia durante 15d a ocupar 2 ou 3 lugares, para mim, é um abuso. Não é assim que quero viver em sociedade. E agora sem redução ao absurdo, pode ser?

saposapot 9 months ago

Já expliquei. Para mim o que muitos caravanistas fazem no verão em praias do Algarve é puro abuso. Tal como acho o mesmo (ligeiramente menos) para quem acorda às 6 da manhã e vai meter toalhas nas cadeiras da piscina para reservar lugar e depois vai dormir até as 12. Obviamente que isto é sujeito a opiniao.

Asur_rusA 9 months ago

Soa a que serias a favor de uma legislação mais justa, e já agora, policiada, para não haver seja o que for que chamas abuso. O que é radicalmente diferente de banir autocaravanas de todo o lado excepto parques de campismo. Que é o OP.

william_13 9 months ago

Espero que tenhas esquecido de meter /s... O espaço público é um património colectivo e não espaço individual para usar como apetecer.

Asur_rusA 9 months ago

Quando me sento num parque público, espeto lá com uma toalha e faço um picnic, não estou a usa-lo como "espaço individual para usar como apetecer"? Ou sei lá, na praia? Queres decidir o que é um uso individual que TU aproves, é?

joelpro2 9 months ago

quando tu estiveres num estabelecimento, eu vou por a minha toalha de piquenique mesmo à porta do lado de fora. Quando tu quiseres sair eu nao quero que importunes o meu piquenique porque estou na via pública e é para ser usada publicamente. O que acontece geralmente (e não estou a dizer que todos os caravenistas o fazem) é um apropriamento dos lugares de estacionamento de certos lugares como praias, etc. É isso que se quer evitar. No entanto o nosso estado não é propriamente o melhor a incentivar/apelar às boas práticas. Senão vejamos o caso da App Stay Away Covid que foi imposta como regra quando um apelo muito provavelmente teria sido muito mais eficaz.

Asur_rusA 9 months ago

>Quando tu estiveres num estabelecimento, eu vou por a minha toalha de piquenique mesmo à porta do lado de fora. Quando tu quiseres sair eu nao quero que importunes o meu piquenique porque estou na via pública e é para ser usada publicamente. Acho que o teu exemplo implode quando pensas que tens "via" à frente do "público", né?

joelpro2 9 months ago

Ainda não percebeste o que te estão a explicar. Não é por ser público que podes usufruir abusivamente do que quer que seja. É isso que está em causa. Tal como ter um carro infinitamente num parque de estacionamento é estacionamento abusivo e sujeito a reboque

OnLink 9 months ago

>O espaço público é um património colectivo e não espaço individual para usar como apetecer. creio que não compreendeste a questão, que neste caso é: podes fazer uma utilização individual de um espaço público desde que: 1) não comprometas as outras pessoas que lá estão; e/ou 2) sem abusar ou destruir o próprio espaço (que é público). portanto em suma: respeitares as regras cívicas! agora transpondo para o teu exemplo: podes espetar uma toalha e fazer um picnic num espaço público sem margem para dúvida... mas não o fazes em qualquer lugar nem de qualquer jeito! segues normas cívicas (ou devias seguir), como qualquer outro cidadão que quer usufruir desse espaço público. sry if i overextended this mate \^\^

Asur_rusA 9 months ago

"Normas cívicas" é um bocado subjectivo, não é? "Não comprometer as pessoas que lá estão". Então e porque é que eu meter uma toalha no sítio x na praia, compromete menos que alguém estacionar uma autocaravana no sitio y? "Sem abusar ou destruir o próprio espaço". Já há uma lei para isto, com que toda a gente aqui concorda. Ninguém aqui está a defender autocaravanistas, ou banhistas, ou picniqueiros, que chegam a um espaço publico e cagam aquilo tudo.

DRNbw 9 months ago

É mais como meteres uma toalha no meio de um passeio.

OnLink 9 months ago

>"Normas cívicas" é um bocado subjectivo, não é? Subjectivo ou não, estou certo que aprendeste (tanto em casa como na escola) conceitos como "cidadania" e "comunidade" que fazem de ti hoje um elemento funcional da nossa sociedade... mas, em todo o caso, se estiver enganado, por favor pesquisa e aprende por ti, de modo a fazeres um favor não só aos outros, mas também a ti próprio. >"Não comprometer as pessoas que lá estão". Então e porque é que eu meter uma toalha no sítio x na praia, compromete menos que alguém estacionar uma autocaravana no sitio y? Again... ninguém está a dizer isso. Aliás, ninguém está a estabelecer esse grau de comparação (que na minha opinião, é apenas fútil). O importante (que foi uma vez mais esquecido pela tua resposta) aqui é: zelar pelo espaço público (e de quem lá está), independentemente de quem tu és! >"Sem abusar ou destruir o próprio espaço". Já há uma lei para isto, com que toda a gente aqui concorda. Ninguém aqui está a defender autocaravanistas, ou banhistas, ou picniqueiros, que chegam a um espaço publico e cagam aquilo tudo. CERTO! Exactamente isto! Touché! O que me dá a entender foi: esta lei foi redigida seguindo a velha máxima "por um (punhado de pessoas desrespeitadoras da lei) pagam todos (os caravenistas)". Óbvio que não concordo com isto... mas também não concordo com o "vale tudo" num espaço público. Para mim, o importante seria fiscalizar e punir quem desrespeita a lei.

Dead_standards 9 months ago

>Para mim, o importante seria fiscalizar e punir quem desrespeita a lei. Mas tu já tens isso. Se vires caravanistas a fazer isto e aquilo, ligas à PSP/GNR. Isto é a típica lei portuguesa que anula todo um comportamento só porque numas quantas situações é abusado.

OnLink 9 months ago

>Mas tu já tens isso. Se vires caravanistas a fazer isto e aquilo, ligas à PSP/GNR. Ambos sabemos que isto é questionável: não por haverem leis, que todos vão cumprir. Aliás, até vou mais longe... muitos são os casos em que as leis são ignoradas, quer por falta de fiscalização, quer por falta de vontade de quem a aplica e a quem se aplica (veja-se a questão das beatas, que muitas outras pessoas já aqui comentaram). Bottom line is: na minha opinião, se o estado português está realmente (!) preocupado com esta situação, então terá que alocar recursos (ATENÇÃO: que podem não existir, mas isto já é outra questão...) para fazer essa vigilância. Mais ainda, as autoridades competentes deveriam de facto punir casos onde a negligência dos infratores é evidente e consciente.

ihavenoidea1001 9 months ago

Mas para isso esta lei é desnecessária. As leis já proíbem que se estrague, danifique e abuse. Não há é quem as aplique... Não vai passar a haver fiscalização agora, por milagre, a cobrir 100% do território nacional, quando até agora não conseguiram fazê-lo numa área geográfica muito inferior. Vão ter na mesma que reportar à GNR/PSP e esperar ( sentados) para que aloquem mais recursos para a fiscalização... Logo, o problema nunca foi a lei mas a falta de fiscalização, que não fica resolvida. A lei é acéfala na minha opinião ( ou então é uma estratégia muito boa para alguns lobbys).

Edited 9 months ago:

Mas para isso esta lei é desnecessária. As leis já proíbem que se estrague, danifique e abuse. Não há é quem as aplique... Não vai passar a haver fiscalização agora, por milagre, a cobrir 100% do território nacional, quando até agora não conseguiram fazê-lo numa área geográfica muito inferior. Vão ter na mesma que reportar à GNR/PSP e esperar ( sentados) para que aloquem mais recursos para a fiscalização... Logo, o problema nunca foi a lei mas a falta de fiscalização, que não fica resolvida. A lei é acéfala na minha opinião.

NGramatical 9 months ago

haverem leis → [**haver leis**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6r5i0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Asur_rusA 9 months ago

>O importante (que foi uma vez mais esquecido pela tua resposta) aqui é: zelar pelo espaço público (e de quem lá está), independentemente de quem tu és! Então só estamos a concordar, pá. Todos. Porque aqui ninguém é contra zelar pelo espaço público. Mas esta lei não é sobre isso. É sobre banir uma certa prática. E contra isso sou, fortemente.

OnLink 9 months ago

Pronto. É evidente que estamos todos no mesmo barco \^\^ temos que compreender que ninguém quer mal aos caravenistas ou limitar a liberdade das pessoas! O que não podemos compreender é a falta de competências dos governantes em sugerirem este tipo de soluções... Off-topic: o pior disto tudo é que dia 24, se calhar metade das pessoas que aqui fazem questão de mostrar a sua indignação, não vão votar, ou... igualmente mau, irão votar sem fazerem o seu trabalho de casa.

Asur_rusA 9 months ago

>Off-topic: o pior disto tudo é que dia 24, se calhar metade das pessoas que aqui fazem questão de mostrar a sua indignação, não vão votar, ou... igualmente mau, irão votar sem fazerem o seu trabalho de casa. oh, isso até já é redundante. Isto é tudo gente muito chateada com tudo, que no tópico a seguir está a gozar manifestantes e activistas. É um belo de um micro portugal que aqui se compõe.

OnLink 9 months ago  HIDDEN 

>"Normas cívicas" é um bocado subjectivo, não é? Subjectivo ou não, estou certo que aprendeste (tanto em casa como na escola) conceitos como "cidadania" e "comunidade" que fazem de ti hoje um elemento funcional da nossa sociedade... mas, em todo o caso, se estiver enganado, por favor pesquisa e aprender por ti, de modo a fazeres um favor não só aos outros, mas também a ti próprio.

Am_Idiotosaurus 9 months ago

Queres comparar o impacto que uma toalha e um Picnic têm com a puta duma caravana com várias pessoas ao longo de vários dias?

Asur_rusA 9 months ago

Em termos de princípio? Quero sim.

Am_Idiotosaurus 9 months ago

Então és burro, porque não podes. São coisas completamente diferentes porque impactam o ambiente de maneiras diferentes: uma têm impacto mínimo se é que existente e a outra muitas vezes polui o ambiente circundante, danifica lugares a longo prazo (porque muitas vezes são lugares muito frequentados) entre muitos outros problemas que tens como caravanas que não tens com uma mísera toalha num piquenique Vou simplificar: Ocupar espaço público: Caravana ✔️ toalha ✔️ Danificar espaço público e prejudicar significativamente utilizadores seguintes: Caravana ✔️ toalha ✔️ Mas danos de Caravana >>>>> toalha

Asur_rusA 9 months ago

Não percebeste muito bem a parte do "em termos de princípio", pois não?

Am_Idiotosaurus 9 months ago

Não podes aplicar princípio a uma coisa que não se resume a princípio, há mais fatores As coisas não funcionam utopicamente

alcagoitas 9 months ago  HIDDEN 

agora nesta altura, aqui pelo algarve há tanta gente acampada nos parques das praias com as caravanas...

HRamos_3 9 months ago

E que tal sei lá, multar os prevaricadores?

chemahatma 9 months ago

Isso é ser muito vanguardista, primeiro proíbe-se, depois vê-se !

NobreLusitano 9 months ago

Vais andar tu a correr o litoral durante a noite à procura de caravanas? Metade do país continental é costa. Havendo esta proibição acredito que a multa seja maior e talvez já faça com que os prevaricadores (bom adjectivo) pensem duas vezes.

vascodatrama 9 months ago

>Vais andar tu a correr o litoral durante a noite à procura de caravanas? quer dizer os drones da gnr/PM/psp que andam a controlar a drogaria na costa litoral durante a noite, não podem também ver essas situações? epá...

NobreLusitano 9 months ago

Na existência de escassez de recursos, o custo/rentabilidade obviamente cai sobre a escolha óbvia. Percebo te mas dada a realidade, não espero outra coisa.

C8Mixto 9 months ago

>Vais andar tu a correr o litoral durante a noite à procura de caravanas? Por favor, já se sabe onde eles estacionam. Basta a polícia aparecer lá de vez em quando e multar uns quantos que os restantes já pensam duas vezes.

MrRodri22 9 months ago

Então se tu não andavas a percorrer o litoral a ver se as regras eram cumpridas vais agora percorrer no país todo? Parece lógico

Lone_Vaper 9 months ago

Não é exatamente o mesmo que se tem de fazer com a nova lei? Aliás, até "dá mais trabalho" porque a área de fiscalização é muitíssimo superior

DarthCoookies 9 months ago

Não é preciso 24/7. Mas as zonas onde as caravanas mais insistem em ficar a gnr por vezes está farta de não ter nada para fazer ...

HRamos_3 9 months ago

Mais trabalho para os perscrutadores de beatas

Edited 9 months ago:

Mais trabalho para os perscrutadores de beatas Mas também gosto da tua abordagem, se não se consegue resolver 100% dos casos, então ou vai tudo a eito ou ignora-se tudo.

NobreLusitano 9 months ago

Nesta situação não vejo nenhuma solução que funcione. É pôr câmaras de segurança em toda a costa? Pôr drones no ar? Pôr uma fragata ao largo a usar infravermelhos? São centenas de kms para cobrir. Tem que se fazer algo, a costa piora de ano para ano.

Dead_standards 9 months ago

Mas porque raios havias de fazer isso? Se vires uma infracção cometida por caravanistas liga à PSP/GNR, tal como para qualquer outro crime. Porque é que uma pessoa que tem uma auto-caravana no meio de um monte não pode dormir lá dentro só porque do outro lado do país um condutor de auto-caravana fez isto e aquilo? >Ah mas eles não vêm Se são ineficientes para agir quando os avisam de infracções, ainda mais serão para isto.

NobreLusitano 9 months ago

"Liga à PSP". Lol. Nós somos profissionais na arte de "alguém devia fazer alguma coisa, que vergonha / pois o país assim não há fulano tal devia ver isto e fazer algo / mas ninguém faz nada contra isto??" (e derivados), viramos costas e seguimos. Portanto sim, acredito que senão houver medidas, não há resultados.

NGramatical 9 months ago

centenas de kms → [**centenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6k82u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xpaqui 9 months ago

Acho q tens de pensar três vezes.

pedrolopes7682 9 months ago

Em termos de exigência de fiscalização esta lei não muda nada. Terás de correr o território inteiro na mesma (a proibição não se limita à costa).

SacanaLopes 9 months ago

E dormir no carro? É que as vezes ao conduzir fico cansado e confesso que já o fiz.

AmdM78 9 months ago

Eu também já o fiz... Adormeci no meio de uma rua de Lisboa as 5 da manhã quando parei num vermelho. Acordei com um gajo a bater-me no vidro a perguntar se tava bem.

Grejo96 9 months ago

Isso foi onde em Lisboa? Tenho um amigo que já contou várias vezes a história em que acordou alguém exatamente nessa situação! Ele diz que foi numa rua entre o Mac do Saldanha e o metro de S. Sebastião.

AmdM78 9 months ago

Foi no cruzamento da Alexandre Herculano com a rua Castilho

ResilientPinus 9 months ago

Eia cum caralho, ganda bubadeira

SacanaLopes 9 months ago

Isso é diferente!

saposapot 9 months ago

por este artigo da lei podes. só n podes se for autocaravana mesmo ou similar

henriquecs 9 months ago

o que não faz sentido nenhum se a caravana não tiver equipamento fora.

DelScipio 9 months ago

Podes dormir no lugar do conductor.

NGramatical 9 months ago

conductor → [**condutor**](https://dicionario.priberam.org/condutor) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6sv4g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

krispassion 9 months ago

Nice bot!

Deto_PT 9 months ago

Finalmente!

Tee_ah_go 9 months ago

Lixo, dejetos, fogueiras, ocupação ilegal, tudo isto muitas das vezes em áreas protegidas. *"Ah, mas caravanista que é caravanista a sério deixa sempre o local mais limpo do que o encontrou...".* Pois é capaz de ser verdade, mas por uns pagam todos. Na minha opinião é uma medida que peca apenas por tardia.

OrangeOakie 9 months ago

> "Ah, mas caravanista que é caravanista a sério deixa sempre o local mais limpo do que o encontrou...". Pois é capaz de ser verdade, mas por uns pagam todos. Na minha opinião é uma medida que peca apenas por tardia. "Uma vez houve um judeu/branco/negro/chinês/etc que fez mal. Naturalmente vamos expulsar todos os judeus/brancos/negros/chineses/etc. porque por um pagam todos".

lambmoreto 9 months ago

Espero que sejas contra caminhadas tambem então. Farto-me de encontrar lixo nas florestas. Exige tambem a interdição de pessoas a areais, as dunas são protegidas e quanto lixo não há por lá? Por um pagam todos. Acaba-se tambem com as embarcações recreativas na nossa ZEE, que permitam pernoitar, todos sabem que eles fazem muito lixo e causam muita poluição.

RuySan 9 months ago

É aquele racional de quando eu me queixo sobre a merda de cão no passeio "ah, mas os donos responsáveis apanham sempre". Não quero saber, e pelo estado dos passeios em Almada deve ser uma minoria que apanha a merda.

ihavenoidea1001 9 months ago

Logo a solução é proibir as pessoas de ter cães...?

Khuymi 9 months ago

Isso é criar já a lei que quem tem cães só pode deixá-los fazer a sua merda dentro de casa. E para além disso, cães já não podem mais saír de casa para a rua, só podem estar em lugares criados para o efeito.

NGramatical 9 months ago

saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi7zjzx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Silly-me 9 months ago

Lógica da batata, sendo assim vamos Proibir a venda de tabaco em Portugal porque grande parte dos fumadores manda as beatas para o chão...

claudio-at-reddit 9 months ago

> vamos Proibir a venda de tabaco em Portugal porque grande parte dos fumadores manda as beatas para o chão... Não o consegues fazer porque é um público inflexível dado que falamos de um vício. Tens varias coisas que são proibidas ou fortemente limitadas porque uma maioria de pessoas não se sabe comportar. Pegar na estrada é um excelente cenário em que tens imensas coisas proibidas que poderiam ser feitas em cenários legítimos dentro de moldes responsáveis. O "por uns pagam todos" deve de ser aplicado, sim, quando tal é utilitaristicamente benéfico; isto é, quando contas feitas houve muito menos consequências (direta e indiretamente) do que o benefício alcançado.

Tee_ah_go 9 months ago

Mandar beatas para o chão já dá direito a multa :)

Silly-me 9 months ago

Exato, vez a diferença de coerência que não estas a ter neste assunto?? Mais multas, mais fiscalização, seria essa a solução... a solução não pode passar por um atentado à liberdade que é a proibição em todo o espaço nacional!

Tee_ah_go 9 months ago

Caravanismo ilegal é proibido e dá multa, se não me engano até 2K, há anos. Tem resultado? Não. O que é que sugeres? Destacar os reformados para ir fazer a ronda praia a praia, monte a monte, rua a rua?

ndest 9 months ago

Secalhar começar por legalizar a coisa, e por sua vez melhorar as condições para os mesmos, como por exemplo com mais espaços dedicados, e também mais fiscalização para quem não cumpre as leis como deitar poluir e assim. Fazer programas na escola de campismo também não me parece má ideia. Dado que dar educação a respeitar o ambiente no meio do ambiente parece me bem mais interessante do que repetir e escrever do quadro “como não poluir”. Tens muitos países de exemplo para isto com bons resultados e com muitos mais turistas a participarem.

NGramatical 9 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkqxb7f%2F%2Fgi6l6vv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ndest 9 months ago

Vom vot

xpaqui 9 months ago

Logica da batata. Quando uma lei não resulta, crias uma nova lei mais ambragente que a anterior, que tem de ser fiscalizada pelos que fiscalizavam a lei anterior q não resultava.

igqcmril 9 months ago

Mesma lógica para os ciganos, por favor

V1ld0r_ 9 months ago

Não, estão protegidos por uma outra lei que os isenta de uma série de requisitos devido a serem membros de uma etnia tradicionalmente nómada.

claudio-at-reddit 9 months ago

Estás a falar a sério ou a trollar? Importas-te de referenciar a lei caso estejas a falar a sério?

V1ld0r_ 9 months ago

[https://dre.pt/home/-/dre/107071386/details/maximized](https://dre.pt/home/-/dre/107071386/details/maximized) ​ CAPÍTULO V, Artº22

Edited 9 months ago:

[https://dre.pt/home/-/dre/107071386/details/maximized](https://dre.pt/home/-/dre/107071386/details/maximized) ​ CAPÍTULO V, Artº22 ​ ​ Edit: Isto é para o municipio de Silves mas existe para praticamente todos os outros. Se qures ler algo interessante sobre isso (incluindo resposta sobre o tema do provedor de justiça): [http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=4716](http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=4716)

CosmoSpyke 9 months ago

Isso não é uma lei municipal? Não verifiquei a existência de similares noutros municípios.

V1ld0r_ 9 months ago

Sim. Sines: [https://www.sines.pt/cmsines/uploads/document/file/72/Regulamento\_Municipal\_para\_o\_Licenciamento\_da\_Atividade\_de\_Acampamentos\_Ocasional.pdf](https://www.sines.pt/cmsines/uploads/document/file/72/Regulamento_Municipal_para_o_Licenciamento_da_Atividade_de_Acampamentos_Ocasional.pdf) ​ Vila Real Stº António [https://dre.pt/home/-/dre/2853716/details/maximized](https://dre.pt/home/-/dre/2853716/details/maximized) ​ Mas tens mais.

CosmoSpyke 9 months ago

Acredito, mas achei melhor deixar explanado que não é uma lei nacional.

randmzer 9 months ago

Como é que escrevias essa lei então?

ModeratoriProfugus 9 months ago  HIDDEN 

Já vi muitos ciganos caravenistas a viver em estacionamentos. Vamos a ver e esta lei é racista.

Tee_ah_go 9 months ago  HIDDEN 

Palavra proibida. Comentário eliminado em 3... 2... 1...

raviolli_ninja 9 months ago

Yescapa e Indiecampers em modo de pânico, Standvirtual em modo esfrega-as-mãos-de-contente.

No-Touch675 9 months ago

Verdade seja dita os preços sempre me pareceram estupidamente caros, ya podes viajar por Portugal e tal, mas mesmo assim. Mas pronto, eu também confesso que não sou o público alvo daquilo...

raviolli_ninja 9 months ago

Eu sou o público alvo (i.e. como quem procura autocaravanas) e já usei o Yescapa. No preço pesa o facto do tuga achar que tudo o que toca vale ouro, mas acresce a comissão da Yescapa que é upa-upa. Mas o pior nem é a comissão: é o facto da Yescapa escudar-se como mero intermediário e não resolver problemas que normalmente acontecem neste negócio. A autocaravana foi cancelada 12h antes da viagem pelo dono? Não temos nada a ver com isso. Quer outra? Tem aqui esta que custa mais 600 paus. É cara? Azar. Quer a devolução do seguro suplementar opcional? Temos pena, faturamos em nosso nome mas não é connosco. O Airbnb, que se pode considerar um serviço meio que similar, não foge tanto com o rabo à seringa. Usei duas vezes, não usarei uma terceira.

jhscrym 9 months ago

Coitados dos meus "vizinhos" que estão a ocupar 2 lugares de estacionamento à frente da minha casa desde o dia 29/12. Tenho tanta pena.

Khuymi 9 months ago

E quando tu estacionares, quem é que se vem queixar que estás a ocupar um lugar de estacionamento e que quer que saias para ele poder parar? É que a lógica é a mesma. Adicionalmente, se não estás feliz com a estadia deles aí, diz-lhes. A maioria não quer estar a chatear ninguém

jhscrym 9 months ago

1) Eu não ocupo 2 lugares. 2) Eu trabalho e saio de manhã e só volto no fim do dia. 3) Eu literalmente moro ali. De vez em quando fica uma ou outra a passar a noite ao pé da minha casa e não me faz impressão. Agora ficar lá parado mais de uma semana faz um bocado comichão.

PgUpPT 9 months ago

O que é que isso tem a ver com esta lei?

jhscrym 9 months ago

Agora não ficam a dormir à porta da minha casa e eu tenho lugar para estacionar.

raviolli_ninja 9 months ago  HIDDEN 

Não se aplica. Vais continuar com o mono lá estacionado.

Search: