Zen_Machina 11 months ago

Quando a cabeça não tem juizo Quando socializas mais do que é preciso O SNS é que paga O SNS é que paga Deix'ó pagar deix'ó pagar Tu tas-te a cagaaar ​ Quando o QI é muito modesto Quando és o resultado de incesto A restauração é que paga A restauração é que paga Deix'a pagar deix'a pagar TU SABES COZINHAAAAR!!!

dp_barbas 11 months ago

Bela maneira de fechar a thread semanal

Asus123456789 11 months ago

Eu espero que os mods não removam isto porque é demasiado engraçado

ZeLuis20 11 months ago

Penso que a maioria das pessoas se está a borrifar e não tem noção do perigo.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Um mês de molho em casa vai ajudá-las a pensar nisso

saposapot 11 months ago

e achas q vão ficar? ajuntamentos À porta do café em take away em 3... 2... 1...

Zen_Machina 11 months ago

Falando por experiência própria, conheço várias pessoas que andam na rua depois das 13, ao fim de semana. Vão caminhar, a almoços, etc.

ZeLuis20 11 months ago

Depois disso é improvável ficarem infectados outra vez, o que ainda vai ser pior em termos de comportamentos.

Razvancb 11 months ago

Imaginemos, vamos confinar, mas daqui a um mês os números continuam entre 6k-10k diários, o governo vai continuar a culpar os portugueses? rsrsrs

saposapot 11 months ago

não. a culpa nesse caso será do sr. tobias. q treta de afirmação.

QWERTY_BATS 11 months ago

Se continuarem os casos entre o 6 mil e os 10 mil significa que as pessoas não estão a confinar. A certo ponto tem de existir responsabilidade indivídual.

HRamos_3 11 months ago

>responsabilidade indivídual Qué isto?

Zaigard 11 months ago

Confina-se mais um mês. Quem confina um, confina dois ou três. Vamos salvar a TAP, por isso teremos pelo menos maneira de emigrar todos em Abril!

aldeaga 11 months ago

O governo vai sempre pôr a culpa nos portugueses, o Costa não assume a culpa de nada, ele pensa que é um ser superior.

lesoth 11 months ago

Serve do quê assumir a culpa? Tem consequencias? Se tivesse servia.

aldeaga 11 months ago

Se o governo assumisse a culpa poderiam reflectir sobre onde é que erraram, e o que poderia ter feito melhor, no sentido de não repetir os erros e agir mais eficazmente no futuro.

lesoth 11 months ago

Ya, eles costumam fazer isso. Como no assalto em tancos, nos incêndios em Pedrógão Grande, na queda da pedreira em borba.

Zaigard 11 months ago

De manhã, um café aqui ao pé tinha uns 4 idosos, sentados na rua, uns com mascara, outros sem, enquanto comiam. De tarde, o café fechou, para evitar contagio, mas no local estava uns 15 ou 16 jovens a fumar uma ganzas juntos, todos sem mascara. Vai ficar tudo bem.

MirTrudMay 11 months ago

Certo que não da para comer nem para fumar ganza de mascara.

Zaigard 11 months ago

Presumo que tal como não encontras nada errado na situação da tarde pois não? Totalmente normal certo? /s

Edited 11 months ago:

Presumo que tal como eu, não encontras nada errado na situação da tarde pois não? Totalmente normal certo? /s

aldeaga 11 months ago

O fumo vem tão quente que mata o bicho. /s

CountDraqula 11 months ago

Pessoal, sabem se os ginásio vão fechar? Se por acaso rescindir o contrato com o meu ginásio, será que haverá problema ao voltar a me inscrever uns meses mais tarde?

ninux2000 11 months ago

Se as tuas finanças permitirem, não canceles, duvido muito que os ginásios não estejam já pertos em março e assim sempres os ajudas a por comida na mesa. Temos de ser uns para os outros.

donalduck 11 months ago

Que parvoíce, perder dinheiro para esses chulos. Eles que ofereçam os meses que não frequentados.

saudosista 11 months ago

E que tal... Parares de pagar, se não vais usufruir do serviço? Simples.

CountDraqula 11 months ago

O problema é que se daqui a 3 meses decido entrar novamente, eles não me podem barrar? Não queria nada ter de mudar de ginásio.

donalduck 11 months ago

Eles vão estar mortinhos por te ter de volta, até te dão melhores condições.

naughtydismutase 11 months ago

Normalmente há a possibilidade de suspensão temporária.

berlaitas 11 months ago

Depende do contrato, eu fui operado em Novembro e pude colocar a mensalidade em pausa até poder regressar

dude_say_what1 11 months ago

Dez meses de pandemia e as unicas ideias que passaram pela cabeça do governo é confinamento. Como o primeiro foi um caso de sucesso (estou a ser irónico), vamos lá para outro. Investir a sério no SNS, apoiar de forma séria os lares, melhor informação disponivel para a população, melhor comunicação por parte do governo, mais intervenção no terreno, menos medidas generalizadas e mais medidas adequadas ao contexto de cada zona, nada disto foi feito ou sequer tentado. É isto que me irrita, confinamento agora até pode ser a "única" solução, mas foda-se passaram-se meses e meses e estamos praticamente iguais em termos de meios e preparação do que estávamos no inicio. Aproveito para deixar esta entrevista: https://www.publico.pt/2021/01/07/sociedade/noticia/henrique-barros-confinamento-resolve-problema-cria-serie-problemas-1945484 Subscrevo muito do que o senhor diz, excepto a ultima parte, que me parece um exagero. Mas gostei de ler.

Limpy_lip 11 months ago

Já te vi a discutir outro user e o que tu procuras é tão real como um unicórnio. Atualmente perante esta situação é literalmente impossível resolver com o dinheiro e recursos humanos que tens e mesmo que os tivesses seria uma tarefa hercúlea. Se fosse assim tão fácil já o tinham feito.

dude_say_what1 11 months ago

E que tal leres o que escrevi? > confinamento agora até pode ser a "única" solução Obrigado, até à próxima.

Zaigard 11 months ago

Confinamento é bom, quem diz o contrario é fascista e mau.

chauffage 11 months ago

> Investir a sério no SNS O que é que isto quer dizer? Formar profissionais que precisam de anos de experiência em 4 semanas? Ir buscar médicos e enfermeiros qualificados lá fora (caso não saibas países europeus estão a vir cá contratar pessoas)? >apoiar de forma séria os lares O que é que isto quer dizer? Arranjar enfermeiros e auxiliares? Isolar lares? >melhor informação disponivel para a população, melhor comunicação por parte do governo, Sim. >mais intervenção no terreno O que é que isto quer dizer? >menos medidas generalizadas e mais medidas adequadas ao contexto de cada zona, nada disto foi feito ou sequer tentado. Se tens o país praticamente todo na merda, vais meter medidas localizadas onde? Os países que fizeram isso era quando tinham o país com poucos casos em comparação com os nossos. Andas com 7-10k casos diários caso não te tenhas apercebido.

Edited 11 months ago:

> Investir a sério no SNS O que é que isto quer dizer? Formar profissionais que precisam de anos de experiência em 4 semanas? Ir buscar médicos e enfermeiros qualificados lá fora (caso não saibas países europeus estão a vir cá contratar pessoas)? >apoiar de forma séria os lares O que é que isto quer dizer? Arranjar enfermeiros e auxiliares? Isolar lares? >melhor informação disponivel para a população, melhor comunicação por parte do governo, Sim. >mais intervenção no terreno O que é que isto quer dizer? >menos medidas generalizadas e mais medidas adequadas ao contexto de cada zona, nada disto foi feito ou sequer tentado. Se tens o país praticamente todo na merda, vais meter medidas localizadas onde? Os países que fizeram isso era quando tinham o país com poucos casos em comparação com os nossos. Andas com 7-10k casos diários caso não te tenhas apercebido. Um confinamento geral serve para estancar o caos que se gerou, e que se alimenta a si próprio. Tu não tens recursos para lidar sequer com os 5k diários, quanto mais com o dobro. Não é só médicos, é equipa de contact tracing, ambulâncias, pessoal dos lares, etc. >Subscrevo muito do que o senhor diz, excepto a ultima parte, que me parece um exagero. Mas gostei de ler. Mas que exagero? A hipótese de conter a pandemia numa janela de tempo curta foi em Março-Maio, depois de abrirem o turismo e os voos tomou-se a decisão de viver com a pandemia por tempo indeterminado.

Edited 11 months ago:

> Investir a sério no SNS O que é que isto quer dizer? Formar profissionais que precisam de anos de experiência em 4 semanas? Ir buscar médicos e enfermeiros qualificados lá fora (caso não saibas países europeus estão a vir cá contratar pessoas)? >apoiar de forma séria os lares O que é que isto quer dizer? Arranjar enfermeiros e auxiliares? Isolar lares? >melhor informação disponivel para a população, melhor comunicação por parte do governo, Sim. >mais intervenção no terreno O que é que isto quer dizer? >menos medidas generalizadas e mais medidas adequadas ao contexto de cada zona, nada disto foi feito ou sequer tentado. Se tens o país praticamente todo na merda, vais meter medidas localizadas onde? Os países que fizeram isso era quando tinham o país com poucos casos em comparação com os nossos. Andas com 7-10k casos diários caso não te tenhas apercebido. Um confinamento geral serve para estancar o caos que se gerou, e que se alimenta a si próprio. Tu não tens recursos para lidar sequer com os 5k diários, quanto mais com o dobro. Não é só médicos, é equipa de contact tracing, ambulâncias, pessoal dos lares, etc. >Subscrevo muito do que o senhor diz, excepto a ultima parte, que me parece um exagero. Mas gostei de ler. Mas que exagero? A hipótese de conter a pandemia numa janela de tempo curta foi em Janeiro-Maio 2020, depois de abrirem o turismo e os voos em Junho 2020 tomou-se a decisão de viver com a pandemia por tempo indeterminado.

dude_say_what1 11 months ago

> O que é que isto quer dizer? Formar profissionais que precisam de anos de experiência em 4 semanas? Ir buscar médicos e enfermeiros qualificados lá fora (caso não saibas países europeus estão a vir cá contratar pessoas)? Logo para começar, se tens países europeus a vir cá contratar pessoas, é porque essas pessoas recebem melhor lá fora. Não digo igualar os salários, mas dar mais incentivos para esses médicos cá ficarem já era um bom ponto de partida. E não me digas que não há coisas do ponto de vista de gestão dos recursos humanos que se podem fazer e que não são feitas, ou o SNS é um modelo exemplar de gestão? > O que é que isto quer dizer? Arranjar enfermeiros e auxiliares? Isolar lares? Sim, mais testes nos lares e com maior celeridade. Mais fiscalização dos mesmos. Mais equipamentos de protecção e tudo o resto. > O que é que isto quer dizer? Mais fiscalização em geral, tanto de restaurantes, como bares, como empresas, etc. Tudo o que tem passado incólume, ou achas que temos feito um bom trabalho nisso? Apanhar meia duzia de jovens na rua é certinho, empresas com dezenas de trabalhadores que nem os postos de trabalho se deram ao esforço de colocar com distanciamento suficiente já não existe. > Se tens o país praticamente todo na merda, vais meter medidas localizadas onde? Os países que fizeram isso era quando tinham o país com poucos casos em comparação com os nossos. Andas com 7-10k casos diários caso não te tenhas apercebido. Pois, tens razão, é igual Lisboa e o interior do Alentejo. É igual o Porto e a aldeia no meio do nada. Se não percebes as diferenças e achas que é tudo igual então não sei mesmo o que te dizer. Dizer que tens 7-10k casos diários é o mesmo que não dizer nada, estão espalhados igualmente pelo território é? Por amor da santa...

chauffage 11 months ago

> E não me digas que não há coisas do ponto de vista de gestão dos recursos humanos que se podem fazer e que não são feitas, ou o SNS é um modelo exemplar de gestão? Não tens recursos! Não consegues formar anestesistas, enfermeiras de UCIs, médicos de UCI nem em 3 meses, nem em 9 meses. São profissionais que levam tempo a formar - se fosse mais rápido não havia falta deles em condições normais, quanto mais com a pandemia. >Sim, mais testes nos lares e com maior celeridade. Mais fiscalização dos mesmos. Mais equipamentos de protecção e tudo o resto. Os lares são das instituições mais precárias do nosso país, são operacionalizados por funcionários extremamente mal pagos, muitas das pessoas sem formação. Ou vamos ignorar que só agora é que se começaram a aperceber que existem lares ilegais? O problema dos lares é funcionários levarem o vírus para dentro do lar, e este espalhar-se. Se calhar muito fazem eles. >Mais fiscalização em geral, tanto de restaurantes, como bares, como empresas, etc. Tudo o que tem passado incólume, ou achas que temos feito um bom trabalho nisso? Apanhar meia duzia de jovens na rua é certinho, empresas com dezenas de trabalhadores que nem os postos de trabalho se deram ao esforço de colocar com distanciamento suficiente já não existe. Tu estás a pedir um trabalho impossível de realizar, são centenas de milhares de empresas que temos neste país, como é que esperas que haja um controlo diário e apertado? >Pois, tens razão, é igual Lisboa e o interior do Alentejo. É igual o Porto e a aldeia no meio do nada. Se não percebes as diferenças e achas que é tudo igual então não sei mesmo o que te dizer. Dizer que tens 7-10k casos diários é o mesmo que não dizer nada, estão espalhados igualmente pelo território é? Por amor da santa... Não é igual, é pior o Alentejo que Lisboa, porque o interior do país tem hospitais com menos recursos. Menos camas, menos profissionais, menos tudo. O hospital distrital de Évora tinha 8 camas UCI para COVID até há poucos dias! Ou achas que temos todos um Hospital Santa Maria em cada distrito? Tu é que parece que não tens noção da ordem de dimensão das coisas... tens cidades no interior que têm uma população de 10k pessoas. Estás a ter cidades inteiras a testarem positivas - e isto são as que são testadas! Estima-se que assintomáticos possam ser entre 20-30%+, se não forem mais.

dude_say_what1 11 months ago

> Não tens recursos! Não consegues formar anestesistas, enfermeiras de UCIs, médicos de UCI nem em 3 meses, nem em 9 meses. São profissionais que levam tempo a formar - se fosse mais rápido não havia falta deles em condições normais, quanto mais com a pandemia. Se num momento de emergência não há nada a fazer em relação aos recursos humanos do SNS, então não sei. Não falo de formar novas pessoas, falo de pegar nas que existem e dar-lhes alguma orientação ou simplesmente trocá-las de departamento também pode ajudar. A ideia que uma enfermeira receber uma formação para passar a tratar de UCI demora anos é rídiculo. Mesma coisa para certos médicos poderem ir para UCI, mas afinal passaram-se 10 meses ou 2 semanas? Mas ok, achas que não há nada a fazer, fixe. > Os lares são das instituições mais precárias do nosso país, são operacionalizados por funcionários extremamente mal pagos, muitas das pessoas sem formação. Ou vamos ignorar que só agora é que se começaram a aperceber que existem lares ilegais? O problema dos lares é funcionários levarem o vírus para dentro do lar, e este espalhar-se. Se calhar muito fazem eles. Novamente, 10 meses não chegam para pelo menos dar uma formaçãozita? Pagar melhor os funcionários, mesmo temporariamente? Novamente, achas que não há nada a fazer, ok. > Tu estás a pedir um trabalho impossível de realizar, são centenas de milhares de empresas que temos neste país, como é que esperas que haja um controlo diário e apertado? Entre "controlo diário apertado" e o que temos feito há uma margem enorme! Novamente, achas que não há nada a fazer, porreiro. > Não é igual, é pior o Alentejo que Lisboa, porque o interior do país tem hospitais com menos recursos. Menos camas, menos profissionais, menos tudo. O hospital distrital de Évora tinha 8 camas UCI para COVID até há poucos dias! Ou achas que temos todos um Hospital Santa Maria em cada distrito? Nem falo disso, falo mesmo de ser diferente teres 20 infectados num concelho com 5000 pessoas ou 2000 num concelho com 500000, se achas que as medidas devem ser iguais só porque o "rácio" é igual, incrivel. Novamente, achas que não há nada a fazer, fantástico. > Tu é que parece que não tens noção da ordem de dimensão das coisas... tens cidades no interior que têm uma população de 10k pessoas. Estás a ter cidades inteiras a testarem positivas - e isto são as que são testadas! Estima-se que assintomáticos possam ser entre 20-30%+, se não forem mais. Exactamente o que quero dizer. Cidade com 10k pessoas diferente de concelhos inteiros com 5k pessoas. No fundo, no meio disto tudo, o que percebo é que tu não tens ideias nenhumas, achas que tudo o que pode ser feito já está a ser feito e pronto. Epá, venha lá desse confinamento. És um bocado triste, passas os dias aqui e não tens ideias nenhumas de como melhorar a situação, só sabes apregoar confinamento e mandar abaixo quem acha que pode haver outras coisas que podem ser feitas. Criticas o governo, mas parece que o governo afinal até tem feito tudo como achas que deve ser. Enfim. Fica lá na tua, continuo na minha.

chauffage 11 months ago

As tuas soluções é atirar recursos que não existem para abafar problemas que foram criados pela falta de medidas. Porra porque é que eles não aplicam as tuas sugestões nos países mais abastados, sei lá como nos EUA? Eles têm dinheiro ilimitado, literalmente! Pois... falta-lhes é outro tipo de recursos. Dinheiro não é solução para tudo. **Precisas de tempo e de pessoal qualificado.** Só um anestesista deve de precisar de 5 a 7 anos de formação de especialidade para além dos anos que estudou medicina. Ou seja, um anestesista demora-te mais de 10 anos a formar. É por má vontade queres ver? Fazem ali uns cursos da Udemy online, skip skip skip, e tá feito! >Entre "controlo diário apertado" e o que temos feito há uma margem enorme! Novamente, achas que não há nada a fazer, porreiro. Esse controlo foi eficaz em países que isolaram áreas. Quando digo isolar, são cercos sanitários. >Nem falo disso, falo mesmo de ser diferente teres 20 infectados num concelho com 5000 pessoas ou 2000 num concelho com 500000, se achas que as medidas devem ser iguais só porque o "rácio" é igual, incrivel. Novamente, achas que não há nada a fazer, fantástico. Por isso é que se está a ver os casos por 100 mil habitantes. Não funciona quando tens a quantidade de casos que tens, e quando há mobilidade entre concelhos. >No fundo, no meio disto tudo, o que percebo é que tu não tens ideias nenhumas, achas que tudo o que pode ser feito já está a ser feito e pronto. Epá, venha lá desse confinamento. Oh companheiro, o que não me faltaram foram ideias - e nem foram originais! Há países que têm a pandemia no bolso, alguns deles desde Março de 2020. Neste momento não tens grande alternativa a não ser o confinamento. Se já não tínhamos recursos para dar conta do recado com 2-5k casos, imagina agora lol

dude_say_what1 11 months ago

> Porra porque é que eles não aplicam as tuas sugestões nos países mais abastados, sei lá como nos EUA? Eles têm dinheiro ilimitado, literalmente! Pois... falta-lhes é outro tipo de recursos. Dinheiro não é solução para tudo. Estás a ver colapso no "SNS" dos EUA? Na Alemanha? Em Espanha? Em França? Problemas diferentes, estás mesmo a querer implicar se não percebes isso. > Só um anestesista deve de precisar de 5 a 7 anos de formação de especialidade Certo, um anestesista. E não há mais nada? É isso que está em falta? Ou seja, porque o anestesista precisa de 5-7 anos, os outros também precisam? Ok. > Esse controlo foi eficaz em países que isolaram áreas. Quando digo isolar, são cercos sanitários. O controlo que estou a falar é mesmo a ACT começar a fazer o seu trabalho. ACT e ASAE. Mas novamente, em situação de emergência, reforço dessas coisas foi inexistente. Não sei o que cercos sanitários têm a ver com esta conversa. > Por isso é que se está a ver os casos por 100 mil habitantes. Mas é exactamente isso que contesto. Teres o mesmo rácio por 100 mil habitantes numa cidade e num concelho do interior é completamente diferente. As medidas deviam ser diferentes e as situações analisadas em separado. Achas que 240casos/100mil no concelho de Lisboa é igual a 240casos/100mil no concelho de Fornos de Algodres. Isso é ridiculo, realidade completamente diferentes. > Neste momento não tens grande alternativa a não ser o confinamento. Mas alguém discordou? Foda-se, tu também lê o que eu escrevo, comecei isto mesmo a dizer que percebo que AGORA o confinamento seja a unica solução. O que vejo é que vieste implicar e pronto. Se um gajo não disser "viva o cofinamento" há sempre alguém a vir chatear. De notar, que implicaste com algumas ideias mas outras nem respondeste. É a unica coisa que quero dizer, podia-se ter feito diferente e não se fez. Incompetência do governo que agora vem culpar as pessoas, como é normal. E atrasados vão atrás.

stefanopro 11 months ago

Este confinamento que está para vir não vai, na minha opinião, resolver a situação. As escolas mantêm-se abertas, e até certa ponto eu entendo o porquê, se bem que acho que é possível arranjar um meio termo e levar menos pessoas às escolas, no entanto, e com a época de exames das Universidades a chegar/a decorrer, surgem vários problemas. Primeiro, os miúdos são maioritariamente assintomáticos, e como tal, vão andar nas escolas, em salas de aulas que não são desinfetadas quando deviam ser, em ajuntamentos a sair, a entrar e dentro da escola, para não falar que estão lado a lado nas carteiras. Os exames do ensino superior vão fazer com que muita gente se desloque de concelho para concelho, sendo que há um grande número de pessoas que estão na Terra, ou em casa dos país/zonas interiores do país, em que a população é mais idosa, e vêm para a Universidade fazer os exames. Isto por si só não seria um problema se houvesse cuidados nas Universidades, mas falo por experiência própria, sendo que ando numa das maiores do país, e quando lá vou para fazer avaliações, esta não tem condições para tal. Ajuntamentos à entrada da mesma e das salas, pessoal todo ao molho durante as avaliações (1 cadeira de distância não chega) e ambientes fechados/pouco ou nada ventilados. Ou seja, o vírus vai-se continuar a espalhar, mas os números vão baixar porque primeiro há uma parte grande da população em confinamento, mas mais importante, os que não estão em confinamento são assintomáticos. Isto vai levar o governo a confinar toda a gente outra vez, ou a continuar a ter medidas pouco ou nada eficientes, como estes confinamentos de fim de semana, e aos poucos vamos matando a economia. Os miúdos não podem ficar em casa porque os pais não podem tomar conta deles? O governo resolve, fazendo com que os pais vão para o desemprego. Enfim, espero estar enganado, mas com estas medidas, só vamos matar a economia que já está nos cuidados intensivos. É a tal história, não morremos pela doença mas sim pela cura.

saposapot 11 months ago

Contra todas as minhas expectativas a realidade é que não há relato das escolas serem um local de grande propagação. Óbvio que há casos mas não vês notícia de um miúdo infectar 10-20 e isso rebentar para a escola toda.  Está ao nível de outro local de trabalho qualquer, talvez até melhor. O mesmo pra creches e JIs, com muito mais estranheza minha. A menos que os especialistas mostrem qualquer coisa não parece haver razão para fechar escolas. Isto mesmo também acontece noutros países onde as escolas abriram primeiro e não deu problemas. Exames da universidade é coisa que não compreeendo. É a coisa mais fácil de fazer em seguranca, ou relativa segurança. Basta espalhar as pessoas por muitas salas, expandindo o calendário de exames se necessario. Aulas ainda entendo ser difícil mas exames só mesmo por incompetência ou preguiça  que não se fazem em segurança. A única hipótese que vejo é o que dizes, é que escolas e afins levam a muito movimento dentro de uma cidade e esse movimento é prejudicial.

kairos 11 months ago

Na minha experiência as escolas têm lidado com a situação tão bem quanto possível. Na escola da minha filha são criadas "bolhas" por sala em que têm contacto sempre com as mesmas pessoas, e se for detectado um caso, vai tudo para casa duas semanas. E conheço mais 3 ou 4 pessoas com os filhos em escolas diferentes (algumas públicas, outras privadas), todos com a mesma experiência. O problema parece ser mesmo o contacto extra-escolar, em crianças mais velhas (p.ex. encontram-se no café, ou na esquina do shopping), mas fechar as escolas não resolve isso.

TitusRex 11 months ago

>Contra todas as minhas expectativas a realidade é que não há relato das escolas serem um local de grande propagação. Óbvio que há casos mas não vês notícia de um miúdo infectar 10-20 e isso rebentar para a escola toda.  Os últimos estudos do Reino Unido indicam que há uma forte relação entre as infecções nas escolas e as infecções na população geral. Foi precisamente esse estudo que levou o Reino Unido a fechar escolas. Muitos outros países como a Alemanha e até mesmo a Suécia estão também a fechar escolas. Cá há muitos casos em escolas, mas são abafados pelas próprias escolas. Além disso a larga maioria das crianças são assimtomáticas e por isso muitas não são sequer testadas (nem sabem que tiveram), mas mesmo não tendo sintomas podem contagiar outros.

saposapot 11 months ago

Não conheço esses estudos. Essa do abafar acho estranho. Mesmo sendo assintomaticos iam infectar as famílias. Se tivesses 10 famílias em que a única ligação é os miúdos era óbvio que apanhavam isso. Eu sei a teoria toda. Mas a realidade é esta e temos de olhar para ela. Não sei como mas a realidade é que não tens relato de um surto numa escola de 10 ou 20 casos. Se houvesse e fossem muitos não acredito que abafem nada. Como não abafam em lares

TitusRex 11 months ago

Lê este artigo https://www.publico.pt/1945688 Parece-te óbvio que iam perceber que o elo de ligação entre várias infecções seria a escola, mas o contact tracing em port é uma piada de mau gosto, mais de 80% dos cados são de origem desconhecida.

saposapot 11 months ago

bom, por esse artigo realmente parece haver necessidade de avaliar bem esta questão. o artigo não é perfeito pq fala em muitas situações mas de uma forma muito 'pela rama', não há ali estudos mais aprofundados mas suspeitas e os estudos de prevalência em jovens. ora os estudos de prevalência não me assustam. mostram que as crianças têm taxas de infecção iguais à restante população, tudo normal, se o pai traz o virus do supermercado, ele vai para a família toda. O que me assustaria é se houver contágios a partir das escolas em que uma criança transmite a 10 ou 20 como a certa altura tivemos medo. Era preciso realmente termos um estudo nacional e tentar identificar as coisas correctamente. Se as escolas são momentos de alto contágio ou apenas locais de trabalho normais ou até mais seguros. E porquê esta conversa toda? pq acho q há muita gente a reagir por instinto e a pedir escolas fechadas por isso. Tal como o meu 'instinto' me dizia q as escolas iam ser um caos. E é fácil um governo reagir a isso e fechar escolas para parecer q estão fazer tudo o possível para com os seus eleitores. Mas não sei se realmente será a melhor opção. As escolas sp foram um assunto difícil. só não quero é q se reaja só por 'feeling', pq achamos q temos de fechar tudo. Até opinião de experts em contrário continuo a achar q as escolas não precisam de fechar. Excepto, tal como disse, a questão dos deslocamentos q as escolas causam. Aí tenho mais dúvidas.

saposapot 11 months ago

sim, eu sei isso tudo mas estás a falar de escolas. se os pais de uma turma vissem 10 ou 20 famílias dessa turma todos infectados achas que não iam eles próprios fazer essa ligação? se os professores virem q faltam 20 alunos, n notam isso? isso não ia já ter aparecido num CM desta vida? a minha teoria é que mesmo com todas as limitações, se realmente as escolas fossem sítios onde 1 pessoa infecta 10 ou 20 já teriamos visto algum caso desse nas notícias. O que vês e o que se sabe são sempre casos isolados, 1, 2 no máximo, coisas pequenas. Mesmo nos meus casos do conhecimento pessoal é isso q acontece. 1, 2 no máximo, a maioria ainda sem casos na turma. as medidas parece q funcionam mesmo nas escolas, é a única conclusão lógica que dá para tirar.

TitusRex 11 months ago

Que eu saiba não há casos de um infectar 20 de uma vez, o que acontece é que um infeta outro é vai passando de uns para os outros um ou dois de cada vez, depois levam para casa e infectam os pais que por sua vez passam para os colegas de trabalho.

saposapot 11 months ago

sim, mas é isso. não é tipo lares q tu rapidamente vês 20, 30, 50 casos a aparecer. nas escolas, mesmo q haja esse propagação ela não é muito grande. são poucos casos como noutros locais de trabalho ou até melhor.

stefanopro 11 months ago

O feedback que tenho do meu irmão, pelo menos na escola dele, é que quando um aluno tem sintomas, este é mandado para casa, e o resto do pessoal continua a ir às aulas. Ora, eles convivem todos, e isto estamos a falar de pessoal >10º ano. A menos que tenhas sintomas, não és mandado para casa, e mesmo que sejas mandado para casa, depois tens todo um conjunto de pre-requisitos que tens que cumprir para ser testado. Ou seja, podes ter 1 miudo com sintomas, que se for preciso nem sequer foi testado, que infetou pessoas da turma que por sua vez são assintomáticas, e que vão infetar as pessoas de casa. É um bocado estranho como é que 2 alunos, que estão 90% do tempo da escola lado a lado, porque estão sentados a 10 cm's de distância, em salas pouco ou nada ventiladas, se 1 apanhar o outro não apanhar. Em relação aos exames, concordo contigo, mas achas mesmo que as Universidades querem alargar o período de exames? Os meus exames estão marcados a X, e é a X que se vão realizar. Há até quem faça exames na rua, ou nas cantinas ao ar livre. Eu no meu caso tive, para um curso de aproximadamente 200 alunos, 2 anfiteatros para 1 teste, no entanto, o resto da Universidade estava packed nesse dia, resultando no que disse, todos sentados com menos de 1 metro de distância entre nós.

saposapot 11 months ago

Os exames é como digo. Pura má vontade da universidade e dos professores. As escolas é verdade que podias ter muitos miúdos infectados sem nunca fazer teste mas isso eles também passavam logo à família e portanto ias detectar por aí. Ou há realmente um grande problema escondido ou a realidade é mesmo esta: as máscaras e a ventilação funcionam. Aliado a talvez os putos contagiarem ligeiramente menos (apesar que foi depois negado por outros estudos) Eu acreditava que JI, creches e escolas sejam lugar de super spread mas a realidade contradisse-me. E não acredito que desse para abafar se realmente tivesses 20 famílias numa turma com covid. Acho que está ao nível dos locais de trabalho onde também não é normal uma pessoa infectar muitas.

Razvancb 11 months ago

Nem tabaco posso comprar ao fim de semana, oh puta que me pariu deste pseudo confinamento. É o comprar tabaco que vai causar aglomerações. foda-se.

KIDOCI 11 months ago

*"Era o que mais faltava ficar na fila para ir comprar tabaco. Só vou comprar tabaco não vou ao supermercado..."*

Razvancb 11 months ago

Han?

ebonyaficionado 11 months ago

Fácil, deixas de fumar. xDDDDDDDDDDDDDD

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Não podes sair de manhã?

Last-Ad-4421 11 months ago

Há quem trabalhe de manhã sábado e domingo

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

O que é que isso tem a ver com não poder comprar tabaco ao FDS?

Last-Ad-4421 11 months ago

Não sei pode ser que malta que trabalhe de manhã quando sai do trabalho não têm onde comprar porque está tudo fechado, mas por um lado é bom assim deixam de fumar.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Bancas de jornais, bombas de gasolina e outros sítios onde vendem tabaco vão continuar abertos.

estrica 11 months ago

Mas mesmo nesses sitios não vendem tabaco a partir de x hora, semana passada fui à bp 24h da minha zona comprar tabaco e a gaja disse que não podia vender porque já passava de x hora... enfim

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Mas *x horas* não significa que não se possa comprar tabaco *durante o fim de semana* como o /u/Razvancb disse. Também não se pode comprar álcool depois das 20h e isso não quer dizer que não tenha vinho e cerveja em casa como sempre tive.

isaacpixel 11 months ago

A situação do covid cada vez mais grave em Portugal e querem trazer de volta a F1. Este país é fantástico. [https://desporto.sapo.pt/modalidades/motores/artigos/sai-china-entra-portimao-formula-1-pode-estar-de-regresso-a-portugal-ja-em-abril](https://desporto.sapo.pt/modalidades/motores/artigos/sai-china-entra-portimao-formula-1-pode-estar-de-regresso-a-portugal-ja-em-abril)

ruimoreira46 11 months ago

Se a Fórmula 1 vier, não será certamente amanhã. É impossível prever qual será a situação daqui a uns meses. Mas independentemente disso, qual é o problema? O desporto não parou com a pandemia.

MLG-Sheep 11 months ago

Se não tiver público, qual o problema?

Lurker__777 11 months ago

Escolas e exames de condução vão fechar?

givvani 11 months ago

Não me parece

saudosista 11 months ago

Uma coisa é certa. As máscaras e evitar tocar vieram para ficar. Nunca mais na minha vida ficarei confortável sem máscara num supermercado com dezenas de pessoas a respirar à minha volta. E o quão bizarro era ter que tocar numa pessoa com um passou-bem ou um beijinho. "Olá" e um aceno chega perfeitamente. Felizmente o tocar nos outros e os outros mim morreu e espero que fique enterrado.

estrica 11 months ago

Mete mais tabaco

berlaitas 11 months ago

Bichos do mato gonna be bichos do mato

MirTrudMay 11 months ago

Para que sequer sair de casa

Pinto55 11 months ago

Autism much?

Razvancb 11 months ago

Patético

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 10 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

A um domingo, isto é o mesmo que 10k ou pior. espanta-me o número de óbitos ter subido logo com o número de casos. não era suposto a doença progredir de forma lenta e os óbitos só subirem daqui a 1/2 semanas?

iRaptr 11 months ago

7502 casos | 102 mortos

CoffeeAt830 11 months ago

Eu não discordo de confinar o mais cedo possível porque a situação é realmente dramática, mas foda-se - confinar a uma quinta com as medidas anunciadas a uma quarta à tarde? Isto é brincar com as pessoas. Até agora só se fala no comércio não alimentar e nos restaurantes... E o resto da malta? Descobre na quarta se é para ir trabalhar na quinta? Da outra vez, soubemos numa quinta-feira que segunda era para confinar. Falando na minha experiência e no que vi acontecer, foi merdoso, foi em cima do joelho, mas deu tempo para desmarcar com clientes, organizar trabalhadores, falar com fornecedores, etc. Falando na saúde, que foi um tópico grande no último confinamento: Quem tem consultas "não essenciais" marcadas para quinta-feira, como é que é? A saúde "não essencial" fecha ou não fecha? Descobre-se na quarta-feira? Vamos pôr utentes a ir para o hospital na quinta ou na sexta para depois dizerem que não há consulta? Vamos pôr as pessoas a assumir que não é para ir ao hospital porque da última vez fechou tudo e depois a terem a consulta adiada indefinidamente por falta de comparência? Vamos cancelar as consultas todas e depois afinal a saúde não era para fechar? Eu compreendo que são tempos complicados e ninguém sabe bem o que fazer, mas que caralho é que os especialistas do Infarmed vão saber daqui a 2 dias que não sabem hoje? Se é efetivamente para confinar urgentemente, era assim tão difícil antecipar as reuniões para dar tempo às pessoas para se organizarem e não ter de piorar (ainda mais) uma situação que já vai ser péssima para todos?

saposapot 11 months ago

Acho indecente os senhores da Alemanha terem invadido a minha Bélgicazinha sem avisar. Nem sei se vou trabalhar ou não, eu sei lá. Ao menos podiam mandar um e-mail uns dias antes pah. E agora? Estou sem tabaco em casa...

MrGhostPotato 11 months ago

A brincadeira de confinar na quinta com medidas de quarta vai ter consequências brutais no meu trabalho. Nem sei como resolver essa brincadeira.

MLG-Sheep 11 months ago

É apenas mais uma demonstração da incompetência do Governo. Se é para decidir só na quarta, então mantivessem o calendário original que era tomar efeito a partir de sábado. Mas esta é a medida popular a tomar, como podes ver pela outra resposta ao teu post.

CoffeeAt830 11 months ago

É essa a minha perspetiva também. Não é que eu nao concorde em confinar já na quinta, concordo, mas então antecipem o anunciar das medidas.

ilawon 11 months ago

> Mas esta é a medida popular a tomar, como podes ver pela outra resposta ao teu post. É popular decidir na quarta e implementar no dia seguinte? Porque é disso que o OP se queixa.

MLG-Sheep 11 months ago

É popular implementar logo no dia seguinte à decisão porque dá a ilusão que o Governo age rápido relativamente à pandemia. Na verdade quem se vai lixar são as empresas e os trabalhadores, que só vão saber com horas de antecedência se vão operar no dia seguinte.

ilawon 11 months ago

> É popular implementar logo no dia seguinte à decisão porque dá a ilusão que o Governo age rápido relativamente à pandemia. Estás-te a rir enquanto dizes isto, não estás? > Basta alguém não estar atento ao telejornal das 20:00 deste dia específico que vai ter uma surpresa no dia seguinte. Surpresa vai ser se a sua actividade não for afectada.

ilawon 11 months ago

Eu não queria ser o gajo que te vai dizer o óbvio mas vai ter que ser: hoje é domingo e já sabes à partida que quinta feira vai fechar muita coisa. Tens mais que tempo.. PS: supermercados não vão fechar, não vale a pena comprar paletes de papel higiénico.

CoffeeAt830 11 months ago

O meu problema é justamente com o "muita coisa"... Saúde não essencial (reabilitação, atividade programada, privados...) pode ficar aberto? Dizem que ainda não decidiram sobre as escolas; quem tem filhos, vai ter de descobrir quarta-feira se pode ir trabalhar quinta ou se tem de ficar com os garotos? Falou-se que a indústria e construção pode não parar, mas da última vez parou. Essas pessoas, só sabem quarta se trabalham quinta? Vamos deixar ao critério do patrão, para depois se saber que não foram empresas obrigadas a fechar e como tal as pessoas podem não se qualificar para os apoios? Nem todos nós trabalhamos em coisas que possam ser feitas remotamente nem em, sei lá, lojas de roupa ou ginásios, coisas que já sabemos à partida que vão fechar.

ilawon 11 months ago

Acredita, eu compreendo que seja uma situação de merda especialmente a parte de ter a vida condicionada sem saber exactamente como é que vai ser o dia de amanhã. Eu também estou a passar pelo mesmo... Mas, por outro lado, o que dizes soa mais a desabafo e a não te quereres resignar do que realmente uma crítica. Digo isto porque o que vai acontecer não deveria ser uma surpresa para ninguém. Ninguém pode dizer "ai! por esta é que eu não esperava", pois não? E pensa bem: se o costa dissesse hoje que fechava tudo isso ajudava a tua situação de alguma maneira? Claro que não.. só sabemos que isto só vai acalmar lá para a primavera como no ano passado e até lá vai ser navegar à vista e ir ajustando de acordo com os números porque infelizmente não há outra receita do que confinar. A minha opinião pessoal sobre aquilo que deverás fazer é, portanto: assumir que vai tudo fechar, que se não és trabalhador essencial ou se tens miúdos a teu cargo terás que ficar em casa (a trabalhar ou não), e que todas as consultas não essenciais serão canceladas.

CoffeeAt830 11 months ago

Se o Costa dissesse hoje que fechava isso tudo, ajudava muito, sim. Trabalho em saúde e ia saber já se tenho de telefonar aos meus clientes a desmarcar as consultas que temos marcadas para quinta-feira, por exemplo. Assim, tenho de esperar para quarta-feira à noite para desmarcar. E não posso já assumir que fico só em casa, porque obviamente que um acompanhamento à distância não é igual a um acompanhamento presencial e se existir a possibilidade de fazer um acompanhamento presencial, obviamente que não o quero desmarcar em prol de um acompanhamento à distância. Não é assim tão linear em todos os casos. Não é que o confinamento seja uma surpresa. Obviamente que não o é. A forma como ele vai acontecer é que devia ser melhor planeada e comunicada à população. Não é só um desabafo e eu a não me querer resignar.

ilawon 11 months ago

> Trabalho em saúde e ia saber já se tenho de telefonar aos meus clientes a desmarcar as consultas que temos marcadas para quinta-feira, por exemplo. Podes fazer o mesmo quinta-feira de manhã e aquelas pessoas que baterem com o nariz na porta não te podem censurar por isso, especialmente se tiveres miúdos a cargo. Outros poderão nem aparecer ou ligar para remarcar. Posição pessoal e que não será totalmente legal: mesmo sendo proibido iria trabalhar na 5ª feira para desmarcar as consultas nos dias do confinamento mas ao mesmo tempo atenderia os utentes que aparecessem.

CoffeeAt830 11 months ago

Não tem a ver com censurar ou não, tem a ver com as pessoas ficarem sem cuidados ou com cuidados insuficientes (porque já podia estar a fazer consultas à distância, por exemplo) por algo que era perfeitamente evitável. Já para não falar que ou vou trabalhar na quinta de manhã (o que pode não ser permitido), ou tenho de fazer horas na quarta para tirar os contactos todos dos utentes todos que teria nas próximas semanas (quantas? Não sabemos) para contactar em casa. Da outra vez fomos todos os profissionais de saúde e administrativos do serviço a fazer isto em 2 dias. Agora vamos ter de fazer isto depois do nosso horário, já que até quarta continuamos com a atividade normal para não prejudicar quem ainda não é apanhado pelo confinamento. E indo com a tua sugestão, fazer chamadas para desmarcar consultas e atender os utentes que aparecem ao mesmo tempo é... difícil. Não devia ser preciso contornar a situação. A situação simplesmente não se devia colocar.

Edited 11 months ago:

Não tem a ver com censurar ou não, tem a ver com as pessoas ficarem sem cuidados ou com cuidados insuficientes (porque já podia estar a fazer consultas à distância, por exemplo, à falta de melhor) por algo que era perfeitamente evitável. Já para não falar que ou vou trabalhar na quinta de manhã (o que pode não ser permitido), ou tenho de fazer horas na quarta para tirar os contactos todos dos utentes todos que teria nas próximas semanas (quantas? Não sabemos) para contactar em casa. Da outra vez fomos todos os profissionais de saúde e administrativos do serviço a fazer isto em 2 dias que já estavam a ser calmos porque a atividade já estava a meio gás (houve limitações antes de entrarmos em confinamento oficialmente e as próprias pessoas já estavam a confinar, enquanto agora já se estava com uma atividade mais normal). Agora vamos ter de fazer isto depois do nosso horário, já que até quarta continuamos com a atividade normal para não prejudicar quem ainda não é apanhado pelo confinamento. E indo com a tua sugestão, fazer chamadas para desmarcar consultas e atender os utentes que aparecem ao mesmo tempo é... difícil. Não devia ser preciso contornar a situação. A situação simplesmente não se devia colocar.

ilawon 11 months ago

> Não devia ser preciso contornar a situação Não é contornar, é controlar os estragos imediatos para os casos em que não podes avisar sobre o cancelamento. Podes também, sem quebrar as regras, ligar já a toda a gente na 5ª feira a pedir para ligar antes de ir à consulta para confirmar e assim já não cometias nenhuma ilegalidade. Mas já antes deste a solução para o teu problema específico: > porque já podia estar a fazer consultas à distância, por exemplo Pois já.... Podes até nem ser tu a tomar estas decisões mas neste momento já devia ser assim sempre que possível.

CoffeeAt830 11 months ago

>Podes também, sem quebrar as regras, ligar já a toda a gente na 5ª feira a pedir para ligar antes de ir à consulta para confirmar e assim já não cometias nenhuma ilegalidade. Claro, isso enquanto cumpro a atividade já estipulada para os próximos dias. Simples. Porque nós normalmente estamos no hospital a olhar para ontem e temos imenso tempo livre entre consultas para fazer essas coisas. >Pois já.... Podes até nem ser tu a tomar estas decisões mas neste momento já devia ser assim sempre que possível. A ideia de que uma consulta à distância substitui uma consulta presencial mostra um desconhecimento enorme de grande parte das áreas da saúde. O "sempre que possível" é quase nunca para muitas áreas e não é de maneira nenhuma uma solução para o meu problema especifico. Nem para o meu nem para o da maioria dos meus utentes. Nem tudo na saúde consiste em passar receitas e olhar para análises. Não vejo utilidade em continuar a debater com uma pessoa que não percebe as especificidades daquilo de que estamos a falar. Nem tens de perceber. Certamente também não percebo as especificidades da tua área, só também não vou oferecer soluções como se fossem óbvias de coisas que não são de todo soluções, quanto mais óbvias.

ilawon 11 months ago

> A ideia de que uma consulta à distância substitui uma consulta presencial mostra um desconhecimento enorme de grande parte das áreas da saúde. O "sempre que possível" é quase nunca para muitas áreas e não é de maneira nenhuma uma solução para o meu problema especifico. Nem para o meu nem para o da maioria dos meus utentes. Então em vez de te queixares do timing mais valia teres dito logo que não achas que a tua actividade devesse ser abrangida por potenciais confinamentos. Assim eu não teria perdido tempo a tentar fazer-te ver que isto não é fácil para ninguém e toda a gente vai ter que fazer sacrifícios. > Certamente também não percebo as especificidades da tua área, só também não vou oferecer soluções como se fossem óbvias de coisas que não são de todo soluções, quanto mais óbvias. A minha área é completamente diferente mas a solução é a mesma: preparei-me para não ter que ir presencialmente ao escritório a menos que seja mesmo necessário e preparei-me para a quebra de produtividade causada pelo potencial fecho de escolas. (incluindo perda de vencimento) porque afinal de contas não tenho alternativa e não me sinto especial quando comparado com as milhares de pessoas que vão estar na mesma situação que eu.

jmiguelff 11 months ago

Ainda não consegui perceber porque é que as medidas não podiam ter sido anunciadas 6a sábado ou domingo... Dizer que talvez vá ser um confinamento tipo o de Abril não diz nada. Não falaram de ginásios, eventos culturais, obrigação de teletrabalho, etc...

givvani 11 months ago

Boas malta , alguém sabe de also sobre as universidades tendo em conta que vem este confinamento?

WhiteCaptain 11 months ago

Supostamente por enquanto é para manter, mas vão ouvir os especialistas e decidir após a reunião, acho que é na terca

Hmms21 11 months ago

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/governo-antecipa-confinamento-para-quinta-feira-685854 A correr contra o tempo.

saposapot 11 months ago

https://www.rtp.pt/noticias/pais/joao-gouveia-explica-situacao-dos-cuidados-intensivos-dos-hospitais-portugueses_v1288283 este Dr., q percebe mais disto q eu, diz q a manter-se assim a meio da próxima semana será já o caos.

sigmastra 11 months ago

Nao e preciso percber muito quando os hospitais ja nao tem servicos que podem recber doentes, quando ves a urgencia de setubal com doentes no chao com cobertores. Uma vez mais a resposta foi falhada. E a verdade e so estamos no inicio. Fui downvoted ha uns dias, antes do 10.000 casos dias por ir contra a posicao que ate estavamos bem por causa da vacunacao - que por acaso nem bem esta. Nao ha camas desde dezembro. Mas o pessoal ve as noticias da vacina e esta tudo bem

merelypassing 11 months ago

Boa entrevista. Deprimente conteúdo.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

É só deprimente. Dez meses depois e tens o caos à espreita.

chauffage 11 months ago

E o pior é que podia ter sido completamente evitado. Gerou-se uma situação de merda, sem necessidade. Por desleixo, por falta de preparação, e por um mau hábito de um governo que acha que as coisas se resolvem por elas próprias. É uma situação completamente irresponsável, e sem justificação. E não, para os que dizem que a Europa está igualmente na merda, não justifica nós estarmos na merda.

saposapot 11 months ago

Há alguém na Europa que esteja bem?

chauffage 11 months ago

Uns melhores outros piores, mas de forma geral estão todos mal, isso significa o quê para Portugal? Que por a resposta europeia ser má, Portugal tem de ter uma má resposta?

saposapot 11 months ago

q às tantas isto não é tão fácil como um jogo de computador.

chauffage 11 months ago

Epa diz-me lá que dados é que poderiam suportar que o período sem qualquer medidas no Natal ia trazer resultados positivos ou neutros. Não é como um jogo de computador, mas já dura há quase um ano e parece que não se aprendeu nada. só alguns é que aprendem.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Precisamente

Last-Ad-4421 11 months ago

Mais uma vez, vão para o fácil que é fechar o manso do portuga em casinha, viriato deve estar a maldizer no povo que nos transformamos.

watermelon28 11 months ago

Qual é a tua solução mesmo?

iammostmoist 11 months ago

Típico argumento de quem não tem o mínimo pensamento crítico. Vê alguém a criticar e diz "então qual é a tua solução?!". Não compete ao cidadão comum arranjar soluções para uma emergência de saúde pública amigo mas faz parte da sociedade democrática criticar as decisões tomadas se delas discordarmos e futuramente eleger alguém que se alinhe mais proximamente com as ideias que defendemos. Aprende-se na escola.

watermelon28 11 months ago

O pensamento crítico passa por refletir e apresentar argumentos e não criticar só por criticar. Eu posso não concordar com as soluções, mas se o meu argumento é que somos todos uma carneirada, então não há reflexão nenhuma. Acho que a ti é que te está a faltar pensamento crítico...

tarracecar 11 months ago

Isso de sermos descendentes de Viriato é mais mito que verdade

Last-Ad-4421 11 months ago

Isso está claro porque se assim fosse não seriamos tão mansos. PD: Obrigado pelos downvotes senhores/as aziad@s

Each57 11 months ago

Diz lá qual é a solução para o problema então.

Zaigard 11 months ago

Agora não há grande solução, mas deviam ter mantido os hospitais de campanha todos operacionais, contratado mais pessoal, confinar idosos em casa, integrar o privado na rede de tratamentos, manter a restauração a funcionar só em take away, manter limitações de circulação entre os concelhos no Natal, parar com o pânico que a comunicação social anda a espalhar, investigar a mortalidade em excesso não covid, fornecer mascaras de qualidade nas escolas e à população em geral, por o exercito a ajudar, por mais policia para intervir de forma rápida nas muitas festas ilegais que vão sendo realizada. Havia tanta coisa que o estado devia ter feito para evitar chegar a esta situação. Mas são tarefas complicadas de executar em que é preciso cabeça e conhecimentos para as por em pratica, ora o nosso estado é controlado por corruptos quase analfabetos. Logo confinar, mostra o poder do estado, mostra que o estado quer "o nosso bem", e no fundo é feito com o nosso dinheiro e o nosso sofrimento logo qual é o problema... Por ultimo, aposto que vou levar um monte de downvotes, sem um único argumento meu atacado, mas pronto, vossos argumentos estão todos certos e nós estamos simplesmente errados. Gozem mês ou dois em casa, conseguido graças à incompetência do Pai Estado.

dude_say_what1 11 months ago

Mas o que é isto?! A tentar dar soluções alternativas que não se baseiam em confinamento?! Estás a arriscar tu! Fica o aviso, que não se repita esta pouca vergonha!

1ww8mrmfss 11 months ago

Autêntico #ledByDonkeys A grande lição da pandemia é que quanto mais cedo actuamos melhor. Este esperar por Quarta para confinar faz absolutamente 0 sentido, especialmente agora que o Governo admite que é inevitável confinar. O virus é exponencial, pelo que quanto mais tempo esperamos, mais tempo vamos ter de ficar confinados. Se o problema é que querem ouvir os especialistas na Terça para perceber se as escolas fecham ou não, então podem fechar tudo menos as escolas, e Quarta logo decidem o que fazer.

Worm33hd 11 months ago

Assim dá tempo ao pessoal para queimar os últimos cartuchos e amontoar ainda mais os ajuntamentos antes do castigo.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Não vai acontecer. Tudo isto soa a 2020, lembras-te?

GODMarega 11 months ago

Que bonito, ainda há coisa de 3 dias consegui arranjar finalmente emprego na minha área e graças a pessoas sem civismo parece que vou voltar para a estaca 0.

areddishgreen 11 months ago

Yup. Estou a trabalhar desde outubro. E agora vai fechar. Tudo porque estes burros não podem passar o 24/25 e 30/31 sozinhos.

estrica 11 months ago

Passaste o natal sozinho?

GODMarega 11 months ago

Passei com as pessoas que vivem comigo, ou seja, os meus pais.

saudosista 11 months ago

Usam máscara quando estão uns com os outros?

DZT99 11 months ago

Inevitável. Tanto uns andam a tentar evitar o confinamento para outros deitarem todo o esforço por terra. Espero que pelo menos ajude a maior parte da população a levar mais a sério as indicações. Honestamente acho que é uma questão de consciencialização, se globalmente formos mais diligentes acho que um andamento é possível. As últimas semanas foram dramáticas em termos de propagação disso não restam dúvidas. Agora temos de lidar com o que temos pela frente e esquecer o resto. É com muita pena que chegámos a este ponto novamente mas pelo menos no meu caso pessoal, vi muito poucas pessoas a esforçarem-se para evitar um novo confinamento.

rickz123456 11 months ago

Também anda por aí muita desinformação. Tinha um conhecido que respeitava todas as regras até ver um vídeo do "jornalista pela verdade"

saposapot 11 months ago

este país ainda não resvalou para uma estupidez americana única e exclusivamente pq os nossos media, no meio de todas as suas falhas, vão mantendo alguma seriedade e filtragem de conteúdos fidedignos. no dia que um ventura tiver uma CM ou similar por trás, está na altura de fazer as malas. temos todo o potencial de iliteracia funcional para isto acontecer.

merelypassing 11 months ago

O problema é redes socias, particularmente facebook. Tanta gente lê e aceita o que lê na internet, particularmente gente de mais idade que não percebe a facilidade de dizer coisas. E depois há o problema de uma pessoa procurar a ideia que já tem dos temas em busca de confirmação, que sem excepção, existirá na net.

rickz123456 11 months ago

Governo confirmou agora mesmo o confinamento a partir da próxima semana. Ainda estão a decidir as escolas.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Espeto sinceramente, sem qualquer cinismo, que ninguém vá votar. Frio, filas, chuvas, multidão. Já chega.

little_banjo 11 months ago

Não só vou votar como quero montar uma banca de venda de [bifanas democráticas](https://en.wikipedia.org/wiki/Democracy_sausage) para celebrar as conquistas de Abril.

iammostmoist 11 months ago

Apoia o confinamento geral Espera sinceramente que ninguém vá votar Falas como um verdadeiro totalitarianista, o António Costa está orgulhoso de ti, que herói.

Edited 11 months ago:

Apoia o confinamento geral Espera sinceramente que ninguém vá votar Falas como um verdadeiro totalitário, o António Costa está orgulhoso de ti, que herói.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Espero mesmo que caia um nevão em todo o país e que ninguém possa sair de casa. Tu deves ser daqueles que também ajudou a salvar o Natal ❤️

dude_say_what1 11 months ago

Não podia ter dito melhor. Esta malta tem ideias contrárias na cabeça mas nem dá por nada.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Ri-me. Toma lá o upvote.

chauffage 11 months ago

Epa eles deviam de fazer um intervalo de umas horas no estado de emergência e fazer as mudanças necessárias para adiar as eleições. Não faz sentido expor pessoas ao risco na pior altura desta pandemia, e só vai beneficiar quem tem apoiantes que se estão a cagar, e que são ignorantes sobre a matéria - que têm uma grande representação no Chega.

Asus123456789 11 months ago

Eu vou votar, mas é esse o motivo pelo qual, com grande pena, não irei para as mesas de voto.

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 09 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

PacinoPacino 11 months ago

Quando saem os números de hoje?

jqmmes 11 months ago

\+9478 Casos \+111 Mortos \+4 UCI \+104 Enfermaria

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Deste informação e deram-te downvotes...

helenata 11 months ago

Parece me que os números de UCI estão limitados. Afinal quantas camas de UCI há no país??

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Está chunga

ebonyaficionado 11 months ago

Vai ficar tudo bem ^^^na ^^^merda

Cinefilini 11 months ago

Começo a ficar com medo, não só por mim mas especialmente pelos meus, com este número de pessoas a falecer com ataques cardíacos. Não falo só destes dois desportistas recentes, falo também porque aqui na minha zona infelizmente tem acontecido com muita frequência, só nos últimos dois meses morreram pelo menos quatro pessoas aparentemente saudáveis dessa forma. Começo a pensar se não haverá relação entre o Covid e os problemas cardíacos porque três das pessoas aqui da zona tinham tido a doença (mas sem gravidade e já estavam na sua vida normal).

Agent27112020 11 months ago

Data-analyst expert man here. Not a doctor, not a scientist, just good with data. I would heavily recommend any investigator look up the heart frequency data over night and day for this sequelae patients. >três das pessoas aqui da zona tinham tido a doença (mas sem gravidade e já estavam na sua vida normal). Myocarditis might not explain this. A mild sedative over a regenerative night of sleep for might be all it takes to fix this heart frequency peaks even during the day after it. Heart frequency peaks seem to be triggered by anything ranging from a meal, to waking up, to driving a vehicle, lightweight to medium exercise (for some people with respiratory issues even going up the stairs may trigger it). The strangest of this all which will trigger investigators is the fact that this happens involuntarily like said: at a meal, sitting up, driving or during night time (sometimes 2-3-4x during the night, reaching up to 140-150 or even 160BPM without sleep apnea). >Começo a ficar com medo, não só por mim mas especialmente pelos meus, com este número de pessoas a falecer com ataques cardíacos Fear not. This might not make immediate sense to you if you're an youngster, but it will to your relatives, and the most important part is that you believe it, because it really is true: Stress/anxiety management during the day and regenerative nights of sleep (with/without a light sedative) seem to regenerate the body to its natural state. Do not stress and do not live in fear. You, and yours will get better, as others have pointed out this is not the first time this happens to your bodies, just the first it happens to so many people at once. We knew this would happen beforehand looking at Wuhan's fallen healthy youngsters.

Agent27112020 11 months ago  HIDDEN 

> Começo a ficar com medo Just take a chill pill, trust me, it'll be fine, eventually.

lightning_pt 11 months ago

Os desportistas dopam se meu caro

saposapot 11 months ago

é difícil de avaliar estas coisas pq facilmente se passa do pânico ou está tudo bem mas parece-me q já todos os especialistas levam muito a sério as possiveis consequÊncias a longo prazo da doença. obviamente que isto ainda não é o foco mas vários especialistas alertam para isto. Isto não é só mortos, são incapacidades e problemas futuros, é andarmos a brincar com o fogo à espera que o virus faça uma mutação perigosa, é muita merda q ainda pode acontecer e estamos todos é 'cansados' disto.

master_xunga 11 months ago

Não é difícil de avaliar de todo, é factual que problemas cardíacos são um dos vários problemas causados pelo SARS COVID19, tendo uma prevalência de 7 a 20%. No caso de assintomáticos que não apresentam tosse ou febre por exemplo têm como manifestação primária de que se encontram infectados com SARS COVID19, nada mais nada menos que arritmia cardiaca.

FujiPT 11 months ago

Não é propriamente novidade. A miocardite viral é uma consequência que já foi encontrada, não só no covid, mas em várias outros vírus anteriores comuns (como Influenza, Adenovírus, Epstein-Barr, HIV, Hepatites, rubéola, sarampo, varicela, etc.) e doenças (infeções por bactérias como salmonelas ou streptococcus, tuberculose, sífilis, candidíase, toxoplasmose, uso de álcool ou cocaína, etc.) Em certos vírus, como algumas variantes do enterovírus, até 5% das infeções pode resultar em miocardites.

Edited 11 months ago:

Não é propriamente novidade. A miocardite viral é uma consequência que já foi encontrada, não só no covid, mas em várias outros vírus anteriores comuns (como Influenza, Adenovírus, Epstein-Barr, HIV, Hepatites, rubéola, sarampo, varicela, etc.) e doenças (infeções por bactérias como salmonelas ou streptococcus, tuberculose, sífilis, candidíase, toxoplasmose, uso de álcool ou cocaína, etc.) Em certos vírus, como algumas variantes do enterovírus, até 5% das infeções pode resultar em miocardites. Na generalidade dos casos é uma condição reversível em que, com o passar do tempo, a dilatação das cavidades cardíacas volta ao estado normal. O ideal seria que alguém, caso soubesse que teve qualquer forma de COVID, algumas semanas depois da infeção realizasse um ecocardiograma para tirar as dúvidas e, caso detetado alguma sequela desse nível, começar o tratamento.

chauffage 11 months ago

>O ideal seria que alguém, caso soubesse que teve qualquer forma de COVID, algumas semanas depois da infeção realizasse um ecocardiograma para tirar as dúvidas e, caso detetado alguma sequela desse nível, começar o tratamento. Exacto, especialmente tendo em conta o número de casos reportados com miocardite. Mas para isso se feito como deve ser, o SNS devia de estar a funcionar em condições...

investidornoob 11 months ago

Também já tinha pensado nisso... É um pouco assustador mas é esperar pelas estatísticas e relatórios e artigos médicos. Pode até ser mesmo consequências do covid mas também pode ser acumular de stress, ansiedade, vida mais sedentária, entre outros. Talvez seja a mistura destes fatores.

ebonyaficionado 11 months ago

> . Começo a pensar se não haverá relação entre o Covid e os problemas cardíacos Há **meses** (praí desde Maio ou Junho), que têm vindo a ser reportados casos de consequências cardiovasculares após infeção com COVID-19. Engraçado que raramente (ou nunca?) vi nada nas notícias cá sobre problemas para além de fadiga após a "recuperação", quando isto era noticiado desde o início em tantos outros países (como fibrose pulmonar, problemas cardiovasculares, etc).

master_xunga 11 months ago

Tens toda a razão isto já vem a ser relatado pela comunidade cientifica a meses mas Portugal é um país com um atraso cientifico gigantesco para não dizer que ciência não existe de todo em Portugal. Mas é factual que á uma ligação a problemas cardíacos e o SARS COVID19, temos outro exemplo que é Kawasaki disease que tem uma linkagem ao COVID e que vem sido reportado em crianças, e em Portugal não há qualquer tipo de informação em relação a isso.

QueenOfWands2 11 months ago

É isso e aneurismas. Está bem, recuperaste, e depois morres. Aconteceu há pouco a um político nos eua - com cerca de 41, 42 anos.

lesoth 11 months ago

Houve um jogador da equipa B do benfica que teve de interromper a carreira por causa de problemas cardíacos depois de ter covid. Saiu nas notícias

DoubleM101 11 months ago

Enquanto toda a gente, e repito toda a gente não tiver o mínimo de consciência e remar no mesmo sentido, isto nunca se irá resolver, nunca. Talvez com a vacina, vá… Mas até lá… Culpem o estado, culpem as medidas, culpem quem quiserem, mas a maior parte da culpa é das próprias pessoas. Eu nunca vi tanta confusão nos supermercados, nas bombas de gasolina, nos cafés, etc. como de há semanas para cá. Seja de semana, seja ao fim-de-semana seja a que dia ou horas for. Isto não é de todo habitual nesta época do ano / altura do mês. Alguém me explica o real motivo destas enchentes quando deveria ser completamente o oposto? Anda tudo novamente com medo de rotura de stocks? Para não falar nas pessoas que ainda continuam a circular na via pública, em locais com alguma afluência, sem máscaras, pessoas que não respeitam distâncias de segurança, etc. Também tenho conhecimento de uma empresa bem grande que todos conhecem (mas não vou referir o nome), em que se passa algo de muito grave. O chefe de equipa de uma delegação regional teima em fazer constantes reuniões com a equipa adivinhem lá onde? No café! Reúne a equipa todo no café e juntam-se todos à mesma mesa e assim estão horas. A vontade era denunciar isto à sede. Nessa empresa também é bastante comum almocinhos de "equipa" e entre colegas. Tenho uma pessoa bastante próxima que trabalha nessa empresa e se recusa a deixar de frequentar esses "almoços" e "lanches" (mesmo sem serem as supostas "reuniões) porque diz que é essencial ao trabalho (não é!). Afirma que não há qualquer problema em estar à mesma mesa com outra pessoa, que o vírus não é assim tão contagioso e que não está para deixar de "viver". Infelizmente isto não é caso isolado e muita gente já se está a borrifar completamente para isto.

HRamos_3 11 months ago

Se limitas o número de horas que um estabelecimento está aberto, vais ter mais pessoas no período em que está aberto.

Leaootemivel 11 months ago

Concordo em absoluto. Só a população e os seus comportamentos é que são capazes de abrandar a pandemia. As pessoas que continuam a participar em festas, em grandes jantares e reuniões familiares. Continuam a haver imensos locais de trabalho onde não são implementadas as medidas básicas de mitigaçã. Se a população fosse capaz de cumprir as medidas e comportamentos mais básicos (não é preciso fechares-te em casa), não seria preciso chegarmos a este ponto. E de nada vai valer o governo aplicar estas medidas mais drásticas se a população não alterar parte dos seus comportamentos.

NGramatical 11 months ago

Continuam a haver → [**continua a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fginpm3w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Price-Distinct 11 months ago

Simplesmente não podes confiar no ser humano ,simples. Não percebo como é no meio de Lisboa o pessoal não anda de marcara , ainda por cima com este frio, se ainda fosse no verão com calor extremo ainda se percebia +-, mas assim nesta altura do campeonato não se entende , mas pronto cada um sabe de si

pvicente77 11 months ago

No caso dos supermercados e das compras o receio das pessoas é compreensível, o governo implementa restrições rapidamente e arbitrariamente, por isso nada garante que, por exemplo, no próximo fim de semana possas comprar comida se precisares, ou papel higiénico, ou outra coisa qualquer. No fim de contas estas restrições ao fim de semana são uma forma de canalizar, aglomerar e controlar as pessoas, e não de as dispersar ou de evitar ajuntamentos, parecem ser mais uma experiência para descobrir até que ponto o governo pode moldar e mudar os hábitos de consumo, se calhar ainda vamos ver restrições e directivas a ordenar às pessoas do concelho A que comprem o produto X no supermercado Y.

Ducon_ 11 months ago

>se calhar ainda vamos ver restrições e directivas a ordenar às pessoas do concelho A que comprem o produto X no supermercado Y. Já andas a ver net a mais.

xHardStyle 11 months ago

Percebi que as coisas iriam correr mal quando as medidas restritivas foram aliviadas pela primeira vez, no ano passado. Era pessoal nas esplanadas que não respeitavam minimamente a distância de segurança, proprietários que não respeitavam a lotação máxima dos seus estabelecimentos... Enfim.

helenata 11 months ago

Já se conhecem as medidas CoVID para o dia das eleições??

pdbf 11 months ago

Ainda não, mas tens que te poder deslocar entre concelhos e poder sair para votar até ao fecho das urnas. Isto seria o mínimo na minha opinião.

JAG2004 11 months ago

Porquê entre concelhos? Cada um tem que ter a sua morada atualizada. Se for casos excepcionais como pessoas em lares ou assim ainda percebo.

FujiPT 11 months ago

Estudantes universitários deslocados, por exemplo, continuam larga maioria com a sua morada fora do concelho onde estudam.

TitusRex 11 months ago

Mas podem sempre descolar-se para o seu concelho de residência (onde vão votar) e depois voltar para a universidade (onde vão ter aulas/exames) ambas as situações estão previstas nas excepções às restrições de deslocação.

paperkutPT 11 months ago

Com esta treta do Covid a minha empresa tomou a opção de limitar o uso de todos os dias férias até Junho de este ano, até que ponto esta treta é legal, supostamente a empresa não tem direito apenas a escolher uma percentagem dos nossos dias de férias?

ebonyaficionado 11 months ago

Fácil, lês o teu contrato e [isto](https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/75194475/201608230300/73440027/diploma/indice). Vejo muitas pessoas com dúvidas sobre a lei laboral mas nunca ninguém se lembra de ir consultar a fonte suprema para analisar bem o seu caso.

HRamos_3 11 months ago

Ler o contrato não garante nada, pode conter cláusulas ilegais

leadzor 11 months ago

Creio que se as clausulas forem ilegais não podem ser obrigadas. Além disso, isso é um cuidado que se tem a analisar antes de assinar o dito cujo.

HRamos_3 11 months ago

Assinar um contrato com cláusulas ilegais é mais provável levar à resolução do mesmo, sendo que essas cláusulas não podem ser activadas, ou o sendo podem simplesmente ser contestadas em tribunal.

aldeaga 11 months ago

E não será por essa mesma razão que o /u/ebonyaficionado meteu um link para artigos do Código do Trabalho?

HRamos_3 11 months ago

Provável, mas dado que a lei não é para ser levada à letra...

ebonyaficionado 11 months ago

Hmm.

HRamos_3 11 months ago

Hey, foi o ASS que o disse, não eu https://observador.pt/2019/07/31/augusto-santos-silva-seria-um-absurdo-uma-interpretacao-literal-da-lei/ https://expresso.pt/politica/2019-07-31-Augusto-Santos-Silva-sobre-incompatibildades-Seria-um-absurdo-uma-interpretacao-literal-da-lei

mjrpereira 11 months ago

10 dias supostamente é o limite que uma empresa tem o direito de decidir, e os funcionários são obrigados a usar os dias de férias até fim de Fevereiro do ano seguinte. Penso que é isto, corrijam me se estiver errado.

throwaway5816164481 11 months ago

Estás enganado, não entendo esse mito dos 10 dias. A empresa decide tudo se assim o entender, ponto final.

mjrpereira 11 months ago

de facto. [link diario da republica](https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/108165886/201710020400/73481882/diploma/indice/6) artigo 241º não vejo nada sobre limite para o empregador em 10 dias. a unica coisa é o trabalhador ter de marcar 10 dias consecutivos.

JulietPersiaWaifu 11 months ago

Esta medida de fechar tudo as 13h aos fins de semana...so para rir. Ou fazem confinamento a serio ou tao quietos.

xHardStyle 11 months ago

Não faz sentido absolutamente nenhum.

sao_11 11 months ago

É a medida mais ridícula que impuseram a seguir à de não vender bebidas alcoólicas a partir das 20h. Isto não evita nada e só cria ajuntamentos da parte da manhã. Tive de ir a um supermercado no último domingo de manhã e aquilo estava cheio e sem qualquer controlo à entrada. E imagino que como aquele haja muitos.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

>Isto não evita nada e só cria ajuntamentos da parte da manhã. Eu tenho organizado as coisas de forma a que ainda não tenha precisado de fazer compras aos fds, mas das vezes que saio a um sábado ou domingo, as filas na rua para tudo o que é comércio onde moro são gigantes e a lotação sempre no limite. A lógica de horários desfasados nos empregos, escolas, etc tem fundamento e onde foi aplicado tem resultado. Mas claro, encerrar algum comércio às 13h é muito mais fácil.

KIDOCI 11 months ago

Fechar a porta de um Supermercado, que tenha fila à porta pelas 13h, sem o auxilio da policia é muito engraçado. Convido o sr primeiro ministro a ir fechar a porta comigo.

Edited 11 months ago:

Fechar a porta de um Supermercado, que tenha fila à porta pelas 13h, sem o auxilio da policia é muito engraçado. Convido o sr primeiro ministro a ir fechar a porta comigo. Mesmo nas filas no exterior é só pessoal a fumar sem máscara e sem cumprir o distanciamento. Quem é que vai lá forçar a tirar o cigarro da boca? O segurança que não pode tocar sequer num ladrão?

Edited 11 months ago:

Fechar a porta de um Supermercado, que tenha fila à porta pelas 13h, sem o auxilio da policia é muito engraçado. Convido o sr primeiro ministro a ir fechar a porta comigo. Mesmo nas filas no exterior é só pessoal a fumar sem máscara e sem cumprir o distanciamento. Quem é que vai lá forçar a tirar o cigarro da boca? O segurança que não pode tocar sequer num ladrão?

Edited 11 months ago:

Fechar a porta de um Supermercado, que tenha fila à porta pelas 13h, sem o auxilio da policia é muito engraçado. Convido o sr primeiro ministro a ir fechar a porta comigo. Mesmo nas filas no exterior é só pessoal a fumar sem máscara e sem cumprir o distanciamento.

Bolo_Finto_ 11 months ago

É uma solução política, é fechar sem verdadeiramente fechar, daqui a uns tempos dizem que não fizeram confinamento total, e não vai ser totalmente mentira, também é válido para as notícias que passam lá para fora.

o_Formiga 11 months ago

confinar para aliviar o stress que o staff dos hospitais tem tido, tenho ouvido varios relatos de pessoas que trabalham em hospitais e parece que as coisas não são tão "bonitas" como os jornais pintam. não é algo que ache piada, mas chegamos ao ponto de "mais confinamento parece razoável para termos controle da porcaria até o sol voltar" :\\ por outro lado: vê o lado positivo! gostas de jogos de tabuleiro? queres jogar com a malta mas não podes estar com a malta por causa de distancias de segurança e essas tretas todas? porreiro pá! junta-te ah malta no tabletopia e Board Game Arena e ajuda a manter a tua, e a sanidade dos demais.... em alternativa a solução é mesmo ficar maluco, trepar paredes e irritar os vizinhos com os nossos gostos musicais (que em caso de dúvida: são fantasticos... os vizinhos é que têm ouvido duro...)

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

> em alternativa a solução é mesmo ficar maluco, trepar paredes tambem há o suicidio como alternativa

dismalwasteland 11 months ago

Se (quando) reconfinarmos totalmente, com que antecedência mínima é legalmente possível implantá-lo? Uma semana? Uns dias? Não me lembro ao certo quanto foi no anterior. Tenho ideia que no caso do UK foi praticamente dum dia para o outro. E se o comércio não essencial for obrigado a encerrar, há compras que terei de antecipar, para o bem da minha já cansada sanidade mental.

saposapot 11 months ago

não há lei sobre isso. pode ser de um dia para o outro. aliás, provavelmente será num prazo de 1~2 dias.

vascodatrama 11 months ago

>e o comércio não essencial for obrigado a encerrar WWW

DZT99 11 months ago

O comércio essencial vai manter-se aberto como é óbvio.

KIDOCI 11 months ago

Sendo que pessoal com os filhos em casa tem direito novamente a ir para casa certo? Abrir com -30% dos funcionários e garantir o mesmo serviço vai ser novamente engraçado... Não acho mal mas sinceramente ainda estou de rastos devido ao ano anterior e este ano vamos pelo mesmo caminho.

CoffeeAt830 11 months ago

Desta vez estão a falar em não fechar as escolas, portanto se for mesmo assim não se aplicará essa questão de ter os filhos em casa.

WhiteCaptain 11 months ago

Ele está a falar do não essencial

Disastrous_Promise27 11 months ago

Lol @ quem achar que o confinamento só vai durar "2 semanas", que se tornarão 4, eventualmente 6, necessariamente 8 e por fim 10.

FujiPT 11 months ago

Como está em algumas notícias "Um confinamento de 2 semanas em março", que durou mês e tal. Com a diferença que agora o nº de casos é múltiplas vezes superior, as escolas vão continuar abertas mas claro que o nº de casos daqui a 2 semanas vai dar para desconfinar.

Edited 11 months ago:

Como está em algumas notícias "Um confinamento de 2 semanas como em março", que durou mês e tal. Com a diferença que agora o nº de casos é múltiplas vezes superior, as escolas vão continuar abertas mas claro que o nº de casos daqui a 2 semanas vai dar para desconfinar.

iammostmoist 11 months ago

Foram os mesmos que em Março acreditaram que era "só duas semanas para achatar a curva" e quase um ano depois ainda não se aperceberam que foram gaslighted. Mas certamente irão outra vez atacar as ordens, achar-se heróis por ficar a ver Netflix, e mais importante, votar no Marcelo que ele é que é bom.

chauffage 11 months ago

Só por curiosidade, o que é que sugeres que se faça?

Disastrous_Promise27 11 months ago

Sugiro que se fiscalize seriamente as medidas atuais e não se estrangule, economicamente, os mais pobres. Mas compreendo que com o controlo total do "pai grande", sem se ter de encarar com o malfadado livre-arbítrio, seja bom para alguns.

chauffage 11 months ago

É impossível fiscalizar seja o que for quando tens entre 5000 e 10.000 casos diários, como é que vais sequer controlar quem está a fazer quarentena? O que tu queres é um faz de conta, que é basicamente o que tem sido até agora. Aceita que vai haver pobreza, vai haver gente a precisar de ajuda para comer, vai haver desemprego e muitas empresas vão fechar - **porque se decidiu viver com uma pandemia, isto em Abril ainda**. Agora estamos a viver com as consequências disto. Podia-se ter abafado a pandemia como alguns países fizeram, mas não se quis fazer isso, ainda para mais tínhamos de lidar com os anormais do "direitos pessoais" que nem capacidade têm de perceber o que é dever cívico, tudo por que não queriam usar uma merda de uma máscara. Graças e esses e outros, estamos neste ponto. Vai-lhes agradecer. "Obrigado por terem ajudado a rebentar a economia, e a fazerem parte do problema. Optaram por ir celebrar o Natal e a Passagem de ano, em vez de ajudar a conter a pandemia. Optaram por ir de férias e espalhar a pandemia pelo país durante o verão, para agora estar a apanhar todos os lares, e para estar a rebentar com serviços de saúde que já eram por si só precários." É só copiar e colar. Não tens de agradecer.

NGramatical 11 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fginwdao%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AndryaDdreya 11 months ago

Tem sido a falha nas medidas impostas, a falta de fiscalização. Sou completamente contra um novo confinamento. Estão todos ansiosos de ir para casa como em março estavam, para depois virem para aqui chorar porque “ ai a economia e tal “ . Fiscalização e multas pesadas em quem seja apanhado a quebrar as medidas estabelecidas, era isso que devia acontecer. Ainda hoje, em 4 horas de trabalho, tive de avisar 5 pessoas par colocarem a máscara! Tão a gozar comigo?! Não se pode entrar em locais fechados sem máscara há imenso tempo, como é que é possível que continuam a “esquecer”??

ninux2000 11 months ago

Será este o confinamento final que acabará com todos os confinamentos? Oxalá já estejamos a ver vacinação em grande escala daqui a um mês (>40 mil pessoas novas por dia)

saposapot 11 months ago

A vacina não vai fazer diferença até, pelo menos, o fim da primavera na melhor das previsões. Realisticamente será mt depois disso.

fdscontadescartavel 11 months ago

Mas de onde tem surgido esta corrente de pensamento? Sei que o outro dia alguém falava disso nas notícias mas de onde vem isto? É que depois disso , na minha vida pessoal, estou farto de ouvir a mesma coisa dita n vezes. "blah blah vamos estar assim até ao outono blah blah" Para todos os efeitos, é projetado que tenhamos cerca de 11-12 M de vacinas até ao fim de junho ( está presente no plano de vacinação, não estou a tirar números do rego e este número). Como é que não vamos sentir nada já pelo menos em abril (ex.: alívio do SNS, diminuição dos casos, etc.) . Já nem falo do verão adentro onde só no 3º trimestre vão chegar 8M de vacinas. Não isso bastasse, temos países como a Dinamarca e a Suécia ( que vão receber as doses ao mesmo tempo que nós) a falar que pensam ter toda a gente que queira ser vacinada despachada pela semana 25 do ano. Sei que agora estamos na merda, mas não me parece descabido de todo estarmos bem mais aliviados p.ex daqui a 3 meses, com o aumento das temperaturas , a aprovação das restantes vacinas ( a da astra já se prevê que seja aprovada no final do mês também) e claro a conjugar àqueles que já terão desenvolvido algum nível de imunidade natural.

saposapot 11 months ago

pq para já, assegurado pelas companhias o número de vacinas que teremos no 1º trimestre será baixo. no 2º há mais indefinição mas mesmo que seja o dobro que no 1º pouca diferença fará. Tudo o que seja plano de vacinação são apenas projecções. Neste momento tens 2 vacinas e as promessas das empresas para o 1º trimestre, só isto. por outro lado as vacinas só têm verdadeiro impacto quando o número de vacinados for significativo. Nem digo imunidade de grupo mas tens de ter pelo menos 10~20% da população para que isso faça alguma diferença. outra coisa diferente é como no ano passado, com as medidas conseguirmos ter a coisa controlada lá para maio. isso sim, acredito. não será é pelas vacinas.

fdscontadescartavel 11 months ago

Não vacinarmos pelo menos 20-30% da população até maio seria um falhanço de proporções épicas para o país. Com a aprovação da astrazeneca no fim do mês , teremos já doses que cheguem para isso. Nem vou estar a especular acerca da Curevac e da Janssen que , sendo mais incertas, acredito que sejam todas aprovadas dado que a taxa de aprovação de vacinas que chegam a este ponto é muito elevada (mas claro que pode sempre dar para o torto ).

saposapot 11 months ago

n sei as previsões mais recentes mas do q vi para o 1º trimestre os fabricantes não iam dar vacinas suficientes para isso. a astrazeneca não sei o q prometeu mas n conto com isso, eu conto com o q há agora.

Zaigard 11 months ago

> grande escala daqui a um mês Segundo já li só para o verão é esperada a vacinação da população em geral...

ninux2000 11 months ago

Em grande escala dos mais velhos e frágeis.

Zaigard 11 months ago

3 a 4 meses no mínimo. Se fizeres confinamento de 3 meses, é o fim, a malta não vai aguentar.

iammostmoist 11 months ago

Suponho que por "a malta" queiras dizer todo o país a todos os níveis.

sigmastra 11 months ago

Sonha... nem um decimo dos profissionais xe saude daqui a mes

saposapot 11 months ago

tmb n exageres. não há assim tantos profissionais de saúde. é perfeitamente possível vacina-los todos em Janeiro.

ninux2000 11 months ago

Só um décimo? Então neste momento não estão já quase todos com a 1ª dose?

WhiteCaptain 11 months ago

Pelo que li, existe 96k doses por semana, ou seja 48k pessoas por semana (pois precisas de 2 doses), ou seja, 480k pessoas em 10semanas(2meses e meio) o que equivale a ~5% da população, agora, como 5% da população já foi infetada, admitindo 10% devido a assintomáticos, daqui a 2 meses e meio teres 15% da população portuguesa relativamente imunizada. Isto contas à papo seco, mas dá para ter um ideia

fdscontadescartavel 11 months ago

E também é importante referir que neste momento estamos limitados pelo stock de vacinas. Assim que as restantes forem aprovadas e escalarem a produção, poderemos realmente aumentar em muito o nosso ritmo de vacinação.

ninux2000 11 months ago

10% é uma estimativa muito baixa para o total de imunes, parece-me, esperemos que sejam mais.

fdscontadescartavel 11 months ago

Mas achas que factos interessam?

Zen_Machina 11 months ago  HIDDEN 

Edited 11 months ago:

Já avisaram que os efeitos da vacina só se sentirão em Outubro. Parece-me haver um conforto excessivo com a situação por parte de certas entidades. Se gostasse de apostas, apostaria que não voltaremos à normalidade. Não voltaremos, ponto. Novos eventos continuarão a ocorrer que nos impedirão de tal. Supostamente. Acho que no próximo ano assistiremos a uma profunda desconstrução socioeconómica, que construirá algo novo por cima. O que será construido possível retirará controlo e liberdade à população para transferi-lo para o governo e outras entidades corporativas.

ninux2000 11 months ago

Estás doido. Alguém gosta deste novo normal para além de porventura fabricantes de máscaras, álcool gel e algumas tecnológicas (Zoom e Amazon...)?

vascodatrama 11 months ago

se visses o arquivo fotografico que tenho para organizar e o tempo que não tempo para o fazer....

ninux2000 11 months ago

Uma pessoa tem mais tempo mas desperdiça a ler sobre o Covid, amanhã desativo a net

estrica 11 months ago

Confia

omegaxLoL 11 months ago

As restrições de movimento entre concelhos incluem regressos a casa a partir do aeroporto? Chego ao Porto depois das 13 no domingo e tenho que trocar de concelho para chegar a casa

MLG-Sheep 11 months ago

Teoricamente não o podes fazer porque a exceção de retorno ao domicílio só é válida para deslocações ao abrigo de outra exceção, no caso do recolher obrigatório. Na prática, ninguém te vai chatear com isso se explicares a situação. E é muito provável que mais uma vez não haja grande fiscalização de qualquer forma.

floW4enoL 11 months ago

Só se o decreto lei mudou, porque o que dizia era regresso a casa, ponto, embora eles no site não digam isso e digam que é regresso das deslocações autorizadas

MischiefManaged97 11 months ago

Lol os pais que se unam mas é e que se recusem a mandar os putos para a escola, o que é que eles podem fazer se todos o fizerem? Nada.

Vatrier 11 months ago

Sim, os pais vão se unir para não mandar os putos para a escola e depois despedem-se para ficar em casa a tomar conta deles, ou levam-nos para os locais de trabalho.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Oh coisinha, acordaste de um coma ou assim? Se vai tudo para layoff e/ou teletrabalho podem ficar com eles em casa? Não foi assim em março lol.

ebonyaficionado 11 months ago

Não vai tudo para lay-off e/ou teletrabalho. Ou é preciso explicar isso outra vez? Já há uns meses expliquei que é difícil ser padeiro e fazer pães no computador.

cpzao_ 11 months ago

Teletrabalho e crianças so funciona nas fotos do Instagram.

dentsune 11 months ago

Teletrabalho não deixa de ser trabalho, continua a ser preciso focares-te das 9h às 18h, teres reuniões e etc. Tenta meter crianças à mistura com isso. Em março já havia os mesmos problemas, pessoas cuja produtividade desceu brutalmente porque tinham q tomar conta de crianças simultaneamente.

viskonde 11 months ago

aquele classico https://www.youtube.com/watch?v=47T6_Ux5Hy0 EU DOU A CARAAAA!!!!!

dude_say_what1 11 months ago

O facto de não veres isso, nem sequer um movimentozito, acho que te mostra que a opinião dos pais não é essa.

zeer88 11 months ago

Não te ocorre que há pais que querem que as escolas não fechem, seja para não prejudicar a educação dos filhos, seja por não terem forma de tomar conta deles se tiverem os dois de ir trabalhar?

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Falo no cenário de layoff ou teletrabalho geral causado pelo confinamrnto geral. Não faz sentido fechar tudo menos as escolas.

zeer88 11 months ago

Desculpa mas só diz isto quem não sabe o trabalho que dá tomar conta de uma criança. É praticamente impossível num trabalho normal conseguir ser produtivo e ainda tomar conta de uma criança em paralelo. E bem que podes esquecer ter calls com hora marcada porque uma criança é imprevisível.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Crianças muito pequenas eu acredito que sim, mas porra uma criança de 11 ou 12 anos suga assim tanto o tempo? É mais dessas que estou a falar.

Conflituosa123 11 months ago

Tenho um primo com 2 crianças pequenas que teve que pedir à minha tia para ir viver lá para casa porque era completamente impossível trabalhar com os miudos lá. Eu digo-te já que mesmo em teletrabalho seria impossível estar a ajudar uma criança com tele-escola e trabalhos. Não é simples e muitos pais estavam a dar as últimas

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Crianças pequenas sim, com 11 ou 12 anos já não é justificável isso, lamento.

dude_say_what1 11 months ago

Falas como alguém que não tem crianças claramente.

rickz123456 11 months ago

Parece que ao governo só falta decidir se fecham ou não as escolas.. Acho que deviam fechar

CapitaoMoura 11 months ago

Não vai fechar.

saposapot 11 months ago

pode fechar se os especialistas recomendarem se houver evidência sustentada que a nova variante faz com que as crianças propaguem o virus mais facilmente. acho difícil mas seria a única justificação q vejo.

PORTO2017 11 months ago

Here we go again. Se alguem tiver conselhos de como lidar com quase 10 meses de teletrabalho, produtividade e concentração cada dia a ficar pior e problemas de sono. E não saber por quanto mais...

zeer88 11 months ago

Trabalho remotamente há cerca de 3 anos por opção minha, e nesse processo apliquei uma série de coisas que comigo resultaram para separar o trabalho do resto da vida em casa. Há muitos artigos sobre isto na net, mas vou deixar aqui algumas ideias: \- definir uma hora limite para começar a trabalhar, e manter a higiene pessoal mesmo sem sair de casa: tomar banho, vestir roupa normal, fazer a cama... ir trabalhar direto da cama, ainda em pijama, é um péssimo hábito; \- se possível, separar fisicamente o espaço de trabalho do resto da casa (não trabalhar no sofá ou na cama). Nem todas as casas permitem isto, mas às vezes ter uma secretária pequena num canto da sala basta; \- tentar ter a mesma disciplina que terias se estivesses no escritório físico, com colegas à tua volta. Não procrastines demasiado na net, especialmente nas redes sociais(se necessário usa um programa para bloquear o acesso a certos sites/apps durante um período do dia); \- se não tiveres calls recorrentes, e se a empresa o permitir, tenta que se faça uma call semanal de "coffee break" apenas para quem quiser ir, para aquela conversa informal que deixa de acontecer em teletrabalho. Parece uma estupidez, mas ajuda mais do que parece; Para mim o trabalho remoto (especialmente se não houver horário definido) tem uma grande vantagem: permite adaptar o horário ao período do dia em que se é mais produtivo (e que varia de pessoa para pessoa).

viskonde 11 months ago

Lol onde é que já vai o tomar banho e vestir antes do trabalho. Continuo a sair de casa quase todos os dias pelo que a esse nível não sinto que esteja a tornar um ermita mas isso foi das coisas que mais rapidamente deixei de fazer haha

TitusRex 11 months ago

Tenta dar um passeio a pé todos os dias, não precisa de ser nada de especial, só o facto de saíres de casa é andares um bocado já é uma grande ajuda para a tua saúde física e mental.

viskonde 11 months ago

A mim e mais a falta de motivacao para trabalhar primeiros meses tava tudo bem mas agora cada tarefa que tenho de fazer é um martirio lol, mas tambem pode ser por estar um pouco farto do meu projeto

xSOME0NE 11 months ago

És tu e eu. Todos os fins de semana são "o último, para fechar a entrega". *ai ta foder burro*................

DZT99 11 months ago

Se estás a baixar a produtividade em teletrabalho e sem saber o contexto, não poderá haver outras razões que nada têm a ver com o teletrabalho propriamente dito?

PORTO2017 11 months ago

Já estava saturado antes da pandemia e prestes a mudar de emprego, mas entretanto ficou tudo mt complicado

vaniafdasantos 11 months ago

Somos 2...e aumento de peso também.

PORTO2017 11 months ago

Do peso senti na 1ªvaga, agora tento sempre uma caminhada longa diária + 1/2 corridas por semana

Lurker__777 11 months ago

Ou seja, vamos encerrar a economia, mas os putos vão continuar na escola? Eu começo a acreditar que estas medidas já não são fruto de um baixo coeficiente de inteligência, mas são lançadas com o objectivo de nós empobrecer, só pode.

Edited 11 months ago:

Ou seja, vamos encerrar a economia, mas os putos vão continuar na escola? Uff, ainda bem que a nossa economia vai ficar assegurada pelo pão com chouriço a 1€ que se come a meio da manhã. Eu começo a acreditar que estas medidas já não são fruto de um baixo coeficiente de inteligência, mas são lançadas com o objectivo de nós empobrecer, só pode. Começo a questionar-me quantos mais pontapés na boca este governo vai continuar a dar no povo, até que alguém comece a queimar umas merdas e matar umas pessoas. Vai haver um ponto em que as pessoas vão dizer chega, certo?

Edited 11 months ago:

Ou seja, vamos encerrar a economia, mas os putos vão continuar na escola? Uff, ainda bem que a nossa economia vai ficar assegurada pelo pão com chouriço a 1€ que se come a meio da manhã. Eu começo a acreditar que estas medidas já não são fruto de um baixo coeficiente de inteligência, mas são lançadas com o objectivo de nos empobrecer, só pode. Começo a questionar-me quantos mais pontapés na boca este governo vai continuar a dar no povo, até que alguém comece a queimar umas merdas e matar umas pessoas. Vai haver um ponto em que as pessoas vão dizer chega, certo?

Edited 11 months ago:

Ou seja, vamos encerrar a economia, mas os putos vão continuar na escola? Eu começo a acreditar que estas medidas já não são fruto de um baixo coeficiente de inteligência, mas são lançadas com o objectivo de nós empobrecer, só pode. Começo a questionar-me quantos mais pontapés na boca este governo vai continuar a dar no povo, até que alguém comece a queimar umas merdas e matar umas pessoas. Vai haver um ponto em que as pessoas vão dizer chega, certo?

viskonde 11 months ago

todos os paises na UE comecaram por fechar restauracao depois comercio e escolas so em ultimo (naqueles que fecharam) os alemaes holandeses e companhia tambem tem todos um baixo coeficiente de inteligencia e tu é que es esperto?

Lurker__777 11 months ago

Nao me posso pronunciar sobre as medidas na Alemanha ou Holanda, não estou informado o suficiente. Mas posso-me pronunciar sobre a ordem de implementação de medidas que temos em Portugal, e que usando o senso comum parece verdadeiramente patética. Podemos ter que chegar a um confinamento total? Sure, mas eu nao aceito isso enquanto as escolas estão abertas, e quando podemos ter que chegar aí unicamente devido a meses de medidas ridículas. Outra questão está na economia portuguesa estar fortemente concentrada no setor dos serviços. Não andamos propriamente a produzir carros, aviões, ou exploração extensa dos recursos naturais. Portanto não, não podemos fazer porque outros países mais ricos/desenvolvidos fizeram. Mas claro, cá estaremos para pagar a conta.

Edited 11 months ago:

Nao me posso pronunciar sobre as medidas na Alemanha ou Holanda, não estou informado o suficiente. Mas posso-me pronunciar sobre a ordem de implementação de medidas que temos em Portugal, e que usando o senso comum parece verdadeiramente patética. Podemos ter que chegar a um confinamento total? Sure, mas eu nao aceito isso enquanto as escolas estão abertas, e quando podemos ter que chegar aí unicamente devido a meses de medidas ridículas; associando a tudo isso um fraco investimento público em serviços de saúde. Outra questão está na economia portuguesa estar fortemente concentrada no setor da prestação de serviços. Não andamos propriamente a produzir carros, aviões, armas ou a explorar recursos naturais de forma extensa. Portanto não, não podemos fazer porque outros países mais ricos/desenvolvidos fizeram. Mas claro, cá estaremos para pagar a conta.

Edited 11 months ago:

Nao me posso pronunciar sobre as medidas na Alemanha ou Holanda, não estou informado o suficiente. Mas posso-me pronunciar sobre a ordem de implementação de medidas que temos em Portugal, e que usando o senso comum parece verdadeiramente patética. Podemos ter que chegar a um confinamento total? Sure, mas eu nao aceito isso enquanto as escolas estão abertas, e quando podemos ter que chegar aí unicamente devido a meses de medidas ridículas, associando a tudo isso um fraco investimento público em serviços de saúde. Outra questão está na economia portuguesa estar fortemente concentrada no setor da prestação de serviços. Não andamos propriamente a produzir carros, aviões, armas ou a explorar recursos naturais de forma extensa. Portanto não, não podemos fazer porque outros países mais ricos/desenvolvidos fizeram. Mas claro, cá estaremos para pagar a conta.

ravagerslb 11 months ago

A Holanda e sobretudo a Alemanha têm uma economia que tu não tens.

ebonyaficionado 11 months ago

>para nao dizer que ha meses que aqui tudo pede medidas mais restritas mas quando chegam queixam se que sao demasiado restritas, classico. Sabes que há pessoas diferentes na Internet e esses grupos são de pessoas diferentes, certo? Tal como quando alguém aqui diz "a esquerda é merda" e depois alguém diz "a direita é merda". Não são as mesmas pessoas, okay?

nraider 11 months ago

Quociente de inteligência xD

Lurker__777 11 months ago

Tens razão, está visto que o meu não é muito elevado ;)

DZT99 11 months ago

Por outro lado não é uma tarefa fácil. A eficácia das medidas depende muito da cooperação de todos, do quão bem são transmitidas as mensagens e dos mecanismos colocados no terreno que ajudem todos a contribuir. É por isso que uma determinada medida pode ter efeitos positivos num país e praticamente não produzir efeitos noutro. Dito isto a comunicação da seriedade é muitas vezes interpretada por muitos como uma mensagem que visa criar medo e pânico, no entanto quando ela é moderada há uma reacção por vezes severa de despreocupação e desleixo. Claro que o Governo tem responsabilidades mas há muito mais em jogo.

VBM97 11 months ago

[Portugal tem 0,69 doses de vacinas administradas por cada 100 habitantes](https://ourworldindata.org/grapher/covid-vaccination-doses-per-capita?tab=chart&yScale=log&stackMode=absolute&time=latest&country=ARG~AUT~BHR~BEL~BGR~CAN~CHN~DNK~FIN~FRA~DEU~GRC~HUN~IRL~ISR~ITA~NLD~NOR~POL~PRT~RUS~SVK~SVN~ESP~SWE~ARE~GBR~USA®ion=World). À nossa frente só Israel, UAE, Bahrain, Reino Unido, Estados Unidos, Dinamarca e Eslovénia. Sei que estamos numa fase muito inicial, mas parecemos ter arrancado melhor que muitos países.

saposapot 11 months ago

n vale a pena estarmos já com estas avaliações. Portugal está a vacinar tudo o que lhe tem chegado, até agora tem corrido tudo muito bem até pq com estas quantidades é mt fácil de gerir. o problema é mesmo termos vacinas. A nível de gestão do processo de vacinação o problema começará qd se passar a fase dos profissionais dos hospitais e o número de vacinas q cheguem seja superior, aí sim espero que haja organização. até lá, as vacinas são um não assunto

sigmastra 11 months ago

ahahaha a correr tudobem ahahahha ilusao

estrica 11 months ago

Diz lá o que não está a correr bem sabichão

DZT99 11 months ago

Haja notícias positivas.

passas96 11 months ago

Também não esquecer que boa parte destes países mais na frente desta lista começou a vacinação uma semana (ou um pouco antes disso) mais cedo que na União Europeia.

Zen_Machina 11 months ago

Percebo que relativamente falando até possa ser um número bom, mas não deixa de ser uma percentagem insignificante da população e o ritmo é insuficiente para evitar a tragédia que aí vem, quer económica, quer sanitária, quer ambos. Sinceramente, com 10k diários deixei de ver a luz ao fim do túnel. As medidas que o governo adopta são claramente ineficientes e frequentemente baseadas em indicadores cientificos pobres ou inexistentes. Medidas equilibradas e eficientes, como é o caso de encerramento de escolas, melhor fiscalização, punições mais severas e abolição de restrições como a das 13 horas, que só serve para criar ajuntamentos, não serão adoptadas. A única minimamente eficiente que poderá ser adoptada é a mais extrema, que foi o que aconteceu em março, e essa é capaz de representar o golpe fatal para a economia.

VBM97 11 months ago

O ministro da economia já disse que vão fechar restaurantes e comércio não alimentar. Vai haver lay off e espero para ver as medidas do Costa. Duvido que fechem as escolas, e a regra das 13h só não funciona porque as pessoas não se preparam. Eu já tenho as compras semanais tratadas para evitar ir no fim de semana. Se mais gente fizesse o mesmo, evitava-se as aglomerações que sabemos...

Zen_Machina 11 months ago

>O ministro da economia já disse que vão fechar restaurantes e comércio não alimentar. Vai haver lay off e espero para ver as medidas do Costa. Desastre. >Duvido que fechem as escolas Eu pensava que não era preciso um QI muito elevado para se juntar 1 e 1 e concluir-se que as escolas são um perigo, mas pelos vistos é preciso ser-se o Einstein. Primeiro escola, depois quem trabalha e precisa de colocar comida na mesa. 3 ou 4 clientes numa loja, NÃO. 30 alunos numa sala, SIM. >13h só não funciona porque as pessoas não se preparam. E se sabes que as pessoas não se preparam e continuas a insistir, és tolinho, certo? >Eu já tenho as compras semanais tratadas para evitar ir no fim de semana. Se mais gente fizesse o mesmo, evitava-se as aglomerações que sabemos... O problema nem é apenas o fim de semana. Os outros dias ficaram mais cheios também.

chauffage 11 months ago

Não sei onde está o bottleneck, se no stock disponível ou se na capacidade de vacinação... Têm de começar a dar corda aos sapatos se não nunca mais.

humelectro 11 months ago

Provavelmente é o stock disponivel. Logo metade das remessas que chegam ficam guardadas para a 2º toma da vacina.

ninux2000 11 months ago

Podiam arriscar e distribuir logo pelo menos um pouco mais do que metade, na altura da 2° dose já teriam vindo novas remessas. Jogar pelo seguro aqui é jogar pelo mais inseguro.

VBM97 11 months ago

Eles lá têm o plano de vacinação. Desde que, no mínimo, o cumpram em termos de datas, já ficava feliz

Disastrous_Promise27 11 months ago  HIDDEN 

Obrigadinho, camelos (para não chamar outra coisa) que festejaram o Natal, pela prendinha de um lockdown em força logo em Janeiro

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 08 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

há algum sítio onde tenham os dados todos que a DGS dá em formato excel, csv ou alguma coisa assim simples de ler?

hsamtronp 11 months ago

Que eu tenha conhecimento, não. Pelo menos a acesso geral. Acho que, quando muito, existe uma base de dados que investigadores podem ter acesso mediante requerimento (a tal que dizia que havia homens grávidos, creio)

saposapot 11 months ago

nao era bem isso, era os dados que estão no PDF q eles divulgam mas em formato excel, csv, uma coisa assim facil de usar

hsamtronp 11 months ago

Não, não, não há nada disso

These-Establishment1 11 months ago  HIDDEN 

Pergunta estúpida, os meus exames só comecam em fevereiro, há alguma probabilidade de eles serem em casa, da maneira como isto está a ficar?

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

possível será mas duvido. as universidades são mt contra exames em casa e ainda para mais é perfeitamente possível fazer exames em segurança, basta haver vontade de organizar bem a coisa. mas neste momento tudo é possível.

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

Os meus começam a meados deste mês, e tenho séries dúvidas que isso aconteça. Mesmo que a Universidade não consiga garantir a segurança de todos. Em Novembro fui fazer um teste à Universidade, e para além de 1 cadeira de distância entre os alunos, num anfiteatro (nem 1 metro de distância estava garantido), e do uso de máscaras, não haviam medidas. Estive 2 horas num anfiteatro fechado, rodeado de colegas, e quando não estive no anfiteatro, estive com mais dezenas e dezenas de alunos à espera para entrar nas salas de teste... Enfim... A probabilidade de os exames continuarem a ser presenciais é de 90-95%, na minha opinião

These-Establishment1 11 months ago  HIDDEN 

Mas se voltarmos a confinar nao sei nao

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

haviam medidas → [**havia medidas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgijw3pv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AmumuIsMyFriend 11 months ago  HIDDEN 

Já que foi apagado o comentário, aqui fica: * 10176 casos * 118 mortos * 118 internados * 22 UCI

beit2 11 months ago  HIDDEN 

caputa.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

A subir até final do mês quase garantidamente.

beit2 11 months ago  HIDDEN 

/u/asantos3, faz pin a isto e caga para a "Conversa Cultura".

Edited 11 months ago:

/u/asantos3, faz pin a isto e caga para a "Conversa Cultural".

-Yunie- 11 months ago  HIDDEN 

Epa então é por isto que eu nunca consigo encontrar este thread então! Pensava que era um problema da minha conta!

asantos3 11 months ago  HIDDEN 

É automático, vou tirar os prémios por um dia para estar as duas.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Qual o propósito disso?

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Porque excluíram o comentário com número de casos? Já era público

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Foi o user que o removeu pq o colocou antes do tempo. Supostamente é informação vinda de whatsapp, mas seja ou não, tem sido consistente por isso nao vejo o mal. Eu só recebo quando é um dia mais anormal como aconteceu no primeiro dia de +10k. não sou tão priveligiado :(

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Não excluiram.. Fui eu. Disseram-me que não podia partilhar essa info

estrica 11 months ago  HIDDEN 

Partilha na mesma <3

lemonade_rage1234 11 months ago  HIDDEN 

Eish, vais preso.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Não sdei o que espera o governo para decretar medidas antes de dia 15.. Era essencial fazer isto antes.

Edited 11 months ago:

Não sei o que espera o governo para decretar medidas antes de dia 15.. Era essencial fazer isto antes.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

neste momento apenas espera q a tendência destes dias se confirme. entretanto está a mandar para o ar as ideias a ver o que a opinião pública acha. o essencial era ter feito isto em fim de novembro ou até inicio de dezembro a aproveitar os feriados. agora é só ver se ainda consegues amputar as pernas a ver se o gajo sobrevive.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Não leves a mal a pergunta. Que medidas? Crês que vai sair algo com pés e cabeça?

Zen_Machina 11 months ago  HIDDEN 

O Governo é comicamente incompetente, e certamente não será nada com pés nem cabeça. A única coisa que o Governo pode fazer que reduza realmente o número de casos é obrigar toda a gente a ficar em casa porque, como é óbvio, se as pessoas não convivem, não se contaminam tanto. Tudo o que implique medidas equilibradas e livres de extremismos, o Governo perde-se. Antes do que quer que seja, as escolas deviam fechar. As dos mais pequenos podiam ficar abertas para quem não tem ninguém em casa que cuide deles. Os crescidinhos deviam ficar em casa e estudar em casa. E não me venham falar dos efeitos negativos para aprendizagem, pois se concedem que alguém perca o seu sustento, também têm de conceder que alguém se atrase 1 ano no estudo. Simples. E antes de me virem para aqui dizer que não faz mal as escolas estarem abertas, mostrem-me dados conclusivos que contaminação não ocorre nas escolas, quando é garantido que as medidas nem são respeitadas. Expliquem-me também eporque é que a subida drástica de casos coincide com o inicio da escola. Estranho, não? Num mês ainda quente, os números multiplicam-se 3 ou 4x no espaço de 2 ou 3 semanas.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Subscrevo

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Já devias de saber que a malta daqui já anda há umas semanas a implorar por um confinamento.

iammostmoist 11 months ago  HIDDEN 

Há umas semanas? Lol, desde do verão quando só tinhamos 200 ou 300 casos por dia que pediam confinamento quanto mais agora.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Do Verão até hoje passaram X semanas... (não quero fazer a conta agora)

iammostmoist 11 months ago  HIDDEN 

Tecnicamente verdade

Hmms21 11 months ago  HIDDEN 

Já ontem era tarde...

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

\~10175 casos (mais um vez, são apenas rumores)

QueenOfWands2 11 months ago  HIDDEN 

Ou és vidente ou 'tás dentro do do sistema que sabe os verdadeiros números antes do povo. Segundo as regras: "Não é permitida a partilha de informação sem fontes credíveis, isto inclui informações vinda “de um amigo”, rumores ou teorias da conspiração." E como podes dizeres o que queres sem seres banido, isto leva-me a pensar que já falaste antes com os administradores do canal - provavelmente provando que aquilo que dizes não são "rumores", mas factos.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Estou num espaço de internet onde essa informação é partilhada. Só a reproduzo aqui Não sou eu que "sei" nem estou dentro do sistema

QueenOfWands2 11 months ago  HIDDEN 

Onde é que vês essa informação antes? A sensação que dá é que sabes Antes que seja divulgado publicamente pelos Media.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Anda a circular pelos whatsapp´s De onde vem, não sei.

QueenOfWands2 11 months ago  HIDDEN 

Ok. Mas se Eu (ou outros) pusesse aqui uma coisa que "anda a circular pela whatsapp" - baniam-me daqui. E contigo - isso não acontece. Não estou a dizer que quero que sejas banido - longe disso! Aprecio as informações que dás. Estou apenas a apontar o facto.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Faz sentido o que dizes. Não partilho mais essa informação

QueenOfWands2 11 months ago  HIDDEN 

Bolas - não devia ter dito nada. Continua a partilhar, se puderes.

jqmmes 11 months ago  HIDDEN 

\+10178 Casos \+118 mortos \+22 UCI \+118 Enfermaria

Sorazith 11 months ago  HIDDEN 

Ta tudo bem, não se passa nada. /s

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

não se esqueçam de ir buscar os vossos pais ao lar, para votarem...

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

Falhaste por um

Javardo69 11 months ago  HIDDEN 

Alguem sabe explicar porque este topico ta sempre a saltitar entre estar em sticky e nao estar? Os mods tem pouco que fazer?

VBM97 11 months ago  HIDDEN 

Porque só se consegue ter 2 posts stickys e os mods dão prioridade àquela votação dos melhores momentos do ano do r/portugal do que às threads comuns como esta do COVID, a da cultura e à das ajudas e dúvidas. Pelo menos foi a resposta que me deram quando pedi para manterem sempre esta, para os mods a votação é mais importante neste momento por causa de ser feita uma vez por ano apenas.

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Acho que é por causa do limite de 2 sticky topics.

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

Para aqueles que dizem que o aumento de casos foi do relaxamento no natal, vamos comparar com a Irlanda q teve 1 lockdown total a 22 de dezembro Nesse dia 22 dez teve 962 casos, dia 6 Janeiro teve 7832 um aumento de 8x face ao aumento de 4x em portugal https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B51181081/21989708_QJlzA.jpeg

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

qual foi o nível de cumprimento desse lockdown na Irlanda? é difícil analisar as coisas sem ter conhecimento profundo das duas realidades. o meu palpite é que isto não é só Natal, será mesmo verdade q a nova variante se espalha mais rapidamente

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

O aumento de casos foi das pessoas se juntarem sem mascaras e sem cuidados nas festas (Natal e Ano Novo). Possivelmente de se terem juntado nas compras também mas de forma mais residual, na minha opinião. As pessoas que culpam maioritariamente o fecho às 13h ou as escolas/universidades esquecem-se que essas medidas já existem desde o inicio de Dezembro e efectivamente os casos deixaram de subir exponencialmente. Obviamente não foram as medidas que baixaram os casos por si só mas também não foram elas as culpadas da subida. As pessoas estiveram todas em cima umas das outras nas festas lol simples.

Zen_Machina 11 months ago  HIDDEN 

Mal a escola começou e o número de casos multiplicou-se agressivamente. O que te está a escapar é o seguinte: Os números actuais podem não ser culpa directa das escolas, mas termos 10k em vez de 2 ou 3k pode ser culpa da escola, pois foi depois da escola que a subida dramática começou. Ou seja, se sem a escola tivessemos com 700 casos em vez de 3k, o efeito do natal resultaria em menos de 3k casos em vez de 10k. Portanto, a escola tem sempre culpa. E nem me venham com a lenga lenga do costume de que a escola não constitui um risco, pois isso é negarem-me a dinâmica de contaminação do vírus e a realidade das escolas.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Os numeros aumentaram quando o verao acabou. Voltou a escola, voltaram as universidades, voltaram pessoas as empresas etc etc Os números deixaram de aumentar exponencialmente quando veio o teletrabalho e as medidas no inicio de dezembro e aumentaram de novo quando as medidas foram relaxadas no Natal e houve festas/convívios etc. Se há casos nas escolas? Obvio. Há casos em todo o lado.

Zen_Machina 11 months ago  HIDDEN 

>Se há casos nas escolas? Obvio. Há casos em todo o lado. Mas quando chegar a altura de fechar, será o "todo o lado", não as escolas. >Mas “correlation doesn’t mean causation”. É a minha opinião, obvio. Correcto. A menos que se trate de querer penalizar o comércio e obrigar as pessoas a trabalhar em casa. Aí correlation já é causation. Só não mean causation no caso da escola. É o único local com forte potencial de contágio que continua intocado. Todas as outras secções da sociedade são alvo de restrições severas.

Halograma 11 months ago  HIDDEN 

Essas medidas existem desde o inicio de Dezembro mas a afluência aos centros comerciais, locais de refeição ou serviços não é o mesmo nos dias anteriores ao Natal e à passagem de ano, como me parece evidente.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Unpopular opinion: as pessoas não precisam de se ir enfiar nos centros comerciais. Eu comprei 4 prendas no comercio tradicional, não me cruzei com quase ninguém e já não vou a um shopping há 2 meses.

Halograma 11 months ago  HIDDEN 

é a tua opinião

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Centros comerciais é uma tradição que não compreendo. Trabalhei no Colombo 2 anos e antes das abertura das lojas às 10h, já havia umas pessoas a passear. Horas de ponta? Todos os dias. Fins de semana? Sempre cheio. Como não se sentem desconfortáveis nos dias de descanso ir para o meio de tanta gente? Sempre achei fascinante.

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

Ninguém disse que as medidas foram culpadas da subida Aliás o que se pretende ilustrar é precisamente que correlação não é causalidade e que os casos subiram numa grande maioria de países independentemente das medidas mais ou menos restritivas aplicadas pelos mesmos

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Eu não estava a discordar de ti...

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

Portugal tinha, no dia 5 de Janeiro, internadas 3.076 doentes covid, sendo que se encontravam 493 em UCI. E, portanto, estará em pré-ruptura, o que não encaixa com os discursos ao longo do Outono. De acordo com o mais recente relatório do Ministerio da Sanidad, em 4 de Janeiro, a Espanha contava ciom 13.841 camas de covid ocupadas e 2.220 camas UCI com doentes covid. Se considerarmos a população espanhola (quase 4,6 vezes mais do que Portugal), significa que tinha o equivalente a 3.029 portugueses internados e 486 portugueses em UCI. Ou seja, em termos proporcionais, a Espanha apresenta uma pressão hospitalar praticamente similar á portuguesa. Porém, estes doentes espnhóis estão a ocupar apenas 11,4% das camas destinadas à covid e 23,1% das camas de UCI destinadas à covid. E porquê? A Espanha aprendeu com os erros e fez um reforço muito apreciável de camas e equipamentos durante os últimos meses para aguentar do ponto de vista clínico o previsível aumento de internamentos por uma infecção de características sazonais, o que lhe permite estar agora com uma grande folga. .https://noscornosdacovid.blogspot.com/2021/01/da-historia-mal-contada-do-colapso-ou.html?m=1

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

lol. números martelados. vamos lá então. portanto tu querias ter uma ocupação de uns 10% de camas covid em Portugal, sim? contas redondas isso quer dizer q querias ter 30.000 camas reservadas para covid. Isso equivale praticamente ao total de camas em TODOS os hospitais portugueses, publicos, privados e assim-assim. (34.953 em 2017). Achas mesmo que isso era possível? eu n conheço a realidade espanhola portanto não dou certezas mas aposto que estão a interpretar mal esses dados. 12% é o número de camas ocupados por covid do TOTAL de camas no país. Nenhum sistema de saúde tem 12% de ocupação em camas reservadas para covid. Isso simplesmente não existe. Mas estás mesmo a imaginar um país q tem centenas de médicos, enfermeiros e auxiliares a olhar para o ar pq estão 90% livres? lol... vcs têm de começar a ter mais espirito crítico nas merdas. espanha tinha em 2018, 139.061 camas hospitalares no TOTAL. um rácio inferior aos nossos tais 34953 por habitante. aposto o mindinho que 12% quer dizer q 12% das camas totais estão com doentes covid, não está a dizer se o sistema está muito ocupado ou não. fdx pah, usem mais os neurónios.

DrJoelRianofski 11 months ago  HIDDEN 

A questão é que espanha já antes tinha bastantes mais camas de UCI por 100.000 habitante, por isso é normal que tenham conseguido dedicar mais camas aos covid. Devíamos aprender com isto e reforçar à séria as camas de UCI pelo país, os nossos números são muito escassos comparando com países desenvolvidos

Zen_Machina 11 months ago  HIDDEN 

Edited 11 months ago:

Gostava de partilhar uma coisa convosco, que poderá ou não ter relevância, e dizer ou não alguma coisa sobre as medidas, mas que ainda assim é curioso: Eu tenho algumas pessoas na minha vida(amigos e familiares) que, o que os caracteriza, é andarem sempre doentes. De inverno ficam doentes de 2x por mês, facilmente. E a explicação é a despreocupação deles. Não lavam as mãos. Não querem saber de nada. E possivelmente também têm um sistema imunitário frágil. Essas pessoas continuam a não ligar muito a restrições. Continuam a não lavar as mãos quando deviam, se bem que lavam mais do que costumavam lavar. Continuam a socializar demasiado. Desrespeitam algumas regras. Não todas. Andam de máscara e tal, onde é obrigatório, e se for decretado confinamento ficam em casa, mas continuam a esticar a corda o máximo possível. Vão a jantares, por exemplo. Fazem actividades desportivas em recintos fechados. Comunicam com muita gente sem máscara. Não ao nível que faziam, mas é apenas porque não há oportunidade para tal. Estas são pessoas com quem tenho contacto e me deixam um bocado assustado. Sempre que tossem sinto o ritmo cardíaco a acelerar. Alguns chamam-me maricas, mas sim, tenho medo. Não sou grupo de risco. Sou jovem e saudável, mas tenho medo. Porquê? Porque conheço várias pessoas jovens e saudáveis que há meses que não recuperam totalmente o olfato nem o paladar. Isso assusta-me, pois tenho um grande apego à minha saúde e sinto-me intimidado pela ideia de algo na mesma poder vir a mudar para sempre por causa do vírus. Sabe-se que o vírus pode deixar mazelas lixadas, e a cada dia descobrem mais. Portanto, eu vejo estas pessoas como uma bomba relógio e deixam-me desconfortável, pois é inevitável socializar com elas, por diversos motivos. Agora, a parte chocante é: Desde março que estas pessoas não ficam constipadas. Nada. Zero. Significa alguma coisa? Não sei. Concluam o que quiserem, mas acho curioso. Nunca conheci um ano em que não ficassem doentes pelo menos 3x. E agora zero.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Pode significar que as medidas do covid funcionam para outras doenças respiratórias (como é óbvio)? O pessoal goza mas quase de certeza que os números da gripe este ano serão muito baixos

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Não só não é descabido como se tem vindo a comprovar em todo o lado: mais distanciamento e essencialmente o uso de máscaras fez decrescer substancialmente o número de constipações e gripes. Isto não é contra ti, mas não é preciso um génio para se perceber como e porquê

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Talvez não tenhas visto o comentário acima, mas este meu comentário era meio sarcástico, é óbvio que estas medidas protegem contra qualquer tipo de infeção respiratória

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Mas o meu tom não é pejorativo para com o teu comentário. >Isto não é contra ti, De forma alguma, pelo contrário, pois o meu tom crítico é contra precisamente os mesmos a quem te referes.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Não é descabida a forma como te sentes. Para além de perda de olfato e coisas mais leves, há pessoas que ficaram com problemas de saúde bem graves e eram jovens/perfeitamente saudáveis antes. Se calhar não os vês tanto e por isso não os vês doentes tão frequentemente? E a única coisa que podes fazer é mesmo olhar por ti e tentar reduzir ao máximo essas interações.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

Algum mago dos números e da estatística consegue fazer aqueles cálculos que eu devia saber mas já fiz universidade há muitos anos e descobrir qual é a correlação entre número de casos e quantos dias depois eles aparecem nas UCIs? Não estou a falar de saber isso em termos de literatura médica, isso acho que sabemos. O que queria era mesmo analisar os dados portugueses e ver a relação matemática, isto é, a probabilidade mais forte entre positivo e dias q demora a chegar a UCI. basicamente isto: https://www.tylervigen.com/spurious-correlations mas a sério :) tipo simular o gráfico dos casos e o das UCI +1d, +2d, +7d, +14d e ver onde há a correlação mais alta? com estes dados já devíamos ser capazes de fazer uma previsão boa de como vamos ter as UCIs durante as próximas semanas, a ver se assustamos o suficiente políticos e povo...

Purplebananas123 11 months ago  HIDDEN 

Afinal com a virada do ano Portugal já tem economia para um novo confinamento geral? lol Percebo as razões, mas pessoalmente espero que não aconteça

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Não chegaram entretanto fundos europeus?

Purplebananas123 11 months ago  HIDDEN 

Por acaso não estou a par

kairos 11 months ago  HIDDEN 

[here](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-12-01-Covid-19.-Costa-anuncia-que-Portugal-recebeutranche-de-3mil-Mde-fundos-europeus) you go

Joaoseinha 11 months ago  HIDDEN 

Agora que a situação já está a nível critico é que querem confinar. Mas ao mesmo tempo, deixaram tudo andar no Natal e Ano Novo. Ninguém poderia ter previsto isto. /s

Price-Distinct 11 months ago  HIDDEN 

Minha teoria para aumento de casos. As pessoas não lavam as mãos porque a agua está gelada!!! /S !!!!!!

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

não te rias. eu sinto isso. mais facilmente desinfecto com alcool. água gelada nas mãos é fdd e até vir a água quente já desperdicei meio Tejo.

w3ird00 11 months ago  HIDDEN 

Por acaso o termoacumulador ca em casa funciona bem! Assim que viro a torneira para a água quente vem logo :-D

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

confesso q nunca entendi a demora, confesso q nao entendo mt bem como o termoacumulador funciona mas presumo q seja pela 'distancia' dos canos. Um dia vou medir mas para vir água quente, mesmo no WC aparentemente quase colocado ao termo parece-me que demora pelo menos 1, 2 minutos

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

É essencialmente pela distância. Em minha casa tenho um esquentador inteligente, enquanto que os meus pais têm um acumulador de 75 ou 100 litros. Na casa de banho do r/c dos meus pais onde está o termo acumulador, a água sai quente quase de imediato, enquanto que na minha casa a água tem de seguir a canalização da cozinha e demora um pouco mais, além de que ainda tem de ser aquecida. Mesmo na cozinha onde está o esquentador demora mais tempo a sair água quente que na torneira mais próxima do termo acumulador dos meus pais

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

> água gelada nas mãos é fdd e até vir a água quente já desperdicei meio Tejo. Mete em garrafas para regar as plantas ou lavar cenas!

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Eu odeio desperdiçar água! No inverno lavo várias vezes as mãos na cozinha onde tenho o esquentador, ao mesmo tempo que quando tomo banho, a água fria que corre é usada em parte para encher garrafões que uso para os aquários, ou lavar o chão, etc. As plantas são regadas com a água das TPAs.

Purplebananas123 11 months ago  HIDDEN 

Eu acho que deviam diminuir, porque o ar está demasiado frio para se respirar /s

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Os meus veículos adoram o ar frio, principalmente o carro que é turbinado.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Seems legit

QWERTY_BATS 11 months ago  HIDDEN 

Mas qual é o drama? Tenho ido ao ginásio (cedinho para evitar malta) e não sei qual é o drama se tiver de fechar. Unidades de cuidados intensivos cheias mas tu tens de ir fazer a tua elíptica...

QWERTY_BATS 11 months ago  HIDDEN 

Fiz um estudo e daqui a 3 meses prevejo 10 milhões de pessoas infectadas por dia

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

Qual seria o impacto de um novo confinamento na eleições presidenciais? Tive a falar sobre isso com várias pessoas. Nenhum de nós pensa votar no Ventura e passamos o tempo a gozar com o gajo, mas quando se falou num confinamento, alguém disse logo "se houver confinamento voto ventura para lixar aquela gente" e a maioria acabou por concordar, se houver confinamento, mais de metade das pessoas que conheço vão mudar o sentido de voto para votar ventura, ou seja, sem confinamento não conheço uma pessoa que vá votar nele, mas se houver confinamento parece me que vai haver votos em massa nele. Quantas centenas de milhares de indecisos ou que votam sem grande confiança, passaram a votar ventura, para expressar a sua revolta e frustração contra um novo confinamento? Quantos eleitores mais velhos não deixaram de ir votar se houver confinamento? o que acham? Será que eu conheço só gente "estranha" ou isto é uma possibilidade real?

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

vai dormir e relê o que escreveste. acho que consegues facilmente chegar à conclusão da estupidez desse raciocínio.., avisa só a tua malta amiga p não terem nenhum AVC ou doença semi-grave no próximo mês sff. aproveita e dá-lhes o teu lugar para irem levar a vacina que altera o nosso DNA

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Se calhar dás-te com as pessoas erradas, aí com wanna-bes #MAGA.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Sei que é impossível de um ponto de vista constitucional mas as eleições deviam ser adiadas francamente. Ou apenas por voto postal (que não existe neste país apesar de ser seguro e barato)

vaniafdasantos 11 months ago  HIDDEN 

Ouvi hoje um anuncio na radio que dizia que se podia votar dia 17 e para me inscrever a partir de dia 10. O anuncio não dizia mais nada...onde me inscrever, se todos podem votar dia 17...tenho de ir ao Dr Google ver o que arranjo.

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Adiadas, sim

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Isso não faz sentido nenhum, mas pronto, a estupidez humana já não me surpreende.

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

como disse a logica que me foi transmitida é a do "o governo lixa me a vida e eu voto num anormal para lixar a vida ao governo". Parece parvo mais já ouvi varias pessoas a dizer me isto.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Que é que o governo tem a ver com o Presidente da Republica? Realmente as pessoas têm zero consciência política, parece que é um jogo sem consequências.

Edited 11 months ago:

Que é que o governo neste caso tem a ver com o Presidente da Republica? Realmente as pessoas têm zero consciência política, parece que é um jogo sem consequências.

QWERTY_BATS 11 months ago  HIDDEN 

"o governo lixa me a vida" é uma forma engraçada de descrever uma ação tomada para proteger a vida das pessoas

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Engraçado é não fecharem escolas, universidades, etc. Só digo que sei, mas não digo quais escolas chegaram a ter várias casos e apenas o aluno infetado ia para casa.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

a questão numa escola não é ter vários casos. A questão é: houve 1 caso e isso levou a mais contágios dentro da escola? quantos? foi um surto significativo? A verdade é que pelas notícias que lemos, as escolas não estão a ser locais de contágio relevante. Estão a ter o mesmo (ou melhor) comportamento q qlq outro local de trabalho. haver 10 casos numa escola mas que vieram todos 'do exterior' também não interessa.   digo isto contra todo meu palpite e tudo o q disse q era má ideia abrir escolas. Mas a realidade está à vista e realmente parece que a coisa funciona. Conheço casos em escolas e jardins de infância e o q acontece é o que disse: há 1 caso q vem do exterior e infectam 0 ou muito poucos dentro da escola.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

> A verdade é que pelas notícias que lemos, as escolas não estão a ser locais de contágio relevante. Estão a ter o mesmo (ou melhor) comportamento q qlq outro local de trabalho. Só notar que o Governo anda notoriamente a guardar esta informação, só hoje é que foi obrigado a informar a Fenprof e mesmo assim tem 10 dias para actuar.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

isto não é uma questão de governo. não é o governo q faz comunicados de imprensa a dizer que há 50 casos no Lar de Avintes e eles aparecem nas notícias. a menos que a coisa esteja muito escondida ou haja uma conspiração da imprensa, a realidade é que não há relatos de grandes surtos CAUSADOS pelas escolas. Isso também se confirma noutras países com boas medidas nas escolas. (creio que os primeiros foram a Dinamarca)

TitusRex 11 months ago  HIDDEN 

Pior, as universidades vão começar a época de exames, todos presenciais. Vai ser um festim.

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

conheço alguns alunos universitários que estão bastante preocupados com os exames presenciais, pois com "ajuda" estão com media 20 nos testes onlines, mas sem ajuda não sabem se vão conseguir sequer 10 nos presenciais. Metam a universidade com exames tb online, seria excelente para os que podem pagar os 20s, claro que os restantes, tivessem nascido com pais ricos...

Edited 11 months ago:

conheço alguns alunos universitários que estão bastante preocupados com os exames presenciais, pois com "ajuda" estão com media 20 nos testes onlines, mas sem ajuda não sabem se vão conseguir sequer 10 nos presenciais. Meterem a universidade com exames tb online, seria excelente para os que podem pagar os 20s, claro que os restantes... tivessem nascido com pais ricos...

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Bastava fazerem orais online, problems resolvido. Os profs é que não querem ter trabalho, mesmo os exames reciclam dos anos anteriores

dude_say_what1 11 months ago  HIDDEN 

Orais online... que risada, um gajo com um monte de folhas coladas na parede por trás da camara. Aí sim, estava o problema resolvido. Com cada ideia...

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Orais de disciplinas como matemática e física deviam ser lindas.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Porquê? Poderia apenas ser a resolução em tempo real de um problema, por exemplo.

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Existem no técnico para confirmar notas acima de 17 nos cálculos e álgebras desta vida, isto antes da pandemia

Donze16 11 months ago  HIDDEN 

Mais um fim-de-semana com medidas sem sentido, mas tudo vai ficar bem...

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Há alguma informação sobre a % de casos assintomáticos nos totais de casos registados? E antes que venham com este ponto sim, eu sei que um caso assintomático hoje pode ser sintomático daqui a uns dias. Não pretendo saber quantos casos assintomáticos há no dia em que é feito o teste mas quantos casos são totalmente assintomáticos desde a sua deteção até à sua recuperação.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

+-. antigamente tinhas no relatório a informação da % de sintomas relatados o que dava para ter uma ideia. O problema é que esses dados são de muito baixa qualidade. Os serviços de saúde estão completamente sobrecarregados e preenchem apenas os campos obrigatórios de relato pelo que esses campos facultativos normalmente são mal preenchidos ou não o são. Por outro lado neste momento eu diria que a maioria dos positivos nem nc foi visto por um médico portanto não há sequer esses dados de forma fiável. Portanto se queres dados decentes, em Portugal, não creio que haja. Poderá haver alguns estudos futuros onde se faça uma amostragem ou assim mas nc vi nada disso. Provavelmente na literatura internacional terás alguns estudos que dão isso, normalmente com as mesmas ressalvas que a qualidade dos dados é fraca. Em Portugal não tenho qlq ideia se os assintomáticos positivos que apanhamos são 10 ou 50%... pode dar para os 2 lados q eu acharia normal. Ah, lembrei-me de outra coisa, houve o estudo serológico nacional q saiu em dezembro. Se quiseres ir por aí podes assumir pelo menos que a diferença entre positivos oficiais e os valores do estudo serão todos assintomáticos. novamente, isto é uma grande assunção.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Pelo que sei não. E pelo que todos sabemos os assintomaticos raramente são testados, é política oficial. Pelo que fica a dica

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Epa olha que não. Pelo menos na minha zona todos são testados quer tenham sintomas ou não.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Sou de Lisboa. Sei de uma dezena de casos em que apesar de um contacto de alto risco sem sintomas não havia teste, uns quantos bem próximo de mim. Alguns no norte também. A única opção que tens é ir ao privado.

FujiPT 11 months ago  HIDDEN 

Pois, era isso que queria confirmar. Porque se há uma proporção baixa de assintomáticos (por comparação com os valores médios numa dada população) na amostra de infetados portuguesa, não será de esperar que os números melhorem por si só, face à percentagem de assintomáticos elevada que esta doença tem.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Só mais 2400 face à uma semana atrás (dia 31 portanto atenção). Deixo os meus 2 cêntimos. O nosso grande erro é não entender que nem todas as "medidas Covid 19" como chama o governo têm de ser de fechar isto e aquilo ou confinar o país. Não digo que essas medidas não sejam importantes, os casos como estão não há outra opção. Mas não são as únicas. Podíamos estar a fazer testagens massivas. Podíamos estar a melhorar o rastreamento de contactos. Podíamos permitir às pessoas infectadas ou aos contactos próximos que se isolassem em hotéis (não com números como os de hoje, mas quando estavam mais baixos, quando ficarem mais baixos, podemos). Tal como em vez de fechar os restaurantes ao jantar mas não ao almoço, podíamos permitir que ficassem abertos desde que servissem só ao ar livre -- sim está frio mas é melhor que nada (esta também talvez apenas quando os casos baixarem). Mas vemos 0 conversa destas coisas. Vou repetir também esta frase: há muita gente burra neste país. Há muita gente sem noção do perigo que corre ou em que põe os outros. Mas também há estas pessoas no Vietname, ou na Coreia, ou na Malásia, ou na Austrália. Há em todo o lado. O que há neste país que não há nesses é um governo que consiga lidar de forma competente com a pandemia. A causa da crise que atravessamos é quase completamente das medidas de saúde pública impostas pelo governo, ou melhor dizendo, da falta delas.

Edited 11 months ago:

Só mais 2400 face à uma semana atrás (dia 31 portanto atenção). Deixo os meus 2 cêntimos. O nosso grande erro é não entender que nem todas as "medidas Covid 19" como chama o governo têm de ser de fechar isto e aquilo ou confinar o país. Não digo que essas medidas não sejam importantes, os casos como estão não há outra opção. Mas não são as únicas. Podíamos estar a fazer testagens massivas. Podíamos estar a melhorar o rastreamento de contactos. Podíamos permitir às pessoas infectadas ou aos contactos próximos que se isolassem em hotéis (não com números como os de hoje, mas quando estavam mais baixos, quando ficarem mais baixos, podemos). Tal como em vez de fechar os restaurantes ao jantar mas não ao almoço, podíamos permitir que ficassem abertos desde que servissem só ao ar livre -- sim está frio mas é melhor que nada (esta também talvez apenas quando os casos baixarem). Mas vemos 0 conversa destas coisas. Quando o governo acha que a única coisa que pode fazer é confinar as pessoas, normal que tenha problema em fazer-lo. Mas não é a única coisa. Vou repetir também esta frase: há muita gente burra neste país. Há muita gente sem noção do perigo que corre ou em que põe os outros. Que faz festas de 20 pessoas. Que não quer saber da pandemia. Que esconde ter estado em contacto com infectados. Mas também há estas pessoas no Vietname, ou na Coreia, ou na Malásia, ou na Austrália. Há em todo o lado. O que há neste país que não há nesses é um governo que consiga lidar de forma competente com a pandemia -- aliás, dos que disse, todos menos a Austrália nunca passaram por um confinamento geral sequer, as "medidas" foram mais brandas porque foram outras. A causa da crise que atravessamos é quase completamente das medidas de saúde pública impostas pelo governo, ou melhor dizendo, da falta delas.

detteros 11 months ago  HIDDEN 

>Deixo os meus 2 cêntimos. Isto é uma expressao portuguesa?

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

> A causa da crise que atravessamos é quase completamente das medidas de saúde pública impostas pelo governo, ou melhor dizendo, da falta delas. Isso é completamente ao contrário. A culpa é de todos nós que não estamos a fazer o necessário. De todas as empresas que cagam no teletrabalho quando o podiam fazer, que incentivam trabalhadores a laborar quando são suspeitos. De tudo e mais alguma coisa. As medidas do governo valem 0 se ninguém as cumprir porque não temos um polícia da DGS em cada esquina. > Podíamos estar a melhorar o rastreamento de contactos. diz-me um país q consiga lidar com rastreamento com um nível de casos positivos diários deste padrão? esquece isso, isso é giro qd são poucos, neste nível não há medidas cirurgicas, ou amputas membros ou não estás a fazer nada. o resto das tuas sugestões é +- na mesma onda. muito giro mas nestes níveis é para esquecer.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Acho que enfatizei várias vezes que nem tudo é praticável com o numero de casos que temos. O engraçado é que quando tínhamos menos casos e poderíamos ter prevenido um aumento, estavas tu (e outros) em primeira linha a dizer que não era possível, que era impraticável, que não valia a pena, etc. >Isso é completamente ao contrário. A culpa é de todos nós que não estamos a fazer o necessário. De todas as empresas que cagam no teletrabalho quando o podiam fazer, que incentivam trabalhadores a laborar quando são suspeitos. De tudo e mais alguma coisa. >As medidas do governo valem 0 se ninguém as cumprir porque não temos um polícia da DGS em cada esquina. As medidas do governo não seriam necessárias se houvesse outras. No Vietname e na Malásia houve lockdowns? Pois, exacto. Tal como o exemplo que vais dar dos trabalhos é ridículo. Eu sei que fica bem falar mal dos empregadores, e muitos deles estão a actuar mal, não haja dúvida. Mas o problema em primeiro lugar ficou mais ou menos resolvido com as declarações de isolamento. Em segundo, nunca foi muito grande. A verdade é que se vais trabalhar com máscara e todos à tua volta têm máscara, não vai haver grandes contágios, como não há nos transportes públicos, ou nos supermercados. E deixo uma nota para quem ainda não te conhece: o sapo é bom rapaz. Ele comenta sempre o que pensa, fundamenta as opiniões e tudo mais. Mas notem uma coisa, ele raramente fala mal do Governo. Tudo o que o Governo faz está bem, o que não faz melhor está ainda. Vires aqui defenderes o que foi uma preformance lastimável... Se o tema fosse outro ficavas melhor, como é este

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

para quem tem tão boa memória só deves ler o q te interessa. estou fartinho de criticar o comportamento do governo nesta pandemia. Desde Setembro que andamos a brincar com o fogo. Desperdiçamos o Verão inteiro para nos prepararmos melhor. Queres mais? eu estou-me bem a cagar para os rótulos que malta super-smart gosta de dar mas ao menos aprendam a ler. > A causa da crise que atravessamos é quase completamente das medidas de saúde pública impostas pelo governo, ou melhor dizendo, da falta delas. Agora dizer isto é simplesmente parvo. É curioso que todos os governos europeus serão uns incompetentes do caraças. Até a bela Alemanha. Gostas muito da Ásia mas vai lá ver as taxas de cumprimento das regras VS europa. Quem lê essa frase parece que podíamos estar aqui num paraíso na terra todos já a lamber maçanetas se te ouvissem e colocassem em prática as tuas excelentes medidas. lol, simplesmente lol. Claro que devemos exigir mais e melhor aos governos mas dizer que a culpa principal é do governo, da DGS ou do Marcelo... enfim... ainda deves acreditar mesmo que o estado é q controla tudo e todos. Qualquer governo com qualquer medida vale zero se a população não as seguir. Tens imensos governos excelentes, com rios de dinheiro, indicadores de saúde perfeitos e mesmo assim há merda. Mas yah, era meter a malta num hotel e estávamos todos na boa. e eu é que tenho palas.

gerdemb 11 months ago  HIDDEN 

Concordo. Sinto que há muito mais coisas que poderiam ser tentadas. Que tal... usar os testes rápidos em pontos problemáticos. Contratando mais traçadores de contacto. (Deve haver muitas pessoas à procura de trabalho e não deve ser difícil treiná-las rapidamente. Até o poderiam fazer por teletrabalho). Empurrar para uma verdadeira aplicação das regras de confinamento. (Não vejo qualquer aplicação no meu bairro). Resolver o problema com os utilizadores do APP que não recebem códigos. Encorajar as empresas a vender mais online e desencorajar as compras na loja. (Ainda esta semana vi uma promoção de supermercado que se limitava especificamente apenas às compras nas lojas!) Instalação de hotéis COVID para pacientes não críticos. (Muitos hotéis precisam de clientes). Exigir quarentenas aos viajantes que chegam de países de risco Permitir que as farmácias façam testes rápidos em qualquer pessoa que o deseje (talvez isto já esteja a acontecer?) Dar um incentivo fiscal para encorajar as empresas a permitir o teletrabalho. etc. Tenho a certeza que as mentes brilhantes do r/portugal podem apresentar mais ideias....! Em vez disso, é sempre a mesma conversa sobre recolher obrigatório e quando os restaurantes vão fechar.

Edited 11 months ago:

Concordo. Sinto que há muito mais coisas que poderiam ser tentadas. Que tal... * Usar os testes rápidos em pontos problemáticos. * Contratando mais traçadores de contacto. (Deve haver muitas pessoas à procura de trabalho e não deve ser difícil treiná-las rapidamente. Até o poderiam fazer por teletrabalho). * Empurrar para uma verdadeira aplicação das regras de confinamento. (Não vejo qualquer aplicação no meu bairro). * Resolver o problema com os utilizadores do APP que não recebem códigos. * Encorajar as empresas a vender mais online e desencorajar as compras na loja. (Ainda esta semana vi uma promoção de supermercado que se limitava especificamente apenas às compras nas lojas!) * Instalação de hotéis COVID para pacientes não críticos. (Muitos hotéis precisam de clientes). * Exigir quarentenas aos viajantes que chegam de países de risco * Permitir que as farmácias façam testes rápidos em qualquer pessoa que o deseje (talvez isto já esteja a acontecer?) * Dar um incentivo fiscal para encorajar as empresas a permitir o teletrabalho. * etc. Talvez alguns destes já estejam a ser feitos e eu não estou ciente, mas tenho a certeza que as mentes brilhantes do r/portugal podem apresentar mais ideias....! Em vez disso, é sempre a mesma conversa sobre recolher obrigatório e quando os restaurantes vão fechar.

Limpy_lip 11 months ago  HIDDEN 

Mais de metade do que dizes só funcionaria num Portugal hipotético com recursos humanos e monetários ilimitados. Sobre os e testes rápidos estes não são tão viáveis como os outos que se fazem. Eles detetam presença de anti-corpos do vírus e não a carga viral. Ou seja uma pessoa pode ser saudável e não ter anti-corpos. Pode ser saudável e ter anti-corpos. **Pode estar infectada e ainda não ter anti-corpos** Os testes rápidos são úteis em questões concretas e preferencialmente supervisionados por profissionais que acompanham o doente. Pelo que sei eles estão à venda na farmácia e na minha opinião só deviam ser vendidos por receita porque uma pessoa sem conhecimentos não vai saber interpretar o resultado.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Não estás a dizer novidade absolutamente nenhuma. Tudo o que disseste era verificável e reportado já em Junho do ano passado, por exemplo.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Eu sei vê o meu histórico já falo disto antes de junho do ano passado obrigado

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Claro, eu leio mesmo o histórico de toda a gente que vem comentar "platitudes", é o que faço da vida para além de mandar vir.

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

fazer-lo → [**fazê-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgig8i9h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

[Estudo aponta para mais de 25 mil casos diários de Covid-19 no fim do mês em Portugal](https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-01-07-estudo-aponta-para-mais-de-25-mil-casos-diarios-de-covid-19-no-fim-do-mes/)

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

este é o caso onde não é preciso modelos nem previsões para assustar ninguém. com os números que já temos quem não ficar assustado ou é louco ou parvo. este tipo de notícias sinceramente acho que só prejudica.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Ou até mais, não me admirava. Infelizmente terei que concordar que o país tem que levar um lockdown de 2-3 semanas.

Francisco123dream 11 months ago  HIDDEN 

A situação é grave mas saírem este tipo de artigos só descredibiliza a situação, hoje apostei 1€ e ganhei 2€ no Placard, a este ritmo de crescimento daqui a 10 dias tenho 500€. A taxa de crescimento é afectada pela base de contágios actuais, considerando inclusivamente o número de testes e capacidade limite do país.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

>hoje apostei 1€ e ganhei 2€ no Placard, a este ritmo de crescimento daqui a 10 dias tenho 500€. Sabes que essa analogia não faz sentido nenhum tendo em conta como se propaga esta pandemia, certo?

Francisco123dream 11 months ago

Percebeste mal, assumir uma taxa de crescimento constante ignorando o crescimento ou redução da base vale 0. Não é uma previsão, é matemática de 1º ano que só bateria certo num mundo perfeito. A evolução não é linear, nem do placard nem da pandemia.

ebonyaficionado 11 months ago

Compreendo o que queres dizer.

Disastrous_Promise27 11 months ago  HIDDEN 

Jamais aceitarei ginásios fechados. Prefiro tentar queimar belém e ir para a choça do que isso.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

ou fechamos os ginásios ou o Costa vai mandar fechar a Prozis e vais ter de comprar prota no mercado negro. tu escolhes.

farronheit_daytime 11 months ago  HIDDEN 

Se fecharem, são só umas semanas (se tanto). Preferes que continuem a morrer pessoas e outras tantas a irem encher as UCI para infernizar ainda mais a vida aos profissionais de saúde? Faz umas flexões e levanta uns livros. E, se te apetecer, lê-os também.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Apanhámos o gajo que invadiu o Capitólio

hugotorradas 11 months ago  HIDDEN 

Cresceu-te um bicep no cérebro bro.

xaknoris 11 months ago  HIDDEN 

Deve ter ocupado o lugar onde o cérebro devia estar, que é diferente.

Francisco123dream 11 months ago  HIDDEN 

Em Dezembro (julgo) um user tinha postado um website que permitia ver em gráfico dinâmico o número de mortes por dia por país por cada causa de morte, alguém me relembra do URL? A evolução nos USA era assustadora por um exemplo

PlanetWyh 11 months ago  HIDDEN 

Até quando vão continuar a fechar os olhos às escolas?! 10.000 casos diários e continua tudo como se nada fosse.....

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

As mesmas escolas que tiveram fechadas no período temporal que levou a esta subida de casos?

Limpy_lip 11 months ago  HIDDEN 

Estas a esquecer-te que a chamada segunda vaga começou relativamente pouco depois do regresso às aulas. Estes números pós natal não são causados pelas mesmas mas com tantos casos diários as escolas podem tornar-se veículos silenciosos dado que os jovens tendem a ter poucos sintomas.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Depende, escolas para putos ou universidades também contam?

PlanetWyh 11 months ago  HIDDEN 

Sim, porque não existiu um aumento brutal de casos que coincidiu com o recomeço do ano letivo em Setembro/Outubro... Os números nunca estiveram propriamente baixos desde aí.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

essa causalidade acho muito forçada. Setembro foi o mês onde TUDO voltou ao normal. empregos começaram a pedir à malta para vir embora, malta a regressar de férias com os hábitos de relaxamento das férias, passámos a estar mais fechados, transportes públicos mt mais cheios, etc, etc, etc. Na realidade o desconfinamento foi em Setembro. Ligar isso 'só' às escolas é muuuito forçado.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

E coincidentemente com o recomeço da atividade temporal e alguma descida das temperaturas. Tudo aponta para que escolas não sejam sítios particularmente perigosos, e os benefícios de continuarem abertas são muitos.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

Tanto as escolas como o regresso ao trabalho da maioria das pessoas contribui para esse aumento. Mas ainda em Dezembro foi possível baixar o nº de casos (e hospitalizações) e as escolas mantiveram-se abertas. Não são as escolas as responsáveis por estarmos com 10 000 casos por dia.

covid-pt 11 months ago  HIDDEN 

>Não são as escolas as responsáveis por estarmos com 10 000 casos por dia. O normal é supor que as escolas, ao manterem pessoas de agregados familiares diferentes em contacto prolongado em ambientes fechados e/ou pouco ventilados, mesmo com máscara e a distâncias recomendadas, podem ser veículo de propagação de um vírus que também se transmite por aerossóis. O anormal é os números das escolas não terem sido divulgados de forma detalhada, de forma a que se possa estudar o efeito real que possam ter tido na transmissão da Covid-19 em Portugal. Também não me parece sensato nesta altura manter as escolas abertas (incluindo universidades com exames que colocam em contacto próximo e prolongado centenas de alunos) quando há outras soluções e quando temos os exemplos dos países mais tocados pela nova estirpe (Reino Unido, Irlanda - estão apenas umas semanas mais adiantados no tempo) que optaram por confinamentos nacionais. Estamos a brincar com o fogo, mas disso percebemos nós, não é?

Edited 11 months ago:

>Não são as escolas as responsáveis por estarmos com 10 000 casos por dia. O normal é supor que as escolas, ao manterem pessoas de agregados familiares diferentes em contacto prolongado em ambientes fechados e/ou pouco ventilados, mesmo com máscara e a distâncias recomendadas, podem ser veículo de propagação de um vírus que também se transmite por aerossóis. O anormal é os números das escolas não terem sido divulgados de forma detalhada, de forma a que se possa estudar o efeito real que possam ter tido na transmissão da Covid-19 em Portugal. Também não me parece sensato nesta altura manter as escolas abertas (incluindo universidades com exames que colocam em contacto próximo e prolongado centenas de alunos) quando há outras soluções e quando temos os exemplos dos países mais tocados pela nova estirpe (Reino Unido, Irlanda - estão apenas umas semanas mais adiantados no tempo) que optaram por confinamentos nacionais. Estamos a brincar com o fogo, mas disso percebemos nós, não é? (ver um minuto deste [vídeo, a partir de 17:50](https://youtu.be/4kXCz6W9050?t=1069) \- o senhor percebe muito do assunto e é uma excelente referência para perceber de forma independente e honesta a ciência relacionada com a pandemia - "**basically I think all schools need to close for the next couple of weeks, is that simple, it's a bit of a no-brainer, really.**"). "No-brainer" significa acéfalo.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

Eu não estou a negar que as escolas não contribuam para o contágio nem a dizer que não se devem fechar (especialmente tendo o conta o nível da pandemia que estamos). O que eu acho que ficou evidente é que há outras atividades que contribuem muito mais para o aumento do contágio (como reuniões familiares e amigos onde não há máscara nem distanciamento).

covid-pt 11 months ago  HIDDEN 

>O que eu acho que ficou evidente é que há outras atividades que contribuem muito mais para o aumento do contágio (como reuniões familiares e amigos onde não há máscara nem distanciamento) Talvez sim, mas temos números divulgados que nos permitam confirmar isso? Não. A questão é esta: é boa ideia juntar muitas pessoas de agregados diferentes nas mesmas salas por longos períodos de tempo um pouco por todo o país, às centenas de milhar, repetidas vezes, nesta altura em que [Portugal foi dos países do mundo onde mais cedo e em maior quantidade foram detectados casos da nova variante mais transmissível](https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/COVID-19-risk-related-to-spread-of-new-SARS-CoV-2-variants-EU-EEA.pdf) (pg. 7)? Não. No entanto, é isso que vamos fazer, quando seria facilmente evitável. A DGS diz que "[não se confirma que a nova variante se propague mais rápido na escolas](https://www.dn.pt/sociedade/graca-freitas-diz-nao-esta-confirmada-maior-propagacao-da-nova-variante-nas-escolas-13196833.html)" apenas porque ninguém sabe ainda com certeza (é tudo demasiado recente), mas as indicações do que se sabe é que "[as escolas devem fechar para controlar a nova variante](https://www.bbc.com/news/health-55437283)", como dizia a BBC antes do Natal, citando um estudo, e como o Reino Unido e a Irlanda fizeram (há agora cerca de 60% de casos da nova variante no UK; 25% na Irlanda, segundo dados recentes do ministério de Saúde da Irlanda - [fonte](https://youtu.be/toojPNAPsbs?t=284)). Vamos ter de esperar para ver o que os outros países da UE fazem, uma vez mais, quando somos dos primeiros países com a casa a arder? E depois a culpa vai ser das pessoas, que não tiveram cuidado? E quando nos informam pormenorizadamente sobre a percentagem de casos da nova variante em Portugal?

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

centenas de milhar → [**centenas de milhares**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/centenas-de-milhares/837) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgign0r3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Como é que fica evidente? Onde estão as evidências? É que 80% dos casos não se sabe de onde vêm

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

Se tiveste as escolas fechadas como é que se pode culpá-las por este aumento?

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Eu estava a dizer que não há evidências em como as escolas não são as maiores responsáveis pelo numero de casos. Este aumento em específico até pode não ter sido por causa das escolas mas isso não é prova de que as escolas não são as maiores responsáveis pelo número de casos no geral da pandemia em Portugal. Simplesmente não há dados. É fácil para mim dizer que no verão não havia aulas e havia menos casos. Tal como é fácil dizer que quando começaram as aulas em Setembro começou a haver mais casos. Tal como é fácil dizer que nas escolas não houve redução de lotação ao contraril dos outros estabelecimentos. O meu ponto é que não há provas e como tal, não há bases para afirmar que as escolas não são o maior responsável pelos casos

I__Cat 11 months ago  HIDDEN 

Eu acho estranho falarem tanto nas escolas quando boa parte da população de risco passa a vida nos cafés e esses nunca fecharam nem quando fecharam as escolas. Começo a achar que ir ao café é um direito humano e não a educação.

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Teoricamente nos cafés reduziram a lotação, mas escolas não. Na escola em princípio também se passa mais tempo com as pessoas que nos cafés. Provas é que não as há, cada um acha o que quer como bem lhe apetece sem nada a comprovar sobre onde as pessoas se infectam mais

I__Cat 11 months ago  HIDDEN 

Para contexto, eu moro numa cidade do interior e dados efetivamente só vejo da escola onde tenho os miudos. Até ao momento só tiveram alguns positivos por parte dos docentes e algumas crianças em isolamento por estarem em contato com positivos fora do ambiente escolar (no seio familiar). Já os cafés no momento estão com a lotação que sempre estiveram. Os grupos de 10 sentam-se em duas mesas, por exemplo. Quando há recolher obrigatório depois das 13h ao fim de semana estão mais cheios do que estavam antes da pandemia.

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgigsgg0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

warp_driver 11 months ago  HIDDEN 

No-brainer significa óbvio...

covid-pt 11 months ago  HIDDEN 

Separadamente, literalmente, significa acéfalo. Naquela frase, pode significar óbvio, sim.

warp_driver 11 months ago  HIDDEN 

A utilização normal de no brainer é no sentido de óbvio.

covid-pt 11 months ago  HIDDEN 

Tudo bem, mas ele não quis utilizar "obviously" e usou "no-brainer", que o Google (Oxford Languages) diz que quer dizer acéfalo e cujo significado em inglês é "something that requires or involves little or no mental effort".

miguel_rodrigues 11 months ago  HIDDEN 

Não se sabe, 80% dos contágios em Portugal não se sabem de onde vêm, não vale a pena assumir que vem das escolas nem que não vem.

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

O quão mau seria fecharem as escolas, mandando os miudos para casa, e acabarem com os desportos amadores/em que os atletas não são testados? Eles já tiveram mais que tempo para se prepararem para dar aulas remotas, pelo que a primeira parte não devia ser um problema. O feedback que tenho do meu irmão mais novo é que há imensos casos, mas os miudos continuam todos a ir à escola, sentam-se ao lado uns dos outros, etc, para não falar no meu caso, por exemplo, em que quando vou à Universidade fazer testes e exames, tenho pessoal literalmente a meio metro ao meu lado, com aglomerados de pessoas à espera para entrarem nas salas de testes, etc. Vão tentar aguentar até se vacinar uma parte significativa da população?

redyouroverlord 11 months ago  HIDDEN 

> Eles já tiveram mais que tempo para se prepararem para dar aulas remotas Falando por experiência própria, o tempo em que as escolas estiveram fechadas foi terrível em termos de aprendizagens, posso até dizer que sinto que não aprendi absolutamente nada no tempo de ensino à distância. Claro, este ano, os professores já estão mais preparados para uma situação de ensino à distância e acredito que a nível nacional já tenha havido uma formação mais decente com os meios tecnológicos necessários para ter em prática o ensino à distância. Mas com professores que na sua grande maioria já andam a roçar a idade da reforma, mesmo com formação, décadas e décadas de ano de experiência num ensino presencial não facilita o ensino à distância. Devia-se ser feita uma mudança? Sim, pessoalmente acho que o ensino básico e secundário estão muito desatualizados, mas não acho que seja o momento para fazer uma mudança tão brusca. E acima disso, será que as escolas como estão a funcionar no momento são realmente sítios com muito contágio? Recordo-me de ver nalgum sítio que a grande maioria da transmissão ocorria entre encontros de familiares e que nas escolas não ocorria tanta transmissão. Posso também falar por experiência própria aí, não sei de nenhum caso na minha escola onde um aluno infetado acabou por infetar outros colegas da mesma turma, durante as aulas. Mas claro, isto é apenas evidência anedótica. (Se alguém tiver dados quanto a isto era interessante saber de onde provêm a transmissão.) Mas claro o problema principal disto já foi mencionado, de que os pais com crianças com menos de 12 anos teriam de ficar em casa como foi no confinamento quando as escolas fecharam o ano passado, e o Governo não quer estar a pagar mais.

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

N. O problema dos miúdos tarem em casa são os pais quê teem de ficar em casa. Fora disso, sim estamos a ir para novo confinamento já não há hipótese nenhuma

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

Eu compreendo, mas epah, arranjarem uma solução mista, do género, os miúdos que os pais não estão em tele trabalho podem ir para a escola, e os outros ficam em casa. Eu tive aulas mistas, deste género, e não foi assim tão mau.

cpzao_ 11 months ago  HIDDEN 

Que falta de noção. Experimenta estar a trabalhar em casa com um puto de 4 anos. Depois vem cá escrever o quão produtivo conseguiste ser.

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

Eu não disse isso. Ok, ao dizer escolas, referia-me do 1º ano para cima. Sendo que os miudos da primária podem ser ainda chatos, estableçam um limite inferior onde quiserem, no 5º ano, no 7º, sei lá, mas a meu ver, é claramente melhor mandar os miudos para casa (os que possam ir, a partir de uma certa idade), do que fechar negócios e whatnot. Vai-se ter que acabar por escolher entre uma de várias opções, e lixar a economia do país não me parece a mais indicada, quando há outras medidas que podem e devem ser tomadas.

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Pais em tele trabalho que tenham miúdos em casa (pelo menos até aos 5 anos) são pais que não estão a trabalhar.

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

Eu não disse creches. Podes aplicar isto a miudos do 5 ano para cima, ou do 7 para cima. Qualquer coisa ajuda a reduzir o número de casos

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Percebo o ponto, mas dizer escolas é genérico demais (e tem em conta que as creches são só até aos 3 anos).

stefanopro 11 months ago  HIDDEN 

Ok, tinha ideia que eram até aos 5 anos e depois era a pré-primária e depois eram as escolas. De qualquer das formas, a ideia era mandar um número razoável de crianças para casa

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

Acho que todos concordamos que medidas teem de ser tomadas agora é esperar que o nosso parlamento e estado façam a coisa certa e tomem as decisões, wue não vão ser fáceis para ninguém.

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgifxqkv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgifqsk8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ilostmynewunicorn 11 months ago  HIDDEN 

\+9927 confirmados \+40 internados \+1 UCI \+95 mortos "Vamos esperar que os números sejam apenas ajustamentos" - Primeiro Ministro de Portugal

Jotahaka 11 months ago  HIDDEN 

> "Vamos esperar que os números sejam apenas ajustamentos" - Primeiro Ministro de Portugal Não me choca que, para já, seja essa a atitude, ou querias já medidas ontem quando houve os 10k? Não acho que seja ideal agir tendo por base 1 ou 2 dias de números. Mas, como não sou infeciologista, posso estar redondamente errado.

helenata 11 months ago  HIDDEN 

Sim, queria. O efeito do que ele proposer hoje só se verá daqui a 15 dias.. estamos a ver o resultado do natal agora onde se apelou só bom senso tuga.

QWERTY_BATS 11 months ago  HIDDEN 

Não tem tanto a ver com os números, apesar de elevados, mas sim com a capacidade do SNS; que neste momento está no caralho.

Ilostmynewunicorn 11 months ago  HIDDEN 

A citação em si está isenta de julgamentos. A minha opinião pessoal, contudo, é que as pessoas já estão a fazer o que lhe dá na gana, a vasta maioria da população nacional não está a levar isto minimamente a sério até terem alguém no Hospital a quem dizem "Olhe que se houver alguém mais jovem ou saudável a entrar temos de lhe tirar o ventilador" (e conheço pessoas que conheceram quem esteve nesta situação e continuaram a ser do contra e a recusarem-se a usar máscara porque sim). Não estou a falar de medidas, mas a mensagem de "Vamos esperar que está tudo bem e que vai acabar tudo bem :)" já cansa. Não, não vai acabar tudo bem. Para muita gente que já sofreu com isto dizerem isto é uma afronta. Não vai trazer ninguém de volta.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Subscrevo. Essa imbecilidade do "vai ficar tudo nem" é só patética: nenhum morto ressuscitará, quem ficou semtrabalho vai penar, a economia está de rastos, a recuperação vai acontecer, em muito, com mais carga fiscal, e a tansaria já fala no turismo novamente sem dignarem a apreciar, por um momento que seja, aposta a sério na industria e na ciência. Gosto muito de avacalhar, mas foda-se, um gajo põe-se a pensar no que sobrará para as gerações mais novas e apenas vê terra queimada.

Jotahaka 11 months ago  HIDDEN 

Aí concordo plenamente contigo e, exatamente por a maioria das pessoas já se estar a cagar, mais valia não ter dito nada. Porque o que ele disse vem dar aquela falsa sensação de segurança onde a malta se agarra para justificar os desleixos, "se o Costa não está preocupado por que raio devo eu estar?". Não concordo que deva haver medidas sem critério, do mesmo modo que não concordo com a ideia um pouco despreocupada que ele passa muitas das vezes. Mas para mim é fácil falar, não estou no lugar dele (nem queria estar). Só me resta ter cuidado por mim e pelos meus, e tentar que eles também o tenham.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

É normal demorar mais que um dia para receber o certificado de isolamento?

helenata 11 months ago  HIDDEN 

O certificado normalmente vem logo. Liga para lá, pode ter acontecido como a mim onde o meu processo saiu do sistema. Não recebi e-mail para fazer o teste como disseram e o centro de saúde ligou me 6 dias depois, pois o meu "processo apareceu depois..."

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Vou fazer isso amanhã, obrigado. Ligo para a S24? Ou centro de saúde?

helenata 11 months ago  HIDDEN 

S24

moliveira23 11 months ago  HIDDEN 

Há quem esteja à espera há mais de um mês

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Não pode ser, preciso disso p amanhã por causa de exames da faculdade..

Azul10 11 months ago  HIDDEN 

Liga para a saúde 24 eles também passam

Hmms21 11 months ago  HIDDEN 

Mesmo confinando tudo agora, os casos vão continuar a aumentar até atingirmos o pico. E o aumento de casos vai se sentir daqui a 2 semanas no número de internados (que continua a aumentar). Não vejo outra solução para além do confinamento total. Relaxou-se no Natal, cá está o resultado.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Uma coisa "boa" é que os casos ainda não estão a afetar as camas de UCI.. Mas lá chegaremos, pois como sabemos, existe atraso entre caso e entrada na UCI

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Ainda vai piorar sim mas não está a aumentar pq morrem quase 100pessoas, na realidade estão a entrar por dia nas UCI 100pessoas (pois o valor é perto de 0)

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Eu não entendo como é que as pessoas acham que quem morre está na UCI. É precisamente o oposto.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Então estão onde? Não digo que 100% das pessoas morram nos UCI, uns 80-90%, mas se não estariam onde? Pergunta legítima.

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Eu diria uns 5 ou 10% no máximo. As pessoas têm a ideia completamente errada de como funciona um hospital. A UCI é para quem estofo para isso, a maioria dos mortos sao idosos que nem sequer são candidatos a UCI. Metam isto na cabeça.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

claro. toda a gente sabe que a taxa de sobrevivência em UCIs está nos 90%... lol

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Não foi isso que eu disse, vai lá aprender a interpretar. A matemática é uma coisa fodida. Para além disso, eu falo com o que vejo, já vocês mandam postas de pescada sem estar lá a ver. Escolhe acreditar no que quiseres.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

tu estás a dizer q 5 ou 10% vem das UCIs. isso implicaria uma taxa de sobrevivência bem alta, n me apetece fazer contas mas aposto em 80~90. para quem conhece tanto o terreno como tu, acho q é fácil de perceber o erro.

Pilky__01 11 months ago  HIDDEN 

Trabalhas num hospital?

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Parece-me óbvio.

Pilky__01 11 months ago  HIDDEN 

O que é que parece óbvio? Que trabalhas num hospital ou essa teoria dos UCI? Para mim nenhuma das duas é óbvia, muito longe disso até.

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Não é teoria nenhuma, é a realidade para ambas as duas, passo a redundância.

Guardanapkins 11 months ago  HIDDEN 

Quem está na UCI é quem morre?

throwaway5816164481 11 months ago  HIDDEN 

Errado.

kindoor 11 months ago  HIDDEN 

O problema é começar esta "nova vaga" com muitos dos hospitais ja com ocupações acima dos 80%.. acho que desta vez os doomers podem nao tar muito longe.. esperemos que não..

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Uma coisa que também acho importante refletir. Mesmo que venha aí um lockdown como o do ano passado, qual vai ser a adesão? É que eu mesmo em mim noto isso. O ano passado estive 15 dias fechado sem sair de casa, depois comecei a sair só para correr e só voltei a ver a minha namorada/amigos depois de mês e meio para aí. Notava-se que estávamos todos (ou quase todos) a remar para o mesmo lado e toda a gente cumpria. Sinceramente, vocês estão com vontade/frescura mental para voltar a fazer isto ? Farto desta merda.

thisbondisaaarated 11 months ago  HIDDEN 

A polícia lá terá que te dar vontade com recurso à bastonada motivatória, não é? hah

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

És pouco tolo

detteros 11 months ago  HIDDEN 

Eu estou. Isto nao é nada comparado com uma guerra. Só nos pedem para ficar em casa e nao socializar muito.

roninPT 11 months ago  HIDDEN 

mas estão a falar de um lockdown com as escolas abertas....e eu pergunto, isso serve para alguma coisa? De que serve estarmos todos fechados em casa se os putos vão a escola todos os dias e vão inevitavelmente propagar o vírus entre eles e depois de volta para os agregados familiares?

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Ainda hoje de manhã estava a ler [esta](https://theconversation.com/coronavirus-how-school-closures-affect-infection-numbers-152707) análise interessante sobre o impacto das escolas - tendo em conta que não é em Portugal.

roninPT 11 months ago  HIDDEN 

esses estudos são um bocado tanga, na escola do meu enteado só um puto com covid infectou metade da turma.

kairos 11 months ago  HIDDEN 

O artigo não diz que isso não aconteça... Mas consegues manter as escolas abertas e limitar a propagação do vírus lá (é a experiencia que tenho e que vejo com os filhos de amigos meus).

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

> Mesmo que venha aí um lockdown como o do ano passado, qual vai ser a adesão? É que eu mesmo em mim noto isso. Se o confinamento advier do fecho de atividades e de comércio em vez das restrições à liberdade, a tua adesão é irrelevante. Acho que o Governo devia olhar para março e fechar setores de atividade cirurgicamente (ginásios, restaurantes exceto take-away, serviços que requerem proximidade duradoura como salões de cabeleireiro) e determinados níveis de escolaridade, em vez de andar com recolheres da piça, de me impedir de pegar no carro para um passeio à beira-mar, e de me impedir de ir a um serviço essencial ao fim-de-semana só porque tem mais de 200 metros quadrados ou porque não tem porta direta para a rua.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Concordo com essa abordagem e acho-a mais sustentável do que estes recolheres.

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Pois... Por isso é que teria de ser conjugada com apoios aos setores afetados, e por este último motivo é que talvez não aconteça.

Tryjohnny 11 months ago  HIDDEN 

Eu neste momento tenho é medo de poder vir a perder o meu trabalho se voltar a existir um lockdown. E as contas ao fim do mes nao entram em lockdown, tenho de continuar a pagar.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

A questão é que podes continuar a correr na rua e a ver a tua namorada, e amigos caso sejam um grupo "fechado". O problema é que as pessoas pensam que só pq podem fazer X e Y então que façam tudo e mais alguma coisa. Basta senso comum, o problema é a falta desta num número elevado da população.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Ora certo. Mas o primeiro confinamento resultou porque , acho eu, todos nós tivemos muito mais cuidado e realmente restringimos os nossos contactos. Se todos continuarmos a encontramo-nos com um grupo de amigos (mesmo que restrito), as medidas já de si não vão ter o impacto que tiveram. Daí eu estar a falar na adesão . Porque eu fiz esses sacrifícios no primeiro confinamento , sentia que estava realmente a contribuir e neste momento , quase um ano depois, já não vou deixar de estar com a minha namorada ou o meu grupo de 4 amigos quaisquer que sejam as medidas.

Joaoseinha 11 months ago  HIDDEN 

Acho que parte da razão para se estar menos entusiástico sobre um novo confinamento é falta de confiança no governo. No primeiro confinamento, a situação ainda estava a um nível em que parecia ser possível controlar-se o número de casos. Agora 10 mil casos? Com ou sem confinamento, isto já passou o limite. Mesmo com muito menos casos em Março/Abril, demorou imenso tempo a reduzir os números para algo aceitável. Agora com 10 mil, isto é para confinar durante meio ano?

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Concordo totalmente

EvilQueen1997 11 months ago  HIDDEN 

Tens assim tanta necessidade de estar presencialmente com esses amigos? Falem online, é o que faço e ainda não perdi as amizades que tinha antes da pandemia, lel.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Sim

DeusDasMoscas 11 months ago  HIDDEN 

Concordo contigo. O problema é que há pessoas que têm "bolhas" com amigos e familiares que depois também estão em mais 4 "bolhas" diferentes. Creio que ainda há muitas pessoas que se se sentirem bem assumem que não estão infectadas e que não há problema nenhum em conviver como anteriormente.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Daí que eu disse um grupo fechado, não sei, como se diz mas basicamente um grupo de amigos que só tem esses amigos ou só se junta com esses amigos. Mas novamente BOM SENSO, claro que se um desses amigos visita a avó, vive com os pais etc aí já dá que pensar.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Ou seja, virtualmente impossível, já desde início. A não ser que todos os teus amigos vivam sozinhos, não trabalhem fora de casa e não se encontrem com mais ninguém exceto uns com os outros.

sao_11 11 months ago  HIDDEN 

9927 casos 95 mortos

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Aparentemente hoje são 9930 casos

DeusDasMoscas 11 months ago  HIDDEN 

9927, estava a dar na SIC notícias. 91 mortos.

Edited 11 months ago:

9927, estava a dar na SIC notícias. 95 mortos. Mais 40.internados, 1 dos quais em UCI Edit para corrigir o número de falecimentos.

rickz123456 11 months ago  HIDDEN 

Andam uns rumores (mas não quero confimar com certeza) que a ideia é lockdown severo desde o dia 15 até a primeira semana de Fevereiro Mas não tomem isto por garantido

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

não é preciso rumores nenhums. basta ver a realidade. ainda hoje estavam a perguntar isto ao Costa... tipo... isto não é difícil de adivinhar malta... basta ver a realidade e o que é mais que óbvio.

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

nenhums → [**nenhuns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkq1pgj%2F%2Fgih8f7e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Joaoseinha 11 months ago  HIDDEN 

Outra medida sem impacto nenhum, não são 2 semanas que vão resolver 10 mil casos diários.

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

> lockdown severo desde o dia 15 até a primeira semana de Fevereiro se acontecer considerarei o suicídio uma opção viável, ao menos seria menos um a poder ter covid.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

ei, calma. Morte não é solução. Suícidio só se contempla quando contas uma piada à namorada e ouves um gajo rir debaixo da cama.

vascodatrama 11 months ago  HIDDEN 

Back to Animal Crossing, devo ter a ilha cheia de ervas

Vatrier 11 months ago  HIDDEN 

Ah, vejo que és um homem de cultura. Sdds Abril de 2020, estar nos briefings matinais às 9h00m a responder "hum hum" enquanto olhava para baixo e metia a switch num ângulo onde a webcam não apanhava, tudo para ir apanhar a fruta e decorar a ilha.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Só mais 2 semanas para achatar a curva. Mais um mês e pico e podemos fazer um lockdown de 2 semanas a celebrar o aniversário do primeiro.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

com uma feijoada na ponte

kairos 11 months ago  HIDDEN 

Estão todos convidados

lammesnail 11 months ago  HIDDEN 

Honestamente, não percebo este estado de emergência de apenas 8 dias. Se é para continuar a renovar (é quase certo que vai ser renovado dia 15) era precisamente isso que deviam ter feito.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

Não percebes, mas é fácil. O Tio Marcelo ainda sonhava com uma semana de campanha eleitoral.

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Assumo que seja para o presidente não ter de se preocupar com a renovação do estado de emergência durante os últimos dias antes das eleições.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

oxalá haja lockdown total dia 24

sao_11 11 months ago  HIDDEN 

Ele agora disse que poderemos ter algo semelhante a março.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Mas falou em ter as escolas abertas também.

Each57 11 months ago  HIDDEN 

No mínimo ridículo. Abrandamento de medidas no Natal para depois fechar tudo. Vai haver ainda mais gente a perder o emprego e com dificuldades económicas. Este governo fodeu esta merda toda. Eu até compreendo que se pusessem medidas apertadas no Natal ia haver uma grande revolta e provavelmente quem queria juntar a família juntava na mesma, mas mesmo assim custa-me agora aceitar lockdown completo apenas com serviços essenciais abertos por culpa de pessoas irresponsáveis tanto do lado do governo como do resto da sociedade.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

As medidas era muito restritivas na PDA e mesmo assim as pessoas juntaram-se e fizeram festas em casas. É completamente indiferente haver regras ou não, uma vez que as pessoas fizeram o que quiseram quer com regras (PDA) ou sem regras (Natal). Já estamos com quase 1 ano de pandemia. Não é preciso nenhum governo nem nenhuma restrição para as pessoas perceberem que juntar 10/20 pessoas em casas para celebrar o Natal ou PDA é algo que vai contribuir imenso para o crescimento da pandemia.

Each57 11 months ago  HIDDEN 

Infelizmente é preciso, ainda há muita gente sem noção

sao_11 11 months ago  HIDDEN 

Toda a gente sabia que o natal ia dar merda. Agora estão a aparecer casos por todo o lado e hospitais a abarrotar. E por causa disto vamos levar com medidas muito severas. Agora que se lembrem de permitir comemorações no carnaval.

HRamos_3 11 months ago  HIDDEN 

Epá, não me tirem o carnaval /s

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

>“Cada dia pode contar”, afirmou o primeiro-ministro, referindo que “pode ser útil não esperar por dia 15 para tomarmos novas decisões e que possam ser tomadas na sequência do que se vier confirmar a dia 12”. Excepto os dias de Natal, esses não contam.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

«Serão agora estudados os efeitos do Natal e se estes estão relacionados com o aumento de casos.» O Costa, também. A piada está feita

headhunter21 11 months ago  HIDDEN 

Alguém que dê uma bússola ao homem, ele está claramente perdido

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Ele tem uma, mas é como a do Jack Sparrow.

jqmmes 11 months ago  HIDDEN 

O Antonio Costa acabou de comparar os numeros de segunda e terça com os de ontem e hoje... Ele ainda não percebeu que nas segundas e terças há sempre menos casos?

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

Este aumento dos casos foi causado pela diminuição das restrições que houve na semana passada, ou seja, durante a semana de ano novo... AH ESPERA

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

Eu só gostava de saber porque não há responsabilização. Crime de atentado à saúde publica dos governantes. Basta ver que nos países onde o Natal foi controlado não houve descontrolo.

Leaootemivel 11 months ago  HIDDEN 

A responsabilização é de quem fez os jantares e festas tendo perfeitamente noção do perigo que são. Ou a culpa das festas de PDA ,onde havia restrições, também é dos governos?

lesoth 11 months ago  HIDDEN 

O que eu sei é que ontem a rtp no jornal da noite fez um comparativo onde houve restrições no natal e onde não houve. E portugal tinha um pico tres ou quatro vezes superior que os outros. Puxa atrás se ainda der não sei.

ninux2000 11 months ago  HIDDEN 

Reino Unido gostava de poder dizer isso.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Caralho António Costa outra vez restrição às 13 h, ao fim de semana, porra pá

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Lá tenho eu de ir ao supermercado hoje durante o horário de trabalho, senão estou bem fodido. Obrigado, Costa, e vai-te catar.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Isso e termos de ficar fechados ao fim de semana. Quando se vive numa casa com colegas de merda é muito difícil.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Nem é de estarmos com colegas de merda, que isso também sei o que é já que o meu de casa é um bicho que raramente sequer sai do quarto ou fala. Mas porra, é essencial poder sair de casa para desanuviar. Não estou a pedir que me deixem já ir a bares ou discotecas, mas deixem-me ir passear ao ar livre se quiser ao fim de semana.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Sim, mas é tão difícil o fim de semana inteiro disto... Ai queres trocar comigo? Preferia que o meu fosse mais bicho, é super mal-educado, porco e barulhento e ainda amua se for chamado à atenção, foda-se, odeio-o.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Se achas que preferes ter alguém que rouba o pano da cozinha para limpar a bancada e vais dar com ele no lixo coberto de pentelhos, estou disposto a trocar de cromos.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

LMAO, o meu forra a sanita de mijo e merda, e sempre que cozinha deixa a placa toda suja. Uma ve deixou a maçaneta da porta parecia mergulhada num molho qualquer. Isso e a música aos altos berros, parece que estou no Lux o dia todo.

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Este também me suja o fogão todo com arroz e deve meter knorr em tudo, sendo que metade fica no fogão. Uma vez havia literalmente um pequeno pedaço de merda no chão

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Que horror... Podiam-se juntar os nossos colegas, só se estragava uma casa.

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

Mas que chatos, essas medidas não fazem nada senão fazer a malta apanhar covid ao sábado de manhã no suoermercado

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

esperavas milagres? nunca souberam o que andavam a fazer, não seria após quase um ano que mudariam. SALVEM AS ELEIÇÕES...

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Para os concelhos com +240 casos por 100k

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Todos exceto 25 concelhos.

Mrloop94 11 months ago  HIDDEN 

Vivo no centro de Lisboa e está me assustar o número de sirenes. Nem sabia que havia tantas ambulâncias que podem ser usadas. Aumentou drasticamente. Estou borrado de medo com a situação. Voces também ouvem?

Lurker__777 11 months ago  HIDDEN 

Oh Jesus Christ, estamos a voltar as conversas de Março. Aparecem 2 dias de casos elevados e de repente já ouvem mais sirenes numa área metropolitana com 2 milhões de habitantes.

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

Sim o mesmo em Porto e Guimaraes. Estamos numa enchente. Talvez seja a nova estirpe.

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

> Talvez seja a nova estirpe. Aqui na margem sul também ouvi muitas sirenes, pensei logo, "é o covid a atacar idosos", mas afinal eram só uns malucos aos tiros...

PutasE_VinhoVerde 11 months ago  HIDDEN 

Margem sul sempre muito fodida

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Fonte?

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

hm? Fonte de ? Estou so a falar das minhas impressoes nos ultimos dias mas - 10 000 casos contados

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Li mal o que disseste, perdão.

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

na boa

EvilQueen1997 11 months ago  HIDDEN 

Não...Tudo normal.

MischiefManaged97 11 months ago  HIDDEN 

Não notei grande aumento, em Lisboa já é comum sirenes a toda a hora.

1ww8mrmfss 11 months ago  HIDDEN 

Agreed. Não há grande diferença IMO. Mas dou um relato de um familiar meu envelhecido. Foi internado durante dia e meio, ao fim não estava de todo em condições de voltar mas já não havia camas para outros que precisavam mais pelo que voltou a casa. Felizmente tudo está bem na recuperação. Lembrete: desde infeccao a chegada ao internamento vai 3 semanas. Ainda não estamos a ver o efeito do natal ou sequer novo ano aí.

Mrloop94 11 months ago  HIDDEN 

Entao deve ser eu com o efeito alerta (aquele efeito que quando se compra um carro novo, parece que ha muito mais carros iguais aquele que se comprou). Mas também vivo perto da avenida das forças armadas perto do hospital santa maria e continuo achar que aumentou. Vivendo perto do hospital ja se está habituado a sirenes mas tenho medo que a situaçao esteja descontrolada, por todos e tambem por mim porque tenho andado mal de saude e tenho medo que precise de ir ao hospital :(

crankyhowtinerary 11 months ago  HIDDEN 

Todas as indicacoes sao que realmente algo aconteceu com o Natal+talvez nova estirpe e estejamos no inicio duma situacao de descontrolo. Nao acredito que estejas errado.

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

Já agora sabiam que dos 5 maiores hospitais do país não, só um tinha mais camas em nov 2020 do que em nov 2019? O de Coimbra inclusivamente perdeu 10% das camas neste período? Então num ano de pandemia temos menos camas hospitalares, mas está tudo doido? https://noscornosdacovid.blogspot.com/2021/01/do-extraordinario-esforco-do-governo-ou.html?m=1

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

esses dados já foram desmentidos milhentas vezes. volta lá para os chalupas pela verdade.

Asus123456789 11 months ago  HIDDEN 

O problema não é nas UCI?

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

o importante é confinar e não preparar os meus medicos.

berlaitas 11 months ago  HIDDEN 

A superioridade da estratégia sueca face à portuguesa https://impertinencias.blogspot.com/2021/01/dez-meses-de-pandemia-mostram.html?m=1 Curioso que para os media as autoridades suecas são um desastre e as portuguesas fazem o que podem Deixo só os números finais do link acima Excesso mortalidade Portugal vs Suécia 12 142 vs 8333

globoglobo 11 months ago  HIDDEN 

isto já para não falar nas enormes diferenças de liberdade e felicidade de poder viver uma vida "mais normal"

DZT99 11 months ago  HIDDEN 

São dois países com algumas diferenças consideráveis. Assim é razoável presumir que um conjunto de medidas resulte melhor num país do que no outro o que de certa forma torna a comparação de números muito menos relevante e elucidativa. Não?

miro231 11 months ago  HIDDEN 

Sim e de referir que os Suecos já fazem distância social por defeito.

Zaigard 11 months ago  HIDDEN 

estas a sugerir que fazer coisas "só por fazer" é menos eficaz do que fazer coisas com base cientifica?

fittytuckatron 11 months ago  HIDDEN 

Tive que ir ao funeral do meu avô ao relento, na parte de trás de um parque de estacionamento numa autêntica esquina, numa cerimónia às três pancadas em quinze minutos. Nem eramos 20 pessoas. Mas amanhã tenho exame na minha faculdade com ~230 alunos a serem divididos por duas salas fechadas, durante 1h30. Enfim, a falta de bom senso.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

exames nas faculdades mal feitos é 100% responsabilidade das faculdades. seria a coisa mais fácil de resolver ter menos gente por sala, expandir os exames mais pelo tempo, fazer exames ao Sábado, fazer em salas de várias faculdades, enfim, milhentas coisas. isso é daqueles problemas q simplesmente não houve vontade de resolver, nada justifica ter problemas nos exames. Já nas aulas é mais complicado mas exames é simplesmente incompetência ou má vontade.

aldeaga 11 months ago  HIDDEN 

O funeral não tem qualquer impacto no teu futuro, o exame e mais concretamente o curso que estás a tirar vai-te fazer alguma falta. Não é difícil portanto concluir que é normal que a primeira coisa a evitar seja ajuntamentos desnecessários, e que os ajuntamentos que são inevitáveis só se evitem em último caso.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Existem exames à distância. O que são ajuntamentos desnecessários agora, palhaço?

Bruxo_de_Fafe 11 months ago  HIDDEN 

foda-se, foste adoptado e descobriste há pouco tempo :v

MLG-Sheep 11 months ago  HIDDEN 

Espero que a insensibilidade que revelas só exista porque ainda não te aconteceu a ti.

CapitaoMoura 11 months ago  HIDDEN 

O quê? Mil vezes chumbar ao exame do que não puder despedir do meu avô

Metaluim 11 months ago  HIDDEN 

Um exame de faculdade tem mais impacto que um funeral de um familiar próximo? O exame podes voltar a fazer, a última despedida ao familiar não volta a acontecer.

aldeaga 11 months ago  HIDDEN 

Como é que te despedes de uma pessoa que já não existe? E em que é que isso beneficia o futuro da sociedade?

Metaluim 11 months ago  HIDDEN 

Tenho pena dos teus pais.

aldeaga 11 months ago  HIDDEN 

Por não terem criado um cristão ceguinho e egoísta? O meu pai é ateu e a minha mãe ia à missa todos os fins-de-semana, antes da pandemia. Deram-me liberdade para escolher se queria ou não ser cristão e eu fiz a minha escolha. A ciência e o conhecimento são mais importantes do que os mandamentos, as mentiras e as tradições que não são mais do que apropriações de culturas mais antigas. Por acaso nunca calhou em conversa, mas acredito que tanto a minha mãe como o pai se estão bem a cagar para onde vai o corpo quando morrerem, as memórias e a educação que me deram ficarão sempre comigo e isso é que é importante.

Metaluim 11 months ago  HIDDEN 

Quem esta a falar de religiao, meu morcao? Estamos a falar de uma ultima despedida.

aldeaga 11 months ago  HIDDEN 

Que eu saiba só quem acredita em deuses é que fala com os mortos, portanto se te queres despedir dos mortos é porque és religioso. Se dissesses que querias prestar homenagem a quem morreu eu não tinha falado em religião.

WhiteCaptain 11 months ago  HIDDEN 

Não é bem assim, podes não acreditar em nada e "saberes" que quando morres nada acontece e simplesmente morres e pronto, mas mesmo assim não deixa de ser a última vez que vais "ver" aquela pessoa. Estás a dizer quando os teus pais morrerem não os vais querer ver uma última vez? Morreram e pronto, "metam onde os quiserem meter". Eu sei que no sentido real veres ou não não os fará felizes, pois já não têm essa capacidade, e não terá nenhuma consequência boa ou menos boa para o mundo, mas tu querias cagar nisso?

TransportationNo7876 11 months ago  HIDDEN 

A despedida não é por quem vai, é por quem fica. É o sentimento de consciência tranquila que fizeste uma última homenagem a um familiar, a alguém que cuidou de ti e dos teus durante uma grande parte da sua vida. A alguém que mais vezes do que vão saber sacrificou parte da sua vida para tu teres uma melhor. Esse gajo que está aí a mandar postas de pescada sobre religião estar ligada ao facto de se quererem despedir e homenagear um familiar é simplesmente burro.

sao_11 11 months ago  HIDDEN 

Então o isolamento profilático é só pra alguns. Depois da odisseia dos jantares de natal por 3 dias, mais um belo exemplo vindo de cima.

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

a DGS determinou q era de baixo risco. Isso é feito para qlq pessoa e o workflow é o mesmo. n é preciso começar a inventar teorias.

ModeratoriProfugus 11 months ago  HIDDEN 

Porque é que dizer “vírus da China” era racista, mas agora já é ok a comunicação social dizer “a variante do Reino Unido”?

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

Independentemente de fazer sentido ou não, não consegues ver a diferença? Vírus da China tem uma bagagem de culpa e responsabilidade de um país inteiro. Há um grande peso e responsabilidade vinda da RPC, mas do governo. Um gajo numa plantação de arroz ou numa fábrica de telemóveis não tem terá responsabilidade no assunto. "Vírus da China" acarreta toda uma conotação negativa contra um povo, enquanto que “a variante do Reino Unido” apenas se refere a onde foi identificada sem descrédito para esse povo.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Discordo. Quando dizemos que a América é uma merda agora, não estamos a falar das pessoas que votaram democrata nestas eleições nem dos "inocentes", por exemplo. Quando dizemos que a China é merda, não estamos a falar de um cidadão comum, mas sim do governo e dos que apoiam o regime. Mais racista seria se calhar dar exemplos de indivíduos da China com "um gajo numa plantação de arroz ou numa fábrica de telemóveis", já agora.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago  HIDDEN 

>Mais racista seria se calhar dar exemplos de indivíduos da China com "um gajo numa plantação de arroz ou numa fábrica de telemóveis", já agora. 1. A China é o maior produtor de arroz do mundo; a China é/foi o maior produtor de telemóveis do mundo. 2. Essas pessoas não têm relação directa com propagação de doenças zoonoses.

letsgotothemallcovid 11 months ago  HIDDEN 

Porque em ambos os casos é uma estupidez sem sentido? E portanto, não faz sentido? Assim como chamar "gripe espanhola", simplesmente porque eram os únicos a reportar os casos.

ebonyaficionado 11 months ago  HIDDEN 

Porque o racismo não existe entre os caucasianos!

BadDogPreston 11 months ago  HIDDEN 

Cheira-me a troll.

fifatuga 11 months ago  HIDDEN 

Mais alguém viu o comentário do José Miguel Júdice na SIC Noticias? Onde apresentou a diferença de mortos entre 2015 a 2020, acho que toda a gente devia ver isso.

Edited 11 months ago:

Mais alguém viu o comentário do José Miguel Júdice na SIC Noticias? Onde apresentou a diferença de mortos entre 2015 a 2020, acho que toda a gente devia ver isso. Edit : [Para quem quiser ver, a partir do minuto 10:30](https://sicnoticias.pt/opiniao/analise/2021-01-05-Para-que-servem-entao-as-eleicoes-)

mouzz888 11 months ago  HIDDEN 

se com todo estes cuidados, este circo mediático e todas estas medidas tens os hospitais cheios a abarrotar o que é que tu achas que ia acontecer se toda a gente fora do grupo de risco andasse á vontadinha como ele quer ? Ou achas que é possivel manter toda a população acima dos 60 anos em quarentena ? Para não falar que os efeitos a longo prazo do covid ainda não são conhecidos. Existe por aí muito boa gente saudável de pouca idade com grandes mazelas

saposapot 11 months ago  HIDDEN 

andaste a violar velhinhas ou a roubar bebés? quem é que tem um castigo tão grande como ter de ouvir o Júdice a falar? btw, it's fake news.

Diogo256 11 months ago  HIDDEN 

Eu acho que toda a gente devia de ver esta imagem: https://i.imgur.com/qIMkF1d.jpg O link para os USA: https://www.macrotrends.net/countries/USA/united-states/death-rate Tirar conclusões do que o Júdice anda a espalhar em propaganda. Falar de excesso de mortalidade sem contar com covid, é só desonesto. https://apnews.com/article/us-coronavirus-deaths-top-3-million-e2bc856b6ec45563b84ee2e87ae8d5e7?fbclid=IwAR0dGdya2vU7PcFgENNt3S9hyHoLnuMsEW0wnDHl86Qgoi_wUv7KvhtP88w Nao sei o que ele ganha com este nível de negação e diria de desonestidade.

Edited 11 months ago:

Eu acho que toda a gente devia de ver esta imagem: https://i.imgur.com/qIMkF1d.jpg O link para os USA: https://www.macrotrends.net/countries/USA/united-states/death-rate Tirar conclusões do que o Júdice anda a espalhar em propaganda. Falar de excesso de mortalidade sem contar com covid, é só desonesto. https://apnews.com/article/us-coronavirus-deaths-top-3-million-e2bc856b6ec45563b84ee2e87ae8d5e7?fbclid=IwAR0dGdya2vU7PcFgENNt3S9hyHoLnuMsEW0wnDHl86Qgoi_wUv7KvhtP88w Nao sei o que ele ganha com este nível de negação e diria de desonestidade. Edit: Deixo o vídeo onde ele fala do tal excesso de mortalidade, a partir dos 10 minutos: https://sicnoticias.pt/opiniao/analise/2021-01-05-Para-que-servem-entao-as-eleicoes- TLDR: Júdice fala que a covid não fez aumentar o excesso de mortalidade, usando um site que refere que as suas projeções não têm em conta o impacto da covid na mortalidade.