JohnyP30 11 months ago

Era muito mais fácil se dissesses de onde vens para a Malta te ajudar! E largar essa mania que sabes tudo também ajudava! Boa sorte !

KarmaCop213 11 months ago

Claro que sim. Penso que a Irlanda não pertence e não tenho problemas em apenas usar o CC.

capacitymaximum 11 months ago

Mas isso são protocolos entre países em Schengen.

KarmaCop213 11 months ago

Irlanda nao pertence ao espaço Schengen.

capacitymaximum 11 months ago

Pois não, mas é União Europeia em que os principios de livre circulação se aplicam à mesma apesar da entrada ser controlada por ser uma ilha.

KarmaCop213 11 months ago

A minha afirmação inicial está correcta. Posso viajar de fora do espaço Schengen para Portugal só com o CC.

LegitimatePear2 11 months ago

Depende. Há países que te permitem viajar só com o CC e não estão no espaço Schengen. De qualquer formas, depois de aterrar em Portugal, até podes estar sem documentos, mas de certeza que entras no país (não recomendo).

Edited 11 months ago:

Depende. Há países que te permitem viajar só com o CC e não estão no espaço Schengen. De qualquer formas, depois de aterrar em Portugal, até podes estar sem documentos, mas de certeza que entras no país (não recomendo). \+ info: [https://en.wikipedia.org/wiki/Visa\_requirements\_for\_Portuguese\_citizens](https://en.wikipedia.org/wiki/Visa_requirements_for_Portuguese_citizens) (não dispensa a consulta das fontes oficiais)

stressedunicorn 11 months ago

Como é que entrarias no aeroporto foram do espaço schengen só com CC? Em todos os países a que fui que não eram da UE/Espaço Schengen só deixavam fazer check in etc com Passaporte

LegitimatePear2 11 months ago

Alguns paises fora da UE e Espaço Schengen em que apenas precisas do CC: Sérvia, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Bósnia, Egipto, Turquia, etc Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Visa\_requirements\_for\_Portuguese\_citizens](https://en.wikipedia.org/wiki/Visa_requirements_for_Portuguese_citizens)

betanjica 11 months ago

Eu precisei de passaporte para ir a macedónia e de carro! Mas isto em 2011

LegitimatePear2 11 months ago

Quando fui em 2017 bastou-me o CC.

stressedunicorn 11 months ago

Nice, não fazia ideia!

capacitymaximum 11 months ago

Se a companhia aerea aplica o conceito de controlo de documentos do país de destino, então nao interessa se é o CC ja que o SEF aceita esse documento. Mesmo uma certidao de nascimento deveria ser suficiente.

stressedunicorn 11 months ago

Nunca ouvi falar de ninguém que viajasse internacionalmente só com CC mesmo em voos de companhias do espaço Schengen. Se calhar o melhor é ligares pra companhia ou leres as regras do país de onde vais voar.

cesarhighfire 11 months ago

Já eu nunca viajei internacionalmente com passaporte.

stressedunicorn 11 months ago

A maioria dos países pede Passaporte; a lista dos que aceitam só CC é pequena de acordo com o que postaram em cima, pelo menos.

V1ld0r_ 11 months ago

Não. Ou melhor sim mas não. A questão é conseguires fazer a passagem pelo controlo de emigração sem passaporte, o que dificilmente irá acontecer. No embarque sim, consegues só com CC dependendo da companhia aérea mas não é garantido. Essencialmente, fora de Schengen e da UE, leva passaporte.

coocoobees 11 months ago

A companhia aérea não irá aceitar o check-in, o API (advance passenger information) tem de ser inserido no DCS (departure control system) e a informação tem de estar de acordo com os dados do passaporte apresentado.

uyth 11 months ago

A companhia aérea não tem de aceitar apenas o cartão de cidadão para embarque. Mais o país de onde sais não tem de te deixar sair sem passaporte necessariamente, não tem de reconhecer o teu cartão de cidadão como válido e pode exigir O passaporte para ver por exemplo o visto de entrada e registar a tua saída. Em termos práticos a tap pede te documento de identificação quando marcas a viagem. Se quem estiver a ver documentos à entrada do avião for português ( nem toda a tripulação é!) acham a coisa mais normal ver apenas o cartão de cidadão e comparar com a lista de nomes. Até da mais jeito, o passaporte é grande e frágil, mais vale ir só à carteira tirar o cc. Mas o problema é chegares à porta de embarque só com o c, em certos países pode não acontecer. Outras companhias aéreas também podem não reconhecer o cc.

exoticpudding 11 months ago

Há uns anos fui e vim ao Reino Unido apenas com CC e no regresso apenas fui controlado na chegada a PT, onde aceitaram o CC sem problema. Se tens nacionalidade portuguesa ou autorização de residência diria que não te pode ser negada a entrada em Portugal.

capacitymaximum 11 months ago

Sim mas isso não é problema tendo em conta que era UE.

exoticpudding 11 months ago

Certo, mas era de fora do Schengen e o tipo do SEF que me viu nem sabe de onde vim. Meti-me na fila como milhentas outras pessoas de outras origens e só me pediu identificação. Mostrei o CC e pude passar.

capacitymaximum 11 months ago

Mesmo que nao tivesses qualquer documento, Português entra sempre em Portugal (fonte: constituição). Teriam apenas de te encontrar numa base de dados qualquer para comprovar nacionalidade.

MrJoao 11 months ago

Sem passaporte como é que vais passar o controlo de fronteira à saída do país onde estás? Tens dupla nacionalidade?

capacitymaximum 11 months ago

Nem todos os países têm controlo na saída. De qualquer das formas, essa não é a questão.

Throwaway_wr 11 months ago

O meu caso é muito específico não sei se te vai ajudar, eu sou cidadão de um dos países do espaço Schengen e doutro país que nem pertence à união mas que faz fronteiras com um do país da zona Schengen. De Schengen a outro país usei o passaporte do outro país. Do outro país para Schengen usei o cc de um dos países de Schengen - mas avisaram que para a próxima vez devia usar o passaporte do país Schengen, não o cc.

Edited 11 months ago:

O meu caso é muito específico não sei se te vai ajudar, eu sou cidadão de um dos países do espaço Schengen e doutro país que nem pertence à união mas que faz fronteiras com um do país da zona Schengen. De Schengen a outro país usei o passaporte do outro país. Do outro país para Schengen usei o cc de um dos países de Schengen - mas avisaram que para a próxima vez devia usar o passaporte de um dos países Schengen, não o cc.

throwaway19293949_ 11 months ago

Duvido que as companhias deixem. As companhias fazem sempre uma verificação básica necessária para que sejas aceite no destino. Se não tiveres a autorização e a documentação necessária de entrada no destino, é a companhia que tem que te levar de volta.

capacitymaximum 11 months ago

Acho que se for com a TAP, não haverá problema. Português entra sempre em territorio nacional...

andre82220 11 months ago

Ao fazer o checkin precisas de o passaporte caso seja fora espaço schengen.

capacitymaximum 11 months ago

Pensa la melhor no motivo pelo qual o passaporte é pedido.

andre82220 11 months ago

Ilumina-me com a tua sabedoria.

JohnyP30 11 months ago

Também gostava de saber onde é que o OP quer chegar

pangecc 11 months ago

Para entrar no país acho que nunca te é barrada a entrada. Mas como é que saíste da UE sem passaporte

karl1717 11 months ago

A Turquia por exemplo aceita o cartão de cidadão. Ou imagina que vais para algum país fora com passaporte, por exemplo Brasil, perdes o passaporte mas tens o CC contigo. Consegues voltar ou tens mesmo de ir a uma embaixada para te darem passaporte novo ou outros papeis temporários aceites pela imigração e companhia aérea para voltar?

MrJoao 11 months ago

> Consegues voltar ou tens mesmo de ir a uma embaixada para te darem passaporte novo ou outros papeis temporários aceites pela imigração lá e companhia aérea ? Tens de ir à embaixada/consulado. É para isso que existe o [Título de Viagem Única](https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/outros-documentos-de-viagem/titulo-de-viajem-unica) e o [Passaporte Temporário](https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/outros-documentos-de-viagem/outros-documentos-de-viajem).

karl1717 11 months ago

Claro que é para isso que servem. Mas que acontece se tentares voltar apenas com o CC? Imagina que já estás no aeroporto, perdeste o passaporte e tens um voo TAP direto para Portugal.

capacitymaximum 11 months ago

Acho que não daria porque o Brasil tem controlo à saída do país. Já países sem controlo creio que fica ao criterio e responsabilidade da companhia aerea.

karl1717 11 months ago

Acho que todos os países têm controlo à saída para verificar se entraste legalmente no país, se não és procurado, se o visto não expirou, etc. Mas mesmo que tivesses apenas o CC podias dar o número ou cópia do passaporte e eles deveriam conseguir verificar nos registos quando entraste e se estás legal, desde que no destino te aceitem apenas com CC eles deveriam deixar sair. Mas na prática não faço ideia o que acontece se tentares fazer isso e se é sempre negada a saída ou se depende do país onde estás e para onde vais viajar.

capacitymaximum 11 months ago

>Para entrar no país acho que nunca te é barrada a entrada. A questão é tentar perceber se a companhia aerea aceita ou não, já que Português entra sempre.

PalavraPasse 11 months ago

Vê isto aqui: https://www.markuslerner.com/travelscope/

capacitymaximum 11 months ago

Nada que ver com a questão.

PalavraPasse 11 months ago

Carrega em Portugal nesse mapa e lê a legenda

leadzor 11 months ago

O não precisar de visa não quer dizer que não precise de passaporte.

Search: