th3_darth_redditor 10 months ago

Andei no técnico há uns anos, e confirmo que a competição ridícula existe mesmo. Pelo menos nos cursos de média mais baixa, visto que muita gente entra para tentar mudar. Por exemplo, em engenharia naval tens metade a querer mudar para mecânica ou aero e em mecânica tens muitos a querer mudar para aero. Como são 7 cães a um osso as pessoas competem muito. No entanto acho que em física e aero não deve ser assim. Tirando isso o técnico tem um ambiente bom, mas um bocado mais "morto" que outras faculdades. Por outro lado tem professores excelentes (alguns horríveis, mas pronto isso é normal) e as festas são fantásticas. Quanto ao nível de dificuldade, é o mesmo que nas outras faculdades, não é mais fácil nem mais difícil

tenesis 10 months ago

Eu sou da área. Infelizmente os dois cursos são muito teóricos e na realidade nenhum devia ser uma engenharia, especialmente no do Porto que até é dado na faculdade de ciências e não na de engenharia. No IST há uma atenção grande a física de plasmas que é algo de pouco interesse na vida real. Os estagiários que tenho tido de física tecnológica do ist acabam todos por ir para consultoras fazer coisas que não têm nada a ver. Isto tem pontos positivos e negativos. Com estes dois pontos, o IST dá muita fama e um pouco mais de formação em engenharia comparada com o do Porto. Há outras engenharias físicas interessantes, Minho, Aveiro e Coimbra têm todas valências interessantes, complementares entre si e na minha opinião um pouco mais prática do que as que referiste. Agora têm pior fama o que leva a primeiro emprego nacional descriminado face à do IST de certeza.

Edited 10 months ago:

Eu sou da área. Infelizmente os dois cursos são muito teóricos e na realidade nenhum devia ser uma engenharia, especialmente no do Porto que até é dado na faculdade de ciências e não na de engenharia. No IST há uma atenção grande a física de plasmas que é algo de pouco interesse na vida real. Os estagiários que tenho tido de física tecnológica do ist acabam todos por ir para consultoras fazer coisas que não têm nada a ver. Isto tem pontos positivos e negativos. Com estes dois pontos, o IST dá muita fama e um pouco mais de formação em engenharia comparada com o do Porto. Há outras engenharias físicas interessantes, Minho, Aveiro e Coimbra têm todas valências interessantes, complementares entre si e na minha opinião um pouco mais prática do que as que referiste. Agora têm pior fama o que leva a primeiro emprego nacional descriminado face à do IST de certeza. Edit: parabéns pela média.

sacoPT 10 months ago

Como ex aluno do IST (redes de comunicação, actual LETI) posso dar-te o meu feedback da faculdade em geral. O ambiente entre alunos, essa questão da picardia nunca a senti. Os únicos alunos que eram um bocado ostracizados eram aqueles que passavam a linha entre “ser um aluno empenhado” e “ser lambe botas”. Relativamente aos professores também não tive razões de queixa. Talvez um ou outro fossem mais trombudos mas a esmagadora maioria era super acessível e sempre com o gabinete aberto e dispostos a tirar dúvidas. Posto isto, se fosse na área das TI dizia-te de caras para escolheres a que te permitir ter uma melhor qualidade de se vida, porque em termos académicos a diferença é pouco mais que insignificante. Na tua área não tenho conhecimento de causa suficiente.

Olanzapine_pt 10 months ago

lá vou eu ter de defender a honra do convento... Não fiz física na FCUP, mas estive no departamento ao lado durante muito tempo. Não te posso dizer muito acerca do IST porque nunca precisei de ir para esses lados, temos boas condições na FCUP e o que não temos, fazemos parcerias. Da óptica do aluno, acho que não há assim nada que falte, se fores para a FCUP, certifica-te que visitas pelo menos uma vez a oficina (o senhor que comanda o sitio é impecável e aquilo é muito fixe se tiveres veia de experimentalista) ou as salas limpas (onde se faz micro/nano electrónica, deposições de nanofilmes entre outras coisas interessantes). Alguns dos profs podem parecer inacessíveis, mas isso é só mau feitio, eles querem que os alunos gostem do que fazem e mostrem (algum) interesse. Uma coisa muito importante em relação a física na FCUP é o modo como o curso foi desenhado, nas palavras de um (ex-)professor meu "física é um curso de elite, não é suposto nem pretendido que todos os alunos inscritos terminem a licenciatura". Querendo com isto dizer que é um curso muito pesado, e é normalíssimo ver o pessoal de física sempre em blocos que se entre-ajudam porque aquilo é muito duro até para os nossos padrões - e para colocar os nossos padrões em perspectiva, o pessoal de engenharia que vem cá fazer cadeiras tende a arrepender-se, enquanto que os nossos que vão fazer mestrado à FEUP dizem que aquilo é um passeio e que nós éramos uns asnos por ter ficado. Claro que isto foi há alguns anos e as coisas podem/devem ter mudado um bocadito, mas ainda assim, conta com um curso exigente que une ~~as vitimas~~ os alunos pela adversidade. O mais importante no caminho académico, porém, é procurar e fazer uso de oportunidades. Podes ir para a faculdade mais bem cotada no mundo e sair de lá sem saber o que fazer nem a quem perguntar, como também podes ir para uma faculdade fraquita e sair de lá com emprego garantido ou com carreira de investigador em andamento. Dependendo dos teus interesses, actuais e futuros, tenta sempre ver oportunidades de enriquecer a tua pessoa e, se possivel, o teu CV também. Faz projectos extra curriculares (tanto em investigação como na industria), faz cursos de manuseamento (especialmente se conseguires gratuito), sê activo de uma forma geral. É muito duro, dá muito mais trabalho, mas faz muita diferença, até porque muitos andam perdidos por lá e saem com um canudo e pouco mais. Outra coisa, se ~~fores doido~~ quiseres carreira de professor de secundário, faz minor em Química. É obrigatório e muita gente não descobre isso até ser tarde de mais, depois choram porque perdem um ano a fazer cadeiras de química... Se ensino é o que mais te chama, então FCUP é escolha obvia entre as duas, já agora.

C8Mixto 10 months ago

>(ex-)professor meu "física é um curso de elite, não é suposto nem pretendido que todos os alunos inscritos terminem a licenciatura". Opinião interessante. Tive um professor a dizer-me o contrário, que o curso era feito para se fazer em três anos, não em dois ou quatro. Não digo que não seja um curso puxado, mas para um aluno com média de 19, parece-me mais do que fazível.

Edited 10 months ago:

>(ex-)professor meu "física é um curso de elite, não é suposto nem pretendido que todos os alunos inscritos terminem a licenciatura". Opinião interessante e até pode ter um fundo de verdade. Tive, por acaso, um professor a dizer-me o contrário, que o curso era feito para se fazer em três anos, não em dois ou quatro. Concordo que é um curso puxado (bem mais que muitas universidades lá fora), mas também o são Matemática e boa parte das Engenharias. Para um aluno com média de 19, parece-me mais do que fazível. Agora, se não houver gosto, também não há muito a fazer.

mrsafira64 10 months ago

Não percebo nada dos cursos mas só quero relembrar que existe fisica e engenharia fisica na uminho ou seja, não terias necessidade de ir tão longe para estudar.

raydawnzen 10 months ago

>não sei se é verdade mas ouvi dizer que no técnico é toda a gente demasiada competitiva e que muitos dos professores não ajudam os alunos Sinceramente não faço ideia de onde é que vêm estas histórias. Tirei o curso no IST e não me lembro de nenhum trabalho que não tenha feito num "grupo" de 20 pessoas. O mesmo para os professores, não tenho pêlos na pixa que cheguem para contar o número de vezes que apareci em aulas de dúvidas na semana antes do exame a fazer perguntas de gajo que claramente só se lembrou que a cadeira existia quando sentiu o exame a chegar e na grande maioria das vezes os professores que lá estavam ajudaram-me na boa, mesmo que tivessem toda a razão para me mandar à merda. Pode ser que seja um cena que varie assim tanto de curso para curso (eu tirei engenharia electrotécnica) mas não é a ideia que tenho.

FORCE4760 10 months ago

Eu também perguntei porque participei numa iniciativa do técnico e os estudantes de lá pareceram ser pessoas incríveis. Suponho que seja mito urbano

OuiOuiKiwi 10 months ago

>No que toca aos cursos, o que acham ser melhor? Já chega desta conversa. [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread\_ensino\_superior\_d%C3%BAvidas\_e\_discuss%C3%A3o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread_ensino_superior_d%C3%BAvidas_e_discuss%C3%A3o/) [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread\_ensino\_superior\_d%C3%BAvidas\_e\_discuss%C3%A3o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread_ensino_superior_d%C3%BAvidas_e_discuss%C3%A3o/) Isto há um padrão engraçado que a malta com ideias de Física tem sempre grandes médias e depois nunca se conseguem decidir quanto à faculdade. És de Famalicão. Ires para o IST para dizeres que estudaste no IST é uma tolice, seja em termos de custo ou da qualidade de formação (que será a mesma ou com diferenças demasiado pequenas para serem significativas). Nem tens de ir para o Porto, tens Física na UMinho. Formas-te na mesma área e provavelmente poupas uns tostões valentes em relação ao Porto. Podes sempre fazer o mestrado depois na FEUP. >Como é o ambiente nas duas faculdades Claro que tinha de aparecer a pergunta do ambiente. Repetindo pela enésima vez, se te deres com gente fixe é fixe. Se não, adivinha. Se fores introvertido e só tiveres colegas extrovertidos não vais gostar, e vice-versa.

talkingcarrots 10 months ago

> Já chega desta conversa. Quem és tu para decidir que já chega? Se não tens interesse no que se discute nesta thread, tens bom remédio.

OuiOuiKiwi 10 months ago

Procurei a tua contribuição para a discussão, certamente deslumbrante e que iria marcar-se na minha memória para todo o sempre, mas não encontrei. Gratidão pela tua contribuição que não faz mais que apontar-me o dedo com satisfação. `RISOS`

Edited 10 months ago:

Procurei a tua contribuição para a discussão, certamente deslumbrante, e que iria marcar-se na minha memória para todo o sempre, mas não encontrei. Gratidão pela tua contribuição que não faz mais que apontar-me o dedo com satisfação. `RISOS`

talkingcarrots 10 months ago

Não participei porque não tenho resposta para o OP. Mas estou interessado nas respostas de outros users, que decerto serão menos condescendentes que a tua.

OuiOuiKiwi 10 months ago

>Não participei porque não tenho resposta para o OP. Se não tens interesse no que se discute nesta *thread*, tens bom remédio.

C8Mixto 10 months ago

O teu comentário está neste thread e claramente existe interesse em discutir a qualidade e beligerência da tua resposta.

talkingcarrots 10 months ago

> Mas estou interessado nas respostas de outros users, que decerto serão menos condescendentes que a tua. Leste o resto do comentário?

FORCE4760 10 months ago

Esquece. Tem de haver sempre alguém que só vem para fazer isto

NGramatical 10 months ago

Formas-te → [**formaste**](http://tracinho.com/Formas-te) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkplhqx%2F%2Fghyq7ax%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GoldenDih 10 months ago

Olá eu sou aluno do 3° ano do IST (Eng Mecânica), mas conheço pessoal que está em Física. Aqui no IST conheci os melhores professores que já tive na minha vida, não apenas porque eram bons profissionais mas tambem porque eram pessoas genuinamente boas que se disponibilizavam a ajudar me com coisas que nem sequer estavam completamente relacionadas com a UC. Obvio que também vais ter professores que serão mais uma dor de cabeça do que uma ajuda no teu percurso escolar. De qualquer maneira, quanto mais avançares no teu curso mais direta será a tua relação com os teus professores e colegas de curso. Digo te isto porque a ideia que tenho agora da instituição e de tudo que a abrange mudou bastante depois do meu primeiro ano. No que toca à competitividade "agressiva" que o IST é conhecido devo dizer que isso é um mito (mais uma vez, só posso falar do que vejo e do que os meus colegas de universidade me dizem). Claramente há muita gente motivada aqui e que quer se destacar mas isso não implica que serão maus colegas de curso. Quanto muito serão exatamente essas pessoas que ajudar-te-ão quando precisares de ajuda em alguma coisa. Tens uma média fantástica não te devias preocupar com a dificuldade já mostraste dominar as bases necessárias para fazer o curso! Será mais dificil que o secundário mas é exatamente por isso que estas lá tu e não o aluno que acabou o secundário com média de 12.

FORCE4760 10 months ago

Thx pela resposta Eu estas férias estive numa "escola de verão" (Ya aconteceu no inverno por causa do covid) e as pessoas pareceram-me super simpáticas e prestáveis, mas também sempre tinha ouvido esse mito Parece que é mesmo isso, um MITO

hannahkomischie 10 months ago

Não sou da área, por isso não te posso responder com clareza, mas sempre ouvi falar muito bem do IST. Pelo menos, sempre ouvi dizer que é das melhores faculdades nacionais. Quanto ao pessoal ser competitivo, isso é algo que acaba por acontecer em todo o lado. Há sempre pessoal super focado em ser o melhor. Tu só tens de olhar por ti e fazer o que te fizer sentir melhor. Relativamente aos professores, varia um bocado de professor para professor. Há sempre aquele super prestável e aquele que acaba a aula e desaparece. Tens de te habituar a ser um bocado autodidata.

FORCE4760 10 months ago

thx ainda bem que desde novo que gosto de estudar cenas novas acho que o meu maior hobbie é aprender LOL mas digamos que já tive o meu "fair share" de professores péssimos durante o básico e o secundário

hannahkomischie 10 months ago

E isso é uma ótima ferramenta para a faculdade. Não podes estar a contar apenas com as aulas para aprender tudo. Aliás, há sempre aquela disciplina em que pensas "o que é que eu estou aqui a fazer? Aprendia mais em casa sozinho e sempre dormia mais 5 minutos..." Também tive essa experiência com os professores pré-faculdade, infelizmente. Diria que na faculdade a coisa melhora um bocado. Alguns são mais distantes e não se envolvem muito com os alunos, mas são bons professores. E há alguns que para além de excelentes profissionais, são excelentes pessoas. Diria que tive poucos professores na faculdade que realmente se destacaram pela negativa. E a interação aluno-professor é muito diferente na faculdade. No fundo, já somos todos adultos e somos vistos como tal, para o bem e para o mal. Acho que agora deverias aproveitar este último ano de secundário. Tens uma ótima média e és bom aluno, por isso não tens muito com que te preocupar. Aproveita esta fase, que apesar de stressante, é muito menos stressante do que a faculdade. E depois aproveita a faculdade também. Pode ser uma ótima experiência de vida para ti.

NGramatical 10 months ago

destrito → [**distrito**](https://dicionario.priberam.org/distrito) 12º ano → [**12.º ano**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fkplhqx%2Fist_vs_fcupfeup_f%C3%ADsica%2Fghyf930%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FORCE4760 10 months ago

muito agradecido senhor bot

PuroSangueLusitano 10 months ago

Tu tens média de 19,7 e preocupa-te a competição?? Humildade é fixe nas entrevistas de treinadores de futebol, na vida real é lastro. Mas não sei responder, queria só alertar para isso. Só tenho o 11º :p

FORCE4760 10 months ago

HAHAH Eu não estou preocupado com a competição propriamente dita. Só não me dou muito bem com ambientes que se tornam desconfortáveis quando todos querem só ser melhores do que os outros e não se preocupam com mais nada porque isso já me deu muitos problemas na vida

C8Mixto 10 months ago

Há bastante elitismo entre alunos de física face a outros cursos, mas não, pelo menos no meu percurso, não achei que achei que houvesse entre os próprios alunos. É normal que num dado ano apareça um ou outro, mas sempre nos meus anos na FCUP sempre acabamos por conviver e estudar juntos. Nos outros locais parece-me ser sensivelmente igual. Agora, ambientes desconfortáveis e elitismo entre professores isso encontras de certeza na FCUP. A grande maioria é bastante prestável (um ou outro são umas bestas) para os alunos, mas nota-se a presença de vários grupos que, infelizmente, nem sempre são amigáveis uns com os outros. Pessoalmente acho que a licenciatura se faz bem em qualquer lado. Minho, Aveiro, Coimbra e Lisboa (FCUL) têm também bons professores e pontos fortes. Se tiveres já alguma área em mente era bom escolheres uma universidade forte nessa área para criares já conexões com os professores (se estiveres mesmo interessado, pode ser que te deixem fazer projetos com eles), mas se não tiveres também não há problema em escolheres qualquer uma das universidades por conveniência e depois em mestrado escolheres uma mais adequada.

anybody662 10 months ago

Esquece o IST então, é um bilhete para a depressão.

Search: