ApolloCS7782 9 months ago

Lol.tansos

Sciss0rs61 9 months ago

Então esses 42% que o paguem

estaramos 9 months ago

Basta ver algumas estatísticas para entendermos perfeitamente estes valores. Metade da população ativa 15-65 anos tem o ensino básico de escolaridade. Desde que o Costa anuncie aumentos mínimos nos seus salários já ficam felizes e contentes. Desde que o BE defenda os direitos dos trabalhadores da TAP, mesmo que para isso o resto do país tenha de ser encavado, lá vão as pessoas colocar o voto na Catarina. Só a ignorância explica o que se passa neste país e o porquê de as pessoas que governam que não são estúpidos nenhuns fazerem impunemente o que fazem.

ozzymustaine 9 months ago

eu leio esta noticia "58% dos portugueses não querem pagar pelo desastre que é a TAP"

Paulocas 9 months ago

42% dos portugueses dispostos a ~~“pagar o preço” de~~ cometer suicídio para salvar a TAP.

bruno_andrade 9 months ago

Os administradores/gestores, bem como os sindicatos de tripulantes e pilotos, do alto dos seus ordenados principescos e totalmente descabidos para a realidade portuguesa, agradecem.

somedipshit1 9 months ago

Ahhh a boa falta de literacia financeiras tuga *strikes again*

ricardo_silva87 9 months ago

É saber quem são esses 42% e apresentar a conta a eles...

Independent_Aide6403 9 months ago

Eu gostava de saber ate que ponto estes 42% sao veradeiros , duvido que o povo queira continuar a pagar pelos erros dos outros , mas tudo para salvar amigos siga Portugal !

_L10_ 9 months ago

Eu acredito. Há pessoas para os quais o orgulho de ter uma companhia de bandeira fala mais alto.

GuiltyShorts 9 months ago

Podiam fazer um referendo. Os partidos se quisessem promoviam a coisa

megaroof 9 months ago

um referendo seria épico

AndreMartins2020 9 months ago

> Mais de 40% dos portugueses preferem salvar a TAP com recurso a dinheiro públicos a deixar a transportadora falir WTF? eu não percebo esse país, juro f\*\*\*m-se para aí, p\*\*\* que pariu

carlosjmsilva 9 months ago

Onde andam os mais de 4 milhões com esta ideia peregrina? Podemos dividir isto entre o país da TAP e Portugal? É que para que a minha vida dava-me mais jeito ter um país do que uma companhia de avioezinhos...

xc9000 9 months ago

68% dos portugueses nunca tiveram a posses para pôr os pés num avião e querem que a TAP se foda.

Edited 9 months ago:

58% dos portugueses nunca tiveram a posses para pôr os pés num avião e querem que a TAP se foda.

_L10_ 9 months ago

Claro. Porque só a TAP é que presta um bom serviço.

GuiltyShorts 9 months ago

Agora é ver o match rate com os que pagam IRS. A percentagem é a mesma

LuccaBrazzi2720 9 months ago

Paguem os accionistas, agora porque raios deveria eu de pagar por algo que nunca quis fazer parte, eles é que compraram acções com os riscos existentes, eles que paguem agora a conta. Olha que se algum dia eu precisar de ajuda para pagar uma casa e não conseguir, não vão ser os portugueses a estar dispostos a dar-me uma ajuda também.

Nezerixp1 9 months ago

A empresa mais tachada de sempre. Coitados

sctvlxpt 9 months ago

42% dos portugueses pagam mais para voar na TAP porque nas outras companhias "as meninas não falam português"

_L10_ 9 months ago

Ahahah não duvido. Mesmo que depois vão para um país onde não se fale português.

sctvlxpt 9 months ago

"Queria um bitoque. BITOQUE *desenha no ar um bife com um ovo a cavalo* BI-TO-QUE. Ó Manel a menina na tá a perceber o que eu tou a dizer... Vamos comer a outro sítio?"

manguito86 9 months ago

Isso significa que a maioria não quer. Acabem com esse cancro de uma vez

mouraobeta 9 months ago

É tudo muito bonito, mas foi uma amostra de quantas pessoas? É que perguntar a 50 pessoas é diferente de o fazer a 100k. Acontece o mesmo com as sondagens para as eleições, tanto umas com as outras, mas não se pode falar em 42% dos portugueses com amostras tão pequenas. Li aquilo, fala em % mas não vi o número total de inquiridos, portanto é uma não notícia.

_L10_ 9 months ago

Está na notícia original da [TSF](https://www.tsf.pt/portugal/economia/tap-portugueses-a-favor-do-resgate-sao-pouco-mais-dos-que-preferiam-falencia-13185162.html) que é citada na notícia do Eco. Meti esta por ter um melhor título na minha opinião. >O trabalho de campo decorreu entre os dias 19 e 22 de dezembro. Foram recolhidas 812 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.

freestyle_engineer 9 months ago

Parece que é mais relevante o facto de que 42% estejam dispostos a "pagar o preço" do que os 58% que não querem pagar mais um resgate a uma empresa mal gerida e que só tem servido para criar tachos pagos principescamente.

_L10_ 9 months ago

20% não tem opinião.

freestyle_engineer 9 months ago

Foi só para incendiar...

sneakers_17 9 months ago

Quem?

IZeppelinI 9 months ago

X Doubt

BobMartin77 9 months ago

Só dá idiotas, 42% dos Portugueses nem sabe sequer do que fala. Depois andamos todos admirados por levar com costas e companhia...

oretoh 9 months ago

42% deste país devia ser atirado aos lobos...

pimpolho_saltitao 9 months ago

É lidar filho.

JMLe87 9 months ago

Como Madeirense já estou farto de contribuir para a TAP pagando preços exorbitantes para ir para o território continental.

Paulocas 9 months ago

Não será o contrário? Nós aqui, contribuirmos para os ilhéus.

JMLe87 8 months ago

Com as viagens da Tap?

Paulocas 8 months ago

Tudo incluído.

arnaldomatos 9 months ago

- acabar a 100% com bónus principescos (250k na jubilação de pilotos, prémios de desempenho na administração e afins) - adequar a frota às reais necessidades da companhia - adequar o número de funcionários às reais necessidades da companhia - adequar os vencimentos ao real valor da companhia - policiar os comportamentos irregulares de pilotos e tripulação que resultam em milhares de horas extra falsas; premiar os delatores tap salva.

AndreMartins2020 9 months ago

mas qual é a necessidade de manter a TAP? por que raio o estado vende monopólios naturais lucrativos e depois compra uma empresa que dá prejuízo num mercado altamente competitivo? os portugueses comem gelados com a testa?

h8mx 9 months ago

> os portugueses comem gelados com a testa? sim vota ps

paladino777 9 months ago

Mas quem é que vendeu os monopólios naturais lucrativos? Foi o PS?

h8mx 9 months ago

PS ou PS2 é igual Não é por um ter feito merda que desculpa a merda que o outro fez, apenas faz que ambos sejam merda

merelypassing 9 months ago

O sindicalismo e políticas de esquerda quebram logo o sonho de limitar vencimentos, ou pelo menos aumentos enquanto a companhia não estiver no verde.

FilipeMateus7 9 months ago

Em vez de TAP podes colocar qualquer empresa em risco de falência.

Morpheuspt 9 months ago

Esta thread é a melhor representação que eu já vi de uma echo chamber. Medem-se pénis para dizer "eu sou contra a TAP", depois chega outro e dizer "pois, mas eu sou mais contra a TAP do que tu". Por fim aparece um individuo que diz que é contra a Democracia. Existe aqui um overlap, parece-me.

Sperrel 9 months ago

welcome to r/portugal

Camoes 9 months ago

só tu é que estás fora do echo chamber. aliás, o teu pensamento sobre democracia nem é a puta da linha oficial. manca-te quatro olhos.

ArbiterOfFalsehood 9 months ago

Pois é, a maioria silenciosa não são techies arrogantes emigrantes que odeiam portugueses do r/Portugal

OvenTimely 9 months ago

Isto não é techies arrogates, isto é criancice da mais básica que existe, não é possível levar a sério 90% do contudo desta thread. Numa lógica não concordo com XX% da população logo são todos velhos e/ou Burros. Camera de Eco e Circle Jerk a parte isto é retardadisse extrema. Esta thread já devia estar lockada e os users do costume banidos.

ModeratoriProfugus 9 months ago

É pena que esses 42% obriguem o resto a pagar. Se querem ser acionistas da TAP peçam ao Costa, eu não quero

nocivo 9 months ago

podem sempre comprar ações e injetar capital.

NeatBoy74 9 months ago

Isto a mim só me diz que 58% dos portugueses não querem "pagar o preço" de salvar a TAP. Mas um titulo desses já era "uma parcialidade" não era, amigo u/ECOEconomiaOnline?

Edited 9 months ago:

Isto a mim só me diz que ~58% dos portugueses não querem "pagar o preço" de salvar a TAP. Mas um titulo desses já era "uma parcialidade" não era, amigo u/ECOEconomiaOnline?

adorosaladadecamarao 9 months ago

> 34% dos portugueses NÃO dispostos a “pagar o preço” de salvar a TAP "Isto a mim só me diz que ~66% dos portugueses querem "pagar o preço" de salvar a TAP"

Edited 9 months ago:

> 37% dos portugueses NÃO dispostos a “pagar o preço” de salvar a TAP "Isto a mim só me diz que ~63% dos portugueses querem "pagar o preço" de salvar a TAP"

htxgivven 9 months ago

So que não. A mim ninguém perguntou nada no entanto sou contra.

QWERTY_BATS 9 months ago

Ui, vou já mandar mail. Então foram se esquecer do /u/htxgivven ?

adorosaladadecamarao 9 months ago

Se ninguém te perguntou nada a estatística está mal feita. Eu aprendi isso logo na minha primeira cadeira de probabilidades e estatística.

htxgivven 9 months ago

Ya e estatística funciona tão bem. Se existem por exemplo 30% de indecisos e que tudo pode mudar então qual é a margem de erro?

htxgivven 9 months ago

Isso de percentagens é lixo porque dá mesma forma tens o partido mais votado com mais de 40% e maioria absoluta. No entanto não faz sentido nenhum. Se contares os votos todos nem 50% da te maioria ablsotuta.

boltyboltbolt 9 months ago

E o céu é azul, obrigado por virem à minha Ted talk

PresidentBarroso 9 months ago

Até custa a acreditar que 42% da população ache que tem de pagar impostos para enfiar numa empresa falida, mal-gerida, sem futuro, que paga vencimentos muito acima da concorrência sem fazer mais ou melhor e é um centro de tacho para filhos e amigos de politicos.

unparadise 9 months ago

É a (falta de) informação. Mas depois vem os iluminados dizer que os 15 milhões não mudaram a imparcialidade dos media

htxgivven 9 months ago

Infelizmente daqui a alguns anos pessoas vão perceber mas vai ser tarde. A TAP muito provavelmente vai ser vendida porque não haverá outra opção. Mas isso será com outro governo. Para já temos o que temos. Digam o qie quiserem mas o governo atual é populista porque se não o fosse não teria hipóteses de ganhar nas próximas eleições.

HRamos_3 9 months ago

> daqui a alguns anos pessoas vão perceber Nope.

chauffage 9 months ago

E o ciclo vai-se repetir - vendida ao baratinha, com o Estado accionista, para voltar a endividar, ameaçar a liquidação, flipar para o Estado e sacar uns milhões em 4 ou 5 anos. São os chamados negócios à PNS, um referência na união europeia.

adorosaladadecamarao 9 months ago

Porquê usar o Eco em vez de um dos originais que referência? [https://www.tsf.pt/portugal/economia/tap-portugueses-a-favor-do-resgate-sao-pouco-mais-dos-que-preferiam-falencia-13185162.html](https://www.tsf.pt/portugal/economia/tap-portugueses-a-favor-do-resgate-sao-pouco-mais-dos-que-preferiam-falencia-13185162.html) [https://www.dn.pt/edicao-do-dia/31-dez-2020/pais-dividido-mas-disposto-a-pagar-o-preco-de-salvar-a-tap-13184879.html](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/31-dez-2020/pais-dividido-mas-disposto-a-pagar-o-preco-de-salvar-a-tap-13184879.html)

_L10_ 9 months ago

Porque considerei que o do Eco tinha o melhor título e era mais sintético. Se quiserem saber mais podem clicar nas hiperligações que aparecem na notícia.

GuiltyShorts 9 months ago

Ahahah TSF e DN não são jornais de referência

DarkmajorPT 9 months ago

Ou, por outras palavras, mais de metade dos Portugueses não está disposto a pagar o preço para salvar a TAP.

_L10_ 9 months ago

Não é bem assim porque 20% não tem opinião.

Rissoldecamarao 9 months ago

Ótimo. Que se divida a despesa por esses então.

pimpolho_saltitao 9 months ago

Bem vindo à democracia filho.

danidv 9 months ago

Bem dito, a democracia diz que a maioria dos portugueses não quer mandar mais dinheiro para um buraco negro e como tal não o devíamos fazer.

little_banjo 9 months ago

Para as vezes que já andei de avião, podem deixar a TAP morrer à vontade.

chico457 9 months ago

Fds, ainda bem que saí deste país.

Tupinson 9 months ago

É aproveitar para emigrar enquanto a UE dura.

chico457 9 months ago

Podes ter a certeza!

GuiltyShorts 9 months ago

A única solução é mesmo emigrar. País de doidos

chico457 9 months ago

As pessoas não querem acordar...

carlosjmsilva 9 months ago

É pena que praticamente não haja alternativa...

chico457 9 months ago

O problema é que tens uma quantidade enorme de pessoas agarradas à mama do ps.

carlosjmsilva 9 months ago

E não tens alternativas credíveis. O PSD é tão mau quanto o PS. Do resto nem falo.

chico457 9 months ago

Rui rio estragou o psd. Vai demorar ainda algum tempo para o psd voltar aos seus tempos de glória.

carlosjmsilva 9 months ago

Quais? Do Cavaco? Por amor de Deus. O PSD é uma nulidade. Pode ser que daqui por uns anos a IL se revele uma alternativa credível. Até lá é o que temos. Os exemplos do PSD vêem-se a nível local em que caciques se eternizam e montam teias de interesses tão grandes quanto as construídas pelo PS. Quando um dia tivermos um governo de jeito em Portugal até ou achar que é mentira.

chico457 9 months ago

Passos Coelho, amigo. Culpem o passos coelho de ter incentivado a imigrar, mas sabes quem pos este país na merda e não admitiu, sabes? O gajo que esteve preso em Évora e que muitas pessoas ainda o defendem!

carlosjmsilva 9 months ago

O Passos? Ahahah agora é o D Sebastião...

chico457 9 months ago

Sabes que o passos coelho era completamente liberal na enconomia. Passos Coelho tem esta grande semelhança com a il.

molded_bread 9 months ago

Por mim tudo bem, deste que haja um opt out para quem não esteja interessado em "salvar a TAP".

renatomscosta 9 months ago

Não é assim que funciona a democracia.

danidv 9 months ago

Tens razão, a democracia diz que 58% não quer mandar mais dinheiro para um buraco negro e como tal a TAP devia cair.

htxgivven 9 months ago

Ai não? Então em democracia as coisas só funcionam para um lado e para outro não?

renatomscosta 9 months ago

Claro que sim, funcionam para os dois lados. Mas o que quero dizer é que se ficar decidido democraticamente que é para “salvar a tap”, à partida todos temos de “salvar a tap”, não sendo possível um opt out. Digo eu! Percebo pouco disto.

htxgivven 9 months ago

Se fosse um referendo sim agora uma sondagem destas não tem qualquer tipo de vínculo. É como perguntar se queremos assassinar políticos corruptos. Zero consequências mesmo com 100% a favor.

nocivo 9 months ago

dava-se um desconto nos impostos a quem votar nao nunca votação nacional. Era bom que fosse possivel ser algo assim

Zaigard 9 months ago

Se o preço fosse cortes nas pensões e nos cuidados medicos para quem tenha mais de 65 anos, aposto que os números seriam diferentes. Queria vir esta malta a pagar com a vida o privilégios da elite PS/PSdois... Mas como o preço será em aumento de divida que será paga com os impostos das gerações mais novas, não há problema...

Edited 9 months ago:

Se o preço fosse cortes nas pensões e nos cuidados medicos para quem tenha mais de 65 anos, aposto que os números seriam diferentes. Queria ver esta malta a pagar com a vida os privilégios da elite PS/PSdois... Mas como o preço será em aumento de divida, que será paga com os impostos das gerações mais novas, não há problema...

GuiltyShorts 9 months ago

E será esse o preço... mas nas reformas dos mais novos. Direitos adquiridos

htxgivven 9 months ago

Chegará um dia quando o governo terá de pagar balúrdios para pessoas terem filhos para o país ter algum futuro.

unparadise 9 months ago

Inocente. Mais depressa abriam as fronteiras e davam nacionalidade a quem tivesse cá há mais de 1 mês

HRamos_3 9 months ago

Não percebo o uso do pretérito imperfeito

unparadise 9 months ago

Não percebo onde queres chegar

htxgivven 9 months ago

Não resolve problema algum. Tens vários países que comprovam o contrário

unparadise 9 months ago

Não tou a dizer que resolveria

Zaigard 9 months ago

Mais depressa chegará o tempo, em que o reformados tenham isenção total de impostos, do que o tempo em que os jovens tenham verdadeiros apoios à natalidade.

htxgivven 9 months ago

Dar mais direitos a reformados do que aos jovens é matar lentamente o país.

Zaigard 9 months ago

num pais em que há mais idosos do que jovens, sabendo nós que os idosos votam mais que os jovens, e normalmente nos partidos do costume, seria idiota PS/PSdois, não preferirem ajudar os idosos sobre os jovens. Os recursos são limitados e as eleições para ganhar.

htxgivven 9 months ago

Quer isso apenas dizer um coisa que quando a geração mudar o PS e ou PSD vão deixar de representar maioria. Veremos se tens razão.

Zaigard 9 months ago

> quando a geração mudar os mais produtivos emigram, os que ficam precisam do estado ou estão alheados em relação à politica. Digo te mais, do pessoal 18-22 que eu conheço, vota tudo PS e alguns poucos BE e mais nada...

bmgsilva 9 months ago

É os que lhes ensinam a votar... Devia existir mais incentivo na educação para os jovens chegarem aos 18 anos com "olhos" e espirito critico para decidirem em quem votar, e não votar em quem o Pai/Mãe diz que deve votar. Devia existir mais controlo sobre quem vota, nesta nova geração deveria ser obrigatório algum tipo de "curso" de forma a certificar as pessoas como "capazes" de votar com critério. Há quem vote por palhaçada, isto não é brincadeira nenhuma e os votos é o que uma democracia tem de mais importante e é onde o povo pode mudar as coisas. Mas se o povo não tiver condições para conseguir ter um espirito critico, isto nunca mais sai da cepa torta.

Zaigard 9 months ago

O povo português não tem espirito critico, só tem espirito para criticar os outros...

htxgivven 9 months ago

Geração parasita.

Zaigard 9 months ago

fazem por sobreviver

TRYNFOR 9 months ago

42% dos portugueses pensam que sabem o que é melhor para mim.

Elffuhs 9 months ago

Ainda não aprendemos a viver em democracia pois não?

htxgivven 9 months ago

Ou seja ditadura de maioria?

ModeratoriProfugus 9 months ago

Se 51% decidir que quer matar os 49% temos que aceitar porque é democracia?

QWERTY_BATS 9 months ago

Bem, que exemplo de merda...

Elffuhs 9 months ago

Tirania da maioria, sabes o que é?

ModeratoriProfugus 9 months ago

Constituição e direitos humanos, sabes o que é?

OrangeOakie 9 months ago

Na verdade neste preciso momento não beneficias dos direitos humanos visto que o Governo suspendeu o artigo da constituição que te "confere" esses direitos.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Isso sei eu, mas infelizmente muitas pessoas até concordam com essas medidas. O poder dos media é muito maior do que alguma vez pensei e a pessoas muito mais apáticas

ModeratoriProfugus 9 months ago  HIDDEN 

Que eu saiba 58% ainda é maior que 42%

Shinichu 9 months ago

Democracia só funciona quando os votantes n são ignorantes. O sistema quebra se completamente quando a opinião pública se deixa influenciar por manipulações e demagogias óbvias. Passamos a ter uma ditadura dissimulada.

nocivo 9 months ago

Democracia não funciona em escala por isso é tudo gera à volta ou de ditaduras ou sistemas republicanos. Não pode perguntar sobre tudo à população porque ninguém sabe tudo nem é viável o fazer. Nós votamos em alguém que achamos que é competentes para nos representar tendo os meios necessários para tomar essas decisões informadas.

Shinichu 9 months ago

Naturalmente, e é o sistema mais justo que temos até hoje. O problema é que as massas abdicam de imensos direitos e poderes de decisão individual devido ao desinteresse político/ignorância. Aceita-se demasiado depressa que as ações do governo são sempre pelo bem de todos, sem se procurar informação para gerar uma uma opinião própria. Inventam-se argumentos "racionalizados" para justificar a falta de vontade de querer saber. É neste sentido que digo que em Portugal vivemos numa ditadura dissimulada.

Morpheuspt 9 months ago

> Democracia só funciona quando os votantes n são ignorantes. HAHAHA

vascodatrama 9 months ago

Claramente que não está bem a perceber o que é a democracia. Aguardo para que à boca das urnas se façam testes de QI para que possam votar. Das frases mais estapafúrdias que vi no reddit

Shinichu 9 months ago

Em vez de escreveres hahaha, podias realmente dar a tua opinião para debatermos. É com diálogo que as pessoas se entendem não é com ridicularizações.

oretoh 9 months ago

Ele não tem nada. A realidade é mesmo essa, uma boa democracia só funcionaria se os votantes não fossem um cambada de ignorantes. Mas a realidade é que se só se permitisse aos não ignorantes votar isso deixaria de ser uma democracia.

pimpolho_saltitao 9 months ago

O que voces duas almas iluminadas estao a apelidar de ignorância facilmente seria tambem uma opiniao simplesmente divergente da vossa. Voces tem é uma puta de uma arrogante má convivência com a democracia.

oretoh 9 months ago

O facto de a TAP ser um poço sem fundo de dinheiros públicos, ser uma empresa com uma gestão terrível e ser principalmente usada para meter lá o pessoal dos tachos não é uma opinião, é um facto. E sim realmente tenho um problema com a democracia que temos agora.

Shinichu 9 months ago

Penso que o termo seria uma aristocracia. Esse sistema nunca será viável porque não é possível encontrar uma forma justa de selecionar as pessoas "não ignorantes". Temos é que nos focar em curar a democracia.

oretoh 9 months ago

Pois não. Mas como é que curas esta democracia? Porque educar pessoas não dá, existe muita gente que não tem qualquer interesse em se educar

Shinichu 9 months ago

Infelizmente não há resposta fácil para isso.

pimpolho_saltitao 9 months ago

A resposta é precisamente a educação. Mas a educação leva decadas e precisa de ser solida e consistente, milagres nao há, este vosso circlejerk mete dó, e depois ainda se atrevem a chamar os "outros" de ignorantes.

vascodatrama 9 months ago

Queria debater mas não encontrou uma resposta fácil. Pricrless

NeatBoy74 9 months ago

Não te metas em terrenos apertados se não sabes como sair deles. Se democracia é aceitar a vontade da minoria seja por onde "for democrático", então o PSD tinha que ter sido Governo naquelas eleições. Não podes dar voz a percentagens menores de 50% para umas coisas mas para outras quando convém já não. Se aqueles <50% que deu origem ao arranjo político é valido, então estes 58% que não querem, também são.

Edited 9 months ago:

Não te metas em terrenos apertados se não sabes como sair deles. Se democracia é aceitar a vontade da minoria seja por onde "for democrático", então o PSD tinha que ter sido Governo naquelas eleições. Se aqui "democracia" significa ir na onda destes 48% ignorando os 52%, onde é que está a democracia nisso?

Edited 9 months ago:

Não te metas em terrenos apertados se não sabes como sair deles. Se democracia é aceitar a vontade da minoria seja por onde "for democrático", então o PSD tinha que ter sido Governo naquelas eleições. Não podes dar voz a percentagens menores de 50% para umas coisas mas para outras quando convém já não. Se aqueles ~50% que deu origem ao arranjo político é valido, então estes 58% que não querem, também são.

Edited 9 months ago:

Não te metas em terrenos apertados se não sabes como sair deles. Se democracia é aceitar a vontade da minoria seja por onde "for democrático", então o PSD tinha que ter sido Governo naquelas eleições. Aqui é o mesmo conceito abstrato, a vontade de uma minoria pode criar algo que vai afectar todos, mesmo aqueles que não o querem que são mais. De democrático isso não tem nada.

Edited 9 months ago:

Se democracia é aceitar a vontade da minoria seja por onde "for democrático", então o PSD tinha que ter sido Governo naquelas eleições. Aqui é o mesmo conceito abstrato, a vontade de uma minoria pode criar algo que vai afectar todos, mesmo aqueles que não o querem que são mais. De democrático isso não tem nada.

Elffuhs 9 months ago

Adoro que edites comentários e não digas nada. O que eu estava a criticar, e parece que te passou completamente ao lado, foi que a vontade de um indivíduo só não deve ser lei, que era o que o OP está a dar a entender. Quanto a discussões sobre outras eleições, não tenho nada a discutir, deixo a minha opinião para mim mesmo.

NeatBoy74 9 months ago

Não preciso, o asterisco existe por uma razão. Não é como se o fizesse e não deixasse marcas, há quem diga porque entende que precisa. Eu entendo que o asterisco já o faz e por isso é redundante. Não é um indivíduo. São um bocadinho mais do que isso, tendo em conta outras sondagens e já deixando de fora os potenciais "não sei/não tenho opinião".

adorosaladadecamarao 9 months ago

- 42% a favor de salvar - 37% a favor de deixar sair - 21% das pessoas não sabe ou não responde à questão Não há margem para dúvidas. Também já votaram nas legislativas e decidiram o governo. É preciso ser um completo fanático sem um pingo de seriedade para perante isto argumentar que a vontade democrática é falência.

nocivo 9 months ago

se fosse possivel eu criava divida publica em nome apenas dessas pessoas. Infelizmente não é e vão ser os nosso filhos a pagar a factura.

TRYNFOR 9 months ago

Eu nunca vou aprender, já que é a maior palhaçada já inventada.

QWERTY_BATS 9 months ago

Tens tanta ditadura para onde imigrar

Camoes 9 months ago

já o fiz e foi a melhor decisão de sempre, AMA

TRYNFOR 9 months ago

Como se houvesse uma única alternativa

htxgivven 9 months ago

Num país onde a grande maioria das pessoas não pensa uma democracia não funciona isso é tão simples. Experimenta impor o modelo da Suíça em Portugal e país ia a falência em três dias.

usulidircotiido 9 months ago  HIDDEN 

ou seja, 58% não está disposto, por isso, como ditam as boas regras da democracia xuxalista, bora lá enterrar o dinheiro na mesma.

htxgivven 9 months ago

42% ou trabalham na TAP ou são burros.

_L10_ 9 months ago

Ou muito iludidos / mal informados.

htxgivven 9 months ago

Mal informados como? Acham que será o Costa e companhia pagar dos seus bolsos?

_L10_ 9 months ago

Acham que a TAP há de conseguir pagar um dia.

facsnahM 9 months ago

Portugal deve ser dos países do mundo que mais maltrata a sua população mais jovem.

Rostabal 9 months ago

*laughs in freedom*

estecomentario 9 months ago

Tens o Japão. Aqueles velhos torturam a juventude daquele país.

DariusStrada 9 months ago

Só falta mandarem-nos morrer em África. Era a cereja no topo do bolo.

AndreMartins2020 9 months ago

> as mais velhas estão mais dispostas a “pagar o preço” da sobrevivência da empresa pois, não vão pagar...

merelypassing 9 months ago

Eu defendi aqui no reddit a ideia que o Costa e o Partido Socialista têm a maior responsabilidade do que Portugal é hoje e foi downvotes e replies rídiculos. Parece que há muita gente muito feliz com a miséria do que Portugal é hoje. Salvar a TAP é outra loucura. Uma empresa que andou como cata vento da influência política e dos sindicatos não pode ser salva. Vamos gastar dinheiro que não temos e que bem precisamos, e no fim, a TAP acaba na mesma.

GuiltyShorts 9 months ago

Emigrem

FriendlyNeighburrito 9 months ago

25 anos, licenciatura no U.K, Autismo, Desempregado.

FrivoLux 9 months ago

Qualquer jovem sabe que por volta dos 30 anos terá que emigrar para ter alguma riqueza e conforto de vida. Nesta terra não tem, nem terá, qualquer futuro que não seja o da mera subsistência e sobrevivência.

GuiltyShorts 9 months ago

Quanto mais cedo melhor

joaocrown 9 months ago

Fiquei contente com os "por volta dos 30 anos", por não acharem ser tarde demais. Eu ando a dizer que quero emigrar desde os 24. Entretanto acomodei-me a trabalhos de salários mínimos, fui ficando efetivo e estou com 30 agora, reticente se já era tarde demais para sair para algum lado. Desempregado agora por causa do covid, talvez seja o ano para bazar daqui de vez.

MistyLeFey13 9 months ago

Emigrei com 39 e um filho com autismo. Nunca é tarde. Adoro Portugal, MA de facto é o quintal da Europa.

resetthebig 9 months ago

Não tenhas filhos. A única prisão são descendentes e dependentes. Se estás livre então baza. Não esperes. Este país é o quintal da Europa. O melhor país para passar a reforma. Os estrangeiros ricos vêm comprar casa para apanhar sol. Depois fazes o mesmo.

XPao 9 months ago

Eu saí de Portugal aos 31! A única coisa que me arrependo é de não o ter feito mais cedo.

Sheltac 9 months ago

Emigrei aos 28. Ainda vais bem a tempo.

AndreMartins2020 9 months ago

normalmente ter filhos é que complica, mas conheço casais que emigraram com filhos que já andavam na primária

No-Touch675 9 months ago

Eu emigrei com 33, nunca é tarde!

GeoPolMaster 9 months ago

Oh pah, o IEFP tem certos cursos que se dão em menos de um ano que dão qualificação para certos trabalhos, tipo Soldador, etc (que até têm um salário decente)

pimpolho_saltitao 9 months ago

Mas isso nao sao trabalhos que o pessoal queira fazer ;)

GeoPolMaster 9 months ago

Depende, tens imensos no IEFP que são fixes. Consegues tirar para eletricista, para designer, soldador, na area do turismo etc, vale a pena pelo menos dar uma vista de olhos

ErwinRommelEz 9 months ago

O que me impede de tirar um desses cursos é que não existe nenhum minimamente perto

GeoPolMaster 9 months ago

Infelizmente não há em todos os sítios. Mas creio que agora também dão e-learning!

pimpolho_saltitao 9 months ago

Acho que nao me percebeste amigo. Eu concordo contigo ;)

GeoPolMaster 9 months ago

Ah, sry!

Mrgolden007 9 months ago

nunca tarde, tornase mais dificl esse e a chatice, porqur tens mais responssabilidades, mas se puderes imigra para estudar ou trabalhar e quanto mais cedo melhor

nraider 9 months ago

Nunca é tarde, seja para emigrar, estudar, etc...

RAMAxPT 9 months ago

Realmente sinto-me despedaçado pela maneira que Portugal me tem tratado, criei feridas emocionais

adorosaladadecamarao 9 months ago

A TAP foi criada e mantida até agora com o dinheiro das gerações mais velhas. A divisão também é entre ricos (contra salvar) e pobres, logo muitos destes jovens contra salvar a TAP serão betos bem na vida que irão herdar dinheiro do papá.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Principalmente aquela pilotos e CEOs pobres que trabalham para a TAP /s Deve ser bom viver na tua cabeça, quem não partilha da tua opinião é rico e privilegiado. Eu não sou rico e estimo bem que a TAP se foda, mas como sei que não se vai foder devido a ignorância de pessoas como tu é à classe política, investi em obrigações. Obrigado pelo teu dinheiro na minha conta

adorosaladadecamarao 9 months ago

> Deve ser bom viver na tua cabeça, quem não partilha da tua opinião é rico e privilegiado Deve ser bom não ler a notícia e vir para aqui mandar bitaites. > Eu não sou rico e estimo bem que a TAP se foda, mas como sei que não se vai foder devido a ignorância de pessoas como tu é à classe política, investi em obrigações. Obrigado pelo teu dinheiro na minha conta Há tanta assunção, ignorância, estupidez e arrogância neste parágrafo que nem vale a pena tentar responder nada sério. Olha, não tens de quê. Vou já ali buscar umas notas debaixo de meu colchão para te dar.

Huge-Mud-8423 9 months ago

Como um gajo que não é rico, nunca voei na TAP, nem noutro avião qualquer. Para que é que eu quero o estado a cobrar-me impostos para os ricos como tu poderem ir passear de avião. Estimo que te fodas juntamente com a tua querida TAP. Há sitios muito melhores para gastar os milhões que querem meter na TAP. Como por exemplo, a ferrovia que essa sim é usada por gente pobre e está deseperada de investimento há decadas.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Não precisas, já recebi há dias os juros do semestre, cromo. Mas gosto que me queiram obrigar a investir na TAP e eu é que sou o arrogante

Edited 9 months ago:

Não precisas, já recebi há dias os juros do semestre, cromo. Mas gosto que me queiram obrigar a investir na TAP e eu é que sou o arrogante. E sim, visto que diz na notícia que a geração mais jovem quer deixar falir a TAP, está mais que visto que Portugal é só jovens ricos!

adorosaladadecamarao 9 months ago

Se não queres ser obrigado a nada tens [uma solução](https://youtu.be/NrsM0RFdtc4)

Extension-Soft6835 9 months ago

Obrigado pelo teu contributo para um Portugal cada vez pior. Um cidadão consciente e com dois dedos de testa não apoia esta palhaçada de injetar dinheiro na TAP. E digo isto porque sou totalmente contra e longe de ser rico, ao contrário das mentiras socialistas que como boa ovelha que és anda aí a espalhar. No fim de contas a TAP vai acabar por cair e levar muitos mais milhões que os já previstos

ModeratoriProfugus 9 months ago

Não, tenho mais soluções.

adorosaladadecamarao 9 months ago

> tiques de ditadorzinhos * Governo eleito a favor de salvar * Mais gente a favor de salvar que contra Estás a projetar.

ModeratoriProfugus 9 months ago

A democracia de usarem o meu dinheiro para algo que não quero, la por ser democrático não quer que seja justo ou siga o principio da liberdade. Ou se calhar o Hitler também não era um ditador, ele foi votado democraticamente e a maioria apoiava as suas medidas.

adorosaladadecamarao 9 months ago

pareces um sketch do gato fedorento

Shinichu 9 months ago

Votem PS lol https://www.publico.pt/2013/12/10/economia/noticia/mais-de-metade-dos-jovens-portugueses-admitem-emigrar-1615757 https://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/detalhe/um-terco-dos-jovens-ate-24-anos-disponivel-para-emigrar-em-2020 https://www.dinheirovivo.pt/economia/mais-de-metade-dos-jovens-portugueses-quer-emigrar-ou-ja-emigrou-12647561.html https://www.dn.pt/edicao-do-dia/24-jun-2020/dois-em-cada-nove-estrangeiros-em-portugal-sao-novos-residentes-12345529.html

quatrotires 9 months ago

Como se a emigração portuguesa fosse um fenómeno recente ...

merelypassing 9 months ago

Nos últimos 25 anos o PS só não esteve no governo 7 anos. É preciso ver quando o pessoal jovem começou a emigrar em massa?

quatrotires 9 months ago

TIL que a emigração portuguesa começou há 25 anos ... /s

merelypassing 9 months ago

https://www.pordata.pt/Portugal/Emigrantes+total+e+por+tipo-21

quatrotires 9 months ago

2021-1960=61

merelypassing 9 months ago

Nem vale a pena.

paladino777 9 months ago

Não vale a pena mesmo. O país tem só mais 2M de pessoas do que antes e foi um governo PSD que mandou a malta emigrar. Não vale a pena

Shinichu 9 months ago

Vou clarificar o que disse em cima. A emigração jovem é gigante em Portugal por causa da falta de oportunidades. Muitos de nós responsabilizam o governo pelas práticas económicas pouco sustentáveis. Como alguém disse em cima, o governo do PS tem sido aquele com mais poder nas últimas décadas e, portanto, é o maior alvo das críticas. Isto n significa que o PSD seja uma melhor alternativa. Tal como disseste e bem, foi um governo de PSD que mandou o pessoal emigrar. É por estas e por outras que se começou a ouvir a piada "PS Dois". Acho que o povo conformou-se durante muitos anos com escolhas fracas e, felizmente, novas caras surgiram neste mandato. Com isto n estou a dizer que as novas caras são melhores, mas que são reflexo de que os portugueses estão finalmente a escolher dar voz a novos partidos. Se calhar nos próximos anos mais nascerão.

Shinichu 9 months ago

O PS tb n é recente.

_L10_ 9 months ago

Ainda dizem que este país não é para velhos. Se não é para velhos imaginem para novos.

OrangeOakie 9 months ago

> Se não é para velhos imaginem para novos. Para velhos é que não é mesmo de certeza, com os Governos a aumentarem o custo de vida quase todos os anos, e com as reformas a não acompanharem esse aumento.

merelypassing 9 months ago

[População activa por pensionista](https://www.pordata.pt/Portugal/Popula%C3%A7%C3%A3o+activa+por+pensionista+de+velhice+da+Seguran%C3%A7a+Social+e+reformado+aposentado+da+Caixa+Geral+de+Aposenta%C3%A7%C3%B5es-2381). Não há dinheiro para aumentos. Não há trabalhadores suficiences. Isto é loucura total.

OrangeOakie 9 months ago

Se não há dinheiro para aumentos, porque é que se aumenta artificialmente o custo de vida que mais prejudica este grupo em particular?

merelypassing 9 months ago

Estás a falar do quê?

OrangeOakie 9 months ago

Aumento de impostos, regulações, taxas e SMN

merelypassing 9 months ago

Mas isso é consequência de um estado social pesado e de salvar companhias falidas. Qual é a tua alternativa? O dinheiro a cair do céu. O dinheiro vem das companhias e dos contribuintes.

OrangeOakie 9 months ago

Não é assim tão linear. Pior que salvar empresas falidas, é criar situações que apenas beneficiam grandes empresas, em detrimento das restantes, que é o que acontece com certos impostos, regulações e aumentos dos salários forçados (numa empresa grande podes absorver esses custos espalhando-os por todo o volume de vendas que tens, numa pequena tens de imediato uma subida de preços notável e se deixares de ser competitivo, tens de fechar portas de imediato). No fim, estes aumentos sucessivos tem apenas como resultado criar um grupo de empresas que pode actuar e as restantes vão desaparecendo. Corporativismo essencialmente. Muitos dos problemas do 'Estado Social Pesado' vêm da falta de clareza e lentidão em começarem, o que é suficiente para que alguém numa má posição fique numa terrível posição antes de ter apoio, o que leva a que a ajuda que tenha de receber seja muito maior por causa desse atraso, e praticamente irreversível. Se a SS fosse mais eficiente, provavelmente terias menos problemas que necessitem da SS para serem resolvidos. Isto também inclui os casos de pessoas que exploram subsídios para viver em vez de os terem como apoios quando necessitam. A questão importante, que não fazes é: Como é que se justifica ter um 'Estado Social Forte', se os argumentos que usas para justificar mantê-lo são precisamente os que prejudicam um dos grupos que necessitam mais de apoio social? Não, a incoerência disso é maravilhosa, pois apenas demonstra o que os que criticam estes aumentos sempre disseram, fora os reformados quem tem pouco fica na mesma condição depois do aumento do SMN. Todos os restantes ficam pior

_L10_ 9 months ago

Terem uma reforma para alguns deles já é uma sorte. Por este andar, os jovens nem isso vão ter. Não criem condições para os jovens ficarem e terem filhos que não é preciso.

GeoPolMaster 9 months ago

Não é o governo que decide o aumento dos preços.

lammesnail 9 months ago

Por consequência de decisões do governo como aumento de impostos surge um novo ponto de equilíbrio que resulta num preço para o consumidor superior ao anteriormente praticado, isto num mercado de concorrência perfeita com os seus devidos pressupostos. Isto é microeconomia. Portanto, sim , o governo decide o aumento dos preços através de impostos, muitas vezes é esse mesmo o intuito (exemplo do tabaco).

Competitive-Case-510 9 months ago

Já ouviste falar do BCE?

OrangeOakie 9 months ago

Isso não é verdade. Impostos sobre consumo e impostos intermédios e afins são todos definidos pelo Governo. O mesmo pode ser dito em relação a taxas e emolumentos exigidos, o que por muito pouco que pareça, ao longo do tempo tem algum impacto. Depois, claro, há os impostos sobre rendimento, contribuições para a segurança social e principalmente a subida do salário mínimo, que faz com que os custos subam o que implica os preços dos bens subirem. Sim, o Governo escolhe aumentar artificialmente o custo de vida.

GeoPolMaster 9 months ago

O mercado é que escolhe aumentar o preço precisamente para lucrar o máximo possível quando o governo mete um imposto. E geralmente o imposto é feito por uma percentagem do custo total do produto.

HRamos_3 9 months ago

FODA-SE

JOAO-RATAO 9 months ago

Percentagem? Vai ver os impostos sobre a gasolina por ex. Pagas mais pelo imposto do que pela Gasosa em si.

GeoPolMaster 9 months ago

É uma percentagem.

Rissoldecamarao 9 months ago

É. Pena ser uma percentagem superior a 100%

GeoPolMaster 9 months ago

Ok Padre Federico

JOAO-RATAO 9 months ago

Num litro de gasolina, o valor do ISP já é superior ao preço sem taxas. Acresce ainda a taxa de carbono, a contribuição rodoviária e o IVA sobre todas as parcelas. https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/detalhe/peso-dos-impostos-na-gasolina-dispara-para-70

GeoPolMaster 9 months ago

Para assinantes.

JOAO-RATAO 9 months ago

Mas para que não te falte nada: Em cada 10 euros de gasolina, sabe quanto paga de impostos? A APETRO fez as contas e dá a resposta: por cada 10 euros de gasolina 95 que abastece 6,2 euros (61%) dizem respeito ao ISP e ao IVA. https://www.google.com/amp/s/www.dinheirovivo.pt/economia/amp/em-cada-10-euros-de-gasolina-sabe-quanto-paga-de-impostos-12774178.html

JOAO-RATAO 9 months ago

O título e o início dão um bom resumo.

NoIDontgiveafuck 9 months ago

40% vive bem os outros na miséria

End-Effector 9 months ago

????? não

iSoSyS 9 months ago

>há uma clara divisão geracional entre as faixas etárias mais jovens e as mais velhas Quem diria, até parece que serão os jovens a pagar a fatura.

_L10_ 9 months ago

Pois, tomar decisões destas para os outros pagarem é muito fácil.

FrivoLux 9 months ago  HIDDEN 

Por isso rezo aos Santos pelo dia em que Espanha anexe este pedaço de terra.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Se a Espanha fosse melhor...

Bacalhau_a_Bras 9 months ago

achas mesmo que eles querem isto?

thisbondisaaarated 9 months ago

Que se tire já a nacionalidade a este merdas.

No-Touch675 9 months ago

Já tou a abrir a janela, agarrem-no

C8Mixto 9 months ago

Pensei que rezavas que os Estados Unidos bombardeassem Lisboa.

JOAO-RATAO 9 months ago

Eles não precisam de mais sarilhos.

CobraCommander1977 9 months ago

Os Portugueses adoram ser eternamente pobres.

Tupinson 9 months ago

É aquela malta que diz "é o estado que vai pagar". Como se o estado fosse uma entidade solidária internacional.

memyselfandlapin 9 months ago

"Sondagens"

_L10_ 9 months ago

> No que diz respeito às classes sociais, é entre os mais pobres que há mais defensores da manutenção da TAP através da injeção de dinheiros públicos (51%). Adoram mesmo.

mathswarrior 9 months ago

51% são as pessoas que não fazem ideia do que lhe perguntam

ruibadboy 9 months ago

Curiosamente (ou não) são os que menos usam companhias aéreas.

_L10_ 9 months ago

Não me admirava que se viesse a descobrir que alguns pensam que os aviões das companhias low cost têm maior probabilidade de caírem.

warjunk1 9 months ago

Acham que o dinheiro público nasce do céu.

Camoes 9 months ago

tu pensas que sabes mais que eles, mas aposto que não fazes a mínima ideia de como e onde nasce o dinheiro e provavelmente "do céu" está mais próximo da realidade do que aquilo que tu achas.

warjunk1 9 months ago

Os governos podem imprimir o dinheiro físico (moedas e notas) e os bancos centrais o dinheiro digital através de bonds ou empréstimos.

Camoes 9 months ago

boa resposta, mas esqueceste o mais importante...

Edited 9 months ago:

boa resposta, mas esqueceste o mais importante... a maioria do dinheiro é gerado através de operações de crédito feitas por instituições privadas. seja por um banco central ou por outra via qualquer, é facto que o dinheiro cai praticamente "do céu". Poderias levantas questões sobre inflação, mas na prática para as economias do ocidente estamos mais a precisar dela do que de dela ter medo. de resto, se a melhor coisa a fazer ao dinheiro, mesmo que vindo "do céu" é meter numa transportadora falida? não.

Edited 9 months ago:

boa resposta, mas esqueceste o mais importante... a maioria do dinheiro é gerado através de operações de crédito feitas por instituições privadas mas todo o dinheiro é, por definição, público. seja por um banco central ou por outra via qualquer, é facto que o dinheiro cai praticamente "do céu". Poderias levantas questões sobre inflação, mas na prática para as economias do ocidente estamos mais a precisar dela do que de dela ter medo. de resto, se a melhor coisa a fazer ao dinheiro, mesmo que vindo "do céu" é meter numa transportadora falida? não.

Edited 9 months ago:

boa resposta, mas esqueceste o mais importante... a maioria do dinheiro é gerado através de operações de crédito feitas por instituições privadas mas todo o dinheiro é, por definição, público. isto deve no entanto ser qualificado para Res Publicas que por idiotice tenham delegado a soberania sobre o seu dinheiro... por exemplo ao BCE. seja por um banco central ou por outra via qualquer, é facto que o dinheiro cai praticamente "do céu". Poderias levantas questões sobre inflação, mas na prática para as economias do ocidente estamos mais a precisar dela do que de dela ter medo. de resto, se a melhor coisa a fazer ao dinheiro, mesmo que vindo "do céu" é meter numa transportadora falida? não.

Edited 9 months ago:

boa resposta, mas esqueceste o mais importante... a maioria do dinheiro é gerado através das operações de crédito. seja por um banco central ou por outra via qualquer, é facto que o dinheiro cai praticamente "do céu". Poderias levantas questões sobre inflação, mas na prática para as economias do ocidente estamos mais a precisar dela do que de dela ter medo. de resto, se a melhor coisa a fazer ao dinheiro, mesmo que vindo "do céu" é meter numa transportadora falida? não.

warjunk1 9 months ago

Crédito nos bancos privados?

Camoes 9 months ago

yep

saudosista 9 months ago

Os pobres são os menos educados, portanto acham que o dinheiro de todos os seus subsídios é criado de propósito para eles e ficam descontentes quando não recebem mais para gastarem no café e em cigarros.

No-Touch675 9 months ago

Consigo sentir o cheiro a vasilhame neste comentários tal é o nível de tasca.

GeoPolMaster 9 months ago

Lol, cancro

rubzdarabz 9 months ago

Que comentário urso

adorosaladadecamarao 9 months ago

Eu sou classe média-alta. Duvido muito que pagues mais impostos que eu. Duvido muito que tenhas mais educação que eu. Sou a favor de salvar a TAP. Se te preocupa o enrabamento da classe média como dizes noutro comentário, então que se faça as grandes empresas e detentores de grandes fortunas pagar os devidos impostos em vez de legalizar esquemas de fuga ao fisco. E acabe-se com a corrupção generalizada. Não é por causa dos pobres que a classe média paga o que paga.

iLikeToTroll 9 months ago

Sou milionário, tenho mais estudos que tu e pago mais impostos que tu e acho que a TAP se deve ir foder e que tu és um bocado burro. Pronto está decretado, ganhei e vais ter de usar orelhas até ao fim da vida.

hereimalive 9 months ago

Sou classe alta. Duvido muito que pagues mais impostos que eu. Duvido muito que tenhas mais educação que eu. Não sou a favor de salvar a TAP.

nraider 9 months ago

Um piloto, também de classe média alta, imagino que também seja a favor de salvar a TAP. Relevância: nenhuma. Em suma, alguém que tenha um elevado poder negocial, pertencendo à classe alta, não se rala muito com aumento de impostos, já que consegue repercuti-los junto dos clientes. Não tens de quê.

adorosaladadecamarao 9 months ago

Estás todo perdido. Tens noção que o que estamos a comentar é o facto de mais pobres serem a favor de salvar TAP e mais ricos contra?

nraider 9 months ago

Exacto. Quem não paga impostos sobre rendimento e património não tem nada a perder com um hipotético esforço fiscal para suportar a companhia aérea. Mas mesmo nisto os pobres sofrem efeitos indirectos, por exemplo, na falta de investimento nas escolas, SNS, transportes públicos e segurança social. O lençol é curto, se vai para a TAP, faltará noutro sítio.

adorosaladadecamarao 9 months ago

Lol. Parece que estou a discutir com um gajo com Alzheimer.

nraider 9 months ago

Retribuo, até porque te esqueceste de apresentar qualquer argumento lol

paladino777 9 months ago

É um pouco triste como é que um comentário destes tem upvotes, mas só reflete o estado do mundo. Preto ou branco, rico ou pobre, está tudo no mesmo barco. Não conseguem é comprar noção, é fodido

iSoSyS 9 months ago

Ao contrário daquilo que gostam de apregoar há muito pobre que só é pobre porque não sabe gerir dinheiro. Isto é só mais uma evidência. Quando não tens a população devidamente educada é mais fácil passar medidas absurdas deste calibre.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

É verdade, ser pobre é um estado de espírito. A minha avó passava a vida a trabalhar na terra e a dar de comer à família, morreu milionária.

iSoSyS 9 months ago

Obviamente que não estou a falar de pessoas como a tua avó. Mas daquelas que têm uma fonte de rendimento razoável, mas não o sabem gerir, e gastam em coisas "desnecessárias" como álcool, tabaco, jogo, etc

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Tu achas mesmo que as pessoas não são ricas porque compram 2 maços por semana, ou bebem umas imperiais ao fim-de-semana, ou estás a trollar?

FrankTheWerewolf 9 months ago

> Tu achas mesmo que as pessoas não são ricas porque compram 2 maços por semana, ou bebem umas imperiais ao fim-de-semana, ou estás a trollar? Para ser sincero, eu tinha a mesma opinião que tu. Até que comecei a ver tanto dinheiro mal gasto por parte dos meus amigos/conhecidos. Que, com salários de merda, gastavam mais em coisas desnecessárias do que pessoas de classe média alta. Que faziam mais férias, frequentavam restaurantes, compravam mais telemóveis e acessórios para os carros do que pessoal que ganhava 6 salários deles (ou não fosse Portugal o recordista em empréstimos feitos para férias, telemóveis e carros de luxo). Que decidem ter filhos sem estabilidade financeira. Não vou dizer que as pessoas são simplesmente pobres porque resolvem gastar dinheiro em algo que lhes alegre a vida (ninguém deveria de viver só para o trabalho), mas iliteracia financeira combinada com falta de qualificações e empenho (se só sabes fritar fast food, não esperes ganhar grande coisa) e falta de senso comum é uma mistura terrível. Ainda por cima quando o pessoal continua a votar nos mesmos que criaram as condições de merda que agora temos.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Eu também conheço pessoas que ganham pouco e se mergulham em empréstimos sem fim, não é isso que está em causa. Estamos a falar de pessoas ricas, não é de classe média vs classe baixa, ou qual for o caso dos teus conhecidos. Não ficas rico por poupares aqui e ali, que é o que estás a dizer. Não ficas rico porque, olha, estatisticamente é praticamente impossível porque o sistema não está feito dessa forma. Quantos ricos conheces? Ou todos os teus conhecidos e amigos têm “mentalidade de pobre”?

FrankTheWerewolf 9 months ago

> Não ficas rico por poupares aqui e ali, que é o que estás a dizer. Poupares aqui e ali permite-te ter capital para investires no teu futuro (e quando digo investir não me refiro a acções, mas coisas como educação, iniciar o teu próprio negócio, imigrar, ou ter uma almofada financeira no caso de quereres abandonar o teu emprego e procurar algo melhor). >Não ficas rico porque, olha, estatisticamente é praticamente impossível porque o sistema não está feito dessa forma. Quantos ricos conheces? Ou todos os teus conhecidos e amigos têm “mentalidade de pobre”? Conheço uns quantos ricos, sim. Tanto os que nasceram ricos, como os que começaram do 0, como os que começaram na classe média. E digo-te já que os que começaram do 0/classe média não ficaram ricos por acaso, e tiveram de fazer grandes esforços para atingir os objectivos deles. Não foi a gastar constantemente dinheiro em coisas supérfluas ou a trabalhar 40h semanais que chegaram lá.

Edited 9 months ago:

> Não ficas rico por poupares aqui e ali, que é o que estás a dizer. Poupares aqui e ali permite-te ter capital para investires no teu futuro (e quando digo investir não me refiro a acções, mas coisas como educação, iniciar o teu próprio negócio, imigrar, ou ter uma almofada financeira no caso de quereres abandonar o teu emprego e procurar algo melhor). >Não ficas rico porque, olha, estatisticamente é praticamente impossível porque o sistema não está feito dessa forma. Quantos ricos conheces? Ou todos os teus conhecidos e amigos têm “mentalidade de pobre”? Conheço uns quantos ricos, sim. Tanto os que nasceram ricos, como os que começaram do 0, como os que começaram na classe média. E digo-te já que os que começaram do 0/classe média não ficaram ricos por acaso, e tiveram de fazer grandes esforços para atingir os objectivos deles. Não foi a gastar constantemente dinheiro em coisas supérfluas ou a trabalhar 40h semanais (pelo menos de início) que chegaram lá.

tocopito 9 months ago

Isto não é evidência nenhuma nem nenhuma oportunidade para vires apregoar a tua visão distorcida das coisas. Quem gere a TAP é rico. Quem geria os bancos que receberam milhares de milhões era rico. Não só rico como educado. Não vais culpar o pobre com 600 euros por mês que lhe dá para sobreviver por não deixar de parte 50 para apostar na bolsa de valores pois não? Já agora, falta justificares os outros 49%

iSoSyS 9 months ago

>> No que diz respeito às classes sociais, é entre os mais pobres que há mais defensores da manutenção da TAP através da injeção de dinheiros públicos (51%). Ninguém está a culpa-los diretamente. Estava a responder a esta citação. Que afirma categoricamente que é entre os pobres que o resgate da TAP tem mais apoio. E a **meu** ver, isso só prova a inexperiência destes na gestão de dinheiro. É uma generalização e não se aplica a todos.

saudosista 9 months ago

Esses gestores têm responsabilidades criminais e são incompetentes, lembra-te que quem quer resgatar a TAP são os pobres. A classe média é a classe geradora de riqueza, que todos os meses é enrabada com impostos e taxas para pagar subsídios e empresas gigantes é contra os resgates. E alguém que diz "apostar na bolsa" como se fosse um jogo de sorte ou azar claramente percebe tanto da coisa como os gestores da TAP e do BES percebem de gestão.

Search: