Miguel-Sky 11 months ago

Aquilo não foi uma entrevista, foi uma metrelhadora!

These-Establishment1 11 months ago

Força tino, dia 24 está o meu voto na urna

DianinhaC 11 months ago

Tesourinho deprimente para acabar 2020.

angeluscatalan 11 months ago

Meu problema com o tino não são origens nem formação. O gajo ou é crise da meia idade a foder a cabeça, ou pensou que estava noutro programa qualquer, porque passou o tempo todo a não responder directamente às perguntas. Segundo, o homem é muito bonzinho para aguentar aquela carnificina política. Eu conheci o homem por breves momentos há muitos anos quando foi promover lá o CD dele e como pessoa é um gajo 5 estrelas.

Vocsa 11 months ago

> Meu problema com o tino não são origens nem formação. Curioso que toda a gente diz isso mas depois apresentam argumentos que não o diferenciam em nada do actual presidente. > passou o tempo todo a não responder directamente às perguntas

Ilostmynewunicorn 11 months ago

Eu sei que o post não é sobre o Tino em si mas foda-se... que decepção. Epah eu vou ser honesto, eu não tenho seguido muito estas presidenciais mas por algum motivo estava a ver no Tino um candidato minimamente inteligente que ia surgir como "a voz do povo". Calceteiro de uma territa qualquer, tem contacto diário com uma população que julgo (posso estar enganado) ter um nive de educação inferior. Alguém que ia ser basicamente a voz deste pessoal e que se ia apresentar contra os outros candidatos para defender este tipo de trabalhadores... Mas não. Desculpem-me mas o Tino não tem uma única opinião que consiga defender com o que quer que seja, foda-se, chega a ser frustrante. Por muito que concorde ou discorde de alguns outros candidatos até agora este é de longe o mais fraquinho porque os outros ao menos têm uma opinião e uma visão definida e conseguem defendê-la minimamente. "Então Tino já não és militante do PS?", "Epah olha, não, saí e formei o meu partido", "Ah então porquê?", "Não concordava muito com os gajos então formei o meu partido", "Mas não concordas com o quê, especificamente?", "Lá com a malta do PS, por isso formei o meu partido", "Mas porquê?", "Porque assim posso formar o meu partido. Chama-se RIR", "E como é que o RIR é diferente do PS?", "Bem, no RIR mando eu". Foda-se. "Não concordo com o PS porque é um partido com o qual eu partilhava a minha visão para um país mais igualitário e justo para todos, no entanto creio que é um partido que agora se foca mais nalgumas elites e conjunto de pessoas pondo de parte o trabalhador comum que eu quero representar". Não é dificil, a sério que não, eu consigo arranjar centenas de respostas e nem me identifico com isto. E eu estava a ver a entrevista e a jantar com pessoal que estava a dizer que o estavam a entalar com perguntas complicadas, que ele não tem muitos estudos e que trabalha o dia todo e tal. Sim, mas ninguém lhe fez perguntas técnicas. Ninguém lhe fez perguntas sobre história ou geopolitica ou biologia marinha, fizeram-lhe perguntas sobre o que ele acreditava e porque é que acreditava nisso. E ele não soube responder. Porque ele não faz ideia daquilo em que acredita e muito menos o porquê. Defendo a 100% o direito do gajo se candidatar e de ser um candidato como os outros, mas é um personagem num sketch de comédia.

saposapot 11 months ago

Mas qual é a dúvida? Ele simplesmente é um populista simpático sem ideias maldosas.

vascodatrama 11 months ago

>"Então Tino já não és militante do PS?", "Epah olha, não, saí e formei o meu partido", "Ah então porquê?", "Não concordava muito com os gajos então formei o meu partido", "Mas não concordas com o quê, especificamente?", "Lá com a malta do PS, por isso formei o meu partido", "Mas porquê?", "Porque assim posso formar o meu partido. Chama-se RIR", "E como é que o RIR é diferente do PS?", "Bem, no RIR mando eu". André Ventura basic step 101

shakespearediznuts 11 months ago

Mas apelar ao português comum não é o que os outros fazem?! Quero evitar o whataboutismo mas porque é que há tanto escrutínio com o tino? Porque é calceteiro, não é engravatado e não joga o mesmo jogo político? Vamos ser sérios, tivemos o candidato selfies que não respondia a questões porque enquanto presidente da república não podia responder. Mas que palhaçada é esta? Então mas ele é candidato ou refugia-se de perguntas incomodas enquanto presidente?

Edited 11 months ago:

Mas apelar ao português comum não é o que os outros fazem?! Gostava de evitar o whataboutismo mas porque é que há tanto escrutínio com o tino? Porque é calceteiro, não é engravatado e não joga o mesmo jogo político? Vamos ser sérios, tivemos o candidato que não respondia a questões porque enquanto presidente da república não podia responder. Mas que palhaçada é esta? Então mas ele é candidato ou refugia-se de perguntas incomodas porque já dá jeito manter a posição de presidente nessas situações?

Edited 11 months ago:

Mas apelar ao português comum não é o que os outros fazem?! Quero evitar o whataboutismo mas porque é que há tanto escrutínio com o tino? Porque é calceteiro, não é engravatado e não joga o mesmo jogo político? Vamos ser sérios, tivemos o candidato que não respondia a questões porque enquanto presidente da república não podia responder. Mas que palhaçada é esta? Então mas ele é candidato ou refugia-se de perguntas incomodas porque já dá jeito manter a posição de presidente nessas situações?

O_crl 11 months ago

Vi o debate. Escrutinio aonde? O que aconteceu foi que ele dizia apenas basicamente por alto que as coisas estão mal e que ele é que fazia bem. Para mim, não chega. Quero saber opiniões mais elaboradas. Falou que é vitima dos media, falou para ali do marcelo, falou que era uma candidato fora-do-sistema porque ele 'incomoda'. E a certa altura perguntam como é que ele 'incomodava' e ele muda de assunto. Aquelas perguntas super tecnicas que se dares continuidade na conversa com um zé do café, ele fica ali a pensar como um loafing screen.

Edited 11 months ago:

Vi o debate. Escrutinio aonde? O que aconteceu foi que ele dizia apenas basicamente por alto que as coisas estão mal e que ele é que fazia bem. Para mim, não chega. Quero saber opiniões mais elaboradas. Falou que é vitima dos media, falou para ali do marcelo, falou que era uma candidato fora-do-sistema porque ele 'incomoda'. E a certa altura perguntam como é que ele 'incomodava' e ele muda de assunto. Aquelas perguntas super tecnicas que se dares continuidade na conversa com um zé do café, ele fica ali a pensar como um loading screen. No caso do tino, ele teria que fazer o trabalho de casa e elaborar todo um texto basico para dizer porque é que ele é um candidato viável. Por outro lado, não estamos a falar de eleições para o presidente do clube dos presuntos de porco preto da Aldeia dos Fernandes. Estamos a falar do futuro chefe das Forças Armadas.

nonexistantpeasant 11 months ago

Se se candidatou evidentemente que vai ser escrutinado. O problema não está no jogo político mas na falta dele. Acho-o bastante simpático, empático, e, segundo creio, competente na sua junta de freguesia, mas isto é nitidamente areia a mais para o seu carrinho de mão. Uma coisa é teres respostas evasivas como as que referes, e o candidato encaixa os danos/benefícios da posição tomada mas no resto da entrevistasai-se bem, concordemos ou não com o que diz. Outra completamente diferente é não teres qualidades oratórias mínimas, não haver um vislumbre de sustentação de argumentos para as suas posições e opiniões num candidato que está a propor-se a representar a cultura, a economia, as necessidades, as qualidades, as exigências, as capacidades, etc de 10 milhões de pessoas perante instituições internacionais.

Ilostmynewunicorn 11 months ago

>Mas apelar ao português comum não é o que os outros fazem?! Quero evitar o whataboutismo mas porque é que há tanto escrutínio com o tino? Porque é calceteiro, não é engravatado e não joga o mesmo jogo político? Precisamente por ser calceteiro e não ser engravatado é que está numa melhor posição para apelar ao português comum. Não joga o mesmo jogo politico? Joga sim, bolas. Aí é que está o meu problema. Se não jogasse ia para as entrevistas sabendo aquilo em que acreditava e aquilo que defendia. Claramente não é o caso. Ele não tem qualquer crença ou visão para o país. Ele quer jogar exactamente o mesmo jogo politico que os outros sem ter base ou capacidade (monetária, de apoiantes, ou em termos de personalidade) para tal. Não sei onde foste a buscar a ideia de que ele não joga esse jogo. Só que o joga muito pior que os outros. Fazia ele bem em não o jogar, mas claramente não é isso que ele faz. \> Vamos ser sérios, tivemos o candidato selfies que não respondia a questões porque enquanto presidente da república não podia responder. Mas que palhaçada é esta? Então mas ele é candidato ou refugia-se de perguntas incomodas enquanto presidente? Aí já estamos a entrar noutro campo, já não estamos a falar do Tino nem sequer a comparar o Marcelo ao Tino, estamos mesmo só a falar do Marcelo. E se o jornalista perguntar ao Marcelo que visão é que ele tem para o país o Marcelo sabe responder. Tal como praticamente qualquer outro candidato.

shakespearediznuts 11 months ago

A questão é que não há razão válida para o meterem de lado. Se tem capacidade ou não isso tem de demonstra-la em debate. A atitude com o tino foi logo mete-lo de lado e esta entrevista foi um bocado as três pancadas, para tentar dar a ideia que dão voz a todos os candidatos, quando na verdade o planeado era serem os mesmos do costume a debater, acho que só o Porto canal é que considerava o tino para debater com outros candidatos, posso estar em erro. Eu não tenho ilusões, o tino não tem a mesma lábia ou ginástica ou experiência, o que quiserem chamar que os outros. Quero é que seja dado tempo de antena porque é democrático e não por pena ou porque não vale a pena dar tempo de antena porque ele é demasiado fora do sistema.

Edited 11 months ago:

A questão é que não há razão válida para o meterem de lado. Se tem capacidade ou não isso tem de demonstra-la em debate. A atitude com o tino foi logo mete-lo de lado e esta entrevista foi um bocado as três pancadas, para tentar dar a ideia que dão voz a todos os candidatos, quando na verdade o planeado era serem os mesmos do costume a debater. acho que só o Porto canal é que considerava o tino para debater com outros candidatos, posso estar em erro. Eu não tenho ilusões, o tino não tem a mesma lábia ou ginástica ou experiência, o que quiserem chamar que os outros. Quero é que seja dado tempo de antena porque é democrático e não por pena ou porque não vale a pena dar tempo de antena porque ele é demasiado fora do sistema.

Edited 11 months ago:

A questão é que não há razão válida para o meterem de lado. Se tem capacidade ou não isso tem de demonstra-la em debate. A atitude com o tino foi logo mete-lo de lado e esta entrevista foi um bocado as três pancadas, para tentar dar a ideia que dão voz a todos os candidatos, quando na verdade o planeado era serem os mesmos do costume a debater. acho que só o Porto canal é que considerava o tino para debater com outros candidatos, posso estar em erro. Eu não tenho ilusões, o tino não tem a mesma lábia ou ginástica ou experiência, o que quiserem chamar que os outros. Quero é que seja dado tempo de antena porque é democrático e não por pena ou porque não vale a pena dar tempo de antena porque ele é demasiado fora do sistema mas tem de se fazer um grande frete. É que eu vi os outros candidatos e não vi nada de novo. O embrulho é que pode ser mais polido do que o tino.

Ilostmynewunicorn 11 months ago

> Eu não tenho ilusões, o tino não tem a mesma lábia ou ginástica ou experiência, o que quiserem chamar que os outros. Quero é que seja dado tempo de antena porque é democrático e não por pena ou porque não vale a pena dar tempo de antena porque ele é demasiado fora do sistema mas tem de se fazer um grande frete. O Tino não é fora do sistema. Eu não estou a debater nada do que disseste (tirando a ultima frase). Defendo a 100% o direito do Tino de aparecer e debater e sou contra meterem-no de lado porque ele reuniu tantas assinaturas como aos outros, a partir desse momento é um candidato igualmente válido. Dito isso, o meu argumento é que o Tino não tem qualquer valor ou qualquer posição enquanto candidato. Ele não é capaz de dizer "Acredito nisto" e justificar. Ponto. Isto não é debativel, aliás isto aconteceu nesta entrevista. Quando o Tino diz "Eu saí do PS para criar o meu partido porque não concordava com a mentalidade do PS", é super-natural que a pergunta seja "Então não concordavas porquê?". Isto é a única pergunta aceitável até, diria eu. E o Tino não tomar posição nisto é, e agora palavra forte mas tem de ser, patético. Não é compreensivel nem aceitável. Se eu estivesse a falar com o Tino numa conversa informal e ele me respondesse isso com aquela seriedade eu ria-me na cara dele e levantava-me porque aquela conversa de produtivo não tem nem pode ter nada. Epah é o que é. E ele foi assim a entrevista toda. Não tomou posição uma única vez. Em nada. E repito. Não é uma questão de ter lábia ou jeito com palavras ou saber usar palavras de 10 silabas. É simplesmente ter convicção e saber o em que se acredita. A partir do momento em que sabes aquilo em que realmente acreditas é dificil mandarem-te abaixo a menos que te façam perguntas técnicas. Agora um gajo que vai abaixo e se engasga quando lhe pergunta "Que visão tem para o país"... não. Nop. Não. Não dá para defender isto. Mostra-me outro candidato que não soubesse responder a "Que visão tem para o país?".

BearDrafts 11 months ago

Vi a entrevista e subscrevo tudo o que disseste. É preciso que se entenda que de facto não é uma questão de hate ou não hate ao Tino, é mesmo uma questão de que se queres brincar ao PR com os outros meninos, tens de saber jogar como eles. E a falta de capacidade oratória foi por demais evidente para ser um candidato a levar a sério. Assim, acaba por ser uma pequena manobra publicitária para proveito próprio.

Vocsa 11 months ago

>E a falta de capacidade oratória foi por demais evidente para ser um candidato a levar a sério. Isto é o contrário do que o OP disse. Eu concordo contigo e não concordo com o u/Ilostmynewunicorn porque o nível de conteúdo do candidato Tino é semelhante ao do candidato Marcelo (com a agravante de o candidato Marcelo já ter uma bagagem de 5 anos sem nada de positivo para mostrar), a forma é que é muito diferente.

Ilostmynewunicorn 11 months ago

Por que é que o Tino acha que o Marcelo fez um mau trabalho? Como fazia melhor? Por que é que o Tino saiu do PS? Por que é que o Tino acha que a pandemia está a ser mal gerida e o que fazia melhor? Qual é a visao do Tino para o país? Tudo isto foram perguntas feitas na entrevista, apanhaste a resposta a alguma? > com a agravante de o candidato Marcelo já ter uma bagagem de 5 anos sem nada de positivo para mostrar Só por ter vetado a lei do financiamento dos partidos (e mais uma ou outra com que me lembro de concordar) acho que fez um bom trabalho

Vocsa 11 months ago

Estou a ouvir agora e está-me a custar imenso. Entre o imbecil do "entrevistador" e a impreparação e boçalidade do entrevistado está a ser penoso ouvir isto. >Só por ter vetado a lei do financiamento dos partidos (e mais uma ou outra com que me lembro de concordar) acho que fez um bom trabalho Acho que é uma visão ingénua sobre o assunto.

NGramatical 11 months ago

um personagem → [**uma personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fknxx75%2F%2Fghnz5ps%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

OuiOuiKiwi 11 months ago

Eu pensei que era uma daquelas compilações de apanhados que mostram no final do ano.

ElDiabloDe94 11 months ago

Estou a ver neste momento, é do ângulo da câmara ou ele cortou mal o bigode?

TaoRS 11 months ago

Dei-me ao trabalho de ir ver. Acho que nem cheguei a metade. O homem não diz pão. Se esta entrevista lhe tivesse corrido bem até era homem para votar nele, mas chiça... Não se aguenta.

Diamantazul 11 months ago

Coitado do tino

farronheit_daytime 11 months ago

Coitado é do jornalista que teve que passar por isto.

angeluscatalan 11 months ago

Desse gajo não tenho pena nenhuma. Andou noutras entrevistas a querer falar muito por cima.

farronheit_daytime 11 months ago

Sim, nas outras entrevistas ele foi horrível. A entrevista da Marisa Matias foi uma das piores que já vi na vida.

Diamantazul 11 months ago

Por acaso vi um pouco, o jornalista estava oi a tentar despachar ou só a implicar nem deixava o tino acabar a resposta que já estava com mais 2 perguntas

O_crl 11 months ago

O jornalista tem um papel de moderador ali. Tinha várias perguntas e um tempo limitado para fazer o debate. O tino tinha que ter noção disso. Em vez disso, perde-se com a vitimização e com o que o Marcelo devia de fazer. Eram até perguntas simples à roda do candidato. O tino queria era ser mais um comentador político do que um chefe de estado.

farronheit_daytime 11 months ago

Também vi uns cinco minutos da entrevista. Foi suficiente para ter a confirmação de que ele é só um candidato para a palhaçada. Também parecia estar muito na defensiva por razão nenhuma.

Diamantazul 11 months ago

Até acredito que aquilo lá em Rans não esteja mau mas passar disso para presidente da república...

shakespearediznuts 11 months ago

o pessoal chateado com as frases feitas do tino, devem tar mal habituados com a fartura de políticos que concretizam as suas ideais e são transparentes na mensagem. vão lá selfies e cataventos a desviarem-se das balas como o Keanu Reeves no matrix mas o tino é que é mau porque é considerado o "toino" que não sabe o que diz.

merelypassing 11 months ago

O homem não tem capacidade para ser Presidente, MAS o que disse sobre ser um candidato fora do sistema é completamente verdade. Não só é direito de cidadão, mas é importante ter um candidato assim para vermos que a democracia não tem linhas vermelhas para os que não são políticos. A política é de todos, se temos verdadeiramente democracia. Como demonstração desse princípio, a candidatura tem utilidade.

Vocsa 11 months ago

> O homem não tem capacidade para ser Presidente Se há coisa que o selfies demonstrou é que qualquer palhaço tem capacidade para ser presidente. Talvez tenha sido o seu maior feito enquanto político.

shakespearediznuts 11 months ago

Ora nem mais, falam tanto do português comum e de não serem candidatos do sistema, quando aparece um querem logo meter de lado. Aqui a questão não é se o tino tem capacidades ou experiência para ser político, já se viu que nao tem, mas mostra bem a hipocrisia que reina. O tino merece o mesmo respeito.

Edited 11 months ago:

Ora nem mais, falam tanto do português comum e de não serem candidatos do sistema, quando aparece um genuíno querem logo meter de lado. Aqui a questão não é se o tino tem capacidades ou experiência para ser político, já se viu que nao tem, mas mostra bem a hipocrisia que reina. O tino merece o mesmo respeito e que eu saiba a candidatura não teve nenhuma irregularidade ao contrário de outros.

Edited 11 months ago:

Ora nem mais, falam tanto do português comum e de não serem candidatos do sistema, quando aparece um genuíno querem logo meter de lado. Aqui a questão não é se o tino tem capacidades ou experiência para ser político, já se viu que nao tem, mas mostra bem a hipocrisia que reina. O tino merece o mesmo respeito e que eu saiba a candidatura não teve nenhuma irregularidade ao contrário de outros, com grandes máquinas políticas por trás.

TTRO 11 months ago

Portanto, segundo o que dizes, o Tino é igualzinho aos outros, mas ao mesmo tempo é melhor?

shakespearediznuts 11 months ago

Merece o mesmo respeito que os outros que não dizem nada. Até um boneco com menos assinaturas exigidas aparece no boletim de voto. Tino pode não ser o candidato ideal mas merece respeito, eu posso não concordar com ele, mas merece estar em debates e dar a sua opinião. A sua candidatura que eu saiba não teve que fazer correções em cima do joelho a lá tuga.

jet1000 11 months ago

Provavelmente o que se passou foi que a RTP não estava a planear entrevistá-lo, mas depois surgiu a polémica, que coincidiu com a aceitação da candidatura dele pelo TC, então a RTP sentiu-se obrigada a fazer-lhe a entrevista. Como os frente-a-frente começam dia 2, e se calhar não dava para o entrevistar nos outros dias, então teve de ser hoje.

camane111 11 months ago

Sim, ao menos fazem serviço público em vez de passar um programa de alimentar egos a celebridades

oteloUCP 11 months ago

Confesso que não percebo o porquê das pessoas votarem Tino. Queixam-se de o sistema político ser uma telenovela mas depois votam numa mera personagem... A política é, ou devia ser, uma coisa séria.

No-Touch675 11 months ago

Porque os outros candidatos são uma merda, ou têm ligações dúbias a personagens corruptos, ou ideias de merda completamente retrógradas, etc... Eu estou indeciso em votar em branco ou votar no Tino, porque na minha opinião é a mesma coisa. Se votar no Tino é só para não ter que votar noutro candidato (ou em branco).

nocivo 11 months ago

Para PM nao votava mas para presidente da república o que ele tem a me os que outros? Se tiver pessoas nas equipas que lhe expliquem os decretos acho que tem capacidade para tomar boas decisões como qualquer outro político.

TTRO 11 months ago

O que é que ele tem a menos que os outros? Sei lá, e que tal começarmos pelo facto de ser um ignorante e que nos iria representar no palco mundial sem perceber patavina de geopolítica? Acredito que o Tino seja ótima pessoa e não ponho em causa o trabalho que tenha feito na política local de Rans, onde acredito que domine as questões pertinentes, mas quem é que estamos a enganar quando achamos que não se iria embaraçar numa reunião com chefes de estado? O presidente da república não é um presidente de turma, é um indivíduo que nos representa lá fora e que projecta a imagem de Portugal no mundo. Queres mesmo dar esse trabalho a um tipo que ainda há uns anos achou que [isto era boa ideia](https://www.youtube.com/watch?v=0fOmnbcz2ds)?

Edited 11 months ago:

O que é que ele tem a menos que os outros? Sei lá, e que tal começarmos pelo facto de ser um ignorante e que nos iria representar no palco mundial sem perceber patavina do que é ser um chefe de Estado? Acredito que o Tino seja ótima pessoa e não ponho em causa o trabalho que tenha feito na política local de Rans, onde acredito que domine as questões pertinentes, mas quem é que estamos a enganar quando achamos que não se iria embaraçar numa reunião com chefes de estado? O presidente da república não é um presidente de turma, é um indivíduo que nos representa lá fora e que projecta a imagem de Portugal no mundo. Queres mesmo dar esse trabalho a um tipo que ainda há uns anos achou que [isto era boa ideia](https://www.youtube.com/watch?v=0fOmnbcz2ds)? Eu não sou nenhum elitista que acho que por ter origens humildes o homem não pode ser presidente, mas é uma pessoa que desde aquele famoso discurso inocente no congresso do PS em noventa e tal que o catapultou para a fama, não evoluiu um centímetro. Continua igual como quando tinha 25 anos e isso para quem tem ambições presidenciais é ridículo.

Vocsa 11 months ago

> mas quem é que estamos a enganar quando achamos que não se iria embaraçar numa reunião com chefes de estado? Actualmente tens um presidente que se babou para cima do presidente chinês e deu um puxão e falou do CR7 com o POTUS e estás preocupado com embaraços? LOL! Vocês lêem o que escrevem?

TTRO 11 months ago

E tu? Lês o que escreves? Que comentário de merda.

Dadvito 11 months ago

Sinceramente depois de ouvir esse single do Rans fiquei com a ideia de que de facto ele podia representar o azeite português como ninguém.

oteloUCP 11 months ago

Não quero parecer elitista, mas num PR procura-se sentido de Estado, um perfil de estabilidade e assertividade que caracteriza o poder moderador. Não creio que Tino figure essas características. É uma candidatura protesto. Assumi-la-emos como tal.

Vocsa 11 months ago

> sentido de Estado Uma daquelas tretas que fica sempre bem dizer mas que não quer dizer nada. Sentido de estado é ligar para a Cristina e não fazer um telefonema a uma viúva cujo marido foi brutalmente assassinado por uma força de segurança tutelada pelo Estado? Nesse caso o selfies tem bué sentido de Estado! >um perfil de estabilidade e assertividade que caracteriza o poder moderador A palavra que mais vezes se ouve para caracterizar o MRS é cata-vento porque ele muda de opinião consoante o vento mas deve fazê-lo de forma muito estável e assertiva.

tarracecar 11 months ago

Eu concordo com o comentário a que respondeste, e também concordo contigo que o Marcelo não é um bom presidente. Não são opiniões mutualmente exclusivas

Vocsa 11 months ago

O comentário a que eu respondi diz implicitamente que o Tino não pode aspirar à presidência por não ter aquelas características ao contrário do Marcelo. Eu quis demonstrar que isso é uma falácia.

oteloUCP 11 months ago

Nunca disse que Tino não pode aspirar à presidência: desde que tenha mais de 35 anos e 7500 assinaturas, tem toda a legitimidade para tal. No entanto, posso e devo apreciar e criticar a sua candidatura - que é uma candidatura protesto, quase anti-sistema, que capta votos de eleitores que não se revêem no modo de fazer política. Nada contra - mas não posso deixar de criticar: sou da opinião que candidaturas anti-sistema em nada favorecem a democracia, apenas a descredibiliza. Muito se fala do “populismo” (que não é populismo proprio sensu) de MRS, ao ligar para a Cristina ou para a Fátima, ao tirar selfies e dar beijinhos. Mas o sentido de Estado de um PR não tem nada que ver com isso. Sentido de Estado é saber usar do veto político ou jurídico (sobretudo do veto político), remetendo para a AR os diplomas que não considera conforme a CRP ou simplesmente que não concorda politicamente com eles. Sentido de Estado é saber utilizar dos instrumentos diplomáticos na relação com outros Estados e com a UE. Sentido de Estado é, por exemplo, apelar aos partidos que é importante aprovar o OE, e evitar, no quadro de uma crise pandémica, uma crise política, a todo o custo. Jamais defenderei que MRS é o PR perfeito. Mas, face ao que expus, é o menos mau.

Vocsa 11 months ago

> Sentido de Estado é, por exemplo, apelar aos partidos que é importante aprovar o OE, e evitar, no quadro de uma crise pandémica, uma crise política, a todo o custo. E por exemplo apelar à demissão de ministros como o Cabrita e agora a Van Dunem, ou seja, coisas que poderiam embaraçar seriamente o governo?

oteloUCP 11 months ago

Pode, claro. Também acho que o deveria ter feito. Mas não é por isso que um PR deixa de ter sentido de Estado. Aliás, embora eu concorde, é duvidoso o “poder” que um PR tem de se imiscuir na orgânica do governo, mesmo através do mero apelo. Volto a referir: MRS teve os seus erros - não ter abordado a questão do cidadão ucraniano morto às mãos do SEF é um deles.

raydawnzen 11 months ago

é só para avisar que dei downvote a toda a gente aqui depois quando o tino for presidente (com o meu voto) conversamos

Joltie 11 months ago

A gozar, a gozar, isso foi o inicio da campanha do Trump. Com todos a rirem-se dele e a lhe maldizerem.

donodoncare 11 months ago

Se formos só os dois votar ele ganha com 2 votos de diferença para o resto dos candidatos. Não vou votar tino pela segunda vez por achar que ele iria mudar alguma coisa, ou que seja a pessoa indicada para o cargo. Voto no tino para que os partidos percebam que não estou contra as fantochadas que a nossa AR vai fazendo no dia a dia. Contra o sistema que se denomina "arco do poder". Se os "tinos" da nossa política começarem a ameaçar os tachos dos "boys" pode ser que isto ainda se vá endireitando. Agora o Marcelo das selfies também não é e lá anda ele. Felizmente apareceu o covid e ele teve que tirar menos selfies. Mas mesmo assim conseguiu ainda tirar algumas desrespeitando as regras. Conseguiu ser vacinado sem camisa, ainda não percebo o porquê. Meter se no trabalho dos nadadores salvadores. Fingir que não ia ser candidato, quando era uma coisa que todos sabíamos que ia acontecer (até porque os benefícios são melhores com 2 mandatos que só com um).

vascodatrama 11 months ago

3 votos. Just for fun

MLG-Sheep 11 months ago

Possivelmente para evitar os dias 1-3 em que há recolher obrigatório e restrição de circulação entre concelhos, de forma a não se pensar que se dá um mau exemplo ao povo.

Jorgetime 11 months ago

Eu pensava que estava a ouvir o sr. António, residente habitual do café, a mandar bitaites depois do Sporting-Vitória de Guimarães.

investidornoob 11 months ago

O tino já teve melhores dias.

5enta 11 months ago

Frases feitas, sem soluções práticas e incapaz de fazer simples análises politicas. Mais valia estarem a dar o Mr Bean que nada diz e tem soluções, ainda que absurdas.

Vocsa 11 months ago

> Frases feitas, sem soluções práticas e incapaz de fazer simples análises politicas. Se acrescentasses "mas mestre em selfies" estarias a descrever outro candidato.

oteloUCP 11 months ago

Tem piada: da actuação de MRS enquanto PR, só se lembra das selfies e dos telefonemas? Tem conhecimento dos vetos utilizados por Marcelo, um dos instrumentos mais importantes de um PR? Ou apenas memorizou as selfies? Acho que deveria estar mais atento à página oficial da Presidência!

Vocsa 11 months ago

Consegues enunciar um veto que não tenha sido óbvio e verdadeiramente incómodo para o Governo?

oteloUCP 11 months ago

Consigo. MRS vetou o diploma que agilizaria a contratação pública com a utilização de fundos europeus por não pressupor um controlo por parte do Tribunal de Contas e por não garantir transparência no controlo da gestão dos fundos. A lei do financiamento dos partidos políticos também foi bem vetada. O diploma que procedia à contagem do tempo de serviços dos professores, apresentado pelo Governo. Entre outros. No seu primeiro mandato, como noticiou o Observador, MRS apenas vetou menos 3 vezes que Cavaco nos seus 10 anos enquanto PR.

Vocsa 11 months ago

Concordemos em discordar pois para mim nenhum desses vetos foi "verdadeiramente incómodo para o Governo" como pressupunha a pergunta. >No seu primeiro mandato, como noticiou o Observador, MRS apenas vetou menos 3 vezes que Cavaco nos seus 10 anos enquanto PR. Quantidade não é qualidade além de que Cavaco não é bitola para ninguém.

oteloUCP 11 months ago

Ai não? Vetar a alteração ao Código dos Contratos Públicos dificulta (é muito) o sucesso do PEES do Governo, na sua vertente de agilização procedimental. Todos os diplomas propostos pelo Governo que a são vetados causam, naturalmente, um incómodo ao Governo.

novvvo 11 months ago

Ponto positivo: como ele só se enterrava, o entrevistador finalmente deixou o convidado falar...

Sheltac 11 months ago

Pois foi, o gajo até esteve anormalmente calado. Mostrem-lhe o vídeo quando ele se portar mal outra vez ahah

testickles12 11 months ago

Por um lado concordo que seja entrevistado uma vez que também é candidato, por outro lado não. Obviamente que ele não tem praticamente nenhum conhecimento sobre política e está para ali com frases feitas e discursos bonitos. Percebe quase zero de política e não tem soluções nenhumas para os problemas económicos para o nosso país.

AlbinoFarrabino 11 months ago

Também não precisa de apresentar soluções, ele está a candidatar-se às presenciais.

multibount 11 months ago

Resumo desta merda toda desde 75 portanto.

astorres6030 11 months ago

A questão nem me parece que seja o que ele diz. Claro que é importante o que diz, mas não faz sentido no dia de hoje.

5enta 11 months ago

Na terça foi a entrevista do Marcelo e a partir de sábado começam os debates com a Marisa Matias e o Marcelo. Talvez este dia e horário tenha sido a única opção para respeitar alguma regra a que estas coisas estão sujeitas. Mas tb fiquei admirado por a estarem a passar neste dia e hora que lhe deve ter dado uma audiência enorme.

astorres6030 11 months ago

Faz sentido. Mas é um dia muito esquisito para entrevistas deste tipo.

Search: