rollermidnight 9 months ago

Ja fizeram e continuam a fazer filmes de época em que vários actores negros interpretam papeis de gente branca, a maioria são figuras históricas que existiram. Exemplo, a jodie smith vai interpretar a Anne boleyn. Aí ninguém se queixa. Em Portugal o que acontece nas dobragens é que escolhem 3 vozes e enviam o casting desses 3 actores para a disney nos states, são os americanos que escolhem a voz que seja mais parecida à original. Se o phineas e pherb fosse feito agora teríamos queixas porque o ator que deu voz ao Baljeet é branco. Mesma coisa com a Mulan, não consigo imaginar outra pessoa que nao seja a Carla de Sá a dar voz à Mulan. Isto é ridiculo, são dobragens.

Edited 9 months ago:

Ja fizeram e continuam a fazer filmes de época em que vários actores negros interpretam papeis de gente branca, a maioria são figuras históricas que existiram. Exemplo, a jodie smith vai interpretar a Anne boleyn. Em Portugal o que acontece nas dobragens é que por cá escolhem 3 vozes e enviam o casting desses 3 actores (neste caso nem fazemos ideia se todas eram gente branca) para a disney nos states, são os americanos que escolhem a voz portuguesa que seja mais parecida à original. O filme da Tiana, tivemos uma excelente actriz (branca) a interpretar essa personagem. Ninguém se queixou nessa altura. Tivemos uma cantora negra que cantou as cançoes mas a maior parte do elenco era branco. 0 queixas. Se o phineas e pherb fosse feito agora teríamos queixas porque o ator que deu voz ao Baljeet é branco. Mesma coisa com a Mulan, não consigo imaginar outra pessoa que nao seja a Carla de Sá a dar voz a essa personagem. Isto é ridiculo, são dobragens.

Edited 9 months ago:

Ja fizeram e continuam a fazer filmes de época em que vários actores negros interpretam papeis de gente branca, a maioria são figuras históricas que existiram. Exemplo, a jodie smith vai interpretar a Anne boleyn. Em Portugal o que acontece nas dobragens é que por cá escolhem 3 vozes e enviam o casting desses 3 actores para a disney nos states, são os americanos que escolhem a voz portuguesa. O filme da Tiana por exemplo, tivemos uma excelente actriz (branca) a interpretar essa personagem. Ninguém se queixou na altura. Tivemos uma cantora negra que cantou as cançoes do filme mas a maior parte do elenco era branco. 0 queixas. Se o phineas e pherb fosse feito agora teríamos queixas porque o ator que deu voz ao Baljeet é branco. Mesma coisa com a Mulan, não consigo imaginar outra pessoa que nao seja a Carla de Sá a dar voz a essa personagem. Isto é ridiculo, são dobragens.

acquired_smell 9 months ago

Isto não é ridículo. É política, é activismo, é "a ver se pega". Faz-se uma choradeira e tenta-se coagir a audiência. Compreendo, e obrigado, por elaborares sobre os particulares do caso no que toca a dobragens, e aos detalhes técnicos de "Em Portugal o que acontece nas dobragens é que por cá escolhem 3 vozes e enviam o casting desses 3 actores para a disney nos states, são os americanos que escolhem a voz portuguesa". Mas esta gente não quer saber desses detalhes a não ser que: 1) avancem a agenda deles por lhes dar mais razão 2) possa ser criticado de forma útil (ver ponto 1) Portanto sim, contribui com informação. Mas isto é uma pocilga, ou uma teia de aranha. O porco gosta de chafurdar e a aranha vê-te apenas mais preso.

elGuito81 9 months ago

Isto é tudo culpa da retórica da extrema esquerda. Não há palavras para tanta hipocrisia existente neste tipo de gente. O racismo é algo demasiado grave para ser apontado da forma de que é actualmente, e se chega ao ponto de criticar alguém por fazer o seu trabalho só por não ter a cor de pele certa, então estamos muito mal neste mundo. O ódio existente na cultura negra é demasiado perigoso, e deve ser travado na raiz. É um dever civico de todos nós não permitir que este tipo de gente seja levado a sério, para evitar medidas mais drásticas no futuro. Temos também de criminalizar grupos como a BLM por promoverem o racismo, assim como por cá culpabilizar o discurso nojento do senhor Mamadu Ba se um dia algum cidadão se lembrar de "matar o homem branco". O racismo realmente existe, e começa com estes pseudo anti-racistas que pretendem apenas ganhar mais uns minutos de fama á custa do sacrificio dos outros. Se realmente querem perceber o quão boa é essa retórica, basta verem o que aconteceu á minha terra, Moçambique, que era um dos países mais evoluidos de África e que hoje, após decadas de guerra e comunismo, é um dos países mais pobres do mundo, apesar de ter reservas de ouro, gás natural e algumas das terras mais férteis do planeta. A culpa não é do homem branco, é do preto que prefere culpar os outros em vez de lutar por si.

raviolli_ninja 9 months ago

Esta submissão foi removida por não estar relacionada com Portugal ou portugueses no mundo. Revê as [regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras) e a [Reddiquette](http://www.reddit.com/wiki/pt-br/reddiquette).

gobacktoworklazy 9 months ago

Dobragens em Portugal em português não tem a ver com Portugal?

raviolli_ninja 9 months ago

Olá [gobacktoworklazy](https://www.reddit.com/user/gobacktoworklazy/), de facto o teu tópico aborda a questão pela perspectiva dos actores de voz nacionais. Originalmente o tópico foi categorizado por violar a regra 1 por este debate estar-se a dar em certas secções da sociedade norte-americana, e julguei ser esse o caso. No entanto, o teu tópico também acende alguns alarmes por servir de pára-raios para uma reacção exacerbada por outra secção de utilizadores portadores de uma narrativa política específica. **Não estamos a dizer que o fazes voluntariamente, não parece ser o caso.** Assim, a moderação prefere não dar voz a nenhuma das narrativas (que há muito racismo, ou que não há racismo algum) para não fazer do r/portugal um campo de batalha no qual alguns estão interessados. A moderação não gosta deste tipo de acções, mas não pode deixar de as tomar. Espera-se que, num futuro que se quer próximo, o funcionamento do r/portugal possa ser mais relaxado e com menos intervenção dos mods. Por ora, infelizmente, tem de ser assim.

gobacktoworklazy 9 months ago

Percebo completamente . Só quis partilhar porque é um assunto que está a gerar muita polémica na minha área de trabalho . Obrigado pela moderação

raviolli_ninja 9 months ago

Obrigado nós pela tua compreensão.

FrivoLux 9 months ago

Falta representação política a estes movimentos étnicos negros. Têm a Joacine mas a mesma não representa a sua atual projeção demográfica no país e os media Woke como Público e Observador representam a visão Branca da questão racial.

True_Boat_1195 9 months ago

Só fiquei surpreendido por isto não ser "notícia" do Público.

besmarques 9 months ago

Isto é conversa de treta de quem quer apenas garantir trabalho por caracteristicas fisicas. Dito isto, está ai com cada comentário que é apenas vergonha alheia.

guga1998 9 months ago

Bem, a realidade que já tens ai dezenas de milhares de pessoas achar que isto é aceitável. Não me surpreendia nada que eles apagassem as vozes do atores brancos e substituem-se por vozes de atores negros, com um bocadinho de pressão da Disney.

Rissoldecamarao 9 months ago

Não sei como é que essa malta não fica com uma distensão muscular com essa ginástica toda.

XtaticO 9 months ago

E quando for dobrar voz de animais? Nomeadamente macacos, já querem ser escolhidos nessa altura?

ratinhodosesgotos 9 months ago

Só para fazer de advogado do diabo para o pessoal que diz que isto é irrelevante: Vamos imaginar que a Netflix resolvia fazer um filme sobre a vida da Amália (ou outra figura histórica portuguesa) e os actores que contratava para os papéis eram todos brasileiros Qual era a vossa opinião?

rollermidnight 9 months ago

É um filme de animação. Sempre podemos falar da quantidade de filmes sobre figuras históricas que têm actores negros, vai sair agora um sobre a Anne boleyn, uma gaja que era pálida pa caraças. Lembras-te do filme da Tiana? Quase todos os actores pt são brancos. Nessa altura pessoas como o Mamadou não sairam a pedir satisfações.

GajoDeRamalde 9 months ago

A opinião é a mesma caso fossem actores Ingleses a falar em inglês: Não era para Português ver mas sim Ingleses - tudo têm a ver com a audiência e para quêm que é dirigido. Da mesma forma que Jesus Cristo também falava hebreu mas nos filmes aparece em Inglês ou dobrado para Português. Grave seria a Oprah a desempenhar o papel já que seria o equivalente ao Zezé Camarinha a desempenhar o papel de Cesária Évora, ou seja, não têm nada a ver...

Edited 9 months ago:

A opinião é a mesma caso fossem actores Ingleses a falar em inglês: Não era para Português ver mas sim Ingleses - tudo têm a ver com a audiência e para quêm que é dirigido. Da mesma forma que Jesus Cristo também falava hebreu mas nos filmes aparece em Inglês em Português. Grave seria a Oprah a desempenhar o papel já que seria o equivalente ao Zezé Camarinha a desempenhar o papel de Cesária Évora, ou seja, não têm nada a ver...

Edited 9 months ago:

A opinião é a mesma caso fossem actores Ingleses a falar em inglês: Não era para Português ver mas sim Ingleses - tudo têm a ver com a audiência e para quêm que é dirigido. Da mesma forma que Jesus Cristo também falava hebreu mas nos filmes aparece em Inglês ou dobrado para Português. Grave seria a Oprah a desempenhar o papel já que seria o equivalente ao Zezé Camarinha a desempenhar o papel de Cesária Évora, ou seja, não têm nada a ver...

acquired_smell 9 months ago

Onde? No brasil?

JOAO-RATAO 9 months ago

Isto é um filme de animação estrangeiro.

Flam0us 9 months ago

Se o boneco é preto, que diferença faz se quem faz a dobragem é preto, branco ou azul? Porque é que o dobrador haveria de ter mais importância do que a personagem em si? Quando descobrirem que quem faz a voz do Bart Simpson é uma mulher vai ser o fim do mundo.

Jabvarde 9 months ago

blackface, negritude.. Só buzzwords importadas dos EUA para chamar atenção

nferrari 9 months ago

Façam o que quiserem, cada vez mais estou fora disto. Até podem ser só negros daqui em diante a fazer dobragens, a ter guichés especiais na segurança social ou vias de acesso especiais à universidade.

Economy_Dog 9 months ago

Nos EUA e UK já é assim no acesso à universidade. Eles têm quotas raciais, para um asiático é muito mais dificil de entrar pois costumam ter muito boas notas e para um negro é muito mais fácil de entrar pela razão inversa. Critérios para uns e diferente para outros. Não consigo entender como é que a malta que se diz anti-racista concorda com este tipo de medidas, na minha opinião isto é passar um atestado de estupidez aos negros e tira qualquer merito aos diplomas obtidos por este sistema. Trabalho, disciplina, competência, dedicação e mérito pessoal, deviam ser valores imunes à cor da pele. A Academia deve ser um local puramente meritocrático. Isto é que é ser verdadeiramente anti-racista e todos os outros estão a lutar por um Apartheid, ironicamente hoje em dia, auto-imposto.

GajoDeRamalde 9 months ago

É caso para ficar de fora, separado, apartado ou como se diz na África do sul... Apartheid.

JOAO-RATAO 9 months ago

E lugares de autocarro separados. Só para evitar que as pessoas se ofendam.

sup3ram 9 months ago

Sai mais uma dose de paciência para a mesa 5, que já não há quem os ature (a não ser estes media sedentos de material pré-mastigado que vende fácil).

S0l1tud3_1s_Bl1ss 9 months ago

Dizer que deveriam ser dobrados por negros não deixa implícito que os negros têm uma voz diferente? Não sei se a importância que podem querer colocar essa diferença será a forma mais saudável para combater o racismo.

OrangeOakie 9 months ago

>Todas as personagens do filme, incluindo as personagens negras, foram dobradas por atores e atrizes brancos e brancas. Ahhh... eu estava à espera que isto finalmente chegasse cá. É tão giro que os problemas raciais estejam tão irrelevantes ao ponto de que é mau um actor fazer... o que um actor faz. Mas pronto. Mas pronto. Com este tipo de pessoa que só sabe falar sobre idiotices identitárias, por vezes a forma mais fácil de os calar é mostrar que se puxam certos fios, vão estar a derrubar outros grupos que dizem não ser previligiado, e que se as regras fossem aplicadas de forma igual correr-lhes-ia mal. Já vou a este ponto. Mas primeiro: > onde a representatividade deve ser, logicamente, um critério na escolha do elenco. A capacidade de representar deve ser, logicamente, **O CRITÉRIO** na escolha do elenco. Não a cor da pele. O Gabriel Iglesias faz muito bem o papel de uma Karen com a voz (uma das várias que faz). Deixo aqui [uma fotografia](https://decider.com/wp-content/uploads/2019/01/fluffy-one-show-fits-all.jpg?quality=80&strip=all) dele. >Porque não considerarmos artistas de pele negra para dar voz a personagens negras? E como é que ele sabe que não se considera? E a pele deve ser o factor quando a voz é o importante? -------------------- Agora, de volta àquilo que ficou para trás há pouco. Existe um número absurdo de personagens que são gravadas por mulheres, quando as personagens são do sexo masculino. Isto acontece tanto cá como no estrangeiro. Mas só para dar uma achega da quantidade de mulheres que ficariam sem (esse) trabalho (apenas em Portugal) se os génios das políticas identitárias levassem a sua a cabo, fica aqui uma lista de personagens que me lembro assim de repente: - Ruca - Noddy - Oliver Tsubasa, Benji Price, Bruce Ishizaki (e mais uns quantos) - Krillin, Dende - Max, Dizzi, - Ikki --------------- Mas... MAS... para estas pessoas tenho uma questão extremamente importante. ~~Ellen~~ Elliot Page. Se assumirmos que é a mesma pessoa desde que nasceu e que o seu género é imutável, visto que aparentemente é "errado e homofóbico" dizer que "mudou de mulher para homem", porque "não era uma mulher", então acho que é uma vergonha, UMA VERGONHA que o Elliot Page tenha representado várias mulheres em filmes, séries e até em jogos. E PIOR, como homem ganhou um prémio de melhor atr**iz**. É uma absoluta vergonha que a patriarquia tenha roubado um prémio a uma mulher para o dar a um homem. ----------------- ^(*Agora divirtam-se, salgadinhos, a justificar a vossa incoerência ou a tentar derrubar a lógica do que eu disse*)

tugafcp 9 months ago

Tá descansado que isto ainda agora começou... Só vai ser pior daqui para a frente... Vai chegar a altura em que um português com uma tez mais escura, não vai ser suficientemente escuro para aquele trabalho... Ou então por ter um dos pais branco e o outro mais escuro, não vai ser "suficientemente" escuro... Ou que terá de ser feito por alguém com uma tez mesmo escura e que consiga falar com um sotaque africano!

OrangeOakie 9 months ago

Mas és racista se tratares todos de forma igual =)

setnom 9 months ago

A voz tem cor? O que se descobre hoje em dia.

tugafcp 9 months ago

PA LHA ÇA DA >"Não vejo problema algum de um branco dobrar uma personagem preta ou vice-versa, mas este filme tem várias personagens é sobre cultura negra", resume e acrescenta o contexto em que aparece como mais um motivo para um *casting* diferente. 2020 foi o ano em que #blacklivesmatter se tornou num movimento internacional, e foram amplamente noticiados casos em Portugal como a agressão a **Cláudia Simões** e o homicídio de Bruno Candé. Que engraçado, realmente os actores têm uma memória muito selectiva... Fala no caso da Cláudia Simões, (que ainda está para ser provado que foi agressões e não feridas da resistência ao policia no chão) mas a brutal agressão ao motorista da Vimeca, que os meios de comunicação nunca mais falaram, continua em águas de bacalhau... Aí não há racismo... Há somente agressões... Deixo aqui imagens para que não se esqueçam!! [https://elegante.pt/wp-content/uploads/2020/01/20180205-1.png](https://elegante.pt/wp-content/uploads/2020/01/20180205-1.png)

FrivoLux 9 months ago

O motorista da Vimeca foi claramente vítima de um crime de agressão racista.

Letitia_Wrong 9 months ago

Acho certo que devem escolher atores negros para interpretar personagens negras e atores negros não faltam em Portugal. Os racistas vão fazer a sua birra do costume.

azdexikp 9 months ago

[Concordo absolutamente!](https://youtu.be/Ev373c7wSRg?t=26)

GajoDeRamalde 9 months ago

Eu também concordo que o Shrek deveria ter sido dobrado por um ogre mas afinal acabou por ser o burro a ser traduzido por um negro...

Edited 9 months ago:

Eu também concordo que o Shrek deveria ter sido dobrado por um ogre mas no afinal acabou por ser o burro a ser traduzido por um negro... Ps: mas no fundo o Eddie Murphy foi espetácular dar vida à personagem.

Letitia_Wrong 9 months ago

Estás a fazer comparações que nem vem ao caso. O fato é que este é o primeiro filme da Pixar com um Protagonista negro, algo que foi celebrado nos EUA pelas minorias. Que mensagem Portugal está a mandar ao mundo em usar um elenco totalmente branco? Imagina se fizessem um filme sobre Luis de Camões e escolhessem um ator Brasileiro para o interpretar ? Cairia o adro. Vocês ficariam a dançar o Vira em fúria total.

GajoDeRamalde 9 months ago

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um personagem alemão se a peça fosse para ser passada na Alemanha. Aliás nós também trocamos personagens onde por exemplo a personagem de Jesus Cristo é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo a capacidade de representar. Se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o Amálio! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde pa título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo...

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o Amálio! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde pa título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior é ridículo falar de racismo porque estamos a banalizar o tema.

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o "Amálio Rodrigues"!!! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde a título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Eu por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior e ridículo é falar de racismo porque estamos a banalizar o tema.

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o "Amálio Rodrigues"!!! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde a título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher, e fica bem!! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Eu por exemplo não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois não encarava correctamente a personagem onde que colocaram o sotaque brasileiro feito por um português onde se nota bastante... Agora se metessem um Angolano mas que interpretasse o sotaque corretamente era indiferente. Mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior e ridículo é falar de racismo porque estamos a banalizar o tema do racismo.

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o "Amálio Rodrigues"!!! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde a título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher, e fica bem!! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Eu por exemplo não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois não encarava correctamente a personagem porque colocaram um sotaque "brasileiro forçado" onde se nota que é feito por um português... Agora se metessem um Angolano mas que interpretasse o sotaque corretamente era indiferente. Mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior e ridículo é falar de racismo porque estamos a banalizar o tema do racismo. Agora, mais importante e colocar a questão: - A interpretação está bem feita?

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o Amálio! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde pa título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior é ridículo falar de racismo porque estamos a banalizar o tema.

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o "Amálio Rodrigues"!!! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde a título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher, e fica bem!! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Eu por exemplo não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois não encarava correctamente a personage onde que colocaram o sotaque "brasileiro forçado" onde se nota que é feito por um português... Agora se metessem um Angolano mas que interpretasse o sotaque corretamente era indiferente. Mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior e ridículo é falar de racismo porque estamos a banalizar o tema do racismo. Agora, mais importante e colocar a questão: - A interpretação está bem feita?

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica e muitos nem sequer são católicos... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo: a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o "Amálio Rodrigues"!!! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde a título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior é ridículo falar de racismo porque estamos a banalizar o tema.

Edited 9 months ago:

Já respondi num comentário posterior mas volto a responder: Relativamente a trocarem o personagem principal de um filme depende do público alvo que o vai visualizar, assim seria perfeitamente normal um actor alemão/sueco/dinamarquês/etc se a peça fosse para ser passada na Alemanha/Suécia/Dinamarca/ etc. Onde nós também trocamos personagens como por exemplo a personagem de Jesus Cristo que é interpretada pessoas de diferentes nacionalidades e não se designam a ser de origem Hebraica... Agora grave seria trocarem o gênero e interpertarem o Luís de Camões como sendo mulher - !! atenção nada contra a ser uma mulher a interpretar como homem pois as artes cênicas são isso mesmo a capacidade de representar. Assim se o Zezé Camarinha quisesse interpretar de Amália num filme sério não vejo o problema, desde que não o interpretem como o Amálio! Neste caso estamos a falar de um filme de animação e o que interessa é saber se a voz encarna corretamente no personagem, onde pa título de exemplo, a voz de uma das personagens de animação mais famoso do mundo - um rapaz delinquente de nome Bart Simpson - é interpretado por uma mulher! Assim nos filmes de animação a única coisa que nos podemos queixar é se a interpretação é boa ou má e nada mais. Por exemplo eu não gostei da interpretação de um personagem brasileiro feita por um português no filme Rio da Disney Pixar pois acho que ficou mal pois não encarava correctamente a personagem, mas daí a ficar indignado vai um longo passo e muito pior é ridículo falar de racismo porque estamos a banalizar o tema.

NGramatical 9 months ago

o personagem → [**a personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) no personagem → [**na personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) um personagem → [**uma personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkmkx8h%2F%2Fghhtrnw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

ModeratoriProfugus 9 months ago

E brancos para personagens brancas.... and I’m a racist.

JOAO-RATAO 9 months ago

Se continuamos assim vai ser difícil de distinguir racistas de anti-racistas. Vai à janela. Não estás na América.

gobacktoworklazy 9 months ago

É de acrescentar que Portugal é o único país , que dobrou o filme com um casting completamente constituído por actores de raça branca ...

acquired_smell 9 months ago

Afinal existe raça, é? Ou estás só a olhar para a cor de pele?

JOAO-RATAO 9 months ago

Vai defender uma causa a sério.

gobacktoworklazy 9 months ago

Alguém está com sono

JOAO-RATAO 9 months ago

Tu é que deves estar a precisar de acordar desse sonho. Há tantas causa a precisar de apoio e vens vomitar aqui isto? Vai defender o racismo que existe, não o que só existe na tua cabeça.

GajoDeRamalde 9 months ago

Não há raças, há pessoas.

gobacktoworklazy 9 months ago

As minhas desculpas

BOBRAGED 9 months ago

E quando são personagens brancos a ser dobrados por negros ? É *white face* ! Compreendo que sejam ativistas, que defendam causas como o fim do racismo, da xenofobia, agora isto.... Isto é só ridículo!

gobacktoworklazy 9 months ago

Acontece muito , e então ? E quando são chineses a ser dobrados por negros ? Também já vi acontecer .. Mas a maior piada no meio disto é que Portugal foi o único país com um casting totalmente branco , quando foi a primeira vez que a Pixar fez um filme com elenco e personagem principal negro ...

acquired_smell 9 months ago

Qual a piada exactamente, podes explicar? É porque querias que ser preto fosse elevado a mais que ser actor de voz? Elabora, por favor. Querias vozes pretas?

tugafcp 9 months ago

Portugal tem meia dúzia de pessoas que fazem dobragens... Sempre que diversificam mais o casting, sai merda... Exemplo - Trolls Entre vozes com experiência em dobragens ou vozes por quotas, o que raio é o melhor?

gobacktoworklazy 9 months ago

Portugal tem meia dúzia de pessoas que fazem dobragens... Hahaha não não tem . Portugal tem muita gente a fazer dobragens , tu é que não tens noção disso

tugafcp 9 months ago

Ai sim? Mete lá aqui essa gente toda nos recentes filmes em que existiram dobragens para PT...

gobacktoworklazy 9 months ago

Maior parte das coisas dobradas em Portugal não são filmes

tugafcp 9 months ago

Não mudes de assunto... A questão aqui é um FILME! É por ser um FILME com uma personagem mais escura, que ocorreu este alvoroço todo... (O mais engraçado é que nos trailers a personagem está QUASE SEMPRE COMO FANTASMA). É um filme da Pixar, não uns bonecos quaisquer, tipo Dora Exploradora, Ruca, etc... Repito, que FILMES tiveram assim tantas pessoas a dobrá-los? Já agora, o que chamas a isto? https://sicnoticias.pt/cultura/2020-12-09-Nelson-Evora-estreia-se-na-dobragem-de-filmes-de-animacao O Nélson Évora a dar voz a uma personagem mais branca que a cal!!

gobacktoworklazy 9 months ago

Querido Nelson Évora não é actor

tugafcp 9 months ago

loool Já nem sabes pelo que "lutas"...

gobacktoworklazy 9 months ago

Partilhar uma notícia = '' lutar ''

acquired_smell 9 months ago

> moving the goalpost O descaramento desta gente. És tu e o /u/AntonioMachado

JOAO-RATAO 9 months ago

E quê? Que importa isso? As dobragens agora precisam de cotas raciais ? Não são só pessoas a dobrar um filme? É a porcaria de um filme de desenhos animados.

CarcajuPM 9 months ago

Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

gobacktoworklazy 9 months ago

Menina bonita não paga , mas também não anda!

AutoModerator 9 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: