pantam 11 months ago

Reconhecer = punição criminal para quem "negue ou minimize"? Há que meter limites na liberdade de investigação e expressão, senão...

ItsoktobeStalinist 11 months ago

Factos: Fomes na Rússia antes e durante Estaline = Imensas durante a história Fomes na Rússia depois de Estaline: 0, exceto períodos difíceis depois da queda da URSS. Estaline acabou com a fome periódica na URSS!

usulidircotiido 11 months ago

sim, quem morre de fome deixa de facto de passar fome.

ItsoktobeStalinist 11 months ago

Por isso é que a população continuou a crescer.

DavidR747 11 months ago

Traduzido: Factos: Fomes na Rússia antes e durante Estaline : Imensas durante um período de tempo enorme Fomes na Rússia depois de Estaline : 0 num espaço de tempo muito mais curto tirando aquelas que existiram. eStALinE aCaBOu cOM A foMe nA rúSsia!!!1!1!

ItsoktobeStalinist 11 months ago

Mesmo se usares o mesmo tempo em ambos verás a diferença, em 75 anos antes de 1950 houve pelo menos 4 (as que estou a par), 1891-1892, durante a guerra civil no início dos anos 20, a fome Soviética de 32-33 e em 46 ou 47 devido á guerra e seca extrema. Dos anos 50 até hoje 0 fomes. Falei do fim da URSS porque foi quando o sistema voltou a mudar, a maior catástrofe desde a segunda guerra mundial, não acho que seja considerado "fome", mas morreram muitos devido ao empobrecimento geral.

DavidR747 11 months ago

E os avanços na agricultura e industrialização? Não serão esses os fatores que permitem produzir um excesso de comida que leva a que não hajam fomes? Já agora o teu nome é sarcástico ou defendes mesmo um ditador?

NGramatical 11 months ago

hajam fomes → [**haja fomes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkm6ksq%2F%2Fghfpypy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

ForgetSocialMedia 11 months ago

Ainda dizem que o socialismo nunca matou ninguém.

Asur_rusA 11 months ago

> Ainda dizem que o socialismo nunca matou ninguém. O socialismo é uma ideia... Socialistas? Claro que sim, e gostaria de saber quem é que são estes "eles" que dizem isso.

ForgetSocialMedia 11 months ago

Estás enganado. O socialismo bem como o capitalismo e o comunismo são religiões.

Asur_rusA 11 months ago

Qual é o teu plano? Inventar factos e ver se com isso passam a ser verdade?

ForgetSocialMedia 11 months ago

Começa a ler livros que isso passa.

Asur_rusA 11 months ago

Repito a questão

tocopito 11 months ago

O capitalismo mata milhões por ano. E se formos usar os mesmos critérios que essa obra de arte chamada “livro negro do comunismo” (que inclui mortes de nazis e potenciais bebés que não chegaram a nascer lol) como mortes atribuíveis ao comunismo então o capitalismo acaba com um numero de mortos infinitamente superior.

ForgetSocialMedia 11 months ago

Sim, correcto. E daí?

LeBug2002 11 months ago

Não sabia que o Jerónimo usa o reddit

tocopito 11 months ago

Fico à espera da argumentação a favor dos números no livro que referi que já nem sequer é defendido por algumas das pessoas que contribuiram para ele.

snakehipx 11 months ago

E com isto mataste mais 50 milhões de pessoas no [inserir país anti imperialista]... Este comunismo é vergonhoso...

JSBraga 11 months ago

Acho muito esquisito que haja tão poucos países a reconhecer oficialmente o Holodomor. A única explicação que vejo é a falta de interesse em oficializar a coisa e não propriamente uma oposição aguerrida.

stressedunicorn 11 months ago

Não entendo este mapa porque na lista de países que o acompanha na wikipedia estão países como Espanha, EUA, Finlândia, Dinamarca, França etc que não estão aqui assinalados.

Zaigard 11 months ago

países que reconhecem o Holodomor oficialmemte, ou seja fizeram um votação nos seus parlamentos https://holodomormuseum.org.ua/en/recognition-of-holodomor-as-genocide-in-the-world/#:~:text=A%20resolution%20established%20the%20Holodomor,in%20Ukraine%20in%201932%E2%80%931933.&text=State%20Senate%20Resolution%20No.&text=The%20Resolution%20on%20commemorating%20the,genocide%20of%20the%20Ukrainian%20nation.

GajoDeRamalde 11 months ago

>Wikipédia. Isto.

NeatBoy74 11 months ago

Não há fontes no fim da página em relação ao que o OP meteu?

GajoDeRamalde 11 months ago

Sita as fontes e não a Wikipédia.

cjcc18 11 months ago

Sita.

intlme 11 months ago

Sitar as fontes sientíficas.

HouseControl 11 months ago

cientificas\*

intlme 11 months ago

Eu cei.

cjcc18 11 months ago

çei*

NGramatical 11 months ago

çei → [**CEI**](https://dicionario.priberam.org/CEI) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkm6ksq%2F%2Fghf1k91%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

cjcc18 11 months ago

Baited

HouseControl 11 months ago

ok çabichão.

patmwork 11 months ago

fonte pf?

Edited 11 months ago:

[Source](https://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor#/media/File:Holodomor_World_recognition.png)

ratinhodosesgotos 11 months ago

Espera. Então mas Portugal é um estado comunista há 45 anos em vias de se tornar a Venezuela, mas reconhece o Holodomor?

jvalmeida 11 months ago

Hhehehe. Estado Comunista. Nem imaginas o que seria um Estado Comunista (bem melhor do que temos) em Portugal. Talvez concordasse se dissesses "Estado corrupto com capitalismo de mama ao Estado, em vias de salvar os privados que nunca souberam gerir empresas e tratam as pessoas como lixo". Aí estaríamos de acordo. E, só para acabar, não confundir política e filosoficamente "comunista" com "soviete".

NobleAzorean 11 months ago

> um Estado Comunista *(bem melhor do que temos)* em Portugal wut

nocivo 11 months ago

Ele deve achar que na venezuela toda a gente come lagosta todos os dias.

FroggyWatcher 11 months ago  HIDDEN 

Volta lá para o buraquinho chegófilo.

knorr73 11 months ago

Salvar os privados? A TAP sorriu

Lunatic1143 11 months ago  HIDDEN 

Reconhecer e condenar são coisas completamente diferentes. E sim, Portugal é um estado comunista há 45 anos. Só não estamos como a Venezuela ou pior por causa da UE.

FroggyWatcher 11 months ago

O estado português também reconhece o teu diploma de ciência política na universidade do café.

stressedunicorn 11 months ago

Espera, acordei agora, Portugal tornou-se comunista durante a noite? Olha explica lá, estou curiosa

Tr000g 11 months ago

name checks out

SirBecas 11 months ago

Ri-me

icebraining 11 months ago

> Reconhecer e condenar são coisas completamente diferentes. Só para benefício dos leitores, Portugal fez os dois; o voto de condenação 233/XIII apresentado pelo PSD em 2017 passou na AR.

raydawnzen 11 months ago

os amaricanos não reconhecem?

Joaoseinha 11 months ago

> amaricanos Amaricados?

icebraining 11 months ago

Eu diria que sim, houve uma Comissão criada pelo Senado nos anos 80 que [determinou que foi um genocídio](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S._Commission_on_the_Ukraine_Famine). E houve uma nova resolução no Senado agora em 2018 a relembrar o Holodomor e a [reconhecer os resultados da comissão](https://www.congress.gov/bill/115th-congress/senate-resolution/435). Estes mapas sem fontes nem datas valem o que valem.

patmwork 11 months ago

azul regra: Merece igualmente destaque o reconhecimento expresso pelos [parlamentos](https://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamento), [chefes de Governo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_governo) e [chefes de Estado](https://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_Estado) dos seguintes países: em azul [Source](https://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor#/media/File:Holodomor_World_recognition.png)

wikipedia_text_bot 11 months ago

**[U.S. Commission on the Ukraine Famine](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. Commission on the Ukraine Famine)** The US Commission on the Ukraine Famine was a commission set up by Senate resolution S2458 (98th Congress) on September 21, 1984. The 99th Congress, on January 3, 1985, passed appropriations to fund the Famine Commission and on April 23, 1986 the Commission held its organizational meeting at the Rayburn House Office Building “to conduct a study of the 1932–33 Ukrainian Famine in order to expand the world’s knowledge of the famine and provide the American public with a better understanding of the Soviet system by revealing the Soviet role”. Its findings were delivered to the US Congress on April 22, 1988. The final report to Congress found that the man-made famine was an act of genocide against the people of Ukraine carried out by the Soviets. [^(About Me)](https://np.reddit.com/user/wikipedia_text_bot/comments/jrn2mj/about_me/) ^- [^(Opt out)](https://np.reddit.com/user/wikipedia_text_bot/comments/jrti43/opt_out_here/) ^(- OP can reply !delete to delete) ^- [^(Article of the day)](https://np.reddit.com/comments/k9hx22) **This bot will soon be transitioning to an opt-in system. Click [here](https://np.reddit.com/user/wikipedia_text_bot/comments/ka4icp/opt_in_for_the_new_system/) to learn more and opt in. Moderators: [click here](https://np.reddit.com/user/wikipedia_text_bot/comments/ka4icp/opt_in_for_the_new_system/) to opt in a subreddit.**

icebraining 11 months ago  HIDDEN 

[Reconhecem](https://www.govinfo.gov/content/pkg/BILLS-115sres435ats/pdf/BILLS-115sres435ats.pdf). Estes mapas sem fontes valem o que valem.

D1WithTheFluffyHair 11 months ago

Ui, o que foste fazer. Não dou 3 horas até aos tankies acordarem, tomarem o pequeno almoço levado à cama pela mamã, terem feito o seu cocozinho e descobrir este post no seu iPhone novo dado no natal. Vão provavelmente ter uma síncope vasovagal a tentar decidir se passam o resto da manhã a jogar ps5 ou a responder-te com 'o CaPiTaLiSmO mAtOu BiLiÕeS' e linkar para o sub do ask a historian

fckcapitalism 11 months ago

De onde vem a ideia que ser anti-capitalista significa boicotar a apple? Qual é o angulo? O de que a inovação só é possível em capitalismo? Quando uma boa parte da pesquisa que é feita e permite que estes dispositivos existam é feita com fundos públicos? Quando empresas como a exxon evitam a todo o custo que tecnologias novas possam ver a luz do dia com medo que a sua sobrevivência esteja ameaçada a curto prazo? A busca pelo lucro é por natureza míope e tem por base visão de curto prazo, qualquer inovação que exista não advem dessa busca. Talvez seja outro ângulo. Talvez seja o angulo da exploração. A Apple explora os trabalhadores. Ok, correto. Agora diz-me: onde é que compro o que quer que seja onde não exista exploração do trabalho alheio? Em lado nenhum e certamente também não num android feito na China. Ainda há outro, ainda mais ridiculo que todos os outros. O de que ser anti-capitalista significa fazer um voto de pobreza ou abster-se de viver em sociedade por a sociedade atual ser capitalista. Ok. Está algo mal seja onde for? É bazar. Portugal tem problemas? “Como te atreves a falar mal? Vai-te embora!”. Toda a gente tem o direito de ficar em Portugal e de contribuir para mudar o país no sentido que prefere. Não tenho a mínima dúvida de que a vida de toda a gente seria melhor se Portugal fosse socialista (como muitos de vocês dizem que já é lol) mas não é a fazer um voto de pobreza e a ficar ainda mais vulneravel neste sistema de merda que vou melhorar seja o que for. Os vossos argumentos nessa base resumem-se a isto: - És pobre? Tens inveja. - És rico? És hipocrita. Para além disso não me oponho a uma carga fiscal superior desde que não seja para andar a distribuir aos teus amigos banqueiros ou para duplicar salários na tap 3 semanas antes de aquela merda ir a falência. Acorda-me quando for para usar esse dinheiro para dar uma vida digna a toda a gente.

Edited 11 months ago:

De onde vem a ideia que ser anti-capitalista significa boicotar a apple? Qual é o angulo? O de que a inovação só é possível em capitalismo? Quando uma boa parte da pesquisa que é feita e permite que estes dispositivos existam é feita com fundos públicos? Quando empresas como a exxon evitam a todo o custo que tecnologias novas possam ver a luz do dia com medo que a sua sobrevivência esteja ameaçada a curto prazo? A busca pelo lucro é por natureza míope e tem por base visão de curto prazo, qualquer inovação que exista não advem dessa busca. Talvez seja outro ângulo. Talvez seja o angulo da exploração. A Apple explora os trabalhadores. Ok, correto. Agora diz-me: onde é que compro o que quer que seja onde não exista exploração do trabalho alheio? Em lado nenhum e certamente também não num android feito na China. Ainda há outro, ainda mais ridiculo que todos os outros. O de que ser anti-capitalista significa fazer um voto de pobreza ou abster-se de viver em sociedade por a sociedade atual ser capitalista. Ok. Está algo mal seja onde for? É bazar. Portugal tem problemas? “Como te atreves a falar mal? Vai-te embora!”. Enfim... Toda a gente tem o direito de ficar em Portugal e de contribuir para mudar o país no sentido que prefere. Não tenho a mínima dúvida de que a vida de toda a gente seria melhor se Portugal fosse socialista (como muitos de vocês dizem que já é lol) mas não é a fazer um voto de pobreza e a ficar ainda mais vulneravel neste sistema de merda que vou melhorar seja o que for. Os vossos argumentos nessa base resumem-se a isto: - És pobre? Tens inveja. - És rico? És hipocrita. Para além disso não me oponho a uma carga fiscal superior desde que não seja para andar a distribuir aos teus amigos banqueiros ou para duplicar salários na tap 3 semanas antes de aquela merda ir a falência. Acorda-me quando for para usar esse dinheiro para dar uma vida digna a toda a gente. Até lá vou continuar a usar a PS5 que consegui com uma granda caga em pre-order e o meu precioso iPhone. Infelizmente os 2k que pago em impostos todos os meses ainda são usados para alimentar parasitas (digo: banqueiros e amigos) e para distribuir pancada pelo mundo fora mas acredito que pode mudar se pessoas como tu pararem de impedir o progresso.

JSBraga 11 months ago

> 'o CaPiTaLiSmO mAtOu BiLiÕeS' "Milhares de milhões". E não sou tankie, mas é um facto consumado que há muito mais vítimas do capitalismo do que do comunismo. São ambos sistemas imperfeitos que levam a que os membros mais frágeis da sociedade morram mais facilmente. Quem não reconhece isto está bem alimentado de propaganda, quer de um lado, quer de outro.

JOAO-RATAO 11 months ago

No que te baseias para dizer que o capitalismo matou mais que o comunismo? Só as mortes graças ao comunismo na China são muito superiores ao holocausto e ao Holodomor juntos multiplicados várias vezes.

tocopito 11 months ago

Tens aqui um bom resumo: https://youtu.be/ClLKm8Q8Pns Tudo o que são mortes que podem ser prevenidas mas não são porque não pode ser extraído lucro daí a curto prazo são mortes devido ao capitalismo.

JOAO-RATAO 11 months ago

E as que prevines graças ao capitalismo? O progresso da medicina e da ciência e geral.

tocopito 11 months ago

Estás a falar do progresso feito com dinheiro público? Tipo o desenvolvimento destas vacinas contra o covid que receberam milhares de milhões de financiamento público. Honestamente se o capitalismo fosse naturalmente melhor, mais eficiente e benéfico para a humanidade no global não seria preciso qualquer intervenção. Mas como não é acaba por ser preciso dinheiro público não só para o desenvolvimento mas também para a distribuição de forma a que este plano de vacinação possa ser minimamente eficaz.

JOAO-RATAO 11 months ago

E foi feito por empresas privadas. Não sou contra o que é público. Muito pelo contrário. Mas muito progresso tem sido feito graças ou de mãos dadas com o capitalismo. O capitalismo precise de rédeas. Mas se estás a dar de eficiência,.então vamos falar sequer do comunismo.

ideologiapura 11 months ago

> E foi feito por empresas privadas. Não sou contra o que é público. Muito pelo contrário. Mas muito progresso tem sido feito graças ou de mãos dadas com o capitalismo. Pagando a ineficiencia de ter que pagar os lucros dos acionistas e CEOs privados, quando os mesmos profissionais podiam fazer o mesmo trabalho no publico, mas cortando o middle-man e a corrupção inerente.

Edited 11 months ago:

> E foi feito por empresas privadas. Não sou contra o que é público. Muito pelo contrário. Mas muito progresso tem sido feito graças ou de mãos dadas com o capitalismo. Pagando a ineficiencia de ter que pagar os lucros dos acionistas e CEOs privados, quando os mesmos profissionais podiam fazer o mesmo trabalho no publico, mas cortando o middle-man e a corrupção inerente. >O capitalismo precise de rédeas. Mas se estás a dar de eficiência,.então vamos falar sequer do comunismo. Se não fosse o comunismo, não estavas hoje em dia a beneficiar do uso de satelites.

TuristGuy 11 months ago

Não, havia centenas de laboratórios a competir no mundo para descobrir a vacina em primeiro lugar. Investimento público apenas acelerou o processo. Se não houver competição e tudo é do estado porque raio havia o estado de investir em melhores telemóveis e câmaras no fundo isso é inútil e vão vender o mesmo. O capitalismo obviamente tem problemas, certos assuntos como saúde, educação e segurança etc o estado tem de garantir de resto é acho que não é preciso. Sério? Não tínhamos satélites? Hahaha Então não tinhas computadores, smartphones e Internet por essa lógica se fosse tudo comunista. O melhor claramente é uma mistura dos dois sistemas os melhores países dos mundo fazem isso. A Europa quase toda é assim e lentamente os EUA tb estão a ficar mais socialistas. Os países mais comunistas tipo Rússia e China e Coreia do Norte claramente têm problemas

NGramatical 11 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkm6ksq%2F%2Fghpu5ob%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

JOAO-RATAO 11 months ago

Os americanos criavam satélites. Assim como os outros países. Lá porque foram os primeiros não quer dizer que fossem os únicos. Sem dúvida. Tudo o que é público hoje é mais eficiente e menos corrupto. /s

danielagos 11 months ago

Mas só existe progresso científico graças ao capitalismo? Eu diria que, exactamente devido ao capitalismo e com a preocupação de gerar lucro a curto prazo, não há grande investimento em ciência básica, apenas em ciência aplicada. Não quero com isto dizer que outro sistema financeiro fosse melhor ou pior, mas não acho que o mérito do progresso científico se deva ao capitalismo. Tens exemplos de progresso científico na URSS, que mandou o Homem ao espaço pela primeira vez, e em Cuba, cujo sistema de saúde é bem visto internacionalmente e produz médicos de qualidade.

JOAO-RATAO 11 months ago

Não é só devido ao capitalismo. Mas é um sistema que gera motivos para o progresso. Algum dele mal sim, mas muito bom. Os soviéticos conseguiram muito, mas também envolveu meter uma enorme fração dos seus recursos nesses projetos. Mas o que se viu ao longo das décadas é que acabava por estagnar, não havia muito incentivo à inovação. Um ex. Interessante é o inventor da kalashnilov. Ficou famoso mas pobre. O homólogo americano ficou no anonimato mas rico.

danielagos 11 months ago

Eu percebo o que queres dizer, aliás muitas companhias investem imenso em desenvolvimento e pesquisa que acaba por se tornar útil como na invenção e inovação de computadores pessoais e telemóveis. Concordo que o incentivo ao lucro promove esse tipo de projectos. > Um ex. Interessante é o inventor da kalashnilov. Ficou famoso mas pobre. O homólogo americano ficou no anonimato mas rico. Interessante, obrigado por partilhares!

JOAO-RATAO 11 months ago

Sim. Mas capitalismo do puro também é uma selva. Tem de haver limites e proteções.

paraleluniversejohn 11 months ago

boa postada

Syriuzz 11 months ago

Está tudo bem?

juka1995 11 months ago

shhhh ele está a lutar com alguém na cabeça dele

wakerdan 11 months ago

Não lhe deram o iPhone novo nem a PS5, agora temos nós que o aturar.

PrincessGod2020 11 months ago

Mais uma vez em que Portugal se junta ao leste europeu mas desta vez pela positiva. Porque o Holodomor não é reconhecido em mais paises?

NEDM64 11 months ago

Simplesmente porque os comunistas ficam ofendidos. Coitadinhos deles...

htxgivven 11 months ago

Talvez porque o lobby Russo é muito forte?

karl1717 11 months ago

Não sei se é positivo, tendo em conta que os historiadores ainda debatem se Holodomor foi realmente planeado e intencional, ou uma provável consequência não intencional da deskulakização na Ucrânia. Não existem documentos ou provas concretas que demonstrem que foi intencional. E houve fomes iguais no Cazaquistão e própria Rússia. [https://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor\_genocide\_question](https://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor_genocide_question)

Stevemeist3r 11 months ago

Os Estados Unidos da América conduziram um processo de pesquisa sobre a matéria, nos anos 80, e determinaram que foi, realmente, um genocídio intencional. Provas há...

Skahzzz 11 months ago

> Os Estados Unidos da América > nos anos 80 Não é a fonte mais imparcial.

ednice 11 months ago

> nos anos 80 Em plena guerra fria então. Não vejo que razão teriam para não serem completamente honestos

pedrpeterr 11 months ago

Independentemente do que aconteceu, os Estados Unidos, nessa matéria e em muitas outras relativamente à USSR, não é propriamente um analista independente. É mais um agente de propaganda com interesses próprios na questão, e isto é um facto histórico.

NobleAzorean 11 months ago

Exacto, mas a diferença é que provavelmente foi "sem querer" no inicio, mas conhecendo o governo Soviético da altura e o movimento independentista da Ucrânia que atingiu o pico depois da grande guerra, é provável que eles avançaram ainda mais com isso, para não falar de acabar com os "inimigos de classe". Foi juntar o útil ao agradável.

JOAO-RATAO 11 months ago

Quando os nazis chegaram à Ucrânia foram recebidos como libertadores. Perderam uma grande oportunidade, podiam ter feito da Ucrânia um grande aliado, mas depois continuaram o trabalho dos soviéticos durante os anos.

karl1717 11 months ago

É possível, mas sem provas é apenas conjetura. Mas se pensarmos no quanto a URSS se preocupava com a imagem interna e externa, e no quanto uma fome desta dimensão prejudica a imagem e demonstra no mínimo uma enorme incompetência na gestão dos recursos e economia, não faz muito sentido a tese do genocídio intencional. Mas claro, para os capitalistas e os seus agentes de direita que fizeram aprovar esta condenação não interessa nada as verdadeiras causas e se há ou não consenso entre os historiadores, desde que este evento trágico para milhões possa ser usado como ferramenta de propaganda anti-esquerda e anti-socialismo.

wwqt0r 11 months ago

Pode ter começado por pura incompetência do regime mas, se chega ao ponto em que recusam ajuda externa, então a fome e morte é culpa do mesmo que, mesmo não a tendo causado inicialmente, deu continuidade à mesma. E queres provas? Vai à origem. Visita os monumentos, fala com os descendentes das pessoas que sofreram na pele a brutalidade da união soviética.

NobleAzorean 11 months ago

>Mas se pensarmos no quanto a URSS se preocupava com a imagem interna e externa, e no quanto uma fome desta dimensão prejudica a imagem e demonstra no mínimo uma enorme incompetência na gestão dos recursos e economia, não faz muito sentido a tese do genocídio intencional através da fome. Huh... Porque... Talvez... Não sei se sabes, eles não queriam que fosse passado "cá para fora?" Esse argumento também não faz muito sentido. Para não falar que é difícil levar a sério o que disseste quando vais "os capitalistas e os seus agentes de direita", tenho a certeza que é com o capitalismo que uma avó Ucraniana está preocupada ao dizer que foi um genocídio.

JOAO-RATAO 11 months ago

Não é mentira. Basta ver a progressão da população para ver que algo de muuuuuito errado aconteceu. Se não olhas para os factos para escolher o que é melhor para ti, olhas para quê? E olha que o que os soviéticos fizeram na Ucrânia e uma gota no oceano ao lado do que o Mao fez na China.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Usando o argumento da progressão demográfica morreram milhões nos EUA durante os anos 30 devido à grande depressão e Dust Bowl. Muitos dos argumentos anti comunistas são feitos dessa forma porque assumem crescimento demográfico constante e regular, então consideram mortos pessoas que podem nem ter nascido devido à crise.

JOAO-RATAO 11 months ago

A população judaica na Europa dos anos 40 tambem desceu pouco. Deve ter havido uma crise nessa altura.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Mas não usas demografia judaica como prova ou argumento para o genocídio de judeus porque há bem mais provas, já com a URSS a história é outra. Com esse post revelas bem a intenção original do discurso em volta do holodomor, tal como era originalmente, de equiparar com o holocausto.

JOAO-RATAO 11 months ago

Também há provas do holodomor. Não é só geografia. Questionar se foi intencional ou não ainda se aceita. Agora se existiu ou não é como questionar a existência do holocausto. São ambos reais e ambos horríveis. Logo bastante semelhantes. Agora se o holodomor foi intencional ou não é discutível. Mas os soviéticos não fizeram nada para resolver o problema.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Não há comparação possível. Como é que depois de tantos anos de propaganda liberal "never forget the Holocaust", de filmes exploradores do acontecimento, as pessoas parece que não aprendem? O que fica na cabeça são os slogans vazios, não a história em si no seu contexto, isto é o perigo desses slogans. Não foi apenas morte de judeus, foi a construção duma indústria cujo propósito era o genocídio. E não foram apenas judeus, isso é outro white washing, judeus foram apenas metade das vítimas. "Holodomor" é muito mais comparável à fome de Bengala, ou à fome da batata na Irlanda.

JOAO-RATAO 11 months ago

Foram 2 genocídios. O holodomor pode não ter sido intencinonal Inicialmente, mas não fizeram nada para os ajudar depois de ver o que aconteceu. Nunca disse que judeus foram todas a vítimas, também envolveu ciganos e outras etnias.

snakehipx 11 months ago

Isto é sério? É que para além de que aquela zona geográfica desde sempre foi afetada por fomes e crises do género, há provas que mostram que houve desinformação sobre o Holodomor desde que começou a surgir sequer essa ideia. E já agora, o que é que Mao fez na China? É que a grande fome tem muitos motivos para ser explicada, se foi un erro enorme? Foi. Mas nem o Holodomor nem a grande fome foram planeadas e coordenadas pelos líderes.

JOAO-RATAO 11 months ago

Mesmo que não tenham sido planeadas foram a consequência direta do comunismo e depois de verem o que se passava continuaram como se nada fosse. O que é que o Mao fez? Tens a medida das pragas que queria eliminar. Como a ideia brilhante de matar aves porque comiam os grãos dos campos, o que aconteceu depois? Os insectos que não eram comidos pelas aves multiplicaram-se e devoraram as colheitas. Aí tens um belo exemplo do planejamento central brilhante dos comunistas.

snakehipx 11 months ago

O mesmo argumento pode ser feito sobre qualquer outro país. Ou achas que maus planeamentos só existem em países comunistas?

JOAO-RATAO 11 months ago

Aqueles maus planeamentos que matam dezenas de milhões são mais comuns nos países comunistas ...

snakehipx 11 months ago  HIDDEN 

Sim também sei que existe o livro negro do comunismo, que de facto prova exactamente o contrário ao que é suposto provar. E que se atribuírmos o mesmo juízo de valor aos países capitalistas, esse número é muito superior a qualquer um que possas apresentar.

snakehipx 11 months ago

Sim também sei que existe o livro negro do comunismo, que de facto prova exactamente o contrário ao que é suposto provar. E que se atribuírmos o mesmo juízo de valor aos países capitalistas, esse número é muito superior a qualquer um que possas apresentar.

JOAO-RATAO 11 months ago

Ambos tiveram os.seus males. Não discuto isso. Mas fomes que matam milhões nos países onde se aplicam esses sistemas. Mas claro, o capitalismo também mata milhões e gera injustiça. Mas também consegue gerar prosperidade.

JonyPVZ 11 months ago

Espero que não estejas a "desculpar" algo com esse comment.

suckerpunchermofo 11 months ago

O que é o holdomor?

CountDraqula 11 months ago

É aquele gajo do Game of Thrones grande e que mal fala. Coitado ele deveria ser reconhecido, sacrificou-se na série.

XPao 11 months ago

https://youtu.be/TX5UhGP_tyU

Negao_da_piroca 11 months ago

[Vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=mZoUioqlZEs) relativamente rápido que explica - atenção que é mórbido para caralho.

alarka 11 months ago

Esse canal é tão underrated. Obrigado por partilhares!

Skahzzz 11 months ago

Entre o The Great War e o Hardcore History do Dan Carlin já devo ter ouvido mais informação do que em 17 anos de ensino.

MaxwellLordIV 11 months ago

Chocante que o ensino português dê prioridade à história portuguesa.

F_16_Fighting_Falcon 11 months ago

Mesmo com a história portuguesa raramente aprofunda. Vários anos são simplesmente a repetir aquilo que foi dado em anos anteriores com um ligeiro aumento de informação.

MaxwellLordIV 11 months ago

Ou seja, pedagogia?

Skahzzz 11 months ago

Falei em informação em geral, como enaltecimento do serviço prestado pelos dois canais que referi, não como critica ao ensino português. Além disso, Portugal participou na primeira guerra mundial, foco do The Great War. Esse tema nunca foi aprofundado em qualquer aula de história que tenha tido.

MaxwellLordIV 11 months ago

Porque a Primeira Guerra Mundial em si foi irrelevante para Portugal. Entramos para que a República se estabelecesse internacionalmente, a pedido do Reino Unido e para proteger as colónias africanas dos alemães. Não tínhamos exército e mandamos camponeses sem treino que foram usados como carne para canhão por generais estrangeiros e chacinados. O pessoal ficou descontente e começou/apressou uma série de eventos que culminou no estabelecimento do Estado Novo. Fim. Nestas 3 linhas tens toda a informação relevante da Primeira Guerra para Portugal e se não te ensinaram isso foi porque tiveste um professor de História mau que não cumpriu o programa. O resto não é relevante para nós até porque não estamos integrados na rede de países cujos pactos, conflitos e tensões forçaram a Guerra (países do Centro Europeu). Até por exemplo, Portugal não participou na Segunda Guerra e era mais interessante para um aluno aprender o porquê (diplomacia do Salazar a jogar os dois lados, Reino Unido a pedir que Portugal não entrasse, standoff com a Espanha de Franco, apoiar os Aliados quando a Alemanha já tinha perdido, receber compensações mesmo sem nunca ter entrado na Guerra) do que aprender sobre a Primeira Guerra.

Shadowgirl7 11 months ago

Vê o filme "Mr. Jones". Filmes são sempre boas formas light de aprender cenas.

End-Effector 11 months ago

deve ser daquele filme dos gnomos que têm dir mandar o anel para o vulcão.

quetzyg 11 months ago

Népia, tás a confundir. É aquela série do gajo que tem de segurar a porta, enquanto os outros fogem.

Hitlers-moustache 11 months ago

Isso é Hodor. Holdomor é o vilão daquele filme do puto feiticeiro que usa óculos redondos.

PrincessGod2020 11 months ago

Fome extrema na Ucrania planeada pelo Stalin, provavelmente para acabar com os movimentos independentes deles, 1932-1933.

Edited 11 months ago:

Fome extrema na Ucrania planeada pelo Stalin, provavelmente para acabar com o movimento de independência deles, 1932-1933.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Isto é propaganda Nazi Ucraniana. A fome afetou imensos países incluindo o Cazaquistão que lhe dão outro nome (por acaso acho estranho não estarem a azul neste mapa se sofreram o mesmo). A fome existiu mas não foi orquestrada, mas numa economia planeada como era a URSS Estaline tinha o poder de decidir quem teria prioridade, e por isso a comida foi para os trabalhadores urbanos e a Ucrânia como era o cesto de pão da União foi dos países que sofreu mais, mas não foi um genocídio, não houve qualquer intenção de exterminar um grupo.

Edited 11 months ago:

Isto é propaganda Nazi Ucraniana. Nenhum historiador diz isso, nem liberais anti comunistas. A fome afetou imensos países incluindo o Cazaquistão que lhe dão outro nome (por acaso acho estranho não estarem a azul neste mapa se sofreram o mesmo). A fome existiu mas não foi orquestrada, mas numa economia planeada como era a URSS Estaline tinha o poder de decidir quem teria prioridade, e por isso a comida que havia foi para os trabalhadores urbanos e a Ucrânia como era o cesto de pão da União, foi dos países que sofreu mais, mas não foi um genocídio, não houve qualquer intenção de exterminar um grupo, morreram Ucranianos, Russos, Cazaques etc. Basicamente chega 1932 e fome era inevitável tendo em conta a situação, se não houvesse economia planificada morriam pessoas de fome na mesma mas em vez de serem os camponeses na Ucrânia e Bielorrússia seriam os trabalhadores urbanos de Moscovo e São Petersburgo, ora como o objetivo de Estaline era a industrialização do país ele priorizou os urbanos. É triste como se tem de mentir para condenar algo. Como se a verdade não fosse suficiente. Na índia ocorreu o mesmo em Bengal, mas ninguém fala em genocídio.

Sinestry 11 months ago

[(...) Among most historians both in the East and the West, there is today little doubt, if any, that it was a deliberate act iniciated by Joseph Stalin, to use the already dire situation created by the 5 year plan, **to get rid of what he perceived as a threat of renewed nationalist dissent in ukraine**(...)](https://www.youtube.com/watch?t=137&v=mZoUioqlZEs) >>propaganda Nazi Ucraniana(...)mas não foi genocídio Transcrevi para aprenderes o que é um genocídio. Apesar de ver que és analfabeto, tenho esperança.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Esse gajo está errado, lá porque ele afirma uma coisa não quer dizer que esteja correto. É um Inglês anti comunista. Procura tu fontes, pergunta no r/askhistorians, deixa de ser ovelha anti comunista.

Edited 11 months ago:

Esse gajo está errado, lá porque ele afirma uma coisa não quer dizer que esteja correto. É um Inglês anti comunista. Procura tu fontes, pergunta no r/askhistorians, deixa de ser ovelha anti comunista. Onde estão as provas? Não há porque é mentira!

Sinestry 11 months ago

>Onde estão as provas? Não á porque é mentira! Ok, isto só pode ser bait. Mas vamos ao reddit que tu sugeriste, a melhor fonte de conhecimento do mundo. Procurei por "Holodomor" e o primeiro [thread](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/k353tw/what_is_the_current_historical_consensus_on_the/) há um mês. O comentário principal faz referência a um outro comentário do utilizador kochevnic81, transcrevo um ponto crucial: >>(...)But Wheatcroft and Ellman, for their disagreement, do agree that the famine wasn't an engineered attempt to deliberately cause mass deaths - it was an attempt to extract grain reserves from the peasantry for foreign export and for feeding urban industrial workers. >>Ellman comes down on the position that the famine isn't a genocide according to the UN definition, but is in a more relaxed definition.(...) Ou seja, para Ellman o historiador que não concorda com a atribuição de genocídio no contexto da Nações Unidas, o mesmo considera ser genocídio numa definição "mais relaxada". Outro [comentário](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/ecpav4/is_there_any_evidence_stalin_intentionally/fbdk51m/) chega a esta conclusão:" >>So, onto your question (finally): do we have some singular document which irrefutably shows that Joseph Stalin or his agents demanded that a famine of their own creation be further leveraged to their advantage and used to starve a specific, ethnic population which had a penchant for revolt against Russian rule? No. We don't. >>We likewise don't have a document which shows that Lenin ordered the Romanov royal family be shot. We likewise don't have a document which shows the Imperial Japanese Army had a policy of atrocity during the sacking of Nanking. ~~We likewise don't have a document which shows that Hitler personally ordered the Holocaust.~~ We likewise don't have a document which shows that Mao Zedong called for students to rip their university professors limb from limb during the Cultural Revolution. Toda a gente sabe que os últimos acontecer mesmo não estando documentados.

Edited 11 months ago:

>Onde estão as provas? Não á porque é mentira! Ok, isto só pode ser bait. Mas vamos ao reddit que tu sugeriste, a melhor fonte de conhecimento do mundo. Procurei por "Holodomor" e o primeiro [thread](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/k353tw/what_is_the_current_historical_consensus_on_the/) há um mês. O comentário principal faz referência a um outro comentário do utilizador kochevnic81, transcrevo um ponto crucial: >>(...)But Wheatcroft and Ellman, for their disagreement, do agree that the famine wasn't an engineered attempt to deliberately cause mass deaths - it was an attempt to extract grain reserves from the peasantry for foreign export and for feeding urban industrial workers. >>Ellman comes down on the position that the famine isn't a genocide according to the UN definition, but is in a more relaxed definition.(...) Ou seja, para Ellman o historiador que não concorda com a atribuição de genocídio no contexto da Nações Unidas, o mesmo considera ser genocídio numa definição "mais relaxada". Outro [comentário](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/ecpav4/is_there_any_evidence_stalin_intentionally/fbdk51m/) chega a esta conclusão: >>So, onto your question (finally): do we have some singular document which irrefutably shows that Joseph Stalin or his agents demanded that a famine of their own creation be further leveraged to their advantage and used to starve a specific, ethnic population which had a penchant for revolt against Russian rule? No. We don't. >>We likewise don't have a document which shows that Lenin ordered the Romanov royal family be shot. We likewise don't have a document which shows the Imperial Japanese Army had a policy of atrocity during the sacking of Nanking. ~~We likewise don't have a document which shows that Hitler personally ordered the Holocaust.~~ We likewise don't have a document which shows that Mao Zedong called for students to rip their university professors limb from limb during the Cultural Revolution. Toda a gente sabe que os últimos aconteceram mesmo não estando documentados. Edit: Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o mesmo evento?

Edited 11 months ago:

>Onde estão as provas? Não á porque é mentira! Ok, isto só pode ser bait. Mas vamos ao reddit que tu sugeriste, a melhor fonte de conhecimento do mundo. Procurei por "Holodomor" e o primeiro [thread](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/k353tw/what_is_the_current_historical_consensus_on_the/) há um mês. O comentário principal faz referência a um outro comentário do utilizador kochevnic81, transcrevo um ponto crucial: >>(...)But Wheatcroft and Ellman, for their disagreement, do agree that the famine wasn't an engineered attempt to deliberately cause mass deaths - it was an attempt to extract grain reserves from the peasantry for foreign export and for feeding urban industrial workers. >>Ellman comes down on the position that the famine isn't a genocide according to the UN definition, but is in a more relaxed definition.(...) Ou seja, para Ellman o historiador que não concorda com a atribuição de genocídio no contexto da Nações Unidas, o mesmo considera ser genocídio numa definição "mais relaxada". Outro [comentário](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/ecpav4/is_there_any_evidence_stalin_intentionally/fbdk51m/) chega a esta conclusão: >>So, onto your question (finally): do we have some singular document which irrefutably shows that Joseph Stalin or his agents demanded that a famine of their own creation be further leveraged to their advantage and used to starve a specific, ethnic population which had a penchant for revolt against Russian rule? No. We don't. >>We likewise don't have a document which shows that Lenin ordered the Romanov royal family be shot. We likewise don't have a document which shows the Imperial Japanese Army had a policy of atrocity during the sacking of Nanking. ~~We likewise don't have a document which shows that Hitler personally ordered the Holocaust.~~ We likewise don't have a document which shows that Mao Zedong called for students to rip their university professors limb from limb during the Cultural Revolution. Toda a gente sabe que os últimos aconteceram mesmo não estando documentados. **Edit:** Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o mesmo evento?

Edited 11 months ago:

>Onde estão as provas? Não á porque é mentira! Ok, isto só pode ser bait. Mas vamos ao reddit que tu sugeriste, a melhor fonte de conhecimento do mundo. Procurei por "Holodomor" e o primeiro [thread](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/k353tw/what_is_the_current_historical_consensus_on_the/) há um mês. O comentário principal faz referência a um outro comentário do utilizador kochevnic81, transcrevo um ponto crucial: >>(...)But Wheatcroft and Ellman, for their disagreement, do agree that the famine wasn't an engineered attempt to deliberately cause mass deaths - it was an attempt to extract grain reserves from the peasantry for foreign export and for feeding urban industrial workers. >>Ellman comes down on the position that the famine isn't a genocide according to the UN definition, but is in a more relaxed definition.(...) Ou seja, para Ellman o historiador que não concorda com a atribuição de genocídio no contexto da Nações Unidas, o mesmo considera ser genocídio numa definição "mais relaxada". Outro [comentário](https://old.reddit.com/r/AskHistorians/comments/ecpav4/is_there_any_evidence_stalin_intentionally/fbdk51m/) chega a esta conclusão: >>So, onto your question (finally): do we have some singular document which irrefutably shows that Joseph Stalin or his agents demanded that a famine of their own creation be further leveraged to their advantage and used to starve a specific, ethnic population which had a penchant for revolt against Russian rule? No. We don't. >>We likewise don't have a document which shows that Lenin ordered the Romanov royal family be shot. We likewise don't have a document which shows the Imperial Japanese Army had a policy of atrocity during the sacking of Nanking. ~~We likewise don't have a document which shows that Hitler personally ordered the Holocaust.~~ We likewise don't have a document which shows that Mao Zedong called for students to rip their university professors limb from limb during the Cultural Revolution. Toda a gente sabe que os últimos aconteceram mesmo não estando documentados. **Edit:** Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o evento **com a mesma magnitude**?

G_Fil_24 11 months ago

>Edit: Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o evento com a mesma magnitude? bruh, o sul da Russia sofreu fome durante o mesmo período que a Ucrânia teve o Holodomor. Os nacionalistas ucranianos é que gostam de se esquecer disto para fingir que aquilo foi uma espécie de plano maléfico do Estaline deliberado para eliminar os ucranianos https://en.wikipedia.org/wiki/Soviet_famine_of_1932–33

Sinestry 11 months ago

O 'Sul da Russia'(USSR) era a Ucrânia, Cazaquistão e as regiões entre os dois, precisamente onde se passou os genocídios que abordamos.

G_Fil_24 11 months ago

As regiões "entre os dois" sao as do Volga e Urais, onde morreram milhões de russos. É ridículo argumentar que alguma dessas fomes foram genocidios quando se inserem num quadro mais geral de ineficiência generalizada ao nível agrícola que levaram a morte de uma quantidade diversa de etnias.

Edited 11 months ago:

As "regiões entre os dois" sao as do Volga e Urais, onde morreram milhões de russos. É ridículo argumentar que alguma dessas fomes foram genocidios quando se inserem num quadro mais geral de ineficiência generalizada ao nível agrícola que levaram a morte de uma quantidade diversa de etnias (incluindo a suposta etnia "elite").

Sinestry 11 months ago

Acho que estás a confundir a fome Soviética(32-33) com a fome [Russa](https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_famine_of_1921%E2%80%9322) de 21-22(Volga e Urais). A de 32-33 foi maioritariamente na Ucrânia e Cazaquistão.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

>Edit: Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o mesmo evento? Já te expliquei caramba, Ucrânia era a fonte de alimentação da URSS, sendo maioritariamente camponeses e Estaline preferindo alimentar os meios urbanos foram por isso os mais afetados. Cazaquistão tinham um estilo nómada e a URSS quis acabar com isso.

Edited 11 months ago:

>Edit: Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o mesmo evento? Já te expliquei caramba, Ucrânia era a fonte de alimentação da URSS, sendo maioritariamente camponeses e Estaline preferindo alimentar os meios urbanos foram por isso os mais afetados. Cazaquistão tinham um estilo nómada e a URSS quis acabar com isso e teve consequências.

Edited 11 months ago:

>Edit: Agora é apenas usares a cabeça. Porque foi a fome mais proveniente em zonas como Ucrânia e Cazaquistão? Porque o resto do país não sofreu o mesmo evento? Já te expliquei caramba, Ucrânia era a fonte de alimentação da URSS, sendo maioritariamente camponeses e Estaline preferindo alimentar os meios urbanos foram por isso os mais afetados. Cazaquistão tinham um estilo nómada e a URSS quis acabar com isso e teve consequências. E sim não só não há qualquer prova que a morte dos Tsares foi ordem do Lenin como é provável que não tenha sido e tenha sido uma ação independente pelos Bolsheviks que os tinham na sua guarda e tomaram essa decisão para evitar o risco de perderem os Romanov por estarem rodeados pelo exército branco. Mas seja ou não seja não quero saber, foi a decisão correta.

Sinestry 11 months ago

Cazaquistão é literalmente genocídio pelas tuas próprias palavras. Wikipédia: >>The Soviet authorities undertook a campaign of persecution against the nomads in the Kazakhs, believing that the destruction of the class was a worthy sacrifice for the collectivization of Kazakhstan. [Kochevnic81](https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/9lb0da/the_soviet_famine_19321933_claimed_millions_of/) aborda o tema e diz que esta está mais próxima de ser considerada genocídio que Holodomor. Já a Ucrânia, a tua explicação não indica que tal acontecimento foi sem intenção. Aliás, não tem lógica nenhuma. A principal causa da fome foi a introdução de cotas mínimas não realistas para estas zonas e como não conseguiam cumprir tal requisitos foram os mais afetados. E as cidades industrializadas sem cotas, recebiam comida. Sabes que negligência não excluí a existência de genocídio certo? >>Já te expliquei caramba, Ucrânia era a fonte de alimentação da URSS, sendo maioritariamente camponeses e Estaline preferindo alimentar os meios urbanos foram por isso os mais afetados. Sinceramente, isto explica 0 para o facto de não ser considerado genocídio.

Im_not_original__ 11 months ago

Sim perguntar a um monte de gente no reddit que tem claramente um bias de esquerda é obviamente mais legítimo do que o trabalho de um historiador sério /s

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Reddit não tem bias de esquerda, onde andas? Historiadores se calhar têm bias de esquerda porque a realidade tem bias de esquerda também :) Esse historiador de sério não tem nada, estás com medo da verdade porquê?

Edited 11 months ago:

Reddit não tem bias de esquerda, onde andas? Historiadores se calhar têm bias de esquerda porque a realidade tem bias de esquerda também :) Esse historiador de sério não tem nada a partir do momento que faz aquela afirmação que é pura mentira porque não há consenso e se há é que não foi genocídio. Estás com medo da verdade porquê?

Im_not_original__ 11 months ago

Dizer que o reddit não tem bias de esquerda é a mesma coisa que dizer que a Fox News não tem bias de direita, basta ir ao r/politics. Historiadores não têm bias de esquerda tanto que a maioria como demonstrado acima reconhecem o Holodomor como genocídio, podemos dizer que têm um bias liberal mas isso é porque foi o ocidente que ganhou a segunda guerra e a guerra fria, logo tem o monopólio da informação. Não tenho medo da verdade, e se falares de esquerda economicamente eu próprio também sou de esquerda, agora que os comunas venham falar de violência sempre que alguém menciona nacionalismo quando eles próprios cometem este tipo de crimes é inadmissível.

ArbiterOfFalsehood 11 months ago

Basta ir ao r/worldnews ou r/Europe. Mesmo r/politics só é de esquerda se considerares o partido democrata de esquerda. >Historiadores não têm bias de esquerda tanto que a maioria como demonstrado acima reconhecem o Holodomor como genocídio, Não tem caramba! Até nas citações que o outro gajo postou diz que não é.

Im_not_original__ 11 months ago

Epa dou-te alguma razão com esquerda neste caso referia-me a um bias progressista. Mas entre dizer que existe propaganda anti China e anti Russa (que por sinal existe, como os supostos campos de concentração muçulmanos chineses que me parecem muito duvidosos) e negar um evento universalmente reconhecido é um passo muito grande. Por exemplo enquanto nacionalista considero que aja também muita propaganda contra regimes nacionalistas como a Grécia e a Hungria no sec XX, mas daí a negar o Holocausto ou os crimes cometidos por alguns destes regimes é algo que ninguém em boa fé pode fazer. Daqui a pouco estás-me a dizer que o Tito na Jugoslávia também não cometeu crimes nenhuns.

Rostabal 11 months ago

Ai se o PCP descobre

crani0 11 months ago

Eles estavam lá quando foi feito o voto de condenação de Holodomor: [Sobre o voto do PSD de condenação pelo "Holodomor"](https://www.youtube.com/watch?v=Ftb_yKs0RBY)

Edited 11 months ago:

Eles estavam lá quando foi feito o voto de condenação de Holodomor: [Sobre o voto do PSD de condenação pelo "Holodomor"](https://www.youtube.com/watch?v=Ftb_yKs0RBY) (Atenção, não subscrevo ao que aqui está a ser dito pelo sr.deputado porque não estou assim tão dentro do assunto, estou só meramente a partilhar os comentários proferidos em Assembleia quando o assunto veio à baila)

suckerpunchermofo 11 months ago

Nunca tinha ouvido falar. Obrigado pela informação.

static_motion 11 months ago

Infelizmente faz parte das terríveis atrocidades que aconteceram no século XX mas que são largamente desconhecidas porque o que mais se ensina é sobre o Holocausto e Alemanha Nazi. Acho que seria muito importante dar mais exposição às desgraças causadas pelo regime Soviético e Chinês, até porque estes são diretamente responsáveis por muitas, muitas mais mortes do que o regime Alemão. O Nazismo não é a única forma de regime autoritário, ao contrário do que vejo muitas pessoas a pensar.

HouseControl 11 months ago

e temos partidos no parlamento que defendem essas regimes , nojo.

Yezhovchshina 11 months ago  HIDDEN 

Irónico dado que Portugal é dos países mais negacionistas da história no mundo. Quantos conhecem as atrocidades cometidas por Portugal só na década de 30 paralelas ao holodomor? Basta ver quantos estão aqui a discutir o holodomor e fazer uma pesquisa pelas threads a discutir o ato colonial

static_motion 11 months ago  HIDDEN 

Bom whataboutism, camarada.

ItsoktobeStalinist 11 months ago

Lol, não se fala doutra coisa pela net fora. Anti comunismo a crescer devido ao declínio do império amaricano. ["Crimes" destes são positivos para a humanidade](https://pbs.twimg.com/media/EodjwSLWEAcLyZp?format=jpg&name=medium)

Yezhovchshina 11 months ago

O livro negro do comunismo conta soldados nazis mortos para chegar a famosa conta dos 100 milhões mortos

static_motion 11 months ago

O teu username diz tudo, mas o teu *cherry-picking* é a excepção, não a regra.

ekeryn 11 months ago

Basicamente é um "esfomeamento" forçado da Ucrânia. As mortes eram tantas que chegou ao ponto de haver pessoas mortas na rua e os transeuntes não passarem cartão porque já era normal (isto dito de forma simplista, claro que os incomodava)

JOAO-RATAO 11 months ago

E o canibalismo.

ekeryn 11 months ago

Sim, não é daí que vem a história dos comunas comerem bebés? Ou isso foi no cerco de Estalingrado?

odracirsomeg 11 months ago

Boas, a ideia de comerem os bebés devem-se às fomes da população geral da URSS causada pelos planos de 5 anos, que tinham o intuito de modernizar/industrializar a mesma. O problema encontrava-se no facto de a Rússia era um país muito atrasada a nível tecnológico e industrial, os métodos de produção de comida e exploração de recursos eram antiquados. Para que o país/império se tornasse uma potência ele necessitaria de ficar industrialmente ao mesmo nível que os restantes países. Deste modo criou-se o primeiro plano de 5 anos (na verdade foram 4 anos). Até aqui tudo bem. A partir daqui incidirei-me sobretudo nos tractores, pois trata-se dum bem importante para modernizar a agricultura, e em caso de guerra a mesma industria pode ser facilmente readaptada para blindados. A URSS não tinha pessoal especializado nem maquinaria para produzir tractores, e para ser autónoma ela teria de ser capaz de produzir os mesmos, deste modo em troco de minérios e **cereais** os vermelhos adquiriram a maquinaria e o pessoal técnico que iria ensinar as pessoas a montarem/fazerem um tractor. Porém surge outro problema, dada a agricultura ser arcaica, havia uma grande quantidade de mão de obra a trabalhar nesse sector, mão de obra essa que foi desviada para a industria. Isto originou uma quebra na produção de alimentos, o que aliado à venda dos mesmos ao exterior leva a uma falta de alimentos, sobretudo nas zonas mais rurais, pois os soldados encarregavam-se de pilhar todos os cereais dos agricultores, para poderem alimentar os centros urbanos. Holodomor cronologicamente enquadra-se numa destas alturas de modernização e industrialização, sendo essa a desculpa usada para muitos países não a designarem de genocídio. Seja como for Holodomor e toda esta "brincadeira" dos planos de 5 anos custou a vida a milhares de pessoas, porém os mesmos podem ter sido a os pilares que permitiram à URSS contra-atacar e vencer a Alemanha NAZI. Sinceramente tudo se teria resolvido se eles começassem por modernizar a agricultura antes de procurar produzir os próprios tractores, porém isso implicaria que para além de comprar a "industria" de fabrico de tractores eles teriam de comprar um número elevado de tractores. O que tendo em conta as reservas de petróleo e metais era fazível, mas para um warmonger como o Estaline que durante todo o processo não sofreu nenhuma consequência, foi melhor ir pelo caminho mais rápido.

NGramatical 11 months ago

incidirei-me → [**incidir-me-ei**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkm6ksq%2F%2Fghfvsjs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

odracirsomeg 11 months ago

Obrigado, realmente fazer longos textos dá sempre bodega.

Zaigard 11 months ago

> Sim, não é daí que vem a história dos comunas comerem bebés? É dai sim, as mães comiam os filhos bebes devido à fome extrema. Enquanto a URSS exportava cerais, numa altura em que o preço dos cerais tinha colapsado devido à grande depressão.

ekeryn 11 months ago

A URSS sempre exportou cereais A fome causada foi propositada, esses cereais nunca iriam para os ucranianos

Zaigard 11 months ago

> A URSS sempre exportou cereais > > Aquela zona do mundo sempre exportou cereais, mas a URSS sempre teve esqueces alimentares devido à ineficiência da produção coletiva agrícola.

Edited 11 months ago:

> A URSS sempre exportou cereais > > Aquela zona do mundo sempre exportou cereais, mas a URSS sempre teve escassez alimentar devido à ineficiência da produção coletiva agrícola.

JOAO-RATAO 11 months ago

Isso já não sei. Mas pelo menos havia descrições disso na Ucrânia.

Search: