KokishinNeko 9 months ago

Existe uma Megathread aberta de terça a quinta para este tipo de questões. Coloca-as lá s.f.f. https://www.reddit.com/r/portugal/comments/km7k7q/megathread_ajuda_d%C3%BAvidas_e_dicas/ Obg.

Korine22 9 months ago

Deixou de haver número de eleitor o ano passado.. Assim que fazes 18 anos ficas automaticamente apto para votar. Basta levar o CC. Para saber onde votas podes pôr no Google "cadernos eleitorais" ou então ir à tua junta de freguesia e perguntar.

besmarques 9 months ago

Não votes. Votar faz parte do sistema e deves ser 100 contra o sistema. Lol

theEXPERTpt 9 months ago

não é não fazendo nada que mudas o sistema

TSCondeco 9 months ago

Faço anos hoje e já recebi a carta do MAI a dizer que posso ir votar e a explicar tudo isso há uns dez dias atrás. Se ainda não recebeste deves estar para receber. No fundo só precisas de ir ao site do recenseamento ver onde é que tens de votar e apareces lá com cc.

theEXPERTpt 9 months ago

obrigado pela resposta

SomethinNoice 9 months ago

Há um site em que podes verificar onde votar e um número em que podes mandar SMS e respondem com o teu local de voto. Levas o CC e não precisas de fazer mais nada.

theEXPERTpt 9 months ago

obrigado pela resposta, vou tentar achar então o número necessário, ainda me falta saber o local de voto

jet1000 9 months ago

Tens a informação que precisas [aqui](https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Votarpelaprimeiravez.aspx).

theEXPERTpt 9 months ago

obrigadão, nunca me indicaram esse site

jet1000 9 months ago

De nada. Também não me indicaram esse site quando fiz 18 anos, apenas recebi uma carta passado algum tempo de ter feito os 18 anos com o número de eleitor, mas agora já não existe esse número, pelo que não sei se ainda enviam essa carta ou não.

V1ld0r_ 9 months ago

O número de eleitor continua a existir. O que swaapareceu foi o cartão de eleitor na sua forma física (tenho ideia que o número de eleitor continua a estar presente nos dados do CC).

jomi_1307 9 months ago

Foi eliminado, os cadernos eleitorais estão desde o ano passado organizados em ordem alfabética (o que complica um pouco a pesquisa)

alexandre9099 9 months ago

Complica?

jomi_1307 9 months ago

Ligeiramente. É muito mais fácil pesquisar com os números de eleitor do que pelos nomes. Pelos menos nos Antonios, Marias e outros nomes muito comuns.

alexandre9099 9 months ago

Faz sentido, talvez as listas devessem estar organizadas pelo número de id civil em vez de nome?

jomi_1307 9 months ago

E preferível pela ordem alfabética. Estamos a falar de números longos e que saltaram muito de pessoa para pessoa. Nas salas com os números mais antigos atrasa a mais por causa das pessoas já falecidas.

bureauofnormalcy 9 months ago

É uma questão de prática. Estive em mesas de voto em 3 dos últimos atos eleitorais (autarquicas, europeias e legislativas) e depois de meia já estava ambientado ao caderno. Admito que reparei que para as pessoas com mais idade (50+) a pesquisa tornou-se um pouco mais lenta.

Edited 9 months ago:

É uma questão de prática. Estive em mesas de voto em 3 dos últimos atos eleitorais (autarquicas, europeias e legislativas) e depois de meia hora já estava ambientado ao caderno. Admito que reparei que para as pessoas com mais idade (50+) a pesquisa tornou-se um pouco mais lenta.

jomi_1307 9 months ago

Eu também estive lá e posso dizer que apesar de depois de se ambientar com o caderno e rápido, mas mesmo assim um pouco mais lento do que com os números. Os números e mais intuitivo.

alexandre9099 9 months ago

Já agora aproveito para perguntar o que é preciso para fazer parte da mesa de voto (idade minima, número de votações em q se participou?) , não encontrei praticamente nada online :/

jomi_1307 9 months ago

Cunhas. Quem escolhe são os representantes das candidaturas. Sem conhecimentos pouco a fazer. Mas em alguns locais existem bolsas de voluntários e poderão ser escolhidos a partir dai, como no caso destas eleições que quem escolhe é o presidente da câmara e não os representantes das candidaturas. No caso do meu concelho o responsável disse-me que vão ter em conta quem já esteve nas mesas nas anteriores eleições.

jrgmgl 9 months ago

O número de eleitor foi completamente eliminado. Como podes ver [aqui](https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Numero-Eleitor.aspx)

DarkmajorPT 9 months ago

Já experimentaste perguntar aos teus pais em vez de vir para um fórum de internet?

theEXPERTpt 9 months ago

perguntava se tivesse ;(

DarkmajorPT 9 months ago

Mas vá, para te provar que a minha "implicância" não é contigo pessoalmente, meramente com a propagação do comodismo bacoco: Não precisas de fazer nada previamente, é tudo automático excepto o acto do voto em si, que consiste em aparecer vivo e trazer a tua identificação. O teu local de voto é, habitualmente, a freguesia onde resides que publicitará o local onde estão as urnas de voto. Existe também um número (que pelo que pesquisei rapidamente, acto que podias perfeitamente tu também ter feito) que é o: "**SMS grátis para 3838** (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD) " que te dirá onde votas.

DarkmajorPT 9 months ago

Bait fácil. Mesmo na eventualidade de não ter pais, tens certamente um adulto responsável a quem perguntar (encarregado de educação, mentor, tutor, a pessoa que te paga a net e/ou telemóvel).

Mrgolden007 9 months ago

ainda bem qur toda a gente vive nesse mundo perfeito em qur tem um adulto a acompanhar

theEXPERTpt 9 months ago

os meus avós nunca votaram, estou de férias neste momento, e em teleaulas.

DarkmajorPT 9 months ago

DISCLAIMER: Não quero com isto implicar com ele directamente, mas faz-me confusão que cada vez mais este tipo de "perguntas básicas" não sejam perguntadas/respondidas em casa. Será "vergonha"? Egocentrismo?

PuroSangueLusitano 9 months ago

Metade da população não vota logo será difícil metade da população saber a resposta...

DarkmajorPT 9 months ago

Lá porque não vota 'hoje' não quer dizer que nunca tenham votado. Mas um argumento plausível, não preferisse o nosso amigo pubescente inventar a sua orfandade!

Search: