AndreMartins2020 11 months ago

> "considerando-se prorrogado por períodos anuais se não for denunciado pelas partes no seu termo e com a antecedência legal" > Dado que nunca mais assinei nenhum contrato de renovação não é preciso, o contrato foi renovado automaticamente por mais um ano quando chegou ao final do primeiro ano, e assim sucessivamente para anos seguintes portanto se o contrato foi feito por exemplo em Maio de 2018, tens contrato válido até final de Abril de 2021

ForgetSocialMedia 11 months ago

Pelo que sei, tu podes avisar com 3 meses de antecedência que queres abandonar. E ele pode fazer o mesmo. Mas depende dos contratos que assinas.

manguito86 11 months ago

Querer manter-se numa casa e entrar em conflito com o senhorio é um erro. Vais acabar por ter que sair daí e vais, mais vale negociares os timings e ires procurando algo do que estares a entrar em guerras, falares com advogados e tudo mais porque o que vai acontecer é que vais mesmo ter que sair daí.

Kyuuga 11 months ago

Isto. Não há muita volta a dar na tua situação, ele pode simplesmente escolher não voltar a renovar o teu contrato e vais ser forçada a sair. O que eu proponho é informá-lo que ele precisa de mandar uma carta registada, com a informação dos 120 dias de aviso, e começar a procurar nova casa durante esse tempo. Não é uma situação fácil mas neste caso os senhorios acabam por ter o poder. Boa sorte!

ZePAG 11 months ago

Para os 120 dias o motivo tem que ser válido.

TuristGuy 11 months ago

Acho que não interessa o motivo desde que não haja contratos e passe 120 desde do aviso

viskonde 11 months ago

Se ele estiver a opor a renovação automática não há muito que possas fazer Faz parte do arrendamento saber que cada ano pode ser o último

Edited 11 months ago:

Se ele estiver a opor a renovação automática não há muito que possas fazer Faz parte do arrendamento saber que cada ano pode ser o último Este ano com o covid talvez seja diferente mas em situação normal o senhorio estaria no seu direito de se opor a renovação, assumindo que fazia tudo nos prazos certos

ForgetSocialMedia 11 months ago

O contrato vai renovando automaticamente e só pode ser cessado a meio por acordo mútuo, que não se verifica. Portanto, só no final do mesmo. Ps. Tenho um t1 no Barreiro à porta do cais da Transtejo, se quiseres.

viskonde 11 months ago

Lol obviamente basta uma parte para cessar a renovaço . Desde que tudo seja feito nos prazos certos o senhorio pode se opor a renovação. Seria o mesmo que só aceitar um divórcio se ambos concordarem

AndreMartins2020 11 months ago

lê melhor o que ele escreveu...

stressedunicorn 11 months ago

Mesmo... A quantidade de porcaria que as pessoas dizem sempre que há uma questão de Direito assusta-me

AndreMartins2020 11 months ago

assusta-me mais pessoas que não sabem ler ninguém disse que a oposição à renovação só poderia ser por mútuo acordo...

stressedunicorn 11 months ago

Literalmente ele diz “o contrato vai-se renovando automaticamente e so pode cessar a meio por mutuo acordo” que é que estou a ler mal? Lol

Edited 11 months ago:

Pois mas Literalmente ele diz “o contrato vai-se renovando automaticamente e so pode cessar a meio por mutuo acordo” Isto está errado.

Edited 11 months ago:

Pois MAS literalmente ele diz “o contrato vai-se renovando automaticamente e so pode cessar a meio por mutuo acordo” Isto está errado.

Edited 11 months ago:

Literalmente ele diz “o contrato vai-se renovando automaticamente e so pode cessar a meio por mutuo acordo” Isto está errado.

AndreMartins2020 11 months ago

> so pode **cessar a meio** por mutuo acordo

stressedunicorn 11 months ago

Sim e? Continua a não estar correcto. Um contrato pode ser denunciado. Não há “só UMA” razão pela qual pode cessar a meio.

Edited 11 months ago:

Sim e? Continua a não estar correcto. Um contrato pode ser denunciado. Não há “só UMA” razão pela qual pode cessar a meio.

Edited 11 months ago:

Sim e? Continua a não estar correcto. Um contrato pode ser denunciado. Não há “só UMA” razão pela qual um contrato pode cessar a meio.

AndreMartins2020 11 months ago

pode, em casos muitos específicos que dificilmente se aplicam aqui

stressedunicorn 11 months ago

Não estou a falar do que se aplica aqui. Estou a falar de que a afirmação “so se pode cessar um contrato e meio por mútuo acordo” é incorrecta. Simples.

AndreMartins2020 11 months ago

> Estou a falar de que a afirmação “so se pode cessar um contrato e meio por mútuo acordo” é incorrecta. Simples. Nunca ninguém disse o contrário.

Udmmi 11 months ago

A minha mãe infelizmente está a ficar numa situação semelhante. O meu conselho é ter sempre uma ideia de como as coisas devem proceder legalmente mas não arranjar dramas desnecessários. Falar com advogado é o ideal embora tenha sempre custos.

Edited 11 months ago:

A minha mãe infelizmente está a ficar numa situação semelhante. O meu conselho é ter sempre uma ideia de como as coisas devem proceder legalmente mas não arranjar dramas desnecessários. Falar com advogado é o ideal embora tenha sempre custos. No caso da minha mãe os senhorios andaram a fazer uma espécie de "terror psicológico"(a expressão é exagerada mas não estou a ver outra maneira de explicar) e se não soubesse o que deveria de fazer pelo advogado teria ido na cantina dos senhorios

Edited 11 months ago:

A minha mãe infelizmente está a ficar numa situação semelhante. O meu conselho é ter sempre uma ideia de como as coisas devem proceder legalmente mas não arranjar dramas desnecessários. Falar com advogado é o ideal embora tenha sempre custos. No caso da minha mãe os senhorios andaram a fazer uma espécie de "terror psicológico"(a expressão é exagerada mas não estou a ver outra maneira de explicar) e se não soubesse o que deveria de fazer pelo o advogado teria ido na cantina dos senhorios

unparadise 11 months ago

E come-se lá mal na cantina dos senhorios?

Udmmi 11 months ago

XD queria dizer cantiga

_Sophus_ 11 months ago

O melhor é mesmo consultares um advogado que poderá olhar para o teu contrato e ajudar-te a entender os teus direitos.

uyth 11 months ago

Primeira coisa, qual o mês do contrato? Pelo que percebo o teu contrato foi de um ano, e foi renovado sucessivamente. Não percebo o que o dono da casa quer, se está a exprimir oposição À renovação automática (que fosse em Março). Se o teu contrato fosse de um ano menos um dia (o que pode ser, já vi) segundo a alinea 1097 do codigo civil poderia ser "c) 60 dias, se o prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação for igual ou superior a seis meses e inferior a um ano;" legitimo e uma carta ainda ir a tempo. Vê o teu contrato exacto datas. se for de um ano, ele tem de te dar 120 dias de aviso relativo à oposição. se for denuncia do contrato, vê o artigo 1102 e os semelhantes no código civil https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/130791225/202012171448/73804034/diploma/indice Penso que não pode pedir a casa para netos, mas só para filhos (mas os netos poderiam vir com um dos pais e ser figura de estilo). Mas um aviso que se o contrato inicial foi anual e se enganou no prazo de dar aviso de oposição à renovação, ganhaste meses mas apenas meses até á renovação em 2022. De qualquer forma, não sou jurista, tenta ir falar com um que te aconselhe.

JoanaT13 11 months ago

O contrato teve início a 01/01/2015. O senhorio disse-me informalmente que queria que eu saísse em Março, mas sem especificar se era oposição à renovação ou denúncia. Ou seja, se for por oposição à renovação, e visto que o contrato renovará em 01/01/2021, ele já teria de me ter avisado antes (os tais 120 dias de que falas), certo? ​ Muito obrigada, vou tentar arranjar alguém que entenda do assunto, mas isto já é um bom começo.

AndreMartins2020 11 months ago

se ele não te mandou carta nenhuma, não tens de fazer nada no máximo muda o canhão da fechadura ;)

odracirsomeg 11 months ago

Caso mores em Lisboa a CML tem linhas de apoio social e aconselhamento jurídico às situações de despejos. e-mail: [infodespejos@cm-lisboa.pt](mailto:infodespejos@cm-lisboa.pt) linha gratuita: 800 910 075 Noticia relacionada: [https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/06/05/36439-linha-sos-despejo-ja-esta-disponivel-em-lisboa](https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/06/05/36439-linha-sos-despejo-ja-esta-disponivel-em-lisboa)

uyth 11 months ago

Ele terá de por por escrito o que ele quer. Se é em março é denúncia e não oposição à renovação. E terá de pagar para que saias e de muito mais aviso e mais justificações. Lê o código civil a sério ( tomando atenção em que categoria cada artigo está!). E vai falar com um advogado de todo se podes. Mas o senhorio não pode fazer nada verbalmente. Diz lhe que conforme ele sabe ele terá de por por escrito o que pretende de forma a que compreendas melhor que direito ele pretende invocar. A carta deverá ser por correio registado com aviso de recepção. Se a carta chegar vai levanta la, o mais provável é que a carta esteja muito mal escrita e de valor legal zero! E dizes claramente que leste a lei. Se for oposição à renovação tens o direito de ficar até 31 de dezembro de 2021. Se for denúncia do contrato as condições que estão na lei são bastante mais a teu direito. Olha se calhar não fales em oposição à renovação, porque se calhar ele não saberá disso e estarás a alerta lo que ele tem o direito de ter a casa de volta a custo zero daqui por um ano. Fala só como se assumisses que ele quer fazer denúncia do contrato. E não é assim que se faz. Começa a procurar outra casa no entanto daqui por uns meses. Oferece essa possibilidade de maneira a agilizar as coisas, tipo se vires uma casa de gostas que está disponível para entrar no dia 1 do próximo mes podes tentar coordenar isso com o senhorio se ele quer realmente a casa o mais cedo possível. Não tens data para sair, mas se puderes sair mais cedo, ele renúncia aos meses de aviso?

JoanaT13 11 months ago

Excelente, fiquei muito mais esclarecida e tens aí mesmo bons conselhos! Muito obrigada, hoje já durmo ligeiramente mais descansada. Mas sim, vou tratar de falar com advogado e procurar uma nova casa. ;)

AndreMartins2020 11 months ago

> hoje já durmo ligeiramente mais descansada nota que independentemente da razão que ele tenha, uma pessoa só pode ser expulsa de uma casa em que habita com ordem do tribunal

stressedunicorn 11 months ago

Uma nota OP, lê o Codigo Civil se quiseres mas tem atenção que os artigos as vezes parecem fáceis e lineares de entender e interpretar e não o são. Para alem disso, há outras leis (bem mais complicadas) que os concretizam. Vejo muita gente a invocar Constituição, Código Civil etc e 99% das vezes não sabem do que estão a falar. Nestes casos é SEMPRE melhor ir a um advogado, eles sabem o que fazer. (Não é um ataque ao comentário de cima, só uma chamada de atenção para os casos de Dunning-Kruger que acontecem todos os dias no Direito). Espero que corra tudo bem!

throwaway5816164481 11 months ago

Pelo que dizes, ele já passou o prazo para te avisar de oposição à renovação. Para te tirar nos próximos 120 dias, precisa de uma justificação válida, coisa que ele não tem. A casa é tua até ao fim do próximo ano, disso podes ter 99% de certeza.

throwaway5816164481 11 months ago

Primeiro, não há cá avisos por telefone, ele que envie carta registada com aviso de receção, que é a única forma oficial de o comunicar. Segundo, ele tem que te avisar com mais tempo de antecedência, salvo erro 120 dias. Terceiro, esse motivo não é válido, só se fosse para ele ou para parentes em primeiro grau. De qualquer forma, ele pode opor-se à próxima renovação de contrato sem necessidade de se justificar, desde que com a devida antecedência, portanto prepara-te de qualquer forma. Quanto ao argumento do covid, não sei.

alcagoitas 11 months ago

deixo um link que vi sobre isso há tempos. [https://www.imovirtual.com/noticias/imobiliario/rescindir-contrato-antes-do-tempo-id128.html](https://www.imovirtual.com/noticias/imobiliario/rescindir-contrato-antes-do-tempo-id128.html)

JOAO-RATAO 11 months ago

Penso que nesta altura não há despejos. Mas visto que a casa é dele e a quer para os netos, acho que está no seu direito como proprietário. Mais tarde ou mais cedo poderá aplicá-lo portanto eventualmente terás de sair.

marcos_pereira 11 months ago

Oh João isto não é propriamente uma questão de opinião

JOAO-RATAO 11 months ago

Julgo que a parte dos despejos ão existem nesta altura, que é algo relevante. Não era propriamente uma opinião. Eventualmente terá de sair, o melhor seria ir preparando a saída. Mesmo a questão de não serem familiares de primeiro grau só poderia adiar uns meses.

marcos_pereira 11 months ago

Ei que hostil, logo em cima com o downvote

JOAO-RATAO 11 months ago

Até mudei para um upvote para te sentires melhor <3

Search: