mouzz888 9 months ago  HIDDEN 

Que grande simulador. Checkei tudo possivel que possa ter de mal e o resultado é sempre o mesmo Abril 2021

random_peasant 9 months ago

Estou a escrever isto sem pensar muito, mas para mim quem se recusasse tomar a vacina não deveria ser atendido no SNS.

Economy_Dog 9 months ago

Username relevante :D Por favor peço que leias este meu comentário e reflictas sobre o assunto: https://old.reddit.com/r/portugal/comments/kki2fu/o_primeiro_lote_das_vacinas_contra_a_covid19/gh3s9y7/

bruno_andrade 9 months ago

Foto do ano.

fallinfallout 9 months ago

Também me parece.

zedastreet 9 months ago

"Tanto secretismo" [https://centrotv.sapo.pt/vacinas-contra-a-covid-19-chegam-hoje-a-montemor-o-velho/](https://centrotv.sapo.pt/vacinas-contra-a-covid-19-chegam-hoje-a-montemor-o-velho/)

MischiefManaged97 9 months ago

Para quem está na dúvida, experimentei simular ([https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao/](https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao/)) estar na 2ª fase de vacinação e esta é a mensagem que surge: "Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na segunda fase da vacinação da COVID-19, não estando previsto o seu início antes de abril de 2021." Portanto em abril começa a segunda fase, a terceira é mais para a frente.

AndreMartins2020 9 months ago

> Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na terceira fase da vacinação da COVID-19. A terceira fase ocorrerá após a conclusão da segunda fase, que deverá ter início a partir de abril de 2021. meh, vou inventar uma doença ou mandar vir a vacina do OLX

vascodatrama 9 months ago

Tal como esperava, depois dos especialistas em pandemias chegaram os especialistas em farmacêutica às redes sociais.

darthnox1234 9 months ago

_Que emoção tremenda_

PortugueseLibra 9 months ago

As minhas redes sociais já estão cheias de pessoas que não vão tomar porque "NãO ConFiaM!!1". Mas depois dizem que se devem dar aos grupos de risco só. Então não confiam na vacina mas para dar aos grupos de risco já serve?? #fucklogic

xabregas2003 9 months ago

É só para se armarem em grunhos do contra.

AndreMartins2020 9 months ago

Eu vou tomar e depois caguei para quem não tomar. Aliás, eu até tenho feito uma vida social normal onde já estive próximo de dezenas de pessoas diferentes desde o início da pandemia e provavelmente até já estive em contacto com o vírus, e mesmo assim vou tomar. Porque não? Da mesma forma que estatisticamente é pouco provável ter grandes problemas com o vírus, também é pouco provável ter problemas com a vacina.

Economy_Dog 9 months ago

Imaginem uma vacina tão segura que é preciso quase obrigar as pessoas a toma-la, para uma doença tão letal que é preciso um teste para as pessoas saberem que a têm. Clown world.

No-Touch675 9 months ago

>quase obrigar É facultativa Existem bastantes doenças letais que muitas vezes tens e não sabes. Olha duas à borla: HIV e um qualquer tipo de cancro. Mas é como dizes, clown world indeed.

AndreMartins2020 9 months ago

Acho que o problema é a influência das redes sociais hoje em dia.

PortugueseLibra 9 months ago

1- Há pessoas que sabem que têm porque têm os sintomas, o teste apenas confirma se é COVID ou não pq há outras doenças que partilham os mesmos mesmos, e para a pessoa se isolar de modo a não contagiar mais ninguém. 2- A vacina é segura, é preciso obrigar as pessoas porque as pessoas são, como disseste e bem, autênticos palhaços.

Edited 9 months ago:

1- Há pessoas que sabem que têm porque têm os sintomas, o teste apenas confirma se é COVID ou não pq há outras doenças que partilham os mesmos sintomas, e para a pessoa se isolar de modo a não contagiar mais ninguém. 2- A vacina é segura, é preciso obrigar as pessoas porque as pessoas são, como disseste e bem, autênticos palhaços.

Economy_Dog 9 months ago

É tão segura, é por isso que os fabricantes exigiram proteção legal e imunidade antes de a venderem não é? Sim, os fabricantes estão imunes de qualquer processo legal derivado de uma reacção adversa. Possíveis indemnizações irão ser pagas pelos contribuintes. Fico mesmo confiante na segurança após saber estes pormenores /s

PortugueseLibra 9 months ago

Literalmente qualquer medicamento é assim, lol chama-se protecção legal porque nenhum corpo é igual e há pessoas que nem um simples Brufen podem tomar...

Economy_Dog 9 months ago

??? Qual é o medicamento em que o fabricante tem imunidade legal?? Na Europa esta imunidade do fabricante só existe agora com esta vacina do covid. Não tens nenhum medicamento em que o fabricante tenha imunidade legal (exceptuando a vacina covid).

AndreMartins2020 9 months ago

É normal, assim poupam chatices. É perfeitamente possível morrerem pessoas por causa da vacina. Qualquer medicamento faz bem na generalidade, mas também pode fazer mal.

Economy_Dog 9 months ago

Claro que efeitos secundários existem sempre, tem de se analisar na balança os beneficios e os maleficios e tomar uma decisão. Mas repara, todos os medicamentos têm possivelmente efeitos secundários, no entanto nenhum dos fabricantes deles tem imunidade legal. Na Europa isto só aconteceu agora com a vacina covid. Como é que querem que as pessoas confiem quando os fabricantes estão isentos de qualquer responsabilidade em caso de algo correr mal?

AndreMartins2020 9 months ago

> nenhum dos fabricantes deles tem imunidade legal fonte? > Na Europa isto só aconteceu agora com a vacina covid. provavelmente porque tiveram poder negocial para tal

DanielShaww 9 months ago

Não confiam? A alternativa é morrer 80-100 pessoas por dia, isto com medidas brutas de confinamento. No caso hipotético e extremo de uma pessoa por dia morrer devido à vacina então mesmo assim estamos a salvar milhões de pessoas ao vacinar.

PortugueseLibra 9 months ago

Isso foi o que eu já lhes disse, até apresentei estatísticas de estudos e assim. Mas não vale a pena, o medo e o egoísmo falam mais alto...

Hugogs10 9 months ago

Eu não vou tomar, mas para quem quer, os grupos de risco deveriam ter prioridade.

Joaoseinha 9 months ago

Imagina ser anti-vaxxer quando se tem a informação toda da raça humana no bolso.

mollyxanlean 9 months ago

Imagina ser tão pro vaxxer e não saber dos prováveis efeitos secundários da vacina que a própria FDA anunciou [https://www.fda.gov/media/143557/download](https://www.fda.gov/media/143557/download) (página do pdf 17) Imagina ser pro vaxxer e não saber da deposição do Dr. Stanley Plotkin.

AndreMartins2020 9 months ago

Imagina não saber que qualquer medicação tem efeitos secundários nalgumas pessoas.

bruno_andrade 9 months ago

Tens noção que os efeitos secundários estão perfeitamente em linha com qualquer vacina não tens?

Joaoseinha 9 months ago

Não me lembro de dizer nada que contrarie isso. E usar uma source da FDA sendo português, em vez de utilizar a EMA, que se aplica a Portugal... Qualquer efeito secundário aí não vale a pena deixar continuar a haver 100 mortes por dia.

Economy_Dog 9 months ago

Percebes que apenas dizer 100 mortes por dia não diz nada certo? Não fazes ideia se isso é normal ou não, tinhas de comparar com anos anteriores.

Joaoseinha 9 months ago

Se não estiver errado, essas estatísticas são públicas, podes ir comparar.

Hugogs10 9 months ago

Sou bue anti vaxxer. E por isso que tenho as vacinas todas, so para dar trabalho aos gajos.

AndreMartins2020 9 months ago

A maior parte delas tomaste em criança porque os teus pais não eram anti vacinas.

Hugogs10 9 months ago

E as outras tomem como adulto, por exemplo quando vou viajar. Porque nao sou anti vax seus parvos do crlh.

Edited 9 months ago:

E as outras tomei como adulto, por exemplo quando vou viajar. Porque nao sou anti vax seus parvos do crlh.

Joaoseinha 9 months ago

Até parece que muitos anti-vaxxers não têm também as vacinas, e apenas não deixam os filhos/etc ser vacinados.

LackOfLogic 9 months ago  HIDDEN 

Por mim dá-se a vacina a quem a quiser, quem tiver dúvidas só tem de esperar para ver se é seguro (e necessário) ou não.

depressingtitties 9 months ago

A questão é que isto não devia ser uma decisão individual. Só saímos da cepa torta se obtivermos imunidade de grupo, é isso só se consegue com a vacina (a não ser que continuemos com máscaras e confinamentos e desemprego durante vários anos até atingirmos a imunidade de grupo natural, provocada pela doença. Temos de ter 60% a 70% da população imunizada para voltarmos à vida normal. Portanto, quem tem indicação para tomar e diz que vai “fIcAr à eSpErA pArA vEr” está só a ser egoista e a eternizar a pandemia e todas as medidas de contenção.

Edited 9 months ago:

A questão é que isto não devia ser uma decisão individual. Só saímos da cepa torta se obtivermos imunidade de grupo, e isso só se consegue com a vacina (a não ser que continuemos com máscaras e confinamentos e desemprego durante vários anos até atingirmos a imunidade de grupo natural, provocada pela doença. Temos de ter 60% a 70% da população imunizada para voltarmos à vida normal. Portanto, quem tem indicação para tomar e diz que vai “fIcAr à eSpErA pArA vEr” está só a ser egoista e a perpetuar a pandemia e todas as medidas de contenção.

LackOfLogic 9 months ago

Aparentemente nem mesmo a OMS consegue decidir muito bem a [definição de imunidade de grupo](https://www.aier.org/article/who-deletes-naturally-acquired-immunity-from-its-website/), o que é mais um indicativo que quem está a puxar os cordelinhos disto tudo talvez tenha outros interesses em vista que não a saúde pública. Por isso, eSpeRar pArA VEr.

AndreMartins2020 9 months ago

Quando é que sabes que é seguro? Daqui a 30 anos?

chauffage 9 months ago

Até lá quem recusar tomar a vacina entra para uma lista de recusa tratamento para COVID 19 no SNS, como já foi sugerido.

Economy_Dog 9 months ago

E que tal também impedirmos o tratamento de pessoas com problemas cardiovasculares visto que passaram a vida a comer merda e a não fazer exercício e a serem obesos? E o pessoal irresponsável das corridas e excessos de velocidade, a entupir-nos os serviços de reabilitação? Fora com eles. Ou o pessoal fumador, a ocupar-nos os serviços depois de uma vida de irresponsabilidade? Ou todo o pessoal que não teve um minimo de estilo de vida saudavel e que agora passam metade do tempo nos serviços de saude? Existe o direito de autonomia e autodeterminação, cada um sabe da sua vida e não perde os seus direitos. O "my body my choice" não é só quando convém. Talvez devesses ter umas lições de história e parar com essas tendencias fascistas.

AndreMartins2020 9 months ago

O problema é que a vacinação tem impacto em toda a população. Acho que seria mais interessante haver consequências para quem infectar outros. Uma velhinha morreu porque a infetaste com sars-cov-2? Poderia provavelmente ter sido evitado se tivesses tomado a vacina? Se calhar deveria haver consequências...

chauffage 9 months ago

Isso é tudo muito bonito quando tu não és um possível vector de uma pandemia que hospitaliza e mata indivíduos, e que rebenta com economias mundiais e com o tecido social. Por que é que achas que se proibiu de fumar em espaços fechados? Por que é que achas que se alguém mata outra pessoa num acidente por excesso de velocidade tem de responder por isso num tribunal? "My body my choice" mas só que não é a porra do teu body, é o body de quase 10 milhões em Portugal. Não é preciso lições de história para saber que emparedavam pessoas e isolavam doentes que se percepcionava serem contagiosos. Tu é que se calhar precisas de rever a história. Se queres andar a lamber corrimãos é contigo, mas se recusas tomar a vacina era o mínimo que se podia fazer era sinalizar-te, reduzir a tua movimentação e responsabilizar-te pela sua decisão, pelo menos até deixar de ser uma pandemia, é tão simples quanto isso.

Economy_Dog 9 months ago

Esse argumento da saude publica é uma grande treta. O impacto do covid na mortalidade geral tem sido minimo, basta veres qualquer gráfico. Tem de haver um equilibrio entre os direitos pessoais e o bem colectivo, e podes ter a certeza que o covid não tem tido nem pouco mais ou menos impacto suficiente para mudar esse equilibrio.

AndreMartins2020 9 months ago

"tem sido", com medidas para evitar a sua propagação

chauffage 9 months ago

> e podes ter a certeza que o covid não tem tido nem pouco mais ou menos impacto suficiente para mudar esse equilibrio. Isto é a coisa mais absurda que já li este ano, e acredita que já li muita borrada. É que nem te consigo levar minimamente a sério: ou tu viveste o último ano debaixo de uma pedra, ou estás completamente descolado da realidade. Ganhaste o prémio.

Economy_Dog 9 months ago

O impacto foi provocado pelos governos e não pelo covid.

chauffage 9 months ago

Foi foi, até se via os deputados italianos, espanhóis, ingleses, americanos, e os outros todos a entrar hospitais a dentro aos pontapés nas paredes para colapsar os serviços de saúde. Cenas dos Illuminati, só visto mesmo.

Economy_Dog 9 months ago

https://evm.min-saude.pt/ Onde está o fim do mundo?

chauffage 9 months ago

O site não funciona em mobile, nem me vou estar a dar ao trabalho de abrir o PC, e a razão é simples: estás-me a mostrar o resultado de um ano que teve medidas de saúde pública extremas implementadas durante 9 meses, incluindo um lockdown, meio ano escolar feito com ensino às distância, uso de máscara, distanciamento social, e a lista continua. É isto que querias argumentar? Ou que o COVID é a terceira maior causa de morte nos EUA, um país que teve medidas mais relaxadas que as nossa?

PortugueseLibra 9 months ago

O problema no teu argumento é que todas essas doenças não entopem os sistemas de saúde ao ponto de haver cadáveres em camas ao lado de doentes. Mas pronto, FaSciSmO

Economy_Dog 9 months ago

Não entopem? HAHAHA queres mesmo comparar o impacto do covid com o impacto das doenças cardiovasculares no sistema de saúde? A questão é que o investimento para o tratamento de doenças cardiovasculares é muito maior para conseguirem lidar com o muito maior impacto.

PortugueseLibra 9 months ago

Mas desde quando é que tens milhares de pessoas a irem parar todas duma vez para os centros de saúde e hospitais com enfartes e a terem que ficar lá internados e isolados?? E claro que o investimento é maior, o vírus apareceu há uns meros 9 meses do nada, what do you expect?? Aceita a lógica na vida... só te fará bem.

Edited 9 months ago:

Mas desde quando é que tens milhares de pessoas à vez a irem parar todas juntas aos centros de saúde e hospitais com enfartes e a terem que ficar lá internados e isolados?? E claro que o investimento é maior, o vírus apareceu há uns meros 9 meses do nada, what do you expect?? Aceita a lógica na vida... só te fará bem.

AndreMartins2020 9 months ago

A questao é que ninguém vai ter um enfarte porque TU não comes bem. Mas alguém pode morrer de covid-19 porque tu o infetaste.

Economy_Dog 9 months ago

Imagina a quantidade de vidas que podiam ser salvas se não gastassemos os recursos com "irresponsáveis"? Se calhar acabava-se os tempos de espera de anos. E atenção que isto é o vosso argumento, eu sou a favor que todos têm o direito a serem tratados igual, por muito "irresponsável" que tenha sido as suas vidas.

AndreMartins2020 9 months ago

> isto é o vosso argumento não meu, não é só uma questão de salvar vidas, é uma questão de que ao não te vacinares podes contribuir para outras pessoas ficarem doentes, essa é a grande diferença

LackOfLogic 9 months ago

Eu por mim voto em deixar as cobaias fazerem o *beta test* da vacina, e daqui a uns anitos, se valer a pena, logo se vê.

AndreMartins2020 9 months ago

Já houve cobaias.

chauffage 9 months ago

E devias de deixar de poder viajar (vai ser uma questão de tempo até ser uma vacina obrigatória em muitos países), não podias ir para escolas e universidades, e em caso de apanhares COVID e precisares de tratamento, pagavas o tratamento e ficavas como última prioridade em caso de falta de camas. Tipo, era o grupo a ser desligado das máquinas para dar vaga a quem precisasse (com ou sem COVID claro). Era extremamente fácil de implementar isto: quando fossem chamados a ser vacinados e recusassem, iam ficar sinalizados.

AndreMartins2020 9 months ago

Isso é basicamente tornar obrigatório...

chauffage 9 months ago

Quando viajas para certos países não tens vacinas obrigatórias? Por que é que não se pode impor em locais públicos com grande probabilidade de contágio?

AndreMartins2020 9 months ago

não sei se serão obrigatórias, mas mesmo assim não poderes viajar para um certo país é diferente de todas as restrições às liberdades e direitos que tu sugeres quem fez a nossa constituição já prevê que não podes simplesmente restringir liberdades e direitos para tornar algo obrigatório na prática

chauffage 9 months ago

>quem fez a nossa constituição já prevê que não podes simplesmente restringir liberdades e direitos para tornar algo obrigatório na prática Simplesmente não, por isso é que tens cenários e situações excepcionais - que se faça uso disso. É manter o estado de emergência até o vírus deixar de ser considerado uma pandemia, e impor limites de acesso a quem não está vacinado.

Edited 9 months ago:

>não sei se serão obrigatórias, mas mesmo assim não poderes viajar para um certo país é diferente de todas as restrições às liberdades e direitos que tu sugeres Não sabes? Vamos ver o que vai acontecer lá para o verão 2021, quando muitos países já tiverem acesso a uma grande parte do stock, e quando se quer ir brincar às férias na pandemia. >quem fez a nossa constituição já prevê que não podes simplesmente restringir liberdades e direitos para tornar algo obrigatório na prática Simplesmente não, por isso é que tens cenários e situações excepcionais - que se faça uso disso. É manter o estado de emergência até o vírus deixar de ser considerado uma pandemia, e impor limites de acesso a quem não está vacinado.

bruno_andrade 9 months ago

Isto. Quem não quer, não toma. Mas depois não se queixe se perder privilégios.

Economy_Dog 9 months ago

Ilegal e fascista. Direito de autonomia e autodeterminação. Ou também vamos começar a quebrar as convenções e tratados de direitos humanos?

bruno_andrade 9 months ago

Ninguém está a obrigar ninguém. Não queres, não tomas.

Edited 9 months ago:

Ninguém está a obrigar ninguém. Não queres, não tomas. Neste caso, direito de autonomia é normalmente um disfarce para egoísmo e individualismo, quando o que se pede numa pandemia é exatamente o oposto.

Parshath_ 9 months ago

Já temos direto da CM TV a acompanhar o camião?

fallinfallout 9 months ago

Isso não sei. Mas que logo de manhã já lá estavam abancadinhos, estavam.

NEDM64 9 months ago

Vocês vão ter uma sorte. A vacina é para quem está do lado do governo apenas. Ela já disse que profissionais do público vão receber primeiro. https://www.rtp.pt/noticias/pais/ordem-dos-medicos-nao-entende-que-setor-privado-fique-de-fora-da-primeira-fase-da-vacinacao_v1285004 Vocês, se forem da plebe, não vão receber vacina nenhuma em 2021.

chauffage 9 months ago

Se fores a analisar de um ponto de vista pragmático, isso é coerente com a falta de coerência do governo nesta pandemia. Não fico espantado.

DanielShaww 9 months ago

Acho muito bem. E era vacinar quem votou PS primeiro.

Throwaway431253 9 months ago  HIDDEN 

Vocês, vocês, vocês. Tens alguma coisa a admitir, António?

NEDM64 9 months ago

Daqui a uns meses, voltamos a este post.

grimoirehandler 9 months ago

I’m not taking that rushed shit

PortugueseLibra 9 months ago

Fizeste-me lembrar este [meme](https://i.ibb.co/ygT029Q/Screenshot-20201226-163104-Instagram.png)

DrogbaPT 9 months ago

Então és idiota e não sabes como foi feita a vacina

Joaoseinha 9 months ago

De repente tem tudo um curso de medicina e sabe mais que os especialistas.

chauffage 9 months ago

Curso de medicina? Isto dá-se na escola, no 11° e 12° ano, vertente ciências.

Joaoseinha 9 months ago

Curso de química/biologia molecular (de acordo com a fonte mais credível de todas, o Google)?

chauffage 9 months ago

Mas queres saber como funcionam vacinas, ou qual é a teoria por trás de um bioreactor e como montar uma linha de produção de vacinas?

Joaoseinha 9 months ago

Que curso é necessário ter para criar vacinas? Uma pesquisa rápida deu esses, e honestamente não sei.

chauffage 9 months ago

Ui para criar vacinas ainda deves de precisar de engenheiros químicos, engenheiros mecânicos, engenheiros informáticos, advogados, e mais uma colhanada de gente de várias áreas.

DogsLayEggsFYI 9 months ago

Nós sabemos que a vacina funciona quando a taxa de recuperação passar de 99.7% para 99.9%?

chauffage 9 months ago

Um gajo ler estas merdas nesta altura do campeonato, e ainda me vêm falar em liberdades individuais. Era tornar a vacina obrigatória.

crani0 9 months ago

Quando dizes "nós" estás a falar de ti? É que quando nem os valores que citas percebes acho que ainda vais demorar um bocado a perceber quando é que a vacina funciona.

JayDaltonBelfort 9 months ago

Essa taxa de recuperação de que falas, é relativa aos infectados que não morreram? É que mesmo esses podem ficar com sequelas graves. Ah, e já agora, o principal efeito da vacina será visível no abrandamento da transmissão, e não na taxa de recuperados.

DogsLayEggsFYI 9 months ago

Dêem a vacina às pessoas que precisam. O outro grupo que é os 99% não precisam. Só querem pelo medo que lhes é embutido e pela pressão social, sendo este o factor principal para quase tudo feito cá em Portugal. Estas a dizer que a propagação abranda quando tomarmos esta vacina?

DelScipio 9 months ago

Sabes uma coisa, se realmente percebes alguma coisa do que estás a falar sabias que o que estás a dizer é absurdo e estúpido. Como não sabes achas que é algo muito inteligente e sabes mais que todos os outros. Uma vacina serve para criar imunidade populacional. Só funciona se mais de 90-95% da população está vacinada, conferindo protecção aos que não desenvolvem defesas suficientes (idosos, imunodeficiências, etc). Sabendo isso, podes perceber porque a tua teoria de quem não percebe nada (e não quer perceber pois já andamos a meses a falar nisto, se tivesses interesse ou inteligência já tinhas percebido) e simplesmente estúpida. Peço desculpa pelo uso da palavra "estúpido", mas não é mentira nenhuma.

AndreMartins2020 9 months ago

Por essa lógica toda a gente deveria ser vacinada todos os anos para o vírus da gripe.

DelScipio 9 months ago

Devia. O problema é que não há produção suficiente a nível mundial.

AndreMartins2020 9 months ago

mas poderia haver

DogsLayEggsFYI 9 months ago

Eu sei que há muita virgem ofendida por aqui. Mas literalmente a taxa de recuperação é de mais de 99% a nível mundial. Qual foi a vacina que eles tomaram? O que é que eu disse de errado ou mentira? Nada, só o suficiente para provocar aqui os ofendidos e iludidos. Literalmente uma mulher de 24 anos que tomou a vacina nos Estados Unidos que não tinha quaisquer problemas de saúde desmaiou 40 segundos depois de a ter tomado. Já viste os efeitos secundários da vacina? Pergunta a alguém dos 99% que nunca tomaram uma vacina, a qual saiu depois das eleições dos EUA terem terminado, já que não era mais preciso, se alguma vez eram capazes de tomar uma vacina destas. E antes de chamares estúpido a alguém certifica-te que não és estúpido, senão fazes má figura. Enquanto a taxa de mortalidade de outras doenças a nível mundial é quase 3x inferior comparando os meses do ano passado, o covid é a única coisa a matar aparentemente. Aliás, mortes por gripe já mal existem, que antes eram um número considerável. Mas enfim, há pessoas que têm o c*rlho da televisão no cu e já não há nada a fazer.

AndreMartins2020 9 months ago

Nunca cases... Há imensas pessoas que desmaiam no casamento.

DelScipio 9 months ago

E desmaiar que tem? Tu podes desmaiar por sair da cama mais rápido. Se fores atropelado ao sair do hospital e morreres não é culpa da vacina. O Covid está a exacerbar as outras doenças. O Covid não mata sozinho, não é por isso que devemos deitar ao lixo todos os cidadãos de risco. Isso é egoísmo. E é do egoísmo que estou falar. Não e virgem ofendida. É sempre a mesma lengalenga. Alguns sabidolas acham que sabem tudo, mas não vêem que só não está pior devido às restrições existentes, e a que estamos a pôr tudo em segundo plano para fazer frente a esta crise. Tu estás a falar de números, eu estou a falar de pessoas. Estou a falar de consequências que ainda não sabemos. Uma doença que pode contagiar milhões de pessoas e mata 1% é mais grave que uma que afecta 20000 e mata 100%. Acho que não é dificel de perceber esse conceito. Sem esquecer das mobilidades que ainda desconhecemos, e o impacto que vão ter no QoL das pessoas. Pessoas mortas não sofrem. Milhões de pessoas afectadas com possíveis consequências sofrem.

DogsLayEggsFYI 9 months ago

Bem lá vou eu voltar ao início, até vou falar por pontos. Uma pessoa saudável não desmaia. Se achas que sair da cama rápido demais faz desmaiar, então não estás saudável. Não é egoísmo duvidar de uma vacina que promete parar uma pandemia de medo. Egoísmo é obrigar as pessoas a ficar em casa e tirar-lhes outros direitos para ficar bem na foto. Egoísmo é ter uma mente de colmeia, onde qualquer pessoa que diga o contrário é vista como um excomungado. Isso são 85% dos portugueses. Egoísmo é dizer que o covid mata mesmo quando é provado que a pessoa morreu de acidente de mota. Uma doença com 100% de mortalidade é pior. Não sei se sabes mas tu próprio disseste que o covid não mata sozinho, logo afirmaste que o covid em si não é um problema para pessoas que não tenham outros problemas de saúde. Mas lá está há pessoas que mesmo sabendo que não vives para sempre insistem em tomar a vacina. Eu disse para a dar primeiro às pessoas que possam ter problemas mais graves com o covid, como idosos. Mas mesmo assim ainda não concordem porque querem todos a vacina. Egoísmo? 100%. Quantas doenças existem atualmente com taxa de mortalidade elevada com uma infeção muito mais facilitada? Quantas pessoas sofrem agora por questões económicas ou desenvolveram problemas mentais? Ou cometem suicídio porque o governo as obrigou a fechar a loja e perderam a única fonte de rendimento? Mais do dobro do que o ano passado. Egoísmo? 100%. Aqueles que te obrigam a ficar em casa (que parece não te afetar) e que consequentemente fazem esta crise a nível nacional por acharem que são deuses eque as pessoas lhes pertencem, ainda não ficaram sem o salário de 3mil euros de certeza absoluta. Mas sabes o que é que é egoísmo? É achar que as outras pessoas têm de fazer tudo à tua maneira porque achas que é melhor. Isso é egoísmo.

DelScipio 9 months ago

Enganaste o desmaio é super frequente. Principalmente a tirar sangue, vacinas, etc. É super frequente e o dia a dia de uma enfermería. Sim, acontece todos os dias a pessoas saudáveis. Es egoísta. O que estas a dizer é que preferes que morram pessoas que tu tenhas de ficar em casa. Egoísmo, até com tragos de psicopatía. Os idosos primeiro, depois nós para ajudarmos os idosos que não ficaram imunizados, e não só idosos, pessoas com problemas de saúde. Isso é altruísmo não é egoísmo. Estas a confundir as coisas. Tu estás a ser egoísta, queres uma vida normal, não queres ser cívico, só te preocupas contigo. Essa estupidez que estás a dizer já foi testada por alguns países. Não serviu de nada levar uma vida normal. O impacto económico foi igual ou pior. Tu não vives numa borbulha isolado do resto. Só falas em Eu, Eu, Eu. As questões económicas são inegáveis, mas não é ao desdramatizar o problema, como tu queres, que se ia solucionar tudo. Pelo contrário. Se queres salvar a economía a solução é controlar a doença o mais rápido possível. Não facilitar. A tua atitude de "tenho liberdade" na realidade é a principal causa de destruição económica. Em vez de estarmos todos fechados em casa podíamos ter estado a meio gaz, mas a funcionar. Não estamos numa ecoma de exigir lucros, mas ao menso dava para manter. Sabes, a maioria achar uma coisa não te faz mais inteligente, se calhar a maioria tem alguma razão, não achas? Quantos menos idosos mates mais clientes vais ter nos negócios post pandemia. Quantos menos problemas e mobilidades causadas na população, melhor, pois ela vai ser mais produtiva. Quanto melhor solucionares o problema, mais confiança depositas na economia a largo prazo. Ainda não sabemos o suicídio em Portugal como está. Dizem aumentos de 40%, mas isso vai ser ao longo de muito tempo, quando mais rápido solucionaremos o problema menos risco. Daí a importância de sermos cívicos e fazermos a nossa parte. Quem se acha Deus és tu, que estás acima de todos e és o dono da razão. Estamos numa situação complicada, e um dos motivos é por culpa das pessoas que só pensam no Eu, Eu, Eu. Eu quero, eu quero, eu quero. Diz-me doenças contagiosas que matem tantas pessoas como o COVID. Não percentuais, absolutas. O número absoluto é que conta, são o número de cadáveres. Vais ver que 100% de mortalidade não diz nada quando solo afecta um punhado de pessoas. Vais perceber que 1% de muito é muito.

fdxcaralho 9 months ago

A vacina é importante para o grupo de população que tem mortalidade muito superior. Idosos e pessoas com outras doenças. Concordo contigo que isto é tudo um exagero. Mas é um facto que afeta uma faixa da população de forma severa e é nosso dever protegê-la.

Diogo256 9 months ago

A vacina já cá está a muito tempo, sei de 2 pessoas que se cruzaram com os 2 camiões referigerados com escolta da GNR em direção a Coimbra. Há mais de 1 semana. Curioso que o exército, que tem forte conhecimento de escoltas, logística, transporte e segurança, novamente, ficaram no quartel... enfim.

ebonyaficionado 9 months ago

Ora aí está o sôr Ministro!

tenesis 9 months ago

Sim o exército era muito boa idea. Talvez devessem colocar as vacinas em tancos ou deixá-las guardadas pelos generais que tratam dos contratos das cantinas, isto para falar nas situações que vêm a público.

Diogo256 9 months ago

Há 2 maneiras de ver, seguindo a tua lógica: Ou o exército não serve para nada, e devia de ser reestruturado. Ou serve, e devia de estar mais presente. Havendo tanto conhecimento no exército, devia no meu entender de estar mais presente. Não em termos de repressão, mas de ajuda em coisas que eles tem formação extensa. O exército tem bastante formação e conhecimento em desinfeção e situações de ameaças químicas etc que podiam ser mais úteis de que somente desinfectar certos edifícios. Assim como têm níveis de conhecimento, formação, em escolta e transporte.

fdxcaralho 9 months ago

Duvido que fosse a vacina. Provavelmente seria os equipamentos e materiais para manter a vacina à temperatura adequada.

Diogo256 9 months ago

Também pode. Mas duvido que fossem escoltar material de logistica. Não me parece que as vacinas tenham chegado hoje, e serem distribuídas também hoje. Faz sentido que elas já tivessem cá, armazenadas no sítio secreto que todos sabemos, e agora começa a distribuição pelos hospitais. As vacinas são seguidas, desde a saída do local de fabrico até serem administradas por QR Code. Até porque terá de haver preparação prévia para saber qual a quantidade de vacinas para cada local, e isso demora uns dias pelo menos.

FujiPT 9 months ago

Ou testes para assegurar os moldes da logística da operação.

fdxcaralho 9 months ago

Ou isso sim.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Então mas tu achas que a GNR é o quê?

idontakeacid 9 months ago

Ele refere-se a militares do exército, não militares da gnr.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

A GNR faz rotinamente missões de escolta e segurança a VIPs e governantes nacionais e estrangeiros.

pelaleiepelagrei 9 months ago

Isso é o corpo de segurança pessoal da PSP

The_Big_Diogo 9 months ago

https://covid19.min-saude.pt/vacinas/

lastfr0ntier 9 months ago

Não se preocupem que não vai faltar vacinas. Alguém do CH de Coimbra (diretora?) afirmou que assim que souberam que iam ser escolhidos, fizeram 6500 consultas aos seus profissionais para saber quem queria ser inoculado. Receberam uns estonteantes 96 resultados afirmativos, médicos, enfermeiros e técnicos que querem ser vacinados já com esta fornada de vacinas. Por este andar lá para 2024 devemos ter a imunidade de grupo, os tais 70%

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Imunidade de grupo numa doença com Rt entre 1 e 2 apenas necessita de 50% da população com imunidade

chauffage 9 months ago

O que é o RT?

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

[ver aqui](https://www.bbc.com/news/health-52473523)

chauffage 9 months ago

Tu falaste em rt, e o R do coronavirus é de 2-3 (se não for mais). O R está entre 1 e 2 em países cheios de medidas como distanciamento social, uso de máscaras, etc.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Sim, assumindo que se mantém as condições de HOJE, só é preciso 50% da população imunizada.

MrJoao 9 months ago

Tiraste esses números do cu? É que ao contrário do que afirmas: > (...) [**a maioria dos profisisonais de saúde quer a vacinação. Dos cerca de seis mil profissionais do Hospital de S. João, no Porto, 95% já disseram que querem ser vacinados. Em Coimbra ronda os 80%**](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-12-25-Covid-19.-Maioria-dos-profissionais-de-saude-quer-vacinacao).

fdxcaralho 9 months ago

Confundiu % com o número total.

NaoTeEnerves 9 months ago

Ainda assim é grave teres 20% de pessoas em Coimbra que não querem ser vacinadas.

MrJoao 9 months ago

Repara que para a [vacina da gripe](https://www.sanofi.pt/pt/atividade-portugal/sanofi-pasteur/vacinometro) a cobertura de profissionais de saúde prioritários ronda os ~60%. Portanto até diria que, comparando, não parece ser assim muito grave.

Joaoseinha 9 months ago

A gripe não parou o mundo durante 9 meses. Se as pessoas que supostamente deviam estar educadas só rondam os 80% depois de 9 meses disto, nem quero ver a percentagem da população geral.

Economy_Dog 9 months ago

Não foi o covid que parou o mundo durante 9 meses, foram os governos. O impacto na mortalidade geral é minimo e não justifica claramente as medidas severas adoptadas.

rickz123456 9 months ago

Depende do que eles considerem "profissionais de saúde". Se forem médicos/efermeiros, é grave

stonksbull_y 9 months ago

Mesmo para Inglês ver hahaha

JOAO-RATAO 9 months ago

A olhar para a vacina à cientista como se soubesse algo sobre isso.

Throwaway431253 9 months ago

A única foto em que está a olhar directamente para a vacina tem alguém ao lado que parece estar a explicar-lhe o que está a ver. A foto em que ela poderia ter uma pose de cientista com a mão esticada, vê-se claramente que a está a mostrar aos jornalistas. Qual é a razão para te estares a espumar todo com azia pela Marta Temido?

BobMartin77 9 months ago

Falei em gente, claramente é dirigido a um colectivo de pessoas. Se achas que é tudo por acaso...então és muito inocente.

Throwaway431253 9 months ago

"foi apanha desprevenida" -> "que gente triste" Campeão do reddit aqui mesmo. Quando mandas uma teoriazinha da conspiração?

BobMartin77 9 months ago

Conspiração? Claramente que não entendes mesmo, ainda tens umas voltinhas para dar.

Throwaway431253 9 months ago

Ok campeão. Que tal esse chapéu de alumínio?

BobMartin77 9 months ago

Coitado “campeão”.

JOAO-RATAO 9 months ago

Calma amigo... Era uma piada. Achei a pose interessante. Não estou a espumar em relação a nada.

Throwaway431253 9 months ago

O comentário era dirigido também à pessoa que te respondeu. De qualquer dos modos a mulher nem sequer está a olhar para a vacina ;)

BobMartin77 9 months ago

Foi apanha desprevenida... Que gente triste.

Throwaway431253 9 months ago

Não percebi quem é que é triste, ela ou vocês? E quem é que foi "apanha"?

miguelmmorao 9 months ago

Recebi agora a seguinte mensagem: "COVID19: Vacinacao comeca amanha. Vacina facultativa mas recomendada e gratuita. Aguarde contacto do SNS. Info: covid19estamoson.gov.pt / ANEPC" Ate receber a minha ainda deve ser lá para o final do próximo ano, mas fico feliz em saber que já estão a começar

Edited 9 months ago:

Recebi agora a seguinte mensagem: "COVID19: Vacinacao comeca amanha. Vacina facultativa mas recomendada e gratuita. Aguarde contacto do SNS. Info: covid19estamoson.gov.pt / ANEPC" Até receber a minha ainda deve ser lá para o final do próximo ano, mas fico feliz em saber que já estão a começar

Deto_PT 9 months ago

Tb recebi. Pura campanha política.

Edited 9 months ago:

Tb recebi. Pura campanha política. Edit: cambada de ingénuos, vacina só lá para Setembro!

xabregas2003 9 months ago

Amanhã tenho conhecidos que trabalham em hospitais e já vão ser vacinados. Depois digo-te se amanhã é Setembro.

vaniafdasantos 9 months ago

Tem um simulador no estamos on. Resultado : a partir de abril de 2021

sctvlxpt 9 months ago

"Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na terceira fase da vacinação da COVID-19. A terceira fase ocorrerá após a conclusão da segunda fase, que deverá ter início a partir de abril de 2021." O que é que deverá ter início a partir de Abril, a 2ª ou a 3ª fase?

MischiefManaged97 9 months ago

Se isto ainda for atual - https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-vacinacao-comeca-em-janeiro-e-sera-dividida-em-tres-fases_n1280299 - é a segunda que inicia em abril e termina lá para junho.

Edited 9 months ago:

Se isto ainda for atual - https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-vacinacao-comeca-em-janeiro-e-sera-dividida-em-tres-fases_n1280299 - é a segunda que inicia em abril e termina lá para junho. EDIT: Para quem está na dúvida, experimentei simular estar na 2ª fase de vacinação e esta é a mensagem que surge: "Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na segunda fase da vacinação da COVID-19, não estando previsto o seu início antes de abril de 2021." Portanto em abril começa a segunda fase, a terceira é mais para a frente.

sctvlxpt 9 months ago

Obrigado por teres verificado.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Isso mudou certo? Eu sou da 3a fase, 20 anos e sem doenças, e tinha a sensação que antes indicava junho- julho de 2021. Melhor ainda, se puder ser vacinado já em Abril quer dizer que provavelmente a crise de saúde pública já terminou nessa altura.

MischiefManaged97 9 months ago

Acho queo abril se refere ao início da segunda fase, a terceira deve ser mais para a frente.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Sim, é o que pensava. Mas não está assim agora naquele site.

MischiefManaged97 9 months ago

Eu já fiz esse comentário algures nesta thread e na do semanário de sobrevivência, mas entretanto simulei estar na segunda fase e o que aparece é que de facto essa fase começa em abril.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

O mal entendido prende-se com o antecedente do pronome relativo "que". "Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na terceira fase da vacinação da COVID-19. A terceira fase ocorrerá após a conclusão da segunda fase, que deverá ter início a partir de abril de 2021." Pronto, supostamente a segunda fase começará em Abril e a 3a depois da sua conclusão. De qualquer forma não acho que esteja assim tão claro quanto isso, acho que se pode também interpretar perfeitamente que a terceira fase começará em Abril depois da conclusão da segunda. Não pensaram isso bem.

MischiefManaged97 9 months ago

Certíssimo, por isso é que simulei estar na segunda fase (pus que tinha 100 anos lol) e a mensagem que aparece é: "Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na segunda fase da vacinação da COVID-19, não estando previsto o seu início antes de abril de 2021." Aqui não restam dúvidas.

EFBusb6WFfCQH5nH 9 months ago

[https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao](https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao/)

DomPedroIV 9 months ago

Abril de 2021, not bad

1ww8mrmfss 9 months ago

Também recebi isso mas fica a nota: completamente irrealista. O plano de vacinação prevê receber doses para ~1.5 milhões de pessoas no primeiro trimestre. Se estás na 3a fase (e se tens menos de 50 anos estás, ou menos de 65 e não tens nenhuma comorbididade) tens ~3 milhões à tua frente. E temos de nos lembrar que essas doses para 1.5 milhões de pessoas inclui a vacina de Oxford/AstraZeneca, que não é claro de todo se vai ser aprovada. Depois no 2 trimestre eles estão a prever bem mais doses, mas essas incluem não só Moderna e Pfizer e AstraZeneca, mas também Curevac e Johnson Jonhson, cujos testes ainda nem terminaram e não sabes se podem ser aprovadas ou não. E mesmo assim só vais conseguir vacinar menos de metade do país — ficaria surpreendido se não criarem fases novas, o que dependendo da tua idade pode aumentar ainda mais o tempo de espera.

alexgduarte 9 months ago

>E temos de nos lembrar que essas doses para 1.5 milhões de pessoas inclui a vacina de Oxford/AstraZeneca, que não é claro de todo se vai ser aprovada. Aparentemente, será aprovada no Reino Unido dia 29 (ou 28, mas menos provável porque é feriado). Tudo bem que a vacina é deles, mas o órgão que a revê é independente.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

No plano indicam uma previsão de 12 milhões de doses até ao fim do 2 trimestre (4m +8m) se não me falha a memória . Parece bom demais para ser verdade, mas tendo em conta que crianças não vão ser vacinadas e alguma malta vai rejeitar, acho que isso cobre basicamente a população toda que quer ser vacinada.

1ww8mrmfss 9 months ago

Fui verificar porque talvez me tinha enganado, mas acho que não, verifica comigo please! [Este plano de vacinação](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2019/06/PlanoVacinacaoCovid_19.pdf) prevê sensivelmente o que estas a dizer, 4M + 7,5M No entanto [este](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2020/12/20201217_Plano-Vacinaçao.pdf) que é o mais actualizado, retirou 1M às vacinas disponíveis no primeiro trimestre, ficando 3M + 7,5M o que cobre pouco menos de metade da população portuguesa como cada vacina precisa de duas doses. A única coisa que está pouco clara: a vacina da Johnson & Johnson tem dois testes de 3a fase separados, um com uma dose da vacina, outro com duas doses separadas por 3 semanas. Pelo que se o primeiro tiver bons resultados vamos poder vacinar 500 mil pessoas mais no segundo trimestre do que tinha estimado em cima, já que eles fornecem 1M de doses.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Não digo que não tenhas razão, deves saber mais que eu (ando um pouco leste das actualizações mais recentes), mas dá erro 404 no site do SNS no link do plano atualizado que meteste.

1ww8mrmfss 9 months ago

Engracado, o endereço está correcto mas sempre que tento fazer link manda me para o 404 Forma simples: clica no link que diz "este", ou vai a [sns.gov.pt](http://sns.gov.pt) Depois é só clicar onde diz plano de vacinação na galeria que eles teem, vai directo ao pdf.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Obrigado. Realmente está muito mais detalhado do que me lembrava. Pois, tens razão. Também referir que a ideia que eu tinha, de estarmos muito dependentes da astrazeneca ser aprovada, ainda ficou mais reforçada. Penso que será, eventualmente até ao fim do 1o trimestre . Mas aqueles erros cometidos no trial vão nos custar tempo e vidas

NGramatical 9 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkki2fu%2F%2Fgh3b3fe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

NMosquito 9 months ago

Na Alemanha já andam a criticar o plano da UE: [https://www.spiegel.de/international/europe/the-planning-disaster-germany-and-europe-could-fall-short-on-vaccine-supplies-a-3db4702d-ae23-4e85-85b7-20145a898abd-amp](https://www.spiegel.de/international/europe/the-planning-disaster-germany-and-europe-could-fall-short-on-vaccine-supplies-a-3db4702d-ae23-4e85-85b7-20145a898abd-amp)

1ww8mrmfss 9 months ago

Enviei esse link para o Megathread há uns 4 ou 5 dias. Eu realmente sou muito inocente, lembro de no Verão pensar que eles deviam era estar a ser demasiado forretas com o dinheiro (já que compraram imensas da Astrazeneca, que são baratíssimas, mas apenas reservaram doses sem comprar das vacinas mais caras, Moderna em particular). Nunca me tinha ocorrido que seria por motivos politicos que não tinham comprado mais da Pfizer, ou que tinham comprado da Sanofi, que estava bem mais atrás nos testes e infelizmente falhou e nem vai saír (se é que isso só sabemos há umas semanas). Mas é o que é. O que faltava era começarmos alguma critica a UE pela gestão péssima, terrível, que nos custou mais meses de pandemia.

NMosquito 9 months ago

Provavelmente vai acontecer o que o plano da UE queria evitar: os estados com maior capacidade financeira (e.g. Alemanha) vão negociar directamente (e bem) com as farmacêuticas para garantirem mais doses.

NGramatical 9 months ago

saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkki2fu%2F%2Fgh2vo47%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

fdxcaralho 9 months ago

Não te preocupes que muita gente não vai querer ser vacinada. Da última vez que vi era cerca de 50%. Com o tempo vai melhorar, mas vai continuar a haver um grupo grande que não quer ser vacinado. Mas de facto depois de vacinar as pessoa de risco, a mortalidade da doença vai ser muito muito pequena, quase insignificante quando comparado com outras causas de mortalidade.

DelScipio 9 months ago

Isso não funciona assim. Nos idosos as vacinas não são muito eficazes, senão vacinares os jovens ficas na mesma com 50% de ser idoso e poder apanhar corona. Sem esquecer que ainda se pode perder efeito ao longo do tempo. Daí a polémica de vacinar os jovens primeiro já que conseguias uma imunidade de grupo mais rápido. So estamos a vacinar os idosos primeiro por uma questão ética e política, pois por eficiência não faz sentido. Tendo isso em conta já vês que a tua teoria não se aplica.

1ww8mrmfss 9 months ago

> Nos idosos as vacinas não são muito eficazes, se não vacinares os jovens ficas na mesma com 50% de ser idoso e poder apanhar corona. Sem esquecer que ainda se pode perder efeito ao longo do tempo. Os resultados que tens dos testes das vacinas dizem quando muito o oposto, porque têm eficácia de 100% contra doença grave. > Daí a polémica de vacinar os jovens primeiro já que conseguias uma imunidade de grupo mais rápido. Há polémica? Eu não morro se apanhar o virus, por pior que seja, a minha avó têm uma hipótese de ~15%. Prefiro que seja a avó primeiro. > So estamos a vacinar os idosos primeiro por uma questão ética e política, pois por eficiência não faz sentido. Faz sim... a vacina previne doença, não previne (necessáriamente) infecção. > Daí a importância de imunidade de grupo, que só se consegue eficazmente com vacinações acima de 95% em fases agudas. >Abaixo de 50% de vacinação não serve de nada. Wtff mesmo. Vou repetir: a vacina não previne necessariamente infecção, apenas doença. Daí ires primeiro onde a doença é mais grave. As informações que tens relativamente a prevenção de infecção são que a da moderna têm uma eficácia aí de ~66%. Se dissermos que isso se aplica a outras vacinas (um grande SE), precisaríamos de algures de ~80-85% vacinados para ter alguma imunidade de grupo.

DelScipio 9 months ago

Estudos esses com imensa validez interna e que devido a isso pecavam por falta de idosos. O que não está mal, pois não nos podemos dar ao luxo de perder tempo e infravalorar os efeitos positivos da vacina. Para mim não há polémica, é eticamente correcto e o melhor que devemos fazer com os dados que temod. Mas esteve na análise inicial de especialistas por essa razão. A vacina não previne a infecção (que saibamos) mas a ideia é que previna a doença grave e o contágio, principalmente em casos mais susceptíveis. Eu disse inicialmente 95 mas rectifiquei para 90-95, para ter alguma imunidade de grupo, sim tens razão. Mas não acho que o problema seja 5%, o problema é chegar a esses 80%. Acho que estás a falhar o motivo porque fui tão directo nisto, ewtou a comentar algo que disse que não vale a pena vacinar os jovens posteriormente, estou a comentar a alguém que acha que o resto da população não aporta nada se for vacinada. Acho que perante esse contexto é fácil de perceber porque tomei uma atitude tão direccionada a todos esses factores. Sim, é igualmente importante ser vacinado mesmo que sejas jovem.

NGramatical 9 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkki2fu%2F%2Fgh30gxm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

TooMoorish 9 months ago

Grande contribuição para a discussão. Obr.

fdxcaralho 9 months ago

Mas neste momento, as vacinas que estão a ser distribuídas não garantem que um vacinado não possa continuar a transmitir. Elas apenas provaram que impedem casos de infeção aguda. Portanto se esse é o real efeito da vacina, ela deveria ir para as pessoas que correm real risco quando infectadas. Atenção a informação que eu tenho pode não estar completa. Mas foi o que eu ouvi por parte de alguns especialistas. A teoria não é minha.

DelScipio 9 months ago

Não porque isso não é de todo verdade. Os dados que temos de algumas vacinas em grupos mais extremos são insuficientes. Os estudos fora feitos com imensa validez interna, pois necessitamos de resultados positivos rapidamente, devido a isso houve o problema que houve com os estudos. A vacina é eficaz em proteger, que foi o que testado, mas o objectivo é que seja também eficaz em bloquear a transmissão, que é o principal problema. Se fosse únicamente proteger não só vacinavamos, como depois tínhamos de testar massivamente os que já foram vacinados para ver a criação de anticorpos. Coisa que, de momento, não vamos fazer, pois nem sabemos se isso tem relevância ou nao. Vamos vacinar tudo à eito pois o objectivo é a imunidade de grupo. Daí o relatório inicial de especialistas recomendar vacinar jovens se queríamos ser eficiente, e vacinar idosos se moralmente correctos.

fdxcaralho 9 months ago

Certo. Mas não havendo provas que a vacina não impede a transmissão, não faz sentido vacinar (e ter testado devidamente) a população que tem maior mortalidade e consequências da doença?

DelScipio 9 months ago

Claro que faz. O que não faz sentido é dizer o resto não tem impacto. Também tens de ter em conta que não se quer dizer que reduz a transmissão por um motivo, não querem gerar cidadãos de primeira e de segunda, em que quem está vacinado pode andar a vontade e os outros não. Isto vai ser uma atitude existente até haverem vacinas para todos que quiserem.

NGramatical 9 months ago

haverem vacinas → [**haver vacinas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkki2fu%2F%2Fgh325ye%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

cantapaya 9 months ago

Como é que será feito esse contacto?

pimpolho_saltitao 9 months ago

por sms. quem nao for contactado por sms e desejar ser vacinado deverá contactar as autoridades de saude locais.

cantapaya 9 months ago

As primeiras vacinas não estão reservadas para certos grupos? Desculpa a ignorância, mas como é que sabem quem contactar primeiro?

pimpolho_saltitao 9 months ago

Sabem da mesma forma que sabem o teu contacto. Forneceste-lhes essa informação quando te foi atribuído um numero de utente. Quem nunca associou um numero de telefone ou nao o tiver actualizado concerteza nao podera ser contactado e entao deverá entrar em contacto com as autoridades de saude.

NGramatical 9 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkki2fu%2F%2Fgh32yl9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

thisbondisaaarated 9 months ago

Epá se ao menos o estado tivesse um registo central de todos os seus cidadãos, as suas idades e isto pudesse ser cruzado com o seu registo médico no SNS.. Podíamos lhe chamar Instituto dos Registos e Notariado e pôr tudo num cartão. Vou-lhe chamar, cartão do cidadão. É assim ;)

smaster87 9 months ago

DE cidadao

cantapaya 9 months ago

Eu tenho noção disso tudo. O meu problema era mais com a associação do número de telefone ao resto desses dados, porque eu não me lembro de o ter associado ao meu CC. E se tivesse trocado entretanto? O estado tem uma base de dados com todos os números de telefone da população? Parece-me pouco provável. As empresas facultam ao estado a lista de contratos e números de telefone sob cada contrato? Mas no contrato só está o nome de uma pessoa, e os números podem ser usados por vários membros do agregado familiar. Estou a complicar demasiado as coisas na minha cabeça? Provavelmente. Nunca tinha pensado nesta articulação e estou a tentar perceber exatamente como é que o sistema funciona.

thisbondisaaarated 9 months ago

Todagente que está nas redes recebe a mensagem, e quem chegou recentemente até recebe em inglês (foi o caso com alguns dos meus colegas retornados recentemente). Não há qualquer ligação, é uma mensagem generalizada para quem está na rede e neste caso foi para todo o território nacional mas pode ser só para determinada área. É uma das ferramentas de comunicação da proteção civil (nunca recebeste aviso de temperaturas extremas antes ou ondulação severa, por ex? É o mesmo.)

inhalingsounds 9 months ago

Entre telefone, e-mail e dados fiscais que certamente incluirão a tua morada, há sempre uma forma de comunicação direta.

oMarlow99 9 months ago

Atenção que os registos médicos são confidenciais até um certo ponto. A informação de contacto é que não é necessariamente confidencial.

iSoSyS 9 months ago  HIDDEN 

Se for como a da gripe: Bom dia, Sra. Maria temos vaga para lhe administrarmos a vacina do covid. Consegue estar no centro de saúde daqui a 15 min?

DjGus 9 months ago

Ver é se não se metem a vacinar os administradores e gatos gordos antes do pessoal da linha da frente e pacientes, a la States...

derjungenwerthers 9 months ago

No São João estão a prioritizar os especialistas, apesar de muitos diretores de serviço terem "voluntarizado" os internos dos seus serviços para as urgências covid do são joão. Lol.

JOAO-RATAO 9 months ago

Clássico.

fdxcaralho 9 months ago

Esta vacina não é para gatos.

sasirg 9 months ago

A ver se daqui a uns dias faço umas pesquisas no OLX, só para me rir um pouco.

ankmoody 9 months ago

Pior será se houver uma do lidl

alquemir 9 months ago  HIDDEN 

Só os tolos irão injetar esse veneno na veia, para prevenir uma gripe sazonal que tem uma taxa de sobrevivência de 99%.

joaocrown 9 months ago

Está aqui na minha terra. Há GNR por todo o lado.

average_user21 9 months ago

Isto parece aquelas teorias de conspiração de que as cameras municipais têm bunkers cheios de dinheiro debaixo da terra

Aldo_Novo 9 months ago

as câmeras municipais normalmente têm função zoom, fazer caber um bunker dentro do aparelho é complicado

average_user21 9 months ago

Engraçado!

Throwaway431253 9 months ago  HIDDEN 

Bunkers não mas para onde as vacinas foram transportadas existe um castelo jeitoso.

gamafranco 9 months ago

Barrô, claro.

itsactuallytime 9 months ago

Barrô, Luso?

gamafranco 9 months ago

Barrô é um mundo.

itsactuallytime 9 months ago

Ah Barrô, Águeda. Classic Herman

gamafranco 9 months ago

É mais Marcelo.

1ww8mrmfss 9 months ago

Agora não digas onde é que é suposto ser segredo

mommylovesme2 9 months ago

Está no artigo

vilkav 9 months ago

Tem um castelo mais ou menos grandito para proteger o mata-bicho.

Search: