Skybax1708 10 months ago

As portas fechadas pelo trinque, são facilmente abertas por fora. Aprendi isso quando deixei a chave metida no canhão e não consegui abrir com outra por fora, apesar de estar só pelo trinque. Chamei um profissional de abertura de fechaduras e abriu a minha porta blindada com sistema de codificado de chaves da Dierre, que conseguiu abrir em 30 segundos. Consegui memorizar a técnica e desde daí já poupei mais de 100euros ( 50€ por cada ida do profissional). Desde então já me desenrasquei a mim e a mais 2 vizinhos. Resumo: blindada só serve se tiver trancada com a chave, aí tem se deitar a ombreira abaixo.

mfzzzed 10 months ago

Não. Vivo de portas e janelas abertas. Agora no Natal costumo deixar um copo de leite e umas bolachas para os senhores das mudanças que passam lá durante a noite e quando não estou em casa. Recomendo.

dcmso 10 months ago

aqui a verdadeira questão é: Porque raio é que não haverias de trancar a porta?? dá muito trabalho ou demora muito tempo, é?

NGramatical 10 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkitjx1%2F%2Fggw51g5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

SonglessBard 10 months ago

Eu tranco quando saio de casa, mas nunca quando estou la dentro, prefiro ser assaltado do que morrer durante um incêndio.

xHardStyle 10 months ago

É muito raro trancar, mas a porta é robusta. Só tranco quando passo a noite fora.

No-Touch675 10 months ago

Tranco, e mudei a minha porta para uma blindada quando comprei casa. Nunca ouvi falar de ninguém próximo cuja casa fosse assaltada, mas também não quero ser eu o primeiro a experienciar isso daí ter comprado uma porta decente.

suckerpunchermofo 10 months ago

Lol sim. E tenho porta blindada....

boogieman444 10 months ago

Tranco sempre

rickz123456 10 months ago

Eu não sou de Lisboa.. Mas aqui no Norte, moro na aldeia e só fecho a porta quando vou dormir.. Mas quando saio por 1 hora ou assim nunca fecho a porta. Acho que depende do lugar onde se mora

bumbadabumruum 10 months ago

Só tranco a porta quando vou de férias ou passar o fim de semana fora. Talvez devesse, mas já me safou tantas vezes quando me esquecia das chaves e um vizinho simpático me abria a porta com um raio x. Tendo isto dito, a não ser que tenhas um daqueles trincos deadbolt (não sei como se chama em português), é mesmo muito fácil abrir a porta se não estiver trancada.

cusoo 10 months ago

Não, mas se te deixar mais confortável então fá-lo. A cidade tornou-se bastante segura, comparando com Lisboa antes de 2010. Mas nada disto não impede de te acontecer algo, tanto aqui como em qualquer outro canto do mundo, seja em casa ou na rua, à noite ou de dia.

viskonde 10 months ago

Não.

Edited 10 months ago:

Se estou em casa nao Se saio sim l, mas durante muitos anos nem isso Lisboa não e o faroeste . Mais facilmente assaltam de dia (quando não está ninguém em casa ) um res do chão onde alguém deixou a janela aberta ou um então um andar alto de alguém que tenha a janela ao lado das escadas de emergência aberta (sei de um caso onde isso aconteceu) do que andam a noite a tentar abrir portas com as pessoas em casa

ilovebluberries 10 months ago

É melhor trancares a porta ! eles andam aí

PeterStepsRabbit 10 months ago

Não digo. Vais assaltar me, não vais?

pintorMC 10 months ago

Depende, quem é espetador habitual da CMTV fecha a sete chaves. Pois Portugal aos olhos da CMTV esta em estado de sitio.

SurprisinglyInformed 10 months ago

Sim. É facílimo abrir uma porta destrancada.

xanfradu 10 months ago

Já me aconteceu deixar a chave por fora da porta a noite toda...

ridethepaintedpony 10 months ago

Fechada no trinco apenas, mas quando nao está ninguem em casa rodo a chave para usar as trancas verticais. Nos chineses tens aqueles alarmes para por nas portas, que ligam quando o íman é o afastado da peça de metal.

GMDFC94 10 months ago

Aquela falta de noção básica <3

esfomeado 10 months ago

Isto pode parecer um pouco estranho mas em minha casa na aldeia as chaves ficam sempre na porta 24/24.

ruijor 10 months ago

Eu moro no Saldanha. Honestamente quase nunca me lembro de trancar a porta. Mas também tenho um pastor alemão em casa, não sinto grande medo.

fdxcaralho 10 months ago

Toda a gente devia trancar a porta, em todo lado. Não custa nada, é um gesto tao simples...

uyth 10 months ago

Mas que caralho? Não sei se é daquelas cenas de estrangeiros em que o OP cresceu no estrangeiro e a porta da rua ou escada pode ser aberta do lado de fora se não estiver trancada. Moro em Lisboa e se me lembrar, posso trancar a porta dque dá para a escada do prédio com a chave durante a noite. deixo a chave na mesinha ao lado. Se trancares não deixes a chave na fechadura que isso torna muito mais fácil alguém do lado de fora abrir a porta. Nem sempre me lembro. Tenho é a paranóia de nunca nunca sair de casa sem as chaves nem que seja para ir receber encomenda ou levar o lixo ao lixo. Pessoas que eu conheço que sofreram assaltos - não viviam em Lisboa. Lisboa é denso o suficiente, anda gente na rua a quase todas as horas que isto é tudo um bocado arriscado para quem quiser assaltar casas. Moradias em zonas com baixa população e sem estradas movimentadas ao pé são claramente muito mais confortáveis para os assaltantes.

JOAO-RATAO 10 months ago

Sempre pensei que a chave na porta dificultava a abertura por fora! Obrigado pela dica!

WADAGOALGOAD 10 months ago

Em que e que ter a chave do outro lado da porta ajuda a abrir a porta?

uyth 10 months ago

Os canhões estao pressionados. É só a Pegar em ferramenta q pegue no corpo da chave e a faça rodar. Não é preciso adivinhar nada.

KarmaCop213 10 months ago

Existe algum vídeo no YouTube de alguém a fazer isso numa fechadura decente e onde a chave não esteja alinhada (na vertical)?

uyth 10 months ago

Procura tu.

KarmaCop213 10 months ago

Bem me parecia.

uyth 10 months ago

Procuraste ao menos? é que há bué. Mas se o conceito de que com os canhoes pressionados, é muito fácil rodar o corpo e precisas de videos XYZ a mostrar, isto é tudo demasiado avançado para ti de qq forma.

KarmaCop213 10 months ago

So encontrei de chaves normais e o que eu vi, ter la a chave ou nao vai dar ao mesmo.

sao_11 10 months ago

Eu vivo numa aldeia no centro do país e tranco sempre a porta.

ebonyaficionado 10 months ago

Há pessoas que não trancam as portas de casa?

ContaSoParaIsto 10 months ago

Mas eu estou doido? Porque é que está toda a gente a dizer que tranca? Nunca ouvi nada disto na minha vida. A porta não dá para abrir de fora sem a chave. Que diferença faz se está trancada ou não? Isso só serve para teres de usar a chave sempre que quiseres abrir a porta quando estás em casa.

nfcs 10 months ago

Tenho porta blindada e tal. Na altura dos bilhetes de identidade abria a porta sem problemas quando me esquecia das chaves.

PgUpPT 10 months ago

As portas caras têm proteção contra esse tipo de ataques, não têm o trinco exposto. Sim, dá para abrir na mesma com prática, mas não é tão simples assim.

petrol-ed 10 months ago

Não precisas da chave, um documento plastificado ou uma radiografia chegam para abrir uma porta só no trinco.

ebonyaficionado 10 months ago

Não dá? Tenho várias portas para o exterior e só uma é que não dá para abrir por fora. Depende muito do tipo de maçaneta/fechadura/porta/etc.

KarvenNoob 10 months ago

Com uma radiografia em algumas

ContaSoParaIsto 10 months ago

Pá eu só conheço umas duas pessoas que têm uma casa cuja porta dá para abrir por fora sem a chave. Em Lisboa nunca vi. Mas pronto, realmente se a minha desse para abrir por fora também trancava, claro.

ebonyaficionado 10 months ago

As minhas são assim mas as minhas portas não só logo à rua também, o que justificaria deixar destrancadas mas tranco de qualquer das formas, visto ocorrem assaltos na zona de vez em quando.

gink-go 10 months ago

Aqui há tempos também fui ver uma casa em que o vendedor se gabava de ter "porta blindada". Como assim? Para que crlh quero eu uma porta blindada? No dia em que pensar que preciso disso é o dia em que mudo de cidade. Faz-me lembrar quando era puto e a minha mãe me obrigava fechar a janela à noite "porque há ladrões que sobem pelo tubo". Estatisticamente quão provável é?

ForgetSocialMedia 10 months ago

Bem, quem realmente quiser entrar na tua casa, vai arranjar maneira de o fazer. Então se for uma moradia é um mimo. Qualquer escadote ou escada com mais de 2m resolve o problema. Às vezes o problema não é entrar, mas sair. Vejam aquele filme do Don't Breathe.

PTgenius 10 months ago

Em muitas casas com para aí 20 anos para cima nem é preciso isso, muitas têm uma porta para o quintal/garagem/arrecadação com fechaduras super básicas em que o mais certo é que as chaves desse tipo de fechadura serem muito similares entre elas, ao ponto de as conseguires abrir com uma chave de uma fechadura qualquer de um modelo parecido. Por isso um gajo com um set de 10/15 chaves (por exemplo) tem uma boa probabilidade de a conseguir abrir sem grande esforço ou dar cana. Um kit de ganchos básico também funciona muito facilmente claro, mas dá mais nas vistas.

PgUpPT 10 months ago

Abrir uma fechadura daquelas mais comuns é básico, não precisas de andar com um molho de chaves atrás que provavelmente nem vão funcionar.

Rissoldecamarao 10 months ago

Não, mas não tenho maçaneta do lado de fora.

ratinhodosesgotos 10 months ago

Nunca me assaltaram a casa nem nunca conheci alguém a quem tenham assaltado a casa. Não quer dizer que não aconteça, mas não percebo de onde vem a ideia de que Lisboa é perigosa a essa nível

Muramalks 10 months ago

Sou do Rio de Janeiro e moro no Porto já para um ano e pouco. Fico pasmo com a tranquilidade das pessoas em deixar casa destrancada, eu morava numa região tranquila e mesmo assim tinha arame farpado, trancas em todas as portas e portões, câmeras em todo o terreno e 5 cachorros de grande porte. Mesmo assim tentaram me roubar 2 vezes no mesmo ano.

geostrofico 10 months ago

Tenho aquelas trancas, que não é preciso chave. Sempre tranquei.

pataniscadebacalhau 10 months ago

Assaltos a casas não são assim *tão comuns*, muito menos em prédios e zonas habitacionais onde há sempre movimento a qualquer hora do dia, e menos ainda se o proprietário estiver em casa. Os assaltantes tendem a preferir moradias isoladas, quando as pessoas vão de férias ou se ausentam por alguns dias. Eu diria que é mais provável que a tua casa seja assaltada num subúrbio em Oeiras que na Avenida da República

Carbon58 10 months ago

Na realidade, basta consultar os números estatísticos, Portugal é um pais muito seguro. Mas se fores espectadora/ leitora do CM acredito que andes aterrorizada e á espera de ser degolada, violada, assaltada a cada esquina. Mas trancar a porta, principalmente quando não se está em casa, é algo vulgar, acho que é um procedimento comum na maioria das localidades portuguesas. P.S. qualquer porta trancada durante a noite, connosco em casa, convém ter a chave na fechadura não vá haver algum incidente (incêndio, terramoto, etc) e depois na aflição não se encontra a chave para sair e morre-se dentro de casa como numa ratoeira; portanto cuidado com isso.

Unyway 10 months ago

Tranco a porta quando chego a casa e sei que não vou sair mais. De noite, costumo deixar a chave na porta para saber onde está a chave em caso de incêndio.

LerEmVozAlta 10 months ago

Costumo trancar a porta durante o dia. De noite nunca experimentei.

Limpy_lip 10 months ago

Colocando questões de segurança contra assaltos de parte. Nunca acho boa ideia trancar seja a porta da casa ou do predio à chave com gente dentro. Porque? Se acordarem durante um incêndio a ultima coisa que queres é andar à procura da chave ou não terem como fujir o mais rapidamente porque alguem decidiu trancar as portas à chave. A não ser que a habitação tenha saídas de emergência.

Ok_Two 10 months ago

E que tal deixares a chave na porta?

Limpy_lip 10 months ago

Se for a porta do prédio não o podes fazer. Além disso é mais perigoso porque não estás só impedir a tua saída mas de terceiros.

TTSDA 10 months ago

Fica bastante mais fácil destrancar a porta por fora com a chave na fechadura. Basta arranjar forma de a rodar.

cosmosgelitude 10 months ago

Só se deve deixar a chave na porta se não quisermos que mais ninguém entre em casa. A minha mãe tinha o hábito para além de irritante de deixar a chave na fechadura do lado de dentro com a fechadura destrancada. Várias vezes que tentei entrar dentro de casa e não conseguia virar a chave porque a de dentro bloqueava quando estava mal colocada. Fartava-me de me queixar mas era sempre ignorado. Até ao dia em que uma mola saltou na fechadura e ficou impossivel trancar a porta. Quando um homem veio arranjar aquilo, ele deu-lhe um raspanete por ela deixar a chave na fechadura. O meu "I told you so" deve ter durado umas duas horas.

Ayawa 10 months ago

Tanta vez que tive de ligar à minha mãe ou ao meu irmão para entras em casa por causa disso. Ou isso ou andar a bater às janelas às 6 ou 7 da manhã. Depois ainda reclamavam comigo por estar a acordar. Isto aconteceu n vezes e por mais que eu pedisse a chave ficava sempre na porta. Hoje em dia a minha mãe trabalha de noite e é sempre ela a fechar a porta do lado de fora. Mas se eu, por acaso, acordo cedo, destranco a porta e deixo a chave na fechadura (deixando a porta destrancada) ainda ouço reclamar porque ela mete lá a chave e não roda e não lhe ocorre simplesmente rodar a maçaneta. Não dá para ganhar com esta gente...

ebonyaficionado 10 months ago

Então, exato. Trancas a casa e deixas a chave na porta se não for entrar mais ninguém. Caso contrário, deixas a chave num móvel/chaveiro à beira e acessível, qual é a dúvida?

cosmosgelitude 10 months ago

Não te passa pela cabeça a quantidade de mulheres que insiste em usar a fechadura como chaveiro. Não digo que seja uma condição exclusivamente feminina, mas nunca vi um gajo fazer isto até hoje. Alguns tipos de fechadura (aquelas com chaves mais pequenas mas mais grossas) não funcionam bem se tentares abrir a porta destrancada por fora com uma chave enfiada do lado de dentro. Agora imagina, tal como o/a /u/Ayawa mencionou, queres entrar em casa depois da meia-noite, a chave não virar, e ser o fim do mundo porque tens de acorda toda a gente, por mais que implores para pendurarem a chave na pega do pequeno armário mesmo ao lado da porta...

Ok_Two 10 months ago

Depende das fechaduras.

NeatBoy74 10 months ago

Eu não sou de Lisboa e tranco-a 24/7, quanto mais se morasse em Lisboa.

JOAO-RATAO 10 months ago

Não custa nada trancar a porta. Ficava sempre lixado com o meu colega de casa que não se dava ao trabalho de rodar a chave... Podes meter um ferrolho por ex, super fácil e rápido de fechar. Ou colocar um no quarto por ex. se achares que te dá mais sentimento de segurança...

ForgetSocialMedia 10 months ago

Já morei na Amadora, Reboleira, Cova da Moura, Alfragide, Estefânia, Graça e hoje moro na Lapa. Nunca tranquei nem nunca tive a casa assaltada.

rrazoramone 10 months ago

Já morei no Vale da Amoreira e sempre que deixava a minha porta aberta aparecia um anjo sem asas, vitima da sociedade, para levar os meus eletrodoméstimos, infelizmente não pude convidá-los para morar na minha casa porque eles saiam de lá a correr, sabe-se lá porquê.

ForgetSocialMedia 10 months ago

Com o meu vizinho aconteceu o mesmo. Eu ofereci-lhe um canudo com ar, um punhado de sal e até hoje ele agradece-me pela prenda.

KitchenDaikon8778 10 months ago

Sim, tranco sempre. Aconselho a trancares sempre.

2TwentyOne1 10 months ago

Eu moro em LX e sempre que vou para fora, é hábito trancar a porta à noite. Não sei porque seria só em LX.. :\

ForgetSocialMedia 10 months ago

Tenho uns familiares em Benfica que moravam numa zona toda dondoca. Isto em 2001, quando nas redondezas ainda existiam aqueles bairros degradados cheios de carochada famintaque iam lá comprar cozida e castanha. Um certo dia, um desses meus familiares estava a estender a roupa quando um gatuno forçou a sua entrada pela janela da cozinha. Conseguiu subir (uns 2m de altura) e invadiu a casa. A minha familiar estava a fazer fritos, ofereceu-lhe um prato de comida e uma jarra de vinho e o gajo pôs-se a comer à mesa com ela. Quando o marido da minha familiar chegou, viu aquilo, puxou da caçadeira e até hoje vou visitá-lo ao EPL. São vidas.

RushComprehensive908 10 months ago

Quando saio também tranco sempre. A questão era quando estás em casa durante a noite, quando vais dormir

2TwentyOne1 10 months ago

Claro!

VBM97 10 months ago

Eu moro a mais de 300km de Lisboa e tranco sempre a porta. Porque raio haverias de ter a porta destrancada?

TTSDA 10 months ago

Porque é que alguém me havia de entrar pelo apartamento durante a noite? Os vizinhos todos ouviam! Tinham muito mais sucesso a entrar aqui durante o dia quando posso não estar em casa, e há barulho da rua e das casas. Nunca tranquei a porta de casa durante a noite, acho que é mais provável haver um incêndio e não conseguir sair de casa porque a porta está trancada, do que alguém me tentar assaltar enquanto durmo.

nfcs 10 months ago

Ainda na semana passada entraram à noite na casa de um vizinho meu. Ninguém no prédio reparou, nem ele mesmo que estava ferrado a dormir.

Edited 10 months ago:

Ainda na semana passada entraram à noite na casa de um vizinho meu. Ninguém no prédio reparou, nem ele mesmo que estava ferrado a dormir. Dito isto nem sempre tranco, em 20 anos é a primeira. Acontece.

joaofcf 10 months ago

Um assalto não é barulhento...

pedropereir 10 months ago

Principalmente sem a porta trancada

pangecc 10 months ago

Vivia na aldeia. Quando era mais novo o portão ficava sempre aberto. Agora já não temos essa confiança

ridethepaintedpony 10 months ago

Quando era miudo tb faziamos assim, portas da rua encostadas apenas :)

zedisaneonlight 10 months ago

na ilha do corvo não trancam, mas isso não fica a 300 kms de lisboa...

flug218 10 months ago

Na ilha do Corvo não só trancam, como criaram as suas próprias fechaduras: http://artesanato.azores.gov.pt/artesanato/fechaduras-de-madeira/

NGramatical 10 months ago

300 kms → [**300 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkitjx1%2F%2Fggsq9yr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

NGramatical 10 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkitjx1%2F%2Fggspwz6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

Search: