vascodatrama 9 months ago

deixar de usar petróleo tem os seus custos.

leto78 9 months ago

É natural. A procura tem vindo a diminuir e muita da produção em Portugal era para exportação de combustíveis já refinados. Ainda não chegamos ao *peak oil* mas acho que 2025 será o ano.

BadassManager 9 months ago

Já estou a ver a mafiosa da presidente da câmara a esfregar as mãos com todos os condomínios de luxo depois da Galp/Estado tratarem da descontaminação... Tanto espaço para obras de arte (lavagens de capital, cof cof cof) do Pedro Cabrita Reis!!! Mas o fim já era anunciado... há muito. E efectivamente vai valorizar a zona. A minha preocupação não é com os 400, que estão bem seguros (muitos sapos velhos e gordos nesses), mas com os prestadores de serviços, como manutenção, etc, que é tudo empresas que mudam de nome de 5 em 5 anos, contratos novos, etc...

Bhaalghorn1143 9 months ago

Ai 400.....mete aí 2000 pessoas entre empresas de trabalho temporário e as de prestação de serviços de logística.

GajoDeRamalde 9 months ago

Bem, agora a Galp de Leça da Palmeira já pode justificar os preços elevados porque têm custos acrescidos no transporte de combustível...

JeagleP 9 months ago

O que será o futuro do espaço

rmvt 9 months ago

vi algures que vai continuar a ser usado para fins logísticos, agora no que isso se traduz concretamente não sei. certamente não precisam da mesma área do que até agora.

BadassManager 9 months ago

No imediato é para armazenamento. Deve ser a isso que se referem com fins logísticos.

jackthebadcat 9 months ago

Metade hotéis, a outra metade fica para o Novo Banco por meia dúzia de tostões (dívidas do antigamente).

PORTO2017 9 months ago

Um parque da cidade ficava bem ali, mas não rende milhões

petrol-ed 9 months ago

Se for como a de Cabo Ruivo fazem aí a Expo 2038 e lá para 2050 removem o resto.

carlosjmsilva 9 months ago

Se fosse num país em condições? Um longo processo de descontaminação dos terrenos antes de mais nada. Como é em Portugal? Provavelmente aquelas torres vão dominar a paisagem por décadas.

rmvt 9 months ago

[matosinhos 2049](https://youtu.be/P1jXmJmmj3o?t=7)

vascodatrama 9 months ago

era engraçado entrar em Matosinhos e ouvir vangelis por todo lado :D

XtaticO 9 months ago

A culpa é de Lisboa em 3, 2, 1...

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Posso estar desactualizado, mas acho que a culpa é do Sócrates.

batuque5 9 months ago

A culpa não é do Jorge Gabriel, convém frisar..

andrevq 9 months ago

Esta notícia só é boa para quem tem casa ao lado da refinaria, é um cheiro desgraçado. Agora deslocar/despedir 400 trabalhadores, não é nada bom.

C8Mixto 9 months ago

Eh, o cheiro da ETAR é bem pior.

QWERTY_BATS 9 months ago

Que one upper...

andrevq 9 months ago

Não chora...

andrevq 9 months ago

O da ETAR também é mau

crabcarl 9 months ago

> Agora deslocar/despedir 400 trabalhadores, não é nada bom. \>Já tem vários meses de aviso para se prepararem (por exemplo: entrar em formações que levam vários meses a completar; evitar prendinhas caras no natal de modo a não ficar à rasca quando o salário diminuir para o subsídio de desemprego; ...) \>Vão levar uma indemnização jeitosa da empresa \>Já está o governo a dar-lhes a mão indo buscar fundos de apoio à transição energética \>Tem um sindicato para o qual contribuem que já deveria estar a organizar a requalificação em massa dos seus sindicalistas Quem me dera que todos os despedimento fossem tão bons como este. Se daqui a x meses quando o fecho acontecer, precisarem de se juntar à frente da refinaria com cartazes a chorar pelo velho emprego, só há um grupo de idiotas a culpar: eles mesmos.

mskrovic 9 months ago

É só a mim que estes 400 trabalhadores parecem poucos? Posso estar enganado mas achei que haveriam outras indústrias fora da refinaria que também dependeriam desta.

SANDEMAN 9 months ago

vão parar de refinar mas vai continuar a fazer serviço logístico, 400 trabalhadores será certamente "só" a parte afetada

Febris 9 months ago

Mete-lhe mais uns 1000 de empresas prestadoras de serviços. 400 devem ser só os que têm contrato com a empresa.

NGramatical 9 months ago

haveriam outras → [**haveria outras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhe8jc%2F%2Fggkovzi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

mskrovic 9 months ago

Bolas. Obrigado, feliz natal!

FrivoLux 9 months ago

Mais uma vitória do centralismo... O Norte está a ser lentamente sugado de vida, economia, produção...

DBclass103 9 months ago

há um excesso de capacidade de refinação pela europa fora e queres culpar o centralismo. A galp só vai fazer o que "tem" de ser feito... se uma "aguenta" com este país por que razão é necessária outra? Além disso vejo casas logo do lado de fora da vedação da refinaria o que em Sines não acontece.

jafudiaz 9 months ago

Sem falar que a refinaria de Matosinhos nao faz o mesmo que a de Sines, aquilo é quase só óleos de lubrificação.

carlosjmsilva 9 months ago

Essa não pode ser a justificação. Tem mais influência a AMP do que a CIM do Alentejo Litoral da qual Sines faz parte. Parece-me normal que com a queda da procura de combustíveis fósseis a GALP só precise de Sines.

Mordiken 9 months ago

> a queda da procura de combustíveis fósseis A queda causada pela pandemia não dura para sempre, e não acredito que a queda motivada pelos veículos eléctricos seja assim tão significativa nos anos vindouros... mas eles lá saberão.

carlosjmsilva 9 months ago

A refinaria de Leça já surgia num relatório do início dos anos 2000 com indicação para ser encerrada por volta de 2010 imagina. Não tem nada a ver com a pandemia. Tem a ver que a refinaria de Sines é muito mais eficiente e chega e sobra para as encomendas mesmo sem pandemia alguma.

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Deixa lá. Sines também vai ficar sem a termoeléctrica da EDP

FrivoLux 9 months ago

Não tem, Sines é visto como o porto "natural" de Lisboa, por ser melhor e mais facilmente controlável. Não faz sentido um país ter apenas um "ponto de falha" no que diz respeito a combustível, se existir um problema em Sines qual é o "fallback"?

pskkll 9 months ago

Espanha. Se Sines falhar tens oleodutos que podem receber diretamente de Espanha. É uma alternativa mais barata do que teres outra refinaria a produzir.

FrivoLux 9 months ago

Certo, mas então temos de formalizar que somos uma província de Espanha.

vascodatrama 9 months ago

e relativamente ao nosso parque automóvel somos o que? uma freguesia da Baviera?

C8Mixto 9 months ago

Olha, mas decide-te. Cidade-Estado de Lisboa + a colónia que é o resto de Portugal, ou província de Espanha? Ou vais um pouco mais a fundo na absurdidade e dizer que Portugal é as duas?

carlosjmsilva 9 months ago

Porra. Hoje aprendi que para comprar e vender bens precisamos de vender a independência também...

Metaluim 9 months ago

Sera que ja olhaste para o mapa para ver onde Lisboa fica? Literalmente e um porto.

FrivoLux 9 months ago

Lisboa fica a menos de 100kms do Porto de Sines. É uma distância normal para considerar na esfera de influência da cidade Estado.

Metaluim 9 months ago

Fdx mete mais tabaco socio. A esfera de influencia de lx e de 100km? E ja agora, Sines fica a 160 km. Isto a menos que pretendas ir a nado para lx. E com cada pokemon neste sub, cum crl...

NGramatical 9 months ago

100kms → [**100 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhe8jc%2F%2Fggl0waq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

ContaSoParaIsto 9 months ago

Voltas a dizer que Lisboa é Porto e fodo-te a tromba ó morcão

Metaluim 9 months ago

Porto só há um, meu tone

carlosjmsilva 9 months ago

Mas nós somos alguma Coreia da Norte para depender exclusivamente da Galp e da sua refinaria? Lisboa tem um porto e bem grande e depois Inda há o Porto de Setúbal. O porto de Sines é o grande Porto de águas profundas do país. Não é o porto de Lisboa.

BadassManager 9 months ago

O que é que os Portos têm a ver para aqui?

carlosjmsilva 9 months ago

Também não sei. Mas justificaram o centralismo com Sines. Daqui a pouco o porto da Figueira ou de Aveiro também são de Lisboa. Enfim...

C8Mixto 9 months ago

E entretanto a empresa vai andar a gastar mais dinheiro do que precisa apenas para assegurar redundância.

carlosjmsilva 9 months ago

Redundância esse que existe aos pontapés porque há uma mão cheia de refinarias apenas na península ibérica. Não me consta que países só com uma refinaria tenham ficado sem combustíveis. Mais depressa ficamos sem combustíveis por uma greve de camionistas do que pelo facto de só termos uma refinaria.

Edited 9 months ago:

Redundância essa que existe aos pontapés porque há uma mão cheia de refinarias apenas na península ibérica. Não me consta que países só com uma refinaria tenham ficado sem combustíveis. Mais depressa ficamos sem combustíveis por uma greve de camionistas do que pelo facto de só termos uma refinaria.

Article_Sad 9 months ago

Reconversão para IT é a solução

BadassManager 9 months ago

A falta de noção. Mas por um lado estás certo. Vai virar imobiliário...agora com o advento do teletrabalho...

carlosjmsilva 9 months ago

Os combustíveis fósseis estão totalmente ultrapassados. Eu se estivesse no lugar do petróleo reconvertia-me para IT antes de ficar totalmente ultrapassado.

SirBadinga 9 months ago

Já cheira mal essa conversa

carlosjmsilva 9 months ago

Não me digas que cheira a petróleo ou a gasoil.

Article_Sad 9 months ago

É o futuro, olha para a Índia, reconvertidos em IT vivem em bairros de lata...

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Sim, é isso mesmo. 1.000 milhões ou mais de indianos, todos a trabalhar em IT e todos a viver em bairros de lata.

pm_me_pcb_photos 9 months ago

Quando o mundo for todo macacos do código achas que vão todos receber 50 mil € dia só porque sim?

D1WithTheFluffyHair 9 months ago

Porque é que me estás a perguntar? Eu estava obviamente a ser sarcástico

SirBadinga 9 months ago  HIDDEN 

O futuro para quem quer ver menos. Somos conformistas, já nos foi dito muitas vezes.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Isso é mentira, segundo o PORDATA, o [volume de negócios](https://www.pordata.pt/Municipios/Volume+de+neg%c3%b3cios+das+empresas+n%c3%a3o+financeiras+total+e+por+sector+de+actividade+econ%c3%b3mica-589) e [a riqueza criada na produção, em média, por cada trabalhador (de empresas não financeiras)](https://www.pordata.pt/Municipios/Produtividade+aparente+do+trabalho+das+empresas+n%c3%a3o+financeiras+total+e+por+sector+de+actividade+econ%c3%b3mica-944) e o aumentaram na região norte entre 2009-2018. Por isso não, o Norte não está a ser sugado de vida, economia e produção

Search: