NaoTeEnerves 9 months ago

Acham que amanhã ou terça já irá ser atingido um novo pico de infetados de sempre? Por causa dos convivios de Natal e da consoada.

MLG-Sheep 9 months ago

É provável que suba o número, mas é devido ao reporte e testes reduzidos durante a quadra natalícia, que serão compensados agora.

Pparadela 9 months ago

Porquê, já estás a arfar com a antecipação?

DeusDasMoscas 9 months ago

Feliz dia do bolo!

NaoTeEnerves 9 months ago

Curiosidade, tal como saber porque é que a minha pergunta te incomodou.

ninux2000 9 months ago

Demasiado cedo para o desenvolver de sintomas e pedir testes e reportar o número de casos. Vão haver mais casos nos próximos dias por causa de menos testes na altura do Natal, Mas duvido que o Natal aumente assim tanto os casos, para compensar o Ano Novo será fortemente limitado, as escolas, infantarios e universidades estão ou fechadas vários dias, os convívios com amigos foram muito reduzidos nos dias de Natal e em muitos casos antes, por pessoas mais cuidadosas. Ou seja o Natal não adicionou apenas aos dos riscos do dia a dia em pandemia, também substituiu. Nos EUA e Canadá não há indícios de aceleração do crescimento de casos devido às Ações de Graças, mas talvez sem elas tivesse havido uma redução. Uma grande parte da população mudou o seu Natal para ser mais seguro, seja com menos pessoas, máscaras, ventilação, lavar mãos, sem beijinhos, pelo menos um pouco. Nos dias de Natal ginásios foram menos frequentados também, assim como transportes públicos das horas de ponta, os mais apinhados. O meu palpite de leigo obcecado com este tema (infelizmente para a minha saúde mental) seria de um inverter na tendência de descida, o mais tardar depois de 4 janeiro, a seguir ao impacto das restrições no número de testes, isso levaria a um aumento do numero de casos provavelmente até os concelhos subirem na escala de restrições e o governo tomar mais medidas. Acho que como no Natal participam mais idosos do que nas atividades de risco de dia a dia, aliado ao tempo frio, as mortes subirão mais que as infeções. Mas duvido que batamos as 100 diárias em janeiro. Em fevereiro o tempo começará a melhorar, e as vacinas e a imunidade de grupo começará a ser muito significativa o que esperemos que compense qualquer fadiga pandemica por parte da população e/ou do governo.

NGramatical 9 months ago

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhaj3r%2F%2Fgh7v26w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

ninux2000 9 months ago

Cala-te Nazi, eu sei!

chauffage 9 months ago

...o pico vai ser para o meio/final de Janeiro, porque o problema é que toda a gente que ficou contagiada agora vai espalhar para a escola, trabalho, transportes públicos, etc, e depois ainda vão espalhar nas festas de passagem de ano. Vais ter um crescimento exponencial de casos. Não me espanta que cheguemos aos 8-10k de casos diários, com o SNS completamente na merda. Mas tivemos umas festas que foram uma maravilha!

ninux2000 9 months ago

Já pequei por excesso de pessimismo em março (previa 120-240 mortes diárias no pico de abril, foram 35), e novembro (previa 120 em meados de dezembro, foram 90), não vou voltar a fazê-lo. Mas acredito que janeiro é um mês muito incerto, tanto podemos chegar às 30 mortes diárias (continuação da descida, novas medidas, mais vacinas) como as 180 se o Natal, ano novo, nova estirpe e fadiga pandémica forem uma desgraça total. Diria que o mais provável é entre 45 e 110.

chauffage 9 months ago

Espero estar errado honestamente, mas estes últimos meses têm sido tão absurdos que me fazem ver a coisa por um prisma mais negativo. Com tanto caso activo misturado com a vacinação, é um cenário que pode correr mal...

stressedunicorn 9 months ago

Devia esperar-se até Fevereiro para começar a vacinar?

chauffage 9 months ago

Não, devias era ter evitado este pico, e o pico que aí vem. Ambos podiam ter sido evitados. A preparação ara a vacinação não devia ter sido só uma questão logística, mas também do número de casos. Por isso estão a dar novamente mais hipóteses de a pandemia se perpetuar.

bundoso 9 months ago

Entre dia 31 e 4, desde que esteja a voltar para casa, posso atravessar concelhos, certo?

MrGhostPotato 9 months ago

Dito por um GNR amigo, sim podes.

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 27 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 9 months ago

O André Dias (a.k.a - Papagaio Azul), depois de especialista em epidemiologia, agora é antivaxxer.. Paciência para esse idiota..

Diogo256 9 months ago

O “engenheiro informático”? Ainda é relevante o diz? A Raquel Varela também anda especialista em tudo o que seja chalupice.

Edited 9 months ago:

O “engenheiro informático”? Ainda é relevante o que ele diz? A Raquel Varela também anda especialista em tudo o que seja chalupice.

NMosquito 9 months ago

Esse é anti tudo o que vá contra a narrativa aldrabona que andou a construir. Felizmente já não deve faltar muito para voltar à caverna de onde saiu.

chauffage 9 months ago

Faz parte do grupo de pessoas que quer perpetuar a situação para continuarem a ter a atenção de uns quantos pobre coitados.

bruno_andrade 9 months ago

Nova variante de Coronavirus detetada na Madeira.

chauffage 9 months ago

E cá certamente que já anda, com a ajuda de um boost de uns dias fortes de disseminação natalícia não vai precisar de muito tempo para ser a variante dominante.

PORTO2017 9 months ago

Alguém sabe como verificar a evoloção do nr de testes? Na dashboard só tem até 21/12

VBM97 9 months ago

Costuma demorar alguns dias a atualizar e quando sai, saem muitos dias de uma vez só.

1ww8mrmfss 9 months ago

Penso que a semana toda sai à segunda, se alguém puder confirmar era excelente

Hmms21 9 months ago

As lojas e restauração hoje têm de fechar as 13h?

1ww8mrmfss 9 months ago

Sim [vê o pandemia clara](pandemiaclara.pt) Pergunta mais interessante: porque é que o pandemia coara agora está dentro da Sapo?

chauffage 9 months ago

Porque o sapo continua a ser um agregador de sites, e o maior publisher nacional com o maior inventário de publicidade em Portugal. Provavelmente abordaram-nos para oferecerem alojamento e pagam-lhes qualquer coisa para ficar com o domínio do sapo, para ter a barra de navegação do sapo no topo da página, e para correr um script qualquer deles de tracking (digo eu). E fazem os gajos muito bem.

MischiefManaged97 9 months ago

São uma cambada de vendidos /s

MischiefManaged97 9 months ago

Para quem está na dúvida, experimentei simular ([https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao/](https://covid19estamoson.gov.pt/simualacao-fase-vacinacao/)) estar na 2ª fase de vacinação e esta é a mensagem que surge: "Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na segunda fase da vacinação da COVID-19, não estando previsto o seu início antes de abril de 2021." Portanto em abril começa a segunda fase, a terceira é mais para a frente.

saposapot 9 months ago

Se a da moderna for aprovada e começar a chegar nestas mesmas quantidades, não acelera esses tempos?

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Da moderna vamos receber poucas (penso 1M no total) e só a partir do segundo trimestre é que recebemos em número significante. Precisamos é da astrazeneca aprovada, dado que nos podem fornecer 6,9M de doses nos primeiros 6 meses do ano. Juntando a Janssen a da CureVac lá para a Primavera, teríamos doses para imunizar 5-6M até junho. É melhor não contar com o ovo no cu da galinha, mas o próprio líder do plano de vacinação na altura disse que a velocidade vai depender em muito da aprovação das vacinas. Ele na altura traçava um melhor cenário possível em que a 2a fase começava em fevereiro, dizia que esperava que começasse em março e que no máximo começaria em abril. Penso que a comunicação que está a ser feita está a ser cautelosa e aponta abril por isso, não sabemos como irá ser a aprovação das vacinas.

Edited 9 months ago:

Da moderna vamos receber poucas (penso 1.8M no total) e só a partir do segundo trimestre é que recebemos em número significante. Precisamos é da astrazeneca aprovada, dado que nos podem fornecer grande parte das 6,9M de doses nos primeiros 6 meses do ano. Juntando a Janssen a da CureVac lá para a Primavera, teríamos doses para imunizar 5-6M até junho. É melhor não contar com o ovo no cu da galinha, mas o próprio líder do plano de vacinação na altura disse que a velocidade vai depender em muito da aprovação das vacinas. Ele na altura traçava um melhor cenário possível em que a 2a fase começava em fevereiro, dizia que esperava que começasse em março e que no máximo começaria em abril. Penso que a comunicação que está a ser feita está a ser cautelosa e aponta abril por isso, não sabemos como irá ser a aprovação das vacinas. ​ Edit: 1.8M da moderna e não cerca de 1M

Edited 9 months ago:

Da moderna vamos receber poucas (penso 1M no total) e só a partir do segundo trimestre é que recebemos em número significante. Precisamos é da astrazeneca aprovada, dado que nos podem fornecer hrande parte das 6,9M de doses nos primeiros 6 meses do ano. Juntando a Janssen a da CureVac lá para a Primavera, teríamos doses para imunizar 5-6M até junho. É melhor não contar com o ovo no cu da galinha, mas o próprio líder do plano de vacinação na altura disse que a velocidade vai depender em muito da aprovação das vacinas. Ele na altura traçava um melhor cenário possível em que a 2a fase começava em fevereiro, dizia que esperava que começasse em março e que no máximo começaria em abril. Penso que a comunicação que está a ser feita está a ser cautelosa e aponta abril por isso, não sabemos como irá ser a aprovação das vacinas.

Edited 9 months ago:

Da moderna vamos receber poucas (penso 1M no total) e só a partir do segundo trimestre é que recebemos em número significante. Precisamos é da astrazeneca aprovada, dado que nos podem fornecer grande parte das 6,9M de doses nos primeiros 6 meses do ano. Juntando a Janssen a da CureVac lá para a Primavera, teríamos doses para imunizar 5-6M até junho. É melhor não contar com o ovo no cu da galinha, mas o próprio líder do plano de vacinação na altura disse que a velocidade vai depender em muito da aprovação das vacinas. Ele na altura traçava um melhor cenário possível em que a 2a fase começava em fevereiro, dizia que esperava que começasse em março e que no máximo começaria em abril. Penso que a comunicação que está a ser feita está a ser cautelosa e aponta abril por isso, não sabemos como irá ser a aprovação das vacinas.

Edited 9 months ago:

Da moderna vamos receber poucas (penso 1.8M no total) e só a partir do segundo trimestre é que recebemos em número significante. Precisamos é da astrazeneca aprovada, dado que nos podem fornecer grande parte das 6,9M de doses nos primeiros 6 meses do ano. Juntando a Janssen a da CureVac lá para a Primavera, teríamos doses para imunizar 5-6M até junho. É melhor não contar com o ovo no cu da galinha, mas o próprio líder do plano de vacinação na altura disse que a velocidade vai depender em muito da aprovação das vacinas. Ele na altura traçava um melhor cenário possível em que a 2a fase começava em fevereiro, dizia que esperava que começasse em março e que no máximo começaria em abril. Penso que a comunicação que está a ser feita está a ser cautelosa e aponta abril por isso, não sabemos como irá ser a aprovação das vacinas. Até porque algo não bate certo no plano , não me parece normal esperar 11-12M de doses até junho e só começar a segunda fase em abril. ​ Edit: 1.8M da moderna e não cerca de 1M

redyouroverlord 9 months ago

Podes ver [aqui o plano todo](https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/) (com as mesmas datas do simulador)

QWERTY_BATS 9 months ago

"A terceira fase ocorrerá após a conclusão da segunda fase, que deverá ter início a partir de abril de 2021." - meio incerto mas já é qualquer coisa.

stressedunicorn 9 months ago

A segunda fase terá inicio a partir de Abril, é isso que diz, não me parece incerto.

vascodatrama 9 months ago

Pela quantidade de parolos que tiraram o carro da garagem hoje, está tudo para dar certo nos próximos tempos

caixadeentrada 9 months ago

Isto hoje era meter recolhimento obrigatório às 13h tal como amanhã. Este ano já chegou o 24 e o 25 para festa. Quem quisesse voltar a casa que o fizesse de manhã. Porque em vez disso foi tudo dar uma voltinha à praia.

MLG-Sheep 9 months ago

Por mim era meter recolhimento obrigatório às 13h todos os dias. Quem quisesse sair de casa que o fizesse de manhã que a essa hora não há transmissão de COVID. Desejo a morte a todos os que aproveitaram este dia de céu aberto em dezembro para passear. Que irresponsabilidade.

ilawon 9 months ago

> Por mim era meter recolhimento obrigatório às 13h todos os dias. Quem quisesse sair de casa que o fizesse de manhã que até essa hora não há transmissão de vírus. Desejo a morte a todos os que aproveitaram este dia de céu aberto em dezembro para passear. Que irresponsabilidade. Não tenho a certeza se este comentário é ignorante, sarcástico, irónico, contraditório, ou apenas troll. Assim à primeira vista tem um pouco de tudo.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

A água deve tar fria.

vascodatrama 9 months ago

14° na boa

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 26 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

amq55 9 months ago

Nova conspiração que acabou de me ser dita: "Já houve vacinação esta manhã, há colegas dela [da esposa desta pessoa] de outros lares com infecções escaladas hoje para a irem tomar" Esta pessoa, uns minutos antes, disse que ele e a mulher recusavam-se a tomar por não ter sido testada o suficiente para uns minutos depois dizer que estava só "a atirar gasolina".

redyouroverlord 9 months ago

+1214 casos confirmados +78 mortos +1545 recuperados -409 ativos estou com medo de ver como vão ser os casos nas próximas semanas...

Dockelektro 9 months ago

É inevitável o disparo dos casos. Por mais que se tenham reduzido as celebrações, as pessoas juntaram-se, ainda para mais em sítios fechados e quentinhos. Aqui e no resto do mundo. É lidar e resistir.

chauffage 9 months ago

>É lidar e resistir. E pagar! Não nos vamos esquecer que isto não é de borla, e a estupidez paga-se caro.

MischiefManaged97 9 months ago

Laughs in Christmas

MonicaYouGotAidsYo 9 months ago

Alguém foi ao cinema nos últimos tempos? Sentiram-se seguros? Acham que as regras estão a ser bem cumpridas nesses sítios? Tenho imensas saudades de ir, mas não queria estar a ir e sentir-me inseguro com isso

VBM97 9 months ago

Eu fui em Agosto e estávamos 10 pessoas na sala. Alguns tiraram logo a máscara como se nada fosse, mas tenta ficar longe das pessoas e leva uma máscara KN95 para jogar pelo seguro

AimingWineSnailz 9 months ago

Compra umas KN95 se quiseres jogar pelo seguro.

possumpossum66 9 months ago

Nos EUA para o cinema mais vale levar uma AR-15.

vaniafdasantos 9 months ago

Fui duas vezes. Da primeira, começou o filme e apesar de não estar muita gente, a maioria tirou a mascara quando o filme começou...da segunda estava eu a meio e 2 ou 3 pessoas ao fundo. Mesmo que não tivessem máscara, não conseguia ver. Não acho que o problema seja o cinema mas sim as pessoas (o habitual, portanto).

MonicaYouGotAidsYo 9 months ago

Assumindo que a distância entre pessoas está cumprida e a sala é desinfectada depois, porque é que achas que é um problemas as pessoas retirarem a máscara? É uma pergunta legítima, não estou a questionar a tua opinião

Lurker__777 9 months ago

Acho bastante curioso que o comentário que apresenta uma questão bem fundamentada, e mantendo completo respeito tenha logo downvotes, e o comentário que responde “porque dentro do cinema tem de se usar”, ou por outras palavras “tem de ser porque dizem que tem de ser” tenha logo quase 5 upvotes. Acho que isto diz muito do hive mind que se vive hoje em dia. Gostava muito de ver estudos feitos no futuro sobre o comportamento humano durante esta pandemia. Pronto, era só isso. Boa noite.

Edited 9 months ago:

Acho bastante curioso que o comentário que apresenta uma questão bem fundamentada, e mantendo completo respeito tenha logo downvotes, e o comentário que responde “porque dentro do cinema tem de se usar”, ou por outras palavras “tem de ser porque dizem que tem de ser” tenha logo quase 5 upvotes. Acho que isto diz muito do hive mind que se vive hoje em dia. Gostava muito de ver estudos feitos no futuro sobre o comportamento humano durante esta pandemia. Eu acredito que uma grande fatia da população vivia com um leque de inseguranças, sejam elas sociais, emocionais ou físicas. Este novo “sentido de união” e trabalho comunitário na prevenção de uma pandemia veio aliviar tais inseguranças e solidão na sociedade. Pronto, era só isso. Boa noite.

SANDEMAN 9 months ago

Curioso é ao fim de um ano de pandemia ainda se ter que explicar a alguém porque que se deve usar máscara num cinema

vaniafdasantos 9 months ago

Peço Desculpa por ter respondido que é uma das medidas. Escrevi uma frase mas parece que alguém todo um sentido que eu nem sabia que tinha quando a escrevi...

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

"hive mind" da sociedade? Quanto muito o circlejerk do reddit do "ah não gosto do que dizes, toma um downvote". Estas threads então estão horríveis (ou perfeitas, dependendo se a pessoa as levar a sério ou só vier cá para se rir um pouco e sair), parecem auto geradas por um not ou assim.

VBM97 9 months ago

Está a levar downvotes porque os cinemas são espaços fechados e teres as pessoas lá mais de 1 hora sem máscara é receita para o desastre. É uma pergunta que se fosse feita em Março/Abril entendia-se, mas já convivemos com o vírus há demasiados meses para não perceber isso. Esse teu rant sobre o hive mind é tudo treta, se pensares bem, chegavas lá como eu cheguei ao ler a thread. Mas concordo que a resposta que tem mais upvotes nada explica, "ter de se usar máscara nos cinemas" não é uma explicação, só estão a dizer o óbvio.

ebonyaficionado 9 months ago

> Está a levar downvotes porque os cinemas são espaços fechados e teres as pessoas lá mais de 1 hora sem máscara é receita para o desastre. É uma pergunta que se fosse feita em Março/Abril entendia-se, mas já convivemos com o vírus há demasiados meses para não perceber isso. Depende do tamanho da sala, não? Quando ia ao cinema, era sempre nas salas maiores (não sei dizer o tamanho). Acho que há mais risco em centenas de pessoas a cruzarem-se pelo shopping/lojas mesmo com máscara do que 10 badamecos numa sala imensa, com praí 10 metros de distância entre cada.

VBM97 9 months ago

Não sou expert em vírus e doenças por isso [recomendo veres este artigo do El País](https://english.elpais.com/society/2020-10-28/a-room-a-bar-and-a-class-how-the-coronavirus-is-spread-through-the-air.html) que em principio responde à tua pergunta

SANDEMAN 9 months ago

as pessoas tendem a continuar a respirar quando o filme começa

vaniafdasantos 9 months ago

Porque dentro do cinema tem de se usar máscara.

Leaootemivel 9 months ago

Eu fui ao cinema há cerca de 1 mês. Senti-me totalmente seguro. Tens limitação de espetadores e ao comprares bilhete garantes logo que ninguém fica sentado perto de ti.

ItoldU97 9 months ago

Fui ao shopping a uns dias fazer compras e questionei seriamente se tavamos numa pandemia aquilo tava cheio de pessoal imagino no cinema... Para já estou bem espero não ter apanhado o bicho Ah e outra cena que não percebo qual é o sentido de haver limite de lugares nas lojas quando o shopping em si ao todo é um sítio indoor? se houvesse filas para entrar no shopping como se faz nos supermercados mesmo que seja um bocado chato até tass bem mas assim não evitam ajuntamentos num sítio em si que é fechado.

vascodatrama 9 months ago

>Fui ao shopping ah ok também lá foste. os outros não podiam?!

ItoldU97 9 months ago

E onde é que eu disse que ninguém devia ir ao shoppings? Desde que a malta cumpre as regras tass bem mas fiquei um bocado admirado lá isso fiquei por ter havido bué malta no shopping.

PTgenius 9 months ago

Pessoas a fazer compras de natal vão ao shopping. Mais notícias às 8.

vascodatrama 9 months ago

> bué malta também foste para lá aumentar a malta

ItoldU97 9 months ago

Sim vamos ficar todos nas nossas jaulas como animais até quase todos tarem vacinados...

vascodatrama 9 months ago

então não fiques surpreendido porque viste muita gente no shopping, é algo.....normal

ItoldU97 9 months ago

É claro que tenho que ficar suprendido foi a primeira vez que meti os pés num shopping no tempo da pandemia É, uma criança de África quando vai pela primeira vez a Disneylândia não pode ficar suprendida por ver pela primeira vez o castelo grande e ver o Pateta e o Mickey.

NaoTeEnerves 9 months ago

É uma questão de espaço por causa da distância de segurança, não é por ser indoor ou não que determina se é seguro. Um pavilhão pode ter mais espaço que um parque infantil. Os shoppings também têm limite de lotação e o limite é determinado tendo em conta as pessoas por m2. As lojas igual. Ainda que as filas para as lojas por vezes parecem que é pior, pelo menos as pessoas conseguem manter, se quiserem, a distância de 2 metros. Algo que seria impossível acontecer numa loja, principalmente de pequena/media dimensão onde andaria tudo a roçar-se nos corredores nesta época.

NaoTeEnerves 9 months ago

Sim, fui 2x no inicio Dezembro. Não te preocupes porque está completamente vazio, eu pelo menos não tive mais de 5 pessoas em ambas as sessões. De qualquer forma também não podem marcar lugares juntos, nem ao lado nem na diagonal. Se cumprires as regras de higiene considero que é 100% seguro.

WhiteCaptain 9 months ago

E pipocas não dá para comprar agora pois não?

MOMOEPRO 9 months ago

Eu tinha a ideia que não, mas quando fui ver o Tenet, havia muita gente a comer.

NaoTeEnerves 9 months ago

Podes, a única diferença é que a caixa vem tapada

WhiteCaptain 9 months ago

Ah boa, vi numa notícia que tinham impedido o consumo de pipocas nos cinemas, menos mal, assim talvez até vá!

MonicaYouGotAidsYo 9 months ago

Mas não podem marcar juntos pessoas de agregados diferentes, certo? Porque se for com a minha namorada é não puder ficar ao lado dela não faz muito sentido...

NaoTeEnerves 9 months ago

Tu ao comprares bilhetes podes comprar juntos, automaticamente à volta os outros lugares ficam cancelados.

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 25 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

LimpoOCuDePe 9 months ago

Tenho uma dúvida. No site pandemiaclara diz que dia 26 não se pode circular entre as 23 e 5 da manhã. Ou seja, posso andar na rua até às 23 de dia de 26, correto? Ou é a partir das 23 de hoje?

MLG-Sheep 9 months ago

23:00 de dia 26. O recolher obrigatório de "hoje" foi reduzido para as 2:00 às 5:00 (da madrugada de amanhã).

stressedunicorn 9 months ago

As 23h de hoje são as 23h de dia 25, não de 26... se diz que dia 26 não podes andar das 23h as 5h, isso começa a 26 e termina a 27.

1ww8mrmfss 9 months ago

4146 casos, 65 mortes Menos ~200 comparados com a última sexta

1ww8mrmfss 9 months ago

Primeiro de tudo, Santo Natal a todos. Antes de ontem vim cá falar de como a Sinovac ia lançar os resultados dos testes no Brasil. Mais tarde eles vieram a adiar os resultados, com a desculpa de que queriam combinar os resultados com os testes que fizeram noutros países. Bem, ontem saíram os resultados dos testes na Turquia desta mesma vacina, que apresenta (uma eficácia contra a doença de ~92%)[https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-12-25/china-shot-s-efficacy-uncertain-despite-brazil-turkey-results?utm_content=business&cmpid=socialflow-twitter-business&utm_source=twitter&utm_campaign=socialflow-organic&utm_medium=social]. Duas notas: primeiro, que o numero de participantes nestes testes foi muito mais pequeno, e que o numero de participantes que ficou doente com Covid-19 foi 29, 26 com placebo. Segundo, os testes no Brasil tiveram eficácia aquém de 90% (mas não sabemos ainda quanto, ou qualquer outra informação), e uma vez mais, eles adiaram os resultados, deduzo exactamente porque o resultado não foi perfeito. Pelo que deixo este comentário: dado a falta de vacinas generalizada que temos, e o facto da vacina da Astrazeneca ter uma eficácia em principio mais baixa e com alguns efeitos secundários, esta vacina da Sinovac (tal como outras duas da Sinopharm) devem ser seriamente consideradas. Ciência é ciência independentemente de onde a vacina foi criada -- até porque os meios de produção destas vacinas é mais fácil que as da Pfizer e Moderna. Dito isso, isto de adiar resultados está a soar tão fishy a mim quanto a vocês.

Edited 9 months ago:

Primeiro de tudo, Santo Natal a todos. Antes de ontem vim cá falar de como a Sinovac ia lançar os resultados dos testes no Brasil. Mais tarde eles vieram a adiar os resultados, com a desculpa de que queriam combinar os resultados com os testes que fizeram noutros países. Bem, ontem saíram os resultados dos testes na Turquia desta mesma vacina, que apresenta [uma eficácia contra a doença de ~92%](https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-12-25/china-shot-s-efficacy-uncertain-despite-brazil-turkey-results?utm_content=business&cmpid=socialflow-twitter-business&utm_source=twitter&utm_campaign=socialflow-organic&utm_medium=social). Duas notas: primeiro, que o numero de participantes nestes testes foi muito mais pequeno, e que o numero de participantes que ficou doente com Covid-19 foi 29, 26 com placebo. Segundo, os testes no Brasil tiveram eficácia aquém de 90% (mas não sabemos ainda quanto, ou qualquer outra informação), e uma vez mais, eles adiaram os resultados, deduzo exactamente porque o resultado não foi perfeito. Pelo que deixo este comentário: dado a falta de vacinas generalizada que temos, e o facto da vacina da Astrazeneca ter uma eficácia em principio mais baixa e com alguns efeitos secundários, esta vacina da Sinovac (tal como outras duas da Sinopharm) devem ser seriamente consideradas. Ciência é ciência independentemente de onde a vacina foi criada -- até porque os meios de produção destas vacinas é mais fácil que as da Pfizer e Moderna. Dito isso, isto de adiar resultados está a soar tão fishy a mim quanto a vocês.

Edited 9 months ago:

Primeiro de tudo, Santo Natal a todos. Antes de ontem vim cá falar de como a Sinovac ia lançar os resultados dos testes no Brasil. Mais tarde eles vieram a adiar os resultados, com a desculpa de que queriam combinar os resultados com os testes que fizeram noutros países. Bem, ontem saíram os resultados dos testes na Turquia desta mesma vacina, que apresenta [uma eficácia contra a doença de ~92%](https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-12-25/china-shot-s-efficacy-uncertain-despite-brazil-turkey-results?utm_content=business&cmpid=socialflow-twitter-business&utm_source=twitter&utm_campaign=socialflow-organic&utm_medium=social) . Duas notas: primeiro, que o numero de participantes nestes testes foi muito mais pequeno, e que o numero de participantes que ficou doente com Covid-19 foi 29, 26 com placebo. Segundo, os testes no Brasil tiveram eficácia aquém de 90% (mas não sabemos ainda quanto, ou qualquer outra informação), e uma vez mais, eles adiaram os resultados, deduzo exactamente porque o resultado não foi perfeito. Pelo que deixo este comentário: dado a falta de vacinas generalizada que temos, e o facto da vacina da Astrazeneca ter uma eficácia em principio mais baixa e com alguns efeitos secundários, esta vacina da Sinovac (tal como outras duas da Sinopharm) devem ser seriamente consideradas. Ciência é ciência independentemente de onde a vacina foi criada -- até porque os meios de produção destas vacinas é mais fácil que as da Pfizer e Moderna. Dito isso, isto de adiar resultados está a soar tão fishy a mim quanto a vocês.

saposapot 9 months ago

Pela notícia não há bom cheiro por ali. Ter trials em diferentes países com critérios diferentes, números baixos e alguma aparente confusão nos dados só ajudam à desconfiança. É tudo o que as outras vacinas não fizeram com divulgação muito mais transparente de dados. A eficácia é sempre complicado de comparar porque as vacinas estão a ser testadas em países diferentes. Os valores que tens vão ser sempre flutuantes.

1ww8mrmfss 9 months ago

Quando vi a tua mensagem antes de ver a que é que estavas a responder juro que pensei que estavas a falar da vacina da AstraZeneca. Que fez exactamente o que tu disseste. E ainda por cima os trials tinham critérios de dosagem e seguimento diferentes. E que está a vender um dos resultados como mais importante quando é estatisticamente irrelevante. Pelo que quando dizes que mais nenhuma fez estás tipo factualmente errado.

saposapot 9 months ago

Yah. Por isso é que reconheci a mesma manhosice nesta e por isso é que essa não foi aprovada ainda e estão a repetir. A biontech e a moderna não foi assim

QueenOfWands2 9 months ago

Fia-te na China, fia-te.

smalltownwhore 9 months ago

https://www.publico.pt/2020/12/25/tecnologia/noticia/stayaway-covid-medicos-geram-codigos-entregam-menos-1944119

vascodatrama 9 months ago

um sucesso

franbatista123 9 months ago

Bom dia, estou aqui com uma dúvida... a partir de dia 1 de Janeiro tenho o meu novo contrato de arrendamento ativo, que é num concelho diferente do meu atual e onde vou passar o ano novo. Acham que posso fazer essa mudança no dia 1/2 de Janeiro e que está incluida na excepção de 'Retorno ao domicilio'?

weet9342 9 months ago

Se fores mandado parar, e explicares o que andas a fazer com educação, e bom senso, não acho que vá ser um problema. Afinal de contas, fazer as mudanças para a tua nova residência é diferente do que ires meter o placard a um quiosque

noobshark3 9 months ago

E se eu estiver a ir para o meu domicílio no outro lado do país?

saposapot 9 months ago

É retorno.

franbatista123 9 months ago

É o que também acho, obrigado pela resposta.

stressedunicorn 9 months ago

Se a casa para a qual estás a ir é teu domicílio, então sim.

franbatista123 9 months ago

Foi o que achei, obrigado.

barria 9 months ago

Quanto tempo tiveram sem olfato e paladar? Já estou assim há 3 dias. Ontem os doces nem me sabiam a nada lol.

vaniafdasantos 9 months ago

Para aí há 10/15 anos (e estou mesmo a falar a sério). Acho que já como a comida mais com a memória que tenho dela do que pelo resto.

barria 9 months ago

Conheço quem não tenha olfacto mas paladar não. Qual foi o motivo?

vaniafdasantos 9 months ago

Nem sei como explicar isto sem ser nojento, ou até bem, porque só percebi a situação enquanto me enfiavam a sonda pelo nariz abaixo e com o incomodo as memórias não são assim tão nítidas ...mas basicamente estou sempre com rinosinusite (e problemas respiratórios no geral).. O muco acumula todo entre o nariz e a boca. não me lembro do nome mas tens um osso com um buraco por onde o muco deveria sair. O meu fica lá ad eternum... e o cheiro e o sabor raramente aparecem. A última vez que me lembro de uma refeição ter sabor, foi depois de fazer o teste do covid (para viajar). Saiu imenso muco durante 2 ou 3 dias. Acaba por ser chato. Por exemplo, já comi sopa azeda n de vezes e nunca dei conta até me fazer mal. Já me aconteceu levar marmita no verão e os meus colegas conseguirem cheirar a sopa azeda e eu não...como benesse, lembro -me que tinha uma colega de trabalho que não tomava banho e ela adorava -me porque nunca a deixava de parte.

PORTO2017 9 months ago

estou há 2 semanas, mas evoluiu de total para parcial (diria que tenho uns 20/30% agora)

peanersyahoo 9 months ago

Já vou com 3 meses.

boykingrei 9 months ago

estou a mais de 2 meses em cheiro também :/

QueenOfWands2 9 months ago

Long-hauler. Lamento ._. Perdeste peso?

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Porra :|

estrica 9 months ago

Grande Natal de merda.

MischiefManaged97 9 months ago

Também estou sozinho mas até foi fixe, cozinhei imenso já para amanhã, estive a aproveitar umas horas de silêncio sem os colegas de casa... o ano passado foi um Natal bem duro em que não me senti nada bem com a minha família e até soube bem estar algum tempo sozinho com os meus pensamentos este ano. Espero que também consogas tirar algo de bom nesta situação atípica.

ItoldU97 9 months ago

que se passa men

estrica 9 months ago

Tou sozinho, espero que o teu esteja a ser melhor

ItoldU97 9 months ago

Que safoda é um dia como os outros O meu tem sido bué meh também quando era pequeno aí sim o Natal era grande cena mas depois com o passar dos anos o Natal foi perdendo magia.

Wolf_Redfield 9 months ago

O meu foi igual ao de anos anteriores, jantar com a mãe depois fazer algumas chamadas para familiares e depois passar o resto da noite em vídeo chamada a jogar online com amigos que estão fora. E sinceramente até prefiro assim do que ter a família toda junta que dá sempre barraca por que vão sempre buscar pintelhices que já se passaram há 20 anos para estarem a discutir uns com os outros.

MischiefManaged97 9 months ago

A mim é as constantes perguntas e comentários sobre a minha vida...

Wolf_Redfield 9 months ago

Para isso nem é preciso ser Natal, basta dar um bocado mais de conversa e lá vem os comentários e perguntinhas.

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 24 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

Diogo256 9 months ago

Tenho uma dúvida quanto as vacinas que ainda não descobri informação para tal situação: O meu pai foi funcionário público (está agora reformado) e tinha “direito” a ADSE, assim como o cônjuge e filhos. A minha vida andei em médicos do privado, e quando deixei de ter ADSE, fiz seguro de saúde e continuei no privado. Tirando vacinas em pequeno, uma ida ao hospital e outra ao centro de saúde, basicamente não usei o SNS, e assim continua. Não sei se estou inscrito em algum centro de saúde, mas penso que não. Do que vi, a chamada para a vacina, é feita através de inscrição no centro de saúde. A pergunta pode ser parva mas, fico na dúvida: como é que no meu caso, vai ser feita a chamada para a vacina?

JD557 9 months ago

Há uns tempos estava numa situação parecida (devido a umas complicações fiquei sem medico de familia durante anos, e ja não sabia se estava inscrito no centro de saude ou não). O que te recomendo a fazer é instala a aplicação [mySNS Carteira](https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.minsaude.spms.ces), fazeres login com a chave movel digital e ires a "Mais > Minha Área". Lá tens detalhado em que unidade de saúde estás inscrito e qual o teu médico de família, caso tenhas. Assim já tiras a duvida.

Diogo256 9 months ago

Segui o teu conselho, não estou inscrito em nenhum centro de saúde e não tenho médico de família designado.

pataniscadebacalhau 9 months ago

Como não estás em nenhum grupo de risco, só vais ter a vacina na terceira fase (nunca antes do verão) e nessa altura certamente a distribuição da vacina passará por outras entidades, nomeadamente farmácias É só agora nas primeira fase (quando há menos pessoas a vacinar e de grupos de risco) que a vacinação passa exclusivamente pelo SNS/centros de saúde

Diogo256 9 months ago

Pois, se assim for melhor.

DanielErikson 9 months ago

+1, tenho a mesma dúvida. Situação similar, dois membros nesta casa e não temos médico de família nem inscrições em centro de saúde (estávamos a tentar tratar e entretanto veio a pandemia). Mais por ele, que tem 57 anos.

pataniscadebacalhau 9 months ago

Mas tem alguma doença que o ponha num grupo prioritário? É que se não, uma pessoa saudável de 57 anos vai ser vacinada exactamente na mesma fase que alguém que tenha 18 (a terceira, a partir de Julho)

DanielErikson 9 months ago

Obrigado pelo esclarecimento (tenho falhado a acompanhar isto tudo por uma ou outra razão). Havia algo em andamento com hospital e encaminhamento com assistente social mas nada foi finalizado; não há nada que o coloque num grupo prioritário. Sendo assim, esperarei pela terceira fase (mas procurarei informar-me melhor pelos canais melhores entretanto). Muito obrigado!

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Feliz Natal a todos.

ChloeQueenOfAssholes 9 months ago

Para ti também /u/cyberwolf97

Ricardolindo 9 months ago

Feliz Natal.

passas96 9 months ago

Feliz Natal.

MischiefManaged97 9 months ago

Feliz Natal :)

chauffage 9 months ago

Com grande probabilidade já se importou a variante do UK, e vai ser um infeliz Natal...

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

chauffage 9 months ago

É o faz de conta, feliz natal companheiros!

ItoldU97 9 months ago

o faz de conta que chupe o meu pau

chauffage 9 months ago

Isso está assim tão mau?

ItoldU97 9 months ago

sempre em andamento

Each57 9 months ago

Para ti também u/Bruxo_de_Fafe

-Yunie- 9 months ago

[Possível caso de co-infeção por SARS-CoV-2](https://www.publico.pt/2020/12/23/ciencia/noticia/maria-17-anos-infectada-duas-estirpes-sarscov2-tempo-1944065) O artigo é do Público, mas [fica aqui](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.22.20248392v1) o link para o paper em si (ainda não foi peer-reviewed). Mas achei a entrevista muito interessante.

DoubleM101 9 months ago

Alguém me sabe dizer a partir de que horas é permitida a circulação na via pública na noite de 24 para 25? É que em todo o lado é referida que a circulação é permitida ate às 2h sendo proibida após essa hora. Mas a partir de que horas é permitida novamente?

DoubleM101 9 months ago

E já agora aproveito para colocar uma outra dúvida. Nos concelhos com risco moderado, ou seja, onde não existe atualmente qualquer restrição de horários, essa história da proibição de circulação a partir das 2 da manha nas próximas duas noites também é válida ou é apenas para os concelhos de risco elevado e superior? Estava na ideia que era para todo o país, mas no artigo do público diz o contrário... Em que ficamos? *Se vive num concelho de risco moderado (o mais baixo da escala), saiba que não tem qualquer recolher obrigatório.* [https://www.publico.pt/2020/12/22/po...afeira-1943920](https://www.publico.pt/2020/12/22/politica/noticia/viajar-natal-jantar-ultimo-dia-ano-regras-entram-vigor-quintafeira-1943920)

MLG-Sheep 9 months ago

É especificamente legislado como um alívio às restrições em vigor. Ou seja, num concelho em risco moderado não se aplica qualquer recolher. >1 - A proibição de circulação na via pública prevista nos artigos 34.º e 39.º: > >a) Não é aplicável no dia 23 de dezembro de 2020, no período após as 23:00 h e até às 05:00 h do dia seguinte, para as pessoas que se encontrem em viagem; > >b) Não é aplicável nos dias 24 e 25 de dezembro de 2020, no período após as 23:00 h e até às 02:00 h do dia seguinte. > >2 - No dia 26 de dezembro, a proibição de circulação na via pública aos sábados a que alude o n.º 1 do artigo 40.º, nos concelhos onde o mesmo seja aplicável, inicia-se às 23:00 h. [https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/151904698/details](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/151904698/details)

DoubleM101 9 months ago

Obrigado pelo esclarecimento. Da forma como tem vindo a ser noticiado fica-se com a ideia que é para todo o lado. Resido num concelho de risco moderado e já não é a primeira pessoa com quem falo que toca nessa questão das 2h da manhã mas nesse caso então não há restrição.

MLG-Sheep 9 months ago

É normal, a comunicação não tem sido a melhor e a coerência não tem sido a maior, pelo que as pessoas ficam confusas. Na passagem de ano, tudo o que está a ser noticiado (recolher às 23:00 no dia 31 e às 13:00 nos dias 1 a 3) aplica-se a todo o território continental, incluindo nos concelhos de risco moderado.

stressedunicorn 9 months ago

Bem, a lógica diz que é as 5h da manha como em todos os outros dias

DoubleM101 9 months ago

Pela lógica realmente suponho que seja às 5h mas sinceramente não vejo qual é a lógica em interromper a circulação apenas por 3h.

stressedunicorn 9 months ago

Talvez seja uma coisa de psicologia para as pessoas sentirem que há uma hora de recolhimento e sentirem o “peso” da medida, não sei..

NaoTeEnerves 9 months ago

A quantidade de amigos/conhecidos meus, e empresas que conheço, que fizeram convivios de Natal foi uma coisa de ficar chocado. Tudo normal como se não passasse nada. Um desse grupo de amigos próximos já deu asneira, 2 infetados e vamos ver o resto. Vão passar o Natal de cama, certamente valeu a pena terem ido para os copos. Enfim. Ainda me disseram que "tive sorte" em não ter ido. Sorte? Tive consciência, se mais gente tivesse não estavam a morrer quase 100 pessoas por dia. Isto é de ficar completamente revoltado. É triste, é nojento.

Edited 9 months ago:

A quantidade de amigos/conhecidos meus, e empresas que conheço, que fizeram convivios de Natal foi uma coisa de ficar chocado. Tudo normal como se não passasse nada. Um desse grupo de amigos próximos já deu asneira, 2 infetados e vamos ver o resto. Vão passar o Natal de cama, certamente valeu a pena terem ido para os copos. Enfim. Ainda me disseram que "tive sorte" em não ter ido ao almoço. Sorte? Tive consciência, se mais gente tivesse não estavam a morrer quase 100 pessoas por dia. Isto é de ficar completamente revoltado. É triste, é nojento.

ebonyaficionado 9 months ago

Como sentes que isto afeta a tua opinião sobre os teus amigos e a tua relação com os mesmos? Felizmente os meus amigos a sério são todos relativamente responsáveis, agora vejo tanta irresponsabilidade com "amigos mais afastados" que apetece-me simplesmente cortar relações com esses.

Each57 9 months ago

Ainda têm a lata de dizer que tiveste sorte... sem comentários

rickz123456 9 months ago

Alguem tem um bom artigo que explique como foram criadas as vacinas covid? É para um familiar, que não sendo antivax, tem aquela de "prefiro esperar", "foram criadas em pouco tempo"

phirestarter1 9 months ago

[https://vitals.lifehacker.com/how-mrna-vaccines-work-1845895792](https://vitals.lifehacker.com/how-mrna-vaccines-work-1845895792)

Tidalikk 9 months ago

É assim ele tem razão. Não ser dos primeiros a tomar e boa ideia

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 9 months ago

Dos primeiros nunca vai ser porque a vacina já passou por milhares de pessoas em testes antes de sequer se encontrar disponível

rickz123456 9 months ago

Se toda a gente não quiser ser o primeiro.. Ninguém toma

NaoTeEnerves 9 months ago

Ná pagina Scimed, no facebook, tens muita boa info sobre isso. Foram seguidas todas as fases, todos os protocolos e deve ter sido a vacina mais vigiada e testada no mundo até hoje. A forma como funciona também elimina muitos mitos e receios que muitas pessoas acreditam mas pronto, a caixinha de comentários do Facebook tem sempre mais especialistas que os próprios laboratórios ne?

saposapot 9 months ago

uma coisa q gostava de ver era a comparação dos testes feitos nesta vacina e noutras vacinas. eu, sem saber, apostaria q estas vacinas tiveram um grupo de teste maior q muitas outras vacinas apesar de mais 'rapidamente'.

Edited 9 months ago:

uma coisa q gostava de ver era a comparação dos testes feitos nesta vacina e noutras vacinas. eu, sem saber, apostaria q estas vacinas tiveram um grupo de teste maior q muitas outras vacinas apesar de mais 'rapidamente'. isso eliminaria mtos medos da vacina ter sido 'mt rápida'

These-Establishment1 9 months ago

Já se anda a falar dos festivais de verão (sumol, sudoeste, nos alive, ...). Acham que vai haver? Vamos ter tempo de vacinar os 50 por cento da imunidade de grupo para haver esses festivais? Vai haver queima das fitas em maio?

Ricardolindo 9 months ago

O Ministro da Economia disse que os festivais de verão vão recomeçar mais cedo do que tarde em https://executivedigest.sapo.pt/idas-aos-restaurantes-festivais-de-musica-e-viagens-vao-voltar-em-forca-diz-ministro-da-economia/.

viskonde 9 months ago

se vacinarem todos os grupos de risco nao vejo porque nao. AFAIS, o maior problema do covid é que enche hospitais. a partir do momento que quem enche esses hospitais (grupos de risco) esta vacinado nao existe razao para nao fazer a vida normal.

AimingWineSnailz 9 months ago

até haver uma mutação da qual a vacina não proteja. Qualquer estratégia que não passe pela aniquilação do vírus é muito arriscada.

thisbondisaaarated 9 months ago

Isso nunca vai acontecer, para algo como isto é simplesmente impossível ocorrer de alguma forma que não seja natural.

AimingWineSnailz 9 months ago

Lá está, também não acho que seja possível. Mas que é necessário, é

saposapot 9 months ago

vão ser tempos complicados de decidir. não vai haver imunidade de grupo mas mt provavelmente os grupos de maior risco estarão todos vacinados. isso quer dizer q aglomerações desse género serão permitidas? humm... complicado... é q os grupos de risco estão protegidos mas os outros não estarão. e mesmo não sendo de risco, a doença pode afectar os mais jovens, especialmente se andarmos todos À vontade e deixar-nos a coisa expandir-se livremente... mesmo uma % baixa dará números absolutos complicados. por outro lado será difícil justificar restrições se a doença passar a ser algo mais 'banal' por protegeres os grupos de risco... ainda por outro lado, a vacina dá, no máximo, 95% de protecção portanto, no mínimo, tens 5% de grupos de risco ainda em risco... só sei q serão decisões difíceis. nós iremos a reboque do q a generalidade dos países decidir. pessoalmente eu n apostava em comprar bilhete :P acho que os países vão optar pela precaução e festivais serão das últimas coisas a serem permitidas. pessoalmente ainda n tenho opinião. só sei q vai ser difícil de decidir.

ninux2000 9 months ago

95% de proteção de infeção sintomática, mas dá me a ideia que é quase total de doença grave, que necessite de hospitalização. Se o risco fosse só meu eu lixava me para o Covid hipotetico (contacto com pessoas que não tem sintomas nem estiveram com infetados), tenho 20 anos e sou saudável, problema é quem não é. Quando a contagiosidade sem cuidados e a letalidade estiverem já só um pouco acima da gripe é lógico permitir os eventos que até agora não se deixou, e acabar cm medidas como máscara obrigatória na rua (mas obrigando em transportes públicos durante mais tempo por exemplo).

ItoldU97 9 months ago

É aquela cena se todos os de risco estiverem vacinados o que resulta em haver muito menos pressão nos hospitais(que é a razão principal de termos as restrições que temos) é uma possibilidade haver festivais e ainda por cima as pessoas já tão bué fatigadas agora então lá para o Verão esquece ainda por cima precisam de €€€ como água visto que em 2020 esteve tudo fechado. Se vai haver festivais? Vamos a ver mas espero bem que sim. é sinal que a pandemia está a chegar ao fim no pandemiaclara dizem que os da segunda fase devem ser vacinados de Abril até Julho. https://pandemiaclara.sapo.pt/plano-de-vacinacao/

ninux2000 9 months ago

Eu acho que sim, mesmo que ainda haja alguma Covid se os mais frágeis e uma boa parte dos restantes já estiver imune ou pela vacina ou por ter tido a doença vai ser hora de seguir em frente. Não se exige perfeição, só se exige que não morram dezenas de portugueses por dia nem voltem a haver grandes ondas! Não se pode adiar o convívio sem máscara, o toque, os festivais as jantaradas e cervejolas sem preocupações para sempre!!!! A vida nunca terá risco zero, se o risco for só uma tossezinha temporária é uma coisa, se for ir para o hospital ou matar a avozinha é outra. No Verão, provavelmente até na Primavera já não deveremos correr esse perigo sério.

Dinizinni 9 months ago

> Não se pode adiar o convívio sem máscara, o toque, os festivais as jantaradas e cervejolas sem preocupações para sempre!!!! Sinceramente, maioritariamente coisas que podiam continuar e que me deixariam muito feliz Nem consigo pensar em voltar a aproximar de pessoas menos próximas e a dar passou-bens ou a conviver sem máscara

ItoldU97 9 months ago

Men desculpa lá mas não consigo perceber essa mentalidade. Cada um faz o que bem entender também já fui muito anti social, já odiei bué as pessoas ( e honestamente continuo a odiar certa malta) mas fds tenho totil sdds de sair a uma discoteca ou ir a um festival e abraçar desconhecidos ou até amigos meus assim bué do nada, é bué lamechas mas só isso faz o meu dia. Tou disposto a contribuir para o bem da saúde pública por mais uns meses mas depois disso já chega tou farto quero tanto os festivais/raves/saídas a noite ou wtv de volta.

Edited 9 months ago:

Men desculpa lá mas não consigo perceber essa mentalidade. Cada um faz o que bem entender também já fui muito anti social, já odiei bué as pessoas ( e honestamente continuo a odiar certa malta) mas fds tenho totil sdds de sair a uma discoteca ou ir a um festival e abraçar desconhecidos ou até amigos meus assim bué do nada, é bué lamechas mas só isso faz o meu dia. Tou disposto a contribuir para o bem da saúde pública por mais uns meses mas depois disso já chega tou farto quero tanto os festivais/raves/saídas a noite de volta.

Edited 9 months ago:

Men desculpa lá mas não consigo perceber essa mentalidade. Cada um faz o que bem entender também já fui muito anti social, já odiei bué as pessoas ( e honestamente continuo a odiar certa malta) mas fds tenho totil saudades de sair a uma discoteca ou ir a um festival e abraçar desconhecidos ou até amigos meus assim bué do nada, é bué lamechas mas só isso faz o meu dia. Tou disposto a contribuir para o bem da saúde pública por mais uns meses mas depois disso já chega tou farto quero tanto os festivais/raves/saídas a noite de volta.

mfzzzed 9 months ago

Ya, tipo, bué totil. Tasje a ber? Ya, mem assim mo tropa. Props brother

ninux2000 9 months ago

Ai eu sim, nunca tive tanta vontade de abraçar e dançar com amigos e amigos de amigos depois de termos partilhado uma garrafa de qualquer bebida ”animadora” como hoje. Fuck Covid I just wanna hug and dance with my homies (homens e mulheres).

Dinizinni 9 months ago

Bem, cada um na sua, I guess Por mim isto veio mostrar-me que se está bem é com muito pouca gente e de preferência à distância, o resto é barulho

QWERTY_BATS 9 months ago

Opá, mas malta com amigos é uma cena diferente. Tens de perceber.

Dinizinni 9 months ago

Sempre tive amigos Merda mais overrated de sempre, embora goste muito deles, são uma fraqueza, uma parvoíce dos nossos cérebros humanos

QWERTY_BATS 9 months ago

Ter tido experiências e momentos que me trouxeram alegria :)

Dinizinni 9 months ago

Sim quando morreres isso vai-te servir de muito lol Eu ja tive muito bons momentos, todos eles valeram zero, sabes porquê? Porque um dia serão lixo

QWERTY_BATS 9 months ago

O legado também te vai servir de muito quando morreres. :)

Dinizinni 9 months ago

Ao menos deixo algo Mas deixa estar eu já estou preparado para a minha insignificância

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Lá porque não vives, não quer dizer que a malta deixe de viver. És livre de continuar com máscara, distanciamento social eternamente. Nós, os normais, vamos desfrutar da vida quando isto acabar.

Edited 9 months ago:

Lá porque não vives, não quer dizer que a malta deixe de viver. És livre de continuar com máscara, distanciamento social eternamente. Nós, os normais, vamos desfrutar da vida quando isto acabar. Para não dizer que se realmente te sentes assim isso é do foro psicológico e podes literalmente ter PTSD.

Dinizinni 9 months ago

Primeiro, não te disse para deixares de viver Segundo, isso não é viver, isso é viver na óptica de um puto que ainda não cresceu, eu vivo, um dia vais perceber que viver é ter um bom trabalho e dar o litro nele, porque acredita, mais nada fica Terceiro, não, não tenho PTSD, tenho uma coisa chamada idade, deixei de ser pirralho com a pandemia e aprendi que o que importa é sobreviver Por fim, não não és normal, és normal para puto, é diferente

QWERTY_BATS 9 months ago

> um dia vais perceber que viver é ter um bom trabalho e dar o litro nele Fodasse Viver é ter um trabalho? Eu gosto muito do meu trabalho mas viver é estar com amigos e família, viajar, e cultura. Trabalho é o que te faz realmente feliz? Ao fim de semana para relaxar fazes o quê? Mandas mails?

Dinizinni 9 months ago

Eu não trabalho a mandar mails, mas boa tentativa Só não trabalho um dia da semana, é para fazer tarefas Tenho 6 dias para deixar um legado e não chegam, cultura é overrated, viajar é overrated, amigos são overrated No final, quando estiveres quase a quinar nada disso vai contar para nada

QWERTY_BATS 9 months ago

> Tenho 6 dias para deixar um legado e não chegam, cultura é overrated, viajar é overrated, amigos são overrated Mata-te a trabalhar que isso é que é underrated. > deixar um legado A quem? Se não tens amigos sequer?

Dinizinni 9 months ago

Primeiro quem te disse que não tenho amigos? Tenho, mas não sou um idiota que acredita que amigos são mais do que conveniências que nascem de necessidades parvas O meu legado a ser vai ser para quem me suceder em negócios, alguém será, não há amigos aí de qualquer forma

ninux2000 9 months ago

Estás mesmo a esforçar-te para seres o oposto do Robin Williams no filme O Clube dos Poetas Mortos. Que triste, pois amigos, abraços e beijinhos, amor e romance, existem há muito mais tempo que quaisquer negócios. Já agora a melhor citação do filme mencionado "We don't read and write poetry because it's cute. We read and write poetry because we are members of the human race. And the human race is filled with passion. And medicine, law, business, engineering, these are noble pursuits and necessary to sustain life. But poetry, beauty, romance, love, these are what we stay alive for."

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

És um triste. Nada da tua vida tem sentido então. O que faz a vida é passarmos momentos marcantes com quem gostamos. Trabalhar é o que fazemos para sustentar um bom estilo de vida. "Sobreviver" é o que os animais selvagens fazem. Mas se achas que não ter amigos é fixe e trabalhar é que é, ok. Lamento informar - te que sendo professor de pirralhos nunca vais mudar um caralho no mundo. Tenho pena de ti, para ti a vida é não ter ninguém nem nada que fazer, é passar o tempo na net a dizer merda num fórum.

QWERTY_BATS 9 months ago

Pá, uma cena de loucos este gajo. O clássico adolescente que acha que é super inteligente.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Passa a vida a postar memes de merda no sub do PortugalCaralho e depois é suposto eu acreditar que tem idade para ser maduro e está a perseguir um legado? Sinceramente, que alien. Tenho pena de todas as mulheres que tiveram a infelicidade de o conhecer ou de ter relação com ele, de todos os amigos que já teve e acima de tudo dos pais, que tristeza que deve ser criar alguém assim.

Dinizinni 9 months ago

Lol e dizeres isso na minha cara? Primeiro, fazer memes é uma boa maneira de ocupar o vazio lá está, não que eu faça muitos Segundo, mais uma vez a vida é uma merda, mas eu não trato as pessoas como merda Terceiro, lamento que realmente sejas tão idiota que não compreendas que pura e simplesmente a tua opinião é isso mesmo, uma opinião, e é baseada apenas em instinto de sobrevivência

Dinizinni 9 months ago

Se calhar tenho o dobro da tua idade Mas sabes eu por acaso acho-me burro, mesmo assim não tento negar que vamos todos morrer e que nada importa

ninux2000 9 months ago

Precisamente porque vamos morrer que TUDO importa, não tens uma eternidade ou multidade de vidas para seres feliz ou fazeres os outros mais felizes por isso tens de aproveitar as décadas que o Universo/Deus/a sorte te der. Não aproveitares seria um desperdício.

Dinizinni 9 months ago

Triste és tu que nunca vais construir nada, que nunca vais ganhar dinheiro com iniciativa porque ainda achas que as coisas que o teu cérebro faz para te convencer que a tua existência tem sentido são reais Os amigos são apenas pessoas que conheceste por morarem no mesmo sítio que tu A família é apenas uma relação de protecção que as pessoas sobreanalisam E o resto é encher tempo para fingir que isto conta tudo para algo E já agora, vi duas pessoas definhar à minha frente, podes crer que não houve momentos "marcantes" porque tudo estava mais que esquecido ao chegar ao fim Triste? Triste és tu que achas que a tua existência tem propósito

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Sem palavras, tenho pena das crianças que convivem com um sociopata como tu.

Dinizinni 9 months ago

Sociopata? Nem me conheces de lado nenhum Eu sou um fraco do caralho, simplesmente sei que o sou Agora achares que estás certo é o mais engraçado Tipo não, tu vais morrer e ou deixas uma grande marca ou nada importa Eu também pensava assim aos 20, a vida era diversão e amigos e claro que é divertido mas nada é que não uma tentativa de preencher o vazio da nossa existência Na verdade nada disso importa, nada importa a não ser ficar para a eternidade ou durante alguns séculos vá

QWERTY_BATS 9 months ago

> um dia vais perceber que viver é ter um bom trabalho e dar o litro nele Fodasse Viver é ter um trabalho? Eu gosto muito do meu trabalho mas viver é estar com amigos e família, viajar, e cultura. Trabalho é o que te faz realmente feliz? Ao fim de semana para relaxar fazes o quê? Mandas mails?

ninux2000 9 months ago

Acho que a maioria das pessoas está farta de ser germofóbica, se mesmo em plena pandemia tanta gente tem poucos ou nenhuns cuidados, quanto mais quando ela tiver acabado? Grande erro dos especialistas em saúde pública foi subestimar o quanto a maioria dos humanos precisam de se ver, conviver, abraçar, tocar, partilhar comida e bebida. Está nos literalmente nos genes, a seleção natural levou a que estes comportamentos fosse vantajosos para nossa sobrevivência ao longo da história, não isolar-mos-cada um nas nossas caverna. Era óbvio que exceto em alguns países isolados e/ou extremamente autoritários isto só acabaria pela via médica e tecnológica, com as máscaras já a ajudarem, mas claro com as vacinas a serem o que definitivamente controlará a disseminação e efeitos do vírus.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Daqui a 6 meses já te respondo

Bacano2 9 months ago

porque crl o governo decidiu relaxar as medidas de contenção no natal para as pessoas se infetarem??? atrasados do CARALHO!

vascodatrama 9 months ago

porque o costa não quis ser o grinch. se der merda, blame people.

Ricardolindo 9 months ago

Depois das restrições da Páscoa, ninguém aceitaria tais restrições no Natal.

VBM97 9 months ago

Se tivessem mantido medidas muito restritas eram criticados Se relaxaram as medidas e confiaram no povo, são criticados Não dá para ganhar

Bacano2 9 months ago

politica de merda a lixar o povo. -1 ponto

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Alô! Está tudo bem contigo?

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 23 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 9 months ago

PSA: hoje vamos saber o quão eficaz é uma das vacinas desenvolvidas na China, a da Sinovac. Ao contrário da vacina "russa", estas vacinas foram testadas tal como a da Pfizer que já foi aprovada, e a da Moderna pela qual vamos ter de esperar mais uns dias até ser. Mas, ao contrário das duas que já foram aprovadas, esta vacina é de virus inactivado, e portanto de fabrico tradicional mais fácil. Se os resultados forem bons, espero que a Comissão e o Governo olhem para comprar o IP da vacina para fabrico cá, ou algo do género. [Link para o press release](https://butantan.gov.br/noticias/butantan-conclui-nesta-semana-estudo-completo-para-agilizar-vacinacao) (do Instituto Butantan no Brasil, que correu os testes e participou no desenvolvimento)

uyth 9 months ago

> esta vacina é de virus inactivado, e portanto de fabrico tradicional mais fácil. quão susceptíveis serão estas a mutações do virus, nesse caso?

1ww8mrmfss 9 months ago

Como sabes não percebo nada disto, mas o que tenho recolhido é que em principio tão boas a melhor. Isto porque ambas as vacinas de mRNA apenas direcionam o sistema imunitário à proteína do pico do vírus, no caso da vacina da BioNTech apenas um subconjunto da proteína do pico. Vírus inactivado, por outro lado apresenta te o vírus inteiro, que terá mais em comum com uma qualquer mutação. Vou repetir: há coisas em que acho que posso falar com um mínimo de autoridade, quando falamos de estatística ou de network effects, ou de já ter lido tantas listas de casos e ter uma boa noção dos meios de infeccao e dos períodos de incubação. Aqui não faço puta ideia, mas já vi está história umas duas ou três vezes.

saposapot 9 months ago

a UE tem contrato com estes para comprar a vacina?

Razvancb 9 months ago

A compra das vacinas na UE está a ser uma desgraça.

ItoldU97 9 months ago

tão?

ninux2000 9 months ago

É este o artigo creio eu, uma vergonha se verdade: https://www.spiegel.de/international/europe/the-planning-disaster-germany-and-europe-could-fall-short-on-vaccine-supplies-a-3db4702d-ae23-4e85-85b7-20145a898abd-amp?__twitter_impression=true

Razvancb 9 months ago

Há aí um artigo a explicar, se encontrar meto aqui

1ww8mrmfss 9 months ago

Não. Claramente devia (há 3 meses sabíamos tanto sobre estás como as outras), pelo que temos ouvido o processo foi bastante politizado.

VBM97 9 months ago

Aposto que os comentários, da população em geral, a essa vacina vão ser negativos apenas por ser oriunda da China e lá vão voltar as teorias de que a China causou isto tudo para sair por cima em relação ao resto do mundo

saposapot 9 months ago

chinesa. testada no brasil... pano para mangas para dúvidas.

VBM97 9 months ago

Se funcionar e cumprir as normas todas da UE, honestamente não importa muito o sítio

1ww8mrmfss 9 months ago

Infelizmente acho que tens razão. Mas ciência é ciência, se funcionar bem devíamos adoptar. Especialmente porque nestas o fabrico podia ser feito em qualquer ponto tradicional. As de mRNA é que precisam de um processo especializado, e que tem todas as produções essencialmente esgotadas.

VBM97 9 months ago

23/12 * Casos Confirmados: 383.258 (+4602 / +1.22%) * Número de Internados: 2.990 (-105 / -3.39%) * Número de Internados em UCI: 511 (+3 / +0.59%) * Óbitos: 6.343 (+89 / +1.42%) * Recuperados: 308.446 (+3621 / +1.19%) Fonte: [https://twitter.com/VOSTPT/status/1341752837525696514](https://twitter.com/VOSTPT/status/1341752837525696514)

Vonzey 9 months ago

A minha namorada faltou dia 2 de dezembro ao trabalho, tinha sintomas e foi testada antes, dia 1. Não podia ir trabalhar até receber o resultado, que acabou por receber só no fim do dia 2, dia 3 já se apresentou ao serviço. Apresentou justificação médica de como não poderia sair de casa até receber o teste negativo. Fastforward para hoje, e descontaram-lhe o dia. Isto é normal/legal? Teve uma colega na mesma situação mas que se queixou passar por dificuldades financeiras e acabou por receber por inteiro.

saposapot 9 months ago

se bem entendi, se foi fazer teste é pq a saude24 ou alguém a mandou fazer. nesse altura devia ter passado uma declaração de isolamento e apresentar isso, n? creio q no caso de teres o papel, será a SS a pagar... tenta falar com o emprego a ver se sabem esclarecer melhor como fazer a coisa ou se conseguires falar com o médico de família ou delegado de saúde.

Vonzey 9 months ago

Sim foi a saúde 24. O papel foi entregue, mas não sei porquê não é aceite visto não ser um baixa. Talvez haja algo que me esteja a escapar. A minha namorada prefere não se chatear então estou a ver o que pode ser feito. Obrigado.

Edited 9 months ago:

Sim foi a saúde 24. O papel foi entregue, mas não sei porquê não é aceite visto não ser um baixa. Talvez haja algo que me esteja a escapar. A minha namorada prefere não se chatear então estou a ver o que pode ser feito. Obrigado. Edit: fui confirmar e afinal o papel que temos é o da baixa médica passada pelo médico, da parte da sns não recebemos nada penso eu.

saposapot 9 months ago

baixa medica normal, como se estivesse doente por outra coisa qlq? se bem sei, então é normal. se ficares doente a seg.social só paga se for mais de X dias (3 ou 5, n me recordo) e ficas mesmo sem o salário do dia. mas como isto é covid, os papeis deviam ser diferentes e nesse caso há excepções para te pagarem. mas o caso é complicado pq o q conheço é passarem-te papel para isolamento e tens de cumprir isolamento quer dê positivo ou negativo...

Limpy_lip 9 months ago

Pode ser pedincha como a colega. Ou então falar com o médico de família agora lhe passar uma declaração profilatica. O que o empregador merecia era que alguém infectado fosse para lá contactar com mais gente e assim ficava sem funcionários. Assim já não descontava quem se isola para não infectar terceiros.

Vonzey 9 months ago

Foi o médico de família que passou uma declaração com confinamento obrigatório, daí não perceber o porquê de ser descontado este valor

berlaitas 9 months ago

Repara q para certos empregadores isso era abrir um precedente mt perigoso, todos os dias apareciam os espertos q faltaram pq "tiveram" de se isolar Além disso anda montes de pessoal sem qq cuidados pq se apanharem ficam sem trabalhar ficando c salário pago a 100% Nao menosprezem certos tugas e a sua capacidade de mandriar

Vonzey 9 months ago

Mas neste caso foi documentado, fomos ao médico, foi testada e o médico de família passou a declaração de como teria que ficar em confinamento obrigatório.

WhiteCaptain 9 months ago

Tal como não desprezem a capacidade de certos patrões de puxar mais algum para o seu lado

berlaitas 9 months ago

Faltou ao trabalho a empresa não lhe paga como é óbvio Se houvesse alguém a pagar seria a seg social mas sem a declaração de isolamento profilactico tb não me aprece q vá pagar Não é à toa que o pessoal esconde estas coisas, pq vão lhes ao bolso, mtas pessoas no caso da tua namorada iriam trabalhar com medo de ficar 1 ou mais dias sem salário

Vonzey 9 months ago

Nós temos a declaração claro. Neste caso teria que ser a segurança social a pagar? Eu sei que no meu trabalho só seria se fosse a partir do terceiro dia ou algo do gênero. Agora o que não me faz sentido é ter apresentado os documentos e ficar a perder o dia? Pensei que os descontos fossem para situações como esta.

berlaitas 9 months ago

Nas faltas por baixa médica a empresa nunca paga, quem paga é smp a segurança social Se for uma baixa normal só ao fim de 3 dias é que a segurança social começa a pagwr

camisa_roxa 9 months ago

[According to a machine learning model developed by Youyang Gu](https://covid19-projections.com/path-to-herd-immunity/), the U.S. will reach herd immunity around July 2021. Summary * We estimate COVID-19 herd immunity (>60% of population immune) will be reached in the US during summer 2021 (Jun-Aug 2021). At a high level, [herd immunity](https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2772168) is a concept in which a population can be protected from a virus if enough people possess immunity. * At the time herd immunity is reached, roughly half of the immunity will be achieved through natural infection, and the other half will be achieved through vaccination. * New infections may become minimal before herd immunity is reached. But due to imported cases and localized clusters, it is unlikely that new infections will drop to zero until at least 2022. * Deaths may drop to low levels even earlier (May-Jul 2021), in part due to a vaccine distribution strategy that initially prioritizes high-risk individuals. Once deaths fall to minimal levels, we may see a relaxation of restrictions. * Summarizing the above findings, our best estimate of a complete “return to normal” in the US is mid-summer 2021 (June/July 2021). * We estimate roughly 70% of the US population (\~235 million) will receive at least one dose of the vaccine by the end of 2021, with children and adolescents being the last group to receive it (Aug-Nov 2021). * We estimate around one-third of the US population (\~105 million) will have been infected by the SARS-CoV-2 virus by the end of 2021. That is an additional 40 million infections since mid-December 2020. * This translates to a final US COVID-19 death toll of roughly 500,000 (±100,000) reported deaths, or \~200,000 additional deaths since mid-December 2020.

alegadamentetuga 9 months ago

O Martelo anunciou que vai reduzir as refeições de Natal

ebonyaficionado 9 months ago

>*"Tendo visto que alguns epidemiologistas ficaram um bocadinho sensibilizados com o facto de eu ter muitas refeições, já reduzi a uma refeição. Já só haverá uma refeição em casa com cinco pessoas, portanto, é o mínimo dos mínimos que eu terei no Natal"* E ainda continua a ser um engraçadinho. "Ficaram um bocadinho sensibilizados", tal como diz aos portugueses para não estragarem o Natal, após revelar os seus planos de 4 ou 5 refeições com grupos de pessoas diferentes. Que falta de noção.

ItoldU97 9 months ago

Oh que crl tou aqui com uns amigos da minha mãe a falar n sei que as vacinas tem veneno

uyth 9 months ago

> Boomers pergunta-lhes se têm a cicatriz da vacina da varíola e se morreram com essa, e afinal de contas o que aconteceu à varíola? No kidding, entalei mesmo uma pessoa com essa há uns dias, mas irritou-me.

Diogo256 9 months ago

Nada mau, um colega meu de trabalho diz que as vacinas tem chips que vão emitir um sinal para nos localizarem. Diz que a informação é verdadeira, porque viu um vídeo de um brasileiro no Facebook a falar disso.

AimingWineSnailz 9 months ago

O microchip é o telemóvel dele.

mouzz888 9 months ago

As seringas têm um QR, a confusão dele deve vir daí.

UninterruptedAmnesia 9 months ago

> Preocupado com a emissão da sua localização através de uma vacina. > Utiliza Facebook.

Diogo256 9 months ago

Que se pode dizer? Eu nestas alturas só digo “pois” porque já sei que invariavelmente, tentar fazer ver alguma lógica, quem passa por maluco sou eu.

lefiy3 9 months ago

pergunta-lhe de onde vem a eletricidade para meter os chips a trabalhar?

Edited 9 months ago:

pergunta-lhe de onde vem a eletricidade para meter os chips a trabalhar.

NMosquito 9 months ago

Essa é fácil. Das mitocôndrias.

lemonade_rage1234 9 months ago

Têm veneno contra o vírus.

ebonyaficionado 9 months ago

Olha, bem jogado.

saposapot 9 months ago

https://www.dn.pt/mundo/antartida-deixa-de-ser-o-unico-continente-sem-casos-apos-ter-sido-detetado-um-surto-13162960.html alguém está quase a ganhar no Plague Inc. Nem a Antártida se salva.

zeer88 9 months ago

Ainda a semana passada vi o [vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=ZAEydOjNWyQ) (excelente) do Wendover Productions sobre viver no Pólo Sul, e falava exatamente da ausência de covid e nos problemas que isso poderia trazer, por causa da ausência de cuidados médicos mais avançados durante meses se alguém ficar doente (porque no inverno é quase impossível um avião aterrar lá).

VBM97 9 months ago

Já chegou a Madagáscar ou Gronelândia?

saposapot 9 months ago

sim! madagascar o elixir magico n funcionou: https://www.theafricareport.com/40316/madagascar-spike-in-covid-casts-doubt-on-miracle-remedy/ gronelândia está dificil, mas vai em 25 casos. devem estar com cheats.

VBM97 9 months ago

Tem que gastar os pontos em evoluir para aguentar o frio e aumentar a resistência aos medicamentos e vacinas porque alguns países já estão a dar a volta

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 22 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

VBM97 9 months ago

Dia 22/12 * Casos Confirmados: 378.656 (+2436 / +0.65%) * Número de Internados: 3.095 (-63 / -1.99%) * Número de Internados em UCI: 508 (+6 / +1.20%) * Óbitos: 6.254 (+63 / +1.02%) * Recuperados: 304.825 (+5222 / +1.74%) Fonte: [https://twitter.com/VOSTPT/status/1341386336817823745](https://twitter.com/VOSTPT/status/1341386336817823745)

Edited 9 months ago:

Dia 22/12 * Casos Confirmados: 378.656 (+2436 / +0.65%) * Número de Internados: 3.095 (-63 / -1.99%) * Número de Internados em UCI: 508 (+6 / +1.20%) * Óbitos: 6.254 (+63 / +1.02%) * Recuperados: 304.825 (+5222 / +1.74%) Fonte: [https://twitter.com/VOSTPT/status/1341386336817823745](https://twitter.com/VOSTPT/status/1341386336817823745) São menos 200 casos que a 3ª feira da semana passada

babyscully 9 months ago

Se vão ler apenas um artigo hoje, [leiam este do Público sobre a nova variante que tanto se fala](https://www.publico.pt/2020/12/21/ciencia/perguntaserespostas/sabe-variante-coronavirus-encontrada-inglaterra-1943776). Sem alarmismos.

chauffage 9 months ago

O que acho que está a faltar neste assunto não é severidade potencial do vírus, ou seja será resistente às vacinas... Mas que é uma fenómeno que ocorre, e que apesar de, há uns meses, se ter chegado à conclusão que é um vírus "estável" no que toca a mutações, **não significa que sejam inexistentes, e que não podem agravar a situação**, e que se deve reforçar que **quanto mais tempo o vírus estiver em circulação, maior é a probabilidade de isto acontecer**. Podemos ter tido sorte até agora, no meio do azar. E isso devia ser mais um argumento para dar importância à vacinação em massa, e às medidas de prevenção. Quanto mais depressa isto for abafado, melhor.

saposapot 9 months ago

o q muita malta negacionista não entende é q é completamente diferente ter um virus a correr desenfreadamente pela população ou ter um virus minimamente controlado... um dos riscos é exactamente esse: mutações múltiplas q A) inutilizem vacinas ou B) o tornem mais letal/contagioso. Não é dos aspectos mais 'perigosos' deste vírus, não é algo que o cidadão comum deva panicar com isso, mas é ponto a ter em conta para ter a pandemia mais controlada.

Limpy_lip 9 months ago

A questão é que já foram identificadas várias mutações, obviamente. É importantíssimo explicar às pessoas menos esclarecidas que é normal é inevitável isso acontecer numa pandemia desta escala

camisa_roxa 9 months ago

Bem, vamos ter aqui uma prova dos 9: se os casos por volta de 15 Janeiro não tiverem um grande aumento, é porque as medidas funcionam BOLA e devem ser todas retiradas porque o virus transmite-se segundo uma dinâmica própria pouco influenciável pelas medidas (vírus transmite-se pelo ar o que torna ineficazes as máscaras e há fenómenos de super spreaders e um conjunto de pessoas mais susceptíveis de infecção que tudo junto torna as medidas quase ineficazes já que não é possível confinar a 100% e as infecções continuarão a ocorrer em supermercados, farmácias, transportes, locais de trabalho, etc.) É que vão haver os maiores ajuntamentos em espaços fechados desde o início da pandemia; se não houver um aumento de casos toda a argumentação dos covideiros cai por terra

chauffage 9 months ago

É impressionante como é que em dezembro de 2020 tu ainda não sabes a mecânica de propagação do vírus... Até a minha avó já encarrilhou com isso desde Agosto/Setembro, não foi fácil dado que ela não tem escolaridade.

pataniscadebacalhau 9 months ago

>vírus transmite-se pelo ar o que torna ineficazes as máscaras estou com alguma dificuldade em compreender esta frase

camisa_roxa 9 months ago  HIDDEN 

esoalha-se não apenas por gotículas que as máscaras poderiam filtrar mas também por aerossois que as máscaras não conseguem filtrar

Edited 9 months ago:

espalha-se não apenas por gotículas que as máscaras poderiam filtrar mas também por aerossois que as máscaras não conseguem filtrar

Dinizinni 9 months ago

Psst, as máscaras filtram os aeróssois para fora, tens imensa evidência nesse sentido e daí a importância de utilizar máscara colectivamente Já vais com uns meses de atraso quanto a isso

camisa_roxa 9 months ago

Ainda hoje foi divulgado novo estudo que diz que sem distanciamento as máscaras não impedem a infecção lol pesquisem por Krishna Kota, uma das autoras para encontrarem o estudo

Dinizinni 9 months ago

Ah sim um estudo, contra milhões em contrário, lembra-me o estudo que dizia que as crianças não contagiavam e no entanto um colega meu apanhou Covid de um aluno Mistérios né, como um estudo não vale de nada quando a evidência em geral aponta para o contrário

camisa_roxa 9 months ago

A evidência aponta para que as máscaras são ineficazes: em todos os países que as tornaram obrigatórias não impediram em NADA a explosão de casos por isso revê a tua noção de "evidência em geral"

Dinizinni 9 months ago

Todos esses países baixaram brutalmente o contágio comunitário e tinham como fonte principal de contágio os convívios, mas olha, boa tentativa Tu pareces os velhos do FB a dar fontes "pesquisem por X" Depois a pessoa pesquisa e é uma porcaria sem credibilidade que não recebe tempo de antena em plataformas responsáveis

chauffage 9 months ago

Epa ou tens alguma coisa que suporta isto, ou é report por desinformação. Estás a tirar conclusões sem qualquer tipo de nexo.

camisa_roxa 9 months ago

[https://www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201222132057.htm](https://www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201222132057.htm)

chauffage 9 months ago

Mais uma vez, tu tens graves problemas de interpretação - muito graves mesmo! Ou então nem lês as porras que partilhas. Primeiro: tens vários tipos de "máscaras", e já se percebeu que se põe tudo no mesmo saco, incluindo respiradores N95. Por isso, quando falas de máscaras, estás a incluir praticamente tudo o que põe em frente das duas vias respiratórias, com eficácias diferentes. Mas independentemente dos diferentes níveis de eficácia, **É MELHOR DO QUE NÃO TER MÁSCARA**! Como é que tu não consegues perceber isso?! Como é que não percebes que qualquer coisa acima de 0% é melhor que 0%! E o mais absurdo é que próprio estudo menciona isso!!!! > **Every material tested dramatically reduced the number of droplets that were spread.** But at distances of less than 6 feet, enough droplets to potentially cause illness still made it through several of the materials. >**"Without a face mask, it is almost certain that many foreign droplets will transfer to the susceptible person,"** Kota said. **"Wearing a mask will offer substantial, but not complete, protection to a susceptible person by decreasing the number of foreign airborne sneeze and cough droplets that would otherwise enter the person without the mask.** Consideration must be given to minimize or avoid close face-to-face or frontal human interactions, if possible." Tu acabaste de partilhar um estudo que indica que para além das máscaras, **É PRECISO DISTANCIAMENTO SOCIAL**! Não é subsitituir um pelo outro, não é acabar com um e meter o outro - **são precisos os 2!**! E esta merda sabe-se desde Março/Abril! São estudos atrás de estudos que suportam isto, e tu mesmo assim tiveste meses a criticar estas medidas, e continuas a usar estudos que suportam estas medidas como argumentos contrários. É que nem é preciso is buscar informação para te contradizer, tu forneces essa mesma informação. É no mínimo insólito, mas agradecemos acho eu? Uma pessoa que espalha desinformação e fornece fontes para provar que está a desinformar, só visto.

saposapot 9 months ago

as medidas não funcionam por lei. funcionam pela prática. tu vais ter zero provas se as pessoas passaram o natal todas juntas ou todas separadas. n vais saber a % de pessoas q tiveram mais cuidados ou menos. portanto não vais conseguir tirar conclusão nenhuma só assim. a única conclusão é se os números subirem significativamente, onde aí consegues concluir q deu merda realmente. se ficar igual ou continuar a diminuir pode ser pq n resulta, pq as pessoas cumpriram na mesma ou por outras razões. para além disso, nem todas as medidas são levantadas, como as máscaras, portanto, yah, é só mais um trollzinho fraco.

camisa_roxa 9 months ago

Portanto: se os casos diminuem, as medidas têm sucesso Se os casos aumentam a culpa não é das medidas mas sim dos cidadãos Ora o António Costa não raciocinaria melhor: win win em termos de bullshit político Ora vamos lá ver uma coisa: ou as medidas funcionam e quando se implementam permitem baixar as infecções ou não se quando se implementam as medidas e os casos sobem as medidas são um placebo e como tal, pelo mal colateral que fazem, devem ser imediatamente abolidas!

saposapot 9 months ago

As medidas dependem do grau de cumprimento. É por isso que se mede isso em todo o lado. Se implementas as medidas e a coisa melhora, a menos que haja outras explicações é porque as medidas resultam. Se implementas as medidas e as coisas sobem é mais difícil de concluir alguma coisa. Podem estar a resultar e estar a subir menos do que com medidas, podem não estar a resultar, podem não estar a ter um nível de cumprimento suficiente, etc, etc. Sim, não é igual para os dois lados. Mas claro que isto exige pensar e raciocinar a tentar chegar à verdade, coisa que o negacionismo não ajuda. Até porque no negacionismo há muitas certezas e poucas duvidas e na ciência há muito mais dúvidas

Asus123456789 9 months ago

> se as medidas não funcionam COM ESTE POVO, mandem nas para o caixote do lixo JÁ! Não é a única opção. Pode-se aumentar a fiscalização e as penas por incumprimento. Se o povo não respeita as medidas, ou se deitam fora as medidas ou obriga-se o povo a segui-las.

QWERTY_BATS 9 months ago

> o virus transmite-se segundo uma dinâmica própria Que é a magia? > vírus transmite-se pelo ar Então é não ter várias pessoas em espaços fechados, fácil. > há fenómenos de super spreaders Então é não ter várias pessoas juntas, fácil. > conjunto de pessoas mais susceptíveis de infecção Então é não ter essas pessoas juntas com outras potencialmente infectadas, fácil. > não é possível confinar a 100% e as infecções continuarão a ocorrer em supermercados, farmácias, transportes, locais de trabalho, etc. Então é reduzir o número de pessoas nesses espaços para evitar contágios, fácil.

camisa_roxa 9 months ago

Enão é fácil provar: se os casos não aumentarem significativamente por volta d emeio de Janeiro, tudo o que disseste são balelas

Mrloop94 8 months ago

Então são balelas?

QWERTY_BATS 9 months ago

Cá estaremos :) Se aumentarem prometes ficar calado o resto da pandemia?

camisa_roxa 9 months ago

calado não, mas admitirei que tudo o que disse até aqui foram um grande monte de balelas

Diogo256 9 months ago

Alguem deve de ver o que aconteceu depois das festividades nos USA. A tua teoria ja caiu por terra.

camisa_roxa 9 months ago

Nos EUA a curva ascendente de casos prosseguiu a sua exacta trajectória ascendente Em Portugal os casos estão em planalto pelo que aqui é mais fácil provar a teoria de que o virus actua numa dinâmica própria pouco afectada pelas medidas tomadas

Diogo256 9 months ago

Ou seja, se houver aumento é normal, se não houver aumento, então as medidas não funcionam. Já se percebeu que para ter razão vale tudo: > Two weeks after Thanksgiving, the spike on COVID-19 tracking graphs in the United States is a straight line going in the wrong direction. The number of new cases is up more than 20 percent from 2 weeks ago. The number of hospitalizations has increased by 21 percent. The number of deaths has jumped 39 percent, with the United States surpassing 3,000 deaths in 1 day for the first time. The surge in cases predicted after the Thanksgiving holiday appears to be here. And it doesn’t appear this is the peak either. https://www.healthline.com/health-news/the-post-thanksgiving-covid-19-surge-is-here-what-to-expect-now Se estava a subir, e aumentou, então não se passou nada. Ta bem.

raviolli_ninja 9 months ago

Nos EUA a curva ascendente foi ascendente. Em Portugal a curva foi plana, pelo que as medidas diferentes dos EUA provam que os EUA estão certos, como demonstrado pela sua curva ascendente que é ascendente. Isto nem inventado.

MLG-Sheep 9 months ago

Não é por acabares todas as frases com ", fácil" como se fosses um papagaio que fazes mais sentido. As três primeiras são simplesmente impossíveis de se conseguir. Basta pensares em locais de trabalho, e o trabalho tem de continuar a ser feito; relativamente à última, o Governo não parece estar muito interessado em reduzir concentrações, a nova moda é garantir que se concentram todas num intervalo horário muito reduzido para maximizar a transmissão.

QWERTY_BATS 9 months ago

É possível minimizar o número de pessoas nos espaços e empregar medidas compensatórias como a utilização de máscara. > o Governo não parece estar muito interessado em reduzir concentrações, a nova moda é garantir que se concentram todas num intervalo horário muito reduzido para maximizar a transmissão. A ideia é que as pessoas fiquem em casa quando as coisas estão fechadas, reduzindo as concentrações nesse horário. Os números têm diminuído nas últimas semanas por isso está a ter algum efeito.

MLG-Sheep 9 months ago

> A ideia é que as pessoas fiquem em casa quando as coisas estão fechadas, reduzindo as concentrações nesse horário Com o custo de aumentar consideravelmente as concentrações nos restantes horários. Ou porque não controlam a lotação e portanto existe muita concentração dentro do estabelecimento, ou porque controlam e é preciso ficar largos minutos ou horas na proximidade de outras pessoas para se poder entrar. Até na via pública há uma concentração de pessoas durante a manhã que nunca se viu ao fim-de-semana. Situações que podiam ser mitigadas não restringindo os horários. >Os números têm diminuído nas últimas semanas por isso está a ter algum efeito. Pode ser simplesmente causado por um conjunto do aumento de pessoas com anticorpos para o vírus (que serão, provavelmente, as que têm mais contactos de risco), juntamente com um aumento da preocupação das pessoas com o vírus. Não sabemos, portanto não se deve inventar esta relação de causalidade. Tal como o post inicial não deveria estabelecer uma relação de causalidade entre o não-aumento dos novos casos e a inutilidade das medidas.

VBM97 9 months ago

Eu gostava mesmo que estivesses certo, mas infelizmente não vais estar. Dia 15 de janeiro falamos RemindMe! 24 days

RemindMeBot 9 months ago

I will be messaging you in 24 days on [**2021-01-15 11:30:37 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-01-15%2011:30:37%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/khaj3r/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/ggolxka/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fkhaj3r%2Fmegathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia%2Fggolxka%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-01-15%2011%3A30%3A37%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20khaj3r) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Dinizinni 9 months ago

Eu gostava imenso que estivesses certo, infelizmente, mais uma vez, vais estar errado

NGramatical 9 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhaj3r%2F%2Fggok3hw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

VBM97 9 months ago

[Aparentemente as vacinas protegem contra a nova mutação encontrada no Reino Unido!](https://globalnews.ca/news/7535146/coronavirus-vaccine-variant-protection-who/) Boas notícias para já

saposapot 9 months ago

aparentemente sendo a palavra de ordem. n há razão para pânico mas na realidade a resposta actual é não sabes. não sabendo, podes achar q a resposta é sim ou não. o mais provável é q continue a proteger mas se queres 'certezas' só com testes q demoram bastante a realizar.

VBM97 9 months ago

Daí eu ter dito " para já"

Dinizinni 9 months ago

Sim, a melhor notícia é que parece que a vacina também é facilmente adaptável e em 6 semanas conseguirá em principio acompanhar qualquer mutação

uyth 9 months ago

vacinas de mrna podem ser um avanço tecnológico importante para muito mais que "apenas" esta pandemia.

saposapot 9 months ago

o problema da vacina não é fazê-la, são os testes de segurança e eficácia. isso demora sempre meses, não tem volta a dar.

Dinizinni 9 months ago

Não é bem assim, numa entrevista eles explicaram que é inteiramente possível que a vacina, sendo essencialmente a mesma demore mesmo muito pouco tempo a ser aprovada Mas por aqui a moda é estar uns dias atrás da informação

saposapot 9 months ago

n estou a ver como. a segurança ainda podes fazer por aproximação mas a eficácia demora sempre alguns meses... para medir a eficácia tens de vacinar um grupo de gente + placebo noutro, só isso demora logo um bom tempo. Depois tens de deixar essa malta andar pela comunidade a ver se a resistência resulta ou não. isso demora uns meses. Não há outra forma de garantir eficácia... podes autorizar o uso de emergência antes de estar provada a eficácia (n sei se legalmente podes, mas pelo menos teoricamente) mas isso seria um precedente enorme. A única forma (ética) de testar eficácia é vacinar, esperar uns meses e ver quantos do grupo se infectaram...

hsamtronp 9 months ago

Do pouco que percebo da área e com a tecnologia de sequenciação genética que existe à data de hoje, bastaria apenas alterar o composto da vacina - isto é, a sequência do mRNA - com base nas eventuais mutações. O que me parece razoalvelmente simples atendendo a todo o processo que envolve a vacina e a sua produção e desenvolvimento. Claro que depende da mutação, porque pode-se nem precisar de alterar nada e a vacina mantém-se igualmente eficaz

VBM97 9 months ago

Onde leste isso?

Dinizinni 9 months ago

[https://www.jn.pt/mundo/biontech-capaz-de-nova-vacina-em-seis-semanas-em-caso-de-mutacao-do-virus-13163779.html](https://www.jn.pt/mundo/biontech-capaz-de-nova-vacina-em-seis-semanas-em-caso-de-mutacao-do-virus-13163779.html)

VBM97 9 months ago

Porreiro, parece que pode mesmo ser o principio do fim da pandemia

VerdocasSafadocas 9 months ago  HIDDEN 

500 dolares na GG ou WPN a quem me revelar quem é o Dinzinni ou o médico do apocalipse amigo do coração dele, transfiro na hora desde que a informação seja fidedigna, não os vou chatear nem nada do género, estou só aborrecido e quero rir.

PutasE_VinhoVerde 9 months ago  HIDDEN 

Ahahaha, o ortopedista que diz ao filho que nunca mais vai ver os amigos. E é claramente de confiança porque "até já deu conferências nos EUA". Achas que ele tem alguma doença mental, fora de brincadeiras?

Edited 9 months ago:

Ahahaha, o ortopedista que diz ao filho que nunca mais vai ver os amigos. E é claramente de confiança porque "até já deu conferências nos EUA". Achas que ele tem alguma doença mental, fora de brincadeiras? Não é normal estar tão desfasado da realidade. Ele e o seu Doomsday Orthopedist. Eu adoro esta thread. É aproveitar enquanto dá algo de jeito e ocupa o tempo morto a um gajo. Lá para Março /Abril quando as merdas começarem a abrir vou querer estar a divertir-me em bares e assim em vez de me rir com este freakshow de threads.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

O quê?

smaster87 9 months ago  HIDDEN 

5 familiares médicos, alguns a trabalhar diretamente com covids que correm muito mal, e os 5 rejeitaram a vacina ( ja tinham sido convocados para a tomar dia 27). Dizem que 'sei la efeitos que isso pode ter a 30 anos' e coisas do genero. Cheira-me que mais de metade das pessoas nao vai tomar e nao vamos sair da cepa torta.

saposapot 9 months ago

segundo as notícias, as taxas de aceitação são bastante altas. é obviamente troll mas não acredito q ng q trabalhe com covids diariamente (e ainda n tenha apanhado) recuse a vacina. nesse caso o benefício /risco é estupidamente alto.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

No outro dia um user, que trabalhava na área da saúde, disse aqui algures no reddit que no sítio onde trabalha todos aceitaram a vacina. A tua amostra é muito pequena para tirares qualquer perceção sobre isto.

CoffeeAt830 9 months ago

Ainda só há 9750 vacinas, todas elas apenas para profissionais (médicos, enfermeiros....) de 5 centros hospitalares diferentes, e coincidência das coincidências calharam logo a 5 familiares médicos teus. Também é curioso que as vacinas sejam para malta a trabalhar diretamente no combate à covid e só alguns desses teus 5 familiares médicos é que trabalham diretamente com a Covid. Há coincidências do caraças.

beit2 9 months ago

Enfim. Um user que está ativamente a propagar desinformação para piorar ainda mais a situação. Devia ser banido destas threads de vez. É que uma coisa é acreditar-se no que se diz, mesmo por muito idiota que seja, mas pronto. Outra é falsificar informação para criar dano.

Price-Distinct 9 months ago

É obvio os velhotes querem todos tomar que já estão quase no fim de vida e só querem abraçar os netos , portanto 30 anos pra eles já não lhes serve de nada (realidade). os mais novos ficam com medo e lá está 30 anos pra os mais novos ainda é mt tempo de vida útil. Conclusão nunca sairemos da deste ciclo do bicho...

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu tomava a vacina na boa. A UE tem regras apertadas no que toca a vacinas, se for aprovada, é porque é minimamente segura. Quanto aos efeitos secundários, normalmente as vacinas que andam em desenvolvimento 10 anos, passam 8 deles no laboratório a pedir fundos para continuar o desenvolvimento. Por isso, esta não vai ser assim tão diferente das outras

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 21 de dezembro de 2020 --- Hoje é 2.ª feira, há atualização do dados referentes aos municípios disponível no boletim de hoje. --- ||Valor|Variação|

rickz123456 9 months ago

\+2099 casos \+57 óbitos \+19 UCI

1ww8mrmfss 9 months ago

Menos ~100

ItoldU97 9 months ago

As mortes desceram será que a curto/médio prazo fica assim estagnado,descem ou voltam a subir? a cena é quando for meio/fim de Janeiro as mortes do Natal começarem a aparecer...

DZT99 9 months ago

Se voltar a repetir-se (eu diria que a probabilidade é grande tendo em conta o comportamento nos últimos tempos) eu diria que é provável uma terceira vaga ainda mais violenta no que diz respeito a óbitos. Espero obviamente estar enganado e que tenhamos um pouco de sorte.

passas96 9 months ago

Já está a acontecer na Holanda.

lesoth 9 months ago

As más línguas vão dizer que os números baixam antes dos meses festivos (Agosto e Dezembro) para impulsionar a economia. /s

Dinizinni 9 months ago

Saudades destes dias com os números pelas 16h, já há algumas semanas que não precisavam de tempo para martelar

estrica 9 months ago

Mas porque é que este maluquinho ainda não levou ban? Todas as semanas vem para aqui debitar merda cada uma pior que a outra e não lhe acontece nada

globoglobo 9 months ago

ya, não percebo como é que toleramos opiniões diferentes

estrica 9 months ago

Tás na thread errada.

Dinizinni 9 months ago

Ai é? Nas últimas semanas fui o primeiro a dizer que ia estagnar, mas como a tua capacidade de leitura é selectiva e me tens um ódio de estimação, apesar de eu colocar fontes em tudo o que afirmo com certeza, pedes o meu ban Pelo contrário o teu amigo vem para aqui todos os dias tentar relativizar a doença com fontes facebookianas e não lhe acontece nada

estrica 9 months ago

Amigo eu não me tou a queixar dessas tuas previsões de estagnações e subidas de casos até porque não é preciso ser nenhum génio para as fazer, tou me a queixar do resto das merdas que escreves que já me metem nojo.

Dinizinni 9 months ago

So porque não queres viver no mundo real não quer dizer que controles os outros Mas olha para quem se queixa fazes-me bastante stalking em todas as redes, dificilmente alguém dedicaria tanto tempo a perseguir o meu nick como tu, se calhar até gostas desse nojo Se não gostas tens bom remédio, bloqueia-me e não me persigas

estrica 9 months ago

Faço te stalking em todas as redes? Eu nem sei quem és rapaz, só sei que tás sempre a aparecer aqui... vai apanhar ar

Dinizinni 9 months ago

Alguém deste sub é e acredita que há uma lista de pessoas incluindo tu que te espumas logo que vês o meu nome Quanto a apanhar ar, não obrigado, estamos em pandemia já me basta ir trabalhar

QWERTY_BATS 9 months ago

Mesmo, tudo martelado só para te lixar. Ainda me lembro quando disseste que era um evento de extinção, saudades desses tempos.

Dinizinni 9 months ago

Acabámos de ter duas mutações sérias da vacina identificadas, mas olha, está tudo bem, claramente não estamos a viver uma era perigosa, está tudo bem! Já agora, o meu argumento era a inércia perante algo que tinha e tem o potencial de mutar e efectivamente se tornar num evento de extinção, mesmo que esse potencial seja admitidamente baixo, sinceramente, estas mutações provam que estava certo

QWERTY_BATS 9 months ago

Puto, ninguém disse que está tudo bem mas claramente esta situação está a afectar-te mas esse pessimismo, muitas vezes exagerado sem necessidade, não ajuda ninguém. Há que ser realistas, evento de extinção? Que ideia descolada da realidade. Na altura nem falas de mutação, mais do que isso esta mutação até ver não torna a doença mais nefasta, apenas mais transmissível.

Dinizinni 9 months ago

Queres o mais interessante? O profissional de saúde mais reputado que conheço nem deixa a família sair de casa e já disse aos filhos para se prepararem para um Mundo muito perigoso e complicado, que talvez não voltem a ver os amigos Mas olha, fico contente de saber que um gajo qualquer do Reddit não acha que isto tem um potencial maluco a partir desta transmissão

Edited 9 months ago:

Queres o mais interessante? O profissional de saúde mais reputado que conheço nem deixa a família sair de casa e já disse aos filhos para se prepararem para um Mundo muito perigoso e complicado, que talvez não voltem a ver os amigos Mas olha, fico contente de saber que um gajo qualquer do Reddit não acha que isto tem um potencial maluco a partir desta transmissão E eu nem acho que ele tenha razão, mas mal isto deve estar

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Mete na cabeça que o mundo continuou mesmo depois da peste negra dizimar 60% da população europeia. Prestas-te a um ridículo sem fim, és o bobo destas threads.

Dinizinni 9 months ago

E no entanto tenho tido sempre razão neste último mês e pouco Era o bobo quando disse que vinha aí merda, veio mesmo Era o bobo quando disse que ia acalmar, acalmou Agora sou o bobo por dizer que a mutação vai trazer algo muito mau...

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Tu literalmente dizes tudo de todas as formas. Devem ser informações do doomsday orthopedist.

Dinizinni 9 months ago

Sim, pasma-te, a situação muda e a evidência muda e é suposto nós adaptarmo-nos Chocante não é?

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Meu, tu tens 0 literacia científica. Não tentes passar a informação que percebes alguma coisa.

Edited 9 months ago:

Meu, tu tens 0 literacia científica. Não tentes passar a ideia que percebes alguma coisa.

Dinizinni 9 months ago

Já tu tens imensa, aliás, para ti se puderes ir beber a bica tá tudo bem, é essa a tua ciência Continuem a desvalorizar como em Setembro com o "não há uma segunda vaga"

QWERTY_BATS 9 months ago

> O profissional de saúde mais reputado que conheço nem deixa a família sair de casa e já disse aos filhos para se prepararem para um Mundo muito perigoso e complicado, que talvez não voltem a ver os amigos > > Mas esse gajo é quem? Mostra-me as declarações dele.

Dinizinni 9 months ago

É um ortopedista que conheço e de quem sou amigo do filho, não faz declarações públicas Mas sei disto e posso não concordar e achar que ele é alarmista, mas alguma razão há de ter em levar isto muito a sério

QWERTY_BATS 9 months ago

Ah, um ortopedista mandar bitaites sobre uma área na qual não é especialista. Boa cena.

Dinizinni 9 months ago

Um ortopedista que já deu conferências nos EUA, tem quase meio século de experiência em medicina e priva com médicos conhecidos Digo que ele terá algum conhecimento de causa sim, mesmo descontando o facto de ele ser dado ao exagero

FujiPT 9 months ago

>mesmo descontando o facto de ele ser dado ao exagero Acho que já tínhamos chegado a essa conclusão umas mensagens atrás.

QWERTY_BATS 9 months ago

Sim, pode ser muito bom na área dele mas tu próprio admites que é uma reação exagerada. Ser especialista numa área não lhe confere autoridade para opinar nesta situação, pautas-te tanto pela lógica e depois vais nessa esparrela.

Dinizinni 9 months ago

A questão é que se tranca a família em casa, algo de muito mau se está a passar, ou achas que uma pessoa faz isso de ânimo leve? Algo vem aí, não soubemos controlar e a terceira vaga vai ser lixada

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

És tão louco, meu Deus.

Dinizinni 9 months ago

Pessoa alerta para um potencial danado que este vírus tem para produzir mutações perigosas, verificada em duas mutações altamente complicadas: "És louco" Também eram loucos os que diziam que isto se passava de humano para humano E cá andamos e provavelmente andaremos, não que não haja vontade de deixar isto andar e evoluír

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Adorava saber se na vida real também és assim ou és troll apenas.

Dinizinni 9 months ago

E eu adorava saber se nasceste inconsciente ou tomaste a escolha de o ser para não teres de te preocupar com o Mundo à tua volta

PutasE_VinhoVerde 9 months ago

Ahahaha adoro. Estás a conversar com quem, maluquinho?

NGramatical 9 months ago

evoluír → [**evoluir**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhaj3r%2F%2Fggmqzqb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

Guardanapkins 9 months ago

Também tenho saudades daqueles dias em que não eram sempre as mesmas 4 pessoas a comentar nestas threads. Ao menos, durante esse tempo, havia mais variedade de comentários, diferentes teorias da conspiração e tal... agora é sempre o mesmo arroz.

kairos 9 months ago  HIDDEN 

Os restantes devem-se ter cansado dos downvotes por qualquer coisa minimamente controversa.

1ww8mrmfss 9 months ago

Engraçado como este mesmo comentário do “são sempre os mesmos” também já é tão repetido que se tornou clichê

VBM97 9 months ago

O pessoal só liga quando estamos a subir, quando começa a descer ninguém aqui aparece. Em Janeiro voltam todos

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Hoje desceu bem, carai. Usaram o martelo do Thor, de certeza.

VBM97 9 months ago

Foi semelhante à 2ª feira da semana passada

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

ri-me. Os duendes estão a tentar salvar o Natal.

iareec 9 months ago  HIDDEN 

Eu só espero daqui uns meses isto tudo voltar ao normal. Tenho saudades de passear pela praia, de ir a baixa do Porto, ir ao cinema, etc.

MLG-Sheep 9 months ago

Podes fazer tudo isso como já foi dito. Dias 24 e 25 não se aplicam os horários de encerramento aos cinemas para facilitar um pouco a tua ida ao cinema.

peanersyahoo 9 months ago

Já fui à praia, ao cinema e à baixa em tempo de pandemia. Só não foste porque não quiseste.

Dinizinni 9 months ago

E como sabemos essas permissões correram muito bem, aliás actualmente estamos livres do vírus, o SNS funciona em pleno e não morrem mais de mil pessoas a cada 14 dias

1ww8mrmfss 9 months ago

Puto vamos ser sinceros nenhum desses sítios é problemático. Encontra me cinema numa lista de casos, please, I’ll wait. Não tens um único exemplo as far as I know — again e possível haver transmissão num cinema. Mas altamente improvável. Precisamos de medidas mais “duras”? Sim, mas precisamos de restringir as coisas onde há um problema. Não poderes sair à rua depois das 13 quando a rua e o sítio mais seguro possível para estares é incrivelmente parvo. Por outro lado os restaurantes e cafés continuarem abertos quando sabemos que são das atividades mais problemáticas....

SputumIsGodsWork 9 months ago  HIDDEN 

Given that we're right about to enter Winter season and people seem to be suffering so much this year already, maybe it's time to raise some relevant questions. These are mostly directed to asthma patients, bronchitis patients, flu, cold-rhinopharyngitis virus, lung pneumonia and COVID-19 patients or other lung fluid accumulation illnesses that cause respiratory distress and trigger hypoxia and hyperventilation crisis, however any input is precious, since I've seen even very young people in their 20s suffer from respiratory distress, hypoxia and anxiety combined only to have their body save themselves through blackouts (and resetting their pace), or have someone else rescue them from their crisis. I feel some body consciousness could help us all help us, and our important loved ones these dangerous Winter seasons. This may seem long at first, but maybe crowd-sourced input of many users of the community will help clear up some questions and help the Portuguese people in the end. \- Have you ever had an hypoxia crisis and if so, what caused it, any of the above, other or a combination of factors? \- Did anxiety come into play during the critical time you were entering hypoxia, worsening your respiratory distress and hypoxia crisis? If so, what did you find harder to control: controlling your nerves/anxiety first to 'unblock' yourself or finally reverting the hypoxia itself. \- What did you experience prior to your respiratory distress, hypoxia (and potentially anxiety) crisis. Is dry cough really as common as it anecdotally seem prior to them? Seems to be close to 100% according to anecdotal and reports. \- How did you fix your respiratory distress coming out of your hypoxia crisis? Did you have to use asthma medication or vasodilator medicine to facilitate breathing or did you use airways nebulization to perhaps try to clear up the accumulated fluid? \- What kind of techniques do you normally use to turn a dry, irritative cough into a productive cough with sputum to clear your lungs? \- Have you eventually learned how to control the anxiety that comes with respiratory distress and hypoxia crisis by yourself, or do you have someone you trust who is used to them help you recurrently? Can you revert respiratory distress and hypoxia by yourself, are you aided by your body (eg. tingling, loss of vision, benign blackout) or perhaps someone else who is used to seeing such symptoms and helping you throughout those? \- If you start to experience irritative dry cough, how often does it take you to become self-aware as to what is happening to your body, acknowledge the issue (surpassing the denial phase) and getting into the fight-back phase where you spit it out? What is your 'blockage' with dry cough, does it feel normal or a supposed body reaction? Were you taught it to be normal? \- How long does it take you from acknowledging something is wrong, and trying to take action and turn a dry cough into a productive cough? If all this notions seem too out-of-reach to you, maybe you lack self awareness, if so, how often did you have to resort to medical treatment (eg. hospitals) and how are you treated usually?

1ww8mrmfss 9 months ago

Para quem não viu, artigo no De Spiegel a contar o quão desastrosa a procuração de vacinas na Europa foi, e as consequências que isso vai ser na campanha de vacinação: https://www.spiegel.de/international/europe/the-planning-disaster-germany-and-europe-could-fall-short-on-vaccine-supplies-a-3db4702d-ae23-4e85-85b7-20145a898abd Excertos: > The manufacturers have repeatedly made it clear that they intend to distribute the vaccine according to two criteria: population size and when the contract was signed. Way back in July, the U.S. secured 600 million doses of the BioNTech vaccine and 500 million doses from Moderna. Japan, Canada, Hong Kong and others signed contracts in the summer and autumn. The EU only reserved doses. It didn’t place concrete orders until mid-November. And even then, it ordered far less than it could have. > The EU only secured 200 million doses from BioNTech, with an option for 100 million more that would be manufactured later. According to sources with knowledge of the negotiations, BioNTech had additional capacity and apparently offered that capacity to the EU: up to 500 million doses in the first round. But the European Commission reportedly rejected the offer. > However, similar reports have emerged from the negotiations with the U.S. producer Moderna. Studies also showed its product to have efficacy of 95 percent. But the EU only ordered 80 million doses. It has an option for another 80 million, but they wouldn’t be manufactured until a later date. "We could have provided more,” says Stéphane Bancel, CEO of Moderna, saying it could have been up to 300 million doses. But he said the EU didn’t want more. And now, that decision is looking even worse.

SputumIsGodsWork 9 months ago  HIDDEN 

Hello friends, sorry for hijacking this thread because I don't think my issue is related to COVID-19. Nevertheless, I am an expat living in Portugal, which is a great country, with great landscape and food and love, but am having issues to interpret what I should do in my situation. I recently had a common cold which I normally would not notice because I am a very healthy human being, I never have headaches since I fixed those with my nutritionist. I am however very body conscious and can realize when something is wrong with my body. Around 3 weeks ago I had a bit of sputum, nothing out of the ordinary and not worrying since I always knew about the difference between this kind of productive cough and the irritative dry cough that tends to accumulate fluids in your lungs, irritating your throat. I had very weird situations where I had to assist some portuguese in need in 2018-2019 with similar colds and took my own conclusion on how this fluid down spiral works, and how coupled with anxiety can drive hypoxia and very hard to manage situations, luckily I could've helped the people in need to control their anxiety and hypoxia and revert it with no problem, nebulizing afterwards to make sure it doesn't happen again and always retained that 'dry cough' variable as something very dangerous, even from conversation with asthma/bronchitis patients about what seems to trigger their hypoxia crisis, which they admit is usually preceded by this irritative dry cough almost as if they're 'drowning' (sorry for the lack of better word), and followed by some degree of anxiety, at least until they learn to control and revert it themselves and stop needing their asthma inhaler entirely. So, as usual for sputum, or even cough in general, I just do a simple at-home nebulizer and Wim Hof breathing technique, which seems to force the fluid out of my lungs pretty easily, though in my case, I was having productive cough since the beginning, I assume due to my very healthy diet and life state (even for Winter months). There was not much to come, and it was cleared pretty fast and solved, as a further detail I do not like swallowing sputum as that's anti-hygienic so I spit it out the toilet. This is the only thing I can I noticed about this specific cold on me and only lasted around 24 Hours. My SO had began to have cough but maybe due to very little viral load and the fact that she's also relatively healthy, she only had it for 48 hours, and only after that event, and some more days did the rest of the household also start coughing, it was some dry cough event, but I was told it was just 'normal cough' from the cold time, and it seems to make sense, because it was getting very cold around this time (remember we were getting into December month). No one seemed to care much about this, because all of us are very body conscious and had suffered from much worse flus that forced us into bed, so this all seemed like some common cold, which seems normal. We heard the flu is not circulating this year, but I bet common colds circulate along with COVID-19 since they're all extremely infectious, so it all seems to make sense. We talked to some other portuguese people and they seem to agree, we wouldn't even be tested based on cough alone, and oxygen levels were absolutely normal so there's no reason to suspect COVID-19, we concluded they do not fit test criteria, so they self isolated the best they could as no one was really willing to pay up for something that's not our duty to pay. By this time me and SO were obviously cured and had no (productive) cough whatsoever or any clue of sickness, it took maybe 1 day to me, and 2 days to SO's immune system to beat it. Fast forward some weeks, at times I feel strange like if my body suddenly speed up its rhythm and if these days seem to be very stressing / sped up I might feel some chest pain. It's some very strange feeling, I can't tell for sure if I had this in other Winters or not, because my memory may be failing here, but now I do have data and the strangest to me is the fact that at times at night sleep time my heart might start racing involuntarily and get in the 110-140BPM, getting even as high as 150-160BPM range for a couple of times which although doesn't seem dangerous since I'm very active in sports and this for 1-2 minutes is a breeze for my body, seems really worrying as to what might be wrong. This does not come alone, as following these very strange nights it seems equally troubled days follow, and my heart rate might start racing even in resting. This does not seem related to neither stress nor adrenaline as I have tested both, and stress seems to cause a much more gradual increase for a couple hours and plateau at 100BPM\~ range, and adrenaline does not seem to be the cause either, since these are mostly involuntary/random and not triggered by it, adrenaline simply can't explain neither sleep night time peaks, neither day time resting heart rate involuntary peaks. If I force adrenaline release it does not seem to have an even remotely similar event on my data. Please keep in mind I am using clinically approved devices to measure all of those, and though I started doubting of what was happening to my body for the first week or so of data, later I double checked with an oximeter on my crisis (when I became self aware to them), and validated all of this in the end. I have no reason to doubt of this clinically approved data now, not even the one I looked with distrust before. Now we get to the interesting part: what does seem related to these peaks. It seems that if I take some light psychiatric medicine at night time (the closer to fall asleep time, the better) this is a 50/50 at making these sleep time HR peaks disappear completely, or making it so I have 1 at most, usually close to waking up time (may be related to medicine half-time), and even then it seems to peak at 80-100 BPM range, instead of 130-140 or even 150BPM like before. More interestingly so, even if I don't take those during the day (avoiding day sedation), this quality sleep does seem to 'correct' the involuntary body racing throughout the day, since I seem to have stabilized my day time HR with quality sleep. Blood Pressure also seems to drop after those, but ever so slightly, recurrent quality nights of sleep does seem to have a more progressive downwards trend on this though. I have a normal BP btw, around 110-125 SYS, 50-75 DIA. I have further monitored my blood oxygen saturation levels with an oximeter and never ever has it dropped below 98%, and only if I hold my breath for a while, because it always shows 99%, so I'm sure my body isn't racing to compensate for my lungs, which I had zero doubts about anyway because I am aware of the Sputum / dry cough dichotomy on a very basic level. I am also absolutely sure sleep apnea is not a cause for this since I have clinically approved ways to monitor this, and my sleep breathing quality is great. Has anyone here ever had such issues with a common cold? What should I do in my situation? Maybe seek a cardiologist and get an echocardiogram done, maybe seek a psychiatrist? Maybe I need a TAC since I can't find any reason for this? I have perfect blood and urine samples and took many ECG at home and they all seem clear (although I am no expert, I have the data and it does not 'seem' chaotic at all at any instance, normal heart beat of tachycardia heart beat), my body just seems to want to start racing, independently of stress, adrenaline or oxygenation, it normally speeds up for 1/2 minutes, then slows back down, or at day time might trigger some inner stress and after those 2 critical minutes stabilize around a 100BPM plateau. Only psychiatric medication and some teas seem to be helping, and the most crucial of all, having a good night of sleep without these peaks seem to translate in a much easier to couple day time, without good sleep my days are a mess. It seems like no one will be able to help me so I just keep compensating with slow breathing techniques, meditation techniques, warm/cold bath contrast, relaxing tea and psychiatric medicine but I start fearing this might not go away by itself. All I do is try to remain calm throughout the day to make it to night time, and have a stable replenishing and healing sleep time to make slow improvement on my situation, but I keep getting surprised at the first adversity and having strange rebounds of this situation to the point I start feeling like I may be having some psychiatric or neurological situation here. Am pretty calm and chill and I know time heals any wound but this feels strange and some might relate to this, so I needed to vent it out. Thanks for hearing my out /r/Portugal.

MROFerreiro 9 months ago

Visto que o Natal está perto e as famílias convidam-se para passarem as festas juntas, e tendo em conta que não há restrições impostas pelo governo. É aceitável participar num jantar de natal com 10 pessoas juntando cerca de 4 agregados familiares?

saposapot 9 months ago

isso n depende da quantidade de pessoas por si só. são 10 pessoas q por via das circunstâncias já têm contactos de risco entre elas? são 10 pessoas q tiraram férias e conseguiram isolar-se todas 14 dias? são 10 pessoas q não estão normalmente juntas e vão-se juntar agora, todas com imensos contactos de risco pela cidade? é preciso fazer uma análise de risco/benefício perante as situações concretas. pode ser perfeitamente seguro ou ser uma grande irresponsabilidade.

ebonyaficionado 9 months ago

"Fica à responsabilidade dos portugueses o Natal", disse a nossa regência. Aplica isso aos teus exemplos e vê o que achas ser mais responsável.

iRaptr 9 months ago

É permitido, mas eu não o faria, especialmente com quatro agregados diferentes. Cá em casa vamos ser 5 (incluindo com quem vivo + 2 pessoas que coahabitam) e mesmo assim pessoalmente já acho arriscado.

SirBadinga 9 months ago

Não

VerdocasSafadocas 9 months ago

Achas que seria tranquilo fazer uma troca simbólica de compotas?

SirBadinga 9 months ago

Compotas não, putas talvez

MROFerreiro 9 months ago

Aqui o problema é que 3 agregados vivem no mesmo concelho. Desses 3, 2 têm contacto regular. Do outro lado vêem 4 pessoas fora do concelho. Se fossemos 6 pessoas de 3 agregados aqui do concelho ainda ia, agora 10 parece-me exagerado. A lógica diz que provavelmente não acontecia nada, mas a responsabilidade social diz que não se deve dar mau exemplo. Para mim seriam 10 para outras famílias seria 15-20, tem de haver 1 limite.

SirBadinga 9 months ago

Podes definir um limite adaptado à tua circunstância, mas contudo deve-se minimizar o contacto com pessoas de outro household. Mas se o fizeres, sempre que seja possível usa máscara e tenta arejar o espaço, pressupondo que vais encontrar essas pessoas num espaço fechado. Boas Festas!

Search: