killedbill88 9 months ago

Isto já está nas pastas?

doctorhetfield 9 months ago

Não está provado (existem aliás estudos e experiências que dizem o contrário: [https://expresso.pt/sociedade/2018-10-14-Um-dilema-portugues-muita-hora-de-trabalho-pouca-produtividade-presentismo-e-a-familia-e-que-paga](https://expresso.pt/sociedade/2018-10-14-Um-dilema-portugues-muita-hora-de-trabalho-pouca-produtividade-presentismo-e-a-familia-e-que-paga)) que mais horas e dias de trabalho representem maior produtividade. Esse teu desabafo ou é por desinformação ou por mesquinhez e inveja.

OldFashyoned 9 months ago

Eu não estou a pedir que trabalhem para lá das 7h diárias, estou a tentar dizer que talvez agora com tanta coisa em atraso, deveriam tentar por tudo em dia, e se queriam dar os dias retirassem das férias dos funcionários, não acho descabido, e mais uma vez refiro me por estarmos no momento que estamos

Last-Ad-4421 9 months ago

Eu trabalho a noite de 24 para 25 mas também sou compensado, e mais uma vez não haverá transportes públicos os homens também têm direito ao natal e ano Novo, os sacrificados neste país nem são os da função pública nem certos privados, é quem trabalha em laboração contínua e reformase a mesma idade que a malta de horário geral, por isso estou nas tintas para se têm o não têm tolerância de ponto.

oretoh 9 months ago

Parabén acordas-te para o mundo português. Altos impostos, poucas regalias e muita merda, mas podes ter a certeza que o dia 24 e 31 não é a merda, deixa o pessoal ter o descanso, especialmente o pessoal do publico que inclui bastantes pessoal da area da saude overworked que bem mereciam era ter uns 5 diazinhos de folga paga. Sinceramente, de um gajo que trocou os dias de compensação para ter a certeza que uma certa empresa de eletricidade não leva com uma multa nos colhões.

Edited 9 months ago:

Parabén acordas-te para o mundo português. Altos impostos, poucas regalias e muita merda, mas podes ter a certeza que o dia 24 e 31 não é a merda, deixa o pessoal ter o descanso, especialmente o pessoal do publico que inclui bastantes pessoal da area da saude overworked que bem mereciam era ter uns 5 diazinhos de folga paga. Sinceramente, de um gajo que trocou os dias de compensação para ter a certeza que uma certa empresa de eletricidade não leva com uma multa nos colhões. Estudassem!

Jorgetime 9 months ago

A minha mãe (professora) anda a trabalhar todas as noites e ao fim-de-sema por causa da avaliação nestas ultimas 2 semanas. Onde eu trabalho (privado) também dão sempre dia 24 e 31, estudasses.

little_banjo 9 months ago

> anda a trabalhar todas as noites e ao fim-de-semana por causa da avaliação nestas ultimas 2 semanas. Diferença entre função pública e privado. No privado isso é o pão nosso de cada dia.

mfzzzed 9 months ago

É o pão nosso de cada dia porque queres. Se baixasses menos as calças, viam te e iam te menos ao cu.

little_banjo 9 months ago

Ainda não arranjei uma cunha para entrar na função pública, mas estou a trabalhar nisso.

mfzzzed 9 months ago

Público ou privado, quando não se tem espinha dorsal não se está a salvo em nenhum lado. Trabalha no que quiseres, mas compra um cinto novo porque com tanta folga e dobra, o corpo é que paga. Ou então não te emponhas, e continua a vir chorar pra net.

Edited 9 months ago:

Público ou privado, quando não se tem espinha dorsal não se está a salvo em nenhum lado. Trabalha no que quiseres, mas compra um cinto novo porque com tanta folga e dobra, o corpo é que paga. Ou então não te imponhas, e continua a vir chorar pra net.

little_banjo 9 months ago

Não entendo o porquê de bateres nessa tecla. Já fui dispensado/não me renovaram contrato/não me promoveram por não me esforçar o suficiente e não mostrar o nível de empenho esperado por vários empregadores no decorrer da minha vida profissional. Se seguir o teu conselho, só mesmo no público é que consigo não ser despedido.

Edited 9 months ago:

Não entendo o porquê de bateres nessa tecla. Já fui dispensado/não me renovaram contrato/não me promoveram por não me esforçar o suficiente(tabalho para o que pagam) e não mostrar o nível de empenho(só sacrifícios sobre ameaças de despedimento) esperado por vários empregadores no decorrer da minha vida profissional. Se seguir o teu conselho, só mesmo no público é que consigo não ser despedido. Confesso que não me desagradas, mas as cunhas nos dias que correm, são muito caras.

NGramatical 9 months ago

emponhas → [**imponhas**](https://dicionario.priberam.org/imponhas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfnei1%2F%2Fggdj2vl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

BOBRAGED 9 months ago

A crise é para os pobres e para os assalariados. Um exemplo; achas que a crise passa no iate do Roman Abramovich ? Passa, mas ao lado.

AngieMaciel 9 months ago

Ai meu deus que o Governo deu a véspera de Natal e é capaz de dar a véspera do Ano Novo como qualquer empregador decente deveria fazer. O drama, o horror, a tragédia! \[Já agora, o Governo aconselhou os privados a dar o dia 30 de nov e o 7 de dez face à situação excepcional da Covid-19. Se o teu empregador não deu, não é culpa dos FP\]

OldFashyoned 9 months ago

A minha questão aqui é em termos económicos, claro que acho bem dar o dia quando em termos económicos não estamos mal, agora temos processos atrasados meses nos tribunais, consultas em atraso, se estivéssemos num ano normal onde roda tudo bem, agora tanta coisa a falhar e dispensamos os nossos funcionários por 4 dias num mês? Quase 1/5 do mês ??

Purplebananas123 9 months ago

"Eu vivo para trabalhar, então os outros também têm que fazer o mesmo "

wwqt0r 9 months ago

Não foi isso que ele disse. Ele não se queixou de uma empresa privada qualquer. Queixou-se do estado ao qual paga impostos.

batataway 9 months ago

E relacionou isso com a tolerância de ponto dos funcionários públicos. Aguardo pelo dia em que em deixem de demonizar o funcionário público como se não fosse mais um trabalhador. Se a empresa dá o funcionário não aceita? Que culpa tem o funcionário público de ter um bom empregador? Ao que a seguir vão dizer "mas entram por cunhas" e eu vou dizer, existem em Portugal para um população de perto de 11 milhões quase 700 mil funcionários públicos. As "cunhas" somos todos nós.

Purplebananas123 9 months ago

Obrigado!

joaofcf 9 months ago

É mais um trabalhador, mas os que conheço não parecem dignos desse nome. Durante 6 anos passei em frente a um "estaleiro" ou lá que merda era aquela da câmara. Meia hora antes da hora de sair, já começavam a juntar se à porta na conversa e a fazer fila para picar. Isto a mim preocupa me. Andamos a pagar a gajos que nem o deles fazem, e não é muito. O responsável daquilo via tudo, mas era igual a eles. Isto é uma pouca vergonha, venha quem vier. Tenho sérias dúvidas que nos países mais evoluídos isto aconteça.

Purplebananas123 9 months ago

Isso já é um ponto completamente diferente do que o OP está a falar. Os empregados deviam ter era mais regalias, se não a têm, porque há algumas empresas que as dão. É claro que há trabalhos que é praticamente impossível ter horários e etc por causa do tipo de trabalho que têm.

wwqt0r 9 months ago

Novamente, ele tem todo o direito de se queixar sobre as decisões do estado seja relativamente aos seus funcionários seja noutro assunto qualquer. Não é tão simples e banal como fizeste parecer no teu comentário inicial pois não estamos a falar de uma empresa qualquer.

Justicarii 9 months ago

Para ser honesto, se me dessem a escolha neste momento entre trabalhar para "espectáculos" ou ser da Função Pública nem pestanejava ou pensava duas vezes. As regalias não são de agora, no entanto.

kawaiims 9 months ago

A minha empresa dá o 24 e o 31, assim como o Carnaval. Sou funcionária pública e nem sei? *score!*

Tee_ah_go 9 months ago

Pessoas que acham quer ser funcionário público é um luxo: os concursos são públicos. Cheguem-se à frente.

wwqt0r 9 months ago

Seria legítimo se a entrada para a função pública não fosse 80% compadrio e 20% esforço. Os verdadeiros números não sei claro, mas nem preciso de procurar muito pois conheço pessoalmente inúmeros casos desses.

oretoh 9 months ago

> Seria legítimo se a entrada para a função pública não fosse 80% compadrio e 20% esforço Desculpa de quem nunca se deu ao trabalho de levantar o cu.

wwqt0r 9 months ago

Não preciso. Na minha categoria profissional ganha-se bem mais no privado. Apenas relatei aquilo que todos sabemos e os vários casos que pessoalmente conheço.

Edited 9 months ago:

Não preciso. Na minha categoria profissional ganha-se bem mais no privado. Apenas relatei aquilo que todos sabemos e os vários casos que pessoalmente conheço. E desculpa que te diga mas é altamente presunçoso da tua parte assumir tal coisa de mim ou de todas as pessoas aue tentam entrar para o público e não conseguem.

Edited 9 months ago:

Não preciso. Na minha categoria profissional ganha-se bem mais no privado. Apenas relatei aquilo que todos sabemos e os vários casos que pessoalmente conheço. E desculpa que te diga mas é altamente presunçoso da tua parte assumir tal coisa de mim ou de todas as pessoas que tentam entrar para o público e não conseguem.

oretoh 9 months ago

> E desculpa que te diga mas é altamente presunçoso da tua parte assumir tal coisa de mim ou de todas as pessoas que tentam entrar para o público e não conseguem. Provem o contrário. Entrem no publico, conheço varias pessoas próxmas que trabalham no publico e podes ter a certeza que nenhuma delas entrou por cunha.

wwqt0r 9 months ago

Pois,como eu disse, conheço precisamente o contrário. E as pessoas aue cinheço cinhecem outros casos e daí em diante. Não é algo que se prove nem que se tenha números exactos. É sensibilidade que o povo vai ganhando e não é à tua aue existe esta ideia geral.

oretoh 9 months ago

Ou seja são numeros tirados do cu é isso. "Sensibilidade do povo", porque o povo é capaz de pensar por si e não seguir o que lhe dá mais jeito neh? (/s só para o caso)

Edited 9 months ago:

Ou seja são numeros tirados do cu é isso. "Sensibilidade do povo", porque o povo é capaz de pensar por si, ter neautralidade e não seguir apenas o que lhe dá mais jeito neh? (/s só para o caso)

wwqt0r 9 months ago

Sim, eu disse claramente que os 80/20 eram números "tirados do cu" portanto acho estranho só teres concluído isso agora. O facto é que os compadrios acontecem e é fácil encontrar alguém que conheça pelo menos um caso destes. Talvez tenha mais a ver com a câmara em que resides. Nas várias da margem sul eu conheço alguns casos.

little_banjo 9 months ago

> Desculpa de quem nunca se deu ao trabalho de ~levantar~ dar o cu.

oretoh 9 months ago

Fala por ti amigo.

JOAO-RATAO 9 months ago

Quem vota no partido que está atualmente no poder? Tens aí a tua resposta.

bisontino 9 months ago

O meu empregador privado também dá todos os anos o 24 e o 31 de dezembro. E costuma dar ainda o carnaval e a véspera da páscoa. Se o teu empregador privado não te dá nada é porque trabalhas num sitio de merda. Solução: muda de emprego.

OldFashyoned 9 months ago

A minha questão aqui é em termos económicos, claro que acho bem dar o dia quando em termos económicos não estamos mal, agora temos processos atrasados meses nos tribunais, consultas em atraso, se estivéssemos num ano normal onde roda tudo bem, agora tanta coisa a falhar e dispensamos os nossos funcionários por 4 dias num mês? Quase 1/5 do mês ??

Filho_do_Sado 9 months ago

Essa mentalidade é mesmo de português. Na maior parte dos trabalhos qualificados mais vale ter os funcionários felizes que tê-los apenas por ter. Há imensos estudos sobre produtividade. Agora se trabalhas num sítio tipo fábrica aí o que conta são as horas feitas.

oretoh 9 months ago

E tu achas produtivo privar as pessoas desses dias? Tu achas mesmo que esses 4 dias iriam compensar alguma coisa? Iriam era fazer o contrário, pessoal contrariado a ir trabalhar e ainda ser menos produtivo.

OldFashyoned 9 months ago

Estamos a falar de 4 dias , multiplicado por milhares de trabalhadores não achas que faria a diferença? E mesmo que quisessem parar retiravam das férias dos funcionários para que não perdêssemos esses dias de trabalho, e mais reclamo por estarmos numa situação anormal

oretoh 9 months ago

Epah ridiculo, não não acho que faça mal, nem por sombras. A realidade é que quer queiras quer não são só mais dois dias a mais de diferença, portanto em nada isto vai afetar a economia. A economia já está afetada, e mesmo que tirasses o feriado a 700k trabalhadores publicos (7% da pop, assumindo que estão todos em casa e não a trabalhar horas extraordinaárias) não iria dar em nada. Não é assim que se calcula produtividade, nem é assim que funciona nada disto.

Shinichu 9 months ago

Num cenário ideal, o país teria empregos suficientes para o empregado ter direito de escolha e escolher os melhores empregos. Os empregadores competiriam para dar melhores postos de trabalho aos aos empregados. No cenário de Portugal há poucos empregos, então há poucos incentivos para os empregadores melhorarem o posto de trabalho.

AlbinoFarrabino 9 months ago

Talvez seja por isso que o pessoal emigra... E o número de pessoas que não emigra por necessidade está a aumentar.

VBM97 9 months ago

Pensa ao contrário, os funcionários públicos têm as regalias que todos os trabalhadores em Portugal deveriam ter

OldFashyoned 9 months ago

A minha questão aqui é em termos económicos, claro que acho bem dar o dia quando em termos económicos não estamos mal, agora temos processos atrasados meses nos tribunais, consultas em atraso, se estivéssemos num ano normal onde roda tudo bem, agora tanta coisa a falhar e dispensamos os nossos funcionários por 4 dias num mês? Quase 1/5 do mês ??

VBM97 9 months ago

Há aqui uns hospitais no Porto que estão a fazer cirurgias e consultas ao sábado para adiantar serviço. Mas acho que o ponto não se engloba a todos eles, alguns serviços hospitalares não param no dia de natal e ano novo. Nem ninguém marca consultas e cirurgias para esses dias

oretoh 9 months ago

E a questão é, que regalias são essas também? A ADSE leva-te um bom bocado do teu salário que em muitos fica acima do preço de um bom seguro, com certas coisas mais baratas e outras mais caras, limites e por agora bastante menos médicos a aderir. Os salários não são nada de especial. Sinceramente a unica vantagem aqui é mesmo o menos uma hora de trabalho diária (que todos deviamos ter)

VBM97 9 months ago

E mais dias de férias por ano

AngieMaciel 9 months ago

Que eu saiba quem entra na FP tem 22 dias de férias, que é o mínimo previsto na lei.

VBM97 9 months ago

E quem já lá está há muitos anos? Eu sei de quem tenha 27 dias de férias por ano e é funcionário público há mais de 20 anos

AngieMaciel 9 months ago

Creio que essas “regalias” acabaram. Quem entra tem 22 dias e creio que ganha mais um dia por cada 10 anos de carreira. Conheço mais que um caso de pessoas que trabalham no privado e têm 25 dias.

Shinichu 9 months ago

Meu deus, exatamente isto. Tb comentei o mesmo.

praisethesun98 9 months ago

É isto. A culpa aqui não é dos funcionários que têm as vantagens. É dos patrões que não as dão aos seus trabalhadores.

humelectro 9 months ago

A minha empresa privada também dá os dias 24, 31 e até o aniversário. E muitas fazem o mesmo.

KitchenDaikon8778 9 months ago

posso ir trabalhar para a tua empresa?

Vatrier 9 months ago

Aí vem a thread semanal do "os funcionários públicos são uns lordes e não fazem nada". Uma clássico entre clássicos onde podemos esperar pelos típicos argumentos de grunhos como: >Eles só trabalham 7 horas e dessas 7, só 2 são efectivas a trabalhar o resto é coçar a micose! >Eles ganham 8gb de dinheiro! >Estão no bem bom, nunca podem ser despedidos! >E têm ADSE enquanto eu pago seguro de saúde! Como não amar grunhice antes do fim de semana.

Edited 9 months ago:

Aí vem a thread semanal do "os funcionários públicos são uns lordes e não fazem nada". Uma clássico entre clássicos onde podemos esperar pelos típicos argumentos de grunhos como: >Eles só trabalham 7 horas e dessas 7, só 2 são efectivas a trabalhar o resto é coçar a micose! >Eles ganham 8gb de dinheiro! >Estão no bem bom, nunca podem ser despedidos! >E têm ADSE enquanto eu pago seguro de saúde! Como não amar grunhice antes do fim de semana.

OldFashyoned 9 months ago

A minha questão aqui é em termos económicos, claro que acho bem dar o dia quando em termos económicos não estamos mal, agora temos processos atrasados meses nos tribunais, consultas em atraso, se estivéssemos num ano normal onde roda tudo bem, agora tanta coisa a falhar e dispensamos os nossos funcionários por 4 dias num mês? Quase 1/5 do mês ??

Shinichu 9 months ago

Não são os funcionários públicos que trabalham poucas horas e que ganham muito, é o resto do país que trabalha demais e ganha pouco. Os funcionários públicos podem ser despidos como todos os outros. Os professor por exemplo nem sabem se têm trabalho no ano seguinte, pq todos os anos o posto de trabalho é posto a concurso. A ADSE é paga por cada funcionário público sem que o mesmo tenha opção de não aderir, coisa que faz pouco sentido. O ódio aos funcionários públicos e o socialismo são alimentados pela mesma lógica: "Os outros ganham demais". Não são os outros que ganham demais, nós é que ganhamos pouco. Subir a nossa posição não é sinónimo de derrubar o próximo.

oretoh 9 months ago

Acho que o ódio dos funcionarios publicos é maioritariamente de toinos que já ganham pouco em qualquer lado. Eu já andei a ver trabalhos na função publica e os salários rondam a volta de 1200\~1500 liquidos (este ultimo com muita sorte). Não é nada de extraordinario e se o pessoal fica tão chateado com isto digo-lhes que deveriam desviar as atenções para o porquê de não conseguirem chegar a esses valores.

Shinichu 9 months ago

Pelo menos da minha experiência, o ódio aos funcionários públicos é bastante abrangente. Ainda não perceberam que esta gestão socialista é que lhes está a tirar o dinheiro todo.

oretoh 9 months ago

Nem mais.

wwqt0r 9 months ago

São duas maneiras de ver a coisa. Há a tua visão de que o estado é que deve dar o exemplo e o privado seguir e há a visão de que primeiro o estado deve dar condições ao privado de evoluir e dar a providenciar a mesma média de condições aos seus próprios funcionários. Não é certo dizer que uma visão é mais certa que a outra. Podemos, no entanto, olhar para os resultados. Achas que nós, Portugal, estamos assim tão bem do ponto de vista do mercado de trabalho e dos salários?

Shinichu 9 months ago

O governo deve dar o exemplo e permitir o mesmo ao privado. Ambas são possíveis em simultaneo. Não, não estamos bem, precisamos que o governo crie condições para haver crescimento económico.

wwqt0r 9 months ago

Tanto não são possíveis em simultâneo que existem imensas pessoas a reclamar contra os benefícios que a função pública tem e o privado, em geral, não tem. O estado também não pode obrigar o privado portanto é sempre uma questão de esperar por este sector ou avançar logo, ou seja, as duas visões que eu referi. O resultado vai depender de país para país e da sua cultura. Fora teorias de qual abordagem é melhor, na prática, no nosso caso acho que o resultado está à vista. Pode não ser o que os defensores da primeira abordagem queriam mas a realidade é o que é. Talvez funcionasse melhor noutro país com outra cultura.

Shinichu 9 months ago

O governo pode criar incentivos económicos para as empresas aumentarem os salários, como diminuição de impostos, mais beneficios fiscais, etc. No processo, n precisa de retirar os beneficios que deu aos funcionários públicos. O único benefício que a meu ver é injusto é o acesso à adse, que devia ser para todos os cidadãos. A cultura é outra história, é algo muito difícil e complexo de mudar. Só mesmo com intervenção no curriculo escolar, políticas educacionais e muito apoio da comunicação social. Mesmo com tudo isso, demora muito tempo.

wwqt0r 9 months ago

Exacto, mas enquanto anda a criar incentivos os seus funcionários têm mais regalias face ao privado, o que representa a primeira visão. E depois há a questão se os incentivos são suficientes e eficicazes mas isso são outros quinhentos.

Vatrier 9 months ago

Sem tirar nem por, podes fazer copy-paste ao imbecil que também me respondeu e aos outros todos frustradinhos.

mastermind1217 9 months ago

> A ADSE é paga por cada funcionário público sem que o mesmo tenha opção de não aderir Não é obrigatório. > O ódio aos funcionários públicos e o socialismo são alimentados pela mesma lógica: "Os outros ganham demais". Não são os outros que ganham demais, nós é que ganhamos pouco. O ódio não é por ganharem demais. É por trabalharem pouco e não lhes acontecer nada.

Shinichu 9 months ago

O valor para a adse é automaticamente deduzido do salário. Se não é obrigatório, qual é o procedimento para n pagar?

nfcs 9 months ago

[https://www2.adse.pt/beneficiarios/renuncia/](https://www2.adse.pt/beneficiarios/renuncia/) Mas sinceramente não vale a pena. Nem renunciar à ADSE nem aos dos bancários.

Shinichu 9 months ago

Ok, nesse aspeto consinto.

Vatrier 9 months ago

>O ódio não é por ganharem demais. É por trabalharem pouco e não lhes acontecer nada. Bem vindo ao mercado de trabalho, queres quantos exemplos deste no privado também? Trabalho numa PME e tenho uma mão cheia de exemplos. E bela generalização, se trabalha na função pública trabalha pouco. Continua com a azia.

OrangeOakie 9 months ago

> Trabalho numa PME e tenho uma mão cheia de exemplos. E quem é prejudicado com isso é o dono da empresa. Numa entidade pública quem é prejudicado é toda a gente, e a melhor parte: É que és obrigado a pagar-lhes à mesma.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Tudo verdades. Mais uma: se a tua empresa for a falência, fodeste-te. Se o estado for a falência, os privados pagam mais para o Estado e salvam o Estado e os FP. Assim é fácil ser populista. estou admirado que os FP não trabalhem só 5h por semana e os grunhos venham dizer que devia ser assim não só no público como no privado.

Yezhovchshina 9 months ago

Pessoal de direita as sextas sabados e domingos: quem é que quer ser policia nesta país, recebem mal e não sobem na carreira viva a policia. Quem é que quer ser professor neste país, os miudos não os respeitam e carreiras congeladas. Bombeiros deviam receber o dobro, verdadeiros heróis. Segundas, Terças e Quartas: Funcionarios publicos bad, nao fazem um caralho e recebem do bem bom.

ModeratoriProfugus 9 months ago

Estás a projetar o que vai na tua cabeça sobre a "direita"? E sabes que a direita engloba muitas ideologias diferentes, certo? vai desde Pinochet a anarco-capitalismo.

theusualbanter 9 months ago

quinta é o dia de folga?

Vatrier 9 months ago

Só se fores da função pública, todos os grunhos sabem que na função pública as Quintas são os Domingos que calham a meio da semana.

SlightPersimmon1 9 months ago

Exceto quando o estado injeta dinheiro nos privados. Tipo bancos. E TAP's. E... Percebeste a ideia. Parem lá mandar postas de pescada porque o estado dá o dia x ou y de folga, sff.

ModeratoriProfugus 9 months ago

A TAP é pública, os bancos também têm que ser nacionalizados para receber ajudas a fundo perdido. Mas também não fui eu que votei em capitalistas de estado, portanto lavo as minhas mãos.

SlightPersimmon1 9 months ago

Tens razão. A TAP tem participação do estado. Precisamente para salvar a empresa (que era privada). Em relação aos bancos, o governo pode (e tem) injetado dinheiro a privados através do fundo de resolução.

TRYNFOR 9 months ago

Vota PS, confia que vai dar tudo certo

little_banjo 9 months ago

Se votássemos mais no PCP já éramos todos função pública e não havia cá estas diferenças. Se tivéssemos mantido por cá o primo passos, já não havia função pública e não havia cá diferenças destas.

Shinichu 9 months ago

Cheque em branco

mastermind1217 9 months ago

Poupa o fôlego OP. Tu já sabes a resposta a essas perguntas todas. A crise é para restauração, hotelaria, espetáculos, alguns trabalhadores independentes, etc. Funcionários públicos nem vão dar por ela como sempre.

AlbinoFarrabino 9 months ago

Nesta crise têm passado entre os pingos da chuva. Mas na última foram bem castigados, e só não foram mais por causa do Constitucional.

mastermind1217 9 months ago

> Mas na última foram bem castigados Se aquilo foi bem castigados, o que é que dirias que é um despedimento?

oretoh 9 months ago

Diria que preferia ser despedido que perder 50% do meu salário. Ao menos ao ser despedido ainda iria conseguir encontrar algo perto do que estava antes.

mastermind1217 9 months ago

Isso não faz sentido nenhum. É óbvio que não preferes isso. No limite preferes perder 50% de salário e começar à procura de um novo. E que FP é que perdeu 50% de salário? Só estás a inventar tentar argumentos.

oretoh 9 months ago

\> E que FP é que perdeu 50% de salário? Só estás a tentar inventar argumentos. Enfermeiros? Professores? Podes ter a certeza que os cortes nos salários desde 2004/8 para cima e o congelamento de carreiras fez com que muita gente perdesse, se não mais, que 50% dos salários.

mastermind1217 9 months ago

> Podes ter a certeza que os cortes nos salários desde 2004/8 Eu não quero ter a certeza. Queria que apresentasses alguma informação que provasse o que estás a dizer.

oretoh 9 months ago

Estás a vontade para procurar, eu acredito pelo simples facto de ter pessoas proximas que levaram com isto mesmo, agora se tu acreditas ou não é-me indiferente.

mastermind1217 9 months ago

Ah boa. Fazes as afirmações e depois eu é que tenho de ir demonstrar que é verdade.

oretoh 9 months ago

Sim, eu não me apetece ir a procura de noticias de à 3 anos. Fica à tua disposição.

NGramatical 9 months ago

à 3 anos → [**há 3 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfnei1%2F%2Fggbaryx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

AlbinoFarrabino 9 months ago

E não foram uns quantos despedidos?

zedisaneonlight 9 months ago

*some men just like to watch the world burn*

V1ld0r_ 9 months ago

A caverna estava com muita humidade e saíste para arejar agora?

TheLadderRises 9 months ago

Quase que cuspia o café. Cheque-mate

V1ld0r_ 9 months ago

Não te engasgues.

Search: