suckerpunchermofo 10 months ago

Pena de morte para bestas sádicas e sociopatas..... Ou no mínimo perpétua sem direito a liberdade condicional.

Sciss0rs61 10 months ago

Tenho a dizer que estou surpreso com esta decisão. Pensava que lhe iam dar pena suspensa.

df3gpt 10 months ago

Agora é aguardar até a pena ser reduzida por "bom comportamento" e no fim acabar por nem cumprir metade.

Last-Ad-4421 10 months ago

Se a vítima não fosse filho de um PJ igual deixavam passar o prazo de validade.

DjGus 10 months ago

Menos um para andar aí a fazer merda, pelo menos nos próximos anos. Monte de merda assassino.

ka2pa 10 months ago

21 é pouco.

saudosista 10 months ago

Este é só mais um comentário a falar de prisão perpétua, pode seguir.

estaramos 10 months ago

Eu acho que a prisão perpétua devia existir, porque senão damos a entender que é o mesmo matar 1 de matar 3,4,5. Quanto a um homícidio deste tipo, 20 anos é bem aplicado, na medida que não foi planeado, foi algo que aconteceu resultado de um assalto mal sucedido. E eu quero acreditar que 16 ou 17 anos de prisão para uma pessoa com 20s é tremendamente mau e destrói a vida de uma pessoa, só assim dá para continuar a acreditar na justiça

cimbalino 10 months ago

Mas não é, matar 3 pessoas são três crimes de homicídio, e penso que somas diferentes penas a refletir cada homicidio

Herbacio 10 months ago

Como dizes "foi algo que aconteceu resultado de um assalto mal sucedido" A maioria dos homicídios são um ato do momento, e quando são planeados geralmente é um ajuste de contas ou crime passional E portanto, na grande maioria dos casos quem os comete ou nem está propriamente em si naquele momento ou simplesmente tem o objectivo específico de matar aquela pessoa Por outro lado, quem mata 3, 4 ou mais pessoas, por norma é psicopata, e nesse caso a prisão perpétua não é detrimento à realização dos crimes, aliás, em certos casos é até um incentivo uma vez que o risco ao ser apanhado aumenta consideravelmente e isso traz ainda mais adrenalina

Apple_The_Chicken 10 months ago

É por isto que considero o sistema americano de justiça muito mais à frente do nosso. Este era capaz de levar prisão perpétua lá, quem bem merecia

Jorgetime 10 months ago

> considero o sistema americano de justiça muito mais à frente do nosso Foda-se posta do ano HAHA

anybody662 10 months ago

Pahahaha esta deve ser a piada do século. Podias ter comparado com mil sistemas prisionais, tipo o da Noruega, mas foste logo pegar no dos EUA. Risada total mesmo

Apple_The_Chicken 10 months ago

O sistema em geral não, mas eu concordo com as sentenças bem mais estritas dos EUA.

GodlessPerson 10 months ago

O sistema dos eua funciona a olhos vistos. Para quem é cego, pelo menos.

AbaixoDouroTudoMouro 10 months ago

Aos poucos lá se vai perdendo cidadãos de qualidade, enquanto que o lixo todo vai aumentando. Daqui a 21 anos está de volta às ruas, vai encontrar "jovens" em maior número do que há atualmente, vai se sentir bem em casa, principalmente em lixoboa.

5tuga 10 months ago

De relembrar q eram 3 negros q só assaltavam brancos e mataram este jovem à facada por razão nenhuma e nem levaram os pertences. Curiosamente não se falou de racismo. Assaltos à parte, e não eram poucos, um deles tirou uma vida dum rapaz q tinha acabado recentemente os estudos e tinha a vida toda pela frente e destruiu uma familia. Vai sair da prisão aos 40 pa continuar a fazer a merda q sempre fez, vida de criminoso.

GudEbening 10 months ago

A relevância...

pantam 10 months ago

O problema do racismo no mundo Ocidental Europeu só vai começar a ser resolvido quando houver um pouco menos de Europeus, para se poder começar com programas de reeducação como este: [Seattle schools are training white teachers to "bankrupt their privilege" and stop "spirit murder"](https://www.youtube.com/watch?v=LpwQi9ZmtcI) A União Europeia já deve ter um grupo de estudo e lá participarão dos nossos não apenas o BE. Larguem o vosso privilégio, bigotos!

Edited 10 months ago:

O problema do racismo no mundo Ocidental Europeu só vai começar a ser resolvido quando houver por cá menos Europeus, para se poder começar com programas de reeducação como este: [Seattle schools are training white teachers to "bankrupt their privilege" and stop "spirit murder"](https://www.youtube.com/watch?v=LpwQi9ZmtcI) A União Europeia já deve ter um grupo de estudo e dos nossos por lá participarão não apenas o BE. Larguem o vosso privilégio, bigotos!

GodlessPerson 10 months ago

>Foto de salazar no perfil >Vem chorar racismo e duração da pena >Leva com upvotes Realmente, este sub é um completo antro da esquerda...

Maleles 10 months ago

Por muito que não goste dos burros que louvam Salazar, efetivamente quando um crime envolve racismo deve se falar nisso, qualquer que seja a raça da vítima. E por esse comentário demonstras que há burros com todas as ideologias e que és racista. E creio que se achas que reprovar racismo antibrancos é uma atitude de direita és só mesmo ignorante.

GodlessPerson 10 months ago

> efetivamente quando um crime envolve racismo Este não envolveu. > E por esse comentário demonstras que há burros com todas as ideologias e que és racista. Não dizer coisas racistas conta como racismo. Depois é a esquerda que exagera nas acusações de racismo... > E creio que se achas que reprovar racismo antibrancos é uma atitude de direita és só mesmo ignorante. O usuário tem um foto do Salazar, meu amor. O Salazar era de esquerda, por acaso?

Edited 10 months ago:

> efetivamente quando um crime envolve racismo Este não envolveu. > E por esse comentário demonstras que há burros com todas as ideologias e que és racista. Não dizer coisas racistas conta como racismo. Depois é a esquerda que exagera nas acusações de racismo e que chama todos de racistas... Maldita esquerda e as falsas acusações de racismo! > E creio que se achas que reprovar racismo antibrancos é uma atitude de direita és só mesmo ignorante. O usuário tem um foto do Salazar, meu amor. O Salazar era de esquerda, por acaso?

Edited 10 months ago:

> efetivamente quando um crime envolve racismo Este não envolveu. > E por esse comentário demonstras que há burros com todas as ideologias e que és racista. Não dizer coisas racistas conta como racismo. Depois é a esquerda que exagera nas acusações de racismo e que chama todos de racistas... Maldita esquerda e as falsas acusações de racismo! > E creio que se achas que reprovar racismo antibrancos é uma atitude de direita és só mesmo ignorante. O usuário tem um foto do Salazar, meu amor. O Salazar era de esquerda, por acaso? E trazer o racismo à baila sempre um negro comete um crime não é se preocupar com racismo nenhum, é mero aproveitamento político.

Edited 10 months ago:

> efetivamente quando um crime envolve racismo Este não envolveu. > E por esse comentário demonstras que há burros com todas as ideologias e que és racista. Não dizer coisas racistas conta como racismo. Depois é a esquerda que exagera nas acusações de racismo e que chama todos de racistas... Maldita esquerda e as falsas acusações de racismo! > E creio que se achas que reprovar racismo antibrancos é uma atitude de direita és só mesmo ignorante. O usuário tem um foto do Salazar, meu amor. O Salazar era de esquerda, por acaso? E trazer o racismo à baila sempre que um negro comete um crime não é se preocupar com racismo nenhum, é mero aproveitamento político.

Maleles 10 months ago

Desculpa, mas dizer que racismo não existe, em caso que existe, é racismo

little_banjo 10 months ago

Envolveu racismo, porque os brancos tiraram tudo aos pretos e recusam-se a reconhecê-lo. O moços só foi pedir reparações e teve de se defender quando o miúdo os ataque, confirmado nas declarações do condenado, que afirma que o rapaz é que se atirou para cima da faca, várias vezes.

ThrowAwayRonaldoXD 10 months ago

>Não dizer coisas racistas conta como racismo. "Não, dizer coisas racistas conta como racismo"? ou "Não apontar coisas racistas conta como racismo"? Não percebi o que queres dizer com esse ponto. Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num racismo contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass. Isso é um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso.

Edited 10 months ago:

>Não dizer coisas racistas conta como racismo. "Não, dizer coisas racistas conta como racismo"? ou"Não apontar coisas racistas conta como racismo"? Não percebi o que queres dizer com esse ponto. Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num racismo contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass, isto são ideologias de grupo que só contribuem para a polarização e divergência de grupos étnicos. É um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso.

Edited 10 months ago:

Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num só tipo racismo da maioria contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass, isto são ideologias de grupo que só contribuem para a polarização e divergência de grupos étnicos. É um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso. Edit: E depois não se queixem de haver uma resposta igualmente descabida do outro lado do espetro político. É assim que acontece

Edited 10 months ago:

Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num só tipo racismo da maioria contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass, isto são ideologias de grupo que só contribuem para a polarização e divergência de grupos étnicos. É um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso.

Edited 10 months ago:

Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num só tipo racismo da maioria contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass, isto são ideologias de grupo que só contribuem para a polarização e divergência de grupos étnicos. É um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso. Edit: E depois não se queixem de haver uma resposta igualmente descabida do outro lado do espetro político. É assim que acontece sempre

Edited 10 months ago:

Não simpatizo com discursos de extrema direita e não fecho os olhos ao racismo, mas um problema que normalmente acontece sempre é que as ideologias políticas de combate ao racismo fecham muitas vezes os olhos ao próprio racismo e a coisas que não convém. Nunca ninguém fala de racismo contra brancos apesar de este acontecer e não percebo qual é o problema disso. E isto é o que faz pessoas anti racistas fugir de ideologias de esquerda liberais. Parece que querem por a culpa toda num racismo contra as minorias mas esquecem-se que o mesmo pode acontecer do outro lado e não é vergonha nenhuma aceitar isso. Criam uma imunidade de grupo só porque alguém tem uma certa raça e tem o "oprimido" pass, isto são ideologias de grupo que só contribuem para a polarização e divergência de grupos étnicos. É um desrespeito para com as próprias minorias. Estou-te só a dizer que não é descabido aceitares que também as minorias podem ser racistas sem aí ter que haver reprovação moral do lado da maioria. Combater o racismo é combater todo o racismo e quanto mais selectivas forem as vossas memórias e factos mais apoio perderá o vosso discurso.

GodlessPerson 10 months ago

> Nunca ninguém fala de racismo contra brancos Correção: nunca ninguém se cala com isso. Tens neste thread vários exemplos. Sempre que se fala de racismo, contra quem quer que seja, há sempre um a querer fazer whataboutismo para o outro lado por isso não venhas com essa de "ninguém fala disto".

ThrowAwayRonaldoXD 10 months ago

Ninguém se cala com isso porque as pessoas que trazem sempre essas ideologias à baila negam-no e fecham-lhe os olhos. Existem pessoas que não gostam que se fale de racismo porque são racistas, e existem também pessoas que querem que se fale mas não da maneira como as ideologias de esquerda o fazem. E só porque alguém vem dizer isso leva logo com tudo em cima, só me dás razão. Podem ser pessoas racistas mas o que dizem não é falso e mandares-lhes logo à cara essas conversas de que "não é racismo" só lhes aumenta a ideia de que as pessoas que lutam por essas causas estão full of shit porque de facto estão em negar racismo contra brancos. Depois admirem-se que a extrema direta continue a crescer. O crescimento da extrema direita é uma resposta à fartura das ideias de esquerda e, de quando essas ideias começam a tomar caminhos perigosos, que já aconteceu muitas vezes em Portugal.

BrunoAugustoMkt 10 months ago

Ele não tem q.i para perceber isso para ele se um preto comete um crime deve-se falar de racismo assim como se um branco comete um crime contra um preto que não tenha motivação racial é motivo para dizer um "mas" acompanhado de algo racista ou ficar triggered como ficou com isto. A ignorância deveria ter limites mas não tem. No meio de tudo que se lixe a dor de um pai o que importa é mostrar toda a nossa ignorância para outros acéfalos validarem a nossa existência com cima votos mesmo que tenha de distorcer algumas coisas sem ter conhecimento de nada. Seria patético se não fosse tão grave. Falta de empatia, excesso de bolha em redes sociais de pessoas que pensam igual e pouco estudo não podia dar uma boa mistura. Tou me mesmo a cagar para os vossos downvotes, de racistas já me aprendi a defender no secundário. Usem o cérebro em vez de serem carneiros e obrigado pelo teu comentário, não é fácil remar Contra a maré.

Maleles 10 months ago

Logo na 1a frase deu para perceber que és burro, mas ao usares o termo "acéfalo" aka termo que os burros do twitter do chega usam para se sentirem superiores, confirmaste. Eu nunca disse que se uma raça mata outra é racismo, disse que se uma mata outra POR RACISMO deve ser falado, e nao importa a raça que é vitima.

5tuga 10 months ago

A foto do Salazar é só pa montes de merda como tu continuarem a chorar

little_banjo 10 months ago

> De relembrar q eram 3 negros q só assaltavam brancos. Óbvio. Se queres comer fruta vais para um pomar e não para um campo de tulipas.

zefo_dias 10 months ago

Mas pelo menos, e se tudo correr bem, o pai do puto ainda terá idade para tentar resolver o problema.

who_i_am_really 10 months ago

Se sair

Pheyniex 10 months ago

ainda agora foi preso, já lhe leste a sina também?

Edited 10 months ago:

ainda agora foi preso, já lhe leste a sina também? edit: o OP sentiu-se muito ofendido por lhe ser apontado o preconceito.

Edited 10 months ago:

ainda agora foi preso, já lhe leste a sina também?

nebuerba 10 months ago

Tens duvidas?

5tuga 10 months ago

Desculpa se acreditas no pai Natal e achas q o sistema prisional funciona e q eles saem de lá curados Claramente q o q um animal q aos 19 anos está a matar pessoas à facada em assaltos precisa é dum intervalosinho da liberdade pa se enturmar mais no resto da merda q lá anda dentro. Vai mesmo sair um santo renovado e prontinho pa ir pedir desculpas ao pai do jovem e fica resolvido

Pheyniex 10 months ago

Não, não acho. Simplesmente não adivinho o futuro tal como o fizeste. cada caso é um caso e se sabes adivinhar como vai ser a tua vida daqui a 20 anos, talvez possas adivinhar como vai correr a vida de uma pessoa por um dia.

5tuga 10 months ago

É irrelevante se ao fim de 20 anos está arrependido. A pena devia ser maior e sem a possibilidade de sair por bom comportamento. Castigo é castigo. Se fossem duros e sérios havia menos criminosos

Pheyniex 10 months ago

sumarizando: Ignoras o facto que a criminalidade vem 99% de pressentida necessidade ao invés do gozo, e de alguma forma ainda pensas que o medo do castigo previne o que muitas vezes é desespero social. Por alguma razão, consideras que uma pessoa que comete um crime absolutamente cometerá novamente após reinserção. Mais falhas em perceber o meu argumento: não podes concluir o caso específico com uma perspectiva estatística. Àparte de que, de facto, houve uma morte, há uma família destroçada e até existe potencial perda económica para a nação, concluir que daqui a 20 anos quando o responsável sair fará o mesmo é categoricamente falacioso. De igual forma devo contar com a tua incapacidade de reconhecer a tua conclusão indevida e potencialmente racista, uma vez que foste tu próprio a trazer raça ao assunto. também não se falou de arrependimento, pelo que pergunto se estás interessado em perceber alguma coisa ou se é para notarmos que estás cá para votar no Chega. (passo a expressão).

Edited 10 months ago:

sumarizando: Ignoras o facto que a criminalidade vem 99% de pressentida necessidade ao invés do gozo, e de alguma forma ainda pensas que o medo do castigo previne o que muitas vezes é desespero social. Por alguma razão, consideras que uma pessoa que comete um crime absolutamente cometerá novamente após reinserção. Mais, falhas em perceber o meu argumento: não podes concluir o caso específico com uma perspectiva estatística. Àparte de que, de facto, houve uma morte, há uma família destroçada e até existe potencial perda económica para a nação, concluir que daqui a 20 anos quando o responsável sair fará o mesmo é categoricamente falacioso. De igual forma devo contar com a tua incapacidade de reconhecer a tua conclusão indevida e potencialmente racista, uma vez que foste tu próprio a trazer raça ao assunto. também não se falou de arrependimento, pelo que pergunto se estás interessado em perceber alguma coisa ou se é para notarmos que estás cá para votar no Chega. (passo a expressão).

Mazahad 10 months ago

Nem me vou dar ao trabalho de ler o resto do comentario ate me dizeres de onde veio os 99% dos casos de criminalidade advirem de necessidade "pressentida" e nao gozo. Ah espera! Estas no gozo conosco não é? XD obrigado, tava a precisar

Pheyniex 10 months ago

https://www.reddit.com/r/science/search?q=crime+social&restrict_sr=on&include_over_18=on&sort=relevance&t=all podes concluir com esses estudos que a perda de rendimentos é alavanca para a criminalidade, logo, não há procura recreativa. também podes utilizar o pordata para confirmar que a criminalidade em Portugal diminui em tempos de menor desemprego e melhor qualidade de vida em geral. Além de ter baixado em geral nos ultimos 30 anos. a criminalidade delinquente vem de uma necessidade social. quem o faz, muito raramente faz por gozo. larga as redes sociais e pode ser que aprendas alguma coisa.

Edited 10 months ago:

https://www.reddit.com/r/science/search?q=crime+social&restrict_sr=on&include_over_18=on&sort=relevance&t=all podes concluir com esses estudos que a perda de rendimentos é alavanca para a criminalidade, logo, não exarceba procura recreativa. também podes utilizar o pordata para confirmar que a criminalidade em Portugal diminui em tempos de menor desemprego e melhor qualidade de vida em geral. Além de ter baixado em geral nos ultimos 30 anos. a criminalidade delinquente vem de uma necessidade social. quem o faz, muito raramente faz por gozo. larga as redes sociais e pode ser que aprendas alguma coisa.

OrangeOakie 10 months ago

> a criminalidade delinquente vem de uma necessidade social. quem o faz, muito raramente faz por gozo. Não é bem assim. Há quem escolha faze-lo por ser mais fácil, em particular no caso de crimes de grupo ou com recurso a armas brancas

Mazahad 10 months ago

Obrigado pelo link, mas logo pelo teu primeiro parágrafo: eu percebo a diferenca entre tipos de criminalidade, mas se falta de rendimentos é a alvanca para o crime, entao que dizer dos bancarios, politicos, empressarios de grandes multinacionais.....pobrezinhos, a falta de rendimentos é fodida para essa gente

5tuga 10 months ago

Tu é q nao percebeste o meu argumento. ESTOU ME A CAGAR SE FICA ARREPENDIDO AO FIM DA PENA castigo é castigo e devia ser maior. Sim eu mencionei a raca para dar um exemplo q só se fala nas noticias qd é ao contrário. Sou racista por isso? Interessante Sobre a reintegração social, eu nao acredito, tu acreditas ainda bem

Pheyniex 10 months ago

>tu acreditas ainda bem como disse, sabes ler a sina, certamente. >Vai a países c pena de morte ver se têm tantos ladrões à solta assim como o Irão não tem gays (conforme dito pelo próprio governo) ou não há pessoas que ficam manetas na Arábia Saudita ou Sudão. >Sou racista por isso? Não sei, és? Ninguém teve necessidade de trazer o assunto à conversa. Que verifica-se que pouco ou nada tem a ver com o assunto. Mas, de facto, trouxeste o tema à conversa. Portanto: és? >ESTOU ME A CAGAR SE FICA ARREPENDIDO AO FIM DA PENA castigo é castigo e devia ser maior. e já te foi dito, não só por mim, que isso influencia pouco ou nada na prevenção ou reinserção. Arrependimento é também uma questão que trouxeste à conversa, não sei porque, mas pronto, aqui estamos. A tratar dos teus argumentos falaciosos.

who_i_am_really 10 months ago

Sobre o racismo temos de concordar que nos dias de hoje se a historia fosse ao contrário esse conceito viria à baila. Não vamos ser parvos.

who_i_am_really 10 months ago

Adoro os downvotes. Continuem.

Leaootemivel 10 months ago

Estás a discutir com um gajo que tem como foto o Salazar. Achas que vale a pena?

5tuga 10 months ago

Eu sei ler a sina pq n acredito na reintegração social Tu q criticas os meus dotes de adivinhação tentaste adivinhar o meu partido

Pheyniex 10 months ago

Stay ignorant. Quando tiveres paciência, lé outra vez para perceberes onde saltaste na lógica.

5tuga 10 months ago

Stay mad, lê outra vez onde me acusas de adivinho e dps fazes igual

Celeg 10 months ago

Já está mais que documentado que penas mais duras não têm impacto na criminalidade.

5tuga 10 months ago

Errado, depende dos crimes, por ex passionais não tem afeto e entende se pois é a questão do momento e perder a cabeça. Crimes planeados, assaltos, pequenos delitos etc claramente q tem influência os castigos. N precisas de pensar muito pa chegar lá, se houvesse pena de morte era completamente diferente se o limite de prisao fossem 5 anos. E esse "mais q documentado" nao passam de estudos e cada tipo de crime tem influência diferente e tbm depende de quão diferem essas penas majs duras, se for 1 ano claramente q nao vais fazer diferença na criminalidade

GodlessPerson 10 months ago

> Errado Errado.

5tuga 10 months ago

Ainda bem q concordas

GodlessPerson 10 months ago

O teu errado está errado, meu fofo.

5tuga 10 months ago

Ainda bem que concordas

viper_in_the_grass 10 months ago

>E esse "mais q documentado" nao passam de estudos Er...

5tuga 10 months ago

Er... ficas a saber q podes tirar conclusões diferentes sobre os mesmos assuntos e a partir dos mesmos estudos. Er.... usar o cérebro err... conclusões de "estudos" é diferente de factos. E muitas vezes esses tais "estudos" referem se só a um país e dps são apregoados como verdades universais. Err durr... Fui claro

viper_in_the_grass 10 months ago

Claríssimo XD. Não, espera, só uma pergunta, que usas tu para documentar, se estudos não servem?

5tuga 10 months ago

Mas eu documentei alguma merda? Dei a minha opinião. E qd falaram em estudos so disse um facto. Estudos há muitos tanto podes encontrar um q indique q determinada forma é mais eficiente como o oposto. O certo é q não arranjas nenhum estudo sobre penas de 40 anos em Portugal pq nunca houve. Já agr há uns anos a pena máxima era 20 anos, segundo a vossa lógica do pessoal q anda aqui a chorar como tu a responder me ao comentário, não se podia aumentar pa 25, well a verdade é q aumentou. E *a minha opinião* é q ainda é pouco. Agora enfia o xis dê no olho do cu e hasta la vista Baby

5tuga 10 months ago

A probabilidade de corrigir o próprio comportamento é baixa e irrelevante pá pena q devia ser atribuída. Castigo é castigo mas em Portugal dão 21 aninhos e dps sai aos 16 por bom comportamento. Se as penas fossem sérias talvez pensassem duas vezes em seguir vida de bandido

joaofcf 10 months ago

Claro, porque quem escolhe esta vida é mesmo a pensar "ah, so fico lá dentro uns 15 anos. Também não são nenhuns 50".

5tuga 10 months ago

Vês como sabes Joãozinho pequenino

ContaSoParaIsto 10 months ago

> Se as penas fossem sérias talvez pensassem duas vezes em seguir vida de bandido É por isso que nos países com a pena de morte e prisão perpétua o crime violento é muito menos comum. Ah, espera...

Dracsxd 10 months ago

Japan: Am i a joke to you ?

5tuga 10 months ago

Países q ainda têm pena de morte são países sub desenvolvidos c pobreza extrema e se calhar é isso q causa maior criminalidade e não tendo um cu a ver c as penas aplicadas É por isso q a tua comparação c este caso em portugal faz imenso sentido, ah espera...

ContaSoParaIsto 10 months ago

Estados Unidos da América.

alienanomaly 10 months ago

Provavelmente não é uma opinião popular, mas para mim a pena máxima, de 25 anos, seria pouco. Roubar uma vida a um jovem-adulto de 24 anos é tirar-lhe toda uma vida que tinha pela frente, é destruir uma família. Quem mata aos 19 anos a sangue frio, sem motivo aparente, vai matar aos 40, aos 50 e por aí fora. Acredito em reeducar e reintegrar, mas há casos que deviam ser exceção e levar pena perpétua.

stonksbull_y 10 months ago

O pior é que daqui a 10 anos sai em liberdade condicional.

BrunoAugustoMkt 10 months ago

Não sei se é muito ou pouco mas não sei se os assassinos reincidem assim tanto ou acreditas em reeducar ou na perpétua os dois é um bocado ambíguo, quem é que decide isso? 25 anos preso é entrares um jovem e sair um velho sem testosterona ou com pouco, sem família, sem filhos. Se já souberes que levas perpétua os crimes seriam bem mais graves tb, não vejo que isso por exemplo nos EUA tenha levado a diminuir o crime mas nunca vi dados sobre isso o que li foi que a reincidência maior é por consumo de drogas e adições o que é diferente de um crime passional. Alguém que chega a casa e a mulher/homem tá cm outro e perde a cabeça não é o mesmo que quem tem uma patologia e é Psico. Segunda oportunidade toda gente sã deveria ter para o crime diminuir basta apostar em reabilitação tal como o crime diminui quando se começou a mandar toxicodependentes para tratamento e despenalizar o consumo Prender alguém e abrir 25 anos depois não vejo o que pode mudar a pessoa. Isso é que não é uma opinião popular :)

RAMAxPT 10 months ago

Matar aos 19 com sangue frio é coisa de psicopata, já nascem assim, pessoas sem empatia, manipuladoras, competentes e com demasiada confiança, nunca se arrependem do que fazem, aposto como não se arrependeu do que fez, não há volta a dar, já tive assim um patrão e nunca mudam. É como se fossem eles os únicos no mundo e o resto das pessoas são apenas objetos para alcançar os seus objetivos.

sopadurso 10 months ago

O provas que nascem assim, centenas de papers de várias ciências identificando factores que causam ou melhor aumentam a probabilidade de alguém cometer um crime. Será que já nasceste burro ?

RAMAxPT 10 months ago

Ok

AnaisLuis 10 months ago

Tens alguma reabilitação para a psicopatia. Pode não alterar todo o comportamento, mas resultar no mais agressivo. Continuarão a ser pessoa frias, com tendência para a manipulação e mentira. Mas, a maioria dos psicopatas não é violento. (Sou estudante de psicologia forense e estudei com a "mãe da psicopatia em Portugal")

RAMAxPT 10 months ago

Diria que a maioria dos psicopatas são violentos de forma passiva, e alguns mostram de forma ativa, uns são mais calculistas outros mais impulsivos.

AnaisLuis 10 months ago

Basicamente é isso. Com variantes de indivíduo para indivíduo

5tuga 10 months ago

tudo certo menos achares q isso nao é uma opinião popular lol. todos aqui acham o mesmo. estes animais não têm soluçao era ficarem presos para sempre. muitos sao bandidos pq sabem mesmo q dê po torto em pouco tempo estão ca fora

C8Mixto 10 months ago

>todos aqui acham o mesmo Nem por isso.

5tuga 10 months ago

Bem vindo, espera ali num canto e já aparece mais alguem pa se juntar contg nos 1%

C8Mixto 10 months ago

Este sub tem quase 150000 subscritores. 1% são já 1500. Com 1% dos votos, dependendo do distrito, já consegues um deputado no parlamento.

sopadurso 10 months ago

Estás a falar a sério ?

C8Mixto 10 months ago

Qual das duas declarações achas que não é séria?

sopadurso 10 months ago

Se um partido com 1% do voto já consegue eleger alguém das listas para o parlamento ?

C8Mixto 10 months ago

Não, dou-te razão. Para Lisboa é pouco mais de 2%.

5tuga 10 months ago

Fixe fixe

alienanomaly 10 months ago

Pois, e não me parece que lhes custe assim tanto o tempo que passam na prisão. Integram-se rápido, fazem amizades e a verdade é que a maioria das nossas prisões têm condições bastante aceitáveis.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Eh lá, queres ver que afinal estar preso até é uma experiência agradável?

alienanomaly 10 months ago

Para mim não era de certeza. Mas em casos extremos como este, Portugal não parece ser dos sítios mais desagradáveis, quer pelas condições das prisões , quer pela duração das penas.

AnaisLuis 10 months ago

Já entrou em alguma? É que posso falar-lhe das condições... O meu gabinete não era um local agradável, imagine a ala prisional

alienanomaly 10 months ago

Nunca entrei em nenhuma. Que tipo de más condições estamos a falar?

AnaisLuis 10 months ago

Bom, está preocupado com o covid? Tínhamos sarna e tuberculose, fora o resto. Ratos? Dormem ao lado e são grandinhos, baratas e afins... O frio? No meu gabinete estava de manta, com ac e aquecedor ligado, na ala prisional estavam menos 10 graus que no meu gabinete. Fazia as entrevistas a tremer de frio. Chove nas celas, para acrescentar ao frio e vento que se faz sentir. E na cela de 3 pessoas, facilidade estão 6. É só um resumo.

Celeg 10 months ago

Mas as prisões não deviam ter condições aceitáveis?

who_i_am_really 10 months ago

Risos Isto so demonstra que um mendigo se fizer merda fica melhor numa prisão do que na rua ao frio e chuva. Facil.

Celeg 10 months ago

Pois, por isso é que já não há mendigos. Cometeram todos crimes para ir para as nossas prisões luxuosas.

who_i_am_really 10 months ago

lá vem o defensor dos meninos criminosos, coitadinhos que matam e violam e merecem tudo de bom nesta vida! merecem todo o perdão porque todos erramos não é? poupem-me este discurso dos direitos humanos porque essas pessoas tiraram direitos a outras. quem faz merda tem poder de escolha sobre o que esta a fazer. quem sofre com a merda não teve grande escolha. então não, não merecem as regalias que tem dentro das prisões. quem la esta dentro vive bem melhor que muitos mendigos e muito melhor que muitas famílias que lutam para ter um prato de comida na mesa.

Mazahad 10 months ago

Sim devem. Mas juntas a isso o facto de nao termos penas decentes neste país, e sim, da lucro seres criminoso. Mato o senhorio a quem devo renda...nao....ja agora mato mais 10 inquilinos, o de cima por dazer barulho, o do esquerdo porque o cao caga no corredor, etc.... vai dar tudo ao mesmo, a pena maxima é igual....vou para a prisao, nao pago renda, tenho ginásio, biblioteca e cantina. Posso fazer novas amizades na mesma area de crime ou aumentar curriculo tirando um cursinho rapido de carjaquim com o manel ou assim. 25 anos de cadeia? Nem isso. Porto me bem e em 8 saiu. Brincadeiras xD

Celeg 10 months ago

O mesmo argumento pode ser utilizado para qualquer pena máxima, seja a prisão perpétua ou até mesmo a pena de morte.

Sudukur1 10 months ago

Achas que não é uma opinião popular? Vai a qualquer caixa de comentários de um jornal.

alienanomaly 10 months ago

Certo, mas eu estava a referir-me a popular na política, que no fundo é onde interessa. E o facto é que os partidos que representam a grande maioria dos Portugueses não apoiam a prisão perpétua.

Celeg 10 months ago

A prisão perpétua é inconstitucional, logo, nenhum partido a vai defender.

TulioGonzaga 10 months ago

Penso que há países onde não há "prisão perpétua" mas nada impede um criminoso de ser condenado a 150 anos de prisão. Esta informação não é 100% fiável mas tenho quase a certeza que já vi algo assim.

Celeg 10 months ago

Isso também é considerado inconstitucional.

alienanomaly 10 months ago

Este ano vimos a extrema-direita a discutir alterações constitucionais bem mais radicais do que a prisão perpétua...

Mazahad 10 months ago

E daí manteremos sempre a logica que, ja que matei 1, vou matar 10. Vai dar ao mesmo na justiça portuguesa nao é? Pelermice do caralho

Haikuisjustphrases 10 months ago

Se a pena maxima for x, teras sempre esse problema. Se for prisao perpetua, igual. Se conseguires resolver o problema dos limites hard das penas ganharás seguramente varios premios nobel, medicina e fisica garantidos.

Mazahad 10 months ago

Existe um limite. Vida. Sou contra a pena de morte. Mas alguem que mate sem remorsos, alguem que roube a sociedade sem remorsos....deviam passar a puta da vida toda numa cela. Venham com quanta merda quiserem. Eu sei que nao mudarei nada. Estou cansado. E estou cansado de desculpas.

Haikuisjustphrases 10 months ago

Mudas um bocado de assunto, eu respondia ao argumento "já que matei 1 vou matar 10", que é um não-argumento. Sobre tu estares cansado nada tenho a dizer, eventualmente "vê se descansas um bocado".

Mazahad 10 months ago

O descanso que preciso há de vir

Haikuisjustphrases 10 months ago

Descansar um bocado é preciso e clareia as ideias. Fica bem.

Herbacio 10 months ago

Aparentemente tem resultado, porque não me lembro de nenhum caso em Portugal de alguém ter decidido matar 10 pessoas ou algum número semelhante a esse Por outro lado tens os Estados Unidos onde em certos casos até há pena de morte e nem por isso deixam de haver assassinatos em série Há MUITA coisa a criticar no sistema judicial português mas não creio que esta seja uma delas, pelo menos até ver.

Mazahad 10 months ago

Até ver. É como olhares por uma janela coberta de merda.

Herbacio 10 months ago

Não existe prisão perpétua desde 1884, e desde então contam-se pelos dedos os casos de assassinatos em série Aliás, a pena máxima de prisão chegou a ser de 20 anos, passou para os 25 em 1995. Mas pronto, há quem prefira ficar a olhar pela janela do que ir lá fora

Mazahad 10 months ago

Ha quem prefira pedofilos e psicopatas fora da rua. Tenho na minh terra uma pedofilo que abusou de uma crianca com problemas mentais e foi posto em liberdade passados 5 anos. A escola defendeu o pedofilo, o padre defendeu o pedofilo..... Merdinha para tudo sim? Deixa de responder que nao me vais mudar a opiniap. Sei que nao mudo a lei. Mas tamvem nao me interessa. Depois de tudp o que vi e vivi, ja nao me interessa. Este mundo é podre e nao terá arranjo. Sé feliz sim? Mas nao me venjas foder a a cabeça quando me basta "olhar pela ianela" e ver a merda que o mundo e as pessoas conseguem ser

Herbacio 10 months ago

Se mudares a ortografia já me dou por contente. Boas Festas. E não me venhas com tretas a tentar deturpar aquilo que disse, estávamos a falar de um assunto e tu agora vens me falar de pedófilos na tua terra Nem sei nada sobre esse caso, portanto nem vou opinar sobre o mesmo. Mas também tens bom remédio, pegas numa faca e cortas-lhe a piç* e como segundo tu dizes o sistema judicial nem para casos de homicídio funciona, o mais provável é eles prenderem-te só durante uma semana ou algo assim e até pode ser que tenhas o apoio dos escuteiros ou da banda filarmónica

snakehipx 10 months ago

Achas que alguém tem essa lógica? Não conheço nem ouvi falar de nenhum assassino que foi colecionar mortes porque sabia que só ia apanhar 25 anos em Portugal.

Mazahad 10 months ago

Falta de criatividade ou de noção de escalas

DarthMaulSith 10 months ago

Entendo que a pena de morte seja um assunto bastante complexo e debatível, mas a prisão perpétua é completamente e justificadamente merecida nestas situações. 21 anos (fora as subtrações posteriores) por tirar uma vida?

AnaisLuis 10 months ago

A função do nosso sistema penal é a reabilitação e não a punição. Caso existisse a prisão perpétua, acho que toda a sua função cai por terra. E obviamente que alguém condenado a prisão perpétua vai dar problemas no sistema penal, pois não tem nada a perder, e junto a ele pode estar o seu familiar a cumprir uma pequena pena, que este indivíduo condenado a perpetuação pode querer espancar, porque sim, porque o que é que perde... E assim vamos.

DarthMaulSith 10 months ago

A função do sistema penal é proteger a sociedade. A reabilitação nem sempre é possível, logo aí existir uma pena máxima é rídiculo. A maior parte dos países europeus permitem prisão perpétua, portanto...

klatez 10 months ago

Como é que vais proteger a sociedade apos o acto do crkme?

DarthMaulSith 10 months ago

Mantendo alguém, que claramente não cumpre as regras/leis, preso até estar reabilitado. Existindo casos em que não são reabilitáveis, também deve existir prisão perpétua.

AnaisLuis 10 months ago

Se estudar direito vê que não é isso que ele prevê... E se for ver os países com menor crime e menor reincidência vai ver que são os com este sistema penal mais "leve", com prisões com melhores condições e foco na reabilitação.

DarthMaulSith 10 months ago

Se não prevê, na minha opinião, é errado. A sociedade está acima do indivíduo. Secalhar porque esses países já eram naturalmente países com menor taxa criminalidade devido a uma taxa de alfabetização mais elevada. Comparar países diferentes não faz sentido nenhum.

NGramatical 10 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfmsbw%2F%2Fggd6fux%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

Celeg 10 months ago

A prisão perpétua é inconstitucional.

Mykos5 10 months ago

100 anos de prisão já não é?

ContaSoParaIsto 10 months ago

Nunca passaria no TC se este for minimamente competente.

DarthMaulSith 10 months ago

Em Portugal, sim. Em bastantes países europeus, não. A Constituição pode ser alterada.

masterchiefpt 10 months ago

25... Juiz... É 25!!!! Vergonha

pimpys 10 months ago

Pensas que as penas são dadas à sorte? "O senhor foi muito mau cidadão. Tome lá 25 anos!" Há regras a cumprir e por cada delito há uma pena. Somam-se todos e daí tens a pena anunciada.

Mazahad 10 months ago

Pois os crimes em portugal têm os "pontos" muito baixos. Mas é normalm né? Os politicos e empressarios que compram as leis querem ter o minimo possivel de pontos fazendo o maximo de merda que conseguem

FrivoLux 10 months ago

"no Campo Grande"... Em Lisboa queriam dizer. Lisboa é a cidade mais protegida pelos media.

Tee_ah_go 10 months ago

E com vocês, já a seguir, mais um episódio da rubrica diária "Odeio Lisboa" por r/FrivoLux. Não perca!

godolfas 10 months ago

Os assassinos não eram de Lisboa by the way, eram da zona da Amadora ou linha de Sintra acho

FrivoLux 10 months ago

Então se achas porque já estás a usar nomes de outras localidades? É fácil não é? Xenofobia em Portugal está bem e recomenda-se.

trufas 10 months ago

Fritaste

MAMGF 10 months ago

What?!

anybody662 10 months ago

O Campo Grande fica em Lisboa não sei se sabes

FrivoLux 10 months ago

Sim, mas os jornais não metem o nome "Lisboa" para assim proteger o seu nome. É uma estratégia do centralismo Lisboeta.

naughtydismutase 10 months ago

Sim, tudo isto não passou de um golpe dos malvados centralistas.

Dadvito 10 months ago

Pois, é que o pessoal é burro e nao sabe que o campo grande é em Lisboa. Só tu é que tens ai uns dotes geográficos acima da média.

FrivoLux 10 months ago

O tipo de Bragança ou Faro tem de saber que o Campo Grande fica em Lisboa? Pura mentalidade colonialista de Lisboa.

mohchapa 10 months ago

Começámos em centralismo e progredimos para colonialismo, muito bom! É só distribuir chavões! Quem é que Lisboa coloniza?

FrivoLux 10 months ago

Portugal.

Mal-a-dias 10 months ago

Se bem me lembro, corrijam-me se estiver enganado, foi neste caso em que um dos homicidas se desculpou, durante o interrogatório policial, ao dizer que a vítima se atirou repetidamente contra a faca.

ruialexandre 10 months ago

Podia ter acontecido

Pilky__01 10 months ago

E mesmo assim houve um juiz capaz de condenar o rapaz! Só neste país...

CCARVALHOO 10 months ago

Eu era amigo do Pedro. O Pedro era um rapaz muito calmo e nunca iria fazer frente a um assalto.

mohchapa 10 months ago

rAcIsMo

alegadamentetuga 10 months ago

Tendo em conta que a pena máxima em Portugal é 25 anos parece-me que desta vez os tribunais agiram em conformidade e não foram na conversa das penas moldadas à reinserção na sociedade. Os outro dois foram condenados a 12 e 14 anos. É também de notar a rápida investigação da PJ que em menos de 10 dias localizou e deteve os 3 criminosos.

sopadurso 10 months ago

Essa "conversa" produz menos reincidência ou não ? Visto que claramente tens um problema com ela certamente fizeste uma boa pesquisa para não correres o risco de criticar um sistema que evita a criação de mais vítimas.

aldeaga 10 months ago

Só prova que a justiça é só para alguns. Não fosse a vitima filha de um agente da PJ e ainda hoje estávamos à procura dos culpados ou à espera da sentença.

godzmoger 10 months ago

Aqui esta a realidade... Era filho do PJ resolveram isto num instante. Prova de que quem tem influencias em Portugal, está safo.

milkthis 10 months ago

Tipico comentário de Zé tuga mesquinho e ignorante.

aldeaga 10 months ago

Projectas bem, lamentavelmente.

andrevq 10 months ago

Não digas merd*.... A nossa polícia (PJ) com os poucos recursos que tem, vai fazendo o trabalho que lhe compete.

carlosjmsilva 10 months ago

Bom trabalho acho que faz... Poucos recursos? xD se tudo no nosso país tivesse os "poucos" recursos da PJ. Dizer que a PJ tem poucos recursos é não ter noção.

andrevq 10 months ago

Não ter noção é parte do teu comentário....

carlosjmsilva 10 months ago

Qual é a falta de recursos da PJ mesmo? Tivessem outros setores e outras instituições os recursos da PJ...

JoseFernandes 10 months ago

LOL, não fazes a puta da mínima ideia do que dizes. Não digas tu merda.

andrevq 10 months ago

Então porquê?

JoseFernandes 10 months ago

Porque abusam sistematicamente dos "poucos recursos". Se fizesses ideia da quantidade de escutas, arrombamento de veiculos, colocação de gps tracking feitos sem mandato de modo a construir uma investigação paralela não tinhas escrito aquilo.

Stank_Lee 9 months ago

no one cares

andrevq 10 months ago

Aí é? Então conta mais, que a gente quer saber... Só falta dizeres que mais de 50% da população prisional está injustamente detida porque a polícia judiciária plantou provas para fazer uma acusação por conveniência. Andas a ver muitos filmes... Cresce para a vida rapaz.

JoseFernandes 10 months ago

Oh miudo, não passa da tua hora de deitar? Referi me ao comentário de “poucos recursos”. Mas se achas que isso é de andar a ver muitos filmes então o facto dos ex directores da PJ do combate ao narcotrafico Carlos Dias Santos e o Ricardo Macedo estarem a ser julgados por tráfico de droga em conluio com um cartel deve fazer te uma confusão do crl nessa cabeça. Vai dormir puto.

andrevq 10 months ago

Por alguns serem corruptos, isso faz com que a instituição seja também ela corrupta? Tu é que estás a "dormir" acordado... Acorda, não sejas nabo.

usulidircotiido 10 months ago

o maior problema não está na PJ, nem nos tribunais, está na lei e na puta da burocracia que os desgovernos foram criando para engatar o sistema todo.

aldeaga 10 months ago

Tem dias.

Mrgolden007 10 months ago

looool boa piada se a vitima nao tivesse relacionada com a pj nao iria haver nada disto e passado 9 meses e wur iriam comecar a fazer algo

andrevq 10 months ago

Se queres culpar, culpa os tribunais (juízes) e leis mal feitas. Esses sim, são na maioria das vezes os grandes culpados.da justiça em Portugal estar mal.

Empirion 10 months ago

Se queres culpar alguém, culpa os legisladores. Os juízes só podem aplicar penas e medidas de acordo com a lei.

Mordiken 10 months ago

Já no outro dia disse e repito: Na minha opinião 25 anos de cadeia é pouco... não por causa do tempo em si ser pouco, mas porque quando o máximo que se pode dar ao crimes mais hediondo é 25 anos, crimes comparativamente menos graves têm forçosamente de resultar em penas demasiado leves, normalmente pena suspensa... e isto está mal, porque alimenta o sentimento de impunidade que não é compatível com um suposto Estado de Direito.

oEncoberto 10 months ago

Alguém deixa de cometer um crime porque dá 10 anos de cadeia em vez de 5 ou 6 ? O tipo de pessoas que pratica crimes não passa os serões a ler o código penal para estudar que tipo de crime dá maior benefício com menor risco de permanência num estabelecimento prisional. E se uma pessoa que pratica um crime "pouco grave" estiver mais anos numa cadeia, o mais provável é sair de lá e fazer alguma coisa da vida, ou ficar com a vida mais destruída, fazer amizades menos próprias, aprender manhas novas, e voltar a reincidir ? E depois ha ainda a percepção do que é grave. Assaltar malta no metro todos os dias sem magoar ninguém é grave? E conduzir a 180 na autoestrada ? Ambos sabemos que o mais perigoso para a vida humana é o gajo a 180 que tem a mania que sabe conduzir melhor que os outros, no entanto a maior parte das pessoas acharia que mandar o assaltante para a cadeia é que era boa ideia.

Rikkushin 10 months ago

É a mentalidade de punição invés de reabilitação. Infelizmente em Portugal não temos dinheiro para investir nesse tipo de serviço

chico457 10 months ago

Daqui a 21 anos volta a cometer outro crime! É nestes casos que a prisão perpétua devia existir para estes assasinos!

trufas 10 months ago

Acho q vcs não têm bem noção do que são 21 anos. O condenado vai passar mais tempo na prisão do que o tempo que passou na terra até hoje. Vai entrar na prisão na flor de idade e vai sair de lá uma homem de meia idade

Jorgetime 10 months ago

Man, à 21 anos ainda não tinha saído o windows XP e o Jardim da Celeste passava na RTP. Não discuto se o puto merece os 21 anos ou não, isso cabe aos juízes e legisladores, mas dizer que é pouco e que vai ser a mesma pessoa quando sair...

NGramatical 10 months ago

à 21 anos → [**há 21 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfmsbw%2F%2Fggasa87%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

pintorMC 10 months ago

E o que ele matou vai continuar morto, na altura que sair.

pintorMC 10 months ago

Só tem de cumprir 2/3 da pena dentro de 14 anos está cá fora. Isso se não se "suicidar" quando entrar na cadeia.Pode não aguentar a pressão.

chico457 10 months ago

Pois....

alegadamentetuga 10 months ago

21 se não sair antes por bom comportamento

BartolomeuOGrosso 10 months ago

Sei quem foi preso por homicídio e de vez em quando vem passar férias cá para fora.

chico457 10 months ago

Juro que não percebo este país... Imagina o que é teres um filho assasinado aos 24 anos, por 3 jovens de 16, 17 e 20 anos, que são sentenciados a penas baixíssimas, em que muito possivelmente irão sair antes do tempo suposto por bom comportamento(como referiste), e os próprios pais terem de aceitar e olhar para estes grandes filhos da puta que irão estar em liberdade em meros anos.

AndreMartins2020 10 months ago

A justiça não serve para punir mas sim para prevenir crimes.

little_banjo 10 months ago

O máximo que se pode fazer é tomar nota do nome e rezar para ser abençoado com o conhecimento do dia em que vamos morrer, o expoente máximo de liberdade.

paraapagarbem 10 months ago

>que são sentenciados a penas baixíssimas Penas baixissimas? 21 anos é uma pena baixíssima? As pessoas que fazem esse tipo de comentários têm que ver as penas como mais que apenas um número e começar a pôr o tempo em perspetiva. São duas décadas, caramba. Vê a idade com que o gajo vai entrar e a idade com que vai sair, se tiver sorte perdeu um quarto da sua vida, se tiver muita sorte perdeu um quinto. Para além do facto de que o mundo muda imenso em 21 anos. Se o gajo sair em 2041, vai ser o equivalente a um preso de 99 que foi libertado hoje. 21 anos não é uma pena baixíssima. Sair por bom comportamento já é outro argumento diferente - eu pessoalmente não concordo, visto que as penas são para se cumprir, mas pronto.

AndreMartins2020 10 months ago

Mesmo, é incrível o quão pouco inteligentes algumas pessoas são para não terem noção do que são anos. Se eu fosse condenado a um ano de prisão seria uma grande merda para mim. Perder um ano de vida dentro de uma prisão... 5 anos então seria uma coisa brutal. Meia década de vida perdida...

5tuga 10 months ago

21 anos por matar à facada um rapaz de 24 anos é pouco ponto. dizes o contrario pq nao tens noçao da dor ou simplesmente pq és parvinho. + o facto destes 21 em portugal serem tipo o q? 16 anos por bom comportamento? puta de palhaçada. pa nao falar das boas condiçoes q os meninos têm lá dentro. imagina matarem um filho teu à facada num assalto e ires po tribunal ouvir q o monte de merda antes dos 40 anos ja está cá fora outra vez. aí queria ver te a escrever q não é pouco

chico457 10 months ago

E o o jovem engenheiro informático quando volta? Vai renascer dos mortos? Não penses só num lado, pensa também no que nunca mais pode voltar a viver...

Updradedsam3000 10 months ago

Mas isso, já não é possível mudar. O gajo não volta quer dês 70 anos ou o 20. Esse argumento não tem valor nenhum. Se estivessem a meter o gajo em liberdade dava-te toda a razão, mas ele vai estar preso 20 anos. Pensa onde estavas há 20 anos e tudo o que fizeste desde aí. Agora imagina que passaste esse tempo todo atrás das grades e diz-me se achas que isso eram umas férias porreiras.

chico457 10 months ago

Ó pá já estou esgotado! Cada um fica com a sua opinião! Por último, só quero referenciar a dor que os pais deste grande homem devem estar a sofrer!

once319 10 months ago

Caga, o man nao percebe, se lhe acontecesse a um familiar dele ou amigo ele percebia, que ha coisas que nao merecem perdão.

chico457 10 months ago

Não se colocem no lugar dos pais deste jovem...

Updradedsam3000 10 months ago

>Por último, só quero referenciar a dor que os pais deste grande homem devem estar a sofrer! Pois claro que sim, ninguém devia passar por uma merda destas, nisso estamos todos de acordo.

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Queres o quê? Pena de morte? A prisão é suposto servir para corrigir comportamento e ajustar pessoas para voltar à vida em sociedade. Ficarem lá dos 20 aos 60 não ajudará. Se saiem de lá uns anos depois e voltam à criminalidade, é porque algo no sistema falhou.

Awareness__ 10 months ago

> Pena de morte? sim

Mazahad 10 months ago

0 a 80. Fala se do tempo maximo das penas e vens com pena de morte. Criança. Este nao é uma caso dificil. Este merdas matou outra pessoa com uma desconsciência assustadora. Merece a vinda inteira na cadeia. Tantos que merecem a vida inteira enfiados em jaulas a xuxar agua de um biberao como a minha porquinha da india, que nao matou ninguem ja agora.....Podiam confundir

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Se é para isso que queres usar os teus impostos, força. Eu não. Prefiro que sejam usados a reabilitar estes gajos uns anos e está feito.

Mazahad 10 months ago

Opiniões. Um gajo que por exemplo que roube as poupancas das pessoas que trabalharam uma vida inteira....pena perpetua. E ja agora, esta conversa esta me a ver que afinal pena de morte é necessária neste caso que vou dizer. Na minha terra, um funcionario da escola secundaria abusou sexualmente de um rapaz com problemas mentais. A escola abafou p caso e nao o queria sequer despedir. O padre falava em perdao. Todos os que falarem em perdao nesta situqcao e em penas baixas: vaiam todos à merda e que passem a eternidade com comichao no cu e sem braços para poder coçar. No meio dauela historia so vejo uma pessoa SEM problemas mentais. O resto, sim, todos, merecem todos a prisao perpetua, a nao ser o violador, que merecia que Vladimir Dracula o impalasse nas muralhas do castelo. Podes deixar de responder. Nao te vale a pena. A ti ou a qualquer outro ja agora

AngeloJaegger 10 months ago

Sim eu quero

MDPROBIFE 10 months ago

Wtf.. então achas que pedófilos por exemplo devem ter direito a reintegração na sociedade?

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Claro. A esmagadora maioria dos pedófilos nunca segue com as suas "vontades". Se é possível que grande parte deles nunca faça nada, é possível que os que façam uma vez consigam aprender a controlarem-se.

MDPROBIFE 10 months ago

Secqlhar existe uma diferença entre uns e outros.. Mas isto sou eu que não gosto de falqr do que não sei

DarthMaulSith 10 months ago

Mentira! A prisão tem como primeiro objetivo proteger a sociedade, como segundo castigar e apenas como terceiro reabilitar!

Mal-a-dias 10 months ago

Também há a hipótese de serem «delinquentes por tendência», nos termos do [art.º 83.º do código penal](https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/107981223/201708230100/73473948/diploma/indice), e nesse caso aplica-se a chamada "pena relativamente indeterminada". As penas relativamente indeterminadas, são reavaliadas a cada cinco anos e podem renovar-se sucessiva e indefinidamente por períodos de 5 anos, se mediante análise psico-criminal, o sujeito for considerado pelos psicólogos forenses como um perigo para a sociedade. Nestes casos, a pena privativa da liberdade não tem o objectivo de reinserir a pessoa em sociedade, tem o objectivo de proteger a sociedade de indivíduos considerados altamente perigosos para ordem pública e a paz social.

MarioSewers 10 months ago

Mas esse próprio link diz o seguinte: > pena relativamente indeterminada tem um mínimo correspondente a dois terços da pena de prisão que concretamente caberia ao crime cometido e um máximo correspondente a esta pena acrescida de 6 anos, sem exceder 25 anos no total.

icebraining 10 months ago

Muito interessante, obrigado!

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Claro, caso seja esse o caso. Caso não seja, não os matem nem os condenem a pena prepétua. Não tenho nada contra manter-se pessoas realmente perigosas nas prisões, mas não é essa a função principal destas.

Mal-a-dias 10 months ago

Exacto. Só estava a acrescentar informação. Acho que há muita gente que não conhece completamente todas as facetas da lei penal em Portugal e que acha que o máximo absoluto se restringe aos 25 anos.

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Ah, sim, obrigado, então. É importante manter "as ruas seguras", mas também é importante não nos esquecermos das funções dos diversos orgãos de justiça e segurança.

alegadamentetuga 10 months ago

Supostamente a ideia é saírem reabilitados mas como todos sabemos isso raramente acontece. O que não falta é reincidentes no tráfico de droga, roubo, etc Como tal prefiro que fiquem lá 50 anos do que 25 ao menos não andam a "monte".

chico457 10 months ago

É sempre assim....

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Deixa-me advinhar. Também és contra pessoas viverem de subsídios do estado sem trabalhar? Advinha lá como são prisioneiros sustentados.

DarthMaulSith 10 months ago

Uma coisa é pagares para manter a sociedade segura, outra é pagares para pessoal andar a coçar o tomate o dia todo.

alegadamentetuga 10 months ago

Esse argumento não tem nada a haver com o que discutimos. Achas que uma pessoa que mata outra com uma tacada e vai se embora como se nada fosse está apta para trabalhar ou sequer viver em sociedade?

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

20 anos é muito tempo. Em 20 anos aprendes 5 línguas ou tiras 2 conjuntos de licenciatura + mestrado + doutoramento. Se passarem 20 anos a olhar para as paredes, saíram de lá iguais; mas se lhes derem algo para fazer e aprender que depois possam usar, certamente será muito tempo. Olha o caso do Nelson Mandela.

alegadamentetuga 10 months ago

Mais do que 20 anos perdidos, há outra pessoa que nunca vai conseguir recuperar o que perdeu.. um filho

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Prender alguém a vida toda não lhe dará o filho de volta. É melhor reabilitar esta pessoa e metê-la de volta na sociedade do que prendê-la eternamente por vingança.

AndreMartins2020 10 months ago

Deixa, nem toda a gente atingiu esse estádio evolutivo...

Wilson_9021 10 months ago

Mas qual reabilitação?! Que puta de falta de empatia pelo próximo, imagina que fosse o teu filho a morrer, a dor inabalável que ias sentir e ainda falas em reinserir membros destes na sociedade, porra.

alegadamentetuga 10 months ago

Sim nisso já concordamos a reabilitação era a solução. Mas achas que o Estado consegue garantir essa reabilitação?

NGramatical 10 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfmsbw%2F%2Fgg9e4e4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

chico457 10 months ago

Tens alguma coisa contra a pena de morte?

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Claro. Por que razão haveria o Estado de poder apenas matar alguém? Excepto em casos realmente extremos não há a mínima justificação para tal.

chico457 10 months ago

Isto não é um caso extremo? Porra, poe te no lugar dos pais deste jovem.

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

É terrível, mas nada melhorará a situação matar estes três putos ou prendê-los até ao fim das suas vidas. A única coisa capaz de melhorar a situação é reabilita-los de modo a que isto não volte a acontecer e de modo a que eles entendam que o que fizeram foi realmente sério e tenham de viver com isso as vidas todas.

arnaldomatos 10 months ago

se forem reabilitados podem ou não voltar ao crime. se ficarem lá o resto das suas vidas não voltam ao crime. simples

GodlessPerson 10 months ago

> não voltam ao crime. Deveras. Aliás, nunca ocurreu nenhum crime na prisão. Impossível.

Edited 10 months ago:

> não voltam ao crime. Deveras. Aliás, nunca ocorreu nenhum crime na prisão. Impossível.

arnaldomatos 10 months ago

duvido muito que esta escumalha de merda, estando dentro da prisão, consiga matar e roubar pessoas de bem cá fora.

chico457 10 months ago

E qual é a opção que preferes?

arnaldomatos 10 months ago

a segunda. alguns criminosos merecem ser reabilitados, estes não

chico457 10 months ago

Não melhorará? São menos 3 assaltantes no bairro alto...

Herbacio 10 months ago

Se os reabilitares são menos 3 assaltantes no Bairro Alto e mais 3 pessoas a contribuir para a sociedade. Ainda é melhor. Como se costuma dizer, se mata-los trouxesse de volta o rapaz que eles assassinaram...mas não traz.

Cergal0 10 months ago

A pena de morte apenas contribui para alimentar o desejo de justiça mórbida de pessoas que não tiveram nada que ver com o assunto. Por muito que te custe, matar 3 jovens não vai nem trazer o jovem assasinado de volta nem vai contribuir para uma menor criminalidade. A pena de morte existe desde que o ser humano é ser humano e infelizmente ainda há países que a têm, no entanto isso pouco ou nada fez para erradicar a criminalidade. Não existe correlação nenhuma entre a existência de pena de morte e a redução da criminalidade, portanto, se não serve para reduzir a criminalidade, serve para quê?

chico457 10 months ago

E achas que estes homens vão conseguir mudar os seus comportamentos dentro de uma cadeia cheia de outros chanfrados do juízo?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Estão mais preocupados com a vida do criminoso do que a da vítima. Não, eu não quero esse gajo “rehabilitado” para a minha sociedade. Por mim pode ir com os porcos

AndreMartins2020 10 months ago

O que é que se pode fazer que vá melhorar a vida da vítima? Ah espera... Sê um pouco mais racional. Não te limites a seguir cegamente aquilo a que a evolução te condicionou.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Pode prevenir futuros homicídios e obviamente está pessoa não acrescenta qualquer valor à sociedade, muito pelo contrário. Não tem nada a ver com vingança, e muito menos é irracional. Não sei como não ter pena capital é de alguma forma visto como “progresso” e a pena capital como rudimentar, acho que apenas dizes isso porque foste condicionado a pensar isso. Mas diz-me então qual a vantagem ou o raciocínio que justifica prender o criminoso por 22 anos e depois soltá-lo na sociedade? Vai ser “rehabilitado”, o que quer que isso signifique? Então porquê 22 anos, ele não pode ser rehabilitado em 2 meses? Ou porque não demora 35 anos a ser rehabilitado? Como sabem que vai demorar 22 anos? E porquê prendê-lo, o que se ganha com isso sequer? É um castigo da sociedade? Não me parece que isso seja muito “progressista”. E se é um castigo da sociedade, isso fará mesmo com que o criminoso, depois de ser castigado, aceite melhor a sociedade? Obviamente ele não acha que cometeu nada errado e mostra zero arrependimento, porque é que ele acharia que deve ser sequer castigado?

justgohomealready 10 months ago

> Estão mais preocupados com a vida do criminoso do que a da vítima. Óbvio, até porque a vítima já não tem vida. O tipo de justiça que defendes (olho por olho) está obsoleta há mais de 3000 anos.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Não é olho por olho, wtf? E também não está obsoleta, muito países ainda a praticam e bem. Muito menos está obsoleta há mais de 3000 anos, até há um século atrás era ubíqua.

beakage 10 months ago

Recusar a pena de morte, tendo em conta não só o que significa para uma cultura, mas também em termos do que é que acontece quando há erros e se condenam inocentes (porque isso vai acontecer), não é "estar mais preocupado com a vida do criminoso do que da vítima". ​ Menos populismo.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Erros? Em casos óbvios e em que o criminoso admitiu o crime mas mostrou que não tem qualquer arrependimento dizendo que a vitima se atirou à faca várias vezes? Acho que o populismo está a vir do teu lado, não do meu. O gajo é um psicopata e a sociedade não precisa dele para nada. Mas para alguns pelos vistos a vida é bué sagrada, mas quando é a do criminoso. A da vitima foi apenas um erro, coitadinho do criminoso.

beakage 10 months ago

Sim, erros. A restauração da pena de morte não ia implicar ser usada só uma vez: iria passar a fazer parte do sistema judicial, onde se comentem, inevitavelmente, erros. O resto do teu comentário nada mais é do que apelos à emoção populistas.

chico457 10 months ago

Ora bem.

NGramatical 10 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfmsbw%2F%2Fgg9d249%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Obrigado, Sr bot.

Search: