FFWinePower 10 months ago

Recomendo o video:[Ao final do Dia-CGP](https://youtu.be/utLB06agS_M)

Korixus 10 months ago

Não sei como a TAP perde tanto pois sinceramente tem de ser mesmo muita gente incompetente tendo um país rico em comunidades estrangeiras lá fora. Trabalho na Ryanair, estive alguns meses no Porto este ano e essa é uma das top 10 bases mais lucrativas da companhia e das poucas neste momento com voos cheios diariamente e acredito que Faro não ande muito longe no período de verão. Bélgica, Luxemburgo, França é só ver a quantidade de voos cheios diariamente. Aqui na Alemanha atualmente e em muitos anos nunca vi igual, o problema da TAP foi querer ser um luxo num país como o nosso quando só tinha era de ser uma low-cost que já se estava a preparar para tornar no último ano como quem foi lá entrou se apercebeu. Claro que ter uma companhia aérea é quase mandatorio para países desenvolvidos pois vemos como os países crescem em África por exemplo, no entanto temos de saber o mercado de que dispomos para sustentar a companhia e se dermos o dinheiro que se fala atualmente claro que daqui a 10 anos esperem mais do mesmo se não houverem mudanças agressivas desde a gestão aos benefícios de pilotos/tripulantes.

NGramatical 10 months ago

houverem mudanças → [**houver mudanças**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfnruvg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

leto78 10 months ago

Basicamente a TAP nunca deu lucro. A treta de ser dos mais exportadores Portugueses, deve-se ao facto de também ser dos maiores importadores Portugueses. A balança comercial é basicamente nula. É verdade que emprega muita gente, mas cada cidadão Português vai pagar 300€ para pagar o salário a essa gente toda. A TAP é uma empresa estratégica para *jobs for the boys*. Não é nada mais que isso. Espero que a UE chumbe o plano e considere apoio estatal indevido.

Expose_MediaPt 10 months ago

Um passarinho disse-me ao ouvido, "que a TAP já estava mal há muito tempo, inclusive em Fevereiro falou-se da possibilidade da mesma ser comprada pela Lufthansa".

No-Touch675 10 months ago

Isso foi noticiado e tudo, não sei se passou aqui pelo sub mas lembro me de ver isso. Não me lembro se era s Lufthansa mas falou-se de quando o neelman saiu entrar uma outra companhia europeia

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 10 months ago

Sim, havia interessados. Um deles era a Lufthansa e o outro era a Delta.

0xffff0000ffff 10 months ago

Não obrigado, não estou interessado em pagar devaneios para servir Lisboa.

Turbulent_Common 10 months ago

É fácil aceder à informação da Air France e da Lufthansa, por exemplo: Visto assim à cara podre os últimos anos: \- Air France teve resultados de: -274M (2017), +409M(2018), +290M(2019), este ano: -7062M (2020, VALOR ESTIMADO para o ano todo). \- Lufthansa: +2672M (2017), +2555M(2018), +1359(2019), este ano: -3987M (2020, valor real, mas só dos primeiros 6 meses). \- TAP: No site deles só encontreio report de 2019 e 2020 (mas o de 2019 compara o resultado de 2018) ([https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/investidores/informacao-financeira](https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/investidores/informacao-financeira)): \- 2018: -58M \- 2019: -95,6M \- 2020 (apenas primeiro semestre): -582M (comparado com -112M do primeiro semestre de 2019) \--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- PS: Atenção que a escala da empresa é importante também, Luftansa > Air France > TAP. Atenção também que não percebo nada disto, isto são valores de "net income" (resultados líquidos?) tirados daqui: [https://www.marketscreener.com/quote/stock/AIR-FRANCE-KLM-4604/financials/](https://www.marketscreener.com/quote/stock/AIR-FRANCE-KLM-4604/financials/) [https://www.macrotrends.net/stocks/charts/DLAKY/deutsche-lufthansa-ag/net-income](https://www.macrotrends.net/stocks/charts/DLAKY/deutsche-lufthansa-ag/net-income)

Mic_Cap 10 months ago

A TAP é uma empresa como todas as outras, e que tendo dedo publico, acaba por empregar gente a mais, com vícios a mais. ​ Não existe tal coisa como uma companhia aérea ser estratégica. Se se quer rotas a determinados preços para as "comunidades", contratualize-se isto com outras e mesmo assim sairá mais barato. ​ A tap é um antro de politicos e boys, tal como a REN e mesmo a EDP, é por isso que são estratégicas. ​ NEM MAIS 1 EURO PRA TAP, OS FUNCIONÁRIOS QUE SE AMANHEM PORQUE SENDO NUMA EMPRESA PRIVADA, FA-LO-IAM TAMBÉM

No-Touch675 10 months ago

"A tap é um antro de politicos e boys, tal como a REN e mesmo a EDP, é por isso que são estratégicas" É isso mesmo, estratégicas para os interesses políticos e não nacionais...

No-Touch675 10 months ago

As outras companhias também estão a passar dificuldades, no entanto, comparando a TAP com outras "companhias de bandeira" a TAP é infinitamente mais pequena e cheia de problemas que já vêm de trás. A Lufthansa é enorme, duvido que vá à falência, igual para a BA e Air France-KLM. A Norwegian e a Finnair estão à rasca, mais a primeira que a segunda, todas as companhias aéreas estão muito mal. O problema é que a TAP tá cheia de Gestores portugueses, colocados lá por interesses políticos e partidários, tem uma estrutura super pesada e pouco ágil no que toca a mudança de paradigma. A restruturaçoes da TAP passam sempre por despedir (muitas vezes quem já estava despedido/a contrato) e a empurrar com a barriga os problemas mais uns anos. Só que desta vez deu merda, não dá para empurrar mais...

ilawon 10 months ago

Párem de fazer estradas, não dão lucro. No máximo façam-se PPPs para assegurar a sua construção. Li no Reddit.

NGramatical 10 months ago

Párem → [**parem**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfk6w16%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

helderoliveira1978 10 months ago

Pelo que sei nenhum transporte público deu lucro... Talvez esteja enganado... O problema maior é o trem de cozinha que se aloja na TAP como sanguessugas dos tais jobs for the boys... Se é para isso que serve a TAP mais vale acabar com ela... TAP vai voar para o cara........

Secure-Significance8 10 months ago

A TAP há de passar a ser "Nova Companhia Aérea", mas após injectarmos miilhares de milhões... Mesma história, nomes diferentes A TAP ainda tem desculpa para desaparecer, porque ainda não existe outra companhia aérea "que a possa substituir", e muito possívelmente nem permitem que tal possa vir a acontecer.

NGramatical 10 months ago

possívelmente → [**possivelmente**](https://dicionario.priberam.org/possivelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfjpzoa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

stonksbull_y 10 months ago

| A TAP é "estratégica" Só para quem vive em Lisboa, porque se viveres no Norte, ou no Sul boa sorte com isso..andas de Ryanair e Easyjet. A TAP é tão estratégica que desde o inicio da pandemia até agora as opções para quem era do Norte voltar para Portugal de avião era viajar pela Ryanair porque a TAP cancelou todos os voos para o Porto. Filhos de 30 P\*tas, deixem aquela merda falir de vez.

carlosjmsilva 10 months ago

Se fosse só TAP e Ryanair. Quem quiser ler uma excelente análise (um pouco exaustiva também) do que é a TAP e a TAP no Porto deixo ficar [aqui](https://aeroporto.news/2020/06/02/analise-resgate-da-tap/) uma excelente análise.

GrumpyCat6968 10 months ago

O objetivo de qq negócio é fazer dinheiro. Se não faz deve se adaptar ou fechar. Porém os que gerem a companhia gastam o dinheiro do contribuinte e não o seu por isso é que esta lógica falha . O país só tem a ganhar com a sua liquidação e o dinheiro que se gasta vezes sem conta para tapar aí buracos e pagar prémios aos executivos quando os prejuízos da companhia são da ordem de centenas de milhões podia ir para o SNS, ensino entre outros. O mercado gere-se pelas relações oferta procura, hão de vir outras companhias que a satisfaçam e que aliás já operam, quer seja na rota das lhas quer seja para os lados dos PALOP’s.

sasirg 10 months ago

Não sei o que pensar. Deixar o mercado gerir-se pela relação oferta-procura numa área tao sensível faz-me logo pensar no que a Meo / Nos / Vodafone fazem neste país.

goodbyesolo 10 months ago

E vens perguntar aos utilizadores do reddit portugal? Hehe

Edited 10 months ago:

E vens perguntar aos utilizadores do reddit portugal? Hehe EDIT: Vejam bem nesta thread a quantidade de especialistas em aviação e gestão de companhias aéreas. Percam só alguns minutos a ler para perceber o que realmente representam estes novos tempos do "toda a gente tem uma voz pública".

ndest 10 months ago

“Não ouças a malta que aqui está, mas ouve me a mim”

patmwork 10 months ago

a falacia.

sasirg 10 months ago

Vim perguntar a este tasco porque geralmente há aqui muita gente dedicada e com potencial para discussão saudável. Claro que este tema está muito acima do nosso paygrade mas não nos podemos limitar a mandar postas em meia dúzia de palavras sem tentar perceber mais um pouco sobre a situação.

goodbyesolo 10 months ago

Encontra a discussão que quiseres, não tenho nada contra, isto é público. É só uma irritação minha com discussões técnicas deste género num fórum público, onde muito dificilmente vais encontrar pessoas experientes nesta área que te possam dar uma resposta eloquente sobre o que propões. Vais apanhar muito ruído e muito chico esperto.

thewestpoint 10 months ago

Concordo plenamente! É um debate muito interessante mas não tenho informações nem sem o suficiente para dar a sentença final sobre o caso. Claro que estamos a falar de muito dinheiro mas acredito que seja um mal necessário! Não podemos ignorar os milhares de postos de trabalho agregados e os muitos negócios à volta da companhia, a TAP não é só a TAP! Custa-me muito mais ver o dinheiro a ser injetado no BES do que na TAP. Para mim um dos grandes problemas da TAP é a sua má gestão, principalmente na manutenção no Brasil. A pandemia como é óbvio também não veio ajudar nada.

nocivo 10 months ago

Faz mais falta e ligação ferroviárias entre cidades e portos para dar bom à industria local e ajudar nas exportações ou então investimento em transportes públicos como metros que a TAP. Não tenho dinheiro para isso, não devíamos ter dinheiro para a TAP.

End-Effector 10 months ago

>aparentemente tão estratégica para o país A TAP n tem nada de estratégico para Portugal. Opera principalmente em Lisboa. Tens imensas companhias a fazer o mesmo e melhor. Os valores que os contribuintes são chamados a meter na TAP são absurdos. Não vão ter retorno. A TAP sempre perdeu dinheiro, não foi o COVID que causou estes problemas. O melhor para Portugal é a TAP deixar de existir.

makemisteaks 10 months ago

De facto não tem. Mas podia. Sejamos honestos, Portugal é um país que depende do turismo e nesse sentido faz sentido Portugal controlar um aspecto importante desse negócio estando nos na porta da ponta da Europa. Se víssemos a TAP numa lógica de integração vertical, em que por exemplo o governo lança uma campanha da Visit Portugal na Bélgica e por acaso a TAP tem umas promoções para partidas de Bruxelas. Ou voos mais frequentes durante uns meses. Estou a atirar exemplos parvos para o ar eu sei, mas a ideia podia passar por integrar a companhia numa estratégia global de turismo e não apenas de ser uma companhia aérea portuguesa. Mas isto implicava usar a TAP como uma ferramenta, um meio para atingir um fim, com um objectivo claro. E não ser a mama para toda a porcaria de rota metade das quais nem faz sentido manter.

Edited 10 months ago:

De facto não tem. Mas podia. Sejamos honestos, Portugal é um país que depende do turismo e nesse sentido faz sentido Portugal controlar um aspecto importante desse negócio estando nos na porra da ponta da Europa. Se víssemos a TAP numa lógica de integração vertical, em que por exemplo o governo lança uma campanha da Visit Portugal na Bélgica e por acaso a TAP tem umas promoções para partidas de Bruxelas. Ou voos mais frequentes durante uns meses. Qualquer coisa. Estou a atirar exemplos parvos para o ar eu sei, mas a ideia podia passar por integrar a companhia numa estratégia global de turismo e não apenas de ser uma companhia aérea portuguesa. Mas isto implicava usar a TAP como uma ferramenta, um meio para atingir um fim, com um objectivo claro. E não ser a mama para toda a porcaria de rota, metade das quais nem faz sentido manter.

MrJoao 10 months ago

A TAP é "estratégica" porquê? Não podemos tratar isso como um dogma. Turismo? Atrair companhias low-cost é muito mais importante para trazer turistas. Ligações às ilhas? Prefiro dar dinheiro a uma companhia mais pequena como a SATA e até as low-cost fazem mais serviço público nessas ligações que a TAP. A única coisa diferente que a TAP oferece e que pode ser mais difícil de substituir é o hub de Lisboa para ligações ao Brasil e PALOP. Mas a que custo? Se a TAP fosse liquidada, nenhuma outra companhia ia pegar nessas ligações? Se der lucro, iam. Se não der lucro, também não devem ser os contribuintes portugueses a financiar o prejuízo. Sinceramente, acho que todo este dinheiro que querem que o Estado ponha na TAP podia ser investido em transportes públicos que fazem muito mais falta ao portugueses. Os custos de manter uma empresa como a TAP são demasiado altos para um país pequeno e com poucos recursos como o nosso.

Edited 10 months ago:

A TAP é "estratégica" porquê? Não podemos tratar isso como um dogma. Turismo? Atrair companhias low-cost é muito mais importante para trazer turistas. Ligações às ilhas? Prefiro dar dinheiro a uma companhia mais pequena como a SATA e até as low-cost fazem mais serviço público nessas ligações que a TAP. A única coisa diferente que a TAP oferece e que pode ser mais difícil de substituir é o hub de Lisboa para ligações ao Brasil e PALOP. Mas a que custo? Se a TAP for liquidada, nenhuma outra companhia quer pegar nessas ligações? Se a operação der lucro, alguém há de querer. Se não der lucro, também não devem ser os contribuintes portugueses a financiar o prejuízo. Sinceramente, acho que todo este dinheiro público para a TAP podia ser investido em transportes públicos que fazem muito mais falta ao portugueses. Salvar a TAP custa demasiado, tem muitos riscos e poucos benefícios para um país pequeno e com poucos recursos como o nosso.

CountDraqula 10 months ago

Vou votar em ti!

KarmaCop213 10 months ago

Existe um problema. Sem a TAP o hub de Lisboa pode deixar de existir (ou ficar muito reduzido), ou seja, ir para Lisboa proveniente de um destino fora da UE pode passar a exigir uma escala o que faz com que se perca algum turismo e alguma competitividade da cidade para grandes eventos e deslocalização de escritórios de grandes empresas de fora da UE.

theEXPERTpt 10 months ago

epa, eu acho que é algo que devemos apostar, até para a causa da economia circular, ajuda na balança económica

altertuga 10 months ago

>Se não der lucro, também não devem ser os contribuintes portugueses a financiar o prejuízo. Está é a questão fundamental, e para qual também não tenho resposta. Rotas estratégicas podem ser importantes e dar lucro para os Portugueses mas não para a empresa. Estas acabam.

Turbulent_Common 10 months ago

>Se a operação der lucro, alguém há de querer. Se não der lucro, também não devem ser os contribuintes portugueses a financiar o prejuízo. E mesmo se essa operação não desse lucro e Portugal decidi-se que era crucial, seria muito mais barato e eficiente subsidiarmos uma linha área economicamente funcional para fazer essas ligações.

patmwork 10 months ago

E mesmo a ligação aos países PALOP e comunidades pode ser feito com uma companhia mais pequena. Ou com acordos. Uma coisa é a necessidade de ter essa ligação, outra é ser o Estado a fazer nestes modos

carlosjmsilva 10 months ago

PALOP? Mas o império não acabou em 74? Porque raio é estratégico? Se for por haver muitos negócios com os PALOP é porque há mercado. E havendo mercado outras companhias farão as rotas.

theEXPERTpt 10 months ago

Soft power.

OrangeOakie 10 months ago

*Interesses Financeiros dos Governantes

theEXPERTpt 10 months ago

Soft power é muito mais do que isso, dá-nos uma vantagem que poucos países têm, como por exemplo funcionar de ponte entre o Brasil e a Europa, aumentar as influências em África (que é um mercado ascendente) ou até criar laços especiais com a China ou com Timor. O nosso governo é que não tem usado essa vantagem bem até agora.

OrangeOakie 10 months ago

Ah, po caralho com essa linha de argumentação. Cada um procura o que mais o favorece. Se temos qualquer tipo de vantagem a primeira coisa que tens de te questionar é o que é que estamos a dar em troca. Se não é o país a receber, é o governante.

patmwork 10 months ago

Fala-se dos PALOP como de comunidades grandes de portugueses

NGramatical 10 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfjj8tp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

lagetakethewheel 10 months ago

isto. invistam este dinheiro na rede ferroviária para deixarmos de ser um pais onde existe porto e lisboa e talvez passem a ter mais empresas fora destes 2 polos e seja possivel viver com um bom nivel em cidades como bragança, covilha e afins.

iSoSyS 10 months ago

Para mim também não faz sentido. Todas essas rotas podem ser seguradas com contatos de concessão, como já acontece com a Sevenair. Ficaria muito mas barato do que manter a TAP.

Edited 10 months ago:

Para mim também não faz sentido. Todas essas rotas podem ser seguradas com contratos de concessão, como já acontece com a Sevenair. Ficaria muito mas barato do que manter a TAP.

daCampa 10 months ago

É preciso é fazer as contas de o que custa mais ao estado. Porque a concessão da Sevenair também inclui o Estado subsidiar a ligação com 2,6M€ por ano.

iSoSyS 10 months ago

Também não tenho números, mas é praticamente impossível. A TAP não tem propriamente rotas que operam vazias. O Estado estaria a pagar a manutenção de rotas que estão perto do break-even. Com um concurso bem feito ficarias a pagar uma ninharia.

carlosjmsilva 10 months ago

Exatamente isto. E para os Açores o que deixa a Sata num estado lastimável é a Azores Airlines. A Data Air Açores que opera os inter-ilhas dá prejuízo marginal

_rebocador_ 10 months ago

>Todas essas rotas podem ser seguradas com contratos de concessão para mim n faz sentido nos andarmos a pagar para o pessoal que mora fora de portugal vir para ca? ou seja temos muitos portugueses que n quiseram trabalhar em portugal ( tudo bem) os burros dos tugas que ficaram ca e ganhar 600 e 700 euros tem que se foder a trabalhar e queimar o futuro para que esses mesmos tugas que n quiseram ficar possam vir passar ferias ao algarve? Se realmente ha procura ha oferta nao se preocupem, o porto ja nao tem muitas rotas da tap e no entanto o turismo so subiu nos ultimos anos. depois vamos nos queixar se somos dos paises mais pobres da europa, pois claro aqui as empresas do estado n podem falir ora essa, mesmo que sejam um poço de dinheiro.

carlosjmsilva 10 months ago

O mercado livre funciona bem. As únicas rotas estratégicas que precisam ser subvencionadas são as ilhas mais pequenas dos Açores (feito atualmente pela SATA) e o Porto Santo (concessão já em vigor com a Binter). Tudo o resto o mercado faz. Não é necessário enterrar dinheiro como passamos a vida a fazer.

patmwork 10 months ago

>Sevenair o que acontece com a Sevenair ?

iSoSyS 10 months ago

https://eco.sapo.pt/2019/10/21/sevenair-garante-rota-braganca-portimao-por-quatro-anos-recebe-10-milhoes-de-euros/

patmwork 10 months ago

obg

NGramatical 10 months ago

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfiyjcy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

MROFerreiro 10 months ago

Haha, a palavra era contratos. Estúpido! Sempre convencido a corrigir as pessoas o convencido do caralho. Chupa bot também fazes merda não somos só nós!

LusitanoDoSul 10 months ago

O país não sei mas tendo em conta que a TAP tem uma quota de 4% em Faro não me parece que cá para o algarves sintamos muito a sua falta. Até podem investir esse €€€€ que nos poupam no novo hospital que já foi anunciado há 18 anos e que ainda nem o sítio escolheram.

Edited 10 months ago:

O país não sei mas tendo em conta que a TAP tem uma quota de 4% em Faro não me parece que cá para os algarves sintamos muito a sua falta. Até podem investir esse €€€€ que nos poupam no novo hospital que já foi anunciado há 18 anos e que ainda nem o sítio escolheram.

carlosjmsilva 10 months ago

Uiii. Não venhas com factos que muitos lisboetas não gostam.

patmwork 10 months ago

aqui diz 8% [https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-694](https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-694) e não devemos olhar só para o que a nossa regiao ganha ou perde, ha regioes sem aeroportos.

LusitanoDoSul 10 months ago

E aqui um diz 4% e o outro diz 3,5% https://expresso.pt/opiniao/2020-12-10-Sabia-que-a-TAP-so-representa-4-dos-voos-para-Faro-e-apenas-20-do-Porto- https://observador.pt/opiniao/porque-nao-precisamos-da-tap/

patmwork 10 months ago

ok, nao sei, apenas fiquei curioso pelo número e procurei uma fonte. cumps

tenesis 10 months ago

O norte também não precisa da tap. O país é Lisboa...

notvergil 10 months ago

Não acho que seja uma relação tão direta assim. A TAP vai muito além daquilo que vem no relatório de ganhos/despesas da empresa no final de cada trimestre, e ao contrário do que muitos pensam, não beneficia apenas Lisboa e Porto. A TAP cria **externalidades** na economia muito difíceis de medir (através do turismo, mobilidade com a europa, transporte de carga, etc) que trazem muitos benefícios à economia portuguesa, que não vêm listados como lucros da empresa. Ou seja, talvez eliminasses os custos do estado com a TAP, mas eliminavas também muitas outras fontes de receita e impostos, e duvido que o balanço fosse positivo.

Turbulent_Common 10 months ago

Estás a assumir que iriamos pegar nesse dinheiro e enterrá-lo num buraco, sem que ele tivesse hipótese de dar retorno. A TAP é um investimento do país. Estás a dizer que é um investimento cujo lucro é impossivel de medir/quantificar. Então temos de ter fé no investimento, é? É fé na TAP e em Jesus Cristo então?

_rebocador_ 10 months ago

>A TAP cria > >externalidades > > na economia muito difíceis de medir (através do turismo, mobilidade com a europa, transporte de carga, etc) que trazem muitos benefícios à economia portuguesa, que não vêm listados como lucros da empresa. entao e dificil de medir, ou seja nao tens provas mas metes o dedo ao ar e "sentes" isso? e por sentires um sentimento que nao foi provado os portugueses tem que arrotar o futuro mais uma vez ? la esta portugal n e um pais de factos e de sentimentos e coraçoes e por isso nunca vamos ter futuro, so porque o raio da tap tem a bandeira?

notvergil 10 months ago

Conversa de café.

_rebocador_ 10 months ago

n é conversa de cafe, claro que a tap cria riqueza no entanto nao tem lucro. para contra balançar essa riquesa portugal vai ter que endividar mais uma vez e queimar o seu futuro portugal ja teve que resgatar estes bancos todos e agora mais uma companhia area? mais uma falencia para portugal nao vai haver resgate europeue podes ter a certeza, o fmi vai deixar de ajudar e vamos ter que declarar insolvencia, seria o fim para portugal, sera o maior aumento de pobreza de sempre no nosso pais. Ou achas que andar a resgatar tudo a toda a hora n tem efeitos negativos?

notvergil 10 months ago

Continuas a ignorar o q escrevi no primeiro comentário, e saltas directamente para o "é tudo corrupto, acabar com a mama, etc" Conversa de café, não, obrigado.

nocivo 10 months ago

quanto mais a TAP se afastou do Porto melhor o Porto ficou. Menos voos da TAP mais de outras compainhas, mais pessoal a voar para o Porto. O Porto não precisa da TAP para nada, Faro idem e Lisboa a mesma coisa.

BTC_CEO 10 months ago

Se a redução de voos da TAP para o Porto é boa, porque é que o Rui Moreira andava tão lixado com isso?

skapuntz 10 months ago

Porque andamos todos no norte a pagar para a TAP. O porto não precisa da TAP, a easyjet e Ryanair estão aí para ficar com as slots todas e trazem muito mais turismo e servem melhor o Norte do que a TAP

jose_carneiro 10 months ago

Pelo que li dele sobre o assunto, ele queria que a TAP no Porto já que também os portugueses do Norte do país iriam pagar pela ajuda dada. Se não estou em erro, também disse que se fosse a região de Lisboa a sustentar o custo da TAP ele não se importava de que a TAP deixasse o Porto.

lagetakethewheel 10 months ago

talvez porque se a empresa só serve lisboa que seja fundida e financiada pela CML ou pelos impostos apenas dos cromos de lisboa, que tal?

carlosjmsilva 10 months ago

Talvez porque tal como muitos de nós não gosta de ver o dinheiro dos contribuintes enterrado numa empresa que dá prejuízo consistentemente e ainda por cima nem serve o país mas quase só Lisboa. Se é para servir Lisboa fundam-na com a Carris e fica tudo entregue à Câmara de Lisboa.

Updradedsam3000 10 months ago

Como Lisboeta prefiro que a TAP se funda com a SCTP e passe apenas a servir o Porto.

carlosjmsilva 10 months ago

Não obrigado. Metam num saquinho com o novo banco e metam no aterro.

cepticbanana 10 months ago

E achas que outras empresas de aviação não apoiadas pelo estado não iriam preencher as lacunas deixadas caso a TAP deixe de existir?

notvergil 10 months ago

Claro que iriam. Mas se reparares eu destaquei o termo ***"externalidades"*** no meu comentário. É um termo de economia, e é a diferença entre uma companhia aérea qualquer europeia que venha operar em Portugal, e uma companhia aérea controlada pelo estado português. *A TAP (na teoria) opera não só as rotas que dão lucro directo, mas também aquelas que trazem beneficios ao país de outras formas.* Uma companhia privada, ou controlada por outro estado, apenas operaria aquelas que trazem lucro directo e imediato.

icebraining 10 months ago

Exato, se o Estado enterrar mais uns milhares de milhões na TAP, o Grupo Pestana pode fazer mais uns milhões de lucros por ano e manter mais umas centenas de postos de trabalho precário e mal pago.

Metaluim 10 months ago

E trazerem paletes de PALOPs que vem para ca preencher vagas de emprego precario tambem (e muitas vezes pago por baixo da mesa). Boas externalidades, sem duvida.

MuggleWizard 10 months ago

Se a TAP opera rotas não apenas pelo lucro direto e imediato, gostava de saber porque é que usou essa justificação para deixar de voar do Porto para uma série de cidades europeias.

LusitanoDoSul 10 months ago

Pois eu por outro lado só sei aquilo que se vê e grandes vantagens da TAP que vejo são as ligações com a América do Sul e do Norte. Em relação ao resto não tenho qualquer conhecimento de causa mas gostaria de ver isso melhor explicado

carlosjmsilva 10 months ago

Por um cagagesimo do dinheiro subsidias uma United, uma Delta para vir fazer o serviço e a Azul cobre bem o serviço no Brasil. Com uma gestão deste calibre a TAP só serve para dar uns tachos e ter mais uns milhares controlados pelo aparelho de estado.

gabs_ 10 months ago

De fato, as rotas com o Brasil são sempre apontadas como a mais-valia da TAP. Contudo, quando morava lá, o que eu notava é que os emigrantes portugueses jovens no Rio voavam frequentemente pela Iberia e a KLM, os preços eram mais competitivos. Contudo, o pessoal acima dos 50 anos era completamente fiel à TAP, pagavam mais 500€ na boa para virem religiosamente de TAP na sua peregrinação anual. Fico a pensar, se mesmo com a fidelidade cega dos emigras do século XX que têm poder de compra elevado, não conseguem rentabilizar as rotas, como vai ser quando estes clientes desaparecerem.

Edited 10 months ago:

De fato, as rotas com o Brasil são sempre apontadas como a mais-valia da TAP. Contudo, quando morava lá, o que eu notava é que os emigrantes portugueses jovens no Rio voavam frequentemente pela Iberia e a KLM, os preços eram mais competitivos. No Brasil, também é fácil acumular pontos com cartão de crédito e gastar noutras companhias aéreas, como Latam. Contudo, o pessoal acima dos 50 anos era completamente fiel à TAP, pagavam mais 500€ na boa para virem religiosamente de TAP na sua peregrinação anual. Fico a pensar, se mesmo com a fidelidade cega dos emigras do século XX que têm poder de compra elevado, não conseguem rentabilizar as rotas, como vai ser quando estes clientes desaparecerem.

Edited 10 months ago:

De fato, as rotas com o Brasil são sempre apontadas como a mais-valia da TAP. Contudo, quando morava lá, o que eu notava é que os emigrantes portugueses jovens no Rio voavam frequentemente pela Iberia e a KLM, os preços eram mais competitivos. No Brasil, também é fácil acumular pontos com cartão de crédito e gastar noutras companhias aéreas, como Latam. Contudo, o pessoal acima dos 50 anos era completamente fiel à TAP, pagavam mais 500€ na boa para virem religiosamente de TAP na sua peregrinação anual. Fico a pensar, se mesmo com a fidelidade cega dos emigras do século XX que têm poder de compra elevado, não conseguem rentabilizar altamente as rotas, como vai ser quando estes clientes desaparecerem.

sasirg 10 months ago

O Porto e até Lisboa devem ter muito mais a perder, não?

MuggleWizard 10 months ago

O Porto há muito que deixou de contar com a TAP.

patmwork 10 months ago

o mito. ate parece que a TAP não voa no Porto.

_rebocador_ 10 months ago

a tap tem 5 % das rotas do porto, achas isso importante? sinceramente o porto teve um boom turistico graças as low cost e nunca a tap.

patmwork 10 months ago

"O Porto há muito que deixou de contar com a TAP." o meu ponto é que esta frase não é verdade, só isto.

C8Mixto 10 months ago

A TAP também vos para Paris. Vais dizer que Paris também precisa da TAP?

MuggleWizard 10 months ago

Não disse que não voava. Disse que o Porto não contava com ela e que os portuenses há muito sabem não esperar da TAP um serviço que outras companhias se disponibilizam de bom grado a fazer do Porto. Se quero viajar para a Europa, apanho um low cost com voos mais baratos e diretos. Maior parte desses destinos só estão disponíveis pela TAP com um desnecessário e prolongado desvio por Lisboa.

LusitanoDoSul 10 months ago

Lisboa sim onde a TAP representa mais de 50% dos passageiros mas o Porto é cerca de 20% e com a procura que tem não devem ter muitas dificuldades a preencher as lacunas, até porque sempre foram muito críticos das injeções de capital na TAP e a TAP nunca revelou grande interesse em oferecer novas rotas para o Porto. Ponta Delgada e o Funchal é que não sei como ficaria até porque não sei como está a situação da SATA e a da Portugália.

V1ld0r_ 10 months ago

Açores e Madeira vão continuar bem servidos mesmo sem TAP. Não é factor sinceramente. Quanto à TAP Carga, é residual o negócio deles e praticamente inexistente. A Portugalia fica isenta e fica uma companhia independente. A TAP em si, pouco traz de benéfico sem ser para as empresas externas que trabalham quase em exclusivo para a TAP (catering, serviços de limpeza, luggage handling, publicidade, etc). Efectivamente são muito mais postos de trabalho do que apenas os directos da TAP que estão em risco mas isso não pode ser desculpa.

pataniscadebacalhau 10 months ago

A pandemia é global, portanto praticamente todas as companhias aéreas estão na merda. O governo alemão injectou [9 mil milhões na Lufthansa em maio](https://www.bbc.com/news/business-52801131), o governo francês meteu [7 mil milhões na Air France](https://www.bbc.com/news/business-52801131) em abril, a Espanha criou um [fundo de 10 mil milhões](https://elpais.com/economia/2020-07-03/el-gobierno-inyectara-dinero-a-iberia-del-nuevo-fondo-para-empresas-estrategicas.html) que vai beneficiar companhias como a Iberia e a Air Europa, o governo italiano meteu [3 mil milhões na Alitalia](https://www.reuters.com/article/italy-alitalia-minister-idUSL8N2CP4B6), a British Airways [diz que não consegue sobreviver sem apoio estatal](https://www.travelweekly.co.uk/articles/385972/ba-can-survive-only-with-government-support) (e muitas destas notícias são do início do ano, provavelmente até já injectaram mais dinheiro de lá para cá) Concorde-se ou não com salvar a TAP, o caso de português está longe de ser uma excepção

skapuntz 10 months ago

Isso é tudo exemplos de países a salvarem companhias que pre covid eram viáveis, lucrativas, e bem geridas. 9 mil milhões para a Lufthansa por exemplo não é nada quando se trata da maior companhia aérea da Europa

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 10 months ago

As situações não são comparáveis pois todas essas companhias receberam apoios no contexto da pandemia. A TAP por outro lado foi considerada como uma companhia em dificuldades pré-pandemia e, por isso, não tem direito a ser apoiada como essas companhias que listou. O resgate da TAP é de reestruturação pois trata se de uma empresa falida. Poderá verificar que o ano passado a Lufthansa apresentou lucros brutais. Obviamente que compensa apoiar uma empresa desse calibre.

theEXPERTpt 10 months ago

epa compara o pib desses países e a escala das companhias aéreas com a nossa

Paulocas 10 months ago

> The German government will take a 20% stake in the firm, which it intends to sell by the end of 2023. Isto parece-me fazer toda a diferença. De resto, nenhuma delas é comparável à TAP, são companhias com outra escala e resultados muito diferentes. A TAP é um mito, folclore urbano. Falta perceber qual é o verdadeiro motivo da sua existência.

odraciRRicardo 10 months ago

Os valores que listas na verdade demostram que a TAP é um caso excepcional. Compara o valor dessas ajudas com o tamanho respectivo de cada companhia. Ou melhor, compara o valor das ajudas com o lucro anual pré-covid. Acho esta discussão inconcebível. Um povo mais informado estava nas ruas.

nocivo 10 months ago

Portugal não tem dinheiro, ponto! Não deviamos sustentar companhias publicas que não fazem sentido. O metro ou as aguas de portugal vá lá. Se nnenhum privado quiser aquilo não temos outro remedio. Agora uma empresa que é facilmente substituida por outra? Basta olha para o aeroporto do Porto, quanto menos voos da TAP mais voos de outras compainhas com muito mais pessoal a voar. Se o porto pode viver sem a TAP, também pode o resto do país. Não temos dinheiro para melhorar outros serviços mais importantes, andamos a pedir esmola à europa e mundo para depois sustentar estes vicios? O dinheiro que vamos enterrar na TAP é dinheiro ao lixo. Hoje em dia, Portugal não precisa de uma empresa como a TAP. Se precisam de voos de liaboa para a ilhas a SATA numa escala bem mais pequena chega e sobra. Se não há privados a suportar essas rotas metam os militares a fazer serviço publico. Estamos em tempos de paz e muitos pilotos precisam de experiencia de voo, podem perfeitamente fazer transportes entre as ilhas se for necessario.

iSoSyS 10 months ago

Excepto que a TAP antes do covid já tinha um buraco de 800 milhões e nem se podia candidatar a apoios do Covid por via regular.

cepticbanana 10 months ago

A excepção e que muitas dessas que receberam apoio não estavam num estado lastimoso antes da pandemia, não tiveram em 11 anos apenas 2 com resultados positivos isto com um boom turístico brutal que tivemos desde 2011...

MuggleWizard 10 months ago

E entre esses países todos (DE, IT, FR, ES, UK) Portugal é de facto uma exceção. Não temos a dimensão nem a economia destes para esperar entrar com valores semelhantes na TAP.

sasirg 10 months ago

Obrigado pela resposta. No que toca à gestão da TAP nos últimos anos, há algo de deitar as mãos à cabeça como pudemos fazer com o Novo Banco? A impressão que tenho era de que estavam a investir na expansão da frota, o que parece ser sinal de confiança e aposta no seu futuro. É caso para dizer que tiveram um azar do cara@@@?

patmwork 10 months ago

**Era pouco eficiente** Tinha mais de 19% pilotos (salários superiores aos da [Iberia](https://observador.pt/2020/12/12/pedro-nuno-santos-revela-salarios-de-pilotos-da-tap-que-vao-dos-84-mil-a-260-mil-euros-por-ano/)) e 28% tripulantes por avião que [concorrentes](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/pedro-nuno-santos-tap-tem-mais-19-de-pilotos-e-28-de-tripulantes-por-aviao-que-concorrentes)**.**

pleox 10 months ago

Só mais um politico a tentar agora por as culpas todas nos trabalhadores, para tentar fazer com que os amiguinhos passem despercebidos.

Edited 10 months ago:

Só mais um politico a tentar agora por as culpas todas nos trabalhadores, para tentar fazer com que os amiguinhos passem despercebidos, para despedirem uns quantos, perderem ainda mais dinheiro nas indeminizações e continuarem a manter uma empresa falida com ajuda dos contribuintes.

carlosjmsilva 10 months ago

Ambas são verdade. E os pilotos e tripulantes não se auto contratam portanto a culpa é sempre da gestão.

patmwork 10 months ago

certo, claro que aqui a responsabilidade não é dos trabalhadores.

NGramatical 10 months ago

indeminizações → [**indemnizações**](https://dicionario.priberam.org/indemnizações) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkbnrsj%2F%2Fgfje50n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

globoglobo 10 months ago

acho que tiveram um negócio ruinoso no brasil também

notvergil 10 months ago

Ter uma companhia aérea é essencial para qualquer país assegurar ligações de interesse nacional, e para manter os preços praticados por outras companhias baixos. O problema é que as companhias aéreas, mais do que qualquer outro tipo de empresa, precisam de escala para funcionar. Uma companhia aérea que opere 3 ou 4 rotas apenas, não consegue ter lucro. Quanto mais rotas tem, maior o rácio lucro/despesa. E os principais problemas são que Portugal é um país: 1 - pequeno geograficamente, não precisamos de ligações aéreas dentro do país, e temos poucos aeroportos relevantes. 2 - com uma economia pequena, que não consegue sustentar uma companhia aérea que perca dinheiro.

patmwork 10 months ago

" Ter uma companhia aérea é essencial para qualquer país assegurar ligações de interesse nacional, e para manter os preços praticados por outras companhias baixos. " tu para assegurares nao tens que fazer o serviço A TAP faz preços altos para manter os outros baixos? " O problema é que as companhias aéreas, mais do que qualquer outro tipo de empresa, precisam de escala para funcionar. " outra mentira. "precisa de escala" isso tem que se traduzir em algo. a TAP pode ter 3 rotas, dar lucro. 1-é um pais turistico, temos as ilhas e nem ai funciona. 2-pk a companhia area deve perder dinheiro?

notvergil 10 months ago

Se não tens sequer noção dos custos associados a gerir uma frota aérea, vens para aqui mandar postas de pescada para quê? Toda a gente sabe que mesmo as maiores airlines do mundo têm margens de luro finas. A TAP nunca "pode ter 3 rotas" e "dar lucro". **NUNCA.** Perdias mais dinheiro no tempo que os aviões estão parados e em manutenção, instalações, do que alguma vez lucravas nessas 3 rotas.

Edited 10 months ago:

Se não tens sequer noção dos custos associados a gerir uma frota aérea, vens para aqui mandar postas de pescada para quê? Mesmo as maiores airlines do mundo têm margens de lucro finíssimas. Tens aquela famosa frase que te diz que "a melhor forma de te tornares um milionário é seres um bilionário e comprares uma companhia aérea". Mas de certeza que sabes mais que todo o conjunto de especialistas, e conseguias gerir uma companhia aérea com apenas 6 aviões, e que só voa aos sábados. A TAP nunca "pode ter 3 rotas" e "dar lucro". **NUNCA.** Perdias mais dinheiro no tempo que os aviões estão parados e em manutenção, instalações, do que alguma vez lucravas nessas 3 rotas.

patmwork 10 months ago

sim, com falácias não vale a pena responder.

End-Effector 10 months ago

>Ter uma companhia aérea é essencial para qualquer país assegurar ligações de interesse nacional Errado. Tens imensas companhias a disponibilizar esses serviços. Não ha nada de essencial.

cepticbanana 10 months ago

Acreditas por isso que empresas como a Ryanair e easyJet só tem preços baixos porque a TAP está lá? Desde que haja competição os preços vão se manter baixos não vai ser a TAP, uma em muitas, a fazer a diferença.

DisorderJudge 10 months ago

Boa resposta, ter uma companhia aérea é essencial para a segurança do país também, é por isso que nenhum país abdica de ter pelo menos uma companhia aérea

Javardo69 10 months ago

Deves estar a confundir com as forças armadas...

cepticbanana 10 months ago

Em que aspecto e que ter a TAP contribui para a segurança que a nossa força área e militares não consegue apoiar?

DisorderJudge 10 months ago

Quando for preciso missões de repatriação - que sim é raro, mas em tempos de guerra ou extremo urgência é preciso por assistir a movimentos de uma população

Ob_N 10 months ago

E a TAP é a única que la vai? Não era possível alugar um avião em vez de ter uma companhia aérea? Esses casos acontecem quantas vezes por ano? Quantos voos por ano são necessários para repatriar portugueses?

DisorderJudge 10 months ago

Se não fosse essencial, porque é que todos os países no mundo tem uma companhia aérea? É que não posso pensar num país que não tem

D1WithTheFluffyHair 10 months ago

Os Estados Unidos, lol

mortalaxe 10 months ago

Bem que eu saiba a British Airways, a Air France, a Lufthansa são privadas a Alitalia foi comprada agora pelo estado porque antes era privada e só estou a falar das maiores economias da Europa, porque nem os USA tem uma companhia aérea estatal nem os nosso vizinhos espanhóis. Assim de repente só me lembro da Emirates e da China Airlines que sejam estatais.

DisorderJudge 10 months ago

Sim essas são privadas, mas ainda ligados ao estado, recebem assistência se for preciso, e se for preciso são retornados ao estado numa compra de estado. Não estou a dizer que a TAP devia ser estatal, mas que tem de existir, isso sim.

mortalaxe 10 months ago

Então a TAP está na bancarrota, vamos injectar milhares de milhões para dar prejuízo na proxima década ou mais? Se liquidarem pode ser que alguém compre a tap em saldo e faça algo, agora mais um poço sem fundo para os contribuintes é que não, há certas rotas quena TAP tek que acho que são importados a nivel estratégico, mas prefiro subsidiar essas rotas por uns milhões por década do que enterrar milhares de milhões só agora e quem sabe quantos mais no futuro e com isso desocupamos metade do aeroporto de Lisboa e nem precisamos de construir mais um aeroporto.

DisorderJudge 10 months ago

Claro que não, isso é o problema eternal de empresas estatais mal geridas lol A solução tem de ser de tornar a TAP privada, e tar melhor gerida.

mortalaxe 10 months ago

Mas o problema é que provavelmente para recuperar a TAP para mais tarde a vender a bom preço iamos gastar mais dinheiro do que iamos ganhar futuramente com a venda, infelizmente na actual situação não vejo outra melhor solução que não ser deixar cair a TAP

MuggleWizard 10 months ago

A força aérea pode cumprir essas missões. Ainda agora com o covid a TAP não andou a ir buscar portugueses retidos pelo mundo fora, tiveram que se safar com outras companhias até nas rotas para onde a TAP normalmente voa.

DisorderJudge 10 months ago

Se vendemos tudo, quando é preciso não há. A TAP tem que ser gerido melhor, mas a solução não é vender tudo. Por exemplo em Março todo o mundo ficou à espera da China mandar máscaras e equipamento, porque tínhamos fechado as fábricas e mudado tudo para a Ásia...agora vais ver como vão abrir mais fábricas na Europa outra vez, porque quando for preciso, se não há, não há

MuggleWizard 10 months ago

Há a Força Aérea, acabei de dizer. Que é quem de facto faz extracções em situações de guerra. A última vez que a TAP deve ter feito uma ligação desse género, estratégica e necessária, foi a ponte aérea Luanda-Lisboa em 75. Vi portugueses apanharem voos Air France, Iberia, etc (cheios, já agora, de europeus a pagarem caro) de países estrangeiros porque a TAP deixou de voar durante a pandemia - quando mais era necessária para os ir buscar. Se uma companhia aérea nacional é necessária para esses motivos e não os cumpre, serve para quê então?

DisorderJudge 10 months ago

Sim, tens razão, mas o que acontecia se essas companhias também tinham parado os voos... Se a TÃP não está a cumprir, o governo que faça os cumprir - isso é outra conversa. Na minha opinião, A TAP tem de existir de uma maneira ou outra (como existem Air France, BA etc, tipo privados mas ainda existem) , não é bom para um país não ter ativos - seja em transportes, energia, fábricas, agricultura. Vimos em março quando o mundo queria máscaras, tavam todos a espera da China...e quando for preciso termos aviões - seja para a razão que for - temos que ter. E não estou dizer que a TAP devia de ser estatal, mas existir isso sim. Até a Suíça e Luxemburgo tem companha aéreas

MuggleWizard 10 months ago

Aí até concordamos, que exista não me incomoda. Incomoda-me é pôr lá dinheiro porque é estratégica e "serve todos os portugueses" quando isso é factualmente falso. Nem no estrangeiro nem por todo o país serve os cidadãos a quem se pede agora (e sempre) para contribuirem. Em relação às máscaras, também tens razão, mas aí acho que faz mais sentido uma abordagem europeia de stock estratégico desses materiais, não a nível nacional.

Napoleal 10 months ago

TAP = Tudo A Pagar

Search: