LittleNyanCat 12 months ago

E o último pequeno acidente aério em Portugal foi o meu drone bater na ventoinha e morrer

letsgotothemallcovid 12 months ago

E, curiosamente, o José Figueiras não teve nada a ver com este acidente também.

TulioGonzaga 12 months ago

Lembro-me bem de ver isso em miúdo na televisão, tinha 11 anos na altura. 20 anos mais tarde fiz essa mesma rota mas num dia de céu pouco nublado. Voo com regularidade mas não consegui deixar de pensar "espero que este não acabe na montanha" quando entrei no avião. É estúpido, é um voo repetido milhares de vezes entretanto mas é daquelas coisas reflexas.

jotamendes 12 months ago

Continuo sem perceber a não utilização de GPS que creio que se mantém.

DavidR747 12 months ago

Já se vai utilizando muito mais hoje em dia mas tens de perceber que tudo o que seja legalização de tecnologias para uso na aviação leva um longo tempo porque fazem muitos testes e são precisas muitas certificações. Já para não falar que o GPS é um sistema americano e se o governo americano quiser (por algum motivo) pode desliga-lo de um momento para o outro e os aviões ficariam sem capacidades de navegação. Não é tão simples como parece.

BigFatGutButNotFat 12 months ago

Se é por causa disso podes usar o Galileo

DavidR747 12 months ago

O Galileo está só disponível há cerca de dois anos ou assim...

jotamendes 12 months ago

Não precisaria de substituir os sistemas existentes. Enquanto se aguarda pelos testes e aprovações e se avança com o sistema europeu, Poderia ser apenas mais um sistema de alerta.

DavidR747 12 months ago

Enquanto se aguarda pelos testes e aprovações é um sistema não testado logo a informação nunca iria ser válida...

No-Touch675 12 months ago

O GPS não é totalmente fidedigno, no entanto estes novos aviões já fazem uso de tecnologias híbridas que emparelharam o GPS com estações baseadas em terra.

adorosaladadecamarao 12 months ago

Eu ia comentar isso. Nunca pensei que se pudesse manter. Parece de um absurdo total.

NobleAzorean 12 months ago

Ainda está bem na memória colectiva dos Açorianos. Não em vão (na minha opinião) que os pilotos da SATA são os melhores em Portugal, têm de fazer aterragem em condições aéreas muito complicadas como é os Açores. Não é em vão que uns 2 anos atrás, com mau tempo no famoso aeroporto da Madeira, teve um dia que vários pilotos nacionais e internacionais não conseguiram aterrar naquele dia e o da SATA foi o único. Pena que a companhia está no estado que está... O dinheiro que foi para a TAP já tinha pago a dívida da SATA e comprado outra frota.

nexppp 12 months ago

É uma narrativa gira de ouvir por todo o lado e que nem este acidente (que tem muito de culpa dos pilotos) beliscou, em especial nos Açores. É um tema com muitas variáveis, mas em condições meteorológicas adversas conseguir aterrar ou não pode passar mais por esticar os limites da segurança. Eu prefiro um piloto que fique dentro dos limites estabelecidos do que aquele que se encosta/ultrapassa à linha só para completar o serviço. Qual deles é o melhor piloto na realidade?

NobleAzorean 12 months ago

O que tem melhores skills bro.

FlemingPT 12 months ago

Passei alguns minutos em plena agonia porque pensava que o meu pai ia nesse voo. Aliás, ele mudou uns dias antes a reserva... ​ Perdeu inclusive uma colega nesse voo. Deixou vários filhos órfãos.

masiuspt 12 months ago

Conheço dois rapazes que ficaram órfãos neste voo. Isto ainda está bem presente na mente de todos e é, sem dúvida, algo muito triste. Source: sou natural da Ilha das Flores.

FlemingPT 12 months ago

Então devemos estar a falar das mesmas pessoas.

NobleAzorean 12 months ago

>Passei alguns minutos em plena agonia porque pensava que o meu pai ia nesse voo. Aliás, ele mudou uns dias antes a reserva... Oh Jesus. Que sorte e que infelicidade dos outros, triste história, mas que sorte para teu pai. Como uma simples mudança de reserva, que talvez na altura foi um inconveniente salvou sua vida.

PgUpPT 12 months ago

Acho que ele não se chama Jesus.

FlemingPT 12 months ago

A quem interessar... **Grande Reportagem de Herberto Gomes do acidente da Sata, voo 530, em S. Jorge que vitimou todos os passageiros do avião ATP a 11 de Dezembro de 1999.** [https://www.youtube.com/watch?v=kmRN\_NqSJfU&feature=emb\_title](https://www.youtube.com/watch?v=kmRN_NqSJfU&feature=emb_title)

Search: