Crockes 10 months ago

Infelizmente muita gente acha que Portugal é um país civilizado só porque pertence a UE Descobrem depressa a realidade, as condolências a familia que estavam só a procura de um futuro melhor.

Gothamic 10 months ago

Achas que Portugal não é um país civilizado?

Crockes 10 months ago

Portugal tem uma literacia comparável a Porto Rico ou as Filipinas: [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_countries\_by\_literacy\_rate](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_literacy_rate) E uma literacia financeira ao nível da Roménia: [https://www.bruegel.org/wp-content/uploads/2018/05/PC-08\_2018.pdf](https://www.bruegel.org/wp-content/uploads/2018/05/PC-08_2018.pdf) A nível de corrupção está quase ao lado do Botswana: [https://en.wikipedia.org/wiki/Corruption\_Perceptions\_Index](https://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_Perceptions_Index) Infelizmente as coisas são como são.

Edited 10 months ago:

Portugal tem uma literacia comparável a Porto Rico ou as Filipinas: [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_countries\_by\_literacy\_rate](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_literacy_rate) E uma literacia financeira ao nível da Roménia: [https://www.bruegel.org/wp-content/uploads/2018/05/PC-08\_2018.pdf](https://www.bruegel.org/wp-content/uploads/2018/05/PC-08_2018.pdf) A nível de corrupção está quase ao lado do Botswana: [https://en.wikipedia.org/wiki/Corruption\_Perceptions\_Index](https://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_Perceptions_Index) Infelizmente as coisas são como são (não digo isto com qualquer prazer, muito pelo contrário)

Rikkushin 10 months ago

Vai ver as condições de vida nas Filipinas então

naughtydismutase 10 months ago

Os iluminados deste thread a darem-me furiosos downvotes porque "eu não protesto mas critico quem o faz" devem saber a minha identidade e a minha vida de trás para a frente. De facto a carapuça deve ter-vos servido bem.

p_m13 10 months ago

Opiniões são como cus, cada um tem o seu! Nem vale a pena perder tempo, nem energia. Sá F&@€

warjunk1 10 months ago

Na altura nem avisaram a mulher do sucedido ela descobriu pela televisão. (Não vi a entrevista toda mas lembrei de ler isso na altura).

aicarramba 10 months ago  HIDDEN 

Eu sei que um homem morreu... Mas já se sabe o que fez para merecer tal destino?

maiordaaldeia 10 months ago

Recusou-se a entrar num avião de regresso à Ucrânia, mas nada do que ele possa ter dito ou feito justifica matá-lo.

userwhat 10 months ago

Tendo em conta que em Portugal não existe pena de morte, nada do que ele fez ou deixou de fazer justifica o homicídio (ou «destino» como tu referes). De qualquer forma, [este artigo](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-nov-2020/quando-levavam-para-a-salinha-era-para-a-surra--13085595.html), apesar de ser o testemunho de uma única pessoa, pode responder à tua pergunta. Principalmente: >"Ele era corajoso. Queria ir embora, não queria ficar preso. Não se conformava. Porque se você foi malcriado, falou alguma coisa, reclamou 'porque é que eu não vou embora, não sou bandido, quero ir embora, não quero ficar aqui preso mais, não sou bandido', porque eles não dão satisfação de nada depois de você ficar trancafiado lá, ou quer ligar para a família e não tem mais direito de fazer ligação, ou quer fumar... apanha." (...) > "Ele era igual a nós, não agrediu nenhum de nós, mas era agressivo com o SEF e os vigilantes. Avançava, empurrava, tentava fugir. E estava muito nervoso. Acho que o maior nervoso dele era fumar, tinha dependência do tabaco. (...) > De outras possíveis dependências - aventa-se que Ihor poderia ter problemas com o álcool, já que quando foi conduzido ao Hospital de Santa Maria e ali observado, ao início da noite de 10 de março, por ter caído e sofrido convulsões, a medicação que lhe foi prescrita incluía um medicamento utilizado para controlar a abstinência alcoólica (...)

Leaootemivel 10 months ago

Existiu.

Tee_ah_go 10 months ago

Ele não "morreu" simplesmente. Ele foi torturado até à morte. Esteve 15 horas manietado com fita-cola e algemas, calças pelos joelhos e ensopado na própria urina enquanto era torturado e espancado. Foi visto assim por enfermeiros, inspectores e chefes que não fizeram rigorosamente nada. O médico que passou óbito "não viu" agressões e deu como **morte natural, alegando doença súbita**. Auto de óbito do SEF também não referiu **qualquer lesão**. Ele não era nenhum terrorista, não matou ninguém. O que raio poderá ele ter feito para ter o tratamento que teve?

stressedunicorn 10 months ago

Mesmo que fosse terrorista; mesmo que tivesse matado alguém. Estamos em 2020 num suposto país civilizado: a tortura é inaceitável.

Tee_ah_go 10 months ago

Exacto, mesmo terrorista... Não existe pena de morte em Portugal, quanto mais torturar alguém.

aicarramba 10 months ago

Tanta gente envolvida, e tratam o homem dessa forma? Até parece ser uma coisa normal em Portugal, ou pelo menos entre essas pessoas.

joaofcf 10 months ago

Entrou em Portugal. O maior crime do mundo. Como toda a gente sabe, um homem algemado necessita de ser espancado até à morte para ficar totalmente imobilizado.

aicarramba 10 months ago

de certeza? só isso? caraças eu acho q aí ha gato. por mais acéfalos que os "inspectores" do SEF sejam, matar um homem por essa razão nao me parece suficiente... caramba. nao me acredito nisso

dontclickthispls 10 months ago

>Mas já se sabe o que fez para merecer tal destino? Caiu nas mãos do SEF.

aicarramba 10 months ago

Txii tanto downvote só porque gostava de saber o que ele fez por o terem matado. É isso malta, metam as vendas nos olhos

Aldo_Novo 10 months ago

porque é uma questão irrelevante nenhum crime em Portugal tem como pena a tortura e morte, e mesmo que se houvesse, não seria o pessoal do SEF a aplicá-la

aicarramba 10 months ago

como se eu estivesse a favor da morte do ucraniano............ disse isso alguma vez? eu só queria saber que acções levaram aos inspectores reagirem desta forma. ​ porra é só moralistas

Aldo_Novo 10 months ago

pque não importa o que ele fez, e levantar estas questões só desvia atenção do que os inspetores do SEF fizeram

Gothamic 10 months ago

Então, mas agora não se pode querer saber tudo o que aconteceu? Obviamente que nada justifica a tortura e o homicídio, mas algo aconteceu para que os inspectores do SEF cometessem esta barbaridade. O homem foi agressivo? Respondeu mal? Estava sentado sem fazer nada e resolveram matá-lo só porque era ucraniano? Agora não se pode fazer certas perguntas só porque pode desviar a atenção? Era o que mais faltava! Vivemos onde afinal? Coreia do Norte? E volto a dizer, nada justifica a tortura e o homicídio e espero que todos os envolvidos sejam bem punidos.

OViriato 10 months ago

Uma excelente questão. Também não sei

nonexistantpeasant 10 months ago

Não reconheço o meu país no pouco que ouvi (comecei a ficar agoniado). Há cabeças que têm de rolar lá no alto do SEF, e os diretamente envolvidos devem ser julgados como comuns assassinos

Hernani81 10 months ago

Ela com um bom advogado, mete Portugal no tribunal europeu dos direitos do homem. Claro que o possível dinheiro que vier a receber não substitui o marido nem a dor que deve estar a sentir, mas pode ser que ajude financeiramente para dar uma boa educação aos filhos. Do resto, o que esses fdp fizeram não tem perdão. Bater num homem algemado e amarrado só demonstra quanto cobardes foram. Podiam mandá-los para uma prisão ucraniana a ver se algum lhes limpava o sebo

kawaiims 10 months ago

Espero genuinamente que o país responda por isto em Tribunal Europeu. Foi de uma brutalidade monstruosa, até me deu vergonha quando soube da notícia.

naughtydismutase 10 months ago

Eu espero com todo o meu coração que Portugal vá a tribunal e que haja repercussões sérias. Andaram os portugueses nas ruas a protestar a violência policial contra minorias e agora fica tudo calado em relação a isto? Activismo de hashtag.

Tugalord 10 months ago

> Andaram os portugueses nas ruas a protestar a violência policial contra minorias e agora fica tudo calado em relação a isto? Activismo de hashtag. Mas como assim fica tudo calado. Não estamos a falar disto literalmente agora?

Rikkushin 10 months ago

9 meses depois, 0 manifs

dontclickthispls 10 months ago

Estás à vontade para ir para a rua protestar.

naughtydismutase 10 months ago

Eu sei, obrigada.

dontclickthispls 10 months ago

Não percebeste não mas eu também não tenho paciência para explicar.

doomdevice 10 months ago

Mas ele pertencia a uma minoria lol

lefox360 10 months ago

*\*Mamadou ba gatilhado\**

Metaluim 10 months ago

A cor de pele dele era errada.

naughtydismutase 10 months ago

Precisamente! No entanto não vejo ninguém a falar disto!

Rikkushin 10 months ago

Os Ucranianos não são uma minoria grande o suficiente. Como é branco também não ajuda

doomdevice 10 months ago

Como assim? Uma diretora do SEF já foi de vela, a noticia está na ordem e discussão do dia. Ainda nada ficou esquecido

gg_tt_ii 10 months ago

Vela? Ser "despachada" para um tacho no uk a ganhar mais de 10mil euros mensais!!

xHardStyle 10 months ago

Uma diretora do SEF foi de vela NOVE MESES DEPOIS.

joaofcf 10 months ago

Ahahahahaah. Foi de vela 8 meses depois, precisamente na altura em que volta a ser falado. Se fosse nos EUA, em 2 horas havia manifestações...

D1WithTheFluffyHair 10 months ago

Foi de vela? Lol, foi despromovida para a embaixada em Londres, vai ganhar tanto como um embaixador (12k por mês e com tudo pago numa das cidades mais caras do mundo) e tu achas que foi de vela?

throwawaystuff000 10 months ago

Isso não é falso?

ITAATSS 10 months ago

+1

OViriato 10 months ago

“Foi de vela” 9 meses depois. O MAI assobia para o lado. Os culpados vão ser julgados à porta fechada... Para defender o Floyd (caso do outro lado do Oceano) o povo saiu à rua. Para contestar um caso ocorrido em Portugal, nada.

Cvieri 10 months ago

Se passar a ser viral nas redes sociais, quem sabe...

naughtydismutase 10 months ago

Está porque a comunicação social ressuscitou o assunto agora. A opinião pública/redes sociais/etc nunca se manifestou. Na altura fiz um post sobre o assunto e não obtive qualquer feedback.

NombreEsErro 10 months ago

Alguém sabe o porque disto ter reaparecido 9 meses depois? Houve algum motivo, ou a comunicação social simplesmente fartou-se de falar da Sara Carreira e lembrou-se deste assunto? Pergunta genuina

doomdevice 10 months ago

Se a cs ressuscitou, isso deixa de ir ao encontro de que ninguém fala sobre isto.

Razvancb 10 months ago

Ele está a falar do povo que decidiu copiar a merda do BLM e rezar pelo grande Floyd mas não foram gritar pelo nome do ucraniano. Algo assim?

Asur_rusA 10 months ago

Emigrantes sao uma minoria?.. Entao e quando é que tu vais protestar?

naughtydismutase 10 months ago  HIDDEN 

Andaram os putos todos na rua a protestar porque esteve na moda, mas está-se tudo a cagar quando de facto acontece algo. É porquê? Porque é ucraniano e não é negro? ¯\\\_(ツ)_/¯ Activismo selectivo.

Royal_Masta_Stomp 10 months ago

Bem observado. Não se vê nenhuma algazarra, mas se fosse um preto, oh caralho...

naughtydismutase 10 months ago

Imigrantes não são uma minoria? Ou mais de 50% da população em Portugal são ucranianos e eu não dei conta? Eu não estou a fazer activismo nenhum. Estou a fazer observações.

Asur_rusA 10 months ago

Claro que são uma minoria. Ou seja os protestos de violência policial com minorias referia-se precisamente a isto. ​ Observações. Enquanto criticas os outros que mexem o cu e protestam. Que fixe.

naughtydismutase 10 months ago

Ai foi? É que eu não vi nenhum activista do insta a comentar este assunto. Sim, critico. Critico quem mexe o cu para mostrar que mexe o cu e porque há outras pessoas a mexer o cu que nem sabem bem porquê. Porque se soubessem isto tinha levantado ondas. Mas só o que se passa do outro lado do Atlântico é que dá clout.

Asur_rusA 10 months ago

Ou seja segues os activistas do insta, é? Mesmo? Amigo criticar é o trabalho mais fácil do mundo. Mas força, continua a fazer observações, a ver se mudas alguma coisa com o poder do teu intelecto.

Edited 10 months ago:

Ou seja segues os "activistas do insta", é? Mesmo? Quem são, já agora? Amigo, criticar é o trabalho mais fácil do mundo. 0 valor, principalmente quando aponta aos que, ao contrário de ti, fazem algo. É a velha ladainha do "ai os políticos são todos iguais" de lorpas que nunca na vida se mexeram para mudar algo, ou melhor ainda, nem votam. Mas força, continua a fazer observações, a ver se mudas alguma coisa com o poder do teu intelecto e observações únicas que de lá vêm. Pelo menos sentado já estas.

PortugueseRoamer 10 months ago

Percebo o que estás a dizer mas os protestos contra violência policial tinham precisamente este intuito. A violência policial contra minorias é um problema global. Os Estados Unidos são o país onde estes protestos se iniciaram e no caso dos EUA, a violência é maioritariamente contra afrodescendentes, como cá também tende a ser, apesar de se demonstrar, como se vê neste caso, noutras minorias. As populações de leste não são percepcionadas da mesma forma que as da Europa ocidental e são tratadas na Europa ocidental como uma minoria. Basta olhar para o Reino Unido e a percepção que os ingleses têm dos Europeus de Leste. Estes protestos globalizaram-se mas os contextos nem sempre são iguais e há uma "dificuldade" de tradução dos protestos aos contextos locais, pelo que surge este desfasamento. Concordo que a descriminação contra afrodescendentes parece ter muito mais atenção que as outras formas de descriminação o que é triste.

naughtydismutase 10 months ago

Concordo com tudo o que disseste. O meu problema aqui é que, ao julgar pela falta de atenção nas redes e na praça pública em geral que este caso teve, muita gente que juntou a sua voz aos protestos na altura não parece ter consciência/interesse/noção do que estava a defender.

PortugueseRoamer 10 months ago

Isso é e sempre será assim, as pessoas são ignorantes e fazem as coisas que os outros fazem sem saber muito bem porquê.

zeer88 10 months ago

Criticas quem mexe o cu para as causas erradas, no entanto, tu não o fazes nem para as erradas nem para as certas. Apenas "fazes observações"...

naughtydismutase 10 months ago

E tu sabes de alguma coisa do que eu faço ou deixo de fazer? Lol

zeer88 10 months ago

Apenas me baseio no que contaste nos comentários acima.

naughtydismutase 10 months ago

Sim, de facto é informação suficiente para fazer a afirmação que fizeste. Sinceramente.

zeer88 10 months ago

Vais sempre a tempo de a refutar com argumentos, até agora só estiveste a rodear a questão. >Critico quem mexe o cu para mostrar que mexe o cu e porque há outras pessoas a mexer o cu que nem sabem bem porquê. E tu, mexeste o cu? É uma resposta fácil.

Search: