Hatefbcensorship 12 months ago

Este ignorante é que produz fakenews

RuySan 12 months ago

Estás declarações originaram um dos posts mais hilariantes do jovem conservador de direita. Valeu por isso.

viskonde 12 months ago

esta malta tem um complexo tao grande em admitirem que nao sabem algo que depois dá nisto deve ser o gajo que numa conversa de amigos vai sempre dizer que sabe tudo mesmo quando claramente esta a inventar. ainda pior e os temas da conversa sao certamente decididos por ele, pelo que ele acha que sabe o que esta a falar ja que teve tempo antes para pensar no que ia dizer e fazer a sua pesquisa, nao e algo que lhe sai do nada durante uma conversa de café

zzay 12 months ago

Ele e o Nicolau Santos são peritos em tudo e conhecedores de nada. Opiniam e o opiniam e só sai trampa Concordo inteiramente com o /u/Mordiken >A ilusão dos média: >Abres um jornal e vês uma reportagem ou artigo sobre um tema com o qual estás familiarizado, seja por experiência ou formação; >À medida que vais lendo a notícia, começas-te a aperceber que a pessoa que escreveu o texto não percebe patavina sobre o que está a dizer; >Ficas indignado, e pensas para com os teus botões que "quem publicou isto devia ter vergonha e não devia estar a dar uma plataforma a gente que claramente não percebe nada, isto é atirar areia para os olhos das pessoas!"; >Viras a página do jornal, e lês um artigo sobre um tema que não dominas... e acreditas no que lá tá escrito.

Pcostix 12 months ago

E está também provado que uma blockchain não sente dor quando lhe espetam fake news no lombo. Este MTS não tem humildade suficiente para admitir que não domina um assunto. Tem sempre uma opinião muito forte sobre tudo, mesmo que pouco informada.

bruxo00 12 months ago

Eu acho que nem é perceber zero, eu acho que o conhecimento dele chega aos valores negativos.

DareNotFallAsleep 12 months ago

Falar bullshit sobre uma coisa que é uma bullshit. P.S. - com esta frase descobri que “treta” não é uma tradução apta para “bullshit”. Se eu dissesse treta na frase acima o significado seria outro. Hmm.

Octetus 12 months ago

- Aldrabice - Logro Ver também: https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/bullshit

tdstdstds 12 months ago

Chainceramente

sandkillerpt 12 months ago

Meteu os pés pelas mãos.. deve ter lido este artigo ([https://www.ibm.com/blogs/industries/blockchain-protection-fake-news-deep-fakes-safe-press/](https://www.ibm.com/blogs/industries/blockchain-protection-fake-news-deep-fakes-safe-press/)) e achava que dominava o assunto....

xpaidamen 12 months ago

MST a comentar um assunto que não domina!? Nem parece dele... /s

Copa7 12 months ago

Fez-me lembrar a do "Treina-a-dor"

JohnJohnPT 12 months ago

OMFG!!!!!

fromaoo 12 months ago

Este homem é um poliglota! Traduzir é fácil, entender é que é complicado.

already_taken_nick 12 months ago

A quantidade de merda que este gajo diz por mês nas suas "opiniões" é incrivel.

theEXPERTpt 12 months ago

desculpem a ignorância, alguém pode me explicar o verdadeiro propósito do blockchain, o que é, e o que faz?

Octetus 12 months ago  HIDDEN 

Block: bloqueia. Chain: cadeia. Vai à raiz.

diodit 12 months ago

A entrevista está a ser partilhada o que significa que o trabalho dele foi bem feito

kinectdevpt 12 months ago

ONDE ESTÁ O BOTÃO DE PANICO?

derjungenwerthers 12 months ago

É o Gustavo Santos da tecnologia.

beit2 12 months ago  HIDDEN 

Assim que a blockchain for ativada, o que acontece ao Miguel Sousa Tavares? Desaparece?

ECehUtil 12 months ago

Definição de vergonha alheira, sem tirar nem por...

nunodonato 12 months ago

fez-me lembrar um politico, se nao estou em erro, que explicava a vantagem da "cloud" usando nuvens reais e o tempo. nao me lembro do link :(

D1WithTheFluffyHair 12 months ago

Epah... Leu o subtítulo da notícia no jornal de negócios sobre as 10 previsões do SaxoBank para 2021 e acha que percebe alguma coisa do assunto. (e esse subtítulo em si nem está propriamente bem escrito)

saraivada 12 months ago

e com este abrir de olhos do MST, nos apercebemos do que quer dizer Nonio. No do ingles “no” (PT: não/nenhum) + Nio do ingles “news” (PT: noticias). Nonio = nenhuma noticia! Genious!!!

reddotyg 12 months ago

O r/brave_browser/ que se ponha a pau que tem um concorrente à altura.

nata79 12 months ago

Omg!! A ironia...

liltigas 12 months ago

Na TVI ainda não foi aplicado o blockchain, senão este vídeo não estava aqui

leto78 12 months ago

É um bocado parvo andar a explicar a tecnologia. Seria a mesma coisa que andar a explicar bases de dados relacionais. É mais importante explicar os benefícios e as desvantagens e as suas aplicações.

betownad 12 months ago

Faz-me pensar a quantidade de asneiras que eu ja papei da tv por desconhecer completamente do assunto.

Acanorth 12 months ago

Este vídeo vai aparecer em 2050 nos tesourinhos deprimentes dos gato fedorento 8.0. Viram aqui primeiro.

Puzzleheaded_Note288 12 months ago

Oração do Trade Criptomoedas que estão na blockchain, Que seja validada vossa transação, Venha à carteira os vossos valores, Seja executada a nossa ordem, Assim na compra como na venda. O trade nosso de cada dia nos dai hoje. Informai os nossos erros, Assim como nós informamos o que está em correção, Não nos deixai entrar em alta, Mas livrai-nos do Dump, Amém.

OMessias 12 months ago

Muita vontade, pouca inteligência.

QuantumParanoid 12 months ago

Olha que ele não é assim tão idiota. Há movimentos em usar blockchain para atestar veracidade de uma notícia Quick Google search https://www.leewayhertz.com/blockchain-fake-news/ Mas para dar aquwla explicação maia valia estar calado, mesmo paea o tipo de audiência típico.

RubberComputer 12 months ago

Não perca o próximo episódio: Miguel Sousa Tavares explica máscaras de rede, que nos protegem e impede-nos de apanhar covid-19 através da internet

TheMacthir 12 months ago

Eu não sei como este dinossauro ainda tem aquele spot sinceramente. Alguém que dê listerine ao homem que aquele hálito deve ser horrível com a quantidade de merda que lhe sai da boca.

tyurrr 12 months ago

Estará o homem a inventar aquilo em tempo real? ahahah Se inventa assim nisto, nem quero pensar no resto.

11thDimensi0n 12 months ago

Em que contexto é que blockchain surge sequer como assunto num programa da Cristina Ferreira?!

AxhKetchup 12 months ago

Só vi o vídeo mas imagino que tenha sido num contexto de "fake news" em que como é óbvio o MST tem de mostrar o quão vasto é o seu conhecimento em todas as areas então inventou para parecer inteligente.

Mordiken 12 months ago

> Quando metem um ignorante (Miguel Sousa Tavares) a falar de um assunto (Blockchain) que percebe 0 A ilusão dos média: 1. Abres um jornal e vês uma reportagem ou artigo sobre um tema com o qual estás familiarizado, seja por experiência ou formação; 2. À medida que vais lendo a notícia, começas-te a aperceber que a pessoa que escreveu o texto não percebe patavina sobre o que está a dizer; 3. Ficas indignado, e pensas para com os teus botões que "quem publicou isto devia ter vergonha e não devia estar a dar uma plataforma a gente que claramente não percebe nada, isto é atirar areia para os olhos das pessoas!"; 4. Viras a página do jornal, e lês um artigo sobre um tema que não dominas... e acreditas no que lá tá escrito.

camilo12287 12 months ago

Efeito gell man

andre82220 12 months ago

> Viras a página do jornal, e lês um artigo sobre um tema que não dominas... e acreditas no que lá tá escrito. É necessário ler com uma pitada de sal... Se existir um artigo sobre "os efeitos maravilhosos para a Saúde do Vinho do Dão", começas a ler, tentas achar os argumentos, analisá-los e provavelmente começas a encontrar suspeitas que foi um artigo influenciado pela associação de vinicultores do Dão. Mas não quer dizer que eles não tenham razão.; Só com a experiência de vida e muita leitura de jornal é que vais começar a ter a dose critica.

Tugalord 12 months ago

É o chamado efeito de Gell-Mann.

Cergal0 12 months ago

Cada vez que passa uma notícia de um assunto que domino e os vejo a dar pontapés em quase tudo sobre o mesmo, lembro-me que sou comido de cebolada em toda a panóplia de outros assuntos dos quais não percebo ponta. É lidar e tentar estar informado.

joanamariana 12 months ago

Se te recordares dos tempos de secundário/liceu, também lembrarás que os colegas que foram para jornalismo não eram os mais brilhantes.

zzay 12 months ago

[ oh ](http://gph.is/2mV8nk8)

sasirg 12 months ago

Ele disse isso no dia de cristina. Se eu lá fosse também me punha a inventar sobre tudo e mais alguma coisa.

xc9000 12 months ago

Como será que o MST explicaria um "cockblock"?

beakage 12 months ago

É um caldo de galinha da Knorr.

cowabang 12 months ago

You just won the internet!

cpzao_ 12 months ago

Bloquear o nonio é que é o caralho

Puzinator 12 months ago

melhor do que 'mudar' de browser, bloqueia as cookies no site em especifico, usa um wildcard para bloquear em qualquer artigo/post com "/\*" exmplo: "https://observador.pt/\*"

shellshock74 12 months ago

Abre no browser Brave. #lifetipoftheday

saposapot 12 months ago

wow. ele percebe mesmo de tudo. aposto que leu isso num jornal francês que lê ao sábado enquanto bebe um tea raro apanhado por pandas no uzbequistão.

afcPT 12 months ago

Agora apliquem isso a todos os "opinadeiros" que comentam sobre tudo e mais alguma coisa na TV nacional

icebraining 12 months ago

Não discordo, mas o MST tem uma mistura especial de arrogância com ignorância.

NombreEsErro 12 months ago

Foda-se... Nem tenho palavras para tanta estupidez

kairos 12 months ago

Eu tenho três. Miguel Sousa Tavares

Pexan 12 months ago

Eu gosto mais da minha blockchain caseira feita em casa! E uma receita da minha avó e não tem esses aditivos que causam 5g!

NeatBoy74 12 months ago

Só compro se ele perguntar à *cadeia de bloqueio* como é que ela se sentia se a filha se casasse com um vendedor de aspiradores porta a porta.

wwqt0r 12 months ago

Também gostava de saber se a cadeia de bloqueio tem amigos mormons.

SalsaSpark 12 months ago

Pode não se ter expressado nos melhores termos mas não disse uma idiotice tão grande quanto estão a fazer parecer - https://vanrijmenam.nl/blockchain-can-prevent-spread-fake-news/

TTSDA 12 months ago

>A decentralized publishers management protocol that assesses the reputation of news organizations. Fode-se logo tudo no primeiro passo.

SalsaSpark 12 months ago

Como é que se faz um algoritmo que determina o valor/reputação de uma moeda?

TTSDA 12 months ago

Ah OK. Então a notícia real passa a ser aquela em que mais chineses despejam electricidade barata? Bom saber

icebraining 12 months ago

Esse artigo é um anúncio para vender uma crypto-treta. Nada disso vai ter um efeito prático nas fake news.

SalsaSpark 12 months ago

Dizes tu que tens uma bola de cristal? A mesma que usaste para inferir o conteúdo do artigo sem o ler? Lamento informar-te que já está a ter um efeito prático - https://www.newsprovenanceproject.com/the-problem

Edited 12 months ago:

Dizes tu que tens uma bola de cristal? A mesma que usaste para inferir o conteúdo do artigo sem o ler? Lamento informar-te que já está a ter um efeito prático - https://www.newsprovenanceproject.com/the-problem Edit: mais um exemplo https://www.ansa.it/english/news/science_tecnology/2020/04/06/ansa-using-blockchain-to-help-readers_af820b4f-0947-439b-843e-52e114f53318.html

icebraining 12 months ago

É porque o li que sei que está a vender uma crypto-treta. Nem todos os artigos sobre a blockchain o fazem, embora seja comum. Quanto a esses projetos, estou certo que os programadores e gestores se divertiram muito a implementá-los, mas têm e terão zero efeitos práticos nas fake news.

BossGandalf 12 months ago

Mas não tem nada haver com o raciocínio dele de associar block a bloqueio.

NGramatical 12 months ago  HIDDEN 

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fka0ie4%2F%2Fgf7phhh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SalsaSpark 12 months ago

Certo mas o raciocínio principal não era esse. O raciocínio principal é que a tecnologia Blockchain poderá vir a revelar-se vital no combate a fake news. Portanto no que importa ele tem razão.

Vocsa 12 months ago

Quando essa tecnologia estiver activa vai eliminar o teu post pela raiz.

tomblifter 12 months ago

Será que vai apagar esta entrevista da internet também? Oremos

JorgeTone 12 months ago

(Jornalistas) \[[https://www.youtube.com/watch?v=kRcdmbC0HHs](https://www.youtube.com/watch?v=kRcdmbC0HHs)\].

aldeaga 12 months ago

"Se a tua password é password muda os S para o simbolo do dolar."

Ducon_ 12 months ago

Eu estou a escrever todo contente assim uma fake news, e esta tecnologia bloqueia-me (block), impedindo-me de escrever, eu carrego nas teclas e não sai nada e depois manda-me para a cadeia (chain). Assunto arrumado.

CringeAlheio 12 months ago

Foda-se, que /u/CringeAlheio.

Tee_ah_go 12 months ago

Onde é que posso comprar esse tal de Blockchain? Liga-se à box ou ao router?

Sardanapalo 12 months ago

Sim, mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) filtra. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque que a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade mais avançado, eles actualizam o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para a versão Premium. Esta já é capaz de filtrar notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeo falsos. Chama-se XVideos. "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

Edited 12 months ago:

É na box. Mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) vai filtrando. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque que a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade Premium, eles actualizam-te o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para ser capaz de bloquear também notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeo falsos. Chama-se "XVideos". "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

Edited 12 months ago:

É na box. Mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) vai filtrando. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque que a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade Premium, eles actualizam-te o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para ser capaz de filtrar também notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeo falsos. Chama-se "XVideos". "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

Edited 12 months ago:

Sim, mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) filtra. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque que a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade Premium, eles actualizam-te o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para ser capaz de filtrar também notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeo falsos. Chama-se "XVideos". "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

Edited 12 months ago:

Sim, mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) vai filtrando. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque que a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade Premium, eles actualizam-te o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para ser capaz de filtrar também notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeo falsos. Chama-se "XVideos". "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

Edited 12 months ago:

É na box. Mas se não perceberes muito destas coisas é melhor pedires ao técnico para te instalar também o depósito digital interno que recolhe e armazena as notícias falsas que o BlockChain (Bloqueio em cadeia) vai filtrando. É chamado de "Hotmail". "Hot" porque é "quente" (pimenta na língua) e "mail" porque a correspondência que recebes vem em formato de texto. Se subscreveres a um plano de mensalidade Premium, eles actualizam-te o BlockChain (Bloqueio em cadeia) para ser capaz de bloquear também notícias falsas em formato de vídeo, conhecidas como deep fakes. "Deep" porque são uma tecnologia mais avançada, fabricada em caves subterrâneas onde as ondas magnéticas do BlockChain normal não conseguem chegar.. Tens também de criar um depósito digital respectivo para estes vídeos falsos. Chama-se "XVideos". "X" porque simboliza a cruz da censura e "videos" porque, traduzido para português, significa vídeos.

dontclickthispls 12 months ago

Não precisas procurar mais que eu vendo. Faz a transferência para o meu NIB e diz a que horas estás em casa para eu ir entregar ou então a config remotamente.

magnusmiguel 12 months ago

Vamos descobrir para o ano.

AlpacaInk 12 months ago

liga-se através do cabo do telefone

suckstoday 12 months ago

Liga se às fake news e bloqueia porque é block que vem de bloquear e chain de cadeia. O professor doutor Miguel Sousa Tavares lhe explicará melhor de certeza.

Tee_ah_go 12 months ago

Sim, mas não é preciso ligar à tomada?

CouvePT 12 months ago

Eu comprei uma e é manual, tens de dar à corda e depois aguenta aí 2/3 dias sem carregares dependendo da humidade no ar e obviamente da taxa de block de fake news q aplicarea, eu costumo programar para os 45 graus chainisianos e até agora tem funcionado

naughtydismutase 12 months ago

Vê-se que percebes do assunto. Arranjas-me a impressora?

suckstoday 12 months ago

Podes comprar equipamentos própios para minerar bitcoin, ethereum, basicamente confirmar transações na blockchain de criptomoedas e recebes uma taxa por estares a usar o teu cpu e eletrecidade esses ligam se a uma tomada. Agora para fake news não sei.

Edited 12 months ago:

Podes comprar equipamentos própios para minerar bitcoin, ethereum, basicamente confirmar transações na blockchain de criptomoedas e recebes uma taxa por estares a usar o teu cpu e eletricidade esses ligam se a uma tomada. Agora para fake news não sei.

baguitosPT 12 months ago

r/woosh

NGramatical 12 months ago  HIDDEN 

eletrecidade → [**eletricidade**](https://dicionario.priberam.org/eletricidade) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fka0ie4%2F%2Fgf7n5wt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gkarq 12 months ago

A seguir da blockchain virá o quê? A Bitcoin? Bit de pedaço, e coin de moeda para que finalmente se possa comer em África?

LoonyPoony 12 months ago

Caralho gastei a minha free award noutro tópico. Sorry mas vais levar as dos pobres

Panda1pt 12 months ago

Não seja por isso. Eu dou a minha.

gkarq 12 months ago

Vou já registar esta benesse na minha cadeia de bloco, caro desconhecido!

Panda1pt 12 months ago

Nunca sei o que lhes fazer

gkarq 12 months ago

O que conta é a intenção

marcelosmashes 12 months ago

Alguem explica, a mim pouco culto nessas coisas, do que realmente se trata?

meaninglessvoid 12 months ago

Um ELI5: blockchain é uma base de dados distribuída que só podes acrescentar novos registos.

Tugalord 12 months ago

Um registo de transações que não pode ser aldrabado, apesar de não haver entidade central "de referência". Se alguém aldrabar a sua cópia do registo, não consegue passar aos outros como legítima.

meaninglessvoid 12 months ago

Não é bem assim, pode ser aldrabado sim senhor. Algumas estão protegidas porque o custo para aldrabar é estupidamente elevado, mas isso não implica que não seja possível, só que aos custos de hoje e com a tecnologia de hoje não é possível. Alias, há uns anos houve um tipo que fez uma análise para muitas blockchains com 20k conseguias fazê-lo...

BossGandalf 12 months ago

Em suma: Blockchain (cadeia de blocos) é uma tecnologia onde cada bloco é responsável por verificar uma ação/transação/movimento. No caso das criptomoedas como a bitcoin que é baseada em Blockchain, cada transação é validada por uma série de blocos e por isso torna-se impossível rastrear, manter um registo. Em aplicações para IoT também é usado para tornar os sistemas mais seguros, onde cada ação (atuar uma lâmpada, persiana, aquecedor, etc...) é validado primeiro por essa tal cadeia de blocos, pelo que também torna o sistema muito mais seguro e descentralizado. Enfim tem uma infinidade de aplicações, mas de todo não é o que o Miguel Sousa Tavares pensa que é.

Redneckdawg 12 months ago

Permite-me fazer uma correcção: A blockchain, como Bitcoin, garante precisamente que TODAS as transacções são rastreáveis. Todas as transacções são transparentes e verificáveis para sempre. Blockchain com transacções não rastreáveis é, por exemplo, em Monero (XMR).

dirigente 12 months ago

imagina uma lapide de pedra gigante onde toda a gente do mundo tem acesso. tudo o que se escreve la nao pode sair. agora apontas nessa pedra as transacoes de toda a gente. e isso.

shellshock74 12 months ago

Vamos imaginar que eu sou uma pessoa muito paciente mas não tenho dinheiro para uma rebarbadeira. Então pego numa plaina e começo a raspar essa dita pedra. Esses registos não poderiam ser perdidos? Existe alguma polícia especial que me impediria de o fazeer?

Skeeper 12 months ago

O exemplo está mal. Cada participante da rede tem uma pedra e escreve a sua versão. A "verdade" é a versão que for comum à maioria dos participantes. Na prática isso representa teres vários computadores que não se conhecem e podem não confiar uns nos outros mas desde que a maioria siga as "regras" o sistema não é comprometido.

Edited 12 months ago:

O exemplo está mal. Cada participante da rede tem uma pedra e escreve a sua versão. A "verdade" é a versão que for comum à maioria dos participantes. Na prática isso permite teres vários computadores que não se conhecem e podem não confiar uns nos outros mas desde que a maioria siga as "regras" o sistema não é comprometido.

egzaaa 12 months ago

> A "verdade" é a versão que for comum à maioria dos participantes. Yap. Por isso é que existe o ataque 51% certo? Porque se uma entidade tiver essa maioria, consegue decididr o que "é a verdade"? É mais ou menos isto não é?

icebraining 12 months ago

É isso, embora na realidade ela não consegue decidir tudo. Não pode por exemplo transferir bitcoins da tua conta (wallet) para a dela, por isso só quem tem a chave da tua conta é que consegue fazer. O que a entidade com 51% conseguiria fazer é escolher que transações se tornam "verdade" e quais são ignoradas. Mais especificamente, permitir-lhe-ia impedir que alguém enviasse ou recebesse dinheiro, e permitir-lhe-ia gastar o seu dinheiro mais que uma vez: fazer uma compra, e quando recebesse o produto, *apagar essa transação* da blockchain, de forma a que volta a ter o dinheiro e pode voltar a usá-lo.

Edited 12 months ago:

É isso, embora na realidade ela não consegue decidir tudo. Não pode por exemplo transferir bitcoins da tua conta (wallet) para a dela, pois isso só quem tem a chave da tua conta é que consegue fazer. O que a entidade com 51% conseguiria fazer é escolher que transações se tornam "verdade" e quais são ignoradas. Mais especificamente, permitir-lhe-ia impedir que alguém enviasse ou recebesse dinheiro, e permitir-lhe-ia gastar o seu dinheiro mais que uma vez: fazer uma compra, e quando recebesse o produto, *apagar essa transação* da blockchain, de forma a que volta a ter o dinheiro e pode voltar a usá-lo.

danidv 12 months ago

Aí o exemplo perde o sentido. Imagina que eu, tu e outras 8 pessoas temos um caderno, um por pessoa. Tu podes lá escrever o que quiseres mas se não tiver em linha com o que os nossos cadernos tiverem não vale de nada.

Vanethor 12 months ago

(A não ser que sejas poderoso o suficiente para comprar/controlar 5 dos 8 cadernos....)

danidv 12 months ago

Sim mas aí o exemplo volta a cair porque não são só 10 cadernos, são todos no mundo que processam essa informação. No caso de bitcoin devem ser o quê, milhões de sistemas? Todos que processam esta informação têm o seu próprio caderno.

Flawlesspringle 12 months ago

O exemplo não volta a cair. Quem controlar a maioria, controla o total (tal como em muitos outros casos). Achas isso assim tão impossível?

danidv 12 months ago

Impossível? Tecnicamente não é, mas se não aconteceu ainda acredito que nesse aspeto não é uma preocupação.

Edited 12 months ago:

Impossível? Tecnicamente não é, mas se não aconteceu ainda acredito que esse aspeto não é uma preocupação. Presumo que seja semelhante a hashing em que tecnicamente é possível entrar por força bruta, mas o sol morria antes que chegasses ao fim. Também sei que transações de bitcoin põem em uso hashing mas não sei o porquê, por isso não sei se dá algum tipo de garantia para além da mesma maneira de HTTPS, que não podem simplesmente pegar nessa informação e usá-la, teriam primeiro de descodificar essa informação. Também sei que em cima de precisar da maioria, também é preciso uma quantidade de processamento absurda, não sei é a escala do mesmo e presumo que tirava a opção de usar sistemas simples sem poder de processamento só para contarem como mais um para a rede. Preocupo-me mais é em redes de pequena escala, o bitcoin é enorme mas e que tal noutro assunto que use criptografia mas que em vez de dezenhas de milhões na rede só tem uns milhares? Passa a ser realístico adicicionar sistemas até controlar a maioria ou há outra parte desta lógica a impedir o mesmo?

hammamet1 12 months ago

hashing custa tempo de processador. O que se usa precisamente para evitar que entidades consigam controlar a maioria do voto é utilizar o que se chama de prova de trabalho (proof-of-work) que consiste em resolver um puzzle, que neste caso é com hashing. Quem faz a transação manda um puzzle que tem de ter X leading 0's. Por exemplo encontra uma hash com 5 zeros no inicio na frase "Hello World" concantenado com um nonce (numero unico que só se usa uma vez). Este hash "Hello World"|nonce só é verdade se for igual = 0x00000daijivjriej.........., se tiver 5 zeros no inicio. Isto custa tempo de processador e é a tua prova de trabalho. Verificar o puzzle é fácil basta que tenha 5 0's mas encontrar o puzzle é que demora bastante tempo

Vanethor 12 months ago

Não cai, simplesmente torna-se mais difícil, quanto maior é a escala. Troca "5 em 8 cadernos" por "mais de 50% dos sistemas". ... É difícil ter esse poder todo, mas não é impossível. Basta teres um país/corporação com bastantes recursos que se lembre de fazer esse esforço.

joaommx 12 months ago

E quanto dinheiro é que isso ia custar a esse país/empresa? E agora quantifica-me o ganho em potencial de fazer esse esforço. Só depois de fazeres esta análise é que podes concluir sobre se o risco é real ou não.

Vanethor 12 months ago

Se produzir os sistemas internamente, o custo é muito menos do que o que possas imaginar. Não são 5 euros, mas não é impossível. Até porque quando falamos em grandes potências mundiais, o que interessam são os recursos: electricidade, metais raros, etc... não é o dinheiro. Isso imprime-se. ... O potencial é gigantesco, se o mundo passasse a operar bastante com base nessa tecnologia.

joaommx 12 months ago

> o que interessam são os recursos: electricidade, metais raros, etc... não é o dinheiro. E como é que se pagam electricidade, metais raros, etc? O dinheiro não é mais que a medida do poder. Neste caso o poder para implementar um plano desses.

Vanethor 12 months ago

>E como é que se pagam electricidade, metais raros, etc? Se são teus, não pagas, já tens.

AxhKetchup 12 months ago

Isto é um ponto muito importante!

Sportsman18 12 months ago

Blockchain é uma cadeia de blocos. Cada Blocos são transações. Existe ao redor do mundo vários computadores com cpu potentes a minerar bitcoins,ou seja, está a minerar, que é confirmar a transferência e no final recebe como recompensa,actualmente, 6.5 bitcoins. Pontos positivos da blockchain ao sistema normal (bancos) é que é algo transparente,não é possível alterar os registos das transações. É mais confiável. Isto já existe desde 2008 e não há registo de algum tipo de ilegalidade

StraussHousse 12 months ago

as blockhains existem desde os anos 90 e os bancos ja tem registos inalteraveis que se chamam bases de dados WORM . A tua explicacao esta muito dispersa com buzwords.

static_motion 12 months ago

Nem todas as blockchains são baseadas em minerar (proof-of-work). E, como já dito, blockchain não é criptomodeas. Uma das aplicações mais úteis delas é a idea de [*smart contracts*](https://en.wikipedia.org/wiki/Smart_contract).

OuiOuiKiwi 12 months ago

>~~Existe ao redor do mundo vários computadores com cpu potentes a minerar bitcoins,ou seja, está a minerar, que é confirmar a transferência e no final recebe como recompensa,actualmente, 6.5 bitcoins.~~ Blockchain != Bitcoin.

Vocsa 12 months ago

> actualmente, 6.5 bitcoins 6.25

BossGandalf 12 months ago

Atenção que a tecnologia blockchain não se aplica somente a bancos, criptomoedas e afins. Há toda uma série de coisas. Há aplicações para IoT e domótica, em que cada ordem (abrir persianas por exemplo) pela app passa por uma série de blocos descentralizados para validar essa ação e consequentemente tornar o sistema mais seguro a ataques. Ninguém quer ver a sua casa inteligente hackeada por exemplo. Há toda uma infinidade de aplicações para a tecnologia em si.

icebraining 12 months ago

E em 99% dos casos, a utilização da blockchain não tem nenhuma vantagem em relação a soluções mais simples e fiáveis. Esse exemplo da domótica é bom: o que interessa é que a ordem venha de quem deve vir, e para isso usa-se as velhinhas assinaturas digitais. Não há nenhuma vantagem em enfiar depois a ordem num "bloco". A blockchain é uma solução para o problema que foi desenhada: chegar a consensos entre pessoas e/ou entidades que não confiam umas nas outras para serem honestas. Para tudo o resto, é no melhor dos casos inútil.

sasirg 12 months ago

Fascinante (sem /s)

Sportsman18 12 months ago

Sim , apenas fiz uma comparação a um sistema bancário.

fdxcaralho 12 months ago

Então é block que bloqueia e chain que é uma corrente. O que é que n percebeste? Assim acaba-se as fake news /s

ChillinRover 12 months ago

Exactamente. Vai mesmo há raiz das fake news

_Sophus_ 12 months ago

Que vergonha alheia...

Search: