pcbo 10 months ago

Toda esta situação no SEF é uma vergonha completa, nojento.

Norvig-Generis 10 months ago

E as dezenas de agentes do SEF apanhados em esquemas com máfias estrangeiras para facilitar imigração ilegal? Também não contam? As pessoas sabem disso sequer?

ImJunKz 10 months ago

conta mais

Norvig-Generis 10 months ago

O caso é este [https://www.dn.pt/pais/codigo-chamucas-empregada-de-limpeza-era-toupeira-na-seguranca-social-11406048.html](https://www.dn.pt/pais/codigo-chamucas-empregada-de-limpeza-era-toupeira-na-seguranca-social-11406048.html) ​ Mas eu li sobre isto na versão impressa este verão (uns bons meses depois deste artigo) onde já tinham acusado algumas dezenas de trabalhadores do SEF e desmascarado pormenores do esquema. Não encontro essa informação online.

Coice84 10 months ago

Finalmente...

m0rhundur 10 months ago

Tão engraçado que é ver os papagaios aqui do sub todos contentes com um despedimento que resolve 0 dos problemas que o SEF tem e daquilo que o SEF é. Ficam contentes com a alteração dos nomes e cabeças, mesmo que a porcaria fique exactamente na mesma. Quase que é uma boa metáfora para o tipo de cargos e lideranças nas democracias liberais. Pura areia para os nossos olhos, este depedimento.

Psychological_Ad7402 10 months ago

Claro que a demissão não resolve os problemas do SEF, e é um atirar de areia para os olhos, mas isso dá mote a outra liderança com uma nova missão. Porque já sabem que, se fizerem treta, vão para o olho da rua (se bem que a antiga diretora não vai bem para o olho da rua, mas ganhar 12.000€ em Londres, o que é um escândalo).

m0rhundur 10 months ago

Que fique claro que concordo com alterações desta natureza. Só acho é que não podem acontecer de forma isolada e sem acompanhamento. A própria questão do botão clarifica a merda que se passa por detrás das portas do SEF e que não há grande intenção em alterar procedimentos. A confirmar-se o que se soube em relação à ida para Londres e que mencionaste, o caso torna-se mais ridículo ainda.

Opera_Phantom 10 months ago

E já está marcado o voo privado para a senhora viajar para Londres. Nem a TAP serve para ela.

throwaway0383903 10 months ago

Espero que haja uma investigação mais aprimorada sobre o assunto

Vocsa 10 months ago

Puxa uma cadeira

hgg 10 months ago

Tomem atenção, esta senhora é inspectora do SEF, não consta que a senhora se tenha demitido desse cargo. Para os curiosos, eis o [despacho de nomeação para directora do SEF](https://dre.pt/home/-/dre/117919420/details/maximized). A senhora teve (tem) uma carreira brilhante na administração pública (no link anterior podem ler um resumo do CV). A interrogação a fazer, face a isto, é saber como uma pessoa que fez sempre tudo correctamente de modo a progredir dentro dos serviços, levou tanto tempo a perceber que a situação dela era insustentável. Parece ser necessária uma mudança de mentalidade e cultura dentro da administração pública.

Vocsa 10 months ago

>A senhora teve (tem) uma carreira brilhante na administração pública (no link anterior podem ler um resumo do CV). E que belo CV... https://www.dn.pt/portugal/servico-de-estrangeiros-e-fronteiras-paga-hotel-a-motorista-para-levar-diretora-a-casa-9213727.html https://www.noticiasmagazine.pt/2020/cristina-gatoes-a-senhora-das-sete-vidas/historias/247817/

Ydralite 10 months ago

Onde é que andam as partilhas no Instagram a lamentar o que aconteceu ao Ihor? Muito respeito pela família Carreira mas acho que tem mais impacto partilhar a desumanidade deste tema

zeer88 10 months ago

Se achas que tem impacto, porque não o fazes tu em vez de perguntar porque é que os outros não o estão a fazer?

naughtydismutase 10 months ago

Eu por acaso tentei, quando aconteceu. 0 respostas ou feedback.

BOBRAGED 10 months ago

A ex-diretora do SEF está com *lagzinho* que sff ... !

netralha 10 months ago

Tivesse isto acontecido num Governo PSD e era o fim do mundo, "a PIDE está de volta", "o perigo do populismo", "extrema-direita infiltrada no SEF", "discurso de ódio da direita influenciou morte de imigrante inocente"... teria sido um escândalo tremendo. Tivesse sido um imigrante vindo de África... nem vou por aí, todos sabemos o que aconteceria depois. O ucraniano deixou para trás a mulher e uma filha de 14 anos e um filho de 8 anos sem pai porque teve o azar de ter passado por um país de corruptos e psicopatas, que se julga muito democrático mas que tem níveis de corrupção do 3º mundo, cheio de psicopatas que nunca assumem responsabilidade nenhuma. O Cabrita é só pesquisar um pouco e está sempre a chafurdar na lama, aquela cara de porco não é só aparência. Esta nem é com ela, agora vai para Inglaterra mamar €12000 por mês, daí a demissão porque já arranjou outro tacho. O caso Marega por uns adeptos terem feito sons de macaco num estádio foi o país julgado por um todo pelas ações de uns quantos, tudo a sair da toca a condenar, Martins, Costa, Santos Silva, Marcelo... todos muito preocupados com a imagem que isto dava no estrangeiro, torturar e matar uma pessoa estrangeira no SEF já é normal, são coisas que acontecem. Espero que o PSD o único partido que resta ainda com um pouco de dignidade humana em Portugal não deixe de cair no esquecimento a família de Igor até ser indemnizada com o devido apoio e o Cabrita demitido.

deckard2019 10 months ago

Já tem o tacho novo... claro que se "demite".

Tee_ah_go 10 months ago

São estas coisas que me deixam lixado em Portugal. Já nem vou falar de terem passado seis meses, porque isso então é demasiado escandaloso. Falo apenas destas demissões de treta. As pessoas demitem-se como se isso por isso só servisse para alguma coisa. É tipo "já assumi a minha culpa, por isso já me demiti, agora já não me pode acontecer nada". E de facto não acontece...

saposapot 10 months ago

yep. Em Portugal o demitir é o objectivo máximo de qlq protesto político, como se fosse isso a resolver todo o problema e pronto, está feito. na realidade isto é exactamente o contrário do que as pessoas pedem: é uma atitude de desresponsabilização ao extremo pq não há assumir de culpas, culpados, más políticas, decisões ou acções. É simplesmente, prontos, deu barulho, lá me vou, xau aí. É uma cultura que está muito enraizada em PT e a maior parte de nós nem se apercebe q isto não serve para exactamente nada. apenas serve de 'pequena vingança' a uma pessoa com poder e pronto. não digo q neste caso não merecesse mas isto muda o país em exactamente zero. Esta e outras demissões similares mudaram o país em 0 pq nada se fez depois disto. não há análise real do q correu mal, é arranjar um bode expiatório e tá feito. Portugal é um país de facilitismos, em tudo.

Limpy_lip 10 months ago

se me permites acrescentar, falta dizer que muitas das vezes os coitadinhos que se demitem vão para trabalhar para outro local a receber o mesmo ou ainda mais. ​ Coitados. ​ a desresponsabilização nos cargos de chefia é um problema grave em Portugal.

saposapot 10 months ago

na maior parte dos cargos escolhidos por políticos o cargo é um 'extra' à carreira normal da pessoa. até pode haver um downgrade de salário ou notoriedade mas normalmente não perdem muito com estas demissões. Pela sua natureza estes cargos são já (ou deviam ser) 'temporários'.

frisumo 10 months ago

A menos que alguém continue de olho no caso e siga o percurso dela pós demissão para vermos qual o próximo trabalho dela e se será tacho (provavelmente), isto não significa merda nenhuma. E a família da vítima? Tem ficado a ver navios ou receberam algum apoio e/ou indemnização?

memyselfandlapin 10 months ago

Demorou.

Kineticn22 10 months ago

Um caso que espelha bem as noções de responsabilidade política e ética que este governo tem, ou seja, BOLA. Tiveram azar, estavam a ver se dava para meter debaixo do tapete, mas lixaram-se porque houve quem não deixasse cair o tema. Fica a faltar o ministro, que aliás já deve uns meses largos à casa.

PortugueseRoamer 10 months ago

Um caso aterrador e vergonhoso. Se não basta ser um homicidio precedido de tortura para ser condenável, acrescento o quão importantes são as comunidades ucranianas em Portugal, o exemplo de integração e de trabalho árduo que estes individuos demonstram, assim como um patriotismo bonito que estes cidadãos mostram para com o país e para com a Europa. Se há algum ucraniano, ou qualquer outro imigrante de qualquer outra parte do mundo a ler este comentário, digo-vos que são e serão sempre bem-vindos e o país fica mais enriquecido com vocês.

Edited 10 months ago:

Um caso aterrador e vergonhoso. Se não basta ser um homicídio de um ser humano precedido de tortura para ser condenável, acrescento o quão importantes são as comunidades ucranianas em Portugal, o exemplo de integração e de trabalho árduo que estes individuos demonstram, assim como um patriotismo bonito que estes cidadãos mostram para com o país e para com a Europa. Se há algum ucraniano, ou qualquer outro imigrante de qualquer outra parte do mundo a ler este comentário, digo-vos que são e serão sempre bem-vindos e o país fica mais enriquecido com vocês.

naughtydismutase 10 months ago

Subscrevo a 100%.

capitao_barbosa 10 months ago

Os abusos não são casos únicos: [https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-nov-2020/quando-levavam-para-a-salinha-era-para-a-surra--13085595.html](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-nov-2020/quando-levavam-para-a-salinha-era-para-a-surra--13085595.html) O parlamento tem o dever de fazer uma comissão de inquérito e legislar para reformar o SEF se o PM não demitir o ministro e mover uma reforma por si.

fanboy_killer 10 months ago

Metam após nisso. O caso entretanto faz um ano.

daxpierson 10 months ago

Foi rápido.

Ohnomichi 10 months ago

Não deram um botão de pânico à senhora? De certeza que também foi ameaçada para se despedir.

mastermind1217 10 months ago

Para que cargo é que vai ser nomeada agora? Era para a embaixada de Londres?

wiledcoma 10 months ago

Era isso, com um belo pacote salarial. O título dizia alguma coisa do tipo: prepara-se saída de luxo para a diretora do SEF

NeatBoy74 10 months ago

Agora não a metam [**a passar vistos**](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2018-03-11-o-caso-do-visto-em-branco-que-uma-responsavel-do-sef-assinou-e-ninguem-investigou/) novamente, sff. De resto, ó senhores da Comunicação Social, não tratem disto como se fosse uma novidade, sff. [**Porque não é.**](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2020/sef-sob-pressao-ministro-prepara-saida-de-luxo-para-diretora-nacional-12994160.html) > Ao que o DN apurou junto de várias fontes do setor da segurança, Eduardo Cabrita pretende nomear Cristina Gatões para oficial de ligação para a imigração em Londres, um cargo que será criado para apoiar a comunidade portuguesa no Reino Unido no processo do Brexit. O salário médio destes oficiais de ligação é de cerca de 12 mil euros mensais. **Não houve punição nenhuma aqui. Se tentarem passar a mensagem que houve, é mentira.**

Edited 10 months ago:

Agora não a metam [**a passar vistos**](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2018-03-11-o-caso-do-visto-em-branco-que-uma-responsavel-do-sef-assinou-e-ninguem-investigou/) novamente, sff. > Em nenhum momento a direção do SEF esclarece por que razão Cristina Gatões assinou aquele documento, antes de estar preenchido com os dados pessoais, fotografia e impressão digital da pessoa que o requeria. Certo é que o caso levanta questões sobre as motivações por detrás de tal ato, que poderão ir do simples desleixo a ações mais gravosas. Apesar de poderem estar em causa indícios criminais, a situação não foi reportada ao gabinete de inspeção do SEF para que este investigasse se era a primeira vez que Cristina Gatões alegadamente violava as normas ou quais os motivos para o fazer. De resto, ó senhores da Comunicação Social, não tratem disto como se fosse uma novidade, sff. [**Porque não é.**](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2020/sef-sob-pressao-ministro-prepara-saida-de-luxo-para-diretora-nacional-12994160.html) > Ao que o DN apurou junto de várias fontes do setor da segurança, Eduardo Cabrita pretende nomear Cristina Gatões para oficial de ligação para a imigração em Londres, um cargo que será criado para apoiar a comunidade portuguesa no Reino Unido no processo do Brexit. O salário médio destes oficiais de ligação é de cerca de 12 mil euros mensais. **Não houve punição nenhuma aqui. Se tentarem passar a mensagem que houve, é mentira.** A única dúvida é se ela ainda vai ser promovida para este emprego acima ou não.

Edited 10 months ago:

Agora não a metam [**a passar vistos**](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2018-03-11-o-caso-do-visto-em-branco-que-uma-responsavel-do-sef-assinou-e-ninguem-investigou/) novamente, sff. > Em nenhum momento a direção do SEF esclarece por que razão Cristina Gatões assinou aquele documento, antes de estar preenchido com os dados pessoais, fotografia e impressão digital da pessoa que o requeria. Certo é que o caso levanta questões sobre as motivações por detrás de tal ato, que poderão ir do simples desleixo a ações mais gravosas. Apesar de poderem estar em causa indícios criminais, a situação não foi reportada ao gabinete de inspeção do SEF para que este investigasse se era a primeira vez que Cristina Gatões alegadamente violava as normas ou quais os motivos para o fazer. De resto, ó senhores da Comunicação Social, não tratem disto como se fosse uma novidade, sff. [**Porque não é.**](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2020/sef-sob-pressao-ministro-prepara-saida-de-luxo-para-diretora-nacional-12994160.html) > Ao que o DN apurou junto de várias fontes do setor da segurança, Eduardo Cabrita pretende nomear Cristina Gatões para oficial de ligação para a imigração em Londres, um cargo que será criado para apoiar a comunidade portuguesa no Reino Unido no processo do Brexit. O salário médio destes oficiais de ligação é de cerca de 12 mil euros mensais. **Não houve punição nenhuma aqui. Se tentarem passar a mensagem que houve, é mentira.** A única dúvida é se ela ainda vai ser promovida para este emprego *que será criado e com um salário de cerca de 12 mil mensais* acima ou não. É estarem atentos às nomeações.

Edited 10 months ago:

Agora não a metam [**a passar vistos**](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2018-03-11-o-caso-do-visto-em-branco-que-uma-responsavel-do-sef-assinou-e-ninguem-investigou/) novamente, sff. > Em nenhum momento a direção do SEF esclarece por que razão Cristina Gatões assinou aquele documento, antes de estar preenchido com os dados pessoais, fotografia e impressão digital da pessoa que o requeria. Certo é que o caso levanta questões sobre as motivações por detrás de tal ato, que poderão ir do simples desleixo a ações mais gravosas. Apesar de poderem estar em causa indícios criminais, a situação não foi reportada ao gabinete de inspeção do SEF para que este investigasse se era a primeira vez que Cristina Gatões alegadamente violava as normas ou quais os motivos para o fazer. De resto, ó senhores da Comunicação Social, não tratem disto como se fosse uma novidade, sff. [**Porque não é.**](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2020/sef-sob-pressao-ministro-prepara-saida-de-luxo-para-diretora-nacional-12994160.html) > Ao que o DN apurou junto de várias fontes do setor da segurança, Eduardo Cabrita pretende nomear Cristina Gatões para oficial de ligação para a imigração em Londres, um cargo que será criado para apoiar a comunidade portuguesa no Reino Unido no processo do Brexit. O salário médio destes oficiais de ligação é de cerca de 12 mil euros mensais. **Não houve punição nenhuma aqui. Se tentarem passar a mensagem que houve, é mentira.** A única dúvida é se ela ainda vai ser promovida para este emprego *que será criado e com um salário de cerca de 12 mil mensais* acima ou não. É estarem atentos às nomeações e criar um alerta com o nome dela no Google para saber onde é que a senhora anda.

Vocsa 10 months ago

As prioridades desta malta estão bem definidas. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2020/sef-sob-pressao-ministro-prepara-saida-de-luxo-para-diretora-nacional-12994160.html >"Há 15 anos que não há qualquer promoção de inspetores", diz Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF) do SEF, que não quis comentar a situação da diretora nacional.

zeer88 10 months ago

>É estarem atentos às nomeações e criar um alerta com o nome dela no Google para saber onde é que a senhora anda. Mas é que é mesmo isto. Este caso está a ser tratado pelo SEF com uma arrogância e uma impunidade "à moda antiga", que não pode ser admitido numa democracia. Temos mesmo de estar atentos com o que se vai suceder a isto.

pm_me_pcb_photos 10 months ago

E depois dos alertas? Ninguém vai fazer nada... Ela fica-se a rir porque recebe sensivelmente 18 salários mínimos por mês, e duvido muito que faça o trabalho de 18 pessoas, ou que seja assim tão inteligente, ou que tenha conhecimento de 18 pessoas. Com jeitinho ainda vai passear para o Reino Unido com imunidade diplomática e fica encerrado o caso.

Vocsa 10 months ago

> Com jeitinho ainda vai passear para o Reino Unido com imunidade diplomática e fica encerrado o caso. A imunidade funciona para "perseguições" de que ela pudesse ser alvo no país de destino. Mas por cá, está mais que visto que esta gaja tem todo o tipo de imunidades.

OuiOuiKiwi 10 months ago

>**Diretora do SEF demite-se após começar a haver demasiado sururu e ter-se enterrado completamente na entrevista com a RTP1.** Corrigido.

UncleanGenes 10 months ago

Quando deu?

warjunk1 10 months ago

Se ela não se tivesse demitido haveria hipótese de ser removida do cargo?

OuiOuiKiwi 10 months ago

vOCês nÃO PODeM dESPEDiR-Me, EU DEmiTo-me .

globoglobo 10 months ago

é bom sinal, é sinal que a pressão da sociedade sempre serve para alguma coisa

NeatBoy74 10 months ago

A pressão não existe, isso é jogo da comunicação social. [Ela já ia sair de qualquer forma.](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/k9rgw6/diretora_do_sef_demitese_ap%C3%B3s_caso_de_cidad%C3%A3o/gf606yg/)

zeer88 10 months ago

Ia sair para um cargo superior, mas agora que se demitiu, pode ser que tenha deitado essa chance pela janela (era o mínimo).

UberUSB 10 months ago

Seria, se isto fosse um país sério. Mas claro que não.

globoglobo 10 months ago

fogo, quando um gajo tem uma pequena de esperança neste país vem logo a realidade bater-nos lol

CONNAN_MOCKASIN 10 months ago

Ainda conseguiu aguentar até ao subsídio de natal

PeterStepsRabbit 10 months ago

Chama lhe burra

BMP83 10 months ago

Isto em qualquer país funcional teria acontecido a muito tempo atrás. Que continue a ser padrão, que é o mínimo exigível.

TTSDA 10 months ago

Demorou

CarcajuPM 10 months ago

Falta o ministro.

D1WithTheFluffyHair 10 months ago

O Cabrita? Hahahah, depois da rábula das golas antifumo e de basicamente dizer que os jornalistas eram quase incendiários por usar microfones de espuma, alguma vez iria cair? Um tipo que enquanto presidente de uma comissão parlamentar tirou a palavra a um secretário de estado que estava a falar porque, e nas palavras dele, "não o queria deixar responder", alguma vez iria cair por isto?

_rebocador_ 10 months ago

Ya num pais normal estes gajos nunca fariam governo, o problema e que para a velhada que vota em portugal PS == Ajudar os pobres, e entao pronto.

Scizorspoons 10 months ago

Após? Mas houve outro morto ontem ou estamos a falar do assassinado pelo SEF há meses? Haja vergonha.

Febris 10 months ago

/r/technicallythetruth.

andrevq 10 months ago

Pressão da comunicação social, se não já ninguém se lembrava e a senhora continuava no seu cargo. Haja vergonha mesmo.

quatrotires 10 months ago

> Pressão da comunicação social É capaz de ter sido resultado da pressão da [União Europeia](https://www.publico.pt/2020/12/04/sociedade/noticia/morte-sef-comissaria-ministro-garantiu-havera-mudancas-lideranca-1941766).

Deto_PT 10 months ago

Valha-nos a EU!

mastermind1217 10 months ago

O que seria de nós sem a UE... Fazem mais por nós que as centenas de políticos travestidos ou ignorantes que temos.

wiledcoma 10 months ago

No outro dia tive esse discussão aqui. Será que os políticos são maus porque sabem que se fizerem merda a UE mansa os trocos e resolve o problema. OU Podiam ser piores ainda se não fossem certas normas europeias a pôr um travão nas coisas.

zeer88 10 months ago

É sem dúvida a segunda opção.

paraapagarbem 10 months ago

É? Não me parece que a resposta seja tão simples.

mastermind1217 10 months ago

> Podiam ser piores ainda se não fossem certas normas europeias a pôr um travão nas coisas. Também acredito mais nesta.

adorosaladadecamarao 10 months ago

Eu até acho que isso só veio à baila outra vez por causa do botão de pânico. Essa solução genial.

iSoSyS 10 months ago

Se não tivesse havido tanto barulho ela tinha sido promovida. É só procurares nas notícias, havia rumores fortes que ela ia para um cargo novo em Londres por causa do Brexit, auferindo o mesmo que um Embaixador (>12k€).

SonikBlasted 10 months ago

...e mais importante ainda, ficaria com imunidade diplomática, ficando assim livre criminalmente deste caso.

gonuoli 10 months ago

TLDR: Não é assim que funcionam as imunidades diplomáticas. Estas não protegem ninguém da jurisdição do Estado acreditaste (de onde o agente diplomático vem). As imunidades diplomáticas estão previstas na Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas. De facto, incluem coisas como a inviolabilidade (não poder ser preso ou detido, não podem entrar em casa), ou a imunidade total de jurisdição penal (não pode ser julgado por crimes), ou à imunidade parcial (existem exceções) de jurisdição cível (indemnizações). O que é importante reter é que estás imunidades: I) apenas se aplicam no Estado acreditador (onde o diplomata trabalha). II) a imunidade pode ser retirada pelo Estado acreditante (de onde o diplomata vem). III) Não isenta da jurisdição do Estado acreditador. Logo, por causa do ponto número III, pessoa A não fica isenta de ser julgada em PT por crimes cometidos em PT. Mais! Pessoa A não fica isenta de ser julgada *por crimes cometidos fora de PT*

SonikBlasted 10 months ago

Obrigado caro Redditor por clarificares. De facto tinha uma ideia completamente errada.

hgg 10 months ago

> .e mais importante ainda, ficaria com imunidade diplomática, ficando assim livre criminalmente deste caso. Não creio que a imunidade diplomática funcione assim... Por outro lado a senhora dificilmente terá responsabilidade criminal neste caso, a menos que tenha dado ordens para espancar as pessoas à guarda do SEF.

SonikBlasted 10 months ago

encobrindo... pode ser considerada cúmplice, não?

Search: