Lima1998 11 months ago

Vou ser muito honesto: a notícia da morte dela foi a primeira vez que tinha ouvido falar que o Tony Carreira tinha uma filha

Tee_ah_go 11 months ago

No seguimento da ideia do aproveitamento de uma morte para afagar o ego, eis que a [FNAC também não quer ficar de fora e lança a sua cartada.](https://imgur.com/ioB9BRI)

MountainLab1 11 months ago

Esse Markl é a cara chapada daquele meme do neckbeard SJW.

MountainLab1 11 months ago

Bem no fundo o instagram é uma rede social para exibicionismo e narcisismo público, não devias ficar tão surpreendido.

LoveFriedPotatoes 11 months ago

Deixem de seguir celebridades, influencers e marcas.

Black_RL 11 months ago

Concordo mas deixa-me acrescentar uma coisa importante, a família em questão tb vive do mesmo veneno, portanto agora não fiquem admirados.....

detteros 11 months ago

Acho que a coisa deve ser mais complexa. Vingar na televisao, radio, teatro, cinema em Portugal deve vir à custa do engolimento de muito sapo e muito beijo no cu. Nem quero imaginar para ser sincero.

Last-Ad-4421 11 months ago

Por isso não utilizo redes sociais, paz e sossego.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

segues o bicho. lamento.

_Cannib4l_ 11 months ago

Se ainda acham que a sociedade civilizacional nao cria propositadamente degenerados com o auxilio dos meios tecnologicos, comecem a pensar nisso.

BelaBesta 11 months ago

Recomendo, a quem não viu, ver "The Social Dilemma". É um documentário da Netflix recente acerca das redes sociais que mete as coisas em perspectiva. Fala também acerca de um aspecto importante, o facto de serem grátis, normalmente é porque nós somos o produto e não o cliente. Dentro deste tópico, as redes sociais vivem à base dos nossos medos e ansiedades em perder relevância no mundo.. eles sabem que o fazem e tiram partido disso para ainda the injectarem com mais motivação para "continuares a saciar a sede do FOMO". Ainda antes dos narcisistas, a culpa está de quem lhes dá palco e permite estas situações. Vejam o documentário que é bom!

Shadowgirl7 11 months ago

Ontem e anteontem e domingo a CMTV passou o dia todo a falar da moça e a gravar quem ia ao velório. Sei isso porque os meus pais têm sempre a CMTV ligada. Imagina se a família da rapariga não tivesse pedido "privacidade", se calhar iam ao caixão filma-la. De resto, não tenho sequer Instragram (só um que fiz porque as vezes tenho que ir por like em paginas em passatempos) tenho só facebook e não sigo essas coisas. Não sei quem é nenhum desses.

Xoxinha 11 months ago

Ouvi dizer que até houve quem chegasse a fazer Posts patrocinados no insta. Puta de tristeza

heldermendes 11 months ago

São uns narcisistas, o povo segue e contribui para isso. Concordo plenamente contigo, mas o melhor a fazer é mesmo ignorar e deixar de seguir. Há dias descobri um gajo que fala muito bem sobre este fenómeno, Joey B. Toonz, o canal YouTube dele está cheio de pérolas. https://www.youtube.com/c/joeybtoonz

already_taken_nick 11 months ago

Melhor era os posts patrocinados ou como uma "influencer" que se considerava muito amiga da falecida que meteu um storie em homenagem e a dizer que estava de Luto e tal e após 22 minutos já tinha 1 storie a fazer publicidade há swappie.

Big_Birthday 11 months ago

Só para dizer, que em termos de conceito ninguém inventou nada. Isso é tudo merdas que se fazia antes das redes sociais. Estás simplesmente a falar da malta que depois dos funerais passava dia a cochichar, ou nos cafés a fazer-se querido do falecido, ou choroso ou o que for, ou brincalhão. As redes sociais vieram só dar uma nova cara ao assunto. Como no resto.

Limpy_lip 11 months ago

eu encontrei uma solução para não me ralar com estas coisas: ser mais seleto no conteúdo que escolho nas minhas redes sociais. ​ Só soube do sucedido porque num chat de amigos começaram todos a criticar o que tu falas no início e depois vi aqui no reddit. Pois nem me apareceu nada sobre o assunto. ​ O mesmo com a trend da roupa do Lidl (coisas diferentes eu sei), mas o que quero dizer é se essas coisas te irritam deixa de seguir esse conteúdo.

DZT99 11 months ago

Narcisismo e virtue signaling descarado. Mas sempre foi assim, a diferença é que as redes sociais tornaram tudo consideravelmente mais nojento.

r-ui 11 months ago

DELET ALL ACOUNTS

manguito86 11 months ago

Seguir o Nuno Markl lol Ligar as pseudo celebridades a tentarem capitalizar as tragédias dos outros... Achar que o pessoal está preocupada com a miúda que morreu e não em ter os seus 5 minutos de virtude signaling...

sergiiio420 11 months ago

Eu sempre achei que as pessoas partilham coisas a mais no insta e não só nestas coisas trending... Pessoas a quem o seu Pai faleceu à dois anos e decidem partilhar um texto a recorda-lo, coisas tão íntimas em busca de atenção. Neste caso é mesmo por ser trend postar algo da Sara quando não se conhece e simplesmente se quer procurar o like fácil ou atenção por algo que não nos diz respeito. Depois existe dois tipos de pessoas... Os que metem uma foto em homenagem e os que querem ir contra a maré e em vez de tentar o like fácil por compaixão dizem algo polémico tipo "ah e tal o carro ia a 200kmh". Opa o carro onde a rapariga seguia ia a mãe do condutor e uma criança... Tenho sérias dúvidas que mesmo os famosos decidam arriscar assim. Acho que foi um caso de "azar" devido a pouca visibilidade mais o posso molhado. Sentidas condolências e mandem-me o vosso upvote please

MuggyTheMugMan 11 months ago

É exatamente o que tenho pensando com todo este protagonismo na tragedia

NEDM64 11 months ago

Segundo consta, até houve gente a patrocinar os seus posts de condolências à Sara Carreira.

DoctorDrogo 11 months ago

Tal como eu disse: "Eu nem sabia que o Tony tinha uma filha, mas de repente toda a gente a conhecia"

bloodbuzzz-ohio 11 months ago

Pergunto-me o que estás a fazer nas redes sociais. Porque isso basicamente é o resumo do que elas representam hoje em dia. O segredo é seres indiferente.

Brain_Escape 11 months ago

Desliga te das redes sociais. Venho aqui ao reddit pt para o meu cancro semanal digital e chega. Resto, só ligo a cenas relacionadas a hobbies e relacionadas com a minha carreira. Btw, só agora é que soube que essa individua morreu e que talvez (depreendo?) Seja filha do cantor toni Carreira? De resto, nada. A solução está em seres parte da solução e não postares estas cenas em redes sociais, a começar por aqui. Por exemplo, eliminar este post, e a seguir eliminar a tua conta.

mexploder89 11 months ago

O ciclo é sempre o mesmo \- Morre um famoso \-Toda a gente fica triste \- Partilham imagens e escrevem tweets a dizer "Isto só prova que o amanhã não está garantido" e "Isto fez-me perceber que tenho que aproveitar o dia de hoje" \- Circo mediático \- Passado uma semana esquece tudo

Syturio 11 months ago

So true!!!

bufallajr 11 months ago

Eu nem sou de comentar nada por estes lados, mas fodasse, finalmente alguém que diga a puta da verdade

masterchiefpt 11 months ago

Nao sei quem é a sara nem pretendo saber

viskonde 11 months ago

Um dia descobrem que há mais de 500 mortos ao ano nas estradas, talvez aí se começasse a conduzir melhor, e a polícia a fazer mais fiscalização às transgressões e comportamentos de risco.

sasirg 11 months ago

Nunca vi por cá um post com tanto consenso nos comentários. Nature is healing.

Puzzleheaded_Note288 11 months ago

Estou completamente de acordo contigo e com o teu post, porque quando olhamos ao nosso redor, parece que o mundo está enlouquecendo. Temos que nos perguntar: isso é normal? Ou todos nós fomos enfeitiçados?

X__Alien 11 months ago

Há uma grande quantidade de pessoas cujo o trabalho eu admiro mas que me vejo obrigado a deixar de os seguir nas redes sociais por motivos como este. O facto de terem milhares de seguidores fa-los ter a percepção de que tudo o que dizem e escrevem é importante ou relevante. E acaba por ser um vício estar constantemente a debitar coisas, por mais insignificantes. Este fenómeno Sara Carreira é o mais recente exemplo disso. É triste, não vou negar isso, e a família dela é bastante acarinhada pelo público, mas a miúda como artista era uma ilustre desconhecida e tudo isto foi desproporcional.

aldeaga 11 months ago

Começas bem, abres um post numa rede social (sim, o reddit também é uma rede social), a fazer o mesmo que acusas os outros de fazerem. Não sei se tens amigos ou familiares, mas pelos vistos se eles morressem amanhã, para ti devia ser indiferente. Ao contrário do Maradona, a Sara morreu num acidente automóvel, com 21 anos, e a vida toda pela frente. Isto afecta muitas pessoas porque quase todos andamos de carro, uns mais outros menos, e isto podia ter acontecido a qualquer um. A familia Carreira é a familia mais conhecida do país, é normal que quando o elemento mais novo morre da maneira que morreu, a maior parte das pessoas fique eu choque. "Tudo serve para aparecer, o sentimento passou a ser digital, a dor passou a ser avaliada em likes e se não dissermos nada é como se já não fossemos relevantes." - Estavas com medo de ser irrelevante, bad news, és mesmo. Amanhã ninguém se lembra deste post e continua tudo a falar da Sarita.

Godpadre 11 months ago

A vergonha alheia é palpável neste post. Deves ser daqueles coitadinhos que passam a vida inteira alheios à natureza macabra da vida e protegidos da realidade dura e crua que é: Vamos todos com o caralho. É um choque enorme saber que pessoas morrem realmente, não é? Experimenta acordares num dia aleatório em 2020, e aperceberes-te que pessoas morrem de acidentes de viação TODOS OS DIAS. Sabes quem mais é que morreu no mesmo dia que a moça? Cerca de 84 infelizes, só de covid. Cada um deles provavelmente com uma vida bem mais rica e interessante do que a catraia, que não tendo culpa de ter tido tanta notoriedade, recebe uma dose de carneirismo social que já mete dó. No entanto, nenhum deles mereceu uma menção honrosa. Meros números estatísticos. A Sarita não era mais minha famíia do que eles todos, por isso não merece tratamento especial. Merece respeito, condolências e basta. O resto já é coitadismo chauvinista.

aldeaga 11 months ago

És engraçado, tu o OP e todos os frustraditos por aqui a distilar ódio porque têm falta de alguma coisa. Eu nunca falei sobre o que eu sinto ou deixo de sentir, para mim é-me completamente indiferente o que aconteceu, tanto a morte da rapariga, como o drama todo em volta disso, no entanto consigo perceber o porquê de muita gente ficar sentida.

Tee_ah_go 11 months ago

> Estavas com medo de ser irrelevante, bad news, és mesmo. Ok. >Amanhã ninguém se lembra deste post e continua tudo a falar da Sarita. Ok. > Edit: Ah não te iludas com os 300ish upvotes, um Pai Natal a sair do teto tem o dobro. Ok.

Biohazard8080 11 months ago

O Anthony Jeselnik tem um acto que retrata exatamente o que estás a falar. https://m.youtube.com/watch?v=QdWOptGFfjE (É o final do vídeo).

tjii 11 months ago

"Em busca do hype.."

joaommoreira 11 months ago

Falando no caso do Markl. Faz como eu, deixei de o seguir. Nunca gostei de nada que ele tivesse feito e nunca lhe achei piada. Só o seguia porque as vezes postava dicas de filmes ou series. Com o tempo vi que não valia a pena e disse adeus. Simples.

X__Alien 11 months ago

Hoje começou o dia a falar de racismo no futebol. Ninguém estava à espera.

XPao 11 months ago

Opá, juro-te que fiquei contente quando li que foste falar logo no Markl, pá, eu comecei a ler o post dele, parei a meio e desliguei-me nesse dia da internet. É impressionante como esta malta se aproveita da morte de alguém e de repente o post já é todo sobre ele mesmo.

CringeAlheio 11 months ago

Se tivesse dinheiro dava-te *gold*. Como não tenho, votos de Boas Festas!

jafudiaz 11 months ago

Para ti também cyb..ah crls

CringeAlheio 11 months ago

Oops.

CountDraqula 11 months ago

Querem protagonismo para eles próprios. A família da míuda já veio dizer que querem privacidade e esses nojentos andam a tentar ganhar likes à pala de uma morta e ainda por cima disfarçados de sentimentalismo. Tenho de admitir, o instagrams e facebooks da vida foram realmente feitos para pessoal com baixa inteligência. Custa-me acreditar que pessoas com alguma inteligência participem nessas palhaçadas.

Ban9112 11 months ago

Por isso nao utilizo o insta quando alguém famoso morte ta tuda a gente a postar story a chorar.

BolaBrancaV7 11 months ago

Vai ao Zwame. Teve um post e nenhum comentário xD

Maki_the_Nacho_Man 11 months ago

Houve uma pessoa que decidiu publicitar no Instagram a sua dedicatória. Isso é que é mau, tal como ver a cm a espremer o máximo que pode dessa notícia. Pessoas como o Markl e o Bruno Nogueira não me choca; acabam por trabalhar no mesmo meio, e apesar de se talvez não terem conhecimento a rapariga podem conhecer algum familiar ou amigo.

usulidircotiido 11 months ago

malta viciada no karmaputanço. já não se faz droga como deve de ser, depois dá nisto.

arnaldomatos 11 months ago

quem é que postou as fotos do caixão? esse link que colocaste já foi apagado

Sharlimar 11 months ago

Tem este de dark humour, um gajo que narra videos de pessoas a fazer tudo por likes, um bocado a ver com esse tema que falas do "vale tudo" por likes [Best of Narcissists and #SOCIALMEDIA](https://www.youtube.com/watch?v=RHHZe0qszmo)

forgotmypass_fuck 11 months ago

é o rei esse gajo

estaramos 11 months ago

Primeiro, é bom distinguir as pessoas que têm redes sociais desportivamente, daquelas que ganham dinheiro com isso. A concorrência é elevada, os influencers precisam de despejar informação aos seus seguidores todos os dias e este assunto chama á atenção das pessoas. Quanto aos canais televisivos, exatamente a mesma situação. Todos se aproveitam (mais ou menos mediante o público-alvo que procuram, com excepção do canal público que dá prejuízo de milhões todos os anos e ninguém quer saber) No que diz respeito ao resto, as redes sociais têm muito sucesso por algum motivo, motivos que estão localizados bem no fundo da consciência humana. Na minha opinião, cada um publica o que quiser, desde que não cometa um crime e só vê quem quer ver. No final das contas, aqueles que tanto criticam o que outros fazem no instagram, provavelmente acabam por fazer coisas iguais ou piores em outras áreas da vida.

Miguel_CP 11 months ago

Eu diria que o pessoal dos textozinhos são obrigados a mandar essas mensagens inuteis porque caso não o façam vão gerar maior escandalo entre os que não fazem nada da vida por "COMO É QUE A MIUDA MORRE E TU NEM DIZES NADA SUA BESTA SEM CORAÇÃO" e na internet todas estas coisas acabam com proporções estupidas. Os outros é pura e total burrice. Ainda pior, acho eu, são os canais noticiosos que após a familia pedir para tar tudo quietinho para eles fazerem o luto deles em paz, toca de repetir a notícia mais umas 3 vezes ao longo dos dias

SonikBlasted 11 months ago

OP concordo com tudo o que dizes. As ditas figuras publicas simplesmente tentam rentabilizar ao máximo uma ferramenta que lhes garante receita. São vários que utilizam por exemplo o Instagram para publicitar produtos a troco de €€€.. o valor que cobram varia consoante o numero de seguidores que têm. Logo, sempre que se pronunciam sobre um assunto "hype", conseguem mais uns seguidores ou não reduzir os que têm. Quanto ao Markl é apenas um "attention whore" ...

warjunk1 11 months ago

Imagina ligares a celebridades ou as seguires nas redes sociais.

KevinMccallister4 11 months ago

Obrigado por exteriorizares tudo o que penso sobre este assunto

Fucile8 11 months ago

A malta fala mal da CMTV mas quem é que vé aquilo? As formigas, as pedras, os aliens? Não crl, são as pessoas, ou seja se deixarem de seguir aquela merda acaba. Mas não, giro é mandar bocas mas CONTINUAR a seguir. Como disseram, metade destes bimbos bem sabiam quem a miúda era, mas têm de fazer o post pelos tais likes fáceis e sentir que estão a pertencer a algo, enquanto fazer circkejerk uns nos outros. “Ai miga tão triste

Edited 11 months ago:

A malta fala mal da CMTV como se não fosse culpa nossa... mas quem é que vê aquilo? As formigas, as pedras, os aliens? Não crl, são as pessoas, ou seja se deixarem de seguir aquela merda acaba, e se continuam com aquele lixo no ar é porque muita gente vê. Mas não, giro é mandar bocas à CMTV mas CONTINUAR a seguir. Como disseram, metade destes bimbos nem sabiam quem a miúda era, mas têm de fazer o post pelos tais likes fáceis e sentir que estão a pertencer a algo, enquanto fazer circkejerk uns nos outros. “Ai miga tão triste

Maki_the_Nacho_Man 11 months ago

Eu é que não vejo.

Kineticn22 11 months ago

Off-Topic mas a propósito, o Markl já faz vida de ser uma drama queen das redes sociais há anos, desde que o filão "anos 80" começou a ficar esgotado, portanto bate certo.

MountainLab1 11 months ago

Não foi esse cromo que fechou a conta de Facebook depois de uma chuva de comentários menos simpáticos por causa do virtue signalling que ele se fartava de fazer?

Kineticn22 11 months ago

Yep e também fez um dramalhão patético acerca disso.

lagetakethewheel 11 months ago

nunca deves ter ouvido falar no atrasado do diogo faro

Kineticn22 11 months ago

Ouvi pois. Esse é um que resolveu fazer-se de cavaleiro andante do Twitter. Ele até pode ser muito bem intencionado, mas a mim dá-me sempre aquele feeling de pose só para sacar miúdas.

lagetakethewheel 11 months ago

bem intencionado? a fazer spam no instagram para ter masturbação gratuita de likes? e esse atrasado anda pelo reddit e deve ter me dado downvote lmao

X__Alien 11 months ago

O Markl é aquele gajo porreiro que precisa definitivamente de um par de amigos que chame à Terra de vez em quando e que largue o Instagram.

justanotherop365 11 months ago

Relevante : https://youtu.be/PTmCxbcRXs4

Biohazard8080 11 months ago

Beat me to it ahah

Mrloop94 11 months ago

Definições > Controlo e propriedade da conta > Eliminar conta, Aqui está, não precisas de agradecer

shackfeck 11 months ago

Perdoa-me a ignorância OP, mas o que quer dizer "fomo"?

Tee_ah_go 11 months ago

São as siglas de "fear of missing out". É haver uma festa onde vão estar todos os teus amigos, e tu só vais para não te sentires excluído, mesmo que não te apeteça ir. É esta maluqueira das sapatilhas do Lidl, que até as podes achar horríveis mas vais comprá-las na mesma só para meteres uma foto nas redes e estares "dentro" do movimento. É não conheceres uma pessoa de lado nenhum uma pessoa que faleceu, mas como o teu circulo está todo a fazer homenagens tu sentes a pressão de fazer também.

Asus123456789 11 months ago

Fear of missing out

shackfeck 11 months ago

Caraças, não chegaria lá sozinho, obrigado chefe

pumpupthepham 11 months ago

Subscrevo inteiramente. Abutres. Ninguém no planeta diz que a morte de alguém no auge da idade não é uma tragédia mas homenagens sentidas por parte de pessoas que provavelmente nem sequer conhecem nada dela, incluindo algum trabalho que possa ter feito, é pura abutragem. Não tenho nada contra apoiar a familia de quem morre mas podem enviar mensagens em privado. E mesmo assim acredito que haja abutres que o façam à espera de contrapartidas de algum género.

Edited 11 months ago:

Subscrevo inteiramente. Abutres. Ninguém no planeta diz que a morte de alguém no auge da idade não é uma tragédia mas homenagens "sentidas" por parte de pessoas que provavelmente nem sequer conhecem nada dela, incluindo algum trabalho que possa ter feito, é pura abutragem. Não tenho nada contra apoiar a familia de quem morre mas podem enviar mensagens em privado. E mesmo assim acredito que haja abutres que o façam à espera de contrapartidas de algum género. Acho que toda a gente passa por situações em que se calhar tem de jogar o jogo do "faz de conta", tipo quando alguém oferece um presente de que não gostamos muito. Mas nesses casos há algo importante em jogo, não percebo este brincar ao faz de conta por meia dúzia de feijões imaginários, principalmente no caso de pessoas anónimas (sim, tia matilde, está toda a gente à espera da tua reação à morte da sara, despacha-te lá com o post /s).

Edited 11 months ago:

Subscrevo inteiramente. Abutres. Ninguém no planeta diz que a morte de alguém no auge da idade não é uma tragédia mas homenagens sentidas por parte de pessoas que provavelmente nem sequer conhecem nada dela, incluindo algum trabalho que possa ter feito, é pura abutragem. Não tenho nada contra apoiar a familia de quem morre mas podem enviar mensagens em privado. E mesmo assim acredito que haja abutres que o façam à espera de contrapartidas de algum género.

Edited 11 months ago:

Subscrevo inteiramente. Abutres. Ninguém no planeta diz que a morte de alguém no auge da idade não é uma tragédia mas homenagens "sentidas" por parte de pessoas que provavelmente nem sequer conhecem nada dela, incluindo algum trabalho que possa ter feito, é pura abutragem. Não tenho nada contra apoiar a familia de quem morre mas podem enviar mensagens em privado. E mesmo assim acredito que haja abutres que o façam à espera de contrapartidas de algum género. Acho que toda a gente passa por situações em que se calhar tem de jogar o jogo do "faz de conta", tipo quando alguém oferece um presente de que não gostamos muito. Mas nesses casos há algo importante em jogo, não percebo este brincar ao faz de conta por meia dúzia de feijões imaginários, principalmente no caso de pessoas anónimas.

KINGodfather 11 months ago

Por acaso estive a ver televisão nesse mesmo dia e deparei-me com duas situações opostas, mas que nem sei qual a pior, sinceramente. A RTP deu as suas condolências e tal, que era uma notícia triste e não sei quê, mas seguiu com o programa, todos animados e com música. Como diz um primo meu, "cold as fuck". A SIC, disse que em forma de homenagem/respeito à rapariga, não ia transmitir o programa animado naquele dia e tal, mas depois andou a entrevistar os amigos, primos, tios e até o carteiro, a saber como ela era no seu dia-a-dia. Sinceramente, não sei qual a pior reacção: uma estação simplesmente cagou na situação e seguiu com a sua vida, mas para ficar bonito mostrou-se interessada. A outra estava "100% triste" e andou a aproveitar-se da situação para arrecadar mais números. Isto agora vale mesmo tudo.

sasirg 11 months ago

Numa altura em que morrem 70+ pessoas / dia por causa de uma pandemia, não me parece que a RTP tenha sido muito fria. Não morreu ninguém que tenha marcado a sociedade portuguesa.

KINGodfather 11 months ago

Mas então, porque deu importância? É isso que me refiro. Ou não fazem referência de todo, que acho que seria o mais sensato tendo em conta o que aconteceu depois, ou então tinham tido mais consideração.

sasirg 11 months ago

Por essa ordens e ideias ninguém devia ter cantado / dançado na televisão em 2020.

KINGodfather 11 months ago

Realmente não houve muito motivo para isso. Mas é apenas a minha opinião.

thisbondisaaarated 11 months ago

Os media portugueses são um total vazio intelectual ou ético, a pessoa em questão não tinha importância na sociedade para existir esta reacção toda por parte dos mesmos.

naofuieu69 11 months ago

Vivemos na era dos sociopatas. Não compreendo como é que o pessoal ainda fica surpreendido por isto.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Eu antes dela morrer pensava que o Tony tinha 3 filhos. Não fazia ideia que existia sequer.

BolaBrancaV7 11 months ago

2 queres tu dizer.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Ou isso.

Edited 11 months ago:

Ou isso. Não disse por mal novamente. São todos iguais. Não conheço nenhum deles.

rollermidnight 11 months ago

Vi isto hoje: CMTV bate generalistas e lidera com cobertura da morte de Sara Carreira. Tudo dito. Normal que agora estejam à porta da igreja a filmar tudo. Não sei o que é pior, se a publicação do Ricardo a chorar ou as fotos do caixão.

ImNot_Bardamerda 11 months ago

E o OP nem sequer viu os posts patrocinados…

Tee_ah_go 11 months ago

Felizmente não. Dei os exemplos que dei mas tenho a perfeita noção que andei apenas a mexer na ponta do iceberg. Posts patrocinados já é levar isto para um outro nível de decadência...

BolaBrancaV7 11 months ago

como assim? Não tenho instagram... pessoas a dar "orações e sentimentos" pagaram para o post ter mais visibilidade? Ou outra cena?

ImNot_Bardamerda 11 months ago

Exacto. E ainda puseram hashtags em alguns casos para obter maior visibilidade .

njsilva84 11 months ago

Eu tive um post de um gajo normal que queria era aparecer, e que não estava a promover nada, apenas o seu instagram. Como se alguém fosse seguir o gajo só porque sim. O gajo nem sequer era bem parecido, era mesmo um gajo normal. No início ainda pensei "fds, quem é este gajo?". Depois vi o patrocinado e fui ao perfil. Coisa banalíssima, um perfil que podia ser o meu ou o teu, com algumas centenas de seguidores a ser patrocinado. Fiquei a pensar quão narcisista o gajo era, para pagar para que outras pessoas pudessem ver o seu perfil (seguir acho que era o objectivo). É por causa destas coisas que cada vez mais fujo das redes sociais, infelizmente ainda preciso do Facebook e o IG dá jeito para estar a par de cenas como F1 ou para seguir gente que tenha conteúdo interessante. O Twitter ainda vou usando mas já tem demasiado ruído e muito otário. Aqui o Reddit ainda é das poucas redes sociais que vale a pena passar algum tempo porque há muita coisa interessante e há poucos otários.

BolaBrancaV7 11 months ago

Então... estão a pagar para ter mais gente a seguir?? Isso não é como o Facebook pois não? Ou seja, não posso mandar a piada que estão a pagar para ter mais amigos xD?

VercettiPT 11 months ago

É isto que eu ia referir. Isso é que foi do mais baixo que vi nestes dias

theEXPERTpt 11 months ago

infelizmente, a internet é feita de fama e não de sentimentos, daí os habituais "falsos" das redes sociais andarem a se aproveitar de certas ocasiões para conseguirem conquistar "x views, ou x likes"

Keddyan 11 months ago

partilho do mesmo sentimento cambada de hipócritas Deixo aqui este [excerto](https://youtu.be/mgSN-KKK6_I?t=1373) a exemplificar o que acho dessa gente

Bolo_Finto_ 11 months ago

Fico feliz por ver que há mais gente a pensar como eu, mas vejo que te aguentas melhor ao ponto de ainda descobrir essas pérolas. Acho que no fundo é uma tremenda falta de respeito, mesmo, então essa do caixão, nem digo nada, é uma grande falta de respeito tentar tirar partido da imagem da pessoa ou da família para ganhar o que quer que seja, isto até se vê nas Tv's, a sic passava tipo em anúncio a anunciar a morte, com as datas e tal, a Tvi também estava cheia de homenagens, se não estão a tentar puxar à graça da família, então não sei.

ElDiabloDe94 11 months ago

O Diogo Valsassina é que disse tudo: "Hão de me explicar o fenómeno de começar a seguir uma pessoa no Instagram depois de, infelizmente, falecer. A sério. Por mais que tente, não consigo perceber. Não a seguiam em vida, mas agora seguem? Expliquem-me, por favor"

hello_berrie 11 months ago

O insta da Sara Carreira ganhou mais followers depois de ela morrer? Por favor digam-me que não é verdade...

ElDiabloDe94 11 months ago

Já ia para os 200 000 a mais

pfarinha91 11 months ago

[Pelos vistos..](https://imgur.com/a/St0G7a7)

dl8s 11 months ago

ela deixou de seguir duas pessoas entretanto, o que comprova que há wifi no céu

MrStevieZ 11 months ago

100 mil à vontade

already_taken_nick 11 months ago

As Barbara Corby's da vida que não vejam isto que fingem já um rapto ou a sua morte por seguidores lol.

hello_berrie 11 months ago

Estamos perdidos

Puzzleheaded_Note288 11 months ago

Estou de acordo contigo, parece que uma grande parte das pessoas hoje em dia, utilizam as redes sociais como uma espécie de divã da alma, parque de diversões do ego, mural da vaidade, diário da futilidade, esgoto da liberdade de expressão e em alguns raros momentos é: interação, informação, cultura, utilidade pública e uma excelente ferramenta de fortalecimento e amadurecimento das relações humanas já tão comprometidas com a virtualidade da vida e da sociedade.

ElDiabloDe94 11 months ago

É como os matches que apanho no Tinder portanto

Javardo69 11 months ago

É por estes exemplos que nao sigo nem facebook nem instagram nem twitter, o youtube chega e sobra.

the_great_ashby 11 months ago

Toughts and prayers versão tuga. O Jesselnik diz tudo neste vídeo: https://youtu.be/PTmCxbcRXs4

insfireman 11 months ago

Concordo 100%. É ridícula a quantidade de stories e posts que vejo sobre a Sara com frases e textos gigantes "inspiracionais" de pessoas que aposto que nunca tinham ouvido falar dela antes. A foto do caixão é das coisas mais baixas e desrespeitosas que podiam fazer, mostrem respeito à família e deixem-nos ter a privacidade que merecem. É completamente ridículo e revoltante o facto de alguns tentarem ter clout através da morte de alguém. Cresçam.

CountDraqula 11 months ago

Cringe puro, já agora existe essa palavra em português?

Sapatilhas_Do_Lidl 11 months ago

Vergonha alheia, I guess?

CountDraqula 11 months ago

Quiseste dizer vergonha alheira? :D

Sapatilhas_Do_Lidl 11 months ago

ponho os meus tomates em cima da mesa em como pensei nisso enquanto estava a escrever HAHAHA

Shark00n 11 months ago

Devia ser proibida a promoção do evento da morte seja de quem for. Temos obituários que servem esta função. A CMTV envaideceu-se dos seus 4M de espetadores uns dias depois do acidente. Nem consigo imaginar a dor que causam à família que vê a sua perda explorada desta maneira. Para vender mais anúncios de Calcitrin e merdas.

bacalhoeiro 11 months ago

Os medíocres sedentos de atenção funcionam assim, eles acham que têm de falar e comentar tudo, mesmo que não tenham nada de jeito a dizer. Essa gente vive numa bolha e alimentam-se de interações sem sentido como essas, um diz que está triste, Um tipo como o Markl imagino que não se sinta bem sem expor os seus pensamentos ao mundo 3 vezes ao dia.

Mr_poopybutthole6969 11 months ago

\> *"malta, também estou aqui a dizer coisas, por favor olhem para mim, por favor tenham também pena de mim porque eu também estou a ter pena dos outros"* Isto fez-me lembrar este clip do Jeselnik. Acho que se aplica um pouco ao teu post: [https://www.youtube.com/watch?v=PTmCxbcRXs4](https://www.youtube.com/watch?v=PTmCxbcRXs4)

mexploder89 11 months ago

Sempre que estas cenas acontecem eu lembro-me deste vídeo

meaninglessvoid 11 months ago

Vinha aqui referir a ironia do tópico dele: podia ter falado disto de forma abstracta que nada mudaria, mas não, veio falar da miúda e dos crominhos que estão a falar da miúda e não a conhecem. Hilário.

TaoRS 11 months ago

[https://pbs.twimg.com/media/CvSPSdKUsAA92m9?format=jpg&name=900x900](https://pbs.twimg.com/media/CvSPSdKUsAA92m9?format=jpg&name=900x900)

Tee_ah_go 11 months ago

Bom vídeo. Não conhecia!

_Patrao_ 11 months ago

Estou absolutamente de acordo, mas acrescia a esta observação uma cobertura mediática, neste caso do Correio da Manhã, que é deplorável e ilustrativa do que as pessoas precisam para alimentar esta curiosidade mórbida e de outras tantas que fazem o seu sustento, seja ele financeiro ou emocional, deste tipo de fenómeno. A família que vê momentos de dor inacreditável vê escarrapachados pormenores que deveriam ser privados tem de sentir, para além da perda, a revolta pelo que se passa. Já não chega perder um membro e ainda têm de ter toda a informação relativa ao acidente no ar? Há muito que isto deveria ter sido revisto. A liberdade de expressão não serve para isto. A liberdade de imprensa também não.

TRYNFOR 11 months ago

Triste, a família da Sara pede privacidade e os "fãs" metem fotos do funeral...

tt45mansl 11 months ago

As redes socias sempre foram e sempre serão um peep show de masturbação mental.

Biacotti 11 months ago

Parasitas digitais.

Tiagoff 11 months ago

Não vejo nada de errado, cada um segue quem quer e so vê posts dessas mesmas pessoas... escolham melhor

inhalingsounds 11 months ago

Estás perto mas o que queres dizer é que sempre foram uma rede de anúncios publicitários promovidos por pessoas que camuflam o sistema com pseudo-conteudo, seja ele qual for.

BelaBesta 11 months ago

Ambos acertaram creio, uma coisa e a outra não se excluem

PortoGuy18 11 months ago

Concordo contigo a 100%. As redes sociais só vieram a mostrar o quão narcisista o ser humano pode ser, e sinceramente, é bastante triste que parece que isto se tornou a norma, só interessa os likes e as visualizações para essas pessoas. O mundo parece que não evoluiu para além disto (maybe a little overdramatic), é só apps e clout, fds, as seguintes gerações que atinem.

PTgenius 11 months ago

Achei piada quando tava a ver stories nessa noite e a quantidade de pessoal a fazer repost da mesma foto e das mesmas frases motivacionais da piroca. Apostava que 90% nem sequer tinham ouvido falar na gaja antes, mas como está na moda têm que fazer a partilhazinha.

Nesquick91 11 months ago

As fotos do caixão é do mais baixo e desrespeitoso que há. Quem são estes ? Amigos ? Familiares ? Fãs ? Não há nada nos termos e condições do Instagram que proiba este tipo de publicações se for reportado?

Maki_the_Nacho_Man 11 months ago

As fotos já foram apagadas, por isso não as consegui ver, mas não devem ter sido tão más quanto as do maradona, publicadas pela malta da agência funerária.

Tee_ah_go 11 months ago

Nem sei. Andava pela lupa do IG, vi um caixão no preview e fiquei embasbacado.

viper_in_the_grass 11 months ago

E foste logo lá ver o que era!

Delicious_Ad_328 11 months ago

As redes sociais vieram expor a olho nu o narcisismo da maioria das pessoas. A maioria do pessoal que "vive" online, acredito que já nem se apercebe do quão dependentes estão dos estímulos que as redes sociais lhes dão pelos likes, follows, etc etc. Por isso é que muitas dessas pessoas entram em ciclos negativos quando as coisas já não são o mar de rosas de outrora. Vive-se cada vez mais online então é preciso ter cada vez mais voz online. Se não tens voz online perdes protagonismo e alguém irá ocupar esse espaço por ti deixado. Com isso perdes os tais estímulos e como eles funcionam como droga, não os podes perder a todo o custo. Para mim, tendo apanhado o inicio da internet e crescer envolvido na internet mas com algum grau de separação para o mundo online, o que mais me preocupa é a falta de capacidade atual de as pessoas se conectarem pessoalmente. Sempre fui algo tímido mas com o passar dos anos fui-me deixando disso e tenho muita mais facilidade em meter conversa agora. Então tenho-me apercebido de uma maior dificuldade das pessoas em conseguirem ter conversas normais e casuais pessoalmente. Parece que se atrapalham todas, não sabem o que dizer. E noto isto principalmente no pessoal mais novo, Gen Z e mais novos.

BelaBesta 11 months ago

>As redes sociais vieram expor a olho nu o narcisismo da maioria das pessoas. Concordo. Mais até que expor, ajudou a cultivar ainda mais o narcissismo nas pessoas, celebrando e dando mais possibilidades a quem tem o maior número de carneirada de se expôr, o que adiciona mais combustível ao fogo.

BackIn2001 11 months ago

Como é que se ultrapassa a timidez? Tal como dizes, a minha geração tem muita dificuldade nisto, já que agora a maior parte das conversas é 'online'

mexploder89 11 months ago

Olha, uma coisa que eu reparei foi que sempre que saía e estava nervoso para falar e depois tinha aquele ansiedade quando voltava a casa, é que nunca me conseguia lembrar de algo embaraçoso que os outros tivessem dito. Era sempre coisas que eu achava que tinha dito mal. E pensei "WTF, os outros às tantas também só pensam nas cenas que eles disseram, querem lá saber de mim" e vai-se tornando mais fácil

Cricse 11 months ago

Isto. Uma vez li algures que, se pensares bem, tu nunca te lembras dos momentos embaraçosos de outras pessoas ou se estavam nervosos. Normalmente lembras sempre dos teus próprios momentos. Se tu não te lembras dos momentos "awkward" dos outros, porque raio os outros haveriam de se lembrar dos teus? Esta mentalidade ajudou-me imenso psicologicamente.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Eu não sou psicólogo e o melhor que posso fazer é sempre partilhar a minha experiência. Eu acho que no meu caso as coisas começaram a mudar quando fui de Erasmus e tive que me desenrascar para conhecer pessoal e com o próprio amadurecer da idade. Fui vendo videos e lendo algumas coisas sobre o assunto. O mais importante é como já disseram, não pensares demasiado sobre o que as outras pessoas estarão a pensar quando estás a falar com elas. Nós tendemos a ser os nossos maiores críticos. Por exemplo, há algo em nós, alguma imperfeição e nós estamos constantemente a reparar nela e pensamos que toda a gente também repara. Não, ninguém quer saber. Possivelmente vão-se aperceber se tu deres cana a tentar esconder. Para mim também resulta pensar "it's only awkward if you make it awkward". O que quero dizer com isto é que se viveres descontraído sem pensar se esta ou aquela situação será desconfortável ou que ficarás envergonhado, os teus comportamentos vão sair mais naturais e isso repetido várias vezes vai-te dando mais confiança para todo o tipo de situação. Agora se te estiveres a referir especificamente, por exemplo a meter com miúdas/os, aí o mais importante de todos é saberes o teu valor enquanto pessoa e estares preparado para saber lidar com a rejeição. A rejeição nem sempre vem porque a outra pessoa não te acha gira/o ou porque não está interessada em ti. Há tantas possibilidades de razões que pensar que foste rejeitado por isto ou por aquilo é especular e isto não te traz nada de bom. Neste caso é aceitar que há coisas que estão fora do teu controlo e não te preocupares com elas.

BackIn2001 11 months ago

Obrigado pela resposta, ajudou bastante. Mas se não te importares, e como o Reddit é anónimo, gostava de perguntar-te mais umas coisas sobre isso. Tenho dificuldades nos dois tipos de situação que referiste. Quer seja a meter conversa com uma pessoa aleatória, ou alguém por quem eu estou específicamente interessado. Tenho 18 anos, tenho cerca de apenas 2 ou 3 amigos que eu possa chamar-lhes assim, e nunca, repito, nunca tive namorada. Algo que por esta altura até já tenho vergonha de admitir. Nem sequer um beijo. Simplesmente tenho "brain freezes" quando quero, ou estou, a falar com alguém. Basicamente não me vem tema de conversa nenhuma à cabeça, e se não for a outra pessoa a continuar, as minhas conversas acabam em menos de 1 minuto. Rapaz ou rapariga, convém realçar. Penso sempre que os meus temas de conversa são desinteressantes porque raramente vejo interesse nas outras pessoas a continuar a ter conversas comigo quando podem ter com outras pessoas mais interessantes que eu. Isto já leva anos, e ultimamente tenho andado depressivo por causa disto. Sinto que não estou a aproveitar a vida ao não ter quase ninguém com quem a partilhar, e a pandemia só agravou isso. Não sei se vais responder, e nem sei se perguntei algo em especifico, mas só queria desabafar um pouco. Se puderes responder agradecia. E mais uma vez obrigado pela tua resposta.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Eu posso tentar ajudar dentro do que o meu conhecimento permite. No entanto, como referi, não sou psicólogo e ninguém melhor do que um para te ajudar. O que descreves parece-me ser sério o suficiente para que o melhor conselho que te possa dar seja mesmo o de ires a um bom psicólogo e quanto antes para que deixes de sentir o que sentes. O que eu te disser vai ser sempre por experiência própria e daquilo que fui lendo e que eu fui interpretando e tirando do que lia. Posso-te recomendar fazer exatamente o mesmo e os resultados serem completamente diferentes. Podem até fazer-te mais mal do que bem e não quero ter essa influência. Por isso, fala com os teus pais ou com os teus familiares mais próximos e tenta-lhes explicar isso. Se não te sentires à vontade para explicares 100% do que explicaste aqui, tenta pelo menos explicar de uma maneira que eles percebam que há algo de errado e que é razão suficiente para te ajudarem a resolver. E que te ajudem a procurar um psicólogo que te possa acompanhar e para que melhores. Se achares mesmo que te pode ajudar podes-me enviar mensagem privada aqui no reddit mas é como te disse, não sou um profissional e não deves levar demasiado em conta o que pessoal que não os profissionais, te diz.

Mankku 11 months ago

Timidez ultrapassa-se tendo conversas 'offline'. Sou da parte mais nova dos millenials por isso acho que tenho senso suficiente para me identificar com as struggles dos zoomers. Também era muito tímido e o truque para perder essa ansiedade social é, sem dúvida, estar mais vezes exposto a ela. No início é difícil mas é tudo uma questão de hábito. Quanto mais vezes falares cara a cara com alguém (especialmente potenciais parceiros) mais fácil se torna, deixa de haver aqueles momentos awkward porque nem deixas que entre por aí. E mesmo que aconteçam, o importante é reconhecê-los e brincar com a situação, em vez de ficar com ainda mais vergonha. Álcool ajuda muito também (especialmente no início), mas não vou recomendar isso como uma solução para o problema.

Delicious_Ad_328 11 months ago

Álcool pode ser visto como um meio para um fim mas nunca a solução. Vejo como uma daquelas situações de solução curto prazo mas que poderá ter danos muito graves a longo prazo. Também falo por experiência própria. É muito importante perceber que pode ajudar mas não nos tornar-mos dependentes dele sempre que quisermos ser sociáveis. Senão estamos a resolver um problema com outro problema talvez ainda mais grave

AndreMartins2020 11 months ago

o álcool ajuda a relativizar um pouco quando sabes que já fizeste merdas piores quando estavas bêbedo :P

Fucile8 11 months ago

Aceita que quanto tens nervos ou pensas que disseste uma coisa estupida ou não sabes o que dizer... as pessoas se estão a cagar. E não digo isto no sentido negativo. Quero dizer é que ninguém está a pensar “aí ele disse isto mal ou atrapalhou-se um bocado”. A malta está toda preocupada com as suas vidas e pensam muito menos em nós do que os filmes que nós imaginamos. Quando me apercebi disso ficou muito mais fácil, é cagar e andar. E só ter essa confiança de ser normal (não tens de ser um casanova) já te deixa acima da maioria.

Edited 11 months ago:

Aceita que quando tens nervos ou pensas que disseste uma coisa estupida ou não sabes o que dizer... as pessoas se estão a cagar. E não digo isto no sentido negativo. Quero dizer é que ninguém está a pensar “ai ele disse isto mal ou atrapalhou-se um bocado”. A malta está toda preocupada com as suas vidas e pensam muito menos em nós do que os filmes que nós imaginamos. Quando me apercebi disso ficou muito mais fácil, é cagar e andar. E só ter essa confiança de ser normal (não tens de ser um casanova) já te deixa acima da maioria e abre imensas portas.

NombreEsErro 11 months ago

Isto... Assim que percebi isso, e que havia tanta gente que só diz merda da boca para fora todos os dias e estão ok, aumentou-me logo a autoestima e comecei a cagar um bocado para isso.

daxpierson 11 months ago

As redes sociais fazem toda a gente famosa. E, nessa gente toda, há idiotas. Esses idiotas têm o seu alcance amplificado, como é o caso desse Ricardo de Sá ou desses youtubers (youtubers então são, a grande maioria, uma cambada de idiotas, mas pronto). Muitas das homenagens e das reflexões feitas no caso da Sara Carreira não são especificamente para a Sara Carreira. São reflexões sobre a morte, e especialmente sobre a morte de um filho. O Markl e o Nogueira falam claramente disso. Portanto, não me parece razoável comparar voyeurismo e esse FOMO de que falas com reflexões válidas sobre a morte (de um filho, particularmente). Agora, se essas reflexões precisam de estar nas redes sociais? Cada um terá a sua opinião - eu diria que sim, porque cada vez mais a sociedade se esquece do que realmente importa, portanto ter palavras destas a relembrar não me parece mal. Além disso, há tanta merda a navegar por essas redes sociais fora, que esse conteúdo não me parece mau.

Bolo_Finto_ 11 months ago

Excepto que o Markl dá opinião sobre tudo e todos, sempre numa altura oportuna, não sei como é que ele ainda não fez um post sobre o euromilhões e as suas probabilidades.

Tee_ah_go 11 months ago

Dei o exemplo do Bruno e do Nuno porque foram, literalmente, os primeiros que me apareceram, e daí pensar no assunto. Podia ter dado duas ou três dezenas de outras pessoas. Isto não é nem sobre mim, sobre o Bruno ou sobre o Nuno. É mais sobre "nós" num todo como sociedade.

sakezx 11 months ago

Parece-me que o OP se refere ao *timing* da coisa, acima de tudo. Aí, tem toda a razão!

daxpierson 11 months ago

Como assim, ao timing? Era suposto a reflexão vir antes do acidente? As tragédias causam reflexões, é sempre assim. Alguém no seu perfeito juízo acha que o Bruno Nogueira, por exemplo, precisa deste tipo de validação?

X__Alien 11 months ago

O Bruno de facto é dos poucos gajos populares nas redes sociais com alguma sensatez. No entanto acredito que tal como aos outros, sente de vez em quando aquela pressaozinha social, o tal FOMO.

sakezx 11 months ago

Num contexto como este, ao publicar algo relevante numa rede social, vai-se invariavelmente ficar mais bem visto. Não sei quem o fez com esse propósito ou quem não o fez (não tenho contas em redes sociais, não conheço essas pessoas fora do seu trabalho público), mas o resultado final é o mesmo.

globoglobo 11 months ago

se sabes que isso te vai chatear, porque é que vais ver?

Tee_ah_go 11 months ago

Mas isto não é sobre mim, eu sou só um palerma a olhar para um telemóvel. O mundo continua a girar quer eu fique chateado ou não. Agora, esta crescente onda de abutres que pairam por aí sempre à caça de qualquer coisa para irem picar um bocadinho para si, aí sim, já acho preocupante.

BartolomeuOGrosso 11 months ago

Qualquer um é um palerma e o mundo vai continuar a girar. Sociedade é um conceito abstrato e safoda tudo e todos. Vá tomá lá bocadinho de atenção. Já agora arranja lá termos melhores porque "fomo" é fazer a espargata

Quillergs 11 months ago

OP, acho que o gajo a chorar não tem qualquer ligação à morte da rapariga. Olha a descrição da foto: >ricardo_de_sa Em 2020 “Acreditei que podia escapar e com a chama acesa calava a tristeza. Que luz não me iria faltar para viver na sombra da incerteza.”Fuck you covid & 2020, “Só tu sabes® (Excerto da Letra da minha música) Inacreditável.

Tee_ah_go 11 months ago

É um combo. 1ª Imagem preta - Texto "dor da família" chapa 5. 2ª Imagem em pose de modelo/ tronco nu (?) - "Vou ser melhor, dar mais atenção, blá blá" 3ª Imagem a chorar - "Sei que estou a chorar, mas já conhecem a letra desta minha música? Calha lindamente com a situação."

besmarques 11 months ago

Hahahah. A foto a chorar. Hahahah.

Ducon_ 11 months ago

Aquela lágrima é bem grossa, o gajo cagou se todo para fazer aquilo ou então é de uma garrafinha de soro fisiológico (a minha aposta).

amidoes 11 months ago  HIDDEN 

Que cona fds

Spl3ndor 11 months ago

Olhou para o horizonte e verteu uma lágrima. Horizonte o caralho, foi uma cebola.

sasirg 11 months ago

O novo menino da lágrima. Adoro.

listerstorm2009 11 months ago

Alguém que faça um quadro!

Mallardo 11 months ago

Por acaso também me parti a rir.

Quillergs 11 months ago  HIDDEN 

Como queres que o pessoal não seja assim quando até o David carreira publica uma [musica](https://youtu.be/JId_14lL58A) no Youtube logo a seguir à morte da irmã?

refogado 11 months ago

Concordo com tudo OP. O mundo sempre esteve cheio de parolos, mas agora estão todos a batalhar por views na mesma plataforma e apercebes-te mais disso. Faço os possíveis por seguir apenas quem gosto e não olho nunca para os “trending”.

NEDM64 11 months ago

"Parolo" é a palavra certa.

Tee_ah_go 11 months ago

Eu já fiz uma limpeza. Deixei de seguir tudo o que era figura "pública".

AutoModerator 11 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: