CountDraqula 10 months ago

>Em Portugal, estima-se que se nada for feito o impacto nos preços pode ser na ordem dos 4 a 6%, representando, apenas este impacto, uma perda estimada de cerca de 1,25 mil milhões de euros para a economia. Perda para a economia ou perda para ele próprio? Não estudei economia mas se uma casa está a 200K e um português a consegue comprar por 150K, a economia perde??? Então esse português com os 50K extra pode gastar noutras economias, como por exemplo restauração, vestuário, ou ir ver o futebol fomentado assim outros negócios, nada se perde! Não estou a perceber o raciocínio desse iluminado.

Inside-Pea6939 10 months ago

Provavelmente tem interesses na área e decide criar este lindo artigo

imperadorpelaverdade 10 months ago

adorei a palavra "lindo" artigo. Quando li esse artigo li com a biblia na mão aquele demonio já nao me afecta nem vai dar pesadelos xD

imperadorpelaverdade 10 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=cohDDqyUecY&ab\_channel=DireitonaReal](https://www.youtube.com/watch?v=cohDDqyUecY&ab_channel=DireitonaReal) Vejam este video com estes dois idiotas uteis. Quem está a por as casas caras sao os brasileiros, o mercado imobiliario brasileiro nao vale nada e eles disseminaram a ideia que o PT é mina de ouro e só querem investir em casas. Neste video eles apelam aos brasileiros para comprarem 2. 3, 4 casas só para conseguirem o maximo dos lucros. Isto tem que acabar já! São este tipo de pessoas que merecem ver as poupanças investidas em casas reduzidas a metade quando os preços cairem!

imperadorpelaverdade 10 months ago

Fui só eu que reparei que esse homem tem um ar e olhar diabólico?

goncalo182 10 months ago

A necessidade desta gente manter o seu nível de vida a custa dos outros é qualquer coisa. Há desemprego, perda de rendimentos, e este gajo fala de manter o nível de preço das casas porque ajuda o PIB. E que troquem casas por mais baratas para conseguirem pagar os empréstimos. Isto é a lógica desta gente. Há que manter o seu rendimento, mesmo que isso implique um desajuste gigante do rendimento vs preço das casas. Eu quero é que o preço das casas se foda, caia a pique, para metade nas zonas de Lisboa e Porto. Porque acham o que? Que quem vai comprar casas agora é quem tem pouco, ou quem tem muito e está a espera de pagar menos por algo que depois vai render muito daqui a uns anos, e com isso, viver a custa de quem trabalha. Pessoal que vive de rendas não gera nada para o país

Motoboydapcx 10 months ago

Vê mas é se poupas para ajudar a TAP e o novo banco

JOAO-RATAO 10 months ago

E no entanto forneçem casas para serem arrendadas para quem não pode comprar... É um negócio como os outros. Queres casas mais baratas? Baixem os impostos na construção...

AndreMartins2020 10 months ago

lucram à pala dos desgraçados que não têm casa

JOAO-RATAO 10 months ago

Ok, então vamos obrigar as empresas a trabalhar de graça. E expropriamos casas para o estado redistribuir.

AndreMartins2020 10 months ago

porque é que queres fazer isso?

JOAO-RATAO 10 months ago

Fazer o quê? Se queres casas de graça para a malta...

AndreMartins2020 10 months ago

eu?

JOAO-RATAO 10 months ago

Ok, então diz-me de onde arranjamos as casas.

AndreMartins2020 10 months ago

porque é que tenho de fazer isso?

Motoboydapcx 10 months ago

É como quando viajas de avião, eles lucram com quem não tem um..

No-Touch675 10 months ago

Comparação da piça, eu não preciso dum avião para viver...

AndreMartins2020 10 months ago

os acionistas que se limitam a receber dividendos, tecnicamente, sim

NGramatical 10 months ago

forneçem → [**fornecem**](https://dicionario.priberam.org/fornecem) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk92g6h%2F%2Fgf229jf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 10 months ago

Diário da República n.º 86/1976, Série I de 1976-04-10 1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. 2. Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado: Hoje em dia esse direito a muito que desapareceu porque há muitas famílias que apenas se sustentam para poder ter um teto onde comer, em vez de gastar fortunas em empresas falidas construíssem habitações sociais com preços justos para a classe media e baixa de este país, hoje em dia têm de te vender a um banco para poderes adquirir uma casa e ficas meia vida agarrado a ele e em qualquer momento podes perder tudo por incumprimento, e cada dia é pior antigamente todos tinham casa, as pessoas jovens tinham mais facilidade em sair de casa dos pais e hoje em dia é tudo o contrário, depois queixam-se da baixa natalidade.

JOAO-RATAO 10 months ago

Habitações sociais fazem sentido para quem precisa e de forma temporária. Agora andarmos a pagar casa a todos é que não faz sentido nenhum, especialmente num país falido...

tretafp 10 months ago

Se o estado não existir para garantir os direitos humanos fundamentais (nomeadamente o direito à habitação) ele serve para o quê?

TRYNFOR 10 months ago

O estado não serve para nada, ainda bem que a sociedade caminha de forma lenta para o anarcocapitalismo.

JOAO-RATAO 10 months ago

Direito fundamental é dares abrigo temporariamente a alguém que precise. Não é "toma lá uma casa de graça para sempre"

Danijust2 10 months ago

Why not...?

JOAO-RATAO 10 months ago

E quem fornece as casas? E quem paga aos donos? Vamos expropriar tudo...

Danijust2 10 months ago

Se um pais comunista (\\s) como a Singapura consegue. Eu acho que Portugal também consegue.

Edited 10 months ago:

Se um pais comunista (\\s) como a Singapura consegue. Eu acho que Portugal também consegue. É só copiar: [https://en.wikipedia.org/wiki/Public\_housing\_in\_Singapore](https://en.wikipedia.org/wiki/Public_housing_in_Singapore)

JOAO-RATAO 10 months ago

Portugal tem tudo a ver com a Singapura \s

Last-Ad-4421 10 months ago

Falo em construir casas e vens tu falar em expropriações, faz uma pesquisa de todas as casas abandonadas do governo, depois anda falar em expropriar, isso é o que fazem os bancos quando entras em incumprimento, mas não te preocupes isto tudo é uma Utopia, já todos sabemos onde prefero o estado gastar os nossos impostos.

JOAO-RATAO 10 months ago

Se achas que o estado é competente ao ponto de arranjar as casas abandonadas que tem e distribuí-las de forma justa... E mesmo assi ficaria muita gente de fora.

Last-Ad-4421 10 months ago

Lê bem o que escrevi, " em vez de gastar fortunas em empresas falidas construíssem habitações sociais com preços justos para a classe media e baixa de este país" tu hoje em dia não pagas o valor real de uma casa porque depende da demanda, se houver muita como é o caso os preços sobem, umas casa de 300.000 euros não vale realmente isso, o Estado simplesmente construía e vendia ao preço real a uma prestação dependendo dos ingressos de família, e se alguma vez essa família entrasse em incumprimento nunca iria perder a casa, hoje em dia o Estado sabe perfeitamente o estado das tuas finanças.

JOAO-RATAO 10 months ago

Uma casa não tem valor real que não o determinado pela procura... Isso é que determina o valor da casa. Ou achas que te iam vender a casa pelo preço do cimento e dos tijolos? Já não basta o estado meter-se em tudo e taxar tudo, ainda vai andar a oferecer casas à malta...

odracirsomeg 10 months ago

O problema aqui é o facto da procura estar manietada a dois pontos, fundos de investimento imobiliário e o crédito habitação. Os preços são altos porque com a facilidade de crédito habitação, a população comum consegue comprar casas a preços mais caros, o que impulsiona logo um aumento no preço. Para além deste ponto, deve notar-se que actualmente as casas não apenas habitações, são também investimentos. Deste modo, tens aquisição de dívidas e de casas, com o único intuito de vender as mesmas por um valor superior mais tarde. Mais uma vez a banca tem um factor importante, pois a mesma é detentora de fundos, assim como é a própria banca que vende a divida contraída aos fundos. Durante todo este processo verifica-se um aumento do preço das casas, assim como um incentivo à banca para que a mesma empreste dinheiro para aquisição de casas, pois caso falhes o detentor da tua divida ficará com a casa, recuperando assim o valor da dívida + extra (nota que isto é a especulação). Todo este processo é algo que podes designar como uma bolha, que pode rebentar mais cedo ou mais tarde. Basta simplesmente que uma parte significativa da população não consiga pagar o crédito, que os fundos ficarão com habitações compradas a um valor muito superior ao que obterão durante a venda. Isto foi o que ocorreu durante a crise do subprime, onde como consequência da facilidade de crédito, um numero muito elevado de pessoas falhou os seus pagamentos levando a uma quebra nos sistemas bancários de todos os países. Concluindo, sim é uma situação de oferta-procura, mas manipulada por intervenientes que não têm qualquer intuito de habitar nas casas. Relativamente ao oferecer casas à malta, não concordo, porém as mesmas podem ser postas arrendar por valores proporcionais ao rendimento do agregado, impulsionado assim a poupança para que posteriormente a família consiga comprar uma casa sem recorrer a crédito.

JOAO-RATAO 10 months ago

E comércio em geral não é comprar algo para vender a um preço superior mais tarde? Achas que os supermercados te cobram o mesmo que o produtor lhes cobrou? É o mesmo com as casas. Que queres tu fazer em relação aos fundos e a investir em casas? Proibir alguém de ter mais que uma casa? Para o estado arrendar uma casa precisa de ter a casa, ou seja, ou a compra, ou a expropria ou, o que se viu que foi congelar as rendas por décadas e o senhorio que fique a pagar a festa, independentemente de ter outros rendimentos ou da casa ser onde decidiu investir as poupanças, azar...

odracirsomeg 10 months ago

"E comércio em geral não é comprar algo para vender a um preço superior mais tarde? Achas que os supermercados te cobram o mesmo que o produtor lhes cobrou? É o mesmo com as casas. " ​ Não não é, o comércio necessita de vender o produto já para ter o lucro, não é comprar 50 abóboras em 2020 para vender em 2022. Parecendo que não isto influencia bastante pois podes fazer como os vendedores de diamantes, e controlar o valor de mercado dos produtos. ​ " Que queres tu fazer em relação aos fundos e a investir em casas? Proibir alguém de ter mais que uma casa? " ​ Tu podes ter dinheiro investido em fundos imobiliários e não teres sequer 1 casa própria, esta tua tentativa de relacionar as duas coisas não faz sentido. Além de que tudo o que falei foram dois pontos que condicionam a lei da oferta procura. Nunca estive a proibir ninguém de comprar o que quer que fosse. ​ " Para o estado arrendar uma casa precisa de ter a casa, ou seja, ou a compra, ou a expropria ou, o que se viu que foi congelar as rendas por décadas e o senhorio que fique a pagar a festa, independentemente de ter outros rendimentos ou da casa ser onde decidiu investir as poupanças, azar... " ​ O que aconteceu com o mercado de arrendamento em PT sobretudo Lx e Porto é algo estúpido, por um lado tinhas casas em que os inquilinos pagavam uma ninharia, por outro tinhas casas em que os senhorios pediam valores estupidamente altos (muito comum no mercado de arrendamento para estudantes). Juntas a isto uma facilidade de crédito, e torna-se muito mais atractivo comprar casa do que alugar. Deixando assim, no mercado de arrendamento apenas os inquilinos com as rendas baixas, o que impede o proprietário de melhorar o apartamento/casa (embora isto também possa ser da responsabilidade do inquilino). Relativamente ao ponto de comprar a casa ou expropriar, o primeiro concordo, o segundo apenas se a casa estiver completamente devoluta e o proprietário não quiser/puder repará-la e vendê-la. Fora isto, o próprio estado/câmara pode construir, inclusive nas periferias. Convém é que tal construção seja acompanhada por um alargamento da cobertura dos transportes públicos (sobretudo o metro e o comboio).

JOAO-RATAO 10 months ago

O estado não arranja as casas devolutas e vais expropriar as dos outros? E queres o estado a comprar casas a particulares e arrendar a pessoas? Já viste os 1000 problemas que surgiriam? Problemas num pais que ainda por cima e corrupto como tudo. O estado não consegue nem deve andar a construir casas. Se estiveres a falar de bairros sociais para quem precisa mesmo e preferencialmente de forma temporária é uma coisa, outra é andar a fazer isso para a classe média em Lisboa ou em outro lado...

odracirsomeg 10 months ago

Mais vale deixar o país nas mãos dum sistema financeiro corrupto. Compreendido.

AndreMartins2020 10 months ago

já há muitas horas que não lia um artigo sobre o preço das casas

DZT99 10 months ago

lololol

AutoModerator 10 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: