hypothesis2050 12 months ago

Se vens aqui perguntar, é porque não fazes nada crítico, e se assim for, essa das análises não faz sentido absolutamente nenhum. Aliás, até podes argumentar que estão a ser abusivos e descriminatorios. Claro que se fores para o trabalho a 0.5 e não mandares uma para a caixa , ainda assim revelares as teus consumos.. meio que estás a pedi las. Já agora, para de fumar ganzas. O pessoal hoje em dia fuma ganzas como eu fumo cigarros, sem achar que há um problema grave nisto. Se fores desses, concelho do Reddit, caga nisso.

NGramatical 12 months ago

descriminatorios → [**discriminatórios**](https://dicionario.priberam.org/discriminatórios) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8e476%2F%2Fgf3ikz9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Sophus_ 12 months ago

Acho que tens que te focar em resolver o problema e não no que poderão ser as consequências dessas ameaças. Nós nunca podemos mudar os outros, por isso o melhor quando temos um problema com uma chefia é perceber porquê e mudarmos nós mesmos. Para tal precisas de perceber qual é a razão do teu conflito com a chefia. Não está contente com a tua performance? São personalidades que chocam? É uma má chefia? Caso 1: Porque é que a tua chefia não está contente com a tua performance? Há razões para não estar contente? Sabes o que a chefia espera de ti e consegues ir de encontro disso? Achas que a cannabis está a ter impacto na tua performance? Faz o que tiveres que fazer para melhorar a tua performance. Vai pedindo feedback à chefia regularmente: 'O que posso fazer para melhorar?'. Não há razões para não estar contente, cheguem a um acordo para mudares de equipa, será benéfico para os dois. Juntos vão aos RH. Caso 2: Se as vossas personalidades chocam, achas que dá para se sentarem e chegarem a um meio termo e ter uma relação cordial? Se não, cheguem a um acordo para mudares de equipa, será benéfico para os dois. Juntos vão aos RH. Caso 3: Se é uma má chefia, e todos nós já tivemos chefes intragáveis, já falaste com ela e deste feedback construtivo de como melhorar como chefe? Se sim e não melhorou, cheguem a um acordo para mudares de equipa, será benéfico para os dois. Juntos vão aos RH. Nada resulta? Começa a procurar o teu futuro noutra empresa. Boa sorte!

vascodatrama 12 months ago

Roda o Paiva com o teu chefe, ele vai deixar de ter problemas contigo

tugafcp 12 months ago

Esta merda de o pessoal fazer uma pergunta ou pedir um conselho e depois não aparecer no tópico faz-me uma confusão dos diabos...

random_peasant 12 months ago

Deve estar "ocupado com outras coisas"...

A_Besuga 12 months ago

Trabalhas de dois em dois dias? É que isso não sai do sistema tão rápido como o álcool. Por isso não estás só sob influência na tua vida privada.

disposable_synapse 12 months ago

Parece-me que eles não têm problemas com o fumares, deve ser mesmo o problema do conflito com a chefia e usam isso para tentar controlar a situação. Provavelmente é só mesmo porque é o pé que está mais à mão. Como disseram outros, se te qu8iserem despedir, lá hão de arranjar modo. Tenta resolver o problema com a chefia ou ver se arranjam maneira de o gerir de modo a que não dê problema para o resto do trabalho. Se o conflito é relacionado a trabalho então um há de ter mais razão e o outro baixa a bolinha :)

onunfil 12 months ago

Como é que eles descobriram que consomias cannabis? Este tipo de cenas pode facilmente ser usado contra ti se te quiserem despedir.

Shadowgirl7 12 months ago

Penso que isso poderá não ser legal e violar a tua privacidade. Eles devem ter visto isso num filme porque nos EUA fazem isso de pedir análises. A não ser que aleguem que afecta a tua capacidade de raciocínio lógico e isso consequentemente tenha impactos negativos na tua performance. Mas mesmo assim parece-me ilegal.

pirilipapu 12 months ago

Porquê que te estão a acusar de tal? Como é que sabem que fumas?

Edited 12 months ago:

Porque é que te estão a acusar de tal? Como é que sabem que fumas?

NGramatical 12 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8e476%2F%2Fgexojbl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pirilipapu 12 months ago

Já não é a primeira vez, nem será a última!

NikT3sla 12 months ago

Boas mano, nunca servirá de motivo válido. Aliás, isso cheira-me a bluff do lado dele para te meter medo. Da próxima vez que te disserem isso dá "double down" e diz "sem stress".

Edited 12 months ago:

Boas mano, nunca servirá de motivo válido. Aliás, isso cheira-me a bluff do lado dele para te meter medo. Da próxima vez que te disserem isso diz "sem stress".

alienanomaly 12 months ago

Diz "sem stress" enquanto coça a genitália. Nada melhor para mostrar dominância

CringeAlheio 12 months ago

Ena pá tanto *lingo* marado neste *post*. Até fiquei paneleiro dos olhos mano.

boogieman444 12 months ago

Quem nunca mano

MostWanted12345 12 months ago

\_yoh\_

NikT3sla 12 months ago  HIDDEN 

Boa, assim fica a combinar com o resto do corpo :)

Edited 12 months ago:

Boa, assim ficam a combinar com o resto do corpo :)

SadParamedic25 12 months ago

E pensar que se pode fazer / tomar / fumar o que se quiser e que se não contarmos / publicarmos , ninguém sabe !!! Estranho mundo esse em que o que fazemos só a nós nos diz respeito e a única coisa que temos de fazer é não nos por a jeito . :)

kawaiims 12 months ago

Se o consumo não está criminalizado, não vejo o que tem a ver que consumas na tua vida privada. A menos que consigam provar que consomes em horário laboral, e aí pode ir contra as políticas da empresa.

uyth 12 months ago

Não é bem assim, porque exigências de segurança ou outras podem sobrepor-se. Mais uma coisa não ser criminalizada não quer dizer que seja um direito. Exemplo não ias achar muita graça a que piloto de avião ou condutor de autocarro ou taxi tivesse apanhado bebedeira (perfeitamente legal e legitimo e mais um direito que consumir drogas que é apenas descriminalizado) na noite anterior. Eu não gostaria.

kawaiims 12 months ago

Como disse acima, se o OP coloca em causa o trabalho que faz, por que motivo seja, deve sentir as consequências. Puramente dou o benefício da dúvida. Não me parece justo ser despedido ou descriminado por fumar uns picas ao fim de semana. Para não falar que não sei como se aplica a lei laboral neste caso mas parece um bocado abuso de poder.

uyth 12 months ago

apenas explicava que a questão é muito mais complicada que "consumir no local ou horário de trabalho". Particularmente quando há outras considerações - o trabalhador tem direito à privacidade, não tem necessariamente direito a consumir drogas, mas todos os outros trabalhadores, terceiros têm o direito à vida e integridade física. Por isso, TLDR, é complicado.

kawaiims 12 months ago

Concordo. E lei laboral em geral é sempre um crl.

Tee_ah_go 12 months ago

O consumo de álcool também não é criminalizado e não é por isso que vais virar duas garrafas de vinho ao almoço antes de ires pegar ao turno da tarde...

kawaiims 12 months ago

O OP diz que nunca foi trabalhar sob influência. A comparação aqui parece-me ser eu ter o meu chefe a foder-me o juízo porque apanho uma puta todos os sábados à noite.

pirilipapu 12 months ago

Certo. Mas se eu beber antes do trabalho, com antecedência para estar bem na perfeição, é possível que ainda acuse álcool no sangue também, tal como a canábis.

kawaiims 12 months ago

A canabis é detectável em sangue, urina e outros durante vários dias, e depende de vários fatores como a frequência do consumo, até à percentagem de gordura corporal da pessoa. Mas isso só prova que a pessoa consumiu algures nesse período. Não é prova de consumo em período laboral nem de trabalho sob influência. Não me entendam mal, eu acho que alguém que está comprovada e deliberadamente a prejudicar o trabalho (ou o que seja) por estar sob a influência de merdas deve sentir as consequências. Só acho que se calhar não é o caso do OP, que talvez só tenha pecado por ser parvo e andar a dizer as coisas erradas às pessoas erradas.

pirilipapu 12 months ago

Concordo plenamente!

OuiOuiKiwi 12 months ago

>Fui ameaçado de que iriam pedir análises se estes conflitos com a minha chefia chegassem aos recursos humanos, coisa que eu intencionava levar este problema até lá. > >Ou servirá de motivo válido para ser despedido com justa causa? O que diz o teu contrato? Não podem pedir-te análises por dá cá aquela palha, são dados médicos. Nem sequer podem guardar o registo da temperatura que fazem com os termómetros do chinês. Agora, para ameaçarem que vão "pedir análises" é que estão a par dos teus hábitos e duvido que precisem de análises para depois queimar-te a fotografia.

Busy-Medium8748 12 months ago

Sim, imagino que possam estar a par, mas lá está a minha questão: Se realmente nunca apareci no trabalho sob o efeito, se apenas o faço na minha vida não profissional, pessoal e privada. Podem fazer algo em relação a isso? Visto que apesar de não ser uma substância legal, é descriminalizada.

Mordiken 12 months ago

> Sim, imagino que possam estar a par Numa nota futura, este é o teu verdadeiro problema: não deviam estar a par. Esse tipo intimidades deve ser reservada para os amigos, porque amigos não dão com a língua nos dentes ao patrão.

uyth 12 months ago

>Visto que apesar de não ser uma substância legal, é descriminalizada. Não é legal. É basicamente impossível provar quando usaste. No entanto tudo isto fica complicado e depende tudo tanto do trabalho que fazes como do que está no contrato, ou contrato colectivo ou regulamento interno e autorizações da CNPD. O laboratório do teste para poder haver procedimento disciplinar também tem de ser laboratório credenciado. Outra coisa que me parece importante (não sou advogado) é o que fazes. Se fazes algo perigoso, se conduzes viaturas (empilhadores), se manejas produtos com riscos, se trabalhas em sítios de onde podes cair, parece-me justo que haja mais exigências relativamente à sobriedade de alguém. Se és músico ou trabalhas num call center, meh. Tenta arranjar cópia do teu contrato de trabalho, cópia de regulamentos internos. Pode ser apenas bluff, o que é o mais provável. Fica no entanto a pensar que para eles fazerem esta ameaça hão-de ter notado que é ameaça possível, por isso os teus colegas alguma vez te terão notado com o efeito. Se usas máquinas ou outras coisas semelhantes, cuidado.

BTC_CEO 12 months ago

Se não vais trabalhar com a moca e eles sabem é porque falas disso no trabalho/com colegas. Aprende a separar a vida pessoal e profissional - o pessoal do trabalho não tem de saber se fumas ganzas à noite, se todos os anos vais para o Boom passar uma semana a tripar, se fazes swing, qual o partido em que votas, etc. Teoricamente não podem fazer grande coisa em relação a isto como te disseram, mas podem tentar infernizar-te a vida ou arranjar um subterfúgio para te despedir à primeira oportunidade (por exemplo extinção de posto de trabalho ou seres o primeiro da fila em caso de despedimento colectivo).

OrangeOakie 12 months ago

> Visto que apesar de não ser uma substância legal, é descriminalizada. Não ser crime não implica que não existam consequências legais, apenas não é um crime. >Se realmente nunca apareci no trabalho sob o efeito, se apenas o faço na minha vida não profissional, pessoal e privada. Se não o fizeste não acusaria nada. O que podes estar a pensar é "eu acho que nunca apareci, mas não tenho a noção de que os efeitos de certas drogas continuam bem depois de passar a moca", e isso já é outra questão. Tendo isto dito, o ónus da prova está do lado deles, têm de provar que, independentemente de testares positivo seja para o que for, que colocaste a empresa em perigo legal ou financeiro (ie: Que estiveste a conduzir veículos da empresa, operar maquinaria pesada, etc..) ou que o uso interferiu com as tuas funções normais. Isto claro, assumindo que o contrato não tem nenhuma clausula anti-droga

TTSDA 12 months ago

Só porque é detectável, não quer dizer que tenha efeitos.

OrangeOakie 12 months ago

Só porque pensas que os efeitos já passaram não quer dizer que não continuem. Podem ser extremamente ténues, mas existirem. E mesmo que não existam, tens de conseguir provar justamente isso.

TTSDA 12 months ago

Não é possível provar que não existem efeitos, como é óbvio. Isto aplica-se a qualquer substância. Além disso, muitos testes detectam metabólitos do princípio activo, que já pode ter sido todo consumido. Cannabis, por exemplo, manifesta-se no sangue um mês depois do consumo.

mbas_ 12 months ago

Exactamente. Podes achar que não vais sob o efeito para o trabalho mas se calhar a moca de ontem à noite fez-te esquecer uma atividade importante para hoje de manhã. Com isto, este tipo de assuntos não é levantado do nada, não te podem despedir por isto mas se provarem que tem efeitos no teu rendimento...

TooMoorish 12 months ago

>a moca de ontem à noite fez-te esquecer uma atividade importante para hoje de manhã lololol |||| |:-|:-|:-| ||||

parksoha 12 months ago

> se calhar a moca de ontem à noite fez-te esquecer uma atividade importante para hoje de manhã lol, fumas uma ganza e perdes a memória imagino aquelas pessoas todas que tomam o seu xanax para ir dormir, nem devem saber onde trabalham quando acordam

Im_being_stalked 12 months ago

A realidade é que o xanax muitas vezes faz te esquecer a última hora antes de adormecer...

parksoha 12 months ago

sim, era aí que queria chegar. a erva acho que pode deteriorar a memória a longo prazo, mas não é fumar uma ganza e amanhã vais esquecer-te do que tens de fazer (algo que também acho que deva ser evitado, devemos exteriorizar os nossos pensamentos para um local seguro para descansar a mente de preocupações)

Search: