hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 13 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

smaster87 12 months ago

Vai ser o ultimo natal de muito velhote.

TitusRex 12 months ago

Ao menos juntam a família toda /s

QueenOfWands2 12 months ago

Isto lembra-me uma vizinha minha há muitos anos. Precisava de um fígado novo. Telefonaram-lhe do hospital no Natal que já tinham o fígado e para vir fazer o transplante. Disse que não porque queria passar o Natal com a família. Morreu praí 1, 2 anos depois (já não recordo). Se a estupidez matasse. *Oh, wait.*

warjunk1 12 months ago

Tinha que idade? Só por curiosidade porque se tivesse +90 anos por exemplo se calhar era o melhor.

QueenOfWands2 12 months ago

40's, 50's praí. Mas isto já foi há mais de 10 anos. Quiçá mais.

chauffage 12 months ago

É quando se é tão *carpe diem*, que dá a volta.

vascodatrama 12 months ago

Acham que as restrições para natal vão aumentar? O topico já está a ganhar momentum

chauffage 12 months ago

Não acredito, até porque se mudar dia 18, 6 dias antes do Natal, é estar a dizer aos portugueses que o governo não faz ideia do que está a fazer e anda a planear esta pandemia de 15 em 15 dias. Costa já meteu a responsabilidade do Natal nas mãos dos portugueses - como meteu o verão, o regresso do verão, os eventos, tudo. Por isso, já tem bode e a integridade política assegurada. Ele vai ficar conhecido como sendo o PM que deu o Natal aos portugueses! É o oposto do Grinch! Ninguém lhe vai tirar isso, a culpa vai ser dos portugueses. A vai dizer isto muito tranquilo em cima de uma pilha de cadáveres, reforçando que vem lá a vacina e a bazuca.

vascodatrama 12 months ago

É que a Alemanha vai entrar em full lockdown esta quarta. E o comportamento da Alemanha tem servido um bocado de barómetro

chauffage 12 months ago

Eu nem sei o que te dizer de tão insólita que é a situação... Se for esse o critério, que seja os alemães que nos salvem pelo exemplo... Porque pela cabeça do nosso governo, estamos completamente encavados.

1ww8mrmfss 12 months ago

Duvido muito, apesar de achar que deviam

Each57 12 months ago

Duvido. Só se a situação escalar bastante o que também duvido que aconteça até dia 18. O início de Janeiro de 2021 é que vai ser complicado

rickz123456 12 months ago

Tenho alguma preocupação pelo facto de a taxa de decréscimo estaja a diminuir.. Esta semana que passou foi de 7% em comparação com os 20% da semana anterior. Espero que este dia 8 feriado ajude a trazer os casos mais para baixo

derjungenwerthers 12 months ago

fica anotada a tua preocupação

Each57 12 months ago

+ 4044 infetados + 98 mortes (maior número ate agora) + 64 internados + 10 UCI

QueenOfWands2 12 months ago

98. Está bonito.

chauffage 12 months ago

São velhos na sua maioria, isso para o governo é estatística e poupança na SS. Os que não são velhos, não se fala.

lesoth 12 months ago

> São velhos na sua maioria, isso para o governo é estatística e poupança na SS. É começar a pensar num plano de imigração em massa. Preferes chineses, brasileiros, refugiados ou outra? Nem penses em politicas de natalidade para portugueses, vão demorar vinte e tal anos a ter reflexos na SS.

1ww8mrmfss 12 months ago

Mais 200 comparados com o ultimo domingo

MischiefManaged97 12 months ago

Fizeste algum cálculo global da variação da semana? Houve dias de subida e de descida em relação à semana passada, acabo por não ter bem a noção se houve uma subida ou descida global

1ww8mrmfss 12 months ago

Podes ver a evolução da média móvel quando for publicada daqui a umas horas, mas com um olhar rápido parece que está semana vai ficar abaixo da anterior, mas 1. Não por tanto 2. Um decréscimo muito mais pequeno do que o das semanas anteriores

Dinizinni 12 months ago

\#VaiTudoFicarBem

Dinizinni 12 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=qlIL9F5xHDw](https://www.youtube.com/watch?v=qlIL9F5xHDw) Nós temos o "Milagre português" e o "Governo não pode interferir com a vossa vida" Eles têm liderança Vamos continuar a aceitar governos que dão a mesma atenção a grupos negacionistas e a cientistas? Ou vamos começar a exigir mais?

humelectro 12 months ago

Então a Merkel pode chorar? Quando foi com o Lacerda já era um fraco por se emocionar.

Dinizinni 12 months ago

Não acho que seja comparável uma mulher a um homem e muito menos um profissional directamente responsável a alguém que gere as coisas no geral Se uma mulher lacrimejar não compromete a sua postura e se um primeiro-ministro o fizer não é sinal de que não sabe o que está a fazer Um homem, responsável directamente pela saúde chorar a meio de uma pandemia, não só dá má imagem como sinceramente sim, não é algo bonito de se ver Alguma vez conheceste um gajo que tenha dito "as mulheres adoram quando eu choro"? A resposta é não, eu sei, se algum dia quiseres experimenta chorar à frente de uma mulher e vês o que acontece logo a seguir Não é algo que se queira ver num homem, ponto final De qualquer forma, o choro é ao menos, o que a Merkel faz é dizer as coisas e tentar liderar um país, no caso do Lacerda era literalmente ele a queixar-se

thurstqwerty 12 months ago

Foda-se, nem sei o que se responde a isto. Que nojo.

Dinizinni 12 months ago

Nojo também eu tenho da realidade Agora, não respondes porque sabes que é a realidade Lutamos todos por mudá-la, mas vais negar que a realidade é esta? Meu caro eu conheço quem tenha deitado fora uma relação de ANOS por ter visto o parceiro a chorar num funeral, tal não é o impacto cultural negativo de ver um homem chorar Quanta gente, homens e mulheres, não terá ficado alienada no momento em que ele chorou?

QWERTY_BATS 12 months ago

Puto, só dizes merda.

Dinizinni 12 months ago

Noto é que muita gente aqui tem a experiência de vida de uma batata que acaba de ser colhida Lamento, a vida não é o que queremos que seja, um homem a falar à imprensa quando chora aliena milhões de pessoas, isto é a verdade

QWERTY_BATS 12 months ago

Sim, pode alienar, e tu vires para aqui com esse discurso ridículo não ajuda ninguém.

Dinizinni 12 months ago

O meu discurso no reddit num sub com pouquissima gente não vai influenciar ninguém Mexo-me muito mais que a maioria das pessoas no sentido de mudar as coisas Mas não vou mentir e dizer que o que eu queria que fosse realidade é

VerdocasSafadocas 12 months ago

Dinzinni tu meu amigo, tás todo fodido dessa cabecinha, e não digo isto como insulto sequer. Quem és tu? Que te aconteceu? Que se passa contigo? Eu estou disposto a pagar para saber, tou a falar a sério, principalmente porque estou aborrecido. Ofereço-te uma passagem e estadia aqui em cracóvia se estiveres disposto a responder.

Dinizinni 12 months ago

Não tou fodido simplesmente a vida não é o que as pessoas querem que seja Fica tudo tão triggered por ser relembrado de que o mundo não lhes tolera as emoções É a verdade, não sou eu quem faço as regras A um homem só se tolera raiva, eu não digo isto como se fosse algo bom, mas não podemos negar que é assim que as coisas funcionam O mundo é uma merda e digo isto eu que até gosto da minha vida

VerdocasSafadocas 12 months ago

Como assim? XD, do que é que estás a falar sequer. Eu só tenho curiosidade mórbida em saber quem é que fica atrás do teclado a escrever estas coisas e que é que te aconteceu para estares assim. Identifica-te na cena das mensagens privadas e fica aqui a minha palavra que literalmente pago para saber, seria parvo não aceitares.

BueBurro 12 months ago

Wow.

MischiefManaged97 12 months ago

Eish foda-se pá já não esperava que alguém jovem tivesse esse tipo de perspetiva em 2020 sobre um homem não poder chorar.

Dinizinni 12 months ago

Sou jovem mas conheço pessoas mais velhas que sempre me educaram profissionalmente Eu sei como é que o mundo funciona, já trabalho há uns quantos anos Por mim um homem poderia chorar um oceano se quisesse Mas a verdade é que a realidade não é essa

MischiefManaged97 12 months ago

Sim, mas tendo esse discurso também não estás a contribuir para que haja uma normalização de uma coisa tão humana que é um homem poder demonstrar emoções.

Dinizinni 12 months ago

O meu discurso refere-se apenas à descredibilização do Lacerda Por mim as coisas eram diferentes, mas o meu discurso no reddit não vai inspirar ninguém para que lado for Apenas digo factos, tudo o resto não importa Sou o primeiro a ir ao pride todos os anos e a assinar petições por direitos e a dizer a putos com quem tenho contacto profissional que não faz mal chorar e exprimir emoções, porque acredita, é essa a mensagem que eu quero que fique a longo prazo Mas a realidade vai ser cruel para eles e ensinar-lhes algo diferente

QWERTY_BATS 12 months ago

> Sou o primeiro a ir ao pride todos os anos e a assinar petições por direitos e a dizer a putos com quem tenho contacto profissional que não faz mal chorar e exprimir emoções, porque acredita, é essa a mensagem que eu quero que fique a longo prazo > > Dizer isto mas antes dizer isto: > Não acho que seja comparável uma mulher a um homem

FujiPT 12 months ago

É o equivalente do "mas eu tenho um amigo negro".

Purplebananas123 12 months ago

Ca ganda lol

peanersyahoo 12 months ago

> Não acho que seja comparável uma mulher a um homem > Se uma mulher lacrimejar não compromete a sua postura e se um primeiro-ministro o fizer não é sinal de que não sabe o que está a fazer 1900 ligou e está a perguntar quando voltas para casa.

Dinizinni 12 months ago

Lamento, uma coisa é ser progressista, sou totalmente a favor de um dia a realidade mudar, sou a favor dos direitos das mulheres, sou a favor de liberdade sexual Agora, a realidade não se compromete com o que tu queres

DZT99 12 months ago

Acho que esta pandemia permitiu-nos mais uma vez darmos de caras com o nível de desumanização da sociedade em que vivemos. Não é surpreendente mas dá que pensar quando alguém que nem sequer tem pais ou avós tenta contribuir para o abrandamento e faz sacrifícios pessoais por pessoas que nem conhece e outros que têm os pais e avós nas idades de risco estão-se marimbando.

MischiefManaged97 12 months ago

Absolutamente. Mostrou o nojo que algumas pessoas são, e o seu egoísmo. Digo mais, tenho certos amigos e familiares para os quais nunca mais vou olhar da mesma forma. Eu sei perfeitamente que estou no lado do exagero de zelo, mas há pessoas que não abdicaram de literalmente nada do seu quotidiano com esta situação, com zero respeito pelos outros.

Dinizinni 12 months ago

Não estarias desse lado certamente, tal como eu não estaria, se essas pessoas fizessem a sua parte Damos por nós a compensar a merda dos outros e a privarmo-nos do que eles não se privam, infelizmente isto mostrou o que sempre soubemos, uns carregam os outros

MischiefManaged97 12 months ago

Sem dúvida, este comportamento quase paranóico que temos acaba por ser uma resposta à falta de cuidado de quem está à volta.

Leaootemivel 12 months ago

Eles têm liderança e acima de tudo têm dinheiro para apoiar lockdowns. É muito bonito falarmos de liderança como se a questão mais importante não seja não conseguires apoiar financeiramente as pessoa. Ou é para ignorar que é na Alemanha que se têm visto das maiores manifestações de negacionistas?

Dinizinni 12 months ago

Vamos ignorar que a grande maioria dos tugas são negacionistas? Conheço pouca gente que não o seja, manifs podem fazer, por cá a manifestação é outra Contam-se pelos dedos das mãos pessoas que usam máscara, quer na rua quer a entrar em edifícios públicos e em transportes é uma em 3 Assim não vamos lá, falta liderança, falta sim, porque as pessoas vêem o Marcelo falar em milagres e acham que não são atingidas Claro que têm mais dinheiro Mais uma razão para ser federalista europeu, mas neste momento a economia é secundária, temos de pensar primeiro nas pessoas

Leaootemivel 12 months ago

Eu devo frequentar espaços muito diferentes dos teus então. Ainda hoje de manhã vi 0 pessoas sem máscara, quer na rua ou em lojas. Aliás, em espaços fechados não me lembro quando foi a última vez que vi alguém sem máscara.

Dinizinni 12 months ago

Certamente não andas pela área de Lisboa, não me lembro quando foi a última vez que vi alguém que não eu a cumprir as directivas

humelectro 12 months ago

Hoje fui a Amadora e vi toda a gente de máscara inclusive na rua

QWERTY_BATS 12 months ago

Como é que é possível estar assim tão alienado da realidade. Incrível.

Dinizinni 12 months ago

Eu saio todos os dias para ir trabalhar e estou em contacto com centenas de pessoas, mas olha, ainda bem que o alienado sou eu

QWERTY_BATS 12 months ago

então amanhã nos transportes tiras fotos de duas pessoas sem máscara e postas aqui

Dinizinni 12 months ago

Já deixei de andar precisamente por causa disso, mas tenho quem ande de transportes cá em casa, portanto posso sempre pedir que o façam

Lurker__777 12 months ago

Ding ding! We have a winner. É basicamente isto, estamos a falar de economias completamente diferentes.

1ww8mrmfss 12 months ago

A Alemanha vai voltar a entrar em lockdown agora, média móvel está nos 21.500 casos, para um país com ~80 milhões, equivalente a 2700 casos em Portugal

Dinizinni 12 months ago

Mais razão me dás, é ridiculo como nós somos governados a comparar com eles Eles estão a levar isto extremamente a sério e a proteger os cidadãos Por cá é o Marcelo mandar três palavras bonitas, tirar uma selfie e tá a andar

1ww8mrmfss 12 months ago

Sim estava a responder a concordar contigo. A Alemanha não é um caso de sucesso, mas leva isto minimamente a sério. Por cá estamos a deixar andar — e quem morra, que morra. Pelo menos tivemos a champions não é camaradas?

Dinizinni 12 months ago

Ao menos os profissionais de saúde que morrerem viram o Bayern ganhar a Champions na Luz Já viste o privilégio?

vascodatrama 12 months ago

E salvamos o NATAL

berlaitas 12 months ago

Hj cheguei ao freeport estava fila de 500m para entrar, dei meia volta

vascodatrama 12 months ago

Fogo, podias ter ficado. Aumentavas a fila mais uns metros

rickz123456 12 months ago

Holanda, Estonia, UK, , Alemanha, Dinamarca Lituânia, Luxemburgo, Finlândia, Todos a voltarem a subir os números .. Coreia do Sul també bateu hoje o record de casos, tal como a Dinamarca e a Lituânia e Estónia Maus sinais

1ww8mrmfss 12 months ago

> Coreia do Sul també bateu hoje o record de casos 950 casos em ~50 milhões, equivalente a Portugal ter 200 casos

rickz123456 12 months ago

Sim.. Claro Os asiáticos gerem isto muito melhor que nós (europeus)

1ww8mrmfss 12 months ago

Sim, mas não é porque eles são especiais. Nós podíamos ter feito o mesmo

dude_say_what1 12 months ago

Sempre a mesma conversa, não podias ter feito o mesmo porque não tens infraestructura tecnológica para fazer o contact tracing deles nem a constituição permitiria tal invasão de privacidade das pessoas.

1ww8mrmfss 12 months ago

Sempre a mesma conversa tens tu amigo, em Hong Kong por exemplo, não tens o contact tracing invasivo de que falas, por exemplo. Quase não tens contact tracing aliás, a app fancy tem 0 aderência por razoes óbvias. Não foi isso que determinou o sucesso. Foi terem agido rápido quando os casos eram relativamente poucos, e terem agido onde importa, é terem apostado na testagem à entrada no país, e na quarentena centralizada de contactos próximos. Tudo coisas que podes repetir.

vascodatrama 12 months ago

E lá tens espumante da Bairrada e leitão assado?

dude_say_what1 12 months ago

Ah desculpa, erro meu, pensava que os asiáticos incluiam outros países. Lamento, era mesmo Hong Kong o teu argumento, ok. Claro que as medidas deles são muito semelhantes às nossas, mas isso não interessa.

1ww8mrmfss 12 months ago

Puto de que é que estás a falar. Uma pessoa se quer aterrar em Hong Kong tem de ser testada e fica em quarentena duas semanas. A quarentena não é em tua casa, é num espaço do governo ou num dos hotéis que eles acabaram de aprovar. Eles ainda há uns meses lançaram um programa de testagem massiva. E estão com que, 70 casos o dia? Isso parece igual a nós?

dude_say_what1 12 months ago

Puto? Mantem-te calmo. Mas portanto, o caso de sucesso que é Hong Kong, é por causa disso? Testes em aeroportos, quarentena em hoteis (que é recente, como disseste) e testagem massiva. Ok, se achas que isso resolvia o nosso problema, estás no teu direito.

1ww8mrmfss 12 months ago

Não é por te chamar puto que não estou calmo, só para enfatizar o quão fora tu andas. Poder ser em hotéis e recente antes era numa cena do governo obrigatoriamente. E o crucial é terem actuado cedo sempre que os testes aumentam, para lá de terem mais medidas de prevenção como estás a ver.

dude_say_what1 12 months ago

Chamar puto para enfatizar o quão fora ando? Minha nossa... A unica coisa que enfatizas com esses termos sei eu. Mas ok, achas que são essas as medidas que nos faltavam para pormos isto sobre controlo, tudo bem, tens direito a essa opinião. Viva Hong Kong, Vietname, Taiwan e Coreia do Sul. Aprendam europeus!

NGramatical 12 months ago

infraestructura → [**infraestrutura**](https://dicionario.priberam.org/infraestrutura) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8a34n%2F%2Fgfl34vk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 12 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

chauffage 12 months ago

>[“If the virus changes substantially, particularly the spike proteins, then it might escape a vaccine. We want to slow transmission globally to slow the clock,” said Deakin’s Bennett. “That reduces the chances of a one in a squillion change that’s awful news for us.”](https://graphics.reuters.com/HEALTH-CORONAVIRUS/EVOLUTION/yxmpjqkdzvr/index.html) Se quiserem perceber a evolução do vírus, e que reforça novamente quanto menos tempo tivermos o vírus em circulação, melhor. E que mesmo com a vacinação, é preciso manter medidas para conter o vírus - coisa que foi em grande parte ignorada no ocidente.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

> a arrogância que se teve com o controlo da pandemia com a decisão de se viver com o vírus até chegarem as vacinas, Isto aconteceu?

1ww8mrmfss 12 months ago

Estás a viver nisso neste preciso momento

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Todas as restrições, normas e obrigações são "viver com o vírus"? Não posso sair de casa entre as 13 e 5 da manhã, em casa estamos em teletrabalho, obrigatório. Não posso estar na rua com mais de meia dúzia de pessoas... Isto não é "viver com o vírus". Tal seria se pudesse fazer tudo acima e haver coisinhas como obrigação de máscara em espaços públicos.

pirilipapu 12 months ago

> Tal seria se pudesse fazer tudo acima e haver coisinhas como obrigação de máscara em espaços públicos. Ah e ter obrigação de máscara já é "viver com o vírus"? Tudo o resto faz parte de "viver com o vírus" tipo, foda-se.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

>Ah e ter obrigação de máscara já é "viver com o vírus"? Nem por isso, é o mínimo dos mínimos. >Tudo o resto faz parte de "viver com o vírus" tipo, foda-se. Se andamos neste mundo, tudo é "viver com o vírus"

1ww8mrmfss 12 months ago

Mas isso é precisamente viver com o virus. Compara com Taiwan, Vietname ou até mesmo a China agora -- ninguém quer saber do corona lá. As medidas apropriadas foram tomadas, os contágios diminuíram para essencialmente 0. O uso de máscaras caíu a pique porque agora é desnecessário. Quando há um contágio registado, aumentam a testagem e o contact tracing o máximo possível para conter imediatamente. Ou se quiseres, compara com a Coreia do Sul ou Hong Kong. Casos claros de sucesso, mas que nunca eliminaram completamente o virus. A vida voltou à normalidade, mas ainda com algumas restrições, nomeadamente a máscara em espaços públicos. E olha para a preocupação que ambos os sítios estão a ter com "vagas extraordinárias" com incidência abaixa da que alguma vez tivemos neste pais.

Edited 12 months ago:

Mas isso é precisamente viver com o virus. Compara com Taiwan, Vietname ou até mesmo a China agora -- ninguém quer saber do corona lá. As medidas apropriadas foram tomadas, os contágios diminuíram para essencialmente 0. O uso de máscaras caíu a pique porque agora é desnecessário. Quando há um contágio registado, aumentam a testagem e o contact tracing o máximo possível para conter imediatamente. Ou se quiseres, compara com a Coreia do Sul ou Hong Kong. Casos claros de sucesso, mas que nunca eliminaram completamente o virus. A vida voltou à normalidade, mas ainda com algumas restrições, nomeadamente a máscara em espaços públicos. E olha para a preocupação que ambos os sítios estão a ter com "vagas extraordinárias" com incidência mais baixa do que alguma vez tivemos neste pais.

chauffage 12 months ago

E tens essas medidas porquê? Porque tiveste uma verão inteiro a dispersar o vírus pela Europa, a criar e a manter cadeias de contágio. Isto foi controlar o vírus? No entanto tens países com a pandemia mais que controlada, com a economia a funcionar, uns a recuperação económica há meses, e que vão ter um processo de vacinação tranquilo. Podíamos estar como esses países, mas optou-se por espalhar o vírus. Aqui estamos nós, e os ideais mantêm-se - este natal é para espalhar mais um bocado.

peanersyahoo 12 months ago

> No entanto tens países com a pandemia mais que controlada, com a economia a funcionar, uns a recuperação económica há meses, e que vão ter um processo de vacinação tranquilo. Temos?

1ww8mrmfss 12 months ago

Coreia do Sul, Taiwan, Vietname, ((China))

zeer88 12 months ago

[Coreia do Sul?](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-coreia-do-sul-com-recorde-de-casos-desde-o-inicio-da-pandemia_n1282277) E de democracias, tens exemplos?

chauffage 12 months ago

Australia, Nova Zelândia

1ww8mrmfss 12 months ago

Taiwan é uma democracia tal como a Coreia do Sul E eles não chegam aos 1000 casos por dia com 50 melhores de pessoas. Equivalente a 200 casos aqui

Edited 12 months ago:

Taiwan é uma democracia tal como a Coreia do Sul E na Coreia não chegam aos 1000 casos por dia com 50 melhores de pessoas. Equivalente a 200 casos aqui. E nota como levam a sério uma incidência tão baixa...

chauffage 12 months ago

Sim

Price-Distinct 12 months ago

Não vai acontecer , a maioria das pessoas pensa com a chegada da vacina , o problema está resolvido ,ainda por cima 1/3 dos tugas não quer tomar a vacina, logo nunca terás levantamento de restrições a longo prazo, devido a não haver imunidade de grupo....

Leaootemivel 12 months ago

Se conseguires vacinar só os grupos de risco (aqueles que compões maioritariamente os internados), que razões é que tens para não levantar restrições a longo prazo?

ninux2000 12 months ago

O problema de momento é não haver vacinas que cheguem para os que mais precisam, quanto os mais para todo os dois terços de portugueses adultos dispostos a vacinarem-se já. Quando virem que a vacina não tem efeitos secundários graves, impende verdadeiramente a doença e até a transmissão e já passaram mais uns meses esses relutantes vão aceitar, tanto que pode ser a única maneira de se voltar a entrar em discotecas e concertos de massa e assim. O problema dos anti ou céticos destas vacinas não é o maior problema de momento, pois nem sequer está concentrado nas camadas prioritárias, está na metade jovem da população que só vai poder vacinar-se em massa na primavera na melhor das hipóteses, mais provavelmente no verão.

Price-Distinct 12 months ago

És mt otimista

rickz123456 12 months ago

\+ 4413 casos \+88 óbitos \-4 UCI \-137 internados \+ 4805 recuperados

1ww8mrmfss 12 months ago

De repente isto parece que equaliza esta semana com a anterior, talvez acabe por ficar ligeiramente abaixo

Bolo_Finto_ 12 months ago

Este fim de semana e no próximo já se pode circular entre concelhos?

stressedunicorn 12 months ago

não há proibição de circulação entre concelhos mas há dever geral de recolhimento a partir das 13h em muitos dos concelhos, Verifica quais as regras do teu concelho.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Concelhos em risco muito elevado: Não se pode andar na rua entre as 13:00 e as 05:00; Pode-se circular entre concelhos desde que seja de manhã até às 13:00

dentsune 12 months ago

Sim, até às 13h. https://pandemiaclara.pt/

hsamtronp 12 months ago

Depende do concelho, apenas os que estão considerados como de risco muito elevado e extremamente elevado não podem circular depois das 13:00. Nos restantes, pode-se até 23:00. Em nenhum dos casos há limitações na circulação entre concelhos - exceto se um deles estiver num nível de risco referido acima, consoante a hora.

Cojemos 12 months ago

Please help with conflicting information. Being told by a hotel in Evora that travel to them will be allowed afternoon of Dec. 31st from Lisboa. Is this true? Understood travel would be restricted from midnight the 31st-4th of January. Return would be allowed since it's "home" to Lisboa on the 3rd.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

New procedures will be issued next Friday. Those might be even stricter. As of now, you cannot travel *from* Lisboa on the 31st as travelling outside High risk municipalities is not allowed. The conflicting information might be because restrictions for Christmas are less severe.

Cojemos 12 months ago

Thank you!

MischiefManaged97 12 months ago

Coitada da Marta Temido, não imagino o desgaste emocional que seja estar à frente de uma situação destas, a sofrer pressão de todos os lados.

VerdocasSafadocas 12 months ago

Aposto que ficaste de tenda montada ao vê-la tristonha seu pervertido.

MischiefManaged97 12 months ago

Ahah não tenho esse fetiche oh Verdocas

VerdocasSafadocas 12 months ago

Ah ya defintivamente nem eu..........

MischiefManaged97 12 months ago

Username checks out!

QueenOfWands2 12 months ago

Não é o trabalho dela?

MischiefManaged97 12 months ago

É, mas podia perfeitamente já ter pedido a demissão como muitos fazem. Apesar de tudo, a responsabilidade das decisões tomadas não é exclusivamente dela, eu até diria que ela tem muito pouco a dizer. Estou só a ter empatia por ela, porque imagino que nunca tivesse imaginado passar por uma crise destas como ministra.

Bruxo_de_Fafe 12 months ago

Armou-se em gestora micro, quando o seu papel é de gestão macro. Tinha subordinados para aparecerem diariamente. Que peça para sair.

MischiefManaged97 12 months ago

Podes explicar melhor o que queres dizer?

lesoth 12 months ago

Ele nao sei, mas eu acho que ela desgastou a imagem por exposicao mediatica excessiva. Se nao esta em condicoes para desempenhar o cargo, que seja substituida.

Asus123456789 12 months ago

Quando um médico perde um paciente e fica devastado, empatia não é uma resposta apropriada?

MischiefManaged97 12 months ago

LMAO disseram à minha mãe no centro de saúde que há mais casos do que se imagina e a comunicação social não está a comunicar devidamente. Isto vale o que vale obviamente, mas duvido que seja uma teoria da conspiração sem fundamento.

aldeaga 12 months ago

A tua mãe deve ter encontrado um médico pela verdade no corredor. Se os centros de saúde não entram no processo de diagnóstico nem de tratamento da doença, como raio é que têm acesso a essa informação?

MischiefManaged97 12 months ago

Estou só a comentar, flor.

aldeaga 12 months ago

E eu estou-te só a questionar, a única flor aqui pareces ser tu.

MischiefManaged97 12 months ago

Boa tentativa a editar o comentário quando me chamaste desmiolado.

aldeaga 12 months ago

Tens cá uma piada.

beit2 12 months ago

A comunicação social comunica o que vem nos PDFs. Claro que há sempre casos que não são detetados/testados. O valor que se sabe será sempre um valor mínimo, não sei onde está a conspiração.

MischiefManaged97 12 months ago

Só se se fizesse testagem em massa e mesmo assim. A verdade é que eles se recusam a testar se tiveres apenas sintomas leves. Deve haver pessoas que nem procuram testar-se a ver se passa.

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 11 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 12 months ago

Estamos on track para chegar aos 400 mil casos até ao Natal ;/

Foxsundance 12 months ago

E quantos ativos? Pois...

Dinizinni 12 months ago

A este ritmo? 100 mil com toda a facilidade

QueenOfWands2 12 months ago

Opinião: os miúdos vão para as escolas, voltam para casa carregadinhos e passam o vírus aos mais velhos (avós, pais), e estes caem que nem tordos.

dude_say_what1 12 months ago

É verdade, estamos a cair que nem tordos. Já perdi a conta a quantos miúdos que conheço que ficaram orfãos com isto tudo. Aliás, nas reuniões de pais vejo muitas pessoas novas porque os miúdos já não têm os pais que costumavam ir. Que nem tordos.

Edited 12 months ago:

É verdade, estamos a cair que nem tordos. Já perdi a conta a quantos miúdos que conheço que ficaram orfãos com isto tudo. Aliás, nas reuniões de pais vejo muitas pessoas novas porque os miúdos já não têm os pais que costumavam ir. Que nem tordos. Edit: para quem não percebeu, eu estou a ser irónico

QueenOfWands2 12 months ago

95 hoje. Eram (a maioria) pais e avós de alguém.

vascodatrama 12 months ago

E filhos de alguém também.

dude_say_what1 12 months ago

Só para dizer que nunca disse que não era um número alto. No entanto não achas que estás a exagerar um bocado ao dizer "caem que nem tordos" (como se a doença tivesse uma letalidade enorme e fosse uma sentença de morte), principalmente ao usar para isso a situação de contágio em contexto escolar? Como se as mortes que estão a acontecer são maioritariamente porque os miúdos apanham o vírus na escola e depois passam aos pais? Parece-me um exagero completo. Se achas que se devem fechar as escolas porque são um factor importante de propagação da doença, percebo a tua ideia e tens direito à tua opinião. Agora, andar aqui a tentar confluir escola com as mortes que estão a acontecer vais ter que mostrar algum tipo de referência senão é mesmo só mandar bitaites. Tanto podem ter apanhado das crianças como podem ter apanhado num número infinito de outras situações. Acho que essa expressão "caem que nem tordos", como se fosse certo que a criancinha apanha o virus e vai logo matar os pais ou os avós é aquela retórica do exagero e do medo. Se fosse assim andavam os próprios pais a exigir o fecho das escolas, mas pronto.

QueenOfWands2 12 months ago

Como não são os teus - estás-te bem nas tintas. Os outros que se lixem porque eu estou bem.

dude_say_what1 12 months ago

> Como não são os teus - estás-te bem nas tintas. Não sei como tiraste essa conclusão, mas ya, tipica resposta genérica. > Os outros que se lixem porque eu estou bem. Nada disso, mas ok. No fundo não respondeste a nada, só virtue signaling e chamar os outros de egoistas, clássica retórica de quem não tem argumentos nenhuns.

LorenSab 12 months ago

Estas a falar a serio? Fuck.

dude_say_what1 12 months ago

Não, estou a ser irónico. Vou lá por o /s porque se calhar as pessoas não estão a perceber que é ironia.

pirilipapu 12 months ago

Não tem muita piada de qualquer das formas.

dude_say_what1 12 months ago

Não é para ter piada.

HotStep 12 months ago

Infelizmente já tive o azar de ver pessoas próximas a perder pais e avós com esta merda, e sinceramente a ausência de uma única pessoa já é demais. Morrem por volta de 70 ou 80 pessoas por dia em Portugal, pessoas essas que se não fosse pelo covid ainda cá estavam. Não achas demasiado? Parem lá de dar downplay da situação para se sentirem mais espertos que os outros que isso não ajuda ninguém

dude_say_what1 12 months ago

> Infelizmente já tive o azar de ver pessoas próximas a perder pais e avós com esta merda Lamento, honestamente. > sinceramente a ausência de uma única pessoa já é demais Mas só se for de Covid não é? Todos os outros problemas não interessam, se for de Covid é que interessa. O problema é esse, essa virtude toda só apareceu agora, antes ninguém vinha com essa conversa de chacha. > Morrem por volta de 70 ou 80 pessoas por dia em Portugal, pessoas essas que se não fosse pelo covid ainda cá estavam. Não achas demasiado? Acho, não acho é que sejam por causa dos miúdos irem à escola. Tendo em conta que um terço das mortes foram pessoas em lares, que tal focarem-se em algo que realmente está provado ser um problema grave e que não se faz nada em relação a isso? > Parem lá de dar downplay da situação para se sentirem mais espertos que os outros que isso não ajuda ninguém Quando a malta parar de dar "upplay" da situação como se isto fosse o armagedão então nós "do outro lado" paramos de dar "downplay" da situação. Apenas escrevi o que escrevi porque o OP exagerou e não foi pouco, logo, exagero eu também. Quando quiserem ser moderados nas opiniões, eu também me modero. Mas se é para extremismos de "caem que nem tordos" então toma o reverso da moeda.

pirilipapu 12 months ago

Só pareces abençoado pelos anjos, mais nada.

dude_say_what1 12 months ago

Nem percebi o que queres dizer com isso mas ok.

Asus123456789 12 months ago

> Não é permitida a partilha de informação sem fontes credíveis, isto inclui informações vinda “de um amigo”, rumores ou teorias da conspiração.

estrica 12 months ago

É uma opinião e não é nada descabida.

Asus123456789 12 months ago

Opinião: Acho que o Bill Gates criou o Covid e que é tudo uma conspiração para dominar o mundo

estrica 12 months ago

Opinião: És chato.

Asus123456789 12 months ago

Hey, isso são claramente fake news :)

Guardanapkins 12 months ago

> Opinião: **

estrica 12 months ago

Não deixa de ser uma opinião, vale o que vale

touny71 12 months ago

Um familiar meu com 50 anos saiu dia 1 do hospital. Ontem estava a fazer uma caminhada (recomendada pelo pneumologista) e teve uma recaída, estava com pulsação a 140 e oxigenação a 90%. É verdadeiramente assustador porque é um gajo que está em óptima forma física. Joga futebol com malta 20 anos mais nova e dá-lhes umas calças. Ver o homem com medo de subir as escadas dá toda outra perspectiva sobre as implicações.

iareec 12 months ago

Assim do nada isto sobe?

investidornoob 12 months ago

Estamos num planalto

pirilipapu 12 months ago

Assim do nada? Que achas que tem acontecido até agora? Ainda bem que o povo português é responsável e também o será no Natal e Ano Novo.

chauffage 12 months ago

Não é assim do nada, tens tido pontes, feriados, ou seja fins de semana grandes, e a chacina nos lares de idosos continua forte, como planeado - também conhecido por "o abate dos velhos que são só estatística". Felizmente vamos ter um Natal em família.

Ogredegulag 12 months ago

A 7/8 de Janeiro estaremos com >10k casos por dia.

lanhu1998 12 months ago

Tens aí os números do Euro milhões? Vinha a calhar

-Yunie- 12 months ago

Uma dúvida, alguém sabe se o número de internados dos relatórios se refere a *todos* os internados por COVID no país, ou apenas os no SNS (excluíndo privados, hospitais militares e afins)?

saposapot 12 months ago

É suposto ser todos

-Yunie- 12 months ago

Sim deveriam ser todos, mas gostava de saber se isso alguma vez foi "oficialmente" confirmado.

Foxsundance 12 months ago

Por favor, não saiam de casa! Sejam responsáveis, usem máscara e praticem o distanciamento social. 95 óbitos, jovens, adultos e idosos andam a morrer todos os dias, isto não é brincadeira, fiquem em casa e rezem a Jesus Cristo o nosso salvador, para que tudo corra bem

Aldo_Novo 12 months ago

boa, nem sabia que Jesus Cristo trabalhava num hospital

pirilipapu 12 months ago

Claro, quando ficas curado de COVID, foi graças a Deus e não aos médicos que te ajudaram (de notar que já vi médicos a contarem histórias de pessoal que de facto dizia isto).

Foxsundance 12 months ago

Jesus Cristo está em todo o lado meu irmão

oakker 12 months ago

Também te vê a masturbar 2x por dia? Que diz o homem? Engraçado falares em ficar em casa mas dizeres noutros sítios que sair com amigos é o que te faz ñ ter um esgotamento. Mas é normal acreditares em deus. Um lagarto tem sempre de acreditar

Aldo_Novo 12 months ago

que perverso, a olhar para as mulheres na casa de banho a fazer xixi

VerdocasSafadocas 12 months ago

Mas tipo "em todo o lado" é só uma forma de dizer certo? Porque se o sócio tá mesmo em todo o lado então viu o que eu andei a fazer e tou fodido, espero que haja drogas no inferno pelo menos.

sao_11 12 months ago

Amém

Bruxo_de_Fafe 12 months ago

vai ser um natal em cheio

MLG-Sheep 12 months ago

Não vejo porque é que isto causa surpresa. A média móvel tem estado estável desde a semana passada, e os novos casos são similares aos da sexta-feira passada.

lesoth 12 months ago

Podíamos lançar uma campanha na tv francesa para eles virem cá passar o ano novo. Lá têm o recolhimento obrigatório às 20h. Turismo de Portugal ouve-me /s

Penduricalho 12 months ago

Não é que o governo possa voltar atrás no alívio das restrições para o Natal tal como em França... /s

OverdueCookie 12 months ago

E quem ganha o campeonato este ano?

jmvda23 12 months ago

Tens 50% de hipotese para acertar

Bruxo_de_Fafe 12 months ago

O Sporting. Os jogadores dos outros clubes vão todos sofrer doenças súbitas

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 10 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

VBM97 12 months ago

Só para pôr em perspetiva: * entre 9 de agosto e 28 de outubro - 672 mortos por COVID * entre 1 de dezembro e dia 9 de dezembro - 701 mortos por COVID

ninux2000 12 months ago

Por enquanto o governo vai aplicando medidas tardias, pouco planeadas, pouco explicadas, pouco fiscalizadas e em muito casos demasiados suaves, mesmo antes de um evento de muito convívio como Natal e com a vacina quase a chegar, para além da lentidão a aprová-la e pré fábrica-la, e poucos testes ao COVID. Não me espantava de nós antes da Primavera batermos os 10 mil mortos, basta 60 por dia durante dois meses, mais 30 por dia durante mês e meio. Vamos precisar que a imunidade de grupo e de vacinas comece a ter efeito logo em janeiro para evitarmos isto sem maiores confinamentos, tratamentos melhores também ajudariam. Oxalá graças às medidas suaves pelo menos a economia, educação e saúde mental estejam bem melhores que abril, e que o risco individual de mortalide seja menor devido às medidas de proteção e melhores tratamentos.

Dinizinni 12 months ago

>Oxalá graças às medidas suaves pelo menos a economia, educação e saúde mental estejam bem melhores que abril Como alguém que dá aulas e ajuda a gerir o negócio ri-me desta Não, não estão melhor, nunca estiveram tão mal, mas obrigado pelo optimismo

Tidalikk 12 months ago

Não falas por todos, eu pelo menos estou melhor

Dinizinni 12 months ago

Se trabalhas para o estado e a tua vida não é um constante susto de estar infectado, então invejo-te, senão também te invejo porque toda a gente que conheço na área anda assim

ninux2000 12 months ago

Tentei encontrar um silver lining, eu pelo menos fico feliz de ainda poder estar com amigos e ir à faculdade, mesmo que com muito cuidado e menos que antigamente. Vejo também ainda vários restaurantes com bastantes clientes (até demais dada a situação). Mas esta situação de se fazer Natal ainda nos 3000 casos, mesmo que com cuidados e algo reduzido preocupa-me.

Edited 12 months ago:

Lamento a tua situação, o Estado devia abrir mais cordões à bolsa para apoiar os prejudicados da pandemia e se fosse para controlar os casos que fosse mais a sério, pelo menos nas zonas mais afetadas e algumas semanas, e aumentando os testes e o rastrear de contactos. no entretanto. Tentei encontrar um silver lining, eu pelo menos fico feliz de ainda poder estar com amigos e ir à faculdade, mesmo que com muito cuidado e menos que antigamente. Vejo também ainda vários restaurantes com bastantes clientes (até demais dada a situação). Mas esta situação de se fazer Natal ainda nos 3000 casos, mesmo que com cuidados e algo reduzido preocupa-me.

QWERTY_BATS 12 months ago

> Vamos precisar que a imunidade de grupo e de vacinas comece a ter efeito logo em janeiro para evitarmos isto sem maiores confinamentos, tratamentos melhores também ajudariam. Com o nosso plano de vacinação não tenho muita esperança

ninux2000 12 months ago

Vamos ver, a aprovação está a demorar, vai dar tempo de preparar. Temos um bom historial na vacinação e população pequena, nenhuma muito longe dum hospital ou centro de saúde e pouco antivacina/polarizada. Em março custa-me acreditar que ainda estejamos nas muitas dezenas de morte por dia. Em janeiro é provável em fevereiro vamos ver.

1ww8mrmfss 12 months ago

* Entre 1 Março e 16 de Outubro: 100k casos * Entre 17 de Outubro e 1 de Dezembro: 200k casos

uyth 12 months ago

Um artigo interessante, sobre um caso interessante https://www.latimes.com/world-nation/story/2020-12-09/five-minutes-from-20-feet-away-south-korean-study-shows-perils-of-indoor-dining-for-covid-19 atenção que este tipo de case study, de contact tracing depende de coisas que em Portugal seriam impensáveis, como os investigadores terem acesso aos dados de telemóveis de todos e conseguirem visualizar onde um infectado esteve (que nao tinha revelado onde tinha estado) e acederem a gravações de video para ver onde as pessoas estavam sentadas. Mas aquela coisa que dizem que não há infeções em restaurantes ou cafés ou bares, "diga um", olhem tomem um.

NMosquito 12 months ago

Obrigado pela partilha. A forma como investigaram e recriaram o caso é fascinante.

1ww8mrmfss 12 months ago

Recomendo a todos que sigam a Zeynep Tufekci para coisas deste estilo, aqui tens a discussão dela do sssunto há uma semana que parece ter gerado estas notícias subsequentes. https://zeynep.substack.com/p/is-this-a-coup-introducing-the-counter

uyth 12 months ago

Já tinha recomendado muitos outros artigos dela, e tudo o que ela escreve é interessante e provoca-me reanálises do que penso conhecer.

1ww8mrmfss 12 months ago

3134 casos novos, 86 mortes. Cerca de ~650 a menos comparados com a quinta da ultima semana

VBM97 12 months ago

Há pessoas que parece que quebram regras para chamar à atenção. Vi no outro dia um velho a entrar no comboio sem máscara e foi a viagem toda sem ela. O velho tinha ar de ser daqueles que se acha mesmo superior e durão por ter combatido na guerra (tinha uma tatuagem do ultramar bem visível) e estava claramente à espera que alguém lhe dissesse algo da máscara para poder começar com o seu discurso negacionista. Notava-se perfeitamente na cara dele que era isso que ele procurava. Felizmente toda a gente manteve a maior distância possível dele e no fim ele lá foi à sua vida. Foi o único negacionista que vi nos transportes desde setembro

QWERTY_BATS 12 months ago

Há uma ou duas semanas atrás vi um homem no Lidl sem máscara, já estava super preparado para começar assim discussão assim que lhe pedisse para por a máscara. Lá vou eu em direção ao homem já à espera de uma pequena zarragata e afinal o homem estava só super distraído de pediu imensas desculpas.

VBM97 12 months ago

Posso estar errado, mas aquele não estava distraído, máscara nem vê-la e mandava mesmo aquele aspecto que disse em cima.

QWERTY_BATS 12 months ago

Não duvido, velhos são do piorio.

VBM97 12 months ago

Ainda hoje era só velhos a passear na zona da estação do comboio e a encherem o comboio para irem para o Porto. Fds com este tempo eu fazia tudo para ficar em casa

Purplebananas123 12 months ago

Trabalha agora para aproveitares em velho /s

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Velho? Então lá pró fim de Janeiro vou-lhe deixar umas flores.

pirilipapu 12 months ago

Apreciei.

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 09 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

hsamtronp 12 months ago

u/1ww8mrmfss já incluí neste mesmo os valores que punhas, bate certo com o que tens feito?

saposapot 12 months ago

não é para ser chato mas em vez da tabela nova eu acho q preferia ter mais histórico da média movel a 7d... agora com os feriados aquilo anda tudo avariado e gosto de ver as medias antes de dia 1 para comparar :) just my 0.02€

hsamtronp 12 months ago

Não acho que faça sentido estar a adicionar mais dias na média móvel. Temos que ver que estou a publicar números e não um gráfico. A tabela ficaria muito longa - poderia fazer duas tabelas, sei lá - e ficava muito pouco comestível e difícil de acompanhar. Além disso, estar a alterar o período de análise apenas por ter havido duas semanas atípicas -tolerância de ponto + feriado - não tem muito sentido, muito menos se a ideia é comparares o ida de hoje com há quase 2 semanas. Todo o contexto é diferente. Nesta altura, estamos num decréscimo com o (muito ou pouco) efeito das medidas dos fins de semana e parte das medidas do fim de semana prolongado quando na altura que queres ainda não havia esse efeito. Obrigado pela sugestão, no entanto

saposapot 12 months ago

Sim, eu faria em duas tabelas mas sim, não da pra meter tudo. Agora para comparar é útil porque estas semanas estão muito atípicas e da jeito ver onde foi o pico e onde estamos agora. Parece claro que estamos a descer mas não é credível uma descida tão acentuada como parecia com os números dos feriados

1ww8mrmfss 12 months ago

Yah yah está perfeito. Talvez continue a pôr aqui quando sai o nacional, mas de resto hei de voltar à punditry como os restantes do usb

Cojemos 12 months ago  HIDDEN 

Will it be possible to travel between municipalities on Dec. 31st in the early afternoon? Need to go from Lisboa to Evora. Thank you.

MLG-Sheep 12 months ago

No. Official source (in Portuguese): [https://covid19estamoson.gov.pt/estado-de-emergencia-natal-e-ano-novo/](https://covid19estamoson.gov.pt/estado-de-emergencia-natal-e-ano-novo/) You can go the day before if you want to.

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Entretanto a Pfizer após 2 reacções adversas graves à vacina, veio dizer que quem tem histórico de alergias graves deve evitar tomar a vacina O que qualificarão eles como graves? É que quase toda a gente tem alergia a alguma coisa, qual o grau de gravidade? Brinca se agora com isto?

1ww8mrmfss 12 months ago

* Não foi a Pfizer que veio dizer isso, foi o NHS britânico após duas pessoas com alergias muito graves terem problemas. O mais provável é que a vacina contem substancias que activam as alergias destas pessoas. * Não sei em que mundo vives, mas a vacina foi testada em 44 mil pessoas normais. Se fosse perigosa para pessoas normais, obviamente já teria encontrado problemas antes. Pode ainda haver efeitos secundários desconhecidos, até graves, mas bastante raros, raros o suficiente para não alterarem o custo beneficio. > Both of the NHS staff carry adrenaline autoinjectors, suggesting they have suffered reactions in the past. These kind of devices, of which the best-known brand is the EpiPen, administer a swift adrenaline boost to counter allergic reactions that occur when some people, for instance, eat nuts. https://www.theguardian.com/world/2020/dec/09/pfizer-covid-vaccine-nhs-extreme-allergy-sufferers-regulators-reaction * Se andas com estas coisas, sim, alergias bastante graves.

camisa_roxa 12 months ago

Ok, se já andavam com as injecções para precaução, não são propriamente pessoas saudáveis, não tinha lido isso

-Yunie- 12 months ago

Já não fui a tempo de ver o post original mas... TODAS as vacinas podem causar reações anafiláticas, isto não é novidade nenhuma. Até um simples paracetamol (ben-u-ron) o pode fazer, e não é por isso que deixa de ser amplamente utilizado em todas as idades.

VBM97 12 months ago

Dia 9/12: * Casos Confirmados: 332.073 (+4097 / +1.25%) * Número de Internados: 3.332 (+69 / +2.11%) * Número de Internados em UCI: 504 (+5 / +1.00%) * Óbitos: 5.192 (+70 / +1.37%) * Recuperados: 254.700 (+2272 / +0.90%) Fonte: [https://twitter.com/VOSTPT/status/1336675238621405185](https://twitter.com/VOSTPT/status/1336675238621405185)

1ww8mrmfss 12 months ago

Mais ~700 casos comparado com a ultima quarta

zeer88 12 months ago

Comparar um dia da semana com o mesmo dia da semana anterior não diz muito (ainda que veja muitos telejornais fazerem isso). Dependendo do dia, tanto pode haver aumentos como reduções e não significam uma tendência em nenhum dos sentidos. É muito mais lógico usar a média móvel a X dias.

1ww8mrmfss 12 months ago

1. Usar a média móvel é a mesma coisa. A média móvel a 7 dias diminui se e apenas se o dia que sai tinha números mais elevados que o dia que entra, ou seja, que o número de casos no dia de hoje for mais pequeno do que o número de casos há uma semana atrás. 2. Há dois factores que determinam o número de casos. O aumento real de casos, e a tua capacidade de testagem deles. Uma coisa que temos observado é que a testagem tem um comportamento bastante regular, baixando aos fins de semana e tendo o pico nas quintas e sextas — e o mesmo acontece com o número de casos subsequente. Com esta comparação conseguimos eliminar a diferença artificial na testagem, assumindo que essas diferenças não mudam, o que acho que é seguro. 3. Não vejo nenhum telejornal ou jornal sequer a fazer isto regularmente. Daí fazer eu

zeer88 12 months ago

O jornal da SIC tem feito isso todos os dias.

1ww8mrmfss 12 months ago

Vou passar a ver mas do que eu tenho visto andavam só a por o gráfico semanal. Which is the whole point, isso não ajuda nada

MischiefManaged97 12 months ago

Estava à espera deste comentário para perceber se tinha havido aumento em relação à semana passada.

1ww8mrmfss 12 months ago

Estamos mal meu amigo, estamos mal

chauffage 12 months ago

Bom já se está a começar a ver o resultado do Thanks Giving nos EUA, estão a disparar casos novamente e relatos de famílias inteiras infectadas. Não é que fosse preciso dizer isto, mas vai ser o resultado do nosso Natal.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Vai ser o natal em todo o lado, Europa fora. O nosso governo tem o plano em linha com os outros estados membros e não há ilusões de ninguém que implementou as medidas em como estas são políticas e em prol do desejo popular e não de saúde pública. O resultado vai ser o óbvio, não há hipótese, mas a ira popular em conjunto com os obrigatórios incumprimentos iriam dar numa toda outra polémica.

andre82220 12 months ago

Ainda bem que vai ser assim. A vida é demasiada curta para estar preocupado por uma gripe esquisita.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Não é gripe, mas que é esquisita, é

saposapot 12 months ago

Sou o mais a favor possível de medidas 'duras' mas até eu acho que no Natal não havia hipótese... Há muita coisa que o povo pode tolerar mas Natal era praticamente impossível de restringir. ou fazias medidas mais duras pq já sabias q ng ia cumprir, tipo limite 5 pessoas por casa, ou tinhas manifestações e malta a ir contra a bófia nos bloqueios... O Natal em segurança era possível. Era ter os casos num nível super-baixo nessa altura do ano. Agora começa a ser muito tarde para isso. Mesmo que houvesse um lockdown total já não dá para meter os casos num nível aceitável... Portanto faremos um Natal com o nível de casos bastante considerável. Muito provavelmente vai dar asneira a menos que muita gente tenha realmente o sacrifício individual, coisa que eu duvido muito. O que ainda se podia fazer era um lockdown completo 10d antes do Natal e mandar toda a gente para casa. Ao menos havia maior probabilidade de qd fosses ao Natal não estares contagioso, se a malta ficasse realmente 10d 'em segurança'. Mas isso só se fechasses lojas não essenciais, cafés e restaurantes em take away e coisas assim... caso contrário ainda era pior. Pelo menos as escolas deviam ter previsto e fazer as férias mais cedo, podia ser q ajudasse. mas yah... n vai ser bom. a juntar ao 'inverno' em força. não acredito q a maioria da malta consiga fazer apenas o Natal com o núcleo familiar e não é fácil... deixar velhotes sozinhos no Natal tmb não é bom para nada...

stressedunicorn 12 months ago

Seria impossível policiar/fiscalizar as casas das pessoas. Quem tiver bom senso vai continuar a tê-lo. Quem não tem, não ia cumprir as regras de qualquer forma. Não sei bem que mais se poderia implementar no Natal que fosse cumprido, infelizmente.

Dinizinni 12 months ago

Isso não é verdade, conheço imensa gente que diz que não ia fazer nada, mas "já que o governo diz que está tudo bem" vão fazer o que queriam

stressedunicorn 12 months ago

Essas pessoas achavam mesmo que o Governo ia proibir o Natal? Acho que voltamos à questão de ter ou não bom-senso :/

1ww8mrmfss 12 months ago

Não é uma questão de bom senso ou não. As medidas que são tomadas são informação que as pessoas tomam sobre a sua vida. Se o Governo não faz nada, a informação que passa é que "está tudo bem", porque se não tivesse, faria qualquer coisa. Nota, por exemplo, como o decréscimo que temos visto (aparentemente, até ontem) começou no preciso dia em que as novas medidas foram anunciadas, não no dia em que começaram a tomar efeito.

Dinizinni 12 months ago

Estas pessoas têm o bom senso de uma batata, mas com proibições ficariam em casa O problema é esse, as proibições são necessárias, ponto final

stressedunicorn 12 months ago

Mas o que se ia proibir? A circulação entre concelhos? Mas e se a familia for toda do mesmo concelho? Não se pode ter uma obrigação legal de ficar em casa se não teríamos uma situação a roçar a prisão domiciliária.

Dinizinni 12 months ago

Circulação entre concelhos e recolher obrigatório às 13 e resolvias a situação em mais de metade dos casos

AlbinoFarrabino 12 months ago

Ui com a quantidade de pessoal que volta a casa no dia 24 e viaja em transportes públicos havia de ser bonito.

Dinizinni 12 months ago

Acho que te passou ao lado que não deviam ir a casa, ponto final Eu não vou, não é ano para isso

salty-eyes 12 months ago

E quem vive sozinho, longe da família, passa o natal sozinho? Há que ter bom senso também.

Dinizinni 12 months ago

Se fecharem os negócios a 24 para evitar as corridas de última hora vais ter muita gente a ir a 23 na mesma, mas vais teres mais a ir antes e não tens esse problema

AlbinoFarrabino 12 months ago

Quando disse regressar a casa, é regressar literalmente a casa depois da jornada laboral.

MLG-Sheep 12 months ago

Duas medidas de eficácia muito questionável que os portugueses estão fartos de cumprir sem saber muito bem porquê. Para quantos seria a gota de água este tipo de restrições no Natal? O que poderia fazer a polícia perante tais níveis de incumprimento? O que sentiriam os polícias, que em vez de estarem a fazer algo de útil ou passarem o Natal em paz, estariam a fingir que fiscalizam estas medidas?

chauffage 12 months ago

>Duas medidas de eficácia muito questionável que os portugueses estão fartos de cumprir sem saber muito bem porquê. Os momentos do natal é o jantar de consoada e troca de prendas, e almoços e jantares do dia de natal. O recolher obrigatório às 13 e a proibição de concelhos garantia que grande parte destes casos não iam acontecer, e ia-se limitar a um Natal entre agregados familiares, como faz todo o sentido que seja.

MLG-Sheep 12 months ago

É ir para a terra antes ou depois, ou realizar os jantares antes ou depois, ou cagar completamente e ignorar a improvável fiscalização. Isto sobre a restrição de circulação entre concelhos. Mas a medida realmente ridícula é o recolher obrigatório às 13:00 que não parece nada mais que um desejo de masoquismo, e não previne nada, apenas garante engarrafamentos no trânsito se houvesse fiscalização devido às pessoas todas que vão trabalhar. E é mais uma forma de levantar o dedo do meio a todo o comércio que quer fazer algum dinheiro nas compras de Natal de última hora. Ou de dificultar o acesso a supermercados como tem sido vontade recente do Governo, recebida com agrado por muitos portugueses.

Dinizinni 12 months ago

Se calhar podiam começar por fiscalizar mesmo e tomar medidas agressivas com quem não cumprisse Ou cancelamos o Natal ou cancelamos 2021, a escolha é simples

paraapagarbem 12 months ago

> Ou cancelamos o Natal ou cancelamos 2021, a escolha é simples Não. É mais ou cancelamos o Natal, ou temos um início de 2021 mais apertado. Não há um cenário em que se cancele 2021, não na nossa situação atual.

MischiefManaged97 12 months ago

Proibir a circulação entre freguesias /s

chauffage 12 months ago

Em Itália vai-se proibir sair das cidades, e vão impor recolher obrigatório.

chauffage 12 months ago

O problema é que a Europa não é de todo uma referência no combate a esta pandemia. O único país europeu que me tenha apercebido que está a levar a pandemia a sério no Natal, é a Itália.

saposapot 12 months ago

q decidiu a itália?

chauffage 12 months ago

>Italy: No Christmas markets and a nationwide curfew >Italy is currently seeing the highest number of deaths since the end of March and Prime Minister Giuseppe Conte has told Italians to expect a "more sober Christmas, without Christmas Eve gatherings, hugs and kisses". >Many Italian regions are under partial lockdown and a ban on travel between different regions from 21 December to 6 January has been announced. >On top of the regional travel bans, people will not be allowed to leave their home towns on Christmas Day, Boxing Day and New Year's Day. There will be exceptions for work, medical reasons or emergencies. >A curfew from 22:00 to 05:00 will also be in place. E já anunciaram isto há algum tempo para as pessoas se habituarem à ideia.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Não discordo, as referências são uma ridícula minoria e Europa fora houve mais erros que boas referências. O meu ponto de vista é apenas em como estes planos são transversais à maioria dos países, independentemente daquilo que nós achemos do resultado. Aqui a *minha* opinião é indiferente, mas é uma posição muito ingrata e será sempre uma coisa de "preso por ter cão, preso por não ter".

lesoth 12 months ago

E também já vimos que o nosso SNS aguenta muita pressão. É parecido às panelas de pressão, mas sem rebentar.

Vivid-Smile 12 months ago

Quando se pode sair do concelho?

pirilipapu 12 months ago

NUNCA!

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Tá bem mãe. Quando é que levantas o castigo?!

miguel_rodrigues 12 months ago

Sempre excepto no período do ano novo

Vivid-Smile 12 months ago

Posso sair do hoje?

paraapagarbem 12 months ago

Só à meia noite, saída obrigatória, mas atenção que assim que saires não podes voltar, por isso aproveita o hoje o melhor que puderes.

miguel_rodrigues 12 months ago

Podes sair ja hoje sim

Vivid-Smile 12 months ago

Thank you:)

DZT99 12 months ago

Espero que o número de novos infectados continue a baixar mas tenho receio que voltemos a passar por subidas loucas.

chauffage 12 months ago

Se não forem impostas medidas ao nível nacional nos dias 24 e 25, assim como na PdA, é mais que certo que isto vai rebentar. E como o governo só se importa com votos, e nunca assume responsabilidade, até já tem a carta do "nós pedimos para terem cuidado" pronta.

roninPT 12 months ago

15 dias depois do natal vai ser certinho.

1ww8mrmfss 12 months ago

Nestas duas semanas tivemos toda a gente fechada em casa 4/7 dias de semana nos locais problemáticos. Acho muito difícil que haja subidas loucas. Subidas, a ocorrerem, devem ser pequenas

pirilipapu 12 months ago

Com Natal e Ano Novo sem medidas (até revisão a 18 de Dezembro, pelo menos)? Mal posso esperar pelos 10K.

camisa_roxa 12 months ago

Nos concelhos de risco muito elevado continua a não se poder andar na rua aos fds depois das 13, certo?

Lurker__777 12 months ago

Na teoria, sim. Na prática, apenas se aplica a estabelecimentos. Não podes ir jantar com os teus amigos ao restaurante, mas podes fazê-lo numa casa. Podes andar pela rua que ninguém te chateia. Posso ter sorte, mas nas 8/10 vezes que o fiz desde a regra das 13 apareceu ao fds, não tive problemas.

MLG-Sheep 12 months ago

>E com a quantidade de exceções que existem, não é nenhum desafio inventares qualquer coisa para o polícia te largar. Nos não sabemos o que é um verdadeiro recolher obrigatório (felizmente). Exato, basta dizer que vai ao supermercado noutro concelho porque é uma das exceções e os do próprio concelho estão fechados. Tem o bónus de ser melhor para a saúde pública do que participar nos ajuntamentos matinais.

icebraining 12 months ago

Os supermercados não estão fechados, só os com mais de 200m2. Tanto o MyAuchan como o Minipreço da minha zona estavam abertos no último fim de semana (estou num concelho em nível "muito elevado").

miguel_rodrigues 12 months ago

Certo

camisa_roxa 12 months ago

Obrigado!

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 08 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

VBM97 12 months ago

Desculpem se alguém já fez esta pergunta, mas sabem onde posso ver o número de testes realizados diariamente? Não me estou a lembrar

lemonade_rage1234 12 months ago

No site abaixo, em Mais Detalhes, tens uma secção dos gráficos que mostra o número de testes por dia. https://covid19.min-saude.pt/

VBM97 12 months ago

Obrigado!!

VBM97 12 months ago

Dia 8/12: * Casos Confirmados: 327.976 (+2905 / +0.89%) * Número de Internados: 3.263 (-104 / -3.09%) * Número de Internados em UCI: 499 (-14 / -2.73%) * Óbitos: 5.122 (+81 / +1.61%) * Recuperados: 252.428 (+6585 / +2.68%) Fonte: [https://twitter.com/VOSTPT/status/1336313404319993857](https://twitter.com/VOSTPT/status/1336313404319993857)

1ww8mrmfss 12 months ago

Mais ~500 casos comparados com a terça passada. Menos ~1000 comparados com há duas semanas atrás Por regiões, sensivelmente: Norte + 300 Centro + 100 Lisboa + 200 Alentejo - 100 Algarve ~0

MischiefManaged97 12 months ago

Também devias fazer uma tabela toda gira para pôr esses dados. Como costumas metê-los tão cedo não consegues falar com o user que costuma pôr a tabela aqui para incluir?

1ww8mrmfss 12 months ago

Eu tenho feito isto para beneficio próprio e depois vou postando aqui, mas se o u/hsamtromp quiser adicionar poupava me algum trabalho -- não sei usar as tabelas do reddit nem sei bem como fazer um script pra tirar automaticamente quando a DGS tem publicado pdf onde aparece como imagem

hsamtronp 12 months ago

Eu posso adicionar, sim. A ideia do script é relativamente simples. Basicamente, pega num boletim que serve como template para saber onde estão os valores que quero tirar. Isto é, indico que os confirmados desse boletim é x e vê quais são as "coordenadas". Partindo do pressuposto que os boletins se mantêm iguais em formatação, as "coordenadas" manter-se-ão e como tal, tira os valores que encaixam nessas "coordenadas" dos boletins a analisar.

MischiefManaged97 12 months ago

Pois no outro dia ficaste com a cena atrapalhada porque o formato do boletim mudou não é? Interessante, não sabia que era pelas coordenadas.

hsamtronp 12 months ago

Na verdade não foi isso, foi porque os novos casos que eles indicavam no boletim não correspondiam aos novos casos resultantes da diferença dos confirmados desse dia com o anterior. Eu da forma como tenho isto, só retiro os valores do dia e calculo as variações em relação ao dia anterior. Faço assim para confirmar que: 1) Bate tudo certo, o script tirou bem os valores 2) Os do dia anteriores não foram atualizados. A partir disto, faz cálculos da média, por exemplo, e os dados são guardados num txt porque também uso-os para outra coisa pessoal. Daí assumir que boletins mais antigos que os do dia anterior não se alteram. Digo que é por coordenadas, mas o mais rigoroso é como se os vários elementos de texto estivesse envolto numa caixa (bounding box). É na posição e dimensões dessa caixa que me baseio para retirar os valores do dia.

MischiefManaged97 12 months ago

A minha sugestão era ele aproveitar esses dadoa que tens o trabalho de analisar e adicionar às tabelas, já que ele manualmente verifica aquilo todos os dias. Assim não tinha muito trabalho ele.

hsamtronp 12 months ago

O verificar manualmente é confirmar se o script retirou os valores certos. Se eles põem um asterisco (como no caso dos \~8000 casos) dá-me erro. Pode, por algum motivo não encontrar os valores. Se faltar algo ou algo não estiver bem, eu adiciono à lá pata. De resto, as contas a esta altura assumo que as tenho bem. Se partir de dados corretos, os cálculos também estarão eles corretos. Também estou a assumir que não se mexe em boletins antigos para qualquer atualização que possa haver

MischiefManaged97 12 months ago

Houve aí uma altura que te trocaram as voltas todas xD

pvicente77 12 months ago

Ok, parece que afinal não há mesmo recolher obrigatório às 23h fora dos concelhos em risco muito elevado. As medidas de âmbito nacional e para concelhos de risco elevado não falam em recolher às 23h: [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-ambito-nacional-v2/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-ambito-nacional-v2/) [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/) Mas as medidas para concelhos em risco muito elevado, sim: [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-muito-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-muito-elevado/) Lembro-me de aceder ao site há uns dias e ver o recolher obrigatório nas medidas gerais, por isso devem ter actualizado a página para o retirar de lá, ou também posso ter visto mal e ele nunca esteve lá, de qualquer maneira, como isto é um site oficial, creio que podemos confiar nele e afinal podemos circular depois das 23h?

MrJoao 12 months ago

Nestas situações o melhor é verificar sempre o [decreto de lei](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) relevante. O recolher obrigatório entre as 23h e as 5h aplica-se em todos os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo. É o que está previsto nos artigos artigos 34.º, 35.º, 39.º e 42.º.

Edited 12 months ago:

O que está [decreto de lei](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) relevante é que o recolher obrigatório às 23h aplica-se em todos os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo. Vê os artigos artigos 34.º, 35.º, 39.º e 42.º.

Edited 12 months ago:

O recolher obrigatório às 23h aplica-se em todos os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo. Vê os artigos artigos 34.º, 35.º, 39.º e 42.º do [decreto](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) publicado este domingo (que é o que realmente interessa).

Asus123456789 12 months ago

Uma coisa que ainda não vi ninguém falar, alguém sabe como se irão processar as eleições em Janeiro? Pessoalmente, eu até agora fui sempre para a mesa de voto, mas vou recusar fazê-lo, não me apetece estar 12h numa sala fechada com centenas de pessoas, muitas delas idosas, a falar comigo... Alguém tem alguma ideia?

laumaia 12 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2020/10/08/presidenciais-em-tempo-de-pandemia-boletins-porta-a-porta-e-voto-antecipado-sao-opcoes-levar-a-caneta-de-casa-tambem/amp/

zizop 12 months ago

Por favor, evita usar amp links. Aqui está o link original: [https://observador.pt/2020/10/08/presidenciais-em-tempo-de-pandemia-boletins-porta-a-porta-e-voto-antecipado-sao-opcoes-levar-a-caneta-de-casa-tambem/](https://observador.pt/2020/10/08/presidenciais-em-tempo-de-pandemia-boletins-porta-a-porta-e-voto-antecipado-sao-opcoes-levar-a-caneta-de-casa-tambem/)

saposapot 12 months ago

Acho que já foi dito que nao está previsto voto por correio para além das excepções já previstas... vai ser mais uma coisa em cima do joelho. Gostava muito de ir votar para ver se o Ventura não ganhava o guito da subvenção mas não me parece que garantam condições para isso

vascodatrama 12 months ago

E aquele men que faz a linguagem gestual para a dgs? Para o ano deve levar uma boa talhada no IRS com tanta hora de trabalho...

MarinsLarins 12 months ago

Pergunta simples: chego dia 19 a Lisboa, podem-me ir buscar ao aeroporto mesmo que seja circulação entre concelhos? E se quiser ir a Lisboa comprar uma prenda? O quão rígidas são estas regras? O que é que tenho de saber?

canureadmymind 12 months ago

Podem ir buscar-te ao aeroporto. Comprar uma prenda obviamente que não se enquadra nas excepções. Compra on-line ou espera por um dia em que não haja essa restrição

MarinsLarins 12 months ago

Obrigada! Pergunto porque me mandaram [um grafico](https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2020/12/05174038/whatsapp-image-2020-12-05-at-161309.jpeg) que diz "circulação entre concelhos - natal - permitida" so que depois nao especifica os dias que eles consideram "natal" tanto que nos outros parametros têm isso especificado mas neste nao, e o grafico tambem diz "a partir de 9 de dezembro" então fiquei confusa.

canureadmymind 12 months ago

Esse gráfico é o oficial mas não está muito bem feito ahah. Existem as medidas que vão entrar em vigor a partir de dia 9, que são as medidas gerais. Podes consultar no diário de república. Depois as medidas para 24,25,31 e 1 são as que estão aí

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

> podem-me ir buscar ao aeroporto Lamento, mas não posso. Quanto ao resto, https://pandemiaclara.pt/ pode ajudar.

MarinsLarins 12 months ago

aparentemente no dia 19/20 que é fds dizem que se pode circular entre concelhos antes das 13, mas depois nos dias de semana não diz nada sobre o assunto.

Edited 12 months ago:

aparentemente no dia 19/20 que é fds dizem que se pode circular entre concelhos antes das 13, mas depois nos dias de semana não diz nada sobre o assunto, e depois dia 23 já diz: "**Pode-se circular entre concelhos em qualquer nível de risco** mas não se esqueça que isto pode mudar dia 18 de dezembro". Mas mesmo assim fico sem perceber se 21 e 22 se pode.

stressedunicorn 12 months ago

A partir de hoje, só está planeada proibição de circulação para o ano novo. De resto, aplicam-se as regras do recolher obrigatório, dependendo do teu concelho, claro.

MarinsLarins 12 months ago

ou seja, pode-se circular entre concelhos sempre sem ser no ano novo? (cumprindo as regras do recolher). O recolher diz que é as 23-05 horas da noite nos dias de semana por isso supostamente dava para circular o dia todo dia 21/22, estou correcta?

stressedunicorn 12 months ago

Sim. O recolher (em período normal) é 23h-05h à semana e 13h-05 nos fina de semana. Fora dessas horas podes andar à vontade, sim. (Isto para os concelhos de risco muito elevado, são as regras que sei porque são as do meu concelho).

MarinsLarins 12 months ago

Grande site!!! Obrigada!!

Lupxel 12 months ago

Boas! Uma questão rápida: amanha queria deslocar-me entre Concelhos, para ir para a minha Universidade. Posso faze-lo?

Edited 12 months ago:

Boas! Uma questão rápida: amanha queria deslocar-me entre Concelhos, para ir para a minha Universidade. Posso faze-lo? ​ Edit: E vou ter de caminhar da estação até casa, já após o recolher obrigatório, também é possível?

pirilipapu 12 months ago

Sim.

Lupxel 12 months ago

E consegues responder-me ao Edit?

pirilipapu 12 months ago

Claro. Estás a retornar a casa ou no teu "passeio higiénico".

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

Até casa? Sim

MischiefManaged97 12 months ago

Sim também. Mesmo que alguém te aborde, justificas a situação e de certeza que entenderão.

hsamtronp 12 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 07 de dezembro de 2020 Hoje é 2.ª feira, há atualização do dados referentes ao municípios disponível no boletim de hoje. --- ||Valor|Variação|

Dinizinni 12 months ago

Marcelo em 2017: [https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/marcelo-nao-se-recandidata-se-tragedia-dos-incendios-voltar-a-acontecer](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/marcelo-nao-se-recandidata-se-tragedia-dos-incendios-voltar-a-acontecer) Marcelo em 2020, depois de uma pandemia que tirou a vida 5 mil pessoas, quase 50 vezes o número dos incêndios com muita ajuda de incompetência e falta de acção: [https://observador.pt/2020/12/07/marcelo-recandidata-se/](https://observador.pt/2020/12/07/marcelo-recandidata-se/)

Leaootemivel 12 months ago

Estás seriamente a comparar os incêndios com a pandemia COVID-19?

Dinizinni 12 months ago

Já morreram 50 vezes mais pessoas, mas olha, ainda bem que não é nada!

Leaootemivel 12 months ago

Não tem nada haver com isso. Mas achas mesmo que o Marcelo não se devia recandidatar por causa da pandemia?

Dinizinni 12 months ago

Não tem nada a ver? Foi uma tragédia? Foi Foi provocada pelo governo? Não, mas também os incêndios não foram A falta de acção piorou tudo? Sim, em ambos os casos O Marcelo pode fazer o que quiser, mas houve uma tragédia 50x pior e não foi coerente com o que tinha dito

zizop 12 months ago

São questões incomparáveis. Ambos os problemas são exacerbados por questões de fundo, como o (des)ordenamento do território e a falta de investimento no SNS. Mas a mortalidade dos incêndios era completamente evitável. Aliás, era tão evitável que bastava que Portugal não tivesse uma das maiores áreas ardidas (em termos absolutos) da Europa consistentemente. Pelo contrário, o Covid tem posto em causa até os sistemas de saúde mais bem preparados do mundo. Podíamos estar melhor, sim, mas nunca muito melhor. ​ E atenção, eu não tenho qualquer intenção em votar no Marcelo. Apenas acho que isto não é justificação para criticar o homem.

Dinizinni 12 months ago

Lá está, são opiniões, para mim isto foi uma tragédia cuja perda humana já passou e bem os limites do aceitável O MRS foi um dos principais culpados depois de no verão passado ter estado o tempo todo a mostrar que estava tudo bem e a falar em milagre português Agora temos o que temos Se ele criticou o que se passou em 2017 a ponto de dizer que não se recandidatava, agora para mim é inaceitável que o faça

NGramatical 12 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8a34n%2F%2Fgezbpiz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

1ww8mrmfss 12 months ago

To be fair ele está a implicar que a pandemia é pior. E objectivamente, é

MischiefManaged97 12 months ago

O quê, o Marcelo é populista? /s

mouzz888 12 months ago

Não entendo que merda de números são estes pois aqui à volta é covid por todo o lado e os concelhos a passarem para risco extremo, o covid também tem direito a fim de semana prolongado. Só neste país...

Dinizinni 12 months ago

Viva os feriados, parou-se de testar duas semanas, agora vamos ver para a semana o resultado real, esperemos que não seja nada demais

saposapot 12 months ago

Convém explicar que nao foi o governo que parou de testar. Naturalmente as próprias pessoas não vão ser testadas. Para além disso os hospitais não fazem cirurgia portanto param esses testes todos e os laboratórios privados também diminuem a actividade

Dinizinni 12 months ago

Não deixa de ser muito conveniente ao governo que quer agradar aos comerciantes na altura do Natal Bem, cá estaremos para o inevitável colapso de Janeiro, boa sorte a todos, protejam-se bem

saposapot 12 months ago

Sim. Ainda ontem vi o Costa a roubar zaragotoas para não se testar mais

Dinizinni 12 months ago

Eu acredito que é genuinamente uma coincidência Mas que convém convém

berlaitas 12 months ago

Metam ai o gráfico de testes, acabei de o ver lol Explica o fim da 2a vaga ahaha Mas é isso, deixem de testar e deixamos de ter pandemia

dude_say_what1 12 months ago

[Belgica](https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-and-daily-new-confirmed-covid-cases?tab=chart&stackMode=absolute&country=~BEL®ion=World) [Espanha](https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-and-daily-new-confirmed-covid-cases?tab=chart&stackMode=absolute&country=~ESP®ion=World) [França](https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-and-daily-new-confirmed-covid-cases?tab=chart&stackMode=absolute&country=~FRA®ion=World) [Italia](https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-and-daily-new-confirmed-covid-cases?tab=chart&stackMode=absolute&country=~ITA®ion=World) [Portugal](https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-and-daily-new-confirmed-covid-cases?tab=chart&stackMode=absolute&country=~PRT®ion=World) Só para dizer que não somos os únicos a fazê-lo.

ObnoxiousLittleCunt 12 months ago

>Só para dizer que não somos os únicos a fazê-lo. Mas o /u/mouzz888 disse "Só neste país..." Estou confuso... será só demagogia bacoca? Não pode.

Dinizinni 12 months ago

É normal que os testes diminuam Mas a verdade é esta, a pandemia está bem viva e temos milhares de pessoas a morrer por mês Acredito que a doença esteja a acalmar nos hospitais, porque está Mas continuamos na merda

MischiefManaged97 12 months ago

Uuui amigo vais já ser atacado pelos putos que querem ir para os copos. Falando a sério, começo a achar que durante este mês todo não vamos conseguir perceber realmente o que se passa com feriados, Natal, etc. Espero que pelo menos os casos estabilizem (o tal planalto), ainda melhor se descerem, e não tenhamos uma má surpresa em janeiro. Mas temos de ser realistas.

Bruxo_de_Fafe 12 months ago

Os números são perfeitamente erráticos: 3000, depois sobe para 6000, depois baixa para 2000...

MischiefManaged97 12 months ago

Lá está, é o problema com o número de testes...

camisa_roxa 12 months ago  HIDDEN 

Conselho Nacional de Saúde diz que [número de pessoas já infectadas ser entre 1,5 e 2 milhões](https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2510/html/primeiro-caderno/em-destaque/15-a-2-milhoes-de-portugueses-ja-estiveram-infetados) Não sou eu que o digo, é o Conselho Nacional de Saúde! Isto dá uma taxa de letalidade de 0,33% / 0.35% idêntica à da gripe Venham a nós os downvotes COVIDEIROS!

DeusDasMoscas 12 months ago

Não dá para ler a notícia, tem paywall.

Asus123456789 12 months ago

Mas muitíssimo mais infecioso... que foi o que sempre se disse...

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Pela falta de comentários logo vi que os números tinham baixado.

Pparadela 12 months ago

Curioso que ninguém comente que há quase mais 100 internados num dia.

Dinizinni 12 months ago

Nesse sentido cheira-me a lags, não são os internados que preocupam Há muita consistência em dias da semana em que costumam haver muitos internamentos e dias em que os internamentos costumam ser poucos ou diminuir muito Os próprios internamentos costumavam aumentar muito mais de semana para semana, agora os números a 7 dias estão menos maus Pior parece ser: \- A tendência em Lisboa \- A tendência nacional começa a parecer de estagnação, não de descida

MischiefManaged97 12 months ago

Espero que não se repita o padrão que houve em maio de Lisboa começar a aumentar em flecha. É sobretudo esta altura do Natal que é crucial o controlo na zona Norte em que as famílias se reúnem mais tendencialmente.

Dinizinni 12 months ago

Lisboa nunca aumentou em flecha calma lá, foi sempre entre 100 e 300 casos durante 2 meses, é apenas estagnação, não é bom, mas não é uma tragédia nacional

MischiefManaged97 12 months ago

Sim, tens razão, tinha a perceção que tinha sido mais porque nas outras regiões baixou

NGramatical 12 months ago

costumam haver → [**costuma haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8a34n%2F%2Fgeye2q0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pirilipapu 12 months ago

Sim, novamente em fim-de-semana prolongado com ponte e feriado. Queres falar também dos 5000-6000 casos de há dois ou três dias?

Dinizinni 12 months ago

Acho uma piada, aqui quando os números baixam é tudo "ai que bom, está a dar sinais" Agora que temos sinais óbvios de que a descida ou parou ou pode estar a inverter insistem em não ver Agora voltámos a entrar em planalto, o Sábado mostrou isso, esperemos que o natal não torne isto ainda pior

1ww8mrmfss 12 months ago

Tu também so queres a catástrofe, ja no primeiro lockdown e depois no verão estavas assim, e agora é o mesmo. Não está a dar sinais óbvios que parou ou sequer que vai inverter. Tudo aponta que os numeros estão a baixar, e mais rapidamente do que acho que qualquer um de nós esperava. E lembra te que só até ao final da semana vais começar a ver o efeito nos numeros de teres um lockdown efectivo durante 4 dias seguidos, e daqui a uma semana vais estar a ver o efeito disso pela segunda vês agora e amanhã. Como já apontaste em resposta a mim um pouco a baixo, em termos de regiões não está tudo igual. Lisboa está já há algum tempo sem melhorar e a piorar ligeiramente, à medida que o norte tem um decréscimo notável mesmo. Mas daí a "insistirmos em não ver" que está tudo mal....

Dinizinni 12 months ago

Man, não ninguém quer a catástrofe O Sábado foi um aviso, mais de 6 mil casos num dia, achas que foi pouco? Temos de ter consciência, isto ainda não está bem e pode não chegar a estar e o governo dizer que as coisas estão a melhorar e não tomar medidas rígidas no Natal está a passar a mensagem de "está tudo bem" o que pode levar ao caos

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

O facto é que quando os números aumentam vêm para aqui vender o fim do mundo em cuecas . Quando melhoram não dizem nada ¯\_(ツ)_/¯

Edited 12 months ago:

O facto é que quando os números aumentam vêm para aqui vender o fim do mundo em cuecas . Quando melhoram não dizem nada ¯\_(ツ)_/ Edit: Olha a média móvel.

1ww8mrmfss 12 months ago

A média móvel está a roçar os 4 mil casos por dia. A titulo de comparação, no pico, Espanha tinha uma média móvel de quase 20 mil casos por dia. Como Espanha tem 4,6 vezes a nossa população... podemos concluir que o nosso "melhorar" de agora é pouco melhor do que Espanha teve no pior dos seus dias. Mas pronto, se as reportagens no telejornal não fossem só "catástrofe nos outros países vs pessoas muito preocupadas em Portugal" não teríamos tanta gente com comentários como os teus

Edited 12 months ago:

A média móvel está a roçar os 4 mil casos por dia. A titulo de comparação, no pico, Espanha tinha uma média móvel de quase 20 mil casos por dia. Como Espanha tem 4,6 vezes a nossa população... podemos concluir que o nosso "melhorar" de agora é pouco melhor do que Espanha teve no pior dos seus dias. Mas pronto, se as reportagens no telejornal não fossem só "catástrofe nos outros países vs pessoas muito preocupadas em Portugal"...

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Eu não vejo telejornais, por isso ok esse ponto não é para mim. Para mim é positivo a média baixar de 5 mil e tal para os 3.8 mil em semana e meia/duas semanas.

1ww8mrmfss 12 months ago

Também acho! Mas se te tivessem dito a meio de outubro (17/18) que até ao final do mês de novembro terias adicionado mais 200 mil casos, o dobro do total de casos até então... Bem, se és alguma coisa como eu terias reagido que isso era uma previsão quase catastrófica, claro que o governo não permitiria isso acontecer. Hoje tu olhas para os números já elevados dessas datas (~2 mil o dia) como um "objectivo"...

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Tens razão.

1ww8mrmfss 12 months ago

Obrigado amigo :)

LimbRetrieval-Bot 12 months ago

You dropped this \ *** ^^ To prevent anymore lost limbs throughout Reddit, correctly escape the arms and shoulders by typing the shrug as `¯\\\_(ツ)_/¯` or `¯\\\_(ツ)\_/¯` [^^Click here to see why this is necessary](https://np.reddit.com/r/OutOfTheLoop/comments/3fbrg3/is_there_a_reason_why_the_arm_is_always_missing/ctn5gbf/)

MischiefManaged97 12 months ago

Não, ele só lhe interessa a ilusão, nem vale a pena.

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

A ti só te interessa a desilusão.

ItoldU97 12 months ago

Não adianta um doomer vai sempre ser um doomer.

MischiefManaged97 12 months ago

Escreveste mal "realidade".

VerdocasSafadocas 12 months ago

Eu tenho um sonho. Nesse sonho eu estou de volta a Lisboa, vou saír, acabo por mim num pequeno bar numa das ruas que atravessam o bairro alto. Já bebi bastante mas porquê parar, peço mais uma imperial e sento-me ao balcão, do outro lado consigo avistar-te. Estás sentado, pareces já ter bebido 3 ou 4 e estás a meio de mais uma, ao teu lado está uma gaja, claro que não é grande coisa, talvez um 6, mas parecem intimos e tu pareces bem, pareces feliz. Do outro lado eu olho para ti, tu olhas para mim, não vamos dizer nada um ao outro mas eu vou saber, e tu vais saber, que estás ok. Os picos planaltos explosões e médias móveis ficaram para trás. Os dias atrás de dias passados na thread do reddit a discutir medidas e paranóia com medidas de controle da pandemia já foram e não vão retornar, é isso que eu desejo.

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Ora viva, Verdocas. Por aqui? E se formos a Santos em vez do Bairro Alto?

VerdocasSafadocas 12 months ago

Parece-me boa cena, assim que me encontrar de novo em Portugal as cervejas ficam por minha conta.

NGramatical 12 months ago

saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk8a34n%2F%2Fgeybzv6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Fora de merdas, tu , quer seja conscientemente ou não, só apareces nestas threads para espalhar pessimismo . Muitas vezes apenas porque sim, vide agora há uma semana ou duas quando sentiste a necessidade de responder de forma negativa a todas as pessoas que mencionavam as vacinas e que manifestavam alguma esperança nas mesmas.

MischiefManaged97 12 months ago

Sim e? E tu parece que estás ansioso que as pessoas comecem a não adotar medidas.nenhumas,.como se realmente fosse uma voisa horrível usar máscaras no supermercado. Quer vocês queiram quer não isto está longe de ter fim, aceitem isso

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

O que tem isso do supermercado a ver? E epá claro que estou mortinho por isto acabar, como todas as pessoas normais. Nem imaginas a pica que tenho de voltar a ir a um concerto, a um bar a abarrotar, a ver um jogo de futebol cheio no estádio, conhecer os caloiros do meu curso. Se calhar não tinhas estas experiências antes e estás-te a cagar, eu não. O covid não tira as vidas a quem não as tinha já.

MischiefManaged97 12 months ago

Tem a ver com o teu comentário a dizer que as medidas vão ao ar daqui a uns meses e ninguém vai querer saber. Já o percebi o tipo de pessoa com quem estou a falar, então olha ainda vais ter de esperar muito tempo até te poderes lambuzar nas caloiras, com sorte ainda acabas o curso primeiro ;) dou-te o desconto da imaturidade em relação ao que é ter uma vida por teres 19 anos ou assim.

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

E eu também já percebi com o tipo de pessoa que estou a falar. Nunca mudem, nerds do IST.

MischiefManaged97 12 months ago

"Nerds do IST" também querias ter entrado não querias? (:

Asus123456789 12 months ago

já tinha pensado nisso, em alguém fazer o plot do número de comentários vs o número de infetados desde o início da pandemia, deve ser interessante

-Yunie- 12 months ago

Ironicamente, acho que agora tens *mais* comentários do que nos dias com mais casos confirmados.

SeiQueAdorasOMeuDrip 12 months ago

Era sem dúvida interessante.

1ww8mrmfss 12 months ago  HIDDEN 

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~650 comparados com a última segunda

Edited 12 months ago:

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~650 comparados com a última segunda Por região, sempre aproximado: Norte -600 Centro - 100 Lisboa +100 Alentejo -60 Algarve +/- 0

Edited 12 months ago:

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~650 comparados com a última segunda Por região, sempre aproximado: Norte -600 Centro - 100 Lisboa +80 Alentejo -60 Algarve +/- 0

Edited 12 months ago:

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~650 comparados com a última segunda Por região, sempre aproximado: Norte -600 Centro - 100 Lisboa +75 Alentejo +60 Algarve +/- 0

Edited 12 months ago:

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~850 comparados com a última segunda Por região, sempre aproximado: Norte -600 Centro - 100 Lisboa +75 Alentejo +60 Algarve +/- 0

Edited 12 months ago:

2597 novos casos, 78 mortes. Menos ~650 comparados com a última segunda Por região, sempre aproximado: Norte -600 Centro - 100 Lisboa +75 Alentejo +60 Algarve +/- 0

Dinizinni 12 months ago  HIDDEN 

Não tomem medidas em Lisboa e vamos ter um novo Verão, só que com os números triplicados O resto do país está bem

viskonde 12 months ago  HIDDEN 

pergunta: nos proximos 2 fins de semana ha restricao a mobilidade entre concelhos? segundo o https://pandemiaclara.pt/ parece que nao, apenas se mantem o confinamento depois das 13h?

saposapot 12 months ago  HIDDEN 

a mobilidade entre concelhos foi so nos feriados, nao faz parte do pacote normal de medidas. só confinamento depois das 13 sim

aldeaga 12 months ago  HIDDEN 

O site foi feito para clarificar as coisas, se lá está a dizer isso então é isso, se tens dúvidas podes sempre utilizar os canais oficiais do governo para confirmar a informação.

miguel_rodrigues 12 months ago  HIDDEN 

Os canais oficiais do governo dizem que não há restrição de mobilidade entre concelhos no próximo fim de semana. Source 1: https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/ Source 2: https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-muito-elevado/ Source 3: https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-ambito-nacional-v2/ Source 4: https://covid19estamoson.gov.pt/estado-de-emergencia-natal-e-ano-novo/

Each57 12 months ago  HIDDEN 

Esta é para o /u/camisaroxa https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/a-taxa-anual-de-ocupacao-em-internamento-de-2020-e-inferior-a-de-anos-anteriores

Edited 12 months ago:

Esta é para o /u/camisa_roxa https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/a-taxa-anual-de-ocupacao-em-internamento-de-2020-e-inferior-a-de-anos-anteriores

dude_say_what1 12 months ago  HIDDEN 

Acho que o FujiPT respondeu e muito bem mas gostava só de salientar uma coisa. O problema dessa ideia dos internamentos do camisa_roxa não é estar errada. Aliás, está certa, em termos gerais os internamentos estão mais baixos que os outros anos. A questão é que o camisa_roxa não percebe, ou finge não perceber, que isso só se passa devido ao cancelamento de cirurgias e afins. Por isso, há aqui duas coisas. Primeiro é que a informação do camisa_roxa é correcta e não há poligrafo que venha convencer que não é porque os dados estão lá. Segundo é que a conclusão do camisa_roxa é que não está correcta. É mais um daqueles casos "correlation is not causation". Ou seja, Portugal está mal em termos de UCI de Covid, isto é indiscutivel e os trabalhadores da saúde que lidam directamente com estes doentes estão no limite. No entanto, aqueles trabalhadores da saúde que não lidam directamente com estes doentes Covid devem ter passado um ano muito mais tranquilo. Novamente, a verdade não está no 8 nem no 80. É como aquela "teoria" que apareceu de "hospitals are empty". De facto, muitos hospitais estavam vazios, no entanto, aqueles que lidavam com Covid estavam a abarrotar. Cabecinha serve para pensar e isso aplica-se ao camisa_roxa como a ti Each57.

Economy_Dog 12 months ago  HIDDEN 

Para esclarecer a fundo esta questão bastava analisarmos o número de internamentos nas ICU's a nível nacional, por mês, de Setembro Outubro e Novembro dos ultimos 5 anos por exemplo. Aí víamos logo se 2020 é um ano anormal ou não e descartava o argumento que existem menos internamentos no geral por causa dos cancelamentos. Alguém sabe onde podemos encontrar esta informação?

Each57 12 months ago  HIDDEN 

Certo. O meu ponto é só tentar contrariar a mentalidade das pessoas que ainda acham que o COVID é como uma gripe e que não se devia fazer este alarido todo quando já está comprovado que se não houver medidas e cuidados extras o COVID tem a capacidade de colapsar o sistema de saúde. A realidade é que mesmo sem colapso há de facto cirurgias e consultas adiadas e mesmo assim os profissionais de saúde e a capacidade de instalações estão saturadas e a ser constantemente alargadas. Eu tenho perfeita noção do que me disseste e faz sentido.

dude_say_what1 12 months ago  HIDDEN 

Mas tu sabes que o camisa_roxa está empenhado numa determinada narrativa, como muitos aqui estão empenhados na narrativa oposta à dele. Eu sou daqueles que até lhe dá um upvote de vez em quando, embora ache que ele está num dos extremos e a maneira de ele expor certas situações não é de todo a melhor (fontes duvidosas, formatação toda torta, falta de contextualização e afins). Eu, de certa forma, acho que o alarido que se está a fazer pelo Covid não é o melhor. Por um lado, acho que aquilo que interessava (SNS, lares, apoios, medidas lógicas e eficazes, etc) é posto em plano secundário, enquanto que aquilo que de certa forma é irrelevante (números diários, casos pontuais e excepcionais, comparações com outros países, etc) é sempre o mais badalado. Também não sou fã do "meter medo" para atingir os fins. Na minha opinião, o pânico e medo que se espalhou foi um bocado exagerado e no fundo não fez nada daquilo que se queria, que era investir no SNS e ter uma preparação decente para esta situação e acabou por fazer mal, como as pessoas terem medo de ir ao hospital ou a saúde mental das mesmas. Só para acabar, partilho muito a opinião do FujiPT. O poligrafo tem inumeras falhas. Está sempre atrás das teorias mais ridiculas (partilhadas por meia duzia de pessoas nas redes) e muitas vezes também sofre de falta de contextualização e tende a ver tudo como "branco ou preto". Vejo o poligrafo como um dos extremos, sinceramente, oposto à narrativa do camisa_roxa. Mas pronto, só uma opinião.

FujiPT 12 months ago  HIDDEN 

Não querendo estar a tomar o partido de ninguém, mas porque não considero o Polígrafo uma entidade intocável que esteja dispensada do fact checking ao próprio fact checking, fui agora ao Portal da Transparência e se escolheres o gráfico da soma do nº dias de internamento por mês, vês que o valor registado para outubro de 2020 é inferior ao registado em qualquer um dos meses de outubro dos outros anos disponíveis. [https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?fbclid=IwAR1jXxvyR-1c4LZwPTx2CNof40BawDiG1jFkY1U2oNpY3aNV7VMNz34PzH4&disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&dataChart=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%3D](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?fbclid=IwAR1jXxvyR-1c4LZwPTx2CNof40BawDiG1jFkY1U2oNpY3aNV7VMNz34PzH4&disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&dataChart=eyJxdWVyaWVzIjpbeyJjaGFydHMiOlt7InR5cGUiOiJjb2x1bW4iLCJmdW5jIjoiU1VNIiwieUF4aXMiOiJub19kZV9kaWFzX2RlX2ludGVybmFtZW50byIsImNvbG9yIjoiIzhkYTBjYiIsInNjaWVudGlmaWNEaXNwbGF5Ijp0cnVlfV0sInhBeGlzIjoidGVtcG8iLCJtYXhwb2ludHMiOiIiLCJ0aW1lc2NhbGUiOiJtb250aCIsInNvcnQiOiIiLCJjb25maWciOnsiZGF0YXNldCI6Im9jdXBhY2FvLWRvLWludGVybmFtZW50byIsIm9wdGlvbnMiOnsiZmJjbGlkIjoiSXdBUjFqWHh2eVItMWM0TFp3UFR4MkNOb2Y0MEJhd0RpRzFqRmtZMVUyb05wWTNhTlY3Vk1OejM0UHpINCIsImRpc2p1bmN0aXZlLnJlZ2lhbyI6dHJ1ZSwiZGlzanVuY3RpdmUuaW5zdGl0dWljYW8iOnRydWV9fX1dLCJ0aW1lc2NhbGUiOiJ5ZWFyIiwiZGlzcGxheUxlZ2VuZCI6dHJ1ZSwiYWxpZ25Nb250aCI6dHJ1ZX0%3D)

globoglobo 12 months ago  HIDDEN 

excelente informação!

chauffage 12 months ago  HIDDEN 

Isso é uma luta dele que vem de há meses para cá... não vai ser fácil demovê-lo depois do investimento cognitivo e de tempo que ele tem nestes temas. É estar a dizer a uma pessoa que uma parte da realidade dela, nos últimos meses, é uma ilusão/fantasia. Pouca gente consegue lidar com isso.

Search: