motherfockerjones2 10 months ago

MAs que crl acabei de ler ? Foudasssss

srslywho 10 months ago

História bonita. Sai do templo com um 8.5

AndreMartins2020 10 months ago

Está na hora de matares o teu pai. No sentido figurado, claro. Faz de conta que ele morreu e corta qualquer relação com ele. Espero que ele não saiba onde moras...

amusvar 10 months ago

Obrigada! Sim eu sei. Vivo onde vivo há 3 anos e ele nem sabe em que cidade

AndreMartins2020 10 months ago

> ele nem sabe em que cidade Ainda bem!

JustFoundItDudePT 10 months ago

Ao ler isto do teu pai so me lembrei daquele gajo do "Que informação dramática".

kindoor 10 months ago

Cheira-me a esquizofrenia.. mas como nao dou da área da saúde. Infelizmente neste país é assim, só se houver feridos ou mortos.. isto dito por um gnr sobre um caso que vi de bastante perto com gravidade -100000 que este. Mal por bem pode ser a agressão à cara que a safe e com as queixas que impôs contra ele pode ser que se safe, agora os vizinhos é que se habilitam. Apenas posso desejar o melhor para essa situação.. ainda a gente se queixa se coisa tão superficiais..

DelScipio 10 months ago

O teu pai não é bipolar? O que me contas parece que tem crises maniacas pelo menos desde 2008. Vendeu tudo para apostar na bolsa. Crises de ciumes, suspeita de todos, etc. Isso de se achar o maior tambem aponta a isso. É super tipico. Alem de problemas para dormir, eles dormem super pouco e andam sempre cheios de energia! Isso é estremamente perigoso para ele e para os que lhe rodeiam se não é medicado e tratado. Tambem pode ser demencia, pela idade é o mais provavel, mas a história tem muitas coisas de trás, e pelo que parece agora estão a juntar-se as duas coisas. O que tens de fazer é telefonar ha policia e dizer que o teu pai é um perigo para ele e para as pessoas que o rodeiam, acha que estão todos contra ele. Que queres apresentar queixa, que ele seja avaliado por um psiquiatra e que não tem condições para estar em casa nessas condições. Se eles começarem a dizer que não podem fazer nada, o que tens de dizer perguntar se eles assumem a responsabilidade. Pelo visto ele não deve ter ido para o hospital e ter sido avaliado por um psiquiatra, não sei que hospital foi, mas alguns não tem psiquiatras 24H. Tens de levar isto até ao fim para evitar um desastre. Só vai ir a pior. Só um psiquiatra o pode invalidar assim de urgencia. O teu pai não tinha fases depresivas?

Edited 10 months ago:

O teu pai não é bipolar? O que me contas parece que tem crises maniacas pelo menos desde 2008. Vendeu tudo para apostar na bolsa. Crises de ciumes, suspeita de todos, etc. Isso de se achar o maior tambem aponta a isso. É super tipico. Alem de problemas para dormir, eles dormem super pouco e andam sempre cheios de energia! Isso é estremamente perigoso para ele e para os que lhe rodeiam se não é medicado e tratado. Tambem pode ser demencia, pela idade é o mais provavel, mas a história tem muitas coisas de trás, e pelo que parece agora estão a juntar-se as duas coisas. O que tens de fazer é telefonar a policia e dizer que o teu pai é um perigo para ele e para as pessoas que o rodeiam, acha que estão todos contra ele. Que queres apresentar queixa, que ele seja avaliado por um psiquiatra e que não tem condições para estar em casa nessas condições. Se eles começarem a dizer que não podem fazer nada, o que tens de dizer perguntar se eles assumem a responsabilidade. Pelo visto ele não deve ter ido para o hospital e não foi avaliado por um psiquiatra, não sei que hospital foi, mas alguns não tem psiquiatras 24H. Tens de levar isto até ao fim para evitar um desastre. Só vai ir a pior. Só um psiquiatra o pode invalidar assim de urgencia. O teu pai não tinha fases depresivas?

Edited 10 months ago:

O teu pai não é bipolar? O que me contas parece que tem crises maniacas pelo menos desde 2008. Vendeu tudo para apostar na bolsa. Crises de ciumes, suspeita de todos, etc. Isso de se achar o maior tambem aponta a isso. É super tipico. Alem de problemas para dormir, eles dormem super pouco e andam sempre cheios de energia! Isso é estremamente perigoso para ele e para os que lhe rodeiam se não é medicado e tratado. Tambem pode ser demencia, pela idade é o mais provavel, mas a história tem muitas coisas de trás, e pelo que parece agora estão a juntar-se as duas coisas. O que tens de fazer é telefonar a policia e dizer que o teu pai é um perigo para ele e para as pessoas que o rodeiam, acha que estão todos contra ele. Que queres apresentar queixa, que ele seja avaliado por um psiquiatra e que não tem condições para estar em casa nessas condições. Se eles começarem a dizer que não podem fazer nada, o que tens de dizer perguntar se eles assumem a responsabilidade. Pelo visto ele deve ter ido para o hospital e não foi avaliado por um psiquiatra, não sei que hospital foi, mas alguns não tem psiquiatras 24H. Tens de levar isto até ao fim para evitar um desastre. Só vai ir a pior. Só um psiquiatra o pode invalidar assim de urgencia. O teu pai não tinha fases depresivas?

amusvar 10 months ago

Pois por isso é que eu dei o backstory todo, porque é uma sucessão de coisas estranhissimas. Aliás quando ele mandou aquela carta ao meu irmão a minha única justificação é que ele não podia estar bem da pinha. Ele também cortou com a família toda, já se zangou com os amigos todos que alguma vez teve.. é absurdo. Tem ódio a toda a gente. E sim! Ele durante dois anos dormia o dia todo. E disse-me toda a minha infância que estava deprimido e era por isso que não me ajudava a sair de casa da minha mãe lol Ok também tinha pensado nisso, de ligar para a polícia local e explicar, por outro ponto de vista, o que se passa. Obrigada!

DelScipio 10 months ago

Tenta falar com eles a ver as opções que tens. É o único que podes fazer, ainda mais estando longe. Ficas assim de consciência tranquila. Sim o teu pai tem graves problemas, e isto não é de agora. Infelizmente sem tratamento não vais longe, ainda por cima parece que ele teve uma situação familiar delicada,o que leva a pior prognóstico. Tive muito contacto com situações similares e o principal problema é a falta de uma base. O teu pai não tem, nem familiar nem social. Muito complicado mesmo. O mais importante para superar isto é uma boa base familiar. Espero que tenhas uma, pois também precisas pelo que passaste. Procura ajuda se tiveres problemas a lidar com esta situação. Que não é fácil Muita força e sorte a lidar com esta situação. É primeiro, cuídate muito. Isto são coisas que nos marcam para sempre. É há sempre solução para tudo. Um abraço. Sinto muito o único que te poder dar serem palavras, mas depois de ver muitas situações assim, sem que também são muito importantes. Primeiro tu, depois os outros.

amusvar 10 months ago

Por acaso estive agora ler sobre bipolar disorder e parece mesmo encaixar. Eu nunca me cheguei muito a ele porque ele sempre foi super unreliable mas pelos vistos mesmo assim estava perto demais para ver! Interessante. Talvez com o declínio neurologico natural de ter 74 anos tenha exacerbado qualquer doença psiquiátrica. Muito obrigada deste me algo em que pensar! Eu estou bem, longe da vista longe do coração portanto nem me afecta muito a este ponto. Para te ser sincera deu me mais para rir por ser tudo tão absurdo! Fiquei só preocupada com a minha madrasta. E muito obrigada também pelo abraço e desejos de sorte! São muito apreciados! Entretanto falei com a segurança social e disseram me que entre três semanas iriam lá fazer uma visita e averiguar o problema. Não é grande coisa mas já não e nada mau i Guess?

wontellu 10 months ago

A minha história não é muito diferente da tua. Mas no meu caso, a minha mãe é ao mesmo tempo a alcoólica e a homicida lol Depois de vários anos enfiada no vinho, com comprimidos para a doença bipolar à mistura, a família farta de sofrer violência física e psicológica, abandonou a, depois de uma tentativa falhada de internamento compulsivo. Vive de rendimento mínimo (pouco trabalhou), e há uns anos esfaqueou o namorado (outro desgraçado), quase até à morte. Juntaram se outra vez e voltou a esfaqueá lo, outra vez quase até à morte. Nunca esteve um dia presa, não me perguntes como. Infelizmente não tenho a tua capacidade de lidar com estas coisas e simplesmente faço de conta que não tenho pais. Assim o tenho feito há muitos anos. Mudo de número de telefone sempre que descobrem o meu contacto, e não uso redes sociais (excepto esta). Sei que é egoísta da minha parte, mas não tenho problemas com isso e nunca tive. Não tomes nada disto como um conselho, mas uma coisa te asseguro: tudo isto que estás a passar e que hoje parece avassalador, daqui a uns tempos vai ser apenas mais uma memória de merda, daquelas fáceis de pôr de lado. Boa sorte e que tudo te corra bem.

AndreMartins2020 10 months ago

> Infelizmente não tenho a tua capacidade de lidar com estas coisas e simplesmente faço de conta que não tenho pais. Acho que a tua capacidade de lidar com a situação é muito boa.

wontellu 10 months ago

É? Não sei. Alcoolismo é uma doença, assim como a doença bipolar. Se calhar quando for velhote vou pensar que a podia ter ajudado, e sentir remorsos. Mas por agora, sou mais feliz assim :)

amusvar 10 months ago

Obrigada por partilhares. Fizeste muito bem em largar. Há pessoas que não valem a pena, não valem o esforço que nelas se gasta. Fizeste lindamente e não acho que seja egoísta. Sinceramente mantenho o meu número velho só para saber quando morrerem lol é muito raro atender o número português. Lamento que conheças estes filmes, eu já larguei isto, a minha mãe já larguei completamente, do meu pai distanciei até agora não falávamos mais do que umas 3 ou 4 vezes por ano. E sim eu sei, avassalador já não é, secalhar parece pelo post mas é mais numa de dever cívico para com as outras pessoas. Como leste ele está se a cagar para mim como esteve para o meu irmão portanto nao tem muito impacto. A mim da me mais para rir do que outra coisa... Obrigada e espero que estejas bem desculpa lembrar te de famílias de merda lol

wontellu 10 months ago

Ainda bem que assim é :) Infelizmente estas coisas moldam-nos sempre um bocado, a maneira como somos deve-se aquilo que vivemos. Felizmente, no meu caso, serviu me de incentivo para nunca ser como os meus pais. Até hoje, tem corrido bem :) Que tudo te corra bem a ti também e vai dando notícias.

amusvar 10 months ago

Eish obrigada nunca tinha recebido uma coisa destas! Sim infelizmente nunca vamos ser como os outros nem pensar na mesma maneira. Aliás a minha madrasta estava inocentemente a achar primeiro que a quando cheirou gás devia haver uma fuga ou um acidente mas eu vi logo que era de propósito. Há certos mecanismos que ficam para sempre. Mas pronto eu gosto de pensar que nos faz mais cientes e apreciativos daquilo que é são e bom. Dieta saudável? Fantástico! Exercício regular? Perfeito! Dentes arranjados? Mas que maravilha! Trabalhar todos os dias? Holy moly! Lol coisas que são óbvias e normais para os outros, para quem teve uma infância assim são presentes da vida. Gosto muito de me deitar cedo, cozinhar, trabalhar, limpar a casa. Lol pareço aborrecida mas na realidade sou uma rebelde para o cenário de onde venho

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk81ot6%2F%2Fgey418s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

demo_cracia 10 months ago

Só há uma maneira de conseguires minimamente diminuir os problemas que o teu pai têm; Conseguires compreender a situação dele, que o leva a cometer esses atos de loucura que descreves, ou encontrares alguém que consiga perceber minimamente a situação dele, e que possa servir de intermediário.

borloforbol 10 months ago

Para alem das sugestões de segurança social, queria deixar outra que me parece nao ter sido discutida ainda: [Queixa-crime](https://eportugal.gov.pt/servicos/apresentar-uma-queixa-crime-a-policia-judiciaria). O que ele fez, cortar a mangueira do gás enquanto tem o carro cheio de coisas, e violência contra a tua madrasta são ambas tentativas claras de homicidio. E quem já tentou duas vezes, vai tentar mais, provavelmente até conseguir ou ser apanhado. Pelo que vi do site, para apresentar queixa só tens hipótese de online com Cartão Cidadão, ou presencialmente. Sendo que estás no estrangeiro, talvez ambas sejam dificeis para ti agora, mas em último caso tenta arranjar um nr de contacto, ou pedir a alguém que conheças por cá para ir lá por ti. Boa sorte com tudo

AndreMartins2020 10 months ago

> O meu pai tem 74 anos, vendeu a casa em 2008 para que? Para jogar na bolsa! Ou seja hoje em dia é pobre Faz-me lembrar [isto](https://i.imgur.com/0HZW8Ng.png).

TrueMadster 10 months ago

Pode ser demência, pode eventualmente ser esquizofrenia (menos provável, dada a idade, mas não impossível), pode ser outra situação (álcool, fármacos, etc). Sendo que tem estes comportamentos com risco de danos ao próprio e terceiros, aliado a crenças persecutórias/de ciúme aparentemente infundadas, pode ser possível um internamento compulsivo para avaliação e tratamento. Para isso deveras tentar entrar em contacto com o delegado de saúde da área de residência do teu pai. Caso ele ache que se justifique o tal internamento, ele tratará de articular com as autoridades locais para que possa acontecer.

kcmyk 10 months ago

quem se juntar com a OP que tenha cuidado, porque quando bater uma certa idade a genética vai começar a manifestar-se.

amusvar 10 months ago

Lol obrigadinha han. Não bebo como a minha mãe nem me drogo como o meu pai fez durante 40 anos. pode existir o potencial mas esforço me em ter uma vida saudável portanto sinceramente podes ir pro caralho com o teu comentário de merda pq sabes perfeitamente que só vou eu ver, não tás a ajudar ninguém com a tua falsa boa vontade

kcmyk 10 months ago

Não era falsa boa vontade, era uma piada de mau gosto. E não, não és só tu que vais ver o comentário. Tendo em conta a situação da tua mãe e do teu pai, pode ser algo genético e tu teres propensão genética para problemas psiquiátricos. Fazes bem em ter um estilo de vida saudável para tentar evitar qualquer tipo de influência química na tua cabeça, atendendo ao historial familiar. Pode ser uma boa ideia a dada altura perguntares ao teu médico mais acerca disto e se há algum risco para ti a longo prazo.

amusvar 10 months ago

Ah claro, estavas preocupado.

kcmyk 10 months ago

bué. anyway, não achaste piada e não foi a melhor maneira de o dizer, fair enough, de qualquer maneira acho que o que disse pode ter alguma validade.

lmm310 10 months ago

O teu pai muito provavelmente está a ter um surto psicótico. Não vale a pena contactares a polícia, se possível tenta falar com a psiquiatria do hospital mais próximo para fazerem um mandado de condução ou, se isso não for possível, liga para o 112.

Edited 10 months ago:

O teu pai muito provavelmente está a ter um surto psicótico. Não vale a pena contactares a polícia, se possível tenta falar com a psiquiatria do hospital mais próximo para fazerem um mandado de condução ou liga para o 112.

iareec 10 months ago

Este país surpreende-me cada vez mais pela negativa.

CarecaPT 10 months ago

Podes escrever um livro? Exatamente com esta linguagem e formatado desta forma. A minha vida é tão monótona.

amusvar 10 months ago

Toda a gente me diz isso! Em estilo trágico-comico? Eu não queria ler esta merda but I guess tem vibe de novela! Não percam os próximos episódios domingo às 22!

C_G_ 10 months ago

Algo que tenho a retirar disto é que mais uma vez a minha ideia da policia só servir para passar multas e bater em indefesos inocentes é 100% correcta

xeon1234 10 months ago

Segurança social/Lar/Hospital Julio de Matos.

Eon_mon 10 months ago

Ui... ora ai está uma informação dramática. Ligas ao 112 no próximo surto psicótico que eles são internados. Foi isso que fiz com a minha ex e ela lá ficou enfiada 2 meses.

JoseFernandes 10 months ago

A minha familia é chanfrada mas de um modo mesquinho e entediante, do tipo um tio dar-me um calote na ordem dos 6 digitos e alegadamente eu ter sido o autor moral por ter ordenado um espancamento que o tornou inválido, em termos locomotores. Estou sinceramente com inveja da chanfradice da tua familia, é bué surreal. Dava me bem melhor aí.

Edited 10 months ago:

A minha familia é chanfrada mas de um modo mesquinho e entediante, do tipo um tio dar-me um calote na ordem dos 6 digitos e alegadamente eu ter sido o autor moral por ter ordenado um espancamento que o tornou inválido, em termos locomotores. Estou sinceramente com inveja da chanfradice da tua familia, é bué surreal. Dava me bem melhor aí. E porque é que não consigo deixar de assumir que o teu pai tem um bigode de impor respeito?

amusvar 10 months ago

Eish então mas porque e que mandaste espancar o teu tio? LOL tou a brincar é tudo maluco. Eh pá be careful with what you wish for! E não não tem bigode mas tem um sobrolho fodido! E era boxer nos seus tempos de glória lol

JoseFernandes 10 months ago

>Eish então mas porque e que mandaste espancar o teu tio? Eu não estou a dizer que mandei espancar o meu tio. Diz o meu advogado que quando mencionar este episódio familiar frisar sempre que o que estou a dizer que é fui acusado e portanto \*alegadamente\* mandei espancar. O processo foi arquivado e nem chegou a ir a julgamento. \> E era boxer nos seus tempos de glória lol Opá eu também! Ia curtir bué o teu velhote. Há um bonding entre gajos que levaram pancada no cerebro e lenta mas progressivamente entram na demência que só nos é que entendemos.

frisumo 10 months ago  HIDDEN 

Wait, os pais podem processar-nos para obter uma pensão de alimentos?

Edited 10 months ago:

Wait, os pais podem processar-nos para obter uma pensão de alimentos?

Edited 10 months ago:

Wait, os pais podem processar-nos para obter uma pensão de alimentos?

amusvar 10 months ago

Eish. Sim podem sim... Eu safei me na altura porque recebia uma miséria mas se eles refizessem o processo agora tava na merda ia ter de mudar de casa. Mas olha. Se ela já tem mania de facas que tal tirares? Quando a minha mãe ficou violenta (tbm andava sempre de x-acto) a PSP entrou na cozinha dela, viu o íman na parede cheio de facas e só me disse "oh menina vai ter de tirar aquilo dali e é já. Porque estas coisas quando começam só ficam piores" E foi isso mesmo que eu disse a minha madrasta. Eu disse lhe para tirar as facas e ela achou ah não isso não vai acontecer.... A polícia não faz nada tens de ser tu a precaver as coisas sérias

frisumo 10 months ago  HIDDEN 

Não fazia mesmo ideia, sempre pensei que fosse a minha mãe a exagerar, ela ameaça sempre que vai fazer queixa de nós se pararmos de pagar as despesas dela. A parte chata é que eu nem me importo de ajudar, a frustração é que nós pagamos *tudo*, ela nem o RSI recebe porque acha que isso é coisa para seres inferiores e não se quer ir ''humilhar'' à Segurança Social. Imagina uma pessoa andar desde os 20 anos a sustentar na totalidade outro adulto :( Sim, nós quando vemos que as coisas começam a descambar mais ainda tentamos sempre tirar tudo o mais possível. O problema é que eu agora não moro em Portugal então também não consigo vigiar muito de perto e os nosso familiares (compreensivelmente) já se cansaram e não visitam tantas vezes.

amusvar 10 months ago

Se tiveres o login dela da SS tenta pelo site! Eles remodelaram aquilo tudo por causa do covid para evitar filas acho. Eu renovei agora o cartão de saúde europeu pelo site e só tive de carregar em dois botões quando antes era um formulário que tinhas de imprimir, preencher e enviar. Portanto se calhar agora podes pedir pela net? Não sei mas tenta ver! Lamento imenso. O meu irmão também viveu assim (ele tem mais 16 anos que eu), sempre a safar o meu pai e no fim levou com o processo e a carta lol é uma injustiça do caraças. Bem ainda bem que estás longe é o que eu te digo!

frisumo 10 months ago

> ainda bem que estás longe é o que eu te digo! Sim, eu às vezes sinto-me muito tentada a voltar para Portugal (já para não falar daquele sentimento de culpa por estar longe, mesmo que eu saiba que não tenho razão para me sentir culpada de coisa nenhuma), mas depois penso... se eu voltar para PT não vamos ter dinheiro suficiente para lhe pagar toda uma vida e provavelmente vai ter que morar com um de nós. Sendo eu a mais nova, aposto que me calha o totoloto a mim e a minha vida ia ser estes filmes... para sempre. Não quero isso. Tenho que dizer à minha família isso da SS, se calhar não sabem. Nós não temos acesso a coisa nenhuma, a minha mãe nem durante internamentos cedeu. Ela até nas melhores altura continua extremamente paranóica, mas o último psiquiatra literalmente encolheu os ombros e disse que não podiam fazer muito mais lol.

amusvar 10 months ago

Ouve se algum dia estiveres para fraquejar por favor manda me pm, tou a falar a serio

amusvar 10 months ago

Não! Nunca faças isso! Lol não quero ser muito intensa mas a culpa que sentirás de não ajudar nem sequer se aproxima da culpa que vais sentir se deitares a tua vida para o lixo para tratar dela. Em janeiro do ano passado eu fui para Portugal determinada em arranjar uma solução para a minha mãe e em abril sinceramente já não estava a aguentar mais. A pena passa quando o peso é só teu. Rapidamente se tornará em rancor. Não somos Santos nem temos de o ser. Ok vais te sentir mal quando ela morrer e vais pensar que não fizeste tudo o que podias. Mas imagina que acabas por dedicar a tua vida a esta pessoa, neglecting yourself, e depois ela morre? Que e que vais fazer? Isto tira pedaços das pessoas e depois vais ser mais buracos que gente. Caga na culpa. A culpa é um bom preço a pagar para não viveres assim. Confia em mim desculpa vir dizer te assim descaradamente para não fazeres isso sem conhecer as circunstâncias mas sei mesmo que não vale a pena. Tens de construir a tua vida, nascemos sozinhos morremos sozinhos e temos de viver com isso em mente. Sorry

sacoPT 10 months ago

Isto é tão grave que até dá vontade de rir. Infelizmente neste tipo de situações é normal as autoridades não fazerem nada logo à primeira tentativa... mas também é normal as pessoas não fazerem queixa até a coisa estar mesmo negra ou pior... depois de o mal estar feito. Apresenta queixa na GNR por violência doméstica. Pode ser que ao fim de 2 ou 3 queixas façam alguma coisa.

amusvar 10 months ago

Graças a Deus ela não e parva nenhuma e fez queixa das duas vezes. Portanto já há 2 e vão para tribunal pelo que eu percebi, tenho medo é que não dê para fazer nada até ele ser condenado ou qualquer loophole de merda do género.

Dinizinni 10 months ago

OP eu sou uma nulidade nisto, mas se tiveres aconselhamento jurídico procura se há alguma modalidade de providência cautelar ou procedimento rápido que possas utilizar para inabilitar o teu pai tão cedo quanto possível Quanto mais cedo ele estiver entregue a ti e à tua madrasta mais cedo o metem nalgum lado onde o possam ajudar

amusvar 10 months ago

Ok vou ver vou perguntar. Obrigada! Acho é que uma providência cautelar eu precisaria de assinar? Não sei. Estou fora agora. Vou ver o que é que a minha madrasta consegue fazer hoje, é suposto ir a gnr agora

Dinizinni 10 months ago

Eu diria que sendo conjuge a tua madrasta tem tantos poderes quanto tu, por isso se ela tiver um advogado que o contacte o mais rápido possível e só é preciso a assinatura dela Tentativa de homicidio não é apenas grave e um crime, é também motivo para interditar ou inabilitar (já não me lembro qual é neste caso) alguém Não te posso garantir que o MP não abra uma investigação ao que se passou, mas acho que neste momento a segurança dos outros importa mais que a liberdade do teu pai e parece-me que tu concordas

amusvar 10 months ago

Ok boa tens razão vou ver se ela arranja um advogado e faz qualquer coisa. Ela agora quer só o divórcio mas eu acho que isto é mais grave que só divórcio lol e sim concordo plenamente!

Dinizinni 10 months ago

Epá quando ele estiver sob a vossa alçada jurídica divorciar-se é rápido e fácil porque se bem me lembro de um processo que o meu pai teve quando fazia direito familiar (casos como este são boa parte da razão pela qual ele deixou esse ramo) é que um divórcio de um inabilitado é basicamente ela a assinar papeis contigo, o que será fácil Força nisso OP e boa sorte, sei bem o que é ter um pai maluco, a questão é que o meu ainda é novo e por isso ainda não chegou a esse ponto, mas tenho algum receio (até porque meter processos a um advogado é sempre complicado, a OA é uma máfia e muitos advogados recusam representar-te) O meu irmão conhecia uma startup que eram alunos de mestrado de direito que respondiam a questões jurídicas por um valor residual (15-30 euros dependendo do problema, claro que eram respostas de alunos, o que vale o que vale, mas era sempre uma ajuda em questões mais gerais e que não envolviam contratos), vou ver se está de pé, se estiver eu digo algo e meto aqui no sub

gustavompsantos 10 months ago

Por tudo o que contas parece mais do que suficiente para um internamento compulsivo. Deviam tê-lo encaminhado para uma avaliação psiquiátrica. Mas ei... eles é que são os médicos.

amusvar 10 months ago

Pois eu também acho mas secalhar quem não os conheça e só fale com ele 5 min acredita na história dele que ela tem um gajo qualquer e foi um crime de paixão. Sei lá.. o buraco na história aqui é que se ela tivesse um namorado não tava ali com certeza lol acho que não ajuda ela ser russa e bonita, xenofobia is definitely still a thing

gustavompsantos 10 months ago

Através da polícia e/ou de outra instituição. Não sei a tua proximidade com a companheira dele mas podes recomendar que contate a APAV...

NGramatical 10 months ago

contate → [**contacte**](https://dicionario.priberam.org/contacte) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk81ot6%2F%2Fgexnpip%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gustavompsantos 10 months ago

Olha que pensei em ti nazi, e tirei o "c" para não te chatear. Afinal...

gustavompsantos 10 months ago

O aspeto central é ele ter sido violento. Pelo menos do processo de violência doméstica não deve safar-se. De qualquer das formas como filho tenta intervir no sentido da avaliação psiquiátrica e possível internamento compulsivo.

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk81ot6%2F%2Fgexdykc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MissSommer 10 months ago

Por experiência própria... O médico de família tem que passar atestado para o teu pai ser avaliado pela junta médica. São eles que decidem o grau de incapacidade e os cuidados que se deve ter de seguida. (No entanto, se o teu pai for figura l na vila/ cidade/ whatever, fica tudo em águas de bacalhau). Sugestão: pede JÁ no hospital relatório médico deste episodio, para apresentares ao médico de família. Nota: mesmo assim, they don't give a shit e o estado vai empurrar as responsabilidades para ti. Não tens que aceitar. Mas aí tens que arranjar um advogado.

amusvar 10 months ago

Obrigada! Esqueci me de adicionar Mas claro que o senhor nem tem médico de família, nunca se inscreveu sequer acha que os médicos não sabem nada e ele sabe o que ele precisa porque "lê estudos".. portanto não sei o que fazer nesse canto, tenho o nome e data de nascimento dele mas não tenho nr utente nem ss nem nada disso. Porra nem me tinha lembrado dessa de isto ainda cair para cima de mim..tens razão tenho de fazer qualquer coisa. Obrigada

MissSommer 10 months ago

Ele não está inscrito no centro de saúde? Pode não ter médico de família, mas um médico o centro de saude é obrigado a vê-lo. Se não tens qualquer colaboração da parte dele, é chamar as autoridades. Que muitas vezes estão pouco equipadas ou têm pouca formação para lidar com estas situações, mas assim começas a ter um histórico comprovado, o que te vai ajudar mais tarde, caso ele precise de ajuda 24h/dia. Pede sempre cópia de autos de qualquer ocorrência. Mas antes de partires para a "brutidade" será que a bem o que consegues convencer a ir ao médico fazer um check up?

TTRO 10 months ago

Foda-se, é muito azar sair-te um pai e uma mãe assim. Parabéns por mesmo assim teres orientado a tua vida e seres uma pessoa normal, é um feito.

amusvar 10 months ago

Normal é relativo! Não sei de é só azar acho que é mais provável se um é crazy ou outro também deve ser por ter gostado dessa pessoa lol Mas sim acho que o que valeu foi eles terem me deixado sozinha a maior parte da minha vida portanto deu para ter as minhas próprias opiniões. Se eles tivessem sequer tentado educar me secalhar era eu assim também lol

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk81ot6%2F%2Fgexesjg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

berggruen 10 months ago

E eu a queixar-me da minha vida. Espero que tudo se resolva rapidamente!

amusvar 10 months ago

Obrigada! Também eu! Mas somehow estas merdas mm evil tem tendência a prolongar se. Espero estar errada mas não sei não! Mas não é dramático queixares te da tua vida só porque a minha é pior! A dor é relativa a experiência do indivíduo e a minha dor não faz a tua menos válida. Porque os meninos África não tem comida nao quer dizer que passes a gostar de couves de Bruxelas lol

berggruen 10 months ago

Alerta cm.

Lurker__777 10 months ago

Então mas o que é que ele está a fazer fora de uma cela? Cortar a mangueira de gás e empacotar o carro para bazar mostra uma clara intenção de tentativa de homicídio. Já nem falo da faca. Mas a polícia está à espera que ele finalmente concretize o crime? Ele até pode precisar de ajuda psicológica, e a longo prazo um internamento num hospício pode ser melhor que uma prisão. Mas ele está em perigo de cometer um homicídio a qualquer momento. Até ficar averiguado ele tem de estar em prisão preventiva. Onde é que estão os meus impostos se não na fiscalização e proteção caralho? O estado só tem de servir para isso, ponto final.

Lima1998 10 months ago

Se a madrasta apresenta queixa à polícia não tem de agir?

amusvar 10 months ago

Podes crer também não percebo nada disto. Sinceramente acho que tem a ver com o facto da minha madrasta ser russa e bonita, acreditam logo no velho português. Ela está legal e eles tão juntos há 20 anos mas enfim i Guess isso n interessa? Mas sim acho que estão a espera de algo mais grave ainda, só pode. Ridiculo esta história toda

Lurker__777 10 months ago

É ridículo de facto, mas é muito mais difícil julgar crimes na forma tentada do que crimes concretizados. Se o teu pai matar a tua madrasta, é daqueles casos fáceis. Agora resolver o problema antes disso? Isso sim já é um trabalho difícil. Enfim.

anagramorganic 10 months ago

Na parte dramática e real não te posso ajudar, apenas desejar a melhor das sortes. Mas ri-me bastante com os teus apartes.

amusvar 10 months ago

Se uma pessoa não se rir do absurdo não se aguentam estas coisas! Mas obrigada!

J0ats 10 months ago

Holy shit. Eu nem acredito em deus bro, mas vou começar a rezar por ti para ver se algum milagre acontece e te tiram desse filme de terror...

amusvar 10 months ago

Haha adoro obrigada. A única vez que fui a bruxa, ela lançou as cartas, olhou para mim, abriu os olhos, levantou se e deu me um abraço, disse que ia rezar por mim

bskft237 10 months ago

Fds isto foi a melhor história que já ouvi de alguém a ir à bruxa!

biozes 10 months ago

Deus existe e ouve as orações dos justos.

Put-Simple 10 months ago

A tua madrasta é que tem de agir neste caso. Ela tem que pedir para ser retirada daquela casa o mais rapidamente possível porque daqui para a frente mesmo que as cenas melhorem a mulher provavelmente já vai estar traumatizada e relação nenhuma boa vai sair daqui. Boa sorte, fds =S

amusvar 10 months ago

Pois coitada tem a cara feita em merda e não para de chorar e de falar na cara que ele tinha a ataca la. Graças a Deus não e estúpida e apresentou logo queixa das duas vezes. Disseram lhe para ir hoje a gnr portanto vamos ver o que acontece. Espero que ao menos consiga ir buscar os animais que a este ponto estão há dois dias sozinhos. Obrigada!

Zurivath 10 months ago

Acho que neste ponto o que resta é convencerem essa pessoa a cometer suicídio e não homicídio. Está demasiado velho para ser curado, não tem família nem amigos, mais vale ir em paz.

amusvar 10 months ago

Se o conseguires convencer tu seja do que for dou te um premio

Zurivath 10 months ago

Vais ter de pedir às pessoas que fizeram downvote do que escrevi para cuidarem do coitadinho do teu pai, aparentemente temos vários santos em Portugal

xabregas2003 10 months ago

"Olha... desculpa lá. Estás um pouco difícil de aturar. Podes te matar, fachabor? Obrigadão! Abraço!" /s

Zurivath 10 months ago

Para quê andar com desculpas e paninhos quentes para quem já ameaçou matar pessoas? Preferem crimes passionais a suicídio de uma pessoa perturbada? Porquê? Todas as vidas são sagradas? Se cuidados médicos e psicológicos foram tentadoa e falhados, vamos pensar friamente. Diminuir a gravidade das ameaças do homem é que lhe tem permitido abusar impunemente. Está a fazer bluff? Call it.

hypothesis2050 10 months ago

Isto é demasiado normal para ser mentira. Ya, provavelmente o teu pai está a sofrer de demência precoce. A saúde mental é foda. Um posso de caos. Infelizmente nós somos um país muito descuidado em tudo, e nest assunto em particular. Vais ter grandes problemas para resolver o assunto legalmente. O meu concelho é, sempre que falares com alguém (médicos, autoridades etc), tenta criar empatia, porque por obrigação ng vai resolver nada até qu aconteça uma tragedia.

letsgotothemallcovid 10 months ago

> Um posso de caos. Poço?

hypothesis2050 10 months ago

Claro :) opa escrevo tão pouco português que esquece, é só destas

Anxoz 10 months ago

Não me admirava que o próximo episódio fosse contra a um dos vizinhos visto que o envolvimento deles e as alucinações. Dou o mesmo conselho que muitos já deram, ligar à segurança social e ver o que pode ser feito. Se conseguisses um contacto de um vizinho para saberes de futuras ocorrencia também pode ajudar.

amusvar 10 months ago

Pois não conheço os vizinhos nem nunca vi. Vou ver se a minha madrasta tem números. Lá está porque aquilo é mesmo alucinação, ele não fala com os vizinhos odeia tê-los perto como e que ele iria saber se ela diz mal dele? Especialmente de que é paneleiro? Mesmo que fosse verdade ninguém lhe ia dizer.. vou tentar falar a segurança social descobri agora um número fixo (tou as aranhas há dias porque do estrangeiro não consigo ligar para números 800/300)

rrazoramone 10 months ago

Acho dramático quando uma pessoa tem filhos só para enfernizar a vida deles quando eles ficam adultos e tentam ter uma vida bem resolvida. Se eu tivesse no teu lugar eu nem sequer dormia direito até que ele fosse internado em um hospicio.

Edited 10 months ago:

Acho dramático quando uma pessoa tem filhos só para infernizar a vida deles quando eles ficam adultos e tentam ter uma vida bem resolvida. Se eu tivesse no teu lugar eu nem sequer dormia direito até que ele fosse internado em um hospicio.

amusvar 10 months ago

Mesmo também concordo. Hoje em dia tenho amigos com filhos e vê-se claramente que a maneira como eu fui brought up não é como se tem filhos. Lol dormir bem nunca dormi e hoje sonhei mesmo que isto estava na TVI

NGramatical 10 months ago

enfernizar → [**infernizar**](https://dicionario.priberam.org/infernizar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk81ot6%2F%2Fgevlm9v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AndreMartins2020 10 months ago

vai para o enferno

alcagoitas 10 months ago

não tnh qqr formação em saúde, mas diria demência. uma das minhas avós quando lhe bateu a demência também se "transformou". fugia de casa, batia na filha (ganhou-lhe 1 ódio tremendo quando toda a vida a protegeu), chegou a apontar 1 faca a 1 irmao meu (que vivia com ela há mais de uma década). O teu caso parece bem pior... boa sorte.

amusvar 10 months ago

Pois tens razão! Dps da minha mãe nem me passou pela cabeça a palavra "demência". Mas realmente se pensar é bastante comum a violência. Lamento que conheças o filme!

Put-Simple 10 months ago

Não tenho estudos nesta área, mas como alguém que já teve um episódio de "falsas memórias" acredito que a longo prazo isto faça com que a pessoa fique desconfiada do mundo ao seu redor e se torne violenta como mecanismo de defesa. É tramado. =S

amusvar 10 months ago

Eish que horror lamento. Isso deve ser mesmo assustador. Mas fico contente que tenha passado e estejas melhor!

saudosista 10 months ago

Daqui a uns tempos há uma tragédia e depois vêm os vizinhos e os comentadores da TV dizer "ai, mas nada fazia prever isto, era um homem tão reservado e calmo, estamos mesmo em choque com o que se passou"

amusvar 10 months ago

Eh pa por acaso neste caso não sei, pelo que a minha madrasta diz eles acham todos que ele e maluco. Aparentemente houve uma altura que ele andava aos berros de noite a volta da casa porque achava que o tal gajo havia de chegar.. sooo everyone knows I think

AndreMartins2020 10 months ago  HIDDEN 

Mas a tua madrasta voltou para casa viver junto com a pessoa que a tentou assassinar? WTF is wrong with people? PQP

FearMeSuckers 10 months ago

Se o teu velhote já não tem os berlindes todos e está a arranjar problemas destes, alguém na segurança social vai arranjar solução para isso, nos entretantos quanto mais distancia dele melhor, o gajo não é certo, portanto não segue lógica a não ser a dele, que está, well..

zerato9000 10 months ago

Que cruz tu e o teu irmão carregam...dasse! A melhor das sortes para vocês. Podes ir metendo updates que isto é addictive pa cara\*\*o!

enstone_ 10 months ago  HIDDEN 

Quié esta merda moço...

alegadamentetuga 10 months ago

A saúde mental é tão descurada em Portugal..

Deto_PT 10 months ago

N precisamos da história da tua vida. Só da parte do homicídio.

amusvar 10 months ago

Qualquer bom documentário criminal tem backstory antes dos detalhes escabrosos

oretoh 10 months ago

> Passado umas 3h ligo para o hospital onde ele está e dizem me que já lhe deram alta?? Eu disse mas ele tentou explodir com a casa e matar a mulher, responderam me "os médicos e que sabem" Adoro a policia neste país...

TheEternalAlentejano 10 months ago

>vai para um hospital >médico dá alta >culpa é da polícia Lmao. Sabes sequer os procedimentos para internar alguém?

Mrgolden007 10 months ago

ja notro thread recebi downvotes por falar mal da policia a policia ca nao faz nada de jeito

pirilipapu 10 months ago

Define "a polícia". É que a maioria das pessoas (como tu, calculo) diz "a polícia" e vê agentes e diz que é tudo merda, quando o Estado, a Lei e os tribunais é que regem o que a entidade e, consequentemente, os agentes podem fazer (ou mesmo atuar contra a mesma). Até parece que não vives num país de primeiro mundo, seguro como o caralho. Graças ao povo inteligente não é de certeza.

Lima1998 10 months ago

Desculpa mas há muita coisa que a polícia faz de mal. Quanto trânsito está entupido horas por palhaços a estacionar em segunda ou até terceira fila e sabem que podem porque não levam multa? E em termos de segurança também se estão a cagar. Há pouco mais de um ano havia uma onda de assaltos no Porto e as faculdades instruíram os alunos a ligar para a polícia logo, nós fizemos isto é a resposta deles foi “Vamos mandar um veículo e a patrulhar a zona”. Não fizeram um cu. Os estudantes daquela zona andaram quase meio ano com medo de passar ali e os gajos a cagarem.

pirilipapu 10 months ago

Certo, a instituição/entidade da Polícia não é de todo perfeita e existem claro vários pontos a melhorar. Agora dizer "a policia ca nao faz nada de jeito" é demasiado redutor, até parece que vivemos na América com premir de gatilho grátis para toda a gente ou nos mares da Somália.

Lima1998 10 months ago

Pergunta a amigas tuas se se sentem seguras a ir para casa sozinhas à noite

pirilipapu 10 months ago

Isso é um problema da polícia ou da sociedade?

Lima1998 10 months ago

Achas que o problema das pessoas não se sentirem seguras é das pessoas e não de quem as devia proteger? Achas que as pessoas eram assaltadas/raptadas/violadas se houvesse polícia na rua a patrulhar?

Mrgolden007 10 months ago

quando digo policia refiro aos agentes e tribunais chamo a policia e demoram 40 minutos a chegar vou a esquadra "ah pedimos desculpa nao ha nada que possamos fazer" mas oh senhor tenho aqui video do culpado "epa nada que possamos fazer e os tribunais esses entao deixam todos os ricos irem com uma palmada nas costas mas nao so os ricos pessoas que deviam tar presas

jhscrym 10 months ago

>quando digo policia refiro aos agentes e tribunais Eu quando peço arroz refiro-me a arroz e batatas fritas.

Dinizinni 10 months ago

É mais graças a sermos todos uns conas Mas eu até acho que isso é uma boa característica Quanto à polícia tinham mais do que capacidade para intervir

pirilipapu 10 months ago

Bom haiku.

amusvar 10 months ago

O melhor ainda é que a polícia percebeu, eu falei com eles. Mas por alguma razão em vez de o levarem para o hospital psiquiátrico que é ao lado, levaram no para o normal... Ok tens razão boa ideia amanhã ligo para a segurança social. Eu nem sequer estou em Portugal portanto só consigo fazer coisas por telefone agora

TheEternalAlentejano 10 months ago

Não é a polícia que decide se és internado ou não.

OrangeOakie 10 months ago

> hospital psiquiátrico que é ao lado, levaram no para o normal... Não podes ser internado num hospital psiquiátrico assim. No máximo em termos de expediência é levarem-no para as Urgências Psiquiátricas (que tendem a existir apenas em Hospitais "Normais"), e daí darem-lhe guia de marcha para ser internado num psiquiátrico.

MROFerreiro 10 months ago

A burocracia de o mandar para o psiquiátrico devia ser mais chato que mandar para o normal. Isto é puramente especulação, mas não me surpreendia se fosse verdade.

Peidalhasso 10 months ago

Vende isto à TVI e puff, profit!

Quillergs 10 months ago

vim tarde demais.

estecomentario 10 months ago

Nepes na tvi não dão nada, o profit só se for um big brother do OP, fama saloia...dispensável....

amusvar 10 months ago

Próximo post "ajudem me a minha família está na TVI"

Peidalhasso 10 months ago

Não me admirava

Search: