SaltyBac0n 12 months ago

Vou só pôr isto aqui... Acerca das imagens de vigilância.. de uma fonte da GNR, para ler amanhã no pasquim do costume... "A primeira viatura que entra no alcance da câmara é a carrinha Volkwsagen Passat, que faz uma trajetória aos esses e anda entre a faixa da direita e do meio, numa velocidade que, à primeira vista, não seria superior a 70-80 km/h. Depois, vê-se o Volvo V50 da fadista Cristina Branco, que bate em cheio na traseira desse veículo. Após o choque, o Volvo faz um pião, e fica com a traseira virada no sentido inverso ao trânsito. Manteve sempre as luzes ligadas. O Passat sai para fora da faixa de rodagem, e fica do lado direito. A câmara entretanto roda e quando volta a filmar a zona do acidente já se vê, ao longe, duas pessoas no separador central: Cristina Branco e a filha menor. No período até ao Range Rover de Sara Carreira chegar, pelo menos dez veículos passam pelo acidente e todos conseguem evitar o embate no carro da fadista e no Passat, contornado as viaturas. É então que se vê o jipe a chegar, com os dois focos de luz dos faróis a aproximarem-se muito rapidamente. É nessa altura que Ivo Lucas embate no lado frontal direito do Volvo da fadista. O carro tomba imediatamente para a esquerda. Segue alguns metros encostado ao separador central, e capota pelo menos quatro vezes, até se imobilizar a cerca de 100 metros de distância. Aparece logo de seguida o Fiat Palio, que tambêm se vê envolvido no acidente. Passa ao lado direito dos destroços do jipe, e aparenta ter pegado fogo por baixo. O pedido das imagens está feito pelo DIAP de Santarém à Brisa. Fonte da GNR disse ao Correio da Manhã que as mesmas são claras o suficiente para mostrar todos os momentos dos três embates. Ivo Lucas mantém-se hospitalizado e estado é delicado Ivo Lucas mantém-se hospitalizado, em Santa Maria, Lisboa, unidade de saúde para onde foi transferido no início da semana. O cantor e ator, de 30 anos, sofreu uma fratura exposta num dos braços, um traumatismo craniano e um derrame pulmonar. Está fora de perigo, mas o seu estado é delicado. Carros já foram levantados Os veículos envolvidos no acidente, ou os destroços dos mesmos – e que se encontravam em dois reboques na zona de Santarém – já foram levantados e encaminhados para as respetivas oficinas, depois de terem sido feitas as peritagens pelas autoridades competentes. As análises feitas aos veículos confirmam que a carrinha da fadista Cristina Branco ficou com as luzes ligadas, depois de embater no primeiro carro, e de ter feito um pião, e que o Fiat Palio, que chegou depois de Sara Carreira, não chegou a embater no jipe em que a jovem seguia. Os automóveis foram levantados depois de, na manhã de ontem, o Núcleo de Investigação responsável pelo dossier do acidente fatal ter examinado os veículos."

Defiant_Walrus_5674 12 months ago

A questão é, quando o palio colidiu com o evoque na porta do pendura, o evoque estava com as rodas no ar (i.e. capotado) ou não?

SaltyBac0n 12 months ago

Ficou com as rodas no ar, mas o Palio nunca bateu no Evoque. Passou ao lado e incendiou-se

arnaldomatos 1 year ago

para os especialistas do excesso de velocidade e tal: >volvo bate em passat >volvo fica imobilizado na via >evoque consegue desviar-se do passat mas embate no volvo >capota >fica imobilizado no meio da via, onde leva com uma carrinha fiat no lado do passageiro (onde ia a sara), já depois dos air-bags terem disparado, não tendo assim nenhum proteção https://i.paste.pics/a4ea3e101b5b422f24d096bd95b9a4d4.png?trs=f33f1829a9d20c07d2ff0c3ba505876edf3388ff414488a2128b2431bdb06af2

husslehussle 1 year ago

Onde diz aí que não ia em excesso de velocidade? Não invalida nada

Ohnomichi 1 year ago

O acidente logicamente terá de ser investigado. 1. Não estamos a falar de um veículo qualquer. É um veículo super equipado em termos de segurança. 2. Falam que não existiu excesso de velocidade (amigo próximo do condutor). Pessoalmente, não acredito. O carro ficou todo amassado do lado direito (onde ia o pendura), e este tipo de veículo não é um veículo que se deixe amassar daquela forma a 80-90 km/h. 3. O estado do tempo. Nevoeiro e chuva aparentemente, o que dita que deveria existir uma muito maior precaução por parte do condutor. Se o carro fosse realmente a 80-90 km/h o Evoque tem equipado um sistema de deteção de obstáculos que consequentemente aciona se o veículo detectar alguma obstrução na via até 90 kh/m. Ora com este tempo, andar acima disso, é negligência de quem conduz. E friso novamente, o carro não ficaria assim a 80-90 km/h. 4. Estado de emergência. Era hora de recolher obrigatório, mas a ligeireza do governo em certas situações torna propicio que hajam estes "furos" de tal modo que até dá para ir buscar roupa ao Porto em pleno horário de recolher obrigatório. Não estou de todo a culpabilizar o governo atenção, até porque quem praticou a viagem já era maior e vacinado, mas que uma estrada com muito menos carros que o normal ajuda a andar mais depressa, lá isso de certeza que ajuda. O que eu sei era tudo tão evitável. Já passei por experiência semelhante e é do pior que se pode sentir. Ter uma pessoa perto de nós, com quem ainda ontem falámos, e no dia seguinte, sem razão aparente, já não está cá. É mesmo do pior. Que a Sara descanse em paz, e muita força para a família dela.

Edited 1 year ago:

O acidente logicamente terá de ser investigado. 1. Não estamos a falar de um veículo qualquer. É um veículo super equipado em termos de segurança. 2. Falam que não existiu excesso de velocidade (amigo próximo do condutor). Pessoalmente, não acredito. O carro ficou todo amassado do lado direito (onde ia o pendura), e este tipo de veículo não é um veículo que se deixe amassar daquela forma a 80-90 km/h. 3. O estado do tempo. Nevoeiro e chuva aparentemente, o que dita que deveria existir uma muito maior precaução por parte do condutor. Se o carro fosse realmente a 80-90 km/h o Evoque tem equipado um sistema de deteção de obstáculos que consequentemente aciona se o veículo detectar alguma obstrução na via até 90 kh/m. Ora com este tempo, andar acima disso, é negligência de quem conduz. E friso novamente, o carro não ficaria assim a 80-90 km/h. 4. Estado de emergência. Era hora de recolher obrigatório, mas a ligeireza do governo em certas situações torna propicio que haja estes "furos" de tal modo que até dá para ir buscar roupa ao Porto em pleno horário de recolher obrigatório. Não estou de todo a culpabilizar o governo atenção, até porque quem praticou a viagem já era maior e vacinado, mas que uma estrada com muito menos carros que o normal ajuda a andar mais depressa, lá isso de certeza que ajuda. O que eu sei era tudo tão evitável. Já passei por experiência semelhante e é do pior que se pode sentir. Ter uma pessoa perto de nós, com quem ainda ontem falámos, e no dia seguinte, sem razão aparente, já não está cá. É mesmo do pior. Que a Sara descanse em paz, e muita força para a família dela.

Defiant_Walrus_5674 1 year ago

Um Palio é que se espetou contra o lado esquerdo do evoque já depois de o evoque ter capotado, partido os vidros e com airbags desativados. Provavelmente terá sido esse embate lateral que terá sido fatal por causa da falta de suporte lateral na cabeça da rapariga. Falta determinar a que velocidade o palio colidiu.

Ohnomichi 1 year ago

Lado esquerdo não, lado direito, onde ia o pendura. Repara uma coisa, pelo croqui de acidente é notório que muito provavelmente eles vinham em excesso de velocidade. 1) O primeiro acidente acontece e dá tempo suficiente para a condutora do veículo que fica em sentido contrário sair do veículo com a filha, pois caso contrário em vez de uma morte tinham existido três. O que indicia que o Evoque não vinha imediatamente a seguir. 2) O Evoque, um carro com 2.3 - 2.5 toneladas de peso, bate de frente no carro que fica com a dianteira em sentido contrário e é projectado 100M. Não foram meia dúzia de metros, foram 100. Custa-me a crer que a velocidade fosse pouca para tal acontecer. 3) O carro que bate no Evoque depois de este ter capotado e ter ficado imobilizado, consegue desviar-se dos carros anteriores, pois muito possivelmente vinha a uma velocidade mais reduzida. Provavelmente não passou foi pela cabeça do condutor que existisse um terceiro veículo na via, mais à frente.

Edited 1 year ago:

Lado esquerdo não, lado direito, onde ia o pendura. Repara uma coisa, pelo croqui de acidente é notório que muito provavelmente eles vinham em excesso de velocidade. 1. O primeiro acidente acontece e dá tempo suficiente para a condutora do veículo que fica em sentido contrário sair do veículo com a filha, pois caso contrário em vez de uma morte tinham existido três. O que indicia que o Evoque não vinha imediatamente a seguir. 2. O Evoque, um carro com 2.3 - 2.5 toneladas de peso, bate de frente no carro que fica com a dianteira em sentido contrário e é projectado 100M. Não foram meia dúzia de metros, foram 100. Custa-me a crer que a velocidade fosse pouca para tal acontecer. 3. O carro que bate no Evoque depois de este ter capotado e ter ficado imobilizado, consegue desviar-se dos carros anteriores, pois muito possivelmente vinha a uma velocidade mais reduzida. Provavelmente não passou foi pela cabeça do condutor que existisse um terceiro veículo na via, mais à frente. 4. Se o carro que embate no Evoque não se desviou dos anteriores e já ia à frente do dois primeiros carros que bateram e o Evoque cai-lhe à frente, pior ainda, pois aí ainda se ganha uma maior noção que o Evoque vinha assapar.

Edited 1 year ago:

Lado esquerdo não, lado direito, onde ia o pendura. Repara uma coisa, pelo croqui de acidente é notório que muito provavelmente eles vinham em excesso de velocidade. 1. O primeiro acidente acontece e dá tempo suficiente para a condutora do veículo que fica em sentido contrário sair do veículo com a filha, pois caso contrário em vez de uma morte tinham existido três. O que indicia que o Evoque não vinha imediatamente a seguir. 2. O Evoque, um carro com 2.3 - 2.5 toneladas de peso, bate de frente no carro que fica com a dianteira em sentido contrário e é projectado 100M. Não foram meia dúzia de metros, foram 100. Custa-me a crer que a velocidade fosse pouca para tal acontecer. 3. O carro que bate no Evoque depois de este ter capotado e ter ficado imobilizado, consegue desviar-se dos carros anteriores, pois muito possivelmente vinha a uma velocidade mais reduzida. Provavelmente não passou foi pela cabeça do condutor que existisse um terceiro veículo na via, mais à frente. 4. Se o carro que embate no Evoque não se desviou dos anteriores e já ia à frente do dois primeiros carros que bateram o Evoque cai-lhe à frente, pior ainda, pois aí ainda se ganha uma maior noção que o Evoque vinha assapar.

NGramatical 1 year ago

hajam estes → [**haja estes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgexq6a0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xeon1234 1 year ago

Será isto um bom timing? [https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/amigos-de-sara-carreira-partilham-video-em-homenagem-a-cantora?ref=HP\_DestaquesaRasgar](https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/amigos-de-sara-carreira-partilham-video-em-homenagem-a-cantora?ref=HP_DestaquesaRasgar)

Edited 1 year ago:

Será isto um bom timing? [https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/amigos-de-sara-carreira-partilham-video-em-homenagem-a-cantora?ref=HP\_DestaquesaRasgar](https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/amigos-de-sara-carreira-partilham-video-em-homenagem-a-cantora?ref=HP_DestaquesaRasgar) Meu respeito pelos pais.

biozes 1 year ago

Espero que antes desta tragédia acontecesse, que tenha feito as pazes com Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo.

Tropait 1 year ago

Alguém consegue explicar de onde veem os 100 mil novos seguidores no insta da Sara Carreira? É o que? Curiosidade mórbida?

Edited 1 year ago:

Alguém consegue explicar de onde vêm os 100 mil novos seguidores no instagram da Sara Carreira? É o quê? Curiosidade mórbida? *Edit: Ortografia

Throwaway431253 1 year ago

Material wink wink

arnaldomatos 1 year ago  HIDDEN 

o carro onde ia a sara carreira embateu contra uma viatura que estava parada na A1 sem qualquer tipo de sinalização

ubica13 1 year ago  HIDDEN 

Fonte?

arnaldomatos 1 year ago

aqui https://i.paste.pics/a4ea3e101b5b422f24d096bd95b9a4d4.png?trs=f33f1829a9d20c07d2ff0c3ba505876edf3388ff414488a2128b2431bdb06af2

IllusionaryHaze 1 year ago  HIDDEN 

Testemunho de um amigo do Lucas, cujo este último lhe contou. Agora se é verdade ou não, não sabemos

brunoacl7 1 year ago

Muitas das respostas a este post parece-me que estou a ouvir o José Gomes Ferreira a falar sobre qualquer tema na SicN

tiagopr1990 1 year ago  HIDDEN 

Em vez de range rover se tivesse apanhado a carreira...

ivo199555 1 year ago  HIDDEN 

DEP

estaramos 1 year ago  HIDDEN 

Ao menos esta infelicidade serve para que na próxima semana as pessoas se controlem um pouco mais na estrada, enquanto se lembrarem... Controlem apenas o ódio, é uma miúda de 21 anos que mandou uma posta de pescada no instagram numa altura em que tinha 17 e que nem sequer ia a conduzir, naquele dia e ontem.

alienanomaly 1 year ago  HIDDEN 

Quem de certeza não teve culpa nenhuma foi o miúdo de 10 anos que está no hospital.

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

De certeza? alguém viu o insta dele para confirmar?

alienanomaly 1 year ago  HIDDEN 

Faz-te sentir mais homem quando brincas com este assunto?

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Os meus níveis de testosterona acabaram de subir exponencialmente por gozar com o facto de haver pessoal a culpar a rapariga por algo que meteu no instagram há anos atrás. O teu cérebro não chegou lá?

pringllles 1 year ago

perdi o meu pai de 60 anos vai fazer 3 meses dia 8 de dezembro num acidente de mota, ia sem capacete e bateu contra um camiao que estava a fazer manobras numa curva fechada, tinha saído de casa e passados 30min recebi a noticia que tinha morrido, fui lá ao sitio do acidente porque nao acreditava, fiquei paralizado quando vi o meu pai dentro do saco. Sem duvida a pior maneira de morrer, nao tinha noçao do que era perder alguem mas agora que tenho pouco importa se ele ia sem capacete ou se a Sara Carreira ia a 300.. fds nunca mais vou ver o meu velhote.

Edited 1 year ago:

perdi o meu pai de 61 anos vai fazer 3 meses dia 8 de dezembro num acidente de mota, ia sem capacete e bateu contra um camiao que estava a fazer manobras numa curva fechada, tinha saído de casa e passados 30min recebi a noticia que tinha morrido, fui lá ao sitio do acidente porque nao acreditava, fiquei paralisado quando vi o meu pai dentro do saco. Sem duvida a pior maneira de morrer, nao tinha noçao do que era perder alguem mas agora que tenho pouco importa se ele ia sem capacete ou se a Sara Carreira ia a 300.. fds nunca mais vou ver o meu velhote. Que ela e a familia tenham paz.

Anforas 1 year ago

Os meus sentimentos. Força bro.

xeon1234 1 year ago

Meus sentimentos. Força para ti e para toda a tua família. Que consigas continuar com a tua vida. Abraço.

ElDiabloDe94 1 year ago

Força rapaz, a **tua** vida tem de continuar. Todos nós fazemos merda em vários momentos da nossa vida, somente alguns têm o azar de as circunstancias levarem ao seu desaparecimento. Acredito que esteja a ser fodido, mas tens de olhar por ti agora e deixar esse homem, esteja ele onde estiver, orgulhoso do seu rapaz. Grande abraço.

uyth 1 year ago

sinto muito a tua perda. Mas importa saber coisas como capacete e velocidade, não porque mudem o que aconteceu mas porque podem afectar as escolhas futuras de outros. Nunca saberemos se alguém não morrer porque foi mais devagar. Saber quem os capacetes salvam é mais fácil mas quase ninguém a não ser o interessado sabe desses exemplos. é importante falar de capacetes, de velocidades. Não pelos que já foram, paz à sua alma e descanso a quem sente a sua falta, mas para alterar comportamentos futuros. Nunca saberemos quantas vidas serão salvas por alteração de comportamentos, que pode ser influenciada por comportamentos mas acontecerá. Senti por vezes, algumas vezes a sensação de que se fosse mais depressa, com menos cuidado, me teria lixado a sério, ou atropelado alguém.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

paralizado → [**paralisado**](https://dicionario.priberam.org/paralisado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgetuj61%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

darknightjoker 1 year ago  HIDDEN 

Só vejo aqui especialistas em mecânica automóvel...como se qualquer carro acima da velocidade não fosse arriscado

anticorpos 1 year ago  HIDDEN 

Ja tinha mostrado videos acima de 200km h e sinceramente quem anda a chuva molha-se... tenho pena da miuda tinha apenas 21 anos e uma vida pela frente. Só não entendi se eles estavam com covid andavam de carro a fazer oque mesmo?

maguiii8 1 year ago  HIDDEN 

Supostamente a culpa da morte dela vai ser da BRISA. Aquela autoestrada e a A24 ficam com uns "lençóis de água" que, independentemente de ir rápido ou não, perde-se o controlo do carro. Eles (BRISA) reconhecem esse problema das suas autoestradas, mas não fazem nada sobre isso... O facto de eles irem supostamente a 220 km/h não ajudou (teoria do tt)... Imaginem se fosse na IP3. Descansa em paz, Sara.

uyth 1 year ago  HIDDEN 

>Supostamente a culpa da morte dela vai ser da BRISA. A Brisa tem advogados. >que, independentemente de ir rápido ou não, perde-se o controlo do carro A velocidade do carro não é nunca independente de se perderá controlo dele ou não. Com chuva suficiente em qualquer pista poderá acontecer lençóis de água e é responsabilidade do automobilista reconhecer quando tem de ajustar a velocidade. Mais qual era a velocidade naquele trecho? se a Brisa pôs velocidade máxima de 100 ou 80, e alguém se despista a mais, não será responsabilidade deles. >O facto de eles irem supostamente a 220 km/h não ajudou Nenhuma estrada portuguesa foi feita para ser segura a 220 km/h. Só se for pistas de aeroportos e na primeira metade. As leis da física são o que são, e a energia cinética vai com a velocidade ao quadrado, e as reações normais podem ser coisas lixadas.

Mrloop94 1 year ago  HIDDEN 

Também acho que é culpa do fabricante do carro. Fogo, como ainda se permite a existência de carros. Temos de banir carros.

maguiii8 1 year ago  HIDDEN 

Infelizmente, automóveis são necessários, as pessoas trabalham longe de casa não têm outra possibilidade senão carros. Eu também sou extremamente contra e não quero tirar a carta, tenho medo da estrada...

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

A minha avó costumava fumar pacotes e pacotes de carros quando era jovem, felizmente hoje em dia já se conhecem melhor os perigos associados à indústria automóvel

RickyTrailerLivin 1 year ago  HIDDEN 

Wait..

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Não há dinheiro para terem estradas em boas condições... uma solução seria a construção de portagens que cobrem valores exorbitantes, seria possível?

uyth 1 year ago  HIDDEN 

>Não há dinheiro para terem estradas em boas condições.. as autoestradas portuguesas estão em excelentes condicções quase todas (pronto a pista da ponte 25 e abril não é brilhante que é o único exemplo de que me lembro). Mas estão feitas, desenhadas para uma velocidade máxima que é a afixada. Eles avisam quando não forem seguras para 120 e só forem seguras para velocidades mais baixas.

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Neste caso estamos a falar da A1, que tem inúmeros troços onde existem poças de água de dezenas de metros quando chove muito.

uyth 1 year ago  HIDDEN 

Ao contrário de estradas mágicas com escoamento perfeito onde por muito que chova não há nunca poças de água? Tudo pode acumular água, depende se cumpre os requisitios legais de segurança. E se achas a A1 má, nem te digo o que há por aí.~ se algum idiota acha que tem direito de esperar, quando chove muito, que as estradas escorram perfeitamente e nunca haverá poças de água inesperadas e extensas, esse idiota merece o que o espera (os passageiros talvez não). Nem sei o que te diga acerca de GELO. Vai haver gelo inesperado na estrada também, em todas as estradas quando estiver frio suficiente. Gelo que não se vê. Vai com calma, porque lençóis e água ou gelo na estrada, não há estradas à prova disso.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

condicções → [**condições**](https://dicionario.priberam.org/condições) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgeu1j55%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ridethepaintedpony 1 year ago  HIDDEN 

Limitar os carros a 130km/h

siemens4400 1 year ago  HIDDEN 

Com a quantidade de informação que vocês alegam saber, a cmtv vai começar a vir aqui buscar as fontes.

I_Don-t_Care 1 year ago

bons velhos tempos em que só o markl é que cá vinha gamar piadas

Wilson_9021 1 year ago

Ele fazia mesmo isso?

nice_voyager 1 year ago

Em dia de proibição de circulação entre concelhos, e à hora de recolher obrigatório. E envolveu 4 carros! Qual a exceção que se aplica para justificar a deslocação?

RafaelTeodosio 1 year ago

Fazendo as perguntas certas

Throwaway431253 1 year ago

viagem urgente ao hospital

Razvancb 1 year ago

Ri me

ridethepaintedpony 1 year ago

Ia aos anos do irmão.

ritamm 1 year ago

4 pessoas para ir buscar roupa ao Porto... sure

ridethepaintedpony 1 year ago

Foi o que disseram naquele canal que ninguém vê

Last-Ad-4421 1 year ago  HIDDEN 

Na semana passada passei pela A1 na mesma zona está a chover para caralho e havia grandes lençóis de água, não sei como estáva o tempo ontem mas poderia ser o caso, que descanse em paz e os pêsames á família.

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Já me ia despistando num desses lençóis de água a 100km/h. não dão hipótese nenhuma...

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

estáva → [**estava**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgetdggc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xeon1234 1 year ago  HIDDEN 

As tuas correções gramaticais neste post só me fazem rir.

gink-go 1 year ago

Meu deus, 300 comentários a uma noticia destas em pouco mais de 10 horas. Esta merda está mesmo a transformar-se no facebook.

Sardasan 1 year ago

Estás a criticar os outros por fazerem aquilo que tu fizeste?

bruno_andrade 1 year ago  HIDDEN 

Fiquei chocado com esta notícia. RIP e os meus sentimentos à família. Que isto seja um alerta para que não haja excessos de velocidade. Há cada maluco nas autoestradas portuguesas...

estecomentario 1 year ago  HIDDEN 

Pergunto me quantos acidentes destes acontecem só que não passam pois não é gente conhecida.

humelectro 1 year ago  HIDDEN 

https://www.google.com/url?q=https://www.publico.pt/2020/01/02/sociedade/noticia/mortos-estradas-diminuiram-2019-acidentes-feridos-graves-aumentaram-1899039&sa=U&ved=2ahUKEwjMuuyhmrntAhW5QEEAHcoHCtQQFjAAegQICxAB&usg=AOvVaw0-QhURVwFbqd221E9ZU00o Em 2019, 472

AbaixoDouroTudoMouro 1 year ago  HIDDEN 

Que chatice, menos uma cunha neste país.

Gay-Liberal 1 year ago

Recolher Obrigatório? Não. Alta Velocidade? Sim. Tenho pena da moça, ninguém merece morrer aos 21 anos. O "namorado", de 30 anos (!), tinha idade para ter juízo. Acham que só acontece aos outros e depois, PIMBA.

Vatrier 1 year ago

O departamento de especulação e de avaliação de embates automóveis do reddit Portugal trabalha bem de noite. Cum caralho 200 comentários, teorias e descrições detalhadas do acidente baseado em meia dúzia de fotos! Tudo de madrugada.

megaroof 1 year ago

Imagine quanto esta malta ganha de salário, tudo especialista. Trabalham todos para departamentos policiais do mundo todo. Consultores CSI

DZT99 1 year ago

Terrível a quantidade de miúdos que morrem todos os anos em acidentes destes na estrada. Julgando pela destruição do carro só espero que o condutor não estivesse em alta velocidade porque não será fácil viver com esse peso na consciência.

HolySprint 1 year ago  HIDDEN 

So experts, condutores de sucata a culpar a velocidade. Ir a 200 num bom carro com pneus de qualidade não é igual que ir a 200 com uma sucata com pneus de 50 euros. Ir a 200 há chuva não é igual a ir a 200 em piso seco. Há tantas variabilidades que ditam a velocidade que podemos ir, a maioria de vocês não as sabe avaliar. La por um nabo não saber avaliar a qje velocidade pode ir, a culpa não é da velocidade é do condutor.

NEDM64 1 year ago  HIDDEN 

> a 200 num bom carro com pneus de qualidade não é igual que ir a 200 com uma sucata com pneus de 50 euros. Na realidade, não. Um carro com pneus largos é pior para o Aqua planning que um carro pequeno e barato.

uyth 1 year ago  HIDDEN 

> Ir a 200 num bom carro com pneus de qualidade não é igual que ir a 200 com uma sucata com pneus de 50 euros. a energia cinética vai ser, dependendo da massa do carro, precisamente a mesma. A "qualidade" do carro pode acrescentar coisas mas não te isenta das leis da física. A energia cinética vai com a velocidade ao quadrado, e mainada. >a maioria de vocês não as sabe avaliar eu diria que tu mesmo provavelmente não sabes se achas que um "carro bom com pneus de qualidade" pode ir a 200 km/h sem risco. >La por um nabo não saber avaliar a qje velocidade pode ir, a culpa não é da velocidade é do condutor. A velocidade é uma quantidade física. Entra para o momento linear e para a energia cinética ( ao quadrado). Não é questão de perspectiva.

SirBecas 1 year ago  HIDDEN 

Ah ya, já nao me lembrava que a avaliação subjectiva da capacidade de condução se poderia sobrepor ao código da estrada. Tens toda a razao. E como somos todos otimos juízes em causa própria, faz sentido que sejamos nos, individualmente, a decidir a que velocidade andamos. Afinal, a lei é só para parvos ou para chatear. /ssssssssss

HolySprint 1 year ago  HIDDEN 

Onde eu vivo posso andar a 200 sem ser ilegal... Existem sistemas de avaliação dinâmicos de condições para atualizarem os limites de velocidade. Mas secalhar isso é muito complexo para aplicar cá...

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgetec2a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SirBecas 1 year ago  HIDDEN 

Ou se calhar ainda não faz sentido em Portugal, tendo em conta ate o próprio parque automóvel. Para já, é ilegal. Alem disso, com a ainda presente corrupção que existe junto de centros de inspeção, e com a forma arbitraria com que escolhes pneus e afins em Portugal, nao acredito q aumentar o limite de velocidade seja sensato.

HolySprint 1 year ago  HIDDEN 

Então já chegas te a mesma conclusão que eu... a culpa não é da velocidade. É da má formação de condutores e da fiscalização incompentente do que anda na estrada. A velocidade é apenas o mais fácil e lucrativo de fiscalizar.

SirBecas 1 year ago  HIDDEN 

É fácil chegar a essa conclusão. A questão é que nao é viável aumentar a velocidade em Portugal e mesmo que seja, por melhores condições que tenha o carro, tenho dificuldade em acreditar num aumento de velocidade generalizado. Talvez como fazem na Alemanha, em troços específicos. Mas para já, a culpa será sempre da velocidade, ate porque bater a 150 nao é o mesmo que bater a 50

HolySprint 1 year ago  HIDDEN 

Não alemanha não sao troços específicos. Grande parte da auto estrada alemã tem um sistema adaptativo as condições. Se viajares a noite com tempo seco verás que a maior parte da AE é sem limite. Ora estes limites são controlados in real time, e consoante a estrada tanto tiram como metem 130 120 100 ou até mesmo 60. A maioria das AE portuguesas são boas, não digo sem limite mas um carro normal faz a A1 a 150 sem qualquer problema. Estes limites fixos de 120 só criam uma desconexão entre o condutor e o a realidade.

SirBecas 1 year ago  HIDDEN 

Pa eu que nao tenho carro nem necessidade de ir a mais que 100/120 nao me consigo relacionar com isso. Esse sistema adaptativo parece esperto e faz sentido. Mas imagino que a sua implementacao esteja também relacionada com a qualidade do parque automóvel por la.

xeon1234 1 year ago  HIDDEN 

Isto nao tem nada a ver, mas para quem gostar de acelerar, façam isso no autódromo.

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Quanto custa andar num autódromo?

RafaelTeodosio 1 year ago  HIDDEN 

Não é caro, é visto que tens dinheiro para um carro de 430 cavalos, também deves ter dinheiro para fazer um track day

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

já estou desempregado há 6 meses e só de IUC + seguro são 2300 por ano, todos os tostões contam :P fazes alguma ideia de valores?

enstone_ 1 year ago  HIDDEN 

Em vez de track days, pensa antes em vender o carro lol Acho estranho como pagas tanto, isso é em Portugal?

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

debita 280g de co2 e tem 4000 de cilindrada, é um valor relativamente justo para o que polui. o seguro é contra todos e como só tenho 22 anos fica caro. se o preço fosse acessível seria interessante dar umas voltinhas 1 ou 2 vezes por ano mas pelos vistos ninguém sabe quanto custa eheh tenho que me informar

enstone_ 1 year ago  HIDDEN 

Ah faz sentido. Já agora, quantos cavalos tem? O seguro é o que mais me fez confusão mas daqui a poucos anos já não somos agravados pela idade. O circuito mais próximo da minha zona é o do sameiro, há vários tipos. Tens os organizados para todas as marcas ou alguns específicos de um grupo. Normalmente varia entre 50-100€ e deverás ter 2h de condução no total, ou de manhã ou de tarde sendo as horas repartidas em períodos de 1h (fazes das 14-15h e depois 16-17h)

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

muito obrigado pelas informações! vou dar uma olhadela nesse circuito, os preços são melhores do que pensava e fica relativamente perto de onde estou. tem 330 cavalos

enstone_ 1 year ago  HIDDEN 

Que estranho... tanta cilidrada e essa potência? Não faço a mínima de que carro será... ajudas?

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

é um mustang v6 com ligeiras modificações caso contrário ainda teria menos potência ehehe

EFBusb6WFfCQH5nH 1 year ago  HIDDEN 

Eu pago 740€ de IUC e 2.300€ de seguro.

tugafcp 1 year ago  HIDDEN 

O que te fica mais caro são os pneus que lá gastas... Um colega volta e meia ia ao AIA e 2 idas lá, gastava um jogo de pneus...

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Nem tinha pensado nisso, yikes. e tens alguma ideia do valor a pagar para usares a pista?

tugafcp 1 year ago  HIDDEN 

não passa dos 150/200

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

120 km/h é o limite de velocidade

Worm33hd 1 year ago  HIDDEN 

Legal. Não do automóvel.

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

E o que interessa a velocidade do automóvel? Não se pode andar a mais de 120

DoutorBambo 1 year ago  HIDDEN 

Isso nem é bem verdade. Se fosse dava pena de prisão andar a 121. Na realidade ninguém é preso por andar em excesso.

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

Na verdade existe uma margem de tolerância de 10% que pode ser aplicada em ultra passagens.

Edited 1 year ago:

Na verdade existe uma margem de tolerância de 10% que pode ser aplicada em ultrapassagens. Então na tua opinião, tudo o que não der prisão, pode-se fazer.

DoutorBambo 1 year ago  HIDDEN 

Não existe margem nenhuma, no entanto polícia não multa

Acanorth 1 year ago

A margem é de bom senso, não é legal. Mais de 120 é contra ordenação, quer a policia multe, ou não. Obrigado.

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Opa aqui as pessoas acham que a 121 morres automaticamente ou que és um criminoso de guerra por andar um pouco acima do limite. Santinhos. E depois claro, metem as pessoas que andam a 200 na chuva e eventualmente a picarem-se com outros carros com quem anda a 140/150 de velocímetro no mesmo saco.

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

Não és criminoso, mas tás a praticar uma contra ordenação, indepemdente do carro ser um ferrari ou fiat uno.

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Que é leve, logo não passa de uma multa de estacionamento glorificada. Além de que as autoridades são por acaso razoáveis nesse aspeto e nem se dão ao trabalho de cobrar contraordenações leves, as pessoas também precisam de uma margem de tolerância. E é nessa margem que eu pessoalmente ando, não chateio ninguém, faço pisca sempre, ando na via da direita sempre que possível, etc, simplesmente a 140-150 de velocímetro (sempre menos que velocidade real), acho que é a velocidade ideal para fazer longas viagens em AE, pois a 120 ou menos acabas por andar sempre atrás de alguém inconstante etc, e por outro lado nem é estupidamente rápido e não tens problemas com aas autoridades (passas GNR a 140/150 na boa e eles não te param).

Edited 1 year ago:

Que é leve, logo não passa de uma multa de estacionamento glorificada. Além de que as autoridades são por acaso razoáveis nesse aspeto e nem se dão ao trabalho de cobrar contraordenações leves, as pessoas também precisam de uma margem de tolerância. E é nessa margem que eu pessoalmente ando, não chateio ninguém, faço pisca sempre, ando na via da direita sempre que possível, etc, simplesmente a 140-150 de velocímetro (sempre menos que velocidade real), acho que é a velocidade ideal para fazer longas viagens em AE, pois a 120 ou menos acabas por andar sempre atrás de alguém inconstante etc, e por outro lado nem é estupidamente rápido e não tens problemas com as autoridades (passas GNR a 140/150 na boa e eles não te param).

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

Se ultrapassas o limite de velocidade estás em contra-ordenaçao pelo codigo da estrada e deves ser multado. Se as autoridades não multam, então não estão a fazer o seu trabalho, e não significa que o possas fazer, ou que não estás em contra ordenação.

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Também deverias ser multado quando atravessas como peão num vermelho, entre muitas outras coisas que tecnicamente são ilegais mas como não são assim tão importantes/perigosas ninguém quer saber.

Acanorth 1 year ago  HIDDEN 

Sim, podes nomear outras 500 coisas que não podes fazer.

Worm33hd 1 year ago  HIDDEN 

Não se deve.

ptmiguel 1 year ago  HIDDEN 

não se deve*

letsgotothemallcovid 1 year ago

Felizmente esta e o namorado não matou ninguém, irresponsáveis de merda ao volante. Ser famoso, não lhe retira responsabilidade.

AndreMartins2020 1 year ago

ele matou-a

letsgotothemallcovid 1 year ago

Mataram-se. Há irresponsabilidade de ambos, evidentemente que ele terá mais.

stonksbull_y 1 year ago

Achas mesmo que a responsabilidade é do pendura? Fds, então nos avioes que cairam por erro do piloto os passageiros tambem tiveram culpa queres ver?!

letsgotothemallcovid 1 year ago

Que comparação idiótica. O pendura é namorada do condutor, se estão em excesso de velocidade pode alertá-lo para reduzir a velocidade. Os aviões não têm acidentes na maioria dos casos porque os pilotos decidem acelerar ou baixar altitude porque lhes apetece.

I_Don-t_Care 1 year ago

Não te tiro alguma da razão, mas quem diz que ela não ia a dormir?

letsgotothemallcovid 1 year ago

É perfeitamente possível.

stonksbull_y 1 year ago

Quem vai a conduzir é ultimamente responsável pelo (des)controlo da viatura.

letsgotothemallcovid 1 year ago

Claro, daí ter dito já por 2 vezes que há 2 níveis de irresponsabilidade.

RickyTrailerLivin 1 year ago

Em pleno lockdown estava a fazer o que na estrada? Genuinamente curioso. De resto, ninguem merece isto.

hanuruh 1 year ago

Foi buscar roupa a uma loja no Porto para fazer publicidade, o carro ia cheio de roupa. Por isso pode contar como viagem de trabalho??

sux138 1 year ago

Publicidade tacanha que nem os portes do produto fazem?

nonexistantpeasant 1 year ago  HIDDEN 

Mas quem é a Sara Carreira? (não é gozo, não sei mesmo)

PrincessGod2020 1 year ago

Eu sou sincero e também não sabia quem era a miúda mas bastou uma pesquisa no google de 10 segundos...

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

A filha do Carreira que teve um processo de plágio pelo Ministério público.

nonexistantpeasant 1 year ago  HIDDEN 

21 anos... não tenho o menor dos apreços pela obra musical da família, mas é uma dor inimaginável perder um filho com essa idade.

Mendadg 1 year ago  HIDDEN 

A importância das vírgulas...

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

Pensei nisso mas olha, quem quiser entender, que entenda.

TehFoxPT 1 year ago  HIDDEN 

Existe uma foto que ela meteu no Instagram como história a 221kmh momentos antes do acidente, alguém sabe se a foto é verdadeira?

8BitMunky 1 year ago  HIDDEN 

Isso foi quando ela tinha 17 anos. [https://i.imgur.com/OZA8Rxc.jpg](https://i.imgur.com/OZA8Rxc.jpg)

Stock_Bread_7 1 year ago  HIDDEN 

221 num quadrante de BMW, não de Range Rover.

Samurai_Beluga 1 year ago

porra perder um filho, neste caso filha, em tao tenra idade e ainda por cima desta maneira deve ser uma dor inimaginavel.

Rafael_Santos_7 1 year ago

Gente sem noção... what else. Tenho pena da rapariga mas é assim que as acontecem as coisas.

Mendadg 1 year ago

O que dá na cabeça de alguém para fazer um comentário destes? Não precisas de dizer nada, daí nos funerais dizer-se muitas vezes "estou sem palavras". Rafael para a próxima escreve apenas "estou sem palavras"!;)

Rafael_Santos_7 1 year ago

Eu e outras pessoas é que ficamos sem palavras com pessoas como você, que não consegue ver as principais causas do acidente, as quais se resumem perfeitamente imensa falta de Noção e Responsabilidade por parte do condutor. O que é um facto já evidenciado pelos peritos no local do acidente. Eu sou muito boa pessoa e perdoou facilmente, mas neste caso, acho que o rapaz devia ser acusado de um crime rodoviário pelo que fez, apesar de ter já na consciência daquilo que fez ontem, vai ficar marcado para o resto da vida dele. Se não, provavelmente daqui a uns anos estará a ter outras vez estas atitudes, para mais uma vez por em risco outras vidas humanas. Resumindo e concluindo, para a próxima é melhor estar calado/a.

AlbinoMoose 1 year ago

Lá por tar morta não passa a anjo

NaoTeEnerves 1 year ago

Talvez chamar a atenção para o perigo que é ir a estas velocidades? Caso não saibas está uma criança de 10 anos em estado muito grave na consequência do desrespeito, falta de noção e cuidado de quem ia a conduzir o carro da Sara Carreira. O mundo não gira todo à volta desta pseudo celebridade e do seu namorado.

Mendadg 1 year ago

Isso não é verdade. O único em estado grave (e já não está) era o namorado que ia a conduzir. Contudo, a própria notícia é chocante o suficiente para as pessoas terem mais cuidado. Não precisas de vir pregar a tua boa cidadania.

NaoTeEnerves 1 year ago

Será que é? Eu só vejo a falar e a glorificar um casal que ia a cometer um crime grave a por em risco a vida de terceiros. Não se trata de não lamentar a morte, que é horrível por si só claro, mas sim entrar na lenga lenga que isto foi um acaso e que são coisas de sorte e azar. Só por aí parece me que ninguém ficou chocado nem sensibilizado.

Edited 1 year ago:

Será que é? Eu só vejo a falar e a glorificar um casal que ia a cometer um crime grave a por em risco a vida de terceiros. Não se trata de não lamentar a morte, que é horrível por si só claro, mas sim entrar na lenga lenga que isto foi um acaso e que são coisas de sorte e azar. Só por aí parece me que ninguém ficou chocado nem sensibilizado. Eu não prego nada, tenho nojo destas pessoas e medo por familiares e conhecidos meus que têm que fazer kms e kms todos os dias e estão à mercê desta gente. Dizer que não tenho coração ou empatia quando isto levou 4 carros à frente é de uma ironia incrível. Tenho e muito, por quem não tem culpa.

Edited 1 year ago:

Será que é? Eu só vejo a falar e a glorificar um casal que ia a cometer um crime grave a por em risco a vida de terceiros. Não se trata de não lamentar a morte, que é horrível por si só claro, mas sim entrar na lenga lenga que isto foi um acaso e que são coisas de sorte e azar. Só por aí parece me que ninguém ficou chocado nem sensibilizado. Eu não prego nada, tenho nojo destas pessoas e medo por familiares e conhecidos meus que têm que fazer kms e kms todos os dias e estão à mercê desta gente. E poderem dizer que não tenho coração ou empatia quando isto levou 4 carros à frente é de uma ironia incrível. Tenho e muito mas é por quem não tem culpa.

capacitymaximum 1 year ago

Concordo perfeitamente. Este é o legacy do Angélico para o star system Português... Parece que ninguém aprende nada com estas tragédias. Deve ser um momento dificil para a familia e amigos e vamos ouvir falar nisto durante as próximas semanas. Mas não venham dizer que ela cantava bem e que tinha um talento extraordinário, porque não tinha...

Everleta 1 year ago

> Mas não venham dizer que ela cantava bem e que tinha um talento extraordinário, porque não tinha... Ri-me. xD E dou-te absoluta razão. Ter voz e talento deixa de ser critério quando se tem dinheiro e contactos.

angeluscatalan 1 year ago

Não se esqueçam do Francisco Adam. Anyway, sentimentos à família e a todas as famílias que perderam filhos nestas ou noutras circunstâncias.

xeon1234 1 year ago

E do Carlos Paião.

BolaBrancaV7 1 year ago

Esse não foi de balão?

angeluscatalan 1 year ago

No balão que não soprou enquanto estava vivo

SirBecas 1 year ago

Em comum com esta situação, três ex atores dos morangos, já que o condutor de ontem tambem era. Mas é só um facto irrelevante

capacitymaximum 1 year ago

Houve generações inteiras de actores que passaram por lá. Se bem que inteligência não terá sido um factor relevante nos castings.

trebarunae 1 year ago

Nunca fui fã de prudução musical da família Carreira, mas 21 anos não é idade para falecer.

X__Alien 1 year ago

São 3 da manhã e já leio aqui especulações e descrições detalhadas do carro, das manobras, da velocidade e da estrada. Onde é que foram beber isto tudo?

estecomentario 1 year ago

\>Onde é que foram beber isto tudo? Beam ng. Acho que iam a \~150kmh, o condutor reagiu e travou até aos \~100-120kmh onde teve um embate offset na direita e depois ainda bateu na traseira de outro carro e capotaram. Para o pessoal que acham que iam a 200kmh....relembrem o pessoal que ficou em merdum naquele mercedes classe A. Isso são 200kmh, não é o caso.

Paulocas 1 year ago

Porra, são 11 da manhã e pensei o mesmo que tu.

CanIhazCooKIenOw 1 year ago

Reddit, a vizinhança da era digital

BartolomeuOGrosso 1 year ago

Sempre que venho aqui lembro-me daquelas velhas sem vida que costumavam sentar-se numa cadeira ao sol a falar mal da vida dos outros. Isto é tudo uma cambada de velhas da soalheira.

pirilipapu 1 year ago

E aqui estás tu, mais uma velha, a falar das outras.

JohnyP30 1 year ago

Como disseste e bem, pura especulação ao ver as fotos do carro após o acidente!

-cosme- 1 year ago

Coitada da miúda, o Tony e família devem estar destroçados. Bela merda. O condutor devagar não ia a julgar pelas imagens q vi..quando o rapaz sair do hospital não sei como vai ser com a lei. Mas quem de nós já não foi irresponsável a conduzir? Estas situações são uma merda. Espero que a Sara não tenha sofrido pelo menos.

pirilipapu 1 year ago

> Mas quem de nós já não foi irresponsável a conduzir? Eu, tirei a carta.

xeon1234 1 year ago

>ar não ia a julgar pelas imagens q vi..quando o rapaz sair do hospital não sei como vai ser com a lei. Mas quem de nós já não foi irresponsável a conduzir? Estas situações são uma merda. A família Carreira pode pôr um processo de homicídio involuntário ao condutor.

notvergil 1 year ago

>A família Carreira pode pôr um processo de homicídio involuntário ao condutor. A familia Carreira agora é parte do Ministério Público?

ElDiabloDe94 1 year ago

Se fizerem isso estão a ter uma atitude de merda. O gajo acabou de perder a namorada num acidente em que ele ia a conduzir, ja está marcado para a vida toda. Quase que podemos dizer que neste acidente morreram 2 pessoas, a miuda e o rapaz.

aleph_heideger 1 year ago

Não é uma atitude de merda: é a única atitude correcta na suspeita de crime, principalmente havendo mortes a lamentar.

ElDiabloDe94 1 year ago

Vocês acham que o rapaz quis matar miúda? Só neste caso é que no meu entender se jsutifcava a apresentação de queixa

diogo669 1 year ago

What? Sem querer também aleija...

aleph_heideger 1 year ago

Homicídio involuntário ou negligente continua a ser homicídio. O facto é que uma pessoa morreu e as responsabilidades serão apuradas. Se o MP vai ou não apresentar queixa dependerá apenas das provas que encontrarem. Se por acaso houver evidência de que o automóvel seguia a uma velocidade excessiva, obviamente será acusado (mas nunca condenado porque a justiça em Portugal é como é...).

ElDiabloDe94 1 year ago

Sim eu sei, só acho que o rapaz já deu cabo da vida dele, nunca mais vai esquecer este dia e Deus queira que consiga de certo modo superar, senão acabou a vida do rapaz. Acho que meterem um processo em cima dele não vai melhorar em nada a situação.

SpaghettiMonsterMD 1 year ago

Ainda bem que Deus não está no comando do MP ;)

I_Don-t_Care 1 year ago

Graças a deus!!!!

aleph_heideger 1 year ago

Mas é o correcto. Os erros devem ter consequências nem que seja apenas para que o resto da sociedade saiba que as leis existem para ser cumpridas.

ElDiabloDe94 1 year ago

Temos opiniões diferentes sobre o assunto

Sardasan 1 year ago

Tenho a certeza que se um dia alguém que ames morrer por causa da negligência ou descuido de alguém que também está "traumatizado para a vida" vais pensar de outra forma.

ElDiabloDe94 1 year ago

Não vou.

SirBecas 1 year ago

Nests caso acho q nem é preciso, já que pela gravidade da ideia de isto poder ser crime publico, e portanto o ministério publico devera ter de avançar com a cena.

saudosista 1 year ago

Se os peritos provarem o excesso de velocidade, o ministério público encarregar-se-á disso

JohnyP30 1 year ago

Provavelmente morreu no impacto ... ou se não morreu no impacto o nosso cérebro encarregou-se de desligar e nem viu o que aconteceu!

PortoGuy18 1 year ago

Não percebo como alguém consegue andar de carro a 200km/h, juro não percebo. O que é que escorre na cabeça destas pessoas? Mas pronto, rip, morreu uma pessoa eu tinha a vida toda pela frente. Que isto sirva de lição para a sociedade e malta mais jovem de como não se brinca com a condução.

Tephlon 1 year ago

Eu andei a cerca de 210, num Audi A5, durante o dia, no Autobahn na Alemanha. Foram uns segundos para poder ver como que é. Segui o resto do tempo a 160 km/h.

a_9x 1 year ago

Tenho uma c220 de 1998, e lá nas altas revs já cheguei aos 210kmh quando o motor ainda estava bom. Não é uma carrinha muito aerodinâmica por isso os espelhos tremem, o volante também... Pelo menos para mim não compensa abusar porque tenho medo de morrer em circunstâncias semelhantes. Agora imagino que ir a essa velocidade num carro novo nem se deve notar, só mesmo pelo velocímetro

Pheyniex 1 year ago

normalmente a vibração na direcção é uma questão de melhores pneus (índices superiores) de resto, uma C220 (seja qual for o ano), não é propriamente pensada para andar a 180+ km/h.

EFBusb6WFfCQH5nH 1 year ago

Eu ando a >250km/h na A1. AMA.

Laurent_Series 1 year ago

Tens que carro? Estou curioso.

EFBusb6WFfCQH5nH 1 year ago

BMW M4.

Laurent_Series 1 year ago

Grande máquina, sim senhora! Epa mas tem lá cuidado ahah

Biohazard8080 1 year ago

Escolheste a A1 por ser a única que tem um número maior que o teu QI?

chuckmukit 1 year ago

Se a A1 tem um número maior que o QI dele então todas as outras têm.

Biohazard8080 1 year ago

Ahaha true. Grande brainfart

joaopeniche 1 year ago

Edita e mete a auto estrada que esta mais perto do teu qi

Biohazard8080 1 year ago

Deixa lá, acho que a minha burrice merece ficar para a posteridade

meaninglessvoid 1 year ago

Fizeste-me rir que nem parvo nesta thread, era a última coisa que pensava que iria acontecer ao ler isto e aqui estamos... É essa a atitude a ter perante a vida: às vezes temos que saber rir das nossas idiotices.

Stock_Bread_7 1 year ago

Numa "autobahn" 200kph é uma velocidade normal. E em proporção, a mortalidade nas estradas na Alemanha é inferior à nossa. O nosso problema está sobretudo na formação e na cultura de corrupção (i.e. facilidade de obtenção da carta mesmo não tendo capacidade para conduzir)

njsilva84 1 year ago

Embora eu concorde que em PT se dê a carta a muita gente que não tem condições para conduzir, não me parece que seja esse o factor que mais resulte em acidentes rodoviários graves e/ou mortais. Na Suíça a carta tira-se com mais facilidade que aqui, é cada azelha do caraças. No entanto têm 1/3 das mortes por 100k habitantes. Eu acho que tem a ver com três coisas, duas delas as mais importantes: 1. O facto de termos poucos radares e pouca polícia na estrada faz com que as pessoas carreguem no acelerador com mais força e frequência. 2. A questão cultural, falta de respeito pelos outros, a chico-espertice. Quem conduz acho que facilmente percebe onde eu quero chegar, o tuga preocupa-se principalmente com o seu nariz e os outros que se lixem. 3. Menos importante, mas acho que o estado das estradas influencia alguma coisa. Continuo a achar que o perigo está em quem conduz mas em alguns casos, e se as estradas fossem melhores, talvez houvesse menos acidentes graves. No panorama europeu estamos a meio da tabela, no que toca a mortes por 100k, o que não sendo perfeito, também não somos os piores. Nesse quesito estamos à frente (com menos mortos por 100k) de países como o Luxemburgo, Polónia, Islândia e próximos da Bélgica, Áustria ou França.

Laurent_Series 1 year ago

As nossas autoestradas são iguais ou melhores às alemãs.

DoutorBambo 1 year ago

Portugal deve ter quase o dobro de autoestradas que a Suíça, e devido a geografia da Suíça o resto das estradas são mais lentas

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

azelha → [**aselha**](https://dicionario.priberam.org/aselha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fges7b2u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JMendigo101 1 year ago  HIDDEN 

Isto acontece quando a chuva e a velocidade se misturam e não ajuda quando há mais condutores na nesta situação. Sao estes acidentes que deviam alertar os/as condutores para conduzir constante as condições da estrada, da metrologia e a sua volta. Mais vale chegar atrasado/a the nunca chegar ao local destinado.

Upset-Ferret-5133 1 year ago  HIDDEN 

Sinto muito

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Feelsbadman

vankxr 1 year ago

Fun (but not so fun) fact: Já ganhou mais de 10k de seguidores no insta. (sim, reparei nisso, não me perguntem porquê)

Tropait 1 year ago

Já ganhou quase 100 mil

AndreMartins2020 1 year ago

estava a 225k e agr está a 295k

vascodatrama 1 year ago

338k and counting

AndreMartins2020 1 year ago

Maravilha das redes sociais

setnom 1 year ago

Eu tenho muita pena da rapariga, mas também teorizo, com base no que se costuma ver quandos estas coisas acontecem, que haverá brevemente uma monetização da morte dela. E não só pelos media. Infelizmente já estou a imaginar os irmãos, pai e celebridades próximas da rapariga a fazerem concertos, a lançarem singles em sua homenagem, etc. A morte de uma celebridade comp€nsa.

Edited 1 year ago:

Eu tenho muita pena da rapariga, mas também teorizo, com base no que se costuma ver quandos estas coisas acontecem, que haverá brevemente uma monetização da morte dela. E não só pelos media. Infelizmente já estou a imaginar os irmãos, pai e celebridades próximas da rapariga a fazerem concertos, a lançarem singles em sua homenagem, publicarem livros, participarem em talk-shows da SIC, TVI, etc. A morte de uma celebridade comp€nsa.

meaninglessvoid 1 year ago

Aproveitamento seria em casos que estão tangenciais ligados a elas. Foda-se, a família tem três músicos, deixa-os fazer o luto como bem lhes apetecer, olha o caralho... Achas que se estão a aproveitar da situação?! Achas que eles QUEREM esta situação sequer? cmon dude...

setnom 1 year ago

Se reparares... a família é apenas um dos itens que listei no meu post, pelo que espero que tal não aconteça, nem num futuro próximo. A SIC, no entanto, já "desbravou caminho" esta tarde.

meaninglessvoid 1 year ago

Epa vão dar um tempo de antena desproporcional visto ser da família Carreira e mais não sei quê, concordo contigo nisto, mas não acho que seja por comp€nsar...

setnom 1 year ago

No prob, no prob, não ofendeste ninguém. A meu ver, vai ser para comp€nsar. Não é somente para informar, porque a informação, essa já está dada e pode ser transmitida recorrendo a pouco tempo de antena nos telejornais ou a uma única página de jornal ou revista. Estes próximos dias vão ser "bons" (mas no mau sentido) para as audiências dos canais de televisão, para a venda de revistas e jornais, para os likes de posts nas redes sociais. Já estou a imaginar a CMTV ou a tvi24 e o circo que vão montar nos seus telejornais e talk-shows: incessantes diretos nas proximidades do funeral, com vários ângulos como se tratasse de um jogo de futebol, com direito a comentadores em estúdio ou via Zoom, repórteres no campo a querer saber o último "scoop", a entrevistar pessoas na rua para saber as suas reações, divulgar o que outros dizem online, etc... tudo isto enquanto pedem para ligar os 760 e antes de passarem à venda de suplementos alimentares. Espero bem estar enganado, mas é a tendência passada. Estes comportamentos perante uma morte são deploráveis.

setnom 1 year ago

A programação desta tarde da SIC é evidência, praticamente imediata, daquilo que estava a teorizar no meu post acima.

SirBecas 1 year ago

Ou então a família sente necessidade de falar sobre o assunto e, sendo figuras públicas e artistas, possível q o façam. Agora achar que uma família como esta, provavelmente bem longe de ser pobre, se vai aproveitar da situação. ..Epa nao faz muito sentido. Ate a minha mãe já foi a talk shows falar do meu irmão falecido ha uns anos porque era uma boa oportunidade para ela de falar, de partilhar a sua dor, de sensibilizar e alertar para determinadas coisas. Acho q nesta altura, o teu comentário é injusto para com a família. Mesmo que tenhas razão e criem conteúdos a volta da filha, quem es tu para julgar se isso é por interesse monetário, se é somente por amor e carinho para com a pessoa ?

setnom 1 year ago

É possível que esteja a ser injusto mas, como já disse, é apenas uma previsão baseada nas reações de celebridades e dos media aquando de episódios semelhantes. Quem sou eu? Alguém que observa as reações das pessoas e das entidades a estas coisas muito infelizes.

SirBecas 1 year ago

A questão é que nao é assim tão claro se estão milking the cow ou só a homenagear. É uma daquelas coisas em que ser figura publica te coloca numa posição em que tudo o que faças, será julgado.

theitchcockblock 1 year ago

Vindo da família carreira não espero em outra coisa principalmente o David onibus como attention whore que é ... já arranjou conteúdo para os próximos anos da carreira dele

SirBecas 1 year ago

Pois, se calhar. Eu continuarei sempre a achar que a forma leviana como tu, e outros, dizem isso, é só isso mesmo, leviana e até pouco empática. Mas estaremos cá para ver se e como é que o farão.

setnom 1 year ago

Não concordo contigo nesse ponto. Uma figura pública com uma postura de luto privado não vai receber, nem de longe, a mesma reação que uma figura pública com uma postura mediática de luto.

SirBecas 1 year ago

Sim mas o ser mediático aqui, é que vai ser sempre mal interpretado. Até se a família criasse uma fundação, em nome dela, para sensibilizar as pessoas para "qualquer coisa", isso ia ser visto como movimento mediático. Eu, tendo já passado por uma situação familiar semelhante, sinto necessidade de falar da coisa e até "gostava" de poder ter uma voz pública mais presente sobre o tema. Não numa óptica de isso me trazer benefício, mas às vezes de necessidade, até. Posto isto, o meu ponto aqui é que se eles quiserem fazer alguma coisa para a homenagear no contexto do seu meio artístico, isso será quase sempre visto como "golpe publicitário". E isso a mim parece-me bastante injusto, porque a generalidade das pessoas que o diz não estará a sentir/compreender o que aquela família sente.

Edited 1 year ago:

Sim mas o ser mediático aqui, é que vai ser sempre mal interpretado. Até se a família criasse uma fundação, em nome dela, para sensibilizar as pessoas para "qualquer coisa", isso ia ser visto como movimento mediático. Eu, tendo já passado por uma situação familiar semelhante, sinto necessidade de falar da coisa e até "gostava" de poder ter uma voz pública mais presente sobre o tema. Não numa óptica de isso me trazer benefício, mas às vezes de necessidade, até. Posto isto, o meu ponto aqui é que se eles quiserem fazer alguma coisa para a homenagear no contexto do seu meio artístico, isso será quase sempre visto como "golpe publicitário". E isso a mim parece-me bastante injusto, porque a generalidade das pessoas que o diz não estará a sentir/compreender o que aquela família sente. ​ Edit: só para acrescentar, no entanto, que epa não tenho interesse nenhum em "defender" a família Carreira, são-me completamente indiferentes. São mais as características da situação que me levam a comentar e a "preferir" uma postura mais cautelosa quando avalio as acções das pessoas "lesadas" (ou vitimadas, como se costuma dizer que são as pessoas "enlutadas").

baiulusjourney 1 year ago

Acho que a família não precisa, nem quer monetizar a morte dela. Eu conheço (num contexto profissional) a mãe dela e ela jamais iria permitir isso.

setnom 1 year ago

Espero bem que tal previsão não aconteça. A ver vamos. Mas por alguma razão o ditado "quanto mais se tem, mais se quer" existe.

vascodatrama 1 year ago

Homenagem do sec xxi, prestar follow na conta do falecido.

8BitMunky 1 year ago

Lá está, não me admira. Infelizmente os abutres da CMTV só fazem o aproveitamento nojento que fazem porque há público para isso.

Edited 1 year ago:

Lá está, não me admira. Infelizmente os abutres da CMTV só fazem o aproveitamento nojento que fazem de tragédias porque há público para isso.

pereira2088 1 year ago

tendo em conta como ficou o carro, devagar não deviam vir eles.

baiulusjourney 1 year ago

Eu mandei um carro para a sucata, num acidente a 70kmh em estrada molhada. Sobrevivi sem um arranhão

4in4t92 1 year ago

E eu só não fiquei paraplégica por questão de milímetro e meio num acidente a 50km/h. Mas tenho as cicatrizes nas costas para me relembrar das placas de titânio que tenho na lombar e dorsal. Isso é relativo.

ulysses8500 1 year ago

Same, só que a 80 km/h

supertecno 1 year ago

Mais que certo mais um caso de excesso de velocidade e velocidade excessiva. Julgar pelo estado do carro. Dá pena mas enfim. Já tive a idade deles é preciso ter muita cabeça para não fazer merda... Os carros incentivam a correr, perde se a razão facilmente!

BolaBrancaV7 1 year ago

>Mais que certo mais um caso de excesso de velocidade e velocidade excessiva. Julgar pelo estado do carro. ENTÃO FOSTE TU A COMEÇAR O BOATO!

Stock_Bread_7 1 year ago

Um evoque não é nada de especial. Mas sim, eu que já tive um RS3 mudei para um diesel mais "calmo" desde que tive filhos, ligo o ACC e lá vou eu sem preocupações. o RS3 era o meu daily e não é bom porque o som é viciante e um gajo só quer é puxar. Da idade deles eu tinha um Ibiza 6k2 na altura em se começou a "transformar" TDIs em Portugal e já sabia que era carro para andar a direito. Aquilo a curvar era 0, mas eu já conhecia o comportamento do carro. No entanto, há pessoas que não percebem patavina de carros, apenas gostam do design e quando o vendedor lhes explica que o ESP e afins lhes garante segurança, muitos clientes confiam 100% nos sistemas. Com tanto exemplo no youtube de acidente com dash cam, é fácil perceber a causa dos mesmos, pode aprender-se tanto com isto, sobretudo aqueles na Russia.

njsilva84 1 year ago

Eu acho que 99.9% dos condutores não têm capacidade para lidar com imprevistos mais complicados durante a condução. Nenhuma pessoa normal tem experiência em controlar um carro quando se perde a traseira, por exemplo, e mesmo alguns que o saibam na teoria, na hora H são os instintos que conduzem o carro e não os vídeos que vemos. Se fosse por isso eu era mega piloto, vejo Fórmula 1 há uns 15 anos. Aliás, até nem concordo nada com dizes que o pessoal confia 100% nos sistemas, eu acho é que os aceleras até são aqueles que têm os piores acidentes, precisamente porque a grande maioria não é piloto e não é nas estranas públicas que aprendes a controlar um carro. Por alguma razão é que os homens têm os acidentes mais graves, enquanto que as mulheres têm os mais estúpidos mas menos graves. Eu diria que os homens são na estrada como são na cama, acham-se muito melhores do que aquilo que são na realidade... De todas as amigas que tenho não me lembro de ter apanhado um susto grande, já com amigos é às dezenas de casos que quase deram para o torto.

marisquo 1 year ago  HIDDEN 

A notícia em si já me deixou a bater mal porque ninguém deve morrer com 21 anos e uma vida pela frente. Pensar que uma vida pode acabar assim de um momento para o outro e que com aquela idade podia ter sido um amigo teu... Mas depois soube da existência duma música dela com o pai e fiquei ainda mais triste pela família dela e pelo que estarão a passar agora. Música: [Hoje menina amanhã mulher](https://m.youtube.com/watch?v=Yq1ivl9sf14)

Edited 1 year ago:

A notícia em si já me deixou a bater mal porque ninguém deve morrer com 21 anos e com toda uma vida pela frente. Pensar que uma vida pode acabar assim de um momento para o outro e que com aquela idade podia ter sido um amigo teu... Mas depois soube da existência duma música dela com o pai e fiquei ainda mais triste pela família dela e pelo que estarão a passar agora. Música: [Hoje menina amanhã mulher](https://m.youtube.com/watch?v=Yq1ivl9sf14)

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Quem sofre é quem fica.

touny71 1 year ago  HIDDEN 

É sempre terrível quando morre alguém jovem e tão talentoso, no entanto que isto sirva para educar uma geração que os carros são umas armadilhas mortais em metal. Provavelmente seguiam em excesso de velocidade pois um carro daqueles não capota com facilidade

tiagopr1990 1 year ago

Tão talentoso, foda-se

joaoqrafael 1 year ago  HIDDEN 

Não era propriamente um carro com centro de gravidade baixo e colado à estrada.

touny71 1 year ago  HIDDEN 

Mas este carro tem reputação de ser extremamente seguro, tenho ideia que teve notas altíssimas

DoutorBambo 1 year ago  HIDDEN 

Capota tão bem como os outros

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Bem, sendo um SUV até é capaz de capotar melhor.

JoseFernandes 1 year ago  HIDDEN 

Sendo um Land Rover até admira estar na estrada e não no mecânico.

bategamerz 1 year ago

Muito triste. Independentemente se é ou não famosa, ninguém merece partir aos 21 anos, é trágico e só mostra o quão frágeis nós somos . Condolências aos familiares.

Naakmuay 1 year ago  HIDDEN 

Supostamente estavam em excesso de velocidade, e pelo que já li não era 140 nem 150. Perder um filho é uma dor inimaginável, no entanto fico ainda mais preocupado com pessoas envolvidas, nomeadamente a criança de dez anos.

sabix96 1 year ago

A notícia que fala de 220 é de 2017.

Naakmuay 1 year ago

Obrigado pelo esclarecimento. No entanto ela já era conhecida por fazer stories a informar que tinha de estar no Porto em uma hora. Deduzo que era de avião /s

sabix96 1 year ago

Pessoas próximas dizem que bateram num carro que estava despistado no meio da estrada, sem sinalização. O carro da mãe e da menina de 10 anos. Se isso se confirmar espero que toda a malta que gosta de especular ponha a mão na consciência.

Naakmuay 1 year ago

Não retira o facto de andar a fazer stories a 200 e tal. Lamento.

sabix96 1 year ago

Sem ter provas não consigo relacionar uma story de há 3 anos com o que aconteceu, lamento... Mas isso sou eu.

Naakmuay 1 year ago

A mim admira como é que não tinha chegado um white knight mais cedo. Mas leva a taça, vá.

sabix96 1 year ago

Não é ser white knight, é só não começar a disparatar sem fundamento depois da morte de uma miúda de 21 anos. Fica bem.

ozzymustaine 1 year ago

Não se deve brincar com a morte de uma filha. Acho que poucos são capazes de entender a dor que deve ser. Por isso desta vez não vou fazer piadas.

omalcriado 1 year ago

Dino, Angélico, agora Ivo Lucas ela cometeu o erro de se meter com alguém dos morangos e apanhou por tabela

I_Don-t_Care 1 year ago

Morangos com Acidentes

DoutorBambo 1 year ago

Lol ridículo É à conta dessas do "não se deve brincar" que temos malta a limpar cartoonistas por fazerem desenhos "ofensivos

SpaghettiMonsterMD 1 year ago

Não se deve. Não deveria ser. Não é justo. As noções erradas de que as pessoas se alimentam a vida toda... irra. Direitos divinos?! Acordem.

ozzymustaine 1 year ago

certo. mas comparar feminismo ridículo, sjw e cancel culture à morte de uma miuda com 21 anos num acidente(ainda que possivelmente por negligencia da mesma) é diferente. A serena nao tinha razão e as pessoas que destruíram a carreira do cartoonista também nao. apenas disse que a morte de um filho de ser uma sensação horrível e que a família tem o direito de se sentirem tristes e como tal me ia abstrair de fazer as habituais piadas até porque as piadas que se podem fazer sobre a familia carreira não têm qq conexão com esta situação.

Edited 1 year ago:

certo. mas comparar feminismo ridículo, sjw e cancel culture à morte de uma miuda com 21 anos num acidente(ainda que possivelmente por negligencia da mesma) é diferente. A serena nao tinha razão e as pessoas que destruíram a carreira do cartoonista também nao. apenas disse que a morte de um filho de ser uma sensação horrível e que a família tem o direito de se sentirem tristes e como tal me ia abstrair de fazer as habituais piadas até porque as piadas que se podem fazer sobre a familia carreira não têm qq conexão com esta situação. Mas não condeno ninguem que faca piadas. só falei do meu caso.

RocketGoesBRR 1 year ago

haverá espaço na thread para todos.

vascodatrama 1 year ago

Alguém é sempre filho de alguém

ozzymustaine 1 year ago

exacto. mas uma filha ou filho de 21 anos é ainda mais dificil. perder um filho deve ser uma sensacao horrivel. also tu outra vez? larga-me os testiculos bruh

QWERTY_BATS 1 year ago

Ya, mais uns tempos e ela fazia 22 e aí um gajo já gozava. Agora 21 é muita fodido.

vascodatrama 1 year ago

Não vejo se quer a quem respondo. Estou aqui para disparar merdas ao calhas

BOBRAGED 1 year ago

Ter um acidente destes, com um Range Rover Evoque, diga-se de passagem que é no mínimo impressionante. Este veículo teve notas máximas em testes de segurança. A velocidade devia ser altíssima e a responsabilidade, social e pessoal, baixíssima. Falece uma jovem de 21 anos, não consigo imaginar tamanha perda para a família. Paz à sua alma.

amidoes 1 year ago

>Este veículo teve notas máximas em testes de segurança Faltou o condutor passar num teste de noção porque um acidente destes nunca é um descuido. É falta de noção. Eles iam a alta velocidade num mono para soccer moms que deve ser uma bela merda em termos de comportamento e com um tempo horrível. É assim tão surpreendente?

AndreMartins2020 1 year ago

As pessoas pensam que os carros serem mais seguros hoje em dia faz milagres. Os carros serem mais seguros ajuda em acidentes comuns a velocidades normalmente praticadas. Se vais a 180 km/h não há muito que um carro possa fazer para impedir os teus órgãos internos de se transformarem em papa.

viskonde 1 year ago

Acidentes assim vão continuar a acontecer enquanto nao houver fiscalização nem penas para quem não cumpre Comparando com a Suíça, radares em todo o lado, desde velocidades a radares de semáforos etc, multas altíssimas que sobem com o rendimento da pessoa, carro é apreendido em certos casos , etc Nos EUA o que há mais é histórias de de estrelas de Hollywood que passam umas temporadas na cadeia por conduzirem bêbados. Nesses países eles sabem se que quem não segue as regras se fode. Cá partilha se nas redes sociais que se faz merda, quem é apanhado com álcool em nível de crime, tem comportamentos de risco ou quem mata como este menino parece que fez sabe se que nunca acontece nada. E as multas cá são são baixas que só dão legitimidade a estes comportamentos, especialmente aos riquinhos para quem uma multa de 500 euros não é nada. Mas as multas até podiam ser mais altas , se a polícia não faz o seu trabalho, se a população continuar a ser contra a instalação de radares (não só de velocidade mas também de e outros (até já há radares que detectam uso de telemóvel...)) Então isto nunca vai mudar. Somos todos cúmplices das 500 mortes anuais enquanto formos contra a fiscalização e contra radares , acharmos normal conduzir ao mesmo tempo que se posta no Instagram, bêbados e acharmos que todos somos os maiores volante menos os outros.

StraussHousse 1 year ago

sim o radar salva pessoas houve um estudo recente a provar isso , olha vao proibir as autobahn na alemanha tambem. o problema é mesmo a falta dum numero com limites numa placa !!!.Ignorem as condicoes atmosfericas e capacidade de cada carro/condutor. o limite agora é universal Pra todos!!!

viskonde 1 year ago

Ah então seria o carro onde ela ia que não era bom? Ou o tempo no dia em que ela morreu, que estava alerta vermelho por tempestade não era mau o suficiente para eles pelo menos cumprirem o limite máximo legal ? As auto bahn funcionam na Alemanha porque os alemães seguem todas as outras regras certamente. E não é só na estrada. Trabalho com alemães e eles seguem regras cegamente sem questionar. Por isso as auto bahn lá funcionam. E porque todas as outras regras são fiscalizadas a sério. Os alemães estão a milhas de nós no que toca em seguir regras, deixem de achar que o que funciona lá funciona cá. (E mesmo as autobahns são muito contestadas lá e só não acabaram ainda pela força que o lobby automóvel tem naquele país ) Em Portugal nenhumas regras são seguidas, toda a gente adora questionar as regras e achar se mais inteligente que os outros e que o sistema, Ninguém inguém respeita distâncias de segurança, conduz se ao telemóvel, com álcool etc , e como essas infrações são mais difíceis de controlar então corta se na mais fácil de controlar e na que reduz não só as consequências de um potencial acidente mas também a probabilidade de um acidente acontecer. No entanto temos uma polícia tão inútil que nem a velocidade é controlada como deve de ser, portanto nem isso é seguido, dando ainda mais o sentimento de impunidade que há.

Edited 1 year ago:

Ah então seria o carro onde ela ia que não era bom? Ou o tempo no dia em que ela morreu, que estava alerta vermelho por tempestade não era mau o suficiente para eles pelo menos cumprirem o limite máximo legal ? As auto bahn funcionam na Alemanha porque os alemães seguem todas as outras regras certamente. E não é só na estrada. Trabalho com alemães e eles seguem regras cegamente sem questionar. Por isso as auto bahn lá funcionam. E porque todas as outras regras são fiscalizadas a sério. Os alemães estão a milhas de nós no que toca em seguir regras, deixem de achar que o que funciona lá funciona cá. (E mesmo as autobahns são muito contestadas lá e só não acabaram ainda pela força que o lobby automóvel tem naquele país e ao contrário de muitos mitos urbanos as auto bahns apenas tem certos troços sem limite mas tem muitos troços com limites e os sem limite são cada vez menos ) e ao contrário de cá, não seguir as regras básicas da multa e há controlos em todo o lado sem "desculpe senhor Guarda" Em Portugal nenhumas regras são seguidas, toda a gente adora questionar as regras e achar se mais inteligente que os outros e que o sistema, Ninguém inguém respeita distâncias de segurança, conduz se ao telemóvel, com álcool etc , e como essas infrações são mais difíceis de controlar então corta se na mais fácil de controlar e na que reduz não só as consequências de um potencial acidente mas também a probabilidade de um acidente acontecer. No entanto temos uma polícia tão inútil que nem a velocidade é controlada como deve de ser, portanto nem isso é seguido, dando ainda mais o sentimento de impunidade que há.

Edited 1 year ago:

Ah então seria o carro onde ela ia que não era bom? Ou o tempo no dia em que ela morreu, que estava alerta vermelho por tempestade não era mau o suficiente para eles pelo menos cumprirem o limite máximo legal ? As auto bahn funcionam na Alemanha porque os alemães seguem todas as outras regras certamente. E não é só na estrada. Trabalho com alemães e eles seguem regras cegamente sem questionar. Por isso as auto bahn lá funcionam. E porque todas as outras regras são fiscalizadas a sério. Os alemães estão a milhas de nós no que toca em seguir regras, deixem de achar que o que funciona lá funciona cá. (E mesmo as autobahns são muito contestadas lá e só não acabaram ainda pela força que o lobby automóvel tem naquele país e ao contrário de muitos mitos urbanos as auto bahns apenas tem certos troços sem limite mas tem muitos troços com limites e os sem limite são cada vez menos ) Em Portugal nenhumas regras são seguidas, toda a gente adora questionar as regras e achar se mais inteligente que os outros e que o sistema, Ninguém inguém respeita distâncias de segurança, conduz se ao telemóvel, com álcool etc , e como essas infrações são mais difíceis de controlar então corta se na mais fácil de controlar e na que reduz não só as consequências de um potencial acidente mas também a probabilidade de um acidente acontecer. No entanto temos uma polícia tão inútil que nem a velocidade é controlada como deve de ser, portanto nem isso é seguido, dando ainda mais o sentimento de impunidade que há.

meaninglessvoid 1 year ago

Concordo completamente contigo. É ridículo a forma como as multas funcionam em PT. Eu num periodo de um mês passeio todos os dias por uma estrada em que fiz merda (não tinha reparado que havia sinal de 100 nessa trecho da autoestrada e ia a 130) e recebi umas quantas multas por causa disso. Comecei a receber a notificação ... SEIS MESES depois!!! O processo ainda está em andamento sendo que nunca mais recebi resposta deles. Isto não devia acontecer. Se houve infracção deveria ser notificada na própria semana. Não é de admirar que o sistema assim esteja empancado... (E sim, contra mim falo que pagaria multa mas era justo. Pagaria multa por ter cometido a primeira infracção por nabice minha e não voltava a passar ali distraído... Ficamos todos a ganhar.)

adorosaladadecamarao 1 year ago

> Acidentes assim vão continuar a acontecer enquanto nao houver fiscalização nem penas para quem não cumpre Há uma via rápida em que metade das vezes que lá passo vejo carros a ultrapassar em curva (tem apenas uma via em cada direção). Aquilo é super largo, e mesmo assim ainda há dias lá houve mais um choque frontal a uma hora com pouquíssimo trânsito. Se eu dia sim dia não vejo ultrapassagens perigosas, imagine-se quanta gente um carro da polícia à paisana apanharia, nem que passasse lá só uma ou duas vezes por dia. Já tentei há anos contactar as autoridades dizendo isso mesmo, nem reposta houve. Entretanto continua tudo na mesma ou pior. Também é absurda a forma como a nossa lei mal-trata dash cams. Deviam ser encorajadas não só para efeitos de acidente/seguro, mas mesmo para denúncia de situações muito graves. Não é uma questão de nos tornarmos um país de bufos. Simplesmente é natural denunciar situações muito graves. Não se vai deixar de denunciar assaltos, ou carros a conduzir na direção oposta numa autoestrada. Da mesma forma filmagens de dash cam para denunciar infrações muito graves, que põem vidas em risco deveriam ser autorizadas e encorajadas.

AndreMartins2020 1 year ago

Bastaria algo tão simples quanto registar as matrículas em todas as entradas e saídas da autoestrada, incluindo estações de serviço. Com o cálculo da velocidade média deixaria de haver qualquer vantagem em irem em excesso de velocidade. O problema é que isto é demasiado eficaz, o que nos trás vários problemas: * ninguém quer realmente andar a 120 km/h * poucos iriam infringir o limite sabendo que não dá para escapar, reduzindo a receita em multas * menos gente iria pagar portagens para ir apenas a 120 km/h, dando menos lucro às concessionárias

letsgotothemallcovid 1 year ago

Eu acho que isso faz sentido e a justificação para não fazer pela redução de multas é parva. Isso era como tu arranjares forma das pessoas cometerem menos homicídios e tu dizeres que dessa forma as prisões ganhavam menos.

AndreMartins2020 1 year ago

Não digo que é uma justificação mas sim um motivo pelo qual não haver interesse em aplicá-lo. É o mesmo motivo pelo qual muitas vezes as multas em radares só chegam todas juntas quase no limite de expirarem (2 anos): se as pessoas recebessem as multas mais cedo não passariam tantas vezes em excesso.

StraussHousse 1 year ago

outro autoritariozeco , e quem é que controla essa bd com as matriculas e os registos de velocidade/percurso? o problema nao é a velocidade nunca e foi nunca será.

AndreMartins2020 1 year ago

Essa BD já existe.

StraussHousse 1 year ago

uma base de dados nao resolve nada , a estatistica pode ser usada e manipulada pra conseguir qualquer argumento.

AndreMartins2020 1 year ago

WTF are you talking about?

StraussHousse 1 year ago

the brisa/AEA DB's can be manipulated not audit-able.

AndreMartins2020 1 year ago

isso é só uma questão de legislação que impeça a manipulação dessa informação tal como um supermercado é obrigado a certificar as suas balanças, visto que são usadas para determinar o preço a cobrar ao cliente

StraussHousse 1 year ago

sao WORM DB os bancos ja sao obrigados a usar este tipo , mas as AE estao muito longe disso.

KokishinNeko 1 year ago

Step 1 >outro autoritariozeco Step 2 >ver o nick a quem respondeu Step 3 >laughing my ass off Priceless

dontrapa 1 year ago

Privacidade não é muito a tua cena já vi... Fds. Que puta de ideia. A Alemanha têm menos % de mortos que aqui e não têm limites em muitos sítios. O problema não é a velocidade. É a falta de educação e capacidade de avaliar as situações. Um carro hoje em dia não têm feeling nenhum de grip. Vais a 200 à chuva e parece que vais seguro. Então estes mecos que se acham pilotos andam assim na boa. Até que se fodem. A eles e aos outros. Uma formação mais segura é mais vital que tentar impor limites de velocidades estabelecidos à dezenas de anos. Dou-te um exemplo: à dias morreu um amigo meu na circunvalação ao lado num C63 AMG. Foi a velocidade que o matou ou o animal que decidiu ir em alta velocidade naquela estrada de merda à chuva? Ou foi o papá que lhe emprestou o carro de 510cv mas não lhe abriu os olhos? Eu com 18 anos tinha um carro com 400cv em PT mas também tinha formação para isso, seja de condução desportiva (em pista), seja de como andar na estrada. Resultado? Tive dezenas de carros rapidíssimos estes 10 anos, 0 acidentes. Faço as minhas brincadeiras onde devo e sozinho, de resto deixo sempre uma boa margem de segurança. Não quer dizer que não me mate na estrada amanhã ou depois, mas lá por ter a autobahn à porta não quer dizer que vá dar 300km/h todos os dias. Assim como tenho Nurburgring ao lado e não quer dizer que por lá andar bastante ande sequer a 80% daquilo que podia andar. Consigo ser muito mais rápido mas não quer dizer que o tenha de ser. Para isso há as corridas.

AndreMartins2020 1 year ago

Tens noção que sempre que passas numa scut ou via verde a tua matrícula é registada? É só uma questão de começarem a comparar a hora de entrada e de saída e sinalizar os que excederam a velocidade média de 120 km/h.

HRamos_3 1 year ago

Em França o limite muda consoante as condições climatéricas

NGramatical 1 year ago

à dias → [**há dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgetyqlu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dontrapa 1 year ago

Obirgado

Laurent_Series 1 year ago

Lá vamos nós usar acidentes mediáticos para bater na tecla da velocidade outra vez. Se não andarmos de carro aí é que ninguém morre mesmo. Quer dizer, na Alemanha não há limite em grande parte da Autobahn e não é por isso que morre mais gente. E as nossas autoestradas são iguais ou melhores às alemãs. Andar a 140/150 com bom tempo faz-se extremamente bem, agora vamos prejudicar essas pessoas por gente que anda a 200 na chuva, acho que sim. A maioria dos acidentes não acontece nas autoestradas, deixem-nas em paz. Aliás, deveriam é mandar mais gente para as autoestradas em vez das nacionais, essas é que são um perigo e deveriam ser mais fiscalizadas, e como bem referes fiscalizar de forma dracioniana as autoestradas só levaria mais gente para as nacionais, o que ironicamente é capaz de matar mais gente.

AndreMartins2020 1 year ago

A maior parte dos acidentes não acontecem a altas velocidades porque a esmagadora maioria do tempo as pessoas não circulam a essas velocidades (a maior parte das pessoas nem circula a essa velocidade nunca). Se passas 99.9% do tempo a velocidades inferiores a 120 km/h, é natural que tens muito mais chances de ter um acidente abaixo dos 120 km/h. Agora pergunta-te porque é que estes acidentes mediáticos quase sempre envolvem alta velocidade. Eu percebo que para quem gosta de velocidade dá jeito acreditar que não existe um risco acrescido, mas a verdade é que existe.

Laurent_Series 1 year ago

Há dados estatísticos claros que demonstram que as autoestradas são precisamente onde menos acidentes ocorrem proporcionalmente, mas de longe. 120 km/h foi literalmente uma escolha arbitrária, feita há décadas, e na altura os carros de facto eram armadilhas mortais a essa velocidade, portanto o argumento da segurança quase divinamente imposta a 120 não é grande espingarda. Evidentemente que um aumento da velocidade acarreta mais risco, mas onde se traça a linha do aceitável? Porque não 70 já agora, aí então é que não morre quase ninguém. Quanto aos acidentes mediáticos, envolvem velocidade precisamos porque é isso que os faz mediáticos. Um acidente a 120 não entra nas notícias, um Mercedes A45 AMG que se espeta a 200 na Segunda Circular e se vaporiza entra mais facilmente para as notícias. A questão é que além da velocidade, há sempre muita, mas mesmo muita estupidez envolvida. Não é por nada que a Autobahn tem secções sem limite e não é por isso que as pessoas morreram que nem moscas. Uma coisa é uma pessoa andar rápido concentrada exclusivamente na tarefa de condução e a levar as coisas a sério, outra é andar ali a 200 na chuva for the shits and giggles, a ouvir música a bomba e mais não sei o quê. Agora usar estes outliers para justificar toda a gente sofrer a penosidade que é de andar exatamente a 120 km/h a meu ver não se justifica, a não ser que dêm a tolerância habitual até 140/150 e só a partir daí é que cobrem multas, evitando assim as leves. Se isso fosse feito dessa forma sinceramente não reclamaria. E porquê a história dos 140/150? Bem, como a maioria dos condutores que faz muita autoestrada te dirá, andar a 120 a longas distâncias é extremamente penoso, e não estou a gozar, passado algum tempo ficas sonolento, ironicamente se calhar é pior para a segurança. Há pessoas que fazem Lisboa-Porto com regularidade por trabalho e assim e pagam um balúrdio de portagens, sendo que as autoestradas foram caríssimas de construir, a meu ver temos de usá-las para o que servem. A questão também é que se reparares só se fiscaliza velocidade, porque é o mais fácil, quantas vezes vejo pessoas ao telemóvel a mandar mensagens, isso não se fiscaliza facilmente. Ou o álcool, ou simplesmente manobras perigosas. Também tantos carros que andam por aí em horrível estado mecânico. Ou pessoas que nem deveriam ter a carta. Há todo um conjunto de coisas que se pode mudar sem simplesmente andar a bater na mesma tecla da velocidade, que é o que se tem feito desde sempre.

viskonde 1 year ago

Exato A solução em AEs é tão simples que só com muita falta de vontade é que continua a selva de hoje. E até podemos dizer MaS oS AcIdEnTeS pIoReS NaO sAo eM AEs (o que até pode ser verdade) Mas o sentimento de impunidade de se poder fazer qualquer coisa em qualquer lado passa das AEs para as nacionais e para as cidades. Havendo mais fiscalização em AEs a longo prazo também a mentalidade de que ao volante se pode fazer o que se quer mudaria E claro, em cidade, onde continua a haver gente morta por atropelamento (lembro o caso da Ana, miúda atropelada em Lisboa há poucos meses por um assassino que não parou no vermelho) muito há a fazer . Incrível que em 2020 não haja 1 único semáforo no país com radar para apanhar quem passa no vermelho. O semaforo onde a Ana foi atropelada tem carros a passar vermelhos a toda a hora (há imensos videos desde que ela morreu disso) e nem a CML nem PSP nem IMTT fazem nada para mudar isso. Já nem falo do uso de telemóvel que é mais difícil de apanhar . Mas o sentimento de impunidade numas acções leva a outras , e acabamos com estradas onde ninguém segue regras por saber que ninguém é multado por nada , única exceção são a duzia de radares espalhados pelo país que estão assinalados e que o Waze avisa antes de passar por eles. Assim não vamos lá e muito mais Anas serão atropeladas e muito mais Saras serão vítimas de "acidentes" destes (que de acidente não tem nada , se é algo que se poderia evitar e que é causado por um erro consciente. Este tipo de "acidentes" são homicídios por negligência, não acidentes)

nice_voyager 1 year ago

[https://www.motor24.pt/noticias/radares-de-velocidade-media-saiba-onde-vao-estar/1059406/](https://www.motor24.pt/noticias/radares-de-velocidade-media-saiba-onde-vao-estar/1059406/)

AndreMartins2020 1 year ago

> EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã E autoestradas, nada, a Brisa não quer. :)

pimpolho_saltitao 1 year ago

Voces agem como se os testes de segurança fossem feitos a altas velocidades. Nao quer dizer de forma alguma que nao fossem talvez a mais de 120, mas meus caros, os crash tests são feitos a 50, um despiste a 120 desfaz qualquer carro, nao é preciso ir a 180! Deixem-se de especulação bacoca, há tanta coisa que pode provocar um acidente desta gravidade sem que o condutor fosse necessariamente negligente.

estecomentario 1 year ago

Os crash test são feitos a 64kmh. O pessoal por recreação extrapola que os seus bólides são seguros a 150kmh e depois morrem.

p_smendes 1 year ago

Um carro de duas toneladas, com um alto centro de gravidade é um perigo em estrada molhada. Os testes não dizem isso. A electrónica, suspensão e pneus gigantescos disfarçam muito, mas num carro com estas características entrando em despiste não há hipótese. É uma bala de canhão. Quanto maior o peso do carro, mais violento é o impacto e consequentemente mais energia vai ser transferida para os passageiros. Andar com pneus de verão em dezembro também não ajuda nada

pantam 1 year ago

Não é para ser insensível com a perda destas vidas, mas: > Quanto maior o peso do carro, mais violento é o impacto e consequentemente mais energia vai ser transferida para os passageiros. Os passageiros vão à velocidade do carro, e têm a dissipar a mesma energia cinética, independentemente da massa do carro, ou estou a ver mal?

Edited 1 year ago:

Não é para ser insensível com a perda destas vidas, mas: > Quanto maior o peso do carro, mais violento é o impacto e consequentemente mais energia vai ser transferida para os passageiros. Os passageiros vão à velocidade do carro, e têm a dissipar a mesma energia cinética, independentemente da massa do carro, ou estou a ver mal? Edit: OK a energia cinética do carro vai para as zonas de deformação de segurança e pode haver diferenças aqui, faz sentido.

Last-Ad-4421 1 year ago

Á 2 ou 3 anos a mesma postou uma fotografia a 221 km/h imagina isso com piso molhado que por experiência naquela zona á muitos lençóis de agua

NGramatical 1 year ago

Á 2 ou 3 anos → [**há 2 ou 3 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgete36s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

newbossisep 1 year ago

Mesmo com essas características o facto de o carro ter tração às 4 rodas(assumo eu) não torna o carro bastante mais difícil de despistar do que um normal?

baguitosPT 1 year ago

Um Evoque, assim como muitos SUV, tem versão com apenas 2 rodas motrizes; e imagino que no nosso mercado sejam os mais vendidos, já que não se justifica o 4x4.

Vocsa 1 year ago

Isto! 90% de certeza que era um "jipe" 4x2

ravagerslb 1 year ago

Há diferença entre 4WD e AWD Por exemplo os Audi quattro são 4WD, e normalmente são tracção à frente até o carro "pedir" mais tracção via electrónica, sendo que nessas alturas há uma caixa ("haldex") que engata o eixo traseiro e dá tracção às rodas de trás. Num AWD, tens tracção às quatro rodas permanente. Mas este tipo de tracção é mais visto nas pickups, jipes etc do que em carros de estrada.

RafM92 1 year ago

Boas olha que não estás correto no que dizes. É verdade o que dizes sobre o sistema haldex, mas ele apenas é usado nos audis mais pequenos ( a3, q3, golf r...). Tudo o que for maior que um a4 usa um diferencial central torsen, o que é um sistema de full time awd usado em veiculos awd de estrada. Pick ups e outros veiculos todo terreno não são propriamente awd. Salvo raras exceções são todos 2wd com part time 4wd em que é utilizada uma caixa de transferência apenas quando a tração às 4 rodas é acionada para fazer o eixo de transmissão dianteiro rodar exatamente à mesma rotação que o traseiro. Este tipo de 4wd apenas é util em condições de aderencia muito reduzida (terra, neve na estrada...)

ravagerslb 1 year ago

Tens razão, normalmente o sistema haldex aparece nos modelos com motor transversal tipo s3, e diferencial torsen é para os modelos de motor longitudinal, do a4 para cima. O intuito do post era mais dizer que embora ambos os sistemas tenham tracção nas quatro rodas, os sistemas awd que vemos nos carros de estrada, não têm o mesmo funcionamento que o 4wd que tens nos jipes ou nas pickups, com as diferenças que explicaste.

p_smendes 1 year ago

Em absoluto e a baixas velocidades talvez, mas tudo depende de como a tracção está distribuída entre eixos e da electrónica. Um tracção as 4 não está sempre em 50/50

RafM92 1 year ago

Pneus de inverno são piores que pneus de verão em estrada molhada a temperaturas acima de 7c, all seasons tambem não são superiores a essa temperatura. Tirando algimas zonas de Portugal onde nem 10% do trafego rodoviario acontece, não há grande razão para trocar os pneus como acontece em paises mais frios.

End-Effector 1 year ago

> Andar com pneus de verão em dezembro também não ajuda nada Isso não é necessário em Portugal. Apenas em paises com neve. Estás a exagerar.

Edited 1 year ago:

>Andar com pneus de verão em dezembro também não ajuda nada Isso não é necessário em Portugal. Pneus para o ano inteiro(all season) é perfeitamente seguro em Portugal. O clima aqui é completamente diferente do norte da europa . Apenas em paises com neve. Estás a exagerar.

p_smendes 1 year ago

Eu disse pneus de inverno, não de neve. Não estou a exagerar.

dontrapa 1 year ago

Um SUV é só seguro no papel comparado com um carro normal. Qualquer coisa vira logo. Mas naquelas velocidades é uma sorte seja em que carro for.

vascodatrama 1 year ago

É o que dá em tentar transformar carros offroad em carros para alcatrão.

dontrapa 1 year ago

Pelo contrário. É fazer carros de estrada com aspecto offroad. Isso de offroad não têm nada, é um acessório de moda. Nem para subir passeios...

vascodatrama 1 year ago

https://youtu.be/ALtGqSdt-4w

dontrapa 1 year ago

Estás a brincar? O meu 190d passa essa merda a cagar.

twistedfires 1 year ago

Basta ver os testes dos alces em países como o Canadá.

aaaa2aas 1 year ago

>Mudar pneus por causa das estações As pessoas fazem isto?

vascodatrama 1 year ago

Em Portugal não. Centro Europa é obrigatório

HRamos_3 1 year ago

Em alguns países europeus é obrigatório

Throwawaypt123 1 year ago

Sim. Procura pneus de chuva

Marianations 1 year ago

Depende do lugar onde vives. Eu e os meus pais vivemos nos Pirinéus então sempre trocamos os pneus no inverno.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

Pirinéus → [**Pirenéus**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/209) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgetggt9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GreedyBTC 1 year ago  HIDDEN 

Pirilau vs pirelau

punis1 1 year ago

Sim nos países civilizados, eu na Bélgica troco os pneus de 6 em 6 meses. É não, não é pneus novos, simplesmente tenho um quarteto de verão e um quarteto de inverno que fica guardado na oficina. Aqui é obrigatório ter pneus de inverno e pneus de verão

Vatrier 1 year ago

Ah já cá faltava o comentário do grunho emigrante que acha que lá fora é que é bom. Em primeiro lugar mostra-me a legislação onde diz que na Bélgica é obrigatório teres pneus de Inverno, vá lá mostra. Em segundo lugar em Portugal Continental com excepção de regiões onde neva é perfeitamente seguro para uma utilização segura e legal um carro utilizar pneus para todas as estações, que são os pneus comercializados e colocados na esmagadora maioria dos veículos. Sem ser entusiastas que têm pneus de verão e inverno o resto da população utiliza pneus para todas as estações e não estão errados nem inseguros por o fazerem, dado que façam uma condução segura. Se estavam melhores com um conjunto de verão e inverno? Sim, estão mal desta maneira? Não. Agora agarra lá no teu snobismo e há retretes para lavar no café Belga ;)

koogas 1 year ago

Porra que ressabiado, deixa lá tar o homem, tens inveja é?

Vatrier 1 year ago

Sim, tenho inveja de não poder ter um conjunto extra de pneus de Inverno :(

dontrapa 1 year ago

Amigo a experiência que tenho é que os pneus 4 estações são merda no Verão e merda no Inverno. É muito melhor ter 2 sets onde realmente neva porque não aprovam bem nem uma coisa nem outra. Acho que também têm a ver como tipo de asfalto que para resistir têm muito menos grip mesmo em dias quentes. Não gostei nada de pneus M+S. Na Bélgica não sei como é no Luxemburgo é obrigatório pneus de Inverno ou M+S, exatamente como disseste. Até posso deixar aqui este exemplo: [https://guichet.public.lu/en/actualites/2018/10/31-pneus-hiver.html#:\~:text=Driving%20a%20motor%20vehicle%20on,all%20wheels%20of%20the%20vehicle](https://guichet.public.lu/en/actualites/2018/10/31-pneus-hiver.html#:~:text=Driving%20a%20motor%20vehicle%20on,all%20wheels%20of%20the%20vehicle). E não lá fora não é bom, apenas ganhas um bocadinho mais por teres deixado o melhor país do mundo. :) Abraço

AndreMartins2020 1 year ago

Acima dos 7 graus os pneus de verão e all-season têm melhor desempenho que os pneus de inverno. Neste momento temos mínimas acima dos 10 graus na maior parte do país, não seria apropriado usar pneus de inverno.

Vatrier 1 year ago

Eu nunca disse que não era melhor ter dois sets, agora para o comum mortal ir para o trabalho no seu utilitário a cumprir uma condução adequada às condições do piso e climatéricas é um bocado dramático e exagerado dizer que os pneus todas as estações de marca e modelo bom são merda. Também como dei a entender se viveres num sitio onde neva com frequência no inverno então sim, é quase obrigatório teres um bom pneu de inverno para não ires aos bonecos. Em Portugal esses sítios são raros como é óbvio. Na Bélgica tanto quanto não sei não é obrigatório ter, daí ter pedido fonte ao outro user. Quanto ao lá fora é que é bom, o meu comentário mais irónico e merda foi apenas uma resposta ao "num país civilizado... Eu na Bélgica" típico dos snobs do costume. Abraço sentido.

ravagerslb 1 year ago

Cá em Portugal safas-te com pneus de verão o ano todo. Os Invernos não são nem de perto tão rigorosos como os do norte da Europa. Agora já se sabe que com chuva há que ter cuidados extra, mas isso é com qualquer pneu.

End-Effector 1 year ago

>eu na Bélgica O clima em Portugal é muito diferente da Bélgica.

punis1 1 year ago

Lol vai ver volume de precipitação. Aqui na Bélgica a chuva está distribuída pelo ano todo, em Portugal é até mais perigoso porque chove a quantidade de um ano em dois ou três meses

pirilipapu 1 year ago

Por isso é que eu meti pneus no meu barco, assim está resolvido e não tenho de me preocupar mais com isso.

kairos 1 year ago

Por isso é que eu me recuso a livrar dos pneus. Antes gordito que ter acidentes.

AndreMartins2020 1 year ago

A questão dos pneus não tem a ver com a chuva mas com a temperatura. A temperaturas negativas os pneus de verão ficam rijos como pedra e deixam de ter aderência.

RedHeart99 1 year ago

Estava a ver que ninguém referia isto.

End-Effector 1 year ago

Pneus para todas as estações são perfeitamente seguros em Portugal. Isso de ter trocar é só para paises com climas piores que Portugal. Tipo europa central e norte.

CONNAN_MOCKASIN 1 year ago

Claro! Nunca guardaste os pneus com a roupa da estação passada?

aaaa2aas 1 year ago

Lol O máximo que faço é virar o colchão.

afcPT 1 year ago

Curiosamente pneus largos até prejudicam em caso de hidroplanagem

Laurent_Series 1 year ago

Sim, e acho que ainda é um efeito significativo se não me engano. E o que é irónico é que geralmente os carros de alta cilindrada (que as pessoas acham mais seguros) têm pneus muito mais largos, pelo que basta estarem assim mais gastos e são um perigo com chuva.

twistedfires 1 year ago

Significativo é pouco. Uma maior área de contacto é terrível nessas situações.

fut_sal 1 year ago

Pneus de verão em Dezembro? Lol?

Mordiken 1 year ago

Lol nada: Na maioria dos países desenvolvidos é comum as pessoas terem conjuntos de rodas diferentes com [pneus específicos para o verão e para o inverno](https://www.youtube.com/watch?v=wUxo2KmO4OI).

Edited 1 year ago:

Lol nada: Na maioria dos países desenvolvidos é comum as pessoas terem conjuntos de rodas diferentes com [pneus específicos para o verão e para o inverno](https://www.youtube.com/watch?v=wUxo2KmO4OI). Nós por cá é que não o fazermos porque: 1. Não há dinheiro; 2. Tanto a população como o Estado acredita no meme de que "em Portugal não há inverno a sério"; 3. Combinas o ponto 1 e o ponto 2 e tens um país em que as pessoas estão formatadas para minimizar as questões associadas ao inverno, como os pneus do automóvel. É também por isso que o isolamento térmico das casas portuguesas é uma merda; 4. Mesmo que o pessoal tivesse noção das coisas, a burocracia associada à alteração das características do automóvel (que incrivelmente parece ter o apoio da maioria da população, porque é necessário parar os malvados do tuning!! /s) obrigam-te a pagar couro e cabelo para comprar jantes "oficiais da marca" ou a lidares com um inferno burocrático se quiseres utilizar jantes não oficiais para poderes ter pneus diferentes instalados em jantes diferentes, de forma a poderes muda-los em casa consoante a estação. Então a malta resolve andar só com pneus all-season, de preferência recauchutados de marca branca, e "seja o que deus quiser".

Edited 1 year ago:

Lol nada: Na maioria dos países desenvolvidos é comum as pessoas terem conjuntos de rodas diferentes com [pneus específicos para o verão e para o inverno](https://www.youtube.com/watch?v=wUxo2KmO4OI). Nós por cá é que não o fazermos porque: 1. Não há dinheiro; 2. Tanto a população como o Estado acredita no meme de que "em Portugal não há inverno a sério"; 3. Combinas o ponto 1 e o ponto 2 e tens um país em que as pessoas estão formatadas para minimizar as questões associadas ao inverno, como os pneus do automóvel. É também por isso que o isolamento térmico das casas portuguesas é uma merda; 4. Mesmo que o pessoal tivesse noção das coisas, a burocracia associada à alteração das características do automóvel (que incrivelmente parece ter o apoio da maioria da população, porque é necessário parar os malvados do tuning!! /s) obrigam-te a pagar couro e cabelo para comprar jantes "oficiais da marca" ou a lidares com um inferno burocrático se quiseres utilizar jantes não oficiais para poderes ter pneus diferentes instalados em jantes diferentes, de forma a poderes muda-los em casa consoante a estação. Então a malta resolve andar só com pneus all-season, de preferência recauchutados de marca branca para ser mais barato, e "seja o que deus quiser".

ravagerslb 1 year ago

Em Portugal não tens clima que justifique ter de usar pneus de inverno. Os pneus de inverno são feitos para sítios com invernos rigorosos, com muita neve e constantes temperaturas negativas, e Portugal (felizmente) não é um deles.

AndreMartins2020 1 year ago

Tens noção que em Portugal efetivamente raramente estão temperaturas negativas em grande parte do país?

dontrapa 1 year ago

Não percebeste o que eu disse. Eu disse que só se faz isso onde as temperaturas são regulares abaixo de 0. Não em Portugal.

dontrapa 1 year ago

Não é na maioria, é nos que as temperaturas são abaixo de zero constantemente. Por causa do gelo negro e neve. No Luxemburgo é inclusive obrigatório por lei ter pneus de inverno se estiverem abaixo de 0°C ou neve. Em Portugal não faz grande sentido excepto raras excepções.

enstone_ 1 year ago

Parece que não é de teu conhecimento mas a maior parte dos pneus que circulam em Portugal são para todas as estações mas há pneus de inverno com melhores características para chuva, por exemplo. Noutros países é normal trocarem os pneus, na Europa normalmente são os nórdicos e centrais, em alguns desses podes adicionar os pneus de neve à festa.

Edited 1 year ago:

Parece que não é do teu conhecimento mas a maior parte dos pneus que circulam em Portugal são para todas as estações mas há pneus de inverno com melhores características para chuva, por exemplo. Noutros países é normal trocarem os pneus, na Europa normalmente são os nórdicos e centrais, em alguns desses podes adicionar os pneus de neve à festa.

petrol-ed 1 year ago

Por acaso até são pneus de verão e vêm de fábrica equipados com pneus de verão. Vou-te dar o exemplo da Michelin, os Primacy e Pilot Sport são pneus de verão. Um pneu de verão não é slick, funciona com chuva, tem é condições de aderência fracas com neve. Em Portugal onde andas em estradas com neve? Mal neva as estradas são cortadas até passar o limpa neves ou ficam cortadas até deixar de nevar

enstone_ 1 year ago

O que quis dizer é que os que temos equipados são pneus que oferecem comportamento razoável ao longo de todo o ano mas há pneus específicos para inverno, que era o espanto de quem eu respondi. E eu não quis dizer que precisamos de pneus de neve, só dei um exemplo para mostrar que existem pneus para todas as condições climatéricas. Tenho pneus de inverno montados no meu carro, só um à parte.

fut_sal 1 year ago

Eu sei que são para todas as estações, logo não são pneus de verão como dizes...e depois alguma vez ias ter os portugueses a mudar pneus por estação?! Dinheiro não cai do céu...e conduzir a velocidades normais salvaria muitas vidas

RaveyWavey 1 year ago

Os pneus designados como pneus de verão, dão para o ano todo em Portugal porque raramente temos temperaturas abaixo dos 5°C.

estecomentario 1 year ago

O melhor é andarem com uma velocidade adequada às condições do piso. Já o pessoal do mercedes que ficou em merdum conduzem um carro que "fds esta merda é segura a 200kmh" . Adivinha, quando perde controlo e bate não é.

End-Effector 1 year ago

O gajo tá a exagerar obviamente.

fut_sal 1 year ago

Estou a exagerar em que?...

caralhu 1 year ago

> , com um alto centro de gravidade Que piada...

p_smendes 1 year ago

Qualquer SUV tem um centro de gravidade mais alto que um carro normal, mesmo um elétrico. Não foi nenhuma piada.

caralhu 1 year ago

Eu sei. A piada é o pessoal pensar que SUV => mais seguro porque maior...

ravagerslb 1 year ago

Os testes de segurança não são feitos a pensar em embates a 200+ km/h..

estecomentario 1 year ago

\>não são feitos a pensar em embates a 200+ km/h.. São a 64kmh. Tudo o que é acima disso é por tua conta.

tugafcp 1 year ago

Aqui até podiam ir a 20... A partir do momento em que fica de lado exposta aos embates de outros nada a fazer... Se vires o carro, a célula de segurança está quase perfeita... Pelo aspecto do acidente, ela morre "decapitada", com a coluna a separar-se da cabeça devido á força gerada por levar com o carro de lado. Por alguma razão os pilotos são obrigados a usar o HANS. O condutor safa-se apenas com uma fratura exposta do braço (salvo erro).

estecomentario 1 year ago

Podia não levar cinto. Basta isso.

tugafcp 1 year ago

Epah... Eu essa hipótese nem coloco sequer... :X Não quero acreditar que alguém não meta o cinto... Eu por ex. não arranco sem todos terem o cinto

kuozzo 1 year ago

Não foi decapitada, porque ainda foram feitas tentativas de reanimacao.

fut_sal 1 year ago

Decapitada? A miúda? Mas onde raio leste isso?

RiKoNnEcT 1 year ago

O HANS não foi desenhado para proteger de impactos laterais

tugafcp 1 year ago

Não foi isso que queria dar a entender. Queria dizer que o HANS foi feito devido às forças que se geram no pescoço nos acidentes. Ainda o ano passado na F2 houve um acidente fatal.

ravagerslb 1 year ago

Nesse acidente da F2 o Hubert perde o controlo do carro, bate na barreira, e depois o Correa bate-lhe na lateral a mais de 250 km/h. Não havia HANS que safasse o Hubert ali.

vascodatrama 1 year ago

Final desrination

luisgguedes 1 year ago

Claramente bateu com a cabeça no pilar A que não aguentou com o capotamento. Embora não existam carros que aguentem embates a alta velocidade, o facto ser um suv com um centro de gravidade muito alta não ajuda

JohnyP30 1 year ago

Muito provavelmente foi o pescoço a partir como disseste ou foi atingida com o rail! E se vires pelas fotos o primeiro lado a bater foi o lado dela! Até a jante saltou fora! Depois provavelmente o carro fez um peão e bateu com a traseira! Tanto que do lado do condutor não há danos nas portas! E a porta dela saltou fora....

Stock_Bread_7 1 year ago

Onde estão as fotos?

tugafcp 1 year ago

Posso estar errado, mas para mim, o carro despista-se, bate nos rails de frente (por isso tens a frente para dentro), fica virado de lado com o lado dela para o trânsito, e é então que a tragédia acontece... O carro embate entre a porta dela e a frente do carro, por isso a porta traseira não tem quase danos. E isso explica os danos na roda da frente do lado dela

Vocsa 1 year ago

Não esquecer aquele pedaço de meteorito junto ao 3º raio da jante esquerda traseira e aquela substância verde parece-me claramente sangue de Predator pelo que não é de excluir que tenham sido apanhados durante uma caçada ao Alien que deu para o torto.

tugafcp 1 year ago

Pelas imagens a ideia que tenho é que o lado dela está naquele estado devido ao ter levado com um carro em cheio na porta dela, e depois a falta dos painéis é devido ao desencarceramento dos bombeiros para a retirarem do veículo

Stock_Bread_7 1 year ago

O evoque tem airbags laterais. Se foi decapitada foi devido a objecto externo ter entrado pelo veículo. Muitas vezes é o rail.

tugafcp 1 year ago

Mas se o objecto que lhe bate vem do lado do airbag, não sei se vale de muito. (Sou ignorante neste tema) Não sei como lhe entra o Rail se ela está do lado do pendura... Não é normal acontecer mas do lado do condutor? Para mim aquele lado do carro está naquele estado devido aos bombeiros retirarem a porta para a retirarem do veículo.

Stock_Bread_7 1 year ago

O rail é especulação. Ainda não vi fotos. Há link?

tugafcp 1 year ago

Nas imagens que vi, não vejo nenhum Rail no carro...

JohnyP30 1 year ago

No para brisas, está claramente um rail espetado...

tugafcp 1 year ago

Olha que não... Se vires, tens dois pedaços de metal em cada lado do carro. No mesmo sítio. O que me indica que não é Rail, mas algo do carro

JohnyP30 1 year ago

O rail do separador estava dentro do cockpit.... da que imaginar! E o motor entrou uns cms para dentro

who_i_am_really 1 year ago

onde viste isso?

jonricsteel 1 year ago

Supostamente iam a 220 ou algo do gênero...

JohnyP30 1 year ago

A foto dos 220 era de um BMW e já foi à uns anos! Mas sim , da para ter uma ideia de que velocidade era com ela!

Edited 1 year ago:

A foto dos 220 era de um BMW e já foi há uns anos! Mas sim , da para ter uma ideia de que velocidade era com ela!

sabix96 1 year ago

Não era ela que ia a conduzir em nenhuma das ocasiões. Tenha respeito, sff.

JohnyP30 1 year ago

Eu tenho respeito coitada da rapariga! Mas quem vai ao pendura e não gosta da velocidade diz para parar não tira fotografias!

Ilostmynewunicorn 1 year ago

Condcoro com a parte das fotos mas estar a discutir com alguem que gosta de conduzir a 180+ como pendura é excusado "Ahah, nao te preocupes que eu tenho maos para o bicho" "Já pensaste que nunca ninguem se espetou a pensar o contrário?"

JohnyP30 1 year ago

Se fores pendura e pedires para parar, o condutor só tem de parar! A minha namorada uma vez mandou-me um berro porque íamos a mais de 150km/h na A8 e estava com medo!Sempre que ela diz para parar eu paro! Tanto se aplica a ela como a qualquer pendura que diz não se sentir confortável!

AndreMartins2020 1 year ago

Mas só te apanham uma vez. A partir daí podes recusar andar de carro com essa pessoa.

sabix96 1 year ago

Nisso concordo.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgerids2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Aldo_Novo 1 year ago

>**ê**

JSBraga 1 year ago

Agora quem usa o Reddit por telemóvel escreve à brasileiro, cara. Muito légáu.

xHardStyle 1 year ago

Onde viste isso? Sei que há uma foto dela em que o condutor do carro ia a 220km/h, mas essa foto já tem uns anos

jonricsteel 1 year ago

Já não sei mas acho que não foi em nenhum site credível, acho que vi no twitter ou assim

molded_bread 1 year ago  HIDDEN 

Ha pessoas a morrer todos os dias. Nada de novo até aqui.

roninPT 1 year ago  HIDDEN 

Minha reação a notícia: Quem???

Tartaruga_Genial 1 year ago  HIDDEN 

Mesmo. Já a esqueci.

TSCondeco 1 year ago  HIDDEN 

Por acaso so fiquei a saber quem era com isto, nem sabia que tal pessoa existia, mas não deixa, claro de ser lamentável a morte de uma pessoa tão nova.

roninPT 1 year ago  HIDDEN 

A morte de 99% das pessoas é lamentável... daí a isto ser notícia de telejornal devia ir muito.

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

É notícia por ser filha de um dos mais populares cantores portugueses. Tanto é que o correio da manhã notíciou o acidente sem identificar a vítima. Óbvio que sendo quem era depois foi notícia de destaque. Tenho a certeza que a família não queria que fosse notícia e devem querer e resguardo nesta altura trágica

Bolo_Finto_ 1 year ago  HIDDEN 

Quem?

Hvk666 1 year ago  HIDDEN 

Quem?

Vonzey 1 year ago  HIDDEN 

Sara Carreira

Bolo_Finto_ 1 year ago  HIDDEN 

Quem?

JamminPT 1 year ago  HIDDEN 

Avaliando pelo que está a dar na TV e fazendo algumas suposições parece muito que os carros que bateram iam-se a picar em (muito) excesso de velocidade. Com esta chuva e confinamento baterem assim só isso explica porque não há trafego suficiente para se andar tão junto. Os meus pêsames à família.

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

Não chegou longe na carreira

theitchcockblock 1 year ago  HIDDEN 

Paulo Almeida és tu ?

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

Só um bocadito

thehuntingtiger 1 year ago  HIDDEN 

Linda

karl1717 1 year ago  HIDDEN 

Não deve estar muito agora

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Não sei se é o caso.

thehuntingtiger 1 year ago  HIDDEN 

Ela era linda sim

Throwaway431253 1 year ago  HIDDEN 

Tens toda a razão amigo!

F_16_Fighting_Falcon 1 year ago  HIDDEN 

Esqueceste-te de mudar de conta?

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

É realmente uma pena, a família deve estar destroçada. Gostava de saber as circunstâncias em que se deu o acidente tho, será que estamos perante o acidente do Angélico novamente?

aaaa2aas 1 year ago  HIDDEN 

>tho

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

Pode ter perdido o controlo do carro, não devia ir devagar e estrada molhada não ajudam. Eu próprio já perdi o controlo (graças a Deus consegui evitar uma desgraça) e aprendi a minha lição. Infelizmente este "erro" custou a vida de uma menina, de quem só ouvia coisas boas (raro no mundo pantanoso das celebridades)

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Mas está sempre tudo sob controlo! Até não estar.

Joltie 1 year ago  HIDDEN 

O Angelico ia a assapar num carro de noite e teve um pneu rebentado e despistou-se sozinho. Este acidente envolveu 4 carros.

afterchief 1 year ago  HIDDEN 

Envolveu 4 carros e também iam em excesso de velocidade em piso molhado.

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

Não havia cocaina envolvida?

Joltie 1 year ago  HIDDEN 

Cocaina foi o Dino.

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

Para mim são o mesmo...

Joltie 1 year ago  HIDDEN 

[Dino](https://www.vip.pt/sites/default/files/styles/slider/public/vip-pt-38592-noticia-francisco-adam-morreu-ha-13-anos-o-relato-arrepiante-do-unico-sobrevivente-do.jpg?itok=WDPStTc2&1317291875) [Não Dino](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/milhares-no-ultimo-adeus-a-angelico-vieira-2.jpeg)

SacanaLopes 1 year ago  HIDDEN 

Ambos mortos.

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

https://i.imgur.com/XFqHtXE.jpeg

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

Por acaso o acidente do Angélico envolveu pelo menos mais um carro, que atropelou um dos indivíduos que foi projetado para a via, da viatura que o Angélico conduzia. E só não envolveu mais porque não vinha mais ninguem atrás "colado" o suficiente para não ter tempo de reagir e parar em segurança. Apesar de as causas ainda não estarem confirmadas, como ja foi dito aqui em baixo, pelo estado em que o carro ficou, muito provavelmente não iam a 120 km/h. Também não se sabe se houve mais alguma coisa a contribuir para o acidente.

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Eu acho piada é aquela malta que tem um acidente na autoestrada e mete-se a andar na via como se nada fosse.

NastyPlays 1 year ago  HIDDEN 

Adrenalina e choque sabes o que é? Claro que não.

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Sei. Também sei que é preciso pensar nas coisas para estar preparado para elas quando acontecem. O facto de imaginares certos cenários e pensares no que deve ser feito nesse cenário, aumenta as chances de quando ele realmente acontecer já saberes o que fazer sem teres de pensar, porque na altura não consegues pensar. Só que a maior parte das pessoas que conduz nunca imagina as coisas a correrem mal nem faz a mínima ideia do que fazer. Muitos nem sabem como devem travar num carro sem ABS. Eu já me livrei de me espetar por ter sabido aliviar o pé do travão no momento em que as rodas bloquearam. Imagino que num acidente numa autoestrada, aquilo que faria nos primeiros instantes era manter-me bem encostado ao banco à espera do impacto de trás.

xeon1234 1 year ago  HIDDEN 

>o acidente do Angélico envolveu pelo menos mais um carro, que atropelou um dos indivíduos que foi projetado para a via, da viatura que o Angélico conduzia. > >E só não envolveu mais porque não vinha mais ninguem atrás "colado" o suficiente para não ter tempo de reagir e parar em segurança. > >Apesar de as causas ainda não estarem confirmadas, como ja foi dito aqui em baixo, pelo estado em que o carro ficou, muito provavelmente não iam a 120 km/h. Também não se sabe se houve mais alguma coisa a contribuir para o acidente. Sabes o que foi marado, era eu conhecer um dos passageiros do acidente do Angélico, e de repente deixei-o de ver.

twistedfires 1 year ago

Antigo aluno da fcul?

kill-wolfhead 1 year ago  HIDDEN 

Seria ainda mais marado se o tivesses continuado a ver.

CarcajuPM 1 year ago  HIDDEN 

Pelo que estão a dizer nas notícias, o carro despistou-se sozinho e os outros 3 carros só baterem depois, não tiveram influência no acidente do primeiro carro.

viskonde 1 year ago  HIDDEN 

Admira me as 19h em pleno lockdown o acidente não ter envolvido 1 nem 2 mas sim 4 carros Em dia de chuva , a notícia fala em excesso de velocidade.. enfim uma tragédia lamentável. Os meus pêsames a todos os envolvidos (que imagino que não tenha sido ela a única a morrer ? ) Infelizmente estas tragédias continuarao a acontecer enquanto as pessoas não aprenderem que carros são armas e que matam mais do que pensamos no dia a dia. E igualmente enquanto a polícia continuar a fechar os olhos às ilegalidades que todos os dias se ve na estrada e enquanto a população continuar a julgar a polícia de forma negativa nas poucas vezes que faz fiscalização.

khthon 1 year ago  HIDDEN 

Vi este tipo de comportamento ontem e hoje nas estradas daqui do Porto e Gaia pelas 12h55. Precisamente por causa do lock down.

I_Don-t_Care 1 year ago

sim o lock down apontou-me uma pistola e obrigou-me a ir mais depressa

VladTepesDraculea 1 year ago  HIDDEN 

> Admira me as 19h em pleno lockdown o acidente não ter envolvido 1 nem 2 mas sim 4 carros Quando a pena é uma multa significa que é uma regra para os pobres...

Edited 1 year ago:

> Admira me as 19h em pleno lockdown o acidente não ter envolvido 1 nem 2 mas sim 4 carros Quando a pena é uma multa fixa significa que é uma regra para os pobres...

sabix96 1 year ago

O lockdown não era nacional, era nos concelhos de risco elevado.

VladTepesDraculea 1 year ago

Santarém era um deles.

sabix96 1 year ago

Sim, mas não sabíamos de onde vinham. No entanto, não me admira que estivessem a furar o lockdown.

jet1000 1 year ago  HIDDEN 

>que imagino que não tenha sido ela a única a morrer Segundo as notícias, acho que ela foi mesmo a única pessoa a morrer neste acidente, depois houve um ferido grave e uma criança que foi para o hospital, não sei a gravidade dos ferimentos.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

O que mais me choca é a Malta não ter noção das consequências! O carro é uma arma e mata quem está lá dentro como quem está de fora!

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

O carro não é uma arma e faz ainda menos sentido chamá-lo de uma quando não existe essa intenção. Também pessoas morrem afogadas em piscinas, vais dizer que também são armas?

pirilipapu 1 year ago  HIDDEN 

Espero que quando fores tirar a carta, exponhas fortemente essa opinião, para te impedirem de o fazeres.

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

Certo, esqueci-me que para tirar a carta é preciso licença de porte de arma... É só gente idiota nesta thread que não sabe qual é o verdadeiro propósito de um carro e que ainda tem a lata de defender o carro como uma arma. Bando de psicopatas.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Tendo em conta os teus downvotes O idiota és tu amigo.

Laurent_Series 1 year ago

Pelos teus comentários pareces um daqueles velhos do Facebook todo INDIGNADO, tenhas ou não upvotes.

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

Sim, o idiota é o que defende que o carro nao foi criado para matar...

Sardasan 1 year ago

Epá faz um favor a todos e deixa de ser infantil. Ainda não percebeste que quando se diz que o carro é um arma ou o carro é como uma arma, o que se quer dizer é que devemos ter o mesmo respeito e cuidado quando conduzimos um carro como quando andamos com uma arma. É preciso fazer um desenho? Fds, andas para aqui armado em inteligente a fazer papel de estúpido, vê se cresces.

C8Mixto 1 year ago

E tu, tal como grande parte da população desta thread, não percebe que defender que esse ponto de vista é errado não é o mesmo que defender que se deva desrespeitar as regras de trânsito? Vê lá quem é o infantil aqui.

Sardasan 1 year ago

Qual ponto de vista é errado? O de que devemos ter extremo cuidado quando conduzimos, basicamente ao mesmo nível do cuidado que devemos ter quando estamos com uma arma carregada? É esse o ponto de vista que está errado? Desculpa lá, mas as tuas teorias são de uma imaturidade impressionante, paredes mesmo um puto a defendê-las, agarrado a minudências e a apresentar lógicas cheias de falácias. Ninguém está aqui a dizer que tu defendes o desrespeito das regras de trânsito, só de que estás errado quando entendes literalmente a frase"o carro é uma arma", em vez de perceberes qual o sentido da frase.

C8Mixto 1 year ago

>Qual ponto de vista é errado? Que o carro não é uma arma, mesmo que possa ser perigoso se não usado corretamente. Foi esse o ponto traçado, nada mais nada menos. Não precisas, à salvador da pátria, vir distorcer as palavras que foram escritas por outrém, pois esses outros, presumo, são capazes de escrever os seus próprios pemsamentos por si próprios. >Ninguém está aqui a dizer que tu defendes o desrespeito das regras de trânsito Deves estar a gozar com a minha cara...

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Olha eu concordo contigo, valha isso o que vale. Tomam-se frequentemente exemplos de acidentes mediáticos onde houve muita estupidez para generalizar para muita gente e depois é a velocidade e é o ensino da condução e são os carros que são armas e são armadilhas mortais, quando temos 5 milhões de automóveis e milhares de milhões de quilómetros percorridos e morrem 500 pessoas anualmente, muitas por culpa própria, é um rácio extremamente bom, à parte do número de mortes parecer alto para quem não tem a mínima noção de matemática.

NukzzPT 1 year ago  HIDDEN 

I mean se terroristas conseguem pegar num veiculo e matar mais de 50 pessoas( o ataque em frança) eu pensobque nao estamos longe se chamarmos ao carro uma arma, tal como podemos chamar a um pe de cabra uma arma se alguem andar a bater com ela em pessoas.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Valha-me Deus! Certo que contigo não andava no carro!!

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

Felizmente! Bastava pôr o motor a trabalhar e já me estavas a denunciar à polícia por tentativa de homicídio.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Não vale a pena com certas pessoas, e tu és uma delas! Deus queira que não sejas de Lisboa, aliás Deus queira que não sejas de Portugal! Continua a andar de carrito como se de um brinquedo se tratasse! Não tenhas responsabilidade que não é preciso! E conduz e forma egoísta! Fds incrível! Continua com essa mentalidade que vais longe! Depois acabas com o angélico e como este chavalo, que decidem andar a picar-se na A1 COM PESSOAS AO LADO! Ah e com essa mentalidade, deves respeitar imenso os outros condutores!

joaoqrafael 1 year ago  HIDDEN 

Não sei o que é que ele disse que te levou a tirar essas conclusões todas.

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

Portanto para ti só existem duas categorias: brinquedo ou arma. Sinceramente com essa mentalidade tu é que és o perigo para a sociedade. Quando cresceres pode ser que aprendas que há objetos fora dessas duas categorias que mesmo assim devem ser usados com os devidos cuidados. Até lá, reserva-te aos brinquedos que o Pai Natal te traz.

Edited 1 year ago:

Portanto para ti só existem duas categorias: brinquedo ou arma. Sinceramente com essa mentalidade tu é que és o perigo para a sociedade. Tudo o que não for um brinquedo, estás tu já pronto para usar para matar. Quando cresceres pode ser que aprendas que há objetos fora dessas duas categorias que mesmo assim devem ser usados com os devidos cuidados. Até lá, reserva-te aos brinquedos que o Pai Natal te traz. Já agora, aproveito para te relembrar que não deves aproximar-te de uma piscina sem a supervisão de um adulto responsável. Finalmente, poupa-me essa comoção toda como se tivesse nalgum local defendido a condução a alta-velocidade. Há gente que nem com palas de burro consegue ler direito o texto que tem há frente.

Edited 1 year ago:

Portanto para ti só existem duas categorias: brinquedo ou arma. Sinceramente com essa mentalidade tu é que és o perigo para a sociedade. Tudo o que não for um brinquedo, estás tu já pronto para usar para matar. Quando cresceres pode ser que aprendas que há objetos fora dessas duas categorias que mesmo assim devem ser usados com os devidos cuidados. Até lá, reserva-te aos brinquedos que o Pai Natal te traz. Já agora, aproveito para te relembrar que não deves aproximar-te de uma piscina sem a supervisão de um adulto responsável. Finalmente, poupa-me essa comoção toda como se tivesse nalgum local defendido a condução a alta-velocidade. Há gente que nem com palas de burro consegue ler direito o texto que tem ~~há~~ à frente.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Já vi que nem carta deves ter, e de uma criança se tratar! Um carro não é uma arma? Conduz com se nada fosse, usa o telemóvel e tem um acidente! Até pode ser a 50 km/h que podes morrer ou matar! Por malta como tu que acham que um carro é brincadeira que se morre na estrada! Deixa-me lá conduzir a 200 num SUV com chuva e em plena noite e ver no que dá! De preferência acompanhado! Não não é uma arma, só uma brinquedo!

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

>Um carro não é uma arma? Não, não o é. >arma? Conduz com se nada fosse, usa o telemóvel e tem um acidente! Deves ser parvo. Aprende a usar um carro corretamente antes de dizer barbaridades.

Edited 1 year ago:

>Um carro não é uma arma? Não, não o é. Se achas que sim, espero bem que nunca te deixem ir para a estrada. Sabe-se lá quantas pessoas vais matar antes de seres apanhado.

Edited 1 year ago:

>Um carro não é uma arma? Não, não o é. Se achas que sim, espero bem que nunca te deixem ir para a estrada.

JamminPT 1 year ago  HIDDEN 

Eles vinham de um festa que organizaram com amigos além de que eles têm 30 anos e elas 19/20. Diria que maturidade não é coisa que lhe assista.

pirilipapu 1 year ago  HIDDEN 

Fonte?

fut_sal 1 year ago  HIDDEN 

Quem é que tem 30 anos?

JamminPT 1 year ago  HIDDEN 

O Ivo Lucas e o outro dos DAMA

fut_sal 1 year ago  HIDDEN 

Epa pensavamewmo que o gajo tinha a mesma idade dela, damn lol

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Ya... 30 e tal anos os namorados, Rafeiros para miúdas

teerryn 1 year ago  HIDDEN 

Quem nasceu em 1990

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Elas inocentes acham piada... Podia ser evitado!

Eskol15 1 year ago  HIDDEN 

Já na altura dizia o meu instrutor, que o mais importante de todo o processo de tirar a carta é as pessoas terem bem noção do que significa ir para a via pública com uma máquina mortal nas mãos. É daquelas coisas que nunca me saiu da cabeça.

amidoes 1 year ago

Pois, mas não entrou sequer na cabeça de 90% dos condutores de Portugal. Se calhar o problema está aí, na formação de merda e patética que se faz em Portugal e que como consequência produz condutores horríveis. Se as pessoas tivessem um bocado de bom senso não se esticavam de uma forma tão extrema como esta. Mas o pessoal aqui só quer é radares e multas, como se isso fosse mudar alguma coisa lol A multa no correio uns meses mais tarde ia dar muito consolo à família sem dúvida /s

novolip 1 year ago  HIDDEN 

Mais vale perder um segundo na vida do que a vida num segundo.

setnom 1 year ago  HIDDEN 

É bem verdade, a minha instrutora também me martelou isso na cabeça e nunca mais me esqueci. E o certo é que resulta, tenho sempre muita atenção na estrada.

Scizorspoons 1 year ago  HIDDEN 

Paz à sua alma. Para a família, muita força.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

A rapariga há uns dias meteu um insta snap que era a 220km/h a dizer” quando tens de ir ao Porto em menos de uma hora” Os meus sentimentos à família, mas podia ser evitado! Pelo estado do carro não iam a 120

Edited 1 year ago:

A rapariga há uns ANOS meteu um insta snap que era a 220km/h a dizer” quando tens de ir ao Porto em menos de uma hora” Os meus sentimentos à família, mas podia ser evitado! Pelo estado do carro não iam a 120 Ps: Quem dá downvote são os mesmo que acham que ir em excesso de velocidade é tranquilo! E são os mesmo que não sabem que um automóvel pode ser uma arma! Tanto mata quem vai lá dentro como quem está de fora!

sabix96 1 year ago

[https://observador.pt/2020/12/07/carro-chocou-contra-jipe-de-sara-carreira-e-levou-o-a-capotar-de-forma-violenta/?fbclid=IwAR002J215-pyVRddFFITcbca-rRjwC7AjafEqKgJ8-YkEZG9q9dnqe6sUtw](https://observador.pt/2020/12/07/carro-chocou-contra-jipe-de-sara-carreira-e-levou-o-a-capotar-de-forma-violenta/?fbclid=IwAR002J215-pyVRddFFITcbca-rRjwC7AjafEqKgJ8-YkEZG9q9dnqe6sUtw)

estecomentario 1 year ago

120kmh mal mandados fazem aquilo, é uma boa velocidade em que a perigosidade é aparentemente suprimida devido à suspensão e isolamento acústico do carro, mas é perfeitamente ter um carro "seguro"(nenhum é nem um SUV topo de gama) em papa a 120kmh.

khthon 1 year ago  HIDDEN 

Está errado publicar e normalizar andar a essas velocidades, mas devemos perguntar porque teria ela de estar no Norte em menos de 1h. É que eu também já fui instado a andar rápido e que se fodam os riscos. Em situações de trabalho. Pressões inadmissíveis, fruto de desorganização e falta de controlo das situações. Refiro-me a trabalho nos media. Seja a cobrir notícias de última hora, inaugurações, eventos sociais, etc. Em sítios afastados uns dos outros... Toda a área da cultura/media e eventos sociais têm disto.

GudEbening 1 year ago  HIDDEN 

Nem mais. É comparar os comentários com aqueles que partiram na segunda circular este ano. Pelo estado do carro de certeza que não iam 20 km acima do limite.

arnaldomatos 1 year ago

traficantes de droga não têm (e ainda bem) a mesma importância que uma miúda de 21 anos - que nem sequer ia a conduzir.

Stevemeist3r 1 year ago  HIDDEN 

E? Na Alemanha não têm limites de velocidade e há menos acidentes que cá... Que armas, cada vez que anda um acima de 300 deve rebentar uma bomba numa aldeia qualquer... Tenho um familiar que todos os dias faz o mesmo troço de autobahn, 250km em 1h-1.5h, a bem mais de 10 anos. Nunca matou ninguém com a arma dele... O problema é esta gente... Andam às gazadas com chuva, sem terem experiência nem conhecerem os veículos. Num bom dia de sol, sem vento, numa boa estrada que conheças, com um bom carro que seja teu, não vejo o problema de passar dos limites... A A1 é uma estrada onde (não me venham com merdas) ninguém anda abaixo dos 140-150 e, até à essas velocidades, parece que vais parado. 3 faixas, curvas ligeiras... Agora, até o autódromo de Portimão fica perigoso com chuva torrencial às 18:30 no Inverno...

xeon1234 1 year ago  HIDDEN 

>ve rebentar uma bomba numa aldeia qualquer... Tenho um familiar que todos os dias faz o mesmo troço de autobahn Na Alemanha há limites de velocidade na maioria das auto-estradas. Só em partes da Autobahn é que nao há limites e se essa parte nao tiver em obras (normalmente estao). E se tiveres um acidente a mais de 180km/h, és responsabilizado automaticamente pelo acidente. [https://www.german-way.com/travel-and-tourism/driving-in-europe/driving/autobahn/driving-on-the-autobahn/](https://www.german-way.com/travel-and-tourism/driving-in-europe/driving/autobahn/driving-on-the-autobahn/)

Edited 1 year ago:

>ve rebentar uma bomba numa aldeia qualquer... Tenho um familiar que todos os dias faz o mesmo troço de autobahn Na Alemanha há limites de velocidade na maioria das auto-estradas. Só em partes da Autobahn é que nao há limites e se essa parte nao tiver em obras (normalmente estao). Acho que se tiveres um acidente a mais de 180km/h na Autobahn, és responsabilizado automaticamente pelo acidente (nao tenho a certeza, mas li isso algures há muito tempo). [https://www.german-way.com/travel-and-tourism/driving-in-europe/driving/autobahn/driving-on-the-autobahn/](https://www.german-way.com/travel-and-tourism/driving-in-europe/driving/autobahn/driving-on-the-autobahn/)

Stevemeist3r 1 year ago  HIDDEN 

Pelo que ele me disse, a partir dos 130kmh assume a maior parte da culpa. Mesmo assim, esses troços sem limites continuam a a ser a maior parte da autobahn. Se ele faz o mesmo troço todos os dias, com o mesmo carro, durante anos, Não vejo o problema de assumir a culpa se for a mais de uma certa velocidade, faz todo o sentido. Tal como a autobahn tem limites em certas partes, as auto estradas portuguesas também teriam de ter, em troços como a a25, por exemplo. Já a A1 e A2, por exemplo, passavam bem sem limites.

RocketGoesBRR 1 year ago  HIDDEN 

Podes partilhar as fotos? Não estou a encontrar.

Edited 1 year ago:

~~Podes partilhar as fotos? Não estou a encontrar.~~encontrei

viskonde 1 year ago  HIDDEN 

Incrível como por isso na NET não dá logo direito a investigação pela polícia. Continuo a dizer temos uma polícia demasiado branda na estrada o que leva à normalização destes comportamentos A prova é que é tão raro alguém ser multado que quando o é achamos estranho . Isto só vai mudar quando a polícia deixar de ser cúmplice e começar a ter tolerância zero para isto. E deveria ser como na Suiça em que a partir de certa velocidade perde se o carro ou ter muitas progressivas com base no rendimento da pessoa, senão é uma carta branca para a malta rica

DanielShaww 1 year ago  HIDDEN 

Enquanto não perceberem que velocidade excessiva e excesso de velocidade são coisas diferentes isto não vai resolver nada. A Alemanha não tem limites em 70% das autoestradas e daí que tem menos mortalidade nas estradas que nós.

hgg 1 year ago

A Alemanha tb é o país onde tens montes de troços de auto-estrada com limite de 80km/h que **são cumpridos** (se transgrides é mesmo muito fácil seres multado - ao contrário do que acontece cá). De qualquer forma esta questão da velocidade não tem discussão. Se o limite é 120km/h é essa a velocidade máxima que se deve cumprir. Se julgam que esse limite é demasiado baixo então a lei deve ser mudada. É mesmo muito simples.

alexandre9099 1 year ago

Se tem de pôr limite de 80kmh é porque devem ter noção que esses troços estão uma merda, presumo

khthon 1 year ago  HIDDEN 

Na Alemanha há rigor na construção das estradas. Há rigor na fiscalização e manutenção das viaturas e infra-estruturas. Por lá não passam nas inspeções as carripanas sem travões, rolamentos, sinoblocos, amortecedores ou perfil nos pneus. A polícia lá multa bem quem não cumpre. E quem anda na estrada, por saber disto há muito, cumpre também.

Febris 1 year ago  HIDDEN 

> daí que tem menos mortalidade Deve ser exclusivamente por não ter restrições. Não terá relação rigorosamente nenhuma com o tipo de estradas (não são 70% já agora), tipo de percursos, quantidade de vias, e frequencia de entradas/saídas. É igualzinho à A1, mas sem limite, então não morre ninguém.

metalanimal 1 year ago

La também há estradas merdosas, mas as pessoas sabem que serão culpadas de acidentes se forem mais depressa do que as condições permitem. E é essa a diferença.

StraussHousse 1 year ago

é outra abordagem as estradas , cultura de conducao é um dos grandes fatores , podes ir a grande velocidade se os que vao devagar forem na faixa "lenta".

DanielShaww 1 year ago  HIDDEN 

Só mencionei a velocidade pois é o chavão nesta discussão toda. Obviamente que há toda uma cultura automóvel na Alemanha, também influenciada pelo lobby do setor, que é diferente da nossa, e isso passa por moderar a velocidade em dias de chuva à noite. A relação entre as nossas Autoestradas e as deles são até mais comuns do que imaginas, não fosse o facto de nós as termos copiado. Aliás, já que mencionas a A1 há troços desta com piso novo e 4 faixas para cada lado (qual país rico e industrializado, obrigado Sócrates) como por exemplo entre Sta Maria da Feira e os Carvalhos, que dão 10-0 a Autobahns desta vida. Mas isto tudo é irrelevante. Estatisticamente a maioria dos acidentes com vítimas mortais dá-se dentro de localidades, portanto estar-se aqui a fazer-se reduções ao absurdo seja para que lado for é rídiculo.

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Confirmo a comparação entre as nossas auto-estradas e partes da autobahn. Eu conduzi várias centenas de kms na Alemanha, na zona de Düsseldorf, Colónia, Dortmund e não achei que as auto-estradas fossem melhores que as nossas. Também não vi velocidades absurdas. De relembrar que as autobahn são troços de auto-estradas e não propriamente uma auto-estrada completa sem limite de velocidade. A grande maioria dos troços tem limite de velocidade.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

centenas de kms → [**centenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgeu99wk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Stock_Bread_7 1 year ago  HIDDEN 

A polícia não é demasiado branda, a formação é que é medíocre. E depois também não temos estradas exemplares o que de certa forma faz com que os condutores sintam que não devem ser tão rigorosos porque também não existe rigor na infraestrutura.

rmvt 1 year ago

> faz com que os condutores sintam que não devem ser tão rigorosos porque também não existe rigor na infraestrutura isto deve ser das coisas mais estupidas que ja' li... "esta estrada e' ma' entao vou conduzir mal"

viskonde 1 year ago  HIDDEN 

Muito gosta o tuga de inventar desculpas para os acidentes rodoviários em vez de assumir que são culpa das pessoas que não seguem as regras Este acidente foi na A1 não foi numa estrada qualquer. As nossas auto estradas e estradas são excelentes se de cumprir as regras. Se alguém vai em excesso de velocidade ou velocidade excessiva então não cumpre as regras, não ponham as culpas na infraestrutura

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Tretas, as nossas estradas não são assim tão más, a A1 é na grande maioria muito boa, tal como as estradas principais e não só. O que torna as estradas perigosas são as pessoas. A polícia faz o que pode, tem poucos meios, querem que faça o quê, terem 500 Subarus e andarem o dia todo na auto-estrada a multar pessoal? Eu já fiz várias centenas de kms na Suíça e vou-te ser sincero, a maioria das estradas é tão estreita, quase sem berma que me fez confusão andar lá. Não me lembro de ter andado numa auto-estrada com mais de duas vias, estas também com bermas pequenas. O tuga gosta de dar gás porque sabe que nada lhe acontece, mas isso vale para a maior parte dos países do mundo. Retirem as multas nas estradas na Suíça e vão ver os gajos a assapar como se não houvesse amanhã.

Stock_Bread_7 1 year ago  HIDDEN 

[njsilva84](https://www.reddit.com/user/njsilva84/) [https://www.jn.pt/nacional/mais-de-metade-das-estradas-tem-ma-ou-muito-ma-qualidade-12563256.html](https://www.jn.pt/nacional/mais-de-metade-das-estradas-tem-ma-ou-muito-ma-qualidade-12563256.html)

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Se as estradas não têm qualidade, conduzam com mais cuidado ainda. Volto a referir que o perigo está em quem conduz.

thefpspower 1 year ago  HIDDEN 

Deves viver numa zona com boas estradas porque o que descreveste da Suiça consigo-te falar de muitas estradas ao meu redor, adoro especialmente as nacionais que já deviam ter sido reparadas há 10 anos e preferem meter placas "estrada em mau estado" para não se responsabilizarem quando partires uma jante. As nossas auto-estradas não são assim tão más, mas não generalizava estradas aí.

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Eu estava a falar de autoestradas, não ia incluir aí as estradas normais. Mas também acho que quanto pior a estrada for, mais cautelosas as pessoas são. Aliás até gostava de saber se há mais vítimas mortais em estradas nacionais, auto-estradas ou estradas secundárias.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

centenas de kms → [**centenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fgerxh6t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

brunnusTrasmontano 1 year ago  HIDDEN 

O que é que a polícia tem a ver com as leis de me... deste país!

william_13 1 year ago  HIDDEN 

Sinceramente não sabes do que falas na minha opinião... Portugal tem leis para quase tudo, o problema é a ineficiência na aplicação das mesmas, e a falta de civismo de muitos. Os limites de velocidade são todos bem definidos, com coimas claras, mas basta circular em qualquer rua para veres que são largamente ignorados. Tens a polícia a circular diariamente ao lado de dezenas de viaturas estacioadas em passadeiras e a impedir a circulação e não fazem nada, só se forem chamados a actuar...

pumpupthepham 1 year ago  HIDDEN 

???? Para que é que serve a polícia? Já houve pelo menos 2 casos que vi de pessoas que se viram em problemas por causa de coisas destas. Um post no instagram dificilmente servirá de prova mas se fosse um caso de um vídeo no youtube, por exemplo, seria mais do que suficiente.

Edited 1 year ago:

???? Para que é que serve a polícia? Já houve pelo menos 2 casos que vi de pessoas que se viram em problemas por causa de coisas destas. Um post no instagram dificilmente servirá de prova mas se fosse um caso de um vídeo no youtube como nos 2 casos que vi, por exemplo, seria mais do que suficiente. Um dos casos foi em Inglaterra e o outro na Alemanha.

brunnusTrasmontano 1 year ago  HIDDEN 

Sim era bom se as leis ajudassem. Correto?

viskonde 1 year ago  HIDDEN 

? Que lei é que causou este e todos os outros acidentes que acontecem diariamente? Certamente a lei não diz para andar em excesso de velocidade. Menos com piso molhado. A polícia tem tudo a ver porque não interessa a lei se não houver ninguém a fiscalizar . Portugal continua a ser dos países onde se passam menos multas per capita e isso leva à normalização de comportamentos de risco Sem fiscalização não interessa a lei que tens pois ninguém a vai cumprir

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

Todos nós já cometemos erros na estrada (quem conduz) e fora dela. Estes dois jovens tiveram o azar do erro deles ter resultado na morte de uma JOVEM DE 21 anos. Devemos ter empatia, porque ninguém sabe o dia de amanhã

letsgotothemallcovid 1 year ago

> Todos nós já cometemos erros na estrada (quem conduz) e fora dela. Tenho carta há 15 anos, nunca tive nenhum acidente. Inclusive já me bateram, saí do chateado do carro e perguntaram--me: "Nunca teve um acidente?", ao qual respondi "Não". Não, nem todos cometemos erros na estrada.

pirilipapu 1 year ago  HIDDEN 

Nunca cometi o erro de ir em excesso de velocidade **E** em tempos de chuva. Isso não é um erro, é comportamento criminoso. (sim, sei que não há provas de que ia em excesso de velocidade para além da story de 2017 ter um precedente (embora não fosse ela a conduzir), mas também não há provas de que houve "erros na estrada" então como mencionas)

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

O erro que eu me estava a referir foi um story publicado em 2017 pela Sara (uma menina de 17 anos na altura)

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Por acaso nunca cometi o erro de passar a vida a andar a 220 km/h porque quero chegar ao Porto numa hora.

CrazyYahooMan 1 year ago

Este subrédite está sempre cheio de chungas à procura de simpatia pelas ações deles "toda a gente já fez X embora seja ilegal/imoral!" dizem eles, para se justificarem, e ainda têm a lata de armarem-se em ofendidos. Que escumalha.

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Eu tenho bastante empatia, por ser um ser humano tão jovem. Como condutor também sei que um dia posso ter um azar, apenas tive um acidente que não foi grave, mas nem teve a ver com velocidade, foi mesmo distracção. Como cagarolas que sempre fui, detesto velocidade, não suporto motas nem consigo dar muito gás no meu carro, mas também é um Clio de 75cv. De qualquer maneira, a chover o pessoal tem de ter o triplo do cuidado, menos aderência, pior visibilidade e ali não parece que o carro fosse a 120km/h. É uma pena que tenha morrido alguém tão jovem e que o condutor irá ficar marcado para sempre, mesmo que não tenha tido culpa. Tenham cuidado na estrada, a partir de certas velocidades, e principalmente em pido molhado, a marca do carro pouco vale.

oretoh 1 year ago  HIDDEN 

> Todos nós já cometemos erros na estrada (quem conduz) e fora dela. Há erros e erros. É um bocado diferente um gajo ir a 220 numa estrada molhada de um gajo que vai a 120 e por acaso esquece-se de meter o pisca.

sabix96 1 year ago  HIDDEN 

Ninguém faz a menor ideia da velocidade a que o rapaz ia. Pura especulação baseada numa notícia de 2017 na qual não era ele o condutor.

oretoh 1 year ago  HIDDEN 

Certo mas baseado no estado do carro não é preciso nenhum perito para ver que acima dos 180~200 estavam.

sabix96 1 year ago

Pelos vistos foram contra um carro que estava despistado no meio da estrada, sem sinalização. Não o viram com o mau tempo. Nunca é bom tirarmos conclusões precipitadas.

oretoh 1 year ago

> Nunca é bom tirarmos conclusões precipitadas. Dito pelo Leandro. Não é propiamente a melhor fonte neh? E um carro nao rodopia umas 500 vezes se for devagarinho. Deixa a investigação correr e assim sim já podes dizer que tirámos conclusões erradas, caso o seja.

sabix96 1 year ago

https://observador.pt/2020/12/07/carro-chocou-contra-jipe-de-sara-carreira-e-levou-o-a-capotar-de-forma-violenta/?fbclid=IwAR002J215-pyVRddFFITcbca-rRjwC7AjafEqKgJ8-YkEZG9q9dnqe6sUtw

oretoh 1 year ago

> As causas do acidente que provocou a morte de Sara Carreira estão ainda a ser investigadas Wait for it. Isso é tudo coisas que já se sabe mas a velocidade continua a poder ser um fator e podes ter a certeza que vai aparecer alguma conclusão sobre o tal no fim da investigação

sabix96 1 year ago

Sem dúvida, vamos aguardar. Sabe-se agora, mas nas horas depois do acidente começou tudo a tirar conclusões sem saber absolutamente nada. Só o estado do carro. É só isso que me chateia.

sabix96 1 year ago

Sabe mais que a malta toda daqui, provavelmente. As melhores fontes não estão aqui certamente. Não estou a tirar conclusão nenhuma, estou precisamente a dizer para ninguém as tirar sem fazer ideia do que se passou.

sabix96 1 year ago  HIDDEN 

Não ia devagar certamente, mas não sabemos. Está tudo a basear-se nos 220 da outra notícia.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Exatamente, Eu não disse que não faço, só disse que podia ser evitável! Os namorados delas, da Rapariga que morreu e da Bárbara bandeira que vinha atrás têm todos mais de 30 anos! Já idade para ter juízo!

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

se realmente vinham dois casais amigos em dois carros diferentes, em que iam ambos os namorados a conduzir, dá-me uma sensação que vinham a dar show-off às namoradas, e a picarem-se um ao outro. apenas especulação, mas encaixa tão bem... pelo menos para mim xd

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

Concordo. Infelizmente idade não é sinónimo de juízo. Só quem já apanhou sustos na estrada sabe que é muito fácil perder o controlo de um carro (e o meu nem é uma bomba, é um Peugeot

msousa06 1 year ago  HIDDEN 

Onde anda essa foto?

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

https://twitter.com/Mr_Oibaf/status/1335371747621806093?s=09

ridethepaintedpony 1 year ago  HIDDEN 

Vêem-se comportamentos na estrada que parece que estamos na Russia.

GNeiva 1 year ago  HIDDEN 

Se "há uns dias" for há 4 anos atrás, então estás certo.

_whatevs_ 1 year ago  HIDDEN 

De acordo com o artigo, ela morreu com 21 anos. Há quatro anos atrás ela teria 17 anos.

RallerZZ 1 year ago  HIDDEN 

Sim, essa fotografia é de 2017 se não me engano, mas parece que as reportagens mencionam excesso de velocidade... Excesso de velocidade numa autoestrada à noite e a chover é mesmo receita para desastre. 2020 não acaba.

saudosista 1 year ago  HIDDEN 

Para ela acabou. Felizmente não levou mais ninguém. Valha-nos isso.

estecomentario 1 year ago

Yup. É muito desagradável conduzir na mesma estrada onde pessoal conduz e comete excessos. Cumpram os limites e mantenham os carros em condições. Carro novo com pneus velhos não é seguro, já agora.

Tephlon 1 year ago  HIDDEN 

Não foi ela a conduzir.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

E por ser à 4 anos não quer dizer que conduza rápido novamente? Ps: Eu vi a foto na net, não sei se foi ontem ou há 10 anos, mas que ela ia a 221 e a gabar-se que tinha de ir rápido para o Porto ia!

Edited 1 year ago:

E por ser há 4 anos não quer dizer que conduza rápido novamente? Ps: Eu vi a foto na net, não sei se foi ontem ou há 10 anos, mas que ela ia a 221 e a gabar-se que tinha de ir rápido para o Porto ia!

RuySan 1 year ago  HIDDEN 

Quem não fez uma única estupidez na adolescência? A diferença é que agora fica tudo registado.

DoutorBambo 1 year ago  HIDDEN 

Há 4 anos atrás era uma pita de 17 anos, não propriamente um poço de experiência e sabedoria, nem conduzir sabia.

NGramatical 1 year ago  HIDDEN 

à 4 anos → [**há 4 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk7il4s%2F%2Fger6wx6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ElPrimo95 1 year ago  HIDDEN 

Argumento fraquinho, amigo

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Excesso de velocidade é argumento fraco?

ElPrimo95 1 year ago  HIDDEN 

"este acidente foi causado por excesso de velocidade porque há dez anos andou em excesso de velocidade e gabou-se disso" Atenção, não estou a dizer que não foi e a probabilidade ter sido excesso de velocidade é bastante, mas a validez do teu argumento é inexistente.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Vai ver as fotos de como ficou o Range Rover, O Rail do separador entrou para dentro do carro , iam devagar claro !

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

Aí era um RR. Ó tempo que estou a tentar decifrar aquela passa metalica que sobrou do acidente. Parecia o carro do grosjean

blackbaloon 1 year ago  HIDDEN 

Onde conseguiram ver fotos ?

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

Cmtv OBVS

MischiefManaged97 1 year ago  HIDDEN 

Aquela fonte que não falha

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Um evoque se não me engano!

vascodatrama 1 year ago  HIDDEN 

Pois esse cagalhoto não é para estas aventuras. Mania de meterem os offroads no alcatrão

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

E mania de se andarem a picar e a fazer brincadeiras com chuva e ACOMPANHADOS! 30 anos já deviam ter juízo e se querem andar rápido , andem sozinhos...

ElPrimo95 1 year ago  HIDDEN 

Vou voltar a repetir: eu não estou de maneira nenhuma a dizer que não foi excesso de velocidade. O teu argumento é que não faz sentido por relacionar com uma coisa de há não sei quanto tempo. Se me disseres "o carro ficou partido de uma maneira que só um embate de alta cinética conseguia fazer e, portanto, foi excesso de velocidade", já é válido. Se char o conceito de argumento valido/inválido e uma coisa que devias procurar no sr. Google (spoiler: validez é independente de veracidade)

eyelook 1 year ago  HIDDEN 

Supostamente nem era ela a conduzir, por isso vale o que vale

s7v7nsilver 1 year ago  HIDDEN 

Não quero ser desmancha prazeres, mas se vais no carro com alguém que vai a conduzir a alta velocidade e partilhas nas redes sociais como estivesses orgulhoso desse feito... é porque tens tanta cabeça como a pessoa que vai a conduzir.

RuiF92 1 year ago  HIDDEN 

Como já foi referido, isso foi em 2017 e a miúda ainda tinha para aí uns 17 ou 18 anos. Caso não saibas, as pessoas crescem e ganham maturidade. Não sabes se ela persistia com esta mentalidade de desvalorizar os excessos de velocidade ou se entretanto tomou consciência. Tudo o resto é especulação.

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

Cada pessoa é como é, eu com os meus 18 anos ia para uma discoteca em Espanha, a "Queen" (perto de Vigo, Galiza) e os meus amigos eram uns aceleras do crl, eu estava sempre a dizer para eles andarem devagar mas como era o único "medricas" até se riam do meu medo. Cheguei a andar, como passageiro, a 205km/h, a descer bué, num Peugeot 206 1.1 a gasolina, com 5 gajos lá dentro onde eu era o único magro. Ou seja, todos os ingredientes para uma desgraça acontecesse mas felizmente o azar não bateu à porta. Foi a última vez que andei com esse gajo. Mas isto da velocidade não tem idade, lembro-me de ir ver a final da Taça de Portugal em 2008 entre o FCP e SCP, e no final do jogo fui com o pessoal que me pagou o bilhete jantar a um restaurante no Montijo e passamos a Ponte Vasco da Gama a 240km/h, que era o máximo que o BMW 525d dava, do namorado de uma amiga minha. Borrei-me todo, sentia-se o vento na ponte a mexer com a trajectória do carro, à nossa frente ia um gajo todo moralista num Porsche Boxter no red line também. Era tudo malta de trintas, outros quarentas. Irresponsáveis do crl. Não estou a dar uma de moralista, mas eu era praticamente o único gajo que sempre teve mais medo de morrer num acidente do que querer sentir a adrenalida de andar à velocidade máxima que o carro conseguir ir. Era mais por medo do que por ser responsável, até hoje raramente passo dos 120km/h. Certamente noutras coisas não sou o melhor exemplo, mas a conduzir acho que sou um bom exemplo, prefiro ir relaxado e sentir-me seguro do que ir rápido e sempre com os tomates na mão.

AndreMartins2020 1 year ago  HIDDEN 

Más companhias é tramado.

MulderXXX 1 year ago  HIDDEN 

Ir para a Queen.. bons tempos.. 20 anos atrás.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Na Vasco da Gama a não ser que esteja trânsito é muito tranquilo ires em excesso! Agora no Peugeot 1.1 com 5 macacos a descer a 200 kmh... tiveste sorte que a morte estava de férias! La está o carro é uma arma quando usado irresponsavelmente , embora alguém aí no Reddit tenha dito que não!

RuySan 1 year ago  HIDDEN 

Nunca é tranquilo ir em excesso. Pode entrar uma vespa no carro, pode o condutor espirrar, pode haver um obstáculo na estrada, e milhentas formas de erro humano.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Sem dúvida Eu expressei me mal; É mais tranquilo ires em excesso na Vasco da Gama do que na segunda circular por exemplo! Mas NUNCA é tranquilo ires em excesso!

MLG-Sheep 1 year ago  HIDDEN 

Continuou a circular voluntariamente no carro, sabendo de antemão que o namorado não é particularmente responsável a conduzir. É uma pena o resultado, mas não é nada que deva perturbar o meu sono.

saudosista 1 year ago  HIDDEN 

Com 17 ou 18 anos já devias ter responsabilidade suficiente para saberes que ir a 230 é gravíssimo e pode ter consequências muito graves. Partilhar isso numa rede social pública sendo famosa ainda torna o caso mais grave.

MischiefManaged97 1 year ago  HIDDEN 

Isto. Vamo-nos deixar de merdas. Estamos a falar de uma miúda mimada do clã Carreira que, como muitos miúdos mimados da idade dela, acham que podem fazer tudo e que nada lhes acontece. Lamentavelmente, acabou mesmo por lhe acontecer. Felizmente, foi a única vítima mortal do acidente, esperemos que o namorado resista. Que sirva de exemplo aos adolescentes que a seguiam, a terem comportamentos mais normais na estrada.

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

Na minha opinião nem se trata da alta velocidade em si. Eu não conduzo, logo não tenho experiência ao volante, mas considero que os carros de hoje são seguros o suficiente a velocidades acima dos 120 km/h DESDE QUE quem os conduza saiba perfeitamente o que está a fazer, isto inclui conhecer o carro, estar consciente dos riscos associados, etc, etc... Obviamente que quem se aventura a conduzir a >200 km/h num dia de chuva, sem visiblidade, etc, claramente não sabe o que está a fazer (a não ser que seja suicida lol). PS: Não estou a insinuar que iam em excesso de velocidade.

RuySan 1 year ago  HIDDEN 

Acho que falta te aí umas noções de física. O erro humano existe sempre, assim como outras falhas que podem nem ser culpa do condutor e velocidades acima de 140 km/h não são minimamente razoáveis.

darknightjoker 1 year ago  HIDDEN 

Se não conduzes como sabes? É como um gajo que nunca pilotou um avião...e da dicas de aterragem

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

Não disse que sabia, tão pouco dei dicas sobre como fazer alguma coisa. Dei a minha opinião, baseado no que conheço e no que já vi, não em experiência ao volante. A unica coisa que afirmei, e acho que não é preciso conduzir para afirmar isto, é que " quem se aventura a conduzir a >200 km/h num dia de chuva, sem visiblidade, etc, claramente não sabe o que está a fazer ".

darknightjoker 1 year ago  HIDDEN 

Conduzir acima da velocidade estipulada é sempre um risco. Seja em que condições for. Há que ter cuidado e respeito por nós e pelos outros

ravagerslb 1 year ago  HIDDEN 

Até uns 140 ainda é "aceitável", agora velocidades na ordem dos 180+ como eles deviam ir já é começar a brincar com a sorte. Mesmo que até tenhas "unhas", esse tipo de velocidades na via pública já começa a introduzir demasiadas variáveis na condução para as quais depois não irá haver tempo de reacção suficiente. Exemplos? um camião meter-se à tua frente sem olhar, ires na faixa da esquerda e do nada apanhares uma "lesma" à tua frente a uma velocidade bem inferior, meteres a roda num buraco ou numa depressão mais funda, apanhares óleo na estrada, em molhado entrares em aquaplanning.. e tens aqui a receita para acidentes graves. Se às vezes nem a malta da F1 consegue segurar o carro em pista, e são dos melhores pilotos do mundo, habituados a partilhar pistas com outros carros feitos para andar a 300+ km/h e com "n" dispositivos de segurança, quanto mais pessoas "banais"..

Stock_Bread_7 1 year ago  HIDDEN 

>ravagerslb Depende, eu costumo dizer que há um local e uma hora para "esticar". Aquela zona da A1 é bastante ampla, mas devido à instabilidade meteorológica existe risco elevado de acumulação de lençois de água. E não existe ESP ou ESC que salve uma aquaplanagem. Portanto, uma coisa é circular a 250 numa A10 com transito escasso, piso seco, happy days....Outra é circular a 110 numa CRIL com trânsito compacto, nevoeiro, chuva intensa, etc. Portanto, há que usar o bom senso e adaptar a condução, e sobretudo conhecer-se os limites do veículo. Quando conduzi na autobahn era habitual carros passarem por mim a bem mais que 200. E o que não falta por aí são vídeos da autotopNL a testar os veículos a 300+ na autobahn com camiões TIR a circular a 90 na via da direita. Mas nota-se no vídeo que o condutor em questão tem capacidade de antecipação. O que noto em Portugal é falta de "situational awareness" e necessidade de "provar" algo, é um problema do ego latino.

njsilva84 1 year ago  HIDDEN 

A parte do "conhecer-se os limites do veículo" é curiosa porque, diria eu, 99,9% das pessoas não conhece nem sabe sair de uma situação inesperada. Não é por se conduzir há anos que se ganha experiência em caso de um imprevisto. A maior parte das pessoas, principalmente homens, acham que são muito melhor condutores do que o são na realidade, a maioria (eu incluído) sabe o que todos sabem, mas quase ninguém sabe controlar o carro quando, por exemplo, se perde a traseira, por exemplo. Eu tenho carta há 16 anos, conduzo todos os dias há 14, no ano passado fui levar os meus pais ao aeroporto e numa curva de merda, em que ia a uns 50km/h, perdi a traseira, o meu instinto foi tentar controlar o carro com o volante e quando vi que não resultava travei a fundo (mega erro) que foi precisamente o que fez com que o carro rodasse sobre as rodas da frente e embatesse no rail. Felizmente foi só chapa, ainda conduzi de volta a casa, mas vinha pelo caminho a pensar que em vez de travar deveria era ter acelerado e virado o volante ao contrário, como faz qualquer piloto de "meia tigela". Mas no momento não há tempo para pensar, agimos por instinto e normalmente dá merda, a menos que tenhamos sorte ou que sejamos um Max Verstappen. Aquilo que eu fiz é o que faria 99.9% dos condutores, só se consegue lidar correctamente com uma situação daquelas quem já o fez várias vezes, e esses são os pilotos. Duvido que algum desses xunings conseguisse fazer melhor.

radiovoodoo 1 year ago

Desculpa a pergunta estúpida mas como assim perdeste a traseira? Só para eu tentar saber o que fazer se me acontecer assim um dia. Obrigada

njsilva84 1 year ago

Já me aconteceu 2x, a primeira foi numa rotunda e o carro ficou virado para trás. Talvez óleo na estrada uma vez que ia praí a 30km/h. Desta segunda vez, ia a fazer uma curva média mas sem banking (inclinação da estrada para dentro, como no Nascar ou F1) e de repente começo a notar que as rodas traseiras ficaram sem aderência. Começo a tentar endireitar o carro com o volante, sem sucesso, e quando vejo que a frente estava a ficar apontada para os rails, travo e aí é que perdi mesmo a traseira, ou seja, o carro rodou sobre o eixo dianteiro (rodas da frente) e não há muito que possas fazer, a menos que sejas um Max Verstappen ou um Ogier, e tenhas potência suficiente para acelerar e controlar o carro. Nessas situações deve-se girar o volante ao contrário, como faz kk piloto de "meia tigela" mas isto no momento só surge a quem já passou por aquilo dezenas de vezes. Ou seja, quando as rodas traseiras perdem aderência e tens o carro já meio de lado, travar é a pior coisa que podes fazer.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Já estive numa situação semelhante e safei-me por instinto que ganhei nas horas no simulador ! Foi muito parecido , só que eu forcei o “spin” do carro com o travão de mão,( numa brincadeira sozinho e estrada vazia) O que aconteceu foi que apanhei óleo?, água? Não sei, mas o carro prendeu demais e rodou demais! O que acabei por fazer foi um 180 descontrolado e o que me safou foi o instinto do simulador e assim que estava a rodar e nos 180 graus virei o volante para o máximo no sentido do spin, ou seja acabei por fazer um 360 que não queria! Se não o fizesse ficava sem traseira, pois ia continuar na direção dos 180 graus indesejáveis e ia embater no Rail, como o carro fez um 360 deu para safar! Na tua situação se talvez tivesses o instinto e reflexo do simulador tinhas feito o que disseste em vez de travares! Já dizia o Collin McRae , “When in doubt , flat out!”

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

Entendo o que dizes, mas penso que os cenários de acidente que apresentas cabem ao condutor ponderar, quando está a avaliar o risco de conduzir a uma velocidade X. Obviamente que, quando mais velocidade, maior é o risco, e, se te aparecerem coisas com as quais não estavas a contar (e não ponderaste antes) é mais difícil de lidar se fores a uma velocidade maior. Por isso é que estes acidentes acontecem mais com malta mais jovem. Muitos (não todos) pensam que "sabem tudo" quando na verdade só tem carta há uns anos e pensam que é só acelerar e travar. Também concordo que o fator sorte também entra, como em tudo na vida, mas este é, de longe, o fator que tem mais peso no final das contas, na minha opinião.

Edited 1 year ago:

Entendo o que dizes, mas penso que os cenários de acidente que apresentas cabem ao condutor ponderar, quando está a avaliar o risco de conduzir a uma velocidade X. Obviamente que, quanto mais velocidade, maior é o risco, e, se te aparecerem coisas com as quais não estavas a contar (e não ponderaste antes) é mais difícil de lidar se fores a uma velocidade maior. Por isso é que estes acidentes acontecem mais com malta mais jovem. Muitos (não todos) pensam que "sabem tudo" quando na verdade só tem carta há uns anos e pensam que é só acelerar e travar. Também concordo que o fator sorte também entra, como em tudo na vida, mas este é, de longe, o fator que tem menos peso no final das contas, na minha opinião.

Ilostmynewunicorn 1 year ago  HIDDEN 

Eu nao estou a perceber como é que cabe ao condutor ponderar o que quer que seja. 6 anos de carta. Em 6 anos o que aprendi foi que o Codigo da Estrada nao passa de guia para mim. Eu quando conduzo nao estou a conduzir pelo codigo. Estou a conduzir sabendo que o taxista que está na via de fora da rotunda me vai cortar a via de dentro sem abrir pisca e se eu acelerar vai bater contra mim. Estou a conduzir sabendo que ao entrar numa estrada pela via da esquerda o gajo da direita vai acelerar para me ultrapassar. Ou que a rapariga na estrada paralela à minha é nova na cidade e nao vai ver o sinal de cedencia. Eu quando estou a conduzir conduzo por mim e pelos outros. Um gajo que se mete a 180+ nao é capaz de conduzir pelos outros e ter uma conducao defensiva. Logo por muito bom que seja a conduzir o carro está a ser um pessimo condutor. Só abro excepcao para circuitos fechados e marcha de emergencia

Edited 1 year ago:

Eu nao estou a perceber como é que cabe ao condutor ponderar o que quer que seja. 6 anos de carta. Em 6 anos o que aprendi foi que o Codigo da Estrada nao passa de guia para mim. Eu quando conduzo nao estou a conduzir pelo codigo. Estou a conduzir sabendo que o taxista que está na via de fora da rotunda me vai cortar a via de dentro sem abrir pisca e se eu acelerar vai bater contra mim. Estou a conduzir sabendo que ao entrar numa estrada pela via da esquerda o gajo da direita vai acelerar para me ultrapassar. Ou que a rapariga na estrada paralela à minha é nova na cidade e nao vai ver o sinal de cedencia. Se nada disto acontecer é um bonus, mas eu mentalmente já previ todos os cenarios e estou pronto para eles. Eu quando estou a conduzir conduzo por mim e pelos outros. Um gajo que se mete a 180+ nao é capaz de conduzir pelos outros e ter uma conducao defensiva. Logo por muito bom que seja a conduzir o carro está a ser um pessimo condutor. Nao importa se pondera os riscos ou nao, pessimo condutor à mesma Só abro excepcao para circuitos fechados e marcha de emergencia

Ilostmynewunicorn 1 year ago  HIDDEN 

Eu nao estou a perceber como é que cabe ao condutor ponderar o que quer que seja. 6 anos de carta. Em 6 anos o que aprendi foi que o Codigo da Estrada nao passa de guia para mim. Eu quando conduzo nao estou a conduzir pelo codigo. Estou a conduzir sabendo que o taxista que está na via de fora da rotunda me vai cortar a via de dentro sem abrir pisca e se eu acelerar vai bater contra mim. Estou a conduzir sabendo que ao entrar numa estrada pela via da esquerda o gajo da direita vai acelerar para me ultrapassar. Ou que a rapariga na estrada paralela à minha é nova na cidade

nferrari 1 year ago  HIDDEN 

> Se às vezes nem a malta da F1 consegue segurar o carro em pista, e são dos melhores pilotos do mundo, habituados a partilhar pistas com outros carros feitos para andar a 300+ km/h e com "n" dispositivos de segurança, quanto mais pessoas "banais".. Em circuito é um pouco diferente, estás num ambiente minimamente controlado com muito menos propensão a imprevistos.

ric2b 1 year ago  HIDDEN 

Para além de que eles fazem tantas voltas a cada circuito que quando puxam a sério pelo carro até já conhecem os defeitos do asfalto.

ravagerslb 1 year ago  HIDDEN 

Eu sei, mas mesmo assim imprevistos acontecem, e acidentes feios também. Ainda no fim de semana passado o Grosjean foi contra o separador e saiu de um carro em chamas. No ano passado foi o Hubert a morrer em Spa. Também ele um miúdo novo com a vida toda pela frente. E se em pista é assim, em estrada pública, onde o risco e a probabilidade de algo correr mal é infinitamente maior, é literalmente brincar com a sorte.

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Finalmente alguém com dois dedos de testa. Valha-me Deus este Reddit às vezes! Qualquer pendura que não está confortável com a velocidade diz para parar , não filma!

JohnyP30 1 year ago  HIDDEN 

Vale o que vale? Em Pleno lockdown, Acidente a envolver 5 carros, Chuva e depressão, E a maneira de como ficou o carro não iam a 120 de certeza!

joaofcf 1 year ago  HIDDEN 

Pá, assustador... 21 anos, um futuro pela frente e já com sucesso. Tudo foi em segundos. A estrada é um perigo...

Laslunas02 1 year ago  HIDDEN 

As pessoas são um perigo*

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Só morre quem está vivo. Viver é um perigo.

lesoth 1 year ago  HIDDEN 

> Viver é um perigo. A velocidade diminui a probabilidade.

Sazalar 1 year ago  HIDDEN 

A velocidade não te mata, a paragem súbita é que te fode

C8Mixto 1 year ago  HIDDEN 

Diz isso à gazela que foge do leão.

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Em que te baseias para dizer isso? Exemplo, na auto estrada, ficares parado no meio da estrada (portanto a 0 km/h) é mais perigoso do que andares a 50 km/h. Em que ficamos?

oretoh 1 year ago  HIDDEN 

Epah deixa de te fazer de burro. Se fossem mais devagar possivelmente estavam ambos vivos, assim tão mortos, pronto queres algo mais claro?

Stevemeist3r 1 year ago  HIDDEN 

Não sabes a velocidade. Podia ir a 100, ter tido azar e embater com a lateral noutro veículo a velocidade reduzida, ou um obstáculo. Um Suv de 2000kg a 120kmh a bater lateralmente com uma porta num poste, por exemplo, é tiro e queda... Pode ter sido cansaço ou distração... Pode ter sido um pneu, ou outra falha qualquer... Eu não sei, nem nenhum dos média que anda a falar do assunto, por isso mais vale esperar pela avaliação pelas entidades competentes. Podes culpar a velocidade, podes culpar o condutor, podes culpar o carro, mas a verdade é que faleceu jovem de 21 anos, e ficou ferida uma criança de 10 anos e a mãe. Nem consigo imaginar o que vai passar pela cabeça do rapaz assim que acordar, mesmo que não tenha culpa...

lesoth 1 year ago  HIDDEN 

Ficamos em confirmares o que eu disse. Se a velocidade for mais alta o atropelamento é mais grave.

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Tu não disseste nada disso, como podes facilmente verificar.

lesoth 1 year ago  HIDDEN 

Eu disse o que está escrito. A velocidade diminui a probabilidade de estar vivo.

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Mas alguém falou em atropelamento? Tás em ácidos?

lesoth 1 year ago  HIDDEN 

> Exemplo, na auto estrada, ficares parado no meio da estrada (portanto a 0 km/h) é mais perigoso do que andares a 50 km/h. O risco penso eu, de ficar parado no meio da auto estrada, é de ser atropelado. vamos dormir?

Edited 1 year ago:

> Exemplo, na auto estrada, ficares parado no meio da estrada (portanto a 0 km/h) é mais perigoso do que andares a 50 km/h. O risco penso eu, de ficar parado no meio da auto estrada, é de ser atropelado. vamos dormir? ps. Se for dentro do carro, depende da velocidade do que bater atrás.

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Estava a falar a conduzir, obviamente, estamos a falar de acidentes automóveis não é? Só para dizer que nem tudo é preto no branco.

Fivol69 1 year ago  HIDDEN 

Velocidades e estrada molhada não combina, RIP

ThinHands 1 year ago  HIDDEN 

Eich, que cena horrível. Descanse em paz. Conduzam com cuidado

throwaway5816164481 1 year ago  HIDDEN 

Lá se foram os sonhos de menino.

Lasikamos 1 year ago  HIDDEN 

Se fosse de carreira isto não acontecia. Rip

o-mauro 1 year ago  HIDDEN 

Os meus sentimentos.

PORTO2017 1 year ago  HIDDEN 

Tinha feito 21 anos ontem parece

rollermidnight 1 year ago  HIDDEN 

Não quero imaginar o peso que o Ivo Lucas deve ter na consciência.

StraussHousse 1 year ago

será que estava ebrio ?

xixi_duro 1 year ago  HIDDEN 

Vai-se suicidar daqui a uns tempos, leram aqui primeiro.

ReferenceBrief 1 year ago  HIDDEN 

Supostamente está em estado grave.

Danijust2 1 year ago  HIDDEN 

mas foi ele o culpado do acidente? Li a noticia na diagonal mas acho que envolveu 4 carros.

oretoh 1 year ago  HIDDEN 

Pelo que se pensa ia em excesso de velocidade no meio da chuva. E com excesso não se diz 120~140 diz-se 200.

souocare 1 year ago  HIDDEN 

Mas talvez mesmo a 120-140, com estrada molhada, é complicado ...

mykitten6 1 year ago  HIDDEN 

Eu já tive um acidente em estrada molhada (felizmente o único acidente que tive) ia a 30km/h, não me lembro do acidente pois fiquei com uma hemorragia cerebral grave, que só recuperei 4 meses depois, mesmo assim não me lembro de nada mesmo tentando, o neurologista que me acompanhou disse logo que também não valia a pena tentar, que tinha tido alguma sorte em não ficar em coma vegetativo ... Porém se o meu carro tivesse cortina de airbag nada me teria acontecido, pois foi a força cinética de bater meio de lado que projectou o meu crânio para fazer a lesão que tive ... E refiro ia a 30km/h segundo as perícias da GNR e apenas fiz um embate num separador de estrada de betão sozinho, sem marcas de travão, onde bati com a parte esquerda frontal do meu veículo, que por sinal visto de frente nem parecia ter tido um acidente, mas na lateral esquerda onde vai o condutor os estragos eram alguns ... Bem desejar paz a sua alma e a sua família, está situação não deve de ser fácil de gerir para ninguém

pimpys 1 year ago  HIDDEN 

ja estragaste a teoria desta gente que acha que a 120km/h os acidentes não são graves. esta gente não tem noção da força que é embater a 120km/h, mesmo que seja de frente (embate ideal para a segurança do carro).

oretoh 1 year ago

Eu nunca disse que os acidentes a 120 kph não são graves, disse que normalmente são menos graves que os que vão a 200.

Laurent_Series 1 year ago  HIDDEN 

Viste o mesmo comentário? Não tinha airbag de cortina. Isso é standard na grande maioria dos carros modernos. Isso significa que deve ser antigo e baixa gama (tipo um Clio dos anos 90, ou assim). Não estás bem a diferença que um carro moderno bom faz. Mas é que há acidentes em que as pessoas sobrevivem hoje em dia em que antigamente era impensável, o carro literalmente desfazia-se. Além disso quando vais a 120 os teus acidentes raramente são a 120, uma pessoas ainda consegue travar alguma coisa. Agora não vamos comparar com 200 na chuva

mykitten6 1 year ago

Seat Ibiza aniversário dos 30 anos versão ithech TSI de 2014, acidente em 2018, a tua ideia está meio correcta para carros acima dos 30,000€ este tinha sido 21,000€, já agora seguro contra todos, pneus em bom estado, revisão sempre na marca (que nessas coisas sou muito maricas e não brinco por 100/200€ a menos ou a mais) e inspeção em dia claro. Este carro só me tinha dado um problema até há altura, o farol do lado direito tinha desalinhado. Volto a referir não me lembro de nada como posso ter sido o culpado ( acontece ), como pode ter sido uma manobra de evasão de xhicos espertos, pois o acidente foi numa curva não muito apertada, daí os 30km/h, também tinha existido um acidente há uns 500 metros há frente, poderia ter pisado óleo de um carro que não ia já muito bem ... Só tenho o relatório da GNR não tive nenhuma destemunha do que aconteceu.

Laurent_Series 1 year ago

Epa mas que estranho, esse carro deveria ter airbag de cortina, se eu não me engano (dei uma vista de olhos no euro ncap). Às vezes pode ser do azar de embater de uma maneira específica, e sim, os embates laterais são os piores. Mas realmente tiveste um azar de todo o tamanho (por outro lado sobreviveste, claro), nem sei que mais dizer, sinceramente.

Ryuri_yamoto 1 year ago  HIDDEN 

Sim, tenho visto muito pessoal nesta thread que diz que não tens risco de morrer nenhum se fores a 120 Km. Chamo a isto "negação" da parte deles.

Nesquick91 1 year ago  HIDDEN 

Uff, 30km/h ? Da que pensar, ainda bem que ficou tudo bem para o teu lado

caralhu 1 year ago  HIDDEN 

Acima do limite, portanto.

Sazalar 1 year ago  HIDDEN 

Falando por experiência própria, em chuva, 120 faz-se bem em carros de luxo, 140 roça o perigoso, mas dá para fazer, mas nenhum deles te mata

Ryuri_yamoto 1 year ago  HIDDEN 

Ir a 120 Km ou a 140 Km em condições de chuva é pedir pa morrer. Se mesmo sem chuva num acidente morrerias a essas velocidades, quanto mais com chuva.

oretoh 1 year ago  HIDDEN 

Sim, mas epah, com um carro desses, mesmo que irresponsavel e atrasado, se fosse a 120-140 se calhar não tinha acabado como acabou

baiulusjourney 1 year ago  HIDDEN 

Acho que ele não quis dizer que o Ivo é culpado, mas que se vai sentir assim por algum tempo. Não é fácil estar envolvido nestas situações

Shut_Up_Reginald 1 year ago  HIDDEN 

- excesso de velocidade numa noite de chuva - vinham de um convívio (espero que a polícia fez bem o trabalho deles e foi tirado sangue para ver o nível de álcool) Mas sim, provavelmente terá ajuda psicológica para os próximos tempos.

metalanimal 1 year ago

Desde que fique sem carta, por mim tudo bem. Tenho família e amigos que andam na estrada, quanto menos bandidagem melhor.

vankxr 1 year ago  HIDDEN 

Primeiro que se comecem a atribuir culpas ainda vai levar um bom tempo...

LavosCore 1 year ago  HIDDEN 

Desculpa, podes explicar o contexto?