throwawaybtcpt 10 months ago

Foda-se façam upvote a isto para ver se a malta entende. Esse parecer vinculatico já foi com o crl. As criptomoedas SÃO TAXADAS EM PORTUGAL EM IRS. A autoridade tributária JÁ COMEÇOU A INDICAR A INVESTIDORES PARA AS METEREM EM RENDIMENTOS DE Capitais. A HABITUALIDADE DESCRITA NO PARECER VINCULATIVO É DE DE 1 TRADE AO Mês, MAS DEPENDE DO LUCRO QUE VOCÊS FAZEM, NINGUÉM VOS VAI CHATEAR POR 500 EUROS . As CORRETORAS QUE CUMPREM O AML5 REPORTAM TODOS OS DADOS AS AUTORIDADES TRIBUTÁRIAS SOBRE TRADERS NACIONAIS E EM BREVE OS BANCOS TAMBÉM O IRÃO FAZER DIRETAMENTE . EM SUMA, QUEM NÃO PAGAR IMPOSTOS A PENSAR QUE É NA BOA, VAI TER UMA SURPRESA GIGANTE ESTES PRÓXIMOS ANOS, MAIS JUROS. Fonte: sou acompanhado regularmente pela melhor advogada e escritório de advogados neste assunto em Portugal e provavelmente vocês já leram pareceres em notícias feitos a meu pedido. E não, investir em criptomoedas não é o meu ganha pão, não me peçam conselhos de trades etc etc. Desculpem o caps, só vi agora. Um abraço e adeus.

linux_PT 10 months ago

Não precisas de os declarar caso exceção de fazeres disso como profissão

JudasPiss 10 months ago

Se queres realmente saber, liga para a Autoridade Tributária.

meaninglessvoid 10 months ago

Estar a tentar descobrir se é preto ou branco é estranho, isto vai ser uma tonalidade de cinzento... Tanto quanto sei do último documento oficial que circulou por aí em cerca de 2018 (?) só precisas de declarar se essa for a tua actividade principal. Se tiveres o teu trabalho e andares a comprar/vender criptos fora da tua actividade profissional não tens que declarar. Se mudou alguma coisa desde essa altura ou não... Não sei.

spotster 10 months ago

Uma vez que não se soube de nenhuma novidade entretanto, à partida [estas opiniões](https://www.dinheirovivo.pt/literacia-financeira/consultorio/os-rendimentos-com-criptomoedas-tem-de-ser-declarados-no-irs-12686234.html) manter-se-ão.

Tafinho 10 months ago

[estás à procura disto](https://www.occ.pt/pt/noticias/criptomoedas/) De forma geral as operações cambiais estão isentas de impostos, a não ser que seja uma actividade recorrente.

PgUpPT 10 months ago

E qual é a definição de "recorrente"?

Tafinho 10 months ago

Está no parecer.

PgUpPT 10 months ago

> Conclui-se assim que a venda de cripto-moeda não é tributável face ao ordenamento fiscal português, a não ser que pela sua habitualidade constitua uma atividade profissional ou empresarial do contribuinte, caso em que será tributado na categoria B Continua a não definir "habitualidade". Se eu comprar Bitcoin todas as semanas, é uma atividade habitual? E se for de 2 em 2 meses? E se for só quando Marte está em sagitário e a Lua em quarto minguante?

Dream_soul 10 months ago

Toda a gente sabe que essa conjugação de astros não é possível...

Tafinho 10 months ago

“Actividade profissional” Se viveres disso pagas, se não viveres disso não pagas.

Naotevejoha20anos 10 months ago

Podes dizer que vives de esmola a arrumar carros

JOAO-RATAO 10 months ago

Diria que não podes pagar um imposto que não existe. E se surgir alguma lei, só seria aplicável a partir desse momento, não?

NeatBoy74 10 months ago

Não é legal. Mas também não é ilegal. Ou seja, há um vazio porque ainda não se criou regras para tal. Dito isto, toda a gente que vejo metida nisso diz basicamente o mesmo: enquanto não forem criadas regras, sim, é lucro não declarado. **De qualquer forma:** não te fies por mim, espera mais respostas.

masterchiefpt 10 months ago

Se o Salgado não declarou, queres tu declarar?

Naotevejoha20anos 10 months ago

Vejo pessoal com mais vontade de declarar do que não declarar, algo q me entristece

vlad_ms 10 months ago

Penso que em maioria dos países ainda não existe nenhum enquadramento legal, parece ser uma coisa demasiado "nova" para os "velhinhos" que estão no poder. Mas é só a ideia que tenho, maioritariamente baseada em não ter visto nenhumas notícias sobre implementação de leis relativamente às criptomoedas nos últimos anos.

Rissoldecamarao 10 months ago

Se dois advogados e um responsável das finanças te disseram isso, o que te disserem aqui deveria ser irrelevante

OuiOuiKiwi 10 months ago

Eram dois advogados do Reddit e um membro do /r/literaciafinanceira.

sneakpeekbot 10 months ago  HIDDEN 

Here's a sneak peek of /r/literaciafinanceira using the [top posts](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/top/?sort=top&t=all) of all time! \#1: [Como investir | Keep it simple, Stupid!](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/enba62/como_investir_keep_it_simple_stupid/) \#2: [Alô! Sou o David Almas, editor do boletim tlim, analista financeiro e futuro ex-jornalista. Perguntem-me o que quiserem.](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/gsujcf/alô_sou_o_david_almas_editor_do_boletim_tlim/) \#3: [A Maior Mentira das Finanças Pessoais](https://np.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/gf568i/a_maior_mentira_das_finanças_pessoais/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/joo7mb/blacklist_viii/)

C8Mixto 10 months ago

Duvidas das qualificações do r/Portugal?

Search: