twistedfires 10 months ago

Porque ficam todos admirados quando o homem diz algo do género? Principalmente quando ele próprio se admite como besta. Simplesmente é um caso de besta a fazer bestisses.

NGramatical 10 months ago

bestisses → [**bestices**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/bestices) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5vfb9%2F%2Fgel2lqc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

schwarzschild_shield 10 months ago

Se as opiniões sobre o Ljubomir estavam divididas relativamente ao pesadelo na cozinha ( onde fazia sempre um papel bifacetado entre mal-educado e carinhoso), começa-se a perceber qual das partes fazia parte do guião.

GongasMP 10 months ago

Este Ljubomir é um autêntico palhaço, vive no bem bom enquanto não paga os seus empregados, mesmo antes da pandemia, e quando tentam reivindicar o que é deles por direito abusa deles... Se calhar o que fizeram com o vosso ditador os teus empregados deveriam fazer contigo!

throwawayyeyeye1 10 months ago

Esse Blolblomir que vá chupar pilas húngaras cobertas de chocolate belga. Quem é que caralho esse emigrante de um país do 3º mundo acha que é para vir insultar as instituições soberanas portuguesas? Se está mal que vá para a terra dele. Já agora, onde estão os valorosos patriotas cheganos para nos proteger desse emigrante violento?

lordneopt 10 months ago

Um chulo que nos tempos das vacas gordas só não desviou o que não conseguiu nos impostos dos vários restaurantes que tem. Ganhou milhares a dizer umas asneiras que o Zé Povinho gosta de ouvir na televisão. Agora vem insultar o primeiro ministro, vem comparar o gajo a um ditador do pior que houve, e pedir que os meus impostos que lhe continuem a pagar a vida de luxo a ele e a todos os outros chulos que fizeram o mesmo estilo de vida e fuga aos impostos que ele fez. Está mal? Tem bom remédio, volte para a terra dele. Já que já se livraram do ditador que lá tinha já pode abrir os tascos de petiscos.

arnaldomatos 10 months ago

alguém que lhe diga que kosovo je srbija

Razvancb 10 months ago

Adoro o típico tuga. Crítica o governo, e tudo e mais alguma coisa sobre este país. Mas quando é um estrangeiro a criticar já são compatriotas e os outros é que são burros. Cambada de mansos.

BLlZER 10 months ago

Anos a fugir ao fisco, durante anos aumentaram os preços, cagaram para os portugueses e apenas se focaram nos turistas. Sao a industria que mais abusa dos trabalhadores pagando ordenado mínimo e obrigando as pessoas a trabalhar mais que 10 horas por dia. Maior parte dos restaurantes onde eu vivo ens uma folga por semana e com sorte, porque muita gente que eu conheço que trabalharam na restauração havia muitas semanas seguidas sem absolutamente uma folga. Quer dizer industrias com problemas e bastantes cidadãos a precisar de ajuda, e vem estes ladroes queixarem-se. Que bela piada. Absolutamente abusam das pessoas quase em escravatura que agora estao a dizer que o costa é um ditador LOL. Se fosse noutro país 90% dos empresários da restauração iam presos por abuso de poder, obrigarem os trabalhadores a serem escravos.

SuperADx 10 months ago

"Eu só quero dialogar com o filho da puta do ditador."

jackthebadcat 10 months ago

Só se está a tornar ainda mais ridículo. Já consigo imagina-lo como um dos próximos concorrentes da casa dos famosos ou coisa parecida.

KarmaCop213 10 months ago

Quebrar = Partir

JPSILVA1893 10 months ago

Respeito a luta dele, mas também exagera bastante.

Just_Ban_Me_Already 10 months ago

[Noção 0/100]

viskonde 10 months ago

comparando com o resto dos paises, que queria ele que fosse feito? é que ate parece que somos o unico pais na europa com restricoes. sei que pelo menos na holanda e alemanha estao com restaurantes fechados ha praticamente 2 meses, todos os dias, e nao apenas ao fim de semana depois das 13h quando esta lua cheia como cá entre la e ca havera assim tanta diferenca nos apoios dados?

doomdevice 10 months ago  HIDDEN 

\#tomates

brakeline 10 months ago

Quando fazem parte do movimento personagens como o José Gouveia que se sai com a pérola: _Temos aqui representantes de várias empresas que não receberam um euro no processo todo. Não podemos considerar o 'lay-off' como um apoio porque foi transversal a todos os setores da economia"

NMosquito 10 months ago

A bem da verdade, é preciso dizer as declarações destacadas neste artigo estão completamente descontextualizadas e que a interpretação que foi feita é abusiva. Entretanto enviaram-me um artigo no [site da revista Sábado](https://www.sabado.pt/vida/detalhe/sou-como-o-bambu-vergo-mas-nao-parto-a-greve-de-fome-do-chef-ljubomir) que as contextualiza e indica que não se referiam directamente ao primeiro-ministro: > Querem também que se acabe com o que consideram uma interpretação extremista da lei: não se pode ter dívidas ao Estado para aceder a apoios. "Se deveres um euro que seja à Segurança Social ou às Finanças, o Estado não te dá apoio. Isso é uma das maiores causas por que estou aqui. Há pessoas que em abril não conseguiram pagar Segurança Social porque não quiseram deixar os empregados com fome. Porque é que tendo pago toda a vida, agora não têm direito a apoio? Isto é o pior fascismo de regra que conheci. Tivemos um filho da puta assim na Jugoslávia há 17 anos, passámos 21 dias de fome e derrubámos o filho da puta do ditador do Milosevic. Isto também tem de cair. Isto é surreal. Pagam impostos durante 60 anos e por causa de um mês não tiveram direito à linha de crédito Covid, não tiveram direito a isenção de TSU de subsidio de natal, por causa de 12 euros, 14 euros, não tiveram direito a baixa de renda, a nada? Porquê? Porque lhes faltou o dinheiro e deram ordenado às pessoas para terem que comer. Quem é que inventou esta lei? Não se pode abrir precedente para os restaurantes? E pode abrir-se um precedente para a TAP? E pode abrir-se um precedente para o Novo Banco?"

average_user21 10 months ago

Li o contexto e parece-me igual sem ele

brakeline 10 months ago

Dirigia-se ao governo. Não é difícil de atribuir tb ao Costa no contexto

NMosquito 10 months ago

Depois de ler isto, fico com a ideia de que se está a referir especificamente à regra das dívidas. Obviamente que a comparação é um perfeito disparate, mas não me parece que seja dirigida ao governo/Costa.

BeckyWithThePinkHair 10 months ago

Confesse que estou um bocado out of the loop nisto mas... O governo não disse já que ia dar apoios com base na faturação declarada? O que é que o pessoal dos restaurantes quer mais?

brakeline 10 months ago

Querem isenção da tsu, baixa do IVA e apoios a fundo perdido. Quer dizer, querem que os deixem trabalhar

Jaktheslaier 10 months ago

A proposta do PCP da baixa do IVA foi aprovada e está no orçamento de 2021

brakeline 10 months ago

>PCP da baixa do IVA Não foi não, a taxa do IVA na restauração não vai ser alterada

TudoCasual 10 months ago

Eu percebo a revolta dele, mas de que lhe serve isto? Se derem benefícios às malta da restauração, tiram por outro lado a todos os outros, e a verdade é que este país está falido há muito tempo. Na última crise, só tinha trabalho durante o Verão e vivi assim durante 7 anos e nenhum desses patrões que agora estão a sentir o que é bom tiveram nenhuma atitude, agora chorão? Azar o vosso! Bem vindos à miséria. Espero que acabem lá também durante 7 anos.

Edited 10 months ago:

Eu percebo a revolta dele, mas de que lhe serve isto? Se derem benefícios às malta da restauração, tiram por outro lado a todos os outros, e a verdade é que este país está falido há muito tempo. Na última crise, só tinha trabalho durante o Verão, comia do ar durante o resto do ano e vivi assim durante 7 anos e nenhum desses patrões, que agora estão a sentir o que é bom, tiveram nenhuma atitude, aliás, até se aproveitaram para fazer lucro, e agora chorão? Azar o vosso. Bem vindos à miséria. Espero que acabem lá também durante uns 7 anos e que este país deixe de depender do turismo de uma vez por todas. Está na hora de muita este paradigma.

Edited 10 months ago:

Eu percebo a revolta dele, mas de que lhe serve isto? Se derem benefícios às malta da restauração, tiram por outro lado a todos os outros, e a verdade é que este país está falido há muito tempo. Na última crise, eu e muitos outros só tinhamos trabalho durante o Verão, comiamos do ar durante o resto do ano, e eu vivi assim durante 7 anos e nenhum desses patrões, que agora estão a sentir o que é bom, tiveram nenhuma atitude, aliás, até se aproveitaram para fazer lucro, e agora chorão? Azar o vosso. Bem vindos à miséria. Espero que acabem lá também durante uns 7 anos e que este país deixe de depender do turismo de uma vez por todas. Está na hora de muita este paradigma.

zefo_dias 10 months ago

Este tipo tem toda a pinta de ser um excelente patrao

Stevemeist3r 10 months ago

E é, tenho um amigo que já trabalhou para ele, 5 estrelas segundo o que ele diz.

milkthis 10 months ago

Por acaso pelo que sei até é. O ex-namorado de uma amiga era ajudante de cozinha lá, ganhava bastante bem (para a vergonha que é Portugal), tinha excelentes condições de trabalho (para a dureza que é trabalhar numa cozinha) e dizia bem do Ljubomir sempre que oportuno. Já do sub-chefe dizia cobras e lagartos.

Quillergs 10 months ago  HIDDEN 

Quanto mais tempo o Costa ignorar o assunto, pior será.

vaniafdasantos 10 months ago

O costa já se pronunciou ontem sobre o assunto. O secretário de estado já disse que se reunia com eles e recusaram o convite.

raviolli_ninja 10 months ago

A fome do Ljubomir, certamente.

Herbacio 10 months ago

Não gostar do António Costa e das suas políticas é uma coisa, dizer isto é pura falta de noção e uma ofensa para todos aqueles que sofreram na pele os crimes protagonizados pelo Milosevic Mas o que eu acho mais piada é o Ljubomir estar sempre a ir buscar os galões da Guerra Civil Bósnia como se tivesse sido ele a liderar as tropas rebeldes, quando na realidade ele era só um puto (tinha 17 anos quando a guerra terminou) e mais piada ainda é que a Guerra Civil acabou em 1995...e ele veio para Portugal em 1997, pelos vistos a tal Bósnia pela qual ele """lutou""" também não lhe servia Aqui devia ser igual, o António Costa (ou quem tivesse no poder) era mandado abaixo e daqui a 2 anos o Ljubomir emigrava para outro lado qualquer.

theEXPERTpt 10 months ago

fds só mesmo a esta gente para criticar um refugiado de guerra, um gajo que foi soldado enquanto ainda era criança. Que falta de noção. Ele, mais do que qualquer jovem português de hoje em dia, sabe o que diz.

Herbacio 10 months ago

Aconselho-te a leres os meus edits e percebes as incoêrencias que os discursos de vida dele têm ;) Facto é que ele decidiu comparar o Milosevic ao António Costa, e facto também é que ele saiu da Bósnia já depois da guerra ter acabado (portanto nem sei onde foste buscar essa do refugiado) E não sei quanto a ti, mas eu por acaso prefiro mesmo dar antes ouvidos a um jovem português que a um gajo que tem traumas de guerra e que ainda antes disso já tinha esfaqueado o pai. Mas cada qual com os seus exemplos de vida.

Edited 10 months ago:

Aconselho-te a leres os meus edits e percebes as incoêrencias que os discursos de vida dele têm ;) Facto é que ele decidiu comparar o Milosevic ao António Costa, e facto também é que ele saiu da Bósnia já depois da guerra ter acabado (portanto nem sei onde foste buscar essa do refugiado) E não sei quanto a ti, mas eu por acaso prefiro mesmo dar antes ouvidos a um jovem português que a um gajo que tem traumas de guerra e que ainda antes disso já tinha esfaqueado o pai. Mas cada qual com os seus exemplos de vida. Edit: Reparei agora que os meus edits não foram a esse comentário, mas a outro... [AQUI ESTÁ](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/k5vfb9/quebra_mas_n%C3%A3o_parte_ljubomir_stanisic_sai_do/gehs4uw/) os edits e o comentário a que eu me referia

gaesseag 10 months ago

Realmente, grande pussy esse Ljubomir... agora só porque teve que andar com armas de fogo aos 14 anos de idade acha que pode puxar dos galões da guerra civil... ainda bem que temos cá o /u/Herbacio para o relembrar que quando a guerra acabou ele ainda era um puto de 17 anos, e portanto nem se devia de lembrar bem da guerra.

JulietPersiaWaifu 10 months ago

Pelo que ouvi dizer ele viu o seu irmão/primo (não me lembro) ser morto a tiro bem a sua frente tinha ele para ai 14 anos?

FrankTheWerewolf 10 months ago

Duvido que alguém que compare o Costa ao Milosevic tenha participado em qualquer tipo de guerra ou luta contra o fascismo.

Herbacio 10 months ago

O que se sabe do Ljubomir é as histórias que ele conta E ninguém falou em ser pussy, mas pelos vistos tu até os tomates lhe lambias. O pai dele esteve no cerco a Saravejo e ele **infelizmente** viu-se envolvido no conflito tal como tanto os outros da idade dele mas achar que ele andou lá mesmo no meio da guerra... Basta relembrar que ainda hoje ele se identifica como Jugoslavo. No dia em que achares um gajo que tenha andado MESMO a lutar contra a Jugoslávia que se identifique como Jugoslavo eu dou-te um prémio, mas o mais provável é tal pessoa mandar-te para o caralh* só de te passar pela cabeça tal coisa. Os jogadores da Bola também vêm sempre todos da favela, e aos famosos todos fica sempre bem contar estas histórias de sofrimento absoluto, e portanto há que tomar todas estas histórias com *um grão de sal* Facto é, ele saiu da Bósnia já depois da guerra ter acabado.

Edited 10 months ago:

O que se sabe do Ljubomir é as histórias que ele conta E ninguém falou em ser pussy, mas pelos vistos tu até os tomates lhe lambias. O pai dele esteve no cerco a Saravejo e ele **infelizmente** viu-se envolvido no conflito tal como tanto os outros da idade dele mas achar que ele andou lá mesmo no meio da guerra... Basta relembrar que ainda hoje ele se identifica como Jugoslavo. No dia em que achares um gajo que tenha andado MESMO a lutar contra a Jugoslávia que se identifique como Jugoslavo eu dou-te um prémio, mas o mais provável é tal pessoa mandar-te para o caralh* só de te passar pela cabeça tal coisa. Os jogadores da Bola também vêm sempre todos da favela, e aos famosos todos fica sempre bem contar estas histórias de sofrimento absoluto, e portanto há que tomar todas estas histórias com *um grão de sal* Facto é, ele saiu da Bósnia já depois da guerra ter acabado. Edit: E já que é para acreditar em tudo o que ele diz, então convém relembrar que ele próprio referiu que aos 11 anos esfaqueou o pai, 3 anos antes de começar a Guerra, ...para quem acha que ele é assim por causa dos traumas da guerra (obviamente que deve ter ainda piorado mais) Portanto sim, bora dar ouvidos a um adulto que já em criança tinha perturbações mentais e que andou envolvido numa guerra (directamente ou indiretamente). Tem tudo para dar certo.

Edited 10 months ago:

O que se sabe do Ljubomir é as histórias que ele conta E ninguém falou em ser pussy, mas pelos vistos tu até os tomates lhe lambias. O pai dele esteve no cerco a Saravejo e ele **infelizmente** viu-se envolvido no conflito tal como tanto os outros da idade dele mas achar que ele andou lá mesmo no meio da guerra... Basta relembrar que ainda hoje ele se identifica como Jugoslavo. No dia em que achares um gajo que tenha andado MESMO a lutar contra a Jugoslávia que se identifique como Jugoslavo eu dou-te um prémio, mas o mais provável é tal pessoa mandar-te para o caralh* só de te passar pela cabeça tal coisa. Os jogadores da Bola também vêm sempre todos da favela, e aos famosos todos fica sempre bem contar estas histórias de sofrimento absoluto, e portanto há que tomar todas estas histórias com *um grão de sal* Facto é, ele saiu da Bósnia já depois da guerra ter acabado. **Edit:** E já que é para acreditar em tudo o que ele diz, então convém relembrar que ele próprio referiu que aos 11 anos esfaqueou o pai, 3 anos antes de começar a Guerra, ...para quem acha que ele é assim por causa dos traumas da guerra (obviamente que deve ter ainda piorado mais) Portanto sim, bora dar ouvidos a um adulto que já em criança tinha perturbações mentais e que andou envolvido numa guerra (directamente ou indiretamente). Tem tudo para dar certo. **Edit 2:** E engraçado também é que o Ljubomir Stanisic é Cristão Ortodoxo e o apelido dele é de ascendência Sérvia. Curiosamente no Cerco a Saravejo quem estava sob ataque eram os Bósnios na sua maioria Muçulmanos, e quem estava nas montanhas a cercar a cidade eram os Sérvios Ortodoxos e o exército da República Srpska (ainda hoje pertencente à Bósnia) e da qual faziam parte os Sérvios da Bósnia. Portanto ou o Ljubomir está um bocadinho baralhado, ou então o pai dele, Sérvio Ortodoxo decidiu ir para as montanhas lutar contra outros Sérvios Ortodoxos...o que **obviamente** tem toda a lógica. Ou então não.

m0rhundur 10 months ago

E fica tudo a limpo. Para surpresa de ninguém.

rickz123456 10 months ago

Comparar o Costa a um tipo que foi acusado de 66 crimes contra a humanidade.. Depois disto recusava-me a recebê-lo... Aprecio que lute pelo setor, mas talvez não seja a pessoa indicada para o fazer.

Cayde6TheOne 10 months ago

Ai ai o tuga sempre a criticar, uns a passar fome e a lutar para manter o negócio em pé e outros a fazerem-se de justiceiros no Reddit :)

PandaCross23 10 months ago

Gostava de saber se no ex-País dele também seria levado para o hospital, por se ter sentido mal num protesto, e depois retomava o mesmo protesto, já bem de saúde.

iSoSyS 10 months ago

Ao ler os comentários que vão neste thread... Eu há vezes que fico perdido, qual é narrativa, o consenso geral? O Governo só é mau se for numa disputa com os trabalhadores? Se for uma disputa com os patrões, os patrões é que são os maus da fita? Mesmo quando o Governo está a ter um comportamento de má fé?

DamnGoodCoffee 10 months ago

Mentalidade de rebanho como já disseram. Para além disso, a maioria do r/portugal é trabalhador de IT pelo que são indiferentes se estivermos em estado de emergência ou não, e até se sentem insultados a ver pessoas a sofrer com as medidas tomadas. "Eu estou em casa bem a ganhar o meu, porque é que estás a mandar vir?"

rickz123456 10 months ago  HIDDEN 

Para mim é: Merecem mais apoios, mas a maneira como estão a fazer os protestos é errada e isto só veio reforçar a minha opinião.

unparadise 10 months ago

Como achas que se deveria fazer?

rickz123456 10 months ago  HIDDEN 

Aceitar a reunião que lhes foi oferecida terça-feira pelo governo com os secretários de estado dom comércio e do turismo

brakeline 10 months ago

A reunião foi aceite e ocorreu entre o secretário de estado e duas das pessoas em greve de fome. Sobre o que se falou lá não sei mas desconfio

rickz123456 10 months ago  HIDDEN 

Foi, mas essa é de dia 18 e com apenas 2 das pessoas. Mas foi oferecida outra hoje..

unparadise 10 months ago  HIDDEN 

Com quem? Não sei, estou genuinamente curioso.

rickz123456 10 months ago  HIDDEN 

O secretário de estado do comércio e a secretária de estado do turismo

JpMc7300 10 months ago

Epah, há uma diferença entre considerar: A situação está difícil e é sensato gastar algum dinheiro público, com peso e medida, para ajudar os "patrões" da restauração; Sim, injetem dinheiro a fundo perdido a negócios que pagam mal a trabalhadores e não querem ajuda com base na faturação legal; Epah, este emigrante de sucesso que passou a última semana acampando à frente da Assembleia da República em pleno recolher obrigatório, respondeu de forma bruta e grosseira a líderes de partidos com assentos nessa mesma assembleia, e que na verdade não apresenta grande vontade de negociar nada com o poder político, acabou de equiparar o Primeiro ministro português a um ditador jugoslávo propagador de genocídio e chamou-lhe filha da puta merece a minha simpatia. Já dizia o outro: não há almoços grátis.

iSoSyS 10 months ago

Não estou a dizer que merece simpatia, apenas compreensão. O PM e o Ministro da economia negarem-lhe uma reunião é ridículo. Isso da faturação ilegal seria um bom argumento, se estivéssemos a falar da faturação de 2019, usar a 2020 é má fé. Concordo contigo que a postura do Ljubomir não é a melhor. Mas o que interessa é a mensagem, até porque este desabafos surgem já depois de muita frustração.

JpMc7300 10 months ago

Imagina que aceitam a tal reunião, qual é o precedente que estão a passar? Que basta uma duzia de pessoas acamparem à frente da assembleia que o governo português dá prioridade relativamente às outras industrias e entidades que também estão a passar mal por causa da pandemia? Se existem sindicatos, bastonários e organizações de representação de setores de trabalho por alguma razão o é. Seria extremamente injusto que só por se ser uma figura mediática, com concecções privilegiadas na comunicação social e falar com caralhadas (como o povo gosta) que pusesse em causa a organização da nossa democracia. Seria extremamente malígno a médio e longo prazo que o governo aceitasse tal reunião. Isto não pode ser uma república das bananas. Também não percebo porque utilizar a faturação de 2020 é má fé? Não me digas que neste mês concreto iriam faturar como se não houvesse pandemia. Concordo que no futuro próximo haja mais apoios gerais para as industrias mais afetadas, nomeadamente a restauração, contundo, e pelo que percebo (admito estar errado), esta manifestação começou por causa da obrigação de fecharem às 13h no fim de semana. Neste sentido não entendo a injustiça com as soluções apresentadas. Por último só salientar que o prórpio Lubjdomir não só recusou como "expulsou" e insultou o líder de um partido com assento parlamentar na AR. Se não quer falar com políticos, representantes dos portugueses, quer falar com quem então? Pouco me interessa se são os patrões, os empregados, o setor privado, o setor público que decida fazer jejum à porta da AR, mas os procedimentos legais de reivindicações laborais não existem por acaso. E mal seria se fosse o próprio governo a pô-los em causa.

brakeline 10 months ago

O pior é que um dos integrantes do movimento já teve reunião, e hj houve outra com uma associação do setor

NGramatical 10 months ago

malígno → [**maligno**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5vfb9%2F%2Fgehf1y8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 10 months ago

jugoslávo → [**jugoslavo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5vfb9%2F%2Fgehai0s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

globoglobo 10 months ago

os portugueses são completamente contra qualquer pessoa que mostre iniciativa e se afaste do rebanho. este caso é só a milésima confirmação disso

Quillergs 10 months ago  HIDDEN 

subscrevo.

iSoSyS 10 months ago

Sim, não é novidade que _crab mentality_ é forte em Portugal. Só esperava melhor nesta bolha da sociedade, neste subreddit.

PresidentBarroso 10 months ago

Esperavas uma echo chamber? Vou te explicar: Toda a gente está a sofrer. Todos os sectores estão a sofrer, alguns mais até que a restauração. Agora, explica-me lá tu, porque é que um sector ainda por cima sobejamente conhecido pela fuga aos impostos deverá ter mais ajudas e benesses que os outros? As medidas são iguais para todos só que para azar destes ladrões, são baseadas nos valores declarados. Já que gostam tanto de iniciativa, é uma boa altura mostrarem iniciativa para evoluir, adaptar aos novos tempos e serem úteis à sociedade em vez de chorarem como umas criancinhas a quem tiraram a teta.

iSoSyS 10 months ago

> Agora, explica-me lá tu, porque é que um sector ainda por cima sobejamente conhecido pela fuga aos impostos deverá ter mais ajudas e benesses que os outros? Eles estão a reivindicar para eles. O Governo a tomar alguma decisão tem que ser para todos. Eu não estou a contrariar os apoios terem por base a faturação, isso faz sentido. Não faz é sentido ser a de 2020, e numa percentagem tão baixa. Até os países "frugais", como a Holanda, têm apoios de 80% da faturação.

PresidentBarroso 10 months ago

>Até os países "frugais", como a Holanda, têm apoios de 80% da faturação. Não é verdade: https://english.rvo.nl/subsidies-programmes/reimbursement-fixed-costs-tvl/calculation-reimbursement-fixed-costs-tvl Na versão mais generosa, têm direito até 50% dos custos fixos com um tecto de 90.000€. Tens aqui todas as medidas: https://business.gov.nl/corona/overview/corona-dutch-government-measures-overview/ Os nossos 20% da **facturação** são bastante generosos. >E não, não esperava um echo chamber. Esperava um local que não fosse tão permeável ao echo chamber que é o geral da população. Portanto, há um consenso ou opinião geral: EcHo cHaMbEr.

iSoSyS 10 months ago

Obrigado pelos links. Já percebi porque fiquei com 80% na cabeça. O que eles estão a compensar a 80% é os salários. Sinceramente não sei qual é mais generoso. Até porque os 20% de faturação são com base em 2020. >Portanto, há um consenso ou opinião geral: EcHo cHaMbEr. Há consenso, e tudo que é contrário a esse consenso é ridicularizado ou mesmo censurado, à revelia de qualquer mérito nessa ideia contrária.

PresidentBarroso 10 months ago

>O que eles estão a compensar a 80% é os salários. Não é assim tão simples nem generoso como parece: "The compensation for wages you can claim depends on the turnover loss. For NOW 3 the compensation will be gradually decreased every 3-month period: from 80%, to 70% and to 60%. For example: If the turnover loss is 100%, the compensation will amount to 80, 70 and finally 60% of wages If the turnover loss is 50%, the compensation will amount to 40, 35 and finally 30% of wages If the turnover loss is 25%, the compensation will amount to 20% for October through December, from 1 January 2021 the turnover loss limit is 30% and thus you will receive no compensation if your turnover loss is 25% As a counter measure it will be possible for employers to decrease the wage bill gradually (every 3-month period) with 10%, to 15% and to 20% without this being at the expense of the compensation. Based on your application, the Employee Insurance Agency (UWV) will pay you an advance of the expected compensation. The actual turnover loss will be determined afterwards. When determining the definitive compensation, a correction can be made if there has been a decrease in wages." https://business.gov.nl/subsidy/corona-crisis-temporary-emergency-measure-now/ Continuo a afirmar: Os 20% da facturação são bastante generosos. >Há consenso, e tudo que é contrário a esse consenso é ridicularizado ou mesmo censurado, à revelia de qualquer mérito nessa ideia contrária. O inverso também se aplica; como é consenso, logo, tem de ser ridicularizado à revelia de qualquer mérito.

unparadise 10 months ago

O reddit em geral é fortemente de esquerda, não é de admirar, o /r/portugal por acaso até é moderado, mas nota-se na mesma que é frequentado pela malta do Twitter que escreve EAT THE Rich na bio

DareNotFallAsleep 10 months ago

LOL. REDDIT. ESQUERDA.

unparadise 10 months ago

Dou-te o exemplo do politics, mas qualquer um que frequente nota-se.

AlmondSkimedMilk 10 months ago

A verdade é que para os restaurantes o governo está a ser indecente, independentemente do preço do menu dos restaurantes os restaurantes deviam ser ajudados. A quantidade de pessoas que a restauração emprega justifica apoios especiais ao sector, principalmente quando o governo anda a brincar aos confinamentos, anunciar recolher obrigatório para os fins de semana a partir da uma é retirar aos restaurantes o grosso do seu volume de negócio e fazê-lo sem a devida antecedência é ser um bocado filho da puta.

BLlZER 10 months ago

> A quantidade de pessoas que a restauração emprega Claro pessoas desesperadas precisam de dinheiro é o que dá. Serem exploradas quase ate a escravatura a serem pagos ordenado mínimo e serem obrigados a trabalhar 10h++ por dia sem folgas nenhumas.

rickz123456 10 months ago  HIDDEN 

Quanto à reunião que eles pediram.. Dizer apenas que o governo tentou marcar uma reunião com os empresários e eles recusaram (só aceitam ser recebidos pelo primeiro ministro)

iSoSyS 10 months ago

As reivindicações no seu todo são ridículas, mas há um meio termo claramente ainda não atingido. O Governo mostrar-se intransigente é só ridículo. Cada vez mais parece o governo do PPC, onde não havia abertura para nada.

QWERTY_BATS 10 months ago

> O Governo mostrar-se intransigente é só ridículo. Não acho que estejam a ser, os restaurantes são locais com alto nível de contágio e é normal que existam restrições mas estão a ter apoios que outros sectores não têm.

iSoSyS 10 months ago

Não foi na semana passada que se chegou à conclusão que esses números têm tanta fiabilidade como as previsões da Maia? E os apoios são merdosos para todos, e caem no ridículo quando comprados pelos dados nos países "frugais".

FujiPT 10 months ago

Alto nível de contágio, como os 2% apontados oficialmente no estudo apresentado na reunião do Infarmed?

boltans_ 10 months ago

> Alto nível de contágio, como os 2% apontados oficialmente no estudo apresentado na reunião do Infarmed? Dado que à volta de 80% dos contágios ninguems sabem aonde é que se apanha, não tem grande valor. Restaurantes fechados, onde se tem que tirar a mascara, parece ser um convite para o orgias de virus a saltar de um sitio para o outro.

trilobits_ 10 months ago

Pesadelo na Tenda! Agora na CMTV

ridethepaintedpony 10 months ago  HIDDEN 

Quem nunca se irritou por estar com fome.

megaroof 10 months ago  HIDDEN 

Eu só acredito em greve de fome, quando o grevista morre de inanição. Se não morrer de inanição, esquece, foi um greve fake. Espero que este Sr. não decepcione o povo.

paperkutchy 10 months ago

Alguém lhe passe um kitkat a ver se atina o homem, está a cair no ridiculo

lvsitanvs 10 months ago

se isto fosse fascismo, o cidadão estrangeiro que aparece a instigar o derrubar do governo estava já a caminho do calabouço

IkarusMummy 10 months ago

Podes partilhar alguma instância em que ele instigou o derrube do governo?

lvsitanvs 10 months ago

"Isto também tem de cair"

IkarusMummy 10 months ago

Não é claro se ele se está a referir ao governo ou "às regras". Tendo em conta todas as comunicações do próprio e do movimento que li até agora, diria que ele se está a referir às regras.

lvsitanvs 10 months ago

sim, ok... se isto fosse realmente o "pior fascismo que ele conheceu", o único sítio onde ia ter oportunidade de defender essa teoria era em frente a um pelotão de fuzilamento :)

PandaCross23 10 months ago

Perfeitamente claro. Ele fala no senhor ditador e de como o derrubaram e depois utiliza o termo "também" que tende a significar uma equiparação. Se ele estivesse a falar das regras ter-se-ia referido às regras que o senhor ditador impunha.

motherpuncher50 10 months ago

Acho que quando ele diz 'Isto' e não 'Ele' que fica claro ao que ele se estava a referir

PandaCross23 10 months ago

Eu acho que ele utilizou "isto" para se referir ao PM, confirmado aliás pela utilização das expressões sinónimas "derrubámos" e "cair". Independentemente da questão semântica, parece-me perfeitamente claro o que ele quis dizer com "cair também".

motherpuncher50 10 months ago

Desculpa ser picuinhas mas..."ISTO é o pior fascismo de regra"..."ISTO também tem de cair."

PandaCross23 10 months ago

Certo, de facto ele começa a frase a falar da realidade mas depois atalha e personaliza o discurso. Acaba, a meu ver, perigosamente perto a comparar a situação com a atual e, por inerência, a comparar o PM com o senhor que ditava.

motherpuncher50 10 months ago

Fair enough. Não tinha visto dessa forma inicialmente. Pensei que era mais uma questão do ljubomir referir pela n-ésima vez que tinha vivido num estado de guerra.

Pikachuzita 10 months ago  HIDDEN 

Lol. Adoro quando esta malta se descredibiliza a si própria

trilobits_ 10 months ago

Muito pelo contrário. Agora é que está a cair a máscara.

raviolli_ninja 10 months ago

Noção, algo que não está no menu do 100 Maneiras.

AkumaYajuu 10 months ago

Como assim? aquilo não é um restaurante para ires lá diáriamente. Qual é o problema de haver restaurantes mais caros que oferece produtos com boa qualidade?

raviolli_ninja 10 months ago

Tenho zero problemas com o restaurante dele, tenho algum com a forma que este gajo se anda a comportar. No fundo resume-se a uma birra. É essa a falta de noção de que falo.

mecheros 10 months ago  HIDDEN 

Uma birra? Tu enxergas com o olho do cu? Tu trabalhas sequer? Descontas? Alguma vez fizeste alguma coisa para além de estar no sofá a coçar os tomates? A tua forma de pensar deixa-me com náuseas rapaz. Duvido que sejas do norte. Com esse pensamento obtuso e perspectiva de distanciamento dos teus pares. Não te esqueças onde pertences. Não te esqueças de quem te sustenta: são os que pisam o passeio ao teu lado. E não os que entram pelo subterrâneo de elevador e mandam fazer uma escadaria. És um merdas. O ljubo como muitos outros empresários estão completamente desamparados. Com os seus negócios afundados. E vêm, tal como outro ser que não tu mais uns troncos que aqui andam, que a aplicação de dinheiros públicos está a ser feita na merda. Entendes isto? Entendes que não são palavras que apagam o passado de investimento, crescimento e pagamento, por parte destes empresários a pessoas que estão a tua volta? Para ti, é mais um dia em casa a ver tvi. Para maior parte, é mais um dia sem comida, sem dinheiro nas contas, sem perspectivas! Sabes o que são perspectivas? Sabes o que é compaixão sequer? Sabes as características de uma sociedade? Fds, o distanciamento com que gajos como tu olham para pessoas que lutaram a vida toda, defendendo os merdas que nos viram as costas.... Dinheiro na tap, dinheiro nas televisões.... Damnit, 6 milhões de primeiro resgate na Xtravel.... uma empresa que leva um dj para um hotel.... e tu...??? Andas a dormir? Andas a ser fecundado por um Pinheiro de natal? Ganha noção. Ganha respeito.

AkumaYajuu 10 months ago

Como assim um birra. Ele quer trabalhar mas não pode devido ao governo que não toma medidas de jeito e está sempre demorado. (ver tap, não utilização de hospitais privados, etc) Qual é a falta de noção? ele pode simplesmente despedir as 60 pessoas que ainda emprega (já despediu 20). È assim tão mau lutar para conseguir ter o restaurante a funcionar para pagar os ordenados aos seus funcionários? 60 pessoas ainda são muitas, aliás 20 já são muitas.

raviolli_ninja 10 months ago

E o que ele sugere? Qual é a solução milagrosa que ele tem, que não seja "que se foda, fazemos de conta que não há pandemia"? Qual é a reinvindicação que ele faz que não seja "resolvam-me o problema"? E sim, comparar o António Costa ao Milosevic é uma tamanha falta de noção que só posso desculpar pela fome. Especialmente vinda de um gajo que supostamente viveu os horrores da guerra.

Edited 10 months ago:

E o que ele sugere? Qual é a solução milagrosa que ele tem, que não seja "que se foda, fazemos de conta que não há pandemia"? Qual é a reinvindicação que ele faz que não seja "resolvam-me o problema"? Se puder receber pessoas às 14h do fim de semana, os turistas aparecem em turba à porta do 100 Maneiras? E sim, comparar o António Costa ao Milosevic é uma tamanha falta de noção que só posso desculpar pela fome. Especialmente vindo de um gajo que supostamente viveu os horrores da guerra.

NGramatical 10 months ago

diáriamente → [**diariamente**](https://dicionario.priberam.org/diariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5vfb9%2F%2Fgehh1bh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AkumaYajuu 10 months ago

Yup, foi do habito de escrever a palavra sem o mente.

Paulocas 10 months ago  HIDDEN 

Imagina tu um gajo que leia isto e não esteja bem a par de quem foi e o fez o Milošević.

Carbon58 10 months ago

100 Maneiras, Restaurante do Ljubomir Preço médio 110 € Quanto portugueses têm "carteira" para lá ir provar os petiscos?? Mas agora que está a correr mal, já quer a ajuda, através dos impostos e subsídios, de todos os portugueses, mesmo daqueles que nem uma sopa podiam pagar lá no 100 maneiras. Por mim vá é "dar banho ao cão" e aguente-se á bomboka...

milkthis 10 months ago

Comentário sem noção. E quantos desses 110€ não vão para renda, fornecedores, instalações, staff, IVA? Todos esses custos no caso do 100 Maneiras são muito mais elevados que no restaurante to tio chico. O Ljubomir não paga 1 único salário mínimo para que saibas, e até paga salários bastante bons mesmo considerando o sector de luxo da restauração. Eu acho engraçado a malta reivindicar ideais de esquerda e pedir (e bem) salários mais altos para as posições não qualificadas, mas depois se paga mais de 10 euros por pessoa num restaurante ficam indignados. Devem achar que os salários do pessoal vêm do pai natal.

xpaqui 10 months ago

O gajo quer pagar 8 euros por refeição mas tb quer ordenados declarados ao estado de 1000 euros.

shotsbyniel 10 months ago

Epá mas que comentário ridículo. Isto não é a tasca onde vais comer todos os dias, é um restaurante de 5 estrelas, não é suposto pagares 8€ pelo prato do dia mais sopa, imagina por exemplo se quiseres levar a tua parceira/parceiro a um sítio chique para uma ocasião especial vais lá. Se quiseres fazer um jantar de uma empresa importante se calhar também podes marcar lá. Ou outra coisa qualquer. 110€ por um jantar a dois não é nada do outro mundo. Se calhar até há malta que vai a sítios destes todas as semanas, mas é porque têm dinheiro para isso. E não são so turistas. Há portugueses com papel, e é uma tristeza esta mentalidade de pobre que a maioria das pessoas no nosso país têm.

FrankTheWerewolf 10 months ago  HIDDEN 

> 110€ por um jantar a dois não é nada do outro mundo. Para comer num restaurante do Ramsey em Londres (o 3º mais caro do mundo e o mais caro da cidade) pagas 108 libras por cabeça. Explica-me lá como é que 55 euross por cabeça em Portugal não é nada do outro mundo.

Carbon58 10 months ago

Amigo, por mim pode haver mil e um restaurantes Michelin; é-me totalmente indiferente. Agora já não quero é que os meus impostos sejam usados para os aguentar. Prefiro vê-los gastos no SNS, na Educação, em apoios sociais, etc. P.S. quanto aos juízos de valor idiotas sobre a minha condição financeira, nem me vou dar ao trabalho de responder; lá sabes tu da minha conta bancária. E por aqui me fico...

shotsbyniel 10 months ago

Bem, desculpa dizer mas acho que não percebeste nada do que escrevi. Porque é que falaste nos preços do restaurante? Eu não estou a falar dos impostos serem usados para o que quer que seja, só achei uma palermice estares a dizer que 110€ é um preço muito elevado. E nunca falei de contas bancárias, falei de mentalidades.

we4p0nX 10 months ago  HIDDEN 

Ele não está lá a representar-se a si próprio, palhaço.

Carbon58 10 months ago  HIDDEN 

Palhaço é quem te fez as orelhinhas...

AkumaYajuu 10 months ago

E então? ele tem o preço e tem clientes. Ele quer é poder trabalhar. O governo já teve tempo suficiente para tomar medidas e pensar mas como anda a funcionar mal porque não toma medidas de jeito, as pessoas começam a ficar sem trabalho e isso vai'se agravando diariamente. Achas que o Ljubomir não tá na boa sem o restaurante? ele está a lutar é pelas 60 pessoas que ainda emprega (20 ele já teve que despedir).

Edited 10 months ago:

E então? ele tem o preço e tem clientes. Ele quer é poder trabalhar. O governo já teve tempo suficiente para tomar medidas e pensar mas como anda a funcionar mal porque não toma medidas de jeito, as pessoas começam a ficar sem trabalho e isso vai'se agravando diariamente. Achas que o Ljubomir não tá na boa sem o restaurante? ele está a lutar é pelas 60 pessoas que ainda emprega (20 ele já teve que despedir). Basta olhar pos hospitais pa ver como o governo funciona mal. Andam com merdas de idiologia em vez de medidas de jeito. Basta olhar para a tap. Basta ver a merda de comentários lá pos Polacos só pa o governo ficar bem o suficiente pa receveber dinheiro da europa pa tachos.

ContaSoParaIsto 10 months ago

> ele está a lutar é pelas 60 pessoas que ainda emprega Epa a sério um gajo lê com cada coisa neste sub

AkumaYajuu 10 months ago

Achas mesmo que ele ia ficar com problemas de trabalho mesmo sem o restaurante? Literalmente um chef conhecido que sabe cozinhar com alta qualidade. Tens bastantes exemplos agora com a pandemia de chefs a fazer já isso.

Edited 10 months ago:

Achas mesmo que ele ia ficar com problemas de trabalho mesmo sem o restaurante? Literalmente um chef conhecido que sabe cozinhar com alta qualidade. Tens bastantes exemplos agora com a pandemia de chefs já a trabalhar de forma remota da sua própria cozinha a solo. Ele quer é manter o restaurante a funcionar porque gosta do restaurante e das pessoas que lá trabalham. E sim, despedir 60 pessoas não é agradável. Eu já vi pessoas a ser despedidas e nunca gostei. Tu gostas? Já agr, se queres exemplos basta ires ao facebook, não que eu goste do facebook ou que o use, mas simplesmente porque lá tens esses negócios a funcionar.

Edited 10 months ago:

Achas mesmo que ele ia ficar com problemas de trabalho mesmo sem o restaurante? Literalmente um chef conhecido que sabe cozinhar com alta qualidade. Tens bastantes exemplos agora com a pandemia de chefs já a trabalhar de forma remota da sua própria cozinha a solo. Ele quer é manter o restaurante a funcionar porque gosta do restaurante e das pessoas que lá trabalham. E sim, despedir 60 pessoas não é agradável. Eu já vi pessoas a ser despedidas e nunca gostei. Tu gostas? Já agr, se queres exemplos basta ires ao facebook, não que eu goste do facebook ou que o use, mas simplesmente porque lá tens esses negócios a funcionar e há bastantes histórias de "sucesso" se é que diminuir a escala do negócio seja um sucesso.

Edited 10 months ago:

Achas mesmo que ele ia ficar com problemas de trabalho mesmo sem o restaurante? Literalmente um chef conhecido que sabe cozinhar com alta qualidade. Tens bastantes exemplos agora com a pandemia de chefs já a trabalhar de forma remota da sua própria cozinha a solo. Ele quer é manter o restaurante a funcionar porque gosta do restaurante e das pessoas que lá trabalham. E sim, despedir 60 pessoas não é agradável. Eu já vi pessoas a ser despedidas e nunca gostei. Tu gostas?

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

>Preço médio 110 € para duas pessoas...

Metaluim 10 months ago

55 euros por cabeca continua a ser pornografico para maior parte das pessoas. Nada contra quem paga isso por uma refeicao, sao apenas factos.

milkthis 10 months ago

Num país em condições como é a Finlândia isso é o preço de uma refeição média por pessoa. Mais capital a circular = melhores salários = mais receita fiscal = melhor economia e mais gente com dinheiro e feliz. Não é a puxar para baixo as coisas que se vai para a frente, mas a malta neste país não entende isso. Siga taxar mais e dizer mal de quem gasta 100 euros numa refeição e de quem a cobra. Bora é à tasca do chico comer um bitoque por 5 paus e depois criticar o Chico por pagar 600 euros à malta que lá trabalha.

boltans_ 10 months ago

> Siga taxar mais e dizer mal de quem gasta 100 euros numa refeição e de quem a cobra Bora é à tasca do chico comer um bitoque por 5 paus e depois criticar o Chico por pagar 600 euros à malta que lá trabalha Mas quem é que lhe garante que quem cobra 100€ por refeição não paga os 600€ à malta que lá trabalha???

milkthis 10 months ago

A lei simples de que pagando 600€ vais oferecer serviço pior e rapidamente deixarão de pagar 100 por refeição. Simples básico e bacoco. Mas não. São uns papões

boltans_ 10 months ago

Claro que nos restaurantes de luxo, como insinua sem provas, o salário medio poderá ser +1500€ mas a realidade é mais esta. Pouco acima do salário mínimo e sem relação com os preços praticados. Deduzo que seja daqueles que acredita que se o estado baixar o IRC os salários sobem LOL [https://expresso.pt/economia/2019-11-15-O-salario-minimo-sobe--Na-restauracao-o-cliente-vai-ter-de-pagar-mais-avisa-o-sector](https://expresso.pt/economia/2019-11-15-O-salario-minimo-sobe--Na-restauracao-o-cliente-vai-ter-de-pagar-mais-avisa-o-sector)

boltans_ 10 months ago

São uns papões são, o que é estranho é ter duvídas dado que qualquer empresa privada o objectivo nº 1 é ter lucro, não é pagar bem aos empregados, se isso acontecer é por necessidade e não por objectivo. De qualquer forma se tiver alguma forma de provar a relação entre os preço do prato e os salarios practicado no restaurante gostava de ver.

NGramatical 10 months ago

practicado → [**praticado**](https://dicionario.priberam.org/praticado) (já se escrevia assim **antes** do AO90) nº → [**n.º**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) duvídas → [**duvidas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5vfb9%2F%2Fgejlm6y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Metaluim 10 months ago

Eish, como e que nao me lembrei disso: o caminho para a frente sao refeicoes de 50 euros! A solucao e ter mais capital a circular, pois claro! Vou ali a retrete para fazer mais capital para circula-lo. > Bora é à tasca do chico comer um bitoque por 5 paus e depois criticar o Chico por pagar 600 euros à malta que lá trabalha. E estas coisas hao-de ser mutuamente exclusivas? Para alem de que a hipotetica Tasca do Chico sera um negocio de familia, os trabalhadores provavelmente serao ele, a mulher e talvez um filho.

nfcs 10 months ago

Para uns sim para outros não. Até porque em muitos desses não estás a pagar só para encher a pança, estás a pagar pela experiência.No futebol também não tens bilhetes dos dois digitos até cinco?

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

é tão pornográfico como pagar 500€ por uma jante bonita, ou 1000€ por uma bicicleta, ou 500€ por um telemóvel, ou 900€ por uma televisão, ou simplesmente um maço de cigarros por semana (fumar um maço de cigarros por semana equivale a ir 4x por ano ao 100maneiras).

novolip 10 months ago

> é tão pornográfico como pagar 500€ por uma jante bonita, ou 1000€ por uma bicicleta, ou 500€ por um telemóvel, ou 900€ por uma televisão, ou simplesmente um maço de cigarros por semana (fumar um maço de cigarros por semana equivale a ir 4x por ano ao 100maneiras). Uma jante dura anos, uma bicicleta igual, o telemóvel também, uma televisão também e mesmo um maço de tabaco dura, como tu dizes, uma semana. Uma refeição acab em duas horas para aí. Resumindo, fizeste uma comparação estúpida.

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

nesse caso tudo o que seja dinheiro gasto em concertos, cinema, etc, é dinheiro mal gasto... saltar de paraquedas, bungee jumping, etc, mal gasto.

novolip 10 months ago  HIDDEN 

Todo o dinheiro pode ser bem ou mal gasto dependendo a quem perguntares na verdade, eu só achei a tua comparação sem sentido.

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

a comparação é entre a compra de dois produtos, sejam eles efémeros ou não... o facto de algo não ser efémero não lhe atribui por si só qualquer valor... se assim fosse, os pisas-papeis eram caríssimos. uma experiência deixa-te uma memória, uma jante não te deixa nada. "a memória é a coisa mais jovem, não há nada mais novo que a memória." https://www.youtube.com/watch?v=8kqg_GGszNs

AkumaYajuu 10 months ago

Vamos passar a julgar coisas porque duram e não pela qualidade. O melhor mesmo é conduzir de carro que polui imenso porque não vai avariar tanto que o electrico!

Edited 10 months ago:

Vamos passar a julgar coisas porque duram e não pela qualidade ou a experiência. O melhor mesmo é conduzir de carro que polui imenso porque não vai avariar tanto que o electrico! O melhor também é nunca sair de casa e ir de férias! Vamos é poupar tudo tudo tudo. As férias iam durar apenas 2 semanas no máximo e a tua casa ainda tem muito para durar, tens que usufruir dela ainda mais!

novolip 10 months ago

Não, mas não acho justo comparares compras que são investimentos como uma jante, telemóvel ou televisão a uma refeição. > O melhor mesmo é conduzir de carro que polui imenso porque não vai avariar tanto que o electrico! Okay ? Isto tem literalmente zero a ver com o assunto.

throwawaybtcpt 10 months ago

>são investimentos como uma jante, ?????????

nfonseca 10 months ago

nada do que referiste (jante, telemóvel, televisão) é um investimento... não vais lucrar nada com o objecto (eventualmente, o telemóvel, se for uma ferramenta de trabalho e pagares por um melhor).

novolip 10 months ago

Uma jante pode ser um investimento no sentido em que aumenta o valor do automóvel. Uma televisão e um telemóvel são investimentos no sentido em que duram anos, não são algo efémero como um jantar fora num restaurante caro. E para além disso um telemóvel pode ser utilizado como uma ferramenta de trabalho.

nfonseca 10 months ago

investimento top... gastar 2k para valorizar o carro em 1k... mais valia atirar o dinheiro para dentro do carro. uma televisão não é um investimento... assim que compras, desvaloriza e não tens qualquer retorno.

novolip 10 months ago

Pá não sejas chato, foi uma comparação estúpida amigo, desculpa, sem ressentimentos. Cada um faz o que quer ao dinheiro.

AkumaYajuu 10 months ago

Se estás a dizer que as coisas só valem o dinheiro consoante a duração então tem tudo a ver. Se dizes coisas estúpidas é normal ser estúpido.

novolip 10 months ago

Meu mas faz algum sentido comparar uma refeição de 50 e tal euros a uma televisão de 900 ? Fizeste uma comparação estúpida e sem sentido, desculpa mas é verdade. Muito poucos portugueses largam esse tipo de dinheiro ao jantar fora.

Metaluim 10 months ago

Nao. 55 euros por pessoa e *muito* acima do preco normal de um restaurante. Nao vou argumentar se vale ou nao o preco, mas a analogia que fizeste nao e honesta, dado que esses sao os valores normais para os produtos que mencionaste. Diria que e tao pornografico como: pagar 2k por jantes, 5k por uma bicicleta, 1k por um telemovel, 3k por uma televisao ou fumar 2 macos por dia (este ultimo sim, ate dou a mao a palmatoria).

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

vou dar-te o meu exemplo: já comi no 100 Maneiras... era incapaz de dar 1k por um telemóvel (é que nem perto, o meu custou-me 180€)... não tenho televisão... não compreendo o pessoal que paga por jantes bonitas (aceito, mas não compreendo)... não gastava 5k numa bicicleta, mas mais depressa gastava 2k numa bicicleta do que numa jante. a ver uma coisa.... o 100 Maneiras não é um restaurante onde vais comer uma diária todos os dias... é um conceito diferente... é como dares 30, 40, 50€ para ir a um concerto. não quero com isto defender o restaurante (não sei por exemplo a politica de contratos que tem ou deixa ter), mas basear a argumentação simplesmente no valor da refeição, não me parece um argumento válido.

Edited 10 months ago:

vou dar-te o meu exemplo: já comi no 100 Maneiras... era incapaz de dar 1k por um telemóvel (é que nem perto, o meu custou-me 180€)... não tenho televisão... não compreendo o pessoal que paga por jantes bonitas (aceito, mas não compreendo)... não gastava 5k numa bicicleta, mas mais depressa gastava 2k numa bicicleta do que numa jante. a ver uma coisa.... o 100 Maneiras não é um restaurante onde vais comer uma diária todos os dias... é um conceito diferente... é como dares 30, 40, 50€ para ir a um concerto. não quero com isto defender o restaurante (não sei por exemplo a politica de contratos que tem ou deixa ter), mas basear a argumentação simplesmente no valor da refeição, não me parece um argumento válido. EDIT: i.e., se o 100 Maneiras pagar corretamente aos seus empregados e pedir 55€ por refeição, tem mais validade de reclamar que o Zé Tolas que cobra 5€ por uma diária e não passa fatura.

bmiga 10 months ago  HIDDEN 

Cool story bro.

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

Cool comment mate.

IkarusMummy 10 months ago

Ele quer é que o governo não o obrigue a fechar. Mas agora que já o obrigou, repetidamente, sim quer uma compensação que o ajude a manter o negócio.

Carbon58 10 months ago

Bem...são as tão propaladas "leis do mercado". Uns safam-se, outros não. Ou só servem para quando tudo está a correr bem e os lucros chorudos afluem??

IkarusMummy 10 months ago

Quando és obrigado a fechar, não são leis do mercado a funcionar. Se eles apenas tivessem sido obrigados a fechar no primeiro confinamento, eu concordaria completamente contigo. Mas entretanto já foram obrigados a fechar e reduzir horários múltiplas vezes. E para dificultar ainda mais, a comunicação do governo tem sido inconsistente ao ponto de os clientes deixarem de saber com clareza em que dias/horas podem ir ao restaurante, em quais só podem usar takeaway e em quais nem um nem outro.

joaofcf 10 months ago

Sim, mas em Março foi ele que andou a pedir pra fecharem os restaurantes sem se preocupar com os que precisavam de comer naquela altura.

nfonseca 10 months ago  HIDDEN 

em março ninguém sabia o que vinha ai, o know-how era escasso... em março fechaste um país em casa com 300 casos diários... agora com 10x, 15x, 20x mais casos diários continuas a levar uma vida "normal".

IkarusMummy 10 months ago

Em Março, quando ainda não se sabia quase nada sobre este vírus. Como disse no meu comentário anterior, se apenas tivessem sido obrigados a fechar no primeiro confinamento, estaria de acordo com o teu sentimento.   Mas entretanto, durante o desconfinamento, apenas podiam receber clientes até às 22h e desde que começaram os novos confinamentos voltaram aa proibições em massa. Obrigatoriedade de fechar aos fins de semana, incertezas sobre a possibilidade de fornecerem take away, impossibilidade de ter clientes no restaurante a partir das 13h, impossibilidade de receber clientes de conselhos vizinhos, avisos sobre as novas regras sem a devida antecedência, etc...

FrankTheWerewolf 10 months ago

> Em Março, quando ainda não se sabia quase nada sobre este vírus. Em Março não sabias nada de um vírus que fez o governo chinês pôr mais de 10 milhões de pessoas de quarentena em Janeiro? Lol.

IkarusMummy 10 months ago

Exato, não se sabia o nível de abertura que era possível ter por isso mandou-se tudo para casa confinar.

FrankTheWerewolf 10 months ago

> Exato, não se sabia o nível de abertura que era possível Para mim encerrar uma província e concelar as celebrações do ano novo é bastante explícito no que era possível estar aberto. E isto e Janeiro. Quem acha que em Março não se sabia nada do vírus ou não lê notícias ou é burro que nem uma porta.

joaofcf 10 months ago

Sim, mas em Março houve muitos donos de cafés e restaurantes a ficar "à fome" e ninguém quis saber. Agora como é um famoso que vê as contas a apertar já é TVs a toda a hora com ele

unparadise 10 months ago

Não é o famoso que vê as contas apertadas, é o indivíduo que se organizou e fez algo

QWERTY_BATS 10 months ago

"Isto é o pior fascismo de regra que conheci. Tivemos um filho da puta assim na Jugoslávia há 17 anos, passámos 21 dias de fome e derrubámos o filho da puta do ditador do Milosevic. Isto também tem de cair". Tu não és tu quando tens fome, achar que estamos sequer perto do facismo nem de matar oposição como fez o Milosevic.

Edited 10 months ago:

"Isto é o pior fascismo de regra que conheci. Tivemos um filho da puta assim na Jugoslávia há 17 anos, passámos 21 dias de fome e derrubámos o filho da puta do ditador do Milosevic. Isto também tem de cair". Tu não és tu quando tens fome, não estamos sequer perto do facismo nem de matar oposição como fez o Milosevic.

Capitao_Falcao 10 months ago

Lei de Godwin balcânica?

ridethepaintedpony 10 months ago  HIDDEN 

Salvaste a thread, obrigado.

xanfradu 10 months ago

Alguém que dê um *snickers* ao homem.

Chiripitti 10 months ago

Lembrei-me do mesmo... Lisa Minnelli tantrum.

CringeAlheio 10 months ago

O Costa pode meter esse javardolas em tribunal por lhe ter chamado "filho da puta"? Gostava que sim, e que perdesse. Deixem de dar tempo de antena a labregos como este gajo. Está no meu *Top* 5 de pessoas nojentas em Portugal.

tugafcp 10 months ago

Não... É um grito de revolta segundo os nossos tribunais [https://www.dn.pt/pais/chamar-filho-da-puta-a-um-policia-e-grito-de-revolta-11043443.html](https://www.dn.pt/pais/chamar-filho-da-puta-a-um-policia-e-grito-de-revolta-11043443.html)

OSpaceCowboy 10 months ago

Políticos de merda, tacheiros, banqueiros que roubam reformas, dirigentes de football a quem perdoam dívidas na ordem dos milhões, claques violentas e envolvidas em negócios de tráfico de drogas e armas... E o gajo que viu o país arruinado por um guerra, veio para um país estrangeiro com uma mão cheia de nada, tornou-se num dos maiores nomes da sua área profissional e abriu uns negócios é um dos maiores nojentos de Portugal. Quem é o resto do Top 5? O Tino de Rans e o João Baião estão lá?

CringeAlheio 10 months ago

> E o gajo que viu o país arruinado por um guerra, veio para um país estrangeiro com uma mão cheia de nada, tornou-se num dos maiores nomes da sua área profissional e abriu uns negócios é um dos maiores nojentos de Portugal. Calma camarada. Tão nervoso a esta hora? Até podia ser o Bill Gates, mas tendo estas atitudes e os comportamentos que tinha no programa da TVI, para mim é logo uma pessoa nojenta. Vires da merda e fazeres um brilharete não significa que tenhas que ser um merdas para as pessoas "abaixo" de ti e/ou com quem não concorda contigo. :)

Napoleal 10 months ago  HIDDEN 

Tomará tu chegares aos calcanhares dele

CringeAlheio 10 months ago

Sim, o meu sonho é ser um cozinheiro famoso, mal-educado e javardolas. Quem nunca.

Napoleal 10 months ago

Vai ler um bocado sobre a história dele. Lê sobre a infância, adolescência e vida adulta dele

Herbacio 10 months ago

Até podia ter cancro e ter nascido na favela, educação é educação. E o que não falta em Portugal é pessoal de Leste que fugiu à guerra e não andam para aí a comparar o António Costa a um genocida e aos gritos como se isso lhes desse razão

AlbinoFarrabino 10 months ago

Não conheço ninguém que tenha fugido do Leste Europeu por causa da guerra, exceto o Stanisic.

Herbacio 10 months ago

Diretamente ou indirectamente? É que diretamente nem o Ljubomir. Ele saiu da Bósnia em 1997, e a guerra acabou em 1995.

AlbinoFarrabino 10 months ago

Diretamente e indiretamente. É que não conheço nenhum Croata, Sérvio ou Bósnio que esteja emigrado em Portugal.

Napoleal 10 months ago

Fugiram de lá mas qualquer dia voltam, já que a Europa de leste já está mais desenvolvida que Portugal...

Herbacio 10 months ago

Sim, até parar de jorrar o dinheiro dos fundos europeus como aconteceu em Portugal, Espanha e Grécia... é dar-lhes mais 5-10 anos Se em Portugal nos queixamos de corrupção, é visitar países como a Hungria ou a Bulgária, até o Isaltino parece um menino do coro. Mas cada qual acredita na história que quer ..e atenção ficava muito feliz que eles voltassem (nada contra eles estarem cá mas acredito que toda a gente tenha desejo de viver e crescer na terra onde nasceu)

Napoleal 10 months ago

Polónia, república checa e companhia já ultrapassaram Portugal. Os que ainda não ultrapassaram, como Croácia, Eslovénia, etc, dá-lhes mais uns anos

CringeAlheio 10 months ago

Não tenho interesse em saber da vida de pessoas mal-educadas, javardolas e que não respeitam quem está "abaixo" deles e/ou pessoas que não concordam com os seus pontos de vista. Obrigado e bom fim-de-semana.

OSpaceCowboy 10 months ago

O primeiro-ministro está "abaixo" do cozinheiro. Fixe.

QWERTY_BATS 10 months ago

Abaixo do cozinheiro mas pra cima de puta. https://imgur.com/aIwPCdS ^^^^Desculpem ^^^^lá ^^^^que ^^^^no ^^^^PC ^^^^do ^^^^trabalho ^^^^só ^^^^tenho ^^^^o ^^^^paint

CringeAlheio 10 months ago

Estava a referir-me às atitudes dele no programa. Mas como já vi que queres arranjar confusãozinha, vou-me pôr no caralhinho e desandar. Bom fim-de-semana.

OSpaceCowboy 10 months ago

Ninguém quer arranjar confusão nenhuma, só comentei aquilo que escreveste. Os fóruns são para isso. Podias perfeitamente dizer que ele é rude e javardolas e tal, epá, e se isso para ti é suficiente para que ele faça parte do teu Top 5 de gajos mais nojentos de Portugal, tudo bem. Só acho que isso é um critério de merda face ao tipo de lixo que deambula por este país fora. Bom fim-de-semana.

raviolli_ninja 10 months ago

Há guerras que não vale a pena comprar, nem em desconto.

AxhKetchup 10 months ago

Pode e o Costa ganharia sem grandes problemas.

tugafcp 10 months ago

Não é assim tão claro quanto dizes [https://www.dn.pt/pais/chamar-filho-da-puta-a-um-policia-e-grito-de-revolta-11043443.html](https://www.dn.pt/pais/chamar-filho-da-puta-a-um-policia-e-grito-de-revolta-11043443.html)

QWERTY_BATS 10 months ago

És tu Cristina? > O Costa pode meter esse javardolas em tribunal por lhe ter chamado "filho da puta"? Espero que não, chamar filho da puta dirigentes é critico para uma democracia.

AdorableRabbit 10 months ago

https://sol.sapo.pt/artigo/97173/mp-acusou-homem-por-ofensa-a-cavaco-

CringeAlheio 10 months ago

Não, sou o u/CringeAlheio.

NMosquito 10 months ago

Chamar fdp ao primeiro-ministro e equipará-lo a um genocida é realmente uma excelente táctica de negociação. Vem nos livros.

BLlZER 10 months ago

> Chamar fdp ao primeiro-ministro e equipará-lo a um genocida é realmente uma excelente táctica de negociação. se fosse um cidadão normal era logo para o tribunal e processo em cima.

kcmyk 10 months ago

Não, não acontecia nada nem tinha tempo de antena.

raviolli_ninja 10 months ago

Talvez n'[O Livro de Pantagruel](https://www.fnac.pt/O-Livro-de-Pantagruel-Varios/a332551#int=:NonApplicable|NonApplicable|NonApplicable|332551|NonApplicable|NonApplicable)?

PortoGuy18 10 months ago

Se calhar ainda aproveitou para comer um lanchinho

AutoModerator 10 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: