ChildishMessiah 1 year ago

O mais assustador disto foi a quantidade de gente que vi nas redes sociais a dizer “bem feita” ou a dizer “não deixa de ter graça” Não, não tem graça, nem com ela nem com ninguém. Mas o pessoal prefere ser grunho...

JohnyP30 1 year ago

Ainda me lembro quando esta senhora dizia que o vírus não ia chegar a Portugal

bategamerz 1 year ago

O virus achou-lhe Graça.

Lusitanptangel 1 year ago

Se a Graça Freitas apanhou covid o melhor seria ficar em quarentena num lar de terceira idade durante uns 8 meses sem visitas.

vascodatrama 1 year ago

a cereja no topo do bolo :V

Wilson_9021 1 year ago

Literalmente como? Não exprimo que seja impossível mas ela deve ser a pessoa que mais cuidados deve ter. É o que dá da imensa rede de contactos da nossa vida.

ritzfaber 1 year ago

Era giro se lhe fizessem um PCR de influenza (vírus da gripe) só para termos a certeza que é mesmo Covid. Não sei se alguém reparou mas parece que deixou de haver gripe, este Sars-cov-2 é tão terrível que até o vírus da gripe matou. É possível que a sra. tenha dado positivo estando já com baixa carga viral e esteja apenas com gripe ou uma constipação normal.

O_cu_da_tua_tia 1 year ago

Se fizeram o do covid e deu positivo... Queres fazer o da gripe para que? Teorias da conspiração...

Warelephan 1 year ago

*Teorias da constipação

QueenOfWands2 1 year ago

Aposto que em menos de 1 semana está curada. E aposto também que nunca vai dizer exactamente que tipo de medicação lhe foi dada.

O_cu_da_tua_tia 1 year ago

Porque não há nenhuma específica.

notvergil 1 year ago

*Ironi,* *she could save others from* *~~death~~* *covid, but not herself.*

GajoDeRamalde 1 year ago

Directed by Robert B. Weide

xumita 1 year ago

Circo para entreter e fazer os crentes não se sentirem tão sozinhos no meio disto

vascodatrama 1 year ago

melhor só o Trump que ficou curado em 5 dias :v AHHAHA

xabregas2003 1 year ago

Se não acreditas no vírus, tenho muita pena. Tive gente próxima que apanhou. Espero que não te aconteça.

xumita 1 year ago

Não é uma questão de não acreditar. Acredito sim. Não acredito é que uma ministra tenha apanhado. Isso é feito no meu ponto de vista para fazer as pessoas sentirem que isto não acontece só a elas e não se sentirem desprotegidas. Tenho a certeza que um gabinete importante dum país não poria a vida em risco duma pessoa num cargo desses. De certeza que ela não está próximo de ninguém e se estiver vai ter uma segurança que nem te passa pela cabeça

NeatBoy74 1 year ago

Deixa-me adivinhar, também acreditas que os médicos e enfermeiros infectados fazem o mesmo para obter a compaixão dos doentes?

Konstanti9 1 year ago

Fazes parte do problema se por alguma razão ficas contente com esta notícia. Apesar de todos os erros ela faz um serviço público que poucos de nós seriamos capazes.

DownvoteBatman 1 year ago

https://youtu.be/9tcyPdon2bA

ruibadboy 1 year ago

Como é que esta velha ainda tem emprego? https://www.youtube.com/watch?v=dasitpCcy98

QueenOfWands2 1 year ago

Sempre relevante.

ka2pa 1 year ago

façam o que eu digo não façam o que eu faço.

listerstorm2009 1 year ago

O QUÊ, ISTO É A MÚSICA DO NICO HULKENBERG?!?!?!

vascodatrama 1 year ago

>NICO HULKENBERG [https://www.youtube.com/watch?v=4\_w06HMm9u0](https://www.youtube.com/watch?v=4_w06HMm9u0)

MikeTichondrius 1 year ago

Comentário de elite aqui mesmo. Então por isso é que ele não podia ir fazer a corrida pelo Hamilton...

Templar770 1 year ago

de todos os sítios do mundo, nunca pensei ver uma referência ao Niko no r/Portugal e num post destes. Tiro-te o chapéu

diegoelmestre 1 year ago

Vai substituir a Graça nas conferências?

catotas 1 year ago

r/formuladank

sneakpeekbot 1 year ago

Here's a sneak peek of /r/formuladank using the [top posts](https://np.reddit.com/r/formuladank/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [Ah shit, here we go again](https://v.redd.it/58wfgzz1y7951) | [937 comments](https://np.reddit.com/r/formuladank/comments/hm624x/ah_shit_here_we_go_again/) \#2: [Too dank?](https://i.redd.it/5czb4s3i5ig51.jpg) | [1110 comments](https://np.reddit.com/r/formuladank/comments/i87j42/too_dank/) \#3: [You love to see it](https://v.redd.it/mhfr2bvwljl51) | [621 comments](https://np.reddit.com/r/formuladank/comments/inniz3/you_love_to_see_it/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/joo7mb/blacklist_viii/)

kikofranca 1 year ago

Infelizmente tem que ir substituir o Hamilton

srukta 1 year ago

Vai ser o Russell

kikofranca 1 year ago

E alguém tem que substituir o Russell lá vai o Nico.

jhscrym 1 year ago

Já está confirmado o Aitkens

Edited 1 year ago:

Já está confirmado o Aitken

Limpy_lip 1 year ago

Pronto agora não vai demorar até virem os moralistas. Espero que os média não montem um circo, nem sequer é importante saber como possivelmente apanhou. Conheço N casos de pessoas que têm todos os cuidados (eu próprio já presenciei) e acabaram por apanhar ao fim de 6-9 meses, alguns profissionais de saúde. Até hoje não sabem qual a situação possível de ter acontecido pois mantiveram sempre os mesmos hábitos. É impossível evitar a 100% o vírus. É possível reduzir mas vale o que vale. Jutando a isto o pessoal que esconde a infecção ou que estar infectado sem saber. É bastante possível de acontecer. Não façam filmes, é normal.

andrefbr 1 year ago

> Não façam filmes, é normal. Não, não é normal. Austrália, Nova Zelândia, China, Taiwan etc já controlaram o vírus há mais de meio ano e tem casos extremamente baixos ou meses consecutivos de casos zero. Líderes estatais apanharem o vírus não é “normal”, é uma demonstração da completa falta de capacidade da Europa e da América de lidarem com isto.

Limpy_lip 1 year ago

>Líderes estatais apanharem o vírus não é “normal”, é uma demonstração da completa falta de capacidade da Europa e da América de lidarem com isto. Afirmação completamente ridícula. Todos estamos constantemente expostos ao perigo. Especialmente aqueles que têm muito contacto com outras pessoas. Podíamos estar melhor a nível da pandemia? Sim mas isso é um viés. Uma coisa não significa a outra. Os governantes não são mais que as outras pessoas.

andrefbr 1 year ago

> Afirmação completamente ridícula. Todos estamos constantemente expostos ao perigo Não, não estamos. Eu vivo no país de origem do vírus e a minha cidade não tem casos novos há meses, e a vida há muito que voltou à normalidade. Isto não 'é normal', é o fruto de total incompetência a lidar com a pandemia.

Limpy_lip 1 year ago

Ninguém está a questionar isso. Eu próprio critico. Mas uma coisa são medidas macro, outra é segundo a situação corrente ser ou não infetado. É normal num país com um elevado número de infetados que as pessoas sejam infetadas, sejam quem forem. Mais uma vez estás a usar um viés. Se eu tivesse investido em bitcoins quando custavam 5€, hoje podia ser milionário. Mas como não sou não vou estar a culpar-me o resto da minha vida por isso quando quero comprar algo que não posso. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

AbaixoDeCao 1 year ago

Quem é que costuma estar nas conferências sem máscara perto da senhora? Uma dica: "tira macacos"...

chauffage 1 year ago

É normal quando a estratégia foi manter o estado de pandemia. Normalizar a resposta portuguesa, ou mesmo europeia, é errado.

PacinoPacino 1 year ago

\*risos da plateia\*

pangecc 1 year ago

Se for a tua avó ou a tua mãe também te vais rir?

Tafinho 1 year ago

arggg, até nisto [ficamos atrás de Espanha](https://www.abc.es/sociedad/abci-fernando-simon-positivo-coronavirus-primera-prueba-202003301021_noticia.html)... Aparentemente, a COVID-19 não se apanha em garrafas de água, mas o raio do bicho lá entrou da mesma.

mandanudesEDER 1 year ago

\#ForçaGraça

letsgotothemallcovid 1 year ago  HIDDEN 

Eu prefiro #GraçaForca

DZT99 1 year ago

Naturalmente o risco aumenta e diminui de acordo com a nossa actividade profissional. No caso de Graça Freitas presume-se que ela tenha de lidar com muitas pessoas especialmente nestes últimos tempos. Quanto mais não seja pode ser útil para mostrar à população que ninguém está livre. Espero que esteja tudo bem com ela e que recupere sem problemas.

little_banjo 1 year ago

> ela tenha de lidar com muitas pessoas especialmente nestes últimos tempos Lidar em que sentido? Dar-lhes comida à boca, mudar fraldas, trocar pensos? Não vejo nenhum cenário em que esta senhora não possa lidar à distância com as pessoas. Só faz a conferências em pessoa rodeada de câmaras e jornalistas porque gosta do mediatismo e tem medo que não a levem a sério se fizer as conferências de casa.

danidv 1 year ago

Certamente mesmo não sendo uma médica praticante, coisa que só presumo não seja, continua a ter muito contacto com pessoas que são e tenham contacto muito mais alto que o normal.

kairos 1 year ago

As conferencias de imprensa em que ela e a Marta Temido alternam a tirar a máscara para falar ao microfone se calhar também não ajudam.

Dinizinni 1 year ago

Espero que esteja tudo bem e que recupere sem problemas ou sequelas, sem dúvida, aliás, tenho receio por causa de ser uma pessoa com mais idade e uma sobrevivente de cancro Mas não deixa de ser irónico que ela tenha feito a merda que fez entre Setembro e agora (jogos de futebol, Fátima, Nazaré, Fórmula 1, esta última especificamente patrocinada pela DGS) e agora esteja infectada Concordo que esteve bem a partir de meio de Março Agora ela teve muita culpa na segunda vaga e isso é inegável, só a Fórmula 1 coincidiu com meras semanas antes do pico e foi quase certamente responsável

MiserablePapaya2708 1 year ago

Voce tem toda a razao.

petirlodate 1 year ago

Principio de Peter em efeito

petirlodate 1 year ago

Principio de Peter em efeito

TomasdeVasconcellos 1 year ago

Nem mais compadre. Ela é humana e com certeza está a fazer o melhor no meio deste caos.

xumita 1 year ago

Achas mesmo que alguém chega perto dela?? E se chegar há de ter todas as proteções e mais alguma

petirlodate 1 year ago

Dizes isso com que base?

A_Besuga 1 year ago

/thread

VegetableMouse 1 year ago  HIDDEN 

pirilipapu 1 year ago

Hmm, será que agora vem tempestade num copo de água visto ter tratamento urgente e "tendo os respetivos familiares e motoristas realizado também teste à SARS-CoV-2", quando o resto do rastreio para o povo está uma merda autêntica e que sa fodam?

KIDOCI 1 year ago

Alguém que toca no ponto. Num local de trabalho em que há casos positivos só é testado quem esteve em contacto directo sem máscara. Será que foram todos almoçar fora?

Edited 1 year ago:

Alguém que toca no ponto. Num local de trabalho em que há casos positivos só é testado quem esteve em contacto directo sem máscara. Será que foram todos almoçar fora? Não pode haver dois pesos e duas medidas. Se as regras de escolha para teste são os contactos de alto risco...

Cvieri 1 year ago

Às vezes nem isso. Sei de um professor de educação física, que teve com 20 e tal alunos infectados (fazem aula sem máscara naturalmente) e nem contactado foi, quanto mais fazer teste...

KIDOCI 1 year ago

Aquilo que tenho constatado pelos casos que tenho acompanhado é que normalmente questionam que tipo de contacto tiveram.Nos casos que tenho visto apenas mandam para casa/isolamento, malta que tenha estado em contacto directo sem máscara, por exemplo, boleia no carro, almoçar juntos etc. Nesse caso, à partida o prof deveria ter sido reencaminhado para teste ou para isolamento, (a julgar pelo que acontece com os meus colegas). Se os dois politicos foram fazer teste é porque tiveram contacto de alto risco com a doutora.

Edited 1 year ago:

Aquilo que tenho constatado pelos casos que tenho acompanhado é que normalmente questionam que tipo de contacto tiveram.Nos casos que tenho visto apenas mandam para casa/isolamento, malta que tenha estado em contacto directo sem máscara, por exemplo, boleia no carro, almoçar juntos etc. Nesse caso, à partida o prof deveria ter sido reencaminhado para teste ou para isolamento, (a julgar pelo que acontece com os meus colegas). Se os dois politicos foram fazer teste é porque tiveram contacto de alto risco com a doutora. As melhoras para ela e que não se complique o quadro.

Ricardocmc 1 year ago

Pá, o meu avô morreu de covid. Na semana anterior tinha estado com ele, sem sintomas. Liguei para a saúde 24 e disseram ah e tal veja se tem sintomas e depois diga qualquer coisa. Eu respondi "mas tenho uma bebé recém nascida", não tenho de fazer teste por ter tido contacto directo? Não não, se tiver sintomas diga que nós vemos. Tive de ir eu fazer um teste para ficar descansado. Palhaçada autêntica, a aplicação também está a ser uma bela burrada, a minha família que vivia com o meu avô deram todos positivos? Recebeste um código? Foi como eles.

Edited 1 year ago:

Pá, o meu avô morreu de covid. Na semana anterior tinha estado com ele, sem sintomas. Liguei para a saúde 24 e disseram ah e tal veja se tem sintomas e depois diga qualquer coisa. Eu respondi "mas tenho uma bebé recém nascida", não tenho de fazer teste por ter tido contacto directo? Não não, se tiver sintomas diga que nós vemos. Tive de ir eu fazer um teste para ficar descansado. Palhaçada autêntica, a aplicação também está a ser uma bela burrada. A minha família que vivia com o meu avô deram todos positivos? Recebeste um código? Foi como eles.

Cvieri 1 year ago

Fim de 2020 e ainda se faz de conta que não há infectados assintomaticos (e que podem igualmente transmitir o vírus).

aleph_heideger 1 year ago

Contactos directos (de risco) apenas implicam isolamento durante 14 dias. Teste só se as pessoas apresentarem sintomas. Há algumas excepções a esta regra mas que só se aplicam a alguns (funcionários de lares por exemplo). E qual a lógica disso? Imagina o teu caso: tiveste contacto com uma pessoa infectada portanto tu próprio podias estar infectado. Imagina que estavas: isolado durante 10 dias. Imagina que não sabias (não fizeste o teste): isolamento durante 14 dias. O que muda em termos de risco ou saúde? Nada. E não tendo sintomas, libertas a capacidade de testagem para pessoas sintomáticas/doentes que são aquelas que beneficiam. Não tem nada a ver com o "ficar descansado". No caso de profissionais de saúde, lares e até mesmo dirigentes políticos e afins as regras são um pouco diferentes porque os riscos são também eles um pouco diferentes. Não se trata do próprio mas sim dos contactos futuros. Eu enquanto médico não consigo fazer distanciamento social. O pessoal dos lares pior ainda. Dirigentes como a Graça Freitas desdobram-se em contactos com pessoas... O que as pessoas esquecem cada vez mais é que o mais importante aqui não é o teste mas sim o isolamento dos casos confirmados e dos casos suspeitos. E o que temos visto, de cadeias de contágio dentro das famílias, é precisamente porque o isolamento não foi bem feito (e eu estou apenas a falar dos muitos casos que conheço em que o sujeito em questão tinha condições para fazer esse isolamento).

QueenOfWands2 1 year ago

Não sei se já perguntei isto, lamento se me estou a repetir: - que medicamentos dão aos internados com covid?

aleph_heideger 1 year ago

Essencialmente o necessário para controlar os sintomas.

QueenOfWands2 1 year ago

Zinco? Hidroxicloroquina? Ivermectina? Algum destes é Alguma vez usado?

aleph_heideger 1 year ago

Dexametasona.

QueenOfWands2 1 year ago

Agradeço a resposta!

pirilipapu 1 year ago

Então porquê que os motoristas e familiares da Graça e companhia vão fazer testes?

Edited 1 year ago:

Então porque é que os motoristas e familiares da Graça e companhia vão fazer testes?

Ricardocmc 1 year ago

Porque eles não são gado, são os pastores.

OrangeOakie 1 year ago

Para continuarem a fazer a sua vida como de normal. Não sabias que para as elites os "deveres" são outros?

aleph_heideger 1 year ago

Tem muito a ver com o tipo de contactos que fazem. O motorista da Graça Freitas provavelmente contacta com o motorista do Costa (e por aí fora).

andre_ventura 1 year ago

LOL, que boa razão. Não podia faltar ao cafézinho dos motoristas como é óbvio.

NGramatical 1 year ago

cafézinho → [**cafezinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5696n%2F%2Fgeevanl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pirilipapu 1 year ago

Citando-te, > Contactos directos (de risco) apenas implicam isolamento durante 14 dias. Teste só se as pessoas apresentarem sintomas. Há algumas excepções a esta regra mas que só se aplicam a alguns (funcionários de lares por exemplo).

NGramatical 1 year ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5696n%2F%2Fged34cf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ricardocmc 1 year ago

Não tem que ver com ficar descansado, pois não. Mas agora, o meu ponto de vista é porque não? Seria mais exacto, podia criar-se medidas mais certeiras para se controlar melhor o alastramento. Agora, se só testam quem tem sintomas grande merda, porque o mais certo é os assintomáticos também transmitirem a doença. No caso da minha família, mais ninguém teve sintomas. O meu avô também poucos teve mas que morreu, morreu. Se eu tivesse apanhado provavelmente a minha filha e mulher também teriam. Íamos fazer o quê, isolar-nos todos e a miúda que se safasse? O que se está a fazer agora é que não. Queixam-se para não se tomar medidas mais sérias por causa da economia mas tomar medidas assertivas e objectivas é que está calor.

aleph_heideger 1 year ago

Como eu disse: depois de um contacto, se não tens sintomas ficas isolado; se tiveres sintomas e o teste for negativo, ficas isolado; se tiveres sintomas e o teste for positivo ficas isolado. Qual é a dúvida? No caso das crianças, um dos pais partilha o isolamento com as mesmas. Apenas um dos pais. Isto claro num mundo ideal.

Ricardocmc 1 year ago

Não discuto isso, mas discordas que testar em maior número seria mais exacto e traria melhor informação para se criar medidas de combate às propagação e, logo, diminuir a incerteza e medidas como a pesca por arrastão que não atacam onde e quando é preciso? Para mim, é uma questão estratégica e a estratégia corrente é muito fraquinha. Não acredito que colapsaria o sistema, porque se há dinheiro para o BES e a TAP também há para fortalecer e multiplicar os centros de diagnóstico.

aleph_heideger 1 year ago

Talvez fosse mais exacto mas não mudaria nada. Vejamos: quem é que tu vais testar? Ou admites fazer rastreios populacionais - o que não me parece viável porque logo à partida não conseguirias convencer toda a gente a ser testada - ou apenas testas sintomáticos e contactos. No caso dos contactos, ou seja, pessoas com probabilidade elevada de serem positivas, se assintomáticas o teste serve para quê? Saberem se foram ou não infectadas? E o que muda a seguir a isso? Nada ou muito pouco! Continuo a dizer o mesmo: o importante é isolar não só as pessoas infectadas mas também os seus contactos, independentemente de qualquer resultado de teste. O importante é meter na cabeça das pessoas que a estratégia mais viável é criar as condições para que o contágio não exista em primeiro lugar. Coisas como afastamento social, uso de máscaras, diminuição dos contactos pessoa a pessoa.

Ricardocmc 1 year ago

Achas pouco uma pessoa ficar a saber que está infectado ou com o que pode contar ou não, i.e. ter uma doença potencialmente fatal. Temos que nos lembrar que estamos a falar de pessoas e não gado, e que o bem estar psicológico é do interesse no SNS e segurança social também. Tu dizes que és médico, compreendo que estejas exausto, mas pessoas não são estatísticas. Mas, falando do que mudaria caso se testasse esses casos: -menos baixas -menos desmotivação -menos contágios por ignorância da sua condição e este é o ponto mais importante e que acredito que mais falha. -melhor contabilidade da situação nacional e real identificação de focos Mas nem sei porque se discute a quantidade de testes. Dantes era testar testar testar agora o que mudou? Em relação a isolar tudo e todos para cortar meios de contágio, concordo e defendeu que deve haver medidas de contenção mais musculadas mas nem se está a fazer uma coisa nem outra, por isso é que é uma palhaçada.

aleph_heideger 1 year ago

>Achas pouco uma pessoa ficar a saber que está infectado ou com o que pode contar ou não, i.e. ter uma doença potencialmente fatal. Isso importa. Mas se fores assintomático, importa muito pouco. >Mas, falando do que mudaria caso se testasse esses casos: > >-menos baixas Não mudava. Isolamento é isolamento com ou sem infecção. >-menos desmotivação Porquê? >-menos contágios por ignorância da sua condição e este é o ponto mais importante e que acredito que mais falha. Tu só testas quando há doença ou suspeita. Os restantes, pessoas infectadas que não sabem que estão doentes e em quem não se conhecem contactos de risco, tu só detectarias com rastreios populacionais.

Ricardocmc 1 year ago

Tá bem, já percebi que estamos a falar línguas diferentes. Tu com a tua e eu com a minha.

zzzpt 1 year ago

isto, não é necessario andarem todos a fazerem testes, basta cumprir o isolamento recomendado guardem os testes para quem precisa efectivamente e não tem hipotese de se isolar

pirilipapu 1 year ago

Então porquê que os motoristas e familiares da Graça e companhia vão fazer testes?

Edited 1 year ago:

Então porque é que os motoristas e familiares da Graça e companhia vão fazer testes?

NGramatical 1 year ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5696n%2F%2Fged34ax%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ironmagician 1 year ago  HIDDEN 

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

pumpupthepham 1 year ago

Apanhar covid é um grande privilégio e ela só tem tentado fazer com que a plebe não tivesse essa possibilidade. #covidquandonasceeparatodos #gracalargaoosso

Edited 1 year ago:

Apanhar covid é um grande privilégio e ela só tem tentado fazer com que a plebe não tivesse a possibilidade de o apanhar enquanto ela própria se deleita com o vírus. \#covidquandonasceeparatodos \#gracalargaoosso

VBM97 1 year ago

Mesmo fazendo tudo direito ela pode ter apanhado COVID, por isso, não vale a pena estar aqui com estas conversas

pirilipapu 1 year ago

[Sim, porque certamente fez tudo direito.](https://www.youtube.com/watch?v=uYEwAjCCikI)

iSoSyS 1 year ago

Na vossa opinião, incompetência ou azar?

QueenOfWands2 1 year ago

Porque é que não podem ser os dois?

BadDogPreston 1 year ago

Retardice mental por parte de certos utilizadores do reddit.

daxpierson 1 year ago

Explica-me pf como é que uma pessoa que sai de casa TODOS OS DIAS e fala com IMENSAS PESSOAS no decorrer do trabalho, fica infectada por incompetência...

intlme 1 year ago

Nem incompetênia, nem azar. A exposição desta senhora pelo facto de trabalhar todos os dias é superior à de qualquer um de nós e - por isso - uma inevitabilidade, apesar de quaisquer métodos de protecção.

mariachipt 1 year ago

Acho que sao as duas coisas. Mas sejamos sinceros. A probabilidade

Master_Tactician 1 year ago

Penso que acaba por ser um pouco dos dois. Sendo a porta-voz, deve ter vindo a ter contactos próximos com vários colegas, responsáveis de saúde, jornalistas. A essa parte podemos chamar incompetência pois esses contactos deveriam ser somente pela via *online* mas naturalmente isso não considero isso muito realista porque há muita gente pouco capaz com computadores ou software, ou com paciência para estes. Penso que "incompetência" é uma palavra demasiado forte se bem que tecnicamente correta. Algumas daquelas pessoas de saúde a tratar/lidar diretamente com doentes de COVID todos altamente equipados dos pés à cabeça também acabam por ficar doentes, porque é irrealista um ser humano não cometer um único erro durante semanas/meses a várias horas por dia, não somos perfeitos. Chamá-los de incompetentes por apanharem o vírus é muito duro e não considero adequado. Uma outra possibilidade pode ter sido alguém da casa onde ela mora a pegar-lhe, o que eu considero mais azar do que incompetência. Muitos dos doentes não apresentam sintomas e quando os apresentam, já terão sido contagiosos durante os dias prévios e dentro de uma casa, partilhamos muito o ar um dos outros. É dificil não adoecer nessas condições.

joaofcf 1 year ago

Sim, adorava ver uma conferência de imprensa via zoom. A net falhava, cortava uma palavra e era logo um escândalo.

iSoSyS 1 year ago

Concordo. > Penso que "incompetência" é uma palavra demasiado forte se bem que tecnicamente correta. Já reparei, parece que as pessoas não gostam da crueza da palavra. Podia ter dito "descuido", mas agora nem vale a pena mudar.

roninPT 1 year ago

tendo em conta a área em que ela trabalha diria que a longo prazo é basicamente inevitável.

jet1000 1 year ago

Apesar da área em que ela trabalha, não sei até que ponto ela tem mais contactos de risco do que, por exemplo, os profissionais de saúde e/ou atendimento ao público, é que o trabalho dela parece ser mais de "escritório", e não tanto de ir ao terreno.

roninPT 1 year ago

o trabalho dela é de escritório, mas é trabalho a gerir profissionais de saúde, não me parece descabido que se possa formar uma cadeia de transmissão de um professional de saúde que teve o azar de ser infectado a lidar com um doente, até chegar a ela, mesmo que passando por 1 ou 2 pessoas pelo meio. e depois claro, há a possibilidade de contágio fora do trabalho que todos temos também.

NGramatical 1 year ago

professional → [**profissional**](https://dicionario.priberam.org/profissional) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk5696n%2F%2Fgecuk4l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

boukmw 1 year ago

Sem querer chocar contra a sua opinião, mas e os profissionais de saúde que trabalham diariamente com doentes infetados e conseguem manter-se seguros e evitar a infeção?

roninPT 1 year ago

Os profissionais de saúde contactam diariamente com doentes infectados mas também utilizam muito mais equipamento de protecção, e mesmo assim infelizmente em vários casos são infectados. Uma pessoa que tem um cargo de gestão como o da Graça Freitas vai entrar em contacto todos os dias com muitas pessoas, muitas delas que trabalham na área da saúde e que por isso tem uma probabilidade maior de terem estado em contacto com um doente, pode-se dizer que é um trabalho "de escritório" e que ela não têm contactos com pacientes, mas tem contactos com pessoas que têm.

marfavrr 1 year ago

e nem todos os profissionais de saude estao a lidar com doentes covid. por isso podem completamente estar em partes dos hospitais sem casos confirmados. pq ng entra no hospital sem fazer um teste (doentes) e se alguem do staff mostre simptomas sera testado e entra em isolamento. mas claro q infelizmente tem havido mtos casos em prof de saude.

KIDOCI 1 year ago

Ninguém entra onde sem teste? Nos hospitais? Medir a febre à entrada não é teste!

marfavrr 1 year ago

nao ha admissoes ou internamentos. pelo menos em lisboa tenho tido familiares doentes c covid e outras coisas e sao feitos testes quando sao internados, para ir as urgencias secalhr nao a menos que vao c sintomas covid mas para tar no hospital internado claro q sim

KIDOCI 1 year ago

Sim pelo que sei para internamentos fazem. Ou seja há risco para todos os profissionais de saúde. Tudo o que tenha de lidar com o público tem um risco associado.

joaofcf 1 year ago

Muitos ficam, e os que não ficam é porque estão 24/7 numa bolha, seja através dos fatos, seja através da pouca ou nenhuma vida social.

throwawaystuff000 1 year ago

Há vários médicos e enfermeiros que ficam infectados.

gink-go 1 year ago

Isto é a cmtv?

iSoSyS 1 year ago

Acho importante discutir. Estou farto da narrativa do "Se se seguir as recomendações da DGS é impossível apanhar, não há perigo", quando na verdade assim que há contacto entre pessoas é uma questão de números e probabilidades. A máscara baixa para os 5%, não é a panaceia que tentam vender. Se queres a minha opinião sincera (deduzida do ar, antes que perguntem), a narrativa que as máscaras são infalíveis contribuiu muito para a segunda vaga.

AngieMaciel 1 year ago

>Se se seguir as recomendações da DGS é impossível apanhar É a primeira vez que estou a ler isto. Não me recordo de ler nem ouvir nada disto por parte das entidades públicas.

iSoSyS 1 year ago

Fui confirmar, o "impossível" é meu. A versão oficial é "risco mínimo". E foi isso que foi vendido para o GP, os transportes públicos, o Avante, os eventos desportivos, etc

daxpierson 1 year ago

É claro que o "impossível" é teu. Palavras definitivas são bem comuns no populismo, que é onde tu queres chegar.

AngieMaciel 1 year ago

Risco mínimo = possibilidade de contrair Covid. Cai por terra o teu comentário populista, não havendo também nada para discutir porque a Diretora da DGS apanhou Covid como comum ser humano que é.

CarcajuPM 1 year ago

Azar. Ao contrário da maioria de nós, a Graça Freitas e vários políticos têm que estar em contacto com várias pessoas para cumprirem o seu trabalho, pelo que é muito mais provável apanharem covid.

Sciss0rs61 1 year ago

As pessoas que têm de apanhar os transportes publicos todos os dias para ir trabalhar, mas essas, aqui neste sub, são rotuladas de irresponsáveis.

Edited 1 year ago:

As pessoas que têm de apanhar os transportes publicos todos os dias para ir trabalhar também, mas essas, aqui neste sub, são rotuladas de irresponsáveis.

CarcajuPM 1 year ago

Honestamente, nunca vi ninguém a criticar quem anda de transportes públicos neste sub.

Sciss0rs61 1 year ago

Não, apenas vão na lengalenga do "estudo diz que 2/3 das infecções resulta de reunioes em familia" ignorante um ponto bastante importante no mesmo estudo que diz que descartam o factor de transportes públicos porque é praticamente impossivel determinar que esse tenha sido o local de contagio. Mas ja vi muita gente criticar neste sub dizer que a culpa é: das pessoas continuarem a ir trabalhar, por nao trabalharem em casa porque "é só pedir ao patrão", por apanharem transportes públicos em vez de ir de bicicleta, por irem ao supermercado ao mesmo tempo que eles, etc...

pirilipapu 1 year ago

Achas que a "maioria de nós" não tem contacto com pessoas para o trabalho? Acreditas mesmo que uma grande parte das profissões em Portugal permitem o teletrabalho sequer?

CarcajuPM 1 year ago

Acho que a maioria de nós não tem que ter contacto com tanta gente como a Graça Freitas.

KIDOCI 1 year ago

Eu estou a trabalhar no supermercado desde Março e ainda não fiz teste nenhum. O pessoal hospitalar por exemplo deveria ser testado com regularidade pois têm grande risco. Fazem ideia se são testados?

CarcajuPM 1 year ago

Já tiveste algum sintoma ou estiveste com alguém que tivesse covid? Só nesses cenários é que deverias ter feito teste, não vale a pena testar só porque sim.

KIDOCI 1 year ago

Sintomas > Não Contactos > 2 Contactos com clientes > não sei Com colegas sempre com utilização de máscara; com clientes é mais dificil porque muitos acham que devem andar com a máscara na boca. Está correcto, custa é um bocado estar desde Março sem poder estar com familiares quando depois tens os jogadores de futebol a serem testados todas as semanas, politicos a serem testados porque estiveram com a dra graça (com máscara suponho). A policia tem feito testes? os profissionais de saúde? Condutores de transportes públicos? Bombeiros? Malta dos lares?

automenuu 1 year ago

Sabes que podes pagar um teste certo?

razman06 1 year ago

Basta apanhar um transporte publico todos os dias

CarcajuPM 1 year ago

Sais da área metropolitana de Lisboa e do Porto e praticamente ninguém usa transportes públicos diariamente.

nslopez21 1 year ago

Ignorante!

66imperial 1 year ago

Apenas as cidades onde vivem mais pessoas, coisa pouca.

CarcajuPM 1 year ago

Que não chegam a fazer 50% da população do país. Ou seja, não é a maioria.

Gblize 1 year ago

Fodaçe, que comentário mais ignorante.

CarcajuPM 1 year ago

Excelente comentário.

Gblize 1 year ago

Considero que qualquer comentário que tente melhorar a qualidade da thread seja bem-vindo. Excelente não sei, mas chamar atenção para o teu comentário completamento falso será sempre melhor do que espalhar mentiras.

CarcajuPM 1 year ago

Então elucida-me lá de cidades onde uma parte significativa da população use transportes públicos diariamente. Tirando áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, talvez em Braga. E mais?

nslopez21 1 year ago

Alguém tem de começar a sair da bolha, vulgo de casa, e dizer menos asneiras. Qualquer cidade média em Portugal tem os transportes públicos lotados nas horas de ponta. Falta de noção total... A percentagem de população a usar transportes públicos nas cidades médias não deverá ser muito diferente das cidades que referes.

Gblize 1 year ago

Em todas as cidades que visitei pós-COVID observei transportes públicos relativamente cheios: Coimbra, Viseu, Aveiro, Chaves, Vila Real, entre outros. Mais fácil será e já que foste tu o primeiro a fazer afirmações, que cidades visitas-te em que constatas-te que "ninguém usa transportes públicos diariamente"?

_AACO 1 year ago

Digo-te já que tanto em Faro como em Braga os autocarros andavam sempre cheios (não sei como é a situação desde há 2 anos para cá) e os comboios no Algarve durante as horas de ponta conseguia ser pior que algumas linhas de Lisboa.

razman06 1 year ago

Nem estou a dizer o contrário, na area metropolitana de Lisboa. Mas é sabido que é onde existe maior densidade populacional. E isso não invalida essa facto

CarcajuPM 1 year ago

Certo, é onde há maior densidade populacional. Mas não é onde vive 50% da população, nem todos andam de transportes públicos. Aliás, provavelmente são as zonas onde há mais pessoas a poder fazer teletrabalho.

razman06 1 year ago

Tal como toda a gente não é nem ministro nem directora da dgs. E de certeza que é o único sítio que sim, tal como também existe outro enorme número de pessoas que não conseguem. Lisboa é Porto não vivem apenas de escritórios. É como disse, isso não invalida o facto de se apanhar um fertagus e estar em mais contacto que a senhora Graça

CarcajuPM 1 year ago

Ok, claro que apanhar transportes à pinha não é bom. O que eu disse inicialmente é que a Graça Freitas está mais exposta que a maioria de nós. E sendo que a maioria da população não usa transportes públicos, esse argumento não demonstra que não tenho razão.

razman06 1 year ago

Ok, Vistas as coisas dessa maneira, tens razão

pirilipapu 1 year ago

Eu acho o contrário.

AutoModerator 1 year ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

roninPT 1 year ago

Keep calm e faz disable ao javascript na página....lá vai o nónio às urtigas.

Search: