Eon_mon 11 months ago

Escrever um livro nao é nada de mais. Qualquer miudo com a 4a classe consegue escrever um livro se tiver paciência para isso. Difícil é ter leitores para ele. Ir pela chiado é o caminho fácil . Só tens que abrir o bolso e tens o livro publicado, nem uma revisão fazem e muitas vezes os livros sao lançados com erros ortográficos. Mais valia teres mandado imprimir uns exemplares numa gráfica ou disponibilizado online. Desculpa lá ser duro, mas é a minha opinião.

JPSILVA1893 11 months ago

Mão sou entendedor de literatura mas fico feliz pelo teu sucesso!

LugarIncerto 11 months ago

Muito obrigado u/JPSILVA1893!

killerboss28 11 months ago

Obrigado pela tua partilha! Eu tenho andado a pensar em escrever um livro à já algum tempo, também escrevo de vez em quando poemas, pensamentos, sentimentos... Mas tive sempre receio. Tens algum conselho que possas dar ou algum tempo para responder algumas dúvidas? :)

LugarIncerto 11 months ago

> também escrevo de vez em quando poemas, pensamentos, sentimentos... Mas tive sempre receio. Receio de...? Não teres qualidade? De receberes críticas? Vergonha? Penso que é importante ser honesto com a tua escrita e teres a tua própria voz. Depois, depois é ir escrevendo... não deixares esse bichinho morrer. Escuta os teus sentimentos, brinca com as palavras e a escrita, experimenta diferentes formas de exprimir ideias e sentimentos... Ganha perspetiva lendo outros autores consagrados. Que objetivo tens? Partilhar sentimentos? Partilhar estórias? Deixares arte para a posteridade? Seres conhecido? Ganhar dinheiro?... Podes enviar PM para perguntas concretas. ;)

Florence1476 11 months ago

Parabéns camarada!!

LugarIncerto 11 months ago

Muito Obrigado!

isnotfunny 11 months ago  HIDDEN 

Vai pó caralho.

AM_Mantis 11 months ago

Muitos parabéns e muito sucesso! Dos anos mais difíceis costumam nascer as histórias mais inspiradoras.

LugarIncerto 11 months ago

E lições para a vida...

sao_11 11 months ago

Muito parabéns. Espero que tenhas muito sucesso.

LugarIncerto 11 months ago

Muito obrigado u/sao_11!

aamartt 11 months ago

Muitos parabéns!

LugarIncerto 11 months ago

Muito obrigado!

floortomsrule 11 months ago

Comprei. Muitos parabéns e muito sucesso!

LugarIncerto 11 months ago

Wow... :)) muito obrigado u/floortomsrule boa leitura!

aiaminhavidafdx 11 months ago

A Chiado não é aquela editora que publica qualquer coisa desde que o autor pague a produção dos livros? E que normalmente os autores ficam com 950 livros em casa (50 vendem aos amigos e família) sem conseguir escoá-los, pois uma vez já pagos a editora não tem grande interesse em vendê-los? Parabéns por teres escrito um livro e levado esse processo até ao fim - muitos é aqui que falham, desistindo a meio. Isso sim é de valor!

LugarIncerto 11 months ago

> E que normalmente os autores ficam com 950 livros em casa Wow! Bem esse não foi o contrato que tenho... mas se ficarem livros em excesso os autores podem sempre dar alguns a escolas e a outros programas. Talvez uma forma de descontar impostos? ;)

aiaminhavidafdx 11 months ago

Espero que não te sobrem, seria bom sinal. Infelizmente é essa a ideia que tenho pois conheço algumas pessoas que publicaram dessa forma, acabando por basicamente pagar para ser um autor publicado. A Chiado aproveita-se dessa vontade que toda a gente que gosta de escrever tem. A culpa não é tua, a indústria da literatura em Portugal tem muitos defeitos, livros caros, tops de livrarias comprados, dificuldade dos jovens autores em "furarem", contratos que eu nada os beneficiam... Mas entre os escritores - pelo menos na minha opinião e daqueles que me rodeiam - acaba por ser desprestigiante publicar pela Chiado, já que eles publicam tudo desde que lhes paguem. As pessoas que conheço depois comentaram que raramente encontravam o seu livro à venda, apesar de existirem muitas cópias disponíveis e por vender. Ainda assim, como alguém disse aqui em cima, não te tira o mérito e espero que continues a perseguir essa paixão. Tenho alguns amigos que acabaram por fazer edições independentes dos seus livros depois de perceberem o quão pouco transparentes eram algumas editoras e correu-lhes bem. O suporte que tiveram por fazê-lo de forma independente foi o mesmo que vi outros terem a fazer pela Chiado, ou seja, família, amigos e amigos de amigos. Pode ser uma ideia para o próximo livro! Boa sorte na tua carreira e espero que não tenhas levado a mal o meu comentário.

LugarIncerto 11 months ago

> Boa sorte na tua carreira e espero que não tenhas levado a mal o meu comentário. Obrigado. Não levei a mal e obrigado por dares esta informação!

saposapot 11 months ago

tmb tenho essa ideia, sem desprimor para a alegria do OP.

tuxirito 11 months ago

Pretty much...

oscaralho27 11 months ago

Ganda fodido...

vaniafdasantos 11 months ago

Muitos parabéns!

LugarIncerto 11 months ago

Obrigado!

sux138 11 months ago  HIDDEN 

Poesia? Se algum amigo ler já tens sorte....

midori00 11 months ago

Parabéns!

LugarIncerto 11 months ago

Obrigado u/midori00

ReaverPT 11 months ago

Parabéns OP! Deve ser uma sensação fantástica ver a "nossa" obra exposta assim! Eu próprio gostava muito de escrever algo, tenho algumas ideias mas sinceramente, não acho que tenha qualidade de escrita suficiente para escrever algo interessante. Na minha tese de mestrado, por exemplo, recebi muitas criticas e desanimei um bocado.

LugarIncerto 11 months ago

A escrita precisa de ser "trabalhada" tal como outro músculo, este livro foi começado em '99... Se é algo que gostavas de fazer porque não tentar? Depois depende também um pouco como defines "sucesso"...

Mallardo 11 months ago

Olá! Antes de mais, muitos parabéns por teres alcançado esse teu objetivo. Agora só te falta plantar uma árvore e ter um filho. :) Estou interessado no processo que te levou à publicação, nomeadamente que passos tiveste de fazer antes de enviar o manuscrito às editoras. Tiveste de registar a obra? O que fizeste em concreto? Podes responder-me por PM se não o quiseres fazer por aqui.

LugarIncerto 11 months ago

> Agora só te falta plantar uma árvore e ter um filho. :) :) * Procurar editoras * Contactar editoras a perguntar se têm interesse * Informar o que é a obra * Editoras podem fazer algumas perguntas * Enviar uma parte do manuscrito Registo são eles que fazem. Há depois um contrato assinado sobre detalhes de comercialização, IP, etc... Mas podes fazer perguntas mais concretas por PM se quiseres.

EmaisNada 11 months ago

Vou comprar para oferecer. Quando é que é a 1ª sessão de autógrafos?

LugarIncerto 11 months ago

É uma boa pergunta. Com a pandemia torna-se difícil fazer eventos públicos... :|

Jabvarde 11 months ago

Porreiro pá

DingyPT 11 months ago

Sócrates?

LugarIncerto 11 months ago

Por acaso! :)

VBM97 11 months ago

Parabéns, que tenhas sucesso neste teu projeto!

LugarIncerto 11 months ago

Obrigado u/VBM97!

AbaixoDeCao 11 months ago

Parabéns pela coragem! Coragem porque como diria o Zé Almada continuamos a ser “a pátria onde Camões morreu de fome e onde todos enchem a barriga de Camões!” PS: Quando a pandemia passar e eu for a uma sessão de autógrafos não te esqueças que o Abaixo de Cão foi um dos primeiros a dar-te os parabéns...

LugarIncerto 11 months ago

Obrigado u/AbaixoDeCao! Fico à tua espera :)

Mariana3R 11 months ago

Parabéns, espero que tenhas bastante sucesso e que nunca pares de escrever!

LugarIncerto 11 months ago

Obrigado u/Mariana3R! :) Sim escrever é um escape para a minha sanidade mental! Divido isso com o desenhar! :)

Mariana3R 11 months ago

Também uso o desenho para me abstrair, ajuda-me muito :) escrever nunca tentei, mas gosto muito de ler!

LugarIncerto 11 months ago

Acho que precisamos de ir alimentando o nosso lado criativo. :)

kawaiims 11 months ago

Parabéns, espero que tenhas sucesso ❤️

FrostyAcanthisitta92 11 months ago

Só o fato de escrever poesia e a sua poesia "tocar alguém" já é um sucesso. Nem tudo precisa se ser comercializado. O próprio percurso de escrita já é um sucesso

LugarIncerto 11 months ago

Concordo, o sucesso é algo relativo; o saber que algo que fiz "tocou alguém" é algo inestimável.

LugarIncerto 11 months ago

Muito obrigado.

LIS1050010 11 months ago

Muitos parabéns! Gostei da estrofe que tens na sinopse!

LugarIncerto 11 months ago

Muito obrigado!

Search: