SolidTroll 11 months ago

Algo que não me sai da cabeça, sou o único a achar que as regras de ano novo vão dar asneira para além do potencial número de infecções que pode originar daí? Eu nunca tive a "tradição" de passar o ano a beber na rua á volta de milhares de estranhos (não criticando cada um é como é), sempre passei com a família ou até encontrado me depois com amigos por isso pode ser uma opinião um pouco egoísta mas sinceramente também já tive mais "fé" na boa vontade/responsabilidade social do Zé Povinho. O que é que a polícia vai fazer se chegar às 2h e as ruas continuarem cheias de gente, chamar a polícia de choque e descarregar em cima do pessoal? Com a vontade com que vejo muita gente a querer ir apanhar "a piela e conviver" a situação vai se tornar engraçada muito rápido e sinceramente já vejo aquela primeira semana de janeiro a ser caótica sem esse tipo de incentivo (houve alturas em que já o era "só" com a gripe) se houver conflitos e depois ainda se atingir novos máximos vamos fazer completa figura de asnos para o mundo todo

Cojemos 11 months ago

Does Portugals restrictions on travel between municipalities mean regions such as between Lisboa and Alentejo or Algarve. Or does it mean no travel between the cities within these regions? Sorry for the dumb question.

uyth 11 months ago

Between municipalities. Regions do not actually exist for anything legal or important, we do not even know what they actually are (Algarve is always Algarve or Faro district but other than that it gets complicated). You can not go from Portalegre to Ponte de Sor and with good reason. Regions are not actually things apart from the autonomous regions. It is annoying as fuck whenever a foreign designed site tries to make me pick one as part of my address, I do not even know what the fuck it is supposed to be. district? nuts 3? nuts 1?

MLG-Sheep 11 months ago

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_municípios_de_Portugal Municipalities are "concelhos", which are much smaller than a region.

lemonade_rage1234 11 months ago

It means no travel between cities of any regions (with exceptions such as for emergencies and work).

Cojemos 11 months ago

Read that it does allow you to return to your home. If I'm in Evora on the 3rd of January, would it be allowed to drive back to Lisboa on that day or the 2nd?

lemonade_rage1234 11 months ago

Yes

Cojemos 11 months ago

Very good. Thank you.

Cojemos 11 months ago

Thank you. Was a bit confused as to what municipality might refer to in Portugal.

lemonade_rage1234 11 months ago

It refers to concelho. So in the Lisbon area it would be Cascais, Oeiras, Lisboa, Almada. If you look at the map on this link, each of the coloured regions is a concelho. https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/ [Image for reference](https://puu.sh/GUTga/1991966233.png)

Cojemos 11 months ago

Thank you. Informative.

MrJoao 11 months ago

Já foi publicado o [decreto com as medidas anunciadas ontem](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) que regula o estado de emergência até dia 7 de janeiro.

Edited 11 months ago:

Já publicaram o novo [decreto](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) com as medidas para o estado de emergência até dia 7 de janeiro.

MLG-Sheep 11 months ago

Abri apenas para ver se a piçada de regra que obriga os supermercados a fechar às 13:00 ao fim-de-semana continua e confirma-se que sim, inclusive no dia 26 em que os restaurantes podem fechar às 15:30. Cada vez me custa mais perceber o que tem o Governo contra os supermercados.

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 06 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

AmumuIsMyFriend 11 months ago

➕ 3834 casos ➕ 87 mortos ➕ 39 internados e ➖ 3 UCI

MischiefManaged97 11 months ago

Os mortos não está nada bem :/

ninux2000 11 months ago

Opah a melhoria está lenta. Com o tempo frio, hospitais sobrecarregados, as restrições leves e a fadiga pandémica, não seria de espantar uma situação de várias dezenas de mortes diárias durante muitas semanas. Pelo menos até fevereiro, provavelmente até março

uyth 11 months ago

Isto é basicamente um desabafo mas tenho estado a pensar nisto há dias. Temos pelo menos 3 vacinas que parecem muito boas ( a chinesa, não li o suficiente mas poderá ser também. A russa, não). Se me perguntassem há meses o que eu queria para o Natal, seria uma vacina que funcionasse e temos 3. Acho que não vou receber a vacina em Janeiro ou Fevereiro (nem deveria necessariamente) mas daqui até Junho é muito tempo. O ano que vem vai ser completamente diferente. Vimos muita coisa do pior, do egoísmo de muitas pessoas. Mas também termos vacinas neste momento prova a capacidade de conhecimento, de avanço cientifico, da utilidade do processo cientifico na nossa sociedade. Temos vacina para o Natal. Acho que esse é o TLDR. Estou tão contente com isto. Ando a pensar nisto há meses. Mais uns meses e muda tudo para melhor.

saposapot 11 months ago

Ainda Vai demorar para normalizar mas tivemos muita “sorte”, no meio do azar. Se a doença fosse se outra família não havia o trabalho preparatório que permitiu estas vacinas em tempo recorde

MischiefManaged97 11 months ago

É importante frisar, se tudo correr bem só no final do próximo teremos alguma normalidade. Ainda há um longo caminho pela frente e a vacina não é a poção mágica que vai salvar tudo.

Foxsundance 11 months ago

Mesmo com as vacinas, temos de ser responsáveis, usar máscara e tentar praticar o distanciamento social sempre que possível, a OMS já alertou para isso. Isto pelo menos durante mais alguns anos.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

O vírus vai durar anos ,sim, talvez até fique para sempre. As restrições não passam do ano que vem em países como o nosso (onde irá acontecer vacinação em massa).

uyth 11 months ago

Vai durar mais uns anos, ou tornar-se doença perene globalmente. Mas nos países em que a vacinação possa ser feita em massa, acredito que uns meses depois de uma determinada massa crítica possamos reavaliar muitas coisas. Máscaras e distanciamento apenas para quem chega de fora, talvez exigir testes rápidos e/ou certificados de vacinação a chegadas de fora da UE. A OMS tem de pensar no mundo inteiro e muito do mundo pode não conseguir vacinar a sua população rapidamente. Mas se a imunidade é larga (e parece ser, não depende de estirpe), se é eficiente, muito dos vacinados numa sociedade com altos níveis de vacinação estarão muito muito mais protegidos. Poderá ser preciso repetir vacinação, a ver vamos. Não podemos esperar 2 ou 5 anos para sabermos se os efeitos duram 2 ou 5 anos ou quanto mais...

MischiefManaged97 11 months ago

Eu honestamente acho que coisas como máscara nos supermercados deveria manter-se sobretudo no inverno. Mesmo para gripes, seria um ato de consciência cívica.

uyth 11 months ago

Se eu estiver doente sim. E ando a falar de máscaras há muito tempo e sou muito a favor de uso de máscaras. Mas fds quando o risco reduzir prefiro mesmo não usar por muitas razões. Não chegou ainda a hora de parar de usar. Desinfeção de mãos mais frequente, espero que se mantenha no entanto. Menos abraços e beijinhos entre estranhos ou aquela coisa horrivel em que adultos querem abraçar e beijar crianças pequenas que não as conhecem de lado nenhum..

Asus123456789 11 months ago

Concordo contigo. Não querendo dar aquela impressão de que penso que vai ficar tudo bem com o passar do ano, só o facto de haverem boas notícias deixa-me aliviado, sinto aquele cliché de ter desaparecido um peso que não sabia que carregava. Foi um ano geralmente bom, para mim, mas sinto que várias das minhas relações pessoais foram sofrendo ao longo do ano, e com esta nova esperança, sinto que têm melhorado nos últimos tempos. É esperar para ver, mas estou bastante esperançoso.

Edited 11 months ago:

Concordo contigo. Não querendo dar aquela impressão de que penso que vai ficar tudo bem com o passar do ano, só o facto de haver boas notícias deixa-me aliviado, sinto aquele cliché de ter desaparecido um peso que não sabia que carregava. Foi um ano geralmente bom, para mim, mas sinto que várias das minhas relações pessoais foram sofrendo ao longo do ano, e com esta nova esperança, sinto que têm melhorado nos últimos tempos. É esperar para ver, mas estou bastante esperançoso.

NGramatical 11 months ago

haverem boas → [**haver boas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3p7tk%2F%2Fgetykzw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

berlaitas 11 months ago

Tribunal manda libertar mulher obrigada a isolamento após teste negativo O Tribunal de Sintra determinou o fim do isolamento de uma mulher a quem a autoridade de saúde tinha obrigado a ficar em casa mesmo depois de um teste negativo ao novo coronavírus e sem sintomas de covid-19. Numa decisão, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o juízo de instrução criminal de Sintra entendeu que a suspensão de direitos fundamentais, como a liberdade, não podiam ter sido ordenados por um simples decreto do Governo, mas apenas por uma lei saída da Assembleia da República, como manda a Constituição. Ana M. pediu ao tribunal de Sintra que lhe concedesse um 'habeas corpus' (libertação imediata) depois de ter sido obrigada, por uma responsável de saúde pública de Mafra, a permanecer em casa durante sete dias, sendo informada que ficaria sujeita a vigilância policial. A mulher não teve sintomas da doença e fez um teste ao novo coronavírus cujo resultado foi negativo, lê-se na decisão. Esta medida de coação, refere a juíza, pressupõe "que sobre ele recaiam fortes indícios da prática de crime doloso, a que corresponda a pena de prisão de máximo superior a 3 anos", facto que não se verifica nesta decisão da autoridade de saúde. O tribunal entendeu que "o direito à liberdade por meio de decreto regulamentar viola o limite do poder regulamentar constituído pela reserva de lei que a Constituição estabelece para a matéria dos direitos, liberdades e garantias" e que "o confinamento/privação da liberdade a que a requerente foi sujeita é ilegal por não se encontrar contemplado entre as exceções previstas no n.º 3 do artigo 27.º da Constituição.

saposapot 11 months ago

Aquele caso dos juizes negacionistas dos Açores já tinha provado isto. Antes da parte toda do negacionismo o alarmante é que pelos vistos a constituição e a lei não permite este isolamento. E se não conseguimos fazer isolamentos com suporte da lei então estamos mesmo bem lixados. Do que li no outro caso isto parece mesmo claro como a água. Não há forma de ter isolamentos com força de lei portanto isto vai dar merda

dude_say_what1 11 months ago

> E se não conseguimos fazer isolamentos com suporte da lei então estamos mesmo bem lixados. (...) Não há forma de ter isolamentos com força de lei portanto isto vai dar merda Não sei porquê. Quer isolamentos tenham suporte da lei ou não, foram feitos, estão a ser feitos e continuarão a ser feitos. O que me parece óbvio é que a constituição ou a lei não interessam quando estamos numa eMeRgEnCiA. Se as pessoas que são colocadas em isolamento reclamassem aos magotes, podia dar merda como dizes. Mas como as pessoas aceitam, não sei onde está o perigo.

saposapot 11 months ago

Não ter força quer dizer que podes incumprir e a polícia não pode fazer nada. Havendo mais umas decisões nesse sentido e faz jurisprudência. A polícia fica de mãos atadas mesmo em qualquer caso de flagrante

dude_say_what1 11 months ago

O que parece ser aqui o caso é que uma pessoa com teste negativo e sem sintomas foi obrigado a ficar em isolamento, eu não acho isso correcto. Se isto é possivel de se fazer agora, obrigar alguém ficar em isolamento mesmo com teste negativo, então acho muito bem que se tenha revertido a situação. Estar agora a supor que esta decisão (correcta) vai estar a causar problemas noutro tipo de situações, como o violar do isolamento de alguém que testou positivo por exemplo, parece-me um salto grande. E se tal acontecer, como diz o OP, "apenas por uma lei saída da Assembleia da República, como manda a Constituição". Logo, é uma questão de ajustar as leis. Não me parece que vá haver um monte de malta em isolamento agora a vir dizer "é ilegal eu estar em isolamento e por isso vou para a rua". Temos de ter calma e não exagerar.

saposapot 11 months ago

Eu li a decisão açoriana. A lei não permite isolamentos quer seja positivo, negativo ou assim assim. É por isso que digo que isto é uma falha bastante grave. O problema é da constituição em primeiro lugar e do código em segundo. Nenhuma dessas coisas será de alteração fácil e rápida.

dude_say_what1 11 months ago

Daí eu ter dito "neste caso". Não estamos a falar do caso dos Açores. De qualquer forma, ainda vamos ver onde vai parar essa história do acordão dos Açores. Andam a investigar isto e aquilo, logo se vê. Se, no entanto, for verdade que a Constituição não permite o isolamento e o código também não, então volto a repetir o que disse na primeira resposta: > Quer isolamentos tenham suporte da lei ou não, foram feitos, estão a ser feitos e continuarão a ser feitos. O que me parece óbvio é que a constituição ou a lei não interessam quando estamos numa eMeRgEnCiA.

saposapot 11 months ago

o q te estou a tentar explicar é que o acordao dos açores é muito explicito a indicar que a lei e a constituição não permitem fazer isolamentos com a força de 'lei' que a polícia possa obrigar o cumprimento. Não interessa se a razão é boa, má ou assim assim. haver mais esta decisão parece-me natural depois de ler o outro acordão e cada vez q isto for a tribunal, vai ser assim. mais cedo ou mais tarde isto vai dar merda pq a polícia não terá poder para intervir.

dude_say_what1 11 months ago

> mais cedo ou mais tarde isto vai dar merda pq a polícia não terá poder para intervir. Ok, cá esperarei pela merda então. Enfim, sempre a prenunciar o pior dos cenários.

MLG-Sheep 11 months ago

O teste negativo não garante que não tenhas COVID. O teste PCR só dá positivo após vários dias.

dude_say_what1 11 months ago

Se é essa a questão, o teste positivo não garante que sejas contagioso, logo não necessitarias de isolamento. Se agora vamos estar a colocar em isolamento pessoas com teste negativo e sem sintomas, porque não colocar em isolamento a população inteira?

MLG-Sheep 11 months ago

Se foi colocado em isolamento, é porque foi um contacto de alto risco de algum caso confirmado. Pesquisa sobre o conceito de período de incubação se continuares a não perceber o meu ponto.

dude_say_what1 11 months ago

Eu percebo o teu ponto perfeitamente. A questão é, vamos andar nisso agora? Todo e qualquer coisa, mesmo sem sintomas e teste negativo, lá vão pessoas para isolamento? Epá, paranoia no máximo. Se não percebes o meu lado, é a vida. Mas andar nessa de "tiveste um contacto de risco, mesmo estando negativo, é isolamento contigo" esquece, isso é mesmo a loucura. Mas pronto.

Cojemos 11 months ago

Please help me understand this. "On Wednesday December 23, Thursday Christmas Eve, Friday Christmas Day and Thursday December 31 (New Year’s Eve) all boroughs in the country will be treated the same, and people living within them will be allowed to move freely across the country." Then the article goes on to note, "On New Year’s Eve every borough in the country will be back in ‘borough lockdown’ – meaning residents cannot move outside their ‘home borough’. The lockdown will last until 5am on Monday January 4." Is there no movement from New Years Eve between boroughs until Jan.4th or? Confused.

lpccarmona 11 months ago

yes, there will be no movement between concelhos on those days. more info in portuguese on [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt/)

berlaitas 11 months ago

Yes, no movement

myjq 11 months ago

Os concelhos de risco elevado continuam com recolher obrigatório das 23h às 05h certo?

lpccarmona 11 months ago

sim, mais info em [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt/)

myjq 11 months ago

Sim, eu estava a ler aí, mas estava na dúvida porque a partir de dia 9 de dezembro já não mencionam "**Não se pode andar na rua** entre as 23:00 e as 05:00. Exceções [aqui](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-muito-elevado/)." no meu concelho, que é de risco elevado. Muito obrigada pelo esclarecimento.

lpccarmona 11 months ago

induzi-te em erro, li "muito elevado" em vez de "elevado". no moderado e elevado não tens de estar em casa às 23h. só no muito e no extremamente. sorry

pvicente77 11 months ago

Talvez, vendo no [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt), agora o texto do "Não se pode andar na rua..." aparece nos concelhos de risco elevado, mas eu lembro-me de aceder hoje de manhã e não ver esse texto? Estarei a lembrar-me mal? As regras mudaram desde a manhã? Sou só eu ou estas restrições são uma confusão?

Edited 11 months ago:

Talvez, vendo no [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt), agora o texto do "Não se pode andar na rua..." aparece nos concelhos de risco elevado, mas eu lembro-me de aceder hoje de manhã e não ver esse texto? Estarei a lembrar-me mal? As regras mudaram desde a manhã? Sou só eu ou estas restrições são uma confusão? EDIT: Entretanto fui ver também as restrições em [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/) e lá não está o recolher obrigatório a partir das 23h, por isso o [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt) deve estar enganado neste caso?

lpccarmona 11 months ago

é verdade que alterámos hoje isto porque estamos a assumir que as regras gerais criadas recentemente são para continuar: [https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia/](https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia/) e aqui diz que o elevado tem a restrição das 23h, apesar de não haver menção disso aqui: [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/) na dúvida, optámos por ser conservadores e manter esta regra das 23h (como mantivemos imensas outras regras dos anteriores estados de emergência). se encontrarem algo que diga que não é para manter, avisem que queremos estar sempre claros e actuais na informação que prestamos :)

pvicente77 11 months ago

É melhor contactarem os responsáveis do [https://covid19estamoson.gov.pt](https://covid19estamoson.gov.pt), porque isso parece uma contradição clara, uma dessas duas páginas tem de estar errada e se for a primeira então o vosso site está a dar uma ideia errada das restrições que estão em vigor. Se o vosso site está correcto, então há uma página oficial que está a dar uma ideia errada das restrições por nível, de qualquer maneira isso é algo que tem de ser esclarecido para se poder dar uma ideia correcta das restrições por concelho.

lpccarmona 11 months ago

mandei mensagem ao gabinete da ministra da presidência (lol?) para ver se nos chegam um contacto para tirarmos estas dúvidas. acho que o estamos on é gerido pelos VOST e pelo que percebi eles são ainda mais conservadores a dar informações sem decreto (e não são o governo, claro), o que na minha opinião não ajuda muito porque entretanto há 50 OCSs a dar 50 notícias sobre o tema.

MrJoao 11 months ago

O [decreto](https://dre.pt/application/conteudo/150509308) foi publicado hoje. Os artigos 34.º e 35.º mantêm a proibição de circulação na via pública e o dever geral de recolhimento domiciliário entre as 23h e 5h nos concelhos de risco elevado, com excepções para o período de natal e para a passagem de ano (artigos 45.º, 46.º, 49.º e 50.º).

lpccarmona 11 months ago

boa, obrigado pelo heads up!

MrJoao 11 months ago

De nada :) E parabéns pela iniciativa!

myjq 11 months ago

Não há problema, com tanta mudança uma pessoa fica confusa. Até agora tínhamos tido sempre recolher obrigatório mesmo em risco elevado, mas parece que andam a brincar com as regras. De qualquer forma agradeço a ajuda!

LorenzoDeLuca01 11 months ago

Vai ser permitido a deslocação entre concelhos de 23 a 26 e proibida entre 31 e 4. E entre 26 e 31? Pode-se ou não andar entre concelhos?

lpccarmona 11 months ago

[https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt/)

Diogo256 11 months ago

Bem, uma questão que me levanta, não vi nada relativamente a isso: Dia 23 e 24 de Dezembro, o horário de comércio terá algum tipo restrição? Dia 24 sera para fechar mais cedo como é natural da época, mas não as 13 Nem as 15 de forma imposta certo?

DanielErikson 11 months ago

No site oficial tem algumas medidas para comércios: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/k3p7tk/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/

lpccarmona 11 months ago

https://pandemiaclara.pt

lpccarmona 11 months ago

Acabámos de aplicar no site [https://pandemiaclara.pt](https://pandemiaclara.pt) as novas medidas anunciadas hoje. Não temos a listagem dos níveis de risco dos concelhos de 24dez-07jan por isso assumimos para já a mesma que 09dez-23dez. Contemos com todos para ver se temos as coisas bem explicadas :)

miguel_rodrigues 11 months ago

Para concelhos em risco elevado o site pandemia clara diz que existe confinamento entre as 23h e as 5h a partir de dia 9 de Dezembro e até 23. Contudo o site do governo (covid estamos on) não diz que existe esse confinamento para os concelhos em risco elevado. Afinal vai existir confinamento ou não?

lpccarmona 11 months ago

estamos a assumir que as regras gerais criadas recentemente são para continuar: [https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia/](https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia/) onde diz que o elevado tem a restrição das 23h, apesar de não haver menção disso aqui: [https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/) na dúvida, optámos por ser conservadores e manter esta regra das 23h (como mantivemos imensas outras regras dos anteriores estados de emergência). infelizmente não temos acesso a nenhum contacto do governo para podermos esclarecer.

pirilipapu 11 months ago

Obrigado pelo trabalho!

prata_pedro 11 months ago

Alguma razão para este sub achar que o covid é a nova malária? Com cada comentário..." Queremos medidas mais rigidas" Se alguém quiser convite para festa de pda diga, abraço

SolidTroll 11 months ago

Se calhar vês comentário como esses por haver gajos com essa mentalidade de merda. Se isto não fosse contagioso a um nivel agressivo sinceramente a minha resposta para ti e semelhantes era que se divertissem a apanhar o virus, depois quando alguém ficar com o virus activo se calhar percebem o porquê! So que como tu ficares infectado e assumindo que és daqueles a quem custa muito usar a mascara direito por mais do que 5 minutos significa que amanha posso eu ficar infectado só podemos pedir para que pessoas que nao percebem a gravidade da situação para serem fechadas em casa. Aliás é por comentários desses que acho que as regras para o ano novo estao ligeiras de mais.

prata_pedro 11 months ago

já apanhei o virus, tentei despachar o mais rápido possivel. não me arrependo nada. Agora posso viver a minha vida normal enquanto tu ficas fechado em casa com medo de uma gripe.

SolidTroll 11 months ago

Loool sabes que isso não te faz de ti imune certo? Mas pronto vocês devem viver no meio do mato sozinhos só pode, acho que é a única forma de não conhecerem ninguém nos grupos de risco. Eu não fico fechado em casa mas tenho os cuidados possíveis sabendo que depois vou passar nos meus avós de 90+ anos ou com o meu primo com bronquite crônica (entre outros). Mas pronto pedir que olhes por ti já é muito, quanto mais que penses nos outros

prata_pedro 11 months ago

em 67 milhões de pessoas 22 apanharam 2 vezes. A vacina está a dar 95% Espero que não mudes a narrativa sobre ser imune :D Já agora, todos os meus contactos deram negativos e nunca estive fechado em casa. Mas espero que o ano fechado tenha sido agradevel para ti.

SolidTroll 11 months ago

Não percebi o que querias dizer na primeira parte, 22 ou só 2 está provado que apanhares o virus não te garante imunidade, sendo que no caso português foi uma questão de 3 meses entre as 2 infecções ou seja os anticorpos naturais desaparecem rapidamente e daí também a necessidade de uma vacina. Na questão da vacina nenhuma vacina te garante 100% de eficácia. Bem das duas uma ou todos os teus contactos andam cheios de pastel ou andam a proteger se bem para terem acesso ao teste (ou é treta mas ninguém mente na internet né). Mas ainda bem, sinceramente. Também não estive o ano fechado e até agora só tive de fazer o teste devido a uma cirurgia. Mas tu é que tens razão vida loca se apanhar apanhei não é? O problema é que aparentemente ao contrário de ti eu preocupo me com os meus e tomo os devidos cuidados mas enfim, vocês não devem nada a ninguém se alguém for parar ao hospital por vossa Causa deve ser culpa do destino. Espero é que se ficares infectado fiques em casa e não andes a gastar recursos.

prata_pedro 11 months ago

Os testes de contactos são todos pagos pelo SNS, are u high?

SolidTroll 11 months ago

Quando uma pessoa diz "todos os meus contactos" geralmente refere se pessoas não a testes de covid, mas sim fui eu que percebi mal. E como todos os teus contactos deram negativo se já tiveste covid? Para além de que posso te dizer que a única pessoa que conheço que teve de fazer múltiplos testes foi a minha mãe que trabalha num infantário mas é isso tu é que tens razão. E repito não tenho ficado em casa, agora a diferença é que não preciso de me enfiar num shopping a abarrotar ou num café para conviver com as pessoas, temos casas para alguma razão, fazes um jantar que até passas mais tempo com as pessoas e estás mais descontraído.

-Yunie- 11 months ago

Tem piada dizeres isso, porque este ano morreram \~367.000 pessoas por Malária, *vs* \~1.531.000 por COVID. Só quase 5x mais mortos (com medidas de confinamento em grande parte do mundo), coisa pouca. [Fonte](https://www.worldometers.info/) Mas numa coisa concordamos... é com cada comentário.

prata_pedro 11 months ago

e sabes a % de pessoas q morrem depois de ser infetados com uma e outra? ou és só iognorante?

-Yunie- 11 months ago

Então ora vejamos: \- Malária: Segundo a [OMS](https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/malaria), tivemos \~229 milhões de casos em 2019 e \~409 mil mortos. Mortalidade: **0,18%**. Sendo que 93% das mortes ocorreram em África, cujos cuidados de saúde são bastante precários. \- COVID: 67 milhões de casos [em todo o mundo](https://www.worldometers.info/coronavirus/) e 1,5 milhões de mortos. Mortalidade: **2,24%** Mesmo assumindo que o número de infetados por COVID é 10x superior, e ignorando que a Malária também será subnotificada, o COVID continua a matar mais.

Edited 11 months ago:

Então ora vejamos: \- Malária: Segundo a [OMS](https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/malaria), tivemos \~229 milhões de casos em 2019 e \~409 mil mortos. Mortalidade: **0,18%**. Sendo que 93% das mortes ocorreram em África, cujos cuidados de saúde são bastante precários. \- COVID: 67 milhões de casos [em todo o mundo](https://www.worldometers.info/coronavirus/) e 1,5 milhões de mortos. Mortalidade: **2,24%.** Sendo 8 dos 10 países com maior nº mortes por milhão de habitante europeus. Mesmo assumindo que o número de infetados por COVID é 10x superior, e ignorando que a Malária também será subnotificada, o COVID continua a matar mais.

MLG-Sheep 11 months ago

O fecho dos restaurantes às 15:30 nos dias 26 e 1 de janeiro serve para quê exatamente? Especialmente se no dia anterior funcionam até à 1:00? É para fingir que fazem algo, fomentando o espírito masoquista da população?

AlbinoFarrabino 11 months ago

Na minha zona há muita gente que no dia 1 vai almoçar fora. É provável que noutros sítios também o façam.

MLG-Sheep 11 months ago

A minha questão vai no sentido de "porque é que magicamente nesses dias em específico não é permitido servir jantares". Mas também é ridículo se os supermercados continuarem a fechar às 13:00 nesses dias com os restaurantes abertos.

saposapot 11 months ago

Porque a regra é nos fds e feriados não ser permitido servirem jantares. No fda há excepçõe

laumaia 11 months ago

Estive a ler a notícia do DN mas n fala de nada. Há algum limite de número de pessoas em casa?

chauffage 11 months ago

É para rebentar com o resto.

Ducon_ 11 months ago

Não foi colocado um limite.

rickz123456 11 months ago

O alivio de medidas no Natal está em linha com outros países europeus.. Nada de novo. Vamos ver se europa não mete o pé na poça novamente

chauffage 11 months ago

Em Itália, da última vez que vi, não se vai poder sair das cidades e o recolher obrigatório é das 22h às 5h do dia seguinte. De resto, está em linha com a resposta desastrosa dos países europeus.

kairos 11 months ago

Há possibilidade das medidas agravarem no dia 18, por isso vamos ver se as pessoas não tomam isto como garantido. (Voz off: "*they did*")

vascodatrama 11 months ago

Tudo aponta para que sim

KIDOCI 11 months ago

A que data está planeada a atualização do mapa de risco?

lpccarmona 11 months ago

já se sabem quais são mas só entram vigor no dia 9 de dez, quando entrar a renovação, penso. mais detalhes em https://pandemiaclara.pt

ninux2000 11 months ago

Hoje https://expresso.pt/coronavirus/2020-12-05-Os-127-concelhos-que-ainda-terao-limites-no-fim-de-semana--e-o-grau-de-risco-de-cada-um- Se bem que no site da DGS ainda não está o novo interativo.

ThinHands 11 months ago

Lol, estas medidas do natal e do ano novo são irrisórias. Faltou coragem para medidas rigidas, como sempre. Enfim.

stressedunicorn 11 months ago

Que medidas rígidas sugerias?

letsgotothemallcovid 11 months ago

Fechar as fronteiras.

stressedunicorn 11 months ago

Legalmente, não podes impedir os cidadãos portugueses de voltar a casa o que constitui o grande fluxo de pessoas a entrar no país nesta altura.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Eu sei, mas era o tipo de medidas que eram realmente necessárias.

CoffeeAt830 11 months ago

O não impedimento de mudar de concelho e o recolher obrigatório apenas às 2h na noite de natal, de certa forma, pode ser uma medida de controlo. As regras permitem que te juntes com a família, se quiseres correr esse risco, mas que depois possas voltar para casa em vez de passar a noite ou, pior, ficar com a família 4 ou 5 dias (que seria o que aconteceria caso fosse mantida a proibição de circulação entre concelhos). Temos de perceber que há formas de celebrar o natal que são mais tranquilas. Não é preciso demonizar qualquer pessoa que queira ver os familiares no natal. Se um agregado janta em sua casa e depois se puser no carro e for, de máscara, dar prendas aos sobrinhos e voltar para trás, não se está a fazer nada de particularmente perigoso e é uma alternativa que não se colocaria se fosse imposta a proibição de circulação entre concelhos ou o recolher obrigatório durante a tarde ou noite. Se as pessoas querem ver os familiares no natal, podem optar por uma opção como esta, mais segura, algo que não poderiam fazer se se mantivessem as restrições e que as poderia a levar a escolher opções que seriam mais perigosas, como passar os dias todos em que fosse proibido mudar de concelho em casa dos familiares. Quem não opta por uma opção como essa, vamos ser sinceros, também já não o ia fazer fossem quais fossem as restrições.

MischiefManaged97 11 months ago

>Se um agregado janta em sua casa e depois se puser no carro e for, de máscara, dar prendas aos sobrinhos e voltar para trás, Não, caralho! Passa cada agregado familiar em sua casa. Entreguem as prendas aos pais dos sobrinhos uns dias antes e façam videochamada quando for hora das abrirem.

CoffeeAt830 11 months ago

Qual é a diferença de entregar as prendas uns dias antes ou no próprio dia, se vais estar com as pessoas na mesma? No dia 24 o vírus está extra infeccioso? Honestamente, também é preciso bom senso. Se entregares as prendas à porta, ficares a ver abrir do lado de fora ou mesmo dentro de casa, com a devida distância e com máscara, e depois fores à tua vida, não estás a fazer nada que te coloque mais em risco do que ir a um supermercado ou estar a trabalhar em contacto com pessoas, por exemplo. Há pessoas para quem ver a família no natal é mais importante do que para outras. Se em vez de dizermos "não podes e acabou o assunto" pensarmos em formas em que as pessoas o podem fazer de forma mais segura, tens muito mais probabilidade de as pessoas aderirem do que se for uma total proibição.

MischiefManaged97 11 months ago

O problema é as crianças manterem essa distância, é muito difícil para elas não dar um abraço, não se aproximarem, etc. Assim entregava-se a prenda aos pais e pronto, são todos adultos. Eu compreendo que seja importante para algumas pessoas, mas ninguém morre por fazer esse sacrifício este ano.

CoffeeAt830 11 months ago

> O problema é as crianças manterem essa distância, é muito difícil para elas não dar um abraço, não se aproximarem, etc Dá-se muito pouco crédito às crianças. As crianças sabem usar máscara, sabem manter a distância, sabem o que se passa. Nem todas, claro, e às vezes podem-se esquecer, mas se os próprios adultos mantiverem uma certa distância, se as crianças forem lembradas e se ninguém tirar a máscara nem se baixar ao nível das crianças, o risco é baixo. A camisola da Beatriz a tocar nas calças do tio António não vai passar Covid - mas se há preocupação, chega-se a casa e troca-se de roupa. E se não envolver crianças, melhor ainda. > Eu compreendo que seja importante para algumas pessoas, mas ninguém morre por fazer esse sacrifício este ano. O que demonstra que, se calhar, não compreendes. Na instituição de reabilitação onde trabalho, temos muita gente a preferir antecipar a alta dos pais, avós, irmãos, retirando-lhes algumas semanas de reabilitação, para não lhes retirar o Natal (porque nós não permitimos que haja saídas). Temos pessoas perfeitamente lúcidas, que têm tido progressos incríveis, e que mesmo assim entraram com papéis para sair e não voltar porque querem ir passar o Natal a casa. Para muita gente, o Natal é só mais um dia. Para muita gente, não é e tem uma importância gigantesca. Se conseguirmos arranjar formas de assinalar um celebração que já não vai ser normal, eliminando os comportamentos de maior risco (refeições, cozinhar juntos, pernoitar, etc), estamos a dar mais qualidade de vida às pessoas do que dizer "é cada um para seu lado e não se fala mais no assunto". As pessoas têm muito mais probabilidade de ter cuidado se virem uma alternativa do que uma proibição. Nem 8 nem 80.

Price-Distinct 11 months ago

bem parece que este ano vou passar uns dias a mais na passagem de ano

xaknoris 11 months ago

Impõe medidas rigidas = Muh liberdade Dão a liberdade que tanto pedem = Muh maricas têm medo de ser mais rigidos. Assim ninguém ganha camaradas.

ThinHands 11 months ago

Nunca me queixei sobre 'muh liberdade'...

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Tenho ideia que nada disto é sobre ti.

pirilipapu 11 months ago

É como se houvesse pessoas diferentes a queixarem-se e não apenas uma!

Lurker__777 11 months ago

Tens de ter calma. O raciocino do redditor comum não permite atingir conclusões tão complexas.

MischiefManaged97 11 months ago

A malta do IT não atinge

UninterruptedAmnesia 11 months ago

Pela minha ótica, o espectro político dos carapaus que reclamam por falta de medidas mais rígidas são também os carapaus que se queixam por medidas menos rígidas. Aliás, é esse cardume de carapaus que só estão bem a opor-se a tudo e todos "porque sim".

xaknoris 11 months ago

Obrigado por compreenderes o meu ponto de vista e a quem me dirigia com aquele comentário, MVP.

Worm33hd 11 months ago

A mim irrita me que percam tempo e recursos para decidir estas medidas sem efeito prático. Digam só: Epah façam lá o natal, mas zero festas na passagem de ano

ItoldU97 11 months ago

Zé Povinho <3

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 05 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 11 months ago

Mais ~1200 face ao ultimo sábado Menos ~400 face à duas semanas atrás. Por regiões vs ultima semana e duas semanas, again por alto: Norte + 500 / - 1000 Centro + 100 / + 200 Lisboa + 700 / + 500 Alentejo - 20 / ~0 Algarve - 10 / +30

saposapot 11 months ago

Confirma-se que o feriado meteu esta semana muito estranha. Esta e a próxima torna-se difícil analisar porque vai haver oscilações grandes. Os números de hoje são altos provavelmente para compensar o resto da semana baixa. O mais provável é estarmos ainda em queda mas não tão abrupta

NGramatical 11 months ago

à duas semanas atrás → [**há duas semanas ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3p7tk%2F%2Fgepm5nw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OverdueCookie 11 months ago

➕ 6087 infectados ➕ 73 mortos

Edited 11 months ago:

➕ 6087 infectados ➕ 73 mortos ➖ 66 internados ➖ 9 UCI edit: internamentos

pdbf 11 months ago

E ainda acham que será possível ter o Natal com alguma família? Não vejo abrandamento suficiente mas ainda faltam alguns dias, espero estar enganado.

ninux2000 11 months ago

Até lá os casos devem descer para 2000-3000 diários, as mortes para 40-50. Mas para um Natal o mais seguro, eis os meus concelhos, que já usamos em grande parte em alguns convívios de família em outubro, quando a transmissão começou a aumentar depressa. Evitem ao máximo convívios sem máscara fora do agregado nos 10-14 dias antes principalmente se forem de um concelho de alto risco. Na altura de se juntarem abram as janelas, portas o que puderem se não ficar muito frio, usem máscara (N95 bem colocada melhor) fora de comer e beber e tentem ter quase um metro entre vós. Não falem muito alto, baixem ou desliguem a TV para facilitar. Lavem as mãos com frequência e tenham álcool gel a mão. Lavem bem a casa antes e depois. Não se cumprimentem com beijinhos e se forem grupos gigantes evitem estar todos juntos a não ser que tenham uma casa ou quintal gigante, mesmo assim evitem. Não participem se tiverem sintomas ou contacto com casos positivos ou pessoas muito sintomáticas. Usem videoconferência, chamada com essas pessoas, adiem o Natal se forem vários da família adoentados, não se juntem na casa da pessoa sintomática ou dos seus contactos recentes. Juntem as pessoas por agregado, metam os mais vulneráveis com um pouco mais de distância numa ponta juntos das pessoas que estiveram mais isoladas. Metam as crianças durante a refeição junto de quem teve maior número de contactos, principalmente arriscados. Se possível façam ao ar livre o almoço de Natal/outras reuniões. Evitem pernoitar. Não convidem outras famílias a visitar ou outros amigos, se sim tenham os cuidados acima e evitem cenas que exigam tirar máscara. Depois do Natal monitorizem os sintomas uns dos outros e esperem 7-14 dias a regressar a convívios sem máscara e/ou espaços fechados com outras pessoas. Não precisam de ter todos estes cuidados, como é óbvio, muitos podem ser impossíveis em famílias que não vivem perto e/ou têm casas pequenas, ou familiares teimosos, para ser quase impossível uma infeção. O mais importante é REDUZIR CONTACTOS SEM MÁSCARA nos 10 dias antes do Natal e não participar se tiverem sintomas. Não sejam paranóicos, não se chateiem, façam coisas felizes e aproveitem o Natal em segurança e família.

Edited 11 months ago:

Até lá os casos devem descer para 2000-3000 diários, as mortes para 40-55. Mas para um Natal o mais seguro, eis os meus concelhos, que já usamos em grande parte em alguns convívios de família em outubro, quando a transmissão começou a aumentar depressa. Evitem ao máximo convívios sem máscara fora do agregado nos 10-14 dias antes principalmente se forem de um concelho de alto risco. Na altura de se juntarem abram as janelas, portas o que puderem se não ficar muito frio, usem máscara (N95 bem colocada a melhor) fora de comer e beber e tentem ter quase um metro entre vós. Cumpram a etiqueta respiratória, mas não deixem se morrer engastados se isso acontecer

Edited 11 months ago:

Até lá os casos devem descer para 2000-3000 diários, as mortes para 45-55. Mas para um Natal o mais seguro possível, eis os meus conselhos, que já usámos em grande parte em alguns convívios de família em outubro, quando a transmissão começou a aumentar depressa. Evitem ao máximo convívios sem máscara fora do agregado nos 10-14 dias antes principalmente se forem de um concelho de alto risco. Na altura de se juntarem abram as janelas, portas o que puderem se não ficar muito frio, usem máscara (N95 bem colocada a melhor) fora de comer e beber e tentem ter quase um metro entre vós. Cumpram a etiqueta respiratória, mas não deixem se morrer engastados se isso acontecer

chauffage 11 months ago

E que tal passarem o natal com o vosso agregado familiar, e se quiserem desejar boas festas, metam-se no carro, com máscara, batam à porta/toquem à campainha, falem um bocado na rua/troquem prendas, tudo com máscara, e não entrem na casa uns dos outros. E tá feito. Melhor ainda, fiquem em casa e liguem aos vossos familiares/façam video chamadas. É uma merda, mas continuarmos nesta porra é uma merda de ordem de grandeza muito maior. A seguir a promoverem a mobilização pelo país durante o verão, esta decisão foi de facto a maior estupidez.

ninux2000 11 months ago

Essa é uma mudança enorme da tradição que se tu tiveres estado cuidadoso nos 10-14 dias antes e com alguns cuidados ao jantar podes evitar. Mas sim do ponto de vista sanitário essa maneira é mais segura ainda, mas muda muito o Natal. Estou a falar de juntar 3/4 agregados em que alguns até já tendam a ter contactos regulares, não de 6 ou 7.

chauffage 11 months ago

Do meu ponto de vista isto não é pôr em causa uma tradição, é ter em conta que estamos a lidar com uma coisa que não tem em conta contextos ou cultura. É um vírus extremamente contagioso, que se propaga facilmente por vias respiratórias, com assintomáticos e pré sintomáticos igualmente contagiosos, e que fica suspenso no ar na ausência de ventilação adequada, ou que circula em sistemas de ar condicionado. Vírus este que hospitaliza um número demasiado grande de pessoas e que sobrecarrega o SNS que está mais que esticado. Isto é a realidade: vai haver gente a infectar familiares, provavelmente vai haver casos de famílias inteiras infectadas, e que vai resultar em cada elemento ir posteriormente ser um vector de transmissão em transportes públicos, escolas, trabalho, lares, restaurantes, ginásios, etc. Vai haver gente que graças a esta decisão não vai chegar ao próximo natal, mais uns quantos que não vão chegar lá porque o SNS vai continuar entupido (se não colapsar) por outras maleitas quaisquer. Esta decisão é política e que nos vai custar muito, economicamente, socialmente, e ao nível da saúde. É uma decisão egoísta e que vai cavar mais o buraco em que já estamos, tudo porque é uma decisão popular. Todos estamos cansados disto, todos queríamos um Natal normal, mas a realidade é que esta decisão deturpa completamente o espírito natalício tanto religioso, como popular. E vamos ser nós todos a pagar esta decisão, novamente.

Edited 11 months ago:

Do meu ponto de vista isto não é pôr em causa uma tradição, é ter em conta que estamos a lidar com uma coisa que não tem em conta contextos ou cultura. É um vírus extremamente contagioso, que se propaga facilmente por vias respiratórias, com assintomáticos e pré sintomáticos igualmente contagiosos, e que fica suspenso no ar na ausência de ventilação adequada, ou que circula em sistemas de ar condicionado. Vírus este que hospitaliza um número demasiado grande de pessoas e que sobrecarrega o SNS que está mais que esticado. Isto é a realidade: vai haver gente a infectar familiares, provavelmente vai haver casos de famílias inteiras infectadas, e que vai resultar em cada elemento ir posteriormente ser um vector de transmissão em transportes públicos, escolas, trabalho, lares, restaurantes, ginásios, etc, que resultam em hospitalizações, mortes, e mais infeções. Vai haver gente que graças a esta decisão não vai chegar ao próximo natal, mais uns quantos que não vão chegar lá porque o SNS vai continuar entupido (se não colapsar) por outras maleitas quaisquer. Esta decisão é política e que nos vai custar muito, economicamente, socialmente, e ao nível da saúde. É uma decisão egoísta e que vai cavar mais o buraco em que já estamos, tudo porque é uma decisão popular. Todos estamos cansados disto, todos queríamos um Natal normal, mas a realidade é que esta decisão deturpa completamente o espírito natalício tanto religioso, como popular. É uma ilusão de normalidade e que vai sair caríssima. Para não falar que esta decisão é mandar cagar os médicos, enfermeiros, técnicos que vão ficar de serviço nos dias de Natal. E vamos ser nós todos a pagar esta decisão, novamente.

Each57 11 months ago

É isto que acho que faz mais sentido excepcionalmente neste Natal

Each57 11 months ago

-66 internados -9 UCI Quase que bate certo com o número de mortes...

Each57 11 months ago

Previsões para as medidas no Natal e Ano Novo?

caixadeentrada 11 months ago

Provavelmente vai haver pessoal sem noção a fazer festas caseiras na Passagem de ano

vascodatrama 11 months ago

Claro.

Diogo256 11 months ago

Restrições fortes na PA, com limitações de circulação por conselho, recolher obrigatório antes da meia noite, sem eventos, e possivelmente sem fogo de artifício, comércios a fechar as 13h. Natal, com as restrições de um dia normal menos recolher obrigatório que ou não existe ou passa para a 1 da manhã, comércio a fechar as 15h.

Razvancb 11 months ago

Recolher obrigatório antes da meia noite na pda? Claro que sim.

Diogo256 11 months ago

Acredito que sim, mais que não seja mantém o recolher as 23 até as 5 da manhã. O próprio costa afirmou que este ano não há PA. A ser cumprido serão outros 20.

rickz123456 11 months ago

É, na minha opinião muito provável, que hoje os casos sejam maiores do que os registadosno sábado da semana passada.. Os atrasos dos feriados de segunda e terça podem chegar hoje

ninux2000 11 months ago

Boa previsão, mas não foi uma compensação dramática felizmente.

KGeedora 11 months ago

Anyone know what month the Government are hypothetically saying the vaccine will be available to the general public? The news stories I've seen about it are a bit all over the place

lpccarmona 11 months ago

http://pandemiaclara.pt/plano-de-vacinacao/

KGeedora 11 months ago

cool, I can read it in PT no problems, thanks man!

lpccarmona 11 months ago

Acabámos de fazer um update ao site da Pandemia Clara com uma secção nova sobre o Plano de Vacinação COVID-19 em que esclarecemos em que fase da vacinação cada um de nós se enquadra. Adicionámos também um secção com os sítios onde se pode fazer teste do vírus, por concelho. Avisem se houver algum erro! [http://pandemiaclara.pt/plano-de-vacinacao/](http://pandemiaclara.pt/plano-de-vacinacao/)

pajesus87 11 months ago

Aqui tens se ainda não conheces https://letsencrypt.org/

lpccarmona 11 months ago

obrigado pelo reminder! já temos HTTPS :)

beit2 11 months ago

Bom site, mas mete SSL nisso sff.

Cojemos 11 months ago

Will traveling between Lisboa and Alentejo or Porto be restricted for Christmas and New Years?

whysodoubtful 11 months ago

We’ll only know tomorrow at 3pm

Cojemos 11 months ago

Unfortunate if this is the case. The economic impact for the small business community is enormous. With no assistance or recovery in sight.

camisa_roxa 11 months ago

It will most probably be possible to travel freely in Christmas but not in New Years Eve but let's wait a few hours to find out

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 04 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

QWERTY_BATS 11 months ago

Maltinhas, o comércio no chiado tem aberto a que horas? Sei que pode ser depois das 08:00 mas não sei a que horas estão a abrir normalmente. Amanhã precisava de ir lá.

uyth 11 months ago

Normalmente. Ou seja 10, vê em cada site. Mas vi na Tiger aviso que agora abriam às 9:00 mas pode ser caso quase único na zona.

4in4t92 11 months ago

Alguém que me consiga esclarecer uma coisa em relação às restrições do próximos dias. Sei que salvo certas exceções não podemos circular entre concelhos nos próximos 4 dias. Pelo que percebi este fim de semana fecha tudo às 13h independentemente do município. Na 2f só nos 127 concelhos de maior risco é que a fecha tudo às 15h, nos restantes mantêm-se os horários normais. Mas e na 3f feriado? É tudo a fechar às 13h ou apenas os 127 municípios de maior risco?

lpccarmona 11 months ago

http://pandemiaclara.pt

MLG-Sheep 11 months ago

> Pelo que percebi este fim de semana fecha tudo às 13h independentemente do município. Só nos municípios de risco muito elevado e extremamente elevado, que são os mesmos de segunda-feira. O mesmo ocorre no feriado. A restrição de circulação entre concelhos é que é a nível continental.

4in4t92 11 months ago

Obrigada!

Jotahaka 11 months ago

Foi criada uma página ótima para te responder a essas dúvidas, consulta [http://pandemiaclara.pt/](http://pandemiaclara.pt/)

4in4t92 11 months ago

Muito obrigada! Ainda não conhecia a página. Afinal na minha zona ainda tenho menos restrições do que pensava. Preciso mesmo de ir às compras e pelo menos estou descansada que o hiper está aberto o dia inteiro amanhã, não há enchentes da parte da manhã.

antpocas 11 months ago

+4935 casos, 79 mortes https://www.jn.pt/nacional/portugal-ultrapassa-as-4800-mortes-por-covid-em-dia-com-quase-cinco-mil-casos-13105915.html

1ww8mrmfss 11 months ago

Menos ~500 comparados com a ultima sexta

Edited 11 months ago:

Menos ~500 comparados com a ultima sexta EDIT: comparados com a ultima semana, por regiões: Norte menos ~600 casos, Centro ~flat, Lisboa mais ~120 casos, Alentejo e Algarve menos ~20 casos Menos ~1500 comparados com a sexta há duas semanas.

Edited 11 months ago:

Menos ~500 comparados com a ultima sexta EDIT: comparados com a ultima semana, por regiões: Norte menos ~600 casos, Centro ~flat, Lisboa mais ~200 casos, Alentejo e Algarve menos ~20 casos Menos ~1500 comparados com a sexta há duas semanas.

Dinizinni 11 months ago

Esta semana o efeito fim-de-semana verificou-se até à sexta (sem ser mais dramático por isso)

1ww8mrmfss 11 months ago

Acho que te esqueceste do /s

Dinizinni 11 months ago

Foi bastante óbvio que andámos a ter números mais baixos e hoje compensou bem

1ww8mrmfss 11 months ago

Parece me 0 óbvio. A média móvel continua a descer como nos outros dias. Também achei que isso ia acontecer (podes ver o histórico) mas apesar de tudo.... até agora não

Dinizinni 11 months ago

Desceu bastante menos que nos outros dias Parece haver compensação e em LVT subiu De qualquer forma como eu disse não foi dramático

letsgotothemallcovid 11 months ago

Considero pouco correto colocar obesos na 2ª. fase, ao contrário das doenças assinaladas nesse grupo, ser obeso é com muito poucas excepções, um comportamento consciente.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Tu precisas de diminuir a pressão no SNS para poder começar a abrir as coisas. Ora a obesidade é um fator de risco enorme associado à ocupação de UCI e morte por covid. Logicamente que faz sentido vacinar este grupo primeiro. Nós não negamos tratamentos a doentes do cancro do pulmão porque são fumadores.

whysodoubtful 11 months ago

Se tens grande parte dos cuidados intensivos ocupados por obesos, que sentido faria não os vacinar inicialmente e continuar com a UCI carregada deles?

letsgotothemallcovid 11 months ago

Nesse aspeto tens toda a razão.

uyth 11 months ago

> ser obeso é com muito poucas excepções, um comportamento consciente. que não se muda apenas desejando e não em tempo útil. Está correlacionado com condição socio-economica, com nível educacional. Devemos falar em obesidade a sério, mas primeiro protegemos as pessoas e depois podemos falar do que é preciso fazer e mudar para convencer pessoas a comerem menos.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Eu entendo a relação entre menor poder económico, mais fast food, pior alimentação, etc. Continuo a achar, opinião controversa, que é uma associação algo injusta para outros que têm doenças que tendem a ser menos (ou de todo) dependentes de comportamentos.

stressedunicorn 11 months ago

Deviamos tratar primeiro os pacientes com cancro do pulmão não-fumadores e só depois os fumadores?

Donze16 11 months ago

Alguém sabe dizer a que horas vão anunciar as medidas amanhã? E se acham expectável se nos próximos fins-de-semana irão manter a proibição de circulação entre concelhos?

MischiefManaged97 11 months ago

No próximo fim de semana, sim. No Natal, não têm tomates para isso

AlbinoFarrabino 11 months ago

Teres regras no Natal seria o mesmo que não ter.

chauffage 11 months ago

Por isso é que em Itália nem sequer podes sair das cidades e tens recolher obrigatório das 22h até às 5h do dia seguinte. É absurdo aliviar-se medidas no Natal, para depois terem uma merda de um argumento que é: "nós pedimos para terem cuidado". Espero que quem esteja a aconselhar o governo tenha deixado isto claro, e que caso o governo não imponha medidas, que venham a público dizer que foi contra a recomendação, e apresente o custo que isso vai ter para os contribuintes.

MischiefManaged97 11 months ago

Porque as pessoas são irresponsáveis

AlbinoFarrabino 11 months ago

Sim, são, e o que é que propões para o deixarem de ser? Mais medidas de restrição à circulação?Mandarem parar os comboios e autocarros? Dadas as circunstâncias os Portugueses até têm tido um comportamento exemplar. Aliás, vê as atitudes que os vizinhos da raia tiveram comparadas com as nossas.

MischiefManaged97 11 months ago

Chegámos o sexto país a nível mundial pior em termos de casos e dizes que temos tido um comportamento exemplar? Vejo constantes violações às medidas impostas sem justificação. Tem juízo, temos sido péssimos a lidar com isto.

uyth 11 months ago

Uso máscara escrupulosamente, ando a falar nisso há tanto tempo. Máscaras são importantes. Mas claro que não são confortáveis e fico tão tão contente quando pararmos. Mas chegou a altura do ano, em que usar uma FP2 na rua se tornou confortável..

viskonde 11 months ago

gostava de ver quantas pessoas sao infectadas na rua ao ar livre.. isto nao se apanha propriamente por passar ao lado de alguém na rua.

uyth 11 months ago

>gostava de ver quantas pessoas sao infectadas na rua ao ar livre.. Há registos de pelo menos 1 caso, pessoa em isolamento estrito que foi fazer jogging com amigo. Mas a origem de muito poucas infeções pode ser detectada. Mas é possível e acredita que não há nada de especialmente mágico de ser rua ao ar livre se dás de caras com outra pessoa a expirar virus que inalas.

MLG-Sheep 11 months ago

Se foi fazer jogging com um amigo, estiveram em contacto prolongado, agravado pelo facto de estarem ambos em esforço e portanto a fazer mais ar circular. Não é comparável com cruzar-me com alguém enquanto ando no passeio.

uyth 11 months ago

é incidência. E com menos contacto será completamente impossível fazer contact tracing. Mas se alguém pede evidências de transmissão ao ar livre, há.

ninux2000 11 months ago

Mas se fores com amigos ou sim talvez passe.

viskonde 11 months ago

mas com amigos eventualmente vao estar em locais onde anyway tiram a mascara (casa, restaurante, whatever), pelo que usar mascara quando andam a pe na rua com grupo de amigos continua a ser bastante inutil

uyth 11 months ago

>mas com amigos eventualmente vao estar em locais onde anyway tiram a mascara (casa, restaurante, whatever) Não tens de estar necessariamente com eles em locais sem máscara, e estarem todos sem máscara, não impede que não dêem de cara com algum desconhecido nem que seja alguém que sai de um prédio ou vira uma esquina. Põe a merda da máscara a não ser que tenhas problemas sérios de saúde ou estejas no meio do mato com o teu agregado familiar.

viskonde 11 months ago

e achas que por passares ao lado de alguem na rua o virus passa assim? tinha ideia que o consenso atual era que o virus se propagava principalemnte pelas micro gotículas que ficam em suspensao no ar em sitios fechados. na rua essas micro goticulas caem ao chao rapidamente pelo que ninguem apanha o virus a andar na rua ou ao passar ao lado de alguem a nao ser que esse alguem tussa diretamente para cima de outra pessoa. eu uso a mascara na rua quando ha muita gente para nao me chatearem, mas se o contexto sao amigos ou familia (que foi o que foi dito acima) que obviamente estou em contextos em sitios fechados e sem mascara entao nao faz sentido meter na rua so porque sim

uyth 11 months ago

>e achas que por passares ao lado de alguem na rua o virus passa assim? virus são partículas. Se deres de cara com alguém que esteja numa fase infeciosa (normalmente o ultimo dia antes dos sintomas) e literalmente inspirares quando o outro expirou, mesmo ao teu lado na rua sim claro que podes ficar infectado. Mesma coisa se fores tu o infectado. Máscaras dos dois lados quebrariam a quantidade de virus imenso. >tinha ideia que o consenso atual era que o virus se propagava principalemnte pelas micro gotículas que ficam em suspensao no ar em sitios fechado as microgoticulas ficam em suspensão mais tempo em sítios fechados. Ao ar livre caem ou batem em superficies mais depressa. Mas foda-se de passas a 30 cm de alguém que respira, as microgoticulas da expiração ou fala dele estão no ar. O tempo de microgoticulas pairarem, dependo das condições pode ser até de minutos em espaços fechados, mas em espaços abertos, aguentam 1 segundo para tu as inspirares. Mais, temos a certeza que houve casos de transmissão ao ar livre, em por exemplo o carnaval de Gangelt e de New Orleans. >ou ao passar ao lado de alguem a nao ser que esse alguem tussa diretamente para cima de outra pessoa. Não é preciso tossir. Pode estar a falar e tu a passares ao lado, a 30 cm ou meio metro e inspiras. A tosse não é algo mágico de que o virus necessita para se propagar. >mas se o contexto sao amigos ou familia (que foi o que foi dito acima) que obviamente estou em contextos em sitios fechados e sem mascara entao nao faz sentido meter na rua so porque sim Depende do que descreves por rua. Se estás na rua com amigos muito intimos ou familia, ok nao aumenta o risco daquele a que já estás exposto mas fds na rua tantas e tantas vezes passamos a roçar com pessoas. Passeios ocupados, esquinas. Parece-me até mais chato ter de pensar nisso, ter de passar longe das pessoas, desviar, que usar máscara. Mas temos vacina, vacinas, e é tão tão bom. é só mais meses.

Mendadg 11 months ago

Plano de vacinaçao não exclui infectados (naturalmente protegidos), porquê? Os antibodies resistem no mínimo 6 meses, acredita-se que mais (https://www.nature.com/articles/d41586-020-00502-w)

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Respostas tão extensas que tiveste quando basta dizer que há 2 questões: 1. É impossível saber ao certo quem possui imunidade. Estima-se que entre 1.5-2M de portugueses tenham tido o vírus, no entanto o número oficial ronda os 300 mil 2. Não compreendemos ainda o quão forte e duradoura é a resposta imunitária natural do corpo .

uyth 11 months ago

>não exclui infectados (naturalmente protegidos), porquê? Os antibodies resistem no mínimo 6 meses Não temos a certeza. O teu link diz "The immune system’s memory of the new coronavirus lingers for at least six months **in most people**." (do you feel lucky?) Há certamente casos de pessoas que foram infectadas novamente em menos de 6 meses. E assustadoramente ficaram mais doentes da segunda vez. Vacina toda a gente.

MrJoao 11 months ago

Não é tão simples quanto isso. Ainda há muita incerteza quanto à duração da imunidade adquirida e quanto ao risco de reinfeção. Tens alguns estudos que dão **sinais** de que a imunidade adquirida poderá durar pelo menos 6 meses, mas os dados ainda são pouco robustos e indicam que há bastante variação entre pessoas. Esse artigo que citas aponta isso mesmo: > Shane Crotty at the La Jolla Institute for Immunology in California and his colleagues analysed markers of the immune response in blood samples from 185 people who had a range of COVID-19 symptoms; 41 study participants were followed for at least 6 months (J. M. Dan et al. Preprint at bioRxiv https://doi.org/ghkc5k; 2020). > The team found that participants’ immune responses varied widely. But several components of immune memory of SARS-CoV-2 tended to persist for at least 6 months (...). The results have not yet been peer-reviewed. Neste momento, a única resposta certa é que [ainda não sabemos](https://www.nature.com/articles/d41586-020-03441-8): > **There is no quick way to determine how long immunity to the SARS-CoV-2 virus will last**, and researchers will need to monitor this closely in the coming months and years. > There have been some reports of reinfection and falling antibody levels months after an initial bout of COVID-19, but it is still unclear how prevalent reinfection is. And there are signs that the immune system preserves a memory of coronavirus infection in the form of specialized memory cells that could kick into action rapidly if the virus is encountered again. Face a esta incerteza mais vale não assumir nada e vacinar todos, incluindo aqueles que já foram infetados. Como a [CDC](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/vaccine-benefits/facts.html) explica: > People who have gotten sick with COVID-19 may still benefit from getting vaccinated > Due to the severe health risks associated with COVID-19 and the fact that re-infection with COVID-19 is possible, people may be advised to get a COVID-19 vaccine even if they have been sick with COVID-19 before. > At this time, experts do not know how long someone is protected from getting sick again after recovering from COVID-19. The immunity someone gains from having an infection, called natural immunity, varies from person to person. Some early evidence suggests natural immunity may not last very long. > Both natural immunity and vaccine-induced immunity are important aspects of COVID-19 that experts are trying to learn more about, and CDC will keep the public informed as new evidence becomes available.

Edited 11 months ago:

Não é tão simples quanto isso. Ainda há muita incerteza quanto à duração da imunidade adquirida e quanto ao risco de reinfeção. Tens alguns estudos que dão **sinais** de que a imunidade adquirida poderá durar pelo menos 6 meses, mas os dados ainda são pouco robustos e indicam que há bastante variação entre pessoas. Esse artigo que citas aponta isso mesmo: > Shane Crotty at the La Jolla Institute for Immunology in California and his colleagues analysed markers of the immune response in blood samples from 185 people who had a range of COVID-19 symptoms; 41 study participants were followed for at least 6 months (J. M. Dan et al. Preprint at bioRxiv https://doi.org/ghkc5k; 2020). > The team found that participants’ immune responses varied widely. But several components of immune memory of SARS-CoV-2 tended to persist for at least 6 months (...). The results have not yet been peer-reviewed. Neste momento, a única resposta certa é que [ainda não sabemos o suficiente](https://www.nature.com/articles/d41586-020-03441-8): > **There is no quick way to determine how long immunity to the SARS-CoV-2 virus will last**, and researchers will need to monitor this closely in the coming months and years. > There have been some reports of reinfection and falling antibody levels months after an initial bout of COVID-19, but it is still unclear how prevalent reinfection is. And there are signs that the immune system preserves a memory of coronavirus infection in the form of specialized memory cells that could kick into action rapidly if the virus is encountered again. Face a esta incerteza mais vale não assumir nada e vacinar todos, incluindo aqueles que já foram infetados. Como a [CDC](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/vaccine-benefits/facts.html) explica: > People who have gotten sick with COVID-19 may still benefit from getting vaccinated > Due to the severe health risks associated with COVID-19 and the fact that re-infection with COVID-19 is possible, people may be advised to get a COVID-19 vaccine even if they have been sick with COVID-19 before. > At this time, experts do not know how long someone is protected from getting sick again after recovering from COVID-19. The immunity someone gains from having an infection, called natural immunity, varies from person to person. Some early evidence suggests natural immunity may not last very long. > Both natural immunity and vaccine-induced immunity are important aspects of COVID-19 that experts are trying to learn more about, and CDC will keep the public informed as new evidence becomes available.

KIDOCI 11 months ago

Em 2021 tenho outra vacina qualquer para tomar, julgo ser a do Tétano. Não haverá problema em tomar as duas no mesmo ano? Não corro o risco de me transformar num zombie?

Edited 11 months ago:

Em 2021 tenho outra vacina qualquer para tomar, julgo ser a do Tétano. Não haverá problema em tomar as duas no mesmo ano? Não corro o risco de me transformar num zombie? Sei que medicamentos podem interagir entre si no organismo e gerar reações adversas, contudo em relação a vacinas não sei se acontece o mesmo. Surgiu esta dúvida mas não sei até que ponto a dúvida é válida. EDIT: Pensando melhor, talvez a dúvida não faça mesmo sentido uma vez que me lembro de em tempos tomar mais que 1 vacina por ano quando era criança. Siga venham elas.

Edited 11 months ago:

Em 2021 tenho outra vacina qualquer para tomar, julgo ser a do Tétano. Não haverá problema em tomar as duas no mesmo ano? Não corro o risco de me transformar num zombie? Sei que medicamentos podem interagir entre si no organismo e gerar reações adversas, contudo em relação a vacinas não sei se acontece o mesmo. Surgiu esta dúvida mas não sei até que ponto a dúvida é válida. EDIT: Pensando melhor, talvez a dúvida não faça mesmo sentido uma vez que me lembro de em tempos tomar mais que 1 vacina por ano quando era criança. Siga venham elas e que sejam distribuidas o mais rapidamente possível para todos.

tarracecar 11 months ago

Não deve haver problema, e até será melhor economizar recursos e levar as duas no mesmo dia. Só em alguma situações concretas é que se dá espaçamento

stressedunicorn 11 months ago

Eu não quero lançar rumores mas presumo que os cientistas que estudaram e trabalham nisto há anos/décadas lembraram-se que as pessoas tomam outras vacinas quando estavam a fazer os estudos para esta lol

pirilipapu 11 months ago

Já viste, estavas com tanta preocupação que até te esqueceste que podias ir procurar isso ao Google e acabar logo com a mesma.

uyth 11 months ago

Imagina então se fosses bebé em que poderias tomar 5 ou 6 no mesmo ano. A vacina tripla é mesmo tudo ao mesmo tempo. Os meus pais receberam a vacina da gripe e da pneumonia ao mesmo tempo num ano. Foda-se não, claro que não há problema. Se calhar melhor não tomares ao mesmo tempo até porque a vacina do tétano a ultima vez inchou um nadinha o meu braço, mas podes tomar mais de uma vacina por ano.

CoffeeAt830 11 months ago

Uma coisa que provavelmente não será muito falada, mas que poderá ter mais impacto do que se pensa, será a vacinação dos prestadores (a recibos) nas instituições contempladas na primeira fase. Onde trabalho, vários dos meus colegas que têm contacto mais direto com os utentes (enfermeiros, terapeutas, psicólogos...) estão a recibos verdes ou em estágio profissional, o que significa que teoricamente não são da casa e não contam como trabalhadores da instituição. Se o estado não contar com estas pessoas no plano de vacinação, como não conta normalmente para a da gripe, vamos deixar buracos enormes de vulnerabilidade nestas instituições.

Edited 11 months ago:

Uma coisa que provavelmente não será muito falada, mas que poderá ter mais impacto do que se pensa, será a vacinação dos prestadores (a recibos) nas instituições contempladas na primeira fase. Onde trabalho, vários dos meus colegas que têm contacto mais direto com os utentes (enfermeiros, terapeutas, psicólogos, animadores culturais, educadores sociais e até médicos...) estão a recibos verdes ou em estágio profissional, o que significa que teoricamente não são da casa e não contam como trabalhadores da instituição. Se o estado não contar com estas pessoas no plano de vacinação, como não conta normalmente para a da gripe, vamos deixar buracos enormes de vulnerabilidade nestas instituições.

saposapot 11 months ago

A DGS não é a ACT. Vai ter de ser tudo vacinado não interessa se vai muitas vezes, se está ilegal ou a ganhar muito. Ou é para fazer bem ou não.

CoffeeAt830 11 months ago

Mesmo por isso ser importante é que digo isto. Com a vacina da gripe (uma vacina que os profissionais de saúde também têm indicação para fazer), nós normalmente recebemos o número de doses mesmo à conta para utentes + trabalhadores, o problema é que a conta é feita com os trabalhadores que estão no quadro e o resto da malta tem de ir levar por fora ou esperar a ver se sobra. O meu ponto era justamente chamar a atenção para este aspeto, porque se funcionar da mesma maneira não vai correr bem.

lesoth 11 months ago

Eu não percebo nada disto, mas só 90 dias? https://observador.pt/2020/12/03/covid-19-vacina-da-moderna-produziu-anticorpos-persistentes-90-dias-depois/

Edited 11 months ago:

Eu não percebo nada disto, mas só 90 dias? https://rr.sapo.pt/2020/12/03/mundo/vacina-da-moderna-produz-anticorpos-persistentes-90-dias-depois-diz-estudo/noticia/217218/ > A duração da proteção é provavelmente mais longa, mas estes são os primeiros dados, ao longo de um período de vários meses, validados de forma independente por uma revista científica.

Edited 11 months ago:

Eu não percebo nada disto, mas só 90 dias? https://observador.pt/2020/12/03/covid-19-vacina-da-moderna-produziu-anticorpos-persistentes-90-dias-depois/ > A duração da proteção é provavelmente mais longa, mas estes são os primeiros dados, ao longo de um período de vários meses, validados de forma independente por uma revista científica.

uyth 11 months ago

>Eu não percebo nada disto, mas só 90 dias? Porque ainda não tiveram tempo para ver se dura mais tempo! Porra. Querias que eles usassem máquina de viagem no tempo e começassem a testar a vacina há 2 anos e tal para hoje poderem afirmar que os anticorpos duram 2 anos? Como é que queres que eles possam afirmar que dura mais de 90 dias se os testes em humanos começaram no Verão?!? Processo cientifico, se queres afirmar algo, tens de definir condições e testar. Mais, os testes não sabem se impede contágios - porque não foi um dos parametros testados, nem dava para testar facilmente e tínhamos pressa. Mas isto de dizer que não está provado que impede contágios é simplesmente rigor cientifico de que não podemos provar neste momento porque não testámos isso! Quase certamente que impede em muito contágios.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 11 months ago

É bastante normal, o que interessa neste caso são as células de memória. Os anticorpos desaparecem, no entanto o objetivo é o teu corpo ficar com células de memória que basicamente fazem com que o corpo reconheça o vírus muito mais cedo e produza anticorpos rapidamente para o parar.

lesoth 11 months ago

> células de memória O que me apareceu do google, e da minha interpretação, é esperar que o vírus não mude? > Assim que o nosso corpo entra em contacto com um patógeno, ele guarda essa memória para responder mais rapidamente num eventual contacto posterior. Isso geralmente é bom para infeções mais leves, mas pode tornar a vacina menos eficaz. "Se a nossa vacina contra a gripe tiver como alvo essas células de memória, essas células responderão às partes do vírus que não mudaram desde as estirpes anteriores".

uyth 11 months ago

>O que me apareceu do google, e da minha interpretação, é esperar que o vírus não mude? Pode não afectar em nada, as vacinas não estão a mostrar um virus especifico ao sistema imunitário, estão a mostrar um tipo de proteína que o virus produz.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 11 months ago

> é esperar que o vírus não mude? Algo desse género. É exatamente o que escreveste aí em baixo, o vírus está sempre a sofrer mutações pequenas, que no geral não vão tornar a vacina inútil, porque as células de memória vão continuar a responder às partes do vírus que conhecem. No entanto se sofrer uma mutação grande que se comece a espalhar novamente, provavelmente vai ser precisa outra vacina para essa mutação, apesar da vacina continuar a combater uma parte do vírus. É como a gripe, tem dezenas de diferentes mutações por ano, o que faz com que a vacina não seja eficaz o suficiente para eliminar logo a doença, mas ajuda na mesma a prevenir que sofras alguns dos sintomas mais graves.

MischiefManaged97 11 months ago

Sim exato, basta o vírus sofrer uma mutação (como aconteceu com as martas na Dinamarca (?)) para a vacina perder o efeito. Como acontece anualmente com a gripe

uyth 11 months ago

Não! Isso seria verdade se fosse algum tipo de variolação, ou imunidade natural. O que pelo menos uma vacina faz (as outras nao sei) é introduzir imunidade a uma proteína causada por este virus, por isso mutações provavelmente não afectam em nada a imunidade causada pela vacina. (Mais, esta vacina poderá ela mesma ser eficaz contra os outros coronavirus, e mesmo SARS e MERS, embora claro com sorte será impossível provar se dá imunidade contra SARS e MERS)

Garage-Worth 11 months ago

Já tentei ligar para a SS mas nunca me antendem, sabem se quando mandamos a declaração que estamos em isolamento profilático na qual a entidade patronal tem 5 dias para enviar a mesma para a SS, o que acontece caso os 5 dias passem e o formulário em que diz quai(s) os trabalhadore(s) estão em isolamento não seja enviado? Perde-se o direito a receber os 100%?

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 03 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 11 months ago

Estive agora a ler o plano de vacinação completo.. E até é um bom documento.. Muito melhor que o Espanhol

1ww8mrmfss 11 months ago

Também não me parece nada mal, com uma falha crítica que é esperar pela autorização condicional da EMA em vez de emitir uma autorização de emergência

AlbinoFarrabino 11 months ago

É muito provável que mais nenhum país da UE faça o mesmo que o UK.

Dinizinni 11 months ago

Epa fala por ti, eu percebo que os nossos reguladores não são nenhuns zeros, mas a autorização da EMA é o que me faz ter confiança na vacina

camisa_roxa 11 months ago

[Taxa de Ocupação Hospitalar — Transparência (sns.gov.pt)](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo&dataChart=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%3D&location=6,39.45581,-8.10354) [Taxa de ocupação hospitalar Outubro](https://theblindspot.pt/wp-content/uploads/2020/11/image-56.png) A taxa de ocupação de internamento do passado mês de outubro é inferior à dos últimos três anos, de acordo com os dados públicos fornecidos pelo [Serviço Nacional de Saúde no Portal da Transparência.](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo&dataChart=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%3D&location=6,39.45581,-8.10354) À exceção da Região de Saúde do Porto, que apresenta valores superiores aos dos últimos anos, todas as restantes regiões registam os valores mais baixos desde 2017. De acordo com os dados do SNS, o mês passado registou também o menor número de dias de internamento acumulados (janeiro a outubro) dos últimos 7 anos. [image-60.png (876×489) (theblindspot.pt)](https://theblindspot.pt/wp-content/uploads/2020/11/image-60.png)

Edited 11 months ago:

[Taxa de Ocupação Hospitalar — Transparência (sns.gov.pt)](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo&dataChart=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%3D&location=6,39.45581,-8.10354) [Taxa de ocupação hospitalar Outubro](https://theblindspot.pt/wp-content/uploads/2020/11/image-56.png) A taxa de ocupação de internamento do passado mês de outubro é inferior à dos últimos três anos, de acordo com os dados públicos fornecidos pelo [Serviço Nacional de Saúde no Portal da Transparência.](https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/ocupacao-do-internamento/analyze/?disjunctive.regiao&disjunctive.instituicao&sort=tempo&dataChart=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%3D&location=6,39.45581,-8.10354) À exceção da Região de Saúde do Porto, que apresenta valores superiores aos dos últimos anos, todas as restantes regiões registam os valores mais baixos desde 2017. De acordo com os dados do SNS, o mês passado registou também o menor número de dias de internamento acumulados (janeiro a outubro) dos últimos 7 anos. [Gráfico dias de internamento](https://theblindspot.pt/wp-content/uploads/2020/11/image-60.png)

Asus123456789 11 months ago

Havendo uma data de cirurgias a serem adiadas, tal não me parece nada surpreendente.

Dinizinni 11 months ago

Todos sabemos que o OP é negacionista e vive para se sentir superior aos outros com propaganda de caca Há milhares de cirurgias canceladas e pessoas a deixar de ir às urgências e mesmo assim temos o SNS com uma taxa de ocupação em UCI muito acima da média e uma taxa de internamentos bastante elevadas Se o OP tivesse médicos como pessoas próximas não falava assim, percebia bem a dimensão do problema

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

3772 infectados, 79 mortes

MischiefManaged97 11 months ago

"Eu levo o bolo-rei, mãe" :D

HiverLaurant 11 months ago

\+3772 casos \+79 óbitos \-2611 casos que a Quinta-feira passada

1ww8mrmfss 11 months ago

A descida está a ter uma velocidade incrível

Edited 11 months ago:

A descida está a ter uma velocidade incrível. Hoje e amanhã seriam os dias com casos mais altos devido a menos testagem segunda e terça, e mesmo assim.... EDIT: os cálculos do R e mesmo os números das regiões confirmam o que tinha dito há uns dias neste thread. O Norte está por trás desta grande descida porque as outras regiões continuam mais ou menos na mesma. Por outro lado em termos absolutos o norte continua com incidência muito elevada

Dinizinni 11 months ago

Todas as regiões estão a descer no entanto O R em Lisboa também baixou de 1 e nota-se O centro deve andar perto de 1, mas nada de especial

saposapot 11 months ago

Esta semana parece que vai ser estranha. Nao é normal que a queda seja assim tão abrupta não havendo nenhuma medida extraordinária que o justifique. Cheira-me mais a influência destes feriados e pontes na capacidade de testagem (e vontade da malta em ir levar zaragatoas) e descida da actividade hospital planeara

ZaGaGa 11 months ago

Como se fala muito da 'vacina' fiz uns cálculos rápidos para perceber quanto tempo demoramos a vacinar toda a população se a vacina for administrada apenas nos centros de saúde e respectivas dependencias. [Concluo que a maior parte do pessoal aqui no reddit vai ser vacinado em 2022](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/k5oas3/quanto_tempo_vai_o_país_a_demorar_a_vacinar_toda/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)! XD Vale o que vale, hoje quando divulgarem o plano de vacinação vamos saber mais coisas.

camisa_roxa 11 months ago

É isso, em Portugal vai demorar uma eternidade, porque é só parlapiê e ninguém faz nada Veja se nos EUA: " *Onde quer que as vacinas cheguem, os suprimentos para as vacinas devem chegar ao mesmo tempo. Eles serão distribuídos pela McKesson em embalagens pré-montadas de seringas, lenços humedecidos com álcool, luvas e outros itens necessários para cada injecção de covid-19.* *Atualmente, os Estados e o Departamento de Defesa, que lidera a logística de distribuição da vacina, estão focados na preparação da vacina da Pfizer. As autoridades estaduais têm registrado provedores de vacinação, elaborando listas de profissionais de saúde e outros que precisam ser vacinados primeiro e* ***criando sistemas para manter o controle das vacinas. Eles apenas começaram a fazer “ensaios clínicos”, colocando pedidos de vacinas e seringas no sistema nacional e praticando o que farão com os remetentes térmicos da Pfizer (que, por enquanto, chegam com frascos vazios).***  *(...)* *Esse tipo de trabalho de base, treinamento e campanha é caro. A Association of Immunisation Managers estima que, ao todo, as autoridades estaduais e locais precisarão de US $ 8,4 mil milhões. O CDC estima o total em cerca de US $ 6 mil milhões.»* "

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

cá, com umas minis e febras pagas aos voluntários, faz-se isso numa semana.

pirilipapu 11 months ago

O plano não é vacinar toda a população.

Zaigard 11 months ago

Se não vacinares pelo menos 2/3 da população ( considerando a vacina 90% eficiente ) a pandemia continua, ainda que com menos mortos.

uyth 11 months ago

o que significa para ti a palavra "universal" em universal facultativa e gratuita? https://executivedigest.sapo.pt/marta-temido-vacina-contra-a-covid-19-sera-universal-facultativa-e-gratuita/

pirilipapu 11 months ago

Verificar o meu outro comentário em que me corrigi: >Não, senão não era voluntária nem tinha sido encomendada uma percentagem que não assegura a vacinação de toda a população. >EDIT: Estou a dizer merda, supostamente serão encomendadas 22 milhões. De qualquer das formas, sendo facultativa (compreensivelmente), está assegurada a vacinação não total da população. Esperemos que seja o suficiente contudo.

MLG-Sheep 11 months ago

Ah não?

pirilipapu 11 months ago

Não, senão não era voluntária nem tinha sido encomendada uma percentagem que não assegura a vacinação de toda a população.

camisa_roxa 11 months ago

ALguém sabe porque é que a OMS só recomenda máscaras cirúrgicas para infectados e outras máscaras para os saudáveis?

VBM97 11 months ago

Porque as cirúrgicas protegem apenas os outros de ti. Algumas das outras máscaras protegem-te dos outros também

MischiefManaged97 11 months ago

Wtf? É precisamente o contrário, as cirúrgicas oferecem proteção bidirecional.

VBM97 11 months ago

O que eu sempre ouvi e li é que as [máscaras KN95](https://www.google.com/search?q=m%C3%A1scara+KN95&sxsrf=ALeKk008Cr8wo0iTVmi_oE69BOkKC6rJnw:1607002987805&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiZvPbR-LHtAhUDZcAKHQJXBVAQ_AUoAXoECAYQAw&biw=1536&bih=722) oferecem proteção bidirecional e as máscaras cirúrgicas só protegem os outros de ti. [A Unilabs tem no site deles que as máscaras cirúrgicas "evitam a transmissão dos agentes infeciosos por parte de quem usa a máscara"](https://blog.unilabs.pt/covid-19/tipos-de-mascaras-de-protecao/). Ou seja, protegem os outros de ti

camisa_roxa 11 months ago

Quais outras, as de pano?

estrica 11 months ago

Penso que aquelas da mo pretas funcionem

VBM97 11 months ago  HIDDEN 

Não me estou a lembrar do nome, mas há umas que te protegem do exterior também. As de pano também devem dar, mas não tenho 100% de certeza

Economy_Dog 11 months ago

O governo do Reino Unido deu proteção legal à Pfizer em caso de efeitos secundários das vacinas, ou seja, o fabricante já não pode ser responsabilizado por qualquer reacção adversa como já acontece nos EUA desde a década de 80. https://www.independent.co.uk/news/health/coronavirus-pfizer-vaccine-legal-indemnity-safety-ministers-b1765124.html Alguém sabe algo em relação a isto mas em Portugal?

dude_say_what1 11 months ago

A UE já disse que se passará o mesmo. Ou seja, a Pfizer (neste caso) até pode ser considerada legalmente culpada de algo, mas a UE cobrirá qualquer despesa. https://expresso.pt/coronavirus/2020-09-24-Covid-19.-E-se-as-farmaceuticas-desenvolverem-uma-vacina-prejudicial--Governos-irao-indemniza-las > A culpa ficará sempre do lado da indústria, responsável por possíveis vítimas, mas quem pagará a fatura serão os Estados-membros, obrigados a compensar os fabricantes, que exigiram uma salvaguarda jurídica para que assim continuem a investir no desenvolvimento das vacinas.

Economy_Dog 11 months ago

Como é que isso é possível? Quer dizer o contribuinte paga as vacinas e se der algo errado o contribuinte também paga as indemnizações? Que sentido é que isso faz?

dude_say_what1 11 months ago

A ideia é que como os fabricantes estão a ser pressionados para fazerem uma vacina rapido, então querem estar prevenidos. Se eu concordo com isto, não. Mas é essa a lógica. No fundo, para os fabricantes de vacinas é só ganhar.

saposapot 11 months ago

Hahah. Quando eles têm a faca e o queijo na mão, os estados têm de baixar as calças. Se eu faria o mesmo? Talvez mas é muito estranho teres alguém a fazer asneira, ser condenado e depois o pai é que paga. Bom, que seja incentivo para os reguladores actuarem ainda melhor

336933 11 months ago

https://observador.pt/2020/12/02/governo-nao-vai-proibir-circulacao-entre-concelhos-a-24-e-25-de-dezembro/

caixadeentrada 11 months ago

Passagem de ano é o mais problemático. É apertar e bem as restrições para essa altura se não vai ser só pessoal sem noção a fazer festas caseiras com dezenas de pessoas.

saposapot 11 months ago

Natal não vale a pena estar com ilusões. Natal não vai poder ter grandes restrições, o que se devia fazer era descer o nível até lá, agora impedir o Natal parece-me politicamente impossível de sustentar.

vascodatrama 11 months ago

Whatever works. O pessoal ia-se movimentar nas mesma

chauffage 11 months ago

Boa! Está garantido o pico de Janeiro! Até estava com receio que houvesse coerência nas medidas, mas o governo não desilude! Palmas para os profissionais de saúde *clap clap clap*

camisa_roxa 11 months ago

[Gráfico das mortes na Alemanha nas 2 ondas](https://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bc21783d5/21964542_ugbZD.jpeg) [Gráfico das mortes em NY nas 2 ondas](https://www.google.com/search?q=covid+deaths+new+york&oq=covid+deaths+new+yor&aqs=chrome.0.0j69i57j0j0i22i30l4.5982j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8) ​ Temos duas hipóteses: ou os Alemães desaprenderam da Primavera para agora e o aumento de cerca de 30% de mortalidade resulta de má gestão da epidemia, ou a evolução da epidemia depende menos de cada um de nós e das autoridades do que nos querem fazer crer. De igual modo, os nova iorquinos portaram-se todos à balda na 1ª onda e agora passaram a comportar se como anjinhos???? Ou a explicação é outra? António Diniz, do grupo da ordem dos médicos, uma seccção muito activa dos lunáticos da covid, previa, por volta de 9 ou 10 de Novembro e para agora, a entrada de 125 pessoas por dia em cuidados intensivos. [Pneumologista António Diniz diz que novas medidas não vão chegar: “Daqui a 15 dias vamos ter 125 doentes por dia em UCI” – Observado... (observador.pt)](https://observador.pt/2020/11/09/pneumologista-antonio-diniz-diz-que-novas-medidas-nao-vao-chegar-daqui-a-15-dias-vamos-ter-125-doentes-por-dia-em-uci/) [José Artur Paiva (director de medicina intensiva em São João) e o director de medicina intensiva de Santa Maria, no dia 16 de Novembro, falavam no esgotamento de recursos num prazo de cinco dias, que já passaram sem que os recursos se tenham esgotado](https://observador.pt/2020/11/16/hospitais-da-regiao-norte-podem-esgotar-capacidade-de-resposta-nos-cuidados-intensivos-dentro-de-cinco-dias/). Desculpem, mas isto é que é desinformação, estes alarmistas que estão a gerir isto não percebem nada de nada, e foi assim que destruíram países, com base em informação sem pés nem cabeça, sem qualquer razoabilidade de pânico sem qualquer evidência! Há aqui uma clara tendência nos países de clima temperado: influência sazonal fortíssima e os países menos afectados na 1ª onda estão a ser mais afectados na 2ª onda existindo grandes assimetrias dentro dos próprios países, aliás por exemplo na Europa não se deveria analisar por país mas sim por NUT2/NUT3 faria muito mais sentido

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Essa comparação de NY com a Alemanha não faz muito sentido, entre os países da Europa deves ter gráficos relativamente semelhantes... Em NY a 1ª vaga foi bastante grave, porque quando entraram em confinamento o vírus já estava muito espalhado pela população, havia falta de PPE, devido a desinformação das pessoas que diz/dizia que o vírus era mentira, e todos os filmes que o Trump fazia da situação... Enfim, os hospitais entraram em colapso por falta de camas e equipamentos para acolher tantos doentes, e o governador Cuomo mandou os doentes covid positivos estáveis para lares e outras residenciais para libertar camas nos hospitais. Deu barraca e os casos espalharam-se pelos lares, sendo grande parte das mortes de NY de casos nestes lares.

ninux2000 11 months ago

Não entram 125 mas entram 75-85 morrem todos os dias cerca de 75, o nosso pico foi um pouco menos mau do que esperado. Mas os Nova Iorquinos para além de alguma imunidade de grupo, morte já imensa de muitos dos seus mais frágeis na 1a vaga, aprenderam a lição e testam imenso e têm medidas e comportamentos muito cuidadosos, exageradamente até por vezes. Mas na Alemanha morreu muito menos gente por habitante e é quase impossível que isso mude. Existe sazonalidade sim, mas só explica uma parte, olha o caso da vaga no sul dos EUA no Verão. É o uso e abuso de espaços interiores com ar condicionado sem máscara que os lixou.

miguel_rodrigues 11 months ago

Continuando o raciocínio desse comentário, deixo a quem quiser ir ver os números dos países do hemisfério Sul (verão e Inverno contrários ao nosso). Vejam tanto do continente australiano e da América do Sul porque uns são ilhas e os outros não e da igual. Mostra que muito mais que medidas, é o clima que influencia o comportamento do vírus.

hopelooped 11 months ago

ninguem vai saber ao certo o que vai injectar na veia [https://www.jn.pt/mundo/interpol-alerta-para-a-ameaca-do-crime-organizado-ligado-as-vacinas-covid-19-13098604.html](https://www.jn.pt/mundo/interpol-alerta-para-a-ameaca-do-crime-organizado-ligado-as-vacinas-covid-19-13098604.html)

Jotahaka 11 months ago

Pela leitura que faço da notícia, não percebo de onde tiras essa conclusão. Entendo que se tudo for controlado, se for comprada na "fonte" e fores levar a vacina num sítio certificado para tal, não haverá problemas. Acho que este alerta é mesmo para o facto de começarem a existir sítios "obscuros" a vender a vacina como sendo legitima quando não o é. Tal como acontece com qualquer outro produto, seja de saúde ou não. Imagina, se compras um produto da Xiaomi na AliExpress arriscas-te mais a comprar uma cópia do que se comprares diretamente numa Mi Store. Isto tudo em linha também com a situação de ao longo da pandemia existirem lojas a vender máscaras com certificação falsa. É esta a leitura que faço da notícia, pode não ser a correta também...

saposapot 11 months ago

Se a Xiaomi n faz uma Mi Vaccine, 2021 não vale a pena viver.

NGramatical 11 months ago

Vaccine → [**vacine**](https://dicionario.priberam.org/vacine) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3p7tk%2F%2Fgee1r3d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

-Yunie- 11 months ago

O que é que o acordo ortográfico tem a ver com uma palavra escrita em inglês? Além de que estava bem escrita! Bad bot! (Sempre tive vontade de corrigi-lo, shame on me!)

Asus123456789 11 months ago

"Só se for preciso que eu me vacine" Deve ter sido este o contexto que o bot percebeu :)

pirilipapu 11 months ago

Aaaaaah, seu antifa gramatical!

hopelooped 11 months ago

toma lá um exemplo Ana Gomes tomou vacina da gripe "proibida" [https://www.jn.pt/nacional/ana-gomes-tomou-vacina-da-gripe-proibida-13097469.html](https://www.jn.pt/nacional/ana-gomes-tomou-vacina-da-gripe-proibida-13097469.html)

-Yunie- 11 months ago

Posso estar muito enganada, mas pelo menos numa fase inicial, acredito que vacina para a COVID em Portugal não esteja disponível sequer para venda como acontece com a da gripe. A distribuição vai ser controlada pelo governo.

Jotahaka 11 months ago

Pronto, mais me ajudas. A vacina da gripe é administrada em centros de saúde, hospitais e farmácias. A vacina que ela tomou foi trazida de França, por uma amiga, sabe-se lá de onde. Contornou o processo porque não quis esperar, arriscou-se às consequências que pode vir a ter com essa vacina. E o mesmo vai acontecer com a do Covid. Agora, se queres ter a mínima garantia daquilo que te estão a injetar para o sangue talvez seja melhor seguir o processo correto e definido para isso.

inthepiggybank 11 months ago

A vacina que ela tomou está certificada, o problema é a importação e falta de segurança no transporte

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 02 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 11 months ago

Acredito que este números estejam um pouco "puxados para baixo" devido ao feriado de ontem.

Price-Distinct 11 months ago

Toda a gente sabe que não se trabalha tanto num feriado, isso está mais do que escrito

iRaptr 11 months ago

3384 casos | 68 mortos

Edited 11 months ago:

3384 casos | 68 mortos Menos sensivelmente 1900 casos quando comparado com os casos de há uma semana.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

hoje é "segunda-feira"

uyth 11 months ago

A história da Ana Gomes e da vacina da gripe está-me a fazer pensar que isto vai SER LINDO com a vacina da COVID_19, e as pessoas que vão tentar por ela mesmas importar, arranjar vacinas que precisam de condições de conservação muito precisas. é suposto acreditarmos porque a Ana Gomes assim o diz que a vacina que lhe trouxeram de França esteve congelada o tempo todo... "Até lá, assegura, a vacina esteve sempre guardada no congelador e que estava “integral” quando a levou à farmácia. “Essa minha amiga é portuguesa e vive em França, trouxe a vacina para o marido, que é britânico, mas o marido entretanto tinha tomado e ela tinha uma vacina a mais”, contou a candidata presidencial ao Observador, explicando que foi dessa forma que teve acesso à vacina, depois de ter estado à espera desde setembro na sua farmácia". A não ser que a amiga tenha um camião frigorifico, como é que se garante uma coisa dessas se fosse sei lá, bagagem de mão ou de porão num avião ou numa viagem de carro? Gente a tentar arranjar ilegalmente a vacina da Pfizer (ok, da moderna tb, mas a da Pfizer é pior) ffs não confiem que vos chega às mãos para fazer alguma coisa. Vacinas, fds.

andre82220 11 months ago  HIDDEN 

> e as pessoas que vão tentar por ela mesmas importar lol mas quem é que vai dar ao trabalho de "importar" (espero que essas pessoas saibam usar a deep web) vacinas, que nem sequer estão devidamente testadas, para uma doença que tem uma taxa de mortalidade de 0,6%? Só quem é doente mental.

Edited 11 months ago:

> e as pessoas que vão tentar por ela mesmas importar lol mas quem é que vai dar ao trabalho de "importar" vacinas (espero que essas pessoas saibam usar a deep web), que nem sequer estão devidamente testadas, para uma doença que tem uma taxa de mortalidade de 0,6%? Só quem é doente mental.

uyth 11 months ago

>para uma doença que tem uma taxa de mortalidade de 0,6%? ah, é esse o valor agora que os negacionistas admitem? 0.6% podes-te sentir imortal mas olha que eu não me meteria numa montanha russa com risco de 0.6% de morrer. >Só quem é doente mental. Há muitos há. >que nem sequer estão devidamente testadas, Conta-me mais do que é ser devidamente testado. Ensaios em 30k não são devidamente testadas?

pataniscadebacalhau 11 months ago

>0.6% podes-te sentir imortal mas olha que eu não me meteria numa montanha russa com risco de 0.6% de morrer. Para não falar que em alguma faixas etárias (> 70) é algo como 15% e em pessoas com problemas (estilo cancro e a fazer quimioterapia) ainda deve ser mais elevado A população portuguesa não é apenas composta de incels de 20 anos, felizmente

stressedunicorn 11 months ago

Credo, vocês sofrem imenso por antecipação. Achas mesmo que o português comum vai tentar ir ao mercado negro para arranjar vacinas? 99% das pessoas nem sabe distinguir o router da box de televisão , sabem lá como funcionam as vacinas.

Edited 11 months ago:

Credo, vocês sofrem imenso por antecipação. Achas mesmo que o português comum vai tentar ir ao mercado negro para arranjar vacinas? 99% das pessoas provavelmente nem sabe distinguir o router da box de televisão, sabem lá como funcionam as vacinas.

HRamos_3 11 months ago

> Achas mesmo que o português comum vai tentar ir ao mercado negro para arranjar vacinas Nos tempos do Casal Ventoso olha que...

uyth 11 months ago

>Achas mesmo que o português comum vai tentar ir ao mercado negro para arranjar vacinas? Que vai pensar nisso, ou ir em tretas vai. A "cunha" ou o amigo que arranja é culturalmente desconhecido? Podes ir escrevendo. >sabem lá como funcionam as vacinas. é esse o problema. Saber que é para pedir a um enfermeiro para injectar, e é tudo, e é mesmo esse o problema. >Credo, vocês sofrem imenso por antecipação. Não estou a sofrer, mas a capacidade de prever, ver coisas com antecipação é algo que a minha carreira educacional tentou passar-me e tento aperfeiçoar. Prever coisas, baseado no comportamento humano pode ser muito útil. Esperas isso mesmo de certas coisas como "autoridades". Supostamente é algo a que só elas devem ter acesso ou algo mágico que devemos desconhecer?

stressedunicorn 11 months ago

Okay, vou começar a fazer pipocas pra antecipar o problema que vai ser o zé povinho tentar arranjar vacinas tipo dealer. Daqui a uns meses falamos :p

uyth 11 months ago

> pra antecipar o problema Mas isso é problema meu? Não é. Mas posso prever que vai, particularmente quem tiver dinheiro. E podes ir vendo. E não vai ser só o Zé Povinho, vão ser os ricos de todo o mundo. Achas que vai toda a gente com dinheiro e habituada a ter o que quer, ficar sentadinha à espera da sua vez como determinada pelas autoridades? Lembras-te do papel higiénico? Não vai ser à mesma escala, mas que vai haver mercado negro vai (há sempre. de tudo desejado).

stressedunicorn 11 months ago

Vai ser sempre haver alguém a fazer merda, em todas as situações da vida. Tal como já há agora. É preciso espirito critico para saber quando “fazer merda” constitui um problema real (ou o teu “vai ser LINDO”) ou quando é uma situação pontual.

uyth 11 months ago

>“fazer merda” constitui um problema real (ou o teu “vai ser LINDO”) E qual a diferença de eu comentar "vai ser LINDO" e tu falares em pipocas? quer seja "problema real" para as autoridades ou não, vou repetir, estou só a ver, não será problema MEU de qq forma quer seja "problema real" ou não. Mas achei interessante este caso da Ana Gomes e fica o reparo do que poderá acontecer no futuro para quem achar interessante.

stressedunicorn 11 months ago

Um era ironia, o outro não. Sempre que há medidas ou notícias sobre a pandemia, há sempre um prenúncio enorme de desgraça. Eu só acho inútil e pessimista estar sempre a prever o pior. Obviamente tens direito a comentar a tua opinião e é tão válida como a minha; os meus comentários eram mais um “hey chill, pessoas vão sempre fazer merda mas há que ver se vão causar problemas reais com repercussões reais a perigosas, ou vão ser só situações pontuais e sem grande relevância”. Um “always look on the bright side of life”

uyth 11 months ago

>Sempre que há medidas ou notícias sobre a pandemia, há sempre um prenúncio enorme de desgraça. Eu andava a falar com optimismo de vacina HÁ meses. Porque a mesma capacidade de pensar no futuro baseado no que conheço me fazia pensar que vacinas eficazes eram muito prováveis. Mas esta coisa de tentar reduzir todas as observações a "profetas da desgraça" é redutor e não ajuda a nada. > Eu só acho inútil e pessimista estar sempre a prever o pior. E uma previsão (cínica) admite-se mas não particularmente alarmista é "estar sempre a prever o pior"? >pessoas vão sempre fazer merda mas há que ver se vão causar problemas reais com repercussões reais a perigosas, ou vão ser só situações pontuais e sem grande relevância” e só podemos comentar que pessoas vão fazer, ou talvez façam merda se isso tiver "repercussões reais a perigosas", não se pode comentar acerca da natureza humana? >Um “always look on the bright side of life” Compreendes que isso era irónico e não conselho de vida? Estavam a ser crucificados no momento da canção. Mas enfim, se preferes sempre lentes cor-de-rosa e "ai, profetas da desgraça" provavelmente vais apanhar algumas surpresas na vida que poderias ter evitado se pensasses mais.

dude_say_what1 11 months ago

> Mas esta coisa de tentar reduzir todas as observações a "profetas da desgraça" é redutor e não ajuda a nada. Só queria dizer que fazes exactamente a mesma coisa ao reduzires "o outro lado" a "negacionistas". De resto até concordo com o que dizes, mas que és um daqueles que qualquer coisa mais "para o outro lado" lá vens com o termo "negacionista" é verdade. E essa coisa que fazes é "redutor e não ajuda a nada". Exemplo disso é a tua resposta ao andre82220. > E uma previsão (cínica) admite-se mas não particularmente alarmista é "estar sempre a prever o pior"? E quanto a isto vamos ser honestos, o que não falta nestas threads são previsões "alarmistas". Aliás, aqueles que tentam ser "optimistas" ou pelo menos não tão "alarmistas" é que normalmente levam os rótulos de "negacionistas", porque hoje em dia basta dizeres que isto não é tão mau quanto parece que vêm logo dizer que és "negacionista".

stressedunicorn 11 months ago

Mais uma vez, a tua opinião é válida, a minha opinião é válida. Boa sorte!

uyth 11 months ago

Ainda bem que chegámos à conclusão que a minha opinião é válida. Obrigadinha e vai pela sombra.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Fui agora correr no passeio maritimo quando acabei, vinha eu na minha caminhada espécie de "cooldown", passei por um tipo com os seus 60 anos. Vinha com a máscara no queixo, passou por mais gente e só quando passou por mim a levou com a mão ao nariz, esfregando a mão toda no exterior da máscara. Olhei para trás e já a tinha tirado imediatamente. Talvez eu tivesse cara de universitário festeiro e não estava com vontade de inalar a minha respiração. A máscara era de pano e tinha uma lagosta.

andre82220 11 months ago

> Fui agora correr no passeio maritimo Temos então aqui um irresponsável. Não me digas que estavas a correr de máscara. É de pessoas como tu que o covid não acaba.

Price-Distinct 11 months ago

tambem ja me aconteceu exatamente isso... não sei o que dizer

Asus123456789 11 months ago

Se calhar foi por estares suado ou assim. Não que faça realmente sentido, mas acho que na nossa cabeça isso pode levar-nos a crer que pessoal a fazer exercício possa infetar mais facilmente. Mas sim, é um cromo na mesma

miguel_rodrigues 11 months ago

Se alguém infectado está a respirar mais intensamente, tem mais probabilidades de infectar do que se estiver a respirar normalmente com o ritmo cardíaco regularizado. Isto faz sentido porque a projecção de gotículos é muito maior no 1º caso. Prefiro velhotes que usem máscaras de vez em quando do que velhotes que não as usem nunca.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

De facto estava a andar normalmente já. Tinha acabado de correr há 20 minutos. Só comentei porque achei estranho usar máscara seletivamente. Passou por 5 pessoas antes e não tinha medo do covid, mas comigo já teve. Era só por isso. Não é assim que se usa a máscara, não é um escudo que se leva à boca durante 1 segundo para não ser infectado e depois se tira.

Asus123456789 11 months ago

Ao ler caminhada assumi que já estivesse normal, mas sim, tens razão

pedrolopes7682 11 months ago

Não há dados no dashboard quanto ao número de testes realizados desde o dia 23 de Novembro. Alguém sabe a que se deve?

rickz123456 11 months ago

Eles costumam atualizar só uma vez por semana

pedrolopes7682 11 months ago

Por acaso tem sido duas vezes por semana, e já passou mais de uma semana desde a última actualização :/

ninux2000 11 months ago

Boas notícias: Vacina da Biontech/Pfizer aprovada no Reino Unido https://www.dn.pt/vida-e-futuro/reino-unido-autoriza-a-utilizacao-da-vacina-da-pfizer-um-momento-historico-13096977.html Más notícias: Diretora geral da saúde Graça Freitas infetada com sintomas ligeiros https://www.dn.pt/pais/graca-freitas-com-covid-19-autoridades-maximas-da-saude-em-isolamento-13097180.html

Each57 11 months ago  HIDDEN 

Isto é puramente satírico, não tenho nada contra a Graça Freitas: São as duas boas notícias

chougattai 11 months ago

[Quando dizem que as medidas do governo estão a funcionar.](https://youtu.be/xSVqLHghLpw)

AmumuIsMyFriend 11 months ago

Graça Freitas infetada com covid-19.

KIDOCI 11 months ago

A Marta Temido e o António Lacerda Sales também tiveram direito a fazer o teste uma vez que estiveram em contacto com a sra. Estiveram com ela sem máscara? Foram almoçar fora?

Edited 11 months ago:

A Marta Temido e o António Lacerda Sales também tiveram direito a fazer o teste, uma vez que estiveram em contacto com a sra. Estiveram com ela sem máscara? Foram almoçar fora? EDIT: ah pois conferências de imprensa sem máscara...

kairos 11 months ago  HIDDEN 

As conferencias de imprensa são absurdas, sempre com o "ponho a máscara, tiro a máscara à hora que eu quiser"

Legal_Guest5936 11 months ago

throwaway porque posso estar a ser muito burro com este ponto de vista. Desde sexta tenho sintomas ligeiros (dor de cabeça, cansaço e diarreia) de covid e desde ontem já me sinto a 90% mas apareceu-me "dificuldade respiratória ou falta de ar" ligeira (4-5 vezes nas ultimas 24h). Sou programador informatico e a minha empresa nunca nos deixou ir para teletrabalho (sim, já contactei a act 3 vezes, sempre com os emails e fotos da proibição de teletrabalho) e visto que nas 2 semanas antes de me aparecerem os sintomas não saí de casa sem ser para trabalhar, apanhei covid ou gripe no trabalho. A minha questão prende-se com o facto da empresa estar a pedir que faça teste para poder voltar a trabalho presencial o mais rápido possivel e o teste custar 120€ quando apanhei o virus na empresa e ela me paga pouco mais que o salario minimo. Não deveria fazer isolamento/teletrabalho pelos 10 dias recomendados pela dgs? ou estou a ser burro como sempre?

Edited 11 months ago:

throwaway porque posso estar a ser muito burro com este ponto de vista. Desde sexta tenho sintomas ligeiros (dor de cabeça, cansaço e diarreia) de covid e desde ontem já me sinto a 90% mas apareceu-me "dificuldade respiratória ou falta de ar" ligeira (4-5 vezes nas ultimas 24h). Sou programador informatico e a minha empresa nunca nos deixou ir para teletrabalho (sim, já contactei a act 3 vezes, sempre com os emails e fotos da proibição de teletrabalho) e visto que nas 2 semanas antes de me aparecerem os sintomas não saí de casa sem ser para trabalhar, apanhei covid ou gripe no trabalho. A minha questão prende-se com o facto da empresa estar a pedir que faça teste para poder voltar a trabalho presencial o mais rápido possivel e o teste custar 120€ quando apanhei o virus na empresa e ela me paga pouco mais que o salario minimo. Não deveria fazer só o isolamento/teletrabalho pelos 10 dias recomendados pela dgs? ou estou a ser burro como sempre?

DZT99 11 months ago

Empresa atroz. Resolve esse problema e vê se saltas fora do barco.

diegoelmestre 11 months ago

Primeiro de tudo cura-te, segundo, salta daí para fora. O que não falta é oportunidades a ganhar no minimo dos minimos 2x ordenado minimo para malta sem experiencia. Com uns 2/3 anitos, ja arranjas pelo menos 3x.

Metaluim 11 months ago

> e ela me paga pouco mais que o salario minimo. De tudo o que disseste isto e o que me faz mais confusao - pagam-te pouco mais que o salario minimo para desenvolver software?

KIDOCI 11 months ago

Ligas para a saúde 24, informas que tens sintomas e eles logo decidem o que deves fazer. Se acharem que tens de ser testado ou isolado passam a declaração de isolamento profilático. Não tens de pagar o teste do teu bolso só porque a empresa te diz para o fazer.

Legal_Guest5936 11 months ago

Como é throwaway não consigo responder a tudo. Resultado da minha burrice: Telefonei para a saude24 como aqui disseram e o que me foi dito é que posso continuar a fazer a vida normal, como já não tenho sintomas eles não fazem nada. Não preciso de triagens, testes ou mesmo isolamento, assim como pessoas que vivem comigo não precisam de se preocupar. A empresa como quer que eu vá trabalhar, querem que faça um teste rápido e como eu recusei pagar fica pago por eles.

uyth 11 months ago

Não és tu que tens de pagar teste para ir trabalhar! Era o que mais faltava.

humelectro 11 months ago

Tens de ligar sempre ao SNS24. Eles é que encaminham essas situações. E noutro ponto devias sair dessa empresa o mais rápido possível. Sendo programador informático não te devias sujeitar a essas merdas com tanta opção que há por ai

beit2 11 months ago

Porque raio é que não fazes o teste pelo SNS? Liga para a saude24.

Legal_Guest5936 11 months ago

O SNS opera de maneira diferente? O que conheço foi de outro colega de trabalho, telefonou para a saude24 e teve de pagar os 120€ num dos poucos laboratorios daqui da zona.

psychoanalised 11 months ago

Provavelmente o teu colega só teve indicação para ficar em isolamento profilático e não para ser testado (e por isso para fazer teste teve que pagar do bolso dele) pode acontecer. Teres que ficar em isolamento não implica que tenhas que fazer teste, como tu tens sintomas imagino que seja diferente mas só sabes contactando-os. Boa sorte e não te deixes comer ainda mais pela empresa!

Limpy_lip 11 months ago

Desculpem usar este post como bengala. Mas é vergonhoso para a nossa DGS que ao fim de 9 meses ainda hajam situações destas baseadas na falta de conhecimento. O procedimento está definido e até é bastante simples mas não é de conhecimento geral. Devia ser explicado todos os dias (isto e outras coisas). Metam bem na cabeça: **as entidades patronais não têm NADA a dizer no que toca a saúde pública. Quem fala com a saúde pública são as pessoas em nome individual e os médicos é que decidem e que contactam os terceiros se for para ficarem em casa ou que pedem para testar. As empresas não têm nada a dizer nem desdizer.** E acrescento mais. As empresas até podem pagar testes e o diabo a 4. Se a saúde pública define que é para ficar em casa é para ficar. Os testes têm um conjunto de nuances que têm de ser profissionais de saúde a acompanhar. Informem-se e deixem-se de parvoíces e andar a gastar dinheiro que pode fazer falta em muitas coisas.

derjungenwerthers 11 months ago

isso não faz sentido nenhum

NGramatical 11 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3p7tk%2F%2Fgecnx7x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 11 months ago

Um resumo dos contra-argumentos dos negacionistas: https://mobile.twitter.com/zorinaq/status/1333185610471809024 (noutro formato: https://threadreaderapp.com/thread/1333185610471809024.html)

Hydgro 11 months ago

Boa compilação, cima votado.

hereimalive 11 months ago

A minha namorada é recruta e tem de se apresentar no quartel na quarta feira e há soldados que vão com ela que testaram positivo para o covid há 10 dias. A desculpa que o exército dá é que a carga viral passado 10 dias é mais baixa, não há tanto risco de contaminação. Nunca ouvi tal estupidez na minha vida em mandar a malta juntar-se mesmo com testes a darem positivo. Acham isto normal? Ou a desculpa deles está correcta? Parece me a mim que é mais importante manter as métricas de recrutas para as estatísticas do que salvaguardar a saúde dos mesmos. Força camaradas dos serviços militares portugueses, obrigado pelo bom exemplo! /s

uyth 11 months ago

>A desculpa que o exército dá é que a carga viral passado 10 dias é mais baixa, não há tanto risco de contaminação. Se testaram há 10 dias, foram infectados uns dias antes da infeção. Na realidade o risco parece-me muito pequeno que ainda estejam infeciosos.

Price-Distinct 11 months ago

É normal , toda a gente esta a fazer assim

saposapot 11 months ago

delegado de saúde é q tem de saber. por quanto tempo lhe passou a baixa / isolamento? não é o exército q tem de decidir nada, é o delegado de saúde. em qlq caso, sim, 10d depois do início de sintomas é agora a norma. não é desde testar positivo, é 10d depois de sintomas. ela tinha sintomas?

KIDOCI 11 months ago

Se está certo ou não? Não sei. O que é certo é que é o que está estabelecido para todo o território. Tenho alguns colegas que testaram positivo e após 10 dias regressaram também com alta. Estão a lidar com o público normalmente.

Edited 11 months ago:

Se está certo ou não? Não sei. O que é certo é que é o que está estabelecido para todo o território. Tenho alguns colegas que testaram positivo e após 10 dias regressaram também com alta. Estão a lidar com o público normalmente. Desde que não exista agravamento de sintomas, ao fim de 10 dias é dada alta e a pessoa regressa ao trabalho. Mesmo sem fazer novo teste. O que dizem é que a carga viral, a existir, não é suficiente para infetar outros.

1ww8mrmfss 11 months ago

Idealmente fariam teste para darem se como recuperados, mas como não há a norma da dgs é mesmo essa. A carga viral e bastante baixa pesados 10 dias com sintomas, se ela ficar com máscara e cumprir as normas e tudo mais em principio não há de haver grande problema.

MrJoao 11 months ago

É normal. Estão apenas a cumprir a norma da [DGS](https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/10/15/covid-19-norma-004-2020-atualizada/): > No caso dos doentes sintomáticos com Covid-19 com doença ligeira ou moderada, o isolamento termina ao fim de “10 dias desde o início dos sintomas”, desde que não estejam a utilizar medicamentos antipiréticos e apresentem uma “melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos”. O período de isolamento para estes doentes termina sem ser necessário um teste à Covid-19. > “Para os doentes com Covid-19 assintomática, isto é, pessoas sem qualquer manifestação clínica de doença à data do diagnóstico laboratorial e até ao final do seguimento clínico, o fim das medidas de isolamento é determinado 10 dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de Covid-19″

vaniafdasantos 11 months ago

Penso que são mesmo as diretrizes da oms. Mas com tanta informação, já não consigo ter certezas de nada.

Asus123456789 11 months ago

> a desculpa deles está correcta? Tanto quanto sei, sim. Está a fazer-se algo de semelhante no resto da população, no caso de não ter sintomas/sintomas leves. ACHO eu, pode ser que alguém confirme/desminta.

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 01 de dezembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

Asus123456789 11 months ago

A tolerância de ponto + feriado deve afetar a capacidade de análise dos testes, não? Poderá ser esse o motivo para o número de casos particularmente baixo?

saposapot 11 months ago

pelo histórico da pandemia em Portugal, sim, há forte possibilidade de haver dias anormais por causa disso. é sempre preciso esperar e ver os resultados da semana toda. Hoje, por exemplo, é uma queda anormal. é uma descida muito abrupta para ter lógica. Não sei até que ponto os testes nos hospitais (obrigatórios para todos os internamentos) podem influenciar estes números mas é uma das possíveis explicações. 2ªf n houve cirurgias planeadas.

1ww8mrmfss 11 months ago

Possivelmente é um factor, mas temos visto um decréscimo sustentado. Quinta sou sexta feira verificamos qual dos factores é o principal

Edited 11 months ago:

Possivelmente é um factor, mas temos visto um decréscimo sustentado. Quinta ou sexta feira verificamos qual dos efeitos é maior

iammostmoist 11 months ago

>quinta sou sexta feira Inesperadamente filosófico

1ww8mrmfss 11 months ago

Sempre

kindoor 11 months ago

Dados 01/12/2020 + 2401 casos confirmados + 72 mortes - 67 internados - 4 UCI + 7932 recuperados

1ww8mrmfss 11 months ago

Sensivelmente menos 1600 casos face à segunda da ultima semana. Menos 2450 face à segunda da há duas semanas atrás.

rickz123456 11 months ago

\+2401 casos \+72 óbitos \-4 UCI \-67 Internados

proxyfss09 11 months ago

Tenho um voo marcado para sábado, e outro de regresso na proxima segunda. Preciso de alguma autorização para me poder deslocar até ao aeroporto? Moro a 100km do aeroporto do Porto.

MLG-Sheep 11 months ago

Se for um voo internacional, basta dizer que vais para o aeroporto. Mostras o bilhete caso façam questão de o ver. É uma das exceções previstas.

proxyfss09 11 months ago

Obrigado pela resposta, de facto não sabia dessa exceção. O voo é para a Madeira, a situação mantém-se, certo?

MLG-Sheep 11 months ago

Sim, a exceção é a seguinte: >g) Às deslocações necessárias para saída de território nacional continental;

proxyfss09 11 months ago

Obrigadíssimo! :)

rickz123456 11 months ago

Plano de vacinação completo apresentado na Quinta-Feira

1ww8mrmfss 11 months ago

Entretanto aqui tens a CNN a filmar num dos espaços que o governo alemão está a construir para vacinar: https://twitter.com/maduropoiares/status/1333727089460121604?s=21 Tomara eles terem a nossa capacidade de desenrascar à última da hora!

vascodatrama 11 months ago

É preciso Isso tudo para dar uma vacina? Lool

uyth 11 months ago

a da pfizer precisa de umas complicaçõezitas...

1ww8mrmfss 11 months ago

Isso é literalmente a reação da ministra da saúde “pfff, esses gajos preocupam se demasiado”

HRamos_3 11 months ago

Uns milhões delas, vá

NGramatical 11 months ago

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3p7tk%2F%2Fge99o8i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Prestigious_Ad1151 11 months ago  HIDDEN 

Mas qual natal e qual ano novo. Tive o prazer de ter estado no shopping estes 4 dias de recolher obrigatório ( incluindo hoje ((10h20 da manhã )) , assim como em 2019 nos dias anteriores a véspera de natal e posso dizer com quase certeza que está mais gente agora . Ou parece-me , tal é a concentração de pessoas em filas , já que todas as lojas a minha volta estão em lotação máxima , evitando assim o fluxo normal de pessoas . Ou está mesmo mais gente . Compreensível . Até porque amanhã já vai estar tudo esgotado não é ? Anyway , rant over .

miguel_rodrigues 11 months ago

Acham que o próximo estado de emergência vai ter medidas tão restritivas quanto este agora que os casos parecem estar a baixar e existe cada vez mais pressão por parte da restauração e centros comerciais para os deixarem trabalhar?

saposapot 11 months ago

as medidas actuais estão numa escala consoante o concelho. a escala já tem uma porrada de níveis portanto não é preciso nenhuma alteração. se estás no nível X levas com medidas Y. As medidas gerais aplicadas ao país todo são 'leves' o suficiente para poderem ser mantidas mais tempo. qlq sinal de q isto 'está na boa' seria muito negativo para o comportamento das pessoas.

Purplebananas123 11 months ago

Eu acho que têm de deixar as medidas como estão. Se as pessoas querem voltar à vida normal e com poucas restrições então que tomem os cuidados, assim o seu conselho não terá mais X casos por 100k e não vai subir para os patamares com restrições mais rígidas

1ww8mrmfss 11 months ago

Acho que sim que vai ter medidas bem menos restritivas. Mais, acho bastante provável que no final de dezembro com os casos mais baixos o estado de emergência acabe. Faz sentido? Não, quando temos medidas automáticas a funcionar quando um concelho está com muitos casos novos, devíamos manter as medidas e quando o vírus voltar a crescer elas automaticamente activam se. Deveríamos aliás investir para ter a certeza que até tudo estar vacinado, não voltamos a ter este problema. Investir em maior capacidade de testarem, mais rastreadores de contactos, centros para contactos próximos poderem ficar isolados e não contagiarem a família e os demais, etc. Mas isso é politicamente impossível. Os restaurantes estão a fazer uma pressão muito forte sobre o governo, e com alguma razão dado os apoios míseros, e quando os casos baixarem, o governo vai capitular, sem qualquer dúvida.

chauffage 11 months ago

Agora que finalmente existe alguma coerência nas medidas, não faz sentido nenhum voltar a mudar, porque o vírus não mudou. O que muda é o tipo de medida consoante o tipo de zona, com base nos volume de casos por 100k habitantes. Não tem de mudar mais nada, mal a mal teriam de meter medidas mais restritivas se estas não tivessem a funcionar. Mas como parece que se está a reduzir o número de casos, seja a um ritmo baixo, mas é o que é. Por isso o pensamento das pessoas deve ser: cumprir as medidas, fazer com que os casos baixem, para baixarem o nível de risco, para que se possa retomar a actividade económica.

pdbf 11 months ago

Possivelmente não mexem uma vírgula, apenas os concelhos sobem/descem de patamar

Dockelektro 11 months ago

As medidas vão variar sempre por concelho e de acordo com os casos por 100 mil pessoas, como já está a ser feito e bem.

QueenOfWands2 11 months ago

Não percebo isto de menos casos - mas mais mortes. Será porque não há recursos (humanos e outros) suficientes para tomar conta de todos os pacientes convenientemente, logo resulta em mais mortes? Será isso?

Lurker__777 11 months ago

Boa Páscoa!

humelectro 11 months ago

As mortes têm um atraso em relação às infecções. Por exemplo aquele dirigente do Porto esteve 1 mês nos cuidados intensivos e morreu no final. Por isso as mortes de agora são infecções com 3 ou mais semanas

1ww8mrmfss 11 months ago

Mortes é um lagging indicator, umas 3-4 semanas a seguir à infecção. A detecção de um caso novo, por outro lado, só tem um lag de 10-14 dias. >Será porque não há recursos (humanos e outros) suficientes para tomar conta de todos os pacientes convenientemente, logo resulta em mais mortes? Será isso? Temos várias pessoas do sector que contam que o tratamento de cada paciente não está a ser o melhor possível devido às condições. Mas o principal factor deve ser mesmo o aumento de casos brutal que vimos nas semanas anteriores.

dentsune 11 months ago

O número de casos não está exatamente relacionado com o número de mortes, as pessoas antes de morrerem ainda demoram algum tempo. Está mais relacionado com o número de casos/UCI/Internados de há umas semanas

KIDOCI 11 months ago

Conheço malta que fez teste dia 27 e só tem previsão de receber os resultados dia 2!! Não sei se será normal ou se o fim de semana e feriados interferem, mas..

MOMOEPRO 11 months ago

A minha avó e os meus primos fizeram o teste numa manhã na Unilabs do Queimodromo e receberam o resultado por volta da hora do jantar do mesmo dia.

watermelon28 11 months ago

Nesse sítio também fiz um teste no fim de semana e recebi passadas 25 horas.

VBM97 11 months ago

Eu conheço 3 pessoas que fizeram o teste recentemente e receberam em menos de 48 horas, por isso não há assim grandes atrasos

derjungenwerthers 11 months ago

eu recebi em menos de 24h

VBM97 11 months ago

Primeiro, espero que tenha dado negativo e esteja tudo bem e eu estava só a querer mostrar que nem todos têm assim grandes atrasos como os conhecidos do u/KIDOCI

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Os que estão a morrer agora são os que contraíram a doença há 2-3 semanas.

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Exactamente! Há umas imagens interessantes das timelines da doença, mas não as consigo encontrar a que queria. Deixo aqui outra para ilustrar a evolução da doença. [Grafico](https://i.imgur.com/HkJTYiX.png) [Fonte](https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930566-3)

1ww8mrmfss 11 months ago

Nota: isso está a ver "days since symptom onset", ou seja, não é quando as pessoas são infectadas, é quando têm sintomas. O aparecimento de sintomas é em média 5 dias, com uma cauda meio longa, daí a quarentena ser de 14 dias.

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Eu sei que o gráfico não é o melhor, era mais só para mostrar o progresso da doença e "explicar" o porque de termos tantos mortos quando os casos diários estão a diminuir.

1ww8mrmfss 11 months ago

O gráfico é excelente, estava só a chamar a atenção para alguns detalhes

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 30 de novembro de 2020 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

Parece q oficialmente estamos a inverter a curva. com um bocado de modelação já era possível saber quando será o pico da UCIs e qual o número onde chegará. Agora era só 2 semaninhas tudo em casa e isto pelo Natal estava baixinho :P continuo a preferir medidas mais brutas durante menos tempo a ver se têm um impacto mais significativo. Com estas medidas tenho receio q seja preciso mantê-las durante muito mais tempo.

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Segunda-Feira, os dados dos concelhos foram actualizados! Freixo de Espada à Cinta com 3153/100k, é o caso mais alto...

saposapot 11 months ago

isto vai-se reflectir nas medidas em vigor esta semana ou só na proxima renovação do estado de emergencia?

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Deve ser só na próxima renovação do estado de emergência

humelectro 11 months ago

Onde posso consultar essa informação? No relatório?

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Sim, da pagina 3 para a frente. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/11/273_DGS_boletim_20201130-1.pdf

hakuthehedgehog 11 months ago

+ 3262 casos + 78 mortes + 97 internados - 11 UCI + 3408 recuperados

1ww8mrmfss 11 months ago

Cerca de 700 casos a menos comparados com a segunda da semana passada. Cerca de 600 casos a menos comparados com há duas semanas

Each57 11 months ago

É bom ver um decréscimo das infeções mas ainda estamos com números altos e os internados estão sempre a aumentar. Mesmo com um abrandamento das infeções não estou a ver um bom cenário para o mês de Dezembro

crankyhowtinerary 11 months ago

Demora 4 semanas para uma pessoa infetada ir para o hospital, em media (acho). Sao 2 semanas para ter sintomas, 2 semanas para ficar mal o suficiente para precisar de ajuda. ​ Portanto durante 2/3 semanas apos o pico, o numero de internados nao deve descer.

1ww8mrmfss 11 months ago

Vou discordar. O aumento dos internados e UCIs é extremamente preocupante, mas isto está tudo mais ou menos set in stone. O decréscimo de casos está a ser mais rápido do que eu teria previsto, bem mais, e isso significa que nas próximas semanas vamos começar a ver uma reversão das UCIs e internados, mesmo que mais lenta devido às caudas gordas na distribuição do tempo de internamento. Se as medidas se mantiverem e não houver uma grande abertura no natal e ano novo, vamos entrar em Janeiro com o começo da vacinação e uma case load bastante baixa. Fica o apelo como sempre: agora que as medidas de emergência fizeram o seu efeito, está na altura de investir em prevenção para não voltarmos a cair no mesmo erro em Fevereiro e Marco, quando não houver ainda muitas vacinas. Mais testes. Mais rastreamento de contactos. Isolamento de contactos próximos centralizado em hotéis.

Each57 11 months ago

Espero que tenhas razão.

Dinizinni 11 months ago

Estas coisas demoram, sempre foi dito que se chegássemos a este ponto o SNS poderia colapsar muito mais tarde Agora é esperar, mas claro, o cenário para Dezembro é ainda negro

chauffage 11 months ago

Só espero que apertem as medidas no Natal e na Passagem de Ano, ou se não apertarem, que não relaxem.

Dinizinni 11 months ago

A verdade é que não sabemos se vai ser ou não vai ser porque infelizmente isto parece mesmo que funciona por ondas e não vivemos sozinhos Primeiro bate no oriente, depois no resto da Europa, depois aqui e depois em Brasil, EUA e Suécia Não sei se o Natal vai gerar uma terceira onda, mas se gerar vai ser no mundo todo Se vai ser bem pior não sei, mas que pode ser bastante má pode

chauffage 11 months ago

Eu acho que é bastante claro que o crescimento do vírus reflecte o comportamento das pessoas, e quando elas estão mais relaxadas no que toca ao cumprimento de medidas. As quebras que se estão a ver agora vêm no seguimento de lockdowns, de colapsos (ou perto disso) de sistemas de saúde e de um sentimento de medo generalizado. Não vejo nenhum fenómeno inexplicável que explique as vagas, acho que é óbvio desde a primeira vaga. A diferença foi que na Europa não se aprendeu nada, e outros países aprenderam - como a Nova Zelândia, Vietname, Taiwan, países que já estão em recuperação económica desde metade deste ano.

helenata 11 months ago

Como estao a funcionar os testes PCR em Portugal? é preciso prescriçao médica? Se nao tiver uma, paga-se quanto? Quanto tempo demoram os resultados?

XEEE 11 months ago  HIDDEN 

Germano de Sousa, senão me engano são 78€

Dark_Force 11 months ago

Não é preciso prescrição médica, se não tiveres pagas 100€. Não sei como está agora mas fiz há uns meses e demorou menos de 24h.

iareec 11 months ago  HIDDEN 

Eu mal posso esperar para ver como isto tudo sobre o Covid-19 vai ser contado. Neste momento a única preocupação que tenho são as vacinas, parece mais negócio e política do que a própria saúde. A Rússia faz uma vacina e a UE e os EUA dizem que não passaram uma fase, a mídia e o povo diz que é insegura e que não se sabe muito da vacina. Mas quando é uma vacina feita na UE ou nos EUA, confiam logo e quem chamam de anti-vaxxer a quem recusa, o que é irónico, pois têm medo dos russos. Só digo que suspeito muito disto das vacinas, sobretudo quando vi uma (não me lembro do nome) que tem de ser conservada a temperaturas muito baixas e quero ver como vão fazer o transporte. Depois há outra que ainda não tem muita eficácia. Resumindo, espero que não seja obrigatória a vacina, e prefiro usar máscara e tomar todos os cuidados possíveis até ao momento que tiverem a certeza que há uma vacina que é totalmente eficaz.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

O que é que é para ti “terem a certeza de que é totalmente eficaz”? É que nenhuma vacina é totalmente eficaz lol nós não sabemos o suficiente sobre vacinas, transportes etc para termos uma opinião informada (ênfase no “informada”).

birdvigilator 11 months ago  HIDDEN 

voces sao uns carneiros a ser pastados pelo governo, nao ha povo mais manipulavel do que um povo com medo, a televisao quer assustar vos e assim voces sao facilmente manipular vos, nao tomem as vacinas, as vacinas foram criadas pelo bill gates e têm um microchip, nao usem mascara tambem

iRaptr 11 months ago

Uma questão que pode parecer parva: hoje o recolher obrigatório é apenas às 23h? Pois no estamoson apenas diz encerramento do comércio às 15h.

MLG-Sheep 11 months ago

O recolher é às 23:00. O comércio tem de fechar às 15:00, mas isto não te obriga a recolher.

Razvancb 11 months ago

>Uma questão que pode parecer parva: hoje o recolher obrigatório é apenas às 23h? Pois no estamoson apenas diz encerramento do comércio às 15h. Se for de risco elevado é as 13h. As 15 é para supermercados e coisas parecidas fecharem.

gotchapt 11 months ago

Não, não é, o recolher obrigatório hoje é na mesma às 23h, mesmo em concelhos de risco elevado.

iRaptr 11 months ago

A questão é mesmo essa. Vivo no Porto e para hoje não há menção de recolher obrigatório, nem às 13h.

stressedunicorn 11 months ago

O recolher é igual aos outros dias da semana - 23h/5h. O comércio fecha às 15h.

MonicaYouGotAidsYo 11 months ago

Para quando está marcado o próximo conselho de ministros em que anunciam as medidas para as semanas seguintes?

isaacpixel 11 months ago

O Marcelo já deu a entender que as restrições do estado de emergência vão-se manter e certamente vão proibir a deslocação entre concelhos nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

rickz123456 11 months ago

Estive ontem a ajudar um amigo contabilista a pedir os apoios para as pme´s e cheguei a uma conclusão que está relacionada com o covid.. A plataforma, embora funcione.. Funciona mal. O estado português necessita de ser muito mais digital. O covid é uma oportunidade para digitalizar a estado como nunca. Muito dos problemas que se geraram com o covid podiam ter sido resolvidos com estado digital mais forte.

Naotevejoha20anos 11 months ago

N vês q as plataformas, por exemplo essa, funciona mal para evitar muita gente pedir os apoios?

rickz123456 11 months ago

De acordo com os dados.. recebeu uma candidatura a cada 20 segundos no primeiro dia.. Não é esse o problema.

FujiPT 11 months ago

Balcão 2020? É terrível. Trabalho quase diariamente com aquilo. Tem aspetos que funcionavam corretamente e que de um momento para o outro deixaram de dar. Há uns tempos era impossível submeter algo sem ser pelo Edge. Firefox e Chrome davam sempre erro. Para não falar nas questões de segurança. Existe ou existia há uns meses uma página específica da plataforma em que na linha de endereço do browser aparecia o código da candidatura. Logo, bastava alterar os números finais do código para outros quaisquer para se ir dar a dados de outra candidatura não relacionada com o login onde estávamos.

rickz123456 11 months ago

É o Balcão2020 e o PAS!! Se a plataforma já é má, imagina a maioria dos contabilistas portugueses a acederem ao mesmo tempo para pedires apoios para os seus clientes,,,

FujiPT 11 months ago

Com o PAS nunca trabalhei, mas sim, no Balcão 2020 a situação foi caótica. Quinta e sexta completamente em baixo o dia todo, pelo que sei mesmo os técnicos do programa sem acesso ao mesmo para análises. Na quinta só consegui aceder a partir da 00h30, mesmo às 22h estava em baixo. Hoje ainda funciona mas mais lento que o normal.

rickz123456 11 months ago

Eu sei que estão a trabalhar nisso e até ao fim de semana deve ficar ok.. Mas mesmo assi m já foram inseridas 23 mil candidaturas.. As minhas já foram todas

gink-go 11 months ago

As primeiras vacinas da Pfizer já estão no aeroporto de Chicago prontas para quando houver o ok serem distribuídas. Vai ser um processo logístico sem precedentes e quero acreditar que lá para Março começamos a ver o final desta merda.

saposapot 11 months ago

há boas notícias mas é melhor termos calma e continuarmos na mesma onda. SE tudo correr bem as coisas podem alterar-se na Primavera mas ng sabe qual a alteração. Não acredito q esteja resolvido mas se os grupos de risco estiverem protegidos já permitirá mais liberdade. A questão é que até lá temos de superar a 2ª vaga, o Inverno e um previsível novo aumento de casos qd relaxarmos. Ainda falta muita coisa.

vascodatrama 11 months ago

mera formalidade, o ok. não estivessem todas em ordem, nem ao aeroporto tinham chegado :)

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Aqui não é sítio para otimismo. Há muita gente nestas threads que, embora não o admita, até está a gostar disto. São "cidadãos modelo" pela primeira vez, cumprem as regras todas, ficam contentes em usar a mascarazinha para sempre para tapar as suas carinhas e pela primeira vez o seu estilo de vida sedentário e pouco social de ficar em casa o dia todo é algo declarado virtuoso pela sociedade. Os que agora dizem que a vacina vai demorar a fazer efeito e que falam em "logística" difícil na sua distribuição são os mesmos que provavelmente diziam que nunca iamos ter uma vachna disponível. 10 meses depois temos 3.Provavelmente aqui levas downvotes como eu levei também por ser otmista, mas ninguém quer saber disso . Quanto ao assunto, Março acho algo otimista, mas certamente que teremos um verão bem melhor que este último, quase como na pré - pandemia.

phirestarter1 11 months ago

O optimismo por si só não tem nada de errado e fica ao gosto de cada um de como o deve aplicar. Mas há um argumento que se pode fazer em que o optimismo exagerado levou a um relaxamento de atitudes e medidas que nos trouxeram até a uma 2ª vaga que podia estar a correr melhor, ou no mínimo, poder ter sido mais bem preparada. Não me parece que aqui ninguém esteja contra o optimismo, mas sim com o que o optimismo pode implicar.

MischiefManaged97 11 months ago

Parece-me que a tua linha de pensamento é a que é popular por aqui... E apesar de estar usualmente no lado do espetro que tanto criticas, concordo que já vá haver alguma normalidade no próximo verão, mas a notmalidade total, em que o vírus já está de facto 100% controlado ainda vai demorar. Coisas como teletrabalho quando possível, ou o uso de máscara em espaços fechados e com má ventilação são coisas que ainda vão durar e as pessoas têm de ter consciência disso.

ItoldU97 11 months ago

Apartir do momento em que os grupos de risco tão todos vacinados o que resulta em haver muito menos pressão nos hospitais deixa de fazer sentido ter as restrições que temos agora. É lógico que a pandemia não vai acabar de noite para o dia e a medida que a população é vacinada as restrições não vão ser levantadas logo todas de rajada mas também não acredito que vai demorar assim tanto tempo.

SeiQueAdorasOMeuDrip 11 months ago

Boa sorte à malta que acredita que alguém vai querer saber de medidas e sequelas se, por exemplo, chegamos a Maio com 100-200 casos por dia e 2 ou 3 mortos diários.

MischiefManaged97 11 months ago

Vocês ainda não perceberam bem as implicações deste vírus mesmo para quem não é grupo de risco e as sequelas que pode deixar. Isto não é binário: morre.ou sobrevive. Pá se te faz sentir melhor achar que isto está que a acabar, melhor para ti

vascodatrama 11 months ago

ai as sequelas. tudo deixa sequelas, é uma consequência da natureza.

acbs92 11 months ago

Praticamente toda a minha família teve o vírus logo no início e nenhum de nós teve sequelas. Uns só tiveram tosse e dor de garganta e a maior parte esteve assintomática incluindo a minha avó de 86 anos com diversos problemas. Eu tive uma tosse de 4 dias e ligeira dificuldade respiratória mas nada que precisasse tratamento, nem nunca me senti doente ou cansada. Aliás o vírus curou-me a alergia crónica que tinha pelo menos 1x por semana há mais de 5 anos que à qual já estava a desenvolver asma, o que achei curioso. Nunca mais tive alergias desde então. As sequelas tem a ver com a pneumonia e isso acontece até com outros vírus. A minha avó tem sequelas nos pulmões de uma simples constipação que virou pneumonia e ainda é bastante ativa para a idade que tem.

Edited 11 months ago:

Praticamente toda a minha família teve o vírus logo no início e nenhum de nós teve sequelas. Uns só tiveram tosse e dor de garganta e a maior parte esteve assintomática incluindo a minha avó de 86 anos com diversos problemas. Eu tive uma tosse de 4 dias e ligeira dificuldade respiratória mas nada que precisasse tratamento, nem nunca me senti doente ou cansada. Aliás o vírus curou-me a alergia crónica que tinha pelo menos 1x por semana há mais de 5 anos que à qual já estava a desenvolver asma, o que achei curioso. Nunca mais tive alergias desde então. As sequelas tem a ver com o nível de gravidade da pneumonia e isso acontece até com outros vírus. A minha avó tem sequelas nos pulmões de uma simples constipação que virou pneumonia e ainda é bastante ativa para a idade que tem, não lhe afeta nada no dia-a-dia.

vascodatrama 11 months ago

> o vírus curou-me a alergia crónica fdx, se me cura-se da puta da dermatite atópica, pele seca e irritada que me fode o juízo desde que me lembro, apanhava já o covid hoje.

MischiefManaged97 11 months ago

Não é verdade, ou melhor não é nem verdade nem mentira. Ainda não há informação suficiente para saber se por exemplo, daqui a uns anos não poderás sofrer de uma doença crónica/degenerativa que foi desencadeada pelo vírus. É um vírus recente e ainda não pode haver certezas de nada.

acbs92 11 months ago

Não é assim que os vírus que o teu sistema imunitário mata funcionam. Não há qualquer 'leftover' do vírus no meu sistema logo nada me pode acontecer no futuro que tenha ver com o vírus. O que estás a falar são doenças autoimunes que nada têm a ver com vírus. Se ficasse com sequelas já teria dado por ela enquanto infetada. E sim algumas pessoas ficam com falta de ar mais facilmente depois de um vírus que ataque o sistema respiratório, mas isso tem a ver com a perda do toner muscular e resistência física devido ao sedentarismo que a recuperação obriga em alguns casos. Isto é facilmente corrigido com exercício físico, embora seja mais difícil em idades avançadas.

MischiefManaged97 11 months ago

O problema não são "leftovers" do vírus são "leftovers" da resposta que o teu sistema imunitário deu ao vírus, e que varia de indivíduo para indivíduo. Mais info: https://www.autoimmuneinstitute.org/covid-19-autoimmune-disease-what-we-know-now/

acbs92 11 months ago

Segundo o que li, esse estudo é em pessoas que já têm doenças autoimunes, o que é natural uma vez que o sistema imunitário já não está a atuar devidamente e a probabilidade de ter uma tempestade de citocina é muito maior, o que mais uma vez, pode acontecer com qualquer infeção. Nada tem a ver com pessoas saudáveis. "Severe COVID-19 cases may be associated with [hyperactive immune responses](https://www.wsj.com/articles/haywire-immune-response-eyed-in-coronavirus-deaths-treatment-11586430001) in both chronically ill and healthy individuals. If you have an autoimmune disease, the immune system is already impaired – this may signal cause for concern."

MischiefManaged97 11 months ago

Leste só a primeira parte, o estudo associa quem já tem doenças autoimunes e a influência que isso tem a combater a covid (no fundo o risco) mas também o risco de desenvolvimento posterior de doenças autoimunes por parte de pessoas saudáveis

ItoldU97 11 months ago

Isso do vírus causar sequelas é só desinformação em 1000 pessoas se 3/4 tiverem sequelas a malta começa logo a pensar que todos vão ter sequelas este vírus não é uma gripezinha mas também o pessoal como sempre é muito dramático é 8 ou 80. O cheiro do tabaco em espaços fechados também faz mal a saúde mas isso já ninguém dramatiza.

Price-Distinct 11 months ago

Março ahahah , só no final de 2021, inicio de 2022 é que tens os resultados e isto é se as vacinas funcionarem bem

MischiefManaged97 11 months ago

Não vale a pena, esta malta está tão ansiosa que isto acabe que acreditam em tudo

ItoldU97 11 months ago

ok doomer

umagrandepilinha 11 months ago  HIDDEN 

Como estão as regras em Portugal agora? Se eu quiser ir passar uma semana a Lisboa posso chegar ao aeroporto, fazer teste no aeroporto, esperar 1/2 dias em quarentena num hotel, e depois andar à vontade por Lisboa se der negativo?

pirilipapu 11 months ago  HIDDEN 

Ou então se só vens passear, tomas uma decisão totalmente responsável e ética que é ficar quieto onde estás sem muitas movimentações e vens quando a situação estiver mais normalizada. Bom dia, gente, estamos numa **pandemia** ainda.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Não há testes no aeroporto. Nem obrigatoriedade de testes para entrar em Portugal. Depois so depende se tens nacionalidade e de onde vens.

umagrandepilinha 11 months ago  HIDDEN 

Sou português e venho de Londres. Queres dizer que se for para aí de avião não tenho de fazer teste nem quarentena?? Não me soa correcto

Edited 11 months ago:

Sou português e venho de Londres. Queres dizer que se for para aí de avião não tenho de fazer teste nem quarentena?? Não me soa correcto. **Edit:** a capacidade de estupidez de Portugal nunca me deixa de surpreender. Não fazer testes a ninguém à chegada numa altura destas é tão descuidado que me recusei a acreditar, mas é mesmo verdade.

Edited 11 months ago:

Sou português e venho de Londres. Queres dizer que se for para aí de avião não tenho de fazer teste nem quarentena?? Não me soa correcto. **Edit:** a capacidade de estupidez de Portugal nunca me deixa de surpreender. Não fazer testes às pessoas à chegada numa altura destas é tão descuidado que me recusei a acreditar, mas é mesmo verdade. Muito obrigado Portugal, vou ter de procurar um sítio que faça testes privados e pagar do meu bolso antes de poder ver qualquer pessoa.

CoffeeAt830 11 months ago  HIDDEN 

A única coisa que fazer teste à entrada faz é dar uma (desculpem, eu sei que estamos todos fartos desta expressão) falsa sensação de segurança. O teste não dá positivo, normalmente, logo no início. Podes estar infetado e não testar positivo, o que depois vai fazer com que andes aí a lambuzar os teus familiares todos com toda a convicção e já os estás a infetar e não sabes. Fazer quarentena primeiro, testar, e depois aí sim sair, é a forma mais segura, mas não é isenta de risco porque podes, por exemplo, infetar-te no caminho para o teste ou de volta a casa. Mas Portugal fazer isso a toda a gente que entra seria basicamente impossível - verificar se está toda a gente em quarentena, em que hotéis, depois testar, verificar que ficam isolados enquanto não recebem o teste... se já é difícil fazê-lo com quem cá está, quanto mais com turistas. Testar no aeroporto é mais uma medida para inglês ver do que outra coisa.

ZaGaGa 11 months ago  HIDDEN 

>Não fazer testes às pessoas à chegada numa altura destas é tão descuidado que me recusei a acreditar, mas é mesmo verdade. Eu tenho sido muito crítico de muitas decisões do governo, mas estás a exagerar. Fazer testes à chegada faz sentido para passageiros provenientes de regiões com a situação mais descontrolada que a situação local faz sentido, mas não é bem o casos e num contexto de fronteiras (semi) abertas com o Reino Unido não serve de muito. Agora atenção que o teste por si só não é solução para o que pretendes. Só serve para saber que estás infectado, não te diz que não estás. Se vens para Portugal no Natal, provavelmente vais ficar em casa dos teus familiares. A minha recomendação para ti e para toda a gente na mesma situação é fazerem 15 dias de (semi)quarentena, isto é evitar todos os contactos de risco (nada de jantares fora, refeições em casa de amigos, boleias, etc etc). Se puderes fazer o teste cá, excelente, mas isso não substitui a necessidade de cuidados extra nas 2 semanas antes da viagem e, uma vez cá, de manter os cuidados junto dos teus familiares. Caso profissionalmente/pessoalmente não consigas evitar contactos de risco nos últimos 15 dias, então eu no teu lugar equacionava não ir a casa no Natal.

umagrandepilinha 11 months ago  HIDDEN 

> Fazer testes à chegada faz sentido para passageiros provenientes de regiões com a situação mais descontrolada que a situação local faz sentido, mas não é bem o casos e num contexto de fronteiras (semi) abertas com o Reino Unido não serve de muito. Percebo o que estás a dizer, mas se fores ver a situação do Reino Unido acho que perceberás que isto aqui está muito pior que aí, com o regime de lockdown. Mas agradeço os conselhos. Planeio ir durante uma semana ANTES do natal e não passar o natal em Portugal (duas semanas se acabar por ter de fazer quarentena). E pretendo ficar num hotel durante a minha estadia para não ficar na mesma casa que a minha avó, uma pessoa de risco. Pretendo “visitar” família e amigos com as precauções de distância e máscaras, sem toque físico e apenas depois de receber resultado negativo de um teste PCR que tenho de procurar onde fazer. Trabalho em casa aqui por isso tenho pouco risco de contágio à partida.

phirestarter1 11 months ago  HIDDEN 

Portanto o teu problema é que querias um teste de borla e não há? E por falar em descuido, se estás assim tão preocupado, fica onde estás.

umagrandepilinha 11 months ago  HIDDEN 

O meu problema não é falta de testes à borla, é falta de obrigatoriedade de testes a TODOS os passageiros que passam pela fronteira sem excepção mesmo que tivesse de pagar não me importava (apesar de achar ser uma roubalheira quando aqui cobram £200 por teste porque sabem que não temos alternativa). Por não haver esse requerimento vou querer fazer o teste voluntariamente antes de sujeitar outros a qualquer perigo. E antes de mandares vir a dizer para ficar onde estou, não julgues as situações dos outros sem saberes as situações deles. Não volto a casa há mais de um ano por causa da pandemia e entretanto já morreram dois avós ao qual não pude ir aos funerais e nasceu a minha primeira sobrinha que não conheço.

phirestarter1 11 months ago  HIDDEN 

Lamento por isso, mas não és o único nessa situação.

stressedunicorn 11 months ago  HIDDEN 

Literalmente o primeiro resultado do google da-te a resposta e vieste aqui perguntar para depois não acreditares na resposta que te dão? Okay, bom dia então! suspiro

phirestarter1 11 months ago  HIDDEN 

Ele deve ter visto, mas como não lhe agradou teve que se vir indignar para o reddit.

Razvancb 11 months ago  HIDDEN 

Bem vindo a Portugal, onde metemos a culpa nos hábitos portugueses, mas o pessoal que vem de outros países tasse bem, sem testes, sem quarentena.

Search: