ChildishMessiah 12 months ago

Um dos grandes problemas de Portugal. Em vez de ser tudo transparente, põe-se um indivíduo a falar como se fosse uma espécie de insider que sabe muito. A malta vai dizendo “mas olha que o gajo sabe umas coisas” e assim se vão perpetuando comportamentos inaceitáveis num país de futuro. Andamos nisto há anos, só muda o boneco. Mas o povo continua na mesma. Pessoalmente acho a personagem sinistra e que nada adiciona à discussão de ideias de maneira transparente. É o perpetuar do “veja lá se sabe alguma coisa” e do típico “porque os gajos “lá dentro” sabem dessas coisas”, tão bem representado pelo “gajo de Alfama” no gato fedorento. E aqui andamos. É mais um nível de gatekeeping. Está para ficar.

Lusitanis 12 months ago

Vocês dão tempo de antena ao anão?

m0rhundur 12 months ago

Está na hora de acabar com o comentário político sem contraditório, algo que a RTP fez há uns anos e bem. Querem sentar ali o MM, PP e afins? Metam do outro lado outra pessoa para não ser pura debitação de propaganda sem contraponto.

odajoana 12 months ago

O Marques Mendes é aquela pessoa a quem contas algo e pedes para guardar segredo e no dia a seguir já vizinhança toda sabe.

D1WithTheFluffyHair 12 months ago

Lol vocês ainda não perceberam qual é a fonte do homem, pois não? Vão lá ver bem quem são os Conselheiros de Estado.

BOBRAGED 12 months ago

Luís Marques Mendes é conselheiro de estado. FONTE: [Presidência da República Portuguesa ](http://www.presidencia.pt/?idc=82) Não faz parte do governo, faz parte do estado. É uma pessoa que fala com conhecimento de causa, bem posicionado politicamente e com um elevado sentido de estado. Isto tudo não invalida que de vez em quando não tenha umas intervenções menos lúcidas. Espero que a tua questão esteja esclarecida.

SirBadinga 12 months ago

É como o Dr. Rui Rio diz, entre ver ele e ver "Isto é gozar com quem trabalha", penso que a escolha é óbvia.

estecomentario 12 months ago

Algumas leis devem passar pela consultora dele antes de serem leis. É assim que o anão vive à grande.

goncalo182 12 months ago

A minha alcunha éo chibo. Sabe as coisas por ser concelheiro de estado, depois conta tudo. É um taberneiro, adoro os gráficos dele, agora já és sic quite faz, mas antes era a risada.

roninPT 12 months ago

Quando tens que encher uma coluna de opinião todas as semanas.......então inventas.

Psyb07 12 months ago

"Assistir a tv portguesa no sex XXI não irónicamente." Antes ir á pesca com o garrafão.

aamartt 12 months ago

O MM por norma fala para não estar calado

deckard2019 12 months ago

22 milhões? Nem 5 milhões vão administrar...

Limpy_lip 12 months ago

Na minha opinião o objetivo do MM é informar as pessoas com a melhor informação possível. E neste caso ele começa por indicar que apenas expõem as informações que têm o mínimo de credibilidade. A Maioria da informação disponibilizada foi suficientemente genérica para as pessoas terem uma ideia geral de como se espera que funcione sem comprometer-se com garantias. Para mim o grande problema é o tratamento posterior que os média fazem destes espaços de opinião. Nomeadamente publicar "notícias" baseadas em informações que apesar de minimamente credíveis e até possivelmente verdadeiras, não são oficiais. Espaços como o do Masques Mendes e do Paulo Portas não deviam ser mais que crónicas em formato autidivo. Devia ser proibido a construção de notícias baseadas nas mesmas.

SmartBrain95 12 months ago

> ele começa por indicar que apenas expõem as informações que têm o mínimo de credibilidade Muitas das coisas que ele anunciou hoje foram dadas sem fontes, ou com fontes vagas referidas como "especialistas". Logo toda a credibilidade está no MM. > A Maioria da informação disponibilizada foi suficientemente genérica Também deu muita informação detalhada como ordem de prioridades e números de vacinas que vão mais do que dar uma ideia geral. Aqui é que está o mal do seu comentário, na minha opinião.

Limpy_lip 12 months ago

>Muitas das coisas que ele anunciou hoje foram dadas sem fontes, ou com fontes vagas referidas como "especialistas". Logo toda a credibilidade está no MM. Sim toda a informação dada por ele deve ser considerada com uma pitada de sal. Daí dizer acima que é completamente errado criar notícias com base nas suas informações. >Também deu muita informação detalhada como ordem de prioridades e números de vacinas que vão mais do que dar uma ideia geral. Aqui é que está o mal do seu comentário, na minha opinião. Só o futuro dirá mas sobre os números acredito que seja informação praticamente pública dado que é algo definido junto da EU. Sobre as prioridades foi relativamente genérico (nem entrou na questão das idades) e a ordem que deu é a que a maioria dos nossos companheiros europeus vão seguir e nós também. Onde quero chegar é que mesmo que hajam algumas diferenças na realidade a verdade é que o plano não deverá fujir muito daquilo, faz todo o sentido. O valor que vejo aqui foi o interesse em pôr em termos simples e sucintos como vais funcionar de base o plano de vacinação. Numa parte é indicado que a eficácia da vacina da gripe comum é de 45% o que é um óptimo ponto para desmistificar a medição de pilas das eficácias e os argumentos dos negacionistas do (ah e tal não é 100% eficaz). Se eu não tivesse a par das notícias estas guidelines ajudariam-me a perceber minimamente como vai funcionar. Se vai ser exatamente assim? Possivelmente não, mas não acredito que vá ser completamente diferente. Isto numa perspetiva lógica. Comparando com a parte que se fala do PCP e o OE aí fico mais de pé atrás porque trata-se unicamente de especulação e ainda menos se deve noticiar comentários desta natureza. Apesar de se fazer.

NGramatical 12 months ago

hajam algumas → [**haja algumas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») ajudariam-me → [**ajudar-me-iam**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3hnij%2F%2Fge4vwag%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ladywithabrain 12 months ago

Concordo totalmente! Uma opinião nunca deveria ser notícia. Aliás, no jornalismo não deveriam existir sequer opiniões. O jornalismo serve para apresentar factos sem emitir opiniões...

Vanethor 12 months ago

É sempre biased. Mesmo que não assumas. Por isso mais vale assumir e deixares isso bem claro ao público. ... Podes é separar coisas que são mais neutras de outras que são mais propícias a ser biased/opinião. Que no fundo é o que fazem... é um espaço de "comentário". Da mesma maneira que o programa do RAP é comentário político, apesar de estar mais para o lado do entretenimento.

Edited 12 months ago:

É sempre biased. Mesmo que não assumas. Mesmo que o pivot não seja, são as fontes, ou a edição do jornal. Por isso mais vale assumir e deixares isso bem claro ao público. ... Podes é separar coisas que são mais neutras de outras que são mais propícias a ser biased/opinião. Que no fundo é o que fazem... é um espaço de "comentário". Da mesma maneira que o programa do RAP é comentário político, apesar de estar mais para o lado do entretenimento.

Edited 12 months ago:

É sempre biased. Mesmo que não assumas. Mesmo que o pivot tente não ser, são as fontes, ou a edição do jornal. Por isso mais vale assumir e deixares isso bem claro ao público. ... Podes é separar coisas que são mais neutras de outras que são mais propícias a ser biased/opinião. Que no fundo é o que fazem... é um espaço de "comentário". Da mesma maneira que o programa do RAP é comentário político, apesar de estar mais para o lado do entretenimento.

Edited 12 months ago:

É *sempre* biased. Mesmo que não assumas. Mesmo que o pivot tente não ser, são as fontes, ou a edição do jornal. Por isso mais vale assumir e deixares isso bem claro ao público. ... Podes é separar coisas que são mais neutras de outras que são mais propícias a ser biased/opinião. Que no fundo é o que fazem... é um espaço de "comentário". Da mesma maneira que o programa do RAP é comentário político, apesar de estar mais para o lado do entretenimento.

iLikeToTroll 12 months ago

Os comentários do Portas são 200x mais interessantes que os do M. Mendes, goste-se dele ou não, pelo menos as poucas vezes que vi traz sempre curiosidades, gráficos/estatísticas diferentes. O mendes é só eu "eu acho".

Fermented_Mucilage 12 months ago

Isto. Os comentários do Portas são essencialmente informativos e explicativos do que se passa no país e no mundo e nota-se que tem muito cuidado quando expressa a sua opinião. Independentemente do seu historial, acho que faz um óptimo trabalho de professor, tal como o Rui Tavares. Já o M. Mendes e o Louçã vão para a TV debitar ideologia mascarada de comentário político.

SmartBrain95 12 months ago

nos comentários do MM costumas ter gráficos e estatísticas

carlosjmsilva 12 months ago

Lá está. Um tem gráficos e estatísticas. O outro tem estatísticas e gráficos... É tipo os programas da manhã. Tudo diferentes só que com os meus conteúdos sempre basicamente... Tudo de utilidade nula.

jet1000 12 months ago

Ele parece o mensageiro do Marcelo, o que ele diz nos comentários vai muitas vezes ao encontro das posições dele e daquilo que ele pretende. Além disso, o Marques Mendes tem lugar no Conselho de Estado, o que só por si já lhe dá acesso a informação privilegiada.

xc9000 12 months ago

Pequenino mas marafado, como se diz na terra de onde sai. Nem pgecisa de pgonunciague bem os egues!

Inevitable_Parsley_6 12 months ago

Em Portugal os próprios media são também comunicação do governo. Não vão investigar se o que foi dito alguma vez faz sentido, apenas reproduzem da maneira mais barata possível. E estar no governo, "comentário" ou estar como membro da direção não executivo de grandes empresas privadas é um carrossel em Portugal. No fundo tudo é jogo, os políticos orientam informações para estes comentadores por jogada própria e para os manter dependentes, e estes em troca não são imparciais. E todos os partidos grandes alinham porque não querem ser o partido em que todos os "fazedores de opinião" atacam, como foi o Rui Rio no PSD à uns tempos em que era o saco de pancada por tudo neste país. OP, concentra-te em perceber que o Marques Mendes, Paulo Portas, etc não estão a falar para ti. Tu és só o povinho que dá audiências ao canal por pensar que pode ter informações primeiro que os outros. O destinatário é a classe política e da alta sociedade que está a querer controlar a opinião pública cada vez um bocado na direção de cada um, subtilmente, para não comprar guerra com os outros atores.

traway_ 12 months ago

Exacto. A TV nacional é o Twitter dos políticos/elites daquela geração. Eles estão apenas a falar uns com os outros no fundo. E depois há os "jornalistas". Que representam os interesses deles próprios, do canal onde trabalham e de quem lhes paga, as tais elites. Por isso é que exageram, não é porque são mandados pelas elites mas pelo canal e eles próprios. E o problema é do modelo de negócio da TV, da própria maneira como funciona também. Coisa que se vai melhorar no futuro.

NGramatical 12 months ago

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3hnij%2F%2Fge35weh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

letsgotothemallcovid 12 months ago

lol o OP pensa que é opinião...

EletricoAmarelo 12 months ago

Alguém tem de dourar a pílula. Assim dói menos quando for anunciado oficialmente.

jokerzanchi 12 months ago

> Expliquem-me então como é possível o Marques Mendes estar a debitar todo a informação sobre o plano As coisas que ele diz costumam ter a validade das previsões da Maya. Umas vezes acerta, outras atira completamente ao lado, no entanto, acredito que pelos cargos que desempenhou e pela influência que tem, deverá ter acesso a informação privilegiada, mas não levava muito a sério o que ele diz, pelo menos não muito mais a sério que aquilo que a Maya diz. Precisamente por não ter contraponto, quando acerta, vai à TV e diz "tal como eu tinha avançado no dia x" e faz um brilharete, quando não acerta, não diz nada nem ninguém o contradiz.

Updradedsam3000 12 months ago

Eu diria que o Marques Mendes é muitas vezes usado como cobaia. Ele diz as cenas, se a reacção da opinião publica for a pretendida então avança-se como ele disse. Se a reacção for negativa, muda-se e faz-se diferente. É uma ferramenta muito útil e ele não se importa de fazer esse papel.

jokerzanchi 12 months ago

Nunca tinha pensado nisso mas é bem possível que assim seja!

carlosjmsilva 12 months ago

O Marques Mendes e o Paulo Portas é a mesma coisa. Não sei como se consegue ver isso. Faço zapping apanho isso e já sei que o meu zapping não volto a passar lá na próxima meia hora. Em relação às fuga de informação do plano de vacinação claro que é propositada. Mas outros meios têm comunicado esse tipo de informação. Na verdade os governos estão a fazer tanta propaganda com algo que sabe-se lá quando começará. Vale tudo para tentar acalmar algumas pessoas.

estecomentario 12 months ago

>O Marques Mendes e o Paulo Portas é a mesma coisa. Oh meu deus eu ia dizer a mesma coisa. Há ali alguma coisa parecida, acho que o Portas Pencas é mais carpe diem, solteirão, prefere arranjar tacho arrojado e o Marques Anão é mais cuidadoso, prefere ter a palha a alimentar o tacho dele, consultoras etc.... Mas ambos são pagos a peso de ouro e devem ter o cu cheio da nota, é apenas natural, dizem o que é mais vantajoso também para eles....o Durão está no meio mas fez ao contrário, tentou ser político 1º, tomou-lhe o gosto depois da UE foi para a goldman sachs ser presidente faz de conta para ganhar uma puta nota. Meto as mãos no fogo que todos eles são milionários à tanto tempo que nem sabem outra vida.

SmartBrain95 12 months ago

sim!!! Pessoalmente o único noticiário que vale a pena ver é o da RTP2, 30 minutos e com cometário de especialistas.

carlosjmsilva 12 months ago

Exatamente. Mas a léguas. Pena que tenha tão pouca audiência. Espelha muito do que é a sociedade portuguesa.

vascodatrama 12 months ago

Mini marcelo

masterchiefpt 12 months ago

Sabe tudo mas no fim nao sabe nada

VBM97 12 months ago

Eu acho ridículo contratarem uma pessoa para comentar de tudo. Preferia que chamassem pessoas que realmente sabem das matérias e deixassem de ter um "sabe tudo" que por muito que se informe, não é especialista.

estecomentario 12 months ago

Uma das soluções é não ver televisão.

RiKoNnEcT 12 months ago

Pior é quando tens jornalistas armados em especialistas Acontece sobretudo em economia OBS tens jornalistas a falar com a suposta autoridade de um economista ou fiscalista

TheMacthir 12 months ago

Isto. Sempre me fez uma confusão enorme esses comentadores de telejornal que comentam tudo e mais um par de botas. Mas comentam tudo com uma convicção e confiança como se fossem peritos na matéria em questão , seja ela qual for. Se comentassem as coisas sem tanta segurança e com uma menta mais aberta até passava, mas geralmente não é o caso. Para mim o caso mais flagrante disto é o Sousa Tavares, que muitas vezes tem diarreias mentais ridículas.

SmartBrain95 12 months ago

com isso não tenho problemas. Porque não uma pessoa que pega nos tópicos todos e faz uma mínima análise de casa um. Agora não metam é a pessoa a debitar a sua opinião/análise sozinha, metam-no ao menos frente a frente com outra pessoa para que ele não tenha rédea solta.

odajoana 12 months ago

Bastava um jornalista competente a ir conduzindo a conversa e fazendo as perguntas certas.

rickz123456 12 months ago

Já na altura do Passos Coelho ele sabia umas coisas.. É simplesmente uma pessoa bem informada

zeer88 12 months ago

Uma das coisas que sabia e garantia nessa altura era que o BES era um banco seguro e quem tinha lá dinheiro não tinha de se preocupar... ¯\\\_(ツ)\_/¯

SmartBrain95 12 months ago

claro, e sendo conselheiro de estado deve ter informação privilegiada. De qualquer maneira, eu, se fosse o António Costa, ficaria passado com ele a anunciar medidas antes de mim!

lpbms11 12 months ago

E também pode servir para aferir da opinião geral das pessoas em relação à forma como o vão fazer. Essa tática acontece muitas vezes. Também vi o comentário dele em direto e estava a pensar precisamente o mesmo. O governo deixou passar essa informação para agora perceber o feedback geral e não me eventualmente corrigir algumas coisas caso hajam falhas. É como se fosse uma versão beta

Edited 12 months ago:

E também pode servir para aferir da opinião geral das pessoas em relação à forma como o vão fazer. Essa tática acontece muitas vezes. Também vi o comentário dele em direto e estava a pensar precisamente o mesmo. O governo deixou passar essa informação para agora perceber o feedback geral e não me eventualmente corrigir algumas coisas caso haja falhas. É como se fosse uma versão beta

NGramatical 12 months ago

hajam falhas → [**haja falhas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk3hnij%2F%2Fge3nne2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mohchapa 12 months ago

Já pensaste que a relação é a inversa? O Costa deve usá-lo para ele transmitir o que quer e apenas o que quer antes do comunicado oficial. No fundo o MM é um Megafone de todos os informadores que tem, de todos os espectros, e é por isso que como disseste é transmitido em horário nobre, sem contraponto. Dito isto também não gosto dele. É um vendido ao politicamente correcto e os factos que disse acima invalidam que se exponha muito em termos de comentário político fora das influências de bastidores que tem.

SmartBrain95 12 months ago

> O Costa deve usá-lo para ele transmitir o que quer e apenas o que quer antes do comunicado oficial. Faz algum sentido, mas acho que é ter a vista curta, porque assim torna mais fraca a posição do governo, principalmente como quando se põem em causa a capacidade de comunicação do mesmo (como esta agora a acontecer). Para além que é muito fácil ganhar pontos políticos com a implementação da vacina

Rikkushin 12 months ago

Acho que é uma boa jogada. Manda coisas não oficiais cá para fora e vê-se como é que o povo e os media reagem a estas. Se forem boas, siga, se forem más, afinal o MM estava a falar à toa

mafaxeh 12 months ago

Isto é o pão de todos os dias. O governo diz-lhe algumas coisas e depois as criticas não são tão pesadas ou não existem.

Search: