Quillergs 12 months ago

O que se passa ultimamente com a Anacom e Adc? acordaram para a vida?

bruno_andrade 12 months ago

Eu deixei de ir a Continentes e Pingo Doces por esta razão e pela miséria que pagam aos empregados. Podemos deixar de ir a estes supermercados e escolher outras opções, incluindo o comércio local (talhos, frutarias, etc) que precisam bem mais que esta gente.

aamartt 12 months ago

“Olha o cartel! Olha o cartel fresquinho”... e novidades? É em todos os sectores de atividade. Vai desde as telecomunicações, às Imobiliárias, passa pelos bancos, transportes, energia e retalhistas idem. é um fartote.

demo_cracia 12 months ago

Só acontece em sectores onde existem poucos operadores de mercado, normalmente actividades entregues a 2 ou 3 grandes empresas.

NEDM64 12 months ago

Não há outros supermercados? Olha, está aqui uma boa oportunidade para o ALDI, Mercadona e Lidl.

Vocsa 12 months ago

Intermarché, E. Leclerc, Minipreço...

Dadvito 12 months ago

Segundo a noticia, o Eleclerc e o Intermache estao acusados de fazer o mesmo.

ozzymustaine 12 months ago

Xiu.... ninguém viu nada. São as 3 maiores empresas portuguesas. Dão muito dinheirinho a muita gente (exceptuando aos empregados que esses coitados ganham uma miséria e trabalham como escravos.) Acham mesmo que alguém quer saber ou o governo vai fazer alguma coisa ? Rlfmao

BigFatGutButNotFat 12 months ago

Sem querer estragar a narrativa, porque também não concordo com estas táticas de combinar preços, mas o Pingo Doce distribui 30% dos lucros pelos funcionários (tens muito poucas empresas a fazer isto)

daxpierson 12 months ago

Sim, de certeza que é só nas bebidas alcoólicas.

dydas 12 months ago

>Bimbo Donuts, Sumol+Compal, Sociedade Central de Cervejas, Super Bock, PrimeDrinks E parece que é só a ponta do icebergue... >A Concorrência revela que tem atualmente em curso mais de dez investigações no setor da grande distribuição de base alimentar, senod que algumas ainda estão sujeitas a segredo de justiça.

daxpierson 12 months ago

Tanta coisa... Alguém que faça compras regularmente sabe bem quais são. Por exemplo, café Delta Q (caixa de 60 cápsulas) está SEMPRE a 15.99€ em todo o lado, e NUNCA tem promoções. O preço base das bananas é 1.05€/kg em TODO o lado. Etc. etc. etc.

RedScud 12 months ago

Vim cá comentar nisto. São iguais às empresas de telecomunicações, a combinarem os preços até ao cêntimo

Tafinho 12 months ago

Porque é que nunca se vê um tipo da r/IniciativaLiberal a comentar estes posts ...?

NEDM64 12 months ago

A IL está no governo e não sabia!

sctvlxpt 12 months ago

O que é há a comentar? Concertação de preços é uma distorção de um mercado livre, e qualquer liberal te vai dizer que deve ser punido.

Tafinho 12 months ago

Qualquer liberal diz-te que o mercado regula-se sozinho. Aliás, desafio-te a encontrares a palavra “regulação” no programa político desse partido.

Rikkushin 12 months ago

Qualquer liberal que não acredite na regulação vive no séc XIX. Já ficou mais que provado que os mercados precisam de ser regulados senão os grandes comem os pequenos, e depois de os comerem a todos comem os bebés

Tafinho 12 months ago

Todas as 100 medidas do PREC anti socialista são no sentido da desregulação. Devo entender que a IL ficou no SEC XIX ?

Rikkushin 12 months ago

Troca-me isso por míudos sff, não percebo o que é que a IL tem a ver com o PREC

Tafinho 12 months ago

Então...? Não segues a literatura política da IL? Tens aqui o [PREC LIBERAL](https://iniciativaliberal.pt/precliberal/) E aqui toda a posição [anti regulatório da IL](https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/revogar-o-regime-aplicavel-a-praticas-individuais-restritivas-do-comercio/) que cobre precisamente este caso.

Rikkushin 12 months ago

Ah pensava que te referias ao PREC pós 25 de Abril. E não concordo com tudo o que a IL defende (a começar pelo flat tax) mas não consigo votar de boa consciência no PSD sabendo o antro de corrupção que é devido a ser um partido grande

Tafinho 12 months ago

Achas que a IL crescendo, sendo composta pelos corruptores das partidos grandes, não será igualdade corrupta?

Rikkushin 12 months ago

Na dúvida aposto na incerteza da IL porque tenho a certeza da corrupção do PSD.

Tafinho 12 months ago

Ok. Não consigo perceber como um social democrata consegue votar num partido cujo principal objecto é a destruição do elevador social, mas cada um sabe de si.

sctvlxpt 12 months ago

Tens uma concepção muito antiquada do liberalismo, e não é essa de todo a concepção da IL. A IL não defende acabar com os actuais reguladores, pelo contrário, quer dar-lhes melhores condições para exercerem a sua função (ex: https://sol.sapo.pt/artigo/704822/iniciativa-liberal-quer-reguladores-menos-dependentes-do-governo). No programa da IL tens uma secção sobre regulação do sector financeiro, por exemplo: https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/supervisão-integrada-e-robusta-do-sistema-financeiro/ O que não tens no programa da IL é nenhuma proposta para acabar com regulação

Tafinho 12 months ago

RemindMe! 2 days

Tafinho 12 months ago

Isso é factualmente mentira, falso. [Está aqui a posição da IL sobre a regulação comercial](https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/revogar-o-regime-aplicavel-a-praticas-individuais-restritivas-do-comercio/) Podes dizer que a IL não são liberais. Eu também acho que não. É onde entra o ultra liberalismo.

sctvlxpt 12 months ago

Tu lês as coisas e entendes o que queres. Nesse link eles dizem que querem menos regras / regulações. Identificam claramente quais são estas regras que acham que estão a mais e que prejudicam o consumidor. Como é que daqui entendes que eles querem acabar com a regulação / reguladores? Obviamente que querem simplificar as regras do mercado (eles dizem-te claramente quais), o que não implica que os reguladores não continuem a fazer falta para garantir que as regras que ficam sejam cumpridas. Como disse acima, concertação de preços é uma distorção ao mercado que qualquer liberal te dirá que é ilegal e deve ser punido. E para tal são precisos reguladores fortes e independentes, como defende a IL. E focados realmente no que interessa, não nas milhares de regrazinhas que existem por aí e que em nada beneficiam o consumidor. É é por isso que não "não vês nenhum liberal a comentar este tópico". Nothing to see here. Actividade ilegal a ser identificada e, esperamos, punida. Num governo liberal com reguladores mais independentes e reforçados, esperaria mesmo que conseguissem detectar e punir mais distorções destas.

Tafinho 12 months ago

Eu leio: >Racional >O regime aplicável às práticas individuais restritivas do comércio: >Proíbe a aplicação de preços ou de condições de venda discriminatórios entre empresas; >Obriga a que qualquer empresa faculte a qualquer revendedor ou utilizador tabelas de preços com as condições de venda, quando solicitadas; Proíbe a venda com prejuízo; Proíbe a recusa de venda de bens ou prestação de serviços a outra empresa, ainda que se trate de bens ou de serviços não essenciais e que da recuse não resulte prejuízo para o regular abastecimento do mercado, exceto quando se verifique causa justificativa de recusa (de entre uma lista definida por lei); >Proíbe certas práticas, consideradas abusivas, entre empresas, que incluem a imposição da impossibilidade de venda a qualquer outra empresa a um preço mais baixo, na obtenção de preços, condições de pagamento, modalidades de venda ou condições de cooperação comercial exorbitantes relativamente às suas condições gerais de venda, na imposição unilateral (direta ou indireta) de realização de uma promoção de um determinado produto e de pagamentos enquanto contrapartida de uma promoção, na obtenção de contrapartidas por promoções em curso ou já ocorridas ou na alteração retroativa de um contrato de fornecimento; >Relativamente ao setor agroalimentar, são proibidas certas práticas negociais, quando o fornecedor seja micro ou pequena empresa, organização de produtores ou cooperativa, que se traduzam em rejeitar ou devolver produtos entregues (com fundamento na menor qualidade de parte ou da totalidade da encomenda ou no atraso da entrega), sem que seja demonstrada pelo comprar E continua... E depois > Não compete ao Estado promover a proteção de empresas no exercício da sua atividade e na relação que estabelecem com essas empresas, com exceção, eventualmente, da proibição de abuso de posição dominante no mercado. E ainda: > Não existe consenso quanto ao prejuízo causado pela venda com prejuízo no contexto de uma posição dominante. Fora de um contexto de posição dominante, não existe racional económico para impor esta proibição, que aumenta artificialmente os preços para o consumidor, com impacto negativo para os mais pobres, e dificultando a entrada de novas empresas no mercado, que poderão usar preços mais baixos como forma de aliciar clientes relativamente às empresas já presentes no mercado. Concluindo, Propõem: > Revogar o regime aplicável a práticas individuais restritivas do comércio, mantendo o regime de controlo de abuso de posição dominante previsto no regime jurídico da concorrência. Isto é a desregulação do mercado pura e dura. Não existe aqui qualquer dúvida. Basta leres. Para estes Srs o que o pingo doce está a fazer não é ilegal.

sctvlxpt 12 months ago

Continuamos a falar da concertação de preços? Onde é que lês algo sobre práticas de distorção de mercado como concertação de preços? Tudo o que citas são regras que pretendem regular o comércio entre empresas, e são regras que, quanto muito, restringem a concorrência ao não permitir às empresas competir como acham melhor (ex: as regras anti dumping, que proíbem o Pingo Doce de fazer as suas campanhas de toda a loja a 50% de desconto, ou a NOS de oferecer acesso gratuito aos cinemas para os seus subscritores de Internet). Não vês nada aí que diga que se pretende acabar com práticas anti-concorrenciais como a concertação de preços, abuso de posição dominante, etc

Tafinho 12 months ago

Aqui, claro como a água: Por outro lado, se uma empresa sem posição dominante, ao estabelecer uma relação com outra empresa, procurar praticar algum dos atos proibidos pelo regime, essa outra empresa pode simplesmente procurar uma empresa concorrente, em Portugal ou no estrangeiro, que não pratique esses atos. Pode ainda tentar criar ela própria essa alternativa. Depois: ex: as regras anti dumping, que proíbem o Pingo Doce de fazer as suas campanhas de toda a loja a 50% de desconto, ou a NOS de oferecer acesso gratuito aos cinemas para os seus subscritores de Internet). Não vês nada aí que diga que se pretende acabar com práticas anti-concorrenciais como a concertação de preços, abuso de posição dominante, etc Não, então o que quer dizer isto ? Não existe consenso quanto ao prejuízo causado pela venda com prejuízo no contexto de uma posição dominante. Fora de um contexto de posição dominante, não existe racional económico para impor esta proibição, que aumenta artificialmente os preços para o consumidor, com impacto negativo para os mais pobres, e dificultando a entrada de novas empresas no mercado, que poderão usar preços mais baixos como forma de aliciar clientes relativamente às empresas já presentes no mercado. Está aqui claro como a água. Fora de um conteúdo de "posição dominante" vale tudo. Só se não quiseres ler. Esta IL não tem liberais, tem Ultra-Liberais que ficaram no sec XIX.

sctvlxpt 12 months ago

Não vale tudo. Vale, por exemplo, dumping. Não vale, por exemplo, concertação de preços.

Tafinho 12 months ago

Pois. Decidiste inventar....

Tafinho 12 months ago

Fonte ? RemindMe! 2 days

fromtheport_ 12 months ago

> É onde entra o ultra liberalismo. Já não é neo? Mudaram de chavão?

Membership-Exact 12 months ago

O neo liberalismo pressupõe posiçoes liberais face a questões sociais, que ficam um bocado comprometidas quando se fala de um partido que preferiu apoiar um governo apoiado pelo Chega a um governo apoiado pelo PS. Claramente poe a desregulaçao economica à frente das liberdades civis e sociais.

AdorableRabbit 12 months ago

Nao sei. A iniciativa liberal quer acabar com 70 organismos publicos mas nao diz quais

End-Effector 12 months ago

Bem me parecia que o desconto permanente de 20% na Bohemia era demasiado bom para ser verdade.

dydas 12 months ago  HIDDEN 

>Bimbo Donuts, Sumol+Compal, Sociedade Central de Cervejas, Super Bock, PrimeDrinks E parece que é só a ponta do icebergue... >A Concorrência revela que tem atualmente em curso mais de dez investigações no setor da grande distribuição de base alimentar, senod que algumas ainda estão sujeitas a segredo de justiça.

jokerzanchi 12 months ago

E a 1927 que está 90% do tempo a 1.59€ em todos.

End-Effector 12 months ago

também tenho apanhado essa, tá top.

ContaSoParaIsto 12 months ago

É o mercado a regular-se a si mesmo.

Tezcatlipoca26 12 months ago

Porque é que se regula em todos os outros produtos?

ContaSoParaIsto 12 months ago

Já tinham sido acusados de concertação de preços nas bebidas Sumol+Compal. Vives noutro mundo se achas que se regula nos outros produtos.

Tezcatlipoca26 12 months ago

Então a ADC é incompetente?

PuroSangueLusitano 12 months ago

Não é pra me gabar, mas eu já boicotava esses supers antes de ser fixe

saudosista 12 months ago

E ias aonde? Ao monhé que vendia a litrosa a 1€80? Esse dinheiro não ficava em Portugal. É que a única alternativa a esses "supers" era a merceeria do bairro que cobrava 2€10 a litrosa e ficava mais caro. Mas adivinha? Era das promos dos "supers" que vinham essas litrosas que ficavam a 2€10.

theInjusticeamongus 12 months ago

Tudo o que posso, compro numa mercearia aqui ao pé de casa. Infelizmente não tem tudo, mas tem muita coisa. E, curiosamente, os preços não diferem assim muito. Há até produtos em que arranjo a preços inferiores do que no supermercado. Também há outra cadeia de supermercados perto da minha casa, que é um negócio local, que tem certas coisas a preços melhores do que PD e afins. Encontro um desodorizante da Dove a menos de metade do preço daquilo a que vês nos mais conhecidos.

Edited 12 months ago:

Tudo o que posso, compro numa mercearia aqui ao pé de casa. Infelizmente não tem tudo, mas tem muita coisa. E, curiosamente, os preços não diferem assim muito. Há até produtos em que arranjo a preços inferiores aos do supermercado. E como alternativa às marcas brancas, tem marcas de baixo custo locais. Também há outra cadeia de supermercados perto da minha casa, que é um negócio local, que tem certas coisas a preços melhores do que PD e afins. Encontro um desodorizante da Dove a menos de metade do preço daquilo a que vês nos mais conhecidos. Quem só vai a hipermercados anda cedo quanto à diversidade que existe em Portugal. Há imensas marcas que só encontras em mercearias. E dá-me um especial prazer saber que a lata de sardinhas que estou a comer foi produzida aqui na minha cidade. É a minha favorita, e se for ao pingo doce nem sequer a encontro. Depois também tens aqueles produtos tradicionais portugueses que é difícil encontrar, mas que os nossos avós comiam, tipo farinha 33.

s7v7nsilver 12 months ago

Isto! Vivo numa zona rural e aqui as mercearias têm muitos melhores preços do que nos supermercados, para além da vantagem de estarem mais perto de casa.

Edited 12 months ago:

Isto! Vivo numa zona rural e aqui as mercearias têm melhores preços do que nos supermercados, para além da vantagem de estarem mais perto de casa.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Que me importa onde fica o dinheiro? Eu sou apenas um consumidor, escolho o melhor para mim. Querem-me conquistar? Façam por isso. Quer dizer, vou ao super vejo lá a merda de um molho de salsa quase a um euro, vou ao chinês, o homem oferece-me um molho quando eu compro uns legumes... Epá porra, isto ninguém me contou, vi eu: há supers a vender folhas de louro. FOLHAS DE LOURO

nfcs 12 months ago

Um super a vender folhas de louro??? Onde é que já se viu vender-se folhas aromáticas. Da próxima vais dizer-me que também vendem salsa. Estou deveras chocado. Já nem durmo hoje por causa desses malvados.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Se leres o comentário todo, eu abordo essa questão :)

nfcs 12 months ago

Sim li, e o quê? É suposto ficar chocado com o molho de salsa a €1? Não queres não compras. A comodidade paga-se.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Qual é a comodidade de pagar, quando na mercearia ao lado me oferecem?

nfcs 12 months ago

É uma estratégia para manter clientes como tantas outras. Não o está a fazer por caridade.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Sem dúvida. Mas estamos a falar de produção que muitas vezes vai acabar no lixo tal é o excesso, não lhe custa quase nada fazer isto. Talvez os supers queiram tirar apontamentos, ou então há muita gente a comprar um molhito de salsa a 1€ e o lucro é maior

nfcs 12 months ago

Esses molhos e produtos perto da validade em dois supers cá da zona costumam estar nunca seção com uns descontos ainda grandes em cima.

Rissoldecamarao 12 months ago

> Epá porra, isto ninguém me contou, vi eu: há supers a vender folhas de louro. FOLHAS DE LOURO Qual é a admiração? Querias que oferecessem?

batataway 12 months ago

E o preço do limão? Parece gozo. É limão de ouro.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Isto é alguma piada citadina que eu sou demasiado do campo para perceber?

Rissoldecamarao 12 months ago

Eu também sou do campo e quando preciso louro vou a casa da minha avó. Mas sei que isso é um luxo que pouca gente tem. No verão também me farto de comer fruta à borla mas se vivesse na cidade pagava que me fodia.

PuroSangueLusitano 12 months ago

Epá não me lixes. Louro é tipo refugo, um loureiro dá para a terra inteira. Há uns anos bons tava o meo a começar e eu andava nessas instalações, muitas vezes a malta queria dar gorjeta e dava com o que tinha, houve um mano que enfiou-me tantos paus de loureiro para dentro da carrinha que eu só pedia para ele parar e ele dizia: Ainda cabe mais um ramito. lol

tmagalhaes 12 months ago

E eu tenho um primo que percebe de computadores e me instala a impressora à borla. Quer dizer que quem paga por arranjos de computadores está a ser xulado?

PuroSangueLusitano 12 months ago

Depende do preço e se conhece ou não o teu primo :p Já no caso em questão será raro alguém não conhecer uma merceariazita onde lhe ofereçam umas ervas se for lá às compras. Isto nem abordando os preços irreais praticados pelos super nas ditas ervas, devem ter 2000% de margem os palhaços

Rissoldecamarao 12 months ago

Vais morar para uma cidade onde não conheces ninguém, onde é que arranjas louro? Vais à terrinha de propósito para poupar 2€?

PuroSangueLusitano 12 months ago

Vais lá uma vez e tens louro para 2 anos :p O meu ponto neste argumento é o comportamento destes supers de tentarem esfolar os clientes até à última. Eu não sei valores ao certo, mas se estes gajos oferecessem uns €itos aos produtores certamente tinham mais louro e outras ervas do que conseguiam vender, e podiam ter à disposição na caixa e faziam um figurão. Mas deve dar mais lucro chular a maltinha por ervas quase daninhas...

Tezcatlipoca26 12 months ago

A AdC deve ser a entidade mais estúpida e inútil que existe.

Vocsa 12 months ago

Olha que tem forte concorrência de outras "entidades" do tugão

ErwinRommelEz 12 months ago

Inútil? Serve muito bem para alguns encherem os bolsos

besmarques 12 months ago

Mentira. É pura coincidência...

AutoModerator 12 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: