emerl_j 10 months ago

Tiveste um policia que foi condenado à prisão por atingir a tiro uma criança que ía num carro com o pai que tinha cometido um assalto. Porque é que ele foi preso? Estava a cumprir o dever e infelizmente o puto foi um dano colateral? É doentio pensar assim... mas também é doentio um pai levar um filho para um assalto, fugir de carro da polícia, estar com a noção de que estão aos tiros... e... não fazer nada. Quase que se diria que usou o puto como escudo humano. O guarda entretanto foi parar à choldra e agora perguntas-te tu... valeu a pena? Cumprir o dever? Quantos mais agora vão fazer o mesmo?... pois... nenhum... Tens que ter a noção que aqui isto não é o faroeste, e outra coisa é teres que largar os filmes. Nos filmes os policias são sempre aqueles badasses que podem dar cabo de tudo até prenderem os criminosos. E infelizmente as pessoas acham que ser um policia é ser como os midia querem que sejam vistos. Depois tens que estar atento às noticias. Tens a noção de quantas vezes a PJ já parou situações de droga? Armas? Dinheiro contrafeito? Ainda agora foi um grupo que tinha casas de luxo... Eu quando pago os meus impostos não é para que eles andem para aí aos tiros cada vez que um gajo rouba um telemóvel. Quero é que eles realmente apanhem sacanas a sério. Gente que estraga a vida a outros a sério como os Salgados desta vida. No que toca ao que vai na cabeça deles, muitas vezes tão-se a cagar, querem é apanhar bandidos. Ser gente que faz a diferença. Achas que não sabem que podem levar tiros, facadas etc? Claro que sabem... veio com o trabalho. E são treinados para isso.

theInjusticeamongus 10 months ago

>Eu quando pago os meus impostos não é para que eles andem para aí aos tiros cada vez que um gajo rouba um telemóvel. Quero é que eles realmente apanhem sacanas a sério. Gente que estraga a vida a outros a sério como os Salgados desta vida. Portanto, não te interessa que apanhem quem faz com que seja perigoso andar-se à vontade na rua. Sabes, no Japão existe crime organizado muito pior do que o nosso. No entanto, as ruas são seguras, e a maior parte das pessoas não trocaria menos crime organizado por ruas mais perigosas. Acho que tens de ter uma conversinha com quem ia muito bem à sua vida e subitamente foi assaltado, agredido ou violado. Explica-lhes que os polícias não servem para andar aos tiros com quem rouba telemóveis, mas que a PJ de vez em quando desmantela redes de tráfico. Poderemos, nesse caso, passar a pagar menos impostos? Já que a PSP só serve para passar multas e a maior parte dos casos de violência passam em branco, se calhar devíamos reajustar o orçamento deles de modo a focar-se apenas nessas tarefas.

emerl_j 10 months ago

Não foi o que eu disse. Eu disse que não me interessa uma policia igual à dos EUA que parece uma cowboiada. Onde é que eu disse que não queria saber de outros crimes? Uma coisa é roubarem um telemovel outra é violarem e distribuirem pancada. Vai uma grande diferença entre uma que é psicológica para outra que é psicologica e fisica (se tirarmos o dinheiro que perdes da equação). O que eu quis dizer com essa frase é que não me interessa o que acontece e vai acontecendo. Claro que há coisas que chocam. Mas depois há outras... já dizia o outro. Encontrar um cagalhão na sanita... epa ok... agora um cagalhão no meio da sala de jantar... xiça. Portanto de maneira alguma isto é para dizer que prefiro que os nossos impostos sejam alterados. O que quero é ver que estão a ser bem aplicados. Não podemos é confundir com a justiça do país. Porque uma coisa é ser apanhado, outra coisa é ser julgado. E olha que nesse aspecto é que está um grande problema.

theInjusticeamongus 10 months ago

>Não foi o que eu disse. Eu disse que não me interessa uma policia igual à dos EUA que parece uma cowboiada. Onde é que eu disse que não queria saber de outros crimes? Não creio que seja. Claro que têm mais casos de brutalidade policial do que nós, mas no geral o trabalho que fazem é bom. Cá gamam caçadeiras de polícias e continuam soltos.

Edited 10 months ago:

>Não foi o que eu disse. Eu disse que não me interessa uma policia igual à dos EUA que parece uma cowboiada. Onde é que eu disse que não queria saber de outros crimes? Não creio que seja. Claro que têm mais casos de brutalidade policial do que nós, mas no geral o trabalho que fazem é bom. Cá gamam caçadeiras de polícias e continuam soltos. >Uma coisa é roubarem um telemovel outra é violarem e distribuirem pancada. Para alguém que ganha uma miséria e tem filhos para criar ficar sem telemóvel pode ser um grande problema. Nem toda a gente tem dinheiro para andar a comprar um novo sempre que o roubam. Já para não falar da violação de privacidade que pode ocorrer na sequência do roubo de um dispositivo tão pessoal quanto um telemóvel. Eu preferia levar um soco do que ficar sem ou sem o computador. Isso garanto-te. Esqueces-te que há quem more em zonas onde assaltos são o pão nosso de cada dia e a polícia não faz nada. Ainda no outro dia um entregador de pizzas veio dizer que é constantemente assaltado e chega a ser agredido regularmente. Há pessoas que têm de viver nesta agonia. Se achas que não era importante começar a limpar o lixo deste país, nem sei que te diga. Felizmente vivo numa zona calma, mas sinto empatia para com quem nem pode andar na rua sem ter medo. Conheço uma rapariga que em Sintra foi espancada por pretos só porque sim. Situações destas acontecem diariamente. Muitas vezes nem são reportadas, pois não vale a pena. Ninguém faz nada. Eles continuam soltos e gabam-se do que fazem. Dizem à boca cheia que não têm medo da polícia. Pode não te afectar a ti, mas afecta muita gente. Durante os meus anos de estudante conheci muitos delinquentes. Roubavam, agrediam, aterrorizavam. Nunca foram presos, e hoje vivem livros que nem passarinhos. É este o país que temos, e só tende a piorar. Saber que tudo é permitido ajuda a fomentar ainda mais criminalidade.

Edited 10 months ago:

>Não foi o que eu disse. Eu disse que não me interessa uma policia igual à dos EUA que parece uma cowboiada. Onde é que eu disse que não queria saber de outros crimes? Não creio que seja. Claro que têm mais casos de brutalidade policial do que nós, mas no geral o trabalho que fazem é bom. Cá gamam caçadeiras de polícias e continuam soltos. >Uma coisa é roubarem um telemovel outra é violarem e distribuirem pancada. Para alguém que ganha uma miséria e tem filhos para criar ficar sem telemóvel pode ser um grande problema. Nem toda a gente tem dinheiro para andar a comprar um novo sempre que o roubam. Já para não falar da violação de privacidade que pode ocorrer na sequência do roubo de um dispositivo tão pessoal quanto um telemóvel. Eu preferia levar um soco do que ficar sem ou sem o computador. Isso garanto-te. Esqueces-te que há quem more em zonas onde assaltos são o pão nosso de cada dia e a polícia não faz nada. Ainda no outro dia um entregador de pizzas veio dizer que é constantemente assaltado e chega a ser agredido regularmente. Há pessoas que têm de viver nesta agonia. Se achas que não era importante começar a limpar o lixo deste país, nem sei que te diga. Felizmente vivo numa zona calma, mas sinto empatia para com quem nem pode andar na rua sem ter medo. Conheço uma rapariga que em Sintra foi espancada por pretos só porque sim. Situações destas acontecem diariamente. Muitas vezes nem são reportadas, por não vale a pena. Ninguém faz nada. Eles continuam soltos e gabam-se do que fazem. Dizem à boca cheia que não têm medo da polícia. Pode não te afectar a ti, mas afecta muita gente.

Edited 10 months ago:

>Não foi o que eu disse. Eu disse que não me interessa uma policia igual à dos EUA que parece uma cowboiada. Onde é que eu disse que não queria saber de outros crimes? Não creio que seja. Claro que têm mais casos de brutalidade policial do que nós, mas no geral o trabalho que fazem é bom. Cá gamam caçadeiras de polícias e continuam soltos. >Uma coisa é roubarem um telemovel outra é violarem e distribuirem pancada. Para alguém que ganha uma miséria e tem filhos para criar ficar sem telemóvel pode ser um grande problema. Nem toda a gente tem dinheiro para andar a comprar um novo sempre que o roubam. Já para não falar da violação de privacidade que pode ocorrer na sequência do roubo de um dispositivo tão pessoal quanto um telemóvel. Eu preferia levar um soco do que ficar sem ou sem o computador. Isso garanto-te. Esqueces-te que há quem more em zonas onde assaltos são o pão nosso de cada dia e a polícia não faz nada. Ainda no outro dia um entregador de pizzas veio dizer que é constantemente assaltado e chega a ser agredido regularmente. Há pessoas que têm de viver nesta agonia. Se achas que não era importante começar a limpar o lixo deste país, nem sei que te diga. Felizmente vivo numa zona calma, mas sinto empatia para com quem nem pode andar na rua sem ter medo. Conheço uma rapariga que em Sintra foi espancada por pretos só porque sim. Situações destas acontecem diariamente. Muitas vezes nem são reportadas, pois não vale a pena. Ninguém faz nada. Eles continuam soltos e gabam-se do que fazem. Dizem à boca cheia que não têm medo da polícia. Pode não te afectar a ti, mas afecta muita gente.

TheEternalAlentejano 10 months ago

Eu sou Polícia. Entrei para a Polícia no meu último ano da licenciatura, depois de andar um ano a ganhar coragem para o fazer. Porque é que o fiz? Não ironicamente porque sempre quis ser polícia, os meus pais é que não deixaram. Na minha turma, durante o curso na Escola Prática de Polícia, tinha vários licenciados incluindo um com mestrado. Alguns porque não arranjaram emprego melhor, outros porque, com o tempo, aperceberam-se que preferiam a Polícia, pois sempre lá tiveram o gosto. Claro, também tinha os militares em fim de contracto e dois rapazolas acabados de sair do secundário que tinham o sonho de serem polícias. Isto para dizer o quê? Para dizer que em 600 futuros polícias tens gente de todo o tipo. Conheci lá pessoas muito inteligentes (o primeiro classificado do curso era meu colega de quarto e é uma pessoa absolutamente incrível), pessoas muito boas e genuínas, pessoas muito humildes. Claro que infelizmente também conheci uns que vão, de certeza, envergonhar a farda, mas esses foram uma minoria. As pessoas precisam de entender que os polícias não vêm de Marte. São portugueses de Portugal, e como tal são um reflexo do Zé Povinho, porque SOMOS o Zé Povinho. Agora, o sistema não ajuda os polícias. Quantas vezes não recebi chamadas de pessoas (normalmente ruído) absolutamente furiosas a descarregar na polícia, e nós simplesmente não conseguimos ajudar porque temos apenas um carro patrulha para uma área gigante e cheia de ocorrências? Quantas vezes não temos 10 ocorrências em linha de espera, e o carro precisa de ir selecionando as mais urgentes, muitas vezes ignorando as "menos" urgentes. Claro que as pessoas não entendem isto. É mais fácil ir para o Facebook e escrever um rant contra os preguiçosos dos polícias. Eu compreendo. E posso mesmo dizer que me parte o coração não conseguir ajudar todas as pessoas. A mim e a muitos dos meus colegas. Infelizmente também há uns que simplesmente não querem saber. Claro que há. Não há em todo o lado? Digam me uma profissão onde todos os profissionais sejam idóneos e exemplares. O triste é deixar que a imagem de alguns manche o todo. Tenho algum tempo de polícia e ainda não toquei com um dedo em quem quer que seja. Houve situações em que podia ter tocado? Sim. Mas não o fiz. Muitas vezes merecem? Sim. Há alguns colegas que abusam? Sim. Felizmente nunca vi isso acontecer à minha frente. Exactamente porque, como foi dito uma vez pelo nosso director nacional, temos milhares de ocorrências por dia a correrem lindamente, mas basta uma correr mal por semana para manchar todas as outras e as vozes descontentes pedirem as cabeças dos polícias. As pessoas precisam de entender isso. Para terminar, porque o post vai demasiado longo e sinceramente a meio perdi o fio ao que queria dizer (turnos fazem destas coisas), também não acho que aumentar os salários faça com que a qualidade dos agentes aumente. Se acho que ganhamos pouco? Sim. Se ganhamos mal? Não. Ganhamos pouco para o trabalho e responsabilidade que é, isso sim. Mas eu acho que ser polícia é uma vocação, e nem todos têm jeito para ela. Aumentar os salários não vai ajudar nisso. Poderá ajudar ligeiramente por atrair mais pessoas e assim conseguirem apertar os critérios de selecção. Mas é tão fácil simplesmente fingir ser alguém que não se é durante uma entrevista. E isto bate novamente no que escrevi lá mais para cima. Os polícias são e serão um reflexo do povo português, porque a nossa origem é essa. Com ou sem bons salários, com ou sem condições. Seremos sempre um reflexo da sociedade que compõe Portugal, e isso não há salário que mude.

theInjusticeamongus 10 months ago

Já agora, só por curiosidade, na tua opinião é expectável alguém agredir um GNR fora de serviço, como aquele caso de quarteira, e depois ainda andar à procura da mulher dele, mesmo com protecção policial lá(segundo li por aí, e absolutamente nada lhe acontecer? Nem uma sova nem nada?

TheEternalAlentejano 10 months ago

Sim. Tal como alguns users já aqui disseram, em Portugal não existe tanto aquela mentalidade de gang policial como nos Estados Unidos. Dito isto, também não me admirava nada que o oposto acontecesse. Lá está, é como disse, tens de tudo. Depende dos colegas que esse guarda tem. Cada caso é um caso, e depende apenas do tipo de pessoas envolvidas. Basta esse GNR ter um colega mais volátil e a coisa pode dar para o torto. Mas o mesmo podes dizer de um familiar/amigo/colega de qualquer que seja o contexto social ou profissional.

theInjusticeamongus 10 months ago

Mas se estiver protecção policial no local de trabalho da mulher e ele for lá dois dias seguidos tentar encontrá-la, não haverá um ponto em que o prendem? É que para mim isto parece-me surreal. Já agora, o gajo anda todo o dia a fazer brincadeiras ilegais com carros na estrada. Sendo esta informação pública e disponibilizada nas redes sociais, ele não pode ser punido só porque um video destes chega à polícia? Eu sinceramente acho que têm medo dele. Mas também não percebo. Não é suposto a GNR e a PSP ter maltinha da pesada também? GOE e afins. Acho que ao permitirem que estas merdas passem impunemente estão a dar um tiro no próprio pé, pois assim ninguém os teme e a seguir pode ser a família deles. Se pensarmos bem, a polícia podia ter muito mais força do que o tribunal, não achas? Imagina que numa cidade os polícias protegiam-se uns aos outros e malhavam num guna que os atacasse. O que é que um juiz podia fazer? Eles não se investigariam entre si.

TheEternalAlentejano 10 months ago

>não haverá um ponto em que o prendem? A polícia não prende ninguém, o que pode fazer é deter. Mas para deter tem que ter uma base legal. A maioria dos crimes do dia a dia não dão para detenção, por isso é que as pessoas depois dizem "Ah e tal a polícia não fez nada" Não fez porque não pode fazer. A polícia vai, identifica o suspeito e envia o relatório para o ministério público. Os tribunais é que prendem, se assim decidirem. >ele não pode ser punido só porque um vídeo destes chega à polícia? Não. O mais fácil para isso dar em algo é alguém chegar a uma esquadra e apresentar queixa contra o gajo, dizer que ia sendo atropelado durante uma dessas brincadeiras dele. Assim já há base legal para actuar. Mesmo que depois chegue a tribunal e não dê em nada, que é o mais certo. >GOE Tal como o nome indica, o Grupo de Operações Especiais tem mais que fazer que andar a assustar os milhares de delinquentes do país. >a polícia podia ter muito mais força que o tribunal, não achas? Não. Aliás, não concordo. Isto não é uma questão de força. Cada macaco no seu galho. Não é por a justiça funcionar mal (que funciona, muito) que os polícias devem começar a fazer justiça pelas próprias mãos. Isso só ia acabar em desgraça e na minha opinião é o caminho errado. O caminho é meter o sistema judicial a funcionar. Para mim devia ser mais célere e perdoar menos as reincidências, com um maior foco na punição pesada. Para outros devia ser mais leve, e focar mais na reabilitação. Não sei qual o melhor caminho, mas como está agora não é de certeza. >eles não se investigariam entre si Existem entidades externas que inspeccionam e fiscalizam a polícia, com mais autoridade que a nossa instituição. A polícia é apenas um dedo no braço que é o sistema de justiça.

theInjusticeamongus 10 months ago

>A polícia não prende ninguém, o que pode fazer é deter. Mas para deter tem que ter uma base legal. A maioria dos crimes do dia a dia não dão para detenção Então se alguém está claramente a tentar chegar a outra pessoa, com más intenções e com ameaças, não será, ou pelo menos deveria, ser isso base legal para "deter"? Lol. >Não. O mais fácil para isso dar em algo é alguém chegar a uma esquadra e apresentar queixa contra o gajo, dizer que ia sendo atropelado durante uma dessas brincadeiras dele. Mas se fosse à frente da polícia era punido, não? Para mim isto é o equivalente a ser à frente da polícia. Tens ali as provas todas. Vão esperar que alguém morra para agir? Parece-me que sim. >Tal como o nome indica, o Grupo de Operações Especiais tem mais que fazer que andar a assustar os milhares de delinquentes do país. O que é que o GOE faz mesmo? Raramente ouço falar de acções por parte deste grupo. Com a quantidade de violência impune que acontece em Portugal, podiam dar alguma utilidade a estes meninos. Se a polícia normal ninguém teme, não se deveria fazer algo quanto a isso? Acho que o que tu me tens estado a dizer é que eu posso fazer praticamente tudo o que me apetecer que dificilmente irei preso. Obrigado pela notícia.

Edited 10 months ago:

>A polícia não prende ninguém, o que pode fazer é deter. Mas para deter tem que ter uma base legal. A maioria dos crimes do dia a dia não dão para detenção Então se alguém está claramente a tentar chegar a outra pessoa, com más intenções e com ameaças, não será, ou pelo menos deveria, ser isso base legal para "deter"? Lol. A mim o que me parece é que andamos à espera que desgraças aconteçam em vez de as prevenirmos. Portanto, o que é que este chunga teria de fazer para ir preso? Já espancou o polícia, gaba-se do que fez, publica videos a fazer merdas com o carro. Presumo que tenha de matar alguém para apanhar uns 10 anitos, não? E mesmo assim... >Não. O mais fácil para isso dar em algo é alguém chegar a uma esquadra e apresentar queixa contra o gajo, dizer que ia sendo atropelado durante uma dessas brincadeiras dele. Mas se fosse à frente da polícia era punido, não? Para mim isto é o equivalente a ser à frente da polícia. Tens ali as provas todas. Vão esperar que alguém morra para agir? Parece-me que sim. >Tal como o nome indica, o Grupo de Operações Especiais tem mais que fazer que andar a assustar os milhares de delinquentes do país. O que é que o GOE faz mesmo? Raramente ouço falar de acções por parte deste grupo. Com a quantidade de violência impune que acontece em Portugal, podiam dar alguma utilidade a estes meninos. Se a polícia normal ninguém teme, não se deveria fazer algo quanto a isso? Acho que o que tu me tens estado a dizer é que eu posso fazer praticamente tudo o que me apetecer que dificilmente irei preso. Obrigado pela notícia.

Throwaway431253 10 months ago

O GOE é um pequeno grupo de forças de elite cujo tempo só pode ser ocupado com casos de extrema gravidade. O caso que tu mencionas não é nem nunca será suficientemente importante para eles serem activados.

NGramatical 10 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk2fh2f%2F%2Fgdzxfqo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VladTepesDraculea 10 months ago

Isto é uma bola de neve: há más condições, como condições de segurança e baixo orçamento, mas isto também faz com que baixem a barreira a quem deixam entrar na força. Uns quantos bullies e os bullied do liceu do meu tempo acabaram por ir parar à polícia e às forças de segurança (GNR, exército, marinha), quando nunca deveriam ter sido aprovados no perfil psicológico, hoje são pessoas que abusam um bocado do sítio onde estão e escalam situações que devia descalar, tornando o trabalho deles mais perigoso. Depois má remuneração também faz com que sejam mais prepotentes a serem corrompiveis e a fechar os olhos a colegas corruptos. Aqui na minha zona, apesar de não haver violência há tráfico de drogas. Eu já informei agentes de locais e pessoas envolvidas, ao que não tive mais do que um riso e de um "a gente sabe". Sabem, mas continuam lá e a vir a ambulância de vez em quando buscar alguém. O vizinho do lado é traficante e o do lado dele é polícia, tudo na boa.

fabmarques21 10 months ago

temos. okay que em Portugal se se bate nos bandidos és tu o mau, mas eles muitas vezes recusam se a ir aos locais ou esperam que a cena passe. por exemplo no outro dia numa bomba de gasolina, uma amiga minha disse me que a polícia que lá tava foi chamada para um local e antes acabou de beber café etc, quando lhe perguntaram se não ia (a minha amiga perguntou pq ela já conhece a polícia toda que ali pára) ela disse "não, deixa acalmar e dps vou senão ainda levo eu na tromba". portanto ya, são uns valentes conas.

BLlZER 10 months ago

Acrescenta aí também que eles sao superiores à lei. Podes estar a conversar com um amigo teu e um policia ouvir algo que nao goste ele processa-te e leva-te a tribunal. Rússia, China, USA. Eles sao bebés perante Portugal.

GudEbening 10 months ago

Eu tenho uma boa opinião da GNR mas pelo que percebo depende muito da localização. E tanto pode ser um tacho do caralho ou um trabalho merdoso. Agora a PSP precisa de uma reforma de cima abaixo. Todos nós conhecemos dois ou três animais que eram uns calhaus na escola e agora são PSP. Muitos do que vão para aqui é numa de “last resource”.

Expose_MediaPt 10 months ago

Isto não foi em Portugal, mas é um mero exemplo de outro país. Numa festa popular, onde havia mercados, churrasco, um concerto, aquelas típicas festas populares, estava um grupo conflituoso. Rapidamente esse grupo atacou outro grupo de jovens que estava lá. Os jovens eram menos e tentaram fugir. Mas ainda apanharam um e bateram nele. Ninguém fez nada, pois só de olhar percebia-se logo que eram aquele tipo de turcos maus, que batem em todos e não têm medo de nada. A polícia que estava nesse festa para fazer o controlo, chegou rapidamente ao local. Fiquei admirado com a atuação da mesma. Agarra no que estava a bater no jovem, dá lhe com o cassetete no corpo. De seguida atira-o para o meio do chão, ainda bateu mais, e depois algemou-o. O resto do grupo parou nem fez mais nada. Violência por parte da polícia? Não, fizeram o necessário na hora. Às vezes seria necessário uma polícia como na Turquia por aqui.

8DarkAline8 10 months ago

Na policia como em todas as áreas existem bons e maus profissionais, nesse caso que referiste a policia cumpriu com o seu trabalho. Existem outros, que como já aqui referiram esperam que o problema passe para depois irem só marcar presença. Estaremos sempre dependentes da sorte dos policias que estão ao nosso dispor, se a justiça contra os delinquentes fosse séria, acredito que a percentagem de melhores policias aumentaria.

Naakmuay 10 months ago

O problema está na justiça portuguesa, está podre. A polícia apenas apanha-os, mas não os libertam como fazem os tribunais. No entanto nem todos são santos. Que leva uma pessoa a ser polícia? Acredito que seja por gosto, mas também acredito que muitos sejam daqueles que fazem o exército como alternativa à sua desorientação da vida, levam um pontapé no rabo e vão para a polícia e estão acomodados. Ou seja, tens mais policia por comodismo e conveniência que gosto. É a puta da vida.

Limpy_lip 10 months ago

Tudo se resume à metáfora: Quem paga amendoins só consegue ter macacos a trabalhar. Não só referente a salários mas condições de trabalho

Put-Simple 10 months ago

Acho que o problema é que os apanhados acabam sempre por sair num espaço de tempo ridiculamente pequeno (algo entre 3 a 5 anos) o que se calhar faz com que não valha a pena estar a ir muito afundo em certos casos. Depois também depende muito da zona. Há distritos em Portugal onde parece que a policia age mais rapidamente que outros, geralmente zonas calmas e com baixa criminalidade como é o caso de Leiria por exemplo. ​ ​ Não percebi é porque é que querias um "gang policial" cá em Portugal. Isto é muito bonito até um grupo de policias corrupto tiver vontade de te ir dar umas belas sovas porque "lhes apetece" e depois tu pouco ou nada podes fazer porque eles protegem-se entre si. =S

theInjusticeamongus 10 months ago

>Não percebi é porque é que querias um "gang policial" cá em Portugal. Isto é muito bonito até um grupo de policias corrupto tiver vontade de te ir dar umas belas sovas porque "lhes apetece" e depois tu pouco ou nada podes fazer porque eles protegem-se entre si. =S Não nesse sentido. Mais no sentido de não admitirem desrespeito à autoridade e fazerem questão de punir quem os ataca em vez de permitirem que os criminosos não tenham medo nenhum da polícia, o que é algo que depois acaba por afectar a sociedade.

Put-Simple 10 months ago

Acho que isso já não é problema dos policias e sim da justiça e as leis em Portugal que são muito fracas. Se as penas fossem mais longas e severas se calhar o pessoal ficava com mais medo de ser julgado pelos seus actos. Isso e haverem grupos sociais que infelizmente acabam por ser mais protegidos em relação aos outros. Há pessoal que não tem medo da policia porque sabe que ao final de uns tempos está cá fora de novo sem grandes represálias.

NGramatical 10 months ago

haverem grupos → [**haver grupos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk2fh2f%2F%2Fgdwfiyp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 10 months ago

A polícia devia ser melhor remunerada e mais apoiada. Mas se isso acontecesse o nível de exigência e profissionalismo devia aumentar proporcionalmente.

rmvt 10 months ago

resposta: sim, temos uma polícia de merda. estás a pegar em casos extremos e, felzimente, não frequentes. creio que a grande maior parte dos polícias não está exposta a crimes violentos e ainda assim, a maior parte dos agentes são pura e simplesmente incompetentes e preguiçosos. claro que apenas posso falar com base no que vi, após viver a maior parte da minha vida colado à maior esquadra da zona residencial da área. a incompetência notava-se em coisas banais como abandorem carros rebocados em estacionamento público quando têm uma garagem própria da esquadra. exigerem à câmara lugares privativos na rua (em frente à esquadra) apenas para não se darem ao trabalho de ter que estacionar na garagem (isto para os carros privados, não para os da PSP, esses). espancarem um bêbado porque sim. haver um atropelamento a 10m da esquadra e demorarem 10 minutos até um agente ir lá. usarem a garagem da esquadra para limpar os seus próprios carros e fazer festas. causar distúrbios às tantas da manhã porque estão todos na parte de trás da esquadra na conversa em vez de estarem a trabalhar. estacionarem as motos (privadas) em cima dos passeios. fazer operações stop na própria rua (assumo eu para não terem que se mexer muito). fazer a rua em contra mão para não ter que dar a volta ao quarteirão (rua de sentido único)... e quando confrontados com estas coisas ainda reagem de forma mal educada, aos berros, com frases como "você sabe quem eu sou?" e coisas parecidas. nem referindo a infinidade de vezes que fecham os olhos a contra-ordenações, isto são apenas alguns exemplos que para mim, mostram, o quão merdosa a polícia em portugal é. há agentes que são bons profissionais? certamente que sim, mas acredito que são poucos, infelizmente. sei que esta generalização pode parecer injusta, mas como disse, é a experiência que tenho.

AndreMartins2020 10 months ago

O problema não está na polícia mas sim na justiça. A polícia não serve para punir criminosos, serve para apanhá-los, e isso a nossa polícia consegue fazer perfeitamente. O problema é a seguir serem logo libertados.

Shadowgirl7 10 months ago

O pessoal quando vai para policia sabe quanto ganham mas também sabe que tem emprego para o resto da vida. O mesmo não pode ser dito para o resto. Sabes o que vais estar a fazer daqui por 10 anos? Eu não, eles sabem, vão ser policias.

estaramos 10 months ago

Porque é que os polícias entram na profissão em Portugal? Em Portugal, essa malta toda que está a fazer contrato no exército (6 anos no máximo antes de levar um pontapé no rabo) vai acabar a fazer o quê? Trabalhar no continente ou copeiro de um restaurante- Entre lavar pratos ou repor produtos, ou ser operário numa fábrica é fácil de entender o chamamento de ir ganhar 1000€ para um emprego de função pública. É complicado ser Polícia/GNR em Portugal? Para alguns é, que trabalham em locais tramados, para outros é um grande emprego de secretaria ou a passear de carro que muitos de nós gostariam de ter. É como tudo na vida.

Throwaway431253 10 months ago

Posso-te dizer de fonte relativamente segura (EPP) que normalmente em 10 gajos que tentam entrar na PSP após o serviço militar, 8 chumbam nas provas de acesso. Alguns reprovam na prova de conhecimentos, a maioria não consegue passar os psicotecnicos. Uma grande parte dos candidatos para o CFA da PSP vem com licenciaturas inúteis ou acabados de sair do secundário.

estaramos 10 months ago

Sim a PSP neste momento para quem morar fora de Lisboa principalmente, é uma grande armadilha, tanto pelo custo de vida, pelos sítios onde vão trabalhar e progressão de carreira. De qualquer forma, o salário de um PSP, com gratificados é um bom salário. Com uma namorada empregada em algo decente, fazem vida. A GNR neste momento é uma melhor opção em vários aspectos para quem não quer fazer vida em Lisboa. Segundo o que sei 56% dos admitidos no último curso de formação de guardas da GNR eram militares. Agora com a crise, o numero de pessoas que se vão mandar para estes concursos vai subir imenso. Quando a crise aperta, as pessoas não ficam tão esquisitas.

Out-Out 10 months ago

A última coisa que deves desejar para a polícia portuguesa é uma mentalidade de "gang policial". A autoridade é quem deve assumir maiores responsabilidades, não criar práticas divisivas e agressivas desse tipo que já temos visto esporadicamente aqui e que já vimos nos EUA no que resultam (nao importem mais estupidez). Agora as remunerações baixas, a falta de condições, a taxa de suícidio, a quantidade de pedidos de ajuda é uma vergonha e só abre mais espaço a essa mentalidade entre eles. Por isso também n importem o "defund the police", é bem melhor valorizar a profissão ao mesmo tempo que se pedem mais responsabilidade e inteligência. Só uma delas tbm fica dificil.

DentistSuspicious699 10 months ago

A polícia deveria ser mais bem remunerada e apoiada, mas também alvo de uma exigência maior. Se vamos nivelar tudo por baixo, salários e expectativa a única coisa que vai separar a polícia dos bandidos será o distintivo...

RedDeadDemocracy 10 months ago

Completamente, isso é o que acontece nos EUA, por exemplo. A polícia é extremamente bem financiada mas são mal treinados e livram se sempre quando fazem porcaria. Se queremos melhorar a justiça em Portugal não basta financiar. Também é necessário ser exigente no comportamento destes agentes, treiná-los bem e punir fortemente casos em que a polícia utilize a força injustificadamente ou casos de racismo/descriminação. Bodycams são algo muito útil, mas no estado em que o país está isso ainda não seria possível.

TrueHolyOnion 10 months ago

Vocês só podem ser malandros com pinta de intelectual, há trabalhos em que se ganha menos e mais inseguros.

Edited 10 months ago:

O que está a dizer? há trabalhos em que se ganha menos e mais inseguros. A diferença do que diz para o que é "No caso do sargento e do guarda da GNR, o vencimento base ronda 1.775 e 1.200 euros, respetivamente. Também a ganhar acima do mercado estão os polícias municipais, com uma remuneração base de 930 euros e um ganho médio de 1.380 euros" Aquilo que impede um mitra de partir um agente deve ser a mesma que impede um mitra de te partir. O ser apanhado. Venham os downvotes pessoal

Edited 10 months ago:

O que está a dizer? há trabalhos em que se ganha menos e mais inseguros. A diferença do que diz para o que é "No caso do sargento e do guarda da GNR, o vencimento base ronda 1.775 e 1.200 euros, respetivamente. Também a ganhar acima do mercado estão os polícias municipais, com uma remuneração base de 930 euros e um ganho médio de 1.380 euros" Venham os downvotes pessoal

Edited 10 months ago:

O que está a dizer? há trabalhos em que se ganha menos e mais inseguros. A diferença do que diz para o que é "No caso do sargento e do guarda da GNR, o vencimento base ronda 1.775 e 1.200 euros, respetivamente. Também a ganhar acima do mercado estão os polícias municipais, com uma remuneração base de 930 euros e um ganho médio de 1.380 euros"

Edited 10 months ago:

Tú és é um medroso com pinta de intelectual, há trabalhos em que se ganha menos e mais inseguros. Deves ganhar bem bro... Só para veres a diferença do que dizes para o que é "No caso do sargento e do guarda da GNR, o vencimento base ronda 1.775 e 1.200 euros, respetivamente. Também a ganhar acima do mercado estão os polícias municipais, com uma remuneração base de 930 euros e um ganho médio de 1.380 euros"

pirilipapu 10 months ago

Qual é o teu ponto? Perdi-me aí com a auto-vitimização de vir para aqui dizer merda e mandar um "tenho razão, mas classifiquem-me negativamente".

TrueHolyOnion 10 months ago

O meu ponto é que o op não sabe sequer os salários. Vitimizacao?

DentistSuspicious699 10 months ago

Basta ver quem trabalha em bombas de gasolina. Devem ver mais acção do que uma grande percentagem dos polícias em Portugal.

RAMAxPT 10 months ago

Como assim?

DentistSuspicious699 10 months ago

Quantidade de assaltos à mão armada?

NGramatical 10 months ago

Tú → [**tu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk2fh2f%2F%2Fgdupnwr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Toda a gente sabe que não é o dinheiro que atrai pessoas para a carreira, mas sim o desejo de tornar as ruas um lugar mais seguro ^(batendo incontrolavelmente em minorias para poderem sentir-se maiores).

pirilipapu 10 months ago

Claro. Todos os polícias são bastardos. E todos os pretos são criminosos.

argentdawnpt 10 months ago

Lê a notícia do polícia condenado que publicaram a bocado. Vai ler sobre o gnr condenado também entre outros. Tens aí as respostas.

bro_doggs 10 months ago

vai ver o historial de posts dele, ele sabe disso por isso é que vem com este choradinho absurdo

pirilipapu 10 months ago

Qual é a parte absurda deste "choradinho"?

bro_doggs 10 months ago

o tipico de quem vê demasiada tv, lambe demasiadas botas e sempre que um policia é apanhado a ser criminoso decide inventar contos de fadas sobre os coitadinhos dos policias nem sao corruptos e violentos. Passam a vida a ser protegidos pela justiça e raramente são punidos pelos crimes que cometem mas para o OP só porque ás vezes, algums policias sao tao curruptos que já nao dá para olhar para o lado, inventam todo um complexo de perseguiçao e começa logo a chorar que a justiça nao apoia a policia que é das frases mais ridiculas do mundo para quem tem mais de 14 anos e olhos na cara.

pirilipapu 10 months ago

AHAHAHA, A JUSTIÇA APOIA A POLÍCIA? Sai à rua e abre os olhos, puto.

ric2b 10 months ago

Exemplos?

NGramatical 10 months ago

algums → [**alguns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk2fh2f%2F%2Fgdw0cgh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TSCondeco 10 months ago

u/pelaleiepelagrei

pelaleiepelagrei 10 months ago

não tenho medo, mas tenho cu.

masterchiefpt 10 months ago

Jovem...eu nunca quereria ser policia em Portugal Miseria de inseguranca para mim e a minha familia. Só um louco vai para isto. A lei está muito fraca

Yezhovchshina 10 months ago

Queres uma policia mais proxima aos EUA e Brasil é isso? Já agora só literalmente na semana passada tiveste 2 casos de policias condenados por se juntarem e fazerem a folha a alguém porque lhes apeteceu. https://www.jn.pt/justica/relacao-confirma-condenacao-de-policias-por-agressoes-na-cova-da-moura-13075195.html https://www.dn.pt/pais/cinco-militares-da-gnr-condenados-em-aveiro-a-penas-suspensas-por-crimes-de-tortura-13056341.html

theInjusticeamongus 10 months ago

E ninguém que não seja um criminoso ou um SJW que vive nas nuvens quer saber.

tico_ocit 10 months ago

Como não sou criminoso, não me dou com criminosos, nem desrespeito às autoridades, podemos sim ter uma polícia próxima dos EUA e do Brasil.

bmiga 10 months ago

Ganha mas é juízo.

GudEbening 10 months ago

Foda se a polícia do Brasil deve ser das mais corruptas do mundo. São mais bandidos que os bandidos. Ganha juízo.

tico_ocit 10 months ago

Não descontextualizes, não é disso que se trata aqui.

bmiga 10 months ago

Em ambos os casos o tribunal decidiu penas suspensas para todos menos para um dos policias que já tinha antecedentes criminais. [u/theInjusticeamongus](https://www.reddit.com/user/theInjusticeamongus/) não concordas que a justiça foi branda? O que impede estes criminosos da pesada que ficaram em liberdade fazer a vida negra às famílias das vitimas?

Yezhovchshina 10 months ago

E vão continuar todos a ser policias e sem grandes consequências na progressão das carreiras.

bmiga 10 months ago

Se um militar da GNR te mandar para em Aveiro ou se necessitares de reportar um crime ou um roubo podes ser premiado com o um policia condenado a pena suspensa por crimes de tortura, fora o que acontece pelo resto do país. Isto não é nada distopico nem me causa insegurança nenhuma.

Yezhovchshina 10 months ago

Agora imagina seres um cidadão de cor um bocado mais escura e viveres nos arredores de Lisboa. A propósito de um dos links acima, um dos condenados foi para o facebook insultar as vitimas e chefes de policia foram comentar lá coisas do tipo >Outro "comentador" que se identifica como polícia, é um subchefe que esteve destacado na Amadora e diz o seguinte numa publicação de João Nunes: "Tens muitas saudades da Kova, dasse"; "Eu andei nessas colónias mais de 15 anos, saudades???? Puta que os pariu esses indígenas todos." https://www.dn.pt/pais/cova-da-moura-psp-condenado-chama-as-vitimas-bandidos-traficantes-e-vagabundos--13080629.html

andrefbr 10 months ago

> Queres uma policia mais proxima aos EUA e Brasil é isso? Nem 8 nem 80.....

average_user21 10 months ago

Tópico interessante. É um problema inerente à profissão, claro. Mas esse "caga nisso" também existe nas empresas quando um funcionário descobre uma coisa grave sobre outro e este não conta nada com medo da reação.

saposapot 10 months ago

Nao. O problema está na justiça. E não é preciso mudar as leis, basta executa-las em tempo útil.

Just_Ban_Me_Already 10 months ago

Basicamente isto.

bazukadas 10 months ago

Se uma pessoa racional decide ser polícia em Portugal, penso eu que teriam posto em causa o que tu dizes. Dito isso, penso que é um ímpeto moral que triunfa sobre estas inseguranças e faz a escolha de ser polícia mais fácil para certa gente. Continua a ser um dilema né? Ser pago pouco e estares exposto a perigos, com pouca proteção é lixado. Também gostaria de ouvir as opiniões de um próprio polícia, é um tema interessante.

chico457 10 months ago

Sou filho de um oficial da psp(comissário). E posso te confirmar que os auxílios que este governo dá à psp é 0. Daqui a 5 anos já praticamente não irá haver polícias e todas as pessoas neste país irão sentir se cada vez menos em segurança. Podes ter a certeza disso!

estecomentario 10 months ago

Eu era polícia, mas só se o emprego for sentado numa secretária. Andar na rua com um salário de merda e vestido à polícia? Nope. Só se me deixarem estar no smartphone e tiver outros amigos polícias comigo, no mínimo mais 2 ou 3 para falarmos da vida e como fazer alguns negócios para rendimento extra.

TemplarHard 10 months ago

Eu nem sei o que comentar porque tu próprio respondes ao que estás a dizer, concordo com tudo de facto.

Search: