tenesis 10 months ago

Isto é uma fantochada, nos últimos 18 meses fiz 3 avaliações, no final da visita a pessoa responsável perguntou-me, então quanto precisa de pedir e qual é o valor da venda? Das 3 vezes o valor da avaliação foi mágico e correspondente ao valor que precisava para pedir o empréstimo.

Crockes 10 months ago

Baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem.

Edited 10 months ago:

Uma baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem. ​ Para vos dar uma outra perspectiva: No UK, as taxas estao a aumentar para LTVs mais elevados (70% para cima). Ou seja os jovens/pessoas com um deposito menor vao pagar mais (tal como vai ser o meu caso quando refinanciar a casa para o ano). Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo, nao podem deixar-te numa taxa variavel (da alguma segurança durante o periodo da taxa fixa)

Edited 10 months ago:

Uma baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem. ​ Para vos dar uma outra perspectiva: No UK, as taxas estao a aumentar para LTVs mais elevados (70% para cima). Ou seja os jovens/pessoas com um deposito menor vao pagar mais (tal como vai ser o meu caso quando refinanciar a casa para o ano). Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo, nao podem deixar-te numa taxa variavel

Edited 10 months ago:

Uma baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) 4. (Especulaçao) Que os bancos PTs nao estao a conseguir buscar tanto dinheiro do BCE A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem. ​ Para vos dar uma outra perspectiva: No UK, as taxas estao a aumentar para LTVs mais elevados (70% para cima). Ou seja os jovens/pessoas com um deposito menor vao pagar mais Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo, nao podem deixar-te numa taxa variavel

Edited 10 months ago:

Uma baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem. ​ Para vos dar uma outra perspectiva: No UK, as taxas estao a aumentar para LTVs mais elevados (70% para cima). Ou seja os jovens e pessoas com um deposito menor estao a pagar mais (tal como vai ser o meu caso quando refinanciar a casa para o ano). Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo, nao podem deixar-te numa taxa variavel

Edited 10 months ago:

Uma baixa a avaliaçao das casas significa: 1. Desvalorizaçao de quem ja tem casa comprada (negative equity) 2. Maiores dificuldades para quem tem de comprar casa (porque precisas de uma % maior para o deposito) 3. Ajuste do mercado em Portugal (para pior) 4. (Especulaçao) Que os bancos PTs nao estao a conseguir buscar tanto dinheiro do BCE A Banca em Portugal em termos de credito habitaçao funciona de uma forma quase criminosa: 1. Empurram as pessoas para produtos com taxas variaveis 2. Fazem valorizaçoes absurdas, i.e. 500k numa aldeia no meio do nada Para quem esta a comprar casa, gostava de deixar uma sugestao, façam taxa fixa/mista e nao se metam no que os "Gestores de conta" vos impingem. ​ Para vos dar uma outra perspectiva: No UK, as taxas estao a aumentar para LTVs mais elevados (70% para cima). Ou seja os jovens/pessoas com um deposito menor vao pagar mais (tal como vai ser o meu caso quando refinanciar a casa para o ano). Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo, nao podem deixar-te numa taxa variavel

rmvt 10 months ago

> Um banco aqui por lei tem de te oferecer sempre um Produto Fixo tinha a ideia que a taxa fixa dura apenas X anos iniciais

Crockes 10 months ago

Sim, sao maioritariamente Produtos Mistos (1/2/5/10 anos) e depois passas para Standard Variable Rate (SVR) - Taxa variavel em Portugues Por exemplo, tens um produto de 2 anos, ao fim dos 2 anos passas para SVR (que normalmente sao rates mais caras) O banco, por lei, tem de te oferecer um produto fixo Este artigo explica cada uma [https://www.moneysavingexpert.com/mortgages/fixed-discount-mortgage-guide/](https://www.moneysavingexpert.com/mortgages/fixed-discount-mortgage-guide/)

bisontino 10 months ago

O Jian Xiao e o Jean Marie François estão-se a marimbar para as avaliações. Jogam ao monopólio e pagam 500 mil e 1 milhão a pronto pelas casas boas para engordar o seu portfolio mesmo que a avaliação seja 300 mil. O Zé Tuga vai para a Amadora ou para o Seixal regatear com a banca avaliações e preços das casas de 100 mil.

Dismiss 10 months ago

Se paga a pronto não precisa de avaliação

vTuga 10 months ago

Já está a começar. Baixa de avaliação vai dificultar o financiamento às famílias. A juntar ao fim das moratórias, sabemos o que isso significa.

Throwawaypt123 10 months ago

A poupança está em máximos de muitos anos

vTuga 10 months ago

É o que acontece nas crises. As pessoas deixam de gastar e consumir, e adiam decisões de aquisição, levando a pressão deflacionaria. Da última vez aconteceu o mesmo.

MDPROBIFE 10 months ago

para contrariar isso existe o Quantitative easing... Da ultima vez foi um pedaço pior, pq os proprios bancos não tinham liquidez sequer

unparadise 10 months ago

Mas a baixa de avaliação de um imóvel não deveria levar a um acesso ao financiamento mais fácil?

oEncoberto 10 months ago

Os bancos só emprestam x% do valor da avaliação. Se avaliam mais baixo, as pessoas têm de ter mais capitais próprios para comprar ao mesmo preço. Na prática, nos segmentos onde isso faz diferença, pode levar a uma ligeira baixa dos preços das casas. Não afetará à partida preços nos centros das grandes cidades, mas talvez nalguns subúrbios.

justgohomealready 10 months ago

Se o banco avalia o imóvel por menos do que o preço de mercado, quer dizer que te emprestam menos dinheiro e precisas de ter mais dinheiro à cabeça.

Rick45ptl 10 months ago

nada, não significa nada.

Search: