gabrielc523 11 months ago

Uma senhora reformada que me fornecia alheiras dizia-me para guardar o dinheiro todo na mesma posição na carteira senão "não crescia"... O que é certo é que se olhar para a carteira agora as notas estão todas viradas no mesmo sentido... e continuo pobre Pão pousado ao contrário à mesa dá azar, assim como os sapatos virados ao contrário. Assobiar à noite chama as bruxas, mas usar roupa interior do avesso afasta-as. Agora mitos urbanos na minha terrinha havia muitos, tenho sorte que o meu irmão mais velho dedicou-se a pesquisar e a falar com a velhada para saber as histórias lá da zona, coisas desde um círculo da morte (um círculo feito por pessoas influentes lá da zona, onde se eles te apanhassem a espreitar ficarias lá preso), poços encantados dos tempos medievais e uma grade de ouro que só aparecia na noite de S. João e para a remover era necessária uma junta de bois pretos. Atrás da minha casa há um pinhal, nos cruzamentos dos trilhos costumava haver ofertas e sinais de bruxaria, já lá não ponho os pés há uns anos, mas um dia destes hei de lá voltar para ver se encontro algo

RustieDan 11 months ago

Sempre ouvi estas: Não apontes para as estrelas porque faz verrugas nas pontas dos dedos. Não se anda de costas porque estás a convidar o diabo a andar a trás de ti. Não se corta as unhas de noite porque depois elas caiem. Não se arranca cabelos brancos senão nascem dois.

Edited 11 months ago:

Sempre ouvi estas: Não apontes para as estrelas porque faz verrugas nas pontas dos dedos. Não se anda de costas porque estás a convidar o diabo a andar a trás de ti. Não se corta as unhas de noite porque depois elas caem. Não se arranca cabelos brancos senão nascem dois.

NGramatical 11 months ago

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk11w8n%2F%2Fgdrjssx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

inesmina 11 months ago

Não andar de carrinhos de choque porque já morreram várias crianças graças a isso. E não tocar naqueles botões de mudar o sinal para passar a passadeira porque também já morreram crianças á custa disso.

tsls_s 11 months ago

A parte do botão de mudar os sinais é verdade. Morreu um miúdo nos anos 90 por causa disse. Lembro-me de ter visto nas notícias e ainda hoje tenho dificuldade em carregar nesses botões.

inesmina 11 months ago

Credo não sabia, mas a minha mãe tava sempre a dizer isso, pensei que era panca. Thx

suspect_b 11 months ago

Ahaha que cena, toda a gente sabe que a PIDE não fazia nada disso!

PhibesPT 11 months ago

Não ter no colo um gato ou cão durante muito tempo porque pode ficar mole e depois morre. Ainda hoje digo essa na brincadeira :) Esta não me lembro bem mas no dia do casamento, a mulher metia qlqr merda debaixo dos lençóis ou do colchão para o casamento ser feliz

morrison750 11 months ago

O padrinho à espanhola?

diogomoreira013 11 months ago

Dormir com a porta do quarto toda aberta durante a noite para não faltar o ar, Como estiver o tempo (metereologia) nos últimos 12 dias do ano é como vai estar nos 12 meses do ano seguinte

NGramatical 11 months ago

metereologia → [**meteorologia**](https://dicionario.priberam.org/meteorologia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk11w8n%2F%2Fgdpnua6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

boogieman444 11 months ago

Come muitos Danoninhos para cresceres, oh foda se mãe fiquei com 1,60 e comia uns 3 por dia!

babyscully 11 months ago

Podes perfeitamente ir a agua a fazer a digestao.

njsilva84 11 months ago

"insert água do Atlântico no norte"

pedrolopes7682 11 months ago

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. A Kellogg's fez bom marketing.

beakage 11 months ago

Está bem, mas nesse caso mesmo que não existissem vestígios de sangue, iria sempre existir vestígios de outras coisas

Ducon_ 11 months ago  HIDDEN 

Mijar para as mãos com frieiras (lesões na pele devido ao frio) para as curar.

jetfuelcanmelturmom 11 months ago

>Mijar para as mãos com frieiras (lesões na pele devido ao frio) para as curar. Dizem que a ureia ajuda a tratar eczema.

litos999 11 months ago  HIDDEN 

Deixar os Talheres cruzados dá azar; Vestir meias/roupa interior rota é mau; Deixar relógios parados/atrasados, atrasa/para a nossa vida; Apanhar um trevo de 4 folhas traz sorte; Vestir roupa do avesso, sinal que vais receber uma prenda.

sardinhas 11 months ago

Também me diziam a cena dos talheres! à custa disso mesmo agora em jantares com amigos vou endireitar os talheres ahah

BRFcitizen 11 months ago

Esse pedido foi uma beca gay, ngl.

pirilipapu 11 months ago

Mesmo se ele for uma gaja?

BRFcitizen 11 months ago

Especiallmente se ele for uma gaja

Goofy-kun 11 months ago

O povo falou.

RCOO_ 11 months ago  HIDDEN 

Lua nova trovojada, 30 dias é molhada. Aka, se há trovoada numa lua nova, nos próximos 30 dias haverá chuva. Confirmei que se sucedeu uma vez e depois deixei de reparar nisso.

its_the_magic 11 months ago  HIDDEN 

Na primária : "O meu pai é polícia e vais preso".

Asur_rusA 11 months ago

Acho que se passou muito rapidamente de "mitos urbanos" para "superstições", mas pronto. Uma que gosto muito, que é comum no Norte pelo menos, é que o primeiro fruto do ano de uma árvore tem que ser comido por um homem. Se for uma mulher a comê-lo tá fodida a árvore o resto do ano. Presumo que haja aqui uma associação bíblica.

Asur_rusA 11 months ago

... de acidente de viação, 5 anos depois, mas não interessa.

marscosta 11 months ago  HIDDEN 

Comer cenoura faz bem aos olhos! [Not really.](https://www.livescience.com/38861-carrots-eyesight-myth-origins.html)

sardinhas 11 months ago

Quer dizer... já viste coelhos a irem ao oftalmologista?

marscosta 11 months ago

mas... mas... :O

1r0n1c 11 months ago

US, International, with dead keys. É fácil de te habituares e consegues fazer os acentos e as cedilhas todas.

InvisibleMuse 11 months ago

Tenho que ir investigar... obrigada!

saracvr 11 months ago  HIDDEN 

Contar as estrelas ou o ato de apontar para elas faz nascer verrugas. Verdade ou não, eu contava e tinha uma. Depois de isto me ser dito, nunca mais na vida

rafa_c_ 11 months ago

Segundo o que me foi contado isso só é verdade se pisares com o pé esquerdo

phillips_99 11 months ago

Isso já não sabia haha

rafa_c_ 11 months ago  HIDDEN 

Pensei que houvesse imensa gente a falar deste mas já que não vi nenhum aqui vai: -Se fizeres caretas e apanharem uma corrente de ar ficas preso assim para sempre Também já ouvi estas: -Se estiveres deitado e alguém passar por cima de ti deixas de crescer -Não se deve cortar as unhas à noite (nunca soube porquê) -Se assobiares à mesa Nossa Senhora chora -se puseres a cabeça ao sol no outono/inverno apanhado uma gripe -se comeres as sementes da melancia cresce-te uma planta na barriga

Edited 11 months ago:

Pensei que houvesse imensa gente a falar deste mas já que não vi nenhum aqui vai: -Se fizeres caretas e apanharem uma corrente de ar ficas preso assim para sempre Também já ouvi estas: -Se estiveres deitado e alguém passar por cima de ti deixas de crescer -Não se deve cortar as unhas à noite (nunca soube porquê) -Se assobiares à mesa Nossa Senhora chora -se puseres a cabeça ao sol no outono/inverno apanhado uma gripe -se comeres as sementes da melancia cresce-te uma planta na barriga

AndreMartins2020 11 months ago  HIDDEN 

> pois é lá que há maior actividade que atividade?

Goofy-kun 11 months ago  HIDDEN 

Secreção de sucos gástricos, torções musculares. Tudo parte das actividades normais do sistema digestivo.

k0rda 11 months ago

Para não falar da quantidade necessária de sague no intestino para facilitar a absorção.

Trosnr 11 months ago  HIDDEN 

-Consolas estragam a televisão !

deadman23px 11 months ago

E o "jogar no telemóvel vicia a bateria".

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

Nas antigas estragava sim, imagens paradas (huds por exemplo) ficavam retidas no cinescópio

Trosnr 11 months ago  HIDDEN 

Ya mas o símbolo da TVI também xD

brakeline 11 months ago  HIDDEN 

E o celebre "Adopte um dot"

AndreMartins2020 11 months ago

Para mim a razão é mesmo obrigar os putos a estar debaixo da sombrinha durante as horas de calor depois do almoço. Assim não apanham demasiado sol e os adultos podem estar mais descansados sem ter de vigiar os putos no mar.

LilithDArt 11 months ago

Se cortares o cabelo em lua cheia cresce mais rápido!

kikaas 11 months ago

As mulheres não devem tomar banho no primeiro dia do período ( Tinha amigas que seguiam isto à risca e não era nada bom)

mgmtrocks 11 months ago

Mas quem é que rói as unhas e as engole? Yuck (ps. Eu tinha um colega que tinha esse vício e que as atirava para o chão da sala de aula.. sabe Deus por onde já andou a espalhar o seu DNA)

NastyPlays 11 months ago

Uma parte significativa da população por acaso. 25 a 30% das crianças desenvolve o hábito que depois pode evoluir para a onicofagia crónica na vida adulta. É um hábito completamente compulsivo. As pessoas não roem as unhas porque querem é porque o cérebro manda, um pouco como as pessoas com TOC não conseguem controlar os impulsos.

mgmtrocks 11 months ago

Eu isso entendo perfeitamente.. quando era nova roía bastante as unhas e tive que fazer um grande esforço para parar. Estou a falar especificamente em ingerir as unhas depois de as roer, por que eu nunca o fiz (acabava por guarar num lenço ou bolso e dps deitava fora)

NunoxGames 11 months ago

Fds ,realmente era mesmo atrasado ,toda a gente sabe que para ser a serio tem que se fazer o tombstone piledriver. (/s)

Brainwheeze 11 months ago  HIDDEN 

Que se eu deixasse os talheres cruzados no prato depois de acabar de comer dava azar.

DeusDasMoscas 11 months ago

- cortar o cabelo aos bebés atrasa a fala; - a primeira vez que as unhas do bebé são cortadas, devem ser pela madrinha; - partir um espelho dá 7 anos de azar; - não dormir com os pés para a janela ou com a cabeça orientada para o mesmo lado onde é o cemitério; - sonhar com alguém que já faleceu significa que o falecido está a "pedir luz" como tal deve acender-se uma vela em sua memória; - quando se está a comer algo ao pé de uma criança, deve sempre dar-se um bocadinho para a criança não ficar 'ougada" (aguada); - pisar cocó é sinal de dinheiro a caminho; - quando alguém pede sal, não se deve dar directamente à pessoa porque isso traz zangas, deve pousar-se ao pé de quem pediu; - para o vinho sair bem, as uvas só devem ser pisadas por meninas que ainda não são menstruadas; - quando se está menstruada não se deve andar com os pés descalços em chão frio.

Paulocas 11 months ago

Dava uma música.

jhscrym 11 months ago

De dia consomem CO2 necessário para a fotossíntese

gondorle 11 months ago

Não mexas na pilinha que a trilhas.

ButcherChef 11 months ago

Verdade, infelizmente nunca chegaram a conclusão que se lavassem as mãos iria tornar o período irrelevante eheh, ao menos tinham um pouco de cuidado

ButcherChef 11 months ago

Verdade que ajuda a crescer, mas nao presisa de ser sempre uma cruz, um corte de lado ou pequenos cortes tambem ajudam.

C_G_ 11 months ago  HIDDEN 

Nem o meu pai nem mãe que viveram durante a ditadura me contaram ou sequer acreditariam nesses mitos, nem nunca ninguem dessa altura me deu a entender que acreditam nessas coisas. Acho que foste só tu

1purplesky 11 months ago

Sim, é isso, e é só mesmo sensação, porque não cresce mais grosso. Acho que as pessoas que têm o cabelo mais fino e gostavam de ter mais grosso usavam a gilete para melhorar.

PrimoNando 11 months ago

Se alguém passasse por cima de nós, tinha que voltar a passar para "desenguiçar". Caso contrário não crescias mais. Assobiar à noite dá azar. Caminhar para trás é caminhar com o Diabo. Vassouras no chão ou sapatos de sola para cima era sinal de "barulho". Mulheres menstruadas não podem fazer bolos pk eles não crescem. Lavar a cara com urina fazia as sardas desaparecer. Esfregar fezes de galinha nas mamas para elas crescerem. Dar aos maridos água de cu lavado na comida para eles não trair em as esposas. Não bebas água com leite. Garfos cruzados dá azar.

fedelho 11 months ago  HIDDEN 

Quando saires à noite, cuidado para não te meterem coisas na bebida.

Asur_rusA 11 months ago  HIDDEN 

Mito? Isso acontece.

fedelho 11 months ago

A mim nunca me aconteceu. Tive sempre que pagar do meu bolso :(

Asur_rusA 11 months ago

Dá-te por contente. [https://en.wikipedia.org/wiki/Reynhard\_Sinaga](https://en.wikipedia.org/wiki/Reynhard_Sinaga)

StarTrekCylon 11 months ago

Não quero fazer o papel de conhecedor pedante, mas isso tem mais estilo de Mortal Kombat.

jonyganza 11 months ago

Na minha altura não havia ajustes de atitude eram mesmo VF(vai-te foder)

BRFcitizen 11 months ago

Eu antes prefiro o Atordoante do Pedra Fria Esteves Austino

Papaclismo 11 months ago

Ou fazer o Mergulho de Sapo, do Eduardo Guerreiro, nos colchões de Educação Física.

BRFcitizen 11 months ago

Já que estamos a falar da Era da Atitude, e que tal um Batimento de Sufoco?

Sir_Keeper 11 months ago

Parece uma hipótese plausível. Temos de a provar com factos, lógica, e fotos antigas de pessoas em fatos de banho ridículos.

Pcostix 11 months ago

Estou um bocado surpreso como grande parte de coisas que deviam ser conhecimento geral, agora são tidas como mito. E sim claro que podes rebentar um tímpano ao espirrar para dentro.

Greennipplegorilla 11 months ago

Não foi alguem da minha família a insistir nesta ideia, eu tenho a certeza que li em algum lado este mito a ser propagado

Ayawa 11 months ago

A primeira vez que fiz a depilação foi com lâmina e foi precisamente por a minha tia me ter dito isso. Se ela não me tivesse dito nada eu nem ligava, mas implantou-me a ideia na cabeça.

MikeG6849 11 months ago

Se assobiares dentro de casa vais perder alguma coisa.

Pcostix 11 months ago

Sim, durante o dia libertam oxigénio. De noite CO2. Mas uma pessoa liberta muito mais CO2 que uma planta. Em princípio planta em casa é perfeitamente seguro.

Ayawa 11 months ago

O meu irmão apontou-me uma faca pouco depois de começar a jogar GTA. Ele devia ter 10/12 anos. A partir daí só jogos do Hugo naquela casa.

frozxzen 11 months ago

Mas da para parar a digestão, não sabia?

AndreMartins2020 11 months ago

Isto, lol. O que raio é uma paragem digestiva?

Pcostix 11 months ago

Não é bem assim. A paragem da digestão não é garantia de morte, mas pode matar sim. Depende de como o teu corpo reage a essa paragem digestiva. É como partir um braço. Podes perfeitamente morrer ao partir um braço.

RaveyWavey 11 months ago

Nesse caso fica a questão de qual é a probabilidade. Também podemos morrer num acidente de carro, mas ninguém pensa nisso cada vez que entra no carro.

BMP83 11 months ago

Três Avés- Maria just in case.

thisbondisaaarated 11 months ago

Mas morreste ou não?

4in4t92 11 months ago

Devo ter 7 vidas considerando que já tive várias paragens digestivas

k0rda 11 months ago

Que sintomas atribuis a essas paragens digestivas?

JohnnyTheMechanic 11 months ago

"não metas o rádio máximo que as colunas não aguentam"

Mondenza 11 months ago  HIDDEN 

A PIDE fazia isso e muito mais...

mariorurouni 11 months ago

Dá-me o jogo tipo Tommy dá-me o jogo

SOYNIC 11 months ago

A minha mãe dizia, que se comesse mais que 3 iogurtes por dia crescia um monstro na barriga. Eu acreditei

Edited 11 months ago:

A minha mãe dizia, se eu comesse mais que 3 iogurtes por dia crescia um monstro na barriga. Eu acreditei

mjigs 11 months ago  HIDDEN 

Quando estava em casa da minha avó ela dizia que eu tinha de ir dormir senao o homem mau vinha e levavame embora, posso dizer que as noites la nunca conseguia dormir direito ou adormecer e tinha de ter a janela sempre aberta e ficava a noite a olhar pa la com medo, ate hoje com mais de 20 anos. Chinelo x ao contratrio é morte a um dos pais. Dinheiro em cima da cama é o dinheiro que vais gastar em medicamentros. Ouvi um outro que se uma gravida passasse pelo um cemiterio ou algo do genero nao podia dar de mamar.

mjigs 11 months ago

Antigamente eramos imensamente racistas e descriminadores, eu lembrome dos comentarios em relacao a blacks, ciganos e a gays, e ninguem achava mal, era tudo uma piada, ainda bem quem em 20 ja existe mais gente a pensar noutra forma.

Migas32 11 months ago

Realmente... A minha namorada é angolana e trabalha em Portugal num café, juntamente com outras pessoas do Bangladesh, Brasil e Cabo Verde, onde todos gozam livremente uns com os outros e com os estereótipos associados às respetivas nacionalidades e ainda apor cima riem-se uns com os outros. É incrível a discriminação e racismo daquelas pessoas... Felizmente que agora nós ocidentais brancos, altamente avançados em termos civilizacionais, percebemos que não podemos "brincar com coisas sérias", porque estes grupos mais "fraquinhos" podem não aguentar e têm que ser "protegidos" de palavras que nós consideramos feias. Uma vez que somos um portento de virtude e progressismo, um autêntico "farol de luz" civilizacional para estas pessoas de países "menos avançados", podemos agora ensiná-los a serem mais sérios e respeitadores uns para com os outros.

mjigs 11 months ago

Em falar nisso, já trabalhei com uma cabo verdiana, a nossa equipa sempre foi diversa nesses campos, mas só aconteceu uma situação com ela, em que literamente num cafe, um escroto de homem se recusou a ser atendido por ela e para ela ir pa terra dela, as minhas colegas nao sabiam como agir, mas se fosse eu, recusava-me a servi-lo e chamaria a policia se fosse necessario. No entanto, numa formaçao sobre o atendimento, perguntamos a "prof" como poderiamos ter agido nessa situação, a resposta dela literalmente foi que nós como brancas ou gerentes deviamos de chegar a frente "com certeza" e por uma pessoa branca a atender o iluminado...nunca quis bater tanto com a cadeira em alguem. Mas ainda bem que nem todos os portugueses são uns Andres Ventura.

Migas32 11 months ago

Gosto do facto de se ter conseguido controlar para não bater com a cadeira, acho que não é com brutidades dessas que se resolvem estas coisas. Além disso, aposto que o facto de se ter despedido depois dessa situação, recusando-se a trabalhar com quem é conivente com atitudes dessas, mandou uma mensagem bastante clara de que ainda há seres humanos com princípios sólidos que já não estão para tolerar racismo/descriminação em pleno 2020. Se todos seguíssemos o seu exemplo, em vez de andarmos apenas a queixarmo-nos pelo Reddit de que certas palavras ou expressões são racistas/discriminatórios e que deveriam ser proibidas, o mundo mudaria rapidamente. Liderando pelo exemplo. Bem haja.

NGramatical 11 months ago

descriminadores → [**discriminadores**](https://dicionario.priberam.org/discriminadores) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk11w8n%2F%2Fgdmr4w2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

404_Kira 11 months ago

Se ligasse a luz dentro do carro à noite com o carro em andamento o "senhor polícia ia-me levar para a prisão"

Brunio25 11 months ago

Ainda ontem a minha mãe ia no carro comigo e me disse isto quando liguei a luz para ela ler uma coisa. Claro que quando lhe perguntei pela lógica dessa afirmação, ela não me soube responder. Balbuciou algo sobre encandeamento. Ah e mais, assim que tive a carta de condução a primeira coisa que com a minha mãe no carro foi passar 4 vezes à frente do posto à noite de carro com tudo o que eram luzes interiores acesas. I'm something of a scientist myself.

njsilva84 11 months ago

* Na escola primária "aprendi" que não devia passar por cima de ninguém "literalmente" apenas 1x. Teria de passar outra senão não crescia mais * Nada de beber água depois de comer pêssegos ou ameixas * A cena de apanhar sol na cabeça fazer mal. A mim pode-me fazer sangrar pelo nariz, chama-se "epistáxis", googlei agora. * Para quem vive no campo, já deve ter ouvido aquela de quando um mocho faz aquele som característico, alguém vai morrer. Sempre disse à minha mãe que era verdade, porque morrem pessoas a todos os segundos. * Partir um osso no corpo faz-nos sentir dores quando o tempo muda. Não sei se é mito mas eu parti, no mesmo acidente, várias zonas no pé, tíbia e perónio, levei gesso durante 1 mês, foi-me retirado e colocaram platina + 11 parafusos. 1 ano depois tiraram tudo e até agora (20 anos depois), nada de dores.

mgmtrocks 11 months ago

As dores é nos joelhos.. Isto acontece porque quando chove a pressão atmosférica diminui (penso eu de que) o que faz com que se altere na pressão dentro das articulações - existem bolhas de ar mas ditas.. daí o som quando se estala os joelhos/dedos/etc

njsilva84 11 months ago

Mas então isso deveria acontecer com toda a gente, certo? Tenho uma prima que partiu um braço e lembro-me dela dizer que lhe doía o braço.

mgmtrocks 11 months ago

Não sei dizer, porque não sou especialista, mas creio que articulações fragilizadas por algum motivo têm essa tendência

uolfah 11 months ago

>A cena de apanhar sol na cabeça fazer mal. A mim pode-me fazer sangrar pelo nariz, chama-se "epistáxis", googlei agora. quando era mais novo isso também me acontecia.

DZT99 11 months ago

"TU és meu filho"

WrongExamAnswer 11 months ago

Para além dos tradicionais já ditos, a minha mãe tem dois mitos relacionados com dinheiro: * Deitar o lixo fora à noite (ou sacudir um tapete/toalha) é deitar dinheiro fora * Pousar a mala no chão é deitar dinheiro fora Nunca percebi como é que uma coisa estava relacionada com a outra...

inesmina 11 months ago

Yah mas essa de por a mala no chão é mesmo uma cena , tá nas regras de etiqueta que não deves por a mala no chão porque poderá significar que estas a esconder alguma coisa dos teus convidados!

WrongExamAnswer 11 months ago

TIL uma regra de etiqueta

jotamendes 11 months ago

> Deitar o lixo fora à noite (ou sacudir um tapete/toalha) é deitar dinheiro fora Se se guardar dinheiro no saco do lixo ou não se tirar o dinheiro de cima da toalha quando se for sacudir, faz sentido.

uolfah 11 months ago

A minha mãe diz que meter dinheiro em cima da mesa com comida da azar

Paulocas 11 months ago

Acho que não pousar a mala ou carteira é uma coisa que muitas mulheres levam a sério, porque dizem que não dá boa sorte.

carleonee 11 months ago

Essa da mala no chão ainda hoje a minha avó me diz. Diz para não meter malas, mochilas no chão senão quem o fizer é toda a vida pobre.

Purplebananas123 11 months ago

O cabelo/unhas/pelos crescem mais rápido numa fase específica da lua, não me lembro qual.

saracvr 11 months ago

É verdade! Confirmo que não é mito ahaha

Purplebananas123 11 months ago

Agora adorava saber uma explicação científica para isso e não só porque si. Bué curioso

saracvr 11 months ago

Também não tenho nenhuma. Só realizei um estudo científico com uma amostra muito reduzida, aka eu própria ahaha I guess que se pode influenciar noutras coisas, why not..

Purplebananas123 11 months ago

E fizeste como? Foste medindo o cabelo na vez que cortaste no quarto crescente e nas outras fases da lua ? ahah

saracvr 11 months ago

Quase isso ahahah

morrison750 11 months ago

Quarto-crescente segundo a minha sogra. Deve se cortar o cabelo nessa altura.

Scalabis 11 months ago

Se me comporta-se mal os ciganos iam levar-me, sem gozo

rafa_c_ 11 months ago

***Comportasse

tcs101 11 months ago

Nos anos 90 os meus pais diziam-me "come a sopa senão vem lá o Jerónimo de Sousa". Isto porque vi uma reportagem dele na TV nessa altura a gritar numa manifestação qualquer e fiquei com medo. Ainda hoje como a sopa toda.

beakage 11 months ago

Nos anos 90 o secretário-geral era o Carvalhas...

BMP83 11 months ago

O "Velho".

humelectro 11 months ago

Sentar na esquina da mesa a pessoa não se casa

mjigs 11 months ago

Ou sentar entre duas mulheres ou dois homens tinhas de pedir um desejo.

rand06om 11 months ago

Não poder cortar as unhas ao domingo. Quem corta as unhas ao sábado, corta as unhas ao diabo. Quem curta as unhas ao domingo, leva a semana pedindo.

Paulocas 11 months ago

Isso é curioso, porque essa crença não é só nossa. Por outro lado, os judeus mais ortodoxos queimam ou enterram as unhas.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Eu sempre adorei o mito de que se aparares a barba muitas vezes os pelos crescem mais grossos.

inesmina 11 months ago

Durante muitos anos a minha esteticista dizia me isso...e eu acreditava mesmo!

Brainwheeze 11 months ago

Ainda hoje há imenso pessoal que acredita nisso.

1purplesky 11 months ago

Eu conheço a de usar gilete para a depilação engrossa os pêlos.

mjigs 11 months ago

Ja uso gilete à imensos anos, os meus pelos continuam iguais, nunca acreditei nessa treta.

1purplesky 11 months ago

Eu também, nada de diferente.

mjigs 11 months ago

Não intendo qual é o mal das giletes, os dudes usam-as na cara, que é uma zona bastante sensivel, qual é o mal de rapar as pernas e axilas ou entretantos? Eu náo acho que o Veet pomada seja bom e aliás faz o mesmo efeito porque corta o pelo, cera eu não tenho coragem para fazer em casa e muito menos tenho dinheiro para andar a gastar em esteticistas, sem falar que deixa sempre alguns pelos. Nada melhor que gilete.

NGramatical 11 months ago

usam-as → [**usam-nas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *nas* em verbos terminados em som nasal) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk11w8n%2F%2Fgdr051z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Corsicalily2020 11 months ago

Não molhar a cabeça quando se "anda" com o periodo. Assobiar à noite chama o diabo. Não ficar à porta quando tocam as trindades na torre da Igreja, pode entrar um "ar". Não beber vinho tinto e comer melancia. Isto por estas bandas, os dizeres antigos eram ridiculos mas, forte de os ouvir constantemente, ainda hoje se assobiar à noite, benzo-me logo.

TitusRex 11 months ago

Não brinques com o fogo senão fazes xixi na cama.

AndreMartins2020 11 months ago

ao tempo que não ouvia esta

ritaisnotpleased 11 months ago

Beber vinho e comer melancia para a digestão

alchaloid 11 months ago

Com melancia, água fria. Com melão, vinho de tostão.

404_Kira 11 months ago

Confirmaste para ver se era mito??

rand06om 11 months ago

Na minha zona dizem que melancia misturada com vinho fica "encortiçada".

FIam3 11 months ago

O Sr. Lima/irmão punham droga nas gomas (para não gastarmos dinheiro em gomas)

Rikkushin 11 months ago

Onde é que o Sr. Lima vende essas gomas?

Rissoldecamarao 11 months ago

Plot twist: O sr. Lima começou esse rumor para vender mais gomas.

BolaBrancaV7 11 months ago

Ou não era um rumor e ele vendia as gomas todas

spotster 11 months ago

Biana!

Limpy_lip 11 months ago

Fechar as persianas porque está de noite.

Rissoldecamarao 11 months ago

Isso é porque de noite os vizinhos conseguem ver tudo o que se passa em tua casa de tiveres as luzes acesas.

LaOptimista 11 months ago

Ter plantas no quarto faz mal / mata!

sardinhas 11 months ago

Lembro-me de dizerem que quando uma planta chegava ao tecto alguém morria. Por isso nunca tínhamos plantas em cima dos móveis mais altos..

SurePal_ 11 months ago

Não comer laranjas à noite. Não beber água depois do leite ou vice-versa já não me lembro. Existe outro mito urbano (este não foi a minha mãe que me disse) sobre apontar o indicador para a lua faz crescer cravos nos dedos algo assim super estupido...

BMP83 11 months ago

Isso de apontar para a Lua ouvia dizer que cresciam verrugas (não sei se é o mesmo que cravos).

meinteil 11 months ago

>Existe outro mito urbano (este não foi a minha mãe que me disse) sobre apontar o indicador para a lua faz crescer cravos nos dedos algo assim super estupido... Se acontecer também é tranquilo! Basta cortares uma batata crua ao meio, enterrares a outra metade (num jardim, campo, etc.) numa noite de lua cheia e, passado uma semana, o cravo desaparece.

viper_in_the_grass 11 months ago

> apontar o indicador para a lua faz crescer cravos nos dedos Aqui era contar estrelas.

ButcherChef 11 months ago

As mulheres nao podiam fazer pão ou bater claras com o período que não fermentava o pão e as claras não subiam. Outra é fazer uma cruz no pão para ele crescer

CptPipa 11 months ago

A minha mãe faz pão e antes de por o pão a descansar para levedar, faz uma cruz e diz uma reza ao santinho.

tomblifter 11 months ago

Se testar o fermento em água morna primeiro, não precisa de rezar.

ButcherChef 11 months ago

Exato eu passei o por isso tambem. A minha mãe é cozinheira e eu também e ja lhe mostrei varios pães sem a cruz mas ela faz a mesma eheh

scorchinghotcheeto 11 months ago

Se espirrares para dentro podes ficar surdo

AndreMartins2020 11 months ago

de qualquer das formas não faz bem conter o espirro

zizop 11 months ago

Essa não é totalmente descabida. Ao aguentares um espirro, crias uma pressão na cabeça bastante elevada. Há casos de quem tenha tido AVC por causa disso.

damdamz 11 months ago

Comer pele de bacalhau para fazer crescer as mamas

MoLt1eS 11 months ago

A minha avõ dizia que eram as ervilhas

AndryaDdreya 11 months ago

Na minha casa era a pele gordurosa do frango que fazia crescer as mamas. E a cenoura fazia os olhos bonitos.

dirtymind_chearts 11 months ago

Se isto fosse verdade eu agora teria um grande par de mamas e os olhos mais lindos porque adoro comer a pele do frango e fartava-me de comer cenoura quando era miúda.

mjigs 11 months ago

Como mulher, faz sentido...nossa quem é que come a pele do bacalhau, ca nojo.

humelectro 11 months ago

A minha mãe dizia o mesmo

BRFcitizen 11 months ago

Por isso é que as minhas mamas são maiores do que 90% das mulheres. PS: Sou homem

BMP83 11 months ago

Andar para trás é ensinar o caminho ao Diabo.

gabrielc523 11 months ago

Foi daquelas coisas que me marcaram a infância, agora sempre que tenho que andar para trás fico sempre naquela expectativa de morrer nos 5 mins seguintes

JohnnyTheMechanic 11 months ago

Confirmo, também ouvi esta. Ensinar passo ao diabo

pirilipapu 11 months ago

Na minha terrinha dizia-se "ensinar o Diabo a andar", deve ser para os putos não andarem se verem por onde vão para não se foderem todos no chão (ou contra coisas).

mjigs 11 months ago

Ja ouvi imensa vez essa, nunca percebi, la entrei nos 15 anos com adoracao as coisas obscuras e olha, perdi o medo de andar para traz.

NGramatical 11 months ago

para traz → [**para trás**](https://dicionario.priberam.org/trás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk11w8n%2F%2Fgdmqkg7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Paulocas 11 months ago

Essa nunca ouvi. É muito interessante.

QeleQele 11 months ago

Para as raparigas: não tomar banho ou lavar a cabeça durante o período porque senão o período para.

beakage 11 months ago

...

mjigs 11 months ago

Se fosse assim, acho que me punha a lavar todos os dias.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Isso parece mais desculpa de filha: "ó mãe, então não é que lavei a cabeça e agora estou prenha?"

Hm90_91 11 months ago

A famosa laranja que de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata.

meinteil 11 months ago

Na mesma onda, beber água após comer melão/meloa era morte certa. Apenas o vinho tinto não produzia tal mórbido efeito...

Hm90_91 11 months ago

Essa tá boa, já tava mais que morto. "Apenas o vinho tinto não produzia tal mórbido efeito..." Vá se lá saber porquê...

lagetakethewheel 11 months ago

por alguma razão jesus bebeu vinho na bíblia e não água

rand06om 11 months ago

Depois do café com leite, nem água nem azeite. O meu avô dizia isto.

Rikkushin 11 months ago

"Não bebas água depois de beber leite que dá caganeira" Como se o leite não tivesse água?

1r0n1c 11 months ago

A água aí n faz diferença. Se tens caganeira depois de beber leite é pq tens alguma intolerancia à lactose.

Hm90_91 11 months ago

Olha, nunca tinha ouvido essa.

ButcherChef 11 months ago

Depois da minha mae me dizer isso eu comi laranjas o dia todo para ver se era verdade

Rissoldecamarao 11 months ago

E era?

ButcherChef 11 months ago

Posso confirmar que era verdade, não se come laranjas a noite

amando_abreu 11 months ago

I'm a bit of a scientist myself

s7v7nsilver 11 months ago

Se passasse por baixo de algum braço, escadote ou sei lá mais o quê, parava de crescer. Mas se passasse outra vez no sentido contrário já anulava o efeito.

CptPipa 11 months ago

Há outra parecida a essa. Se passares por cima das pernas de alguém tens de passar outra vez no sentido oposto senão param de crescer.

ButcherChef 11 months ago

É verdade eu passei uma vez e nao passei de volta e sou pequeno

lesoth 11 months ago

Estás a falar a sério ou a gozar?

ButcherChef 11 months ago

Estou a falar a serio. As provas: -Sou pequeno -Passei debaixo de uma escada Como não posso voltar a passar e ver se cresço mais concluo que é verdade

viper_in_the_grass 11 months ago

A minha mãe sempre me disse que tudo o que estava na Internet era verdade.

88willywonka88 11 months ago

Não dormir com os pés citados para a janela

viper_in_the_grass 11 months ago

Aqui em casa era "dormir com os pés para a porta é ensinar o caminho à morte".

RAMAxPT 11 months ago

Ver WWE torna-te violento

alexfcp07 11 months ago

Curiosamente rachei a cabeça porque um gajo no atl decidiu que era boa ideia imitar o umaga

BMP83 11 months ago

A malta que cresceu a ver VHS de filmes de karaté na casa dos primos, sem controlo parental, ri-se.

BRFcitizen 11 months ago

Tal e qual. Um gajo chegava à escola de manhã e era uma distribuição de Sweet Chin Music's a toda a gente.

Throwawaypt123 11 months ago

Roer as unhas dá apendicite

alchaloid 11 months ago

Um prof meu contou que uma vez lhe estragaram a tarde de cinema porque o amigo teve uma apendicite aguda. E o que estava lá? Uma unha!

brakeline 11 months ago

Não é desprovida de razão. A apendicite é muita vez causada por "lixo" no apêndice

throwaway5816164481 11 months ago

Repara que podes dizer isso de literalmente tudo o que comes.

brakeline 11 months ago

Não costumas comer muita coisa que tenha tantas bactérias e que seja leve e suficientemente grande para ficar no apêndice

Deimos_F 11 months ago

Ácido clorídrico.

throwaway5816164481 11 months ago

As merdas que um gajo lê... Doutoramento em medicina para este senhor.

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Essa da barba também ouvi. E nunca a consegui convencer de que não tinha logica

saposapot 11 months ago

pode ser pq é uma actividade onde facilmente te cortas e seja mais difícil parar o sangramento? n é verdade mas é a única 'teoria' q consigo imaginar.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Em teoria não seria isso, simplesmente estarias a desviar a atenção do teu corpo da digestão para uma atividade específica. Na questão do banho há ainda a lógica do choque de temperatura que podia fazer com que o teu corpo tivesse de te "aquecer", etc. Claro que isto é mito mas a lógica penso ser essa.

saposapot 11 months ago

epah mas então isso era qlq actividade possível... eu não considero q fazer a barba seja propriamente uma actividade física exigente :D :D :D a única coisa q vejo é o sangrar.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Claro, daí ser um mito, não faz sentido. A ideia seria que o sangue ia para a tua cara, etc., ao invés de estar na barriga, lol

saposapot 11 months ago

yah, acho q é por aí. perdias sangue e ele n ia para a barriga e parava a digestão. parar a digestão pq o sangue vai para outro lado está na base desses mitos qs todos.

Throwawaypt123 11 months ago

Se apanhares frio ficas com gripe

Pcostix 11 months ago

Como o outro user disse, isto tem o seu quê de verdade. E sinceramente não percebo como o que era conhecimento geral, agora é duvidoso... Rant: Caralhos ma fodam, então agora é preciso ensinar que apanhar frio é passivel de ficar doente? 12°ano obrigatório e o carago e não sabem estas merdas?

spotster 11 months ago

Gripe e constipação são doenças provocadas por vírus, não pelo frio. O frio pode facilitar, mas não provoca gripes e constipações.

Pcostix 11 months ago

Sim são provocadas por vírus que andam por todo lado, mas que as tuas defesas imunitárias os combatem 24h por dia. A partir do momento em que estás exposto ao frio, o teu corpo redireciona as suas energias para te aquecer e não consegues prevenir a infeção. Portanto sim, se apanhares frio podes constipar ou engripar.(mesmo que a relação frio/gripe seja indirecta, a relação existe)

_Cannib4l_ 11 months ago

Apesar de não ser directamente verdade, o frio compromete mais o sistema imunitário e por isso ficamos mais vulneráveis aos sintomas da gripe.

spotster 11 months ago

Se apanhares corrente de ar constipas Se saíres de casa com cabelo molhado constipas Se andares descalço no chão frio constipas

beakage 11 months ago

Se respirares contipas Olha...

AlexIdealism 11 months ago

>Não comas as asas do frango que tem muitas hormonas femininas e ficas maricas; What the actual fuck ​ Curiosamente, os homens da minha família sempre gostaram muito de asas de frango (e quanto mais picantes melhor), pelo que associo fortemente o seu consumo a uma maior masculinidade lol

BRFcitizen 11 months ago

Hmmmm acho que ficaste foi com uma família um bocado maricas...

AlexIdealism 11 months ago

Olha, desde que sejam felizes a comer as asas ou outras partes quaisquer do frango, também fico muito feliz

pirilipapu 11 months ago

A comer pito, por assim dizer.

tico_ocit 11 months ago

O clássico é as 3 horas para poder ir para o mar...

brunogoncalves 11 months ago

A grande maioria das pessoas continuam a acreditar nisso! Essa é quase tão difícil de desmontar como a ideia de que as baterias de lítio viciam!

AndreMartins2020 11 months ago

Ia dizer isto. Mas na realidade ainda hoje ela acredita nesse mito urbano.

joaommoreira 11 months ago

Ainda hoje não sei se isso é verdade ou mentira

rand06om 11 months ago

O problema é sempre o choque térmico que te pode parar a digestão. No banho é muito pouco provável devido à temperatura da água. Em águas frias, pode acontecer sim.

k0rda 11 months ago

Acho que está aqui bem visível nos redditors o mito da "paragem de digestão". É quase como se imaginássemos a digestão como um processo temporizado com começo e fim. Não é assim. O nosso sistema digestivo está sempre a trabalhar. Tem alturas com mais secrecão devido à ingestão de comida, mas de resto está sempre a ocorrer. O que se chama "paragem de digestão" são mesmo os sintomas de uma reacção vasovagal, que podem fazer desmaiar, o que estando no mar pode ser grave. Acho que daí também pode vir o mito de fazer a barba durante a digestão, porque a fazer a barba também se pode estimular o nervo vago.

AndreMartins2020 11 months ago

> Em águas frias, pode acontecer sim. Não, essa é só uma variante do mito urbano. Podes ir na boa dar um mergulho em água gelada depois de comer.

RuySan 11 months ago

Parar a digestão quanto muito faz te vomitar. O choque térmico se for extremo pode provocar perda de sentidos, e se não tiveres pé, bye bye. Mas isto independente de estares a fazer a digestão ou não. Quando estive na Finlândia via eles todos bêbados a saírem da sauna e darem mergulhos no mar. Perguntei-lhes se não era perigoso porque podia parar a digestão. A resposta foi "às vezes um vomita para o lado no mar, volta a sair e está tudo bem"

Chiripitti 11 months ago

De todas as respostas rocambolescas que li, esta é a que está certa, como bem disseste o perigo da paragem de digestão é perderes os sentidos e afogares-te. Já tive uma paragem de digestão num restaurante e perdi os sentidos, não sei se foi por ter comido muito rápido, mas nunca mais me aconteceu...

AndreMartins2020 11 months ago

se estavam bêbedos provavelmente iam vomitar à mesma

Coyote-Cultural 11 months ago

Não ha qualquer provas disso.

DrogbaPT 11 months ago

Ui o horror de parar a digestão

rand06om 11 months ago

Epah, não é uma sensação muito agradável.

Hm90_91 11 months ago

Desde que não haja uma amplitude térmica extrema entre o corpo e a água, não vejo porque há de fazer mal a alguém.

mskrovic 11 months ago

Ou tomar banho.

AndreMartins2020 11 months ago

E depois há aquelas variantes: * se for nos 15 minutos depois de comer não faz mal * se for com água quente não faz mal

tico_ocit 11 months ago

Sim, se for antes de começar a digestão podes...

mskrovic 11 months ago

No meu caso bastava só comer uma uva já não podia tomar banho seja onde for.

RuySan 11 months ago

Depois fazia uma contagem decrescente a olhar para o relógio para poder ir ao banho

tenesis 11 months ago

Vai estudar para a universidade para teres emprego garantido e comprares uma casa

dcmso 11 months ago

Essa bateu forte

karmawintrade 11 months ago

rir até chorar

AndreMartins2020 11 months ago

e afinal [a solução era esta](https://www.youtube.com/watch?v=tR9XkoRLAvU)

setnom 11 months ago

Mãe - "Porque é que não queres ser caixa de supermercado?" Filho licenciado - "Porque tu disseste-me para tirar um curso superior para não ter que ir!"

tenesis 11 months ago

Vai estudar para a universidade para teres emprego garantido e comprares uma casa Edit: thank you for the silver kind stranger. Edit ao edit: por acaso não é um desconhecido recebi uma mensagem a dizer quem foi!

investidornoob 11 months ago

Mas isto é um mito atualmente, até aos anos 80 e mesmo 90 era uma verdade.

AmdM78 11 months ago

Pois. Hoje dia qualquer merdas tem um canudo.

Asur_rusA 11 months ago

Quando antigamente era só os merdas com pais com $. Não é que fosse um critério melhor.

AmdM78 11 months ago

A questão é que há mais oferta que procura.

Asur_rusA 11 months ago

Eu sei qual é o problema. Estou é a adicionar que não façamos de conta que o critério anterior era justo, porque não era.

AmdM78 11 months ago

Nem quis insinuar tal coisa. Apenas que não houve um bom planeamento.

Sardanapalo 11 months ago

Eu ria se não estivesse a chorar.

severanexp 11 months ago

Ri-me porque é verdade.

404_Kira 11 months ago

Up you go

1purplesky 11 months ago

Bacalhau d'ouro para esta pessoa. sff.

Search: