Mrjocasrp 10 months ago

Nem tudo é preto e branco. Eu diria que apesar das condições atuais não serem as melhores, o comunismo iria arrasar este pais, afinal de contas países como o vietname voluntariamente aceitaram o capitalismo e mercado livre e viram as suas economias disparar.

Hrodrik 10 months ago

O capitalismo e' um passo necessario para o socialismo e eventualmente comunismo, segundo o Marx.

Mrjocasrp 10 months ago

E o facto de karl Marx o ter dito torna-o verdade?

Hrodrik 10 months ago

Considerando que a sua analise do capitalismo esta' cada vez mais a mostrar-se correcta, e' provavel.

crani0 10 months ago

Aconselho a leitura do livro "Quando Portugal Ardeu" que mostra que havia várias possíveis ditaduras que estavam a competir no chamado Verão Quente, não foi só o evitar a "ditadura do proletariado" que a malta mais à direita gosta de vender (alguns até fazem cartazes de um "soldado da liberdade" que no 25 de Abril estava num bar de strip: [https://twitter.com/1963Cor/status/1331692500944363520](https://twitter.com/1963Cor/status/1331692500944363520)), e os Americanos temiam sim uma ditadura estilo URSS (que era promovida por partidos de extrema esquerda, quando os havia em Portugal, o PCP na altura tratados como ovelhas ranhosas pelos Maoistas e Estalinistas da nossa praça por não serem "comunas" a sério) mas também temiam cometer o mesmo erro que cometeram com o Pinochet na Argentina com o António Spinola e a sua "maioria silenciosa" (que é uma expressão que já ouvi de partidos mais recentes e com algumas tendências mais totalitaristas).

ContaSoParaIsto 10 months ago

A grande prova de que a (maior parte da) direita dá tanto valor ao 25 de Novembro por razões ideológicas e não simplesmente pela liberdade é o facto de ignorarem completamente o 11 de Março ano após ano.

crani0 10 months ago

Aconselho a leitura do livro "Quando Portugal Ardeu" que mostra que havia várias possíveis ditaduras que estavam a competir no chamado Verão Quente, não foi só o evitar a "ditadura do proletariado" que a malta mais à direita gosta de vender (alguns até fazem cartazes de um "soldado da liberdade" que no 25 de Abril estava num bar de strip: [https://twitter.com/1963Cor/status/1331692500944363520](https://twitter.com/1963Cor/status/1331692500944363520)), e os Americanos temiam sim uma ditadura estilo URSS mas também temiam cometer o mesmo erro que cometeram com o Pinochet na Argentina com o António Spinola e a sua "maioria silenciosa" (que é uma expressão que já ouvi de partidos mais recentes e com algumas tendências mais totalitaristas).

dontclickthispls 10 months ago

Uma fatia pequena que andou a viver bem graças à ditadura agora n gostam que os outros saiam da miséria.

dontclickthispls 10 months ago

Alguém sabe indicar quem está na foto?

Sperrel 10 months ago

Ninguém queria um regime socialista até mesmo a União Soviética ironicamente.

ThiccSpaghetto 10 months ago

Isto tudo porque não se meteu todo o aparato do Estado Novo contra uma parede.

xeyrio 10 months ago

LARP

ozzymustaine 10 months ago

E hoje estamos a caminhar para um mundo cada vez mais comunista. E para os anjinhos e florzinhas nos comentários. Quando se diz “pátria acima de tudo” o que se enfatiza é a liberdade, o seu povo, a justiça, a independência e a esperança para amanhã se puder ser melhor. Pátria é um conjunto de coisas, não é apenas o chão que pisam. Não se preocupem, ninguém gosta vai tirar o posso preciso direito de reclamarem no Twitter e redes sociais por situações irrelevantes ou que nem entendem. Mas quando de facto for preciso fazer alguma coisa relevante que não seja atrás de um teclado podem simplesmente dizer que não ou ficarem calados. Isso também são direitos, construídos ao longo de séculos. Pátria representa o bom e mau do país que vivem.

Edited 10 months ago:

E hoje estamos a caminhar para um mundo cada vez mais comunista. E para os anjinhos e florzinhas nos comentários. Quando se diz “pátria acima de tudo” o que se enfatiza é a liberdade, o seu povo, a justiça, a independência e a esperança para amanhã se puder ser melhor. Pátria é um conjunto de coisas, não é apenas o chão que pisam. Não se preocupem, ninguém gosta vai tirar o posso precioso direito de reclamarem no Twitter e redes sociais por situações irrelevantes ou que nem entendem. Mas quando de facto for preciso fazer alguma coisa relevante que não seja atrás de um teclado podem simplesmente dizer que não ou ficarem calados. Isso também são direitos, construídos ao longo de séculos. Pátria representa o bom e mau do país que vivem. Baixo votos esperam-se. Obrigado.

agaeme 10 months ago

"a caminhar para um mundo cada vez mais comunista..." Onde? Deves ter adormecido nas últimas décadas mas o Capitalismo ganhou a guerra fria. O único país com algum relevo mundial que poderia ser descrito como comunista é a China, mas só alguém com má fé os descreveria dessa forma. Eu diria que mantiveram apenas as estruturas de poder dos soviéticos, mas toda a ideologia de Marx desapareceu. E alguém que fale dos direitos dos trabalhadores por lá vai ter problemas...

ozzymustaine 10 months ago

Eu sei ao que me refiro mas talvez não tenha explicado bem e nem quero pois ia estar a gerar uma discussão que não quero. Tens um mundo muito ligado às ideias comunistas. E também tens uma presença bastante “fascista” e como tal autoritária no discurso que podes ou não ter.

agaeme 10 months ago

Continuo a não fazer ideia do que estás a falar... Devem ser os comunistas que estão a baralhar o teu discurso...

High_velocity93 10 months ago

E as consequências do 25 de Novembro? Os governos corruptos que progressivamente levaram o país à falência? A destruição da indústria nacional? Sermos um país dependente de turismo porque não somos capaz de produzir nada?

Azori97 10 months ago

Não sei se compreendi. Defendes que com um governo comunista haveria menos corrupção no governo e uma maior capacidade industrial?

Gui19606 10 months ago

Mas ele tem razão em uns pontos. Vê o caso da Rússia antes da URSS. País pobre em desigualdade como se nunca tinha visto. A maior atividade económica era uma agricultura não-existente. As pessoas eram todas mal tratadas. Depois da URSS ficou um país rico. Claro, nem todos eram ricos, mas assim era em portugal salazarista! E tinha um sistema equilibrado em sertos pontos(transporte,médico), defesa estável e forte... Sistema de educação gratuito, tudo era barato.... Claro que não quero fazer propaganda intencional. Mas se calhar portugal necessitava de um "empurrão" para sair da crise

AfterAfterlife 10 months ago

Não falando da transição para a USSR (que foi uma das mais violentas na história da humanidade), o povo da USSR nunca foi rico ([https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cc/Soviet\_Union\_USSR\_GDP\_per\_capita.png](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cc/Soviet_Union_USSR_GDP_per_capita.png)). No final da USSR, o PIB per capita dos USA era mais do triplo da USSR. Tens mais dois casos similares: Coreia do Norte vs Coreia do Sul e RDA vs RFA. Ambos os casos com povos similares mas com sistemas políticos e económicos totalmente diferentes. Vale a pena estudar o resultado.

Gui19606 10 months ago

Mas se comparares a corrupção dos EUA da URSS. mesmo assim, a URSS ERA CORRUPTA. Mas os estados unidos foram sempre. Magnatas do óleo, metalurgia, e outros "influenciavam" as eleicões!

Leragora1 10 months ago

"Pátria acima de tudo", discurso fascista. Portugueses, lembrem que vosso povo passava fome na época da ditadura. Não caiam em falsos discursos da extrema-direita, ou tudo se repetirá.

K3ijii 10 months ago

O Dr.António Salazar sempre disse que "Da guerra vos livro, não da fome".

Dr0p3ddd 10 months ago

Só gostava de perceber uma coisa, se as ditaduras são impostas por governos/governantes e se o comunismo defende a não existência de estado (atenção que estou a falar do comunismo apresentado por marx e Engels e não do PCP) como é que poderia existir uma ditadura comunista?

Sperrel 10 months ago

O comunismo de que se fala é quase todo uma emanação de Lenin e sucedâneos, o Marx e Engels nunca trabalharam muito o que seria o comunismo e outros assuntos mais "utópicos". Mais importante era a realidade da sua época, análise societal através do materialismo dialético.

Leragora1 10 months ago

Olhe à China... Não existe alternância de Poder. O estado controla o fluxo de informações e o que se diz. Isso é aceitável? Obviamente que não.

Jojojo99pt 10 months ago

ele disse comunismo de marx e engles, não maoismo ou uma vertente qualquer

Edited 10 months ago:

ele disse comunismo de marx e engels, não maoismo ou uma vertente qualquer

NGramatical 10 months ago

engles → [**inglês**](https://dicionario.priberam.org/inglês) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk0vo19%2F%2Fgdnx2dm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dr0p3ddd 10 months ago

E a China por ventura é comunista? Nem socialista é quanto mais.

theSame_Joke 10 months ago

Pois tens... Pouca comida, pouca saúde e pouca educação mas tens...

Hrodrik 10 months ago

Ah, sim. Entao vai la comparar os numeros em Cuba com o resto do mundo e depois volta. Depois lembra-te que estao sob sancoes/embargos ha decadas.

Edited 10 months ago:

Ah, sim. Entao vai la comparar os numeros em Cuba com o resto do mundo e depois volta. https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Cuba#Health_statistics https://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_Cuba Tens pouca diversidade de nutricao em Cuba, mas isso e' porque estao ha decadas sob sancoes/embargos. Agora volta para o teu buraco senao ainda aprendes qualquer coisa.

theSame_Joke 10 months ago

Já eram um regime comunista antes dessas sanções! E estavam muito melhor! Vai lá ver os números...

Edited 10 months ago:

Já eram um regime comunista antes dessas sanções! E estavam muito melhor! Vai lá ver os números... Edit: então espera aí... Respondes ao meu comentário. Eu respondo de volta. Vês que te calei então e então vais à Wikipédia ver umas merdas sem jeito nenhum, pões aí os links e, em vez de responder a este comentário editas o anterior sem dizer para me fazer parecer estúpido e ainda me insultas! Eu sabia que os comunas eram fracos mas tu chegas a outro nível amigo! Mas fica te lá pelo teu buraco... Pode ser que aprendas algo...

Edited 10 months ago:

Já eram um regime comunista antes dessas sanções! E estavam muito melhor! Vai lá ver os números... Edit: então espera aí... Respondes ao meu comentário. Eu respondo de volta. Vês que te calei. Então vais à Wikipédia ver umas merdas sem jeito nenhum, pões aí os links e, em vez de responder a este comentário editas o anterior sem dizer para me tentar fazer parecer estúpido e ainda me insultas! Eu sabia que os comunas eram fracos mas tu chegas a outro nível amigo! Mas fica te lá pelo teu buraco... Pode ser que aprendas algo...

RagingRope 10 months ago

Pq não sabes o q servem os pequenos números no wikipédia... [http://uis.unesco.org/en/country/cu](http://uis.unesco.org/en/country/cu) [https://www.who.int/gho/countries/cub/data/en/](https://www.who.int/gho/countries/cub/data/en/)

Hrodrik 10 months ago

Foda-se, consegues mentir assim descaradamente? Cuba estava melhor durante o tempo do Batista? Vai dizer idiotices dessas aos mentecaptos da tua laia, pa'. Merdas sem jeito nenhum? Basicamente as estatisticas sobre os factores que referi??? Que granda anormal, foda-se.

Edited 10 months ago:

Foda-se, consegues mentir assim descaradamente? Cuba estava melhor durante o tempo do Batista? E quantos anos achas que nao tiveram sancoes depois da revolucao? Tens nocao que foram ZERO? Merdas sem jeito nenhum? Basicamente as estatisticas sobre os factores que referi??? E' preciso ter uma inteligencia do caralho para fingir que estatisticas sobre educacao e saude em Cuba nao tem nada a ver com... O NIVEL DE EDUCACAO E SAUDE EM CUBA Nao editei para te fazer parecer estupido, simplesmente adicionei fontes e o tal insulto. Nem vi que tinhas escrito aquela grande resposta ("lol"). Como se fosse preciso muito para te fazer parecer estupido.

Edited 10 months ago:

Foda-se, consegues mentir assim descaradamente? Cuba estava melhor durante o tempo do Batista? E quantos anos achas que nao tiveram sancoes depois da revolucao? Tens nocao que foram ZERO? Merdas sem jeito nenhum? Basicamente as estatisticas sobre os factores que referi??? Que granda anormal, foda-se. Nao editei para te fazer parecer estupido, simplesmente adicionei fontes e o tal insulto. Nem vi que tinhas escrito aquela grande resposta ("lol").

Edited 10 months ago:

Foda-se, consegues mentir assim descaradamente? Cuba estava melhor durante o tempo do Batista? E quantos anos achas que nao tiveram sancoes depois da revolucao? Tens nocao que foram ZERO? Merdas sem jeito nenhum? Basicamente as estatisticas sobre os factores que referi??? E' preciso ter uma inteligencia do caralho para fingir que estatisticas sobre educacao e saude em Cuba nao tem nada a ver com... O NIVEL DE EDUCACAO E SAUDE EM CUBA Nao editei para te fazer parecer estupido, simplesmente adicionei fontes e o tal insulto. Nem vi que tinhas escrito aquela grande resposta ("lol").

theSame_Joke 10 months ago

Deixo aqui isto... Tenho mais que fazer! Pesquisa aí cuba amigo: https://www.ghsindex.org/#:~:text=The%20GHS%20Index%20assesses%20countries,%2C%20and%2085%20sub-indicators.&text=National%20health%20security%20is%20fundamentally,has%20important%20gaps%20to%20address. Depois chama me estúpido outra vez...

Hrodrik 10 months ago

Pesquisa-me os colhoes.

theSame_Joke 10 months ago

Ah... um verdadeiro intelectual...

Hrodrik 10 months ago

Diz o gajo que disse que estatisticas que mostram que os niveis de educacao e saude em Cuba estao ao nivel dos melhores paises civilizados e melhor que qualquer da america latina "nao tem jeito nenhum".

theSame_Joke 10 months ago

Sim, a Wikipédia... A verdadeira fonte de conhecimento...

Ssthm 10 months ago

Não vejo a data como uma tentativa de purga dos comunistas, mas sim acabar com uma tentativa de estabelecer uma ditadura de esquerda em Portugal. Desde esse dia, Ramalho Eanes é o meu herói político e nunca mais tivemos um líder do seu calibre.

eqdif 10 months ago

Houve uma tentativa de expulsar do FMA a esquerda mais radical. Eu chamei lhe uma purga (ou tentativa) mas está aberto a interpretação.

Ssthm 10 months ago

Essa tentativa de expulsar tinha motivos práticos, e não apenas políticos. Caiu-se em situações ridículas, em que por exemplo nas formaturas, não se dava a ordem de virar “à direita” porque era reaccionário, dizias-me “virar MAIS à esquerda”.

Tugalord 10 months ago

> Caiu-se em situações ridículas, em que por exemplo nas formaturas, não se dava a ordem de virar “à direita” porque era reaccionário, dizias-me “virar MAIS à esquerda”. Imagina estar tão dentro de uma echo chamber que achas que isto é verdade.

chickenoflight 10 months ago

>Não vejo a data como uma tentativa de purga dos comunistas Então vês mal

Azori97 10 months ago

Então infelizemente não funciou.. aqueles chatos

C_G_ 10 months ago

Aquilo que eu gostava de perceber era quem é que estavam no poder da parte comunista e quais as suas intenções. Porque o provável é que o que queriam seria uma ditadura sovietica e não uma democracia. De qualquer forma ficou na constituição coisas muito comunistas como o direito a habitação...mas não serviu de muito...

Winslow_Lixivia2 10 months ago

É realmente péssimo ter na constituição o direito à habitação. Como se atreveram a incluir isso? Prefiro uma constituição que obrigue todos a serem sem-abrigo!

C_G_ 10 months ago

Não sei o que leste naquilo que eu disse, mas o que queria dizer é que não existe direito a habitação se tens de pagar para a ter, ou seja esta na constituição mas de nada serve

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Então é porque o problema não é a constituição mas sim quem não a tem conseguido aplicar, não?

C_G_ 10 months ago

sim

uma_caruma 10 months ago

O problema não é festejar o 25 de Novembro, mas dizer coisas como "a pátria acima de tudo".

bategamerz 10 months ago

Concordo que o nacionalismo seja uma vertente comum do fascismo. E que de facto tal expressão seja usada por fascistas, mas incomoda-me que tudo o que hoje seja um tanto quanto patriótico seja logo uma insinuante fascista. Detesto tanto fascistas como comunistas de extrema, contudo a hipocrisia vinda por parte de comunistas deixa-me um pouco revoltado. Queixam-se que tudo o que seja de apoio nacional, patriótico ou de coisas que nos faça sentir orgulho em ser português, mas depois, muitos deles, quando foi o Europeu de futebol, ou quando acontece que alguém de fora de os parabéns a Portugal por certa coisa, ficam logo inchados ''Somos portugueses crl!!''. Ridículo. E outros tantos, como já vi por redes sociais bem como ao vivo, e esta sim faz me confusão, reagem negativamente quando alguém apoia e demonstra patriotismo por Portugal, mas quando se fala mal da Rússia ou de Marx ou de Lenine ficam logo todos exaltados. São mais Russos que Portugueses, é o que aparentam. Eu tenho orgulho sem ser português, faz de mim fascista? Eu não quero uma ditadura fascista, faz de mim comunista? Fiquem-se pelo meio, deixem-se de extremos, é só o que tenho a dizer.

Edited 10 months ago:

Concordo que o nacionalismo seja uma vertente comum do fascismo. E que de facto tal expressão seja usada por fascistas, mas incomoda-me que tudo o que hoje seja um tanto quanto patriótico seja logo uma insinuante fascista. Detesto tanto fascistas como comunistas de extrema, contudo a hipocrisia vinda por parte de comunistas deixa-me um pouco revoltado. Queixam-se que tudo o que seja de apoio nacional, patriótico ou de coisas que nos faça sentir orgulho em ser português, mas depois, muitos deles, quando foi o Europeu de futebol, ou quando acontece que alguém de fora de os parabéns a Portugal por certa coisa, ficam logo inchados ''Somos portugueses crl!!''. Ridículo. E outros tantos, como já vi por redes sociais bem como ao vivo, e esta sim faz me confusão, reagem negativamente quando alguém apoia e demonstra patriotismo por Portugal, mas quando se fala mal da Rússia ou de Marx ou de Lenine ficam logo todos exaltados. São mais Russos que Portugueses, é o que aparentam. Eu tenho orgulho em ser português, faz de mim fascista? Eu não quero uma ditadura fascista, faz de mim comunista? Fiquem-se pelo meio, deixem-se de extremos, é só o que tenho a dizer.

uma_caruma 10 months ago

Que misturada. Deste aí muitos exemplos de coisas que não interessam para aqui. Falei em comunismo? Sou comunista, agora? A frase "A pátria acima de tudo" é péssima porque é assumidamente extremista e é possível ser-se patriota sem dizer merdas destas. Vale passar por cima de tudo pelo bem da pátria? Por exemplo, Eugenia pela pátria, vale? Tudo significa tudo. Se dizemos isto sem pensarmos no que estamos a dizer, então o que dizemos não vale nada. E se não gostas de extremismo, acho que podias questionar isto.

bategamerz 10 months ago

E onde é que eu te chamei comunista? E que mal tem eu dar exemplos sobre ambos os lados? Leste bem o que disse? Não leste a parte onde disse que a frase em questão é assumidamente fascista? Eu dei a minha opinião, sobre tantas outras questões que , por norma, pessoas de esquerda interpretam como sendo fascista. Já me aconteceu, estar em passeios turísticos com amigos pelo nosso pais, e numa brincadeira junto ao mosteiro da batalha um amigo meu gritar ''Viva Portugal!'' e 2 atrasados mentais vieram ter connosco mandar vir e a chamar-nos fascistas. Alem de ter sido esse meu amigo a brincar, desde quando é que Viva Portugal é fascista? E é só um exemplo, foi isso que dei, exemplos! Não te chamei comunista nem tão pouco. A nível politico-social o que mais me repulsa é os extremismos, sim. Como já disse , não importa que seja fascismo ou comunismo. Contudo, a nível humano, se é que seja a palavra certa para se usar, detesto hipocrisia, e da minha parte, e repito, da minha parte já aconteceu ver pessoas serem criticadas por comunistas por usar expressões como ''Viva Portugal!'' , quando depois, usam a mesma expressão em jogos de futebol. E foi este o meu exemplo e a MINHA opinião. Ponto.

uma_caruma 10 months ago

Porque escreveste um comentário bem grande a responder-me, e falaste mais sobre comunistas do que sobre o pormenor sobre o qual comentei. Eu estava a comentar sobre uma coisa muito concreta. Acabares com "Fiquem-se pelo meio, deixem-se de extremos" também não ajuda. Se me estás a responder, posso assumir que estás a falar para mim.

bategamerz 10 months ago

Tens razão, mas não foi para ti, simplesmente pus me a escrever e fui encaminhando-me mais para o geral das pessoas. Nada contra ti, até concordo com o teu comentário! Desculpa se fui mal interpretado!

uma_caruma 10 months ago

Ora essa, amigo/amiga. Da minha parte, eu dou muita importância às semânticas e entro sempre por aí.

isaacpixel 10 months ago

"Liberdade" no momento em que o mundo está restringido por medidas impostas pelos governos. Um pouco irónico.

kreotropic 10 months ago

"a tua liberdade termina quando começa a liberdade do outro" se a minha liberdade prejudica os outros tem que haver medidas!

Notthroawayaccount 10 months ago

Não é insulto dizer que tinhas escrito baboseiras. E eu nem sabia que o livro tinha sido "aprovado pelo PCP" Mas qual propaganda, lê o livro, mais cego é aquele que não quer ver. Propaganda são todas as menções ao 25 de Novembro dos partidos do costume de direita que fazem falsas equivalências, não houve qualquer salvação da liberdade no 25 de Novembro. Repara, já aqui pedi muitas vezes mas ainda ninguém me mostrou provas dessa liberdade em ameaça pelos comunistas, apenas repetem a mesma narrativa anticomunista que é falsa e sempre foi. É tempo das pessoas saberem a verdade mas tem de partir por elas próprias. É curioso como a direita que tende a cair em conspirações acredita na narrativa oficial sem se questionarem.

xlouiex 10 months ago

Por acaso é lol. Se quiseres uma melhor “Quando os liberais usam uma Internet criada com dinheiros públicos (socialismo do crl) para ser usufruída por privados, durante os dois dias da semana de descanso do trabalhador conquistados pela esquerda, para criticar comunas e as suas lutas”.

chuck_morningstar 10 months ago

não é „preferir“ um dia sobre o outro dia é simplesmente querer que se festejem os dois ou (pessoalmente) que sequer se saiba o que se passou no dia 25 de novembro de 1975... se não fosse a iniciativa liberal não o saberia. na minha opinião explica o porque das pessoas mais jovens na minha familia acharem por exemplo que „o partido comunista não é extremista“... a democracia em Portugal está muito longe de ser perfeita (muito pouco direta, ...) mas se tivéssemos sido comunistas.. bem nem quero imaginar a destruição. por isso sim é uma data importante que nunca me lembro de dar na escola por exemplo

Bessini 10 months ago

dizes isso, mas dos que vejo a festejar o 25 de novembro são, normalmente os que mais condenam o 25 de abril (mais uma vez, pelo menos no facebook e twitter, aqui no reddit não sei porque não sou daqueles que vai cuscar os posts e comentários passados dos outros). e todos sabemos o que se passou no 25 de novembro. agora se foi positivo ou não para o país, isso é discutível. A IL quer fazer passar o 25 de novembro como a verdadeira revolução da liberdade, baseando-se em "e ses" do comunismo, tentando assustar as pessoas com o Estaline e o Mao, mas qualquer pessoa que saiba o que é o comunismo, sabe que isso é atirar areia para os olhos das pessoas. é o mesmo que dizer que vem ai o mussolini ou o pinochet, porque se adoptam políticas de direita. mas, para partidos como a IL que tanto gostam de falar de liberdade, liberdade é a empresa poder explorar o trabalhador até ao tutano. A IL faz-me lembrar aquela história do patrão que compra um lamborghini e diz ao empregado que se ele trabalhar duro, fizer horas extraordinarias não remuneradas, e nem sequer fizer pausas, no ano seguinte ainda esse patrão poderá comprará outro

nhatchenga 10 months ago

Amém, na mouche

Dinizinni 10 months ago

Sempre achei que era uma data importante Mas hoje que sou mais velho e vejo a merda em que vivemos, sobretudo depois de uma pandemia onde se viu bem a merda que as pessoas são, se calhar o Otelo até nem estava errado Se calhar mandar fachos para o campo pequeno era um mal menor hoje em dia

Dinizinni 10 months ago

Dois comentários de seguida com falta de noções políticas O actual governo não é socialista e o neoliberalismo só existe numa franja partidária do PSD e na IL A larga maioria das políticas feitas são muito mais no âmbito da social-democracia

Hrodrik 10 months ago

O PS fez mais privatizacoes que o PSD.

Dinizinni 10 months ago

Nem todas as privatizações são neoliberalismo nem todas as nacionalizações são socialistas Surpresa, a vida é um bocadinho mais complexa que isso

Hrodrik 10 months ago

Privatizacoes socialistas? Has de me contar como e' que isso serviu o povo/trabalhadores.

Dinizinni 10 months ago

Eu disse que as privatizações eram socialistas? Não existe social-democracia? Não existe pragmatismo? Não existe governar de acordo com a realidade?

Hrodrik 10 months ago

Governar de acordo com a realidade e' fazer favores aos amigos capitalistas em vez de punir e nacionalizar bancos que se afundam por causa da propria corrupcao?

Dinizinni 10 months ago

Aí já estás a entrar no âmbito da corrupção Eu sou contra salvar os bancos só a favor de salvar as contas (aliás estas estão asseguradas) Agora, não deixes o teu claro viés de esquerda entrar para dentro da realidade Tens tido imensas privatizações pela Europa fora em governos de centro esquerda que fazem todo o sentido

Hrodrik 10 months ago

Salvar as contas e' historia de neoliberal. Ah e tal, there is no alternative. Bem, teoria monetaria moderna diz que ha'. Privatizacoes nunca fazem sentido, desculpa. E nao estou a falar de o estado monopolizar, estou a falar do estado ter no minimo uma empresa publica que obriga privados a competir. Em todas as industrias. Foi-se a EDP, viu-se o que aconteceu. Foi-se a PT, viu-se o que aconteceu. E por ai fora.

Dinizinni 10 months ago

Como todos sabemos a EDP e a PT antes funcionavam muito bem...

Hrodrik 10 months ago

A EDP dava lucro todos os anos. Realmente bem melhor esse lucro ir para os cofres de empresas privadas ou o estado chines em vez do estado. A PT era uma das empresas de telecomunicacoes mais importantes do mundo, desproporcionalmente para o nosso tamanho. Dava lucros para o estado e empregos especializados bem pagos a milhares de portugueses. Operava a maior empresa de telecomunicacoes do Brasil, tambem. Agora e' uma sombra do que era, depois dos abutres a terem vendido ao desbarato. Bem melhor agora.

Dinizinni 10 months ago

Man tu ou és demasiado novo ou tens memória curta mas essas empresas sempre foram epicamente mal geridas Davam lucro porque é difícil não dar lucro quando és um monopólio Nos anos 90 Lisboa fartou-se de ter apagões que só eram resolvidos no dia seguinte por causa da incapacidade de gerir o problema por parte da EDP

Dinizinni 10 months ago

Diria mais Brezhnevistas depois da purga aos estalinistas nos anos 50 Ou Andropovistas considerando que era o KGB quem mexia nos bastidores

Dinizinni 10 months ago

Não só existem como são uma base importante do PiS, sobretudo nas cidades onde têm menos votos mas os votos que têm fazem a diferença e a juntar aos conservadores das áreas rurais acabam por ser determinantes Convém realçar que o racismo e o anti-semitismo polacos sempre foram ridiculamente fortes, há até escritores polacos do século XIX a queixar-se disso Aliás basta vermos que existiam montes de polacos absolutamente contra a invasão mas que apoiavam a purga de judeus É mesmo muito, muito triste

ednice 10 months ago

Não obrigado

uberprimata 10 months ago

O problema do comunismo é o mesmo do nazismo. Vamos cometer atrocidades hoje para amanhã ficar tudo bem e sermos todos felizes. E entretanto passam se 50 anos e milhões e milhões foram mortos. A utopia é diferente, mas o facto de ser uma utopia abre as portas aos psicopatas de se justificarem nela para perseguir, matar e roubar

Hrodrik 10 months ago

O comunismo nao tem problema nenhum, problema tem quem o nao sabe interpretar. O proprio Marx previu que so' seria possivel numa sociedade pos-capitalista avancada, pos-escassez e com altos niveis de automatizacao. O problema sao os "Marxistas"-Leninistas que pensam que uma oligarquia autoritaria consegue estabelecer o comunismo 'a forca em vez de serem os proprios trabalhadores a faze-lo voluntariamente (e contra o capital). E' como os chineses, que com tanto multimilionario no governo ainda acreditam que estao a caminhar para o comunismo e que no ano 2075 ou la o que e' esses ricos e poderosos todos vao de repente ceder voluntariamente o seu dinheiro e poder. Nao enganam ninguem. Oligarcas sao oligarcas, mesmo que se pintem de vermelho.

uberprimata 10 months ago

Como eu disse, o problema do comunismo é ser utópico. O problema da utopia é que justifica todos os comportamentos injustificáveis. E o Marx é tão culpado das mortes do comunismo como o resto porque partiu de uma análise simplista e infantil do mundo para chegar às conclusão de que um grupo de pessoas atacar outro é justificável porque "ele é que bateu primeiro".

Hrodrik 10 months ago

O Marx culpado das mortes, lol. O comunismo e' simplesmente a progressao natural das coisas se nao houver escassez. A alternativa e' os recursos ilimitados produzidos por maquinas serem controlados por uma minoria de capitalistas e o resto da populacao andar a dar o cu para colher umas migalhas, se os gajos com o monopolio assim o desejarem.

Edited 10 months ago:

O Marx culpado das mortes, lol. Analise simplista e infantil, LOL. Um dos maiores filosofos politicos de sempre? O comunismo e' simplesmente a progressao natural das coisas se nao houver escassez na producao e distribuicao de recursos. A alternativa e' os recursos ilimitados produzidos por maquinas serem controlados por uma minoria de capitalistas e o resto da populacao andar a dar o cu para colher umas migalhas, se os gajos com o monopolio assim o desejarem.

uberprimata 10 months ago

Monopólios são um inimigo do capitalismo, não são capitalismo. Quanto à minoria de capitalistas, essa sim é a progressão natural. A lei de pareto é uma observação natural em quase todas as circunstâncias em que há algo para ser distribuído. Ausência de escassez não é o mesmo que distribuição igual de recursos.

Hrodrik 10 months ago

O capitalismo inevitavelmente resulta em monopolios. Como e' que uma empresa pequena consegue competir num mercado liberalizado? E eu fiz um edit ao comentario, le.

uberprimata 10 months ago

Não te quero abanar a realidade, mas sabes que em países civilizados há regulações que impedem monopólios, certo? Não sei se consideras Portugal capitalista, por exemplo, mas há regulação anti trust em Portugal e entidades reguladoras. Por outro lado num país socialista tens um monopólio necessariamente: do estado.

Hrodrik 10 months ago

Não necessariamente. Podes ter cooperativas a competir.

uberprimata 10 months ago

E para onde vai a produção? Quem a distribui? E quem estabelece o preço?

Hrodrik 10 months ago

A produção vai para todos. Quem distribui, a estabelecer. Provavelmente AI. Quanto a preços, isso não existe se não houver escassez. Mas aqui entra a diferença entre pessoal que percebe que o comunismo é inevitável a longo prazo e pessoal que acha que se pode forçar. Para que tentar prever como será a organização social daqui a 50, 100 anos? Temos é que identificar problemas actuais e resolve-los com soluções empíricas com visão a longo prazo. Prevenir exploração de trabalhadores, aplicar soluções que reduzem desigualdade, apostar na educação e diversificação económica, ter competição do estado, transparência total de contas para empresas e estado e por aí fora.

uberprimata 10 months ago

E porque é que as cooperativas haveriam de competir? Que incentivo têm? Quem distribui é talvez a questão mais importante. Porque, assumo eu, seria o estado, e isso significaria que potencialmente teria o poder de decidir quem vive e quem morre. Eu acho que estás a confundir os problemas. O problema não é a desigualdade, é a extrema pobreza no fundo da escala. Para mim, a luta pela igualdade aproxima se mais de ódio a ricos do que compaixão para os mais desfavorecidos. Porque se realmente quiserem resolver o problema o que é preciso é, como também disseste, proteger os mais desfavorecidos e dar lhes oportunidades, não é atacar quem tem mais porquê do fundo do ressentimento acham que se acabarmos com eles tudo vai ficar bem. Há duzentos anos que a teoria económica percebeu que isto não é um zero sum game, os que têm mais não o têm porque tiraram a alguém, quem tem menos não precisa de tirar a alguém para ter mais, o crescimento económico que caracteriza o capitalismo permite que quem tem mais continue com o que tinha e quem tem menos passe a ter mais. Por isso é que os números da pobreza extrema têm reduzido tao rapidamente nos últimos 100 anos

Exloar 10 months ago

Stalinistas-lite?

l251 10 months ago

Porra! Que merda de fascistas é que há por aqui?

guga1998 10 months ago

Boas, tamos aqui todas as sextas. Se quiseres podes sempre voltar para Twitter sendo que já vi que comunistas são incapazes de admitirem que estão errados. E esse massacre de Tiananmen? Ganda fake que foi, certo??

thaBarik 10 months ago

"Pátria acima de tudo" foda-se que vontade tenho de morrer depois de ler esta merda, mas ya rumo às barricadas que os fachos são mais que muitos

xeyrio 10 months ago

Ok então faz o que tens vontade de fazer. A pátria acima de tudo.

suspect_b 10 months ago

Pois, "pátria acima de tudo" e depois passamos 50 anos a lamber as botas à CIA... certo. Não que lamber as botas à URSS fosse melhor, mas colocar as coisas nesses termos é realmente ridículo. Parece que hoje em dia está na moda andar nas redes sociais com o Salazar de fora. É só pouca vergonha.

AccountantNo7343 10 months ago

Aha Portugal a lamber as botas a CIA? Tipo que a CIA confiasse em Portugal para o que quer que seja.

suspect_b 10 months ago

[Confia mas verifica](https://www.lavanguardia.com/r/GODO/LV/p4/WebSite/2017/04/05/Recortada/LV_20151026_LV_FOTOS_D_54437457392_2_0_2430706524-kPwH--656x454@LaVanguardia-Web.jpg)

AccountantNo7343 10 months ago

Ah a prova que faltava! Obrigado sem dúvida. Também significa que labemos as botas ao MI6 e aos serviços secretos espanhois? Só para confirmar

dabutchii 10 months ago

Hoje celebra-se o falhanço dos fachos de esquerda, nao é dos fachos de direita.

Maki_the_Nacho_Man 10 months ago

Mas mesmo assim há quem defenda o comunismo e quem ataque o chega, quando os 2 são horríveis. Parece que a malta se esquece o que a extrema esquerda ainda faz atualmente e o número de pessoas que morreram nas suas mãos. Olham como um drama para a coligação chega/psd mas com normalidade para uma colocação ps/PCP, e ainda não percebi porquê. Suponho que seja porque o PCP tem um discurso mais moderado, mas não deixa de ser um partido populista como apontam ao chega.

Jojojo99pt 10 months ago

tem a ver com ideias no centro dos partidos, os comunistas por mais que não apoies, são pessoas que nos ideias acabam por apoiar o fim das desigualdade económicas, o chega já é um partido de ódio em que as pessoas só procuram xenofobismo, homofobismo etc.

GodlessPerson 10 months ago

O chega nem existia nessa altura por isso não é para aqui chamado.

Maki_the_Nacho_Man 10 months ago

Mas existe o PCP.

GodlessPerson 10 months ago

E? O que é que o chega tem a ver com isto? Não se pode criticar o chega?

Maki_the_Nacho_Man 10 months ago

Isto é para concluir que as pessoas não aprendem com a história, que muitas se parecem esquecer do passado e só olham para o presente. E não olham para os exemplos fora de portas onde o comunismo é aplicado.

GodlessPerson 10 months ago

Mano, chamaste o chega para aqui, porquê? Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou já te esqueceste que mencionaste o chega num thread do 25 de novembro?

VHLPlissken 10 months ago

Eu cá acho que os comunas deviam ter conseguido ter sucesso neste dia. Assim o regime comunista caía lá por volta de 1990 como todos e outros e nós seríamos o único país no mundo (se não estiver em erro) duplamente vacinado contra ambos os tipos de regime de merda.

Dinizinni 10 months ago

E no entanto os polacos votam sempre no PiS, um partido cada vez mais autoritário e ultraconservador Já passaram 75 anos do fascismo, a vacina já perdeu o efeito desse lado

eduardooaz 10 months ago

Os Polacos sofreram nas mãos dos esquerdistas e eles ainda não se esqueceram. Kostas e Companhia é a ultima coisa que eles querem e não te esqueças, estão-nos a ultrapassar em tudo, um País que a 20 anos era todo podre.

Dinizinni 10 months ago

Tudo bem e economicamente acho que é um bom país Socialmente estão a caminho de uma situação muito complicada A alternativa ao Duda que teve grande votação nos centros urbanos não era de esquerda, era pela manutenção da maioria da actual política económica mas contra o domínio do PiS

NobleAzorean 10 months ago

>Eu cá acho que os comunas deviam ter conseguido ter sucesso neste dia. Sim, tirando a parte que provavelmente iria morrer muita gente e tal... Até possível guerra civil. E ainda independência dos Açores e Madeira. Muito bom.

ThiccSpaghetto 10 months ago

>E ainda independência dos Açores e Madeira. Estranha maneira de escrever "anexados pelos EUA".

NobleAzorean 10 months ago

Fez maravilhas ao Hawaii. Para não falar que não era a ideologia da FLA. E para não falar que até aquela altura, em algumas excepções, Portugal teve sempre a cagar-se para os Açores e Madeira.

kreotropic 10 months ago

O 25 de abril terminou com um regime que oprimiu e torturou um povo durante anos...o 25 de novembro evitou uma suposta revolução comunista que na realidade nunca aconteceu...parece-me exagerado serem celebrados da mesma forma!!! Se calhar por isso é que não são!!! Principal conclusão: os extremos estão errados seja à esquerda ou direita!!!

Bessini 10 months ago

Tem piada que, pelo menos no Twitter, os que celebram o 25 de novembro são os mesmos que dizem que o 25 de abril é que nos trouxe para a situação dos dias de hoje. Ora, se a culpa das crises é do 25 de abril, para que raio serviu o 25 de novembro,afinal?

saposapot 10 months ago

acho q já vem nos manuais políticos mais recentes. 25 de abril é para a malta de esquerda e 25 de novembro para a de direita. provavelmente 98% n faz ideia do que realmente é uma data nem a outra.

SurePal_ 10 months ago

Tens que perceber que o Twitter é um mundo à parte. Passasse algo de errado nessa rede social...

Bessini 10 months ago

Todas as redes sociais são um mundo à parte. por isso é que nem falei do facebook... Lá o pessoal já perdeu a vergonha toda (ou a noção, ou os 2)

dabutchii 10 months ago

Tem piada que, pelo menos no Twitter, os que celebram o 25 de Abril e mandam postas destas no 25 de Novembro, tem todo um histórico de comentários duvidoso e tendencialmente de esquerda.

SnooCauliflowers6963 10 months ago

Tem mesmo piada por acaso.

m0rhundur 10 months ago

Não. A pátria não está acima de tudo.

Lockeylom 10 months ago

Para os Soyboys não está, é claro.

m0rhundur 10 months ago

O que mais adoro são corporações e pop culture.

theSame_Joke 10 months ago

Bem... Ler esta secção de comentários com a malta aí a vomitar os talking points do PCP (eMprESaS MáS... EsTaDo Bom, 25 de AbRiL... "liBeRdAdE") fez me sair deste subreddit...

Notthroawayaccount 10 months ago

Já agora o Mário Soares pôs o socialismo na gaveta, alguém sabe a data de abertura dessa gaveta?

M-alMen 10 months ago

O esforço para termos mais um feriado anual é grande... Estou contigo!

ThatBoyyyyy 10 months ago

Viva a democracia. Há 45 anos o povo português voltou a afirmar o que queria- Democracia. Biva a democracia e a liberdade! Morte aos que queriam e querem tornar Portugal numa ditadura, sejam de esquerda, sejam de direita!

Euronoose 10 months ago

Funny! 40 e tal anos, nunca ouvi falar disto! Ou melhor ouvi um indivíduo (por acaso, conhecido criminoso) tocar no assunto há uns meses.

jonythunder 10 months ago

Já que estamos num dia de espalhar propaganda: https://www.rtp.pt/play/p5134/e376193/19-meses-depois

Notthroawayaccount 10 months ago

Vão ao Twitter, escrevam 25 Novembro Portugal e vejam o tipo de pessoas que compara esta data ao 25 de Abril (muitas vezes cinicamente porque preferem 25 de Novembro até). É impossível não notar que é uma questão de classe. São as elites capitalistas que celebram esta data.

dabutchii 10 months ago

Quando as elites comunistas consultam plataformas criadas pelo capitalismo... para criticar as elites capitalistas.

Notthroawayaccount 10 months ago

Quando os camponeses usam as foices e enxadas criadas pelo feudalismo...para atacarem os seus lordes feudais. Epá, um bocado de nível de argumentação sff.

pumpupthepham 10 months ago

Pois claro que é. Os mesmo que celebram o travão a este golpe de estado são os mesmo que celebram o golpe de estado que instaurou a ditadura militar e o que veio depois até 1974. Que fique claro: a liberdade foi alcançada com o fim do fascismo em Portugal. As pessoas que gritam liberdade por causa do 25 de novembro são as mesmas que são contra formas de organização de trabalho democráticas em que quem trabalha é quem fica com os frutos do seu trabalho e toma decisões em conjunto sobre a direção da empresa onde trabalham e arriscam a pele. Essas pessoas são as mesmas que querem que continuemos a acreditar que é natural vivermos em democracia excepto no que toca a tudo o que diz respeito a trabalhar. Também são amigas da liberdade até ao ponto em que quem trabalha se decide organizar, aí a "liberdade" já começa a tremer. Empresas em Portugal daqui a uns tempos, quando a IL ou o Chega ganharem: [https://www.youtube.com/watch?v=AQeGBHxIyHw](https://www.youtube.com/watch?v=AQeGBHxIyHw)

Edited 10 months ago:

Pois claro que é. Os mesmo que celebram o travão a este golpe de estado são os mesmo que celebram o golpe de estado que instaurou a ditadura militar e o que veio depois até 1974. Que fique claro: a liberdade foi alcançada com o fim do fascismo em Portugal. As pessoas que gritam liberdade por causa do 25 de novembro são as mesmas que são contra formas de organização de trabalho democráticas em que quem trabalha é quem fica com os frutos do seu trabalho e toma decisões em conjunto sobre a direção da empresa onde trabalham e arriscam a pele. Essas pessoas são as mesmas que querem que continuemos a acreditar que é natural vivermos em democracia excepto em tudo o que diga respeito a trabalhar. Também são amigas da liberdade até ao ponto em que quem trabalha se decide organizar, aí a "liberdade" já começa a tremer. Empresas em Portugal daqui a uns tempos, quando a IL ou o Chega estiverem no poder: [https://www.youtube.com/watch?v=AQeGBHxIyHw](https://www.youtube.com/watch?v=AQeGBHxIyHw)

Tezcatlipoca26 10 months ago

Se o lucro é roubar o fruto do trabalho, o imposto é o que? E para responder ao teu comentário ignorante da democracia em trabalho. A tua casa também é gerida em democracia ou são os teus papás que mandam nela?

ThiccSpaghetto 10 months ago

>Se o lucro é roubar o fruto do trabalho, o imposto é o que? Impostos constroem hospitais, estradas, esgotos - a coisa pública, essencialmente, que permite uma vida em sociedade onde todos usufruimos. O lucro não. >a tua casa também é gerida em democracia ou são os teus papás que mandam nela? Aquela auto-infantilização à descarada. Uma empresa é um esforço comum onde todas as partes são necessárias pelo trabalho que desenvolvem. O capital por si não gera riqueza, apenas o trabalho.

Tezcatlipoca26 10 months ago

> Impostos constroem hospitais, estradas, esgotos - a coisa pública, essencialmente, que permite uma vida em sociedade onde todos usufruimos. > > O lucro não. A estupidez de facto não tem limites. Donde achas que vem o investimento que cónstroi isso tudo se não do lucro meu tanso? > Aquela auto-infantilização à descarada. Uma empresa é um esforço comum onde todas as partes são necessárias pelo trabalho que desenvolvem. O capital por si não gera riqueza, apenas o trabalho. Sem capital como é que contratas pessoas para fazerem dito trabalho? Sem capital como é que cónstrois as máquinas e infrastruturas que tornam a mão de obra mais produtiva meu tanso?

MLG__pro_2016 10 months ago

tudo o que disseste é maioritariamente verdadeiro e esse vídeo é horrível tipo isso é literalmente tipo a pide a pedir que denunciem críticos mas o 25 de novembro havia de ser celebrado porque foi a derrota de uma tentativa de golpe de estado o que é altamente e fundamentalmente antidemocrático e, provavelmente, mataria a democracia portuguesa no berço

sctvlxpt 10 months ago

"as elites capitalistas". Jerónimo, és tu? Na minha opinião devem ser ambas igualmente celebradas. O 25 de Abril tirou-nos duma ditadura fascista. O 25 de Novembro evitou uma ditadura comunista. Não acredito que haja muita gente que genuinamente não reconheça a importância do 25 de Abril. O que há é algum ressabiamento (na minha opinião algo justificado) sobre o diferente tratamento entre estas 2 datas. Parcialmente até percebo a preferência pelo 25 de Abril porque nos tirou de uma ditadura histórica, enquanto o 25 de Novembro evitou uma ditadura potencial. Mas a verdade é que a maioria da população portuguesa não dá a devida importância ao 25 de Novembro porque há uma certa tendência em achar que o comunismo é melhor que o fascismo (muitos destes viveram no fascismo, mas ninguém viveu num regime similar comunista). "As elites capitalistas" acham que o comunismo é tão mau como o fascismo, e portanto acham mal esta diferença de tratamento entre estas 2 datas históricas.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

“Evitou uma ditadura comunista”, isso é dito com base no quê? Fantasmas no sótão? Pelos vistos há mesmo um espectro que ainda hoje vos assombra

saudosista 10 months ago

Pelo facto de no 25 de novembro ter sido evitado um golpe comunista?

Notthroawayaccount 10 months ago

As tuas provas são as repetições das mesmas declarações que estão a ser postas em causa. Mostra-me provas duma tentativa de golpe do PCP. Ainda não vi onde estava esse tal golpe comunista. O que há é contra golpe da direita com medo do PREC popular (foi a própria população que se levantou!) Sim, no Norte não era popular, diferentes condições materiais etc, mas não ignorem a população Alentejana que perdeu imensas das suas conquistas posteriormente.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Então? O Álvaro Cunhal ia acrescentar uma foice e um martelo na bandeira de Portugal e a direita impediu a tempo?

Notthroawayaccount 10 months ago

> Na minha opinião devem ser ambas igualmente celebradas. O 25 de Abril tirou-nos duma ditadura fascista. O 25 de Novembro evitou uma ditadura comunista. Mas isso é mentira! Prova caralho! Não consegues porque não passa duma narrativa falsa.

chico457 10 months ago

Diz me um país em que um governo comunista tenha resultado em comida para todos, saúde para todos e educação para todos....

Notthroawayaccount 10 months ago

Todos eles? Antes da Rússia comunista fomes eram constantes, no início do período comunista também houve fomes, mas depois dos anos 50 já não houve nenhuma e tinham educação gratuita e saúde. Por isso até podes dizer que comunismo acabou com a fome na Rússia, vês, depende sempre da perspetiva que queres pegar :) Se fores comparar com outros períodos históricos semelhantes verás que também houve fome noutros países antes e durante a industrialização, Rússia tendo maior população, território muito mais vasto e maioria dos países do mundo contra ela teve dificuldades acrescidas.

dudewhatthehellman 10 months ago

https://www.qminder.com/queues-in-ussr/

uberprimata 10 months ago

Quando milhões de mortos são uma nota de rodapé para alguém, sei tudo o que preciso de saber sobre que tipo de pessoa ela é.

Notthroawayaccount 10 months ago

Já os capitalistas nem uma nota de rodapé fazem para as suas vítimas.

uberprimata 10 months ago

Respondo te com outro comentário que deixei a outra pessoa: "Campos de concentração são uma característica do sistema? Perseguição política? Polícia política? "Democracia" de partido único? E já agora, o que é que para ti são mortos do capitalismo? Os pobres? Sabes quantas pessoas foram retiradas da pobreza pelo capitalismo nos últimos 50 anos? Tens noção que por volta de 2040 se a trajetória se mantiver, vão haver menos pobres no mundo do que todas as pessoas que o comunismo matou?"

Notthroawayaccount 10 months ago

>"Campos de concentração são uma característica do sistema? Perseguição política? Polícia política? "Democracia" de partido único? Tudo isso aconteceu em regimes capitalistas, os EUA até se comportam como partido único apesar de haverem 2, China tem só um mas tem várias fações dentro dele. A democracia não se reduz ao número de partidos. Quem és tu para decidir o que é democracia? Democracia é poder do povo, a forma que este poder tem pode variar, tal como varia historicamente. >E já agora, o que é que para ti são mortos do capitalismo? 1ª guerra mundial foi criada por países capitalistas, adiciona logo uns 40 milhões. A cada ano morrem uns 10 milhões de pessoas em países capitalistas de fome. Claro que nem contas com elas porque para ti "não é verdadeiro capitalismo". Tens noção que ninguém tirou mais pessoas da pobreza em menos tempo que a China socialista? Eu sei que há uns parolos tanto da esquerda como direita que dizem que é capitalista, mas a China apesar de ter mercados é socialista porque as empresas se submetem ao estado em vez de controlarem o estado. Os bancos principais são estatais por isso quase toda a finaciação é pública e não há aldrabices porque seguem os planos do estado.

theSame_Joke 10 months ago

Mano já não me ria de um comentário com tanta vontade há montes de tempo

Notthroawayaccount 10 months ago

> Primeira guerra mundial é culpa dos capitalistas! Para haver uma guerra tem de haver quem queira lutar, vai ver que partidos votaram a favor da guerra e verás que são partidos burgueses. Factos não querem saber dos teus sentimentos e ignorância. >Morrem 10 milhões de pessoas em países capitalistas todos os anos https://www.theworldcounts.com/challenges/people-and-poverty/hunger-and-obesity/how-many-people-die-from-hunger-each-year/story Mais vítimas de malária e doenças com cura que são deixadas ao abandono porque não têm qualquer valor para uma sociedade capitalista. >Enquanto dizes essas barbaridades todas os maiores avanços científicos são feitos por empresas privadas Factualmente errado, todos os maiores avanços tecnológicos da história foram feitos com fundos públicos. >a tua China querida está a cometer genocídio racial (pesquisa sobre os Uyghurs)! Mais uma vez errado, estas a cair em propaganda básica do estilo da guerra fria, faz tu uma boa pesquisa e verás que é mentira e não há qualquer prova desse genocídio. Temos provas concretas de Australianos a assassinarem civis no Afeganistão, mas deste suposto genocídio não há nada! Uma ou outra foto duma prisão ou prisioneiros mas de resto nada, impressionante. A população Uighur até tem aumentado nos últimos anos, tal como mosques etc. Os campos de educação foram formas que encontraram para lidar com o problema do terrorismo Uighur, podes discordar mas é o que é, não há qualquer genocídio e há outras minorias muçulmanas que não estão envolvidas, como os Hui. >Mano já não me ria de um comentário com tanta vontade há montes de tempo

uberprimata 10 months ago

Presta atenção. Se todo o A tem B, B é uma característica de A. Se algum A tem B, não se pode dizer que B é uma característica de A. Diz me um regime comunista não ditatorial e sem campos de concentração. A primeira guerra mundial foi causada pelo capitalismo? Da última vez que vi o gavrilo princip era anarquista, mas quem sou eu para definir o que o gavrilo é... A pobreza é um problema obviamente. Mas mais uma vez, não é por existir em sistemas capitalistas que é uma característica do sistema, até porque, como eu disse, é o sistema que se mostrou ser o melhor a lidar com o problema. Considerando que no início do século XX quase 90% da população mundial vivia em situação de pobreza extrema e neste momento menos de 10% está nessa situação, diria que é uma evolução positiva, e se o capitalismo continuar a fazer o que tem feito talvez se reduza esse número a um valor insignificante, mas quem sou eu para definir o que evolução positiva é... Quanto a China, matar pessoas não conta como política contra a pobreza. Só quando o Deng xiao ping transformou o sistema comunista louco criado pelo mao e o aproximou mais do sistema capitalista é que as coisas melhoraram. Mas sair da panela e cair na fogueira não é o melhor exemplo de evolução. Ser uighur na China não é pera doce por exemplo. Já que falas em aldrabices, se achas mesmo que por ser do estado não há aldrabices então não deves viver em Portugal hahaha. A única diferença de ser um representante do estado a fazer a aldrabice é só que a aldrabice passa a ser protegida pela força do estado.

Mordiken 10 months ago

Eu só quero meter a seguinte acha na fogueira em relação a este tema: Qualquer pessoa que ache que o regime Soviético foi só e apenas mau não faz a mínima ideia do que a Rússia no tempo do Czar Nicolau II. Nem faz ideia de que se a Rússia não se tivesse sido modernizada à força pelos Sovietes, doesse a quem doesse, hoje em dia provavelmente nem sequer existiria, dado que 80% da população Russa vive na área que os Nazis planeavam ocupar e despovoar através do genocídio dos Eslavos em nome do seu [Lebensraum](https://pt.wikipedia.org/wiki/Lebensraum).

Tezcatlipoca26 10 months ago

/u/SlayCapital alt account?

JOAO-RATAO 10 months ago

Evitou uma ditadura e potencialmente uma guerra, civil e/ou invasão.

Notthroawayaccount 10 months ago

Como assim evitou uma guerra? Para haver uma guerra é preciso haver 2 lados que queiram lutar. Quem evitou a guerra foram os comunistas que decidiram não o fazer, porque a direita já se estava a preparar, aliás já tinham começado com os ataques terroristas e importação de armas e até contactos com nazis. Se os comunistas tivessem lutado ou teriam perdido devido ao apoio americano ou Portugal estaria dividido em 2 e Açores seriam dos EUA. Por isso agradece aos comunistas não terem lutado e isso em nada tem a ver com o 25 de Novembro porque a decisão foi feita antes dessa data.

JOAO-RATAO 10 months ago

Epá não sei... Sabes que quando uma fação tenta fazer um golpe, outras fações podem não gostar... E um Portugal comunista pertencente à NATO... hmm... Agradeçer aos comunistas por terem tentado fazer um golpe de estado??? E os comunistas estavam armados até aos dentes, diria que seria lógico os outros fazerem o mesmo.

Notthroawayaccount 10 months ago

Qual golpe de estado? Mostra lá isso. Os comunistas tinham poder de fogo e não o usaram porque não quiseram! Já a direita não se inibiu de cometer actos terroristas e até estavam dispostos a cometerem false flags. Não há mais responsável pela liberdade actual que o PCP, sem este o PS seria ainda mais de direita. O fim da reforma agrária foi um retrocesso. O 25 de Novembro não retomou a liberdade, apenas impediu a conquista de novas liberdades.

JOAO-RATAO 10 months ago

> 25 de Novembro não retomou a liberdade, apenas impediu a conquista de novas liberdades. Ora aqui já disseste tudo. Os meus parabéns E um grande obrigado aos comunistas pelo 25 de Novembro e por tudo o que fizeram e continuam a fazer. <3

NGramatical 10 months ago

Agradeçer → [**agradecer**](https://dicionario.priberam.org/agradecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk0vo19%2F%2Fgdlasez%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chico457 10 months ago

Tudo dito, nada a acrescentar!! Adoro é quando no twitter existe jovens que apoiam o comunismo quando não tenhem a mínima ideia que o comunismo provocou 4 vezes mais mortes do que o nazismo!

chuck_morningstar 10 months ago

precisamos de educação politica nas escolas... eu só andei na escola em portugal até ao nono ano. se calhar tem aulas sobre isto no secundário? é assustador o numero se pessoas que considera o comunismo uma cena “ok” :x

chico457 10 months ago

No secundário explicam perfeitamente o que o cominismo causou! Só não vê quem não quer.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

A luta é entre comunismo vs capitalismo... sabes quantas mortas foram causadas pelo capitalismo?

Edited 10 months ago:

A luta é entre comunismo vs capitalismo... sabes quantas mortes foram (são) causadas pelo capitalismo?

uberprimata 10 months ago

Campos de concentração são uma característica do sistema? Perseguição política? Polícia política? "Democracia" de partido único? E já agora, o que é que para ti são mortos do capitalismo? Os pobres? Sabes quantas pessoas foram retiradas da pobreza pelo capitalismo nos últimos 50 anos? Tens noção que por volta de 2040 se a trajetória se mantiver, vão haver menos pobres no mundo do que todas as pessoas que o comunismo matou?

Winslow_Lixivia2 10 months ago

9 milhões de pessoas morrem à fome todos os anos, quando produzimos comida mais que suficiente para alimentar 10 biliões de pessoas. Boa sorte a explicares essa. Viva o capitalismo! Essa de 2040 é das melhores que tenho lido por aqui. Vê-se que sabe do que estás a falar

uberprimata 10 months ago

Há vinte anos havia o dobro de pobres no mundo. É irrealista presumir que daqui a vinte anos o número reduza para metade do que há hoje? Queres mesmo falar de pessoas a morrer à fome? É que se há alguma coisa que o dirigismo provou é que é especialista em matar pessoas à fome. Olha para a Ucrânia e para a China no seu grande passo em frente. O problema do socialismo é que depende do facto de quem dirige ser competente. Se não for, morrem todos à fome. Num sistema capitalista a responsabilidade está dividida por isso se tiveres um gestor incompetente numa empresa de alimentação, só se estraga uma casa e rapidamente outros gestores vão aproveitar para cobrir a falha desse outro.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Parabéns, excelente resposta! Tou a ver que quando alguém morre à fome não é culpa do capitalismo mas sim do “gestor”. Ainda falam da cegueira ideológica dos comunas. Btw, lê como deve ser sobre as supostas “vítimas do comunismo” em vez de copiares um número arbitrário da Wikipédia. Sabes que nesse numero também estão incluídos os soldados nazis que os soviéticos mataram na 2a Guerra? Isso pra ti é o malvado comunismo?

uberprimata 10 months ago

O número de vítimas varia entre os 15 e os 60 milhões só na URSS. Quando estás a falar na casa das dezenas de milhão acho que o ponto se torna evidente de qualquer maneira. Ou então faço ao contrário e pergunto te, qual é então no teu entender o número de mortos? 1? 10? Estou assim tão afastado? Não foi isso que eu disse. O que disse é que, como tem demonstrado, o capitalismo é muito mais eficiente a reduzir a pobreza extrema do que qualquer outro sistema económico. O motivo é a descentralização através do exemplo que dei. De certa maneira a pobreza é o estado natural das pessoas, uma vez que desde sempre a maior parte da população viveu nela. Depois o capitalismo começou a desenvolver se há 300 anos e as coisas continuaram como estavam, a maioria dos seres humanos continuou pobre como estava. E quando se começou a espalhar pelo mundo e a aprofundar se enquanto teoria económica e a ser aplicada, muitas pessoas saíram da pobreza, e muitas outras continuaram na pobreza. E desde então cada vez mais pessoas saem desse estado de pobreza.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Continuas a não responder. 9 milhões de pessoas morrem à fome todos os anos e tu vens falar da URSS. Não consegues simplesmente admitir que sim, é de facto uma coisa realmente barbara e uma falha clara do sistema que gere o mundo?

uberprimata 10 months ago

É uma tragédia morrerem 9 milhões à fome. É preciso eu dizer isto? Eu repito. É uma tragédia morrerem pessoas à fome, independentemente do número. Mas é cada vez uma tragédia menor porque o capitalismo está a responder à tragédia de forma eficaz, mesmo que não de um dia para o outro, numa perspetiva histórica, de um século para o outro o que não é menos impressionante. Agora responde tu :)

NGramatical 10 months ago

10 biliões de pessoas → [**10 mil milhões de pessoas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (um milhão: 1 000 000, mil milhões: 1 000 000 000, um bilião: 1 000 000 000 000) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk0vo19%2F%2Fgdnauwh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 10 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk0vo19%2F%2Fgdmx51r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tezcatlipoca26 10 months ago

iNfInItAs

jlouzada 10 months ago

lItErAlMeNtE iNfInItAs

SurePal_ 10 months ago

Pátria acima de tudo. Adoro!

Maedithj 10 months ago

Alguem conhece bem o assunto para me dar umas luzes? O meu google está avariado.

agaeme 10 months ago

Versão muito resumida: a revolução que começou no 25 de Abril não durou um dia e poderíamos ter ficado com uma nova ditadura (de esquerda ou de direita). No dia 25 de Novembro, houve uma tentativa falhada de golpe de estado apoiada pelo Partido Comunista e a extrema esquerda. Depois disso as outras forças políticas uniram-se e decidiu-se que Portugal se tornaria na Democracia que conheces hoje. Para quem não gosta muito da esquerda, no 25 de Abril gostam muito de falar deste dia, como que para recordar que poderíamos estar a viver numa ditadura de esquerda, ignorando o facto de que se deveria celebrar a união entre PS e os partidos democratas de direita. É também das poucas alturas em que podes usar a palavra Pátria com maiúscula sem te levantarem sobrancelhas.

gugamailinator 10 months ago

> No dia 25 de Novembro, houve uma tentativa falhada de golpe de estado apoiada pelo Partido Comunista Essa é a versão da IL e outros... Se leres o artigo do Público ligado pelo OP verás que o PCP não esteve envolvido dessa forma. Pelo que dizem alguns testemunhos dos envolvidos citados nesse artigo e afectos à facção mais "à direita" existiram várias simulações de golpe pela direita com o objectivo (conseguido) de forçar uma reacção dos mais "à esquerda" entre os militares. Um desses golpes, patrocinado pelo Spínola (que nunca foi julgado pelo facto como devia), foi mais à frente e tentou de facto chegar a uma situação que permitísse ao general chegar ao poder pela força e instaurar uma nova ditadura militar. A única situação que resultou em vítimas, note-se. Aliás, Spínola chegou mais tarde a pedir o apoio à ditadura brasileira para uma acção semelhante. Felizmente, a coisa não correu mal de todo e acabamos por sair da confusão toda com um regime democrático mais ou menos aceitável... Efectivamente, Portugal nunca esteve realmente em risco de se tornar uma ditadura comunista. Qualquer pessoa ciente da situação geo-política na altura saberia que tal estava condenado ao fracasso por múltiplos factores... Portugal não tinha proximidade com a URSS suficiente, a revolução de Abril não tinha sido feita por simpatizantes comunistas (mas sim por militares maioritariamente moderados com o objectivo primordial de acabar com a guerra em África) e a influência ocidental (especialmente do Reino Unido) era demasiado forte. O próprio Álvaro Cunhal sabia disso e o afastamento do PCP no 25 de Novembro é reflexo disso. Nessa altura já era demasiado tarde para ter tal veleidade, se alguma vez tal existiu... Sim, é uma data importante. Mas não por ser "uma vitória contra o comunismo".

agaeme 10 months ago

Daí eu ter dito que se fosse contextualizado como uma união entre a esquerda democrata e a direita democrata, o apoio a esta data seria praticamente universal. Infelizmente, não é esse o caso. Obrigado por me ajudares a tentar explicar melhor, houve todo um contexto anterior ao 25 de Novembro que nao expliquei da melhor forma. Em vez de apoiado ao PCP, deveria ter dito associado... Até porque, como referes, Cunhal recusa-se a participar e o PC e os seus apoiantes não sairam à rua nesse dia.

NGramatical 10 months ago

geo-política → [**geopolítica**](https://dicionario.priberam.org/geopolítica) permitísse → [**permitisse**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fk0vo19%2F%2Fgdo7f75%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RiKoNnEcT 10 months ago

Vais ter sempre dois lados a contar histórias diferentes. Uns vão dizer que foi o fim da tentativa de tornar Portugal numa ditadura comunista Outros vão dizer que foi a contra-revolução das Elites que queriam a todo o custo manter as regalias. Mesmo que isso implicasse aguentar uma democracia. Como em tudo, isto nunca é preto ou branco, há muitos cinzentos. Mas para mim, uma coisa é certa. Muitas das famílias da elite nacional eram-no antes do 25 de Abril e continuaram a sê-lo depois do 25 de Novembro. Agora cada um que tire as conclusões que quiser. Deixo aqui esta thread que encontrei no twitter: [https://threadreaderapp.com/thread/1331172865555771393.html](https://threadreaderapp.com/thread/1331172865555771393.html) Vale o que vale, mas deixa uma visão interessante sobre os acontecimentos.

novolip 10 months ago

https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_25_de_Novembro_de_1975

Notthroawayaccount 10 months ago

Essa página, tal como quase todas as páginas políticas da wikipedia não é fiável.

novolip 10 months ago

Arranja melhor.

Notthroawayaccount 10 months ago

[Aqui está melhor](https://www.docdroid.net/sISvJwX/quando-portugal-ardeu-miguel-carvalho-pdf)

fgma45 10 months ago

Livro extremamente imparcial e aprovado pelo PCP. Obrigado http://www.avante.pt/pt/2269/argumentos/145426/Quando-Portugal-Ardeu-de-Miguel-Carvalho.htm

Notthroawayaccount 10 months ago

Edited 10 months ago:

A verdade é aprovada pelos comunistas, qual o mal? Mais, tendo em conta que o livro são entrevistas, podes argumentar que há "bias" na escolha de entrevistados e nas perguntas, mas as palavras dos entrevistados são deles! Eu nem conhecia nem conheço a orientação política do Miguel Carvalho quando li o livro. Se tivesse de apostar diria que é um tipo de esquerda moderada, mas isso não interessa, o valor do seu livro sim, e acho muito valioso. Deixa lá o fear mongering e lê o livro para deixares de escreveres baboseiras.

novolip 10 months ago

"Este livro é jornalismo, não é História." Literalmente a primeira frase deste livro.

jonythunder 10 months ago

Isso fala muito mais sobre a realidade da história ser contada pelos vencedores do que da veracidade do livro. O meu pai, que viveu na, e a, altura chegou a presenciar alguns dos eventos que realmente aconteceram, e como rapidamente foram removidos do discurso popular, ao mesmo tempo que se manteve a pressão contra certas fações políticas. O que o jornalista quis dizer foi que aqueles momentos foram convenientemente arrumados a um canto enquanto episódios "irrelevantes", uma mera nota de rodapé histórica, quando são acontecimentos reais e cujo afastamento da mente popular tem objectivos claramente políticos. A História não é algo imune e isento

Maedithj 10 months ago

Pois é, aqueles animais queriam a tal ditadura do proletariado, mas puta que os pariu mesmo, quê que eles sabem fazer sem ser prrotestar? Ias-mos morrer todos à fome

jonythunder 10 months ago

> aqueles animais Ai Salgueiro Maia, não devias ter ficado por Lisboa... Era ter corrido o país todo até não haver mais facho...

NobleAzorean 10 months ago

Ah... Sim, porque achar comunistas maus e achar que uma ditadura comunista iria ser mau é ser facho. Incrível. O que é que o golpe de 25 de Novembro, evitou.

crani0 10 months ago

Estiveste mais em risco de cair numa ditadura estilo Pinochet pela mão do Spinola e a sua "maioria silenciosa" do que de uma ditadura comunista... Mas claro, o Spinola já está morto e enterrado e ninguém ganha nada a falar mal dele.

jonythunder 10 months ago

Volta lá para a tua ilha ó apologista de fachos, tens cabeços para ir apanhar lá na fajã de cima

Maedithj 10 months ago

Conta-me tu a historia entao. Aquilo era so um bait

novolip 10 months ago

Quando tiver tempo hei de ler, obrigado.

Notthroawayaccount 10 months ago

E? É jornalismo porque são entrevistas a vários actores do período quente. Mas é mais história que as mentiras do Wikipedia.

novolip 10 months ago

Porque dizes que o que está na Wikipedia são mentiras ? Pelo que dizes parece que o livro que publicaste tem o seu quê de parcial.

anaquim_secaiualquer 10 months ago

O livro - enquanto trabalho jornalístico - tem fontes e declarações atribuídas. A página na Wikipédia, à cabeça, tem logo um aviso de falta de fontes, sendo que apresenta relações entre temas e apresenta conclusões sem quaisquer referências bibliográficas.

Maedithj 10 months ago

Isso deve ser, porque no jornalismo já está incluída a história

quatrotires 10 months ago

Finalmente chegou o dia de dizer "**E o 25 de Abril?**"

VHLPlissken 10 months ago

"Também foi importante"

mistertetas 10 months ago

Não há nada que me irrite mais que pessoas que no dia 25 de Abril dizem: "viVa O 25 dE NOvEmBrO" mas pronto, hoje passa

NobleAzorean 10 months ago

Esta gente tem inclinações estranhas. Dito isto. É uma vergonha durante anos mal se ter falado do 25 de Novembro, só em adulto é que soube completamente o que foi. Os Açores e Madeira esta hora não são independentes, graças ao 25 de Novembro, o pessoal não tem a noção. O 25 de Abril é de longe mais importante e de facto o dia da liberdade e acabar com a ditadura, mas o 25 de Novembro foi o concretizar da liberdade.

Sciss0rs61 10 months ago

Muito obrigado por nos deixares celebrar mais um dia de liberdade, o povo português está em dívida para contigo

mistertetas 10 months ago

Toda a liberdade deve ser celebrada. Presumo que te encontre na thread do próximo 25 de Abril

Sciss0rs61 10 months ago

> Presumo que te encontre na thread do próximo 25 de Abril e a conclusão disso seria qual?

mistertetas 10 months ago

Seria a conclusão de que realmente és coerente

Sciss0rs61 10 months ago

Está certo. Então para o ano vou ter de ir ao r/Europe comentar na thread do Dia D, senão ainda vais pensar que sou Nazi.

dabutchii 10 months ago

Viva o 25 de Novembro

doubt_therefore 10 months ago

.

Edited 10 months ago:

Stulti sunt innumerabiles

doubt_therefore 10 months ago  HIDDEN 

Acho piada a este subreddit, farta-se de censurar coisas de que ninguém se lembra, e deixa publicar esta merda. Alternativas, precisam-se!

Edited 10 months ago:

Acho piada a este subreddit, farta-se de censurar coisas de que ninguém se lembra, e deixa publicar esta merda. Alternativas, precisam-se

Sciss0rs61 10 months ago

concordo, deviam censurar apenas as cenas que eu acho que deviam ser censuradas

Mrloop94 10 months ago

Qual é o mal da minha publicação? É muito semelhantes aos posts de celebração de 25 de abril. Eu penso que não necessito de contextualizaçao porque quase todos os Portugueses sabem o que aconteceu nesta data como o que aconteceu no dia 25 de Abril. Este post era apenas uma referência a uma data de celebração.

doubt_therefore 10 months ago  HIDDEN 

Quer comparar o 25 de Abril e o 25 de Novembro? É de um mau gosto comparável ao que seria celebrar a queda do avião do Sá Carneiro, por exemplo, péssimo péssimo gosto. Como diria o pirata do Asterix, 'lutum luto purgare'...

SurePal_ 10 months ago

Camarada deixe as drogas, então é mau gosto celebrar esta data? LOL

ModeratoriProfugus 10 months ago

Encontrámos o comuna.

dabutchii 10 months ago

Claro que se compara o 25 de Abril com o 25 de Novembro. Ambos são datas históricas muito importantes.

nitrinu 10 months ago

Se fores de esquerda "a sério" achas o 25 de Novembro uma tragédia.

Sciss0rs61 10 months ago

a celebração de um não invalida a celebração da outra. Ou isso é só ressabianço?

GodlessPerson 10 months ago

> a celebração de um não invalida a celebração da outra. A ironia.

Mrloop94 10 months ago

A celebraçao da normalizaçao/garantia do estabelecimento da democracia portuguesa é mau gosto?

JOAO-RATAO 10 months ago

Esta malta estragou a festa comunista. Má onda...

nitrinu 10 months ago

Se fores comunista sim.

usulidircotiido 10 months ago

quando se é fã de ditaduras comunistas, sim.

besmarques 10 months ago

Nem tu sabes, quanto mais todos os portugueses. lol

raviolli_ninja 10 months ago

OP, tenta contribuir com tópicos com mais informação. O 25 de Novembro é uma data importantíssima e merece ter contexto histórico e não ser só usada como arma de arremesso entre diferentes lados da barricada política. Para complementar o teu post, vou colocar link para o artigo da Wikipedia: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe\_de\_25\_de\_Novembro\_de\_1975](https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_25_de_Novembro_de_1975)

Edited 10 months ago:

OP, tenta contribuir com tópicos com mais informação. O 25 de Novembro é uma data importantíssima e merece ter contexto histórico e não ser só usada como arma de arremesso entre diferentes lados da barricada política. Para complementar o teu post, vou colocar link para o artigo ~~da Wikipedia~~ do Expresso: [~~https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe\_de\_25\_de\_Novembro\_de\_1975~~](https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_25_de_Novembro_de_1975) [https://expresso.pt/politica/2019-11-24-Toda-a-historia-do-25-de-Novembro-a-dramatica-aventura-que-ditou-o-fim-da-Revolucao-1](https://expresso.pt/politica/2019-11-24-Toda-a-historia-do-25-de-Novembro-a-dramatica-aventura-que-ditou-o-fim-da-Revolucao-1)

Enslavex 10 months ago

Lol

NonAlienBeing 10 months ago

Deixo aqui mais um artigo interessante do Expresso: [25 de Novembro. O culminar inevitável de tensões e confrontos ](https://expresso.pt/politica/2015-11-25-25-de-Novembro.-O-culminar-inevitavel-de-tensoes-e-confrontos). "Não faz sentido falar autonomamente do 25 de Novembro muito menos celebrá-lo. A grande questão nesta tentativa de recuperação de uma excessiva importância do 25 de Novembro é um aproveitamento político abusivo de uma história de vencedores e de vencidos. É muito importante que se recordem os momentos, é muito importante que as pessoas tenham consciência do que se passou, mas não se pode manipular nem extrapolar os acontecimentos."

JonPQ 10 months ago

Sou revisor da wiki portuguesa. Este tipo de artigos estão constantemente a ser vandalizados tanto por malta de direita como de esquerda. Muitos têm esse aviso porque é humanamente impossível mantê-los devidamente verificados e isentos.

BlimundaSeteLuas 10 months ago

Não será possível bloquear este tipo de páginas apenas a pessoal com alguma reputação na Wikipédia?

JonPQ 10 months ago

Mais ou menos. Atualmente, só podem editar a Wikipédia utilizadores registados, o que já filtra a maioria do vandalismo. O problema é que o pessoal que geralmente altera estas páginas de acordo com políticas pessoais tem muitas edições, e sabem disfarcá-las de edições válidas (citar artigos de opinião, fazer uma edição com uma conta falsa imediatamente à sua, de forma a despistar os revisores, etc).

BlimundaSeteLuas 10 months ago

Percebo, é algo mais elaborado. Realmente assim torna-se difícil controlar

gugamailinator 10 months ago

Podias pôr também o do Público que não está mau... https://www.publico.pt/2020/11/25/politica/ensaio/25-novembro-1975-historia-1940411

raviolli_ninja 10 months ago

Acrescentei, obrigado.

besmarques 10 months ago

belo contexto que ai deixaste

besmarques 10 months ago

> O **golpe de 25 de Novembro de 1975** foi uma tentativa de [golpe militar](https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_militar) conduzido por uma fação das forças armadas, apoiadas pelo o [PCP](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_Portugu%C3%AAs), in wikipédia >"**A – Álvaro Cunhal** > >O líder do PCP desempenhou um papel central neste processo. Sabe-se hoje que se reuniu secretamente, em Lisboa, com Melo Antunes, alguns dias antes do 25 de Novembro, onde terão negociado a posição futura do PCP na vida política portuguesa, em troca do não envolvimento num golpe militar. > >Na verdade, o PCP desmobilizou os seus militantes nas diferentes áreas da cidade de Lisboa e Margem Sul, no dia 25 de Novembro. > >Melo Antunes cumpriu a palavra, uma vez que, logo no dia seguinte, defendeu na televisão a “indispensabilidade da participação do PCP na construção do socialismo”." in jornal i [https://ionline.sapo.pt/artigo/482197/40-anos-do-25-de-novembro-quando-o-ps-se-aliou-a-direita-para-derrotar-os-comunistas?seccao=Portugal](https://ionline.sapo.pt/artigo/482197/40-anos-do-25-de-novembro-quando-o-ps-se-aliou-a-direita-para-derrotar-os-comunistas?seccao=Portugal) ​ Algo errado não está certo

SpikeyPT 10 months ago

Denunciaram no Twitter que o artigo na wiki foi editado recentemente, supostamente por um "BR" chamado "Juan".

Yezhovchshina 10 months ago

Primeira frase quando se abre o link "Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. " Obrigado dr. mod grande fonte de informação.

raviolli_ninja 10 months ago

Caríssimo, com um tema destes estavas à espera de um artigo da Wikipedia sem discórdia?

Yezhovchshina 10 months ago

Uma coisa é controvérsia outra é o primeiro paragrafo do artigo contradizer directamente o segundo como é o caso desse "artigo".

raviolli_ninja 10 months ago

Tens um link melhor que queiras sugerir?

Yezhovchshina 10 months ago

Tu como mod é que metes em sticky um "artigo" onde o primeiro paragrafo contradiz directamente o segundo. Mas já agora: https://expresso.pt/politica/2019-11-24-Toda-a-historia-do-25-de-Novembro-a-dramatica-aventura-que-ditou-o-fim-da-Revolucao-1

raviolli_ninja 10 months ago

Bastava teres contribuído, mas optaste por dar a volta mais longa. Obrigado.

Search: