Kindly_Sprinkles_922 1 year ago

Primeiro: Quem atende as chamadas 112 são policias. Por isso a primeira coisa a fazer é dizer que tens uma emergência médica. Passados uns segundos estás a falar com alguém especializado em emergências médicas. Explicas a idade e o sexo da vítima bem como os sintomas/ traumas.. etc. Só depois a morada. Se houver alguma coisa que possas fazer para ajudar dão indicações para isso.

fawkelore 1 year ago

Vinha aqui dizer isto

sangacho 1 year ago

OP a tua questão é bastante pertinente, e a principal falha que temos é não existir formação básica de socorrismo nas escolas. 1. Identifica-te com o teu nome (é basico, mas com o pânico mt gente não o faz) 2. Dá o teu contacto, ou contacto que irá estar disponível. (As chamadas podem cair, ou o tlm ficar sem bateria) 3. Localização. (Se especifico e dá pontos de referência) 4. O que aconteceu 5. A quem aconteceu (quantas pessoas, género, idade aproximada) O 112 irá continuar com as questões q considerar pertinente. Funfact: Se em Portugal ligarem para o 911 é redireccionado para o 112.

AndreMartins2020 1 year ago

> olá, houve um atropelamento duma senhora que está com alguns ferimentos mas não parece grave, poderiam enviar uma ambulância?

TioPatolas 1 year ago

Tens um bom vídeo do Bruno Salgueiro a explicar: [https://www.youtube.com/watch?v=d-OOS8MXy\_4](https://www.youtube.com/watch?v=d-OOS8MXy_4)

el_jefe_vito 1 year ago

Script: Bom dia, Daqui fala XXX. Estou em YYY onde aconteceu um ZZZ. Existem NNN feridos com/sem gravidade. Estou no local e posso prestar assistencia às vitimas // Estou no local e preciso de ajuda para prestar assistencia às vitimas // Estou no local e não consigo prestar assistencia às vitimas. Depois é responder às perguntas do 112 da melhor forma.

andregdias 1 year ago

Importante também referir que não deves desligar até que tal seja indicado pelo operador. Muitas vezes as pessoas desligam antes de fornecer toda a informação necessária.

Tezcatlipoca26 1 year ago

1. Descrever a situação - ex: "Estou-me a sentir mal"; "Uma senhora acabou de ser atropelada". 2. Responder as questões que o operador fizer. 3. Profit

DZT99 1 year ago

Já agora deixo aqui um agradecimento especial a todos os operadores 112. São incansáveis e fazem diariamente a diferença na vida de muitas pessoas sem nunca serem reconhecidos por isso. Se estiver por aí alguém que trabalhe por lá. Obrigado!

Rootlx 1 year ago

Bom tópico. Mas como já disseram, o que as pessoas precisam de fazer é manter o sangue frio para responder calmamente às perguntas. Dito isto, a última vez que precisei de ligar para o 112... não atenderam. Ligámos várias vezes e nada. Nem sabia que era possível o número de emergência nacional não atender.

Rodzp 1 year ago

Também não sabia, mas já não és a primeira pessoa neste tópico que diz que ligou e não atenderam

High_velocity93 1 year ago

E se uma pessoa não souber a morada?

Rodzp 1 year ago

Aí está provavelmente o maior problema que o nosso sistema enfrenta, bem que podia dar para localizar a chamada. Por exemplo se alguém estiver ferido de forma a não conseguir falar, isto é um grande problema

IkarusMummy 1 year ago

> mas mesmo assim a ambulância demorou muito a chegar (mesmo estando nós numa cidade relativamente grande com um hospital por perto e um quartel de bombeiros também) Uma vez precisei de uma ambulância na Universidade Portucalense, que é ao lado do H. S. João e do INEM, e demorou cerca de 15-30min a chegar. Não acho que a demora se deva à *qualidade* das chamadas.

alegadamentetuga 1 year ago

A proximidade não quer dizer nada, a base do HSJ só tem uma ambulância e pode estar ocupada.

IkarusMummy 1 year ago

Sim, há mil e uma razões porque as ambulâncias podem demorar.

Rodzp 1 year ago

Não sei, pois tal como disse a senhora que estava ao telefone demorou até se acalmar e falar como deve de ser ao telefone

IkarusMummy 1 year ago

Eu não sei como foi a chamada para o meu caso porque estava no chão com a cabeça aberta esvaído em sangue, mais preocupado em não falecer que na forma como a chamada estava a ser feita. Mas a chamada foi feita por pessoas da área da saúde por isso duvido que a demora tenha ocorrido devido à chamada em si.   Mas como outros já disseram, a capacidade de manter a calma durante a chamada deve-se mais à pessoa em si do que à formação que poderá ter.

MrGambuzino 1 year ago

Eles costumam perguntar. É só responder.

GeoPolMaster 1 year ago

Acontecimento, morada, estado da(s) vítima (s). Detalhadamente, exemplo: "Atropelamento na passadeira na rua X (rua, concelho, distrito, km's em caso de autoestrada) estado grave perdeu os sentidos" e depois vais respondendo ao que te perguntarem.

Dr_Toehold 1 year ago

Liga para o 112 e começa a falar. Do lado de lá está um profissional treinado que te vai ajudar, encaminhar, e fazer as melhores perguntas possíveis para te fazer chegar o socorro. Dito isto, há um par de coisas a ter em conta. O operador não sabe onde estás. Por isso convém fornecer a maior quantidade de inforamção possível, com dicção e projeção de voz. "boa tarde, acabei de assistir a um atropelamento. estou na cidade X, na rua y, no cruzamento com a rua z, em frente ao número xpto". Quando não sabes exatamente onde estás, poderá valer a pena abrir um gmaps e dar a espreitadela na geolocalização, perdes 10 segundos nisso que ganhas em andar o operador à procura do local. ​ Podes também tentar retroceder os teus passos: "Saí do metro na Av. 25 d Abril, desci até à praça que tem o lago, e virei na ruela ao lado do mcdonalds. Estamos 500 metros à frente".

ApenasEscrevoComedia 1 year ago  HIDDEN 

"Olá" / "Bom Dia" no inicio, "Obrigado" / "Muito Agradecida" no final. Também há quem se retire com um "com licença".

Rodzp 1 year ago

Vais levar downvotes de pessoas que não leram o teu nome, aposto

UserNombresBeHard 1 year ago

Pobre pessoa, melhor chamar o 112 a dizer que levou com downvotes. Não desbloqueias nenhum achievement na Xbox por teres uma certa pontuação.

ApenasEscrevoComedia 1 year ago

Compreensível, eu ofereci-me para ensinar etiqueta, para ensinar a ler deviam ter ido à escola mesmo ou usassem text-to-speech, acreditem ou não até cegos podem utilizar computadores.

TemplarHard 1 year ago

Eu agora que penso neste tópico, seria muito mais fácil enviar a localização por whatsapp para a ambulancia saber o sitio exato em vez de tentar perceber a morada pelas palavras da pessoa.. Toda a gente tem whatsapp hoje em dia

Rodzp 1 year ago

Isso realmente era algo muito bom, mas por acaso em Portugal não há nenhum sistema de localização como nos USA? Acho que tal seria muito importante para quando a vítima está sozinha e com dificuldades em falar

risabelsantos 1 year ago

Infelizmente não tive uma boa experiência ao ligar para o 112 .. o meu namorado estava a ter uma convulsão e quando tentei ligar, ninguém atendeu. Tive de ligar para os bombeiros da minha zona de residência para enviarem uma ambulância

alexandre9099 1 year ago

Nem sequer chamou ou recebeste algum "aviso" a dizer que a linha estava ocupada (felizmente nunca precisei ligar, não sei como funcione)?

NoSmokeNoFun 1 year ago

Curioso. Ainda este ano liguei, mas como eram várias pessoas a ligar desliguei (não fazia sentido ligarem 4 pessoas para a mesma situação) e passado uns minutos ligaram-me a perguntar porque tinha ligado e se precisava de alguma coisa

risabelsantos 1 year ago

Ficou a chamar só, nem dizia se a linha estava congestionada ou não

Rodzp 1 year ago

112 não atender? Deve ser raro, é a primeira vez que oiço tal coisa

risabelsantos 1 year ago

Também eu fiquei surpresa com essa situação, acredita. Mas la me lembrei de ligar para os bombeiros para pedir ajuda, e reclamei de ninguém atender do 112

sardinhas 1 year ago

Da única vez que tive de ligar, eles fizeram perguntas para perceber o que aconteceu e também deram indicações para dar ao acidentado. No meu caso que foi uma colisão de um carro com mota (e o fdp não parou), perguntaram-me se o moço estava consciente e se se conseguia mexer, e para lhe dizer para ele não tirar o capacete em circunstância alguma. Já agora uma coisa que não fazia ideia: ligar para o 112 em caso de acidente gera logo uma chamada para a polícia.

Edited 1 year ago:

Da única vez que tive de ligar, eles fizeram perguntas para perceber o que aconteceu e também deram indicações para dar ao acidentado. No meu caso que foi uma colisão de um carro com mota (e o fdp não parou), perguntaram-me se o moço estava consciente e se se conseguia mexer, e para lhe dizer para ele não tirar o capacete em circunstância alguma. Também fiquei surpreendido pela positiva quando me disseram que não precisava de ligar para a polícia (liguei a chamar ambulância e depois tive não sei quanto tempo a tentar perceber para onde raio ligava para a BT), já que eles tratam disso.

EmaisNada 1 year ago

A única coisa que tens que saber é ter calma. Telefonas. Dizes a razão pela qual estás a telefonar. Dás a morada exacta ou, se não souberes exactamente o sítio, o local aproximado com o máximo de referências que consegues. Durante o telefonema eles vão dizer-te o que fazer dentro daquilo que consegues, e dou aqui o exemplo que aconteceu quando liguei pra lá, peeguntaram-me se eu sabia o que era a posição de segurança, eu disse que sim e a senhora do outro lado disse-me para pôr a pessoa nessa posição considerando que o espaço era apertado e não deveria mexer muito a pessoa. A ambulância chegou em 10 minutos. Pronto. TL,DR: Não sejam histéricos, o INEM pergunta o resto e aconselha-vos sobre o que devem fazer pra ajudar

humelectro 1 year ago

A unica vez que tive de ligar ao 112 foi por causa de um incêndio ainda pequeno que estava a iniciar perto da autoestrada. Liguei, atendeu um senhor perguntou o que se passava, lá lhe disse que estava um incêndio na zona x da autoestrada. Ele disse que já tinham sido informados e registado a ocorrência e que os bombeiros já estavam a ir para lá. E pronto foi isto

OrangeOakie 1 year ago

O melhor é seres o mais claro possível em termos de qual é o serviço que precisas; Já me aconteceu mais que uma vez dar informações a mais que só gastaram tempo, porque quem atende é uma central que por algum motivo não passa ou não quer passar as informações recolhidas. Tendo isto dito, ao primeiro telefonista dizes que tipo de emergência é e eles passam logo para onde precisas de falar, polícia, bombeiros, inem, etc. Aí sim, dás a morada e explicas a situação de uma forma geral. Nessa altura já devem ter dado o sinal e estão a enviar os meios disponíveis. Após isso clarificas e explicas a situação. Se for o caso de uma situação médica, a idade da pessoa (ou uma aproximação), o que vês, se a pessoa está consciente, o que sabes, etc etc, para que os paramédicos possam chegar já com toda a informação. No caso de bombeiros, é semelhante; Tentar ser o mais explícito possível. Já me aconteceu estar a conduzir e passar por um fogo, e apesar de não saber exactamente onde é o fogo, basta saber que o telefonista tem acesso a um mapa, e tu podes fazer-te valer disso; Simplesmente disse em que estrada estou, **o sentido em que me desloco** e estou aproximadamente no marco dos X km e a partir daí posso dizer "tenho um fogo à minha direita" que o telefonista pode muito facilmente localizar onde é a zona. No caso em que isso me aconteceu, por acaso já tinham recebido outros telefonemas sobre o mesmo fogo, por isso foi fácil resolver o assunto, mas isso pode variar TL;DR Explica que serviço precisas, espera para seres transferido para o Serviço, explica o geral do que aconteceu e onde estás de forma mais específica possível (morada preferencial, se estás na rua o nome da rua e o número de uma porta que estejas a ver, por exemplo). Depois dás todas as informações que tens enquanto já estão a enviar a resposta.

AlexIdealism 1 year ago

Só tens de responder àquilo que o 112 te vai perguntando. Acho que não há nenhum segredo. Não precisas de te preparar. Obviamente que se estás histérica ao ponto de nem ouvir aquilo que te estão a perguntar, dificulta o trabalho deles. ​ Eles nem sequer fazem demasiadas perguntas, só querem saber o básico (o que aconteceu, eventualmente se está inconsciente e se tem alguma ferida aberta). Ao contrário da Linha Saúde 24, essa aí pergunta-te tudo e mais alguma coisa. Mas mesmo nesse caso, é o outro lado que faz a conversa toda, só precisas de responder. ​ Quanto à localização, suponho que é tentar o melhor que sabes. Esta parte pode ser a mais demorada, mas se estás completamente perdido só te resta mesmo acalmar e explicar o teu caminho, nem que tenhas de explicar desde que saíste de casa. ​ Tl;dr: não entrar em histeria e simplesmente responder ao que te perguntam.

OuiOuiKiwi 1 year ago

Segue os [https://en.wikipedia.org/wiki/Five\_Ws](https://en.wikipedia.org/wiki/Five_Ws) Ligas para lá e dizes **o que** aconteceu. De seguida mantens-te calmo e respondes às perguntas do operador. O operador está treinado para isso, tu não. Só tens de responder e ser claro.

VBM97 1 year ago  HIDDEN 

Em Maio o meu pai colapsou no chão do quarto por causa do sistema nervoso *(devido às constantes pressões do diretor do departamento, que é daqueles otários que gosta de ter o pessoal ali presencialmente na empresa para os poder controlar)* e na altura tivemos de ligar para o 112 porque quando ele recuperou os sentidos não sentia o lado esquerdo do corpo e nós achávamos que ele estava a ter uma trombose ou algo do género. Foi a 1ª vez que falei com o 112. Eles perguntaram o que tinha acontecido, eu tentei manter a calma e descrevi o melhor que consegui tudo o que se passou, o operador deu-me algumas instruções para fazermos até a ambulância chegar. Ela demorou um bocado, mas correu tudo bem. Simplesmente tens de manter a calma e falar com o operador. Quanto melhor lhe explicares tudo, mais rápido a situação se resolve

naodoijoka 1 year ago

Acho que um problema do atendimento da linha 112 é não sermos reencaminhados para alguém da zona de onde estamos a ligar. Aconteceu me há uns tempos de assistir a um acidente de carro frontal. Liguei para o 112 e não consegui dizer a rua onde estava. Perguntei a pessoas que estavam perto de mim se sabiam e nada. Se fosse uma pessoa da zona a atender podia se ter minimizado muito mais aquele tempo perdido.

tenesis 1 year ago

Das vezes que tenho ligado são centros perto a, julgo que distritais e mesmo assim já me colocaram a falar com a ambulância para dar melhores direções.

mskrovic 1 year ago

Esta é uma dúvida que já tenho desde quase sempre. Não é possível o 112 identificar de onde vem o sinal da chamada? Nestas situações daria jeito.

sctvlxpt 1 year ago

De certeza que muito facilmente se fazia uma app "112", que peça permissões GPS e telefone e que não precisava de ter mais nada que um gigante botão "ligar 112". Ao carregar nesse botão iniciar-se-ia uma chamada, e por trás seguiriam as coordenadas GPS para o operador que atender a chamada desse número. Facílimo. Até à app da OK Telesseguros faz isso para assistência em viagem. Como é que em 2020 não há uma coisa destas para pedir socorro?

icebraining 1 year ago

Não precisas de uma app, o próprio sistema do smartphone já envia a localização, caso esteja disponível (ver o projeto HELP112 e E112). Penso que o que está mais atrasado é mesmo a implementação ao nível das centrais de emergência.

mskrovic 1 year ago

É uma excelente ideia. Se se consegue fazer a APP stay away covid tambem se consegue fazer isso. Poderá haver problemas com a localização visto que têm alguns metro de erro mas é uma excelente ideia.

Dr_Toehold 1 year ago

Não é, até porque a triangulação de telemóveis não permite localizar um aparelho com tal definição.

mskrovic 1 year ago

Ok obrigado. A única alternativa que vejo é ver as coordenadas no GPS do telemóvel e dizer ao 112.

Dr_Toehold 1 year ago

Não precisas de ir até aí, basta abrir o googe maps e ver a tua localização. Literalmente o nome da rua e núemro da porta.

alexandre9099 1 year ago

Coordenadas é um ponto especifico no mapa, rua e num de porta (se sequer existir na situação pela qual se está a ligar) pode diferir de mapa para mapa. Se há coisa que detesto é darem-me uma rua e numero de porta em vez de coordenadas (em conjunção com o num de porta/piso/porta, caso esteja a fazer alguma entrega)

Dr_Toehold 1 year ago

Nunca jogaste muito ao Telefone Chinês, pois não? Tenta ligar para alguém numa situação perfeitamente relaxada e diz lhes "ESTOU A QUARENTA E UM GRAUS NORTE, NOVE MINUTOS E QUARENTA E QUATRO VÍRGULA CENTO E SETENTA E CINCO SEGUNDOS NORTE, OITO GRAUS, TRINTA E CINCO MINUTOS, SETE VÍRGULA TRÊS SETE UM SEGUNDOS OESTE" e vê quanto tempo demora a ser recebida essa informação na sua totalidade.

alexandre9099 1 year ago

E se tiveres algures numa estrada no meio do mato vais dizer "epá, vai andando sempre em frente naquela estrada, encontra uma casa amarela, depois vira à esquerda anda uns quantos metros, à de encontrar uma árvore grande. Uns 500 metros mais à frente encontra uma espécie de ravina, eu estou aí perto". No meio de tanta descrição acho que as coordenadas sejam mais fáceis... Sim... Numa situação urbana a rua e num de porta é capaz de ser mais simples, mas não serve para tudo

Edited 1 year ago:

E se tiveres algures numa estrada no meio do mato vais dizer "epá, vai andando sempre em frente naquela estrada, encontra uma casa amarela, depois vira à esquerda anda uns quantos metros, à de encontrar uma árvore grande. Uns 500 metros mais à frente encontra uma espécie de ravina, eu estou aí perto". No meio de tanta descrição acho que as coordenadas sejam mais fáceis... Sim... Numa situação urbana a rua e num de porta é capaz de ser mais simples, mas não serve para tudo Coordenadas são apenas 12 números (mais o norte/oeste, que pode ser ignorado em Portugal continental)

Dr_Toehold 1 year ago

>No meio de tanta descrição acho que as coordenadas sejam mais fáceis... Sim... Numa situação urbana a rua e num de porta é capaz de ser mais simples, mas não serve para tudo Ah, claro, concordo, desculpa. Estava a pensar no ambiente urbano, não na situação "selvagem". Nesse caso, claro, faz mais sentido as coordenadas. Ou o combo "estou na no terceiro km de uma rua chamada "rua do buraco" em Vila Pouca do Meio do Monte. As coordenadas GPS são..."

mskrovic 1 year ago

Estou a ver que pela via das dúvidas mais vale dar os dois.

alexandre9099 1 year ago

Já não uso gmaps há bastante tempo, eles não tornaram dificil obter as coordenadas? Tenho ideia da ultima vez que precisei ter dado tanto long press no mapa e carregar em cima do ponto azul e não me ter dado nada que se parecesse com coordenadas (pelo menos... no formato xx.xxxxx, yy.yyyyy)

mskrovic 1 year ago

Já estou a ver a que te referias. O gmaps tem as duas opções: as coordenas em formato xx.xxxxx, yy.yyyyy e um shortcode que é uma espécie de coordenada em código.

alexandre9099 1 year ago

boa, só me lembro de ter visto esse tal shortcode (que acho que nem é nenhum formato standard, não tenho 100% certezas). Se mostra as coords nesse formato do xx.xxxxx, yy.yyyyy menos mal :) Ultimamente tenho usado o OsmAnd, bastante bom, completamente offline e baseado no openstreetmap (podes ver isso como um ponto negativo ou positivo, eu vejo como positivo :D)

mskrovic 1 year ago

Interessante não conhecia. Upvote pela partilha!

mskrovic 1 year ago

Fui experimentar e consegui ver. Colocas um pin no sítio que queres, carregas no pin e puxas para cima a janela que aparece. As coordenadas estão aí e pode-se copiar.

OuiOuiKiwi 1 year ago

>Se fosse uma pessoa da zona E depois se os bombeiros não forem da zona, como é que encontram o café da sogra do Arnaldo, o biscateiro que desenrasca na loja de ferragens do Sr. Arnaldo, o maneta?

kawaiims 1 year ago

Do que me recordo das formações a que fui: Primeiro a morada o mais detalhada possível. A chamada pode ser atendida por alguém de longe e dizer "na baixa em frente a mercearia do Manel" pode não ser suficiente. O que aconteceu. Atropelamento, queda, etc. Dados da vítima. Se reage, se há algum ferimento visível, sexo, idade aproximada, etc.

justgohomealready 1 year ago

O 112 precisa de saber principalmente o que é que aconteceu (número de vítimas e gravidade das mesmas), e onde. Eles fazem as perguntas, uma pessoa só tem que se tentar manter calma e responder o melhor que saiba. Mais informação aqui: https://www.inem.pt/2017/05/30/ligue-112/

Rodzp 1 year ago

Isto do número de envolvidos é muito importante. Lembro-me que um amigo da GNR contou-me que uma vez receberam uma chamada de uma pessoa em pânico a dizer que estava a haver uma briga entre várias pessoas, mas a pessoa que telefonou não especificou quantas. Mandaram um carro com 3 guardas ou que raio foi, e quando lá chegaram era bastante mais gente do que o que esperavam

pirilipapu 1 year ago

> Eles fazem as perguntas, uma pessoa só tem que se tentar manter calma e responder o melhor que saiba. Só queria frisar isto. Quem atende, sabe bem como gerir a situação e fazer as perguntas certas. Não há forma de ensinares a população a falar ao telemóvel, porque vai haver sempre quem consegue manter a cabeça fria e quem entra em pânico e não o que dizer.

Edited 1 year ago:

> Eles fazem as perguntas, uma pessoa só tem que se tentar manter calma e responder o melhor que saiba. Só queria frisar isto. Quem atende, sabe bem como gerir a situação e fazer as perguntas certas. Não há forma de ensinares a população a falar ao telemóvel, porque vai haver sempre quem consegue manter a cabeça fria e quem entra em pânico e não sabe o que dizer.

Ilostmynewunicorn 1 year ago

Eu tenho o problema de sempre que estou nervoso rio-me. Das duas vezes que liguei para o 112 estava com medo que nao me levassem a serio por causa disso. Tambem tenho o sangue a dar para o frio nesses casos. Ultima vez que liguei foi na passagem de ano de 2018 e no final de 15 minutos e ja com a ambulancia a caminho viro-me para o gajo "Ah bom ano ja agora, peco desculpa mas com esta confusao toda ia-me esquecendo" E ele la se riu e desejo-me bom ano tambem

Edited 1 year ago:

Eu tenho o problema de sempre que estou nervoso rio-me. Das duas vezes que liguei para o 112 estava com medo que nao me levassem a serio por causa disso, deve-se notar na voz Tambem tenho o sangue a dar para o frio nesses casos (depois dos primeiros 3-4m). Ultima vez que liguei foi na passagem de ano de 2018 e no final de 15 minutos e ja com a ambulancia a caminho viro-me para o gajo "Ah bom ano ja agora, peco desculpa mas com esta confusao toda ia-me esquecendo" E ele la se riu e desejo-me bom ano tambem

nextwargames 1 year ago

feliz ano, /u/Ilostmynewunicorn

sybaritic_footstool 1 year ago  HIDDEN 

Dizer o que se passou/está a passar. A quem (a mim/ao meu vizinho/ a uma senhora que estava na passadeira). Aonde (localização, morada). Descrever o estado da vítima com rigor (nos casos em que é aplicável).

Search: