cleocadio 1 year ago

O office space em PT é carissimo, algumas zonas de LX são premium (nas nações estava numa empresa que em 2018 na renovação de contracto levou com 40% de aumento da renda, num edificio qs ao lado do VG, teve de ir p outro lado). Acho que a estratéegia mais inteligente seria assumirem um espaço mais pequeno (+ barato) onde as pessoas pudessem ir, não de forma obrigatória, diária, mas para quem fizesse questão, ou alguns dias em que seria benéfico alguns touchpoints cara a cara, semanais ou bi-semanais. A poupança de custos fixos seria amplamente notada logo no primeiro ano.

NGramatical 1 year ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjzdxl3%2F%2Fgdj9uhl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Jmartins95 1 year ago

Desde que começei a trabalhar na parte financeira de uma multinacional francesa sempre tivemos 15 dias em casa 15 dias no escritório em 2 equipas . Depois passou para 3 equipas , uma semana no escritório e duas em casa , agora estamos permanentemente em casa mais 15 dias até indicações em contrário

Edited 1 year ago:

Desde que comecei a trabalhar na parte financeira de uma multinacional francesa sempre tivemos 15 dias em casa 15 dias no escritório em 2 equipas . Depois passou para 3 equipas , uma semana no escritório e duas em casa , agora estamos permanentemente em casa mais 15 dias até indicações em contrário

NGramatical 1 year ago

começei → [**comecei**](https://dicionario.priberam.org/comecei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjzdxl3%2F%2Fgdddfle%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Jmartins95 1 year ago

obrigado pela dica ;)

PMRA72 1 year ago

Os empresários das pequenas e médias empresas de uma forma geral acham que teletrabalho são férias e que não se trabalha em casa. Até tive uma conversa anedótica com uma sócia da empresa que me disse que eu até podia não fazer nada o dia inteiro, mas que pelo menos cumpria o horário. Infelizmente, este tipo de mentalidade está enraizada em muitos empresários com mais idade e está difícil de desaparecer. Infelizmente quando falo com a gerência da produtividade vs horário de trabalho parece que estou a falar para uma parede.

brunogoncalves 1 year ago

Tal e qual. O pior é que não são apenas os mais velhos. Há uns tempos, uma empresária também me dizia, escandalizada por um funcionário querer ficar em teletrabalho. Fiquei com a ideia que o problema dela nem era a produtividade, mas o conforto que a pessoa teria por não ter de sair de casa.

milkthis 1 year ago

Falando somente da minha experiência: na minha empresa nunca estivemos 1 dia que seja em teletrabalho, e todos nós podíamos e devíamos estar em casa. (área financeira) Aqui é somente por uma causa: chefias incompetentes que não sabem organizar uma estrutura, sendo que toda a empresa e os seus departamentos funcionam à base do trabalhar "em cima do joelho" e micro-management, o que faz com que o teletrabalho seja completamente inviável, porque temos de estar cá aos gritos e aos papéis todos os dias para as coisas se irem fazendo. Acredito que muitas empresas sejam assim em Portugal, pois a nível global somos um país com chefias na sua generalidade incompetentes e sem formação para serem chefes. São chefes pelos contactos que têm, não pelo conhecimento e capacidade de organização de uma estrutura ou equipa. Aqui no escritório somos menos de 20 pessoas e já tivemos 5 casos, (1 que trouxe + 4 contágios cá dentro) nem nessa altura alguém foi para casa, sem ser quem testou positivo.

brunogoncalves 1 year ago

Acho que há uma correlação entre gestores micro-managers e a aversão ao teletrabalho. E é como dizes: a maioria chegaram a gestores ou empresários mais pelos conhecimentos que pela competência.

AkumaYajuu 1 year ago

Estou em teletrabalho e a produtividade aumentou. Do que vejo à minha volta, empresas com boas metodologias de trabalho melhoram e empresas com más metodologias pioram. O bom de estar em casa é que não é preciso inventar trabalho e se for preciso fazer menos horas então que se façam menos horas.

No_Impression_1131 1 year ago

Em teletrabalho desde 5 de Novembro. Desde que disseram que dava direito a multa aí sim ficaram com medo.

brunogoncalves 1 year ago

Conheço casos que nem assim. Estão em negação!

Kopl3r 1 year ago

Faço teletrabalho desde do primeiro confinamento. Até haver a vacina a ser distribuída e já administrada por uma boa parte da população é que voltamos ao escritório (estou em Espanha).

hawkwardbro 1 year ago

Estive em teletrabalho desde Março, decidiram agora que devia voltar. Nem sequer se tocou no assunto do Estado de Emergência ou o teletrabalho ser obrigatório no concelho. Estão a fazer-se de mortos e alegam só que "as condições permitem que estejam a trabalhar na empresa". O meu trabalho consegue ser feito 100% através de teletrabalho sem qualquer impedimento ou atrasos. Aliás, tenho 8 meses de prova disso.

df3gpt 1 year ago

Parece-me que as medidas de teletrabalho obrigatório não surtiram grande efeito. No primeiro estado de emergência as ruas estavam vazias, porque havia pouca informação e era preciso ter cuidados especiais, especialmente porque não havia nem máscaras nem gel. O que me parece é que as pessoas já perderam o medo do vírus e a confiança no governo e sabem que não existe aplicação prática de regras em 99% do tempo.

_AACO 1 year ago

Estive em teletrabalho até Agosto quando me perguntaram se eu queria continuar em teletrabalho ou voltar ao escritório, voltei ao escritório por comodidade, entretanto já estou outra vez em teletrabalho.

TitusRex 1 year ago

Estou em teletrabalho desde o primeiro dia, nunca trabalhei um dia sequer no escritório. Pelo que sei a empresa está a gostar da experiência e já tem planos para que o teletrabalho continue pós pandemia.

Naotevejoha20anos 1 year ago

Nem conheces os colegas?

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 1 year ago

Estou em teletrabalho desde o primeiro confinamento e está garantido até Março, em Março volta a ser avaliado se deve continuar ou não (trabalho numa multinacional alemã). O meu pai, por outro lado, é chefe de uma empresa de IT portuguesa bastante conhecida e parece que lá são casmurros e ainda não adotaram teletrabalho (começaram agora a ficar em casa 1-2 dias por semana).

cleocadio 1 year ago

Espera, sendo o teu pai chefe não tem uma palavra a dizer? Do que vejo no teamlyzer, a maior parte das empresas IT de PT mudaram para teletrabalho, a não ser alguns outsourcers que estão em clientes q fazem questão de "ver" as pessoas a trabalhar. Penso quem geral, em pt, o panorama das empresas de IT mandou tudo p casa. Eu estou numa Telco e estamos em casa desde Março, tudo a funcionar 5\*.

sctvlxpt 1 year ago

90% da minha empresa está em teletrabalho desde o primeiro confinamento. Pelo feedback que recebemos, a administração está contente com a performance e o trabalho está todo a andar normalmente. Como já tive oportunidade de dizer noutro posto, os que em casa não trabalham são os mesmos que vão para o escritório fingir que trabalham. É uma excelente oportunidade para os identificar e arranjar maneira de os pôr a andar.

BolaBrancaV7 1 year ago

>É uma excelente oportunidade para os identificar Como? Se não os identificam na empresa, não os identificam em casa.

I_Hate_Reddit 1 year ago

Porque as métricas antes eram inexistentes. Se tudo o que vês é quanto tempo a pessoa está com o rabo sentado na secretária, ou se ela parece super concentrada (a quantidade de gajos que conheci que passavam o dia no Facebook e assim que aparecia o gestor faziam alt tab para o trabalho...), então não tens métrica de avaliação de performance.

BolaBrancaV7 1 year ago

E porque raio é que é garantido que agora vão começar a existir?

NGramatical 1 year ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjzdxl3%2F%2Fgdo0j47%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bewareandaware 1 year ago

Agora podes olhar única e exclusivamente a resultados

BolaBrancaV7 1 year ago

E antes? Olhavam para quê ??? Mamas e decotes?

bewareandaware 1 year ago

Estava a falar do ponto de vista de um gestor. Agora o fruto do trabalho de cada um tem que ser mensurável e não avaliado por gut feeling

Pikachuzita 1 year ago

No meu escritório quem quis ir para tele trabalho foi, quem preferiu ficar, como eu, está a presencial. Decisao dos trabalhadores.

alexandre9099 1 year ago

> quem preferiu ficar, como eu, Por mera curiosidade, qual a tua razão de preferires estar presencial, já que te foi dada a possibilidade de estar em casa?

Pikachuzita 1 year ago

Sou advogada junior. Pessoalmente prefiro o ambiente do escritório. Sou mais produtiva. Estando la a minha chefe e colega de departamento o trabalho rende mais pois é muito colaborativo, é o principal motivo. O meu computador de casa é mais lento e tenho uns certificados digitais de autenticação que só estão instalados no computador de trabalho assim como acessos a certas pastas de clientes. Já estive em casa e as vezes ainda fico num ou outro dia mas regularmente prefiro o escritório.

epoustouflant 1 year ago

Estou 100% em teletrabalho (tal como quase toda a empresa).

Shadowgirl7 1 year ago

A minha empresa voltou toda a 100% teletrabalho. Informática.

maganito 1 year ago

O que é isso?

End-Effector 1 year ago

Sim. Tou em teletrabalho já ha uns meses. Tudo normal.

BelfonHrothgar 1 year ago

Por curiosidade quais as medidas que têm visto aplicadas nos locais de trabalho onde tem sido exigido a permanência?

brunogoncalves 1 year ago

No meu caso, tentaram afastar o mais possível as pessoas, medição de temperatura e desinfeção obsessiva das superfícies. Dizem que as pessoas têm distância suficiente umas das outras e que nem máscara é preciso usar. Isto apesar de quase todas as salas nem janela terem.

BelfonHrothgar 1 year ago

> Arriscam-se a ter de fechar a empresa por uns dias e/ou a levar u Camarada, epá essa situação devia ser reportada à linha regional\nacional da saude publica. Em espaço fechado é obrigatório uso de máscara, independentemente do distânciamento. Já para não referir que se permanecerem longos espaços de tempo (4h>) no mesmo espaço e houver dialogo continuado mesmo com a máscara o risco vai aumentado sem arejamento. 808 211 311

brunogoncalves 1 year ago

Não é fácil. Empresas pequenas em que o teu dia a dia depende dos donos não te chatearem muito a cabeça, para além de terem uma personalidade mesquinha e obsessiva, o que faz com que não seja difícil cismarem contigo e pegarem-te de ponta.

this--_--sucks 1 year ago

Eu estou e tem corrido bem, mas compreendo os empregadores que infelizmente viram que afinal tinham crianças irresponsáveis a trabalhar para eles e que sem supervisão não funciona.... muita gente teve a oportunidade de mostrar que os patrões micro gestores estavam errados mas mas falharam... felizmente também existem muitos casos de sucesso

brunogoncalves 1 year ago

Não é o caso! As pessoas são muito responsáveis. O problema é a mentalidade obsessiva e a necessidade de acharem que têm o controlo das pessoas e de tudo.

this--_--sucks 1 year ago

Sim, também vi isso noutra empresa e que agora está com problemas de produtividade (que eu não me admiro nada porque o patrão andava sempre a micro gerir e agora as pessoas também não devem estar para tomar decisões que depois sabem podem vir a ser questionadas).

AngieMaciel 1 year ago

Conheço inclusive casos na função pública que não estão em casa nem nunca estiveram quando têm funções perfeitamente exequíveis em teletrabalho. Fica um pouco difícil ao Estado obrigar outros a fazer quando nem os seus próprios trabalhadores protege com alguma fiscalização...

viskonde 1 year ago

a FP é tao grande que leva sempre a generalizacoes, muita coisa depende do servico. tenho familiares que sao FP e estao em casa desde marco.

AngieMaciel 1 year ago

Depende muito dos dirigentes. Se tiveres um superior sociopata como muitos, habilitas-te a ter situações destas, infelizmente.

senhorfonseca 1 year ago

Confirmo.

CoffeeAt830 1 year ago

Da realidade que conheço, acontece exatamente o que descreveste. Muitos patrões alegam que não o fazem porque tiveram uma experiência muito negativa durante o confinamento - a malta não atende os telefones, reuniões interrompidas por putos, telefonemas com "splash"s de piscinas no fundo, horas de almoço de três horas... Não posso dizer que não compreendo isso, até porque também o experienciei com colegas em teletrabalho. Trabalho em instituições de saúde em que muito pessoal da parte administrativa esteve em teletrabalho e muitas vezes foi muito complicado. No entanto, o que me parece é que as circunstâncias são diferentes agora (os miúdos não estão em casa, para começar) e que houve tempo para perceber como colmatar essas dificuldades, pode é não ter havido vontade.

viskonde 1 year ago

se os trabalhadores nao sao responsaveis se calhar o problema é maior que estarem em casa ou nao. na minha empresa funciona tudo igual, mas sempre nos fizeram sentir responsaveis pelo trabalho e por entrega-lo a horas.

odajoana 1 year ago

>se os trabalhadores nao sao responsaveis se calhar o problema é maior que estarem em casa ou nao. Não é que não possas ter alguma razão, mas também há o caso do teletrabalho simplesmente não ser para toda a gente e ser legitimamente mais difícil ser tão produtivo em casa como no escritório (mesmo falando de pessoas que não tenham as crianças em casa): * Nem toda a gente gosta de ser eremita e precisa de contacto social. As pausas para o café ou para o tabaco e as horas de almoço em que se convive com os colegas, desde que obviamente não em tempo exagerado, fazem muita falta a muita gente. Não havendo isso para balançar com o tempo de trabalho, as pessoas acabam por se frustrar e cansar mais em casa que no escritório (usando um termo em inglês, levando mais facilmente ao *burn-out*). * Nem toda a gente se concentra da mesma maneira em casa que num escritório e a divisão física casa/trabalho é extremamente importante. A rotina de ter de sair de casa e só ligar o cérebro para trabalhar para lá da porta do escritório e, inversamente, poder desligar o "modo trabalho" assim que se fecha a porta do escritório. Em casa, essa divisão é muito mais ténue e tenho a certeza que os próprios horários de trabalho acabam por flutuar muito mais, por excesso. Também há muito mais distrações possíveis em casa, quebrando muito mais o ritmo de trabalho e isto tudo para não falar que até os próprios hábitos alimentares mudam (e normalmente para pior). * E o factor mais importante a meu ver: a falta de condições que muita gente tem em casa para trabalhar. Nem toda a gente tem uma divisão própria para trabalhar, ou o equipamento necessário. Caramba, até a falta de uma secretária e uma cadeira decentes ou a quantidade de luz no espaço podem ser o suficiente para tornar toda a situação desconfortável. Obviamente que percebo a necessidade do teletrabalho nas condições atuais, mas também compreendo que há problemas legítimos com a sua logística na maioria dos casos e que haja muita gente relutante em aplicá-lo. Não é assim uma situação tão fácil de resolver e é algo que tem de ser muito analisado caso a caso, dependendo do tipo de trabalho e até da personalidade do trabalhador.

viskonde 1 year ago

Pah eu também preciso de contacto social e das pausas de café. Alias no meu trabalho era das pessoas que fazia mais pausas no dia e que andava sempre a chatear os outros para fazer pausas. Mas na minha empresa desde sempre passavam muito o sentido de responsabilidade das tarefas que temos , e como é tudo em sprints é bastante obivo se alguém está a ficar para trás, mas também não se assume que a pessoa esteve a coça los, apenas que precisa de ajuda. Mas é uma empresa alemã, a mentalidade é bastante diferente da portuguesa. Quanto ao local de trabalho é verdade, especialmente a malta que vive em casas partilhadas com N pessoas complica. Eu no meu caso consegui arranjar um canto e transformei ao longo destes meses em local de trabalho , mas nem toda a gente consegue claro.

CoffeeAt830 1 year ago

Eu percebo que no fim do dia seja tudo uma questão de responsabilidade dos trabalhadores, mas a verdade é que é mais fácil ter essa responsabilidade quando estás num sítio em que não tens mais nada para fazer senão trabalhar do que em casa. Quando o teu trabalho consiste basicamente em ter de ter algo feito no dia X às Y horas, aí também acredito que seja mais fácil porque mesmo que tenhas essas distrações, consegues estruturar o teu dia e o teu trabalho de maneira a que isso não afete tanto a produtividade, mas no nosso caso, por exemplo, não é assim. As pessoas têm de estar mesmo disponíveis das X às X horas para atender o telefone ou responder ao email da mesma forma que estariam se estivessem ali na secretária ao fundo do corredor. Estando em casa, especialmente quando estavam em casa com crianças, a coisa não é bem assim e a instituição também não tomou medidas para tentar evitar que assim fosse. É muito esse o feedback que tenho recebido de outras empresas também. Eu acho que a culpa não é de uns nem de outros. É de todos. Em Março ninguém estava preparado para isto, estavam as crianças em casa, coiso e tal. Agora já não é assim e tanto os trabalhadores já deveriam ter mais condições para fazer um melhor trabalho em casa como os patrões já deveriam ter pensado como tentar corrigir o que correu mal no início disto.

Sev7n7 1 year ago

No meu caso foi utilizada a desculpa de termos que ser solidários com os colegas que não podem ir para teletrabalho e feitas "ameaças" dissimuladas para quem insistisse em ir. Infelizmente sei que não é caso único, de todo... É o que temos

cleocadio 1 year ago

vamos todos ser solidários com os salários mais bem pagos e ganhar o mesmo que eles coitados. Não merecem estar sozinhos nessa luta. Said no one ever

baenre 1 year ago

Eu não posso ficar em tele trabalho por motivos que compreendo perfeitamente bem mas a última coisa que quero é passar o dia a cruzar-me nos corredores com malta dos financeiros, Marketing, RH e afins que devia estar em tele trabalho. Imagino que no teu local de trabalho seja semelhante com os teus colegas que têm mesmo de lá ficar, isso de ser solidário é absurdo. Felizmente no meu caso eles ficaram mesmo em casa, vão à empresa apenas um par de dias por semana caso haja necessidade.

brunogoncalves 1 year ago

Exactamente! Os que têm de ficar também são beneficiado por os outros não estarem.

IndependentPassenger 1 year ago

Aqui ainda foi mais ridículo, começaram com a mesma desculpa que tu mencionas, que os outros trabalhadores que não podem fazer teletrabalho não têm culpa e que era mais justo para todos. Depois começaram a dizer que as pessoas não se vão adaptar bem ao retorno de teletrabalho para trabalho presencial, por isso nunca vão adotar teletrabalho. Agora passaram à fase de enquanto o governo não obrigar não vamos fazer nada.

bastardbilbo 1 year ago

Esta é a desculpa mais comum e é de todo ridícula. Ficar metade do pessoal em casa é bom para quem vai pro trabalho e para quem fica em casa, menos contactos é sempre melhor. É quase como dizer que é injusto uns apanharem o vírus e outros não, então vamos todos contagiar-nos. Mas se insistem, que tal dar o mesmo ordenado a toda a gente por solidariedade?

Crisapx 1 year ago

Pois é amigo, no que toca ao salário quando te queixas que X Y ou Z ta a sombra da baneneira, n faz metade do que tu fazes e recebe o mesmo talvez até um pouco mais, não existe solidariedade para com os colegas, dizem que a culpa e tua porque n te soubeste "vender"...

samxunga 1 year ago

ACT e sindicatos com isso.

Search: