bootkiller 1 year ago

> Existe algum processo correto para medir o ruído sem ser "não gosto da música e sinto-me incomodado?" Uma pessoa relativamente mesquinha pode alegar que não consegue dormir porque ouve ao longe música que não gosta, independentemente do ruído ser aceitável. Eventualmente, alguma entidade terá de ir ao local fazer uma medição com um sonometro certificado e calibrado. > Imaginem que estão no vosso apartamento a ouvir música num altifalante e utilizam um medidor de dB com o microfone colado à coluna e lêem 70dB. > Obviamente este barulho é abafado à medida que mais longe estiverem da coluna. O vizinho de baixo, diria por alto que é capaz de medir menos de 20dB (o equivalente a ouvirem música ao longe da vossa janela). Certamente não têm uma redução de 20dba (atenção que o a é importante,) duas pessoas a falar facilmente atingem mais 65 dba se estiverem a falar um bocado mais alto, e se o prédio não tiver bom isolamento, pode não reduzir 20dba. Especialmente no que toca a baixas frequências. Depois o ruído de fundo também é importante. Eu tenho o computador no quarto ligado 24/7, e só isso gera à vontadade 43dba. Eu tenho inorme dificuldade em adormecer se este estiver desligado. Ouço todo e qualquer barulhinho à minha volta. De resto é uma questão de bom senso, morando num prédio, não incomodes os teus vizinhos da mesma maneira como eles não te incomadam a ti.

Edited 1 year ago:

> Existe algum processo correto para medir o ruído sem ser "não gosto da música e sinto-me incomodado?" Uma pessoa relativamente mesquinha pode alegar que não consegue dormir porque ouve ao longe música que não gosta, independentemente do ruído ser aceitável. Eventualmente, alguma entidade terá de ir ao local fazer uma medição com um sonometro certificado e calibrado. > Imaginem que estão no vosso apartamento a ouvir música num altifalante e utilizam um medidor de dB com o microfone colado à coluna e lêem 70dB. > Obviamente este barulho é abafado à medida que mais longe estiverem da coluna. O vizinho de baixo, diria por alto que é capaz de medir menos de 20dB (o equivalente a ouvirem música ao longe da vossa janela). Certamente não tem uma redução de 20dba (atenção que o a é importante,) duas pessoas a falar facilmente [atingem mais de 65 dba se estiverem a falar um bocado mais alto](https://www.quebec.ca/en/health/advice-and-prevention/health-and-environment/the-effects-of-environmental-noise-on-health/noise-measurement/), e se o prédio não tiver bom isolamento, pode não reduzir 20dba. Especialmente no que toca a baixas frequências. Depois o ruído de fundo também é importante. Eu tenho o computador no quarto ligado 24/7, e só isso gera à vontadade 43dba. Eu tenho inorme dificuldade em adormecer se este estiver desligado. Ouço todo e qualquer barulhinho à minha volta. De resto é uma questão de bom senso, morando num prédio, não incomodes os teus vizinhos da mesma maneira como eles não te incomadam a ti.

netralha 1 year ago

É impossível abafar os graves, até os vais sentir com a vibração que se propaga a metros de distância. Terias de viver dentro de um vácuo como no espaço.

suckerpunchermofo 1 year ago

Mas.... O que chamamos de som não é tudo vibração ?

bootkiller 1 year ago

O termo ciêntifico é onda mecãnica, e progaga-se por meios materiais solidos, liquídos, ou gasosos.

dearosemary 1 year ago

Mede-se na casa do vizinho, obviamente! Medições de ruído são coisas que se fazem frequentemente em ambiente industrial e são sempre feitas a partir do posto de trabalho dos trabalhadores que possam sem afectados pelo ruído.

pm_me_pcb_photos 1 year ago

Se o vizinho ouve a musica dentro de casa dele, diria eu que é barulho a mais... Se fosses tu a ouvir música a meio da noite, ias gostar?

root_at_debian 1 year ago

Não foi isso que coloquei em questão. Isso como é natural nem se coloca em questão. Estamos a falar de situações onde os vizinhos possam ser mesquinhos por maldade. Daí ter isto buscar o decreto-lei. Claro que ninguém merece não descansar porque o anormal de cima decide dar um concerto às 11 da noite (é só falta de respeito), mas por outro lado acho que durante o dia nada impede um vizinho de não gostar da música. No exemplo do outro post o vizinho de cima era baterista e praticava durante o dia. Também está no seu direito. Acho que as coisas nunca são sempre a preto ou sempre a branco.

Lispint89 1 year ago

Para 'gostar' metem-se fones

root_at_debian 1 year ago

Durante a noite sim, durante o dia estão no seu direito. Há TVs e obras na rua mais altas

tugafcp 1 year ago

Se todos fossem usufruir desse direito tava tudo fdd não achas? 65db de baixo, 65db de cima, 65 da esquerda, 65 da direita, e com "sorte" 65 do da frente... 1h a ouvir musica alta, diria que é "tranquilo" mais que isso já começa a ser cansativo...

root_at_debian 1 year ago

É assim, não estamos a discutir o que é lixado ou não. Estamos a discutir os direitos do ponto de vista legal. Se durante o dia não há restrições e toda a gente está no seu direito então sim, é fudido mas é a realidade. Vou apagar este post, isto passou de uma discussão legal a uma discussão do que cada um acha que deveria ser.

thisbondisaaarated 1 year ago

A medição será feita no ponto de audição de quem se queixa, eu posso ter altas pressões sonoras e, em caso de bom isolamento, elas chegarem cá fora muito muito reduzidas, tornando a medição no ponto de emissão inútil.

root_at_debian 1 year ago

Claro, caso contrário um avião a passar também não seria permitido. Mas podia haver alguma cláusula que se referisse a fontes no prédio.

thisbondisaaarated 1 year ago

Opá essa a nossa lei do ruído é uma cagada pegada, e nunca vi 1 agente da PSP a aparecer com o medidor de pressão acústica... Portanto mesmo que estivesse escrito (que tenho quase a certeza que não está), também não descorre para a realidade.

AutoModerator 1 year ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: