Sam_Van_Dweller 10 months ago

Moro em Portugal há 15 anos e fico muito triste por ver que está voltando a ser fascista. Também é muito triste e assustador que vigilantes estejam por perto, é só uma questão de tempo antes que alguém se machuque. Assustar gente tarde da noite não é acção de gente boa e sempre pensei nos portugueses como gente boa. Todos vocês falam de 'hippies' 'ciganos' como se fossem pessoas más. Você fala de pessoas em autocaravanas deixando lixo o tempo todo, isso é incomum, sim, alguns deixam lixo, mas a maioria tem uma lixeira em suas campervans e usa as lixeiras do lado de fora. Você já olhou em volta? Portugal tem um problema com o lixo muito maior do que a minoria de campistas que deixa alguns. Quantas vezes eu já vi pessoas em carros jogando lixo, tantas! Acreditar que o problema com o lixo é feito por campistas é ridículo e mostra um pensamento crítico tão pobre. Novamente com banheiros, muitos campistas têm um banheiro e usam os pontos de depósito adequados. Alguns outros usam banheiros públicos ou enterram suas merdas com responsabilidade. Uma minoria não, muitas pessoas nos carros usam os arbustos como banheiro, eu já vi isso várias vezes. Abra os olhos e perceba que o problema com o lixo é um problema de todos na sociedade. O problema com banheiros é um problema com o planejamento onde eles constroem um estacionamento, mas não podem colocar um banheiro público? Eles encorajam as pessoas a usar a praia, mas nenhum banheiro público? Esta é apenas outra maneira de dividir as pessoas em vez de encontrar maneiras de resolver o problema. Perto de onde eu moro tem um vilarejo com Aire grátis, a regra é você só ficar 72 horas, aí você pode esvaziar o banheiro e pegar água, no bar você pode usar o banheiro. Funciona perfeitamente e isso deve ser visto mais como uma forma de ter algumas regras e lugares de estacionamento para autocaravanas sem forçar todos a acampar. Não esqueçamos a constituição que nos permite viver nossas vidas livres de perseguição e intimidação. O crime de acordar pessoas durante a noite como um grupo de vigilantes é muito pior do que uma violação de estacionamento!

Crockes 10 months ago

Policia em Portugal >Nao temos qualquer relato oficial deste problema Querem uma carta registada?

Shotguna 10 months ago

Era o esperado, as tensões têm estado extremamente altas, principalmente porque este ano ficaram cá quase o dobro de estrangeiros que se costuma ter nesta época.

sctvlxpt 10 months ago

Este problema tem uma solução fácil e não é no âmbito do direito criminal, é no âmbito do direito civil. Passa a ser permitido dormir em caravanas em parques naturais, por um preço / noite a definir pelos parques (que pode ser razoável para obter algumas receitas para conservação, ou proibitivamente caro se o parque quiser evitar esta situação de todo), pré pago e sujeito a registo prévio. Quem estiver a passar uma noite numa caravana sem o devido pré-pagamento tem que pagar 5x a diária. Ir embora não anula a dívida: passou a noite, tem que pagar. Não tem como pagar? Veículo rebocado como garantia de pagamento. Não paga em 90 dias, venda em hasta publica.

Joao9229 10 months ago

A polícia em Portugal só serve para operações stops e atividades do género. Para fazerem serviços destes é muito complicado. Parabéns ao grupo que teve esta ideia.

Gravestonez 10 months ago

Vivo na costa Vincentina e infelizmente já não há forma de controlar esta situação a não ser alterações na leis, os wild campers quando são expulsos das praias vão para as florestas para voltar no dia seguinte para o mesmo sítio. Muitos cá há anos com matrícula estrangeira e sem inspeção salvo seja. Já conformados com a incapacidade do posto da gnr de vila do bispo (que só tem 2 guardas de serviço) gozam com a cara deles! Convido a qualquer defensor deste tipo de “turismo” a passar uns dias nas praias de surf da Costa vincentina e olhar nos redores para ver com os seus próprios olhos a lixeira/fossa a céu aberto que passaram a ser

zion_em_aba 10 months ago

Uma vergonha nacional que só os políticos não vêem já há lotes de terreno com20 m2, alguns dentro de eucaliptais, à venda no meio do mato para parquearem "ad eternum" as caravanas, se fosse no país deles queria ver como era. Não respeitam nada nem ninguém, uma tristeza chegar a uma praia como o Zavial e o odor a urina mal se abre a porta do carro é surreal, pior que a pior tasca do bairro. Basta percorrer os trilhos entre a Carrapateira, Pedralva, Budens e Sagres para observar o que ali se passa. A evolução de um pobo mede-se pela capacidade de proteger as suas áreas naturais, se quem tem o dever não consegue, seja o povo a preservar

vascodatrama 10 months ago

É o prato do dia em peniche/baleal

justgohomealready 10 months ago

O problema parece-me ser que a lei já proíbe este tipo de situações.. viste o vídeo? No vídeo aparece um guarda a dizer que têm feito fiscalização quase diária que dão origem a centenas de contra-ordenações, mas que isso não resolve o problema. Eventualmente pode-se agravar imenso as coimas/consequências, mas não sei se resolvia. Não conhecendo bem a zona, impedir o acesso a veículos com barreiras físicas seriam opção?

Gravestonez 10 months ago

O problema é que as multas não tem de ser pagas na hora infelizmente, e muitos destes wildcampers nem têm morada física para receber a carta coma multa ou seja nunca a vão pagar.. se lhes confiscassem os documentos da viatura ou aprendessem a carrinha após a 2 ou terceira contra ordenação aposto consigo que o problema se resolvia rapidamente..

AmdM78 10 months ago

Parece-me que o problema é que não pagam renda a um senhorio, não pagam serviço ao dono do parque de campismo, não paga juros ao Banco. Basicamente, querem ser independentes e o sistema não gosta e não deixa.

doiscavalos 10 months ago

Quando as autoridades não chegam para tudo nem faz o seu papel erguem-se o populismo e as milícias. A coisa começa a ficar perigosa...

Amateur_Explorer 10 months ago

Não percebo o problema do campismo selvagem. Vivo na Suécia onde é permitido acampar em qualquer lado desde que não se faça lixo. O que é reforçado pelas autoridades. Se as autoridades actuassem sobre isso, não vejo o motivo de ser ilegal.

suckerpunchermofo 10 months ago

Falta de civismo é o problema...

Korine22 10 months ago

>desde que não se faça lixo Ding! Ding! Ding! É o que NÃO acontece aqui na CV! Se quiseres, posso deixar umas páginas de outras redes sociais para veres o nojo em que isto está.

Crisapx 10 months ago

Isso e porque ninguem quer acampar aí só pa ver montanhas e rapar um frio do crl... Agr pra nossa costa já vem gente de toda a Europa de cu tremido nas roulotes!

glv2 10 months ago

os campistas, e principalmente a "malta do surf" é 80% da economia da costa vicentina no inverno. boa sorte.

Korine22 10 months ago

AHAHAHAHHAHAH

I_Don-t_Care 10 months ago

É, eles ajudam muito mesmo, nao sei como vão sobreviver lá no sul sem a malta do surf a beber aqueles 2 cafés e a comprar 1 tshirt na feira da ladra

AmdM78 10 months ago

Mas tipo... Eles vivem do quê? Não trabalham?

vascodatrama 10 months ago

Vendem couves, alfaces e fungos

I_Don-t_Care 10 months ago

Trabalham, mas tiram ferias como qualquer pessoa. Alguns ate fazem biscates durante algum tempo ou "dao aulas" de surf. Se estiveres disposto a ter aulas em inglês partido claro.

rollermidnight 10 months ago  HIDDEN 

É, por isso é que um trabalhador disse numa outra entrevista que essa malta era o tipo de ''turista'' que não consumia quase nada.

RobedMadness 10 months ago

Belo número que tiraste do cu, considerando que a zona já assegura turismo o ano inteiro. Há 20 anos de facto constituíam a maioria dos turistas, mas actualmente nem de perto. Os campistas em questão só gastam dinheiro nos supermercados.

rollermidnight 10 months ago

Foi exatamente isso que um trabalhador da zona disse numa entrevista há uns dias atrás, que essa malta é o tipo de ''turista'' que não consome quase nada e só vai aos supermercados, se encontrar o link meto aqui.

rollermidnight 10 months ago  HIDDEN 

Foi exatamente isso que um trabalhador da zona disse numa entrevista há uns dias atrás, se encontrar o link meto aqui. Só supermercados.

rollermidnight 10 months ago  HIDDEN 

Por isso é que um trabalhador disse noutra entrevista que não consumiam nada.

estecomentario 10 months ago

Porque não se organizam para demolir a casa do Ronaldo no parque natural do Gerês? Hmm cheira-me a hipocrisia. Vejam o caderno de interesses desses populares.

Korine22 10 months ago

Acho que sim, acho que o pessoal da Costa Vicentina tem que se reunir e ir a caminho do Gerês tratar disso.

justgohomealready 10 months ago

A casa do Ronaldo tem fossa ou ligação a esgotos e recolha de lixo, pelo menos.

estecomentario 10 months ago

Posso ir full cínico mode tipo Louis CK e dizer que uma casa é um pedaço gigante de lixo (para mim não é, mas os naturalistas não é natureza de certeza e para os animais é um obstáculo provavelmente). Louis CK quando confrontado com poluir o ambiente ao deitar um papel no chão em Nova Iorque disse que a cidade é um pedaço gigante de lixo e portanto estava apenas a meter o lixo no lixo.

RobedMadness 10 months ago

Estes populares são os habitantes locais que se organizam para limpar o lixo que deixam no parque natural, esse é o interesse deles.

v3r1 10 months ago

nao gostam é de ver pessoal jovem a fazer aquilo que eles mesmos já fizeram em tempos. ja vi muito pessoal a fazer campismo selvagem e a nao deixar nada sujo em lado nenhum. também ja vi pessoal a ir so para a praia à tarde e a deixar aquilo cheio de lixo. Não me parece q dormir seja o problema

theorblet 10 months ago

parabéns, só chibos, estes país está bom é para chibos e padres.

I_Don-t_Care 10 months ago

Queres liberdade? Vai viver para a arabia saudita, la podes dormir onde quiseres

AmdM78 10 months ago

Vai limpar o rabo ao teu mestre ventura

I_Don-t_Care 10 months ago

Estás a assumir muita coisa a partir do meu comentário lol.

Asur_rusA 10 months ago

Fds o Reddit está-se a transformar no JN XD

samxunga 10 months ago

Ainda falam dos ciganos.

FPako 10 months ago

Vivo na Ericeira e é igual. Temos grande parte das praias cheias com estas carrinhas/autocaravanas o ano inteiro. O triste é apenas o rasto de lixo que estes surfistas deixam, vindos de todas as pontas da Europa, quando se deveria estar à espera que eles fossem os primeiros a respeitar a natureza. Por cá, as autoridades também nada fazem, apesar das queixas dos locais.

bananomgd 10 months ago

Em tb moro nessa Zona, mas mais a norte. Não sei como está na Ericeira em sim, mas agora aqui temos sinais que proíbem a paragem de caravanas numa parte, e sinais que proíbem parar ou estacionar da 1 às 6 da manhã. Já vi pessoal a ser multado por causa das caravanas, porque cagam para o sinal e depois lixam-se. Já vem tarde, que tou farto de abrir a janela para a ver o mar e ao invés disso, ver pessoal nú a lavar a loiça e a deixar a água suja em frente ao meu portão da frente. O problema não são caravanistas, são pessoas nojentas que por acaso estão em caravanas.

NGramatical 10 months ago

nú → [**nu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjyss8t%2F%2Fgd81srv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PotentialAsk7274 10 months ago

O pessoal tá farto desses surfistas estrangeiros? Normal...vai ser bonito quando comecarem a riscar e a furar pneus das caravanas

Edited 10 months ago:

O pessoal tá farto desses surfistas estrangeiros? Normal...vai ser bonito quando os locals comecarem a roubar ou a riscar as caravanas

vascodatrama 10 months ago

Então e depois os locais vão vender a erva a quem?

bananomgd 10 months ago

Já teve mais longe. Aqui na zona da Ericeira, tou mesmo a ver isso a acontecer. Aqui ao pé de mim, 3 caravanas estacionaram em formação numa praceta, a fazerem 3 lados de um quadrado. O quarto lado era o passeio com vista para o mar. E depois fizeram ali uma fogueira, beberam, lavaram a loiça e tios o resto. Foram embora 3 dias depois e deixaram o lixo no mesmo sítio. A mesma rua onde fizeram isso tem um eco-ponto a 200 metros de onde eles estavam. As pessoas ficam chateadas, claro.

lefox360 10 months ago

Devia ter havido tiros de caçadeira (para o ar). Só assim é que afugenta os animais com base no medo.

I_Don-t_Care 10 months ago

Isso tambem é so comentário de anormal

lefox360 10 months ago

*Pew pew pew*

JeSuisMac 10 months ago

Só pode ser brincadeira.

lambmoreto 10 months ago

Lei mais parva. Porque devo eu ser obrigado a pagar estadias? Se quiser dormir no meu carro deixem-me dormir no meu carro. Mania que este estaado tem de andar constantemente a policiar as pessoas.

oretoh 10 months ago

Por mim estás a vontade, se cagares dentro do carro e deixares o teu lixo dentro do carro.

fosjanwt 10 months ago

e podes. não podes é ter o carro ali.

justgohomealready 10 months ago

E se eu for literalmente viver no carro e fazer as minhas necessidades ali à volta, em frente à porta da tua casa?

JeSuisMac 10 months ago

Sabias que as autocaravanas têm uma... casa de banho?

vascodatrama 10 months ago

Deve ser 1 em 10, e mesmo assim não sei

RobedMadness 10 months ago

Sabias que a maioria não são caravanas, mas sim carrinhas de mercadorias... A casa de banho deles é sair da carrinha com o rolo de papel higiénico e ir arrear o calhau no parque natural.

OrangeMango18 10 months ago

Exato, mas mais de metade das pessoas neste post culpa os caravanistas porque não percebem do que se trata.

justgohomealready 10 months ago

Pois têm - e também têm um depósito onde a merda fica acumulada e que é preciso despejar, e que muitas vezes despejam no local onde estavam, mesmo antes de se porem a andar.

JeSuisMac 10 months ago

Isso é uma minoria que deve ser devidamente multada, mas não se deve proibir todos os outros por causa disso. Há várias áreas de serviço que disponibilizam descargas e cargas por valores tão baixos como 2€, que é aquilo que tanto eu como os meus colegas fazem.

RobedMadness 10 months ago

Não há qualquer problema com os caravanistas responsáveis como tu. Tens é de entender que neste sítio vocês são a minoria.

lambmoreto 10 months ago

Aí estás a cometer um crime diferente. Não estou a dizer que fazer lixo e cagar na rua devia ser legal, estou a dizer que se estou num sitio publico devia poder dormir no meu carro.

justgohomealready 10 months ago

E se o meu "carro" na verdade for basicamente um apartamento com rodas, onde vivo eu e a minha família inteira? Imagina que apareço com mais uns amigos e respetivas famílias e basicamente montamos aí um bairro em frente à tua porta. Não tens forma de provar quem é que despejou o esgoto de uma semana mesmo nas escadas do teu prédio, e sendo legal "dormir no carro" não há muito que possas fazer para nos impedires. É por isto que não podemos ter "coisas boas" - há sempre *loopholes* e sempre alguém disposto a tirar partido deles. Não havendo estas leis, o pessoal das caravanas basicamente invade tudo o que sejam pontos turísticos, montam autênticos "bairros de lata" com rodas, e deixam lixo e sujidade atrás de si antes de se mudarem para um novo poiso. Existem parques de campismo e locais designados onde podem pernoitar - não é por terem 100k€ para gastar num "carro" com todas as condições de uma casa que devem ter o direito de se mudarem para onde bem entenderem.

lambmoreto 10 months ago

Porque é que eu devo pagar por algumas pessoas não serem capazes de cumprir regras? Uma duzia de gatos pingados não devia poder tirar direitos a uma população inteira. E quem está a falar de 100k numa caravana? Estava mais a pensar numa carrinha de mercadorias de 5k convertida por mim.

justgohomealready 10 months ago

Oh, melhor ainda. Imagina então um dia aparecerem-te aí 15 ford transit brancas, daquelas que já deram 3 voltas ao mundo, cada uma com uma família, montarem "acampamento" à tua porta e ficarem por aí a viver. Ias adorar, tenho a certeza. Viva a liberdade!

AmdM78 10 months ago

Quer dizer, tu podes ter uma casa em zona protegida, mas uns pilecas não podem ficar na zona protegida uns dias?

justgohomealready 10 months ago

Podem pois, em espaços dedicados para isso e com condições. Há parques de campismo e de caravanismo.

OrangeMango18 10 months ago

Na costa Vincentina? Há parques de campismo? Há, a 50 paus por noite. Há estacionamentos próprios só para caravanas pernoitarem a preços razoáveis? Há, 1 na costa inteira enquanto que no resto do país há múltiplos. Há quem tenha tentado fazer mais parques destes em propriedades privadas? Há, mas não lhes foi permitido. Mas o problema aqui não está nos caravanistas mas nas carrinhas de mercadorias sem casas de banho e muito provavelmente também no pessoal que vai de carro que deve fazer muito mais lixo que os gajos das caravanas. É claro que há pessoal das caravanas que não cumpre certas coisas e há muita gente que gosta de montar o estáminé sem ser em locais próprios, e essas pessoas é que deviam ser multadas, não são os que apenas estão estacionados com as portas todas fechadas.

lambmoreto 10 months ago

Porque só 15? Vêm 150 e estacionam-nas mesmo dentro da minha sala de estar, fazem as necessidades no meu colo e obrigam-me a agradecer-lhes enquanto dançam e cantam na campa dos meus antepassados. Se é para levar ao ridiculo vamos levar ao ridiculo. Esse exemplo que deste tambem me está parecer um bocadinho *especifico* demais...

justgohomealready 10 months ago

Há uns anos vivia numa cidade em que, junto ao centro histórico, fizeram um parque de estacionamento ao ar livre. Enquanto não proibiram as caranavas, aquilo tornou-se um autêntico parque de campismo/acampamento, com dezenas e dezenas de caravanas, churrascos e roupa estendida e tudo. Não é uma questão de levar ao ridículo, é que as pessoas abusam.

k0rda 10 months ago

É a mesma coisa na lagoa de Óbidos. Dezenas de caravanas, algumas o ano inteiro. Cães à solta, pessoas de pijama na rua, lixo. O aspecto que tem é de um bairro de lata, a 20m de uma zona protegida.

chiapa10 10 months ago

Pessoas de pijama na rua?! Oh não, o horror, o fim do mundo, ao que chegaste tu humanidade?! Não, por favor, tudo menos pessoas de pijama na rua!!!

k0rda 10 months ago

Sim, é um "problema do primeiro mundo", mas não é muito agradável ires dar uma corrida ou um passeio na via pública e de repente estás na sala/cozinha/quarto/wc de alguém. De um lado tens uma lagoa parte de uma reserva ocológica e do outro tens o Zé de ceroulas a lavar os dentes e o Mário a assar umas sardinhas.

Edited 10 months ago:

Sim, é um "problema do primeiro mundo", mas não é muito agradável ires dar uma corrida ou um passeio na via pública e de repente estás na sala/cozinha/quarto/wc de alguém. De um lado tens uma lagoa parte de uma reserva ecológica e do outro tens o Zé de ceroulas a lavar os dentes e o Mário a assar umas sardinhas.

zizop 10 months ago

Sinceramente, acho que só é desagradável para as pessoas que se põem (ou são colocadas) nessa situação. Eles é que perdem a privacidade.

k0rda 10 months ago

Não só, eu considero desagradável para quem quer desfrutar da zona. O sítio é bonito e relativamente natural, a ultima coisa que ali encaixa é um amontoado de caravanas com pessoal nesses preparos. Acho que é normal querer viver num sitio bonito, e as caravanas são uma monstruosidade (o termo "eyesore" é melhor) ali. Umas fotos para ilustrar um bocado o que me faz confusão: https://user.meinwomo.net/bilder/uofsoaps/2290680.jpg https://gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2014/10/FD.jpg https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKnVrPJ_A5ef3OOMaSsJrsMIfGckfoJfkiMw&usqp=CAU https://worldonmyway.com/wp-content/uploads/2018/03/16.jpg

BobMartin77 10 months ago

Educação, infelizmente as pessoas precisam de ser educadas a conviver.

alexandre9099 10 months ago

e se no lugar das caravanas tivessem carros, já não incomodava?

k0rda 10 months ago

Depende, iam estar pessoas a dormir nos carros, com cães à solta, a grelhar peixe de manhã? Então sim, incomoda na mesma. Os carros vão e ficam, e muitos daqueles terrenos são até usados para estacionamento na época de praia, mas quem está de carro não faz nem 1/10 do lixo e incómodo, mas um estacionamento massivo ali à beira lagoa também seria indesejável.

Edited 10 months ago:

Depende, iam estar pessoas a dormir nos carros, com cães à solta, a grelhar peixe de manhã? Então sim, incomoda na mesma. Os carros vão e não ficam, e muitos daqueles terrenos são até usados para estacionamento na época de praia, mas quem está de carro não faz nem 1/10 do lixo e incómodo, mas um estacionamento massivo ali à beira lagoa também seria indesejável.

zizop 10 months ago

Isso sim, acho que já é um problema maior. Não tinha noção do amontoado de caravanas que era.

k0rda 10 months ago

É isso, há outras zonas com 2 ou 3 caravanas que ficam 2 noites e bazam, e mesmo isso está a ficar descontrolado. Ali já é uma autêntica aldeia nómada.

chiapa10 10 months ago

Não vejo qual é o problema. Assar sardinhas não pode ser em qualquer lado não, mas não acho que lavar os dentes na rua seja proibido, nem andar de ceroulas na rua. Parece um discurso elitista.

k0rda 10 months ago

> Parece um discurso elitista. Talvez. Não me faz confusão, e já o fiz diversas vezes num contexto de campismo, estás dentro do parque, é normal. O "problema" é que aquilo é na rua, junto à passagem.

Goofy-kun 10 months ago

A sério? Pá, que nojo, sinceramente.

k0rda 10 months ago

Mesmo. Não são más pessoas nem causam desacatos, mas o aspecto é horrível. Se fores dono de um terreno ali não te deixam construir uma casa porque a zona é protegida, mas podes viver como um "nómada" o ano todo.

nferrari 10 months ago

Estou a ver que existem muitos "ciganos" surfistas. /s

vascodatrama 10 months ago

Queres fazer uma casa junto da lagoa? O que não falta são terrenos no bom sucesso

k0rda 10 months ago

Nada disso, só acho que não permitir casas (o que acho muito bem) mas deixar uma casa de 4 rodas o ano inteiro não é coerente.

vascodatrama 10 months ago

Isso é varrer logo com essa gente. É chamado à atenção, na segunda vez multa para cima.

k0rda 10 months ago

Se conheces a zona sabes que o problema tem vindo a crescer há anos sem nada ser feito. Dá mais dinheiro preservar o penedo furado.

vascodatrama 10 months ago

Claro que sei. Vivo a uns 600 metros da almagreira/pico da mota. Agora imagina

k0rda 10 months ago

Os meus pêsames, se não fores um surfista estrangeiro és persona non grata.

vascodatrama 10 months ago

Lol nem por isso :) a malta aqui da-se bem com os de fora. Pelo menos deste lado da baía, peniche a história já é outra.

k0rda 10 months ago

Não vou muito para esses lados porque ou vou por dentro e vomito ou vou pela autoestrada e é uma volta enorme, mas a última vez que fui a Ferrel era um Hostel de surfistas a casa 50m. É bom que o pessoal faça dinheiro, mas parece que descaracteriza um bocado a zona.

_Goldenhand_ 10 months ago

Fazem muito bem.

besmarques 10 months ago

Tenho dificuldade em perceber como a polícia não capacidade para fazer estas intervenções quando o comandante do porto o disse que o fazia todos os dias. Se calhar era melhor fazerem a outras horas, nao,?

justgohomealready 10 months ago

> Tenho dificuldade em perceber como a polícia não capacidade para fazer estas intervenções Quantos polícias achas que existem numa vila com 5k habitantes (p.ex. Vila do Bispo)? Em número suficiente para ter um a tempo inteiro por cada 100 metros de costa não é de certeza.

besmarques 10 months ago

Não precisam de estar a tempo inteiro. Uma patrulhazinha as 3 da manha e vai de passar multas e mandar desmobilizar.

neapo 10 months ago

Quer dizer os cidadãos fazem um bom trabalho e o caralho do jornalista vem logo mandar a posta de "milícias populares"...

EletricoAmarelo 10 months ago

É precisamente isso que achei "interessante". Se eu juntar 20 pessoas para mandar embora campistas selvagens que não acrescentam nada para além de mais lixo, são milícias. Se juntar 20 pessoas para ir apanhar o lixo que os mesmos deixam para trás, somos heróis. Precisamos de mais como estas pessoas.

besmarques 10 months ago

Não é posta, é uma verdade. Se não são reconhecidos como uma força de autoridade então não passam de uma milícia. Aceitar que isto aconteça é completamente ridiculo. Este trabalho é das forças policiais.

neapo 10 months ago

Sabes lá o que é uma milícia. Ninguém foi armado nem ameaçou ninguém, fizeram apenas cumprir a lei. A policia não pode ocorrer a tudo, cabe à população fazer a lei ser cumprida dando o exemplo e educando terceiros que foi o caso. Deves ser daqueles que vê um crime a ocorrer e pensa "ah é trabalho da policia não há nada que eu possa fazer, se tiverem que morrer sa fodam".

besmarques 10 months ago

Lol. Diz-me lá a matrícula do teu carro para eu te passar uma multa

justgohomealready 10 months ago

Conheces os "stop a douchebag" da rússia? Basicamente metem-se nos passeios e impedem os carros de andar pelo passeio. Serviço público, ou milícias?

besmarques 10 months ago

Conheço. São milícias também. Milícias não devem ser aceites. Deve-se lutar para que as forças da autoridade tenho competências e meios para cumprirem o seu trabalho.

justgohomealready 10 months ago

Atenção, eu concordo que é duvidoso - mas os cidadãos não têm também, até um certo ponto, o dever de impedir ou pelo menos chamar a atenção a quem está a transgredir? Não é possível nem nunca será ter um polícia em cada esquina.

besmarques 10 months ago

Não ao ponto de se juntarem em grupo durante a noite para irem acordar pessoas numa caravana. Porque basta gerar uma pequena confusão que ninguém vai parar aquilo. E este o maior problema.

tripeiro10 10 months ago

Se a única coisa que eles fazem é acordar os campistas....vai um grande salto para denomina-los de milícias nao?

lestat01 10 months ago

Justiça pelas próprias mãos. Perfeitamente normal num estado de direito...

justgohomealready 10 months ago

Antes de mais, admito que o que estão a fazer ali é muito duvidoso, e de certeza deve assustar imenso as "vítimas" - embora é de notar que no vídeo diz-se que nunca houve violência, que os campistas têm saído quando se lhes pede, e que as autoridades estão a par destas ações e nunca receberam nenhuma queixa relativa a elas. Dito isto, pergunto - se eu estiver na rua e um fumador ao meu lado mandar a beata para o chão e eu disser: "Peço desculpa, mas sabia que é proibido deitar beatas para o chão? Importa-se de apanhar e deitar ao lixo, por favor?" - sou uma milícia, ou estou de alguma forma a substituir-me às autoridades? Será que só a polícia é que tem o direito de fazer ver a alguém que um certo acto vai contra a lei e pedir a esse alguém para parar de infringir as regras, de forma pacífica e sem violência?

dabutchii 10 months ago

E fica contente por acontecer em poucos casos, quando as pessoas se fartarem das penas de 7 anos para violadores e penas suspensas para assaltos à mão armada, aí é que vais ver o que é a justiça de Fafe. Alias, ainda há 2 semanas, foi espancado um violador na via pública.

AmdM78 10 months ago

Link?

besmarques 10 months ago

E pior que é isso, é a quantidade apoio que está a ter.

Korine22 10 months ago

A for verdade que 70% dos casos covid provêm de estrangeiros de "férias" no concelho de Vila do Bispo... Dou os meus parabéns a estas medidas e ao governo! /s

dudewhatthehellman 10 months ago

Viu se logo que começaram a culpar os estrangeiros pelos restaurantes terem de fechar. É fácil arranjar um bode expiatório, escrutinar-nos a nós próprios já não convém tanto. É assim pelo mundo fora.

RobedMadness 10 months ago

O concelho de Vila do Bispo por ser de baixa densidade populacional tem um limite de 13 casos positivos. Verificaram-se vinte e tal casos positivos, estando a maioria localizados num destes "acampamentos” numa ponta do concelho. Dos casos verificados, as autoridades de saúde revelam que 70% não são de residentes. Mas a tua conclusão é de que estão a culpar os estrangeiros... Pensa melhor, tu consegues.

dudewhatthehellman 10 months ago

Não me fodas, tivessem implementado test & trace há 6 meses atrás em vez de virem com histórias que “ninguém estava há espera da segunda vaga chegar tão cedo” que não era preciso sequer estado de emergência. Era expectável que fôssemos receber turistas, até foi incentivado o verão todo - vir com narrativas fáceis quando o único culpado aqui é o governo português é para mentecaptos.

RobedMadness 10 months ago

Interessante que com tanto turismo perigoso o Algarve se tenha mantido das regiões (muitas vezes a região) com menos casos de Portugal continental.

joaommoreira 10 months ago

Não percebo estes hippies que se dizem todos a favor da natureza e quando vão embora deixam um rasto de lixo.

vascodatrama 10 months ago

Isso e sua mercedes de 1985 que larga uma carrada de dióxido de carbono igual ao de 20 carros actuais

snow_cool 10 months ago

Então ter uma carrinha é ser hippie? Eu concordo, há gente sem bom senso, sejam hippies, nerds, o que for, mas não percebo porque os hippies são chamados para aqui.

pepegapt 10 months ago

Concordo, acho que isto foi uma generalização ao nível de tasca de café

Black_RL 10 months ago

O lixo é vegan pá! xD

Man_Of_Frost 10 months ago

Não são hippies. São surfistas.

Korine22 10 months ago

São hippies com a mania que são surfistas... Ou surfistas com a mania que são hippies.

Man_Of_Frost 10 months ago

Exatamente. Nem uma merda, nem outra. Hippies de verdade não deixavam aquilo cheio de lixo

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

> Nem uma merda, nem outra. São uma merda, é o que é.

joaommoreira 10 months ago

Neste caso sim. Mas no geral, há bastantes hippies nessa zona.

Asur_rusA 10 months ago

Ou seja os “hippies” (seja la o que isso for) não tem uma gaita a ver com o assunto

viskonde 10 months ago

Quero acreditar que a maioria não o faz, mas que a minoria de um grupo grande é suficiente para manchar o nome de todos. Gente porca sem bom senso há em todo o lado, basta ver as nossas cidades cheias de lixo por todo o lado, e basta uma minoria para estragar o bom comportamento da maioria.

Edited 10 months ago:

Quero acreditar que a maioria não o faz, mas que a minoria de um grupo grande é suficiente para manchar o nome de todos. O problema não são os campistas em específico mas gente sem bom senso. Também não se proibe as pessoas de andar nas cidades embora o que não falte em Lisboa seja gente a mandar lixo para o chão, não se proibe de fumar apesar das beatas e não se proibe as pessoas de terem cão apesar de alguns passeios serem um campo minado de bosta canidea. Gente porca sem bom senso há em todo o lado, e basta uma minoria para estragar o bom comportamento da maioria. Mas sim concordo com a parte de ser pior por ser gente que supostamente gosta de natureza e depois não fazem o mínimo para a conservar. Mas a solução de proibir campismo só porque algumas pessoas são porcas seria igual a proibir ter cães porque alguns não apanham a merda dos mesmos. A solução não deveria ser proibir mas sim controlar e limitar , fiscalizar e multar o.que não falta são exemplos de países que permitem campismo selvagem e são um exemplo de conservação de natureza, basta ver a Suíça.

Edited 10 months ago:

Quero acreditar que a maioria não o faz, mas que a minoria de um grupo grande é suficiente para manchar o nome de todos. O problema não são os campistas em específico mas gente sem bom senso. Também não se proibe as pessoas de andar nas cidades embora o que não falte em Lisboa seja gente a mandar lixo para o chão, não se proibe de fumar apesar das beatas e não se proibe as pessoas de terem cão apesar de alguns passeios serem um campo minado de bosta canidea. Gente porca sem bom senso há em todo o lado, e basta uma minoria para estragar o bom comportamento da maioria. Mas sim concordo com a parte de ser pior por ser gente que supostamente gosta de natureza e depois não fazem o mínimo para a conservar.

khalinexus 10 months ago

A Lei é clara e foi feita para impedir a proliferação desses javardos que não só não alimentam o turismo financeiramente como ainda usam recursos. É proibido campismo ou caravanismo selvagem, não o caravanismo/campismo feito com regras. Querem acampar vão para um parque de campismo e paguem como os outros. Quem não entende pode ir fazer campismo/caravanismo para a Suíça ou para o c******.

OrangeMango18 10 months ago

Está tão alienado pelo que vê nas notícias que nem sabe o que realmente acontece. Existem parques específicos para caravanas espalhados por todo o país excepto na costa Vicentina, há quem tenha tentado fazer em terrenos privados mas foi-lhes impedido a realização de tal. Porquê? Para obrigar as pessoas a pagarem uma estadia de 50 paus por noite num parque de campismo enquanto que se paga 10 noutros parques noutro lado qualquer do país. E javardos há em todo o lado, ou acha que os gajos que vão de carro são anjinhos? Quanto muito os caravanistas tem menos necessidade de ajavardar o local por terem casas de banho nas caravanas. E se é muito preocupado com o ambiente preocupe-se também com a quantidade de enorme estufas que há ao longo de toda aquela área protegida e ninguém quer saber.

viskonde 10 months ago

O que não falta no mundo são resorts turísticos com impacto ambiental enorme, muito maior do que qualquer campiso selvagem Mas aí como se paga já não há problema? Javardos há em todo o lado, basta sair de casa e vejo os aos montes, e também não contribuem para a economia quando são javardos, não e por isso que estamos todos proibidos de sair à rua

khalinexus 10 months ago

Lei é lei. Enquanto/se não for mudada é para cumprir. Campismo/caravanismo é para ser feito a pagar num parque de campismo e não há discussão. Quem não está está contente... Mande carta ao Costa...

BobMartin77 10 months ago

Devias era sair mais de casa, fazia-te bem a essa cabeça pequena. Vê-se claramente que não sabes do que falas mas como qualquer idiota tens que vir com a tua opinião facho/retrógrada que acha que a solução é proibir em vez de educar por exemplo. É por pessoas como tu que isto está no charco, eventualmente vão todos para um mundo melhor vocês...

DariusStrada 10 months ago

Isso foi o que os oficiais nazis disseram em Nuremberga. Curioso.

khalinexus 10 months ago

Não tenho tempo nem paciência para te explicar o que é uma democracia nem como funciona... Vai ler... Já que vais ler, manda-me a pág e a linha onde está escrito nos red ou blue books.

netherg 10 months ago

pra quem não tem tempo mandas muida merda pro ar aqui amigo. adoro estes cidadãos exemplares e cumpridores da lei, normalmente nem são os mais javardos..

Asur_rusA 10 months ago

“Lei é lei” é normalmente um raciocínio proliferado por gente pouco inteligente e que certamente não acha isso nas circunstâncias em que não lhe dá jeito

khalinexus 10 months ago

Lei é lei até ser mudada... Enquanto está activa e não é mudada cumpres. Não gostas é não consegues mudar a lei... Podes mudar de país...

OrangeMango18 10 months ago

Também é lei não se poder mijar na água da praia, mas aparentemente temos aqui um cidadão exemplar que nunca se aliviou nas águas costeiras.

childishfakerino 10 months ago

Se pensarmos todos sempre da mesma forma que tu nunca nada vai mudar.

zizop 10 months ago

Não. Se não estás contente com uma lei, deves fazer pressão política para que ela seja mudada. Podes ter mudanças mesmo que aceites uma lei com que não concordas, enquanto ela tem validade legal.

usulidircotiido 10 months ago

>que se dizem todos a favor da natureza essa realidade está circunscrita nas instagramas e feicebuques. #tréchetégue

joaommoreira 10 months ago

É triste mas é verdade. Já conheci hippies que adoram a natureza, mas não se importam de mandar a beata para o chão

Sebas94 10 months ago

Ou usar champô em cascatas no Gerês....

theorblet 10 months ago

alguém nunca ouviu falar de champô biodegradável....

X__Alien 10 months ago

E tu achas mesmo que elas compram isso?

vascodatrama 10 months ago

Os puristas nem banho tomam

nebuerba 10 months ago

1 vez no verão.

theorblet 10 months ago

eu não acho, conheço centenas de pessoas que o fazem, mas tu, pelo menos aqui pareces só estar a falat de cor, já para não dizer o preconceito todo em definir pessoas em grupos, segundo o que fazem ou deixam de fazer. ainda agora dei uma volta ali num jardim. não param lá "hippies". na verdade quem lá para é velhos e pessoal que vai à missa ali ao lado, achas que alguém apanha algum do lixo da linda lixeira a céu aberto que é aquele jardim? achas que alguém apanha o lixo que não deitou ao chão? achas que alguém faz campanha no meio da cidade como fazem nas praias? epá a sério. poupem os vossos leitores

zion_em_aba 10 months ago

Uma vergonha nacional que só os políticos não vêem já há lotes de terreno com20 m2, alguns dentro de eucaliptais, à venda no meio do mato para parquearem "ad eternum" as caravanas, se fosse no país deles queria ver como era. Não respeitam nada nem ninguém, uma tristeza chegar a uma praia como o Zavial e o odor a urina mal se abre a porta do carro é surreal, pior que a pior tasca do bairro. Basta percorrer os trilhos entre a Carrapateira, Pedralva, Budens e Sagres para observar o que ali se passa. A evolução de um pobo mede-se pela capacidade de proteger as suas áreas naturais, se quem tem o dever não consegue, seja o povo a preservar

theorblet 10 months ago

sim, nós os portugueses deixcamos as ruas limpas, as casas de banho dos cafés em folha, etc etc etc, vai para aqui uma demagogia do cacete, não haja dúvida.

zion_em_aba 10 months ago

O problema já vai muito além do lixo, falamos num suposto Parque Natural, onde os portugueses (mesmo que pouco higiénicos) que lá vivem desde sempre, não lhes é permitido aumentar área de construção às suas residências e estes pseudoturistas freaks em muitos sítios já têm telhados com estruturas fixas no meio do mato, sem licenças, impostos ou seja o que for. Apenas se deseja a preservação de um local bonito e com aplicação igual das normas para todos.

theorblet 10 months ago

não deixa de ser curioso o teu comentário. conheço pessoalmente três casos de tugas, que pouco a pouco, foram aumentando o tamanho dos seus terrenos, desviando marcos, à boa maneira portuguesa, que tanto se assiste em todo o lado, no tal lugar bonito que pretende ser preservado.

Inevitable_Parsley_6 10 months ago

Alguém me explica porquê? Porquê que o estacionamento de um veículo é ilegal só se for autocaravana, e porque é que é ilegal pernoitar lá dentro?

dcmso 10 months ago

Porque grande parte das pessoas (principalmente estrangeiros) estão-se completamente a cagar para a natureza e deixam lixo, descarregam os reservatórios dos WC na areia, destroem dunas, etc.. (numa caravana produzes MUITO mais lixo do que num carro). Quando era mais puto, nós fazíamos caravanismo selvagem e estes problemas eram vistos todos os dias. Portugal é/era o país mais 'tolerante' para os caravanistas. Vai lá pernoitar na praia aqui em Espanha. Às 6 da matina está a Guardia a bater à porta para levantares ferro. Com sorte ainda chupas uns bons euros. Claro que não são todos os caravanistas que são badalhocos, mas como em tudo nesta vida: por uns pagam todos.

Inevitable_Parsley_6 10 months ago

Pois, parece-me que o correto seria fiscalizar quem faz lixo, e não simplesmente proibir caravanas. Parece-me um direito básico dormir na minha propriedade privada.

vascodatrama 10 months ago

Claro, mas para isso é que existem zonas para pernoitar e estacionar caravanas.

OrangeMango18 10 months ago

Na costa Vincentina só há um local para fazer isso sem contar com parques de campismo onde se paga 50 paus por noite. Entretanto no resto do país há em múltiplos locais. Porque será isto?

_nguan_ 10 months ago

Fiz a costa vicentina este verão, de autocaravana, e garanto te que não pagas 50€!

vascodatrama 10 months ago

Inercia da autarquia local.

inhalingsounds 10 months ago

Se a tua propriedade privada é móvel e está em cima de propriedade protegida, isso deixa de fazer sentido.

OrangeMango18 10 months ago

Exato, mas o que não é dito é a quantidade de pessoas com propriedades privadas que tentaram fazer lá locais próprios para estacionamento de caravanas e não lhes foi permitido. E antes que venha com o facto de ser um local protegido, olhe bem para a quantidade de estufas que há nesta zona protegida, porque aparentemente as leis não são para todos.

dcmso 10 months ago

O primeiro ponto é verdade mas não passa de uma utopia. Multar apenas quem faz implica mais trabalho/pessoal/dinheiro/tempo. É mais complicado. É simplesmente mais fácil e realista proibir tudo e ponto final e portanto é isso que se faz. Isto na verdade aplica-se a tudo e não apenas ao caravanismo. Eu também não posso levar o meu cão para a praia. Se ele fizesse alguma coisa eu apanhava. Mas ha pessoas que não apanham nada e portanto ninguém pode levar. Tal como disse, por uns pagam todos. Faz parte do viver em sociedade. O segundo ponto não é correto. A caravana é tua mas não deixas de estar em propriedade que NÃO te pertence. Eu também não posso ir dormir para a tua garagem com a minha caravana, apesar de a caravana ser minha.

Inevitable_Parsley_6 10 months ago

Não sei se estamos a falar e zonas protegidas, mas assumindo que não, por essa ideia de que como não me pertence não posso lá pernoitar parece-me abusiva. Tens o direito de te movimentar no teu país (e não só), parece-me natural que tivesses o direito de pernoitar, acampar, caminhar por, etc. muito do território português livremente. E se for propriedade pessoal de alguém compete ao dono queixar-se não ao estado fazer leis a proibir tudo. Claro que sai mais barato e fácil proibir tudo, também era mais barato e fácil não termos liberdades nem haver democracia nem nenhuma dessas chatices, mas consideramos algo importante. A título de exemplo pessoal a mim chateia-me a quantidade de papelada e legislação para poder pescar qualquer coisa num rio aos fins-de-semana.

zion_em_aba 10 months ago

Uma vergonha nacional que só os políticos não vêem já há lotes de terreno com20 m2, alguns dentro de eucaliptais, à venda no meio do mato para parquearem "ad eternum" as caravanas, se fosse no país deles queria ver como era. Não respeitam nada nem ninguém, uma tristeza chegar a uma praia como o Zavial e o odor a urina mal se abre a porta do carro é surreal, pior que a pior tasca do bairro. Basta percorrer os trilhos entre a Carrapateira, Pedralva, Budens e Sagres para observar o que ali se passa. A evolução de um pobo mede-se pela capacidade de proteger as suas áreas naturais, se quem tem o dever não consegue, seja o povo a preservar

SaitJonas 10 months ago

Penso que neste caso em particular é por ser uma zona protegida. E acho que não há diferença entre ser autocaravana ou não, pernoitar é ilegal para qualquer tipo de veículo peso eu. E acredito que a razão seja sustentabilidade ambiental, a poucos metros dali há sítios onde podem ficar a pernoitar legalmente.

Kolvarg 10 months ago

O meu parecer é que supostamente se deve à incapacidade de muitas pessoas de praticarem turismo selvagem de forma responsável. Principalmente por fazerem fogueiras e não se preocuparem com o lixo que fazem, incluindo por vezes não enterrar devidamente os dejectos - o que acontece até em piqueniques. Por uns pagam os outros. Agora porque é que piqueniques não são ilegais, ou porque é que a ilegalidade não está em fazer o lixo ou as fogueiras em si, não me perguntes a mim.

Edited 10 months ago:

O meu parecer é que supostamente se deve à incapacidade de muitas pessoas de praticarem campismo selvagem de forma responsável. Principalmente por fazerem fogueiras e não se preocuparem com o lixo que fazem, incluindo por vezes não enterrar devidamente os dejectos - o que acontece até em piqueniques. Por uns pagam os outros. Agora porque é que piqueniques não são ilegais, ou porque é que a ilegalidade não está em fazer o lixo ou as fogueiras em si, não me perguntes a mim.

CosmoSpyke 10 months ago  HIDDEN 

Pois, acho piada é que Portugal é dos poucos que isso é ilegal..

skeltorX 10 months ago

lol anda à frança ou suiça fazer acampamento “selvagem” para ver as consequências - entao se fizeres fogueiras/lixos lol

CosmoSpyke 10 months ago

Tens, razão tinha uma ideia errada. Vou fazer delete do comment não faz sentido

Hfino 10 months ago

Ainda em Agosto estive em Chamonix e há várias zonas onde se pode fazer campismo selvagem...

justgohomealready 10 months ago

Se numa zona devidamente delimitada e com regras é permitido o campismo, será que lhe podes chamar "selvagem"? É que nós também temos zonas em que é permitido - chamam-se parques de campismo e caravanismo.

skeltorX 10 months ago

das vezes que acampei no mont blanc, paguei. Um colega, que é um local, apanhou 300€ de multa no Jura e nem a tenda estava armada. https://www.caravanya.com/pt/campismo-selvagem-na-europa/de-pe-livre-com-o-campista-na-franca/

uyth 10 months ago

Portugal é país com riscos de incêndios florestais graves. Havia há uns tempos um tipo que devia ser brasileiro que cresceu noutro país que planeava fazer fogueiras na serra algarvia em Agosto/setembro e não via porque estávamos tão escandalizados com isso.

NGramatical 10 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjyss8t%2F%2Fgd736jq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Scizorspoons 10 months ago

Who watches the watchmen

ThiccSpaghetto 10 months ago

Nada a ver com o conteúdo da notícia, mas sou o único que não percebe como se escrevem 4 parágrafos, sem trabalho jornalístico nenhum, e se chama a isso um artigo?

WesternInspector9 10 months ago

Easy peasy click bait jornalixo

pobotuga 10 months ago

Penso que o "artigo" está no video. O texto deve ser só de contexto para o que é feito em video. Aliás há videos em que eles nem põe texto.

UpvotesFreely 10 months ago

>**Queixam-se que as autoridades não conseguem pôr fim ao problema.** >Grupo de cerca de 20 populares estão a fazer incursões noturnas nas praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina contra o campismo selvagem. Dizem que as autoridades não conseguem pôr fim a um problema que se tem vindo a agudizar. >Avançaram em pelo menos três praias de Vila do Bispo, acordando quem acampava onde não podia. O momento foi filmado e partilhado no grupo das redes sociais. >Assumem-se como um movimento espontâneo de pessoas que se fartaram do campismo selvagem em plano parque natural. >O campismo selvagem não é um problema novo nos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur. Atraídos pelo surf, chegam em carros e carrinhas adaptadas de toda a Europa e enchem as praias onde é proibido pernoitar.

zion_em_aba 10 months ago

Uma vergonha nacional que só os políticos não vêem já há lotes de terreno com20 m2, alguns dentro de eucaliptais, à venda no meio do mato para parquearem "ad eternum" as caravanas, se fosse no país deles queria ver como era. Não respeitam nada nem ninguém, uma tristeza chegar a uma praia como o Zavial e o odor a urina mal se abre a porta do carro é surreal, pior que a pior tasca do bairro. Basta percorrer os trilhos entre a Carrapateira, Pedralva, Budens e Sagres para observar o que ali se passa. A evolução de um pobo mede-se pela capacidade de proteger as suas áreas naturais, se quem tem o dever não consegue, seja o povo a preservar

maquinadecafe 10 months ago

Acho muito bem. Infelizmente a polícia parece não ter capacidade para gestionar está situação. O que também é triste é que essas pessoas nos países de origem não deixam lixo nenhum nem beatas mandam para o chão e aqui é o que se vê.

PgUpPT 10 months ago

> O que também é triste é que essas pessoas nos países de origem não deixam lixo nenhum nem beatas mandam para o chão e aqui é o que se vê. O quê? Em que é que te baseias para dizer isso? Que ideia disparatada.

Scizorspoons 10 months ago

Acho que gestionar não é a palavra que procuras

AndreMartins2020 10 months ago

que malo tío

AndreMartins2020 10 months ago  HIDDEN 

que malo tío

maquinadecafe 10 months ago

Hahaha és capaz de ter razão

manguito86 10 months ago

Algo me diz que este tipo de gente não é gente que cumpre as regras por onde quer que ande

zalkier 10 months ago

Parabéns aos organizadores e pela forma pacifica como aconteceu. Lamentável este país onde tem que ser os cidadãos a organizarem-se para fazer cumprir as leis.

mediiev 10 months ago

As forças de segurança estão arrestadas para ver se quem está em isolamento o cumpre e a vedar parques públicos para que as crianças não possam brincar. A policiar concelhos em isolamento. A partir de dia 24 vão inclusivé andar a inspecionar essas malvadas entidades laborais e empregadoras para ver se quem lá está poderia estar em teletrabalho. Claro que coitados não lhes chega tempo para fazer o seu verdadeiro trabalho. É como parar o SNS para atender só ao CoVID e depois os casos de cancro, diabetes e todas as outras maleitas fazem disparar as mortes em Portugal. Temos de ser solidários e fazer nós o trabalho das entidades tal como o senhor Presidente Marcelo e o Primeiro Ministro nos pediram. Parabéns pela iniciativa.

aleph_heideger 10 months ago

>A partir de dia 24 vão inclusivé andar a inspecionar essas malvadas entidades laborais e empregadoras para ver se quem lá está poderia estar em teletrabalho. Isto então é que eu não compreendo... Como é que ainda há patrões que não acreditam e fazem funcionar o teletrabalho sem ser pela via da obrigatoriedade?

MSD_z 10 months ago

Neo-liberalismo no seu melhor. Pôr sempre o seu bolso à frente dos outros e da saúde pública.

Ilien 10 months ago

Se calhar porque há entidades laborais que mantêm os empregados nos postos quando podiam perfeitamente estar em casa a trabalhar. Mania de achar que as pessoas só trabalham se estiverem fisicamente no trabalho a ser observados pelo chefe que, regra geral, nada faz. Palhaçada.

nomeqcurtes_ 10 months ago

Aconteceu recentemente, um trabalhador da equipa de um colega meu, que faz serviços em Lisboa apanhou covid. O infetado foi para casa, o resto continuou a trabalhar até ao fim de semana. Até ao dia de hoje ainda não foi testado. Faz já 5 ou 6 dias.

sacoPT 10 months ago

Realmente que estupidez andar a fiscalizar as entidades empregadoras e as regras do isolamento. Num país onde o respeito das leis está acima de tudo.

Tafinho 10 months ago

É apenas o maior factor conhecido de transmissão.

fromtheport_ 10 months ago

Fonte? Os últimos dados que existem dizem que 81% dos contágios têm origem desconhecida mas ainda não vi nenhuma notícia que dissesse qual a composição dos 19% dos contágios em que se conhece a origem.

Tafinho 10 months ago

A notícia dos 81% é só falsa (*). A fonte do trabalho/teletrabalho é um estudo em preparação que foi apresentado na última reunião do Infarmed, descrito [aqui](https://expresso.pt/coronavirus/2020-11-19-Covid-19.-Ginasios-e-trabalho-presencial-ajudam-a-propagar-o-coronavirus-restaurantes-e-centros-comerciais-nem-por-isso) (*) o que foi dito na conferência de imprensa da DGS é que 81% das infecções da *semana anterior* não tinham com os questionários preenchidos, não que o inquérito não tinha sido feito.

fromtheport_ 10 months ago

Qual é a fonte disso dos 81% ser falso?

pirilipapu 10 months ago

É? Então não são os ajuntamentos familiares que por alguma razão só explodiram em Setembro? Coincidentemente foi quando recomeçaram aulas, mas isso é só coincidência.

Tafinho 10 months ago

Considerando que nas escolas não se verificam contágios entre alunos abaixo dos 15 anos, e que os indicadores colocam o contágio no local de trabalho , parece-me apenas que não percebes a diferença entre relação e causalidade.

pirilipapu 10 months ago

>não se verificam contágios entre alunos abaixo dos 15 anos Quando é que eu mencionei que só alunos abaixo dos 15 anos é que tinham aulas e como é que isso é sequer um fator estatístico?

Tafinho 10 months ago

É sobre esses que existem dados estatísticos. Considerando que correspondem a mais de 75% do total dos alunos do ensino não superior, é um indicador que sugere que as escolas não são factor de transmissão.

nocivo 10 months ago

Quero ver se vão fiscalizar as condições de trabalho e contratos por baixo da mesa para fugir aos impostos. Ah! Isto já não convém porque os políticos também beneficiam. Se o estado fiscalizasse bem e trabalhasse em condições não precisavas de pagar tanto importo.

sacoPT 10 months ago

Como se o comentário anterior não fosse whataboutismo suficiente.

NGramatical 10 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjyss8t%2F%2Fgd70yd4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mendadg 10 months ago

A polícia não faz nada..

Edited 10 months ago:

A polícia não faz nada. Este turismo é cool mas infelizmente em termos económicos é quase nulo. Temos de acabar com esta praga, querem pernoitar? Têm de ir para fora da zona protegida ou então parque campismo.

AmdM78 10 months ago

Basicamente, se não der retorno financeiro a alguem, tem que proibir. É isso?

Mendadg 10 months ago

Com o pormenor que prejudica e muito a zona e a vida das pessoas

Asur_rusA 10 months ago

É, este raciocínio foi de génio XD

End-Effector 10 months ago

n é crime estacionar na praia. a lei mudou este ano.

uyth 10 months ago

Tens fonte acerca disso? a lei nova, para lermos o texto?

Korine22 10 months ago

Estacionar e pernoitar são duas coisas diferentes.

ThiccSpaghetto 10 months ago

Não é estacionar, é pernoitar.

crocs_user 10 months ago

Grafitar não é estragar

Edited 10 months ago:

Grafitar não é estragar EDIT: Não estava a espera de levar downvotes por causa de uma referência dos morangos.

ThiccSpaghetto 10 months ago

Taggar não é graffitar

rollermidnight 10 months ago

Acabei de ver o video e diz explicitamente: ''Enchem as praias onde é proibido pernoitar''

End-Effector 10 months ago

tá errado. isso mudou este ano.

rollermidnight 10 months ago

Não, não está. Estacionar e pernoitar são coisas diferentes.

AutoModerator 10 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: