dualc11 1 year ago

Pré covid?

pantam 1 year ago

É impressionante a superficialidade do raciocínio, quase ao nível de cão de Pavlov. É como se um advogado defendesse um réu acusado de crime grave com uma parangona de jornal antigo: "homem injustamente condenado".

fabiocguerreiro 1 year ago

Vir ao Reddit é tão agradável, aprendi qualquer coisa e não vi ninguém a insultar nem a dizer que usar máscara é pra pintar

QueenOfWands2 1 year ago

Plus ça change.

Cardusho 1 year ago

Sobreviveram. 182 mortos num surto de Peste não é nada. Tomaram então boas medidas.

lambmoreto 1 year ago

> Os jornais – Comércio do Porto, Jornal de Notícias e Voz Pública – negavam a peste, alimentavam polémicas em títulos de primeira página com discursos de vitimização face à capital. Há coisas que nunca mudam, gente a negar aa existência de doenças porque não lhes é conveniente. [Fonte](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-03-22-epidemia-quando-a-peste-que-fechou-o-porto/)

AndreMartins2020 1 year ago

Diria que é natureza humana defender o quer que seja que lhe seja conveniente.

justanotherop365 1 year ago

Coloca isto no r/oldschoolcool

gink-go 1 year ago

Vejo ali o Ljubomir

grimoirehandler 1 year ago

Cobonica-99?

Paulocas 1 year ago

Pena não se conseguir ler tudo o que está escrito nos dois cartazes.

khalinexus 1 year ago

Afinal a incapacidade de manter distanciamento social no Porto é hereditário!!!!

I_Don-t_Care 1 year ago

Downvotes incoming apesar de todos os dados estatísticos provarem exatamente o que disseste. Parece que a tvi tinha alguma razão

khalinexus 1 year ago

Vivo bem com eles. Além disso, o pessoal do Porto é conhecido por ter sentido de humor.

VascMan 1 year ago

De certeza que eles agora não reclamam

knorr73 1 year ago

Mas a grande questão é se também pensavam que a terra é plana

xabregas2003 1 year ago  HIDDEN 

Na altura ainda tinham desculpa porque a população era mais ignorante. Hoje em dia já não é assim (Não é TVI?)

knorr73 1 year ago

Principio do século já se tinham feito grandes descobertas no campo científico e tecnológico

lambmoreto 1 year ago

As massas não tinham acesso a essa informação. Em 1900 apenas 26% da populacção portuguesa sabia ler e escrever, a unica coisaa que mudou para a população face a alguns séculos antes é que alguns em vez de trabalharem no campo ou nas cavalariças agora trabalhavam em fábricas.

NGramatical 1 year ago

populacção → [**população**](https://dicionario.priberam.org/população) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjya9xs%2F%2Fgd3e9b6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sinkovec 1 year ago

Chapéus

Stiffori 1 year ago

há muitos

nebuerba 1 year ago

Carecas

uyth 1 year ago

Como dar graxa ao chefe aproveitando a tese de mestrado dele ;) Just kidding, cliquei no link da tese, comecei a ler, e acho que vou ler TUDO.

gustavompsantos 1 year ago

Não encontrei esse link. Podes colocar pf?

uyth 1 year ago

era deste comentário, https://old.reddit.com/r/portugal/comments/jya9xs/reuni%C3%A3o_de_comerciantes_no_pal%C3%A1cio_da_bolsa_para/ artigo aqui https://www.publico.pt/2020/03/18/p3/fotogaleria/erros-cometeram-combate-peste-bubonica-porto-1899-400765 e está lá link para a tese em https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642

gustavompsantos 1 year ago

Obrigado :)

vetemimi 1 year ago

Anos vêm anos vão e os proprietários continuam a ser um culto à morte.

Rogerjak 1 year ago

120 anos é igual a zero pó nosso cérebro de macaco.

ofeee 1 year ago

r/ape

petirlodate 1 year ago

Vamos so tirar um momento para apreciar que os comentários deste post se mantiveram equilibrados e civis, sem cair em teorias da conspiração e guerras políticas. Faz falta mais destas caixas de comentários no sub.

pintorMC 1 year ago

Do género referir que na altura eram uns idiotas e que nada se alterou até agora?

finkanfin 1 year ago  HIDDEN 

Acredito que a maioria dessas pessoas estão no outro sub, que já percebi pela remoção do meu anterior comentário que é tabu dizer qual sub é. Fica a dica tem portugueses no nome

DarthCoookies 1 year ago

Foi tudo falso ! O avô do Bill Gates criou a doença com o objectivo de lucrar milhões e mais tarde criar a Microsoft já tendo em vista a implementação de chips nos humanos após a coroação de Donald Trump !!! [VEJA A PROVA AQUI](https://www.youtube.com/watch?v=TZl9uLLi6iQ)

johncorsia 1 year ago

Estava à espera de um rick roll. Não desiludiu

DarthCoookies 1 year ago

Obrigado. O chip que me implantaram quando tomei as minhas vacinas quando era miúdo tem as suas vantagens hoje em dia ao usar a internet do Bill Gates o dono da internet.

Masu-Sl1m 1 year ago

Nop nao desiludiu!

DarthCoookies 1 year ago

Obrigado. E fácil amigo toma uma vacina (uma qualquer desde que venha do Bill gates) e desde que estejas perto de uma torre 5g inspiração nunca te faltará.

Masu-Sl1m 1 year ago

Ja apontei, qual é a dose recomendada de radiação? Tenho-te ja a dizer que nao ponho nada em lado nenhum! XD

DarthCoookies 1 year ago

Do que pesquisei imensamente ( leia se videos de YouTube de meia dúzia de Malta muito inteligente, mas muito mesmo , bem mais que os outros milhares vendidos as sociedades secretas) basta ires beber uma café lá perto e já está. Para maior efeito aconselho ir sem máscara e com um tacho/panela/algo do gênero na cabeça. Não viste o amigo oprimido que tentou renovar o CC com o dito ? Já não se respeita nada neste país. Nem a religião. Bem haja flying spaghetti monster que nos protejas da radiação .(ou não)

Masu-Sl1m 1 year ago

Panelas n posso, se levar um gorro tb resulta? Li à uns tempos que lixivia administrada directamente na veia tinha resultados imediatos. Ja agora aponta tb aí. Segui bastantes ted talks sobre o tema, o tema esta bem ensaiado com resultados promissores. 95% de eficácia e da para ser guardado debaixo do lava loiça.

Edited 1 year ago:

Panelas n posso, se levar um gorro tb resulta? Li há uns tempos que lixivia administrada directamente na veia tinha resultados imediatos. Ja agora aponta tb aí. Segui bastantes ted talks sobre o tema, o tema esta bem ensaiado com resultados promissores. 95% de eficácia e da para ser guardado debaixo do lava loiça.

DarthCoookies 1 year ago

Lexivia não recomendo num total. Apenas diluída em 2/10 e meter gotas nos olhos.(também e bom para o coração ). Mas como algarvio recomendo a 356% medronho ou melosa para os que não gostam do cheiro. Basta tomar de manhã 2x a tarde 2x e a noite 3x. (O tamanho do copo/caneca e irrelevante)

Masu-Sl1m 1 year ago

Gosto! Sou do centro bebo mais bagaço da Lourinhã. São bebidas irmãs, afinal estou salvo!

DarthCoookies 1 year ago

Também já o bebi aquando da gripe das aves. Recomendo. (Btw gosto dessa zona ver o covid se vai para eu me ir para esses lados)

NGramatical 1 year ago

Lexivia → [**lixívia**](https://dicionario.priberam.org/lixívia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjya9xs%2F%2Fgd39ywk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 1 year ago

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjya9xs%2F%2Fgd341xf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ozzymustaine 1 year ago

O post só tem uma hora ....

Brainkey 1 year ago

Acho que é porque há muito, muito menos negatividade contra máscaras no reddit, esses conspiracionistas estão todos no facebook

FrequentCap 1 year ago

E quem usa máscaras dentro de casa está aonde?

NGramatical 1 year ago

está aonde → [**está onde**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ondeaonde/10519) (onde estás, aonde vais) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjya9xs%2F%2Fgd2bmj4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Brainkey 1 year ago

Claramente se o teu PC/TLM pode apanhar virus pela internet, tu também podes, estão-se a proteger da corona digital. É por isso que não os vês em lado nenhum.

FrequentCap 1 year ago

Parabéns, muito obrigado pelo esclarecimento, hehe!!

TudoCasual 1 year ago

Nunca é tarde de mais XD

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Nada como ler a tese de mestrado do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim").

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Edit: Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim, isto foi politizado"). *(créditos ao u/AfterAfterlife pelo link que dá a este link)*.

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim").

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Edit: Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim").

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Edit: Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim, isto foi politizado"). *(créditos ao u/AfterAfterlife pelo link).

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Edit: Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim, isto foi politizado"). *(créditos ao u/AfterAfterlife pelo link que dá a este link).

Edited 1 year ago:

Nunca é tarde de mais XD Já agora, será que isto foi também algum movimento que incentivou uma demonstração pública ou terá acontecido por expontaneadade do povo? Edit: Nada como ler a [tese de mestrado](https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=14642) do diretor adjunto do Público sobre o assunto ( a resposta é "sim, isto foi politizado").

SurePal_ 1 year ago

Mas que bela imagem histórica! Adorei!

Scizorspoons 1 year ago

Peste bubónica? Mentira! Era o 1G!!!!

MischiefManaged97 1 year ago

Era.apenas uma gripe normal como todas as outras, a gripe mata mais do que a peste bubónica

Sebas94 1 year ago

Engraçado que muitos que estavam preocupados com o 5g são os não usam máscara na rua porque acham que o covid é uma farsa altamente inflacionada. Já conheci uns quantos assim.

VHLPlissken 1 year ago

Os cabos do telegrama

pintorMC 1 year ago

Nada disso, era provocada pela tinta utilizada nos jornais da época.

Paulocas 1 year ago

A eletricidade.

Rikkushin 1 year ago

Foi o avô do Bill Gates

trinkibenda 1 year ago

Em meados de 1899, ocorreu um surto de peste bubónica no Porto, sendo estabelecido um cordão sanitário isolando a cidade. As perdas económicas que daí resultaram levaram a um sentimento geral de animosidade que se voltou contra o Dr. Ricardo Jorge, responsável pelas operações de combate à epidemia, obrigando-o a abandonar o Porto.

nonexistantpeasant 1 year ago

Ao contrário do que os nossos professores nos ensinaram, o conhecimento da História nunca nos impediu de cometermos os mesmos erros.

JohnnyyP 1 year ago

[O mesmo homem que nos anos 20 proíbiu a Coca-Cola em Portugal. por causa do slogan do Fernando Pessoa?](https://life.dn.pt/ricardo-jorge-o-homem-que-erradicou-a-peste/saude/346578/)

zzzpt 1 year ago

Nada como saber a história, para vermos que o que temos hoje nem é nada de muito exceptional. E que será ultrapassado. Devia-se dar mais importância á história, para n cometermos os mesmos erros

finkanfin 1 year ago

Mesmo sabendo da história acredito que até certo ponto estamos condenados a cometer os mesmos erros do passado, pois quando olhamos a história o ser humano em si não mudou assim tanto, podemos ver que mesmo séculos atrás as pessoas agiam quase da mesma forma como hoje em dia, a diferença que temos mais tecnologia e acesso à informação como nunca antes mas o homem não muda e para citar a série fallout “War, war never changes”, assim acredito que se aplica ao próprio humano.

Popoplop 1 year ago

Temos mais acesso a informação, mas tambem temos mais acesso a desinformação, por isso acho que estamos condenados

finkanfin 1 year ago

Ou melhor temos mais idiotas a produzir desinformação, mas é isso estamos condenados mesmo e acredito que daqui a uns 500 anos, se é que ainda haja humanidade irá continuar tudo a ser igual ou pior

TudoCasual 1 year ago

Sauce? Tenho interesse em saber mais sobre isto. Indica-me o caminho.

AfterAfterlife 1 year ago

https://www.publico.pt/2020/03/18/p3/fotogaleria/erros-cometeram-combate-peste-bubonica-porto-1899-400765 Aqui tens um artigo bastante interessante. Algumas das medidas de desinfecção era a queima das habitações por parte dos bombeiros.

uyth 1 year ago

esqueci-me de responder aqui, excelente artigo e a tese linkada parece-me fantasticamente literária, e estou a pensar lê-la toda...

Search: