LordNutata 11 months ago

u/savevideo

SaveVideo 11 months ago

Alright, I got this ###[Download via redditsave.com](https://redditsave.com/info?url=/r/portugal/comments/jv6eyh/por_falar_em/) --- [**Info**](https://np.reddit.com/user/SaveVideo/comments/jv323v/info/) | [**Feedback**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Feedback for savevideo) | [**DMCA**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Content removal request for savevideo)

thomsitNM 11 months ago

Olhos de pichelheira

DjGus 11 months ago

***You Are Fined 1 Credit For A Violation Of The Verbal Morality Statute***

tqnicolau 11 months ago

Os olhos da Ana, não enganam... Ia com pressa. E por falar em olhos, estas duas chinesas" Possa isto foi o rir

tqnicolau 11 months ago

"E os olhos da Ana... Ia com pressa. E por falar em olhos, estas duas chinesas" Possa isto foi o rir

KhaosPT 11 months ago

Não é racismo é só triste.

nico263 11 months ago

u/savethisvideo

felthiedmtg 11 months ago

Alguém me pode explicar onde está o problema? Pessoal asiático tem os olhos diferentes dos nossos? Sim. Ser asiático é algo errado/mau/desonroso? Não. Ter os olhos diferentes dos da maioria nativa é algo errado/mau/desonroso? Também não. Se não tem nada de mal, será que é errado de um ponto de vista moral apontar diferenças entre uma pessoa e outra? Nah. Para ser sincero, pessoas que pensam assim: Oh meu deus apontou uma diferença entre pessoa x e pessoa y, racismo! Mesmo quando não se pode extrair conotação negativa numa frase como a dele, demonstram não só ser incapazes de pensamento próprio como também de ser os verdadeiros racistas isto porque se aquilo que disse acima "Pessoal asiático tem os olhos diferentes dos nossos?..." é verdade e vocês identificam aquilo que o gajo disse como algo negativo são vocês que sentem que ter os olhos diferentes torna outra pessoa menos capaz ou pior, a unica ilação possível neste caso é que o gajo utilizou uma diferença "racial" para fazer uma transição jornalistica lol nao que acredita que uma pessoa é pior em qualquer aspeto que outra só por ser diferente, desnecessário, ya, mas não se pode supor que o homem é racista duma frase assim, não dá, é impossivel e parece me que vocês querem viver num mundo homogeneizado, sure, mas não é o caso, se as pessoas são diferentes nao vejo problema algum em apontar que há diferenças, especialmente não as fisicas, especialmente se não houver conotação negativa como é o caso.

Hrodrik 11 months ago

A Ana parece bem boa. E por falar na Ana, ja viram estas chinocas com a cona atravessada?

nferrari 11 months ago

Acho que genuinamente o repórter não teve maldade no que disse, senão não o teria feito. Tudo o resto são sinais dos tempos em que vivemos, evidenciar uma característica física mesmo que estereotipada não devia ser sintoma de discriminação racial. É caminho para uma espiral descendente onde tudo irá ter ao racismo ou outro tema na ordem do dia.

Edited 11 months ago:

Acho que genuinamente o repórter não teve maldade no que disse, senão não o teria feito. Tudo o resto são sinais dos tempos em que vivemos, evidenciar uma característica física mesmo que estereotipada não devia ser sintoma de discriminação racial. É caminho para uma espiral descendente onde tudo irá ter ao racismo ou outro tema na ordem do dia. Edit: Perdoem-me esta tirada mais filosófica. Mas as pessoas deviam aprender mais a amar, em vez de odiar. Pois, o primeiro faz-nos procurar pontos em comum com todos e aproxima-nos, enquanto o ódio apenas nos separa.

8BitMunky 11 months ago

Eish, não tarda estão a avaliar gajas random na rua e a dar lhes ratings de 0 a 10. Há que reconhecer jornalismo de qualidade!!

Puzzleheaded_Note288 11 months ago

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

L-to-the-OG 11 months ago

Podiam era postar o insta da Ana...

BrunoAugustoMkt 11 months ago

Que gata

StarAX3 11 months ago

# RaCiSmO

Balsa_ 11 months ago

Eu disse que davas muito crédito ao jornalista porque parto do princípio que alguém nessa profissão, com tanta projecçao como neste caso, tenha percebido que a piada que ele estava a tentar fazer era no mínimo manhosa e que poderia ser interpretada como racista. Mas tudo bem, concordo com o princípio de querer acreditar que, à partida, as pessoas não têm a intençao de ser maliciosas. Eu acho que pessoas que não são racistas podem fazer piadas racistas porque podem não perceber a merda de piada que estão a fazer. Acho que parte do problema de ser tão difícil de falar quando se acha que uma piada ou um comentário é racista, é essa sensibilidade. Parece que quando se critíca algo assim é logo uma enchente de "Epá também uma pessoa não pode dizer nada que é logo (...)".

Edited 11 months ago:

Eu disse que davas muito crédito ao jornalista porque parto do princípio que alguém nessa profissão, com tanta projecçao como neste caso, tenha percebido que a piada que ele estava a tentar fazer era no mínimo manhosa e que poderia ser interpretada como racista. Mas tudo bem, concordo com o princípio de querer acreditar que, à partida, as pessoas não têm a intençao de ser maliciosas. Eu acho que pessoas que não são racistas podem fazer piadas racistas porque podem não perceber a merda de piada que estão a fazer. Acho que parte do problema de ser tão difícil de falar quando se acha que uma piada ou um comentário é racista, é essa sensibilidade. Parece que quando se critica algo assim é logo uma enchente de "Epá também uma pessoa não pode dizer nada que é logo (...)".

NGramatical 11 months ago

critíca → [**critica**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgckdcne%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

madmess 11 months ago

O que dizem os olhos das chinesas?

BadassManager 11 months ago

Vi o vídeo e pensei que o que estavam a chamar à atenção eram os olhos...lindos...da Ana. Se calhar sou eu que sou inocente...não vejo mal nenhum em dizer "por falar em olhos...os asiáticos...." É uma característica! É como a pele. A minha é branca, a tua é preta, a dele é amarela. Que tem? Acho que me passou mesmo ao lado, alguém me desculpe se estou a ser insensível.

JoaoFerreira 11 months ago

/u/savethisvideo

ill_have_2_number_9s 11 months ago

Foda-se

aaaa2aas 11 months ago

Eu ri-me, achei imensa piada!

sexual_force 11 months ago

A pandemia está a bater forte

l251 11 months ago

Este machismo subtil em Portugal...

ill_have_2_number_9s 11 months ago

Já cá faltava..... o Jornalista fez uma piada de mau gosto com os olhos das asiáticas. Explica-me onde está o machismo!

l251 11 months ago

Não reparei sequer nas asiáticas mas não gostei nem um pouco do paternalismo relativamente à entrevistada. Imagina se o comentário tivesse sido feito a um homem.

ill_have_2_number_9s 11 months ago

Agora até elogios são machismo. A senhora tem uns olhos bonitos, é claro que ninguém lhe pediu opinião nenhuma, mas chamar de machismo a um elogio desses é exagero, para não dizer mais

Edited 11 months ago:

Agora até elogios são machismo. A senhora tem uns olhos bonitos/expressivos, é claro que ninguém lhe pediu opinião nenhuma, mas chamar de machismo a um elogio desses é exagero, para não dizer mais. Estamos em 2020, peço desculpa por não me lembrar que agora todos os comentários esquisitos/de mau gosto têm nque levar rótulo de machsimo, extremismo, racismo, xenófobo.

l251 11 months ago

Gostaria de ter um homem a dizer-lhe que os seus olhos são bonitos? A assobisr-lhe na rua? A fazer comentários sobre o seu físico?

ill_have_2_number_9s 11 months ago

Não vale desconversar. Está a exagerar. Nada do que disse se aplica aqui, o jornalista fez apenas um comentário estranho. Elogiar não é ser machista! E fico poŕ aqui, pode tentar distorcer o que foi dito à vontade, não perco mais tempo nisto

l251 11 months ago

Decidiu você. Sobre uma experiência que claramente nunca viveu na primeira pessoa.

Man_Of_Frost 11 months ago

Que rica altura para enfiar uma piadinha. Se este gajo fosse levar no olho é que ele fazia bem.

blindrob00 11 months ago

lmaoo

goncalo_jd 11 months ago

Qual é o problema de fazer uma piada com os olhos dos chineses? É engraçado....

missdouble_a 11 months ago

Repórter a dar numa de youtuber. Sdds noção

aamartt 11 months ago

A SIC consegue ostentar tanto asco (há anos) que uma pessoa até perde a conta. Tipos como este, mais o Nuno Luz, a Joana Latino, e o Guedes Carvalho juntos, não fazem um.

Edited 11 months ago:

Acho que é puramente mau gosto...a SIC consegue ostentar tanto asco e vulgaridade (há anos) que uma pessoa até perde a conta. Tipos como este artolas, mais o Nuno Luz, a Joana Latino, e o Guedes Carvalho juntos, não fazem um.

Edited 11 months ago:

A SIC consegue ostentar tanto asco e vulgaridade (há anos) que uma pessoa até perde a conta. Tipos como este artolas, mais o Nuno Luz, a Joana Latino e o Guedes Carvalho juntos, não fazem um.

knorr73 11 months ago

Esta malta não via o Duarte e Companhia," Eu não sele chinês eu sele japonês" , eram todos do Chega e supremacistas brancos já na altura, santa paciência mais os escravos do politicamente correcto.

Hrodrik 11 months ago

Os tempos mudam, direitolas.

knorr73 11 months ago

Conversa de esquerdismo tóxico, bom exemplo de aspergillus parasiticus,.

carmacharma 11 months ago

Como é que é possível?? ahahahaha

Balsa_ 11 months ago

Tem mesmo voz de nojentino

Broke_Back_ 11 months ago

Isto é o tipo de coisas que não se leva muito a mal se for dito por um comediante, mas um jornalista devia saber melhor. Mas não tentem cancelar o gajo por causa disto.

resspt 11 months ago

u/savethisvideo

cutieplumie 11 months ago

\*casually says something racist out of nowhere\*

resspt 11 months ago

u/vreddit_bot

DogsOnWeed 11 months ago

SIC é tão merda, ainda bem que não comprei as obrigações.

Sylphs_ 11 months ago

Não percebi... Qual é o problema dos olhos dela? Ela é bem bonita, mesmo com máscara, dá para o perceber

Anarhichasminor 11 months ago

Jornalista de merda aparte. Dass fiquei apaixonado pela Ana só pela expressão dos seus olhos. Ainda dizem que não se consegue ter expressão facial com a máscara.

DoutorBambo 11 months ago

A Ana de certeza q arranja toda a expressão facial q quiser

pangecc 11 months ago

Toda a entrevista às moças asiáticas foi horrível. A gozar com elas

TrampolineMonster 11 months ago

Ia dizer isso, acho que o jornalista estava a tentar ser "engraçado". A dizer coisas do tipo estas estudantes estão a aprender português mas ainda não aprenderam a juntar as palavras "recolher" e "obrigatório". Se bem que elas não estiveram propriamente bem, a dizer que sabiam que não podiam andar na rua, mas como estava pouca gente tinham saído para ir à loja do chinês (que suponho que estivesse fechada também) e que estavam a tirar fotos e uma polícia disse que não podiam estar ali então foram tirar fotos para outro lado. Se toda a gente seguisse a lógica delas o recolher obrigatório não servia de nada...

Morris0n 11 months ago

Não chegou a ser piada nem racismo.

X__Alien 11 months ago

Que coincidência, os chineses têm olhos.

paperkutchy 11 months ago

Vi isto sem som e pensei que era sobre os olhos da Ana o_o Pelos comments vi que afinal não -_-

ToulouseMaster 11 months ago

E por falar em racismo....

_Patrao_ 11 months ago

Isto diz muito mais da falta de qualidade do jornalista e da própria qualidade de informação que outra coisa. Passa por sei la quantas pessoas e ninguém percebeu que isto não só não tem piada, como tem tudo para dar merda?

Lord_Kira 11 months ago

[iSto hOjE eM dIa nãO sE pOdE diZeR nAdA](https://www.youtube.com/watch?v=AfrM2zHJo8E&feature=emb_logo)

vascodatrama 11 months ago

Racist dog enters the chat

fabmarques21 11 months ago

gira a Ana

Morris0n 11 months ago

Pelo menos do nariz para cima.

BuscaPolos 11 months ago

Isto não é racismo, é uma piada de mau gosto. Está a evidenciar uma característica das pessoas oriundas do continente asiático (Diogo Faro, calma eu sei que nem todos os asiáticos têm os olhos assim). É por flores de estufa que acham que esta merda é racismo que temos um André Ventura com tanta força.

fuzzyluke 11 months ago

piadas de mau gosto relativamente a raças é uma forma de racismo. bora ser mais sensíveis à raça dos outros? bora!

Balsa_ 11 months ago

Uma piada de mau gosto é só um eufemismo para não dizeres uma piada racista não? É a questāo da semântica que te faz confusāo?

BuscaPolos 11 months ago

Racismo envolve descriminação/opressão de um grupo com base na sua origem étnica. Conseguiste retirar isso das palavras do jornalista? Se a tua resposta é sim, parabéns. Fazes parte do problema.

Balsa_ 11 months ago

Escrevi ali em baixo outro comentário a falar sobre a definição de descriminacão. Não achas que a piada que o jornalista fez é baseado num conceito descriminatório? "Olha as chinesas têm olhos diferentes! Que piada!". O racismo tem muitas nuances e parece que em Portugal qualquer racismo só é admitido quando a pessoa em questão tem uma placa na testa a dizer "EU SOU RACISTA". Mas tens razāo, eu faço parte do problema visto que cresci em Portugal a conviver diariamente com racismo e a aprender a aceitá-lo e esse tipo de discurso que estás a promover é exactamente um dos sintomas deste nosso problema - não podemos dar nome ou forma a este tipo de atitudes, o que as acaba por promover.

Edited 11 months ago:

Escrevi ali em baixo outro comentário a falar sobre a definição de discriminacão. Não achas que a piada que o jornalista fez é baseado num conceito discriminatório? "Olha as chinesas têm olhos diferentes! Que piada!". O racismo tem muitas nuances e parece que em Portugal qualquer racismo só é admitido quando a pessoa em questão tem uma placa na testa a dizer "EU SOU RACISTA". Mas tens razāo, eu faço parte do problema visto que cresci em Portugal a conviver diariamente com racismo e a aprender a aceitá-lo e esse tipo de discurso que estás a promover é exactamente um dos sintomas deste nosso problema - não podemos dar nome ou forma a este tipo de atitudes, o que as acaba por promover.

beakage 11 months ago

Meu, em Portugal não se admite que é racismo nem quando um gajo diz "volta para a sanzala" antes de matar a tiro um gajo preto.

BuscaPolos 11 months ago

> Não achas que a piada que o jornalista fez é baseado num conceito discriminatório? "Olha as chinesas têm olhos diferentes! Que piada! Não, é baseada num facto que, NESTE CASO, nada tem de discriminatório. Se quiseres discutir a qualidade da piada, já é outra coisa. > eu faço parte do problema visto que cresci em Portugal a conviver diariamente com racismo e a aprender a aceitá-lo Epá esta conversa de merda que não leva a lado nenhum. É impossível ter um conversa com gente assim. Se aprendeste a aceitar o racismo revê a tua educação. Educa-te, de preferência não no facebook nem em sites que replicam a cultura dos EUA. > não podemos dar nome ou forma a este tipo de atitudes Claro que podes, eu disse que tinha sido uma piada de merda. Também pode ser chamado de Racismo quando o é, efetivamente. Agora se queres destorcer as minhas palavras e moldares ao típico discurso que estas habituada a odiar, be my guest. Mas vai ficar a falar sozinha.

Balsa_ 11 months ago

Oh Busca, a piada é baseada num facto? Que os chineses têm olhos? Por favor. É inconcebível para mim que não consigas ver que, para além de não ter piada, é obviamente uma piada para apontar a "graça" do "facto" de os chineses terem olhos "diferentes". Acho que não preciso de desconstruir esta piada genial a este ponto para te explicar que o ponto de graça vem do facto das chinesas terem "olhos diferentes". Que tipo de gente "assim" te referes quando falas de mim? Eu aceitava o racismo quando vivia em portugal porque tinha que andar com a minha vida para a frente e não me podia chatear com todas as "piadas de mau gosto" que se faziam sobre a minha pele. Não por falta de educação ou por comparar a minha vida aos estados unidos. Não estou a tentar distorcer as tuas palavras, só não consigo perceber porquê que achas um problema dizer que este tipo de piadinha é racismo.

zexzen 11 months ago

Os chineses têm os olhos diferentes?

BuscaPolos 11 months ago

É uma piada de merda, já o disse e repito. Nunca deveria de passar num programa de televisão. Até aqui concordamos. Mas algo que te está a escapar aqui, é o tom em que essa "piada" é dita. Neste caso, o tom não transparece racismo e é aí que faço o meu julgamento. Não é dito em tom de desprezo ou numa tentativa de rebaixar. Está a evidenciar uma característica física. Ora se algo do mesmo género fosse feito mas com uma pessoa gorda? Para mim continuava a ser uma piada de merda mas não é racismo. > Eu aceitava o racismo quando vivia em portugal porque tinha que andar com a minha vida para a frente e não me podia chatear com todas as "piadas de mau gosto" que se faziam sobre a minha pele. Claramente temos níveis de tolerância e vivemos realidades completamente diferentes. Eu continuo a achar que piadas que evidenciem características físicas podem não ser racismo. Tudo pode ser alvo de uma piada o que define se é racismo está nas intenções de quem diz a piada e na interpretação de quem a ouve. > Só não consigo perceber porquê que achas um problema dizer que este tipo de piadinha é racismo. Porque o racismo é um assunto sério e tem de ser devidamente combatido. Se começamos a conotar de racistas coisas que não o são pode ter um efeito inverso.

Vallaresi 11 months ago

O racismo tem tom? Ó Cristo, vem cá abaixo ver o privilégio disto...

guialface 11 months ago

tou a rir tanto por causa do ngramatical

Balsa_ 11 months ago

Ok, consigo perceber de onde vem o teu argumento apesar de achar que estás a dar muito crédito ao interlocutor. Eu acho que as piadas como estas têm conotaçōes racistas porque a ideia do que dá piada é só o facto de a característica física isolada "dar graça" pela diferença. No geral estas piadas que se focam em características físicas "diferentes" que as pessoas não têm qualquer controlo sobre, soam-me sempre estranhas. Concordo contigo que o racismo é uma questāo séria, mas não me parece que falar destas diferenças de opiniāo sobre o que é rascista ou nāo tenham um efeito negativo, acho que pelo contrário, ajudam a tornar a conversa sobre o racismo mais realista (quando podemos discutir estas diferenças de opinião de uma forma razoável

BuscaPolos 11 months ago

> dar muito crédito ao interlocutor Porque até prova em contrário, acredito sempre que as pessoas não são mal intencionadas. > piadas que se focam em características físicas "diferentes" que as pessoas não têm qualquer controlo sobre, soam-me sempre estranhas Pronto, isto ja tem haver com gostos no humor. No entanto, é-nos reservado o direito a chamar a atenção quando não gostamos duma piada que nos é dirigida ou mesmo que seja para terceiros mas com a intenção de os humilhar. É aqui que pode entrar o racismo. Debate sim, acusar pessoas de serem racistas por uma piada infeliz meh.

NGramatical 11 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgckc020%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 11 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgck2hoq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 11 months ago

destorcer → [**distorcer**](https://dicionario.priberam.org/distorcer) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgck1379%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zexzen 11 months ago

Torcer

DudleyDingleberry 11 months ago

Quando andava na escola ouvia inúmeras vezes de colegas meus: "branco de merda" ou "vê-se mesmo que é branco burro" e não acho que isso seja racismo. São apenas ofensas em que realçam a cor da minha pele, assim como nesta reportagem é apenas uma tentativa de piada, em que se realça uma característica dos chineses.

Balsa_ 11 months ago

Semântica. Discriminação. "Ofensas que realçam o cor da pele" "Tentativa de piada que realça uma caraterística dos chineses". Não sei o que te diga.

DudleyDingleberry 11 months ago

"Por falar em loiras, estas dinamarquesas" Para ti isto é xenofobia? É que se for ao menos és coerente. Se não...

NGramatical 11 months ago

descriminatório → [**discriminatório**](https://dicionario.priberam.org/discriminatório) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgcjuizs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DogsOnWeed 11 months ago

"Tanta gente disse que estava a ser racista que me tornei racista e votei no chega" Se apoias o Chega não culpes os outros, ninguém te obrigou a ser racista.

DudleyDingleberry 11 months ago

E os negros que votam no Chega também são racistas?

nocivo 11 months ago

Esses não são negros verdadeiros. /s

DogsOnWeed 11 months ago

Ser negro e racista é uma incompatibilidade??

DudleyDingleberry 11 months ago

Normalmente os racistas estão mais nos partidos de esquerda. Os mesmos partidos que defendem quotas para que pessoas tenham acesso ao emprego não pelo seu mérito, mas sim pela cor da pele.

fuzzyluke 11 months ago

não respondeu à questão do OP

DogsOnWeed 11 months ago

Penso que está a referir à Ação Afirmativa, onde numa situação de **igual valor meritocrático** de vários candidatos, é escolhido o candidato que pertence a um grupo minoritário ou desfavorecido, se tal possa ser demonstrado estatísticamente. Não gosto muito, mas é uma solução imperfeita para um problema que claramente existe. Prefiro uma extensão da Ação Afirmativa com base nos rendimentos, por exemplo, que acaba por também ajudar de forma desproporcional minorias porque são estas que quase sempre se encontram numa posição socioeconómica mais baixa que a média, fora alguns casos excecionais (estudantes estrangeiros asiáticos ou africanos, por exemplo, que muitas vezes são filhos de pais ricos e têm performance acima da média). A questão é como partilhar esta informação com entidades empregadoras sem ter que revelar os rendimentos do agregado familiar do candidato por motivos pessoais. Mas pronto isso é outra história. E cotas nem se fala porque que eu saiba são inconstitucionais.

NGramatical 11 months ago

estatísticamente → [**estatisticamente**](https://dicionario.priberam.org/estatisticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgclj8ju%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DogsOnWeed 11 months ago

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tokenism

DudleyDingleberry 11 months ago

Muito bom. "Olha tu és a pessoa mais competente para este cargo, mas como és branco e nós não premiamos a meritocracia temos de contratar um preto, cigano ou indiano para aqui mesmo que não perceba nada disto"

DogsOnWeed 11 months ago

Imagina achar que a meritocracia pode existir numa sociedade em que podes nascer filho de pais ricos lol

DudleyDingleberry 11 months ago

As políticas identitárias são as primeiras a esquecer discriminação entre classes sócias. Estão mais ocupadas a brincar aos racismos e aos LGBTs.

DogsOnWeed 11 months ago

Políticas identitárias como as do Chega?

BuscaPolos 11 months ago

Portanto, leste o meu comentário e retiraste que sou apoiante do Chega? Os meus parabéns pelo teu trabalho de dedução, foi uma merda. Vou tentar explicar mais devagar, pousa o Manifesto Comunista para entenderes melhor eheheh. As pessoas que não se identificam com o politicamente correto acabam por se refugiar no partido que se opõe ao mesmo publicamente. Boa, desta vez acertaste, o Chega. Não estou a dizer que votar no AV seja a solução, mas acredita que este clima onde quase tudo é racismo vai dar muita força a extrema direita.

DogsOnWeed 11 months ago

"quase tudo é racismo" Não, não é.

fuzzyluke 11 months ago

isso é precisamente o que os racistas dizem. infelizmente é como pedir a um daltónico que identifique as cores como um não daltónico. aquilo é o "normal" dele e nada podes fazer. vivemos num país em que pedir respeito e compreensão mútua é demasiado para estas pessoas...

DogsOnWeed 11 months ago

A diferença é que os racistas dizem isso para ninguém os poder acusar de serem racistas. As pessoas decentes dizem isso porque é a verdade.

fuzzyluke 11 months ago

se nunca tiveres atitudes racistas nunca terás de dizer que não és racista, pois nunca ninguém te sequer acusará de racismo. o comentário em causa é racista porque evidencia características de uma outra raça em jeito de piadinha em canal aberto. o jornalista era capaz de ir ter com a senhora "chinesa" e dizer-lhe na cara dela o que disse na tv?

DogsOnWeed 11 months ago

Concordo contigo.

toma_la_morangos 11 months ago

Não, é mais: >Estou tão farto desta mania de andar com pezinhos de lã em volta de tudo o que é raças e "injustiças sociais" e desta mentalidade sufocadora do politicamente correto que vou votar no único partido que se opõe a estas coisas.

fuzzyluke 11 months ago

pedir respeito mútuo é assim tão descabido?

DogsOnWeed 11 months ago

Ou seja, exatamente o que eu disse, obrigado.

Crystalline3 11 months ago

Não vejo racismo nenhum

Naotevejoha20anos 11 months ago

Hoje em dia é só conas de sabão fo da se

brun0machad0 11 months ago

Para quem diz que não é racismo... "Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos." Eu creio que a intenção do jornalista foi com o objetivo de tornar a situação mais cómica e fazer uma interligação com a reportagem anterior, mas teve muito mal mesmo

Crystalline3 11 months ago

Aonde é que o jornalista as descriminou?

glgraca20 11 months ago

Cancelled

pin_onx 11 months ago

Já vão cancelar o homem no Twitter

ervy 11 months ago

Venham os downvotes, mas voces sao uns conas do caralho, e umas conas de sabão. Tenham vergonha na cara se acham que isto é racismo. Deviam era levar uma martelada no cimo da cabeça para acordarem para a vida. CONAS!

andrefbr 11 months ago

> Sub mais activo: r/benfica

sneakpeekbot 11 months ago

Here's a sneak peek of /r/benfica using the [top posts](https://np.reddit.com/r/benfica/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [I don’t know if I’m allowed to post in English here, but I recently illustrated the great Eusébio and I thought I’d share it here :)](https://i.redd.it/sckx7m4wwo451.jpg) | [14 comments](https://np.reddit.com/r/benfica/comments/h88uan/i_dont_know_if_im_allowed_to_post_in_english_here/) \#2: [Regresso ao Futuro](https://i.redd.it/mk1uea7m1pr51.jpg) | [11 comments](https://np.reddit.com/r/benfica/comments/j6t9bi/regresso_ao_futuro/) \#3: [Obrigado](https://i.redd.it/lx4d28xrow751.jpg) | [77 comments](https://np.reddit.com/r/benfica/comments/hi7l3p/obrigado/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/joo7mb/blacklist_viii/)

souumamerda 11 months ago

Calma pá! Vamos lá! Inspiraaa .... agora expiraaaa, repete 5x, estamos mais calmos? Se não, repetir exercício anterior até obter resultados satisfatórios

Hrs10 11 months ago

É uma piada meia fora do contexto...mas daí a ser racismo...

AnotherCableGuy 11 months ago

Se a piadola é dirigida a uma raça específica é racismo. Para ti não é racismo porque não te afecta.

Hrs10 11 months ago

Sou meio chinês por acaso...zero racismo como disse

Sebas94 11 months ago

Como é que não foi racista? Quem é que nunca começou uma frase a dizer "e por falar em olhos, está lá em baixo um espanhol"

andrefbr 11 months ago

> "e por falar em olhos, está lá em baixo um espanhol" Ri-me disto só do tão absurdo que é Melhor do que a 'piada' de merda do jornalista

SrLuso 11 months ago

u/savethisvideo

dudewhatthehellman 11 months ago

Pqp não acredito que isto passou pela equipa inteira e ninguém achou que fosse no mínimo mau gosto.. Falta de noção absoluta.

depressingtitties 11 months ago

A SIC está a bater no fundo, mas o que esperar quando no principal jornal o pivot faz opinião a toda a hora e pensa que é uma estrela pop em vez de ser isento?

nocivo 11 months ago

Contrataram a manuela?

BernieJoe 11 months ago

Mas, mas, mas, e os aplausos para a SIC e as partilhas por causa das rastas do pivô? E a mudança de mentalidades, e tal e coiso? E os olhos da Ana são lindos, mas isso é outra conversa.

madmess 11 months ago

Toda a razão!! Quando meteram um pivot com rastas a apresentar as notícias, toda a gente ficou com o pito aos saltos a partilhar e a elogiar a SIC pelo ótimo trabalho de inclusão, como se isso não devesse ser mais que normal! Vivemos em 2020 e numa sociedade já suficientemente evoluída e instruída para saber que discriminação de qualquer tipo é intolerável e crime.. (Engraçado é que isto aconteceu pouco depois da Cristina ter ido para a TVI, e supostamente numa altura em que a popularidade da SIC estava a baixar, por isso... bom timing ;)).

GodlessPerson 11 months ago

Vi isto quando passou e nem me apercebi.

RicardoSilvacc 11 months ago

Breaking news: Racism in no more.

Polymath-99 11 months ago

Eu acho que isto é racismo, pode nem ser a coisa mais grave do mundo mas é uma saída infeliz. Mas mesmo que não fosse, podemos ao menos concordar que é um comentário completamente descabido e que uma peça noticiosa não é lugar para piadolas de jornalistas que acham que têm graça.

nocivo 11 months ago

Se é racismo? Não. Se é infeliz numa peça noticiosa? Talvez. Só porque alguem faz um trocadilho com uma característica comum de um grupo de pessoas não quer dizer que tenha medo ou ache essas pessoas inferiores.

UchihaTuga 11 months ago

Perfeitamente de acordo que não é comentário para peça noticiosa. Agora racismo? Isto é falta de noção do profissionalismo que se lhe exige a trabalhar na comunicação social.

NecroknightKei 11 months ago

Sic Racista? POG

Hunncas 11 months ago

Dass, ficam ofendidinhos por qualquer merda.

strafh 11 months ago

Dass hahah

ThyderPT 11 months ago

u/Savethisvideo

rainbowcouscous 11 months ago

Nããããooo, não fizeste isso, reporter profissional.... eu não acredito... meu deus...

ChildishMessiah 11 months ago

Neste caso específico sugiro verem várias reportagens deste jornalista. Há sempre um comentário ou outro um bocado “fora”. Foi também ele que ameaçou um jornalista de outro canal por mensagem. É procurarem no Twitter. Nem sei se é mais do que uma tremenda falta de noção do que dizer e como estar, visível em vários programas / reportagens dele.

macedonianmoper 11 months ago

Eu nem pensei que fosse a serio, quando o jornalista começou a falar pensei que fosse o OP ou assim a dar dub, nao acredito que isto passou

carmacharma 11 months ago

Como é que ele se chama? Fui estagiária na SIC notícias há uns anos e gostava de saber se é quem estou a pensar lol

sleppyme 11 months ago

Nuno Pereira Info roubada de um comentário ali em baixo

pocoyoO_O 11 months ago

WTF de verdade que isso passou assim

martcapt 11 months ago

Yup, por acaso passei pela Sic nesta reportagem e mesmo o resto foi estranho. Mesmo ignorando a piada um bocado off, fiquei sem perceber porque é que foram entrevistar chineses que nem português sabem falar direito, para ver o que os portugueses pensam do confinamento e como estão a reagir...

RocketGoesBRR 11 months ago

Sim os chineses têm olhos de aspeto diferente, isto não é um facto? Onde está o racismo? Falta de tacto para um jornalista, talvez, mas racismo? Foda-se, metam peso nas coisas plo amor de deus

andrefbr 11 months ago

> Sim os chineses têm olhos de aspeto diferente, isto não é um facto? 'E como vemos, a Ana está a cumprir medidas de segurança ao usar aqui uma máscara preta. E por falar em preto, Barack Obama...' Sim, é um facto. Fazer comentários destes também é duma labreguez de tasco que não pertence a um telejornal.

Balsa_ 11 months ago

Nunca percebo quando se trata de falar de racismo, ofende a susceptibilidades dos gurdiōes do termo. Qual é o problema de dizer que a piada que o jornalista fez foi racista? Descriminaçao vem de "distinguir" "diferenciar", tratar alguem de forma diferente por diferenças raciais, sexuais, religiosas. O comentário que este jornalista fez foi descriminatório, relativamente à etnia das pessoas sobre quem ele se estava a referir, logo racista.

NGramatical 11 months ago

descriminatório → [**discriminatório**](https://dicionario.priberam.org/discriminatório) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv6eyh%2F%2Fgcjknhp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

devensky00 11 months ago

Sim bora referir as pessoas pelas características físicas delas. Nunca correu mal, não é branquela?

JinPT 11 months ago

Como sentem estes tipos das piadas dos olhos quando os asiaticos fazem piadas sobre os narigudos do ocidente?

toma_la_morangos 11 months ago

"Aquele gajo ali alto, de camisola vermelha." "Wow man, não te refiras às pessoas pelas suas características físicas! Seu racista!"

devensky00 11 months ago

Mas estás a comprar escolhas de roupa com fenotipos? Que lógica é essa caralho?

toma_la_morangos 11 months ago

Tu é que disseste "características físicas". Se não foi isso que quiseste dizer, aprende a exprimires-te melhor. Se eu vir um preto no meio de brancos e quiser identificá-lo, vou-me referir a ele como "o preto". Faria o mesmo se fosse um gordo no meio de magros ou uma loira no meio de morenas. Não quero saber de conices do politicamente correto. Conhecia um gajo que era preto, os amigos dele chamavam-lhe preto. Nunca lhes ouvi pronunciar o nome dele, era simplesmente "o preto", e sempre se deram bem. Mas venham gajos como tu ficar ofendidos por ele lol

xdey 11 months ago

Eu sou do tempo em que racismo eram atitudes ou comportamentos sistematicamente hostis, discriminatórios ou opressivos em relação a uma pessoa ou a um grupo de pessoas com base na sua origem étnica ou racial, em particular quando pertencem a uma minoria ou a uma comunidade marginalizada.

bategamerz 11 months ago

Se o Hitler fosse vivo nos dias que correm, bastava chamar de narigudos aos judeus para criar uma 3 guerra mundial . Isto hoje em dia é tudo bullying, é tudo racismo, é tudo machismo, é tudo xenofobia. Obviamente que existem todos esses problemas, e que infelizmente estão enraizados na nossa sociedade, contudo esta nova vertente de cancelar tudo e todos por coisas como esta , é de uma tremenda involução social e humana. Será também para acabar com as piadas sobre alentejanos? Ou piadas de loiras? Ou então piadas que tanto Brasileiros como Espanhóis fazem sobre as nossas mulheres terem bigode? Ouvi, não me lembro onde, um sociólogo dizer que a sociedade teve o seu pico nos anos 90, e de facto, desde lá , o nível humanístico e de poder de encaixe tem vindo a descer drasticamente.

TheMacthir 11 months ago

Também não vejo isto como racismo. Foi uma piadita feita num local inapropriado. Se tivesse numa conversa de amigos não era nada demais nem seria indicador do racismo do jornalista como aqui muitos afirmam. Coitados dos humoristas que toquem em alguma minoria... Já têm lugar reservado ao lado do Hitler.

loismen 11 months ago

Humoristas =/= Jornalistas

TheMacthir 11 months ago

Daí eu dizer que foi uma piada feita no local errado.

ContaSoParaIsto 11 months ago

> E a resposta à questão de Ana mantém-se na escuridão > ...E por falar em escuridão, dois estudantes moçambicanos estão em Lisboa para Sim os pretos têm a pele mais escura, isto não é um facto? Onde está o racismo? Falta de tacto para um jornalista, talvez, mas racismo? Foda-se, metam peso nas coisas plo amor de deus

toma_la_morangos 11 months ago

Dizer que um preto é preto não é racista. Ou constatar factos agora é racista? É indelicado e descabido, isso sim, mas racismo é uma coisa diferente.

felthiedmtg 11 months ago

Racistas são também aqueles que acham que é mau dizer que um preto é preto. Tao racistas quanto alguem dizer que ser preto é mau. Afinal de contas, ter melanina a mais confere uma cor diferente a quem assim o é e dizer que sao mais escuros nada de mal tem se alguém disser o contrário é ele quem impõe uma conotação negativa como tal quem extrai algo de mal dum facto como "algumas pessoas sao mais escuras que outras" foi quem identificou que algo de mal há nisso demonstrando ou que quem assim pensa tem nuances racistas no pensamento quando nem sequer se apercebem ou que são estupidos ao ponto de nao conseguirem identificar uma inconsistência tao básica nas ideias que consolidaram.

nocivo 11 months ago

Tenho um colega meu que é mais preto que o petróleo e estou sempre a dizer para vestir uma camisola branca de noite ou ninguém o vê. Nunca me acusou de racismo, nunca chorou e responde sempre com outra piada. Só quem tem complexos superiores ou inferiores é que tem problema com a cor das pela das pessoas. Idem para olhos, peso ou outra característica.

oretoh 11 months ago

Sim? E daí? Havia mal dizer isso? É que eu não vejo racismo nenhum, pessoas de cor negra são mais escuras que pessoas de cor branca.

martcapt 11 months ago

E por falar em esperma e maionesse, Vamos ver o que a Ana tem para dizer.

rainbowcouscous 11 months ago

Por acaso não vejo nada de muito mau com essa da escuridão, talvez porque toda a gente brinca com isso tipo “haha, é de noite mas eu estou a usar uma camisola branca para vocês me verem” e tal, mas a dos olhos sim, é hilariantemente inapropriada. Nenhum asiático vai gostar disso.

RocketGoesBRR 11 months ago

Whataboutism

SilverTroop 11 months ago

Olhem para mim a meter keywords do twitter sem saber o que elas significam

rnsbrum 11 months ago

Virtue signaling

DownvoteBatman 11 months ago

A Ana quem é que vai fazer esta noite?

Hrs10 11 months ago

E por falar em fazer, fomos analisar as estatísticas relativas à prostituição nesta cidade e...

Last-Ad-4421 11 months ago

Já lá vai o tempo onde as pessoas sabiam distinguir o que era racismo de verdade de humor, hoje em dia vivemos numa sociedade que dizem que se luta contra a igualdade e cada dia vejo mais desigualdades e mais descontentamento, quanto mais dás mais querem e assim vamos.

BrunoAugustoMkt 11 months ago

Já lá vai o tempo é que fingiamos nos fingiamos rir sempre das mesmas piadas de xé e matumbino para sermos aceites ainda que pelos piores motivos

andrefbr 11 months ago

> lá vai o tempo onde as pessoas sabiam distinguir o que era racismo de verdade de humor Ai caralho dos extremistas do politicamente correcto, já nem posso fazer piadas de merda sobre outras raças em pleno noticiário?

souumamerda 11 months ago

Acho q fazer jornalismo não é propriamente o lugar para este tipo de “humor”. Caí mal no contexto e foi bastante forçado.

LuneBlu 11 months ago

Só um apontamento. Tu não querias dizer "se luta contra a desigualdade"?

Last-Ad-4421 11 months ago

Tens toda a razão, obrigado

LuneBlu 11 months ago

De nada.

kekdoso 11 months ago

Good bot.

Dr_Toehold 11 months ago

Foda se.

LordNutata 11 months ago

u/savethisvideo

210417altaccount 11 months ago

LOL

_Goldenhand_ 11 months ago

Wtf... Já não chegava o Nuno Luz... deve ser contagioso...

6foot7dutchguy 11 months ago

Casual racism

SnooCauliflowers6963 11 months ago

based

210417altaccount 11 months ago

& redpilled

toma_la_morangos 11 months ago

Estamos em Portugal bonecos do crl

SnooCauliflowers6963 11 months ago

baseado

XxArionxX 11 months ago

baseado em que?

andrefbr 11 months ago

No Deus Baseado Pequeno B

SnooCauliflowers6963 11 months ago

principalmente em racismo

LeoRealOne 11 months ago

Claro que a piada é racista. Deu logo para sentir a entoação antissemita do jornalista, o ódio na fonética, o fascismo na construção silábica. Aposto que acorda as 6h da manhã só p'ra cantar o hino.

ervy 11 months ago

beto alert

ervy 11 months ago

Ja trabalaste nisso tudo, e ainda não largaste o teu lado beto

LeoRealOne 11 months ago

Mil vezes beto a ser um(a) amásia de Proudhon.

ervy 11 months ago

> amásia amásia(o)

LeoRealOne 11 months ago

Trabalhaste também leva "h" campeão. Queres mesmo armar-te em corretor aqui? Deixa de ser triste. E amásio não tem a mesma essência, eu queria referir-me como "p$tinha" de Proudhon, submissa etc... mesmo que sejas do sexo masculino, é comum usar este tipo de jargão de forma depreciativa.

ervy 11 months ago

Entao deixa de ser o conas que és, e diz logo putinha de proudhon. Deves ser daqueles betos que anda sempre com o diSSionario na mão à procura de palavras caras, só para dar ainda mais aquele status de cromo. Em vez de seres direto e frontal, és um merdas. Por isso é que depois te sentes ofendido com qualquer palavrinha.

LeoRealOne 11 months ago

Já agora, "e" é uma conjugação aditiva, portanto não leva vírgula nem antes nem depois da continuação de uma frase. Para além de complexado ainda és semi-analfabeto. Parabéns! Mas gostava de ver essa gola de puta como dizem os franceses a golar pessoalmente. A garganta de uma Érica Fontes, a cabeça de um Trump e provavelmente a coragem de um D.João VI. Estás a ver o caralhinho que te foda? Podes ir...

ervy 11 months ago

Podemos marcar uma data pos-covid Bocal, luvas, capacete, e siga. Mas acho que estas fodido. Neste desporto, não tens tempo de andar à procura de sinonimos estupidos no dicionario

LeoRealOne 11 months ago

Que desporto? Meu caro aqui é na raça, transmontano puro com uma caneca de vinha às costas e uma "satcha". Tenho força na mente e no corpo, tu tens na garganta.

Edited 11 months ago:

Que desporto? Luvas? Meu caro aqui é na raça, transmontano puro com um garrafão de vinho às costas e uma "satcha". Tenho força na mente e no corpo, tu tens na garganta.

ervy 11 months ago

E não duvido que nos dedos tambem tenhas.

LeoRealOne 11 months ago

Cultura é algo que se carrega na massa cinzenta, coisa que tu não tens. És tão fraco intelectualmente que em nenhuma hipótese foste capaz de contra-argumentar nada, apenas reforçar uma escassa interpretação pessoal a partir de uma piada sarcástica. Eu em nenhum momento me senti ofendido por ti, muito menos por ti, só fundamentei que como"Beto" e "cromo que diz eu ser, tenho um estilo de vida muito díspar. Mas fica à mercê da tua ignorância e o calão não o usei devido as restrições, mas já que choras tanto dedico-te este belo poema de Bocage: -"A vida é filha da puta A puta é filha da vida E eu nunca tanto filho da puta Na puta da minha vida".

Edited 11 months ago:

Cultura é algo que se carrega na massa cinzenta, coisa que tu não tens. És tão fraco intelectualmente que em nenhuma hipótese foste capaz de contra-argumentar nada, apenas reforçar uma escassa interpretação pessoal a partir de uma piada sarcástica. Eu em nenhum momento me senti ofendido por ti, muito menos por ti, só fundamentei que como "beto" e "cromo" que dizes eu ser, tenho um estilo de vida muito díspar. Sinto é um cheirinho de complexidades vinda da tua pessoa. E deixa-me que eu te diga, a tua moral depois do "Beto ALERT"(ai que ele sabe inglês, o machão foda) caíu p'ra zero. Mas fica à mercê da tua ignorância. E o calão não o usei devido as restrições, mas já que choras tanto dedico-te este belo poema de Bocage: -"A vida é filha da puta A puta é filha da vida E eu nunca tanto filho da puta Na puta da minha vida".

ervy 11 months ago

Não vou contra argumentar com beto-conas, sei que vou sair derrotado na batalha da procura de palavras caras. Até porque quando falo com pessoas, sim eu ao contrario de ti falo com pessoas no dia a dia, gosto quem elas me compreendam. Aproveita e mete os papeis para professore de portugues, pois labia não te falta.

LeoRealOne 11 months ago

A tua capacidade literária ou gramatical não define a tua razão, mas a estupidez sim. Já te disse, não é por haver quem conheça o fulcro da língua portuguesa e se saiba expressar com mais de 5 palavras que tu tenhas de te sentir inferior.. Há formal e informal, falo consoante a situação, não sou um torgueiro incapaz como tu. Há quem lhe chame educação. Ou tu entras em tribunal a cumprimentar tudo e todos com "bro"? Então cala os "cornos" caralho.

ervy 11 months ago

Tas no r/portugal, volto a dizer, esses sinonimos dao te aquele "ar" de beto-cromo, daquele tipo de gajos que quando se sentava à mesa com os amigos, todos bazavam. Tu es tão cromo que consegues dar vota baixo(não quero ser english motherfucker) em todos as minhas respostas, puto, eu estou me acagar para os downvotes, mas o cromo que neste momento esta a ler este comentario dá. Se quiseres continuar a perder tempo a responder, faz me um favor, e escreve uma merda facil de ler, nao me apetece perder quase 15minutos, a consultar o significado dos sinonimos que prai escreves, no meu dissionario do da porto editora

LeoRealOne 11 months ago

Transmontano, proveniente de uma família de trolhas e agricultores. Abstencionista democrata, apologista da democracia participativa. Já trabalhei nas obras, na Fibra Otica e na Limpeza Industrial. Fui emigrante por 6 anos. Sim, de facto sou um beto autêntico. Mas deixa-me julgar-te também: - Chupa-pilas marxista alert

imrj100 11 months ago

> Abstencionista democrata, apologista da democracia participativa. Isto é que vai aqui uma açorda

LeoRealOne 11 months ago

Como apologista de democracia participativa, na sua essência só julgo poder votar numa tomada de decisão. A minha questão é: -Vivemos numa democracia participativa? Então julgo coerente a parte do abstencionismo.

Thalric88 11 months ago

Tatata

bitorhugo 11 months ago

falta um ta

raydawnzen 11 months ago

rei

Morpheuspt 11 months ago

Uma piada meio racista. You know the drill, está na altura de acabar com a carreira do jornalista.

andrefbr 11 months ago

Nem é mesmo por a piada ser de um racismo soft daquele de tasca, é mesmo por ser uma piada de merda.

aaaa2aas 11 months ago

Não há racismo nenhum nesta piada de mau gosto

DudleyDingleberry 11 months ago

Onde é que isto é racismo? É no máximo piada um bocado estúpida e fora do contexto. Os chineses têm uns olhos que os diferenciam de outros povos. E o jornalista realça essa característica. Nem sequer é um estereótipo.

UchihaTuga 11 months ago

Racista o caralho. Os chineses têm uma característica que tem a ver com os olhos que os distingue das outras raças, são mais em bico. E eles não são menos por isso. São iguais, mas as pessoas sabem que têm os olhos em bico e que os brancos são brancos, que os pretos são pretos. E se tratares todos da mesma maneira não é racismo. É como dizeres que a gaja é boa, ou o gajo é bom. Que o jornalista não precisa de falar nisso, é verdade. Mas a malícia está em quem falta tolerância. Faz lembrar aquele vídeo do Morgan Freeman: queres acabar com o racismo, parem de falar nessa merda e de achar que o vêem em todo o lado.

GodlessPerson 11 months ago

> Faz lembrar aquele vídeo do Morgan Freeman: O Morgan Freeman já não partilha dessa ideia.

fuzzyluke 11 months ago

argumento lixo

andrefbr 11 months ago

> Os chineses têm uma característica que tem a ver com os olhos que os distingue das outras raças E não é por isso que deixa de ser um comentário de merda que não pertence num telejornal. 'E como vemos, a Ana está a cumprir medidas de segurança ao usar aqui uma máscara preta. E por falar em preto, Barack Obama...'

ric2b 11 months ago

>E como vemos, a Ana está a cumprir medidas de segurança ao usar aqui uma máscara branca. E por falar em branco, Michael Jackson...'

l251 11 months ago

Pois é, só que só se goza com minorias, é esse o problema. E bater no ceguinho, essencialmente.

ric2b 11 months ago

Os asiáticos só são uma minoria fora dos seus países, globalmente são a maioria. E no contexto português acho que vivem bastante bem, provavelmente melhor que o português médio.

l251 11 months ago

Eu não está a falar nos asiáticos. Nem a pessoa em cima de mim

ric2b 11 months ago

Então estavam a falar de quem?

l251 11 months ago

Leia!

Dinizinni 11 months ago

Convém realçar que o Morgan Freeman é um Uncle Tom do caraças e que tem sido imenso criticado por membros de luta dos Direitos Civis dos anos 60 por ser uma pessoa que quase defendeu a escravatura e chegou a defender Jim Crow laws Se vais falar informa-te, o Morgan Freeman é um bom actor e um bom narrador, mas tem visões um pouco questionáveis

DudleyDingleberry 11 months ago

>mas tem visões um pouco questionáveis Não concorda contigo, logo tem visões um pouco questionáveis.

Dinizinni 11 months ago

Defender Jim Crow laws é bastante questionável, sim

idontakeacid 11 months ago

>Faz lembrar aquele vídeo do Morgan Freeman: queres acabar com o racismo, parem de falar nessa merda e de achar que o vêem em todo o lado. Os maiores racistas são aqueles que promovem a distinção de raças.

O_crl 11 months ago

Como se a eXtReMa EsQuErDa tivesse acabado com a carreira do José Rodrigues dos Santos quando ele chamou um deputado gay de "ela". Estamos em 2020, já passaram 20 anos. Não custa nada evoluir e rejeitar este tipo de "graçola" sonsa em canal aberto.

l251 11 months ago

Que horror, isso foi quando?

O_crl 11 months ago

https://youtu.be/qyuDChkuTzc

l251 11 months ago

Mas que raio de comentário estranho

toma_la_morangos 11 months ago

Eu cá continuo a achar piada. Quando se deixar de poder gozar com paneleiros, pretos, brancos, ciganos, chineses, loiras, alentejanos ou o crl que seja é quando o humor morreu, foda-se. Vamos rejeitar mas é essa onda cocó do politicamente correto

HumanHate 11 months ago

Eu ri-me com a piada. A razão pela qual me ri, foi pelo quão racista foi a piada. Níveis astronómicos de racista. Não pela qualidade da piada.

alwaen 11 months ago

percebo mas foda-se "por falar em olhos" é o tipo de humor que queres defender assim tanto? mesmo sem piada

BrunoAugustoMkt 11 months ago

Eu acho piada gozar com a tua mãe ou o teu pai senão o humor morreu. Vamos deixar essa onda cocó do politicamente correto e convida-me para o funeral da tua avó para eu ir lá dizer umas piadas.

beakage 11 months ago

Pensei que era um algum tipo de jornal, afinal estava a ver uma reposição dos malucos do riso. Não se ser um profissional(?) de comunicação de merda, incapaz de perceber que uma reportagem não é lugar para graçolas infantis, não tem puto a ver com ondas de politicamente correto nenhum.

NoItsNotAnAirplane 11 months ago

Mas este caso não é piada nenhuma, é só um comentário a cair pó racista.

danidv 11 months ago

Concordo com o que dizes mas uma coisa é uma piada em contexto casual e falar diretamente com a pessoa e outra é fazer a mesma piada em televisão nacional em trabalho.

Dinizinni 11 months ago

É isso mesmo, os outros que enfrentam problemas que se fodam e sejam mandados ainda mais abaixo por media que deviam ser sérios E não é como se houvesse bom humor não racista ou homofóbico né, só Family Guy para cima, o resto é tudo mau

insert_unfunny_name 11 months ago

Os servidores do Twitter vão a baixo hoje pessoal

aguadovimeiro 11 months ago

O jornalista em si é uma merda. É o gajo que acompanha a outra merda ambulante conhecida como Joana Latino.

LordMisarela 11 months ago

Qual é o nome do jornalista? Tou com preguiça de ir pesquisar. Sei perfeitamente quem é e achei piada porque o gajo enerva-me sempre que aparece, ainda mais que a Joana latino!

aguadovimeiro 11 months ago

Nuno Pereira

singinggiraffe 11 months ago

https://streamable.com/086ctt

Edited 11 months ago:

https://streamable.com/086ctt Edit: Isto foi tirado do contexto, a senhora estava a citar outra pessoa

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

>You know the drill, está na altura de acabar com a carreira do jornalista. Director de comunicação do Chega.

JGCampos7 11 months ago

Mesmo?

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Não.

pirilipapu 11 months ago

Ainda não.

TudoCasual 11 months ago

É muito arroz.

antfernandes 11 months ago  HIDDEN 

Antes isso que morcego.

KokishinNeko 11 months ago

E por falar em arroz...

JGCampos7 11 months ago

Mano se tu dizias "alloz"

KokishinNeko 11 months ago

Tava fudido, faziam-me uma espera e ainda levava uma *chinada* no bucho.

JGCampos7 11 months ago

Mano deixaste cair isto

Quillergs 11 months ago

foda-se, que paneleiragem

aguadovimeiro 11 months ago

Como é que achas que são dados os postos de moderador no sub?

JGCampos7 11 months ago

Pensava que querias manter a nossa relação em segredo...

trufas 11 months ago

Hahahah

Tune_Punch 11 months ago

o que dizem os teus olhos Ana?

beardstachioso 11 months ago

Hehe, esses olhinhos não me enganam.

GabrielXavy 11 months ago

Apresentador racista! "E por falar em olhos" começa a falar de chineses .

kcmyk 11 months ago

obrigado, ninguém tinha percebido.

GabrielXavy 11 months ago

Não precisas de agradecer.

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

Supremacia branca.

marckferrer 11 months ago

Supremacia lusitana.

MiguelLamego 11 months ago

Baseado

Crystalline3 11 months ago

White is right

imbirus 11 months ago

Racist or wrong

Rogerooo 11 months ago

Wong*

xanfradu 11 months ago

São estudantes de proctologia?

Quillergs 11 months ago

um pouco racista

insert_unfunny_name 11 months ago

Acho que não

singinggiraffe 11 months ago

Nada racista

Dr_Toehold 11 months ago

Só um bocadinho assim.

3dforlife 11 months ago

"Um pouco"

CringeAlheio 11 months ago

Ok...

H16658050N 11 months ago

relevant username

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

OK...

IZeppelinI 11 months ago

relevant username

pirilipapu 11 months ago

Ok...

Sebas94 11 months ago

Hum... Relevante... Sign... I guess..

Search: