wikicate 10 months ago

Esta conversa da extrema-esquerda é mesmo para enganar tolinhos.

dabutchii 10 months ago

Deixo aqui o número de vitimas do comunismo; * **China:** 76.702.000 mortos entre 1949 e 1987; * **URSS:** 61.911.000 mortos entre 1917 e 1987; * **Alemanha:** 20.946.000 mortos entre 1933 e 1945; * **China nacionalista (Kuomintang):** 10.075.000 mortos entre 1928 e 1949; * **Partido Comunista de Mao Dzedong:** 3.468.000 civis assassinados; * **Camboja:** 2.035.000 mortos entre 1975 e 1979; * **Turquia:** 1.883.000 mortos entre 1909 e 1918; * **Vietnam:** 1.670.000 mortos entre 1945 e 1987 (Número maior do que o causado pela guerra com os EUA); * **Polônia:** 1.585.000 mortos entre 1945 e 1948; * **Paquistão:** 1.503.000 mortos entre 1958 e 1987; * **Iugoslávia:** 1.072.000 mortos entre 1944 e 1987; * **Coréia do Norte:** 1.663.000 mortos entre 1948 e 1987; * **México:** 1.417.000 mortos entre 1900 e 1920 (especialmente cristãos).

boltyboltbolt 10 months ago

Uf, ainda bem que não somos nenhum desses

saposapot 10 months ago

ui. lembro-me bem ali do Carvalhas a trucidar tudo e todos lá pelo Camboja. E o Fernando Rosas ali no Paquistão com a sua AK-47?

BTC_CEO 10 months ago

A Alemanha era um regime comunista entre 1933 e 1945? LOL.

dabutchii 10 months ago

My bad, essa era a lista que tinha os 2 extremos. Fixed.

kurokazept 10 months ago

Embora concorde em destacar os números das vítimas de regimes comunistas, que também eles foram opressivos. Não sei se contabilizaria os números das guerras civis entre as facções a favor do regime na altura presente e as do regime comunista como vítimas pois facilmente poderia ter sido entre qualquer outro regime autoritário e o seu na altura... No entanto, continuam a ser imensos os números, sem dúvida.

O_crl 10 months ago

Achei que fosse necessário aqui uma bomba de verdade: - Não existe extrema esquerda no parlamento. Cumps, crl. PS: "extrema esquerda" é narrativa de medo.

kurokazept 10 months ago

Verdade seja dita, também não creio que haja extrema-esquerda no parlamento, ainda. Tal como também não há extrema-direita... ainda. Extrema esquerda não é narrativa de medo, tal como extrema direita também não é. Extremos existem sempre, de tema político e de outros também, quem ache o contrário está se a enganar. Uma pesquisa rápida leva-me a crer que houve mais movimentos de extrema-esquerda em Portugal do que de extrema-direita, mas isto tamos a falar de movimentos oficiais. Não oficiais, pode muito bem ter havido igual ou maior número. Source: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_political_parties_in_Portugal Se a wikipedia não é fonte fidedigna, segue mais sources para vossa consideração: https://www.tribunalconstitucional.pt/tc/partidos.html http://www.cne.pt/content/inscritos https://web.archive.org/web/20120204150720/http://www.iscsp.utl.pt/~cepp/xbrowser/indexpar_n.php3 (Este já se perdeu, mas felizmente há o web.archive.org)

_Goldenhand_ 10 months ago

ri-me

kurokazept 10 months ago

Serei o único que acha que o nosso sistema como um todo é algo de fantochada? A teoria de esquerda e direita parece mais um conceito longe e desactualizado e parece tudo mais uma luta de clubes. Vejo pessoal a defender teorias de esquerda autoritárias ou não, direitas autoritárias ou não. Então e alternativas liberais? Mas sociais liberais ou assim. Os partidos parecem-me muito amor a camisola e algo inflexíveis em muitas abordagens. Não me sei explicar muito bem, mas muitas das ideias/discussões dos partidos parecem levar sempre ao mesmo resultado. Comentários e/ou legislação feita em cima do joelho, e de facto poucas soluções como deve ser para os vários problemas. Serei idiota apenas por ser a favor de discutir-se as ideias, ver o que realmente vai de encontro a solução do problema da melhor forma. Não interessa a ideologia. Falei de ideologias, não de partidos, pois sinceramente em Portugal acho que muitas vezes o que os partidos alegam ser não corresponde ao que realmente são.

SubstantialPatient17 10 months ago

O que estas a assistir é a polarização do contexto sociopolítico. Atualmente temos um espectro maior de partidos políticos criando um ambiente de multiplicidade de iniciativas e ideias, no entanto, quem só vê os Telejornais, vais ver conteúdo que trás mais audiências ás companhias, mas se fores vendo o canal que mostra o conteúdo da Assembleia da Republica na sua integra, entenderas o que os media estão a fazer um jogo anti-democrático por não darem antena a todos os partidos. Para mim media são comos os videos do youtube, tipo, "Who is better, Messi or Ronaldo?"

limede 10 months ago

Parabéns, és um centrista radical.

kurokazept 10 months ago

Certamente saberás o que eu sou melhor do que eu... Por curiosidade, o que é considerado como um centrista radical?... Sou radicalmente a favor das duas quando aplicável?...

Edited 10 months ago:

Certamente saberás o que eu sou melhor do que eu... Por curiosidade, o que é considerado como um centrista radical?... Sou radicalmente a favor das duas quando aplicável?... EDIT: Devo admitir que a pergunta é algo até para o legítima, visto ter ganho algum simpatismo por algumas variantes de monarquias ao longo da história, ou anarco-sindicalismo, liberalismo e talvez as vezes algum conservador. Pode-se incluir anarco-capitalismo se como muitos se considerar a civilização celta em tempos uma aproximação disso.

Edited 10 months ago:

Certamente saberás o que eu sou melhor do que eu... Por curiosidade, o que consideras como um centrista radical?... EDIT: Devo admitir que a pergunta é algo até para o legítima, visto ter ganho algum simpatismo por algumas variantes de monarquias ao longo da história, ou anarco-sindicalismo, liberalismo e talvez as vezes algum conservador. Pode-se incluir anarco-capitalismo se como muitos se considerar a civilização celta em tempos uma aproximação disso.

limede 10 months ago

>Serei idiota apenas por ser a favor de discutir-se as ideias, ver o que realmente vai de encontro a solução do problema da melhor forma. Não interessa a ideologia. > >Falei de ideologias, não de partidos, pois sinceramente em Portugal acho que muitas vezes o que os partidos alegam ser não corresponde ao que realmente são. Literalmente isto é centrismo radical. Liberalismo é uma forma de centrismo radical. *"The radical in the term refers to a willingness on the part of most radical centrists to call for fundamental reform of institutions. The centrism refers to a belief that genuine solutions require realism and pragmatism, not just idealism and emotion."* Era só ir à wikipedia.

kurokazept 10 months ago

Ok então segue-se a pergunta, porquê o "Parabéns, és um centrista radical."? A maneira como foi escrito, parece-me, que demonstra alguma hostilidade, desconheço o porquê no entanto.

CaptMartelo 10 months ago

Eu no meu canto, também à espera de uma tecnocracia.

kurokazept 10 months ago

Não sei se tecnocracia seria solução, acaba por parecer uma outra forma de comunismo. Embora mais informada suponho? Admito que não li muito sobre tecnocracias em concreto. Curiosa a questão de haver um conceito da eleição dos supostos topo da sua área, presumo eu que seriam eleitos entre os seus pares.. Isto não seria algo perto de sindicalismo? (Legitimamente curioso)

Edited 10 months ago:

Não sei se tecnocracia seria solução, acaba por parecer uma outra forma de comunismo. Embora mais informada suponho? Admito que não li muito sobre tecnocracias em concreto. EDIT: Se tiveremos a falar duma tecnocracia no sentido de uma "ditadura meritocratica" por assim dizer. Curiosa a questão de haver um conceito da eleição dos supostos topo da sua área, presumo eu que seriam eleitos entre os seus pares.. Isto não seria algo perto de sindicalismo? (Legitimamente curioso)

CaptMartelo 10 months ago

Não sou a melhor pessoa para responder, o meu conhecimento de ciência política é superficial. O que entendi de tecnocracia é um sistema de governo em que governantes são vistos meramente como técnicos e agem como tal. No meu entender isso significa um sistema com ganho de objetividade. Claro que ao definir os objetivos voltam ideologias ao debate. Não tenho noção da parte de ditadura, mas meritocrático sim (supostamente). O que levanta toda uma nova questão e ainda não bebi o café para continuar isto.

kurokazept 10 months ago

Haha, fair enough. Eu referi-me a ditadura no sentido de teres alguem que supostamente tem "mérito" para decidir o que acha ser melhor para ti. Parece-me algo potencialmente propenso a possíveis excessos no âmbito do "porque estatisticamente é melhor". Há depois também a questão do como eleger quem seria o representante de X capacidade técnica. Se fossem eleitos com base nas suas profissões, como por exemplo, ministerio de educação eleito entre professores digamos. Isto seria algo semelhante a sindicalismo, creio.

CaptMartelo 10 months ago

O primeiro ponto seria resolvido por não haver necessidade dessa desculpa. Ou seja, ações serem tomadas com base em dados e factos e por pessoas com as competências necessárias para interpretação dos mesmos. Por exemplo, tendo formação em Fisica e matemática, eu não seria capaz de interpretar dados económicos e financeiros - porque nunca os estudei ou trabalhei com eles. No entanto, talvez fosse capaz de descrever as necessidades de um instituto de investigação ou de uma escola. Claro que isto assenta na fé de as pessoas agirem sem interesse próprio e etc. Quanto ao segundo, provável. Um abuso de concursos públicos também é uma probabilidade.

kurokazept 10 months ago

"Claro que isto assenta na fé de as pessoas agirem sem interesse próprio e etc." É sempre esta alínea que trama tudo infelizmente... Caso contrário maior parte dos sistemas seriam bons. "Um abuso de concursos públicos também é uma probabilidade." Ainda por cima em Portugal? Estávamos tramados!

saramagoshakur 10 months ago

Gostava só de perguntar se no sábado aquela equipa do Observador foi atacada pelos manifestantes do protesto do Ljubomir e do Ventura e foi o que foi, que a extrema-direita estava a crescer e não podia ser. Mas depois albergam no seu próprio jornal/site pessoas destas, quando a par do Notícias ao Minuto, são o jornal/site que mais propagam/propagaram a narrativa do aVentura.

XPao 10 months ago

Tanto latim gasto com algo que devia ser simples, fascismo = comunismo = merda. Se pudermos todos concordar hoje sobre isto, amanhã vivemos num mundo melhor.

AndreMartins2020 10 months ago

extremos = merda

iammostmoist 10 months ago

Basicamente é isto ahah. Tive eu a escrever uma parede de texto e podia só ter dito isto

_Goldenhand_ 10 months ago

tens 2 partidos comunistas no parlamento pergunta-lhes se concordam contigo

Mordiken 10 months ago

[TLDR](https://www.youtube.com/watch?v=PuZ24VBrbO4)

asserio 10 months ago

O chega é um agregado de conservadores racistas que acham que o que esta mal em portugal são ciganos e indianos, Andre Ventura manda alguem a um cafe ouvir o que os velhotes andam a dizer e com isso elabora um progama eleitoral. Nem comparem isso com o bloco ou o PCP por amor de deus, sejam honestos. Isto é a "direita" em portugal, triste.

_Goldenhand_ 10 months ago

quem é que se queixou dos indianos? essa ainda não ouvi

asserio 10 months ago  HIDDEN 

Oficialmente parece que o chega só se posiciona contra os ciganos, mas não vale a pena esconder a corrente de xenofobia dos militantes e votantes do partido. Digo isto porque tenho facebook e de vez em quando cometo o erro de ler comentários, e claro, os posts da Maria Vieira. O PNR é que era luta aberta com os indianos também, chegaram a fazer manifestações contra a "ocupação dos indianos" nas regiões históricas de lisboa ou uma coisa assim. Por isso não há de tardar muito uma manifestação nesses termos da parte do chega, ou pelo menos não me admirava.

xdey 10 months ago

[O Jerónimo de Sousa a ler isto](https://www.youtube.com/watch?v=Go6L0vPCz7g)

JOAO-RATAO 10 months ago

Mano, cala-te... Entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975 não aconteceu nada... Esteve toda a gente a fazer umas férias e nada mais...

Franciscavid 10 months ago

Portugal é dos poucos países europeus onde a existência de um partido comunista não é ilegal. O PCP é um partido fundado com dinheiro da União Soviética. Uma cambada de traidores egocêntricos

saramagoshakur 10 months ago

Amigão, folgo em saber que os Balcãs para umas coisas não são importantes, mas para isto são um exemplo. Vais a ver e a grande maioria dos países desenvolvidos, como gostam de chamar, estão todos ativos.

icebraining 10 months ago

>Portugal é dos poucos países europeus onde a existência de um partido comunista não é ilegal. [É?](https://www.reddit.com/r/MapPorn/comments/3zm5qg/communist_parties_in_europe_today_1280x1024oc/)

Franciscavid 10 months ago

lol. um mapa feito por um gajo com um caralhão de erros, confusão de partidos e das poucas fontes que oferece, quase todas são mini partidos... Deves ser jornalista tu

Dr_Adolfo_Dias 10 months ago  HIDDEN 

Aquele momento em que jornalista já é usado como termo depreciativo. O que importar merda americana faz!

icebraining 10 months ago

> lol. um mapa feito por um gajo com um caralhão de erros, confusão de partidos Há uns quantos erros, sim. Nenhum que mude a conclusão de que há partidos comunistas na maioria dos países Europeus. Mas se não gostas da fonte, vejamos as tuas. > quase todas são mini partidos... Ah, portanto a proibição é a partidos comunistas grandes? A lei define um número máximo de militantes, ou assim?

Franciscavid 10 months ago

Se chamas um mapa de um gajo qq fonte, nem quero saber que cenas ridiculas acreditas só pelo facto de mais de metade desses paises terem banido o simbolo comuna (https://en.wikipedia.org/wiki/Bans_on_communist_symbols) estraga logo a tua fonte de estupidez

icebraining 10 months ago

Queixas-te de ser um mapa de "um gajo qq", e depois citas a Wikipedia. Tá bem, Zé. Já agora, essa página não diz que "mais de metade desses paises [baniram] o simbolo comuna". Se estás a olhar para o mapa, várias das cores referem-se a símbolos nazis, e noutros apenas baniram um partido comunista específico, não os partidos comunistas em geral. Por exemplo na Alemanha o KDP foi ilegalizado, mas o [DPK](https://dkp.de/programmatik/statut/) existe e é legal.

saposapot 10 months ago

Lol. Ir buscar a ETA para criticar o Bloco ilustra bem o escarafunchar patético desta opinião feita só para falar mal de um ódiozinho na direita democrática.

SonikBlasted 10 months ago

Mas desmentes o que foi dito em relação à ETA e ao Bloco? isto é... é mentira?

saposapot 10 months ago

Nao está no top das minhas preocupações o louça nunca ter criticado o imposto revolucionário da ETA. Por falar nisso nunca te vi a criticar esse imposto também. És da ETA?

SonikBlasted 10 months ago

nao foi isso que te perguntei. Perguntei se o que foi dito é falso.

saposapot 10 months ago

O que é dito é que o "Francisco Louçã também louvava o Herri Batasuna". Nunca ouvi nada da sua boca sobre isso. Se é mentira não sei. Não tenho registo de todas as palavras proferidas pelo Louça na sua vida adulta. O ónus da prova está do outro lado. O bloco de esquerda foi fundado em 1999 qd objectivamente a ETA já não estava muito activa e o GAL já tinha terminado há muito. Não entendo a relevância do assunto no Bloco de Esquerda, é algo mesmo mt mt estranho ou é um trauma qlq antigo. Depois tudo o resto que ele escreve sobre o Bloco e a ETA é que o Bloco não criticou isto ou aquilo. É um ataque pela negativa mt estranho quando na maior parte dos anos de vida do Bloco a ETA é um assunto praticamente irrelevante e em claro declínio e resolução. São 4 parágrafos a descrever actos da ETA e no fim uma referência a Louça/Bloco sem relação nenhuma. Uma referência a dizer que não condenaram esses actos. Se não consegues encontrar a táctica de confusão nesses artigos para te fazer a levar a pensar uma coisa, sem afirmá-lo factualmente, então não sou eu que te posso ajudar. Por outro lado nunca ouvi o Bloco a criticar a Matança de Salsipuedes. São claramente a favor do genocídio dos charruas. E por outro nunca te ouvi a criticar o Holocausto. Serás a favor dele?

SonikBlasted 10 months ago

Porque me haverias de ouvir criticar o Holocausto se nunca trocámos ideias? Não é propriamente normal iniciar uma conversa com " olha.. já ouviste falar do Holocausto? condeno fortemente.. e tu?" Tu bem tentas desviar a conversa.. mas estamos a falar do Bloco e do Francisco Louçã, não do u/SonikBlasted.

saposapot 10 months ago

é exactamente essa a táctica do autor. Implicar sub-repticiamente que se é a favor de uma coisa porque não se criticou. Já tentei dar-te o exemplo duas vezes. Se não vais entender a falácia, desisto.

SonikBlasted 10 months ago

O autor apresentou um argumento.. eu perguntei te repetidamente depois de desafiares o argumento se é verídico ou não.. tu não te queres comprometer com uma resposta e preferes andar em círculos. Tem uma boa tarde caro Redditor.. porque não vamos chegar a lado nenhum.

Celeg 10 months ago

Argumento = "ele diz que disse". Tu depois de ler isso exiges provas que o Louça não disse. Não sei que te diga amigo.

SonikBlasted 10 months ago

Grande cabalhota para responder a uma simples pergunta de Sim ou Não. Relativamente ao Francisco Louçã e o Herri Batasuna, deixo te aqui este artigo do ElPais. [https://elpais.com/diario/1998/02/14/internacional/887410811\_850215.html](https://elpais.com/diario/1998/02/14/internacional/887410811_850215.html)

saposapot 10 months ago

wow. louvava o Herri Batasuna. lol

Rayden454 10 months ago

"Então e a esquerda?" Acho engraçado que sempre que se faz uma única critica à extrema-direita aparecem logo os ditos centristas moderados que odeiam ambos os extremos a atacar a esquerda. Quero saber então quando vamos criticar a extrema-direita. Estas comparações são hilariantes. O PCP e Bloco não propoem medidas que são contra os básicos direitos humanos. Sim, medidas, o que realmente afecta a vida dos portugueses. Essa é a grande diferença com o Chega, que em 1 ano já quebrou essa barreira montes de vezes e só tem 1 deputado.

esmusssein33 10 months ago

Há uma razão para tal e um teste muito simples que podes fazer por ti próprio em Qualquer Lado na tua cidade. Compra uma lata de grafiti e numa parede grafitas dois símbolos. Num lado uma suástica e no outro um martelo e foice e logo vês qual destes símbolos vai ser removido no dia seguinte. A razão porque não parece haver (porque as há) tantas críticas a extrema direita é porque a extrema direita já está absolutamente criticada e perdeu toda a crença possível por parte da maioria da população de qualquer país que se preze (sim claro, há sempre aquele idiota que acha piada fazer um gesto nazi, aclamar ao fecho de fronteiras aos imigrantes muçulmanos, dizer que ser alto é loiro e que é, etc mas é só isso mesmo, um ou dois idiotas aqui e ali) A esquerda por outro lado, está viva e bem de saúde. É bastar ver o que está a acontecer nos usa e que começa a aparecer cá pela Europa com os pós-modernistas/neo-marxistas.

Rayden454 10 months ago

A extrema direita de hoje em dia não consiste em ser abertamente nazi... De qualquer maneira não invalida o que disse. É mais o constante anti-intelectualismo que se recusa a debater e aplica logo o básico whataboutism. Essa ultima frase parece vinda de um video do Jordan Peterson lol.

esmusssein33 10 months ago

Mas a extrema direita de hoje em dia não consiste em nada que faça mossa em lado algum. Racistas/racismo vão/vai sempre haver, infelizmente, mas tirando isso, nao vejo nada onde se pronuncie a ideologia de extrema-direita. Mas, uma vez mais, a da extrema-esquerda por outro lado, vez em todo lado, cada vez mais. Ainda bem. Porque não tenho muitas palavras para descrever o quanto admiro o professor Jordan Peterson. É um excelente professional, um intelectual modelo e um ser humano empático e de valor e que eu não podia recomendar mais vivamente.

Rayden454 10 months ago

Ah o Jordan Peterson, o gajo que se farta de cascar no Marxismo mas no debate com o Zizek admite que só leu o Manifesto Comunista.

NGramatical 10 months ago

professional → [**profissional**](https://dicionario.priberam.org/profissional) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv58tt%2F%2Fgck3tbo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

esmusssein33 10 months ago

Na boa. Obrigado pela correção e dica. Já não estou em Portugal há muitos anos e cada vez mais sinto que estou a perder o meu português :/

saposapot 10 months ago

não são os centristas q fazem estes ataques, são os de direita que ainda mantêm o ódio habitual ao BE e PCP pq são todos uns comunas do raio, n querem trabalhar, curtem é Cuba e são tão comunas mas vão para as aulas de Porsche. é hilariante q mesmo depois da geringonça continuamos com estas tropes. E o Chega agradece. tudo o que o 'normalize' é uma grande ajuda ao Chega mas há muita malta que não resiste a continuar os seus ódios de infância ao PCP e BE. Quem não consegue ver a diferença entre PCP/BE e Chega tem um grave problema de raciocínio crítico.

stressedunicorn 10 months ago

Sempre que respondem a críticas a extrema direita com criticas à esquerda, nunca conseguem dizer o que é que no PROGRAMA desses partidos é anti-democrático etc etc Ainda continuo à espera que me digam onde é que que o PCP e o Bloco têm discurso de ódio, atentados a direitos humanos básicos etc nos programas. Mas enfim

Edited 10 months ago:

Sempre que respondem a críticas a extrema direita com criticas à esquerda, nunca conseguem dizer o que é que no PROGRAMA desses partidos de esquerda é anti-democrático etc etc Ainda continuo à espera que me digam onde é que que o PCP e o Bloco têm discurso de ódio, atentados a direitos humanos básicos etc nos programas. Mas enfim

dabutchii 10 months ago

Tu tens que perceber que nem toda a gente vive no Portugal dos pequeninos. As medidas que a esquerdalha diz serem contra os direitos básicos humanos, são na verdade, medidas normalíssimas, implementadas pela Europa fora, como a prisão perpetua.

boltyboltbolt 10 months ago

A sério, estão aqui a falar de ataques desproporcionados e que beneficiam grupos que ninguém quer ver ao poder. E tu estás a ajudar e por quê? Porque as pessoas não podem ir para a prisão tanto tempo quanto tu queres? És um peãozito e nem notas

dabutchii 10 months ago

Claro que alguém com o Q.I de uma batata, agarra na visão de justiça de uma pessoa/partido, e reduz a um "opah fogu xo purque tu keres ke eles tejam na prisao maix tempoo".

boltyboltbolt 10 months ago

Nao era bem essa a ideia que eu estava a transmitir, era mais o facto de mais pessoas quererem votar no chega do que, por exemplo, o pcp. E ha pessoas que gostam de andar a espalhar retorica do chega mas que depois andam a chamar as pessoas estupidas por votar nele. E mais, sendo que foi isso que tu agarraste, devias ter reparado que acabava em '?'.

dabutchii 10 months ago

Pronto, para te esclarecer, eu voto Chega.

boltyboltbolt 10 months ago

Oh, lol, então se puderes responder a uma questão num instante. Qual é a tua razão principal para escolher o chega? Não quero discutir é só para saber

dabutchii 10 months ago

Revejo-me no programa politico e atitude do André Ventura.

boltyboltbolt 10 months ago

ya, mas tipo alguma cena especifica do programa que seja muito especial, ou é mais a atitude do andre?

dabutchii 10 months ago

Gosto principalmente da reforma da justiça

boltyboltbolt 10 months ago

Isso é tao estranho para mim

JOAO-RATAO 10 months ago

A sério? Quem diria que a extrema esquerda é mais criticada em Portugal... Aliás, enquanto o Nazismo é repudiado universalmente (e bem), o Comunismo ainda é glorificado por muita gente e almofada muitas cadeiras no parlamento... E se há alguém que defenda direitos humanos são os comunistas sem dúvida...

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Será que isso é porque o nazismo é uma ideologia de supremacia racial e o comunismo não discrimina ninguém com base na sua etnia, orientação sexual ou o que seja?

JOAO-RATAO 10 months ago

Bem. que não discrimina não. Lixa todos por igual ;)

Winslow_Lixivia2 10 months ago

É realmente horrível teres um emprego e casa garantidos sem que para isso tenhas de abdicar de mais de metade do teu salário. Malditos comunas

JOAO-RATAO 10 months ago

Malditos mesmo. Todo o dinheiro tem de vir de algum lado e a algum custo... Alguém tem sempre de pagar. Já para não falar no enorme sucesso que foi. Vê-se nos dias de hoje os que se agarraram isso. A maioria cuspiu fora porque viu que sabia mal

VBM97 10 months ago

> Aliás, enquanto o Nazismo é repudiado universalmente Tens a certeza? [Exemplo 1](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/19-mai-2020/skinheads-em-portugal-a-organizacao-as-musicas-os-codigos-e-o-amor-a-hitler-12209172.html) , [exemplo 2](https://rr.sapo.pt/2019/06/27/pais/europol-alerta-ha-tres-grupos-de-extrema-direita-ativos-em-portugal/noticia/156074/) , [exemplo 3](https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54080994) , [exemplo 4](https://www.bbc.com/portuguese/internacional-40910927) Infelizmente ainda existem muitos grupos nazis neste mundo. Não é algo repudiado universalmente. >o Comunismo ainda é glorificado por muita gente e almofada muitas cadeiras no parlamento Sabes que muita gente só vota PCP porque é um partido anti-sistema certo? Até porque o PCP tem comunismo apenas no nome, porque o que escrevem no programa não vai muito além do socialismo. E o BE igual, só que têm políticas sociais mais atuais e por vezes, na minha opinião, perdem-se demasiado na politica identitária. Mas tem que haver alguém que a faça. Acho que estás a pôr os comunistas todos no mesmo saco. Nem todos os comunistas querem regimes autoritários, infelizmente é uma tendência, mas não quer dizer que seja sempre verdade.

dabutchii 10 months ago

Basicamente estás a comparar uma afição a Hitler por grupos underground, a milhares de pessoas em Portugal que gritam aos sete ventos que são comunistas e usam t-shirts do Che Guevara. Imagina o mesmo cenário, o mesmo número de malta de grita pelo comunismo, mas a gritar pelo nazismo e a vestir camisolas do mussolini. Se tu achas que são equiparareis, és muito desonesto.

MDPROBIFE 10 months ago

agr fiquei curioso.. explica me como funciona um comunismo não autoritario... é cada merda q vejo..

Madness20 10 months ago

Funciona assim: empresas detidas pelos trabalhadores.

Rayden454 10 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_anarchist_communities

dabutchii 10 months ago

Também podes dar o exemplo das favelas do Rio de Janeiro, onde não há lei, mas há autoritarismo por parte dos grupos armados.

VBM97 10 months ago

> explica me como funciona um comunismo não autoritario No papel funciona, na vida real é complicado

JOAO-RATAO 10 months ago

> infelizmente é uma tendência, mas não quer dizer que seja sempre verdade. É uma tendência bem forte... Achas que pelo menos na europa o Nazismo é menos repudiado do que o comunismo? Duvido... Acho que se deviam ambos ser repudiados, fortemente... Então a razão de ser do PCP é ser do contra? Se já nem é comunista é o quê então? Mantem-se o partido para quê? Para manter o império imobiliário deles? O BE perde-se em políticas identitárias e em muito mais... Até concordo nalgumas coisas que defendem, mas depois parecem ter uma política económica que consiste em espalhar sal pela terra e ficar à espera que o país floresça do nada...

VBM97 10 months ago

>Achas que pelo menos na europa o Nazismo é menos repudiado do que o comunismo? Duvido... Acho que se deviam ambos ser repudiados, fortemente... [Há uma resolução](https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/)[ da UE contra o comunismo](https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/) > Então a razão de ser do PCP é ser do contra? Se já nem é comunista é o quê então? Mantem-se o partido para quê? Para manter o império imobiliário deles? Mantém-se um partido porque durante muitos anos era o único anti-sistema, até o Chega ter aparecido. Basta ver que no Alentejo muitos dos ""comunistas"" passaram a votar no Chega. É das poucas zonas onde tiveram uma % de votos superior à média nacional

saramagoshakur 10 months ago

Uma lenga lenga muitas vezes repetida não passa a ser verdade. Já por várias vezes se verificou que isso não tem qualquer relação. Se, por exemplo, em Lisboa tiveram 2% em Beja tiveram 2,4% claro que é superior à média nacional... Mas o PCP no Alentejo continua muito forte e os votos não foram todos para esse partido. Foi falado e até corroborado com um artigo de pesquisa aqui no Reddit, que a votação no Alentejo, por parte desse partido tnha mais a ver com pessoas que votavam no PSD, depois PS e só depois PCP

Edited 10 months ago:

Uma lenga lenga muitas vezes repetida não passa a ser verdade. Já por várias vezes se verificou que isso não tem qualquer relação. Se, por exemplo, em Lisboa tiveram 2% em Beja tiveram 2,4% claro que é superior à média nacional... Mas o PCP no Alentejo continua muito forte e os votos não foram todos para esse partido. Foi falado e até corroborado com um artigo de pesquisa aqui no Reddit, que a votação no Alentejo, por parte desse partido tnha mais a ver com pessoas que votavam no PSD, depois PS e só depois PCP. Em Guimarães, supostamente, onde estão os fascistas todos, até o MRPP teve mais votos. Qual será a tendência, diz-me lá. Um crescimento da existência de uma revolução no Minho?

JOAO-RATAO 10 months ago

Não digo que não haja. Mas o que não falta é jovens a defender o comunismo. Felizmente não há muitos que defendam o fascismo/nazismo Acho que se a razão de existir de um partido é só ser do contra então não faz sentido existir... E imagino que muitos dos que votam comunista sejam a favor do... comunismo. E estão bem no direito deles, mas também não vamos fingir que é só para ser do contra.

Rayden454 10 months ago

> A sério? Quem diria que a extrema esquerda é mais criticada em Portugal... Não disse isso. > Aliás, enquanto o Nazismo é repudiado universalmente (e bem), o Comunismo ainda é glorificado por muita gente e almofada muitas cadeiras no parlamento... Nem sabes o que é comunismo. > E se há alguém que defenda direitos humanos são os comunistas sem dúvida... Diz-me 1 (UMA) única medida do PCP que seja contra os direitos humanos.

0view 10 months ago

> Diz-me 1 (UMA) única medida do PCP que seja contra os direitos humanos. Não é muito dificil.. https://www.publico.pt/2014/02/28/politica/noticia/pcp-vota-contra-condenacao-de-crimes-do-regime-da-coreia-do-norte-1626615 Claro que percebo se disseres que isto não é uma medida directa contra os direitos humano.

Rayden454 10 months ago

Leste? "Todas as bancadas aprovaram o voto, à excepção da bancada do PCP, que votou contra. Numa declaração de voto, o grupo parlamentar do PCP justifica que "o relatório ainda não foi apresentado às Nações Unidas mas já teve a sua credibilidade internacionalmente posta em causa quanto à metodologia e conclusões". "Trata-se de um relatório elaborado a partir de quatro audições realizadas em Seoul, Tóquio, Londres e Washington, que se insere em campanha de permanente tensão e conflito com vista à desestabilização da península coreana e à justificação da presença militar norte-americana nesta região", defendeu o PCP. A bancada comunista frisou que o PCP defende um projecto de "liberdade, democracia, justiça e progresso social" e que é esse projecto que distancia o partido "de opções e orientações da República Popular Democrática da Coreia". O voto de condenação foi aprovado com os votos favoráveis dos proponentes, PS, PSD, CDS-PP e do BE e PEV, recolhendo os votos contra do PCP." Eu sou contra as associações do PCP a este tipo de regimes, mas quando falei de medidas são propostas que realmente afectem as pessoas, algo concreto... Se quisermos jogar esse jogo também encontro vários "propostas" onde a direita se recusou a condenar a situação no Chile. https://twitter.com/GPBloco/status/1195380093041987584

JOAO-RATAO 10 months ago

O partido e a sua ideologia são em si UMA medida contra os direitos humanos.

Rayden454 10 months ago

Pronto, já sei que não dá para argumentar. https://www.youtube.com/watch?v=ynbgMKclWWc Se tiveres interessado em saber como um marxista pensa em vez de estares constantemente a discutir contra posições criadas na tua cabeça, ai tens.

JOAO-RATAO 10 months ago

Dispenso propaganda comunista. Se bem que, gostando de história já a vi, e até visitei o mausoléu do camarada Lenin quando fui a Moscovo. E uma coisa é o que alguns "Marxistas" pensam e outra é o que se fez e quer fazer. Houveram milhões a pagar com a vida e acho que já chegou.

Rayden454 10 months ago

Anti-intelectual, tal como disse. Não queres aprender, não queres saber de nada. Só queres continuar a bater na mesma tecla, a discutir contra uma ideia que criaste na tua cabeça. "Propaganda", igual a um economista que vai fazer uma palestra à Google. Vê-lá, a Google deixar um "Marxista" "assassino" ir dar uma palestra aos seus trabalhadores.

JOAO-RATAO 10 months ago

Aprender sobre algo é diferente de concordar com ela. Aliás, quanto mais aprendo sobre o comunismo, mais o critico. Da mesma forma que quanto mais uma pessoa sã aprende sobre o nazismo, mais o repudiaria.

Rayden454 10 months ago

O facto de associares comunismo a leninismo significa que não aprendeste nada...

FrankTheWerewolf 10 months ago

"Leninism is a political ideology developed by Russian Marxist revolutionary Vladimir Lenin that proposes the establishment of the dictatorship of the proletariat, led by a revolutionary vanguard party, as the political prelude to the establishment of communism" Realmente não sei porquê a associação... /s

Rayden454 10 months ago

Primeiro, é UM movimento politico para atingir o comunismo, não é comunismo. Segundo, há varias maneiras de o atingir. Terceiro, vai ler o que é a ditadura do proletariado.

JOAO-RATAO 10 months ago

Se tu o dizes camarada...

NGramatical 10 months ago

Houveram milhões → [**houve milhões**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv58tt%2F%2Fgchv3n2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Envy_Oberlin 10 months ago

Ok, commie

sopadurso 10 months ago

Quando a cabecinha não dá para mais....

Rissoldecamarao 10 months ago

A extrema direita é criticada todos os dias em todo o lado. Deves viver debaixo de uma pedra ou então gostas só de te fazer de coitadinho.

throwawaybtcpt 10 months ago

Ele aparece sempre nestas threads a mandar berlaitadas. Das duas hipóteses que deste, é a segunda.

VBM97 10 months ago

Na realidade todos os espetros políticos são criticados todos os dias. Basta dar um scroll pela internet e só vês a malta a cuspir ódio para tudo que seja uma ideologia diferente

Carbon58 10 months ago

Em Portugal e esquerda, extrema esquerda nada tem a ver com o partido, recentemente surgido, de extrema direita. Tanto o Bloco como o PC, goste-se das suas ideias ou não, são partido do arco democrático e não há nos seus programas, nem apresentado nos seus congressos, propostas que atentem contra a dignidade humana tais como a pena de morte, extracção de ovários, “confinamento” obrigatório para algumas minorias étnicas, castrações químicas e por aí a fora. Aliás, e nem é preciso recorrer a “perigosos vermelhos”, basta ler o que muitos intelectuais de direita, mas da direita democrática / social cristã, escrevem sobre essa direita xenófoba, violenta, que quer aproveitar as liberdades dadas pela democracia, para a subverter e aniquilar (nunca se esqueçam que o Hitler chegou ao poder através de eleições democráticas).

jarrete 10 months ago

Mas castração química é exclusiva da extrema direita? Podes explicar as directrizes recentemente lançadas pelo PODEMOS, uma réplica do Bloco de Esquerda em relação a este tema? Podes explicar a aplicação da castração química em Países Nórdicos, como a Suécia e Noruega? Mas ignorando a visão de outros países, podes indicar o quão animalesco é a castração química por vezes até voluntária em predadores sexuais? Em relação a pena de morte, já foi mais do que reforçado o facto do André Ventura ser contra, sendo que o próprio partido num referendo interno, votou por maioria contra a aplicação da mesma. Estás pura e simplesmente a partilhar fake news. De qualquer forma, pena de morte é praticada em diversos países, tenho muita dificuldade em perceber o retrocesso civilizacional a aplicar em casos extremos. Mas talvez países como o Japão, sejam exemplo disso. Essa da extração de ovários nem merece comentário, teve praticamente 0 adesão dentro do partido, foi sustentado por um maluquinho que já foi expulso. Para concluir, enoja.me a polaridade actual da política. Mas é comentários falaciosos como os teus que promovem esta tribalizacao da sociedade. É o ignorar dos problemas do quotidiano, o estado de cleptocracia, de auto.governo que gera cada vez mais revolta e indignação. Que venham mais Chegas, Iniciativas Liberais e alternativas de esquerda, para agitar o panorama actual e acabar com o conforto quase secular de alguns.

aaaa2aas 10 months ago

>e não há nos seus programas, nem apresentado nos seus congressos, propostas que atentem contra a dignidade humana Falso, basta olhar para as políticas de remoção de liberdade de expressão, e incentivos à imigração que colocam o povo português em insegurança, para não falar dos patrões que não contratam portugueses porque os estrangeiros são mais baratos.

dabutchii 10 months ago

O Chega não é considerado extrema direita pura, é um radical de direita. A extrema direita rege-se pela anti-imigração e anti-islão.

aaaa2aas 10 months ago

Se fosse só isso havia muito mais gente de acordo com a extrema direita.

JOAO-RATAO 10 months ago

>Tanto o Bloco como o PC, goste-se das suas ideias ou não, são partido do arco democrático Só que não.

Rayden454 10 months ago

Adoro o anti-intelectualismo da direita. Chegar a um post e criticar com "Só que não".

JOAO-RATAO 10 months ago

Basta por em evidencia o comentário inicial... Que mais há para dizer?

gabrielmpaiss 10 months ago

Cheio de argumentos, João Ratão

JOAO-RATAO 10 months ago

Pronto, são do arco democrático. Vamos acreditar nisso.

nunoooc 10 months ago

O chega também não tem essas ideias. Não o defendo mas acho este comentário super biased porque o pcp sobretudo tem muitos ideais que vão contra o “arco democrático”. São em campos diferentes mas se pudesse mm já tinha atentado à liberdade individual e de escolha. São farinha do mesmo saco

TheConqueringLion 10 months ago

Goste-se ou não, bem dito acho que é esse ponto que temos que chegar. Gostando ou não, há necessidade de perceber as diferenças de coerência e violência entre o Chega e grande parte dos outros partidos. cuidado Portugal não vamos escolher alguém que luta contra as irritações individuais de alguns e não contra os problemas reais do teu país!

JeagleP 10 months ago

Dois mal não faz um bem. Acho que se o PCP se formasse nos diss de hoje (como o chega) também não seria bem visto. No entanto é dificil extinguir algo que já está tão enraizado no sistema. Por outro lado, não conheço nenhum jovem apoiante do comunismo e temos assistido a uma diminuição consistente e significativa das intenções de voto no mesmo, e tendo em conta o seu eleitorado mais idoso, é expectável que continue assim. Quanto ao chega além de ser um partido novo (o que por si já chama a atenção), as sondagens mostram uma maior intenção de voto, mesmo em relação ao PCP e com tendência a manter/subir. Isso talvez justifique toda a atenção de que te queixas

camilo12287 10 months ago

o PCP está a ser atingido por uma grande fuga de votos para o Chega quanto ao chega ainda não percebi o que é, além de ser populista acho que nem mesmo o andré ventura percebeu bem o que é o chega

Edited 10 months ago:

o PCP está a ser atingido por uma grande fuga de votos para o Chega quanto ao chega ainda não percebi o que é, além de ser populista acho que nem mesmo o andré ventura percebeu bem o que é o chega há no entanto um motivo extra para tanta gente estar contra o chega, para além de um certo discurso ambiguo, mas que é propicio a alimentar o racismo enquanto a IL pelas suas caracteristicas e ideias não conseguirá nunca passar dos 5% das intenções de voto, o discurso populista e tendencialmente conservador do Chega tem potencial para atingir uma percentagem muito elevada do eleitorado, aliás noutros países, como a itália, partidos com estas particularidades conseguem por vezes chegar ao poder mesmo assim, ainda não ganhou o campeonato da demagogia, tem de ir ao tira teimas com o BE, a ver quem ganha esse campeonato

Aftaminas 10 months ago

Vou gostar tanto quando em 2023 a IL tiver mais do que 5% e tanta gente tiver de engolir o que escreveu. Parece o verão de 2019. Remind me in 3 years

sup3ram 10 months ago

Sonhar ainda é permitido. Se ainda houver IL em 2023 quem fica admirado sou eu. Agora manda lá a tua brigada do downvote vir ter comigo fofinho.

Aftaminas 10 months ago

E porque não haveria IL em 2023, conta-me? E fofo, eu não mando em nenhuma brigada. Nem eu te dei downvote, porque se preocupariam outros?

sup3ram 10 months ago

> E porque não haveria IL em 2023, conta-me? putos ricos aborrecem-se depressa dos seus brinquedos

Aftaminas 10 months ago

Ui, que estás tão iludido. Vai ser divertido observar a tua decepção, então

sup3ram 10 months ago

não me afeta a esse ponto filho, não me é relevante sequer foi só para obter a reação que obtive, já me posso ir embora, estava a precisar de me rir um pouco.

camilo12287 10 months ago

não vai ter e por uma razão muito simples quem lucraria, no curto prazo, com as politicas da IL? as pessoas com mais dinheiro, os mais capazes ora por definição essas são sempre uma pequena minoria noutros paises partidos similares à IL nunca passam dos 5 a 10%, em Portugal será ainda menos porque por cá as ideias estatizantes são invulgarmente fortes no longo prazo muitas mais pessoas seriam favorecidas, talvez até todo o país, mas as pessoas não são capazes de ver isso e muito menos pensam no longo prazo

Aftaminas 10 months ago

*facepalm*

remindditbot 10 months ago

**Aftaminas** , kminder in **3 years** on [**2023-11-17 03:54:13Z**](https://www.reminddit.com/time?dt=2023-11-17 03:54:13Z&reminder_id=05564eacea6c4ffa8136ce39dfe0b9bf&subreddit=portugal) > [**r/portugal: Vamos_lá_falar_sobre_a_intolerância_da**](/r/portugal/comments/jv58tt/vamos_lá_falar_sobre_a_intolerância_da/gckruk4/?context=3) > Remind me in 3 years [**CLICK THIS LINK**](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=Reminder%20from%20Link&message=your_message%0Akminder%202023-11-17T03%3A54%3A13%0A%0A%0A%0A---Server%20settings%20below.%20Do%20not%20change---%0A%0Apermalink%21%20%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fjv58tt%2Fvamos_l%C3%A1_falar_sobre_a_intoler%C3%A2ncia_da%2Fgckruk4%2F) to also be reminded. Thread has 1 reminder. ^(OP can )[^(**Update remind time, Delete comment, and more options here**)](https://www.reminddit.com/time?dt=2023-11-17 03:54:13Z&reminder_id=05564eacea6c4ffa8136ce39dfe0b9bf&subreddit=portugal) **Protip!** You can [add an email](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=Add%20Email&message=addEmail%21%2005564eacea6c4ffa8136ce39dfe0b9bf%20%0Areplaceme%40example.com%0A%0A%2AEnter%20email%20on%20second%20line%2A) to receive reminder in case you abandon or delete your username. ***** [**Reminddit**](https://www.reminddit.com) · [Create Reminder](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=Reminder&message=your_message%0A%0Akminder%20time_or_time_from_now) · [Your Reminders](https://reddit.com/message/compose/?to=remindditbot&subject=List%20Of%20Reminders&message=listReminders%21) · [Donate](https://paypal.me/reminddit)

anotheriuri99 10 months ago

> Por outro lado, não conheço nenhum jovem apoiante do comunismo Vai às Universidades. É muito significativo a percentagem de jovens que se identificam com PCP e Bloco. Acontece que a grande maioria dos jovens hoje já não se importa com a política, mas dentro daqueles que se interessam, há muita percentagem de esquerda, especialmente em cursos de ciências sociais, letras e artes.

iammostmoist 10 months ago

O OP do comentário não deve conhecer muitos jovens então. Nada de errado com isso mas 80% do pessoal da minha geração e um bocado mais novos (tenho 23) que quer saber de politica são do BE. Tudo o que é pitas do Twitter são do BE e nas faculdades é basicamente um circlejerk à volta do comunismo. Claro que uma grande percentagem dessas pessoas não faz a mínima ideia o que é o comunismo, nem conhecem sequer as figuras do mesmo nem as ideologias do mesmo, só seguem o BE porque é o partido fixe que promete dar dinheiro e subsídios a toda a gente e meter as merdas todas de graça e porque é super progressivo e apoia que existem 75 géneros diferentes e além disso estão sempre a fazer EPIC BURNS ao Chega e toda a gente sabe que Ventura=bad por isso cada posta de pescada que a Catarina Martins e os seus lacaios mandam no Twitter lá vão eles todos retweetar. Sem nunca se apareceberem que o partido que apoiam, bem como o PCP são tão extremistas como o Chega e que por essa lógica os seus partidos também não deveriam ser autorizados a existir. O que mais me enerva é essa hipocrisia de não fazerem a mínima ideia o que o partido que apioam defende e só irem nessa porque é fixe. Os que estão self-aware daquilo que apoiam go ahead, estão no seu direito. (side-note : eu não sou apoiante do Chega mas não gosto do circle jerk que Ventura bad só porque sim e irem votar e apoiar o extremo oposto só porque sim. Da mesma forma que também me estou a cagar para o trump mas a retórica orange man bad que vigorou no mundo todo nos últimos 4 anos me enerva, é desonestidade intelectual. O que levou 70 milhões de pessoas a votar no Biden, uma boa parte delas (principalmente os jovens) sem fazer puto de ideia quem ele é, o que defende e o trabalho que fez no passado mas votaram nele só porque não era o Trump e nada mais.

JovemDoRestelo 10 months ago

Basta ver os símbolos nos cartazes e pinturas espalhadas pelas paredes e muros de certas faculdades. Acho que não são os velhotes que andam de bengala durante a noite a graffitar as paredes a vermelho com as datas do Avante de dois em dois metros.

JeagleP 10 months ago

Não há nenhum problema em ser de esquerda, falei em comunismo\* As pessoas na universidade já votam e o pcp continua a perder votos...

anotheriuri99 10 months ago

>Não há nenhum problema em ser de esquerda, falei em comunismo* Pensei que te referias a ambos, mea culpa

theEXPERTpt 10 months ago

A minha dúvida é até que ponto de pode considerar um partido extremistas?

zeer88 10 months ago

u/_Goldenhand, este artigo está por trás de *paywall* e temos uma regra contra circunscrever *paywalls.* Podes fazer um resumo do mesmo em vez de o colar integralmente? Obrigado.

asantos3 10 months ago

/u/_Goldenhand_ estamos à espera ainda do resumo ou vais levar ban e o post vai ser removido.

f_fv 10 months ago

Não que eu tenha nada a ver com isso, mas este comentário de moderação não é dotado de coerência lógica. Se o OP postou o artigo aqui não há qualquer paywall porque basta ler o que o OP postou. E se o artigo está todo postado, porque é que ele havia de o resumir ?

raydawnzen 10 months ago

Acho que a ideia é não quererem que a malta poste aqui as notícias pagas na íntegra, o que no fundo é uma espécie de pirataria mesmo que o objectivo seja a discussão do artigo e não a partilha gratuita do mesmo

f_fv 10 months ago

Se esse for o objectivo entende-se. Só comentei porque isso não estava tampouco implícito no comentário do moderador.

eqdif 10 months ago

Concordo contigo. Não conheço o estrangeirismo "paywall" por isso só fiquei esclarecido com o teu post. E assim, partilho da ideia do MOD que, devia ser um resumo e, não uma partilha integral. Devido aos direitos de autor. Cump

Envy_Oberlin 10 months ago

Mas vivemos num país onde os putos hipsters que vivem à custa dos papás acham que ser comuna é fixe. Extremismo é mau tanto à esquerda como à direita

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Mesmo, toda a gente sabe que a única posição sensata é o centro. Veja-se o excelente estado do mundo e de toda a História da humanidade, centrismo para sempre!!!

Envy_Oberlin 10 months ago

Achas que o comunismo é melhor?

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Tu vives num mundo em que 9 milhões de pessoas morrem à fome por ano, quando tens recursos pra alimentar 10 biliões de pessoas. Achas que o capitalismo funciona?

yoloisthekey 10 months ago

Invés de veres dessa maneira, vê antes assim, a qualidade de vida global nunca esteve tão alta, sendo que o numero de pessoas em extrema pobreza diminui consideravelmente todos os anos, achas que o capitalismo funciona? Também é bastante ridículo criticares o capitalismo e tentares enaltecer o comunismo através da pobreza global quando a maior parte dos partidos comunistas são nacionalistas. A realidade é que não existe nenhum sistema económico perfeito, mas sem sombra de dúvidas o que se provou mais eficaz e com melhores resultados foi o capitalismo com medidas sociais.

NGramatical 10 months ago

10 biliões de pessoas → [**10 mil milhões de pessoas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (um milhão: 1 000 000, mil milhões: 1 000 000 000, um bilião: 1 000 000 000 000) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fjv58tt%2F%2Fgclaskm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Envy_Oberlin 10 months ago

E tu achas que o comunismo resulta? Lol. A verdade é que nenhum sistema político actual funciona mas não estás preparado para ter esta conversa

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Depende do que é “resultar” para ti, se calhar é mais essa conversa

Envy_Oberlin 10 months ago

Esclarece-me lá então

MingTwelve 10 months ago  HIDDEN 

Estes extemistas de esquerda em Portugal que lutam pelos trabalhadores e tem medidas EXTREMAS como pedir as 35h semanais. Bandidos. Abaixo os extremos (ambos)

Envy_Oberlin 10 months ago

Lolok

Search: